__MAIN_TEXT__
feature-image

Page 1

Panorama do

Turismo Sua viagem pela informação

Ano 16 | No 191 | Junho | 2021

Santos no tempo dos bondes

Páginas 6 a 9


PROGRAMA LEGAL

Curtir turismo rural

Bondes de Santos

Com belíssimos e diversificados cenários naturais, estruturas de hospedagem e alimentação e também fortes raízes tropeiras, São Luiz do Purunã – distrito do município paranaense de Balsa Nova e distante cerca de 50 quilômetros da capital Curitiba – é um território perfeito para vivenciar o turismo rural em todas suas possibilidades. Portanto, aproveitar o final de semana para desbravá-lo configura um programa legal! Inserida na área da chamada Escarpa Devoniana, no encontro entre os primeiro e segundo planaltos do Paraná, a geografia do distrito agrega serranias, vales, chapadões, cânions, rios com leito de pedras e corredeiras, campos de amplos horizontes, pinheirais, cachoeiras. Esses patrimônios da natureza encontram alternância com extensões de produção agrícola, pastagens para criação de gado e haras onde reinam os cavalos, um protagonista regional desde os tempos do caminho das tropas entre Viamão e Sorocaba e de um famoso rodeio realizado em São Luiz do Purunã, o qual atraia gente de todos os cantos do país. A exuberante região pode ser descoberta através de uma rede de estradinhas ensaibradas e por várias trilhas. Dá para seguir de carro, de bicicleta ou, observando o legado dos tropeiros, montado em um cavalo. Para saber mais sobre esse singular destino paranaense vale correr o cursor pelo site Visite Purunã, criado pelo Instituto Purunã – organização concebida, em 2016, para incentivar o desenvolvimento sustentável da atividade turística e, em consequência, promover transformações sociais positivas. O endereço é www.saoluizdopuruna.com.br.

O passeio pelo centro histórico de Santos a bordo de simpáticos bondes elétricos do século passado constitui o destaque dessa edição da Panorama do Turismo. A matéria de capa, entre as páginas 6 e 9, traduz o trabalho da equipe de reportagem da revista na litorânea cidade paulista para levantar de subsídios e captar imagens. Esse roteiro, além da singularidade dos oito bondes em operação, oferece ao visitante a chance de conhecer cerca de quarenta locais de interesse histórico e cultural. Para criar uma atmosfera de época, as fotos de ilustração dessa reportagem ganharam, de propósito, a coloração sépia. Esse tom era aplicado nos retratos em preto e branco de outrora com o objetivo de dar-lhes mais durabilidade. Boa leitura!

A propósito da revista de maio, reunindo sugestões de praias para aliviar o estresse provocado pela pandemia, essas são algumas manifestações de leitores: Belíssimo conteúdo, César Luís Gonçalves (Curitiba-PR); Obrigado pela matéria da pousada, Marta Rossi (Gramado-RS); Espetáculo!, Carlos Schrappe Borges (Curitiba-PR); Beleza, vou divulgar por aqui, Thiago A de Souza (Antonina-PR); Passei para o secretário de Turismo, Lizete Maioli (Tamandaré-PE); Obrigado, André Raynaud (São Paulo-SP). Nas redes sociais, postagem sobre a revista foi curtida, entre outros, por: Irapuan Cortes Santos (Curitiba-PR), Natália Latrechia (Fraiburgo-SC), Silvio Rossi (Curitiba-PR), Revista Where (Curitiba-PR), La Rauxa Café (Curitiba-PR) e Bradart Comunicação (Rio de Janeiro-RJ).

Foto RPanorama do Turismo

Leitores

Capa Bonde de Santos Foto Panorama do Turismo

Expediente Panorama do Turismo Ano 16 | No 191 | Junho | 2021 Fundadores Antonio Claret de Rezende, Júlio Cézar Rodrigues, Júlio Zaruch e Sérgio Almeida Diretor e Editor Júlio Cézar Rodrigues (MTb 1050/07/27-PR) Contatos 41 | 99106-6852 redacao@panoramadoturismo.com.br Revista digital com conteúdo editorial próprio e periodicidade mensal. Disponível para download gratuito no site www.panoramadoturismo.com.br e en redes sociais. Distribuição em formato eletrônico, via e-mail, a partir de mailing exclusivo e de cadastro de parceiros e para grupos de WhatsApp. Mais informações em www.panoramadoturismo.com.br Artigos assinados não refletem, obrigatoriamente, posicionamentos da direção da revista.

Nessa região paranaense, o cavalo é um meio de transporte perfeito

PANORAMA DO TURISMO | JUNHO 2021 | 3


HOTELARIA

Rede Bourbon em Fortaleza

Presente de aniversário

Foto Panorama do Turismo

Sorte dos aniversariantes de julho! Quem for estrear idade no próximo mês terá desconto de 25% no valor das diárias da Pousada Ribeirão das Flores, modelar empreendimento de turismo rural localizado na cidade paranaense de Castro, cerca de oitenta quilômetros da capital Curitiba. A promoção vale apenas para um hóspede por chalé e não alcança o programa de day use da pousada. Para conseguir o desconto, lógico, é preciso comprovar com documento de identidade a data de aniversário. Além de aconchegante estrutura de hospedagem, com chalés e apartamentos, a Pousada Ribeirão das Flores oferece aos hóspedes aprazível parque aquático – uma das piscinas é coberta e aquecida –, parque infantil, salão de jogos, passeio a cavalo, lago e rio para pescaria, tirolesa e o misterioso Castelo da Montanha. Outro diferencial do empreendimento é sua gastronomia; aliás, a diária inclui café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar. Tudo com os melhores sabores do campo. Para saber mais sobre ela é só acessar www.pousadaribeiraodasflores.com.br

FotoDivulgação | JuAl Comunicação

A pousada é diversão garantida

Um dos aposentos do hotel

4 | JUNHO 2021 | PANORAMA DO TURISMO

Apesar de a pandemia estar complicando, e muito, a vida do empresariado do setor hoteleiro, o presidente da Rede Bourbon Hotéis & Resorts, Alceu A. Vezozzo Filho, está conseguindo manter a tradição de crescimento e inovação do grupo paranaense. Prova disso é a chegada da bandeira na porção nordeste do país, com inauguração de hotel em Fortaleza e previsão de abertura de mais duas unidades na região até o final desse ano. Com vista para o mar da Praia do Meireles, o Bourbon Fortaleza Hotel está sob o comando do gerente Fabiano Collet. Planejada para acolher viajantes do segmento corporativo e turistas em férias, a unidade disponibiliza 166 apartamentos, restaurante, piscina e sala de ginástica no rooftop, além de três salas de eventos com capacidade para 190 pessoas Além dos três novos estabelecimentos do seu portfólio no nordeste, o grupo paranaense – com trajetória de mais de 55 anos, iniciada com um hotel em Londrina – tem programadas as inaugurações, no segundo semestre, do Rio Hotel by Bourbon Barra Funda e do Rio Hotel by Bourbon Maringá, respectivamente nas cidades de São Paulo e Maringá. Para saber mais é só acessar o endereço www.bourbon.com.br.

Nobile, em João Pessoa

Viajantes com destino à capital da Paraíba já contam com mais uma boa opção de hospedagem. Iniciou operação nesse mês de junho em Joâo Pessoa o Nobile Suítes Tambaú Hotel (Avenida Almirante Tamandaré, 612 – telefone 83|3508-7027). Fruto de uma conversão, o empreendimento classificação midscale configura mais um passo da Rede Nobile Hotéis no seu projeto de expansão. À frente do Nobile Suites Tambaú, o gerente Ricardo Bertino informa: “O hotel conta com 80 apartamentos nas categorias superior, luxo, premium e máster, todos dotados de equipamentos modernos, wi-fi cortesia e outras comodidades”.


Foto Divulgação | LHW

LHW, agora, com novos endereços

Nayara Alto Atacama, novo associado

Sesc Gramado

Para quem está pensando em aproveitar um friozinho na encantadora cidade gaúcha de Gramado, uma base legal é o Hotel Sesc Gramado (Avenida das Hortênsias, 4.150 – telefone 54|3905-3500). Essa unidade do Sesc-RS disponibiliza estrutura com 96 apartamentos confortáveis, biblioteca, sala de estar com TV e lareira, sala de recreação e brinquedoteca, espaço web, sala fitness, playground, piscina térmica e sauna seca. Alguns espaços podem experimentar restrições de acesso por conta da pandemia. O endereço também é pet friendly, ou seja, os turistas podem se hospedar na companhia do cão ou gato de estimação. E ainda recebeu do Ministério do Turismo o selo Turismo Responsável, certificando sua segurança sanitária.

Respeitada rede de meios de hospedagem de luxo independentes localizados nos cinco continentes, a The Leading Hotels of the World-LHW acaba de inserir em seu portfólio mais oito novos membros. Esses hotéis marcam a estreia da grife em vários novos destinos, incluindo Zman, na Croácia, Antuérpia, na Bélgica, Park City, nos Estados Unidos e San Pedro de Atacama, no Chile. Entre os endereços considerados refúgios em montanhas figuram o Washington School House Hotel (em Park City, Utah, Estados Unidos) e o singular Nayara Alto Atacama (em San Pedro de Atacama, Chile). Já na relação de santuários situados à beira-mar estão o Villa Nai 3.3 (em Zman, Croácia, aliás, a ser inaugurado agora em julho), o ARIA Retreat & SPA (em Cima di Porlezza, Itália, com abertura prevista para agosto), o Sumahan on the Water (em Istanbul, Turquia) e o Bodrum Loft (em Bodrum, também Turquia). Por fim, entre os empreendimentos tidos como retiros no campo as novidades são o Hotel Château du Grand-Lucé (no Vale do Loire, França) e o Botanic Sanctuary Antwerp (com inauguração prevista para setembro, na Antuérpia, Bélgica). “Estamos muito felizes em dar as boas-vindas a esse grupo de novos membros em nossa coleção”, diz Deniz Omurgonulsen, vice-presidente de Membership da The Leading Hotels of the World. Para saber mais sobre essa rede de luxo e seus endereços associados ao redor do planeta é só navegar no site www.lhw.com.

Hotel premiado

No diversificado circuito de hospedagem de Fortaleza, um dos destaques é o Hotel Villa Mayor (Rua Visconde de Mauá, 151 – telefone 85|3466-1900). E isso ficou comprovado mais uma vez com sua classificação na edição 2021 do Travellers1 Choice, do TripAdvisor, como um dos cinco melhores da cidade. Situado pertinho da Praia do Meireles e do movimentado calçadão à beira-mar, bem como de bons restaurantes, bares e comércio, esse endereço oferece aos hóspedes uma estrutura legal de hospedagem. Em termos de acomodações, o Hotel Villa Mayor disponibiliza 94 apartamentos, todos dotados de ar condicionado, telefone, frigobar, TV a cabo e cofre individual. Em sua área central, ajardinada, ganha evidência uma convidativa piscina. Ele também acena com bar e coffee shop. PANORAMA DO TURISMO | JUNHO 2021 | 5


MATÉRIA DE CAPA Estação do Valongo, local de inicio e final do passeio

Fotos Panorama do Turismo

Pelos trilhos de outrora Repleto de referências dos áureos tempos do café – quando expressivos volumes do produto passavam pelo porto da cidade em direção aos mercados estrangeiros – e das raízes da fé católica local, o centro histórico de Santos, no litoral paulista, pode ser desvendado pelos turistas a bordo de simpáticos e antigos bondes elétricos. Com embarque e desembarque na centenária Estação do Valongo, esse passeio turístico é realizado por oito veículos dos séculos 19 e 20 devidamente restaurados (ver box na página 9), com motorneiros e condutores vestidos a caráter e guia de turismo monitorando tudo. Com cinco quilômetros de extensão e trinta minutos de duração, o circuito revela cerca de quarenta emblemas da história, religião, cultura e economia santistas. Os passeios pelos trilhos da Linha Turística são oferecidos nas quintas, sextas e domingos, das 12h00 às 16h00, com saídas a cada hora, e aos sábados, das 11h20 às 16h00, com partidas a cada 40 minutos. E a passagem custa R$ 7,00.

História preservada

O Bonde 32, de lateral aberta, inaugurou o circuito turistico

6 | JUNHO 2021 | PANORAMA DO TURISMO

Além da experiência a bordo desse tipo de veículo, verdadeira viagem no tempo, ao longo do percurso percorrido pelos bondes os turistas acabam sendo apresentados a muitos atrativos culturais, históricos e religiosos, os quais merecem, depois, uma visita mais demorada. E tudo começa na Estação do Valongo, local de saída e chegada. Com linhas neoclássicas inspiradas na londrina Victoria Station e inaugurada em 1867, ela acabou sendo a primeira do estado a ouvir um apito de trem. Foi construída por iniciativa de Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá, para atender à linha São Paulo-Santos. Relíquia arquitetônica toda recuperada, atualmente conta com o Estação Bistrô, restaurante-escola aberto


Fotos Panorama do Turismo

de terça a sábado, das 12h00 às 15h00. Outra preciosidade situada no trajeto é o edifício suntuoso da Bolsa Oficial de Café. Inaugurado em 1922, ele é testemunha memorável do auge do principal produto de exportação nacional, à época, e ícone da elite cafeeira paulista. Tanto externa e internamente, possui singular e clássica arquitetura. Hoje, suas instalações abrigam o Museu do Café, com acervo de mais de 2.500 peças, itens e documentos a preservar a trajetória do grão no Brasil e no planeta – desde o plantio até a xícara. E no piso térreo funciona a Cafeteria do Museu, ponto de parada obrigatória para turistas. Por falar em local de interesse de visitantes, no interior de um dos mais antigos casarões da região do Valongo, aliás maior edificação paulista do século 19, foi estruturado Museu Pelé. Precisa dizer mais? O local agrega diversificado acervo sobre a história do ilustre filho e rei do futebol. O roteiro pela história dessa antiga porção santista, da mesma forma, revela outras importantes referencias. É o caso do Teatro Coliseu, inaugurado em 1924 e palco da estreia local, em 1929, do cinema falado. Depois de um período de decadência e fechamento por dez anos, experimentou obras de recuperação e reabriu as portas em 2006. Igualmente assume destaque o Pantheon dos Andradas, jazigo das cinzas de José Bonifácio de Andrada e Silva, o Patriarca da Independência, e de seus irmãos Antonio Carlos, Martim Francisco e padre Patrício Manuel. Inaugurado em 1923, ocupa o espaço da antiga portaria do Convento do Carmo. Edificação residencial mais antiga de Santos, de 1818, o Palacete Mauá foi endereço de

No final da rua, o emblemático prédio da Bolsa Oficial do Café

Conjunto do Carmo, patrimônio nacional desde 1940

PANORAMA DO TURISMO | JUNHO 2021 | 7


Fotos Panorama do Turismo

tradicionais famílias e políticos santistas. Também sediou os bancos Mauá, Santos e Mercantil e aquartelou tropas do Império durante a Guerra do Paraguai. Hoje está voltado a eventos e atividades culturais. O passeio ainda apresenta o mais antigo prédio público de Santos. Construída no século 17 como depósito de munições e armas, a Casa do Trem Bélico configura, no país, a única edificação colonial-militar do gênero. Nos dias atuais, é a sede do Circuito Turístico dos Fortes.

Símbolos da fé O itinerário da Linha Turística desvenda importantes endereços da religiosidade santista. Nesse contexto está a capela de Nossa Senhora do Monte Serrat, padroeira local, edificada há mais de 400 anos no topo do Monte Serrat, elevação da qual se avista toda a cidade e onde também funcionou outrora um movimentado cassino. A propósito, a subida através do sistema funicular de bondinho vale a pena. Na região, o visitante pode visitar a Catedral de Nossa Senhora do Rosário. Erguida em estilo neogótico, foi inaugurada em 1924, mas concluída só em 1967. Sua fachada reúne duas imagens em granito natural de São Histórica edificação, hoje abrigando o Museu Pelé

Praça Visconde de Mauá, ao fundo o Palácio José Bonifácio, sede da prefeitura

8 | JUNHO 2021 | PANORAMA DO TURISMO

Catedral de Nossa Senhora do Rosário


Fotos Panorama do Turismo

Capela de Nossa Senhora de Monte Serrat

Igreja de Santo Antonio do Valongo

Os bondes

Agora, os bondes compartilham a rua

Pedro e São Paulo e, acima, figuras dos profetas Isaías, Jeremias, Ezequiel e Daniel e, ao lado, quatro evangelistas. Com idêntica importância, o roteiro leva ao Santuário de Santo Antonio do Valongo, de 1640. O local agrupa a igreja em louvor ao santo – em cujo altar-mór, um dos poucos tronos rotativos do país, ficam a Santíssima Trindade e, do outro lado, o ostensório para a Adoraçao Perpétua – e a Capela da Venerável Ordem Terceira de São Francisco, onde uma imagem de São Francisco, em estilo barroco e tamanho real, ora em frente de um Cristo Místico de Seis Asas. Esse passeio ainda aponta para o Conjunto Igreja do Carmo. Datado do século 18 e considerado patrimônio nacional desde 1940, compõe um dos mais antigos relicários do barroco brasileiro. Suas duas igrejas – a da Venerável Ordem Terceira e a dos Freis Carmelitas – são unidas por torre com campanário fachada revestida de azulejos marianos. A Igreja da Venerável Ordem Terceira tem estilo influenciado pela Companhia de Jesus e, dentro, telas do frei Jesuíno do Monte Carmelo (1764-1819) e pia de água benta de 1710. A dos Freis Carmelitas, por outro lado, ganha relevância, além dos predicados históricos, por seu interior com cadeirais em jacarandá, telas de Benedito Calixto e tocheiros muito bonitos.

Procedentes de vários países, os bondes da Linha Turística de Santos são originais, devidamente restaurados e, lógi co, seguros para o transporte dos turistas. Construído em 1911 por uma fábrica escocesa, o Bonde 32 é o mais antigo elétr ico em circulação no Brasil. Leva 45 passagei ros e inaugurou esse passeio em setembro 200 0. Da mesma procedência e ano, o Bonde 40 pode transportar até 28 pessoas. O Bonde Português 224, com 23 lugares, foi primeiro veículo do gênero grafitado no paiso em 2015, com trabalho do artista de Leandro, Shesko homenageando o Pelé. Doado pela prefeitura da cidade italiana de Turim, o Bonde Café, adaptado ,é uma autêntica cafeteria sobre trilhos, oferecendo informações e servindo a bebi da no trajeto (temporariamente, está parado). Com decoração interna inspirada na arte concreta, alusões aos anos 1930 e 195 0, o Bonde Arte, com 36 lugares, é primeiro bonde-restaurante da América Latina, com cozinha completa e total acessibilidade. Também doado pela prefeitura de Turim. Construído em 1953 e doado pela cidade de Nagasaki, no Japão, onde circulou durante 60 anos, o Bonde Japonê s leva 28 passageiros sentados e também tem degustação de café tipo exportação. O Reboque 38, doado pela cidade paulista de Votorantim, entrou em operação em janeiro de 2016 para conduzir até 42 passageiros. Originalmente, era um bonde aberto da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária. Veículo de tração animal, de 1871, o Reboque Pequeno foi adaptado para funcionar como reboque e agregar mais 24 lugares ao passeio. PANORAMA DO TURISMO | JUNHO 2021 | 9


PANORÂMICAS

Fature+, para impulsionar a retomada

e-books, cases de sucesso, mentorias com especialistas, tutorias e utilização de ferramentas. A parceria entre Sebrae-PR e Fecomércio-PR traduz um desconto de 60% no investimento a ser feito pelos participantes. O valor final para as empresas é de R$ 799,00 e pode ser parcelado em até doze vezes. O Fature+ oferece vantagens exclusivas, como descontos nas plataformas da B2W (controladora dos marketplaces das Americanas, Submarino e Shoptime), Omnibees (soluções tecnológicas de pagamentos e reservas para hotéis) e Hotel Urbano (maior agência de viagens on-line do Brasil). “É fundamental essa união chegar a todos os empresários da melhor maneira possível. Tenho certeza, o sucesso será de todos nós, principalmente de quem está sofrendo com a pandemia”, disse Piana. “Queremos colaborar com os empresários para montarem uma área comercial digital em seus negócios. Os conteúdos e as tutorias estarão disponíveis das 8h00 às 22h00. É um programa do tipo ‘mãos na massa’ e com a marca da conveniência”, frisou Julio Cezar Agostini, diretor de Operações do Sebrae-PR, no lançamento do programa. Interessados em acessar o site do Fature+ e fazer sua inscrição podem navegar pelo site www.sebraepr.com.br/faturemais.

“Esta é uma grande solução para nossas micro e pequenas empresas”, salientou o vice-governador e presidente da Fecomércio-PR, Darci Piana, no evento de lançamento do Programa Fature+, no início desse mês. Planejado para auxiliar empresas do comércio e turismo a ingressarem no mundo digital, e com isso incrementarem as vendas, o programa resulta de parceria entre o Sebrae-PR e a Fecomércio-PR. O Fature+ tem capacitações 100% on-line e inclui cursos, mentorias com especialistas, masterclass com temas essenciais e parcerias com marketplaces de escala nacional. Os empreendedores interessados passarão por uma jornada multiformato, incluindo diagnósticos personalizados, cursos com onze temas, videoaulas,

Qual a sua história?

A capital paranaense é uma das raras cidades relevantes no Brasil onde não se permitiu a realização de nenhum evento desde o início da pandemia, aponta a consultora e especialista nesse nicho do turismo Vaniza Schuler. Ela foi convidada pela diretoria do Curitiba e Região Convention & Visitors Bureau-CCVB para mostrar a mantenedores da entidade e representantes de organizações do setor Como viabilizar megaeventos seguros. Em palestra realizada no formato on-line, em meados desse mês, Vaniza apresentou caminhos percorridos por outros destinos para, com sua contribuição estratégica, organizarem com sucesso eventos presenciais e híbridos ano passado e agora em 2021, inclusive após a segunda onda de Covid-19. “É possível Curitiba ter êxito na retomada segura dos eventos”, afirmou ela, categórica. “A palestra da Vaniza foi fundamental para reforçar ser totalmente possível a realização de eventos seguros e eficazes na prevenção da propagação da Covid-19 aqui em Curitiba. O CCVB junto com outras entidades do turismo e eventos tem se mobilizado desde o início da pandemia para podermos avançar, assim como outros setores, tanto sanitária como economicamente, com toda a segurança. Esse deve ser um trabalho contínuo e conjunto”, pondera Paulo Iglesias, presidente da instituição Foto Panorama do Turismo

Para identificar os protagonistas do próximo vídeo institucional de Foz do Iguaçu, o Visit Iguassu – entidade responsável pelo marketing desse destino paranaense – lançou o concurso cultural Iguaçu me inspira – Qual a sua história? Com término de inscrições marcado para o dia 18 de julho próximo, a iniciativa vai escolher um casal, um grupo de até três amigos e uma família de quatro pessoas para reviverem de graça experiências locais e ainda participarem do novo filme promocional. A campanha pretende reunir memórias afetivas e vivênciass de turistas no destino. Por isso mesmo, o material de inscrição deve ser um vídeo com depoimentos sobre a própria história com Foz do Iguaçu. Os vídeos classificados pela comissão julgadora passarão por eleição popular na internet. A votação através do Facebook vai considerar a somatória de reações positivas disponíveis na mídia social (curtir, amei, força, hahaha, uau). Os vencedores de cada categoria serão premiados com uma viagem para Foz do Iguaçu com tudo pago, para um roteiro de quatro ou cinco dias. E participarão da produção do vídeo institucional do destino. Se você quer saber mais sobre a promoção, seu regulamento e também garantir inscrição é só acessar o site www.iguassu.com.br.

Eventos em Curitiba

10 | JUNHO 2021 | PANORAMA DO TURISMO

Sim, eventos podem ser realizados em Curitiba


Zona franca fomentará enoturismo Foto Panorama do Turismo

Com alcance sobre 23 municípios do Rio Grande do Sul, a Zona Franca da Uva e do Vinho começa a se tornar realidade. No dia 23 desse mês, a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços da Câmara Federal aprovou projeto do deputado gaúcho Carlos Gomes criando essa área de regime fiscal especial. Além de aliviar a carga tributária de toda a cadeia vitivinícola – desde o produtor de uva ao fabricante de vinhos e espumantes –, a criação dessa zona franca, à semelhança da de Manaus, também deverá impulsionar o enoturismo na região. Nesse sentido, a aprovação do projeto é comemorada com idêntica ênfase por empresários do setor turístico, entre hoteleiros, donos de restaurantes etc. Conforme a proposta do parlamentar gaúcho, a Zona Franca da Uva e do Vinho terá circunscrição abrangendo os municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi, Monte Belo do Sul, Antônio Prado, Boa Vista do Sul, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Coronel Pilar, Cotiporã, Farroupilha, Flores da Cunha, Guaporé, Ipê, Nova Pádua, Nova Prata, Nova Roma do Sul, Pinto Bandeira, Salvador do Sul, Santa Tereza, São Marcos, São Valentim do Sul, Veranópolis e Vila Flores.

Turismo nos vinhedos também será beneficiado

Vila Velha

Campanha da FBHA

Foto Panorama do Turismo

Agora, amigos ou familiares podem curtir os atrativos naturais e de aventura do Parque Estadual de Vila Velha – no município paranaense de Ponta Grossa, distante cerca de oitenta quilômetros da capital Curitiba – comprando o Passeio VIP. O novo serviço prevê atendimento exclusivo para grupos de até quartorze visitantes, inclusive com compra antecipada para ingressos para experiências na tirolesa e no circuito de arvorismo. A partir do centro de visitantes, todos seguem em uma van para conhecer as regiões dos Arenitos, Furnas e da Lagoa Dourada. O veículo fica à disposição pelo tempo desejado e leva a bordo um monitor qualificado. Para adquirir o Passeio VIP, o responsável pelo grupo precisa enviar uma mensagem com 48 horas de antecedência do dia da visita para o e-mail atendimento@parquevilavelha.com.br.

Arvorismo, uma das atrações do parque

Não podemos parar. Esse é o título de campanha nacional lançada pela Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação-FBHA, agora em junho, com o intuito de auxiliar na retomada do turismo de forma segura e dentro dos protocolos de higienização da Organização Mundial da Saúde. A ação, que conta com o apoio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo-CNC. De acordo com Alexandre Sampaio, presidente da FBHA, a medida busca alertar a sociedade sobre os prejuízos acumulativos sofridos pelo setor desde a chegada da Covid-19 ao país. No começo desse mês, a propósito, a CNC informou ter o turismo brasileiro registrado perda de R$ 355,2 bilhões desde março do ano passado. "O slogan da campanha já explicita o que queremos transmitir: precisamos acreditar em dias melhores e, por esta razão, não podemos parar. Devemos dar continuidade aos nossos negócios para que empresários, colaboradores e profissionais da área possam garantir a própria renda. É inconcebível permitir novas falências dentro do nosso ramo", explica o dirigente. De forma intimista, a FBHA apresentará imagens representando a vida do turismo brasileiro em suas diferentes formas. A federação defende que o segmento é reconhecido, mundo afora, pelo acolhimento e hospitalidade do país. Sendo assim, locais turísticos de todas as regiões brasileiras serviram de cenário para a campanha, criada pela equipe de Comunicação da própria instituição. O presidente da FBHA ainda solicita adesão ao movimento dos empresários desse ramo. Para auxiliar na divulgação da ação, a entidade disponibilizou peças da campanha para todos os seus sindicatos filiados, espalhados por todo Brasil.

PANORAMA DO TURISMO | JUNHO 2021 | 11


Em Petrópolis, diversidade religiosa

Foto Bruno Soares| Petrópolis C&VB

Destino fluminense lembrado, de pronto, por suas particularidades históricas, culturais, cervejeiras, naturais e gastronômicas, Petrópolis também surpreende visitantes do nicho do turismo religioso. Tendo como principal chamariz a católica Catedral de São Pedro de Alcântara, a cidade é plural e agrega locais de manifestação de outros credos.

Igreja Luterana

Petrópolis possui diversas igrejas e capelas católicas e ainda emblemas de diferentes religiões, como uma igreja luterana, um parque de orixás, uma mesquita e um santuário ao ar livre com espaços para a prática do budismo, hinduísmo, taoísmo, umbanda ou para simples contemplação da natureza. Entre os locais conectados com a religiosidade, e abertos à visitação com respeito ao distanciamento social e lotação máxima, constam, por exemplo, a Catedral São Pedro de Alcântara (onde estão os restos mortais de dom Pedro II e outros membros da família imperial), o Trono de Fátima (local de devoção à Nossa Senhora de Fátima), a Igreja Sagrado Coração de Jesus (inaugurada em 1874), o Vale do Amor (santuário ao ar livre, com o Altar de Ganesha, Cachoeira da Umbanda, Igrejinha Francisco e Clara, Altar de pedras do Buda e jardim com o símbolo do Yin-Yang). Nesse roteiro, ainda constituem pontos de parada a Capela de Nosso Senhor do Bonfim (construída no início dos anos 1900), a Igreja Luterana (templo dos mais antigos da cidade, com pedra fundamental lançada em 1862), a Igreja Nossa Senhora do Rosário (de 1883. erguida a partir de arrecadação feita por antigos escravos), a Ordem Religiosa do Carmelo de São José (com mosteiro de clausura absoluta e a única imagem no planeta de Nossa Senhora da Saudade) e a Mesquita Baitul Awal (local onde é possível saber mais a cultura e a religiosidade ligadas ao islamismo). Para outras informações sobre o destino uma sugestão é acessar o site www.visitepetropolis.com.

Azul no Paraná

Foto Panorama do Turismo

Diante do avanço na agenda de vacinação, a companhia aérea Azul prevê forte crescimento na demanda por voos domésticos no segundo semestre. Por isso, está nos seus planos a retomada de voos suspensos, ano passado, em decorrência da pandemia. Em relação ao interior do Paraná, em particular, a Azul trabalha no sentido ofertar no segundo semestre voos para passageiros das cidades de Umuarama, Toledo, Guarapuava, Pato Branco e Ponta Grossa. Para essas rotas serem retomadas, no entanto, a empresa ainda aguarda a realização de obras e instalação de equipamentos nos aeroportos desses municípios para melhorar a operacionalidade dos voos.

Empresa vai retomando voos

12 | JUNHO 2021 | PANORAMA DO TURISMO


Com previsão de durar 95 dias – entre 28 de outubro próximo e 30 de janeiro de 2022 –, a 36ª edição do Natal Luz de Gramado já tem projeto de decoração pronto. Dessa vez, a charmosa cidade da região serrana do Rio Grande do Sul vai ser enfeitada com elementos natalinos assinalando sustentabilidade, memória afetiva e ludicidade. A limitação dos recursos financeiros, aliada ao interesse de aproveitar elementos utilizados em anos anteriores, tornará essa edição do Natal Luz uma referência em sustentabilidade. E entre os elementos decorativos estarão alguns próprios de uma região montanhosa, a exemplo de lenha, feno, entre outros. Como sempre, as luzes terão predominância em toda a cenografia. A decoração temática alcançará vários logradouros públicos, entre eles, as praças Várzea Grande e Major e a Rua Coberta – essa continuará contando com a Árvore Cantante, apesar da impossibilidade da apresentação de corais.

Divulgação | Espaço Empresarial

Já está pronto o projeto do Natal Luz

Enfeite previsto para uma das rotatórias da área central

PANORAMA DO TURISMO | JUNHO 2021 | 13


Foto Panorama do Turismo

Peru, destino premiado

Com expressiva diversidade de atrativos – entre natureza, história, cultura, culinária, aventura etc. –, o Peru é reconhecidamente um destino imperdível. Com justo motivo, pois, acaba indicado, ano após ano, a importantes prêmios internacionais do segmento. Agora em 2021, por exemplo, o vizinho pais disputa o World Cruise Awards nas categorias Melhor Destino de Cruzeiro Fluvial da América Latina e Melhor Destino de Cruzeiro da América Latina. A votação popular acontecerá até o dia 31 de agosto. Ainda nesse ano, o Peru concorre ao World Travel Awards América do Sul, nas categorias Atração Turística Líder (com Machu Picchu), Melhor Destino Culinário, Líder em Observação de Baleias e Líder em Destino Verde. E o site do Peru disputa o World Travel Tech Awards como Melhor Site de uma Autoridade de Turismo no Mundo. Mais informações em www.peru. travel. Machu Picchu, atrativo reconhecido

14 | JUNHO 2021 | PANORAMA DO TURISMO

Novidade em Gramado

Agora, mesmo no inverno, turista com viagem marcada para Gramado, famoso destino da região serrana do Rio Grande do Sul, deverá colocar roupa de banho na bagagem. Afinal, acaba de ser inaugurado na cidade do Acquamotion, um amplo parque aquático termal com piscinas internas e externas. No gênero, é o primeiro da América Latina! Diante das suas particularidades estruturais – piscinas em ambientes cobertos e ao livre, climatização interna especial, águas naturalmente aquecidas a 36º, áreas tematizadas, espaços gastronômicos –, o parque poderá ser aproveitado em todas as estações do ano. Traduzindo investimento da ordem R$ 100 milhões, o Acquamotion agrega sete piscinas, incluindo uma com ondas, uma de borda infinita, três ao ar livre e outras com opções de jatos de água massageadores e um bar molhado, além de dois grandes toboáguas, entre outras atrações para diversão de visitantes de todas as idades. Para saber mais sobre essa novidade de Gramado basta acessar o site www.acquamotion.com.br.


No eixo das ações planejadas para ajudar a impulsionar a retomada da atividade turística na região litorânea, foi produzido um guia do litoral paranaense para distribuição a passageiros embarcados em navios de cruzeiro com previsão de parada no Porto de Paranaguá. Agregando informações em português e inglês e com tiragem de 10.000 exemplares, o impresso traduz iniciativa da Gerência de Comunicação da Portos do Paraná, com supervisão da Diretoria de Desenvolvimento Empresarial, e conta com apoio da Paraná Turismo, braço operacional do governo estadual para esse nicho da economia. Em suas 28 páginas, o guia de bordo apresenta as cidades históricas de Paranaguá, Morretes e Antonina, mostra particularidades das praias de Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba, bem como revela as belas ilhas da porção litorânea, a exemplo da Ilha do Mel, e a natureza agreste de Guaraqueçaba. Para motivar os potenciais turistas a desembarcar e conhecer os atrativos regionais, o guia ainda enfeixa informações em torno de aspectos culturais, artísticos e gastronômicos, nesse quesito, destacando o tradicional barreado

Fenachamp, cancelada

Foto Panorama do Turismoo

Tradicional evento da cidade gaúcha de Garibaldi, a Festa do Espumante Brasileiro-Fenachamp teve sua 17ª edição transferida de outubro desse ano para outubro de 2022. Ao informar a mudança de data, decorrente dos cenários ainda tenebrosos da pandemia, o prefeito Alex Carniel prometeu a realização da festividade com a programação tradicional também em 2023. A decisão pelo adiamento foi feita por consenso. “Não há clima para festa. Fazê-la em dois anos seguidos será um desafio muito grande. Em outubro de 2022 e de 2023 iremos brindar muito, mas agora temos que brindar a vida”, complementa o prefeito de Garibaldi. Giliano Verzeletti, presidente do Centro Empresarial e Cultural de Garibaldi e da Fenachamp, da mesma forma, enfatiza: “A decisão de adiar a festa traduz respeito às pessoas que sofreram ou estão sofrendo pela perda de familiares e amigos pela pandemia. Realizar uma festa nesse ano seria muito delicado”. Emocionada, a rainha da Fenachamp, Verônica Debiasi Martinazzo, assegurou a continuidade da divulgação, uma das tarefas dela e das duas princesas. Saiba mais sobre a festa acessando www. fenachamp.com.br. Bebida tradicional da cidade

Reprodução

Paraná tem guia de bordo para cruzeiros

Capa do guia para cruzeiros

Vai Turismo

Com a determinação de oferecer orientações específicas sobre esse importante nicho da economia para os candidatos a governador e presidente nas eleições de 2022, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo-CNC lançou agora em junho o Projeto Vai Turismo – Rumo ao Futuro, Idealizado e já em implementação através do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade-Cetur na CNC, a iniciativa alcançará estratégias, necessidades e políticas públicas mais consistentes para desenvolver o turismo sustentável. No lançamento do projeto, em prestigiado evento on-line com palestras de especialistas de renome, os propósitos da ação foram detalhados por José Roberto Tadros e Alexandre Sampaio, respectivamente, presidente da CNC e coordenador do Cetur. O projeto seguirá um processo participativo, incluindo a elaboração de estudos preliminares e de benchmarking, e a realização de encontros e oficinas virtuais com atores da cadeia produtiva do turismo em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, considerando as características regionais. Para saber mais sobre essa inédita iniciativa da CNC e suas filiadas vale acessar o site www.vaiturismo.com.br. PANORAMA DO TURISMO | JUNHO 2021 | 15


Foto Panorama do Turismo

GASTRONOMIA

Trinitas

No Trinitas, restaurante do NH Curitiba The Five Hotel (Rua Nunes Machado, 68 – telefone 41|3434-9400), as criações do competente chef Silvonei Souza têm surpreendido os hóspedes e curitibanos em busca de um local bacana para almoçar no centro da cidade. Particularmente no horário do almoço, pode-se escolher entre o prato do dia (de segunda a sábado) e o menu executivo (de segunda a sexta). A primeira opção agrega entrada e sugestão do dia – por exemplo, lombo suíno ao molho barbecue com purê de batata e farofa de bacon. A segunda oferece entrada, prato principal e sobremesa, Em dias mais frios, outra possibilidade é a sopa ou creme.

Cabeza de Vaca

Boa opção gastronômica no Marco das 3 Fronteiras, na cidade de Foz do Iguaçu, o Restaurante Cabeza de Vaca já está oferecendo, no cardápio, sugestões de pratos sintonizadas com esses dias e noites mais frios. Uma das novidades é o rodízio de caldos. Entre as sugestões de caldos estão os de feijão com bacon, de moqueca de surubim, de creme de milho com palmito e o camponesa com mignon. São servidos quatro sabores diferentes todas as noites.

Foto Nilton Rolin | Cabeza de Vaca

Ao lado, uma das criações do chef Silvonei

Foto Marcos Moreira | B4Tcomm

Os caldos contam com acompanhamento de salame italiano, parmesão, grissini com gergelim e torradinhas

Menarosto

Técnica de assar de carnes trazida pelos imigrantes italianos, muito usada no preparo do famoso galeto ao primo canto, o menarosto ganhou evidência no município gaúcho de Cambará do Sul. O chef Rodrigo Bellora, do Alma RS, restaurante do glamping Parador (Estrada do Faxinal, s/n – telefone 54|3295-7575), está usando-a para surpreender a clientela nos almoços de domingo. O restaurante sempre valoriza ingredientes e produtos frescos da região e sazonais e preparo no fogo à lenha. O menarosto utiliza um sistema de espetos giratórios e fogo distante das carnes

16 | JUNHO 2021 | PANORAMA DO TURISMO


Foto Divulgação | RS Comunicação

De inverno

A chegada da estação mais fria do ano foi recebida com novidades no cardápio do Restaurante Café Deville, situado em Guarulhos, dentro do Marriott São Paulo Airport Hotel (Avenida Ministro Evandro Lins e Silva, 10/100 – telefone 11|2468 6999). Assim, além dos tradicionais e elogiados pratos fixos, até dia 22 de setembro, os hóspedes, passantes e turistas em trânsito pelo aeroporto paulista poderão saborear exclusivas receitas sazonais, mais encorpadas. Constituem sugestões o medalhão de filé mignon com polenta cremosa ao molho de gorgonzola, o cassoulet de peixe com legumes e arroz branco e o confit de coxa de pato com purê de mandioquinha e shimeji ao molho shoyu.

Foto Tadeu Brunelli | FSB

Uma das novidades do cardápio de inverno do restaurante do Marriott

Novo chef

No Rio de Janeiro, o disputado MEE, restaurante do Copacabana Palace Hotel (Avenida Atlântica, 1.702 – telefone 21|2548-7070) agora está sob novo comando. Com bagagem acumulada em vários endereços de culinária oriental em São Paulo, o chef Cassio Hara é o novo contratado. "Tento trazer sempre alguma memória ou marca da infância nas minhas criações, no melhor estilo cozinha afetiva. Aqui, minha ideia é proporcionar cada vez mais experiências 'raiz' para os clientes, com pratos típicos e pouca mudança de identidade da receita original", resume o chef, tendo o omakase como uma de suas propostas favoritas.

No Caruso

Uma das feijoadas famosas de Curitiba está de volta. Para alegria da fiel clientela, o chef Guilherme Caruso inseriu novamente a iguaria no cardápio do Caruso Empadas (Rua Visconde do Rio Branco, 877 – telefone 41|3029-5411). Para pedidos por delivery ou para retirada no balcão, ela é oferecida todos os sábados. Em porções generosas, a feijoada do Caruso reúne embalagens com a própria feijoada (elaborada com paio, linguiça Blumenau, lombo, costelinha e bacon), arroz branco, farofa, couve e laranja, bacon assado, linguicinha e banana fritas, caldinho de feijão, vinagrete e, para sobremesa, um mousse de limão.

Foto Panorama do Turismo

Wagyu com palmito, shitake, shimeji, aspargos e eryngui, receita do novo chef

A feijoada é entregue em embalagens individuais

PANORAMA DO TURISMO | JUNHO 2021 | 17


8

Foto Divulgação | Arteiras Comunicação

6

9

Restaurantes, Bares e Similares de Joinville e Região – VivaBem para o triênio 2021-2023 5 Alex Bonareti, turismólogo paulista de 46 anos, assumiu a direção geral do Skyglass Canela 6 Daniela Giaretto agora é gerente Comercial da Regional da Rede Deville Hotéis no Rio Grande do Sul 7 Felipe Bonifatti, executivo do Lufthansa Group, acaba de ser nomeado diretor-geral para a América do Sul & Caribe 8 Chef Silvonei Souza, surpreendendo com suas criações a clientela do Trinitas, restaurante do NH Curitiba The Five Hotel 9 Roberto Ayres é o gerente geral do recém-inaugurado FIT Transamerica Recife Hotel

18 | JUNHO 2021 | PANORAMA DO TURISMO

Foto Divulgação | RS Comunicação

Foto Divulgação | Halder Ramos

5

Foto Divulgação | A4EHolofote

7

2

Foto Panorama do Turismo

1 Manoel Linhares, presidente da ABIH, com o ministro Rogério Marinho, do Desenvolvimento Regional, num dos seus muitos encontros, na capital federal, em defesa da hotelaria e do turismo 2 Pierre Valcácio e Andréia Rodovalho, especialistas em hospitalidade e turismo, iniciaram as atividades da agência de luxo Receptravel Experiences for Life, em Salvador 3 Adalberto Bogsan é o novo CEO da Itapemirim Transportes Aéreos (ITA), companhia aérea do Grupo Itapemirim 4 Ana Luiza Wetzel foi eleita presidente do Sindicato de Hotéis,

4

Foto Divulgação | Approach Comunicação

3

Foto Divulgação | Hill + Knowlton Brasil

1

Foto Hevlin Ferreira | VivaBem

Foto Divulgação | MLL

PRIMEIRA CLASSE


Profile for Revista Panorama do Turismo

Panorama do Turismo de Junho  

Edição regular da revista Panorama do Turismo, dessa vez destacando como matéria de capa o passeio em bondes elétricos pelo centro histórico...

Panorama do Turismo de Junho  

Edição regular da revista Panorama do Turismo, dessa vez destacando como matéria de capa o passeio em bondes elétricos pelo centro histórico...

Advertisement

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded