Page 1

Panorama do

Turismo Sua viagem pela informação

Ano 13 | No 163 | Fevereiro | 2019

Jurema imersão no mundo

das águas termais


Bem-vindo a Jurema Águas Quentes!

Editorial

No interior do Paraná Habitualmente associado a Foz do Iguaçu e suas magníficas cataratas, o turismo no Paraná tem muito mais para surpreender os visitantes e, aliás, os próprios paranaenses. Segmento pouco divulgado, o do turismo termal, por exemplo, tem no estado um dos destinos mais completos do país: Jurema Águas Quentes, complexo com um cativante resort (Lagos de Jurema) e outro (Jardins de Jurema) com previsão para entrada em operação no final desse semestre. Para apresentar ao caro leitor, ou leitora, um pouco desse pedaço do paraíso (com matas nativas, rios, lagoas e água brotando a 42º C), a equipe de reportagem da Panorama do Turismo foi passar uns dias em Jurema. O resultado dessa experiência está nas páginas seguintes, através de fotos e textos exclusivos.

Localizado no município de Iretama, quase centro geográfico do Paraná, e distante cerca de 400 quilômetros da capital Curitiba, esse complexo termal surpreende o visitante pela diversidade de predicados. Em sua área de 340 hectares, de pronto, destacam-se as bucólicas paisagens e os muito bem cuidados jardins. Depois, encanta a estrutura física e o conjunto de piscinas. Para arrematar, o destino possui águas naturais saindo da torneira a 42º C. Jurema Águas Quentes compreende o Lagos de Jurema Termas Resort, em pleno funcionamento, e o Jardins de Jurema Termas Resort, empreendimento em fase final de construção e com previsão de abertura ao público para o final desse semestre inicial de 2019. O primeiro acena com 184 unidades de hospedagem, entre apartamentos e suítes, e relaxantes piscinas; já o segundo oferecerá 205 aposentos e estrutura de lazer similar. Todo o conteúdo editorial dessa edição da Panorama do Turismo está centrado nos atrativos do Lagos de Jurema Termas Resort. Planejado para assegurar o melhor convívio familiar, o local disponibiliza completa estrutura de hospedagem, lazer, gastronomia, esporte, recreação, saúde e eventos. E muita hospitalidade por parte dos funcionários.

Boa leitura!

Em torno da revista de janeiro, sobre Antonina, entre outros leitores, manifestatam-se assim: "O prefeito deveria premiar essa matéria”, Silvio Rossi (Curitiba-PR). "De encher os olhos. Show!”, Marcos Gamper (Ilha do Mel-PR). “Que vontade de comer o barreado de Antonina”, Nairson Socorro (Aracajú-SE). “Carnaval só existem hoje dois autênticos, os de Recife e Antonina", Henrique Paulo Schmidlin (Curitiba-PR). “Parabéns pela edição”, Paulo Atzingen (São Paulo-SP). "Realmente, Antonina é muito linda!”, Rafael Guttierres Junior (Paranaguá-PR). “É muito bom ir almoçar de motoca em Antonina”, Reinaldo Weigert Filho (Curitiba-PR).

Fotos Panorama do Turismo

Leitores

Capa Jurema Águas Termais Foto Panorama do Turismo Expediente Panorama do Turismo Ano 13 | No 163 | Fevereiro | 2019 Fundadores Antonio Claret de Rezende, Júlio Cézar Rodrigues, Júlio Zaruch e Sérgio Almeida Diretor e Editor Júlio Cézar Rodrigues (MTb 1050/07/27-PR) Contatos 41 | 99106-6852 redacao@panoramadoturismo.com.br Revista digital com conteúdo editorial próprio e periodicidade mensal. Disponível para download gratuito em www.panoramadoturismo.com.br, facebook.com/panoramadoturismo, twitter/revistapantur e instagram/panoramadoturismo. Distribuição em formato eletrônico, via e-mail, a partir de mailing próprio e de cadastro de parceiros institucionais e comerciais e de grupos de WhatsApp. Mais informações sobre o segmento em www.panoramadoturismo.com.br

Um mundo de água quente e diversão PANORAMA DO TURISMO | FEVEREIRO 2019 |

3


Destino perfeito para famílias em busca de momentos de saudável convivência, o Lagos de Jurema Termas Resort oferece aos hóspedes aprazíveis cenários naturais, aconchegante e diversificada estrutura física, atividades para todas as idades, recreação para crianças e adultos, excelente gastronomia e atencioso serviço. E, lógico, água exclusiva (ver box abaixo). Nesse mundo de águas termais, a atração principal do resort, nem poderia ser diferente, é o conjunto de piscinas. Elas constituem garantia de diversão, lazer, relaxamento e saúde. Existem as ao ar livre, com água quente e fria; e as termais cobertas. São encontrados ainda ofurôs. Tudo isso abastecido com água mineral e periodicamente renovado. Em termos de acomodações, o resort, da mesma forma, trata de assegurar o melhor, com 184 amplas e confortáveis unidades, entre apartamentos e suítes. A estrutura do empreendimento se complementa com funcional e espaçoso restaurante – onde são servidos o café da manhã, o almoço e o jantar –, diversos bares, áreas esportivas, teatro, boate, casa da mamadeira, brinquedoteca, academia, chimarródromo, cancha de bocha, arvorismo, boutique... Requintado, dotado de equipamentos modernos e com oferta de diversos tratamentos, o SPA Jurema é outro destaque no leque de serviços disponibilizados aos hóspedes.

Fotos Panorama do Turismo

Para curtir com a família

No alto, bloco principal do resort, com a recepção. As piscinas são destino preferencial dos adultos e das crianças

Água d

e Jurem

a

Seja nas chuveiro piscinas, torne mineral s, toda a água iras ou nos Sua clas. E ela jorra da do resort é -bicarbo sificação apont fonte a 42º C! sulfuros natada, fluoret a ser alcalinoproprieda, e ter pH 9,1. ada e embelez ades curativas Possui a renova adoras, ajudan e envelhe ção celular e a do a acelerar cimento p precoce revenir o . 4

| FEVEREIRO 2019 | PANORAMA DO TURISMO


Ah, a gastronomia do resort é uma tentação! Preparadas com esmero e produtos de qualidade e fresquinhos – por exemplo, hortaliças, leite e derivados, embutidos e a carne suína vêm da própria fazenda –, as refeições sugerem desde a simplicidade do feijão com arroz e bife até receitas mais requintadas, característica de endereços estrelados. No almoço e no jantar, o bufê reúne diversidade singular. Tudo com apresentação atraente e gostinho de quero mais. São vários tipos de saladas, entradas, empadões, risotos, carnes, peixes, guarnições etc. Os hóspedes ainda podem optar pela montagem do prato na estação de massas, escolhendo o tipo de macarrão desejado, os acompanhamentos e os molhos. Para fechar a refeição, existe uma seleção de sobremesas de tirar qualquer um do regime – mas quem quiser manter a forma, lógico, pode partir para frutas e doces diet. Igualmente servido no amplo restaurante, o café da manhã é um convite para começar o dia com toda a energia. Tem pão para todos os gostos, queijos e embutidos, tortas frias, brioches, cucas e outros doces, sucos, chás, café, iogurtes e opções de frutas. Uma parte do bufê é reservada para sugestões livres de lactose. No meio da tarde, no lado externo do restaurante, os hóspedes podem fazer um lanche, com sanduíches frios, pão de queijo e bolinhos, na companhia de café, chá e água saborizada. Ao longo do dia, se bater uma fomezinha, é possível pedir algo nos bares das piscinas. E sempre vale uma parada no Empório do Chá para apreciar um chazinho com ervas produzidas no próprio resort – a propósito, elas estão à venda para levar para casa.

Fotos Panorama do Turismo

Sabores irresistíveis do resort

Ao lado, a partir do alto, o amplo restaurante do resort, o Empório do Chá com os canteiros de ervas e uma das delícias do bufê. Acima, detalhe da estação de massas PANORAMA DO TURISMO | FEVEREIRO 2019 |

5


Fotos Panorama do Turismo

Piscinas, atração preferida

Hóspedes de todas as idades se encontram em torno das piscinas do resort. Nelas passam o dia, e às vezes seguem noite adentro – ora brincando, dando umas braçadas, praticando hidroginástica ou exercícios de relaxamento com orientação de profissionais, ora aproveitando os bares molhados, jogando biribol, ou curtindo um fazer nada no quentinho da água. Todas as piscinas são abastecidas com água mineral, naturalmente a 42º C. E experimentam trabalho de limpeza pelo menos uma vez por semana, em dias alternados; a principal, aliás, é esvaziada e lavada nas quintas-feiras às 19h00 e aos domingos, às 17h00. As águas quentes têm o poder de relaxamento e ainda asseguram ação desintoxicante e hidratante. Para quem preferir, existe ao lado da piscina principal uma com água fria. Em área coberta, são mais duas opções de piscinas. Nessa estrutura o hóspede também encontra bar aberto até de madrugada e saunas seca e úmida. Em tempo: na piscina do Bar do Leão, diariamente é servido, por volta das 16h30, o lanche da tarde, com chás, café, água saborizada, pão de queijo, sanduíche e bolinhos.

Na piscina coberta, no bar molhado ou na hidromassagem de cinema, assim passa o dia 6

| FEVEREIRO 2019 | PANORAMA DO TURISMO


Fotos Panorama do Turismo

O resort também é saúde

O SPA tem elegância na sua arquitetura externa e nos ambientes internos. Abaixo, hóspedes curtem o banho de lama

A ação positiva da água quente das piscinas pode ser complementada com outras terapias voltadas ao bem-estar do corpo e da mente. Cuidados especiais nesse sentido são oferecidos no SPA Jurema, provavelmente, um dos mais completos e modernos instalados em unidade hoteleira. Nele, os hóspedes encontram serviços e ambientes planejados para garantir o melhor para a saúde e a beleza; tudo, aliado a experiências memoráveis. O menu de serviços enfeixa diversas opções de massagens, banhos de relaxamento, tratamentos com pedras aquecidas, limpeza de pele, ofurô, entre outras sugestões. Agregados à área do SPA são encontrados uma academia de ginástica, um bistrô com comidinhas especiais e uma boutique com produtos afins. Por falar em cuidados com a pele, o resort também é afamado pela sua lama negra sulforosa. Extraída de mina própria, ela reúne características antissépticas e é indicada para tratamentos da derme e dos cabelos.

PANORAMA DO TURISMO | FEVEREIRO 2019 |

7


Seja nas áreas externas ou em ambientes fechados, no resort a oferta de atividades é das mais expressivas. E diariamente as equipes de recreação estão de prontidão para injetar ânimo no pessoal e tornar os dias em Jurema pura diversão. Se a pedida forem as caminhadas, existem trilhas prazerosas, sob a sombra de árvores e bambuzais, além de uma pista de 1.200 metros em volta de um dos lagos. Cavalgar? Andar de bicicleta? Isso também é possível. Tem circuito de arvorismo, tirolesa. Pedalinho na Lagoa das Garças. Também há lugares para pescaria. Em termos de práticas esportivas, os hóspedes contam ainda com quadra de tênis, campo de futebol e um ginásio com cancha para vôlei, basquete, handebol e futsal. Enfim, o bate-bola está garantido. E num espaço próximo das piscinas estão disponíveis jogos eletrônicos, mais bilhar, pinball e mesa de pingue-pongue. Após o jantar, o programa comum é buscar um lugar bacana no teatro para aproveitar o show com os funcionários da casa. Depois das tarefas de rotina, garçons, atendentes, recreadores etc., cada um se transforma num personagem para encantar e surpreender os hóspedes da plateia. A noite pode terminar com dança na boate, apreciando roda de viola ou até mesmo na piscina (a coberta fecha só às duas da madrugada).

Fotos Panorama do Turismo

Atividades o dia inteiro

Cavalgar ou pedalar, cada um escolhe o programa do dia. Mas à noite todo mundo vai aplaudir o show com os funcionários do resort 8

| FEVEREIRO 2019 | PANORAMA DO TURISMO


Fotos Panorama do Turismo

Distribuídas em blocos pela área central do resort, as unidades habitacionais proporcionam conforto e comodidades. Tudo pensado no bem-estar dos hóspedes

Aposentos com todo conforto

Planejados para proporcionar conforto e um ambiente agradável, os aposentos disponibilizados para escolha dos hóspedes traduzem bom gosto e funcionalidade. Essas unidades, agrupadas em distintos blocos da porção central do resort, estão classificadas em apartamento standard, apartamento master, apartamento premium, suíte e suíte premium. Em qualquer um desses aposentos estão instalados frigobar, ar-condicionado, TV a cabo, telefone, secador de cabelos, cofre. As torneiras e chuveiros são abastecidos com água mineral termal. A diária dessas acomodações contempla quatro refeições (café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar), além de acesso ao parque aquático, ao banho de lama negra e ao ofurô ao ar livre, à sala chás, chimarródromo, casa da mamadeira, casa da criança e recreações monitoradas.

PANORAMA DO TURISMO | FEVEREIRO 2019 |

9


Fotos Panorama do Turismo

No alto, a Lagoa das Garças. Acima, árvores tomadas pelas aves para o repouso da noite. Ao lado, hóspedes em um dos circuitos de caminhada do resort

10

| FEVEREIRO 2019 | PANORAMA DO TURISMO

Santuário da natureza

A noite ainda nem ameaça a cair, e aos bandos elas vêm chegando, num voo silencioso e, sem trocadilho, cheio de graça. Estão retornando, sabe-se lá de onde, para o abrigo noturno das árvores da lagoa batizada, com justa razão, com nome alusivo a elas. Pois é, as garças brancas, às centenas, oferecem todo final de tarde um lindo espetáculo nos céus do resort. Bailado semelhante pode ser testemunhado pelos hóspedes mais madrugadores ao raiar do dia seguinte, quando elas partem também não se sabe ao certo para qual destino. Essas elegantes moradoras fixas ajudam a comprovar: Jurema Águas Quentes configura um verdadeiro santuário da natureza! Além de contemplar o ir e chegar dessas graciosas aves, nos cenários do entorno do resort os hóspedes podem curtir outras experiências singulares. O caminhar pelas trilhas locais, sem preocupação com o relógio, revela matas nativas, lagos, pássaros, bambuzais ao sabor do vento, jardins com grama aparadinha e floridos, pastos aplainados por cavalos e tranquilos carneiros. Em cada recôndito dos bosques uma nova surpresa salta aos olhos mais atentos.


Profile for Revista Panorama do Turismo

Revista Panorama do Turismo de Fevereiro  

A edição desse mês apresenta Jurema Águas Quentes, complexo de turismo termal localizado no interior do Paraná, com águas a 42o C

Revista Panorama do Turismo de Fevereiro  

A edição desse mês apresenta Jurema Águas Quentes, complexo de turismo termal localizado no interior do Paraná, com águas a 42o C

Advertisement