Revista pack digital 219

Page 41

Foto: iStock

especial sustentabilidade

D

esenvolver soluções sustentáveis com os fornecedores de embalagens é uma prática de negócio das indústrias de bens de consumo que vai garantir o futuro do seu negócio e do planeta. Por isso, o mercado de embalagens sustentáveis vai crescer mundialmente, atingindo US$ 244 bilhões, em 2018, segundo um estudo da Smithers Pira. Segundo o relatório, os programas de sustentabilidade são cada vez mais vistos como uma fonte de inovação, que pode ajudar na diferenciação de uma empresa. Estes programas também servem como uma plataforma para novos produtos e desenvolvimento de mercado. A demanda dos consumidores e a legislação do governo em todo o mundo são os principais drivers para a agenda de embalagens sustentáveis. A consciência ambiental entre uma população crescente de consumidores está alimentando a demanda para a sustentabilidade e a redução do impacto das embalagens no meio ambiente. No segmento de embalagem de material reciclado, a embalagem de papel é o maior mercado, seguido de metal, vidro e plástico. A demanda por plásticos reciclados continua forte, mas o material enfrenta vários desafios, incluindo a falta de infraestrutura para coleta e triagem, a concorrência no mercado internacional para os materiais existentes recuperados e o cumprimento dos requisitos relativos a alimentação e medicamentos.

SEGUNDO O ESTUDO DA SMITHERS PIRA AS TENDÊNCIAS MAIS COMUNS EM EMBALAGENS SUSTENTÁVEIS SÃO:

O mercado asiático responde pelo maior crescimento, impulsionado pela demanda por embalagens sustentáveis em países, como China e Índia. Estimulado por uma crescente população de classe média que é cada vez mais rica e consciente das questões ambientais e de saúde, a procura por práticas sustentáveis está dirigindo o mercado de embalagens mais verde. Em 2018, a Ásia será o maior mercado de embalagens sustentáveis, respondendo por 32% do mercado global.

• Aumento da reciclagem e valorização de resíduos • Aumento do uso de material reciclado

Ainda de acordo com o estudo, a embalagem sustentável continuará a crescer em importância ao longo da década de 2023, e deve se tornar o desafio número um das empresas, além dos custos e outras questões.

• Redução/leveza de embalagens • Maior utilização de materiais de origem renovável

• Melhorias na embalagem e eficiência logística

Mas, uma coisa é certa, a mudança é inevitável e a indústria de bens de consumo tem um papel fundamental na redução dos impactos ambientais e os consumidores precisarão comprar com mais consciência e responsabilidade. A transformação sustentável já começou. Veja alguns exemplos nas páginas a seguir.

EDITOrA B2B

41


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.