Issuu on Google+


4

o polvo # 159

maio 2014 > opolvo.com.br

no ar 25 anos dos Simpsons

neurônio Habilidade premiada

cinema O Espetacular HomemAranha 2

Tudo antes

E

nquanto as cidades e as construtoras tentam deixar os estádios prontos para a Copa, estamos vendo toneladas de propagandas com o verde amarelo que tentam levantar o orgulho nacional e mostrar que vai ser uma grande Copa. A Fifa arranca os cabelos e o pessoal das universidades adianta os vestibulares para deixar o mês de junho todo para a festa do futebol mundial. Então serão mais 30 dias de pseudo-férias, aproveite a vibe. Mas antes da bola rolar, aparecemos por aí, nos aguarde.

meu jeito Apocalipse Zumbi

meu jeito Orgulho nerd/geek

eu vou NX Zero Acústico

Diretamente do fundo do mar Família Octopus

10

15

18

25

28

31

> quem faz o Polvo Em atividade desde 9 de julho de 2002 Um produto da Bark Comunicação barkcomunicacao@yahoo.com.br Contato Comercial: (51) 3066-5102 comercial@opolvo.com.br Jornalista Responsável: Maurício Carvalho Reg. 9242 MTB/RS Impressão: Pallotti Tiragem: 8.000 exemplares Redação: Av. Pedro Adams Filho, 4710, sala 202, Pátria Nova Novo Hamburgo /RS CEP 93320-006 Telefone: (51) 3066-5102 E-mail: opolvo@opolvo.com.br Site: www.opolvo.com.br

/revistaOPolvo

no ar

14

Mais terror na telinha

esporte

16

Para comer poeira no Rallye da Faccat

música Para fazer a roda com os Raimundos

meu jeito

26

A febre das figurinhas

que viagem

30

Viajando pela TV

eu vou

32

Teatro Mágico em Poa

@revistaopolvo

revistaopolvo

Edição e Comercial Maurício Carvalho mauricio@opolvo.com.br comercial@opolvo.com.br

Estagiária em Jornalismo Rafaela Dilly Kich rafaela@opolvo.com.br

Edição e Diagramação Alexandra Korndörfer alexandra@opolvo.com.br redacao@opolvo.com.br

Estagiário em Publicidade e Propaganda Matheus Chisté matheus@opolvo.com.br

Redação Maria Carolina Bastos mariacarolina@opolvo.com.br

Estagiária em Jornalismo Carolina Cattaneo carolina@opolvo.com.br

22

Projeto Gráfico e Ilustrações Beto Soares - Estúdio Boom

Colaboradores Giovani Paim / Thiago Rausch Gabriel Renner


6

de tudo

PAPO CABEÇA Salve salve, galera do bem!

1

Comeu a banana

2

Uma reação a um ato de racismo que se transformou em jogada de marketing. O lateral brasileiro Dani Alves comeu uma banana jogada por um torcedor na Espanha e começou um movimento.

O dinamarquês

3

Na cota dos anti-copa, deu repercussão a história do jornalista dinamarquês Mikkel Keldorf Jensen, que ganhou notoriedade e disse que abandonaria o Brasil por não concordar com as atitudes do país para organizar a competição.

5

Pensadora contemporânea

Beijinho no Ombro é a obra de uma pensadora contemporânea? Em uma prova aplicada no Distrito Federal, o professor usou a letra de Valesca Popozuda e a chamou de “grande pensadora contemporânea”. É mole?

Lupita é bela

7

A atriz Lupita Nyong´o, que ganhou o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante esse ano, foi apontada como a mulher mais bela do mundo, foi capa da Revista People e contratada para ser o rosto da Lancome. Ela tá podendo!!

Somos todos bananas

A partir disso, Neymar começou a campanha #somostodosmacacos. Tudo ia bem, o pessoal interagiu, mas quando descobriu-se que era campanha planejada, perdeu um pouco da credibilidade.

Cartuchos no deserto

4

Uma escavação em um deserto americano encontrou cartuchos do jurássico game ET para o Atari 2600, que segundo uma lenda urbana foi enterrado por ter encalhado nas lojas.

6

O drone caiu

Um dos vídeos mais engraçados do momento faz com que aumente a má fama dos portugueses. Ao vivo, em uma demonstração na TV, um drone não consegue voar e cai direto na água, pra frustração dos patrícios.

Pirataria GOT

8

O segundo episódio da 4ª temporada de “Game of Thrones”, “The Lion and the Rose” foi baixado ilegalmente por cerca de 1,5 milhões de pessoas somente no primeiro dia, de acordo com o blog TorrentFreak. Um recorde.

Muitas vezes quando escutamos falar de PAPO CABEÇA, logo imaginamos aquela conversa chata, cheia de palavras difíceis que dão um nó na nossa cabeça e que só os filósofos usavam, mas essa ideia já está ultrapassada. Assuntos importantes deixaram de ser papo de “gente grande”. Hoje, os jovens estão ligados -e conectados- a tudo! Seja às novas músicas, tendências e até mesmo e principalmente o que rola na política. A gurizada tem consciência que tem o poder da mudança e que juntos, podem sim fazer coisas incríveis! Tá, mas vocês devem estar se perguntando “quem é esse magrão aí?”. Bom, vamos para as apresentações então. Meu nome é Issur Koch, músico há uma pá de anos, professor de séries inicias (sim, dou aula pra gurizadinha), vereador em primeiro mandato, entre tantas outras definições. Nem tão novo, nem tão velho. Um cara jovem que acredita na juventude! Enfim, “estamos aí pro que der e vier”! Não tô aqui para doutrinar ninguém, muito pelo contrário. Esse espaço surgiu para que possamos trocar aprendizados. E o processo é democrático. Pra fazer parte e ter direito ao microfone, é só entrar nesse Papo Cabeça! Qual ideia a gente vai trocar? Vão estar em pauta diversos assuntos, desde educação, música, consciência política, movimento estudantil, desdobramentos da adolescência, vestibular, profissão. Porém, como no mundo globalizado e informatizado ninguém é dono da informação, a ideia é que aconteça interação. A gente fala daqui. Vocês continuam o diálogo daí. Fiquem à vontade para contra argumentar quando preciso, levar à mensagem adiante sempre que possível, críticas e sugestões sempre serão bem-vindas! Como participar? Com o Papo Cabeça, a interatividade é total! Você pode enviar sugestões e comentários sobre a coluna para opolvo@opolvo.com.br ou para oissur@gmail.com. Deixa final! Não vai ficar de fora dessa, né? Esse espaço é nosso! Bota a boca no trombone. Foi? Fui! Bora lá fazer a diferença e sigam-me os bons!


20 anos da morte de Ayrton Senna Ídolo, campeão, imortal. Ayrton Senna foi, e sempre será, um dos mais consagrados pilotos brasileiros de Fórmula 1. Tricampeão mundial, tornou-se uma lenda no automobilismo. O piloto perdeu a vida em um trágico acidente, no dia 1º de maio de 1994, durante o Grande Prêmio de San Marino. A morte comoveu o mundo e, posteriormente, inspirou a criação do Instituto Ayrton Senna, ONG que trabalha em favor do acesso de crianças carentes à educação e ao esporte. Em 2014, celebramos 20 anos do legado de Ayrton Senna.

Macacão leiloado No dia 12 de maio de 1991, Senna vencia pela quarta vez o Grande Prêmio de Mônaco. Neste ano, a história desse dia será relembrada através de um leilão: o macacão utilizado por ele naquela prova vai ser leiloado pelo valor mínimo de 30 mil euros (cerca de 91 mil reais).

Homenagens em Ímola Ayrton Senna morreu no Autódromo Enzo e Dino Ferrari, em Ímola - Itália. Por isso, entre os dias 1° e 4 de maio, será realizado um megaevento em homenagem ao piloto no circuito. Haverá missas, exposições de filmes, fotos e carros do tricampeão, desfile de carros antigos, corridas de kart, jantares beneficentes e até um jogo de futebol em homenagem ao brasileiro.

Edição especial do documentário “Senna” Neste ano, o primeiro documentário oficial sobre a vida do piloto, “Senna”, ganha uma edição especial em Blu-ray. O lançamento comemorativo traz, também, uma miniatura de um dos carros que marcou a carreira do piloto - a Lotus. Essa edição pode ser adquirida por R$ 159,99.

Senna no Gran Turismo 6 O game Gran Turismo 6, ganhou a nova versão, trazendo Ayrton Senna como um dos pilotos. A Ayrton Senna Limited Edition é um bundle com o PlayStation 3, uma cópia do game e um DLC exclusivo, com 25 carros adicionais, além do piloto tricampeão. A edição especial foi criada em parceria com o Instituto Ayrton Senna.


8

pinel


10

no ar

25 anos de Simpsons Neste ano, a família amarela alcançou a incrível marca de 25 temporadas

Maria Carolina Bastos

J

á faz 27 anos desde que o primeiro curta de “Os Simpsons” debutou na telinha americana durante o “The Tracey Ullman Show”. Neste ano, com a estreia de sua 25ª temporada, a série de Matt Groening se sagrou como uma das mais duradouras da história da televisão e é, atualmente, o seriado mais longo ainda exibido na TV (seguido de perto pelo persistente “Law & Order: SVU”, com 18 temporadas). A Revista O Polvo (fã assumida da família amarela) não poderia deixar passar a oportunidade e fazer uma matéria superespecial. Mas para provar que você também gosta realmente de Homer e Cia, teremos a Hora da pergunta que vai testar seus incríveis conhecimentos e dar o devido reconhecimento ao melhor fã.

A nova temporada

1

De volta ao Brasil Já que neste ano a Copa do Mundo é por aqui, faz todo o sentido “Os Simpsons” fazerem outra viagem para o nosso país! Da primeira vez, eles já geraram revolta com o retrato que pintaram do Brasil, um país tomado de macacos, onde não se dá um passo sem ser assaltado ou sem ver uma mulata de bunda de fora (sem contar na representação depravada da Xuxa). E agora não vai ser diferente. Homer consegue a façanha de ser árbitro durante a competição que terá a seleção brasileira na final (ops, spoilers). A Fox anunciou a sinopse: “O episódio seguirá a família mais famosa de Springfield em uma viagem ao Brasil, onde a honestidade de Homer é colocada à prova por um dos mais lisos mafiosos sul-americanos no negócio de propinas do futebol”. Ouch.

Fotos > Duvulgação

hORA DA pERGUNTA

Na primeira visita dos Simpsons ao Brasil, qual personagem é sequestrado por traficantes?


maio 2014 > opolvo.com.br

i

Muitas participaCOes i especiais

11

Aberturas inspiradas

É claro que não podiam faltar as participações especiais! São dezenas de atores (alguns até retornando em papéis diferentes) famosos que fazem questão de participar do seriado! Entre eles estão Daniel Radcliffe, Kristen Wiig, Gordon Ramsey, Eva Longoria, Seth Rogen, Paul Rudd, Channing Tatum, Stan Lee, Kelsey Grammer e Amy Poehler.

2

hORA DA pERGUNTA

A 25ª temporada ainda nem acabou (nos EUA) e já marcou por ter as aberturas mais bonitas e inspiradas de todos os tempos. Algumas tiveram participações ilustres de diretores como Guillermo Del Toro (“Hellboy”), que produziu uma abertura recheada de referências para o episódio especial de halloween e do cineasta francês Silvyan Chomet (“As bicicletas de Belleville”) que redesenhou a família com seu toque todo especial. Outras fizeram merecidas homenagens ao filme “O Hobbit”, ao jogo “Minecraft”, ao desenho “Music Land” e aos blocos de montar da LEGO.

Quem fica amigo de Kim Bassinger e Alec Baldwin depois de acidentalmente cair dentro de sua casa do lago?

i

ComemoraCAo em Lego i E falando em LEGO, a empresa já anunciou o lançamento de uma coleção especial em homenagem à 25ª temporada de “Os Simpsons”! O conjunto da animação, que começa a ser vendido em maio lá fora, tem a casa da família, com 2.500 peças, Homer, Bart, Lisa, Maggie e Flanders e vai custar U$$ 199,00! Aqui no Brasil, a gente vai receber só os personagens separados, a partir de junho. Ao todo serão 16: Homer, Marge, Bart, Lisa, Maggie, Flanders, Vovô, Milhouse, Sr. Burns, Comichão, Coçadinha, Ralph, Nelson, Apu, Krusty e Chefe Wiggum. Eu quero!

4

hORA DA pERGUNTA

3

hORA DA pERGUNTA

Que personagem tem medo de fantoches de meia?

Qual personagem vira uma “caixa de surpresas” em uma das aberturas do Treehouse of Horror?


12

no ar

6

hORA DA pERGUNTA

Quem vai morrer? Uma das notícias mais comentadas desta temporada foi o anúncio de que um dos personagens principais da série vai morrer. Durante o lançamento da 25ª temporada, o produtor executivo da série, Al Jean, deu uma pista: “O ator (ou atriz) que interpreta o personagem ganhou um Emmy pelo papel, mas não direi quem é”. Isto reduz as possibilidades, já que somente nove pessoas ganharam o prêmio, incluindo Hank Azaria (Apu, Cara dos Quadrinhos, Moe), Dan Castellaneta (Homer e Abraham Simpson, Krusty, Barney), Nancy Cartwright (Bart, Nelson, Ralph), Julie Kavner (Marge, Selma, hORA DA Patty) e Yeardley Smith (Lisa), pERGUNTA que dublam os personagens principais, além de muitos outros, e Quem Anne Hathaway (princesa Penelope) e matou Kelsey Grammer (Sideshow Bob), que Maude fazem participações especiais na série. Flanders?

5

No episódio “Flaming Moe’s”, a Sra. Krabappel tenta seduzir dois homens no bar do Moe, o baterista do Aerosmith, Joey Kramer, e...

O adeus a Krabappel Além do personagem principal que será morto, Matt Groening e Cia. foram obrigados a aposentar a professora de Bart, Edna Krabappel, por causa da morte de sua dubladora, Marcia Wallace, em 25 de outubro do ano passado. No episódio do dia 3 novembro de 2013, Bart fez uma homenagem à sua professora, escrevendo no quadronegro de sua cena clássica de abertura “Nós realmente vamos sentir a sua falta, Sra. K.”. Já no episódio “The Man Who Grew too Much” é a vez de Flanders relembrar sua esposa, com uma montagem de seus melhores momentos. A morte de Wallace também adiou a do personagem principal para a 26ª temporada, então temos um pouco mais de tempo para tentar descobrir.


Tudo junto e Misturado

7

hORA DA pERGUNTA

Qual personagem mudou seu nome para “Max Power” por um episódio?

maio 2014 > opolvo.com.br

13

i

i

Nesta temporada a família amarela vai fazer um dos “crossovers” (um episódio que juntas duas ou mais séries diferentes) mais esperados pelos fãs de Matt Groening: com “Futurama”. No episódio intitulado “Simpsorama”, Bender volta para o passado e tenta matar Bart antes que ele faça algo que torne o futuro muito ruim. E já que estamos falando em “crossover”, “Os Simpsons” vão ser os convidados de honra em um episódio muito especial de “Family Guy”. Em “William Guy”, os Griffin vão viajar, se perdem e acabam em Springfield, onde conhecem os Simpsons.

VocE sabia? Os nomes dos personagens de “Os Simpsons” são os mesmos que os da família do criador Matt Groening! Ele só trocou o seu por Bart e estava pronto! Existem 121 cidades chamadas “Springfield” nos EUA! Por isso tanta dificuldade pra localizar onde fica a dos Simpsons! É possível riscar alguns dos estados que já foram citados na série, por isso entre as teorias que rolam pela net, a família moraria em Illinois ou no estado fictício de “Takoma”. A ABC News fez uma compilação dos personagens que mais apareceram nos episódios de “Os Simpsons”. Depois de Homer, Marge, Bart e Lisa, quem conseguiu mais espaço no seriado foi Moe!

8

hORA DA pERGUNTA

E aí, respondeu todas as perguntas? Não? Então visita o nosso site que a gente vai postar lá a matéria com as respostas!

Quem inventou o drink Moe Flamejante?


14

no ar

Mais terror na telinha Duas novas séries apavorantes estão chegando nos EUA em 11 de maio e a gente te diz por que tu deve criar coragem e assistir Maria Carolina Bastos

O bebê de Rosemary

Penny Dreadful A nova série em oito capítulos (sóóó??) mistura diferentes contos e personagens clássicos, como Frankenstein, Lobisomen, Dorian Grey e Mina Harker. Vai dizer que não parece a sinopse de uma versão terror de “Once Upon a Time”? A primeira temporada acompanha Ethan Chandler (Josh Hartnett), um americano charmoso que acaba perdido nos cantos mais obscuros da Londres vitoriana do século 19. Lá ele se envolve com Vanessa Ives (Eva Green), uma perigosa e sedutora bruxa que tem seus segredos e conhece Sir Malcolm (Timothy Dalton), um explorador africano em sua própria aventura pessoal.

Pq assistir

Primeiro: o elenco. Só pra ver Eva Green (“007 – Cassino Royale”), Josh Hartnett e Timothy Dalton (duas vezes James Bond) na TV já vale a pena. Segundo: Sam Mendes. O diretor ganhador do Oscar (“Beleza Americana”) é muito competente e ele não ia colocar o nome dele em algo ruim (esperamos). Terceiro (mas não menos importante): os trailers. Tu já viu a endemoniada da Eva Green nas chamadas? Se o seriado for um reflexo dos clipes já lan��ados (dá pra ver eles lá no nosso site), vai ser épico.

Baseado no livro homônimo de Ira Levin (e no filme clássico de Roman Polansky), a minissérie em quatro episódios traz para os tempos modernos a história aterrorizante da mulher que descobre estar grávida do demônio. Rosemary Woodhouse (Zoe Saldaña) e seu marido Guy (Patrick J. Abrams) são recémcasados que se mudam para Paris, onde ele vai seguir uma oportunidade de negócio. De um lado vemos Guy, que faz um pacto com o demônio para ter sucesso e dá em troca a sua mulher para servir como a barriga de aluguel do demo. Do outro temos Rosemary, que não sabe nada disso, mas começa aos poucos a desconfiar que os vizinhos querem tomar seu bebê. Encarnando o líder do culto satânico que faz a proposta a Guy está ninguém mais ninguém menos que Lucius Malfoy (“Harry Potter”), digo, Jason Isaacs.

Pq assistir

O filme de Polansky, apesar de um clássico, tem mais de quatro décadas de vida e a natureza intrincada da trama não é para todos. A modernização da história pode fazer a diferença! Sem contar que duas horas a mais talvez façam a minissérie ser ainda mais tensa do que o filme.


15

neurônio

Habilidade premiada

O Polvo - Por que tu escolheste fazer o curso Técnico em Enfermagem no Senac? Rita - Bom, quando eu cursava o 3º ano do Ensino Médio, não tinha condições de pagar um curso, muito menos uma faculdade. Um dia a diretora do meu colégio passou na sala e nos explicou sobre as bolsas do Pronatec. Entre as opções de curso eu me identifiquei mais com o Técnico em Enfermagem e escolhi cursar. O Polvo - E como surgiu a oportunidade de participar do WorldSkills? Rita - Fui indicada por uma professora, que assistiu a apresentação do meu trabalho em sala de aula. Não achei que seria capaz de conseguir, mas criei coragem e aceitei.

Fotos > Divulgação Senac/RS

O Polvo - Como foi a sua preparação pra competição? Rita - Já estou participando de competições há um ano e para cada competição temos uns dois meses para treinar no laboratório de enfermagem da escola.

Estudante do Senac/RS ganhou a Medalha de Ouro na WorldSkills Americas Maria Carolina Bastos

A

vida da estudante Rita de Cássia Rocha Agliardi, de 21 anos, começou a mudar quando ela conseguiu uma das bolsas do Pronatec para cursar Técnico em Enfermagem, no Senac de Porto Alegre. E da dedicação em sala de aula ao reconhecimento por parte dos professores foi só mais um passo para que ela conquistasse a Medalha de Ouro, na WorldSkills America, no mês passado, em Bogotá, na Colômbia. Mas não pense que tudo isto foi tão fácil assim. Rita continua estudando um turno, até a sua formatura daqui a dois meses, e dedicando todo o tempo disponível aos treinos para as competições. Afinal, a etapa mundial da WorldSkills será no ano que vem, no Brasil, e ela quer garantir mais uma vez um bom resultado, mostrando que a qualidade dos nossos técnicos só vem aumentando.

O Polvo - E como funciona a competição? Rita - São provas práticas, que simulam o atendimento real, só que com atores, e algumas enfermeiras acompanham e fazem a avaliação. No WorldSkills Americas foram cinco provas práticas, de diferentes temas, cada uma com duração de 40 minutos. O Polvo - No que ela mudou a tua vida? Rita - Para ganhar eu dediquei 100% da minha vida! A experiência foi ótima, por que hoje eu acredito em mim e perdi o medo de falar em público.

A WorldSkills Americas A WorldSkills Américas (WSA) é uma ONG sem fins lucrativos que quer incentivar a melhoria na qualidade da Educação Profissional e, para isso, a cada dois anos a organização realiza uma competição em um de seus países membros. Nesta competição, os estudantes devem executar tarefas do dia a dia das profissões que escolheram, seguindo padrões internacionais de qualidade. O WorldSkills Americas é uma etapa da WorldSkills International e neste ano, a competição realizada em Bogotá, na Colômbia, entre 2 e 5 de abril, reuniu 186 estudantes de 17 países das Américas, como Guatemala, Chile, Estados Unidos, e, é claro, o Brasil. Nosso país conquistou o primeiro lugar com 25 medalhas de ouro, quatro de prata e uma de bronze.

“Não duvide de si mesmo! A enfermagem é uma área com muitas oportunidades de trabalho e muitos campos de estudo. O curso só tem a somar. Ele te dá oportunidade de poder ajudar uma pessoa que precisa, e isso é muito gratificante. O curso vai dar um rumo na tua vida e várias oportunidades boas vão surgir. Eu sou prova viva disso”


16

esporte

Como funciona

Fotos > Arquivo pessoal

Para COMER POEIRA

A largada começa às 10h da manhã, na Praça Marechal Deodoro, centro de Taquara. Larga um carro por minuto. No começo da corrida, cada piloto e navegador recebem uma planilha, com a localização dos postes de cronometragem, o roteiro, direções de navegação e a velocidade com que devem percorrer cada trecho. Os motoristas zeram o odômetro e devem passar pelos postes de cronometragem no momento exato. Se passar com metros a mais ou a menos, perde pontos. A produção do evento, ou seja, o Bruno, também fazem pegadinhas com os motoristas, pra ver quem se liga na planilha e consegue passar da maneira correta. Se fizer errado, perde pontos. “No ano passado fizemos uma pegadinha simples, colocamos cones em um trecho da prova e os motoristas deviam contorná-los. Somente três acertaram”, diz Bruno. No fim da prova, que dura cerca de 4 horas e meia e percorre aproximadamente 100 km, quem tiver perdido menos pontos ganha. Então tem que prestar atenção na planilha!

24 de maio é dia de diversão no VIII Rallye Universitário Faccat, que leva os participantes pelas empoeiradas (ou embarradas, dependendo do clima) estradas de Taquara Maria Carolina Bastos

Q

uer fazer uma coisa diferente? Conhecer pessoas e lugares novos? Levar a família para um programa inusitado? Então o VIII Rallye Universitário Faccat é exatamente o que tu tá procurando! Quem está por trás de todo o evento é Bruno Foscarini, 24 anos, ex-aluno da FACCAT, tricampeão gaúcho e bicampeão brasileiro de Rallye Regularidade 4x2 ao lado do seu pai, Paulo Foscarini. “O rallye é um evento voltado para a diversão, não participamos do circuito de competições e montamos um roteiro especial para que até as famílias com crianças a partir dos 12 anos possam participar”, explica.

A festa já começa de manhã, com uma peça de teatro da APAE e música, enquanto os participantes se aquecem e os torcedores esperam a largada oficial. E o clima de diversão continua na hora da premiação! Os 1º, 2º e 3º lugares ganham troféus e uma disciplina da FACCAT, do 4º ao 59º ganham somente troféus. Já o tão aguardado último colocado ganha um troféu especial chamado “Perdidos na selva”, mas primeiro deve subir ao palco e dançar a música escolhida pelos participantes. Até o fechamento da revista, a pérola “Beijinho no Ombro”, da “grande pensadora contemporânea” Valesca Popozuda estava na dianteira. Deixe seu voto lá no site!

#inscrição

É só entrar no site www.rallyetaquara. com/ e preencher a ficha de inscrição! Podem participar o número de pessoas, maiores de 12 anos, que couberem no carro, com cinto! A inscrição custa 20 reais e 2 kg de alimento não perecível por pessoa. Tem que se inscrever logo, por que só vão participar 60 veículos. Os outros entram em lista de espera e são avisados se alguém desistir. E atenção! O carro passa por uma vistoria antes da prova, então deve estar com tudo em dia!


maio 2014 > opolvo.com.br

17

Ilha dos Lobos - O paraíso proibido por > Thiago Rausch e um dia você ouvir falar que no Rio Grande do Sul existe a onda mais perfeita, sinistra e perigosa do Brasil, pode acreditar, é verdade! Situada em Torres, litoral norte gaúcho, ela é conhecida como Ilha dos Lobos. Esta é realmente uma onda especial, quebra em uma rasa bancada de pedras e tem um potencial absurdo. Porém, fica exatamente junto à menor unidade de conservação ambiental do Brasil e abriga leões marinhos durante boa parte do ano. Por conta disso, o Ibama proíbe o surf por lá, o que traz uma grande frustração para os surfistas gaúchos, que poderiam surfar uma onda de classe mundial em sua própria casa. Desbravada pelo falecido big rider gaúcho, Zeca Sheffer, a Ilha já foi palco de sessões históricas, com ondas incríveis registradas e vistas pelo mundo inteiro, tamanha a repercussão do material produzido, antes da proibição do surf no local. Analisando a proibição do surf na Ilha, eu me pergunto: quantos surfistas locais poderiam ser bem patrocinados e reconhecidos, além de serem destaques em diferentes revistas e sites do ramo? Quanto prestígio, turismo, visibilidade e dinheiro, a cidade de Torres deixa de ganhar com o surf proibido por lá? Quanto o estado do Rio Grande do Sul perde, tendo a onda mais cobiçada do Brasil? É claro, que existe o lado da natureza, dos lobos e de todo ecossistema que existe no local. Não podemos apenas pensar em surfar, é necessário preservar também. Regras poderiam ser criadas e rigorosamente fiscalizadas, taxas de visitação criadas para um melhor estudo e conservação do local. Estudos de impactos ambientais já foram feitos e comprovaram que há formas de surf sem degradação do ambiente natural, porém, tais estudos nunca tiveram a atenção necessária por parte das autoridades envolvidas. Que Deus nos ajude e um dia possamos usufruir desta “joia”. Thiago Rausch tem patrocínio de Faith Co., Trench Town Surfboards e Extreme Board Shop. Apoio de Ciao Viagens, ECOXcam,Tools, Yázigi Dois Irmãos, UF7 Academia, Pico da Tribo e Quiropraxia Juliana Pinheiro

Foto > Luis Reis

S


Fotos > Divulgação

18

cinema

Um pouco mais espetacular Nosso aracnídeo favorito está de volta!

Maria Carolina Bastos

N

o dia 1º de maio chegou às telonas brasileiras mais um episódio do reboot de Homem-Aranha, “O Espetacular Homem-Aranha 2 – A Ameaça de Electro”. E desta vez Peter Parker (Andrew Garfield) tem de lutar contra Rino (Paul Giamatti) e Electro (Jamie Foxx), enquanto tenta em vão cumprir sua promessa de ficar longe de Gwen Stacy (Emma Stone). A gente ainda vai poder ver Harry Osbourne (Dane DeHaan) começando a botar as garrinhas de fora. Marc Webb repete a direção e Sally Field retorna como Tia May.

#vilão

Antes de se tornar o vilão Electro, Max era um empregado de Curt Connors que, após cair num aquário com enguias elétricas, seu corpo começa a gerar uma bioenergia. Ele passa a usar uma roupa protetora para controlar os seus poderes, contudo sua insanidade o levam para o mundo do crime. Versão diferente dos quadrinhos!

O fim de Gwen Stacy? Ao que tudo indica, este será o último filme onde vemos o relacionamento de Peter Parker com Gwen Stacy. Isto por que nos quadrinhos a personagem morre (e dá lugar a Mary Jane) pelas mãos de Harry Osbourne, o Duende Verde. Os rumores da morte de Stacy se fortaleceram depois de uma cena do último trailer que mostra a personagem caindo de um prédio, enquanto o narrador diz que “nem todos têm um final feliz”. A atriz Emma Stone também teria sido vista usando o mesmo figurino de Stacy na cena de sua morte, sem contar que Shailene Woodley já estaria escalada para viver Mary Jane e deveria inclusive aparecer neste filme, mas teve sua participação adiada para o próximo.

O Sexteto Sinistro e Venom Os primeiros derivados do Universo Aranha já estão definidos e os escolhidos foram os vilões do Sexteto Sinistro e Venom, que ganham longas com estreias previstas para o espaço entre “O Espetacular Homem-Aranha 3”, em 2016, e “O Espetacular Homem-Aranha 4”, em 2018. No gibi, o sexteto é formado por Dr. Octopus, Electro, Kraven - o Caçador, Mistério, HomemAreia e Abutre. Mas, segundo o produtor Matt Tolmach, nada é sagrado. “Será o melhor Sexteto Sinistro que você pode imaginar e fará sentido no mundo que estamos construindo”. Os fãs poderão ver algumas referências a estes vilões no filme, como os tentáculos de Dr. Octopus e as asas do Abutre, mas nada está definido ainda. Os produtores também não se manifestaram em relação ao longa de Venom, o alienígena simbionte que usa o Aranha como hospedeiro (lembra de “Homem-Aranha 3”?).


Eles também estão chegando!

maio 2014 > opolvo.com.br

19

Godzilla

(16 de maio) Depois do fracasso do “Godzilla” de 1998, os produtores do novo filme do réptil gigante estão apostando no mistério (até agora o monstro não apareceu completamente em nenhum trailer do filme) e no peso de seu elenco, que inclui o ótimo Bryan Cranston (“Breaking Bad”), Aaron Johnson (“Kick-ass”) e Elizabeth Olsen. Na nova trama, o físico nuclear  Joe Brody (Bryan Cranston) perde a esposa Sandra (Juliette Binoche) em um estranho acidente na usina onde os dois trabalhavam no Japão. Cerca de dez anos depois, Godzilla ressurge no mar e o filho de Brody, Ford (Aaron Johnson), é o encarregado de liderar uma ação militar contra o monstro.

X-Men - Dias de um Futuro Esquecido (22 de maio)

Os acontecimentos de “X-Men – Primeira Classe” desencadearam um futuro violento, onde os mutantes são perseguidos sem dó nem piedade pelos “Sentinelas”, robôs criados justamente para encontrálos e eliminá-los. Em uma tentativa de impedir que isto aconteça, Professor X. (Patrick Stewart) e Magneto (Ian McKellen) se juntam e mandam a consciência de Wolverine (Hugh Jackman) de volta no tempo para que ele tente remendar a amizade de Xavier (James McAvoy) e Eric (Michael Fassbender). Assim, os dois juntos poderão enfrentar a ameaça representada por Bolivar Trask (Peter Dinklage). Além da volta de Jennifer Lawrence, como Mística, e de Nicholas Hoult, como o Fera, o filme traz pitadas de nostalgia, com a aparição de Halle Berry, como Tempestade, Ellen Page, como Kitty Pride, Shawn Ashmore, como Homem de Gelo, e Anna Paquin, como Vampira. Ah, e não esqueçam: o filme traz a tão esperada primeira aparição de Mercúrio/Pietro Maximoff, interpretado por Evan Peters (“Kick-Ass”)!

Malévola

(29 de maio) Em “Malévola”, Angelina Jolie encarna uma das vilãs mais famosas da Disney para contar a história da “Bela Adormecida” a partir do seu ponto de vista. No filme, vemos Malévola antes de ser a “bruxa má” do desenho clássico, quando ela era uma jovem bela e altruísta, criada em um reino pacífico na floresta, e os acontecimentos que desencadearam seu sentimento de frieza e maldade. Além de Jolie, poderemos ver Elle Fanning como Aurora, e Juno Temple, Imelda Staunton e Lesley Manville, como as fadas Flora, Fauna e Primavera.


22

música

Vem fazer D a roda

Raimundos acaba de lançar seu oitavo trabalho, “Cantigas de Roda”, pra matar a saudade dos fãs, que esperaram 12 anos pra bater cabeça com a banda

Fotos > Patrick Grosner

Alexandra Korndorfer

igão, Canisso, Marquim e Caio estão de volta com tudo. Na verdade, nestes 20 anos de banda, eles não tiraram férias. Foram oito CDs dos Raimundos e vários outros projetos e parcerias com bandas, sempre mesclando o hardcore com outros sons que só um país tão grande como o Brasil pode proporcionar. E pra mostrar que os Raimundos são ainda maiores, “Cantigas de Roda”, que nasceu na casa dos pais do Digão em Brasília, acabou sendo gravado em Los Angeles, nos estúdios Firewater, de Billy Graziadei, vocalista da Biohazard. Depois de uma semana por lá, a finalização dos trabalhos foi

em território nacional. E sabe quem conheceu este trabalho em primeira mão? Os 1699 fãs que participaram do financiamento coletivo, a grande ferramenta de trabalho, que garantiu a legítima inspiração do quarteto. Show só para eles, download exclusivo e o CD autografado foram algumas das recompensas para aqueles que acreditam na máxima que os guris gostam de contar: “Muito prazer, nós somos o Raimundos, os malucos de Brasília. Se alguém chegou a pensar que o fim esteve próximo, aí vai uma novidade. Aqui ninguém desiste!” Então, a roda está formada!


A conversa Antes do show, que acontece aqui no RS no dia 11 de maio, O Polvo conversou com o Canisso, que falou sobre o novo trabalho, os desafios que enfrentaram, e a contribuição decisiva dos fãs. Confere aí: O Polvo – Vocês são uma banda conhecida pela mistura de ritmos brasileiros, mas este trabalho foi além. Teve uma mãozinha gringa, com a produção de Billy Graziadei. Como aconteceu esta reunião? Canisso – A gente já conhecia o Billy desde o Monsters of Rock, de 96, quando ele veio com a sua banda, a Biohazard. Nos reencontramos algumas vezes por causa dos amigos em comum. E foi um destes amigos, o surfista Binho Nunes, que acabou nos mostrando o lado produtor do Billy. A gente gostou, fizemos um convite, e para a nossa surpresa, ele topou na hora. Mas queria que a gente gravasse no estúdio dele, em Los Angeles. E foi aí que entrou o financiamento coletivo.

maio 2014 > opolvo.com.br

23

As novas cantigas “Cantigas de Roda” é um nome perfeito para o novo trabalho dos Raimundos. É um convite explícito para formar a roda, mas também é uma referência a toda essa molecada que toma conta de cada show. O álbum traz 12 faixas inéditas, que passeiam pelo hardcore “Nó Suíno”,”Cachorrinha” e “Rafael”. As letras apimentadas e de duplo sentido também estão presentes em “Gordelícia”, “Descendo na Banguela”, “Importada do Interior”,”Cera Quente” e “Baculejo”, música escolhida para ganhar o primeiro clipe. O momento atual está presente com “Politics”, lançada como demo no auge das manifestações, e que tem a participação do rapper Cypriano e de Billy Graziadei. “Gato da Rosinha”, é uma música do cantor e sanfoneiro pernambucano Zenilton e “Dubmundos” conta com a participação do rapper SenDog, do Cypress Hill.

O Polvo –Além de bancar a viagem, qual foi a importância do financiamento coletivo para a banda? Canisso - Foi a maneira que a gente encontrou para se desvincular das atuais exigências das gravadoras. Conseguimos ter o controle do nosso trabalho, produzir as músicas, ter independência. E conseguimos bater todos os recordes do Catarse. Conseguimos o valor em uma semana e acabamos dobramos ele. O Polvo – E o retorno para os fãs, como aconteceu? Canisso – Quando a gente decidiu fazer a arrecadação, sabíamos do nosso compromisso com os fãs. Além do show exclusivo, só eles ganharam o CD físico do novo trabalho. “Cantiga de Roda” está disponível para todos nas plataformas digitais, mas tem muita gente pedindo o CD dos Raimundos. O pessoal quer completar a coleção. Os antigos fãs querem o CD novo, mas a molecada também faz questão de ter os seus discos. O Polvo – Vocês acabaram de lançar o primeiro clipe, “Baculejo”. Qual foi a inspiração? Canisso – A plateia é a estrela. Queríamos valorizar o fã, que já está com as músicas na ponta da língua, que vem fazer a roda. Mas já temos muitas ideias para os próximos. Gosto de clipes em que tu não passa incólume, que te desafiam. Queremos colocar a galera para pensar. E no final da entrevista, uma boa notícia: o RS vai ter ainda muitos shows com os Raimundos nesta nova turnê!

Serviço RAIMUNDOS Quando: 11 de maio, domingo, a partir das 21h Onde: Opinião (Rua José do Patrocínio, 834) Classificação: 14 anos

Ingressos: Pista – 2º lote: R$ 40; Pista – 3º lote: R$ 50   Pontos de venda: Lojas Multisom de Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo e Novo Hamburgo Online: www.opiniaoingressos.com.br


24

música Oasis

A comemoração de 20 anos de lançamento do álbum “Definitely Maybe”, obra apresentada pela banda (hoje extinta) no ano de 1994, será marcada pelo relançamento do CD, e o melhor - com faixas inéditas. A edição especial, que virá em uma caixa de luxo, incluirá o CD original, um LP e uma versão do CD com 3 discos que incluem gravações e demos raras. O lançamento está previsto para o dia 19 de maio. Entre as faixas extras, há o single “Whatever” e versões acústicas inéditas de “Live Forever” e “Shakermaker”. Uma demo de “Half the World Away”, gravada por Noel Gallagher em um quarto de hotel, é uma das faixas mais raras da edição, assim como “Strange Thing” e uma gravação ao vivo de “Sad Song”. Ao longo de 2014, serão relançados também os álbuns “What’s the Story (Morning Glory)?” e “Be Here Now”. E se alguém achava que o relançamento deste trabalho da banda e outros que ainda devem vir até o final do ano (“What’s The Story (Morning Glory)”, de 1995, e “Be Here Now”, de 1997) marcaria uma trégua entre a briga dos irmãos Gallagher, se enganou. Logo após o anúncio do CD, Liam tratou de de postar no seu twitter: “Como você remasteriza algo que já foi masterizado? Não comprem. Deixem para lá”.

Acústicos e Valvulados No dia 13 de abril, os Acústicos e Valvulados deram início à pré-venda de seu novo single, “Efeito”, composição da dupla Paulo James e Luciano Albo. Para adquirir a novidade, basta acessar a fanpage da banda, onde vai rolar também uma promoção bacana de lançamento. A música, gravada no verão de 2014 pelo uruguaio Sebastián Carsin ficou disponível no dia 22 de abril, junto com o clipe dirigido por Sérgio Caldas. Esse é o primeiro single digital da carreira da banda.

Silva O cantor supera o dogmático primeiro CD e se aventura pelo segundo trabalho, “Vista Pro Mar”. As 11 faixas continuam a namorar um “dream pop” e a MPB de antes, mas com um sabor mais marcado de pop music. A única convidada é Fernanda Takai, do Pato Fu, em dueto na faixa “Okinawa”. O primeiro single “Janeiro” acabou sendo lançado um mês antes do CD pronto, disponível deste abril, mês que culminou com a sua passagem pelo Lollapalooza. Depois disto, a agenda de shows cresceu, mas ainda nenhuma data confirmada por aqui.


25

meu jeito

Apocalipse Zumbi

Guia de sobrevivência - O Polvo -

De todos os modos como a terra pode acabar (em um futuro nem tão distante assim), o apocalipse zumbi é certamente o mais famoso, apesar de não ser o mais temido. Dependendo da velocidade da infecção, é possível que a gente sobreviva a ele sem muitas casualidades, mas se for sequer parecido com os filmes de George Romero, você só vai conseguir se salvar seguindo algumas regras à risca!

1

Aprenda a cultivar comida. É melhor prevenir do que remediar. Além da escola e do emprego, dê um jeito de aprender a plantar vegetais e cuidar de árvores, assim você garante um emprego bom na nova sociedade que vai se formar depois que os zumbis forem contidos.

2 3

Não entre em postos de gasolina abandonados e no meio do nada. SEMPRE TEM UM ZUMBI NO BANHEIRO.

Não fique com um grupo de pessoas que você não suporta, porque tu sabe que vai ter um mala que contesta todas as decisões. Geralmente é ele que é mordido, não avisa ninguém e acaba matando todo mundo.

4

Não ande de carro em estradas desertas. As chances de seu carro capotar dobram se você estiver fugindo de uma legião de zumbis por uma estrada completamente vazia.

5

Se você ouvir um barulho esquisito vindo de um lugar escuro, não vá averiguar. Sério, não vá averiguar. Principalmente se for um porão sem luz. Tranque a porta e finja que nunca escutou nada.

6

Certifique-se de que você tem tudo o que precisa antes de se barricar dentro de casa. Não adianta nada fechar todas as entradas só pra lembrar que esqueceu do papel higiênico. Zumbis adoram perambular por supermercados e farmácias. É morte certa.

7

Não use armas de fogo. O barulho atrai os zumbis e vamos combinar, armas como o machete e o arco e flecha são muito mais estilosas.

8

E por último, mas não menos importante, fale pros outros se você for mordido! Sem contar, que se você for mordido nos braços ou nas pernas, pode até ser salvo! Vai perder o membro infectado, mas vai sobreviver.


26

meu jeito

Não é só de futebol A que vive a Copa do Mundo

Em 8 de abril a Panini lançou o Álbum Oficial da Copa do Mundo Fifa 2014 Maria Carolina Bastos febre começou! Ainda falta pouco mais de um mês para começar a Copa do Mundo, mas já tá todo mundo se aquecendo e entrando no clima da competição com o novo álbum oficial da Copa do Mundo Fifa, lançado no dia 8 de abril. Só pra você ter uma ideia da magnitude da coleção, o grupo oficial de trocas do Facebook, “Álbum de figurinhas da Copa do Mundo 2014 Panini - Troca e encontros” já tem quase 14 mil membros de todo o país e não para de crescer (fica a dica, se tu tá procurando as figurinhas que faltam, entra lá que vai achar com certeza)! A expectativa da Panini é de que pelo menos 8 milhões de pessoas colecionem o álbum deste ano, então não vai faltar com quem trocar! E não é só isso, esse ano o álbum conta com versão virtual, app pra controlar as repetidas, sem contar que colecionar é muito divertido, fala sério!

Álbum virtual Como se não bastasse completar o álbum físico, também é possível colecionar figurinhas online. Esta é a segunda edição do álbum virtual da Panini e já reúne quase 600 mil colecionadores. Para participar é só se cadastrar no clube Fifa (entra no site da Fifa e vai em “jogos”). Tu já vai começar com alguns pacotes de cortesia, é só “abrir” e “colar”. Todos os dias eles dão mais três pacotes, com cinco figurinhas cada, que nem o álbum físico, e tu pode trocar com outros colecionadores. Tem mais alguns jeitos de conseguir figurinhas, como cadastrar os códigos atrás das holográficas e ficar de olho nas redes sociais da Fifa, da Coca-Cola e Panini, pra aproveitar os códigos promocionais. No total, são 427 figurinhas e quem conseguir completar o álbum até o dia 31 de agosto pode concorrer a prêmios! Ah, dá pra colecionar pelo computador ou através do app, que tá disponível pra IOS e Android.


maio 2014 > opolvo.com.br

Abaixo a caneta e o papel O aplicativo “Panini Collectors” quer acabar com a necessidade de ficar carregando uma caneta e um papel (quando não o próprio álbum) com todas as figurinhas que faltam pra lá e pra cá. É bem simples! Tudo que tu precisa fazer é escanear a figurinha e atualizar a check list! E o melhor é que dá pra compartilhar a lista das faltantes com os amigos pra facilitar a troca! Ele é de graça e tá disponível para Android e IOS.

#meme Uma das partes mais legais do álbum é ver as caretas que os jogadores estão fazendo nas fotos. Este ano está especialmente engraçado, com vários candidatos a meme:

27

Mais um carregamento de figurinhas roubadas Depois de 2010, quando um carregamento de 135 mil pacotes de figurinhas do álbum da Copa do Mundo da África do Sul foi roubado em Santo André, no ABC Paulista, a Panini garantiu mais segurança para os lotes de 2014. Tudo estava indo bem até o dia 22 de abril, quando uma carga de figurinhas foi surrupiada na capital carioca. Mas desta vez, a editora disse que os colecionadores da região não vão ficar sem figurinhas, como aconteceu em 2010. Será?

Ele coleciona Rodrigo Gonçalves Fernandes, de 16 anos, estudante do 2º ano do Colégio Mãe de Deus, de Porto Alegre, coleciona os álbuns da Copa do Mundo desde 2006. “Comecei a colecionar porque aos 7 anos, em 2005, me interessei muito por futebol. Aí 2006 era ano de copa e eu tava meio que viciadinho em futebol, tanto nacional quanto internacional, e resolvi começar o álbum. Eu colecionei também os do brasileirão de 2006, 07, 08, 09 e 10, mas daí cansei e fiquei só com os da Copa”, explica Rodrigo. Ele não só coleciona como troca com os colegas e até já completou o álbum de 2014! “Eu troquei com meus colegas de sala e, quando faltavam só 62 figurinhas, fui a um encontro de trocas na José de Alencar, aqui em Porto Alegre e lá eu consegui completar”. Rodrigo ainda usa o app da Panini e coleciona o álbum virtual “O app da Panini é muito legal, ele mostra as que tu tem, as que faltam e quantos por cento do álbum tu já completou. Agora que terminei o álbum físico, borá completar o virtual!”

As figurinhas mais desejadas A Panini garante que fez um número igual de todas as figurinhas, mas isso não impede que umas figurinhas sejam mais cobiçadas que as outras. No topo da lista estão Messi, Cristiano Ronaldo e Neymar, que são trocados por quantidades absurdas de cromos.

O que eu faço com meu álbum completo? Já completou o álbum? Não entre em pânico! Ainda dá tempo de completar mais um (risos)! Brincadeira de lado, ainda dá pra se divertir com o álbum preenchendo os resultados das partidas e os times que passam de fase. Depois que a Copa acabar, é só guardar em um lugar seguro, quem sabe se daqui a 50 anos ele não vai estar valendo uma fortuna? Afinal de contas, tem gente quem paga três mil reais por uma figurinha da década de 50...


28

meu jeito

Orgulho Nerd/Geek

Maria Carolina Bastos

O

dia 25 de maio marca o aniversário da estreia de “Star Wars – Episódio IV: Uma Nova Esperança” e esta foi a inspiração para a criação do Dia do Orgulho Nerd/Geek. Você pode pensar que, como o filme foi feito nos EUA e a maior concentração de produções e produtos da cultura nerd/geek vem de lá, foram os americanos que criaram a comemoração, mas está redondamente enganado. Foi em 2006, na Espanha, que 300 nerds demonstraram seu orgulho formando um pacman humano e apertaram o start na data. Só em 2008 os americanos começaram a comemorar o dia e desde então ele só ganha notoriedade. Além do Dia do Orgulho Nerd/Geek, em maio são comemorados o Dia da Toalha e o Glorioso 25 de Maio. Sem contar que o dia 4 é o Star Wars Day, mais conhecido como “May The 4th Be With You”.

Neste mês de maio, a gente comemora algumas das datas mais importantes dessa cultura

Dia da Toalha O dia é uma homenagem à série de livros “O Guia do Mochileiro das Galáxias”, de Douglas Adams. De acordo com o autor, a toalha é o item mais importante que um mochileiro deve carregar, pois ela tem mil e uma utilidades. Para comemorar, os fãs levam suas toalhinhas para todo o lado e algumas cidades inclusive realizam “A Marcha da Toalha”.

May the 4th be with you! Dia 4 é o Star Wars Day! E o motivo não é tão glamouroso quanto o do Dia do Orgulho ou o Glorioso 25 de maio, é simplesmente por que a expressão em inglês “May the 4th be with you” (que o quatro de maio esteja com vocês) soa muito como a frase clássica “May the force be with you” (que a força esteja com vocês). A maior curiosidade da data é que a frase nem sequer foi criada por um fã de Star Wars, ela foi usada pela primeira vez em uma propaganda dirigida a Margareth Tatcher, para parabenizá-la depois de ser escolhida como primeira-ministra da Inglaterra.

O Glorioso 25 de Maio Essa é para o mestre Terry Pratchett, criador do universo de “Discworld”. Em seus livros, o “25 de maio” é a data em que se comemora a chamada “Revolução Gloriosa”, onde a monarquia de “Discworld”, um mundo em forma de disco que fica sobre as costas de quatro elefantes (Grande T’phon, Tubul, Berilia e Jerakeen), que por sua vez ficam em cima de uma grande tartaruga (Grande A´Tuin), é substituída por uma república.


maio 2014 > opolvo.com.br

Você é um nerd ou um geek? Se você acha que os dois são a mesma coisa, provavelmente não é nenhum. Os geeks possuem interesses mais específicos e se tornam experts no que gostam. Eles são atraídos por tudo aquilo que é novidade, principalmente quando o assunto são computadores, mas também adoram videogames, filmes e colecionar objetos. Além disso, alguns geeks costumam usar camisetas com frases irônicas e engraçadas. Já os nerds geralmente têm interesse extremo e obsessivo por livros e estudos, são introvertidos e têm dificuldades para se relacionar socialmente. Eles desenvolvem gosto por games, filmes, ciência e computadores. A maioria dos nerds curtem Battlestar Galactica, jogos de RPG, fantasia e ficcção científica, programação e física. Claro que estas definições são generalizadas, mas chegam perto, vai dizer?

29

Os mais famosos das telinhas Não é segredo que o gênero está dominando as telinhas e não tem exemplo melhor do sucesso da cultura ners/geek do que “The Big Bang Theory”. A série encabeçada por Sheldon está no ar desde 2007 e ainda garantiu mais três anos de vida.

Já na Inglaterra, quem dita as regras são Jen, Roy e Moss, os três membros do departamento de técnico em informática de “The I.T. Crowd”. Com somente quatro temporadas (com hiatos e pouquíssimos episódios, como a maioria das séries inglesas) e dois especiais, ela já é vista como uma das séries cults do universo nerd/geek.


30

que viagem

Viajando pela TV Aproveite os programas sobre viagem para escolher seu próximo destino Maria Carolina Bastos

O Mundo Segundo os Brasileiros Nesta série podemos ver grandes cidades turísticas pelos olhos dos brasileiros que moram ali. A cada destino, um novo guia leva o telespectador a lugares pouco explorados e dá aquelas dicas especiais de roteiros, restaurantes e bares longe da badalação e da turistada. Claro que esta personalização rende também histórias e algumas vezes até revelações emocionantes por parte de anfitriões quem amam o Brasil, mas vivem longe dele. Band, terças, 22h (no dia 29 de abril estreou a nova temporada)

Ilhas Paradisíacas Pra todo mundo morrer de inveja neste outono gelado do RS, Karol Knopf e Mariana Goldfarb fazem uma expedição que percorre destinos paradisíacos como Tailândia, Filipinas, Palau, Micronésia e Marshall Islands. Elas surfam, pegam sol, visitam cavernas e cozinham na beira da praia. Ô vida boa! Off, terças, 21h30

Vai Para Onde? Nesse programa, o apresentador Bruno De Luca mostra diferentes destinos e dá dicas de hospedagem, alimentação e baladas para o viajante que quer gastar o menos possível. Na nova temporada ele resolveu mudar um pouco o programa e vai mostrar como aproveitar o melhor de uma viagem (hotéis cinco estrelas, camarote na boate, os melhores restaurantes), sem gastar um centavo. Você pergunta: como? Na aba dos amigos milionários. Só que infelizmente nem todos nós somos amigos de atores globais, então #fail. Multishow, quintas, 22h30min


31

eu vou

serviço Acústico Nx Zero Quando: 9 de maio - Porto Alegre 10 de maio - Novo Hamburgo Onde: Araújo Viana (Av. Osvaldo Aranha, 1000 - Porto Alegre) Teatro Feevale (RS-239, 2755 Novo Hamburgo - RS) Classificação: Livre (menores de 14 anos apenas se acompanhados pelos pais ou responsáveis)

Nx Zero traz Show Acústico para o RS N o mês de maio, os fãs gaúchos do NX Zero podem comemorar: a banda está trazendo um show scústico para apresentações na Capital e no Vale do Sinos. Os eventos estão marcados para o dia 9, no Auditório Araújo Viana, em Porto Alegre, e dia 10, no Teatro Feevale, em Novo Hamburgo. O repertório inclui os principais hits  do grupo, como “Cedo ou Tarde” e “Só Rezo”, além de músicas novas e alguns covers escolhidos pelos músicos. O grande diferencial da apresentação é o formato acústico, que foi estreado em junho de 2013 no Teatro Bradesco, em São Paulo. “Depois de tanto tempo de carreira, é legal buscar novos formatos de show, novos jeitos de mostrar nossa música”, conta o vocalista Di Ferrero. Ele frisa, também, que a

Ingressos: POA: Plateia Alta Lateral – R$ 50,00 Plateia Alta Central – R$ 60,00 Plateia Baixa Lateral – R$ 80,00 Plateia Baixa Central – R$ 100,00 NH: Frisa – R$ 50,00 Balcão Nobre – R$ 70,00 Plateia – R$ 90,00 Camarote – R$ 100,00 Pontos de venda: Site: www.ingressorapido.com.br POA: Telentrega Ingresso Show, Bilheteria do Teatro Bourbon Country, Agência Brocker Turismo, Bilheteria do Oi Araújo Vianna NH: Atendimento Feevale, Bilheteria do Teatro Bourbon Country, Telentrega Ingresso Show, Bourbon Shopping Novo Hamburgo, Agência Broker Turismo Gramado

apresentação terá uma luz diferenciada, especial para a noite. Já acostumados a  fazerem versões desplugadas das canções antes de gravá-las, os músicos contam que montar um set acústico era um sonho antigo da banda. “Já fizemos algumas brincadeiras entre amigos, apresentações pequenas para eventos específicos, mas nunca em um teatro grande e pra valer”, revela Di. Os arranjos foram feitos pelo vocalista e demais integrantes da banda: Daniel Weksler (bateria), Caco Grandino (baixo), Fi Duarte e Gee Rocha (guitarra).


32

eu vou

Criolo em dose dupla

Foto > Luiza Prado

O rap invade o Opinião nos dias 21 e 22 de maio, a partir das 23h. O show do cantor, que já possui uma carreira extensa na música e teve dois DVD’s - “Criolo e Emicida Ao Vivo” e “Nó na Orelha ao Vivo no Circo Voador” - lançados em 2013, tem classificação etária de 16 anos. Ingressos para conferir ao vivo a apresentação do rapper variam de R$ 60,00 a R$ 80,00 e podem ser adquiridos no site e pontos de venda do Opinião.

tEATRO MÁGICO em POA Respeitável público! O Teatro Mágico vai voltar a Porto Alegre! O show acontece no dia 24 de maio, às 21 horas, no Opinião. O novo álbum, que marca a maturidade e a nova fase da banda, será acompanhado por uma estética completamente remodelada, muito mais moderna e arrojada. As crônicas do cotidiano, contadas com muito ritmo e alegria, prometem proporcionar uma experiência única para olhos e ouvidos. No repertório, canções que todos já sabem cantar, como “Camarada D’Água”, “Abaçaiado” e “O Anjo Mais Velho”, além das inéditas “É Ela”, “Todos Enquantos” e “Perdoando o Adeus”, entre outras. Ingressos de R$ 40,00 a R$ 60,00 à venda nas lojas Multisom e opiniaoingressos.com.br. Classificação: 14 anos.

Forfun no Opinião Quem também se apresenta em solo rio-grandense, no dia 25 de maio, é a Forfun. O grupo, que no ano passado acrescentou mais um álbum - “Forfun Ao Vivo No Circo Voador” - à sua discografia, sobe ao palco a partir das 20h. A classificação etária para o show é de 14 anos e os ingressos, que estão disponíveis no site e pontos de venda do Opinião, variam de R$ 30,00 a R$ 50,00.

Humberto Gessinger em Novo Hamburgo Em seu novo show, Humberto Gessinger apresenta músicas de todas as fases da carreira, passando por grandes sucessos dos Engenheiros do Hawaii, além de novas composições do disco “Insular”. O evento acontece no Teatro Feevale (ERS-239, 2755 – Novo Hamburgo RS), dia 8 de maio, a partir das 21h. A classificação é livre e os ingressos, que variam de R$ 70,00 a R$ 120,00,estão à venda na Bilheteria Teatro Feevale, no Bourbon Shopping Novo Hamburgo e pela Telentrega Ingresso Show - telefone 8401-0555.


33

polvo college

maio 2014 > opolvo.com.br

Colégio André Leão Puente Canoas

Fotos > Homero Schuch

03/04

Fundação Liberato

Novo Hamburgo

07/04

opolvo.com.br/college


34

polvo college

Colégio Pedro Schneider

São Leopoldo Fotos > Homero Schuch

08/04

Colégio La Salle Niterói Canoas

09/04


maio 2014 > opolvo.com.br

ColĂŠgio Marechal Rondon Canoas

ColĂŠgio 25 de Julho

Novo Hamburgo

14/04

Fotos > Homero Schuch

10/04

35

opolvo.com.br/college


36

polvo college

Colégio Olindo Flores São Leopoldo

Fotos > Homero Schuch

15/04

Colégio La Salle Santo Antônio

Porto Alegre

16/04


maio 2014 > opolvo.com.br

Colégio Província de São Pedro

37

Colégio Dom Bosco

Porto Alegre

22/04

Porto Alegre

Fotos > Homero Schuch

22/04

opolvo.com.br/college


38

polvo college Colégio Mãe de Deus

Porto Alegre

23/04

Colégio La Salle Dores Porto Alegre

Fotos > Homero Schuch

24/04

opolvo.com.br/college

Colégio Concórdia Porto Alegre

25/04


39

frame

ACONTECEU EM PORTO ALEGRE Deu pra ti baixo astral, vou pra Porto Alegre, tchau!

FOTO > Giovani Paim

facebook.com/giovanipaim giovanipaim@gmail.com



Revista O Polvo 159