Page 1

Ano XII Nº 194

A articulação altamente positiva da Secretária de Turismo, Lena Sessim, juntamente com o entendimento apurado e direto do Prefeito Milton Bueno, resultaram na aprovação da Lei que cede espaço para a instalação do Ponto de Cultura Flor da Areia. O apoio e acompanhamento do Diretor Lutiano Weiss e a eficiente condução do processo pela Câmara de Vereadores, resultou na aprovação por unanimidade do Projeto de Lei, Nº055/2015. O Ponto de Cultura Flor da Areia estará localizado na Praça em frente ao 24H, no local onde está uma academia ao ar livre. A partir de agora aquele espaço passa a ser o Ponto de Cultura Flor da Areia, e em breve teremos sessões de cinema para todas as nossa comunidades, com filmes extra circuito, sendo exibidos em alto estilo. É só levar a cadeira e curtir um filme conosco! Além do cinema teremos oficinas, música, poesia, saraus, feiras e tudo o mais que a cultura pode criar e oferecer.


PONTO DE CULTURA FLOR DA AREIA Finalmente... depois de quase 20 anos de lutas árduas, essas gentes da cultura conquistaram uma vitória muito importante para todas as culturas de todas as comunidades praieiras. O Prefeito Milton Bueno, atendendo ao pedido da Secretária de Turismo Lena Sessim, enviou para a Câmara de Vereadores, o Projeto de Lei Nº055/2015, que cria uma parceria entre a Prefeitura e a Casa da Cultura do Litoral, cedendo espaço para a instalação do Ponto de Cultura Flor da Areia. Importante o apoio e acompanhamento do Diretor de Turismo Lutiano Weiss, bem como a presteza do jurídico municipal, na redação do Dr. Vitalino. Igualmente importante foi a atuação dos vereadores que aprovaram por unanimidade o espaço do Ponto de Cultura Flor da Areia, entendendo a importância da criação deste espaço e da instalação do Ponto de Cultura para o desenvolvimento cultural, social e econômico da nossa gente praieira. Ainda temos muito o que avançar na área da cultura em nossa praia, mas foi dado um passo importante, para o entendimento de que a cultura, pela indústria criativa, unida ao turismo podem ser importantes molas propulsoras de pensamentos e ações que venham a alavancar o tão almejado desenvolvimento com sustentabilidade que tanto estamos precisando aqui em Cidreira. Este movimento em favor da cultura é, por certo, fundamental para que surjam novos e promissores caminhos a serem trilhados com muita luz, pela nossa gente praieira!

Coluna do Luli GREVE É de extrema importância esclarecer para as comunidades os motivos que levam servidores públicos a fazerem greve e, sendo assim, nesta me proponho a elencar alguns dos principais motivos das greves atuais: 1º Historicamente os professores e professoras são desrespeitados em seus direitos mais básicos, como a falta de horas livre dentro da jornada de trabalho para desempenharem as funções de planejamento, atendimento aos pais, busca de novos conhecimentos, entre outros; 2º A escola não recebe as verbas da autonomia financeira há dois meses, ficando inviável a gestão das atividades escolares, pois não é só com palavras que os filhos e filhas da comunidade são educados. Precisamos de telefone com linha disponível, de folhas para impressões, de tinta para as impressoras, de materiais de limpeza e segurança dos servidores; além das inúmeras obras de manutenção que a escola necessita. A direção da nossa escola tem que usar o crédito e o prestígio que tem com o comércio local para continuar operando, contudo essa não é a tarefa dos gestores e gestoras escolares, pois quem deve pagar a conta, nega suas obrigações; 3º Os quadros de professores estão desfalcados e os servidores que ainda estão em serviço não tem sequer o direito de adoecer, pois não tem quem os substitua na sala de aula. Os professores e professoras contratados emergencialmente estão sendo demitidos e, cada dia que passa, nossa escola conta com menos profissionais. 4º A manutenção das escolas estaduais não é realizadas, e com as verbas da autonomia é possível apenas remediar situações graves da estrutura predial. A segurança dos nossos filhos e filhas está ameaçada, pois não existe esforço dos governos para resolver a situação. Estamos trabalhando em condições precárias há muito tempo; e por último. 5º Os salários dos professores e professoras, dos servidores das escolas são, absurdamente menores que os pisos estabelecidos em lei. As cargas de trabalho são imensas e cada dia aumenta mais, com comissões, projetos, pesquisas e datas comemorativa, mas a valorização é inexistente. É claro que esses cinco pontos não dão conta de esclarecer toda a situação precária da educação do Estado, mas servem como parâmetro para que as comunidades acordem e venham para luta, juntamente com os professores e professoras, pois não é apenas conosco que o governo está em dívida, mas sim com nossos filhos e filhas, com as nossas famílias. Sem dignidade ninguém trabalha e não seremos nós os trabalhadores da educação que vamos, novamente, aceitar essa situação humilhante em que o governo nos coloca. Avante na luta! Nenhum direito a menos! Eu acredito...

Insc. Municipal N°008/06 - Insc. Estadual: Isento

Rua Caubi da Silveira, 286 - Praia da Cidreira - RS - CEP: 95.595-000

A TERCEIRA VIA Novamente está se criando uma Terceira Via para as próximas eleições. Isto já foi tentado anteriormente e não deu certo. Tomara que desta vez acertem. Eu, desde já, declaro apoio total à esta idéia. A nossa cidade já está cansada de ser administrada, sempre pelos mesmos e com os mesmos propósitos. Será que não está na hora de acontecer alguma virada na nossa Cidreira? Ainda não está na hora de comemorar, pois as coisas ainda podem mudar. Mas para começar a PENSAR em mudar o destino de nosso município. Contem comigo. NOVAMENTE O LIXO DA CIDADE Nossa cidade está, novamente, tomada de lixo. Em quase todas as ruas se encontram MONTES DE LIXO e na estrada do Campo de Futebol, não são montes, são montanhas de lixo. Ninguém vai fazer nada? E o Ministério Público não está vendo nada? Junto com o lixo vem os insetos, roedores e doenças. Será que a administração não vai fazer nada? AS PESSOAS QUE RECLAMAM DE BARRIGA CHEIA Tem gente que está reclamando de barriga cheia e falando em crise. De que crise se está falando? Será que lembram como era no ano de dois mil? Como eram nossos carros naquela época? Quem conseguia comprar imóveis? Quem podia entrar nas faculdades? Quem podia ter conta em bancos? Qual a nossa renda naquela época? Qual era a renda da maioria? Quantos dólares era uma salário mínimo? Está na hora desta gente que está pregando a volta dos militares, da ditadura e consequentemente das lembranças mais terríveis de quem viveu naquela época e que ninguém mais deveria passar por isto. Parem de ser influenciados pela grande mídia, pelos ruralistas e igrejas. Vamos pensar mais no país e trabalhar mais para melhorar o Brasil e não para prejudicá-lo. Chega de churumela, não tem TERCEIRO TURNO. SEMANA FARROUPILHA Com a proximidade da Semana Farroupilha as autoridades municipais e estaduais tem que pensar nesta novidade de doença equina(mormo). É muito perigoso e é transmissível aos humanos. Não tem cura, nem vacina e é fatal. Se houver desfile na Semana da Pátria e Semana Farroupilha deve também ter fiscalização dos orgãos competentes. Temos que ter cuidado com o contágio pois pode contaminar nossos cavalos e, em contaminados, tem que sacrificá-los. MEU RIO GRANDE ESTÁ PARTIDO Já passamos por poucas e boas com os nossos governadores, mas como o atual ainda não tínhamos visto. Na campanha ele dizia: Meu partido é o riogrande! Hoje ele partiu o estado e fracionou os salários do funcionalismo. O que ele realmente quer é que os funcionários não peçam aumentos. Já caímos nesta esparrela no governo Britto que vendia desgraça para congelar o salários. O meu partido é o melhor para o povo e este Sartorinho, eu garanto que não é. Mas eu não quero terceiro turno. Vamos ter que aturá-lo até a próxima eleição. se ele, não nos quebrar antes. SOU CIDREIRENSE E NÃO DESISTO NUNCA!

ISSN 2446-8843 / Edição N°194 - II de Inverno 28 de agosto de 2015

jornalomarisco@gmail.com

/jornalomarisco

51.3681.3456

/jornalomarisco /jornalomarisco

51.9981.5593


tarrafadas * Aprovada por unanimidade, a Lei da parceria entre a Casa da Cultura do Litoral que cria o espaço para a instalação do Ponto de Cultura Flor da Areia! * Lei Nº055/2015 Aprova a instalação do Ponto de Cultura Flor da Areia! O Local fica na Praça em frente ao 24H! * A Praça do Ponto de Cultura Flor da Areia é o espaço ideal para a realização das oficinas do Projeto Cinemar, além de várias outras ações culturais para as nossas comunidades. * Professores Estaduais de Cidreira em Greve pelo direito de receber seus salários integralmente. Se o trabalho é integral o salário é integral! * O Movimento Agosto Roxo culminou com uma caminhada até o centro da cidade. O Movimento foi de iniciativa das alunas da Escola Raul Pilla para alertar as nossas comunidades sobre a violência contra as mulheres da nossa praia. * O Movimento Agosto Roxo pede que as mulheres, amigos e amigas ou parentes, que denunciem os casos de agressão contra a mulher em nossa praia. * O Projeto Boizinho da Praia segue cada vez melhor! As oficinas de violão, canto, percussão e movimento praieiro seguem avançando e em breve teremos uma brincadeira do Boizinho da Praia! Participe! * Os Encontros do Boizinho da Praia acontecem todos os sábados, a partir das 10h, na Escola Herlita Teixeira, e está aberto para a participação de tod@s! É só chegar! * Balneário Pinhal realiza a Conferência Municipal da Juventude! * Está criado o Núcleo de Cultura e Tradição “As Estancieiras” da Casa da Cultura do Litoral. Uma representação cultural das mulheres praieiras ligadas as ações culturais para desenvolver ações de gênero e outras para o desenvolvimento cultural e social de nossa gente praieira. * Na coordenação do núcleo “As Estancieiras” está a pesquisadora professora Maria Faistauer. Excelente iniciativa das mulheres do Pinhal. * Vamos proteger as aves da praia?! Este é o desafio lançado pelo fotógrafo e ecologista Pedro Gonçalves. O Movimento é em favor das aves e contra a mutilação sofrida pela violência contra os pássaros da praia! * Departamento de Jardinagem trabalhando para deixar a nossa cidade mais bonita. O esforço da equipe do Rodrigo Neto tem sido notado pelas pessoas quando andam pelas ruas mais bonitas e cuidadas. * Assumem os membros do COMTUR - Conselho Municipal de Turismo de Cidreira. Na cadeira da cultura estão Vinícius Lara e Léo Monassa da Casa da Cultura do Litoral. * Vem aí o Cineclube O Marisco! Cinema na Praça do Ponto! Em breve teremos cinema na praça para todas as comunidades! É só trazer a cadeira de praia e vamos todos ao cinema na Praça do Ponto! * Na Praça do Ponto teremos encontros artísticos, roda de chimarrão, saraus na praça, palavraria, poesia na praia e muito mais! Participe! Olha o Agosto Roxo...

* Passaram mais de dez anos e nós de Cidreira continuamos sem um representante municipal de cultura. É um absurdo! É ridículo! * Quem sabe agora que a Prefeitura abriu diálogo com a gente do campo da cultura, agora também resolvam cumprir a Lei do Conselho Municipal de Cultura e a Lei do Fundo Municipal de Cultura. DemorÔ! * O Lixo no entorno do estádio e nas proximidades da Escola Herlita é assustador! Onde anda o MP que não viu este flagelo que coloca em risco a saúde da nossa gurizada da praia? Tá Loco?! * Aquele “Calaboca” que fizeram na estrada Rs786 não serviu para amenizar a situação que continua muito perigosa não só naquele trecho, mas em muitos outros. * A Estrada na frente da Escola Ildo Meneghetti está virada num furdunço! Não dá prá acreditar que aquilo é a única via de acesso pela cidade para o Balneário Pinhal, Magistério e Quintão. * O Governador Sartori está saindo muito pior que a encomenda, além de mexer no bolso do trabalhador, ainda quer calar as reivindicações de ajuste salarial que certamente virão. Tá ruim e tem espaço prá piorar! * Terceira Via, com propostas mais a esquerda, aposta em um governo popular com a participação das comunidades para melhorar Cidreira. Este artifício pode mudar a cara da cidade, mas também pode garantir a permanência destes que aí estão. * Confusão para conseguir uma simples cópia de Lei na Câmara de Vereadores. Ou querem ser mais reais que o Rei, ou não sabem nada de Leis, direitos e acessos ao cidadãos. Vamos se informar e trabalhar! * Vereador Paulo Catarina tem contas reprovadas pelo TCE-RS, quando da sua gestão na Câmara de Cidreira. Vai ter que pagar multas! * No dia 06 de agosto, completou 70 anos que os Estados Unidos lançou sobre pessoas inocentes a primeira Bomba Atômica matando instantaneamente mais de 78 mil pessoas e muito mais que isso nos anos que vieram, por causa da radiação! * Muitas baleias, botos, tartarugas e pinguins foram encontradas mortos nas nossas praias. A grande mídia e os pequenos cientistas colocam a mortandade na conta de um estranho processo de seleção natural que mata deixando marcas de ferimentos profundos de redes e cabos dos pesqueiros que navegam livre e ilegalmente pela nossa costa todos os dias. Nós da praia sabemos que a coisa não é assim. * Mudou tudo... e pode mudar mais!

Atenção! Vamos delatar a violência contra a mulher na praia...

É sem Perdão...

Uma Via...

3

Duas Vias...

Sabes o que é? Tão dizendo que é medo do Sartori...

Três Vias?!

PONTO

RÁDIO DAS

CHAVES

S51-9735-9766 Chaves na Horas Consertos de Fechaduras Troca de Segredos Chaves de Automóvel 46 Anos no Ramo! Rua Júlio de Castilhos Centro-Osório


4

reflexo

DEBATE

Marcos Emerim

Hoje, nesse momento que o amigo e a amiga pegam em suas mãos esse jornal e leem essa coluna, começo nela minha humilde participação. Aqui, nos próximos tempos, irei falar um pouco de coisas da vida: trabalho, estudo, política, sociedade e, claro, muita cultura. Tudo a partir dos olhos da praia, como um bom litorâneonorte gaúcho! E se essa última expressão usada não existe na “língua padrão” não importa; pois, ainda que a gramática seja necessária para determinados espaços, na cultura popular, certamente, não é a sua corretude o que mais tem significado. Aliás, aproveitando o gancho, convido ao amigo e a amiga a refletir um pouco sobre a Escola (ela mesmo) que existe no nosso Litoral. Sou estudante de Pedagogia, da Unidade local da UERGS, e tenho andado, como exige a instituição, por várias Escolas de nossa região. Para a realização de pesquisas, observações e práticas, vamos conhecendo diversos lugares, nos tornando íntimos dos diferentes grupos e tomando consciência das mais variadas realidades. E, entre tantas coisas que vêm a cabeça – dúvidas, questionamentos, complexos, inspirações – o que mais chama a atenção, pelo menos para mim, é a indagação (quase “filosófica” mas, sem dúvida, essencial) sobre o que de fato é a Escola, enquanto oferta de educação, para a nossa região. O que ela representa para os moradores e as moradoras locais? Como ela trata as crianças, os jovens e os adultos? O que se ensina nela e, importante, como se ensina? Confesso que, de forma contundente, ainda não encontrei respostas. Antes de tudo porque, como estudante em formação que ainda sou, não me atrevo a tecer teorizações mais profundas sobre algo que, certamente, tem muitas problemáticas e contradições. Porém, por outro lado, penso que, no sentido contrário do que poderia sugerir o academicismo clássico, creio que apenas conseguiremos desenvolver uma ideia mais exata sobre isso se partirmos da raiz e buscarmos dar espaço para tais “teorizações” dos próprios sujeitos que queremos ouvir. Pois, como nos ensinou um grande brasileiro chamado Paulo Freire, o que é do povo ninguém melhor do que o povo consegue compreender. Nesse sentido, deixo o espaço dessa coluna aberto aos/as que queiram contribuir com ideias, opiniões e sugestões para a discussão. E para isso não precisa ser erudito, estudioso ou “cientista”. Estuda? Tem filho ou filha na escola? Então vem para o debate. Para encerrar, cito um pensamento do amigo Luis Ertzogue, sobre os tempos de angústias e conflitos que vivemos. Onde, sem dúvida, essa Escola da qual tratamos assume um papel fundamental. “Em torno de muita violência, temos a força e as armas para combater com precisão e paciência. A arma é a inteligência. E a força, a liberdade que temos para usá-la com amor e verdade.” Luis “Zinho” Ertzogue Vai contribuir com o debate? Contatos: 51. 8301-7834. Email: marcoseemerim@gmail.com

A política de meter a mão no bolso dos trabalhadores do governo Sartori está colocando o nosso Estado em marcha para a paralisação geral! Já estão parados os professores, os policiais civis e a BM. Muitos setores dos serviços públicos estão oferecendo a operação padrão e assim o Estado vai parando, rumo a quebra total. Cumprindo a agenda neo liberal, o governador implanta o caos total, atingindo diretamente a vida de cada um trabalhador gaúcho, para dentro em breve anunciar que só poderá pagar o salário de cada trabalhador se vender o patrimônio do povo gaúcho. Já estão apontando com a venda de parte da CEEE e Corsan. Podem esperar para breve o anúncio da venda de parte do Banrisul e de tudo o que o nosso povo trabalhou muito para construir. A educação já está sendo colocada na vitrine com a abertura da intervenção da iniciativa privada direto na escola. Saindo a educação da responsabilidade do Estado. Fica, para o empresário, aberta a possibilidade de lucrar com o grau de analfabetismo das crianças brasileiras. Assim como ficará para alguns a possibilidade de lucrar com um maior número de pessoas trancafiadas nas cadeias privadas.

Professores mobilizados na Concha em Cidreira

LAN HOUSE

FARMA

INFORMÁTICA

CENTER

LUCAS GAMES s51.3601.1635 www.restaurantebardolargo facebook/restaurantebardolago

S(51-3601-1059) E-mail/Skype: vendas@storetecnologia.com.br www.storetecnologia.com.br

Rua Mal. Floriano Peixoto, 960 Largo dos Estudantes Centro/Osório-RS

TELE ENTREGA S51.3601.2305

Lanches

Rua Machado de Assis, 407 Loja 02 - Centro - Osório

Tele Entrega 51.3601-2242 / 9614-7406 8246-3060 / 8928-7599 Aqui vc Come Bem!

Av. João de Magalhães, 1715 São Francisco II - Tramandaí

Rua Machado de Assis, 139, sala 01 Centro, Osório-RS.

Formatação de PC's e notebook's; instalações de jogos e limpezas; manutenção e venda de peças em geral.

S51.8926.8852 No mundo Digital da manhã a madrugada Rua Sta. Fé, 144 / Bairro São Francisco


Circuito de abpSkate em Cidreira e Balneário Pinhal

PPCI nas Escolas do Balneário Pinhal O Prefeito Palharin, juntamente com a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Ana Clara Ogando, assinaram na última quarta-feira, dia 19/08 os processos com os projetos dos Planos de Prevenção de Incêndio (PPCIs) dos prédios da Escolas Municipais. Dentro dos projetos estão todas as EMEIs e EMEFs localizadas na Sede, Distrito do Magistério e do Túnel Verde. As instituições serão certificadas pelo laudo dos bombeiros, e também com todo enquadramento necessário para a segurança dos diretores, professores, servidores e alunos. É absolutamente prioritário que os espaços que abrigam centenas de crianças e jovens estejam legalmente resguardados para que nenhum sinistro ou coisa que o valha venha a fazer lamentar pelo que devia ter sido feito. A atenção da Secretária Ana Clara Ogando e a preocupação do Prefeito Palharim demonstram a excelente qualidade de atenção que é dispensada aos estudantes no Balneário Pinhal.

2ª Festa Recordando as Tradições Em homenagem a todas as tradições e ao Dia do Jovem Tradicionalista que convidamos a tod@s para festejar junto conosco! No dia 05 de setembro, a partir das 13h, na Rua São Jerônimo esquina com a Rua Luciana de Abreu. A realização é do Cantinho das Artes, um coletivo de artistas da praia, preocupados com os espaços e momentos de aprendizado para a construção cultural das nossa comunidades praieiras.

Cidreira Deu muita sorte a galera do skate pois estavam ensolarados os dois finais de semana, quando ocorreram a primeira em Cidreira e a segunda etapa do Circuito abpSkate. O evento reuniu a galera da praia praticante dos esportes radicais. Muita movimentação que reuniu um bom número de skatistas da praia e foi além pois o evento foi muito prestigiando, recebendo umas feras de outras cidades do litoral e da região metropolitana. O circuito foi ótimo, a qualidade técnica surpreendeu quem foi assistir ao circuito. Muito satisfeita ficou a rapaziada que além de poder praticar algumas manobras mais arriscadas, ainda receberam troféus pela boa apresentação. Muito bom para a nossa gurizada da praia que tenham cada vez mais eventos como este, pois durante os meses de inverno o nosso pessoal fica meio esquecido, então é muito positiva a iniciativa dos promotores do evento! Muito Bom!

DIA 05/SETEMBRO, às 13hs Shows, Musicais, Danças, Brechós, Bijus, Pratos Típicos e muito mais! Participe!

Balneário Pinhal

LIXO ESTRANHO NO MAGISTÉRIO... MUITO ESTRANHO... Nas areias da praia do Magistério, bem junto as dunas primárias, foram encontrados muitos lixos, porém o que é muito estranho é o lixo é oriundo de um mesmo foco. É tudo lixo de alguma mecânica, ou desmanche de automóvel. Pelo tipo mais parece que muito material de carro demolido foi jogado, descartado na beira do mar, Parece que um desmanche clandestino resolveu se livrar do seu lixo e escolheu, casualmente, a beira da praia do Magistério para largar a sua podridão. Não sabemos se a polícia, também achou suspeito e foi dar uma verificada no local, mas se fosse seria bem interessante. Também não sabemos se a Prefeitura conseguiu identificar quem foram os porcalhões que sujaram a beira da praia. Mas o certo é que é muito estranho mesmo que este tipo de lixo tenha aparecido na beira da praia, logo agora na baixa temporada. Então gente, vamos se ligar nos movimentos suspeitos por aí, pois daqui a pouco aparece até carro inteiro no mar.


6

comunidade

O Balneário Pinhal foi contemplado pelo TRE-RS com o recadastramento biométrico. As próximas eleições, no Balneário Pinhal, já poderão contar com o que temos de mais avançado tecnologicamente falando. O top da tecnologia para a realização de eleições existente em nosso país estará sendo aplicado no Balneário Pinhal. Então é importante que todos e todas tenham clareza que é absolutamente necessário que compareçam no Cartório eleitoral em Tramandaí para a realização do cadastro. Assim teremos uma eleição passada a limpo no Balneário Pinhal! Bom pleito para todos e todas! Vamos recadastrar!

Janice Teixeira de Cidreira está nas Olimpíadas Rio 2016 A Janice Teixeira é filha do saudoso Tio Pedro e da Dona Suria, baluartes da nossa comunidade praieira. Janice cresceu aqui em Cidreira, depois, já como professora, deu aula prá nossa gurizada, inclusive lecionando na escola do Túnel Verde. Janice conseguiu atingir o índice olímpico, recentemente em uma prova no Azerbaijão, ela está em treinamento pegado para disputar as Olimpíadas Rio 2006 na modalidade Tiro Esportivo - Fossa Olímpica. Boa sorte para a nossa atleta olímpica.

Jardinagem e boas mãos para uma Cidreira mais bonita!

Excelente trabalho que o fotógrafo Pedro Gonçalves está apresentado para as nossas comunidades praieiras. Um riquíssimo cadastro com todas as espécies de pássaros que vivem na nossa região praieira. Um levantamento que exigiu muita dedicação e várias horas de trabalho. Nossa região é abrigo natural de muitas espécies, muitas delas, inclusive em perigo de extinção. Então é necessário que conheçamos as nossa riquezas naturais e saibamos identificar, proteger e preservar as nossa aves praieiras. Um ótimo trabalho em favor da natureza. Adquira o seu!

Vem chegando a Primavera e para recebermos a estação das flores com todo o colorido e perfume que nossa cidade merece, o Departamento de Jardinagem está cuidando da nossa cidade. A coordenação é de Rodrigo Neto que com a sua equipe está fazendo um belo trabalho de arborização e ajardinamento em nosso município. Para dar conta de embelezar todos os espaço da cidade, agora o departamento conta com uma nova estufa, maior estrutura de armazenagem e uma equipe qualificada e dedicada. Cuidar da natureza, embelezar a cidade dando mais alegria aos olhos de todas as comunidade é tarefa que trás muita satisfação. Vem chegando a estação das flores na nossa praia! Vamos cuidar!

Laguna e Cidreira, tudo a ver! Quem pensa que a história da nossa Praia da Cidreira começa com os veraneios está muito enganado! Em 1726, data gravada na nossa bandeira, uma expedição vinda de Laguna, comandada por Brito Peixoto, composta por portugueses açorianos, guiada por índios Caarijós, com homens e mulheres negras, trazidos para o trabalho, além de mestiços que eram chamados de "filhos da terra", registraram a passagem por esta beira de praia, então chamada de: "Campos da Cidreira", confirmando que a nossa Praia da Cidreira tem muita história prá contar. Vamos prestar mais atenção nesta linda história de importância ímpar para o Estado do RS.

Rádio O Marisco

98.9FM


comportamento Enquanto o mundo inteiro voa na velocidade da informação, onde as cada vez menores máquinas eletrônicas ditam a moda dos “touch” em uma velocidade espantosa que atravessa e vaza o planeta de cabo a rabo, ainda existem alguns desavisados que pensam que estão no século passado e teimam em apresentar políticas públicas retrógradas e ultrapassadas. Se de um lado existe a boa vontade para fazer com que a nossa cidade tome um impulso e vá para a frente de modo que possa oferecer aos seus cidadãos uma perspectiva melhor de vida, por outro lado ainda existem aqueles perebas que pensam que podem convencer, com uma conversa do tempo da Pharmácia com “Ph”. Os tempos são outros. E são bem outros! As tecnologias nos mostram que temos que acelerar o passo e o pensamento. para não corrermos o risco de ir ficando cada vez mais para trás, até chegar o ponto de sermos tão ultrapassados que absolutamente mais ninguém vai querer nos ouvir. Nossa cidade não merece viver mais momentos de retrocesso e estagnação. Precisamos acordar para uma nova vida. Merecemos!

7

O Conselho de Representantes da UGEIRM se reuniu nesta quinta-feira (27), na Sede do sindicato, para discutir e deliberar sobre a paralisação de quatro dias, que começa no dia 31 de agosto. Após uma avaliação extremamente positiva da Segunda Marcha Segurança Para Todos e da paralisação de três dias, realizada pela Polícia Civil entre os dia 19 e 21 de agosto, os representantes começaram a organizar a próxima paralisação. O movimento paredista foi deliberado na última assembléia da UGEIRM, caso o Governo efetuasse novamente o parcelamento dos salários. As notícias veiculadas pela imprensa, dão conta de que nesse mês o valor de corte será ainda mais baixo. Alguns jornais falam em R$500 e outros em algo próximo de R$600. O próprio governo já dá como certo o parcelamento, inclusive admitindo um valor ainda menor do que o pago no mês de julho. O foco de reivindicação da paralisação será, além do parcelamento dos salários, a rejeição dos projetos do governo que atacam direitos dos servidores públicos. Entre eles o PLC206 que cria uma nova lei de responsabilidade fiscal, impedindo a implantação da nova Tabela de Subsídios da Polícia, a convocação dos 650 aprovados no último concurso e a realização de promoções. O movimento também visa a recusa do PL303 que implementa a aposentadoria complementar para os servidores públicos e do PL242 que extingue a Licença Prêmio no Serviço Público. A reunião também deliberou pela luta contra o projeto que aumenta impostos, enviado pelo governador Ivo Sartori à Assembléia Legislativa. Para o vice-presidente da UGEIRM, Fábio Castro, “não será aumentando impostos que enfrentaremos a crise financeira do nosso Estado. O movimento dos servidores já apresentou alternativas. Temos que atacar a origem da crise, que é a questão da dívida pública. Enquanto não estancarmos a verdadeira sangria dos cofres estaduais, ocasionada por essa dívida, não adianta aumentar impostos. Isso só vai quebrar ainda mais o Estado, diminuindo nosso crescimento econômico e penalizando a população”. Paralisação dia 31/8, 1, 2 e 3/9 Da Frase - "Prefiro os que me criticam porque me corrigem, do que os que me adulam, porque me corrompem".

Não é de hoje que temos um caso de alagamento crônico bem na frente da Escola Raul Pilla. O caso merece maior atenção pois não é pouco o número de crianças e jovens que tem que fazer mil macaquices para conseguir ultrapassar o lagoão do Raul, isso quando não são obrigados a passar o turno com os pés molhados, pois não tem outro mode de acessar a Escola. Também dentro do pátio a situação é delicada pois formam-se lagoas que impedem que a gurizada acesse os pátios. Bem que a Secretaria de Obras poderia dar uma olhada no Lagoão do Raul e quem sabe colocar umas caçambas para aterrar as lagoinhas do pátio da escola. A comunidade escolar agradece a atenção!


eir a ai

cul

tu r

r ap

Em ato formal no gabinete do Prefeito Milton Bueno que aconteceu a posse do COMTUR Conselho Municipal de Turismo de Cidreira. Colocar em funcionamento o COMTUR é mais uma iniciativa da Secretária Lena Sessim, que está dando novas dimensões as ferramentas de participação social em nossa cidade. O funcionamento do Conselho de Turismo é fundamental para que possamos acessar a possibilidade de conquistar recursos para o desenvolvimento do turismo em nossa praia. Os acesso a editais federais só podem ser feitos se o município tiver alguns órgão funcionando, entre eles está o Conselho, então é fundamental que tenhamos os nossos equipamentos de controle social em funcionamento para podermos pensar em trabalhar turismo. Mais uma vez é acertada a ação da Secretária Lena Sessim que caminha a passos firmes na busca do desenvolvimento turístico com sustentabilidade em nossa praia. Na cadeira dedicada a cultura tomam posse o músico e produtor cultural Marcos Vinícius Lara, tendo por suplente o acadêmico de ciências sociais e compositor Léo Monassa, ambos representantes da Casa da Cultura do Litoral.

As mulheres da cultura do Balneário Pinhal, protagonistas do evento "Café da Estancieiras" em reunião no galpão do CTG Vaqueanos da Praia do Pinhal, criaram o Núcleo de Cultura e Tradição "As Estancieiras", para tratar das questões de gênero em nossa região praieira, bem como para, juntos, construir ações e pensamentos culturais para o desenvolvimento social, cultural e econômico da nossa gente praieira. A coordenação do Núcleo está a cargo da Pesquisadora e Professora Maria Faistauer.

A iniciativa foi das estudantes da Escola Estadual Raul Pilla que vivenciaram situações de violência contra a mulher nas suas casas ou em relações muito próximas, e no lugar de ficarem amedrontadas, resolveram reagir propondo para a comunidade escolar que fizessem uma caminhada alertando a cidade que existem muitos casos de violência contra a mulher e que é preciso dar uma atenção maior para este tipo de situação. A iniciativa logo ganhou adeptos, e um grande número de estudantes, professores e funcionários saíram pelas rua da cidade para convidar as demais pessoa a pensarem sobre o que pode ser feito para coibir os atos de violência contra a mulher em Cidreira. Outras ações estão sendo pensadas e propostas pelo grupo para que cada vez mais as pessoas tenham consciência de que agredir uma mulher é um ato de covardia e deve ser delatado. Isso tem que acabar! Parabéns ao grupo.

O MARISCO 194  

Aprovada a Lei que cede espaço para a instalação do Ponto de Cultura Flor da Areia

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you