Issuu on Google+

ZONA NORTE 1,00

Jaqueline Lima n Página 13

Tiragem: 2.000 exemplares

Ano I - Edição 014

Sesa mantém contrato vencido com prestadora SERVIÇOS

O Ministério Público Federal do Amapá (MPF) ajuizou uma ação contra o Governo do Estado do Amapá (GEA), por irregularidades no contrato com uma prestadora de serviços hospitalares. O GEA tem 30 dias para realizar a licitação para um novo processo licitatório. A empresa Amapá Comércio e Serviços LTDA está com contrato vencido desde fevereiro de 2011, e continua atuando de forma irregular na rede estadual de saúde.

n Página 3

namorada entrega pilantra e manda quadrilha pra cadeia Uma quadrilha de seis “malacos” assaltou um taxista na madrugada de quinta-feira. Abordada, a namorada de um dos bandidos acabou entregando a bocada e mandando todo o bando para trás das grades.

PROSTITUIÇÃO

Aliciadora é denunciada pelo Ministério Púbico Federal n Página 9

n Página 9

SAÚDE

Mais de 45 mil cães e gatos serão vacinados contra a raiva n Página 14

Urbanitários mostram os dois lados da federalização da CEA n Página 3

LAGUINHO

Macapá, 31 de março a 7 de abril de 2012

Filé dO Bairro

Jornal do POVO


Jornal do POVO

ZONA NORTE

Macapá, 31 de março a 7 de abril de 2012

OPINIÃO

Felicidade e competência não se terceiriza

EXPEDIENTE

Jornal do POVO

ZONA NORTE

CNPJ 13.259.568/0001-73

cento restantes são produtos de nossa interpretação dos fatos. ‘síndrome do coitadinho’ e a autopiedade podem servir muito bem para chamar a atenção de outras pessoas, porém, o seu custo é a perda da autoconfiança, autorrespeito e do respeito dos que nos cercam. O ser humano é como um computador que veio ao mundo sem o manual deusuário. Aprende-se novos comportamentos e apreende-se novos conhecimentos, observando, experimentando e modelando comportamentos bem sucedidos. A vida é curta para aprendermos somente através de nossas tentativas, erros e acertos. É sábio aprender a partir das experiências alheias. O tempo vale mais do que o dinheiro. Valer-se de consultores, mentores e coaching, é um excelente atalho para a prosperidade. As ciências se multiplicaram neste último século de tal maneira que conhecimento e experiência, que outrora eram recursos caros e escassos, tornaram-se abundantes e relativamente baratos. Se você ainda os acha caros, com certeza ainda desconhece o quanto valem. A intensidade de nossa vontade é o que determina até aonde podemos chegar. A ação é proporcional ao quanto desen O DONO Grupo Conceito de Comunicação n QUEM MANDA:

Venilton Santos veniltonsantos1@hotmail.com

n QUEM CUIDA: Aracy Neto

netoamapa@hotmail.com

Soeli de Oliveira

é consultora e palestrante do Instituto Tecnológico de Negócios nas áreas de marketing, varejo, atendimento e motivação.

jamos o sucesso. Nosso cérebro é um mecanismo cibernético na busca de objetivos. Segundo a Wikipédia: “a cibernética é a ciência da comunicação e do controle, seja nos seres vivos, ou seja nas máquinas. A comunicação é que torna os sistemas integrados e coerentes, e o controle é que regula o seu comportamento”. Defina seu estágio atual, os problemas que está enfrentando, as dificuldades e insatisfações, e o estado desejado. Também pense sobre onde estará e como estará se sentindo quando alcançar os seus objetivos. É um passo muito importante para a sua vitória, escrever as suas metas e lê-las três vezes ao dia, antes do café da manhã, antes do almoço e antes de dormir, acrescidas das palavras: “Eu quero!” (ação),“Eu posso!” (habilidades) “Eu mereço!”, “Eu me permito!” (crenças). Seus limites são determinados pelas suas crenças. Se você acredita que é capaz de fazer alguma coisa ou que não é capaz, em qualquer caso está certo.

n QUEM DIRIGE: José Marques Jardim - DRT 040 josemarquesjardim@hotmail.com n QUEM AJEITA: André Campos

n QUEM FAZ: Redação n QUEM OLHA: Carlos Magno n QUEM DEFENDE Dr. Eduardo Lopes OAB-AP 392

Jornal do POVO

ZONA NORTE

Enquanto isso na

Artigo

A terceirização se revela como uma das alternativas para se obter uma maior produtividade quando o objetivo é produzir mais com menos. Porém, quando o propósito é ser mais feliz ou aumentar a competência, a terceirização parece não ser o melhor caminho. A felicidade e a competência começam dentro de nós e são atributos de nossa inteira responsabilidade. A altitude que um indivíduo poderá alcançar é diretamente proporcional à sua atitude. A grandeza humana está em assumir e não em “sumir” da responsabilidade por seus erros e fracassos. Grandes realizações estão reservadas para as pessoas de ação; elas não permitem que a ‘paralisia’ das desculpas e do medo as dominem, e se permitem errar e aprender com seus erros com a certeza de que eles não existem, existem apenas resultados. A construção de todos os nossos recursos mentais e físicos é feita a partir de imagens mentais, diálogos internos, sensações e sentimentos. O sucesso começa em sua atitude. Outras pessoas e as circunstâncias só produzem em nós o que permitimos. Dez por cento de nossas mazelas sãoprodutos do que nos acontece, os noventa por

2

“Vamos deixar de sermos egoístas e pensarmos um pouco mais em nós mesmos.” (Que pérola!) O sero mano tem uma missão...” (A minha por exemplo, é ter que ler isso!) “O Euninho já provocar secas e enchentes calamitosas...” (Levei uns minutos para identificar o El Niño...) “Enquanto isso os zoutros .... tudo baixo nive... (Seja sempre você mesmo) “A Xuxa hoje se prelcupa com a situação dos animais.” (É por causa da globalização) “Na Amazonas está sendo a maior derrubagem e extração de madeira do Brasil.” (A culpa é dos carregadore) “O problema ainda é maior se tratando da camada Diozônio!” (Gente, eu não sabia que a camada tinha esse nome bonito) “Não preserve apenas o meio ambiente e sim todo ele.” (Faz sentido) “É um problema de muita gravidez.” (Com certeza, se seu pai usasse camisinha, não leríamos isso!) “A situação tende a piorar: o madereiros da Amazônia destróem a Mata Atlântica da região.” (E além de tudo, viajam pra caramba, hein?) “O que é de interesse coletivo de todos nem sempre interessa a ninguém individualmente.” (Entendeu...?)

n QUEM VENDE Aracy Neto 9133-4677 n QUEM ESPALHA Célio Silva 9181-3029 n ONDE FICA Rua General Rondon, 1467 - Sala 26

n TIRAGEM: 2 mi n QUEM COLABORA Você! De qualquer bairro da Zona Norte entre em contato através do email ou telefone e passe as informações.

Conceitos emitidos em artigos é de inteira responsabilidade de seus autores. Não refletindo a opnião deste veículo. n Email: jornaldopovo-zonanorte@hotmail.com n Fones reportagens: (96) 9121-7368 / 9133-4677

15

ESPORTE

ESCOLA... “A concentização é um fato esperançoso para todo o território mundial.” (Haja fé!)

Macapá, 31 de março a 7 de abril de 2012

FIRE PREVENTION, presença necessária nos eventos de MMA

O bombeiro profissional civil ou bombeiro civil é uma profissão que na prática já vinha sendo exercida nas indústrias brasileiras, no serviço de proteção contra incêndio e prestação de socorros de urgência, mas somente no ano de 2009 que foi regulamentada e reconhecida como profissão. Concomitante ao reconhecimento da profissão, vieram direitos e deveres que norteiam o exercício da atividade do bombeiro profissional civil e somente a partir do conhecimento da legislação específica referente à sua profissão, o bombeiro profissional civil saberá os limites e as implicações das suas ações para desempenhar sua atividade profissional. Mesmo com a normalização federal sobre a profissão de bombeiro profissional civil, algumas lacunas existem, pois não houve ainda a regulamentação dessa lei, ficando os profissionais sujeitos a normas

estaduais, que se diferenciam de acordo com o poder de polícia dos respectivos Corpo de Bombeiros dos Estados onde é exercida essa profissão ou até mesmo convenções coletivas em âmbito estadual. Para os profissionais organizadores de eventos , é conveniente ter a certeza que são profissionais informados e instruídos para dar o melhor de conforto e segurança ao seu evento, esta equipe oferece um suporte de qualidade, para que possam executar seu evento com sucesso e dar mais segurança e comodidade ao público presente. “Somos uma empresa especializada em remoções de urgência e Emergência e resgate em todo tipo de evento fazemos o pré - Atendimento e a remoção se necessário, montamos ambulatório e todo material necessário para o bom funcionamento do evento.” Diz, Augusto Oliveira, Gerente Operacional Administrativo da Fire Prevention.

Estes profissionais são altamente treinados e principalmente motivados para as funções imposta a Eles. A grande maioria dos acidentes poderia ser evitada, porém, quando eles ocorrem, alguns conhecimentos simples podem diminuir o sofrimento, evitar complicações futuras e até mesmo salvar vidas. O fundamental é saber que, em situações de emergência, deve se manter a calma e ter em mente que a prestação de primeiros socorros não exclui a importância de um médico. Além disso, certifique-se de que há condições seguras o bastante para a prestação de socorro sem riscos para você. Não se esqueça que um atendimento de emergência mal feito pode comprometer ainda mais a saúde da vítima.O artigo 135 do Código Penal Brasileiro é bem claro: deixar de prestar socorro à vítima de acidentes ou pessoas em perigo eminente, podendo fazê-lo, é crime.

Entrevista da semana Oberdan Vieira Tenório, o PEZÃO, 24 anos, nascido em Portel no Estado do Pará. Reside no Estado do Amapá a mais de 10 anos, filho do casal José Luiz e Maria Aldenora, tem 9 irmãos, sendo o caçula dos homens. Atleta representante do Clube de Judô Ronildo Nobre, judoca e jiu jiteiro. Desde os 12 anos, Pezão treinava Capoeira, mas veio conhecer o MMA somente em 2008, com uma simples brincadeira aceitou seu primeiro convite para lutar no evento W Combat com o atleta Miojo, onde foi finalizado no segundo round com uma guilhotina. A partir daquele momento, Pezão decidiu dedicar-se aos treinos com mais intensidade e sentiu a necessidade de lutar novamente, mas dessa vez com o intuito de ganhar! Um ano depois, já sentindo-se seguro, aceitou o convite do promoter do Evento Fire fitgh em Fazendinha e lutou

com o paraense, Gilbert Prego. Pezão nocauteou o paraense aos 4`21 do primeiro round, saindo deste aplaudido pelo público ali presente. Naquele momento, Pezão chamou a atenção de outros promotores de eventos e começou a ser convidado a lutar com mais frequência. Participou de 3

eventos consecutivos em Fazendinha mas foram 3 derrotas, mesmo criticado pela família e principalmente com a falta de apoio de seu Pai, Pezão ainda resistiu as críticas e foi a luta, mas saiu a procura de uma academia melhor com mais estrutura, foi então que passou a fazer parte da família Ronildo Nobre e decidiu mostrar para sua família que o MMA poderia garantir seu futuro. Daí então, Pezão passou a ter treinos mais pesados o preparando para enfrentar qualquer atleta de sua categoria. Enfrentou Renan Pitbul do Squadron Orlando Jr e o finalizou com um mata leão, encarou os paraenses Moisés, Pantera, Buche e Bernardo, em eventos paraenses como Marajó Fight, Real Fight e outros. Nocauteou os atletas Bernardo e Pantera, finalizou o Buche e perdeu para o Moisés por pontuação.

Amapazão é confirmado para o dia 29 de abril Ramilton Farias O Campeonato Amapaense de Futebol Profissional, o Amapazão, terá início no dia 29 de abril, com a participação de nove clubes. A confirmação é do novo diretor-técnico da FAF, Rodolfo Juarez. Segundo ele, a competição será um atrativo para os torcedores e interessante para os clubes. O Amapazão será disputado em dois turnos. Mas a novidade é que apenas os seis melhores clubes estarão presentes no returno. No primeiro turno, os 9 concorrentes iniciam a batalha pelo título da temporada. Os seis melhores passarão automaticamente para o segundo turno, e os três piores darão adeus ao certame. A idéia é reduzir a despesa dos participantes. Esta forma de disputa já foi adotada uma vez pela entidade máxima do futebol

amapaense. Os campeões dos turnos farão a final do campeonato, e o clube que ganhar os dois turnos fica com o título e as vagas nas competições nacionais no ano que vem. Os clubes confirmados no Amapazão são: Ypiranga, São José, Santos, São Paulo, Cristal, Santana, Independente, Oratório e Trem. O Mazagão desistiu de disputar o campeonato porque o estádio Aluízio Videira, em Mazagão, está com sua obra parada. E sem poder jogar em seus domínios, o presidente José Carlos “Marmitão” optou por ficar fora. O Ypiranga chegou a anunciar que não participaria, mas depois de uma reunião entre seus presidentes resolver reconsiderar a decisão. O atual campeão amapaense é o Trem Desportivo Clube e o vice é o Santos Futebol Clube.

Ramilton Farias com o presidente da Crônica de São Paulo (SP), Luiz Ademar, comentarista do Sportv em Salvador (BA) participando do Congresso Nacional de Cronistas Esportivos.


Jornal do POVO

ZONA NORTE

Macapá, 31 de março a 7 de abril de 2012

GERAL

14

Projetos Pai Legal e Pai Mais de 45 mil cães e gatos Presente: Estímulo ao serão vacinados contra a raiva Reconhecimento Voluntário de Paternidade O Projeto Pai Legal é uma iniciativa da Justiça Amapaense e tem como objetivo estimular o reconhecimento voluntário e a busca de paternidade para crianças e adultos que não têm em seus registros o nome do pai. Visa alcançar os pais que, por alguma razão, deixaram de reconhecer a paternidade de seus filhos por ocasião do nascimento, estimulando e disseminando a cultura da conciliação, para tal fim. O Projeto Pai Legal nasceu há cerca de quatro anos e é um serviço que a Justiça do Amapá disponibiliza de forma desburocratizada e eficaz. As pessoas interessadas em buscar o reconhecimento de paternidade entram em contato com o Projeto. O processo tramita com celeridade e sem burocracia. O resultado, quando positivo, é encaminhado ao Cartório para a retificação do assentamento civil e para emissão da nova certidão de nascimento, sem custas de averbação e perda de tempo. O Conselho Nacional (CNJ), através do Projeto Pai Presente(Provimento nº 16 da Corregedoria Nacional de Justiça), também criou mecanismos para estimular o reconhecimento da paternidade. Determinou que, além dos serviços já prestados às famílias que procuram a Justiça, o Judiciário encontre soluções para buscar todas as crianças na rede pública de ensino que, por alguma razão, não têm em seus registros o nome do pai ou a paternidade reconhecida. A partir do direcionamento dado no ano passado, durante a última visita do CNJ ao Estado do Amapá, a Vara de Mediação e Conciliação, executora dos Projetos, recebeu os dados de todas as crianças matriculadas na rede de ensino que possuem os dados incompletos em seu registro de nascimento. Só na capital amapaense são cerca de 16

mil crianças nesta situação. Esse trabalho vem sendo desenvolvido também nas comarcas do interior. A Juíza Stella Simonne Ramos, coordenadora dos Projetos, explica que é um trabalho grande e gradativo, o retorno ainda é pequeno. “Nosso papel é buscar as crianças alvos do Projeto. Enviamos cerca de 200 cartas por mês, esclarecendo sobre o Pai Legal e o Pai Presente e daí esperamos que essa mãe venha até nós. A Justiça favorece, mas a família precisa estar interessada e, para tanto, é preciso levar a informação aos Projetos”, explica a Juíza Coordenadora. Existem duas situações mais comuns nos projetos, a primeira, é quando o pai se sente impelido a registrar o filho e procura a Justiça para efetuar o registro. A outra situação, é quando a mãe indica à Justiça o nome do Pai e a equipe do Projeto entra em contato e media o processo. No caso da recusa deste pai em reconhecer a paternidade, a mãe pode iniciar o processo judicial de reconhecimento de paternidade, representando ou assistindo o filho, através da Defensoria Pública. “É importante que a mãe saiba que esse reconhecimento é possível, assim como todos os direitos cabíveis à criança a partir desse reconhecimento oficial. A Justiça apóia e disponibiliza várias ferramentas para executá-lo”, conclui a Juíza Stella Ramos. Os interessados podem procurar o posto de atendimento dos Projetos “Pai Legal” e “Pai Presente” localizado no Fórum Desembargador Leal de Mira. É necessário apresentar a certidão de nascimento do filho ou filha a ser reconhecido (original e cópia) e nome e endereço do pai. Mais informações através dos telefones: 3312-4525 ou 3312-4535

A Prefeitura de Macapá, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) deu início a campanha de vacinação anti-rábica, que pretende imunizar mais de 45 mil cães e gatos. O objetivo é controlar a circulação do vírus da raiva canina e felina, prevenindo a raiva humana. O Setor de Zoonose montou um cronograma que divide as ações entre zona rural e urbana. As equipes estão percorrendo diversas localidades do município utilizando como estratégia de vacinação a visita domiciliar. Neste primeiro momento os técnicos de zoonose estão realizando a vacinação nos distritos e áreas mais afastadas do município. Os bairros selecionados para a primeira etapa foram: Boné Azul, Brasil Novo, Liberdade, Morada das Palmeiras, Residencial Amazonas, Ilha Mirim, Loteamento Parque dos

Buritis, Infraero II, Loteamento Açaí, Loteamento Alencar, Sol Nascente, Conjunto Ipê, Curralinho, Loteamento Caranã, Chefe Clodoaldo, Distrito de Fazendinha, Vila do Coração, Irmãos Platon, Goiabal, Curiaú, Km 09 e Km 14. Localidades como Curiaú, Curralinho e o Loteamento Caranã e Bairro Boné Azul já estão 100% cobertos. A outra etapa programada da vacinação anti-rábica na zona urbana de Macapá será a campanha de vacinação em massa, com 70 postos fixos de vacinação, abrangendo os demais bairros da cidade. O dia “D” está previsto para 26 de maio e os postos estarão funcionando em praças, escolas, Associações de Bairro, das 8:00h às 17:00h. Todos os cães e gatos a partir de três meses devem ser vacinados. De acordo com o diretor de Vigilância em Saúde, Eliton Franco, a campanha se realiza uma

vez por ano e é fundamental para prevenir a raiva. “A vacina é muito importantes para contribuir com a saúde do animal e das pessoas. É muito importante que cães e gatos sejam vacinados anualmente contra raiva, pois eles fazem parte do nosso convívio. Por tanto todos os cães e gatos acima de três meses de idade devem tomar a vacina contra raiva, inclusive as fêmeas que estiverem amamentando, prenhas ou no cio”, finalizou o diretor. A Doença – A raiva é uma doença contagiosa causada por um vírus que pode afetar os animais (mamíferos) e o homem. A transmissão se dá através do contato com a saliva de um animal doente, principalmente pela mordedura. É preciso compreender que nem toda mordida de cão ou gato transmite a raiva. É necessário que o animal seja portador do vírus para que haja a transmissão.

Jornal do POVO

ZONA NORTE

Macapá, 31 de março a 7 de abril de 2012

POLÍTICA

Ministério Público Federal processa Governo do Estado por irregularidade contratual Ruanne Lima O Ministério Público Federal do Amapá (MPF) ajuizou uma ação contra o Governo do Estado do Amapá (GEA), por irregularidades no contrato com uma prestadora de serviços hospitalares. O GEA tem 30 dias para realizar a licitação para um novo processo licitatório. A empresa Amapá Comércio e Serviços LTDA está com contrato vencido desde fevereiro de 2011, e continua atuando de forma irregular na rede estadual de saúde. Se o governo do Estado se negar a atender aos pedidos, a Justiça Federal poderá obrigá-lo a pagar multa diária de R$ 50 mil. Segundo o MPF/AP, o governo estadual contrariou a Lei de Licitações e Contratos Públicos (Lei nº8.666/93). De 2006 a 2011, utilizando-se de 11 termos aditivos, o GEA manteve o contrato com a empresa, que recebe mensalmente R$ 740 mil. De acordo com o promotor da república, Celso Leal, a multa deverá ser paga a partir da intimação. “Pelo simples fato de estar havendo um pagamento sem contrato, sem dúvidas a empresa está sendo beneficiada. O procedimento correto seria o lançamento de uma licitação com a participação de vários concorrentes, mas não foi

este o caso”, destacou Leal. Na última semana, uma decisão do Tribunal de Justiça do Amapá, garantiu a permanência da Amapá Serviços com a Sesa. A decisão ainda determina a suspensão da contratação emergencial de empresas substitutas até a licitação. Segundo o tribunal, houve regularidade na chamada pública e o Estado deve realizar outra licitação.

CPI da Saúde A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembléia Legislativa do Amapá, deverá investigar irregularidades em mais de 50 contratos da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), que segundo o deputado estadual Dalto Martins (PMDB), não tiveram licitação. O parlamentar Keka Cantuária (PDT) estima que R$ 530 milhões foram gastos pela

secretaria de forma irregular, em 2011. Na semana passada, a comissão realizou a primeira sessão ordinária, para a definição das primeiras atividades. Durante a discussão, foram aprovados requerimentos constando agendamento de visitas, percentuais destinados a Sesa, orçamentos, pagamentos para empresas prestadores de serviços, além de convocação de servidores, secretários e diretores de hospitais. Para o presidente da CPI, deputado Dalto Martins, algo que chamou atenção e motivou na investigação foram os voos realizados para o traslado de pacientes. “Um voo no valor de R$ 102 mil reais é estranho. Queremos saber todos os gastos, precisamos comparar valores e analisar”, salientou o parlamentar.

3

Urbanitários mostram os dois lados da federalização da CEA Para o Sindicato dos Urbanitários (Stiuap), a federalização da Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) trará muitos pontos negativos para a empresa. O estado teria que fazer empréstimo de R$ 2 bilhões junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Desse total, R$ 980 milhões seriam investidos em infra-estrutura, e R$ 716 milhões seriam para quitar as dívidas. R$ 304 milhões iriam para a criação de um fundo. Audrey Cardoso, presidente do Stiuap também discorda da criação do fundo. Segundo ele, não existe necessidade disso, uma vez que o recurso de R$ 304 milhões partiu do presidente da companhia, José Ramalho como forma de garantir a participação de 47,5% de ações na CEA. Com isso, o governo pretende fazer a indicação de diretores, conselheiros e outros cargos para manter a companhia nas mãos do PSB. O balanço da CEA feito ano passado, apontou um prejuízo de R$ 300 milhões, atribuído à atual administração pelo sindicato. Audrey diz que a falta de energia elétrica em vários municípios vem da falta de investimentos. Por outro lado, o sindicato reconhece alguns pontos positivos da federalização. Um deles é a remissão do ICMS com o governo, outro é a retirada de juros e multas da dívida da CEA com a Eletronorte, e ainda, o encontro de contas com a Petrobras. “Não aceitamos a participação acionária do governo na companhia com indicação de cargos, pois isso vai gerar dívidas e manter a politicagem, mas existe a parte boa nisso tudo”, destacou Audrey.


Jornal do POVO

ZONA NORTE

Macapá, 31 de março a 7 de abril de 2012

GERAL

8

protocolo de tratamento para esta endemia. Com este curso esperamos facilitar o diagnóstico dos pontos críticos do Programa Municipal de Controle da Malária, para que possamos direcionar melhor nossas ações de forma a otimizar nossos recursos humanos e materiais”, disse Fábio Mourão.

A doença

Malária é uma doença prevalente nos países de clima tropical e subtropical. O vetor da doença é o anofelino (Anopheles), um mosquito parecido com o pernilongo que pica as pessoas, principalmente ao entardecer e à noite. O ciclo da malária humana é homem-anofelino-homem. Geralmente é a fêmea que ataca porque precisa de sangue para garantir o amadurecimento e a postura dos ovos. Depois de picar um indivíduo infectado, o parasita desenvolve parte de seu ciclo no mosquito e, quando alcança as glândulas salivares do inseto, está pronto para ser transmitido para outra pessoa. A Amazônia é a região do Brasil onde ocorrem 98% dos casos de malária.

ZONA NORTE

POLÍCIA

Macapá, 31 de março a 7 de abril de 2012

9

X9 é namorada de um dos bandidos Quadrilha vai em cana.

Semsa realiza capacitação para Supervisores de Malária Os supervisores de Malária da Secretaria Municipal de Saúde estão desde segunda-feira (26), numa capacitação que envolve Gestão Local do Controle da Malária, Supervisão do Cumprimento das Diretrizes de Diagnóstico, Tratamento, Vigilância de Malária e Gestão Local de Medicamentos e Insumos. O evento está acontecendo das 08h às 12h e das 14h às 18h, no auditório da CVS, até sexta-feira (30). A capacitação foi planejada pela equipe do setor de endemias da SEMSA e está sendo ministrado por técnicos da Coordenadoria de Vigilância em Saúde com aulas teóricas e práticas. O foco principal da atividade é melhorar a qualidade do diagnóstico e tratamento de malária. Para o chefe do setor de endemias, Fabio Mourão, a capacitação vai dinamizar as estratégias de controle da malária em consonância com as orientações preconizadas pelo Ministério da Saúde. “A capacitação nos dará condições para implementarmos os novos instrumentos de supervisão e o novo

Jornal do POVO

Vigilância em Saúde inicia Operação Semana Santa Com a aproximação da Semana Santa o consumo de pescado aumenta entre as famílias católicas e preocupa a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) quanto à qualidade do produto vendido em Macapá. Neste sentido a Vigilância em Saúde inicia a Operação Semana Santa – Peixe Saudável, que vai intensificar a partir de amanhã (29), as ações de fiscalização e orientação para garantir a qualidade e a procedência do pescado comercializado nas feiras livres, peixarias, mercados e supermercados. Segundo o Diretor de Vigilância em Saúde, Eliton Franco, o foco da ação é orientar e conscientizar o comerciante sobre o armazenamento adequado do pescado. “Os fiscais irão orientar os feirantes a manter o pescado coberto de gelo, livre de insetos e sem exposição ao sol. Estes cui-

dados devem ser mantidos sempre para que o consumidor adquira o produto em condições adequadas para o consumo. O armazenamento inadequado afeta a qualidade do produto e pode causar danos à saúde da população”, ressaltou Eliton Franco.

Uma quadrilha de seis “malacos” assaltou um taxista na madrugada de quinta-feira em uma das ruas do bairro Universidade. No bando estavam duas mulheres, uma delas menor de idade. Identificado como Klebson Farias Barbosa, 32, o taxista pegou o frete de quatro pessoas em frente a uma boate no Buritizal. O grupo disse que ia para

o Zerão. Klebson tomou o rumo pedido e logo percebeu que estava sendo seguido. Não deu outra, no bairro Universidade a “malacagem” deu o papo de assalto e rendeu o motorista. Na moto, estavam outros dois pilantras. Klebson foi agredido a socos e golpes de chave de fenda. Mas não parou por aí, os bandidos fugiram le-

vando o carro do taxista, um Fiesta sedan prata, placa NEO 7586 que a polícia encontrou a alguns quarteirões. A busca pelos vagabundos começou logo em seguida. Um casal em atitude suspeita foi detido. O pilantra que pilotava a moto foi identificado como “Kaleu”, e deu no pé quando viu os canas. Ele abandonou moto e

namorada. Elaide Pereira Monteiro, 25 anos, deu o serviço informando que a arma do assalto era do seu amor. Elaide foi reconhecida pelo taxista e aproveitar para dedurar o resto do bando. Todos foram presos. São eles, Aeldevan da Costa Sanches, 18, Oberdan Costa de Moraes, 22, Jordy Dorau Marinho Pe-

reira, 18 anos, e uma menor de 17 anos de idade. Com eles estavam três porções de crack e mais seis papelotes da droga, além do aparelho de som levado do carro e seis balas calibre 38 e três de calibre .40. Os cinco malacos já estão na “casa dos artistas” da Duca Serra e a menor vai estar nas ruas pronta para outra daqui a 45 dias.

Além disso, os fiscais irão distribuir material informativo para orientar o consumidor com relação aos cuidados na hora da compra. “Nossa preocupação é que a população adquira produtos de qualidade e garantam a saúde da família”, disse Eliton Franco.

Dicas para comprar pescado:

Peixes: cheiro característico, nunca forte demais; olhos brilhantes e salientes; guelras de cor vermelho vivo, ventre firme e escamas inteiras e presas ao corpo. Peixes secos, salgados e defumados com manchas esverdeadas ou avermelhadas podem estar deteriorados; Bacalhau: não deve possuir manchas avermelhadas ou pintas pretas em seu dorso, que podem indicar deterioração ou bolor; Camarão: o corpo deve apresentar-se firme e rijo; a casca consistente e bem presa e a cabeça aderente ao corpo. Nunca compre camarão com cheiro de amoníaco ou que tenha escurecida a parte que une a cabeça ao corpo. Evite comprar camarão limpo, pois é mais difícil saber se está fresco.

Aliciadora é denunciada pelo Ministério Púbico Federal Depois de seis anos, o Ministério Público Federal no Amapá resolveu denunciar a espertalhona conhecida como “Graça”, que vivia às custas do sexo de menores de idades aliciados. Apenas o prenome foi divulgado. O

negócio funcionava em garimpos da Guiana Francesa e Suriname. Ela teria mantido os menores em condições precárias. De acordo com o MP, os casos ocorreram entre os anos de 2005 e 2006 nos municípios de Laranjal

do Jari, Oiapoque e Macapá. A proposta de trabalho era oferecida tanto para menores quanto para adultos. Transporte, alimentação e vestimenta eram pagos como garantia. O esquema funcionava semelhante ao trabalho

escravo, com o pessoal recrutado tendo que pagar pelo que recebeu. O dinheiro vinha da prostituição. Maior parte do dinheiro dos programas era repassado para “Graça”. Dessa forma, a dívida adquirida

com alimentação, roupas e transporte demorava muito para ser paga. As fugas eram evitadas com vigilância dia e noite. Caso seja condenada, a pena pode ir de dois a oito anos e mais o pagamento de multa.


Jornal do POVO

ZONA NORTE

Macapá, 31 de março a 7 de abril de 2012

CIDADES

Doação de Cestas Básicas As inscrições estiveram condicionadas a doação de uma cesta básica por equipe. Ao final da competição, a diretoria do Sindicato dos Servidores de Macapá em companhia do time vencedor escolherão uma instituição voltada a assistência social a crianças ou idosos, para doar o material arrecadado. As inscrições para o Campeonato de Futebol Amador encerram nesta sexta (30). Não é necessário ser sindicalizado para participar. O torneio é aberto a todos os interessados, desde que estes participem da competição representando um órgão municipal ou qualquer entidade convidada pelo SSMM. Para a edição deste ano, os atletas também serão auxiliados pela equipe de paramédicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, que disponibilizará ambulância durante a abertura do Campeonato. A Prefeitura de Macapá também já sinalizou apoio quanto a realização da Festa do Servidor Municipal, que acontece no dia 29 de Abril, também na AABB.

12

Jornal do POVO

ZONA NORTE

CIDADES

AMPARO SALÁRIOS

Prefeito Roberto Góes reúne com professores para definir reajuste da data base e piso O prefeito Roberto Góes reuniu com representantes do Sindicato dos Servidores Públicos em Educação (Sinsepeap) e encaminhou a discussão de um acordo sobre a data base e o reajuste para se chegar ao piso salarial da categoria. Da reunião também participaram os secretários de governadoria, Alberto Góes, de Planejamento, Joselito Abrantes, de Gabinete, Antônio Meireles, e de Finanças, Edilena Cantuária, além de vereadores. A reunião transcorreu a portas fechadas e para evitar especu-

lações, os números percentuais de reajuste só serão divulgados após o consenso entre as partes. A expectativa é que uma definição ocorra na manhã desta sexta-feira, 30.

Entenda o caso

Na quarta-feira, 28, os professores convocaram uma assembléia geral para discutir a proposta de reajuste da prefeitura. Para surpresa, ao invés de uma deliberação sobre o assunto, foi definida paralisação de dois dias. A prefeitura então chamou os professores e estuda um percentual junto com a categoria.

Servidores disputam Campeonato de Futebol Amador neste fim de semana O Sindicato dos Servidores do município de Macapá (SSMM), em parceria com a Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), promovem hoje, 31, a 4° edição do Campeonato de Futebol Amador “Bola para Frente”. A competição vai integrar servidores de 28 repartições públicas e órgãos da administração municipal. Serão mais de 390 competidores, em equipes de até 15 atletas que representarão as secretarias do município. As equipes favoritas para a disputa do título de campeã deste ano são a Vigilância Sanitária do Município e a Guarda Municipal, esta segunda já conquistou dois títulos em edições passadas. Na sexta-fei-

Escolas de futebol da capital terão apoio do município

Desde terça-feira que as associações de futebol estão contando com o apoio do município. O prefeito Roberto Góes e representantes da Federação Amapaense de Futebol. Os profissionais se disseram desamparados pelo governo do estado e passando por dificuldades financeiras. A Prefeitura de Macapá se comprometeu a dar assistência aos professores e, consequentemente garantiu que o esporte continue resgatando crianças e adolescentes da marginalidade. Para o presidente da FAF, Paulo Rodrigues, a mão de obra dos instrutores deve ser valorizada, pois desta forma os grandes esportistas serão reconhecidos. Os vereadores Aldrin, Gian do

Programação

rio das 8h00 às 15h00. Cada partida terá a duração de no máximo 30 minutos. Somente a partir da próxima semana, começa a fase de eliminação. Os jogos aconteceram de segunda a sexta-feira, no horário

das 18h às 20h na quadra da Arena Soccer da AABB. O Campeonato segue até o dia 28 de abril e a decisão do torneio ocorre no dia 29, durante a Festa do Servidor Municipal onde serão premiadas as equipes vencedoras.

NAE e Acácio Favacho participaram do encontro. De acordo com o coordenador municipal de esporte e lazer, Vítor Jaime, o vereador Gian do NAE irá elaborar projeto de lei que dará legalidade à criação da bolsa assistencial aos professores. “Através deste projeto, a Prefeitura de Macapá irá absor-

ver esta mão de obra. Hoje, cada escolinha possui, em média, 100 alunos, ou seja, são quase mil jovens que estão sem assistência alguma. Por hora, as nossas prioridades são: a manutenção destes professores, o planejamento de competições municipais e definições de convênios”, relatou Jaime.

TANDO TWI Esta semana o foco dos comentários no twitter foi a prestação de contas do ex-governador João Alberto Capiberibe. Depois de 9 anos, o Tribunal de Contas do Estado (TCE), deu o parecer prévio do que se refere a 2001. A Assembleia Legislativa diz que vem solicitando os cálculos há um bom tempo. A demora foi do TCE.

Para descontrair:

Paróquias organizam programações da Semana Santa As paróquias da capital já estão preparando a programação para a Semana Santa, que começa no dia 1º de abril, Domingo de Ramos na Catedral de São José. Para os católicos, este período é marcado por confissões e penitências como o jejum, preparação simbólica para a ressurreição de Cristo.

ra (23), representantes de dez secretarias municipais e convidados participaram de uma reunião que definiu as regras gerais do torneio. Conforme o acordado, todas as equipes inscritas entram em campo neste sábado, no horá-

@ 5

Macapá, 31 de março a 7 de abril de 2012

Outras paróquias como São Pedro, Nossa Senhora da Conceição e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro também estão organizando programações. O Domingo de Ramos ocorre junto à Jornada Diocesana da Juventude, na paróquia Nossa Senhora de Fátima, no bairro de

Santa Rita. Catequese, apresentações culturais e missas estão programadas com a presença do bispo Dom Pedro Conti. A jornada tem a ver com a Jornada Mundial da Juventude, prevista para o ano que vem no Rio de Janeiro, onde o papa Bento XVI confirmou a vinda.

Quinta-Feira Santa, 05 - 19h, Missa da Ceia do Senhor e Lava pés, após a Missa segue o momento de Adoração Eucarística. Sexta-Feira Santa, 06 - 08h, Via Sacra e Procissão do Encontro; 15h, Sermão das Sete Palavras, Celebração da Paixão de Cristo e Procissão com a imagem do Senhor Morto. Sábado Santo, 07 - 21h, Celebração da Vigília Pascal (com transmissão ao vivo pela Rede Vida). Domingo de Páscoa, 08 - 07h30, Missa na Catedral; 09h, Missa na igreja de Santo Antonio, na rua Odilardo Silva esquina com o canal da av. Mendonça Junior; 19h, Missa na Catedral de São José (com transmissão ao vivo pela Rede Vida). Contatos e informações com secretaria da Paróquia de São José pelo fone 32230594. (Pastoral da Comunicação)

ASSOCIAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL, CULTURAL E AMBIENTAL DO AMAPÁ – ADESCA – AP EDITAL DE CONVOCACAO Convocamos a todos a quem interessar em participar da assembléia geral de constituição da ASSOCIAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL, CULTURAL E AMBIENTAL DO AMAPÁ – ADESCA-AP, que ocorrerá nesta cidade de Macapá, estado do Amapá, sito a Avenida General Gurjão, nº. 388, Bairro Centro, no dia 07 de Abril de 2012, as 18h, com os seguintes itens de pauta a tratar: 1. Leitura, discussão e aprovação do estatuto social; 2. Eleição da Diretoria; 3. Eleição do conselho Fiscal; 4. Posse dos membros eleitos aos cargos sociais. Macapá-AP, 27 de março de 2012. JOYSON FELIPE BARBOSA MONTEIRO Presidente da Comissão de Constituição da ADESCA-AP


Jornal do POVO

ZONA NORTE

Macapá, 31 de março a 7 de abril de 2012

CIDADES

6

Falta de energia compromete ensino na escola Almirante Barroso, em Santana O problema de falhas na geração de energia tem causado transtornos em todos os âmbitos que dependem deste bem, que atende as necessidades da coletividade. E a educação também está sendo afetada por este problema, pois, as quedas de energia tem sido constantes na escola Almirante Barroso em Santana. E Para solucionar o problema das falhas de energia elétrica na Escola Estadual Almirante Barroso, localizada no Município de Santana, o Deputado Estadual Charles Marques, solicitou ao Governo do Estado do Amapá, por meio da Companhia de Eletricidade do Amapá – CEA, a substitui-

ção do transformador que atende a necessidade da instituição. A propositura feita em caráter de urgência, justifica-se em virtude das frequentes quedas de energia elétrica na instituição de ensino, prejudicando o bom andamento das aulas, comprometendo assim o desempenho do trabalho educacional realizado na Escola. De acordo com o deputado Charles Marques (PSDC) “a situação prejudica tanto no andamento das aulas como poderá causar risco ao patrimônio público com perdas de equipamentos” afirma o parlamentar que sempre tem procurado atender as necessidades da população.

gestor acompanhado de sua equipe técnica está verificando de perto a situação das instalações para indentificar eventuais necessidades das comunidades. “Nosso objetivo é conhecer as particularidades de cada posto, conversar com os profissionais mas principalmente ouvir a comunidade. Queremos identificar o problema e le-

ZONA NORTE

Macapá, 31 de março a 7 de abril de 2012

11

CPI da Saúde fecha segunda semana com 17 requerimentos aprovados A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde da Assembleia Legislativa (AL) do Amapá, em duas semanas de atividade já aprovou dezessete requerimentos. Os documentos solicitam ações que vão contribuir no decorrer da fiscalização no que se refere a todos os procedimentos da Secretária Estadual de Saúde (SESA). Um dos requerimentos aprovados solicita ao Ministério Público Estadual (MPE) que disponibilize um promotor de justiça para junto da comissão acompanhar os trabalhos de análise documental da SESA. Outro requerimento exige que a Secretária de Estado do Planejamento, Orçamento e

Tesouro emita relatório referente a todos os pagamentos de fornecedores feitos pelo órgão à SESA no período de 2011 a 2012. Ainda por meio de requerimento, o presidente da CPI da Saúde, deputado Dalto Martins (PMDB), solicitou à secretaria estadual de Saúde que encaminhe à CPI a relação nominal de todos os médicos, enfermeiros e demais profissionais de saúde que receberam plantões mensais, especificando a quantidade e o valor recebido por profissional no exercício de 2011. Segundo Dalto Martins há denúncia de que em dezembro do ano passado um médico recebeu 50

mil reais em plantão. “Nós vamos apurar essa denúncia grave. Verificar se outros profissionais da saúde receberam plantão como consta na acusação. Por lei somente o médico tem direito a receber plantão, e

o que chegou até a Assembleia é que enfermeiros e outros profissionais receberam. Na denúncia há valores de plantão absurdos”, destacou Dalto Martins. De acordo com o presidente

da CPI, a finalidade da comissão não é apenas apontar as irregularidades, e sim encontrar soluções para o sistema de saúde do Amapá. “Temos três médicos fazendo parte da comissão e isso nos dá muito mais responsabilidade e compromisso com o nosso Estado durante todo o processo de fiscalização. Não queremos fazer politicagem e sim apontar alternativas para oferecermos um atendimento digno à nossa população”, finalizou o deputado. As sessões da Comissão Parlamentar de Inquérito da Saúde acontecem todas as terças e quintas a partir das 15 horas no plenário da casa de leis.

Sebrae começa a receber adesão de empresas para Projeto Indústria de Macapá e Santana

Secretário de Saúde do município visita postos de saúde dos distritos Visando a melhoria no serviço de atendimento de saúde prestado às comunidades dos Distritos de Macapá, o secretário Municipal de Saúde, Otacílio Barbosa, está cumprindo programação de visita aos Postos de Saúde da zona rural. Aos moldes do que aconteceu nas Unidades de Saúde da cidade, o

GERAL

Jornal do POVO

var a solução o mais breve possível”, disse Otacílio Barbosa. No incio da semana a visita aconteceu no Posto de Saúde de Campina Grande, distante 30 km do município. A reunião aconteceu com representantes da comunidade e da CONAQ, que se mostraram bastante respectivos e conversaram

expondo seus principais problemas, dando sugestões de melhoria. Na oportunidade o secretário de saúde reafirmou seu comprometimento com a requalificação do sistema municipal de saúde. “Hoje obtivemos um grande avanço, traçamos o perfil situcional e firmamos um acordo para executar avanços na qualida-

de dos serviços prestados pela Semsa aqui nesta comunidade”, finalizou Otacílio Barbosa. As UBSs Abacate da Pedreira, Coração, Fazendinha, já receberam a visita do secretário de saúde e naspróxima semana outras unidades serão vistoriadas pela equipe técnica que acompanha Otacilio Barbosa.

Segundo a diretora técnica do Sebrae, Ana Dalva Ferreira, o projeto se justifica pela grande demanda por parte das empresas do Setor da Indústria e em função dos resultados positivos que os projetos desse setor vem alcançando ao longo dos anos de 2009 e 2011, “se faz necessária, no Amapá, a implantação de um projeto com foco específico nos segmentos industriais de diversas áreas envolvidas, para o Planejamento Plurianual 2012 a 2015”, disse. O objetivo do projeto é promover o desenvolvimento do setor da Indústria, por meio da criação de produtos

e serviços para a expansão do mercado e geração de no-

vos postos de trabalho; aprimorar processos produtivos;

melhorar a gestão administrativa e Financeira das In-

dústrias; e viabilizar processos de inovação. São gestores do Projeto Indústria de Macapá e Santana, os colaboradores do Sebrae, André Gomes (coordenador), Antonio Rosa e Tatiane Negrão. Nesta, quarta-feira, 28 de março, às 19h, foi lançado pelo Senai e Sebrae Nacional o Projeto PROCOMPI, específico para o Setor de Sorveteria. Na ocasião, o gerente da Unidade de Atendimento Coletivo do Sebrae, Alexsandro Cascaes e a colaboradora Tatiane Negrão apresentaram o Projeto Indústria de Macapá e Santana.


Jornal do POVO

ZONA NORTE

POLÍCIA

Macapá, 31 de março a 7 de abril de 2012

@

DEOLHO NO FACEBOOK

Detentas continuam passeando pela cidade Quatro mulheres que fugiram do Instituto de Administração Penitenciária no início do mês continuam longe das grades. A fuga aconteceu na noite do dia 1º e só foi percebida na manhã do dia seguin-

te. As internas que cumpriam pena por tráfico de drogas e furto no anexo, escaparem durante a noite. Maria Francidalva Gomes Tavares, conhecida como “Lora”, condenada por tráfico

10

de drogas, Elisangela Cordeiro Rocha, mais conhecida como “Fina”, condenada por furto, Daniella do Nascimento Silveira, conhecida por “Dani” e Jucilene Trindade da Trindade, ambas condenadas pelo crime de tráfico de drogas aconteceu durante a madrugada do último dia 2 de março. Maria Francidalva Gomes Tavares, 32, já havia fugido antes e foi recapturada em Laranjal do Jarí no dia 28 de janeiro por uma guarnição da PM. Ela foi surpreendida na garupa de uma moto. Malandra que só ela, tentou negar a identidade inventando outro nome. Checando, os polícias descobriram um mandado de prisão contra a suspeita, aí a casa caiu. Elisangela Cordeiro Rocha, a “Fina”, dançou para os policiais do 6° BPM no dia 18 de outubro de 2011. O fato aconteceu depois dela furtar uma residência no bairro Perpetuo Socorro.

ZONA NORTE

Macapá, 31 de março a 7 de abril de 2012

CLASSIFICADOS

Jornal do POVO

Rose Belém 91431144 ou 91544011 - Convide os amigos para conhecer produtos 05 estrelas e ganhe uma limpeza facial grátis. -----------------------------Neto do Rádio 91334677 ou 81128487 Trabalhamos com vendas, manutenção e instalação de rádio VHF/HF/Repetidora. Temos equipamentos para comunicação dentro e fora do Estado. Não perca tempo fale ponto a ponto para onde for sua necessidade. EMail: netoamapa@hotmail. com -----------------------------Sandro 91246279 - Pizzaria e Lanchonete Radical - Disk Entrega. -----------------------------Junior 91513877 - Vende-se 01 Máquina de Solda R$400,00, 01 Furadeira Industrial R$300,00 e 01 Balança Digital R$350,00. -----------------------------Tablet 81041672 - Vende-se Tablet R$750,00, com entrada 3G.

7

-----------------------------Vende-se uma casa no Marabaixo II na 4ª Avenida, nº 1948, em frente ao Posto de Saúde. Contém 1 sala, 1 cozinha, área de serviço, 3 suítes, toda forrada em madeira de lei, toda murada, caixa d´água e poço arteseano. Valor R$ 120.000,00. Falar com Pedro Castelo. 9154-0681. -----------------------------Vendo uma linda casa no Jardim Marco Zero, na Travessa Diamante nº 315 - Conjunto Redenção (Barcellos) próximo ao final da Linha de Ônibus “Pedrinhas/Novo Horizonte”. Contendo pátio, garagem, ampla sala para 2 ambientes, cozinha com balcão de marmore tipo americano, dois quartos, sendo 1 suíte com closet, banheiro social, toda forrada, lajotada em porcelanato, área de serviço com depósito e wc, coberta com telha de barro, toda murada, quintal cimentado e cx d´água. Tratar 9141-3430 ou 8128-3028.

ANUNCIE GRÁTIS

Deixe aqui seu anúncio com até 3 linhas de texto, recorte e entregue no ponto de venda do jornal.

Nome: Anúncio:

Telefone:


Jornal do POVO

ZONA NORTE

4

POLÍTICA

Macapá, 31 de março a 7 de abril de 2012

Jornal do POVO

ZONA NORTE

13

FILÉ DO BAIRRO

Macapá, 31 de março a 7 de abril de 2012

Centro de Recuperação Antidrogas é considerado de Utilidade Pública A principal ajuda para quem tenta se livrar das drogas ou do álcool no Brasil vem de organizações não-governamentais. Cerca de 60% das ações de prevenção, tratamento e redução de danos para dependentes são realizadas por instituições sem vínculo direto com o governo. A maior parte leva em conta a concordância do paciente no tratamento e a participação da família na recuperação.

Foi aprovado esta semana o projeto de lei do deputado Eider Pena que considera de utilidade pública o Centro Masculino de Recuperação Antidrogas Lírio dos Vales, no âmbito do Estado do Amapá. O Centro de Recuperação Antidrogas Lírio dos Vales tem como finalidade atender e reabilitar homens que apresentem quadro de dependência alcoólica e/ou química. O trabalho da

Por Enzo Rúbio

Dando

instituição consiste em desenvolver campanhas educativas voltadas a orientar os internos e seus familiares quanto ao uso de álcool e outras drogas. O objetivo da campanha é sensibilizar e conscientizar os usuários quanto aos malefícios causados pelo seu consumo. Outra atividade desenvolvida pela Instituição não-governamental diz respeito a ações sociais que vão desde projetos de

O circo do Conselho I

Pegos de surpresa com a candidatura de Renivaldo Costa, que nada teme, e por ser um dos intelectuais de maior cabedal por

subsídios a estas instituições que contam com apoio voluntariado no desenvolvimento de suas atividades. ”É preciso dar apoio financeiro a estas comunidades terapêuticas que realizam trabalhos voluntários para amenizar os danos sofridos pelos dependentes químicos e seus familiares”. O projeto do parlamentar foi aprovado na Assembleia Legislativa e aguarda anuência do Poder Executivo.

o bocão... destempero veio à tona na comemoração da vitória. Aí ficou claro quem era quem, e quem estava por trás, olhando o espetáculo. Uma conselheira mais exaltada (pode-se dizer doida mesmo) não se conteve ao telefone e disparou: “Ganhamos, vencemos a prefeitura!!!”. Imaginem só.

O circo do Conselho

A eleição para escolha do Conselheiro de Cultura na cadeira de Literatura foi um dos maiores espetáculos circenses, jamais vistos em Macapá. No começo havia somente um candidato, (este à reeleição), apoiado pela deputada do lençol na cabeça, por ser seu cunhado. Por conta disso abdicaram de concorrer vários literatos de renome, já prevendo as manobras próprias da turma governista, com o objetivo de eleger o maior numero possível de conselheiros, além do que têm direito.

combate e prevenção às drogas e ao álcool, até a capacitação e qualificação profissional dos internos, como forma de inserí-los no mercado de trabalho, proporcionando, dessa forma, melhoria na qualidade de vida das pessoas que ali buscam tratamento. Eider Pena reconhece os esforços das entidades que buscam atender às questões relacionadas às drogas e ao álcool, e defende a importância de dar

estas bandas, apoiado por outras demais cabeças pensantes não subservientes e muito menos atreladas à turma do lençol, o desespero bateu. Na manhã da eleição foi um corre-corre, que mais parecia circo pegando fogo. As ordens emanadas via Embratel diziam: “Venha votar urgente. É uma ordem superior”. E desta forma, lacaios surgiram de todos os lados para diminuir as chamas.

Pasmem. Pela primeira vez surgiu uma categoria literária até então desconhecida: escritores de agenda. Estes pseudo-lieratos, por mais absurdo que isto possa parecer tiveram direito a voto. O resultado final, como era esperado favoreceu, sim, ao escritor que se perpetua. Porém, a diferença foi de apenas oito votos, o que gerou agonia total no picadeiro.

O circo do Conselho II

Com o placar de 39 a 47, o

O circo do Conselho III

Zona Norte em Destaque 105.9 FM

Mas vamos falar de coisa boa. Agora todos os sábados, das 8 às 11, o Jornal do Povo Norte está nas ondas do rádio. Você pode sintonizar a Novo Tempo, na freqüência 105.9 para três horas de informação, participação do público e sorteio de muitos prêmios.

Jaqueline Lima n Data de Nascimento: 06/12/1995 n Hobby: Escutar música e estar com os amigos n Signo: Sagitário Filé do Bairro do Laguinho

KITT FOTO STUDIO

Av. Feliciano Coelho, 1630 - Trem - Macapá-AP (96) 3223-5504 / 3223-4383 / 9115-9464 / 8112-6411 Email: oamapa@uol.com.br / k.ap2012@hotmail.com

Seja você também nosso Filé do Bairro. Mande foto para netoamapa@hotmail.com.


Jornal do POVO

ZONA NORTE

GALERA DA CITY

Macapá, 31 de março a 7 de abril de 2012

16

Com Diene Gomes diene-gomes@live.com

Último domingo (25) regado com muita cerveja e churrasco, no Sítio do Velho o aniversário do nosso amigo Aracy Neto. Felicidades. Diretamente da França, esbaldando charme nas águas do nosso Amapá. Maria da Silva

Aniversariou dia 28 de março o judoca Saulo Amaral, desejamos felicidades e muitas conquistas

Aniversariante do último fim de semana, Janine Cruz, comemorou com amigos.

Rodrigão, proprietário do Guincho Catarinense na 3ª Trilha, Equinócio das Águas Pedro Da Lua, grande e irreverente comunicador

AGORA NO RÁDIO

Zona norte em destaque Aos sábados das 8h às 11h

Venilton e Del Moraes, cantor e compositor

Nonato, segurança da LMS.

105,9 FM

Comunidade, política, entrevistas, polícia e muitos sorteios para os ouvintes. No comando: Cláudio Malta, José Marques Jardim e uma grande equipe de jornalistas e repórteres. Sintonize !!!


Jornal do Povo Zona Norte 14