Page 1


foto: Matheus Fernandes, do Blog do Math


olá!

quando quiser compartilhar uma foto ou um texto, é só clicar no aqui no canto superior e selecionar a área desejada da página.

Boa leitura!


foto: Luiza Florenzano | arte no muro: BR Bogossian e Tomaz Viana

carta das editoras

04_


Mais um ano chega ao fim, mais um ciclo se encerra. Foram dias de muito trabalho, dedicação, conquistas e, claro, alguns atropelos, porque a vida é assim, lindamente imperfeita para que possamos aprender a cada tropeço e seguir construindo o caminho dos nossos sonhos, aquele que não apenas nos leva aonde desejamos, mas que nos permite aproveitar a trilha, curtir a vista e colecionar memórias. Neste 2016, completamos um ano de Oca, o primeiro de muitos, com certeza, e só chegamos aqui graças a você que está nessa caminhada conosco, não apenas curtindo nosso trabalho, mas sendo parte integrante dele, direta ou indiretamente. Nossa sexta Edição encerra o ano com aquele gostinho de satisfação, de dever cumprido, de alegria por poder reunir em torno da mesa tanta gente boa que hoje é parte da família OcaPop. Poderíamos dizer que nosso presente de Natal é nosso time lindo de 50 colaboradores ou as mais de 7 mil fotos marcadas com #MinhaCasaPop, mas a verdade é que nosso presente maior é fazer parte do seu dia a dia, levando gotinhas de inspiração para te ajudar a construir seu refúgio criativo, seu ninho dos sonhos. E sabe o que não pode faltar no fim de ano da Oca? Mais inspirações para que as Festas também sejam repletas cor e criatividade! Assim, nossa alma e nossa casa estarão prontinhas para dar boas-vindas ao ano maravilhoso que está por vir! Para caprichar no clima natalino e fugir totalmente do óbvio, temos duas matérias que vão te mostrar o quanto pode ser divertido deixar de lado aquelas tradicionais combinações de cores do Natal e fazer uma décor com a sua cara! E quem adora espalhar carinho presenteando e decorando no estilo DIY vai adorar os projetos que trouxemos para esta Edição! Se tem receitinha boa para te ajudar a fazer bonito? Com certeza! Entradinhas de encher os olhos e um doce facílimo de fazer e, o melhor, super saudável! Falando nisso… Trouxemos uma matéria linda que conta os benefícios que as flores oferecem a nossa saúde. As crianças também têm lugar especial nesta Oca natalina! Vamos conhecer a família de uma mamãe fotógrafa sob seu olhar encantador e também aprender a criar um ambiente lúdico para integrar os pequenos aos espaços da casa - mesmo que ela seja bem compacta! Vai se mudar em 2017? Então, você tem de conferir as dicas para decorar um apartamento alugado e se inspirar com a transformação pá-pum e de efeito de uma ex-cozinha bege. E para te dar uma forcinha a escolher quais cores usar na nova decoração, tem matéria te contando o significado de cada uma delas. E como vocês já sabem, nós adoramos trazer nossos leitores para as páginas da Oca! Por isso, vamos descobrir quais foram as casas mais POPs dos últimos meses, na galeria de finalistas da tag #MinhaCasaPop e conhecer qual foi a décor campeã da vez! O que você está esperando? Puxe uma cadeira, venha sentar-se à mesa conosco, afinal, você já é de casa :)

_05


10

20

38

70 122

86

139 150 170 06_


54

60

índice

CARTÕES PARA ENFOFURAR O NATAL_10 _10 NOSSO PLURALISMO_20 _20 ENTÃO É NATAL_38 _38 #MINHACASAPOP_54 _54 COADJUVANTES CRIATIVOS_60 _60

104 115

5 DICAS PARA QUEM MORA EM _70 APARTAMENTO ALUGADO_70 _86 NATAL DE TODAS AS CORES_86 _104 FLORES & SAÚDE_104 _115 GARIMPO DA OCA_115 _122 PRATICIDADE E BELEZA_122

130 132

_130 UM DOCE AMIGO!_130 CORES: AFINAL, O QUE ELAS _132 SIGNIFICAM?_132 _139 GARIMPO OCA DIY_139 CRIANDO AMBIENTES LÚDICOS _150 PARA PAIS E FILHOS (E AMIGOS)_150 PEQUENA REFORMA NA _170 PERSONALIDADE DE UMA COZINHA_170

178

_178 PAINEL DE CORTIÇA DE PINHEIRINHOS_178 _184 MINHAS 5 DICAS FAVORITAS_184

_07


conheça os colunistas desta edição

no meu não pode faltar... Matheus F er n

Lív i

a

Liraby i l z Ki

- Amor Plu at ra n l Di

- Blog do M at h

cor, família, energia.

a

h

To ul

e Paquet - L

R os

a

Pa

l He

Heloisa: calorzinho da família e motivos para encontrar pessoas queridas! + Aline: o mar para renovar as energias; amor pra preencher o coração e sorte para abrir os caminhos.

pessoas amadas e sabores de infância.

08_

ci

utricionist a -N

Debora

caos e muito amor.

a o is

Drumond

&

das - Ma mã Cal e e n i

uda rt So

Al

r

Maria Emi li a

a família reunida, o som das risadas, o cheirinho das comidas, o brilho das luzinhas e a felicidade por ter a chance de viver tudo isso mais uma vez!

s de n a

muitos planos para o próximo ano!


Ca

Mari

Gab iA l

a

DigaMaria i pa

téfi Ma g Es ch ad

fi Mach Esté ad o

hi

F lá v i a

amor, gratidão, força e esperança para trilhar os próximos 365 do caminho.

Á v il a Bu ara b ji ár

e

B

Oliv

encontros, sorrisos e novos planos!

A Dica do Di a i ar

r. Oliver - M

er

T

luz, abraços, família, amigos, arrepio na nuca e muita vontade de comemorar tudo de novo!

cores, sonhos e planos! de Sigu dim ta

ça

-

r Ja

Sil Fra n

Ana Vian a

A na C a n ta ri

asa Doce Cas -C a ni

a família, aquela sobremesa maravilhosa e os passeios que sempre acabam com histórias engraçadas pra gente lembrar.

o

-

o Bl

Fe rr

amor e contemplação, pelo que foi e pelo que virá.

be

ScrapBi i t r

Ana: gratidão pelas realizações e novos planos + Bárbara: a família reunida em Araxá - MG, fazenda, comidinhas e muita lembrança boa!

flor e muito amor! _09


S

cartĂľes para enfofurar o Natal por Gabi Alberti, do blog ScrapBi

10_


Chegou aquela época do ano que a gente fala: “Nossa!! O Natal está bem aí!”. Essa época sempre chega (todo ano, né?) e quando a gente se dá conta, não fizemos metade do que queríamos para essa data tão linda. É a vida!! Pelo menos aqui em casa é assim. E aí fica aquela correria pra comprar presentes, decorar a casa, preparar a ceia e tudo o mais. No ano passado montei a árvore na véspera. Hahaha! O povo aqui em casa até se assustou quando acordou de manhã e tinha uma árvore na sala. Sou desse tipo! Que vergonha! Mas então, nessas horas, o que a gente mais quer é uma coisa simples, fácil e bonita, que vai super alegrar o coração de alguém e o nosso também. Cada um vai pensar em uma coisa,

mas eu penso em cartões! Mas não daqueles que a gente compra na papelaria. Não! Não! Tem que ser aquele cartão único, cheio de amor e que mostre todo o carinho envolvido no Natal. Tem muito cartão lindo por aí pra gente comprar, mas fazer seu próprio cartão é muito mais legal. Legal pra quem recebe, por perceber todo o amor e carinho envolvido, e mais legal ainda pra você, que vai se divertir, soltar a criatividade e colocar a mão na massa. Tô aqui torcendo pra que você já esteja com vontade de fazer seus próprios cartões! =P Se estiver, agora é a hora de ver algumas ideias que vão te ajudar a fazer uns super fofos.

_11


Primeiro, você precisa de uma base para seu cartão. É só pegar um papel mais firme e dobrar ao meio. Adoro usar papel branco! Agora vamos pra parte mais legal! Separe aí uns papéis decorados, botões, fitas e o que mais você tiver e bora lá fazer uns cartões fofos.

12_


Com caneta preta, botĂľes e um galho seco, vocĂŞ consegue fazer um cartĂŁo simples e muito amorzinho. _13


14_


Pedacinhos de papelĂŁo encapados com papel decorado e amarrado com fitas e barbantinhos, imitam presentes. Coloque alguns juntos e vocĂŞ tem um cartĂŁo super fofo.

_15


16_


E que tal um cartão com cara de caixa de presente? Daquelas caixas lindas que vêm com um laço vermelho. Um papelão do tamanho da base, encapado e amarrado com fita, mais um laço fofo é uma ótima ideia. Aí aproveita e coloca uma tag. Vai ficar ainda mais fofo! _17


pronto! Agora você tem três cartões de Natal, lindos, fofos e o melhor, feitos por você. Separa mais um tempinho, senta e escreve um recadinho bem fofo, cheio de amor, em cada um deles. E se quiser fazer mais, vai lá! Solta a imaginação e faz outras combinações. Certeza que ficará tudo lindo e quem receber vai amar. Não tem como ser diferente!

A Gabi era professora de química, mas ama tanto o mundo craft que largou tudo pra ser crafter em tempo integral. Ela adora frio, doce, chá e coisas fofas de todos os tipos. Mas as com papel são as suas preferidas. Fazê-las simples e sem frescura é o que ela mais gosta, sempre com muito amor e fofura. #porumavidamaisfofa

18_


NOSSO PLURA LISMO TODO DIA É UMA HISTÓRIA DIFERENTE DENTRO DE UMA MESMA CASA.

20_


por Maria Emilia Dinat, do blog Amor Plural

_21


22_


A LUZ MUDA A CENA, o caos e a calma andam lado a lado.

_23


Eu nunca imaginei que eu fosse ter uma grande famĂ­lia assim tĂŁo cedo. Olho para eles e me vejo completa, satisfeita. Como se em cada fotografia morasse a paz que eu preciso pra sobreviver.

24_


_25


Viver com eles e para eles é o que faz o meu mundo girar. Observar a evolução de cada um, acompanhar como espectadora cada conquista... Eu não consigo imaginar nada melhor do que isso.

26_


_27


28_


Meu marido, assim que eu o olhei nos olhos sabia que seria meu companheiro de missão. Eu tinha certeza que seguiríamos juntos nessa jornada maluca que é ser mãe e pai, de ter uma família.

_29


30_


NOSSA CASA É CÚMPLICE DE NOSSOS SONHOS, NOSSA BOLHA, NOSSO NINHO. _31


As pequenas aventuras diĂĄrias dos nossos filhos acontecem na sala e, assim que eles abrem a porta, encontram um novo mundo de possibilidades com a mais nova integrante do bando, a CĂŠu.

32_


_33


Os dias cinzas sĂŁo os nossos favoritos, mas nĂŁo deixamos de reparar nas cores que nos saltam aos olhos ao ver o sol entrar pela nossa copa.

34_


_35


TUDO É PLURAL, TUDO É AMOR.

A Maria Emília é a pássara-mãe dessa jovem família. Nosso bando é formado pelo meu marido lindo Michel e nossos pequenos, Joaquim e Amélie. Fotografo todo o caos e alegria de nossas aventuras.

36_


por Math Fernandes, do Blog do Math

38_


ENTÃO É

atal

(Querida Simone, nada contra você, mas a gente já pode virar o disco...)

_39


Se você, assim como eu, adora ver a cidade ficando toda iluminada nessa época do ano, bora se abraçar. E se você, por outro lado, também não aguenta mais ver tudo sempre tão igual, assim como a mesma música da Simone (me desculpem os fãs da moça, mas eu preciso ser sincerão, tá?) tocando no supermercado enquanto você escolhe o panetone - depois ter que ouvir ela ecoando na cabeça até o ano seguinte vamos nos abraçar também e começar já um manifesto contra a monotonia no natal. Eu sou um ser inquieto que vive em busca de novas ideias, o que nem sempre é uma das tarefas mais fáceis; mas natal é uma época tão inspiradora que a tarefa de buscar inspirações e imaginar novas possibilidades se torna uma delícia. Mas além disso, eu também sou dos que não gostam de repetir a mesma decoração dos anos anteriores, porque natal pra mim é tipo red carpet e se eu nunca vou ver Angelina Jolie no tapete das “rykas” e famosas usando o mesmo vestido do ano passado, porque que o meu natal tem que ser repetitivo? Se você pensa como eu, já pode até fazer um cartaz tipo “o gigante acordou”...

40_


_41


42_


Quando recebi o convite para participar da edição de fim de ano da OcaPop, logicamente, fiquei feliz e saltitante por poder participar desse momento de festa, mas logo em seguida veio a preocupação com que ideias eu poderia trazer, ainda mais tendo que pensar em dois projetos de natal paralelamente - o do meu blog já estava encaminhado - e a chave para a criação do conceito veio da própria revista: quando penso nas páginas da Oca, o que me vem à mente são sempre produções muito coloridas, alegres e com uma essência feminina bem marcante.

_43


ronto: feminilidade, alegria, diversão e, já que estamos falando do “momento red carpet”, por que não um pouco de glamour, né?

44_


_45


Daí, brinquei um pouco com as cores clássicas do natal, acrescentando uma pitada generosa de rosa pra deixar a composição bem girly, um punhadinho de dourado pra mostrar que em casa a gente reina que nem Beyoncé e a finalização veio com elementos simples, super baratos e fáceis de fazer para dar aquele toque hi-low equilibrando a composição: jogos americanos feitos com cartolina e giz líquido, folhagem de pinheiros substituindo os típicos arranjos ultra glamourosos que seriam o mais óbvio nesse tipo de ocasião e, por fim - mas não menos importante -, canecas esmaltadas usadas como porta-velas, com um arranjo baixinho na base para preencher e dar acabamento.

46_


_47


48_


O espírito natalino (mais literal) ficou por conta dos cookies personalizados e macarons nas cores da cartela cromática elaborada por mim para a produção; da guirlanda (em formato de coração) no backdrop e do alce na redoma com fairy lights usado como centro de mesa.

_49


Substituindo alguns dos elementos, você tem ideias legais para serem usadas em qualquer época do ano para uma noite das garotas com cara de “ryka” sem fazer muito esforço. Mas o mais importante é que, seja no natal ou em qualquer outro momento,

o que importa mesmo

é fazer tudo com muito carinho e aproveitar com quem a gente ama, viu?

50_


_51


créditos: concepção e styling: Matheus Fernandes (@mathdoblog) fotografia: Alba Apen (@flordesolfotografia) cookies: Paloma Toralles (@palomatoralles) macarons: Mon Petit Sweet (@monpetitsweet) flores: Moça do Buquê (@moca_do_buque) copos: Corporação de Ofícios (@corporacao_de_oficios) descartáveis de luxo: Tom & Sophie (@tomesophie) panelas, suportes e pratos de coração: A Garimpeira (@agarimpeiraeventos)

Bjs

do Math e ótimas festas a todos (inclusive para a Simone!).

O Math não é de humanas nem de exatas: é do time da felicidade e das cores. É formado em ~modas~ mas sempre quis ser designer de interiores; hoje trabalha como designer gráfico/web designer, ilustrador e produtor de conteúdo para a internet no seu blog. Tem 26 anos, mora em Brasília, é pai de um Lulu da Pomerânia chamado Sushi, coleciona flamingos, louças, papelaria de festa e tem vários amigos imaginários -que são coisas com carinhas felizes que ele desenha por aí.

52_


a h n i m # p o p a s a c + Um belo dia, a gente acorda e percebe que nossa tag #MinhaCasaPop foi utilizada mais de sete mil vezes! Tem como não morrer de amores por vocês, gente? Uma tag que nasceu tímida, sem saber ao certo qual seria sua função, foi aos poucos tomando forma e acabou por se transformar numa galeria de referências, num mural de inspirações, num verdadeiro mar de ideias criativas. Para esta sexta edição, trazemos para vocês nossa seleção de finalistas, que está bem eclética, e anunciamos também o perfil vencedor que receberá de presente uma luminária linda, feita artesanalmente

54_

pela designer Julia Prezia, do Coisas de Acender (@coisasdeacender). Confessamos que, a cada edição, fica mais difícil selecionar apenas dez fotos pra aparecer nas páginas da Oca. Mais difícil do que isso, só mesmo decidir por somente uma foto vencedora para ser presenteada. Então, não se espantem se, numa próxima publicação, aparecermos aqui com uma galeria de duas páginas :) Por ora, vamos conhecer os perfis que se destacaram ao longo dos últimos três meses?


as finalistas :

@la_de_casa

@casadadonasanta

@cafofonumero5

@casadeamados

@casacomborogodo

@lar_dagilvaecia

@casalacerda

@apartamento_203

@p.souza_eliane

_55


a vencedora: A casa da Larissa e do Fred reúne elementos e referências diversas de maneira extremamente harmoniosa. A base neutra nas paredes cinza e a simplicidade do piso de cimento queimado permitem jogar com cores e estilos diversos sem sobrecarregar o ambiente, pelo contrário, possibilitando uma composição contemporânea, divertida e absolutamente cheia de personalidade. Babamos!

56_

@decor29


_57


Parabéns, Larissa e Fred! A casa de vocês arrebatou nossos corações. Obrigada por compartilhar sua criatividade conosco através da #minhacasapop!

o presente! 58_


Vem participar você também, é fácil! Basta, toda vez que postar uma foto da sua casinha, marcar com a nossa tag #MinhaCasaPop. Quem sabe sua casa sai na próxima edição da Oca, hein? Deixamos aqui nosso agradecimento a todos vocês que, diariamente, usam nossa tag e à nossa parceira Coisas de Acender, pelo presentão!

O Coisas de Acender (@coisasdeacender) é o atelier da designer Julia Prezia que, há quatro anos, cria artesanalmente cada peça, com muito amor e zelo. Suas lindas coisas de acender podem ser encontradas no Lá da Sala (@ladasala), seu charmoso café onde, além dos abajures, ela expõe também peças decorativas de diversos países e de artistas parceiros. Se você não mora em Piracicaba, pode fazer sua encomenda online (facebook.com/coisasdeacender), com a certeza de que receberá uma peça linda e sem igual.

_59


coadjuvantes

CRIATIVOS! por Rosa Paula, do blog Le Paquet

60_


Os embrulhos de Natal são parte da magia desta festa. Eles enchem a árvore e os olhos, trazem boas lembranças da ansiedade de criança, ajudam a aquecer este momento de celebração!

_61


62_


Os pacotes, em geral, não são a estrela da noite, mas podem ser belos coadjuvantes, sem necessariamente demandar muito tempo e dinheiro. Talvez exijam um pouquinho de criatividade e um olhar generoso para alguns objetos que normalmente desempenham outras funções, mas o resultado certamente será recompensador! A partir de uma base simples é possível personalizar cada presente. Os próprios enfeites de árvore – daqueles mais simples comprados em pacotes - são ótimos para dar um toque natalino. Mas objetos que já temos pela casa também podem ajudar:

s a h n i l e v m a r a r b o s ? o i r á s r e v i n a o do últim ma u r a r o c e d elas podemca sem graça... caixa bran _63


A bela caixa de chocolate que chegou no dia dos namorados pode ser customizada com a renda de papel da festinha da filha e mais alguns pedacinhos de fita (que escondem qualquer nome impresso). Flores secas ou frescas, especialmente vermelhas, também ajudam a entrar no clima natalino de uma maneira menos óbvia. Um pingente dourado de alguma bijuteria quebrada, deixa sempre o clima mais festivo. Muitas coisas que estão perdidas nas gavetas ou no fundo do armário podem ser utilizadas nesta festa em que mais é mais.

64_


encare como um exercĂ­cio interessante e solte a criatividade!

_65


Às vezes, também é possível encontrar algo por poucos centavos que remete a símbolos que tornam o presente ainda mais especial. Um imã com a letra inicial do nome, um postal da cidade favorita, o poema preferido escrito à mão, a imagem de uma pintura significativa...

66_


itens que tĂŞm um custo baixĂ­ssimo, a m u a te en s re p o am ev el e u q as m categoria singular, deixando claro o . ta er of em u q e d o nh ri ca e o ad cuid

_67


Nada disso, entretanto, por mais divertido e bonito que seja, consegue me tirar do foco principal. Como eu disse, os presentes são coadjuvantes. Com todo seu brilho e fantasia eles têm lugar cativo neste dia em que celebramos o nascimento do amor, mas no fundo são apenas mais uma linguagem entre tantas para dizer o quanto nos importamos com o outro. Laços e fitas só exibem sua real beleza quando complementam a nossa presença...

! te n e s e r p , ta r e b a , a ir inte

A Rosa Paula é apaixonada por detalhes criativos que transformam momentos simples em únicos e especiais. É a delicadeza do gesto que a move e encanta! No Le Paquet compartilha beleza e inspiração para o cotidiano, tudo embalado em laços de fita coloridos!

68_


5DICAS

para quem mora em apartamento

ALUGADO por Ana Viana e Bรกrbara รvila, do Buji

70_


foto: Flare Foto

Quem mora em apartamento alugado por vezes se vê diante de um impasse quando o assunto é decoração: até onde investir? Em geral mudanças na estrutura do imóvel são limitadas tanto pelo fato de o local pertencer, na verdade, a outra pessoa ou mesmo porque investir em coisas que ficarão permanentemente após se mudar é um gasto que nem todos estamos dispostos a fazer. Mas é preciso ter em mente que, ainda que o imóvel não seja de fato seu, enquanto você morar no local e ele for o seu cantinho, seu refúgio, vale sim investir para que o ambiente fique com a sua cara e com o seu jeito. Por isso separamos 5 dicas para ajudar nessa missão. Afinal de contas, é como lemos um dia desses no livro O prazer de estar em casa: "Onde quer que você esteja, se seu coração está em paz, você está em casa".

_71


INVISTA NA PINTURA

foto: Flare Foto

Não abra mão de jogar uma corzinha nas paredes ou, quem sabe, até no teto! Muita gente acaba não pintando porque terá que "devolver o apartamento pintado". Pense com a gente: se provavelmente você vai ter que pintar o imóvel antes de devolver ao dono, por que se privar de estar rodeado de paredes aconchegantes enquanto esse imóvel for o seu cantinho?

72_


foto: Flare Foto

1.

_73


2.

QUADROS

Quadros são itens coringas em qualquer decoração e que podem te acompanhar para onde você for! Quando tiver que escolher no que investir, não tenha dúvidas: invista em contar a sua história por meio de suas paredes.

74_


_75

foto: Flare Foto


76_

foto: Raquel Diniz Photography


_77

foto: Raquel Diniz Photography


foto: Flare Foto

Pendentes, trilhos e plafons são itens que podem ser levados por você caso o imóvel tenha que ser devolvido. E um item de iluminação bem escolhido e bem posicionado é capaz de trazer muita personalidade e aconchego a qualquer ambiente.

3.

78_


foto: Flare Foto

QUE TAL TROCAR A ILUMINAÇÃO? _79


foto: Raquel Diniz Photography

DÊ UMA REPAGINADA NOS AZULEJOS

Existem hoje no mercado várias opções de adesivos que permitem personalizar os azulejos. Feitos de tecidos ou de vinil, esses produtos são uma mão na roda, não só porque podem ser aplicados facilmente, mas também porque são fáceis de serem removidos na hora de devolver o imóvel. Isso se o dono não se apaixonar pela mudança que os adesivos são capazes de fazer!

80_


4.

_81 foto: Flare Foto


As prateleiras são itens versáteis, podem ser usadas em vários cômodos da casa e com funções diferentes, fora que a quantidade de opções disponíveis no mercado é grande, além das diversas possibilidades de fixação. Caso não saiba quanto tempo vai ficar no imóvel ou não esteja disposto a gastar com móveis mais caros, fique com essa opção. Só não deixe de ter em mente que prateleiras deixam os itens à vista e, por isso, requerem manutenção, cuidado com a limpeza dos itens que ficam expostos e uma boa dose de organização.

82_


foto: Flare Foto

5. PRATELEIRAS _83


foto: Flare Foto A Ana e a Bárbara são as fundadoras do BUJI, um estúdio de decoração e organização. Acreditam que a decoração perfeita é aquela que faz viver bem, independente do dinheiro que você tem pra gastar. Em seus projetos evitam o quebra-quebra e tentam aproveitar ao máximo o que o cliente já possui em casa, reutilizando e criando juntamente com ele um ambiente bonito, funcional e sustentável.

84_


Adoro a ideia de fugir um pouco daquela paleta tradicional das festas de fim de ano e brincar um pouco mais com as cores! Por isso, quando li no convite da Oca que a proposta era produzir algo que servisse de inspiração para decorar a casa pra todas essas festinhas que estão por vir, confesso que a primeira coisa que me veio à cabeça foi: vouABUSAR das cores!

86_


Natal

DE TODAS

as cores por Lívia Kizli, do blog Liraby

_87


88_


n

a minha cabeça, eu já tinha definido bem o que eu gostaria de fazer... Algo que tivesse um toque de décor de Natal, mas que fosse bem alto astral, moderno, criativo, pra alegrar bastante a casa nessa época, quando muitas vezes recebemos várias pessoas queridas. E estamos passando por dias tão cinzentos... Acho válida toda e qualquer tentativa de aproveitar a energia das cores pra dar um up no nosso ânimo.

_89


90_


Com esse espĂ­rito, comecei a montar essa dĂŠcor, cheia de DIYs, com muito p&b, mas ao mesmo tempo super colorida!

_91


a

maior parte das coisas que eu usei não é de itens específicos de decoração natalina. Na verdade, tirando o pinheiro (feito com pregos e linha) e o MDF onde pintei o “Feliz Natal”, todo o resto funciona bem em diversas ocasiões. Adoro ter, em meu acervo, elementos versáteis que fazem toda a diferença numa decoração e que, ao mesmo tempo, oferecem mil e uma possibilidades de uso. Um exemplo disso que eu acabei de falar, é o cordão de bolinhas de feltro, que usei nessa décor. É meu mini arco-íris, que combina com inúmeros cenários!

92_


_93


94_


Outra coisa bem versátil, e que dessa vez foi usada de uma forma que foge um pouco do seu propósito original, é o meu conjunto de copos de louça coloridos. Fui buscá-los no armário pensando em usá-los como copos mesmo, mas foi só bater o olho nas flores artificiais que estavam ali por perto, que o click aconteceu instantaneamente!

_95


96_


_97


98_


s

elecionei uma tonalidade de flor para combinar com cada um dos copos e morri de amores pelo resultado. Ver minhas duas maiores paixões, flores e cores, juntinhas de uma forma tão simples e tão fofa, me fez abrir um sorriso e ter certeza que estava indo na direção certa! Dali em diante foi tudo bem rápido. Com a presença bem forte das cores e das listras p&b, não precisei adicionar muitos elementos pra chegar a um resultado que me deixasse feliz.

_99


100_


Eu sei que um Natal com tantas cores e com tĂŁo pouco dos elementos considerados tradicionais nĂŁo agrada a todos, mas...

_101


amei colorida

prรณpria decor!

102_


A Lívia é apaixonada por projetos criativos e coloridos desde que se entende por gente. Trabalha com fotografia, design e styling para ensaios e editoriais. Curte tanto a parte conceitual quanto o momento de colocar a mão na massa! Escreve e compartilha um pouco dessa sua grande paixão por criação, cores, flores e imagens no seu blog pessoal, o liraby.com.

_103


por Sil Franรงa, do blog Jardim de Siguta fotos: Regina Melo do blog Molly Mell

104_


flores e Saúde Ao enfeitar nossa casa com flores, não só embelezamos os ambientes com alegria e aromas, melhor que isso, imprimimos neles saúde e bem-estar. Isso mesmo, além de deixar os ambientes mais alegres, as flores deixam também os ambientes mais saudáveis. Sensações que foram sempre tidas como impressões pessoais, contam hoje com diversas pesquisas e estudos científicos confirmando que

"as flores são uma ótima maneira de aliviar o estresse da vida cotidiana e reordenar nossas emoções de forma mais construtiva".

_105


“As emoções positivas desencadeadas naturalmente quando entramos em contato com a Natureza estão diretamente associadas à boa saúde, pelos muitos benefícios que produzem”.

106_


Se você ainda não parou para pensar sobre qual é o lugar que as flores ocupam com relação aos benefícios para sua saúde, pode contar agora com respostas baseadas em diversas pesquisas científicas, confirmando que a simples presença de flores nos ambientes do nosso cotidiano, interfere positivamente na nossa saúde mental e corporal. Tanto, que passaram a apelidar carinhosamente as flores de saudável vitamina "F", após as investigações.

_107


Uma rosa ou um grupo de hortências, margaridas ou tulipas, cravos ou ranúnculos ou ainda quaisquer outras que você quiser, são ferramentas poderosas para embelezar todo tipo de ambiente, florindo o cotidiano com uma soma de formas, cores, texturas e perfumes que resultam em mais saúde! Além de fazerem bem aos olhos, as flores também purificam o ar dos ambientes fechados, pois absorvem o dióxido de carbono fazendo com que a atmosfera dos ambientes fique mais leve e arejada. Harmonizar os ambientes com flores é influenciar de forma sutil e agradável os estados de humor, produtividade e disposição mental. Estudos também apontam que flores em ambientes de trabalho, ajudam a diminuir os níveis de ansiedade e exercem influência sobre a produtividade, favorecendo positivamente o desempenho e a criatividade, ao quebrar a monotonia com sua beleza viva.

108_


Permita que os bons fluidos que emanam das flores, entrem em sintonia com seu eu interior e sinta como isso promove bem-estar e mudanรงas positivas.

_111


Ao introduzir um bom astral nos ambientes do nosso cotidiano através do contato com as formas, texturas, cores e aromas das flores, nos aproximamos da beleza em sua forma mais pura e harmoniosa. E, como a beleza toca a alma com harmonia, devemos deixar que esta harmonia se reflita em pensamentos e atitudes positivas perante a vida. Ás vezes, tudo o que precisamos é de um pequeno bálsamo momentâneo... Mesmo que as flores tenham pouca duração, deleitar-nos, por poucos instantes que seja, com sua beleza colorida e perfumada que invade a alma sem sequer nos darmos conta, nos deixa mais leves e nos faz sorrir… Se por um lado a felicidade às vezes nos parece utópica, devemos nos ater aos deliciosos momentos de alegria mesmo que fugazes. Faça a experiência e sinta a diferença. Use e abuse da energia natural que emana das flores para deixar seus ambientes mais bonitos e saudáveis. E lembre-se que ao presentear com flores, você não leva só aparência e beleza. Muito mais do que isso: você leva saúde!

_113


Abraços desejosos de que possamos sempre receber e distribuir em nossas vidas muitas vitaminas “F” de Flores e Felicidade!

A Sil é artista plástica, arte educadora, paisagista, designer floral e amante da natureza. De suas mãos sempre brotaram muitas ideias e delas muitos afazeres, até se descobrir sonhadora de paisagens e sair buscando um meio de concretizá-las. Desde 1999 atua como designer de jardins, áreas externas e afins, criando invenções que proporcionam harmonia, vida e renovação aos espaços. Se realiza aproximando pessoas da natureza e agregando, aos seus ambientes, qualidade de vida e bem-estar.

114_


garimpo da O Natal vem aí e junto com ele, aquela vontade incontrolável de espalhar o amor sob forma de abraços, mensagens, cartões e também presentinhos, não é mesmo? Pensando nisso, garimpamos uma série de mimos para te ajudar a presentear a família toda e os amigos também. E sabem o que é ainda melhor? Tudo em nosso garimpo de Natal vem de artesãos e pequenos empreendedores criativos que colocam aquela dose extra de afeto em cada produto. Então, você presenteia uma pessoa querida de maneira especial e ainda ajuda a fazer crescer o negócio criativo de um pequeno empreendedor. Todo mundo fica feliz :)

_115


para abraรงar

clique e acesse os links

2

1

3

1. almofada cactus com vaso de listras vermelhas, Cris Arruda - R$ 45,00 2. almofada keep cozy this christmas, Loja do Math - R$ 89,00 3. naninhas safari (kit com 3), Studio Liรก - R$ 89,00 116_


para ler

clique e acesse os links

4

5

6

4. O Livro da Estéfi - Crafts para fazer em família, da Estéfi Machado - R$ 79,00 5. O Livro das Cores (e-book), do Mr. Oliver - Grátis! 6. Decorar é sobre se conhecer (e-book), da Lápiz Decor - R$ 49,90 _117


para decorar a casa

clique e acesse os links

7

8

9

7. abajur com cúpula estampada, Coisas de Acender - R$ 420,00 8. cartela com 92 peças magnéticas, Magnetoon - R$ 38,00 9. vasos VasOKO, OKO - VasOKO 2 (azul) - R$ 47,00 VasOKO 3 (verde) - R$ 37,00 VasOKO 4 (laranja) - R$47,00 118_


para decorar a mesa

clique e acesse os links

10

11

12

10. trilho de mesa natalino, Fadentriks - R$ 320,00 11. mini vaso xĂ­cara com ladybug, ArtFlorir - R$ 90,00 12. gamela branco e dourado, Forma Plural - R$ 70,00 _119


para pendurar

clique e acesse os links

13

15

14

13. espelho com moldura provençal, Além da Rua Atelier - R$ 28,00 14. peça eu só quero um amor, Serafiniando - R$ 75,00 (encomendas via Facebook ou e-mail: serafiniando@gmail.com)

15. quadro diorama noite no sertão, Toda Coisinha - R$ 259,00 120_


16

17

clique e acesse os links

18

16. prato cactos, Handmade by Jo - R$ 35,00 17. painel com porta vaso, Dona do Nó - R$ 45,00 18. arquivo digital abacaxi cinquentinha (coleção Capitão Zeferino), Três por Quadro - R$ 3,00 _121


e d a d i c i t prae beleza ( PORQUE NEM TUDO TEM QUE SER CAOS ) por Maria Capai, do blog DigaMaria

122_


Lá vem ela de novo, aquela época de caos e alegria. A gente corre para dar conta do cotidiano, dos presentes, dos amigos ocultos, da comilança e da academia. E por incrível que pareça, e por mais cansados que estejamos, o tempo dá uma alongada, o corpo segura a onda, e entramos no turno dos brindes, dos sorrisos, dos beijos e abraços. Mais do que nunca, o fim do ano pede organização e praticidade e essa demanda se estende até a cozinha. Com esse foco, escolhi três receitas práticas, que podem servir de entradas ou como petiscos. Todas são vegetarianas, saborosas e bonitas. Enfeitarão as mesas e agradarão aos olhos e ao paladar. Torço para que vocês se identifiquem com alguma delas - ou com todas! - e que experimentem. Desde já, desejo um final de ano lindo, recheado com tudo o que for precioso para vocês. E que venha um ano novo com muita luz e leveza para todos nós. <3

_123


terrina clique aqui

E ASSISTA AO VÍDEO COM O PASSO-A-PASSO

124_

de berinjela


RENDIMENTO: UMA FORMA PEQUENA DE PÃO/BOLO INGLÊS

ingredientes 1 cabeça de alho 4 berinjelas médias 1 1⁄4 de xícaras de azeite de oliva 1 talo de aipo, cortado em cubos 1 cebola cortada em cubos pequenos 1 pimentão vermelho assado 1 xícara de tomate sem semente picado pequeno 1 colher de sopa de tomilho fresco 1 colher de sopa de salsinha 1 envelope de gelatina 1⁄2 xícara de manjericão fresco 1⁄4 de xícara de água sal e pimenta do reino moída

preparo Preaqueça o forno em 180°C. Em uma assadeira, disponha a cabeça de alho envolta por papel alumínio e o pimentão vermelho. Fatie as berinjelas no sentido longitudinal, com +/- 1,5 cm de espessura. Disponha as fatias na assadeira untada com azeite, tempere com sal e pimenta-do-reino e pincele as fatias com mais azeite. Leve ao forno. Fique de olho e retire os ingredientes do forno (cada um em seu tempo) quando atingirem os seguintes pontos: berinjelas amarronzadas e macias, alho cremoso e pimentão tostado. Reserve e deixe esfriar. Aqueça uma panela pequena em fogo baixo. Refogue em azeite o aipo e a cebola até ficarem macios. Junte o alho assado – cortando uma lasca da sua base e apertando sua casca para liberar o interior cremoso –, o pimentão assado já sem casca, sem sementes e picado, o tomate picadinho, uma xícara pequena (café) de água, salsinha e tomilho. Tampe a panela e deixe cozinhar por 10 minutos.

Enquanto isso, amoleça a gelatina em um pouco de água fria; e bata o manjericão com o azeite. Tire a mistura do fogo, misture a gelatina já dissolvida e aguarde esfriar. Para montar a terrina, forre uma forma pequena de pão com plástico filme, deixando sobrar nas bordas. A primeira camada deve ser do molho com gelatina. Depois disponha uma de berinjela, uma do azeite com manjericão e uma de sal e pimenta-do-reino a gosto. Repita essa sequência até completar a forma. A última camada deverá ser necessariamente do molho com gelatina. Cubra com o plástico filme que sobrou nas bordas e leve à geladeira por 24 horas. Na hora de servir, retire o plástico filme de cima e desenforme a terrina de berinjela virando a forma sobre a travessa que irá à mesa. Decore com a mistura de azeite e algumas folhas e/ou flores de manjericão. Sirva com torradas ou acompanhando uma salada. _125


tarte tatin

de cebola caramelizada com vinagre balsâmico

126_


RENDIMENTO: UMA TORTA COM APROXIMADAMENTE 23 CM

ingredientes 1 embalagem de massa folhada 1 kg de cebolas roxa 25 g de manteiga 1 colher (chá) de açúcar refinado 6 pequenos ramos de tomilho 1 colher (sopa) rasa de tomilho fresco picado 1 colher (sopa) de vinagre balsâmico pimenta-do-reino moída na hora a gosto sal

preparo Preaqueça o forno a 180°C. Descasque as cebolas e corte-as ao meio no sentido longitudinal. Leve ao fogo médio uma frigideira de aproximadamente 23 cm que possa ir ao forno. Assim que estiver quente, adicione a manteiga e, em seguida, o açúcar. Quando a manteiga começar a espumar, espalhe rapidamente os ramos de tomilho e organize as cebolas, colocando as faces cortadas para baixo, em contato com a superfície. Se não couberem todas, corte as que sobraram em fatias e acomode-aas nos espaços vazios. Tempere com sal, pimenta-do-reino moída na hora, tomilho picado e vinagre balsâmico. Diminua a chama e deixe cozinhar durante cerca de 10 minutos. Depois disso, cubra a frigideira com uma tampa ou com papel alumínio e leve-a ao forno para a cebola cozinhar por cerca de 5060 minutos. Finalizado o tempo de cozimento, teste a cebola com um palito: ela deve estar cozida, mas ainda conservando alguma textura.

Retire a frigideira do forno e aumente a temperatura do forno para 200°C. Em seguida, volte com a frigideira para o fogão para reduzir o caldo que formou-se (isso levará cerca de 10 minutos). A consistência final do molho deverá ser a de um xarope, mas acompanhe de perto para as cebolas não queimem. Enquanto isso, desenrole a massa folhada. Desligue o fogo, coloque a massa sobre as cebolas, empurrando para baixo e dobrando as bordas em todo o interior da frigideira. Volte a frigideira para o forno por 20-30 minutos, até que a massa fique crocante e dourada. Nesse ponto, retire do forno e deixe esfriar por 15 minutos. Desenforme, virando a frigideira de cabeça para baixo sobre uma travessa plana. Se algumas das cebolas permanecerem na frigideira, tudo o que você precisa fazer é tirálas com uma faca e colocá-las em seu próprio espaço na tarte tatin. _127


tapa

de queijo minas, azeitona, tomate cereja, manjericĂŁo, palito crocante de pĂŁo e azeite

128_


ingredientes pão saboroso cortado em palitos (usei um integral com castanha-do-Pará)

tomate cereja manjericão fresco queijo minas fresco azeitona azeite extra virgem açúcar vinagre balsâmico pimenta-do-reino moída na hora sal

preparo Aqueça uma frigideira antiaderente com umas gotinhas de azeite em fogo médio. Coloque os tomates cereja nela e salteie até a pele começar a tostar. Polvilhe um pouquinho de açúcar, uma pitada de sal e um fio de vinagre balsâmico. Abaixe o fogo e chacoalhe a frigideira de vez em quando, até o líquido secar e os tomatinhos começarem a murchar. Desligue o fogo e reserve até esfriar. Em uma assadeira ou chapa, doure os palitos de pão até ficarem levemente crocantes. Reserve.

Faça um espetinho com um pedaço pequeno de azeitona e por baixo um cubo de queijo minas. Noutro palito, espete uma folha pequena de manjericão sobre o tomate cereja. Escolha um recipiente bonito de vidro – individual ou não – e disponha os espetinhos em pé. Moa pimenta-do-reino sobre eles e regue com fartura usando um bom azeite. Finalize com o espetinho de pão que será mergulhado no azeite na hora de ser comido.

A Maria é artista plástica, produtora de conteúdo de gastronomia e estilo de vida e criadora do Diga Maria onde se encontra comida de verdade, uma boa pitada de gordice e delicadeza, todos os dias.

_129


um doce amigo!

por Deborah Torci, nutricionista

Já pensou em sair do óbvio e adaptar receitas clássicas para melhorar o perfil nutricional e não precisar perder o foco nas festas que estão chegando? Receitas funcionais não precisam ser mirabolantes e ter ingredientes caros ou difíceis de serem encontrados para dar certo. Basta usar o que você tem na geladeira e criar novas preparações!

130_


Nossa sugestão para este fim de ano é um mousse de chocolate, que diferente das receitas convencionais, não vai creme de leite ou ovos para ficar cremosa. Para a base usamos... Abacate! Aqui também sugerimos a troca do açúcar por xylitol, um adoçante natural. A vantagem da substituição na receita é aumentar as gorduras boas, logo, aumentar a saciedade! Normalmente quando comemos um doce cheio de açúcar, a tendência é que ele abra mais ainda nosso apetite para continuar comendo outros doces ou fontes de carboidratos. Isso, porque a carga de açúcar que fica rapidamente disponível na corrente sanguínea, rapidamente também cai e sentimos mais craving por doces nos momentos seguintes. O abacate é uma fruta fácil de achar praticamente o ano inteiro. Ele possui fibras,

gorduras monoinsaturadas e diversos micronutrientes, como vitaminas do complexo B, A, C, E, magnésio, zinco e potássio. Além de carotenoides (potentes antioxidantes), glutationa e fitomelatonina. É uma fruta calórica, mas isso não é problema, porque ela dá saciedade de maneira rápida e não precisamos comer muita quantidade. São calorias recheadas de densidade nutritiva! Os nutrientes acima, além de essenciais para a formação das células, são antioxidantes, antiinflamatórios e auxiliam para o equilíbrio do nosso organismo. É uma fruta versátil, pois pode ser usada em receitas doces ou salgadas. Aqui, nossa sugestão será doce. Não torça o nariz antes de experimentar! Até aqueles que não amam abacate costumam aprovar a textura e sabor dessa receita!

1 abacate ou avocado grande maduro 200g de chocolate 70% cacau 3 colheres de sopa de xylitol 150ml de leite de coco ou outro vegetal (arroz, amêndoas, inhame)

preparo

ingredientes

mousse funcional de chocolate: 1. derreta o chocolate em banho maria; 2. bata o abacate no liquidificador e acrescente o chocolate derretido; 3. acrescente aos poucos o leite vegetal até chegar na textura que preferir; 4. adoce com xylitol; 5. leve para geladeira por pelo menos 3 horas antes de servir. Decore com coco ralado, lascas de chocolate amargo ou cacau nibs ou até castanhas picadas!

A Deborah é nutricionista clínica funcional, respeita a individualidade bioquímica, preferências e estilo de vida de cada paciente. Apaixonada por comida de verdade e preocupada com a educação alimentar com ênfase em saúde com vitalidade positiva.

_131


132_


CORES afinal, o que elas significam? por Oliver Thi, do Mr. Oliver Falar sobre as cores é sempre uma delícia, confesso! Ao mesmo tempo, um desafio. Uma infinidade de tons, nuances, combinações e estilos (mais fortes e intensas, mais claras e leves) - e aplicadas em todas as profissões. Além, claro, daquela quantidade enorme de materiais didáticos que falam de seu uso, seus significados, semiótica, psicologia, psicodinâmica e por aí vai - nomes, teorias e mimimis interessantes, mas que muitas vezes só dão nó na caixola!

_133


QUAL É SUA

COR

?

Quem me conhece de verdade, sabe que uma das primeiras perguntas que faço é sempre esta! Falar sobre cor é, sem dúvidas, umas das coisas que mais gosto entre os assuntos. Tanto, que desde que me entendo como gente, pesquiso tudo sobre este universo. Dizem até que sou especialista! #convencido Vamos falar sobre o significado das cores! Mas daquele jeitinho maroto e bem simplificado, para todo mundo entender: artesãos, arquitetos, confeiteiros, pintores, advogados, médicos, psicólogos, designers (sim!) e quem nunca parou para pensar um cadin que fosse sobre essas lindas! E não adianta negar, mesmo que você não goste delas, com certeza elas estão presente no seu dia-a-dia (o pretinho básico, por exemplo), queira você ou não! A percepção de cada uma delas é diferente em diversas variantes: pigmentação, cultura, luz, e até mesmo condição física e emocional. Mas sabemos bem que elas podem (e muito!) influenciar em nosso humor, nossas emoções e comportamentos. Então, vou te mostrar, de um modo geral (e sem rodeios!), o que cada uma transmite e tem a dizer!

134_


_135

C

e

ad

IA ed S

FR

ri

se

RE r S +

O

co

es

fr

UE

+a N le TE gr S ia

SQ o

eg

ch

RE

O

on

ac

C


CORES E SIGNIFICADOS

136_


_137


CLIQUE AQUI e faça o download do meu guia de bolso sobre cores!

O Thi é um criador de ideias. Paulista-mineiro, otimista ao quadrado, amante do bom bate-papo e que tem como inspiração as cores. Designer, fotógrafo e especialista em cor, fundou o Lab Criativo MR. OLIVER, onde ajuda negócios criativos com design e comunicação, além de auxiliar na criação de novos negócios de impacto social. Também é co-founder do handcraft studio LÁPIS PAPEL e tem um desejo insano em mudar o mundo... E colorí-lo, claro!

138_


mão na massa! a grana tá curta? que tal fazer você mesmo?

garimpo da

Mais um Natal está batendo à porta. Já antecipamos o cheirinho da rabanada, o som das gargalhadas, já sentimos o clima festivo nas ruas, já podemos ver as varandas decoradas, a guirlanda na porta, a família reunida montando a árvore de Natal, tirando da caixa o presépio e deixando a casa com aquele jeitinho gostoso de fim de ano. Como é gostoso montar este cenário natalino, não é verdade? Como é gratificante colocar a mão na massa e fazer nosso Natal acontecer! A Oca é um ponto de encontro que segue à risca o estilo DIY de ser. Aqui na revista, tudo é feito por nós. Marketing, parte técnica, administração, revisão, diagramação, atualização, tudo, absolutamente tudo obedece ao espírito DIY. Então, nada mais justo do que, neste encerramento de ciclo, tenhamos

diy uma seção especial dedicada a esse jeito de ser, de fazer, de acontecer, que a cada dia ganha mais e mais adeptos: o faça você mesmo. Dentro desse espírito, garimpamos, entre os blogs de nossos colaboradores, d i v e r s o s PA P s q u e v ã o d e s d e decorações natalinas até presentinhos para você mesmo fazer e alegrar sua casa, sua família, seus amigos. Afinal, melhor do que receber um presente feito com amor, ou deixar a casa festiva, é a sensação gostosa que se tem ao fazer um mimo com as próprias mãos para presentear quem se ama ou para decorar seu próprio Natal. Vem com a gente ver as lindezas que garimpamos! Inspiração não faltará para você colocar a mão na massa :)

_139


Como você decora o seu Natal? A OcaPopper Carla, decora com significados :) Foi assim, querendo imprimir um pedacinho de suas tradições natalinas em sua decor, que ela criou ese globinho de neve lindo. Tão lindo e tão representativo, que pode ficar na sala o ano inteiro. Clique aqui para saber mais sobre o globinho e aprender a fazer um que retrate suas próprias tradições.

globinho de neve da carla

140_


DECORAÇÃO

árvore de natal da vivi Se você curte uma decor inusitada, a Vivi te dá uma ideia de árvore de Natal completamente fora da caixa. Quem diria que uma escada de madeira poderia virar o centro das atenções na Noite Feliz, não é mesmo? E o melhor é que, passado o Natal e removidos os pisca-piscas, ela pode permanecer montadinha na sala, apoiando revistas ou no banheiro, guardando as toalhas. Um luxo né? O PAP detalhado você encontra aqui.

_141


árvore de natal do math Tá sem espaço em casa para montar uma árvore tradicional? Seus problemas acabaram! O Math vai te ensinar, tim-tim por tim-tim, como fazer uma árvore plana, de madeira, que além de não ocupar espaço, pode ser decorada com os enfeites tradicionais. Passado o Natal, você pode guardá-la até embaixo da cama. Vem por aqui para conferir o tutorial.

142_


DECORAÇÃO

diorama natal tropical da natália Ah, os detalhes… O que seria do Natal, ou de qualquer decoração, se não fossem os detalhes, não é mesmo? A Natália Mastrela, colaboradora do blog Das Coisinhas, preparou um diorama natalino lindo de viver, para dar aquele toque tropical no Natal. Aqui ela ensina como fazer um diorama tropical para chamar de seu. _143


luminária da fran Que tal fazer uma luminária temática para decorar sua casa nas noites que precedem o Natal? Não vai te custar quase nada e será tão fácil de executar que vai te dar vontade de fazer uma para cada canto da casa :) Vem por aqui para se inspirar e aprender fazer uma dessa!

144_


PRESENTES

embrulho divertido da erica Ganhar presentes é sempre uma delícia, não é verdade? E se o presente vier embrulhado numa embalagem especial, que além de fofa, pode ser reaproveitada para criar outros presentes, ah, aí é a perfeição! A OcaPopper Erica dá uma dica super fofa de como deixar os presentes ainda mais especiais neste Natal. Vem conferir aqui - tem até um PAP bônus no final ;) _145


cachepot de origami da karen Sabe aquela sua amiga que adora cores e flores? Que tal presenteá-la com um cachepot de origami lindo, colorido e super fácil de fazer? A OcaPopper Karen preparou um PAP detalhadinho para você mesmo criar um presente lindo (ou vários!) que vai fazer o maior sucesso e, melhor, sem quebrar a firma ;) Vem por aqui!

146_


PRESENTES

quadro divertido da gabi Para casas com crianças, diversão! Tá aí um presente perfeito para aqueles amigos com filhotes (humanos ou não, rs): um quadrinho colorido, divertido e cheio de amor! Acesse o tutorial aqui e se surpreenda com o quão fácil é fazer um presente tão lindo ;)

_147


prato pedestal colorido da lívia Este prato pedestal colorido é o presente perfeito para aquela(e) amiga(o) que adora prepara bolos, biscoitinhos, guloseimas e receber os amigos para compartilhar as gostosuras. Você gasta quase nada, é super fácil e rápido de fazer e fica tão lindo que você vai até fazer um igual pra você :) Vem por aqui, que a Lívia te ensina!

148_


PRESENTES

porta copos cacto da ana Está à procura de um presente que além de decorar a casa, seja útil? Dá só uma olhada nesse cacto porta copos da Ana! Diz aí quem não daria pulinhos de alegria ao receber um mimo como este! E o melhor, feito por você mesmo! Basta seguir este tutorial chuchuzinho, que o sucesso é garantido ;) _149


por Heloisa Drumond e Aline Caldas, do blog MamĂŁe Sortuda fotos: Dione Lopes Fotografias maquiagem: Marina Fonseca Make Up

150_


criando ambientes I

oS uDpaisICe filhos Lpara e amigos Moro em um apartamento em Belo Horizonte há três anos. São exatos 45m², espaço suficiente para usar de soluções criativas para deixar o lar confortável, cheio de cores, vida e alegria. Aqui somos eu (Heloisa Drumond), marido e uma filhinha de dois anos de idade, a Marina, cheia de disposição e vontade de brincar! A sala é o lugar que mais ficamos do apartamento, por ser o lugar central e também por ser o cômodo que possui maior espaço. Sendo assim, juntamente com a minha sócia, Aline Caldas e a filhinha Cecília, fizemos adaptações de espaços na sala para que ela ficasse mais interessante para adultos e crianças. Somos apaixonadas por projetos DIY e em nossas casas temos várias coisas que fizemos, dentre elas, aplicação de papéis e adesivos de parede, pinturas, itens de decoração e até mesmo a criação de móveis.

_151


racK

AnteS 152_


O rack foi uma construção nossa! Quando me mudei queria comprar um rack que tinha um preço muito além do valor que havia planejado. Resolvemos então construí-lo. A criação dele foi pensada na geração de maior quantidade de espaços para visitantes na sala, cinco assentos a mais. Quando a visita chega, é possível pegar as almofadas, que ficam no próprio rack, e colocá-las sobre o rack para que o visitante possa se assentar.Além destas,

é possível usar os dois pufes, que também são caixas organizadoras, para mais dois assentos. Medimos, desenhamos, escolhemos uma madeira de boa qualidade, pedimos para cortar na madeireira e montamos! Ficou do jeito que sonhamos! Nunca imaginamos que conseguiríamos produzir algo assim! Com o restante da madeira fizemos balcão, bancada para cuba no banheiro e prateleiras. Eita madeira que rendeu! _153


racK

DepoiS

A proposta de mudança foi a de transformar este rack em um portabrinquedos, porta-livros e criar local para lanchinhos e mesa de atividades. Os pufes/caixa organizadoras são ótimos espaços para as crianças pegarem os brinquedos, bem como, guardarem. A altura do móvel favorece fácil interação, até para crianças menorzinhas.

154_


_155


156_


II

REtro

Se você quer dar uma cara de ambiente decorado nessa inserção do mundo da criança em um ambiente compartilhado com toda família e visitas, nada melhor que brinquedos de madeira e retrô. O ideal é que ao escolher esses objetos você verifique se as crianças podem realmente interagir com eles, para que a mudança faça sentido, e eles não sirvam como mero bibelôs.

_157


bRinquedos doS primeiRos

1000 diAs Crianças de até dois anos se apoiam em móveis para se locomover e alcançar outras coisas com pouco cuidado, por realmente não terem noção do perigo. Trocar os objetos de decoração por brinquedos que estimulem suas capacidades cognitivas, sensoriais e motoras é ótimo! Você terá tranquilidade em deixá-las explorando o ambiente e elas se distrairão com objetos, os quais podem manusear sem qualquer problema.

158_


_159


espacI o paRa uM lancHinho Você pode adaptar o seu rack para que seja um possível aparador de lanchinho. Coloque um banquinho e sirva o lanche de maneira que a criança consiga comer sozinha ou com o mínimo de ajuda de um adulto.

160_


É tão bom aproveitar o tempo com uma criança desenvolvendo atividades em conjunto! Você pode criar livros de feltro, bichinhos e usar materiais recicláveis para garantir animação com muita criatividade.

bRinquedos criaDos pela cRianca e PElos paiS I

_161


162_


I

area LiVRE O outro espaço escolhido para intervenção foi uma parte da sala que não possui móveis. Fizemos deste espaço um local flexível: escolhemos uma toca para alegrar a criançada! E, se chegarem muitas visitas, a toca pode ser desmontada rapidamente.

_163


Este canto da sala tinha um papel de parede estampado com arabescos que foi aplicado quando nos mudamos para o apartamento. Com o tempo, o mesmo papel e os mesmos quadros... Cansam, não é mesmo?

A proposta para esta parte do ambiente foi realizar a retirada deste papel antigo e fazer uma parede lousa, com objetivo de promover interação, criatividade e trazer cor ao local. Deu medinho de pintar a parede de preto, mas deu tudo certo!Amamos o resultado! Ficou uma parede muito interessante! Na parte de cima, um desenho estilizado (que pode ser feito por um artista especializado) e na parte de baixo, um local para interação com as crianças.

164_


paRede LoUsa

_165

chalkboard: Gommiz


Desenho é uma forma de expressão importantíssima para a criança! Trazer a parede de lousa para sua casa é uma brincadeira em família deliciosa além de criar mais um espaço para a criança explorar e se expressar.

166_


matERial paRa faZer sUa paRede LOusa: - tinta Lousa - pincel pequeno para reparos - rolo de tinta - apoio para o rolo tipo bacia (normalmente vem com o kit pintura)

- fita crepe

pAsso-a-pAsso: 1. Prepare a parede. Tire papel de parede (se existir), lixe caso apresente imperfeições e observe suas condições antes de iniciar a pintura para que o resultado seja uniforme. 2. Delimite toda a área que você irá pintar com uma fita crepe. Não se esqueça de isolar tomadas e outros objetos que interagem com o lugar, como por exemplo, aparador do bastão de cortina. 3. Pinte com o rolo começando de cima para baixo sempre no mesmo sentido. Sempre que for pintar, tire o excesso de tinta do rolo, no apoio/bacia, para que a tinta não escorra 4. Não vá nos cantinhos com o rolo. Próximo ao teto e demais quinas, utilize um pincel para acabamento. 5. Passe uma demão de tinta em toda parede e, se necessário, uma segunda para retoques. _167


Que tal criar um cantinho na sua sala para trazer elementos que estimulem a imaginação e a criatividade? Assim, sua criança poderá incorporar um personagem, imaginar paisagens a seu redor, os brinquedos ganharão vida... E não se assuste se de repente você se tornar o vilão que ela precisa combater. Objetos certos como a toca dos sonhos, cavalo de madeira, fantasias para a criança e brinquedos que façam com que ela mergulhe no mundo da imaginação são fantásticos para esse momento.

Brinque e imagine com sua crianca! Brincar é uma forma de aprender! I

A Heloisa é contadora por formação, blogueira por amor, cozinheira por osmose e criadora de projetinhos DIY fofos! Mãe da Marina, criadora dos blogs Mamãe Sortuda e Noiva Sortuda. Ama colocar sua boa energia em tudo que faz! A Aline, movida por amor, tornou-se pedagoga, casou-se, virou mamãe sortuda da “deliCiça” e é blogueira no mundo materno. Desenvolve projetos DIY e faz da sua rotina com a Cecília seu campo de aprendizado e ensinamento constante. O amor é a base de suas escolhas!

168_


A M R O F E R A N E U Q PE E D A D I L A N O S R E P NA DE UMA COZINHA por Ana Cantarini, do blog Casa Doce Casa

Todos temos momentos na vida em que sentimos necessidade de mudar. E foi esse sentimento que moveu a pequena reforma na cozinha da Renata. Os móveis, que já faziam parte do apartamento quando ela se mudou, incomodavam pela falta de cor e personalidade. Por outro lado, não era possível trocar por móveis novos, no momento. Foi assim que ela me convocou para colocar a mão na massa e tentar achar uma solução criativa pra esse problema. Nem foram feitas tantas modificações, mas o resultado final acabou deixando o ambiente com uma carinha bem diferente. A Renata tinha uma vontade enorme de ter uma cozinha toda em preto, branco e amarelo (sou suspeita pra falar, também acho lindo!), mas já havia alguns detalhes em verde nas paredes. E aí surgiu outro desafio: verde e amarelo combinam? A solução pra esse conflito foi colocar apenas pequenos pontos da cor. Por isso, a cozinha ficou basicamente toda preta e branca... E muito harmônica!

170_


_171


A princípio, pensamos em aplicar vinil adesivo nos armários, mas ficaria um tanto quanto frágil, já que é um ambiente de uso intenso. Então, partimos para uma solução mais permanente: tinta. Aplicamos esmalte sintético fosco e, depois, verniz marítimo para evitar acidentes. Apesar de ser uma tinta que exige um tempo entre demãos bem longo - o que rendeu três dias para concluir a pintura - ao toque, ela seca muito rápido. Na hora você acha que vai dar tudo errado, mas, quando prontos, o acabamento e a textura ficam bem bonitos. O mesmo aconteceu com o verniz. No final, ficou uniforme e resistente.

(ANTES )

_173


Para a parede da pia, que era cinza, ela escolheu um padrão preto e branco. Fizemos usando vinil adesivo e o processo foi muito divertido! Não tem mistério nem regra, é só ir aplicando intuitivamente. Ficou muito interessante! Também usamos o adesivo, mas na cor amarela, dentro dos nichos do armário.

174_


_175


Por fim, um outro problema que ela precisava resolver era a iluminação. A cozinha era muito escura, com o teto alto e um ponto de luz fraca - que não era suficiente à noite. Montamos um trilho com três spots e direcionamos os focos para os pontos críticos, o que melhorou muito a luminosidade! Não é preciso uma reforma total pra mudar um ambiente. Só com esses pequenos detalhes, já conseguimos dar uma outra cara ao espaço. Agora sim, ele tem a personalidade divertida da dona. Ela adorou o resultado e eu adorei a experiência e o desafio!

A Ana sempre esteve em contato com a arte e a fotografia: designer gráfica, pelo Senai-RJ e graduada em Artes Visuais, pela UERJ, hoje trabalha como uma fotógrafa empenhada em registrar a sincera beleza por trás de olhares e sorrisos espontâneos. Mas isso não quer dizer que ela também não se dedique a captar os preciosos detalhes de objetos, de interiores e da arquitetura. 176_


painel de cortiça de p nhe r nhos por Estéfi Machado, do blog Estéfi Machado

Aqui em casa, o Natal é a data mais esperada do ano! Colocamos ares natalinos em todos os cantinhos possíveis da casa. E foi pensando nisso que criei esse projetinho: para levar essa atmosfera gostosa também pra mesa de trabalho ou escritório! É super fácil e gostoso de fazer!

178_


_179


material: . madeira balsa . cortiça adesiva . mini-dobradiças . cola instantânea . estilete

180_


Comece cortando os formatos dos pinheiros em triângulos na madeira balsa. Como esse tipo de madeira é bem macia, pode ser cortado com estilete mesmo. Isso pode ser feito à olho e nos tamanhos de você quiser, aliás, quanto mais variados forem, melhor fica! Depois, use os pinheirinhos de madeira como molde e risque em cima da folha de cortiça para marcar exatamente do mesmo tamanho. Para dar o ar de pinheirinho nevado, recorte o topo em ziquezague! Fica um charme! Destaque e cole os triângulos de cortiça adesiva nos triângulos de madeira e finalize unindo-os com as dobradiças. Importante: para colocarmos as dobradiças, é preciso fazer um pequeno corte reto na base do pinheiro para que a dobradiça se encaixe e funcione como queremos. Depois, é só colar com cola instantânea e tá pronto!

passo-a-passo _181


as tachinhas coloridas podem fazer o papel de bolas de Natal!

A Estéfi é mãe, designer, mãe, fotógrafa, mãe, ilustradora, mãe, muito crafiteira e… Mãe. Tudo de mais puro coração!

182_


5

minhas

dicas

favoritas por Flávia Ferrari, do canal A Dica do Dia ilustrações: Maria Carolina, do blog Traços de Maria

184_


Mais um ano chega ao fim e outro começa. Nesta hora nos perguntamos: passou tão rápido mesmo? Esta ideia de ciclos que se abrem e fecham periodicamente, marcando o tempo e o espaço é algo da vida, da nossa cultura. Mas há coisas que ficam, passam de geração em geração. Um exemplo disto são as dicas - aqueles conselhos simples, tradicionais que passavam de mãe para filha, como joias de família ou um segredo bem guardado que facilitaria a vida das novas gerações. Por isso eu gosto tanto de trabalhar com elas: o significado e o apelo emocional

vai muito além da ordem prática das mesmas. Eu gosto de todas as dicas, olho cada uma delas com um interesse quase infantil, daquela primeira descoberta do mundo. Para esta edição da Oca, passei uma peneira nas mais de 100 dicas que publicamos e selecionei algumas dicasdestaque-do-meu-coração do ano que passou. Mas não se iluda, apesar de serem dicas modelo/ano 2016, o conteúdo delas é para toda a vida (e por isso que elas são meu xodó!). Clique em cada dica para assistir aos vídeos correspondentes!

1. mistura para refrescar roupas Confesso! Esta é uma das minhas dicas do coração – e das que eu mais uso no dia a dia! Quem nunca pensou: usei tão pouco esta blusa e já tenho que colocá-la para lavar? Usando uma misturinha que une bicarbonato de sódio (2 colheres de sopa), amaciante (2 colheres de sopa) e água morna (500ml), suas roupas ficam frescas e podem ser guardadas novamente, evitando trabalho desnecessário e economizando água. É só borrifar a mistura sobre a peça e deixar arejar.

2. como acabar com os mosquitinhos das frutas

Quem diria que um copo com vinagre, um pouco de açúcar e detergente seria a armadilha perfeita para capturar aqueles famosos mosquitinhos das frutas? Em um copo, coloque vinagre de maçã, misture 2 colheres de sopa de açúcar, um pouco de detergente e misture até fazer uma espuma. Mantenha próximo a sua fruteira. Essa "doce armadilha" vai atrair os mosquitinhos que ficarão presos na espuma e morrerão no vinagre. ;) Esta dica mora em meu coração pela simplicidade de execução. Sempre acreditei que quanto mais simples, melhor! _185


3. como fazer lenços umedecidos de limpeza Como materiais base, você precisará de: rolo de papel toalha (com folhas mais firmes) cortado pela metade e um pote com tampa. Agora vou te dar 3 opções de soluções de limpeza pra fazer os seus lenços: desinfetante industrializado (125ml) + água (500ml) vinagre e água em partes iguais ou combinação de água (300ml), álcool (50ml) e detergente (4 gotas) Acomode o rolo de papel cortado dentro do pote, encharque com a solução escolhida e deixe descansar, com o pote tampado, por 24h. Para usar, você deve tirar a rolinho interno e puxar os lenços pelo meio. Mantenha o pote bem tampado pros lenços não secarem, ok?

4. como salvar maquiagem quebrada Adoro esta dica por ela resolver um problema que parece sem solução. Quem nunca chorou pela maquiagem derramada, digo, quebrada? Pra recompactar uma maquiagem em pó quebrada, você vai precisar de álcool 70 (vendido em farmácias). Coloquei todos os pedacinhos da make num pote de vidro ou cerâmica, junte 1 colher de sopa do álcool e misture bem, formando uma pasta. Transfira a pasta pro estojo original da make, pressionando bem com a ajuda de uma colher. Depois pressione com uma folha de papel toalha, pra remover o excesso de álcool, e deixe pernoitar com a embalagem aberta. Pronto! Agora não precisa mais chorar sobre a maquiagem derramada, ops… Quebrada, ok? 186_


5. dicas para o sapato não apertar Para mim, este foi o hit parade do ano – e uma bela surpresa! Já achei as dicas MARAVILHOSAS na fase de testes para o vídeo, mas me assustei com a repercussão. Acho que isto comprova que temos várias moçasCinderelas que compram sapatos lindos que machucam um pouco seus pés (sim, somos todas iguais!) São 3 truques que divido com vocês: 1. passar pomada descongestionante (aquela à base de cânfora) no couro e nas costuras do sapato. A pomada vai ajudar a lacear o sapato, durante o uso, sem machucar seus pezinhos de Cinderela;

3. pra alargar, sem usar, um sapatinho lindo que ficou apertado em você, mas mesmo assim, você não resistiu e comprou (quem nunca?) use dois saquinhos plásticos (daqueles com zip), da seguinte forma: encha o saquinho menor com água e ajeite dentro do sapato (preenchendo bem a ponta), depois acomode o sapato no saco maior e leve ao freezer!!! Isso mesmo, ao freezer! A água vai congelar, expandir e pressionar o sapato, laceando ele pra você. ;) Depois destas dicas, é só calçar seus sapatinhos e sair divando por aí.

2. fazer um laceador caseiro com condicionador e amaciante de roupas (misturando 1 colher de sopa de cada) e aplicar no calçado, onde ele estiver "pegando". E já pode calçar o sapato logo em seguida;

Engenheira por formação, Flávia Ferrari tornou-se “dona de casa profissional” por opção. Abandonou uma carreira executiva para dedicar-se à maternidade e à vida doméstica e percebeu que havia um hiato de conhecimento sobre o tema. Começou a registrar todas as suas “descobertas” no DECORACASAS, que gerou vários desdobramentos: revistas e programas de TV aberta e fechada. Sua mais nova empreitada é o canal A Dica do Dia no YouTube, onde posta vídeos com dicas domésticas todas às terças e quintas. _187


Ano II - dezembro/2016 - Edição 06 Concepção, execução e edição: Erica Palmeira (erica@revistaocapop.com), Carla Torci (carla@revistaocapop.com) e Karen Rampon (karen@revistaocapop.com) Colaboradores desta edição: Ana Cantarini (Casa Doce Casa), Ana Viana e Bárbara Ávila (Buji), Deborah Torci, Estéfi Machado (Blog Estéfi Machado), Flávia Ferrari (Decoracasas e A Dica do Dia), Gabi Alberti (ScrapBi), Heloisa Drumond e Aline Caldas (Mamãe Sortuda), Lívia Kizli (Liraby), Maria Emilia Dinat (Amor Plural), Maria Capai (DigaMaria), Matheus Fernandes (Blog do Math), Oliver Thi (Mr. Oliver), Regina Melo (Molly Mell), Rosa Paula (Le Paquet) e Sil França (Jardim de Siguta). Foto de capa: Lívia Kizli (Liraby) Ilustrações da matéria “Minhas 5 dicas favoritas”: Maria Carolina Simas Simões (Traços de Maria) Fotos carta das editoras e “vem pra oca também”: fotógrafa Luiza Florenzano Locação da foto “vem pra oca também”: Atelier Lá na Ladeira (Rua Maria Eugênia, 123 - Humaitá Rio de Janeiro-RJ) Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International (CC BY-NC-SA4.0): Esta licença permite que remixem, adaptem e criem a partir do nosso trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam à Revista OcaPop e ao blogueiro/fotógrafo colaborador os devidos créditos e que licenciem as novas criações sob termos idênticos. Fale conosco: Para sugestões, elogios, críticas e blábláblá: contato@revistaocapop.com Para colaboração: colabore@revistaocapop.com Para publicidade: anuncie@revistaocapop.com Se preferir à moda antiga: Cx Postal 34022 CEP 22460-970 - Rio de Janeiro/RJ http://revistaocapop.com http://facebook.com/revistaocapop http://instagram.com/revistaocapop http://twitter.com/revistaocapop https://pinterest.com/revistaocapop Snapchat: revistaocapop

188_


Revista OcaPop - Edição 06  

Um mar de cores, criatividade e amor, para abrilhantar sua casa e sua vida neste fim de ano e trazer inspiração para um 2017 feliz.

Revista OcaPop - Edição 06  

Um mar de cores, criatividade e amor, para abrilhantar sua casa e sua vida neste fim de ano e trazer inspiração para um 2017 feliz.

Advertisement