Issuu on Google+

Carnaval Sua origem e as diversas manifestações pelo mundo

Opinião

Alerta 2013

Quebra Cuca

A Crise sob um olhar diferente

Pergunte à Doutora

Violência Doméstica e a Lei Maria da Penha.

Turismo

Rio Quente

Café Espiritual

A Crise de Idoneidade

Coisas de Português Em Portugal… Carnaval!


Editorial

Índice

Queridos Leitores, O Brasil em 1 minuto

4

O Mundo em 1 minuto

6

Economia e Câmbio

8

ainda é a grande atração; em Salvador os blocos e trios elétricos farão a festa; no

Política

10

Recife muito frevo. Mas ainda assim há outras cidades e estados comemorando e

Opinião 11

dançando muito, “brincando” como gostam de chamar os foliões.

Empresas 12

Descobrimos que não é só no Brasil que a turma gosta de cair no samba. Países

Esporte 14

nos quatro cantos do globo e até a fria Finlândia, apesar de não terem “samba no

Cultural 16

pé”, também se divertem aos ritmos brasileiros.

Pergunte à Doutora

18

Não deixem de acompanhar toda a folia dos quatro dias de carnaval, pela TV

Quebra Cuca

20

Globo Portugal.

Café Espiritual

21

Em Portugal, muitos bailes e desfiles estão sendo organizados. Desejamos que

Lugares e Histórias

22

toda esta manifestação de alegria e descontração seja acompanhada de muito

Coisas de Português

23

Fevereiro, mês de Carnaval. A maior festa brasileira será comemorada de norte a sul, com estilos e cores diferentes. No Rio, o desfile da Marquês de Sapucaí

civismo e em harmonia. Esperamos que o clima ajude e não estrague os diversos desfiles de carnaval de rua, que acontecem de norte a sul do país. Leiam com muita atenção as colunas Quebra Cuca e Café Espiritual. Ambos textos trazem muitos conselhos e dicas que nos ajudarão no nosso dia-a-dia.

Capa 24 Nós Brasileiros

28

Rapidinhas da Terrinha

30

Saúde 32 Rosa Choque

Em Nós Brasileiros e Rapidinhas da Terrinha, quisemos homenagear alguns

33

Turismo 34

dos muitos músicos e artistas brasileiros residentes em Portugal, e que

Gastronomia

lamentavelmente, muitas vezes não tem o reconhecimento merecido. Se estiverem planejando gozar de umas férias no Brasil, leiam com atenção a coluna Turismo e descubram um paraíso em Rio Quente, cidade que está localizada bem ali pertinho da capital Brasília. Sigam enviando as fotos tiradas em um passeio ou umas férias, para a coluna Flashes. O nosso muito obrigado a todos que nos felicitaram pelo caderno especial, da edição de janeiro 2013, sobre o Ano do Brasil em Portugal. A todos uma boa leitura e boa folia! Ricardo Castro

36

Receita 37 Televisão 38 Destaque do mês

39

Agenda Cultural

40

Internet Interessante

41

Infantil

42

Momentos Raros

43

44

Humor

Passatempo

46

Flashes / Letras e Números

47

Telefones Úteis

48

Pontos de Distribuição

49

Crônicas 50

O Editor

O BRASILEIRINHO Ficha Técnica Entidade Proprietária Ricardo Castro Editor Ricardo Castro Publicidade Verónica Hawkes Paginação Marco Martins Sede da Redação Apartado, nº 574 - CP: 2776-601 / Carcavelos Tel/Fax 21 458-0367 Tm.: 96 916-2020 E-Mail geral@revistaobrasileirinho.com Site www.revistaobrasileirinho.com Periodicidade Mensal Nº de Registo no ICS: 123874 Nº de Registo no INPI: 414043 Nº de Depósito legal: 342434/12

Colaboradores Dra. Vânia Weissberg, Sen. Cristovam Buarque, Gilney Tosta, Anna Menge, Dra. Catarina Moço, Dra. Rose de Sousa, Pr. Mauricio Rabello, Dr. João Bezerra, Anete Costa Ferreira, Emb. Rubens Ricupero, Emb. Lauro Moreira, Dra. Solange Brígido, Dra. Yara Eloy Moita, Dra. Vanessa Bueno, Carlos Coelho, Bruno Aziz, Cristina Luz, Rev. Luíz Roberto Nunes, Dra. Alicia Reis

A equipe de O Brasileirinho não é responsável e nem endossa a qualidade dos serviços e produtos anunciados nesta revista. Enviem suas colaborações e cartas para o endereço acima. Todo o material recebido pela revista O Brasileirinho passa a ser de sua propriedade. Não serão aceitas colaborações ou cartas anônimas e sem endereço remetente. Todos os direitos reservados à Equipe de O Brasileirinho.

Fotos

Proibida a reprodução total e parcial sem consentimento escrito.

Arquivo O creditadas.

Brasileirinho

ou

conforme

Distribuição Gratuita

O BRASILEIRINHO

3


O Brasil em 1 minuto

Em caso raro, brasileira sem língua aprende a falar O caso extremamente raro de uma brasileira que nasceu sem a língua e hoje consegue falar, sem sequelas, se tornou um exemplo para a medicina mundial. A jovem Auristela Viana da Silva é uma das únicas três pessoas de que se tem conhecimento com aglossia congênita isolada - isto é, a ausência total da língua, sem que haja outras deformidades. Auristela, 22 anos, teve todo o tratamento que a fez conseguir falar realizado no Brasil. Sem a língua, órgão fundamental para o bom desenvolvimento dos dentes e da mandíbula, a jovem tinha dificuldades para engolir e falar. Responsável por acompanhar o caso desde que ela era criança, o cirurgião-dentista Frederico Salles liderou um grupo multidisciplinar dedicado a fazêla conseguir se comunicar por meio da voz. Além de profissionais da odontologia, também fonoaudiólogos, nutricionistas e psicólogos se uniram para intervir na história de Auristela.

Criado por brasileiro, aplicativo que localiza táxi é exportado a cinco países O brasileiro Tallis Gomes de 25 anos criou um aplicativo que, em funcionamento desde abril, recebeu aporte de US$ 10 milhões do fundo de investimento alemão Rocket Internet. O serviço se chama Easy Taxi e permite que o usuário veja em seu smartphone um mapa da cidade com a localização dos taxistas cadastrados. Assim, é possível verificar onde está o carro mais próximo e

saber quando ele está chegando. O serviço é cobrado do taxista, que paga uma taxa de R$ 2 por corrida. Está disponível em quatro capitais brasileiras (Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Brasília) e começou a se expandir para outros países há dois meses. As primeiras capitais internacionais a que chegou são Cidade do México, Caracas (Venezuela), Seul (Coréia do Sul), Lima (Peru) e Bogotá (Colômbia).

Rio lidera lista do jornal ‘New York Times’ de lugares para ir em 2013 O Rio de Janeiro sempre foi e sempre será destaque no cenário internacional. Agora o Rio é líder na lista de melhores destinos para se conhecer em 2013. A informação foi publicada no jornal americano New York Times, que indica a cidade na frente de outros 45 destinos de todo o mundo. Em destaque, novidades como a inauguração da Casa Daros e do MAR (Museu de Arte do Rio), e alguns dos grandes eventos que a cidade irá sediar este ano, como a Jornada Mundial da Juventude, o Rock in Rio e a Bienal do Livro.

4

O BRASILEIRINHO


Concessão de passaportes a evangélicos está dentro da lei, diz Itamaraty O Ministério das Relações Exteriores, Itamaraty, informou que está dentro da lei e de acordo as regras a concessão de passaporte diplomático a quatro líderes evangélicos da Igreja Internacional da Graça de Deus e da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, além de integrantes da Igreja Mundial do Poder de Deus. Pelas regras, é possível autorizar até dois passaportes por ordem religiosa. A autorização para a concessão ocorre quando a ordem religiosa tem atividades no exterior. Os interessados na obtenção do passaporte diplomático devem encaminhar “solicitação formal e fundamentada”. No caso dos líderes da Igreja Internacional da Graça de Deus e da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, eles alegaram “continuidade do trabalho no exterior”.

O Diário Oficial da União traz as portarias assinadas pelo ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota. Os pedidos foram feitos em outubro e dezembro de 2012. Nos textos, a justificativa para a concessão dos documentos é que foram concedidos em “caráter de excepcionalidade”. Pelas portarias, publicadas receberão passaportes diplomáticos Romildo Ribeiro Soares – o R. R. Soares, fundador da Igreja Internacional da Graça de Deus e sua mulher Maria Magdalena Bezerra Soares. A segunda portaria se refere a Samuel Cássio Ferreira e a Keila Campos Costa, da Igreja Evangélica Assembleia de Deus. Também foram concedidos passaportes diplomáticos para Valdemiro Santiago de Oliveira e Franciléia de Castro Gomes de Oliveira, da Igreja Mundial do Poder de Deus.

Quase 37 mil adolescentes serão mortos no Brasil até 2016, diz estudo da Unicef Até 2016, um total de 36.735 brasileiros entre 12 e 18 anos não chegará ao fim da adolescência. Se a tendência revelada pelo Índice de mortalidade de adolescentes (IHA) estiver correta, este será o número de adolescentes assassinados no País nos próximos quatro anos. Os dados mais recentes do IHA, divulgados no Rio, indicam uma discreta redução da violência contra jovens no Sudeste, mas um aumento preocupante no Nordeste, justamente em cidades onde a desigualdade social está em queda. Estes resultados levaram os pesquisadores responsáveis a admitir a possibilidade de relação entre crescimento econômico e violência. Os dados alertam ainda que, para cada mil pessoas de 12 anos, 2,98 serão assassinadas antes de completar 19 anos, o que representa um aumento de 12% em relação a 2009, quando o índice foi de 2,61. A maioria das vítimas é homem e negro.

O BRASILEIRINHO

5


O Mundo em 1 minuto Mulher tenta ir a Bruxelas, mas GPS a leva a Zagreb Uma mulher de 67 anos saiu de Erquelinnes (Bélgica) rumo a Bruxelas, a capital do país. Pôs o destino no GPS e acelerou. Só que a viagem saiu “um pouco” mais longa que o previsto: Sabine Moureau acabou em Zagreb (Croácia), a 1.450 quilômetros de distância! “Eu estava meio aérea e fui acelerando”, disse ela. O trajeto desejado tem apenas 57 quilômetros e seria percorrido em cerca de 52 minutos. Durante o trajeto de dois dias até Zagreb, Sabine abasteceu duas vezes o carro, provocou um acidente sem gravidade e chegou a dormir por algumas horas em um acostamento! “Só quando entrei em Zagreb foi que me dei conta de que não estava mais na Bélgica”, afirmou a motorista desligada. Sabine pegou o caminho de volta e, enfim, chegou a Bruxelas.

Pai manda ‘matar’ avatar do filho ocioso Um homem na China contratou ‘’assassinos virtuais’’ para caçar o seu filho em jogos online e matar o seu avatar. O pai chinês, identificado apenas como Sr. Feng por um blog especializado em games, estava preocupado com a quantidade de tempo que seu filho desempregado de 23 anos estava passando na internet.

Xiao Feng, de 23 anos, começou a jogar games online quando ainda estava na escola secundária e se tornou um ás em diversos jogos. Mas o hábito de passar horas jogando games era um tema de tensões com seu pai desde a sua época de colégio, porque suas notas eram muito baixas. Mais tarde, a insatisfação do pai só se intensificou, uma vez que o jovem não conseguia se firmar em nenhum emprego, supostamente devido ao seu vício em games.

Longevidade em ilha grega intriga cientistas Cientistas estão investigando o segredo da longevidade dos 8 mil moradores da Ilha de Ikaria, no leste da Grécia, que vivem em média dez anos a mais que a maioria dos europeus e apresentam uma saúde muito melhor no final de suas vidas. Geralmente, os moradores de Ikaria costumam passar dos 90 anos com boa saúde. Pesquisadores da Universidade de Atenas, na capital do país, estudaram os moradores locais com mais de 65 anos. Christina Chrysohoou, cardiologista da universidade, afirma que eles sofrem dos mesmos tipos de doenças que as outras pessoas, como câncer e problemas cardiovasculares, mas estes problemas ocorrem mais tarde. Entre os moradores da ilha, o número de fumantes é baixo, o cochilo depois do almoço é regra, o ritmo de vida é lento, e as pessoas se reúnem com amigos e familiares com frequência, bebendo quantidades moderadas de vinho. As famílias grandes dão aos moradores mais idosos um papel importante na sociedade, e os níveis de depressão e demência são baixos.

6

O BRASILEIRINHO


Transexual não consegue pagar multa por causa da voz masculina Um transexual prestou queixa contra a prefeitura de North Tyneside (Inglaterra) por discriminação depois que um funcionário se recusou a efetuar o pagamento, por telefone, de uma multa de trânsito dela. Segundo o funcionário, a voz era claramente de um homem, não condizendo com o nome da motorista, Katrina Harte. “Eu fiquei furiosa e explodi em lágrimas. Não era para eles terem uma política que não discrimine lésbicas, gays, bissexuais e transexuais?”, disse Katrina, de acordo com o “Chronicle Live”. Um portavoz da prefeitura pediu desculpas pelo incidente: “O bom serviço aos clientes e a igualdade são levados muito a sério pela prefeitura de North Tyneside”. Katrina, de 50 anos, fez cirurgia para a mudança de sexo. Ela diz que só precisa se livrar do pomo-de-adão para a mudança estar completa. Ela contou ter ficado, durante quatro décadas, sufocada em um corpo de homem, até que se submeteu à operação bancada pelo serviço de saúde público.

“É muito barato matar um jornalista hoje no mundo”, diz líder de entidade Os assassinatos por encomenda se tornaram uma ameaça maior à vida de jornalistas do que as guerras. O alerta é de Jim Boumelha, presidente da Federação Internacional dos Jornalistas (IFJ, na sigla em inglês). Ele cobra ações dos governos para frear as mortes e acusa a ONU de não tomarem medidas práticas que ajudem a reforçar a segurança dos profissionais que cobrem conflitos. Um relatório divulgado pela IFJ no último dia 31/12 informa que 121 jornalistas foram assassinados em 2012 no exercício da profissão ou em represália por seu trabalho. O ranking de mortes é liderado por Síria (35 casos) e Somália (18), que vivem conflitos armados. O Brasil aparece em quinto lugar, com seis mortes. Está à frente de países que passaram por guerras como Iraque e Afeganistão.

O BRASILEIRINHO

7


Economia e Câmbio

PRINCIPAIS COTAÇÕES DE CÂMBIO As cotações fornecidas pela UniCâmbio – Agência de Câmbios, SA, são meramente indicativas e têm como referência o dia 18.01.2013. As mesmas podem ter sofrido alterações até à data de distribuição da revista. Por isso não hesite em contactar o Super Centro Western Union da UniCâmbio na Praça da Figueira, onde lhe serão transmitidas todas as informações na hora, através dos telefones: 21 342 53 45 / 21 342 97 60

MOEDA

COMPRA (Euros)

Real Brasileiro

0,356300

0,396700

Libra Esterlina

1,160000

1,220000

Dólar Americano

0,728000

0,761000

Dólar Austrália

0,750000

0,805000

Dólar Canadiano

0,736000

0,774000

Franco Suiço

0,765000

0,820000

Coroa Dinamarca

0,126000

0,137000

Iene Japão

0,008000

0,009000

Coroa Noruega

0,126000

0,137000

Coroa Suécia

0,108000

0,118000

Libra Escocesa

1,129000

1,220000

Rand África do Sul

0,076000

0,086000 0,010000

Libra Irlandesa

1,129000

1,220000

Renmimbi

0,110000 0,128000

Dólar Hong-Kong

0,084000

0,103000

Rublo Russo

0,022000

0,027000

Coroa Checa

0,035000

0,045000

Rupia Indiana

0,012000

0,016000

Zloty Polaco

0,219000

0,276000

Lira Turca

0,388000

0,487000

Forint Húngaro

0,003000

0,004000

Metical Moçambique 0,022000

0,026000

Novo Leu Roménia 0,209000

0,263000

Kuna Croata

0,120000

0,151000

Dirham Marroquino 0,081000

0,100000

Dirham Emiratos Árabes 0,190000

0,217000

Faça os Seus câmbios e remessas para o Brasil com quem tem prazer em o

8

O BRASILEIRINHO

A produção brasileira de cereais, leguminosas e oleaginosas teve safra recorde de 162,1 milhões de toneladas em 2012, 1,2% superior à de 2011, informou o IBGE. Apesar de a safra ser um pouco menor (0,3%) que a estimativa de novembro, a área colhida em 2012, de 48,8 milhões de hectares, cresceu 0,3% frente à área colhida em 2011. O arroz, o milho e a soja representam, juntos, 91,6% da estimativa da produção, respondendo por 85,1% da área colhida. No que se

refere à produção, a do milho foi 27,0% maior, enquanto a de arroz e soja sofreram redução de, respectivamente, 15,4% e 12,3%, se comparadas a 2011. O IBGE também fez novo prognóstico para a safra de 2013. A produção de cereais, leguminosas e oleaginosas está estimada em 178,0 milhões de toneladas, 9,9% superior à safra colhida em 2012. Este provável aumento devese à retomada da produção nas regiões Sul e Nordeste, que sofreram com problemas climáticos em 2012.

VENDA (Euros)

Escudo de Cabo Verde 0,009000

atender

Safra de 2012 bate recorde no Brasil

Venda de veículos soma 3,6 mi de unidades em 2012 O total de automóveis e comerciais leves emplacados no Brasil em 2012 atingiu 3,634 milhões unidades, alta de 6,1% em relação ao total de 3,425 milhões de unidades de 2011, informou a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). As vendas de caminhões e ônibus recuaram 19,33% nesse período, de 207.572 unidades, para 167,438 mil unidades e as vendas de motos caíram 15,62% e atingiram 1,637 milhão de unidades no ano passado. No total do ano passado - na soma de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, motocicletas, implementos rodoviários e outros veículos - as vendas totais de veículos no Brasil chegaram a 5,586 milhões de unidades, queda de 2,25% sobre as 5,715 milhões de 2011.


Saudade de alguém que lhe é querido

ENVIE DINHEIRO numa loja Unicâmbio e continue a receber

5 MINUTOS

Fique perto dos seus familiares e amigos

de chamadas grátis* Faça os seus envios de dinheiro* Western Union na Unicâmbio e receba 5 minutos de chamadas telefónicas gratuitas.

* Promoção válida para envios de dinheiro Western Union, de 16 de Julho a 31 de Dezembro de 2012, nos balcões da Praça da Figueira, Cacém, Colombo, Amadora, Vila Franca de Xira, Almirante Reis, Parede, Corroios, Torres Vedras, Queluz, Costa de Caparica, Odivelas, Odivelas Parque, Metro Aeroporto, Cascais, Almada Fórum, Porto, Funchal, Quarteira, Portimão, Almancil, Lagos, Faro e Praia da Rocha. A Moneycall - Serviços de Telecomunicações, Lda é a empresa fornecedora do serviço. Número de registo 20042454 na ANACOM. Regulamento disponível para consulta no balcão. A Unicâmbio - Agência de Câmbios, S.A. está autorizada pelo Banco de Portugal a prestar o serviço de transferência de dinheiro Western Union ® em Portugal. Quaisquer informações relacionadas com esta prestação de serviço deverão ser endereçadas à Unicâmbio. A Unicâmbio é Prestador de Serviços do Millennium bcp para o serviço de transferências de dinheiro Western Union® em Portugal. O logotipo e marca Western Union ® são propriedade da Western Union Holding Inc., sendo usados com a sua autorização

O BRASILEIRINHO

9


Política

PT arrecada recursos para pagar multas de condenados pelo STF Na linha de defesa de petistas condenados no mensalão e em protesto contra a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), o diretório do partido no Distrito Federal começou a arrecadar dinheiro para pagar às multas que foram aplicadas a ex-dirigentes da legenda no processo. Para reunir os recursos, a juventude do PT local vendeu convites, que variaram de R$ 100 a R$ 1.000, para um jantar oferecido em uma galeteria de Brasília. Foram vendidos 110 ingressos e a expectativa é que o evento reúna 170 convidados. Confirmaram presença o tesoureiro do PT João

Oito ex-prefeitos do Espírito Santo são presos sob acusação de corrupção Oito ex-prefeitos de municípios capixabas foram presos pela Polícia Civil do Espírito Santo, em um desdobramento da operação Derrama, deflagrada em dezembro do ano passado. Entre os detidos, estão Edival Petri (PMDB), de Anchieta, Edson

Vaccari, os deputados Ricardo Berzoini (PT-SP) e Zeca do PT (PR), além de líderes petistas da capital federal. Além do jantar, está programado um debate sobre o julgamento. A ideia é começar a arrecadar verba para custear as multas do ex-ministro José Dirceu (Casa Civil) dos deputados José Genoino (SP) e João Paulo Cunha (PT-SP), além do ex-tesoureiro do partido Delúbio Soares que somam R$ 1,8 milhão. “Os companheiros foram condenados sem provas e não achamos justo que tirem um só centavo para pagar as multas”, disse Pedro Henrichs, dirigente do PT zonal e um dos organizadores do jantar.

Magalhães (PPS), de Guarapari, e Guerino Zanon (PMDB), de Linhares. Também constam na lista confirmada pela Polícia Civil Moacyr Carone Assad (PDT), ex-prefeito de Anchieta, Rogério Feitani (PMN), ex-prefeito de Jaguaré, e Ananias Francisco Vieira (PDT), exprefeito de Marataízes. Segundo o Nuroc (Núcleo de Repressão às Organizações Criminosas e à Corrupção), a investigação teve início depois que o Tribunal de Contas

e o Ministério Público descobriram indícios de corrupção nas prefeituras de Jaguaré, Linhares, Guarapari, Marataízes, Aracruz, Anchieta e Piúma. No total, 26 mandados de prisão foram expedidos pela Justiça.

Filho de Renan é alvo de inquérito da PF O deputado federal Renan Filho (PMDB-AL), 33, é alvo de um inquérito da Polícia Federal que investiga suposto desvio de verbas para a merenda escolar da Prefeitura de Murici (AL). Ele é filho de Renan Calheiros (PMDB-AL), favorito para presidir o Senado. Como o deputado tem foro privilegiado, o caso passou em março de 2012 para o Supremo Tribunal Federal. Em manifestação no inquérito, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, e a subprocuradora Cláudia Sampaio afirmaram que há “indícios de que o deputado federal cometeu os crimes descritos” na Lei de Licitações e no decreto sobre os crimes de responsabilidade de prefeitos e vereadores. A existência do inquérito não representa culpa, e sim que o

10

O BRASILEIRINHO

Ministério Público observou indícios de crimes e pediu mais apuração. Murici, a 50 km de Maceió e com cerca de 26 mil habitantes, é feudo dos Calheiros. O filho de Renan se elegeu prefeito em 2004, reelegeu-se em 2008 e deixou o mandato em 2010, após vencer a eleição para deputado. Seu vice era seu tio, hoje prefeito. De 2005 a 2008, a prefeitura recebeu do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, ligado ao MEC (Ministério da Educação), cerca de R$ 1,25 milhão, em valores atualizados, para a merenda. O inquérito indica que Renan Filho teve papel ativo do lançamento do edital à escolha da comissão de licitação, na qual incluiu dois primos.


Opinião Alerta 2013

O

ano de 2012 termina com o país apresentando seu menor índice de desemprego da história, os turistas brasileiros gastando 20 bilhões de dólares no exterior, a desigualdade diminuindo e o salário médio do trabalhador subindo. Quase tudo permitiria fazer do último artigo do ano um momento de celebração. Mas, ao invés de um tradicional Feliz Ano Novo, é mais correto alertar para os riscos adiante. A inflação mostra sinais de sair do controle. A taxa seria ainda maior se não fossem as medidas artificiais de controle de preços, que não podem durar muito, e vão cobrar um preço alto quando se esgotarem como, por exemplo, a repressão ao preço do combustível, que desequilibra financeiramente a Petrobrás. Cabe alertar que a inflação sobre os bens de consumo das camadas mais pobres, em quase 8% este ano, reduz substancialmente os resultados da Bolsa Família e os aumentos no Salário Mínimo. O reduzido desempenho do PIB tem características estruturais que dificilmente serão superadas de maneira estável, se a economia não for capaz de fazer duas inflexões. Primeira, mudar a exagerada preferência pelo consumo que sacrifica a poupança. O Brasil consumidor de hoje inibe a taxa de crescimento no futuro, por falta de poupança. Esta falta de poupança está vinculada não apenas à preferência pelo consumo, mas também à falta de oportunidades de investimento nos setores mais dinâmicos da economia moderna. Por isso, a segunda inflexão é desenvolver a capacidade de inovação para a economia brasileira oferecer oportunidades, no setor de produtos de alta tecnologia, o que exige uma

revolução educacional ainda não iniciada, nem mesmo anunciada em 2012. É necessário alertar para o aumento nos gastos públicos que seguirão pressionando ainda mais o risco de elevação da inflação. Como se não bastassem os alertas sobre a economia, o Brasil precisa ver outros riscos adiante. O ano começa com enfrentamento entre os poderes: o Poder Executivo demonstra cada vez mais seu poder hegemônico, desrespeitando o Congresso Nacional que, subserviente, aceita aprovar tudo que o governo determina, e acumula 3.060 vetos presidenciais sem votação; o STF tomando medidas que se contrapõem à vontade do Congresso que, por incompetência, inapetência ou descuido para legislar de forma clara, dá a Justiça o poder e a obrigação de interpretar a Constituição, legislando porque os congressistas não legislam. Não por nossa vontade, poderemos enfrentar a perda de mercados externos dos nossos produtos, majoritariamente primários, pela crise econômica mundial ou por fenômenos naturais, afetando a estabilidade monetária, o crescimento da economia e mesmo a sustentabilidade e a eficiência dos programas sociais.

Sociedade

Educação Opinião Brasil

Opinião

Futuro

apresentando menor

desemprego

poupança

2012

O ano de 2012 faz parte de um ciclo de 20 anos de contínuo avanço, mas é preciso alertar que os pilares deste período estão a se esgotar. Por isso, ao lado da celebração do ano que termina, precisamos alertar para o futuro que começa em 2013.

Cristovam Buarque Professor da Universidade de Brasília e Senador

O BRASILEIRINHO

11


Empresas

Gigante do varejo britânico perde quase R$ 1 bi após vender hambúrguer com carne de cavalo A rede britânica de supermercados Tesco perdeu cerca de 300 milhões de libras (cerca de R$ 981 milhões) em valor de mercado. A desvalorização aconteceu depois que testes encontraram DNA de cavalo em diversas marcas de hambúrgueres vendidas em lojas da rede na Irlanda e no Reino Unido, segundo publicou o jornal “The Guardian”. Produtos “contaminados” também eram vendidos por outras três grandes redes de supermercados que operam nos dois países: Aldi, Iceland e Lidl. Os testes foram realizados pela agência de segurança alimentar da Irlanda,

a Food Safety Authority of Ireland (FSAI). Foram examinados 27 produtos diferentes, e em dez deles foram encontrados traços de DNA de cavalo. Em uma das amostras, vendida pela Tesco, o nível de DNA equino indica que a carne de cavalo responderia por 29% da composição do hambúrguer. Também foi encontrado DNA de porco na composição de 23 dos produtos analisados, supostamente feitos exclusivamente com carne bovina. Segundo as autoridades irlandesas, o consumo dos produtos não traz risco à saúde das pessoas, mas o episódio levou a uma retirada em massa das

Europa derruba vendas mundiais da Peugeot Citroen

e da França, e pela suspensão das atividades no Irã. O grupo francês vendeu no ano passado 2,97 milhões de unidades, 16,55% a menos que no ano anterior, e espera que o mercado europeu caia novamente entre 3 e 5% neste ano, segundo seu diretorgeral, Frédéric Saint-Geours, citado em um comunicado. As vendas na Europa caíram 15%, a 1,76 milhão,

A PSA Peugeot Citroen anunciou em janeiro uma queda de 16,55% das vendas de automóveis no mundo em 2012, afetadas pelas diminuições sofridas nos países do sul da Europa

12

O BRASILEIRINHO

prateleiras das linhas de hambúrguer em que foi detectada a contaminação. O caso também levantou questões sobre a confiança dos consumidores, especialmente entre aqueles que não comem carne de porco, por restrições religiosas ou alimentares. As amostras contaminadas foram produzidas em duas fábricas na Irlanda e em uma terceira, no Reino Unido. O primeiro-ministro britânico, David Cameron, classificou o caso como “completamente inaceitável” e afirmou, que as lojas devem ser responsáveis pela qualidade da comida que vendem..

enquanto o número de veículos da marca Peugeot em kit, destinados principalmente ao Irã, sofreu uma forte queda, reduzindo suas vendas em quase três quartos, a 145 mil unidades.


Swatch anuncia compra da Harry Winston por US$ 1 bilhão O grupo Swatch, o maior fabricante de relógios do mundo, informou que vai adquirir a joalheria e fabricante de relógios norte-americana Harry Winston por US$ 1 bilhão. O grupo suíço pagará US$ 750 milhões para adquirir a empresa - a mais famosa e a mais luxuosa joalheria do mundo - e acrescentará, no máximo, US$ 250 milhões para assumir sua dívida líquida, disse o comunicado.

A Swatch assumirá a marca Harry Winston e todas as atividades ligadas aos relógios e à joalheria, bem como, os seus 535 funcionários em todo o mundo. A transação ainda depende do aval das entidades reguladoras. A presidente da Swatch, Nayla Hayek, afirmou que a negociação faz sentido já que a “Harry Winston complementa brilhantemente o segmento de prestígio do grupo Swatch”.

Empresas fazem corrida por celular à prova d’água Empresas de celulares de todo mundo estão tentando a todo custo, encontrar uma fórmula para criarem celulares que sejam a prova d’água. Em pesquisa realizada, segundo Steve Walker, executivo da divisão de celulares da Sony, só a estatística dos que já deixaram o celular cair no vaso sanitário alguma vez é de um em cada dez usuários. Não é de se surpreender, portanto, que algumas das gigantes do mercado de celular estejam em uma corrida acirrada para lançar seus smartphones à prova d’água. A Sony é uma das empresas que mais está apostando nesse mercado fazendo do modelo à prova d’água Xperia Z sua grande aposta na feira Consumer Electronics Show, em Las Vegas.

Walmart vai comprar US$ 50 bilhões de produtos feitos nos EUA O Walmart, maior rede varejista norteamericana, anunciou que vai comprar US$ 50 bilhões em produtos fabricados nos Estados Unidos nos próximos dez anos. O anúncio foi feito pelo presidente do Walmart nos Estados Unidos, Bill Simon, durante o evento da federação nacional de varejo que ocorreu em Nova York. Segundo Simon, o esforço visa estimular a indústria nacional e criar empregos. “Cada emprego criado significa um novo consumidor para nosso negócio”, afirmou. De acordo com ele, dois terços dos

produtos ofertados pelo Walmart em suas lojas americanas são fabricados no país, apesar de haver uma percepção de que esse percentual possa ser maior. Nos próximos dez anos, a equipe de compras da rede irá se esforçar para comprar US$ 50 bilhões adicionais em produtos fabricados nos EUA. “Queremos dar segurança aos fabricantes nacionais para investir no país”, afirmou Simon. A rede de varejo também anunciou hoje um programa para contratar 100 mil veteranos de guerra americanos nos próximos cinco anos. O objetivo é estimular a reinserção dos militares no mercado de trabalho. Eles terão a oportunidade de emprego nos primeiros doze meses após o retorno ao país. O programa será oficialmente lançado

no próximo dia 27 de maio e foi apoiado pela primeira-dama americana, Michelle Obama. Michelle lidera uma campanha de apoio aos veteranos de guerra e seus familiares. Nos Estados Unidos, a taxa de desemprego entre veteranos é de cerca de 10%, levemente superior à média nacional, de 7,9% no final de 2012.

O BRASILEIRINHO

13


Esporte Neymar vai ‘vender’ o Santos em 2013 O poder midiático de Neymar não é exatamente uma novidade. Neymar vende meia, xampu, sorvete, carro, guaraná, televisão, banco e também o Santos. A meta da diretoria santista é fazer o garoto-propaganda ecoar e aumentar em 10% o faturamento do clube com patrocínios na camisa, alcançando a marca de R$ 40 milhões. Atualmente, ele é garoto-propaganda de 12 marcas diferentes na televisão. Segundo levantamento anual da Controle da Concorrência, empresa que monitora inserções comerciais para o mercado, o craque do Santos é o quarto colocado em número de aparições nos intervalos comerciais em 2012. Só perde para Camila Pitanga, Reynaldo Gianecchini e Gisele Bündchen. Incensada pela força do Santos - e também de Neymar - a ideia é reacender a paixão dos torcedores e chegar aos 100 mil sócios até 2014.

Pelé de bronze no Maracanã Uma estátua de bronze de Pelé dará as boas-vindas ao público na reabertura do estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. A imagem tem 1,84 metro de altura e pesa 300 quilos. O maior jogador de futebol de todos os tempos, já posicionou que irá para a festa que a CBF prepara em sua homenagem. De acordo com o cronograma exigido pela Fifa, as obras de reforma e melhorias do Maracanã terão de estar concluídas no dia 28 de fevereiro. Por enquanto estão atrasadas e tudo leva a crer que entrarão mesmo na prorrogação.

14

O BRASILEIRINHO

Ex-hooligan inglês vira mulher e troca brigas por vestidos Aos 36 anos, Burly Richard Allen passa por uma das mudanças mais drásticas que alguém pode ter. Há quatro anos, o ex-hooligan decidiu abandonar os jogos de futebol e, principalmente, as brigas com torcedores adversários para realizar algo que queria desde a infância: revelar seu lado feminino e virar uma mulher. Agora conhecido como Becci, o ex-brigão diz que a violência era uma maneira de manter reprimida sua verdadeira personalidade. Antes da mudança, iniciada aos 32 anos, Allen era casado. Ele também tem uma filha, atualmente com 11 anos. Quando revelou sua nova personalidade, diz que a esposa foi compreensiva, mas depois de pouco tempo o abandonou. Ele(a) quer voltar a frequentar jogos do Exeter e da Inglaterra, mas agora sem brigas.


Com dívida gigantesca, Deportivo La Coruña vai à falência na Espanha Um dos clubes mais tradicionais da Espanha, o Deportivo La Coruña, admite estar quebrado e pediu concordata. É o oitavo clube do país a falir desde o início da crise econômica em 2008, escancarando uma realidade radicalmente diferente da que vivem Real Madrid e Barcelona, que em janeiro dominaram a festa de gala da Fifa e mostraram que são a base de uma seleção mundial. O La Coruña entrou com o pedido de concordata na Justiça, medida que o protege por enquanto de uma falência total e exige que os credores entrem em negociação em relação a uma dívida que o clube tem de mais de US$ 130 milhões - cerca de R$ 263 milhões. Só ao fisco espanhol deve aproximadamente US$ 49 milhões (R$ 99 milhões). Juízes vão avaliar o caso e vão decidir se o clube pode continuar a existir.

Boca Juniors vende assentos da Bombonera a seus torcedores O Boca Juniors principal time argentino pôs à venda uma série limitada de assentos produzidos com os bancos do seu estádio na campanha de marketing “La Bombonera na sua casa”, que foi anunciada pelo clube em sua conta no Twitter. As peças postas à venda agora foram retiradas da arquibancada

de La Bombonera e são montadas sobre uma estrutura de tubo de aço polido e cromado com apoio para os pés. Cada uma dessas cadeiras, que serão vendidas por 1.910 pesos (R$ 1 mil), conta com um número de série e uma placa de autenticidade para que não possa ser falsificada. A instituição anunciou que uma parte do montante arrecadado será destinada a ações solidárias que o clube realiza através do departamento Boca Social, que desenvolve políticas de integração e inclusão para os setores mais pobres de Buenos Aires.

Projeto tenta conquistar torcedores para injetar R$ 1 bilhão em clubes Foi lançado, em São Paulo, um projeto ambicioso para captação de sócios e recursos por parte de 15 grandes clubes do futebol brasileiro. O chamado “Movimento por um Futebol Melhor”, apresentado em evento de gala no Memorial da América Latina, quer unir empresas para impulsionar as receitas dos times, de forma a beneficiar também as empresas parceiras – e, consequentemente, o torcedor/consumidor. A meta é simples, mas arrojada: sem falar em prazos, o programa quer aumentar o número de sóciostorcedores dos clubes ligados a ele. Atualmente, segundo os números apresentados no evento, 350 mil pessoas são vinculadas a algum

tipo de plano de sócio-torcedor dos clubes; a meta é chegar a 3,5 milhões de torcedores, de forma a gerar R$ 1 bilhão aos clubes vinculados. O projeto é encabeçado pela Ambev e conta com o apoio também de Unilever, PepsiCo, Seara, Danone, Bradesco, Netshoes, Burger King e Sky. Por parte dos clubes, já se associaram ao projeto AméricaMG, Atlético-MG, Bahia, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Palmeiras, Portuguesa, Ponte Preta, Santos, São Paulo, Vasco da Gama e Vitória. Nos próximos meses, o programa espera abranger ainda Grêmio, Internacional, Fortaleza, Ceará, Goiás, Santa Cruz, Sport, Náutico, Figueirense e Avaí.

A dinâmica do projeto, lançado após dois anos de estudos, é simples: a partir do convênio entre clubes, empresas e supermercados, os adeptos terão facilidades na compra de ingressos, e ainda contarão com descontos em supermercados na compra de produtos das empresas parceiras, de forma a compensar o investimento. Assim, os envolvidos tentam oferecer “um pacote de benefícios mais ampliado”, de forma que o torcedor que mora longe de seu clube possa desfrutar de vantagens comerciais ao aderir, não restringindo o retorno a ingressos. Embaixador do movimento, Ronaldo compareceu à festa de lançamento, mas pouco falou ao subir ao palco. O BRASILEIRINHO

15


Cultural

Rihanna é favorita nos presídios Pelo lado masculino, Tupac é o artista mais ouvido entre os prisioneiros britânicos. O rapper está no topo de uma lista feita pela “National Prison Radio”, que transmite para 84.000 prisioneiros no Reino Unido. Em 2012, 4 mil reclusos fizeram pedidos de música. O jamaicano Vybz Kartel surge em segundo lugar, enquanto o rapper K Koke está em terceiro. Rihanna, em quarto lugar, é a única artista feminina da lista. A lista de 20 artistas fica completa com nomes tão diferenciados como Metallica, Eminem, ou Bob Marley.

Cineasta português quer retratar Dilma Rousseff em documentário Miguel Gonçalves Mendes, diretor do longa “José e Pilar”, está no Brasil desde setembro do anos passado na produção de um documentário sobre o sistema educacional. Enquanto isso, ele já começou os preparativos para o seu próximo projeto, “O Sentido da Vida”, um misto de ficção e documentário. Atualmente, o cineasta negocia a participação de seis personalidades no filme, entre elas a presidente Dilma

Biblioteca Nacional divulga autores selecionados para a revista literária A Fundação Biblioteca Nacional (FBN) divulgou em janeiro a lista dos 20 autores selecionados para a segunda edição da Revista Machado de Assis – Literatura Brasileira em Tradução. A publicação, trimestral na versão online e com duas edições impressas por ano, tem como objetivo difundir a literatura brasileira no exterior. Entre os 20 textos selecionados pelo conselho editoral da revista, está a tradução de O Homem que Sabia Javanês, de Lima Barreto, clássico da literatura brasileira, de domínio público. Além dele, 11 autores terão contos, poemas ou trechos de romances traduzidos para o inglês. Outros cinco escritores tiveram obras escolhidas para tradução em alemão, e três em espanhol. Ao todo, 147 escritores inscreveram trechos traduzidos de suas obras de prosa ou poesia para publicação na revista. Além do inglês e do espanhol, foram aceitos trechos em alemão, em decorrência da homenagem ao Brasil este ano na Feira do Livro de Frankfurt. A revista é um projeto da FBN em parceria com o Itamaraty, a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo e o Itaú Cultural. O segundo número será lançado em sua versão virtual no dia 9 de fevereiro. A FBN informou que o terceiro número, que será temático, dedicado à literatura para crianças e jovens.

16

O BRASILEIRINHO

Rousseff. “Nos dias de hoje, em que em muitos países, especialmente na Europa, assistimos a uma forte regressão dos valores, considero ser importante mostrar ao mundo um retrato intimista de uma mulher como Dilma”, justificou Mendes. Já foram confirmados no filme o filósofo suíço Alain de Botton e o escritor português Valter Hugo Mãe.


Cinema brasileiro em primeiro lugar

Rock in Rio “O Musical” Para inaugurar a belíssima Grande Sala de espetáculos da Cidades das Artes, Rodrigo Nogueira escreveu Rock in Rio - O Musical, livremente inspirado na

Pela primeira vez na história do mercado cinematográfico brasileiro, uma distribuidora brasileira fecha um ano na liderança do setor. De acordo com dados que a Ancine divulgou, em

2012 a Paris Filmes, comandada por Marcio Fraccaroli , obteve 18,8% do mercado de distribuição, superando a americana Paramount/Universal, que ficou com 14,94% do bolo.

história de um dos maiores Festivais do Mundo, que acontece no Rio de Janeiro desde 1985. O autor se sai muito bem. Segue uma linha de dramaturgia que mistura a realidade e a ficção, cotejando momentos políticos do nosso país, onde a música de alguma forma teve importante papel libertador e

aglutinador. Ao escolher a música como o meio de protestar de um grupo de jovens estudantes, Nogueira destaca o fundamental papel da Arte na formação do indivíduo.

David Bowie lançou 1.º single em uma década Em comemoração aos seus 66 anos, completados em janeiro, David Bowie quebrou um hiato que já durava quase dez anos e lançou um novo single. Where Are We Now está disponível no site oficial do cantor, acompanhado por um belo clipe. A canção fará parte de The Next Day, álbum que será lançado em março. Será o primeiro trabalho do recluso camaleão do rock desde o excelente Reality, de 2003. Desde que terminou sua última turnê mundial, em 2004, Bowie tem sido visto poucas vezes em público, e até recusou um convite para se apresentar no show de abertura dos Jogos Olímpicos de Londres, no ano passado. O lançamento de um novo single animou os fãs do mundo todo. A dúvida agora é se com o disco haverá também uma muito aguardada turnê. A gente fica na torcida.

O BRASILEIRINHO

17


Pergunte à Doutora Violência Doméstica e a Lei Maria da Penha.

M

aria da Penha Maia Fernandes, foi baleada aos 38 anos, enquanto dormia, pelo então marido, o colombiano Marco Antônio Heredia Viveiros. Ela ficou mais de quatro meses no hospital e passou por várias cirurgias, e o tiro a deixou paraplégica. Nessa condição, ela lutou contra a morosidade da justiça brasileira e tornou-se conhecida no país inteiro como uma bandeira hasteada contra a violência doméstica, até que, em 7 de agosto de 2006, é promulgada a Lei nº 11.340/06, batizada com o nome de “Lei Maria da Penha”. Até o advento dessa lei, a impunidade dos agressores permitia que os índices de Violência contra as mulheres fossem muito mais altos que os da atualidade. O ex-marido de Maria da Penha foi preso somente em outubro de 2002, depois que o caso foi denunciado à Comissão Internacional de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos. Após 16 meses de prisão apenas, ele passou ao regime semiaberto. A Lei Maria da Penha foi citada pela ONU em relatório (BBC BRASIL, 2011) sobre a situação das mulheres no mundo, cujo teor anuncia a norma brasileira como uma das pioneiras na defesa dos direitos das mulheres. A partir dela, conceituou-se a violência doméstica, identificando-se modos de ação ou omissão, o espaço e as formas de agressão. Essas últimas estão bem delineadas na referida Lei, como a violência física, a psicológica, a sexual, a patrimonial e a moral (art. 7º, incisos I, II, III, IV e V). Além do mais, a criação de medidas protetivas e de urgência a serem concedidas pela autoridade policial ou pelo juiz, independentemente de o ato cometido constituir infração penal, têm o intuito de trazer benefícios às vítimas. Em Portugal, com estatuto de vítima, a ofendida tem direito a várias medidas protetivas tais como: o apoio técnico, faltas justificadas no local de trabalho, motivadas por impossibilidade de o prestar, em consequência do crime de violência doméstica, bem como, solicitar a transferência temporária ou definitiva, para outro local de

18

O BRASILEIRINHO

trabalho, cumpridas determinadas condições, transferência escolar para os filhos, isenção de taxas moderadoras em hospitais, apoio psicológico gratuito, telefonando para linha nacional contra violência doméstica: 800 202 148, qualquer cidadão pode denunciar, a identidade é anônima e sigilosa, pela central de atendimento à mulher brasileira no exterior, disque 180 para todo o território nacional e no exterior, funciona 24 horas e é gratuito, não precisa ser necessariamente dos envolvidos, qualquer do povo pode provocar providências que buscam assegurar a integridade das vítimas. O texto legal prevê, ainda, a proteção policial, solicitado em quaisquer esquadras, Ministério Público, tribunais, direitos sociais como o encaminhamento a hospital ou posto de saúde e ao Instituto Médico Legal, o transporte da ofendida e de seus dependentes para local seguro em caso de risco para suas vidas, o acompanhamento para retirada de seus pertences no domicílio familiar ou local da ocorrência, dentre outros. Citamos algumas instituições de apoio à vítima em Portugal: Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG) - Telefone 217 983 000/222 074 370 (www.cig.gov.pt) Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) – Telefone 707 200 077 (www.apav.pt) Linha Nacional de Emergência Social (LNES) - Telefone 144(número gratuito) Associação de Mulheres contra a Violência (AMCV) - (www.amcv.org.pt) – Telefone 21 380 21 60 (sede) / Centro Anti-Violência: 213 802 165 União de Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR) - Telefone 212 942 198 (ww.umarfeminismos.org) Associação Portuguesa das Mulheres Juristas (APMJ) - Telefone 217 594 499 (www.apmj.pt) Consulado Geral do Brasil em Lisboa Assistência Consular. (www.consbras. lisboa@netcabo.pt) Em 2011 foram registrados em Portugal 13.131 denúncias do crime de vítimas de violência doméstica (art.152º). A Direcção-Geral da Administração Interna (DGAI), através do site: www. portugal.gov.pt, (relatório anual de segurança interna), publicou um relatório de monitorização, onde

é possível constatar alguns dados, percebemos que 15% das vítimas são de outra nacionalidade que não portuguesa e, destes, 4.5% são de nacionalidade brasileira. Originada como Ação Penal Pública condicionada à representação da vítima, houve modificação recente, por decisão do Supremo Tribunal Federal, com efeito vinculante. Tornou-se Ação Penal Pública Incondicionada, ou seja, não há mais exigência de representação da agredida. As mulheres brasileiras que sofrem maus-tratos domésticos têm em mãos a Lei Maria da Penha no Brasil, como instrumento de defesa, e no caso dos brasileiros residentes em Portugal, amparados pelas leis portuguesas: Direito à informação, Direito à audição e à apresentação de provas, reembolso das despesas efetuadas resultante da sua legítima participação no processo penal, direito à proteção, direito a indenização e a restituição de bens, direitos sociais: já citados bem como beneficiar de forma gratuita de um conjunto de respostas sociais como atendimento, acolhimento, casas de abrigo, núcleos e centros de atendimento, tratamento clínico, isenção do pagamento de taxas moderadoras no âmbito do Serviço Nacional de Saúde, ser apoiada no arrendamento de habitação ou beneficiar da atribuição de abono social ou de modalidade específica equiparável, instrumentos que, bem aplicados, se mostram eficazes no combate às agressões em família. Até breve.

Dra. Alicia Reis Jurista E-mail: aliciacreis@gmail.com


Novidade! A Lycamobile chegou a Portugal

Lycamobile é o novo cartão SIM para chamadas Nacionais e Internacionais de baixo custo

Brasil

9

Redes Móveis

cênt /min

3

Redes Fixas

cênt /min

Chamadas e SMS gratuitos e ilimitados

entre Lycamobile Portugal

www.lycamobile.pt Carregamentos disponíveis em:

26 500 1632

Chamadas nacionais: não é aplicada taxa de conexão. Faturação por períodos de 10 segundos após o primeiro minuto. Internet: taxados por Mega Bytes - oferta válida até 28/02/2013. Chamadas gratuitas de Lycamobile para Lycamobile: de 1 a 28 de Fevereiro de 2013, os clientes devem carregar um mínimo de €5,00 para beneficiar de chamadas gratuitas entre Lycamobile Portugal. Aplica-se uma política de utilização razoável de 5.000 minutos e 3.000 SMS mensais por cliente. Qualquer alteração nos tarifários será divulgada na secção Tarifários em www. lycamobile.pt. Visite o nosso website ou contacte o Serviço de Apoio ao Cliente através do 26 500 1632 para mais informações.


Quebra Cuca A Crise sob um olhar diferente

A

crise econômica continua a ser um tema constante na vida dos portugueses e isso tem tido um grande impacto na sua saúde. Em Portugal este impacto refletese num aumento de número de suicídios e de consumo de antidepressivos e ansiolíticos, que tem vindo a acentuar nos últimos anos. Com as emoções “à flor da pele” torna-se difícil para eles manterem o equilíbrio, ocasionando o estresse. Vive-se numa sociedade consumista que influencia o comportamento das pessoas levando-as a crer que é preciso dinheiro, posição social para serem felizes. Mas o que é preciso para sermos felizes? Há pessoas com poucas condições econômicas e são felizes porque conservam outros princípios. Valorizam o amor, a família, a amizade, como sua verdadeira riqueza. Inevitavelmente as condições de vida atuais vão forçar as pessoas a revalorizarem aspectos por vezes esquecidos e nesse sentido acaba por auxiliar o reencontro com as coisas simples e fundamentais da vida. É o outro lado da crise, que pode ser vista como uma oportunidade de mudança. Como a realidade é essa, é hora então de mudar. Sem mudança e se continuar com apegos materiais querendo manter hábitos de consumo e estilos de vida anteriores, estarão no caminho do estresse, da infelicidade e consequentemente da má saúde. Ultimamente as famílias têm-se concentrado na contenção de gastos e no estabelecimento de prioridades que julgam essenciais para a sua sobrevivência e mesmo assim lidam com dificuldade. O medo do futuro e das perdas são constantes. As pessoas temem perder o trabalho, os bens, os rendimentos. A mente ocupa-se só com expectativas negativas, causando transtornos sérios de ansiedade e desespero. Tudo isso transforma o ser humano numa posição de vítima e de passividade. Será esta a solução? Hoje em dia há dados suficientes para poder afirmar que as emoções positivas potencializam a saúde, enquanto as emoções negativas tendem a comprometê-la. Em situações como essa de profundo estresse, quando as pessoas desenvolvem muitas reações emocionais negativas, como a ansiedade por ex., é mais provável que desenvolvam certas doenças relacionadas com o sistema imunológico, como por ex., a gripe, o herpes, etc. Em contrapartida, o bom humor, o riso, o contato com a família, com os amigos, com a natureza, ajudam a manter e/ ou recuperar a saúde. Isto são coisas simples da vida, mas essenciais, que às vezes passando por tempos difíceis fazem as pessoas enxergarem de modo diferente,

20

O BRASILEIRINHO

valorizando o que se tem e apreciando melhor as pequenas coisas de vida. É possível perder sem se perder. As perdas físicas podem ocorrer mas o que não se deve perder é a essência da humanidade. Este tipo de privação está forma do alcance dos impostos e da austeridade Algo que não se tira de ninguém é a sua história de vida e aprendizagem. Vale também refletir se as perdas existentes até o momento eram tão essenciais assim. É preciso se fortalecer para lidar com as perdas da vida. Quando a pessoa consegue elaborar as perdas é mais fácil aceitar os sentimentos e seguir em frente, porque houve uma transformação construtiva no modo de pensar. A solução para evitar ou aliviar o estresse da incerteza face ao futuro seria pensar num problema de cada vez. Talvez não consiga lidar com muitas dificuldades ao mesmo tempo, mas se cada dia dedicar-se a uma pelo menos, observará que é mais fácil resolvê-la. É essencial cuidar da saúde física e mental: fazer desporto, exercícios físicos, comer regularmente, dormir bem, trabalhar a respiração, o relaxamento, dançar, ler, etc. São atividades que levam à aprendizagem e ao (re) encontro consigo mesmo. O desemprego é um dos fatores que desestabiliza o ser humano, mas ele pode escolher o modo de reagir em emoção e ação. O bom caminho é ser proativo: procurar fazer algo, redescobrir seus talentos, desenvolver a criatividade para superar a crise, aproximar-se dos familiares e amigos, namorar, ouvir música, etc. Ficar inerte como vítima à volta de lamentações e revoltas não leva a lugar algum. Aliás, não é uma crise o momento que mais se precisa de talentos e de respostas inovadoras? As dificuldades convidam as pessoas a encontrar e apreciar o que tem de melhor em si mesmo e nos outros e acentuar a ajuda mútua. Muitos amigos constroemse nesses momentos mais difíceis e tornam-se verdadeiros e eternos amigos. E é essencial escutar o outro e apoiá-lo. Porém quando as dificuldades são grandes e a ajuda dos amigos não é suficiente é o momento de buscar apoio de um profissional especializado. A intervenção psicológica é essencial por contribuir para a melhoria da saúde e bemestar dos cidadãos. Lamentavelmente há uma escassez de psicólogos nos serviços de saúde, mas para isso tem de haver um compromisso maior das autoridades e demais agentes de saúde com a promoção da saúde dos portugueses. Para o estado português a intervenção psicológica é uma maior valia à medida que permite uma redução de gastos diretos e indiretos com a saúde e com a doença, à nível de reduções de número

de consultas, internamentos, consumo de medicamentos, redução dos encargos do estado com os benefícios sociais para o doente, etc. Nesse sentido, além da melhoria do estado de saúde e na qualidade de vida dos cidadãos, contribui para a recuperação econômica do país. Lute para que o clima econômico de austeridade não afete a sua saúde mental.

Dra. Solange Brígido Gonçalves Psicóloga Clínica


Café Espiritual A Crise de Idoneidade “Seja porém o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disso é de procedência maligna.” São Mateus 5:37

C

rise. Essa é a palavra da moda. Bem, para todos os “Brasileirinhos” e “Brasileirinhas” essa palavra faz parte do nosso vocabulário desde o berço (parece que nem chorar muito a gente podia, euzinho que sou dos anos 60s por causa da crise, vai que os militares se incomodassem com o choro?) Mas sinceramente, não me preocupo muito com a chamada “crise” que toda gente o tempo todo se refere. Para mim, penso que quer seja no Brasil, ou em Portugal (a bem da verdade em todos os países lusófonos que tenho tido o privilégio de estar) a crise maior é de idoneidade. “E na pá, quase que engasguei com o cafezinho hoje... calma, já nem começou o ‘Café Espiritual’ e já sai batendo doído!” Bem, então vou devagar, mas sem deixar o tema “esfriar” muito. Pra já, deixa me apontar o significado de idoneidade: “característica de algo ou alguém idôneo, que tem competência, aptidão: atestado de idoneidade (capacidade) moral.” Em resumo, uma palavra: Caráter. Alguém disse que “popularidade é como as pessoas nos veem, e caráter é como DEUS nos vê!” Ou seja, aquilo que fazemos, como agimos, quando pensamos ninguém estar nos observando. É o que somos se pudermos fazer e “não sermos pegos!” O que isso tem a ver com crise? Simples. Com certeza a falta de idoneidade é a maior crise que vivemos. Explico: quem nunca teve um “primo” das Minas Gerais, que imigrou e contou todas as maravilhas do país além mar, nos incentivou a fazer o mesmo, até se oferecendo “para ajudar, dar uma força” enfim, aquele apoio que toda gente precisa, carece e quer encontrar. Então, uma vez que “aceitamos” tais gentilezas, breve percebemos que a “cor da onça” é outra, aquela ajuda tão gentil, se torna num empréstimo que nunca conseguimos pagar, aquela moradia onde somos acolhidos e precisamos apenas “dividir as despesas” acaba sendo não o paraíso na terra, tem cara mesmo do “Denorex” (lembra? Aquele produto que “parece, mas não é...”) Pra dizer a verdade, antes que alguém tire uma expressão fora do contexto, não podemos de forma alguma ser preconceituoso, pois o “nosso primo” pode ser de São Paulo, do sul, do Nordeste, do Norte, do Centro Oeste, enfim de qualquer “bandas do Brasil” não apenas do estado das Alterosas... O que deve ser ressaltado é que nem tudo que é dito, é fato, nem tudo que é falado,

é cumprido, nem tudo que reluz, é ouro! E hoje, o que mais tem valor (por ser tão escasso, quase que extinto!) é a palavra, a dignidade do cidadão em cumprir o que foi dito, prometido, assumido. E aí, antes que o Café esfrie, que as coisas se complicam, onde podemos encontrar a raiz de quase todos os problemas. Sim, na falta de cumprir o que for dito, falado, assumido, enfim, de todo e qualquer compromisso, surgem inúmeros problemas. Exemplos podem ser dados no mundo dos negócios: “sim, sim, vou terminar o serviço até Sábado, preciso somente de um adiantamento para pagar os ajudantes...” e lá se vai mais um trabalho mal feito e via de regra, sem acabar! Ou o que dizer dos estabelecimentos que abrem a x horas e os funcionários começam a “aquecer” depois de vários minutos, de tantos e tantos cafezinhos, “bate papos” enquanto a fila aumenta sem nunca diminuir (sem falar que como o expediente encerra-se a tal horas, 30 minutos antes ninguém já nem quer saber de atender, né?) Pior ainda, existe por conta da crise, da falta de idoneidade, o mal maior chamado procrastinação. “Pro o que?” Não se deixe intimidar por essa palavra não muito comum, pois ela faz parte da vida de toda gente. Sabe o que é? Deixar para amanhã, o que se pode, na verdade deve fazer hoje. Isso que é “procrastinar” ou seja, adiar, esperar, ficar sem agir ou fazer no tempo certo, na hora precisa, pois a bem da verdade “isso não é tão importante assim... posso fazer depois... eu consigo desenrascar isso outra hora” enfim é o constante adiar, postergar o que precisa ser feito de imediato. Pense bem, reflita comigo se faz favor. Um profissional cumpridor dos seus deveres, exímio pintor, que faz o serviço do jeito que precisa ser feito, que trabalha com afinco, zelo, dedicação, cumpre com a sua palavra, termina o serviço no prazo combinado, não explora sua equipa de colaboradores, enfim, um exemplo de pessoa, achas que alguém assim fica sem trabalho? Via de regra não (e olhe que escolhi a expressão certa, pois sei que “toda regra tem exceção!”) Mas com certeza, um profissional que não cumpre com sua palavra, vive sujando e sendo descuidado com a propriedade alheia, para toda hora para fumar, conversar, beber café, ir na casa de banho, trabalha bem mas sem aquele zelo todo, vive precisando de mais prazo para terminar o trabalho, sempre oferece desculpa para seus colaboradores porque não consegue remunerá-los melhor, enfim alguém assim sem muita idoneidade, com certeza vai ter inúmeras dificuldades no mercado de trabalho, porque não dizer, na vida! Quando cada um se conscientizar de que suas ações,

suas palavras, seus atos, enfim seu caráter, é o seu melhor “cartão de negócios” com certeza inúmeras oportunidades vão se abrir diante de si! Cumpra o que tens de cumprir. O fundador da Universidade onde me graduei nos EUA costumava dizer “faça certo mesmo que as estrelas caiam sobre si!” o que define por completo o que deve ser a perspectiva de cada um de nós. Claro, não confunda que estou incentivando a perfeição, a qual não podemos alcançar embora podemos usufruir em CRISTO JESUS, DEUS na forma de homem que viveu perfeitamente e morreu para pagar pelas nossas imperfeições e pecados e deseja nos dar a justificação pelo sangue dELE, pela fé exclusiva nELE, para que possamos usufruir do relacionamento com DEUS, da vida eterna que ELE oferece. Sim, podemos confiar por completo em JESUS, e devemos ser sim pessoas nas quais os outros podem depender, cumpridores das nossas obrigações, da nossa palavra, do nosso “sim, sim, não, não!” Em 2013, vamos sair da “Crise de Idoneidade” vamos ser cumpridores de nossos compromissos com a ajuda de DEUS!

Reverendo Luiz Roberto Nunes E-mail: thenunesfamily@hotmail.com

O BRASILEIRINHO

21


Lugares e Histórias Museu Nacional do Azulejo

A

azulejaria no Brasil marca a arquitetura do Nordeste, principalmente na Bahia, Pernambuco e Maranhão (a capital São Luís é conhecida como a cidade dos azulejos), e no Sudeste, nas cidades do Rio de Janeiro e Ouro Preto em minas Gerais, além de tantas outras. Alguns exemplos mais significativos são os azulejos da Capela Dourada no Recife, assinados por Antônio Pereira, responsável pelas mais sofisticadas criações da azulejaria figurativa portuguesa deste período; o Mosteiro de Santo Antônio, no Rio de Janeiro; os da igreja de Nossa Senhora do Rosário, em Cachoeira, e no Convento de São Francisco, na Bahia. Dizem que Salvador, na Bahia, possui 365 igrejas, uma para cada dia do ano. Se é verdade, eu realmente não sei, apesar de lá ter vivido por quase 10 anos, mas de uma coisa tenho certeza, todas as que conheci estavam abarrotadas de azulejos vindos de Portugal, painéis belíssimos pintados pelos grandes artistas portugueses da época. Quem já teve o prazer de entrar na Igreja da Ordem 3ª de são Francisco, no Pelourinho, sabe bem do que estou falando. Os Azulejos são uma das marcas registradas de Portugal. Estão presentes em todas as cidades que você visitar. Eles decoram casas, restaurantes, bares, farmácias, igrejas estações de trem, e muito mais, dando vida longa a fachadas, paredes e tetos. E para saber mais dessa arte secular, nada melhor do que uma visita ao museu. E em Lisboa podemos visitar e dar a conhecer o que há de mais interessante no universo da azulejaria, o “Museu Nacional do Azulejo”, um dos museus mais bonitos e dos mais importantes de Portugal, encontra-se instalado no antigo Convento da Madre de Deus, das Franciscanas Descalças, fundado em 1509 pela rainha D. Leonor de Lencastre viúva de D. João II. Foi dos mais ricos de Lisboa, guardando obras de arte valiosíssimas. Logo na entrada o visitante já fica a conhecer a origem do nome, para aqueles que pensavam que era de azul, ficam logo sabendo que provem do árabe, da palavra “az-zuléid”. O caminho a seguir é de êxtase e contemplação pelas diversas técnicas ceramistas e pela sua delicada e precisa elaboração desde o princípio e leva-nos por um percurso cronológico pelas diferentes etapas do seu desenvolvimento até a atualidade.

22

O BRASILEIRINHO

A exposição permanente, que ocupa vários espaços das antigas alas conventuais do edifício, mostra-nos como o azulejo refletiu as influências de outras artes, como a pintura, a joalharia ou a escultura, e percebe-se que Portugal estava em comunhão com outras culturas da Europa e da Ásia. O percurso é feito com um audioguia que nos conduz o olhar, e nos leva a mergulhar num espaço carregado de azul-cobalto e policromias exuberantes. Foram incluídas formas que permitem as pessoas com deficiências poderem inteirar-se da exposição, existe audioguia com versão em texto e em linguagem gestual e toda a informação escrita existe está também em Braille. É um museu acessível a todos. É na Igreja Madre de Deus, num ambiente de penumbra, com uma profusão de talhas douradas e de grandes painéis de azulejos que se tem um dos momentos mais extraordinários da visita, seu interior é todo revestido de azulejos barrocos azuis e brancos, descrevendo a vida de São Francisco e stª Clara. Tudo ali reflete, grandeza, riqueza e beleza. Na Lateral conserva o portal manuelino com os brasões de D. João ll e de D. Leonor. E quando pensamos já não haver lugar a mais surpresas, damos de frente a um painel de tirar o fôlego, são 23 metros e retrata toda a costa de Lisboa, antes do terremoto de 1755, desde Algés até Xabregas, onde está localizado o Museu O Museu também abre espaço para exposições temporárias e para os artistas contemporâneos. Até o dia 28 de Fevereiro o museu em parceria com a Fundação Casa de Bragança e o Centro de História de Além-mar, reúne pela primeira vez os azulejos de D. Teodósio I. “Da Flandres. Os azulejos encomendados por D. Teodósio I, 5º Duque de Bragança”. Visitar o museu do azulejo é revisitar a nossa história, é nos enquadrarmos no contexto de um povo que atravessou o oceano para deixar lá do outro lado uma marca que resiste ao tempo. Vale a pena visitar! O museu fica na Rua Madre de Deus, 04 em Lisboa próximo a estação de Santa Apolónia, e funciona de Terça-feira a domingo das 10h às 18h. O bilhete custa 5€. Tem preços especiais para grupos, idosos, portadores de deficiência e cartãojovem. Carlos Coelho Fotógrafo carloscoelho.ssa@hotmail.com


Coisas de Português Em Portugal… Carnaval!

N

ão faz sentido escrever uma crónica que sirva para comparar o carnaval de Portugal com o carnaval do Brasil. Não há carnaval como o brasileiro, e esse é um facto. Também é um facto assumir que cada vez mais tornamos o carnaval uma coisa típica de Portugal, que de há uns anos a esta parte tem conquistado cada vez mais pessoas em mais lugares do nosso país. O Carnaval é uma altura estranha e bastante agradável. Por uma vez no ano, o português tem a oportunidade de se expressar de forma exagerada, dramática. Assumem-se máscaras que não existem ou que estão recalcadas dentro de cada um de nós. A máscara protege e permite extravasar, experimentar, ser-se alguém que não se é durante o resto do ano. Por isso, no carnaval, há homens vestidos de mulher, com rímel nas pestanas e batom nos lábios. As mulheres abusam do decote, do salto alto e da maquilhagem, permitindo uma sexualização do seu corpo que não as torna mais ou menos promíscuas que antes. Porque é sabido por todos e é regra de ouro universal: no carnaval, ninguém leva a mal… As pessoas aproximam-se e falam com desconhecidos, atiram água umas às outras e fazem brindes e promessas vãs. As pessoas riem e esquecem todos os seus problemas. As pessoas dançam e permitem-se enlouquecer. Quem não bebe, bebe. Quem bebe, bebe mais. E assim, com muita alegria e diversão, abrese alas ao imaginário, ao sofisticado, ao bonito e ao ousado. E se estamos de facto mascarados ou se tivemos coragem para nos desmascararmos, é tema secreto que não interessa discutir. Desde há muitos anos que em Portugal se aproveita este dia para fazer sátiras nacionais. O governo, claro, está sempre na linha da frente, e o povo tira a barriga de misérias, ri e goza da sua desgraça e dos responsáveis por ela (responsáveis eleitos, relembremos!). Torres Vedras e ilha da Madeira serão os sítios onde mais se vive o espírito trocista do carnaval. Tornaramse habituais as peregrinações a Torres para observar os ‘cabeçudos’ e para mostrar também que se sabe entrar na brincadeira. Quem não levar uma peruca ou qualquer outra extravagância para o desfile, vai, garantidamente, sentir-se fora de sítio. Mas o espírito é grande e abrange vários locais do país. Na vila onde cresci, em Monchique, sul de Portugal, o

carnaval é, inesperadamente, bastante popular. Grupos de jovens estudantes e trabalhadores voltam à terra para mostrar que não se esqueceram de preparar o seu fato de carnaval. A vila enche-se de pessoas vestidas das formas mais caricatas, há desfiles e competições, tudo envolto e temperado com ótima disposição. Se me perguntarem se eu acredito que faça sentido que tragamos para Portugal algumas tradições do Brasil, a minha resposta é não. E não é por ser conservadora que digo que não às meninas do samba, muito pelo contrário. Apenas não percebo o porquê de termos raparigas despidas, com penas na cabeça quando faz tanto frio no nosso país! Ao Brasil o que é do Brasil, a Portugal o que é de Portugal, aproveitando mutuamente as melhores coisas que cada um tem para oferecer ao outro. O espírito do carnaval não existiria se não tivéssemos prestado atenção ao que por lá se faz, e fica altamente incompleto se não for acompanhado pelas excelentes músicas brasileiras que são tão populares quanto antigas. Os desfiles no Brasil são lindíssimos e cheios de charme, mas as condições meteorológicas a que fomos condenados em Portugal faz com que as mocinhas despidas apenas pareçam desconfortáveis e geladas. Claro que, sendo uma das melhores alturas do ano e, de longe, a mais original, teria que ser estragada pelo Estado. Os portugueses já deveriam ter antecipado que, pelos dias que correm, tudo o que é bom acaba depressa, por ordem do senhor Passos Coelho. Por isso, pelo segundo ano consecutivo, os dias felizes trazidos pela maravilhosa onda carnavalesca, estão comprometidos. E pede-se, mais uma vez, paciência e esperança, que a coisa logo melhora. Mas enquanto assim não o é, não há pontes nem feriados para ninguém. Dizem-nos ‘lá de cima’ que este não é um momento para festas, e os resistentes, aficionados pelo carnaval, terão então que correr o risco de se divertir muito cedo ou de ir de ressaca para o trabalho. Retirar as fantasias ao povo há muito que faz parte da agenda política. Mas comprometer de caras uns dias que prometeriam festa e descontração, que fariam com que os portugueses mascarassem também a miséria a que os submetem, parece-me de um imenso mau gosto. Para não falar da má jogada política, porque impedem os portugueses de irem para outros sítios do país, investir no turismo e em tradições locais. Acontecerá, à semelhança do ano passado, que,

ao invés de se sentirem gargalhadas e piadas pelo ar, sentir-se-á o mau estar e o sentimento de injustiça sobre aqueles a quem se pedem tantos sacrifícios. No entanto, não esqueçam que ‘a vida são dois dias e o carnaval são três’, façam como puderem para desfrutar destes dias que, graças a esses outros, poderão estar em risco. Que prevaleça a fantasia e o bom gosto, acima de decisões que em nada nos beneficiam. Pensemos então que máscaras gostaríamos de usar este ano, e mãos à obra, porque, ainda que mais curto, o carnaval está à porta e Portugal não o esquece.

Cristina Luz Psicóloga Comunitária cristina_luz87@hotmail.com

O BRASILEIRINHO

23


Capa

Carnaval - Sua origem e as diversas manifestações pelo mundo Origem O carnaval é uma festa que tem origens na Antiguidade, mas não há um acordo sobre o evento que o criou. As primeiras referências ao carnaval estão relacionadas à festas agrárias. Essas festas se realizavam na primavera, quando as pessoas saíam das cavernas em que se protegiam o severo frio e comemoravam com cantos e danças o tempo que se assemelhava à primavera. Celebravam a alegria de poder ver o sol, de plantar, ter alimentos e espantar as coisas ruins. Em Roma, havia a Saturnália, em

homenagem a Saturno, deus da agricultura dos antigos romanos. Dizem as lendas que Saturno pregava a igualdade entre os homens e foi quem ensinou a arte da agricultura aos italianos. Expulso do Olimpo, Saturno chegava com na primavera e era saudado com festas e um período de liberação das convenções sociais. Durante as Saturnálias os escravos tomavam os lugares dos senhores. Não funcionavam os tribunais e as escolas. Os escravos saíam às ruas para comemorar a liberdade e a igualdade entre os homens, cantando e se divertindo em grande desordem. Essas festas aconteciam de 17 a 19 de dezembro mas, com a reforma do calendário e a inclusão de mais dois meses, julho e agosto, em homenagem aos imperadores romanos Júlio Cesar e Augusto formam transferidas para fevereiro. Há relatos de que no tempo das Saturnálias todos os participantes e os escravos podiam dizer verdades a seus senhores indo até ao extremo de ridicularizá-los do jeito que bem entendessem. No século XVIII, um novo modelo de carnaval (pós-moderno) começa a se delinear, fixando-se nas cidades de Nice, Roma e Veneza e irradiando-se para o mundo inteiro. Esse modelo de carnaval é o que ainda hoje identifica a festa, com mascarados, fantasiados e desfiles de carros alegóricos e que muitos autores consideram o verdadeiro carnaval. Carnaval no Rio de Janeiro No Rio de Janeiro o carnaval começa um pouco antes com os chamados bailes pré-carnavalescos e com o desfile de algumas bandas e blocos pelas ruas da cidade. Geralmente os blocos e bandas são organizados pelos moradores dos bairros e desfilam por suas ruas. Na verdade, os desfiles de bandas e blocos acontecem bem antes do carnaval, alguns blocos começam os desfiles 3 semanas antes da festa. Durante o carnaval diversos bailes são

24

O BRASILEIRINHO

realizados nos clubes da cidade. Alguns, mais voltados para a classe alta, outros para as classes mais baixas. A prefeitura da cidade também realiza bailes populares, abertos ao público em determinadas áreas tradicionais da cidade, como a Cinelândia.

Escolas de Samba Também as escolas de samba iniciam seu carnaval antes, com os chamados ‘ensaios técnicos’, em que desfilam pelas ruas de seus bairros e no sambódromo marcando tempo de desfile e posicionamento das alas. O desfile das escolas de samba Rio é organizado como uma disputa de campeonato esportivo. Há o grupo especial, espécie de primeira divisão, e os grupos de A (de Acesso), B e C. Ao longo dos anos os nomes dos grupos, número de escolas participantes e regras de competição foram alteradas. Os desfiles eram realizados no domingo de carnaval, na Praça Onze. Em 1952 começaram a ser montadas arquibancadas para o público assistir aos desfiles. Em 1961 os desfiles passam a ser um evento com cobrança de ingresso do público. Em 1978 ocorre a mudança para a avenida Marquês de Sapucaí. Em 1983, o então governador, Brizola encomendou a Oscar Niemeyer o projeto de um local definitivo para os desfiles, já que até então as arquibancadas eram montadas na época do carnaval e depois desmontadas. O local escolhido foi a própria Marquês de Sapucaí, que passou a ser usada exclusivamente para o desfile, ficando fechada para o tráfego. Foi inaugurada em 02 de março de 1984 e passou a ser conhecido popularmente como ‘sambódromo’, embora seu nome oficial fosse Passarela do Samba.


saem na quarta-feira de cinzas; declara-se a campeã e a escola que será rebaixada para o grupo de acesso. As quatro melhores colocadas e a primeira escola do grupo de acesso, voltam à Marquês de Sapucaí no sábado seguinte para o Desfile das Campeãs. Embora as escolas de samba sejam, geralmente, comandadas por ‘patronos’, que são controladores do jogo de bicho, as agremiações em si nunca tiveram problemas com a justiça e recebem subvenção governamental. Até 1988 a escola campeã do desfile de São Paulo desfilava no desfile das campeãs do Rio. A prática foi proibida pelo então prefeito de São Paulo, Jânio Quadros.

Carnaval em Pernambuco

Em 18 de fevereiro de 1997 o nome foi mudado para Passarela Professor Darcy Ribeiro, em homenagem ao idealizador do projeto, mas o nome popular ‘sambódromo’ foi o que ficou. Em 1984 o desfile passou a ser realizado em dois dias: domingo e segundafeira, em virtude do grande número de escolas. Os resultados

Em Pernambuco a folia começa muito antes do carnaval, acontece principalmente nos bairros do Recife Antigo em Recife e na Cidade Alta em Olinda de forma mais forte e em pequenos focos no restante da cidade. Ritmos comuns são o frevo, a Ciranda, o Maracatu além de ritmos nacionais que estejam na moda. O carnaval de Olinda começa pela manhã, durando todo o dia e perdendo força a noite. No Recife o carnaval acontece no Bairro do Recife Antigo, e começa a tarde entrando noite adentro. Além disto, no sábado pela manhã sai o maior bloco do Recife (e do mundo), o Galo da Madrugada.

Carnaval na Bahia Em Salvador a folia também começa

bem antes do carnaval, nos bailes, ensaios das Escolas de Samba e dos Afoxés Além da tradicional festa na rua, na Bahia, especialmente em Salvador, é comum o uso de trios elétricos, gigantescos carros de som que percorrem as ruas da cidade por vários dias e contam com a participação de músicos famosos como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Ivete Sangalo, Daniela Mercuri, e muitos outros. Uma composição de Caetano Veloso diz: Atrás do trio elétrico só não vai quem já morreu. Essa frase dá uma idéia do que seja o carnaval de Salvador. O carnaval baiano é praticamente uma indústria cultural a parte. Não envolve apenas a festa de carnaval, mas também as micaretas, “carnavais” fora de época que contam com a presença dos trios elétricos tradicionais em Salvador. A música surgida destas festas chamase axé, e é um dos gêneros campeões de popularidade junto à população brasileira.

Carnaval em São Paulo Há um grande desfile de escolas de samba em uma passarela, projetada por Oscar Niemeyer, o Sambódromo do Anhembi. O desfile das escolas de samba de São Paulo acontece no sábado, para não haver concorrência com o desfile do Rio.

Carnaval em Manaus Assim como no Rio de Janeiro, há um grande desfile de escolas de samba em uma passarela construída especialmente para o evento, o Centro de Convenções de Manaus, conhecido também como sambódromo e tido como o maior do país.

O Carnaval no Mundo Veneza e Roma O carnaval veneziano foi um dos mais alegres e fortes do mundo. Bailes e

O BRASILEIRINHO

25


festas se desenvolviam durante uma semana nas praças, ruas, e, principalmente, nos canais, lotados de Gôndolas especialmente e enfeitadas para a festa. O primeiro carnaval veneziano ocorreu em 1420, em comemoração à vitória de Veneza sobre Aquiléia. Quando se deu a libertação de Veneza do domínio austríaco em 1866, foi realizado maior carnaval de todos os tempos, voltando esses festejos a ter o mesmo brilho e entusiasmo de sempre. Com o tempo, o carnaval de Veneza foi enfraquecendo, chegando a quase desaparecer, assim como o da cidade de Roma que em uma outras épocas teve um dos mais fortes carnavais da Europa. Hoje, somente as cidades italianas de Viareggio, Cento, Putignano e Verres possuem carnavais com desfiles de carros alegóricos e alegres brincadeiras.

Nice Em Nice acontecia um dos mais conhecidos e animados carnavais europeus, com destaque para os desfiles de corsos, batalhas de confete e espetáculos de marionetes e de teatro de rua. O corso, começou em 1882, com um grande cortejo que trazia o Rei Momo e seu grupo de cortesões acompanhados cerca 5 mil crianças, 20 carros alegóricos e 800 máscaras gigantescas representando personagens conhecidos da cidade. No último dia de carnaval acontecia o cortejo de incinerações. As máscaras e bonecos são queimados na praia, e há um espetáculo de fogos de artifício, marcando o fim das festividades. Na Promenade de Anglais, costumavam ser realizadas batalhas de flores, na

26

O BRASILEIRINHO

qual um cortejo de carros alegóricos, lotados de garotas, e da rainha do carnaval, passa jogando milhares de buquês de flores para o público. O carnaval de Nice costumava ser comemorado de 15 de fevereiro a 4 de março. Hoje, ele também está bastante enfraquecido.

Basiléia Cidade suíça que fica na fronteira da França com a Alemanha, faz o maior carnaval do país, o Fasnacht. A festa começa na madrugada de segundafeira com bandas, instrumentos de percussão e flautas. Todos se fantasiam, e usam máscaras com pequenas luzes nas cabeças, tocando músicas inusitadas. Os grupos formam as bandas e desfilam à tarde, com temas escolhidos anteriormente, e satirizam um fato conhecido de todos. Nas noites festivas há também encenações feitas por pequenos grupos os schnitzelpangg que andam de bar em bar cantando e representando. Espécies de blocos de sujos, sem outro objetivo a não ser fazer barulho e brincar, saem desordenadamente pelas ruas estreita da cidade antiga na noite de terça-feira formando o “gassle” que só acaba às 4 h. da madrugada de quarta feira. Quando ocorre o carnaval, é inverno. E a temperatura média na cidade é de 5 graus.

Bonn Em Bonn, importante cidade alemã, acontece o chamado carnaval das mulheres, o weiberfastnacht, uma tradição que vem desde o século XIX. Esse carnaval, único com essas características no mundo, teve início na pequena cidade de Benel, quando as lavadeiras criaram um movimento que pode ser considerado precursor da emancipação feminina. Em certo dia do


ano as mulheres tinham liberdade de fazer tudo. Em 1824, a sofisticação do movimento chegou a tal grau que foi criado o comitê dos foliões femininos, ao qual o homem ficava subjugado. Outro acontecimento importante do carnaval de Bonn, e também da região da Renânia, é o “Rosenmontag”, um carnaval onde se organizam desfiles com pessoas fantasiadas com roupas militares. Máscaras escondem o rosto de todos, pois há uma crença que o diabo, nessa época, fica solto por toda região, onde fica a “floresta negra”, cada grupo cultiva uma forma de tradição, por isso as fantasias variam muito.

Nova Orleans Em Nova Orleans acontece o maior carnaval norte-americano, o Mardi Grass. O termo Mardi Grass, termo que vem francês e significa terça-feira gorda, se iniciou quando negociantes fundaram o clube “The Mystick Krewe of Comus”, em 1857, na terça-feira de carnaval, e fizeram um desfile com monumentais carros alegóricos, tendo à frente negros com archotes. Na primeira década deste século formou-se o “Krewe of Rex” que desfilou para o Grão-Duque da Rússia. Durante o Mardi Grass, mais de 50 agremiações desfilam pelas ruas da cidade, os bares ficam o tempo todo abertos, e são tomados por multidões com os mais exóticos trajes, que bebem e saem as ruas fazendo a maior algazarra nas passagens das agremiações. O monarca da festa é o Rei ZULÚ e há uma mistura de ritmos de origem negra. Uma das agremiações mais conhecidas é a Bacchus que se apresenta com gigantescos e originais carros alegóricos. Outra agremiação bastante conhecida é a Endymion.

Exótico: Veja as escolas de samba com os nomes mais curiosos Que tal se divertir no “Suvaco de Cristo”? Se preferir, pode ser na “Piaba de Ouro”, porque não? Outra boa opção é desfilar na “Bota no Rego”. Topa? Nesta época do ano, escolas de

samba e blocos carnavalescos revelam nomes pra lá de curiosos no Brasil e no mundo. Pode até parecer ridículo, especialmente para quem não curte o Carnaval, mas já vale a folia só de saber que há a possibilidade de desfilar pela “D.xa Q.eu Bebo”. Em Curitiba, nem o clima mais ameno é capaz de espantar os fiéis foliões da “Jesus bom a beça”, uma escola de samba que tradicionalmente apresenta enredos bíblicos e fantasias comportadas. E nada de cerveja na festa. Só se for sem álcool. Do outro lado do Brasil, a “Estudantes de São José” e a “Unidos de São Carlos” fazem as cores no Carnaval de Recife. Não fossem os santos, daria para arriscar que as escolas representam cidades do interior de São Paulo. Em Mongaguá, litoral paulista, além da “D.xa Q.eu Bebo”, a “Vai Q. Vira” abrilhanta os desfiles na cidade. Na capital do estado, a “Só Vou Se Você For” desfila pelo Grupo 2 da União das Escolas de Samba Paulistanas, enquanto que a “Terceira Idade Brilha” em São Bernardo do Campo. É claro que não podia faltar uma homenagem de bebum. A “Unidos do Álcool”, em Jacareí, é apenas uma das diversas agremiações que valorizam explicitamente a cerveja, cachaça, vodka...

Jacu no Pau” é um renomado bloco amazonense que rivaliza com o “Eu não dou o meu Cuati”. “Chupa, mas não morde” e “Máquina de Descascar Alho” mostram a genialidade dos maranhenses. Mas, na dúvida, “Já Que Tá Dentro, Deixa” e “Pula Corno” são blocos que, no mínimo, despertam a curiosidade dos foliões Maranhenses. Os carnavais em outros países nem sempre ocorrem na mesma época que a festa brasileira. Mas, seja como for, na lista do “carnaval pra inglês ver”, nada melhor do que começar com a “London Samba School”, “Manchester School of Samba” e “Liverpool Samba School”, esta que chegou a fazer música com enredos épicos dos Beatles. Portugal é outro reduto de curiosos rótulos de escolas de samba como “Trepa no Coqueiro”, “Unidos do Mato Grosso” e “Bota no Rego”. Em Helsinque, na gelada Finlândia, a brincadeira acontece na “Império do Papagaio” e, na Dinamarca, a concorrência fica entre “Bafo do Mundo”, “Mariposa Samba School” e “Pocoloco”. É mole? Tudo isso sem falar da “Unidos de Melbourne” (Austrália), “Unidos de Hamburgo” (Alemanha) e “Unidos de Miami” (Estados Unidos), pedacinhos da cultura brasileira espalhados pelo mundo.

Blocos. É mole? “É Mole, Mas É Meu”, estampa as camisetas de um bloco carioca. O “Suvaco de Cristo”, também da Cidade Maravilhosa, é uma referência poética ao compositor Tom Jobim. As “Virgens do Formigueiro Quente”, de Belo Horizonte, dispensa comentários. No clima de piadas o bloco baiano “Espada Preguiçosa” encabeça a lista de curiosidades. Como se não bastasse, “Há O BRASILEIRINHO

27


Nós Brasileiros

Max Lisboa

Ex-lider da Banda Mafuaça, a qual teve seu espaço no cenário musical do estado de Minas Gerais e arredores, dividindo palcos com grupos como Pato Fu, Tia Anastácia, Berimbrown, dentre outros. Vive em Portugal desde 2004 e o que o trouxe a este país, como no quadro geral de imigração, foi o anseio de uma vida melhor. Na época sua mãe e um irmão também viviam em Portugal.

sorvete na infância, Office-boy na adolescência, técnico de farmácia de manipulação e promotor de vendas antes de atravessar o oceano. Porém, desde sempre, apesar destes outros ofícios, a música foi sempre o meu principal trabalho. Em Portugal inicialmente, trabalhei em vendas e instalação na área de telecomunicação, mas já nos dois primeiros meses de minha chegada, conheci um músico na rua e pedi para “dar uma canja”, ele gostou do que ouviu e sugeriu que cantasse como ele. Assim o fiz, dia-a-dia ia aumentando a minha renda com as gorjetas dos turistas que gostavam muito da minha voz e carisma. Rapidamente abandonei o trabalho convencional e passei a me dedicar só a música, tocando nas ruas e em bares”.

“Sou filho de família simples, através de bolsa de estudos tive a oportunidade de estudar em colégios bem conceituados de Belo Horizonte, em Lisboa estudei na faculdade Lusófona o curso de Engenharia Biotecnológica, mas não canso de contar que já fui vendedor de

Max atuou em shows na Argentina, França, Alemanha, Espanha e sua mais recente viajem foi para a Itália, onde se apresentou no Roccella Jazz com a Orquestra Todos, formada por músicos de várias partes da terra e que têm a regência do italiano Mário Tronco. Apresentou-se no Festival Todos de

Moreno das montanhas apreciador de um franguinho com angú e quiabo, acompanhados de cerveja gelada e boa companhia, um sagitariano, filho de uma mãe branca e um pai caboclo, de sorriso fácil e coração mole este é Max Lisboa, brasileiro, mineiro de Belo Horizonte, e 15 anos de carreira musical profissional.

28

O BRASILEIRINHO


2011 e 2012, no Festival de Música do Mundo em Sines, no Rock´n Rio Lisboa, no Dia da Europa para representantes oficiais de vários países europeus. “Na ‘Todos’ cantei composições próprias como ‘O Grito da Terra’ e ‘A História de Lampião e Maria Bonita’ além ‘Nzagi’, de origem angolana. No final de 2011 participei do Festival MPP – Música Popular Própria, que é a melhor forma de se conhecer o compositor ao invés de somente o intérprete, como habitualmente acontece nos bares. Este evento reuniu em torno de 15 artistas internacionais, entre cantores, compositores, percussionistas, baixistas e outros tantos instrumentistas. Foi sucesso total. As várias sonoridades encantaram o público que se contagiou com a alegria e a boa qualidade do evento. Estou ansioso pela segunda edição do MPP que deve acontecer em Junho deste ano”.

de minas, samba-funk, World Music e pretende deixar em sobressaltos os corações de seu público, e avisa que seu mais recente Cd está na boca do forno, “O Cara da Bicicleta Azul” é o quarto de sua carreira e o primeiro em carreira solo e completamente autoral. Confira os links do youtube e se desejar baixe a música “Tá misturado” maxsongs@hotmail.com

Max se considera a nova cara da música brasileira em Portugal com sua musicalidade colhida nos tambores

O BRASILEIRINHO

29


Rapidinhas da Terrinha

Anacris Gil & Friends No dia 16 de janeiro, Anacris Gil reuniu-se com os seus amigos, Paulo Dos Anjos, Luiz Felippe Gama e Manuel Mota, na Fábrica Braço de Prata e trouxe ao público o seu mais novo projeto musical, “Ensaios da Vida na Bossa nova e MPB”. Este novo projeto de Anacris e amigos busca dar uma nova roupagem aos grandes sucessos da música brasileira.

30

O BRASILEIRINHO


Músicas que eu gosto No passado dia 19 de janeiro, em um ambiente intimista no Botequim Brasil, Césinha, Aluísio Neves e Derek Viana apresentaram o seu novo trabalho intitulado “Músicas que eu gosto”. O show reuniu não só muitos amigos dos músicos mas também todos os clientes do aconchegante bar Botequim Brasil. Contatos do trio para shows: 966 915 462

O BRASILEIRINHO

31


Saúde Cientistas descobrem por que os dedos enrugam na água Os cientistas da Universidade de Newcastle, no norte da Inglaterra, decidiram investigar a razão de os dedos ficarem enrugados na água por meio de um experimento. Os cientistas chegaram a conclusão que as rugas têm a função específica de tornar mais fácil o manuseio de objetos embaixo d’água ou de superfícies molhadas em geral, o que pode ter sido uma vantagem para os primeiros humanos quando procuravam por alimentos na natureza. Por muito tempo, se acreditava que os dedos enrugados indicavam simplesmente o inchaço da pele devido ao contato prolongado com a água. Ou seja, tratava-se de uma reação automática, provavelmente sem nenhuma função.As últimas pesquisas, entretanto, revelaram que as rugas são um sinal de vasoconstrição como resposta à água, o que, por sua vez, é uma reação controlada pelo sistema nervoso.

Bebidas diet elevam o risco de depressão, diz estudo O refrigerante e outras bebidas artificiais — tanto as diet quando as que contêm adição de açúcar — vêm sendo associados a uma série de riscos à saúde, incluindo um maior acúmulo de gordura em torno dos órgãos e o aumento da chance de câncer de próstata. Agora, um novo estudo do Instituto Nacional de Saúde (NHI, sigla em inglês) apontou para outro efeito negativo desses produtos: a depressão. Segundo a pesquisa, essas bebidas, mas principalmente as diet, elevam a probabilidade de uma pessoa sofrer do problema. Os resultados

Mulher afirma ter combatido um câncer tomando sua própria urina Em entrevista ao jornal The Sun - uma norte-americana afirma ter encontrado a cura para a maioria das doenças. O segredo? Beber sua própria urina. Carrie Steele, de 54 anos de idade, diz ter vencido fortes dores de cabeça decorrentes de um aneurisma cerebral apenas adotando este novo tratamento. Residente do Colorado, nos EUA, Steele conseguiu vencer um melanoma através de terapias convencionais. Entretanto, pouco depois foi diagnosticada com

32

O BRASILEIRINHO

aneurisma cerebral, passando dois anos com intensas dores e com medo de que o câncer retornasse. Foi então que um fato mudou o rumo de sua vida. De acordo com Carrie, ela passou a tomar um copo de urina por dia e em 30 dias as dores simplesmente desapareceram. Além de por um ponto final nas dores, a norte-americana afirma que o câncer não mostrou nenhum sinal de manifestação desde então.

ainda revelaram, por outro lado, que o café pode ter efeito protetor contra a depressão. Essas conclusões foram divulgadas pela Academia Americana de Neurologia e serão apresentadas em março, quando acontecerá o encontro anual da entidade. Para chegar a esses resultados, os pesquisadores selecionaram 263.925 pessoas de 50 a 71 anos que, durante um ano, relataram o consumo diário de refrigerante, chá, suco, café e outras bebidas. Após 10 anos, os participantes voltaram a ser avaliados e, dessa vez, a equipe levou em consideração se eles haviam sido diagnosticados com depressão durante esse período. Ao todo, 11.311 indivíduos receberam tal diagnóstico.


Rosa Choque Conselhos de maquiagem para quem usa óculos. O correto não é aplicar mais maquiagem nos olhos – mas sim de usar a maquiagem e as técnicas corretas para tornar os olhos ainda mais expressivos e belos. Neste caso devemos fazer uma maquiagem mais leve quando se fala em maquiar olhos com óculos. Usar óculos chama a atenção e destaca bastante a zona dos olhos. É melhor manter a maquiagem dos olhos leve, pois, se exagerar, juntamente com o look das armações dos óculos vai acabar por dar um ar sobrecarregado e não é isso que se pretende. Recorra a sombras e delineadores com tons naturais, evidencie a luminosidade do seu rosto e aposte em cores vivas para os lábios. Dicas: 1º - O eyeliner é essencial. Adapte a espessura do eyeliner quando use óculos – se a armação é mais grossa deve querer aplicar um risco mais largo para destacar os

olhos. Se a sua armação é mais fina, um traço fino vai funcionar muito bem. É importante assegurar que existe um equilíbrio entre a definição da armação dos seus óculos e do seu eyeliner.

2º - Se tem miopia, as suas lentes podem fazer os seus olhos parecerem menores. Nesse caso aplique o eyeliner à volta dos olhos – certifique-se que o eyeliner por cima das pestanas (na parte externa) acompanha

todo o olho e que gradualmente se torna mais grosso à medida que se aproxima do seu canto exterior. Assim vai dar o efeito dos seus olhos parecerem maiores. Aplica um eyeliner mais escuro do que a cor natural dos seus olhos, para criar um contraste perfeito e dar definição ao olhar. Duas ou três camadas de máscara de cor preta nas pestanas superiores ajudam a ‘abrir’ o olhar e a dar um look mais fresco. Aplicar também o corretor para as olheiras na pálpebra inferior – é essencial para todas as mulheres, mas especialmente para quem usa óculos. 3º - Se as suas lentes fazem os seus olhos parecerem maiores cuidados com as combinações das cores. Se não tem muita experiência ao maquiar pode ampliar alguma imperfeição. Prefira usar sombras de olhos com tons claros e neutros. O eyeliner deve ser delicado e fino e na parte da linha de água dos olhos. Aplicar apenas uma camada de máscara nas pestanas para ‘abrir’ o olhar. O objetivo é manter a área dos olhos suave e natural.

Venda de produtos profissionais para a estética em geral Valores sem IVA

Formação de unhas de gel intensivo (3 dias) + kit profissional Formação de implante de pestanas fio a fio + kit profissional Formação de dermopigmentação (maquiagem definitiva) com oferta da máquina e pigmento Kit de Verniz de Gel (1 forno 36w + 2 cores de verniz de gel + 1 base + 1 taco + 1 primer) com oferta do Curso Loja Reboleira

Loja Conde Redondo

Rua Pedro del Negro, nº2 R. Conde Redondo, 61A Sobreloja A 1150-102 Lisboa 2720-450 Reboleira Tel: 964768353 Tel: 925934340

Lojas C. C. Arco Iris Lojas 5, 8, 10 e 33 Av. Júlio Dinis, 6 1069-216 Lisboa Tel: 926146505

O BRASILEIRINHO

33


Turismo

Rio Quente

R

io Quente é um município brasileiro do estado de Goiás. A cidade é conhecida em todo o Brasil por abrigar o complexo turístico do Rio Quente Resorts. Rio Quente foi descoberto em 1722 por Bartolomeu Bueno Filho um bandeirante que veio junto com sua tropa explorar a região. Está próximo ao município de Caldas Novas, cidade turística que junto a Rio Quente formam a maior estância hidrotermal do mundo. O foco maior e a sua principal economia é o turismo, recebendo um número cada vez maior de turistas estrangeiros de países como: Japão, Estados Unidos, Argentina, México, Inglaterra, Portugal, Itália, Argentina, França. Rio Quente possui a 2ª maior renda per capita do Brasil. A cidade de Rio Quente foi emancipada

34

O BRASILEIRINHO


em 1988 depois de um longa briga política para poder se desmembrar de Caldas Novas e após votação popular, através de um plebiscito deixou de ser povoado Caldasnovense e se tornou a cidade de Rio Quente emancipada. Situa-se numa região de clima tropical quente e úmido, com chuvas de verão, principalmente nos meses de novembro à março, com uma temperatura média anual de 28°C, oferecendo aos seus visitantes excelentes condições climáticas para desfrutar suas belezas durante o ano todo. Sua fonte de recursos está no complexo turístico do Rio Quente Resorts que está localizado no bairro Esplanada, e é um resort de renome nacional que foi por muitas vezes eleito como o melhor resort do Brasil. Dentro do complexo do Rio Quente Resorts fica localizado o Hot Park, que é um dos maiores parques aquáticos do Brasil. Todas as piscinas do Hot Park são piscinas de água quente, sendo que a água é renovada constantemente, devido ao grande

volume que brota das suas principais fontes termais. O volume de água produzido pelas nascentes resulta numa vazão constante de 6.228.000 litros/hora, completando assim, uma marca superior a 149 milhões de litros a cada 24 horas. Possui ainda, Centro de Convenções para sediar eventos nacionais e internacionais. É na Esplanada, dentro do complexo do Rio Quente Resorts, ao lado do Hot Park, que está a famosa Praia do Cerrado, maior praia artificial (com ondas) e água quente natural do mundo. Apesar de ser artificial, a Praia do cerrado é um lugar deslumbrante, uma paisagem maravilhosa. Conta com Bares aquáticos (Piers), Quadras de Voleyball, Beach Soccer, Rodeada por Coqueiros, Pedras, uma espécie de Chalé na areia da praia onde pode ser alugado para descanso e afins e várias outros detalhes que tornam o cenário ainda mais belo.

O BRASILEIRINHO

35


Gastronomia

O Faz Gostos by Duval no Convento da Trindade O antigo convento da Trindade foi edificado pela Rainha Santa Isabel, mulher do rei D. Dinis em 1325, sendo inaugurado na época com grande pompa e circunstância. O terremoto de 1755 e o incêndio destruíramno por completo e a nova reconstrução do edifício e cerca abrangeram terrenos que se estenderam até à atual Rua da Misericórdia. A extinção das Ordens Religiosas em 1834 e a dispersão dos frades determinaram o loteamento e a venda do convento. Atualmente é possível ver o antigo convento em quatro edifícios. Com o Terremoto foi aberta a Rua Nova da Trindade dividindo o Convento pelos ambos lados da rua. O Faz Gostos by Duval ocupa uma parte que se mantém no seu estado mais original. O espaço fica ainda mais valorizado pelos elementos da muralha Fernandina que o atravessa. Desfrute a sua refeição, sem pressa, neste espaço único, onde o menu foi pensado para lhe proporcionar momentos de grande felicidade. Entradas: Carpaccio de Vieiras Frescas com Salmão € 13,00, Cone de Sapateira Fresca € 7,50, Bisque de Camarão em Crosta de Massa Folhada € 9,50, Tomatada com Ovos

Eis o nosso quadro de avaliação: Acesso/Local: 8 Decoração: 10 Preço: 8 Serviço: 10 Ambiente Interno: 10 Variedades: 10

36

O BRASILEIRINHO

com Torresminhos de Porco Bísaro € 6,50, Cone de Sapateira Fresca € 7,50, Crepe de camarão € 7,50; Peixes e mariscos: Camarões Tigres Flamejados com Manga Fresca € 23,50, Filetes de Peixe Galo com Arroz de Berbigões € 18,50, Bacalhau com Grão à Séc. XXV € 19,50; Carnes: Perna de Cordeiro de Leite no Forno € 21,50, Magret de Pato com Figos do Douro e Uvas do Algarve € 17,50, Ninho de Perdiz com Duxelle de Cogumelos € 17,50, Lombinho de Porco Recheado com Alheira de Caça € 16,50; Sobremesas: Tarte de Maçã com Ovos Moles Feita ao Momento € 7,50, Petit-Gateau de Chocolate com Sorvete € 7,50, Toucinho do Céu Conventual € 6,00. Rua Nova da Trindade nº11, Bairro Alto Lisboa. Reservas: 21 347 22 49 ou pelo email: geral@fazgostoslx.com Bom Apetite!


Receita

Miolo de contrafilé com batata dourada, alecrim e tomate Ingredientes 800g de batata bolinha limpa, com a casca 50g de alecrim fresco 8 colheres (sopa) de azeite de oliva 200g de tomate-cereja 1 colher (sopa) de vinagre balsâmico 1,6kg de miolo de contrafilé 4 colheres (sopa) de mostarda de Dijon sal e pimenta do reino Modo de Preparo Cozinhe as batatas em água e sal. Escorra e reserve. Desfolhe o alecrim e frite-o no azeite até ficar crocante. Coe e reserve o alecrim e também o azeite. Em uma frigideira quente, refogue os tomates com 2 colheres (sopa) do azeite reservado, tempere com sal e pimenta e deixe dourar. Tempere com o vinagre e reserve. Coloque as batatas em uma travessa, tempere com sal e pimenta e leve ao forno (220ºC) até dourar. Reserve até o momento de servir. Corte a carne em 4 porções de 400g cada. Tempere-as com sal e pimenta. Aqueça uma grelha e grelhe a carne com o azeite, deixando 1 colher (sopa) reservada. Grelhe bem dos dois lados. Misture as batatas, os tomates e o alecrim numa panelinha, regue com azeite que sobrou, corrija sal e pimenta se necessário e aqueça. Sirva a carne com este acompanhamento e a mostarda.

O BRASILEIRINHO

37


Televisão Programação de Fevereiro 2013 Mensalmente estaremos publicando a programação da TV Globo Portugal, o Canal de televisão brasileira em Portugal. Para maiores informações, visitem o site www.tvglobointernacional.com.br Nota: Toda a grelha de programação da TV Globo Portugal está sujeita a alteração. SEGUNDA 06:15 Telecursos 07:15 GloboNews Saúde 07:50 Mundo da Xuxa 08:15 Sítio do Pica-Pau-Amarelo 08:40 Comédia da Vida Privada 09:10 Mais Você 10:30 Bem Estar 11:05 Vale a pena ver de Novo ‘O Clone’ 11:55 Video Show 12:45 Estúdio I 14:15 Vamos combinar 14:45 Bom Dia Brasil 15:40 Encontro 16:50 Globo Esporte 17:20 Jornal Hoje 17:55 Malhação 18:20 Cá Estamos ® 18:55 Mais Você ® 20:00 Novela ‘Ciranda de Pedra’ 20:55 Fantástico 22:55 Programa do Jô 00:05 Minissérie® 01:00 Jornal Nacional 01:35 Manhattan Connection 02:25 Fantástico ® 04:25 Programa do Jô ® 05:40 Sagrado 05:43 Globo Rural TERÇA 06:15 Telecursos 07:15 Jornal da Globo 07:50 Mundo da Xuxa 08:15 Sítio do Pica-Pau-Amarelo 08:40 Minha Nada Mole Vida 09:10 Mais Você 10:30 Bem-estar 11:05 Vale a pena ver de novo ‘O Clone’ 11:55 Video Show 12:45 Estúdio I 14:15 Super Bonita 14:45 Bom Dia Brasil 15:40 Encontro 16:50 Globo Esporte 17:20 Jornal Hoje 17:55 Malhação 18:20 Arquivo N ® 18:45 Mais Você ® 20:00 Novela ‘Ciranda de Pedra’ 20:55 Tapas & Beijos 21:30 Louco por Elas 22:10 Programa do Jô 23:20 Marília Gabriela 00:05 Minissérie 01:00 Jornal Nacional 01:35 Globo Reporter ® 02:25 Altas Horas ®

38

O BRASILEIRINHO

04:25 Programa do Jô ® 05:40 Sagrado 05:43 Globo Rural QUARTA 06:15 Telecursos 07:15 Jornal da Globo 07:50 Mundo da Xuxa 08:15 Sítio do Pica-Pau-Amarelo 08:40 Casos e Acasos 09:10 Mais Você 10:30 Bem Estar 11:05 Vale a Pena Ver de Novo ‘O Clone’ 11:55 Video Show 12:45 Estúdio I 14:15 Que Marravilha 14:45 Bom dia Brasil 15:40 Encontro 16:50 Globo Esporte 17:20 Jornal Hoje 17:55 Malhação ® 18:20 Almanaque 18:45 Mais Você 20:00 Novela ‘Ciranda de Pedro’ 20:55 A Grande Familia 21:30 Série 22:10 Programa do Jô 23:20 Sarau 23:40 GNews Dossiê 00:05 Minissérie 01:00 Jornal Nacional 01:35 Tapas & Beijos ® 02:05 Louco por Elas ® 02:35 Minha Nada Mole Vida ® 03:10 Cinema Especial 04:55 Via Brasil 05:20 Globonews Especial 05:44 Sagrado 05:47 Globo Rural QUINTA 06:15 Telecursos 07:15 Jornal da Globo 07:50 Mundo da Xuxa 08:15 Sítio do Pica-Pau-Amarelo 08:40 Escolhina do Prof. Raimundo 09:10 Mais Você 10:30 Bem Estar 11:05 Vale a Pena Ver de Novo ‘O Clone’ 11:55 Video Show 12:45 Estúdio I 14:15 Decora 14:45 Bom dia Brasil 15:40 Encontro 16:50 Globo Esporte 17:20 Jornal Hoje

17:55 Malhação ® 18:20 Mais Você ® 19:35 Novela ‘Ciranda de Pedra’ 20:30 Série 21:10 Profissão Repórter 21:30 Programa do Jô 22:40 220 Volts 23:10 Lugar Incomum 23:40 Sem Fronteiras 00:05 Minissérie 01:00 Jornal Nacional 01:35 A Grande Familia ® 02:15 Série ® 02:50 Sessão Brasil ® 04:35 Programa do Jô ® 05:45 Sagrado 05:48 Globo Rural SEXTA 06:15 Telecursos 07:15 Jornal da Globo 07:50 Mundo da Xuxa 08:15 Sítio do Pica-Pau-Amarelo 08:40 A Diarista 09:10 Mais Você 10:30 Bem Estar 11:05 Vale a Pena Ver de Novo ‘O Clone’ 11:55 Video Show 12:45 Estúdio I 14:15 Quebra-Cabeças 14:45 Bom dia Brasil 15:40 Encontro 16:50 Globo Esporte 17:20 Jornal Hoje 17:55 Malhação ® 18:20 Sarau ® 18:45 Mais Você ® 20:00 Novela ‘Ciranda de Pedra’ 20:55 Globo Repórter 21:45 Casseta & Planeta 22:25 Programa do Jô 23:40 Vai para onde? 00:05 Minissérie 01:00 Jornal Nacional 01:35 Série ® 02:15 Profissão Repórter ® 02:35 Auto Esporte ® 03:10 Zona de Impacto ® 04:00 Zona de Impacto ® 04:15 Mundo S/A ® 04:20 Programa do Jô ® 05:30 Sagrado 05:33 Globo Rural SÁBADO 06:00 Almanaque 06:25 Jornal da Globo 06:55 Terras Minas

07:25 Mundo da Xuxa 07:55 Sítio do Pica Pau Amarelo 08:20 Globo Educação 08:40 Globo Ciência 09:05 Globo Ecologia 09:25 Globo Universidade 09:50 Ação 10:15 Terra da Gente 10:45 Jornal da GloboNews 11:15 Sarau 11:40 Starte 12:05 Marília Gabriela ® 12:55 Diário do Olivier 13:25 Globo Repórter ® 14:15 A Grande Família ® 14:55 Caldeirão do Hulk 16:50 Globo Esporte 17.20 Jornal Hoje 17:55 Mundo S/A ® 18:20 Cidade & Soluções ® 18:40 Cá Estamos 19:20 Via Brasil ® 19:45 Sem Fronteiras ® 20:05 Novela ‘Ciranda de Pedra’ 21:05 Zorra Total 22:00 Altas Horas 23:55 Academia do Riso 00:35 Vai para Onde ® 01:00 Jornal Nacional 01:35 Corujão do Esporte 02:25 Afinados ® 03:20 Casos e Acasos ® 03:50 Zorra Total ® 04:45 Altas Horas ® 06:40 Academia do Riso ® DOMINGO 07:20 Sagrado 07:30 PEGN 08:00 Globo Rural 08:50 Sítio do Pica Pau Amarelo Desenho 09:00 Turma da Monica 09:20 TV Xuxa 10:40 The Voice 12:00 Estrelas 12:50 Afinados 13:40 Auto Esporte 14:10 Esporte Espetacular 17:00 Globo Notícia Europa 17:15 Domingão do Faustão 19:00 Futebol I 21:00 Jornal Globo News 21:30 Futebol II 23:30 Sessão Brasil 01:15 Caldeirão do Huck ® 03:10 Estrelas ® 04:00 Globo Rural ® 04:50 TV Xuxa ®


Destaque do Mês

Carnaval Brasil 2013 De 8 (sexta-feira) a 13 (quarta-feira) de fevereiro, a festa de Carnaval mais famosa do mundo é na TV Globo Portugal, com transmissão em direto dos desfiles em São Paulo e no Rio de Janeiro, além de flashes das principais comemorações pelo Brasil. São dias de cor e alegria em direto do Sambódromo do Anhembi, e do Sambódromo da Marquês de Sapucaí, onde vão desfilar as principais escolas de samba paulistas e cariocas, respetivamente. Os desfiles dos Trios Elétricos de São Salvador da Baía e o Galo da Madrugada do Recife, onde são esperados todos os anos milhões de foliões, entre brasileiros e turistas, também vão ser transmitidos na TV Globo Portugal. Dias de folia, de 8 a 13 de fevereiro

Ciranda de Pedra

Laura (Ana Paula Arósio) e Natércio Silva Prado (Daniel Dantas) formam um invejado casal da sociedade. Porém, Laura sofre de distúrbios emocionais e é tratada pelo médico Daniel (Marcello Antony), que sublima o seu amor por ela. Não suportando mais conviver com a tirania do marido e cansada de viver de aparências, Laura decide acabar o seu casamento. Insano, Natércio manda interná-la como louca e proíbe-a

Manhattan Connection Com uma hora de duração, traz uma combinação de informação diferenciada sobre os principais assuntos da semana, sempre com uma dose de irreverência e bom humor. Fazem parte da equipa de apresentadores Lucas Mendes, Caio Blinder e Pedro Andrade, em Nova Iorque; Diogo Mainardi, em Veneza; e Ricardo Amorim, em São Paulo. Juntos discutem, economia, política e entretenimento. Segundas-feiras, às 1h35

de ver as filhas, entre elas, Virgínia (Tammy Di Calafiori), filha de Daniel, criada como filha legítima de Natércio. Anos mais tarde, a jovem que não conhece a verdade sobre seu passado, cuida de Laura quando esta decide tomar as rédeas de sua vida. A trama é livremente inspirada no romance homônimo de Lygia Fagundes Telles. De segunda a sábado, às 20h00

O Clone No Marrocos, a muçulmana Jade (Giovanna Antonelli) e o brasileiro Lucas (Murilo Benício) vivem um romance proibido e inesquecível. O destino de todos muda com um trágico acidente sofrido por Diogo (Murilo Benício), irmão gémeo de Lucas. A morte do afilhado confere ao cientista Albieri (Juca de Oliveira) a coragem para concretizar a experiência da clonagem humana e a partir das células de Lucas cria o primeiro clone humano, que se chamará Léo (Murilo Benício). A experiência levanta uma discussão ética travada ao longo da história. Num outro núcleo, os personagens Mel (Débora Falabella), Nando (Thiago Fragoso) e Lobato (Osmar Prado), abordam a dependência química com depoimentos reais sobre o assunto. De segunda a sexta-feira, às 11h05

O BRASILEIRINHO

39


Agenda Cultural

Show Justin Bieber Finalmente, o público português vai poder assistir a um concerto do maior fenómeno do pop mundial dos últimos anos: Justin Bieber!!! A estreia, há muito aguardada pelos fãs Portugueses, está marcada para dia 11 de Março de 2013, no Pavilhão Atlântico. Com apenas 15 anos, Justin Bieber precisou de apenas um disco para se tornar numa estrela internacional. Editado em 2010, “My World 2.0” foi apresentado pelo single “Baby”, cujo vídeo foi o mais visto e comentado no Youtube em 2011. Vinicius Cantuária & Pierre Aderne

João Lucas e Marcelo

Dois dos maiores artistas da música brasileira contemporânea, que vivem em diferentes diásporas, apresentam-se juntos contando histórias e cantando canções. Ambos escritores de canções de mão cheia, cada um a seu tempo: Vinicius Cantuária presenteou Caetano com o tema “Lua e Estrela” - um dos maiores sucessos de sua carreira - Pierre Aderne ofereceu a Seu Jorge “Mina do Condomínio”, tema mais executado nas rádios brasileiras em 2010.

A dupla que conquistou o Brasil e o mundo com o sucesso “Tchu tchá tchá” ou simplesmente, “Eu quero tchu, eu quero tcha” chega a Portugal para aquecer o inverno português em duas apresentações no país.

Local: Aveiro - Teatro Aveirense - Dia 1 de Março às 22h – Bilhetes: 8 € a 10 €

Locais: Lisboa - Pavilhão Atlântico – Dia: 2 de Fevereiro às 22h Bilhetes 28 € a 50 € Porto – Pavilhão Rosa Mota - Dia: 3 de Fevereiro às 21h30 - Bilhetes desde 25 €

Exposições Bairro Alto: mutações e convivências pacíficas

O mercado de fusão do Martim Moniz

A mostra tem como tema central a história e as personagens do Bairro Alto desde a sua origem urbana e arquitectónica no séc. XVI até à atualidade e pretende reflectir e colocar em relevo uma experiência urbanística de quase 500 anos através da utilização do singular espólio existente no Arquivo Municipal. Em 2013, assinalar-se-ão os 500 anos do Bairro Alto.

Realiza-se na praça com o mesmo nome, nas proximidades do bairro da Mouraria. Os quiosques ali existentes foram revitalizados e transformados em pequenos restaurantes de comida rápida, oferecendo agora sabores asiáticos, africanos, italianos, vegetarianos e portugueses além de uma grande variedade de pequenos negócios como peças de artesanatos e um sem fim de mercadorias provenientes de todo o mundo.

Rua de O Século, 79 Lisboa - Horários: Qua a sáb: 14h-20h. até 15 fev 13

Cinema

40

Feira

Sábados e domingos, das 10h00 às 19h00.

LxMarket

O LxMarket é um mercado em 2ª mão. Roupa, acessórios, sapatos, artigos de decoração, mobiliário, artigos de desporto ou lazer, artesanato, discos, livros, quadros fotografia e doçaria. Ponto de encontro entre vendedores e compradores de todas as idades. Dom: 11h-18h. Rua Rodrigues de Faria, 103 - Entrada livre

A Vida de Pi

Amor

Filho do administrador do jardim zoológico de Pondicherry, na India, Pi Patel possui um conhecimento enciclopédico sobre animais e uma visão da vida muito peculiar. Quando Pi tem dezasseis anos, a família decide emigrar para a América do Norte num navio cargueiro juntamente com os habitantes do zoo. Porém, o navio afunda-se logo nos primeiros dias de viagem e Pi vêse na imensidão do Pacifico a bordo de um salva-vidas acompanhado de uma hiena, um orangotango, uma zebra ferida e um tigre de Bengala. Em breve restarão apenas Pi e o tigre, e a única esperança de sobreviverem é descobrirem, de alguma forma, que ambos precisam um do outro...

De Michael Haneke, com Jean-Louis Trintignant, Emmanuelle Riva, Isabelle Huppert, Rita Blanco. Vencedor da Palma de Ouro em Cannes, o filme conta a história de um casal de octogenários que vivem felizes e apaixonados. Quando Anne tem um AVC há uma mudança drástica na vida do casal. Com a degradação física e mental de Anne a relação entre marido e mulher é posta em causa.

O BRASILEIRINHO


Internet Interessante Google Art Project É nome de mais uma função disponivel no sistema Google. O que se pretende? Acessar as mais completas galerias de arte do mundo sem sair da frente de seu computador! Milhares de quadros, ilustrações e fotografias estão no banco de dados e é permitido examinar livremente qualquer obra. Dependendo da máquina que esteja, poderá ver o craquelado das tintas e vernizes nos quadros mais famosos que há, tamanho a qualidade da imagem. É possível pesquisar por, Artistas...

... Coleções: uma lista completa de museus e instituições que participam do projeto. Clica neles e passeia por suas galerias

Obra de Arte: Miniatura de todas as obras existentes no site...

Poderá ainda fazer um Tour virtual a diversos museus no sistema

Ainda tem mais, a Galeria do Usuário. Neste espaço você poderá trocar imagens com outros usuários existentes... outra rede social criada! Mas esta é de Arte!

O BRASILEIRINHO

41


Infantil

Olá! Sou Mariana Nogueira Melo Pereira. Portuguesa, Tenho 7 anos e gosto de cantar e desenhar!

Envie sua foto e conte-nos curiosidades sobre você! Email: geral@revistaobrasileirinho.com

EspAço CRIaTivo

42

O BRASILEIRINHO


Momentos Raros

O BRASILEIRINHO

43


Humor Carta de uma avó para seu querido neto. E quem é que não teve uma avó amorosa assim? l e estou escrevendo para compartilhá-la com você. Querido neto, acabei de ter uma experiência religiosa incríve a atenção um adesivo para carro que dizia: Hoje de manhã fui a uma livraria cristã e me chamou

tão stressadas no trânsito, pensei... então decidi “TOCA A BUZINA SE AMAS A DEUS”. As pessoas ficam , quem sabe, as pessoas despertem sua consciência comprá-lo e pregá-lo no para-choque do meu carro. Assim

religiosa quando estão dirigindo.

avenidas que estavam entupidas de carros. A Ao sair com o carro, cheguei a um cruzamento de duas sabe, não tem ar condicionado. Para piorar mais a temperatura exterior era de 37 graus e meu carro, você o parada esperando o farol vermelho abrir, pensando situação era hora de saída das escolas. Fiquei um tempã coisas boas que Ele nos tem dado. Não me dei conta no Senhor, no amor que sinto por Ele e em todas as ri como existem muitas outras pessoas neste mundo que o farol tinha mudado para o verde, e foi aí que descob aram a tocar as buzinas... que também amam ao Senhor, porque imediatamente começ Foi uma experiência maravilhosa!

dúvida muito religiosa, já que tocava a buzina sem A pessoa que estava logo atrás do meu carro era sem parar e gritava: “Vamos, pelo amor de Deus...!!!”. aram a tocar a buzina. Eu sorri e abaixei o vidro Acho que influenciados por ele, todos os outros carros começ emocionada. Vi que outro rapaz muito simpático me para saudá-los com a mão através da janela, totalmente só o dedo médio da mão. Eu perguntei ao Betinho, saudava de uma maneira muito particular levantando dizer esta saudação. Ele me explicou que era “uma filho da sua tia Marisa, que estava comigo, o que queria trânsito continuava parado, coloquei minha mão para saudação havaiana” de boa sorte. Aproveitando que o fora da janela e saudei a todos da mesma maneira.

religiosa que eu estava vivendo. Seu primo morria de rir, feliz com a bela experiência vieram em minha direção. Enquanto eles se Dois homens desceram de um carro próximo do meu e o e já me preparava para orar com eles ou para aproximavam pensei no poder que tinha um simples adesiv não deu tempo. Foi neste momento que reparei que o perguntar qual era a igreja que eles frequentavam, mas farol estava verde para mim.

‘saudação havaiana’ e passei o semáforo. Então, saudei a todos os meus irmãos e irmãs com a passar era o meu, já que o farol ficou logo Depois de cruzar, notei que o único carro que havia podido de todo o amor que havíamos compartilhado. vermelho. Aí eu me senti triste de deixá-los para trás depois vez e saudei a todos com a “saudação havaiana” e fui Resolvi então parar o carro, abaixei o vidro mais uma para casa.

por saber que ainda existem tantas pessoas que Oro por todas essas almas tão boas e me sinto revigorada amam a Deus. Beijos, da tua avó.

44

O BRASILEIRINHO


Meus Heróis da Infância. Grande Exemplos… O Tarzan corria pelado... Cinderela chegava em casa meia noite... Aladim era ladrão... Batman dirigia a 320 km/h... Pinocchio mentia... Bela Adormecida era uma vagaba... Salsicha (Scooby-Do) tinha voz de maconheiro, via fantasma e conversava com o cachorro... Zé Colméia e Catatau roubavam cestas de pic-nic... Branca de Neve morava na boa com 7 homens... Olívia Palito tinha bulimia; Popeye fumava um matinho suspeito!!! Pac Man corria em uma sala escura com musica eletrônica comendo pílulas que o deixavam ligadão; Super Homem colocava cueca por cima da calça; A Margarida namorava o Pato Donald mas saía com o Gastão; Olha os exemplos que eu tive! E agora pedem pra eu me comportar........?

10 louras e 1 homem Onze pessoas Estavam penduradas numa corda num helicóptero. Eram dez louras e um homem. Como a corda não era forte o suficiente para segurar todos, DECIDIRAM que um deles teria que se soltar da corda. Decidir quem Eles não conseguiram, até que, finalmente, o homem disse que se soltaria da corda, pois os homens estão acostumados a largar tudo pelos seus filhos e mulher, dando tudo as mulheres e recebendo nada de volta e as mulheres que, como uma segunda Criação de Deus, mereceriam sobreviver, pois eram também mais frágeis, menos sábias e Incapazes de grandes façanhas... Quando elo terminou de falar, todas as louras começaram a bater palmas...

HUMOR CLÍNICO O psiquiatra para o paciente: - Meu amigo, eu tenho uma boa e uma má notícia para você. A má é que você tem fortes tendências homossexuais. - Meu Deus, doutor! E qual e a boa notícia? - A boa notícia é que acho você um gato....

- Sabe como diferenciar o psiquiatra do seu paciente? - O psiquiatra é aquele que tem a chave do consultório.

O paciente chega ao Psiquiatra tímido, cabisbaixo: - Doutor, eu tenho dupla personalidade. - Esquenta não, meu filho. Senta aí e

vamos conversar nós quatro... Paciente chega ao médico e se queixa: - Doutor, estou com dor aqui do lado direito da barriga e meus olhos ficaram amarelados! O médico responde: - Muito bem, e o Sr. bebe? - Obrigado, eu vou aceitar uma dosezinha!

Quando chega um paciente babando e fazendo sons esquisitos no consultório do neurologista, ele exclama: - Ai, meu Deus! O que eu faço? Já quando chega um paciente babando e fazendo sons esquisitos no consultório do neurocirurgião, ele exclama: - Ai, meu Deus! O que eu fiz?

Sabem qual a diferença entre um clínico, um cirurgião-geral, um psiquiatra e um patologista? O clínico: Sabe tudo e não resolve nada. O cirurgião: Não sabe nada mas resolve tudo. O psiquiatra: Não sabe nada e não resolve nada. O patologista: Sabe tudo, resolve tudo, mas sempre chega atrasado.

Psiquiatra para o paciente bebum: - O senhor vai parar de beber cerveja! Durante um ano só vai beber leite. - Outra vez, doutor? - Por que, o senhor já fez esse tratamento? - Já, durante meu primeiro ano de vida...

O BRASILEIRINHO

45


Passatempo Sudoku - Origens do jogo O Sudoku é, na verdade, a evolução de vários jogos e grelhas bem mais idosas. Voltemos ao século XVIII, quando o suíço Leonhard Euler inventou o Quadrado Latino, uma matriz com o mesmo número de linhas e colunas, onde os elementos não se repetem nas linhas e colunas. Contudo, era só uma invenção para estudos de álgebra. Sudoku é um jogo de raciocínio e lógica. Apesar de ser bastante simples, é divertido e viciante. Basta completar cada linha, coluna e quadrado 3x3 com números de 1 a 9. Não há nenhum tipo de matemática envolvida.

Dicas No começo do jogo, busque o número que está presente em maior quantidade e verifique as possíveis jogadas com ele, como no exemplo a seguir, em que estamos procurando possíveis locais para colocar o número “6”: Objetivo O objetivo do jogo é completar todos os quadrados utilizando números de 1 a 9. Para completá-los, seguiremos a seguinte regra: Não podem haver números repetidos nas linhas horizontais e verticais, assim como nos quadrados grandes.

Palavras Cruzadas

Soluções

46

O BRASILEIRINHO


Flashes Adoro viajar, conhecer novas culturas, novos horizontes. É o que gosto de fazer sempre que tenho oportunidade. Caminhar pelas ruas de Paris não tem nada igual, de dia ou de noite Paris é sempre Paris, a cidade da luz, dos sonhos, bela, charmosa e acolhedora. Wilson Souza – Lisboa

Aprendi a dançar muito cedo, sempre gostei dos diferentes ritmos musicais, fiz da minha paixão pela dança minha profissão, gosto de sentir a vibração das notas em minha cabeça, e levo a galera no balanço do merengue, salsa, samba e o que vier. Dario Crawford - Madri Caro Leitor! Este espaço é seu, envie para nossa redação “aquela” fotografia que marcou seu momento”, acompanhado de um breve texto descritivo, não esqueça de enviar seu nome e endereço. geral@revistaobrasileirinho.com

Letras e Números “Amo o Brasil, mas o meu problema é com a sua língua, que soa para mim como se fosse de outro planeta” DJ Fatboy Slim se referindo a nossa velha língua portuguesa. “Quando em muitos países assistimos a uma forte regressão dos valores, considero importante mostrar ao mundo uma mulher como Dilma Rousseff” Miguel Gonçalves Mendes, cineasta português, que convidou a presidenta para participar de seu filme “O Sentido da Vida”

Brasil e a Copa das Confederações 08 seleções participam do evento. 16 jogos no total serão realizados. 06 cidades sediarão o evento: Brasília, Belo Horizonte, Fortaleza,

“Tomei a decisão de pedir a nacionalidade russa para fugir desse país, que não é mais do que um cemitério de animais” Brigitte Bardot, atriz francesa, ao saber que o zoológico de Lyon sacrificara dois elefantes

Salvador, Recife e Rio de Janeiro.

“Fico achando que ninguém aguenta mais a minha cara. Preciso de um tempo de afastamento, de reclusão mesmo” Regina Duarte, atriz

462.767 bilhetes já foram solicitados a FIFA.

“Eu era a Geni. Virei a Geni. Todo mundo jogava pedra em mim, ficou fácil bater na Ana de Hollanda’” Ana de Hollanda, ex-ministra da Cultura, rompendo o silêncio que manteve desde a sua exoneração em setembro “Não preciso de ninguém para abrir a porta do carro ou pagar as contas, e isso assusta alguns homens” Xuxa, apresentadora “Casamento é coisa do passado. Casar é amar, viver a vida, mas cada um na sua casa. É assim comigo e com o Guilherme, e por isso dá certo” Narcisa Tamborindeguy, socialite, que namora o jornalista Guilherme Fiúza

830 mil ingressos estarão disponíveis.

98% dos pedidos recebidos nesta fase vêm do Brasil, seguido de Espanha, México, EUA, Japão, Itália, Alemanha, França, Uruguai e Argentina. 62.628 ingressos foram pedidos para a partida Brasil x Itália em Salvador. R$ 28,50 e R$418,00 é quanto variam os ingressos.

O BRASILEIRINHO

47


Telefones Úteis Embaixada do Brasil Estrada das Laranjeiras, 144 1649-021 - Lisboa Tel.: 21 724-8510 Consulado Geral do Brasil em Lisboa Praça Luis de Camões, 22 1º Esq. 1200-243 - Lisboa Tel.: 21 321-4100 Consulado Geral do Brasil no Porto Av. de França, 20 - 1º andar 4050-275 - Porto Tel.: 22 543-0656 Loja do Cidadão 808 241107 Emergências (SOS): 112

48

O BRASILEIRINHO

Casa do Brasil de Lisboa Rua Luz Soriano, 42 1200-248 - Lisboa, Bairro Alto Tel.: 21 340-0000 Fax: 21 340 0001 secretaria@casadobrasildelisboa.pt

SOS Sida Informações gerais sobre AIDS Tel.: 0800-26-6666 Aeroporto de Lisboa Tel.: 21 841-3700

Linha SOS Imigrante 808 257 257 Consulado-Geral do Brasil em Faro Rua da Misericórdia, nº 60, 8000-169 Tel: +351 289 096 193 Fax: +351 289 829 710 Plantão consular (emergências): +351 918 803 922 consular.faro@itamaraty.gov.br PSP Polícia de Segurança Pública Tel.: 21 346-6141

TAM Tel.: 21 3582-058/9 TAP – reservas Tel.: 707-205700 Água Tel.: 21 322-1111 Gás Tel.: 800-206009


Pontos de Distribuição Gratuita Alcabideche Café Realista Algualva-Cacém - Unicâmbio (Agualva) Av. Dos Bons Amigos (R. Bartolomeu Dias, nº 12-A) Almancil - Unicâmbio Av. José dos Santos Farias, Ed. Lorenço I, Lote 101 A Amadora - Unicâmbio Centro Comercial Babilônia, loja 19 Av. Almirante Gago Coutinho, 49 - Segredos de Beleza Loja II - Rua Pedro Del Negro nº2, Sobre loja A Reboleira (Rua da Igreja Católica) Carcavelos - Lanchonete Fixe & Mix, CC Riviera - Marques Cabeleireiros - Zeno Picanha e Pizza, CC Riviera Cascais - Assembléia de Deus Missões em Portugal - Fixe & Mix Centro Comercial Cascais Villa - Recepção do Edifício São José - Salsa Parrilha - Quiosque Majestic, Casa da Guia Charneca da Caparica - Restaurante Sabor Mineiro Costa da Caparica - Unicâmbio Rua dos Pescadores, nº13 Avenida 25 de Abril, 71-A

Entroncamento - Segredos de Beleza Centro Com. O Túnel Loja. 3 Estoril - Espaço da Jura - Unicâmbio Rua Mouzinho de Albuquerque, nº15 Faro - Consulado Geral do Brasil Rua da Misericórdia, 60 Funchal - Unicâmbio Rua São Francisco, nº 6 Rua Dr. António José de Almeida Café Funchal Aeroporto Internacional Lagos - Unicâmbio Rua Marquês de Pombal, nº 32 Lisboa - Acidi - Casa do Brasil de Lisboa - Churrascaria Fogo de Chão - Centro de Artes Mona Martins Rua Rodrigo da Fonseca, 190 Cave/Dto. - Consulado Geral do Brasil - Embaixada do Brasil em Lisboa - Igreja Mundial do Poder de Deus Rua D. Estefânia, 177 - Mr. Coco’s Laranjeiras - Missão do Brasil junto à CPLP - Restaurante Sabor a Brasil - Roytur - Viagens e Turismo - LCC International Money Transfer

Rua Eça de Queiróz, 4 Rua Visconde de Santarém 75 C - Unicâmbio Av. Almirante Reis nº 5 Portas de Santo Antão, nº 54/56 Galeria Comercial Gare do Oriente loja nº G-219 - Segredos de Beleza Av. Júlio Diniz nº 10 A Centro Com. Apolo 70 - Loja 16 Metro Campo Pequeno Hotel Radisson no Campo Grande - Super Centro Western Union Centro Com. Colombo, Loja 003/004 Praça da Figueira, nº 4 - TAM - Linhas Aéreas Massamá - Centro Comercial Massamá Odivelas - Unicâmbio Avenida D. Dinis, nº 45-B - Unicâmbio Centro Com. Odivelas Parque, loja 2134 Oeiras - Pizza na Brasa - XXL Refill Galerias Alto da Barra Paço de Arcos - Restaurante Aquarela do Brasil Parede - Unicâmbio Rua Miguel Bombarda, nº 398/A Parque da Nações -Restaurante Sabor a Brasil

Alameda dos Oceanos, Edf. Lisboa Portimão - Unicâmbio Praça da República, nº 49, r/c - Unicâmbio Posto de Turismo da Praia da Rocha, Av. Tomás Cabreira Porto - Confeitaria Doce Douro Rua de São João, nº 65 (Ribeira do Porto) - Consulado Geral do Brasil - LCC International Money Transfer Rua Nossa Sra. de Fátima, 429 - Unicâmbio Sá da Bandeira - R. Sá da Bandeira, nº 39 Quarteira - Unicâmbio Rua Elias Garcia, 94 R/C Setúbal - Agência Central de Câmbios/Western Union Av. Luísa Todi, nº 224-226 Av. 22 de Dezembro, nº 25-H Tapada das Mercês - Floresta Center (Coffee Break) Telheiras - Tabacaria Tabac-Carrefour Torres Vedras - Unicâmbio Avenida 5 de Outubro, nº 11 - B Vila Franca de Xira - Unicâmbio Vila Franca Centro, Loja nº 110, Rua Alves Redol, 5

O BRASILEIRINHO

49


Crônica No caminho Tenho achado difícil falar sobre amenidades nos tempos atuais. Nessa época do ano, falar de carnaval e folia é, além de óbvio demais, um tanto redundante em termos da cultura brasileira, pois é um assunto que tem seu pico de interesse agora e depois, fica latente pelos meses seguintes ao longo do ano. Então temos também outros trend topics que tem rendido assunto e vão continuar rendendo por alguns anos: os grandes eventos programados para o Brasil como Copa das Confederações, Encontro Mundial de Jovens da Igreja Católica, Copa do Mundo, Olimpíadas e em especial as obras de preparação para estes dois últimos eventos. Mas ficar nestes trend topics esconde algo que é mais importante e profundo: qual é o futuro do Brasil? Nossa economia, afinal, dá sinais claros de que não vai tão bem assim. Porém acho que o momento que vivemos aqui rende uma boa avaliação de algumas pistas sobre o tipo de sociedade que construímos – e não só aqui, mas em todo o mundo, uma vez que temos repetido diversos modelos que permeiam toda a sociedade ocidental capitalista. Nossa sociedade se baseia em lucro e consumo. Ocorre que, ao mesmo tempo em que a tecnologia e a inovação é que promovem a prosperidade de uma economia (ou país), elas geram lixo. Produtos são criados com obsolescência programada, ou seja, seu descarte é planejado por seus desenvolvedores, e aqui, o tempo conta ao contrário: quanto antes ele seja superado por um modelo “melhor”, melhor. O problema é que gera-se por todo lado um lixo que não é processado adequadamente, dadas suas imensas quantidade e variedade. E quanto mais tecnologia, especialmente nas áreas de eletrônica em geral e telecomunicações (aqui inclusa a Internet), mais equipamentos se tornam obsoletos e são descartados, cada vez mais rapidamente. Celulares e computadores são os exemplos mais notáveis, mas há também

50

O BRASILEIRINHO

eletrodomésticos, lâmpadas, televisores, automóveis e muito mais. Se formos pensar mais profundamente, nos lembraremos daquele ditado que diz que nada se cria, tudo se transforma. Pensando bem, acredito que só quem cria realmente é Deus, ou qualquer outro nome que você dê a Ele. De resto, tudo o que vemos – que não seja a natureza – são coisas que ela (a natureza) oferece à humanidade (e é sempre bom lembrar, também aos reinos animal e vegetal!) e que nós transformamos em algo de melhor e maior proveito para nós. Assim surgiu e vem se desenvolvendo a civilização. Mas ou passamos a transformar também o lixo, dando-lhe novo uso, ou o lixo vai soterrar a humanidade. Para não falar dos perigos que vários tipos de lixo oferecem não só a todos os seres vivos, mas à nossa única fonte de recursos naturais, o planeta. É claro que o desenvolvimento de novas tecnologias e novos produtos gera empregos e desenvolvimento. É claro que grandes eventos internacionais realizados aqui também geram desenvolvimento, mas resta perguntar se todas as reformas de estádios e outras obras realmente vão beneficiar a população, o trânsito e continuar gerando empregos e renda. Embora eu seja uma fã ardorosa da tecnologia e da inovação, é preciso ter em mente que, como tudo na vida, ambas são paradoxais, ambas tem um lado bom e outro mau. O outro sério risco colateral produzido pela evolução tecnológica é o consumo exacerbado, não apenas pela questão dos descartes mas também pelo aspecto das despesas. Aqui no Brasil, boa parte dos bons resultados da economia se devem ao incentivo ao consumo, mas essa estratégia agora tem dado mostras de ter-se esgotado. Com isso, a geração de empregos no Brasil fica comprometida. A pressão para o consumo conduzida pelo governo através de incentivos como redução de IPI, está contribuindo para o endividamento da população brasileira. O consumismo também tem seu limite, e este é quando a

população perde o crédito na praça. E, segundo a Confederação Nacional do Comércio, mais de sessenta por cento da população brasileira está iniciando 2013 com dívidas. Outro acontecimento recente que sinaliza que ainda há muito a fazer para que o Brasil realmente se torne uma economia sólida, próspera e desenvolvida é o fato de que já não somos mais a sexta economia do mundo. Apesar de toda a crise européia, a Inglaterra voltou a ocupar este lugar. Tenho trabalhado num ambiente de inovação – uma incubadora de empresas –, e é alentador ver que, apesar de todas as dificuldades sociais e empresariais (violência, burocracia, impostos altíssimos e confusos, precariedade dos serviços públicos básicos oferecidos à população, a volta da sombra da inflação, entre outros), o brasileiro, a despeito de tudo, é realmente empreendedor. Não somos simplesmente o país do futebol e do carnaval, somos um país de gente batalhadora, de empresários de coragem e visão, e de pessoas engajadas em dar ao seu trabalho ou negócio um caráter social, tentando realmente mudar as coisas para melhor. Apesar de todos os telejornais sangrentos a que somos submetidos diariamente, ainda somos uma imensa maioria de gente do bem e trabalhadora. Talvez o nosso grande problema seja que este tipo de pessoas não tem o menor interesse por política. Talvez, se fosse diferente, pudéssemos estar agora vivendo uma prosperidade que provavelmente ainda levaremos possivelmente décadas para alcançar. Mas estamos no caminho. Luz,

Anna Menge


O BRASILEIRINHO

51



O BRASILEIRINHO