Page 1

obraprima Edição 45 - Ano XI - R$ 8,00

REVISTA

É MADEIRA PARA SEMPRE

Bela, econômica, versátil, resistente e sustentável

PRIMAVERA EM FLOR

Que tal trazer o clima da estação mais florida e perfumada do ano para sua casa?

Portfólio

Sobrado clean, espaçoso e com muita tecnologia

NATAL

Cecília Dale, a maior especialista do Brasil, dá dicas sobre decoração natalina

news | galeria de produtos | guia de profissionais | empresas

1


4


14 24

28

38

58

62

50


editorial

14 News As novidades dessa edição vêm direto da Eletrolar Show 2013, a 8ª feira de negócios para a indústria e o varejo de eletrodomésticos, eletroeletrônicos, celulares e TI, trazendo o que há de mais moderno para seu lar.

24 Primavera A primavera é a estação mais florida e perfumada do ano, e mesmo em cidades carentes de verde, as mudanças dessa estação não passam despercebidas. Aprenda como trazer um pouco desse verde para dentro de sua casa.

28 Portfólio Confira o projeto do escritório de arquitetura Ferreira e Castro, um lindo sobrado clean, com pé direito alto, detalhes decorativos personalizados em cada ambiente, além de muita tecnologia; em resumo, uma casa moderna e prática para um casal com filhos.

58 Natal

J

á é fim de ano, e passou tão rápido que as afirmações são sempre as mesmas “parece que o ano começou ontem, mas já estamos no final”, sim faltam praticamente apenas dois meses. Já estamos no ritmo das festas e comemorações, e é esse clima que domina mais esta edição. Nesse fim de ano temos uma comemoração especial, dia 15 de dezembro celebramos o Dia do Arquiteto e Urbanista, e para homenagear esses profissionais que atuam cada vez mais na nossa qualidade de vida trouxemos uma matéria da arquiteta modernista Lina Bo Bardi também conhecida por assinar obras ícones da arquitetura paulista como o Museu de Arte de São Paulo (MASP) e a Casa de Vidro. Temos nesta edição uma entrevista com a profissional e empresária Cecilia Dale, uma especialista em decoração de Natal, falando sobre o Natal, o significado das cores e como deixar sua árvore ainda mais bonita. E também dois grandes portfolios residenciais um do escritório Ferreira & Castro e outro da arquiteta Fernanda Licursi Nogueira, ambos responsáveis pelo projeto arquitetônico e a decoração. Entre os sociais, destaque para a festa de lançamento da 9ª edição do Anuário Obra Prima 2013 que contou com a participação de grandes nomes parceiros e de profissionais da área. Sucesso total! Confira mais essa edição. Obrigada e boa leitura!

Confira as dicas de decoração natalina de uma das maiores especialistas na área Cecilia Dale. Além de dicas diferenciadas para cada estilo de casa, ela ainda nos passa o significado de cada cor e cada objeto usado na decoração dessa data tão importante.

62 Arquiteta Social Conheça mais da vida dessa arquiteta modernista ítalo-brasileira que é conhecida por obras ícones da arquitetura paulistana como o Museu de Arte de São Paulo (MASP), o SESC Pompeia, o Teatro Oficina, o Palácio das Indústrias e a Casa de Vidro.

Capa

Andréia Moreno Jornalista Editora Responsável: Andréia Moreno andreia@obraprimafranca.com.br Publicidade/Dep. Comercial: (16) 3702-5225 Jornalista: Andréia Moreno, mtb 31264 Matérias: Maria Cecília Maciel Revisão: Maria Graça Arruda Rocha Impressão e Fotolito: Cristal - Gráfica e Editora graficacristal@graficacristal.com.br

Projeto: Ferreira e Castro Foto: Renato Moura

Design Gráfico/Diagramação: Arthur Manso arthur@obraprimafranca.com.br Tratamento de imagens: Arthur Manso Renato Moura Fotografo: Renato Moura Banco de Dados: Bia Indiano Dep. Jurídico: Dr. Aluísio Marangoni Dep. Contábil: Escritório Brasil Tiragem: 4.000 exemplares

A Revista Obra Prima é uma publicação bimestral. As opiniões aqui expressas não representam necessariamente as da revista, sendo de inteira responsabilidade dos articulistas e entrevistados. Revista Obra Prima, end. Rua Marechal Deodoro, n°2192 São José / Franca-SP Tel.: (16) 3702-5225 / obraprima@com4.com.br


novidades

UTILIDADES

INOVADORAS

por Maria Cecília Maciel

Aconteceu em São Paulo a Eletrolar Show 2013 , 8ª Feira de Negócios para a Indústria e o Varejo de Eletrodomésticos, Eletroeletrônicos, Celulares e TI, direcionada a um dos mercados que mais anseiam por novidades: o de quem cuida da casa. “Com a crescente escassez de empregados domésticos e as novas atribuições das donas de casa, a indústria se mostra atenta às necessidades e responde com produtos cada vez mais inovadores”, afirma Carlos Clur, diretor do grupo Eletrolar e responsável pela organização da Eletrolar Show, a maior feira de bens duráveis da América Latina, que neste ano trouxe mais de 10 mil produtos de mil marcas.

Na feira foi possível conferir a parceria inédita firmada entre a Ford e a empresa NKS, fabricante de eletrodomésticos: a nova linha Ford Home Solutions. Inicialmente serão disponibilizados cerca de 20 produtos, entre produtos para iluminação, eletroportáteis e eletrodomésticos, tais como forno elétrico, grill, liquidificador, cafeteira elétrica, ferro elétrico a vapor, adegas, aspiradores de pó, fritadeiras, torradeiras, steamer, mixer de mão e umidificador. “Num primeiro momento, os produtos não farão qualquer

alusão aos veículos da marca, mas terão o mesmo padrão de qualidade, durabilidade, design, tecnologia e inovação da Ford. Lançaremos também uma linha dedicada para iluminação, que já a partir de julho estará disponível em Minas Gerais e no Rio de Janeiro e posteriormente nos outros estados”, diz Joaquim Arruda Pereira, gerente de Vendas e Marketing de Peças e Serviços da Ford. Novidades que estarão à venda nas grandes redes varejistas a partir de setembro.

CONFIRA O LANÇAMENTO DE ALGUMAS GRANDES MARCAS

Brastemp A empresa trouxe para a Eletrolar Show um inovador portfólio de fogões, apresentando o primeiro modelo do mercado nacional que se conecta com smartfones. O fogão Brastemp Ative! Smart Cook – o primeiro com conectividade com smartfones tem forno duplo (elétrico e a gás) e chega às lojas do varejo de todo o país em outubro. O grande diferencial do fogão Brastemp Ative! Smart Cook é que ele pode ser conectado ao smartfone para o download de receitas, que podem ser programadas no forno elétrico. O consumidor só precisa colocar o prato no forno e ligar, que ele faz todo o resto – preaquece, assa, gratina e até desliga sozinho. Ao todo, são mais de 50 receitas que vão desde omeletes e massas, até frangos e carne assada com batatas. Para baixá-las, é preciso acionar a função Smart Cook, sincronizar o fogão, via Wi-Fi, com o aplicativo Brastemp Club, disponível para smartfone ou tablete com sistemas operacionais iOs ou Android. No aplicativo, o consumidor terá acesso a um banco de dados com diversas receitas, que serão constantemente atualizadas.

14


novidades

Arno A passadeira a vapor Compact Valet veio para revolucionar o mercado. Com ela, a dona de casa poderá ter um resultado de lavanderia sem sair de casa! O aparelho tem até 50% mais vapor que os ferros tradicionais – 30 g/min – e possui o maior reservatório de água da categoria, sendo fácil de abastecer. O vapor relaxa as fibras do tecido, removendo os amassados e deixando as roupas com caimento impecável. A escova para tecidos e fiapos e o bico a vapor removem com facilidade as rugas das roupas mais difíceis de passar e respeitam os tecidos mais finos, que precisam de cuidado especial. O clipe para vincos é ideal para modelar calças. Independente do tecido, seja ele jeans, lã, algodão, seda, com bordados ou estampas, a passadeira a vapor cuida de cada um, sem risco de queimar ou estragar. A Arno Compact Valet tem um pedal de liga e desliga e cabide integrado que facilita a utilização do produto.

Cadence A marca apresenta a nova fritadeira sem óleo Light Fryer. Com o inovador sistema Hot Air Tecnology, o alimento é frito graças ao ar quente que circula em alta velocidade, deixando-o super crocante, saboroso e sem nenhuma gordura. O modelo FRT500 é ideal para fritar e assar carnes, legumes, frango, polenta, nuggets, mini pizzas, almôndegas, churros e até muffins e bolos. A fritadeira elétrica tem alça anatômica, que oferece mais segurança durante o manuseio, controle de temperatura que atinge até 200°, timer sonoro com desligamento automático, botão de segurança e led’s indicadores.

Electrolux A Electrolux lançou outra novidade na linha de aspiradores bagless (sem saco) durante a Eletrolar Show: o SuperCyclonic Dust & Gone, que vem acompanhado de espanador autolimpante com fibras eletrostáticas para facilitar a limpeza em lugares de difícil acesso, graças ao seu formato dobrável e telescópico. O pó é recolhido e mantido no espanador e sua limpeza feita automaticamente dentro do produto. O armazenamento também é feito no aspirador, evitando o contato do usuário com os resíduos.

16


17


novidades

Kärcher A marca líder mundial em soluções para limpeza apresentou produtos que ajudam a profissionalizar as atividades do dia a dia com mais eficiência, reduzindo tempo e trabalho, além de economizar água e energia, com baixo nível de ruído. É o caso da lavadora de alta pressão K 4.00 EcoSilent, a mais silenciosa do mercado devido a um isolamento especial que reduz o ruído em até 50%, além de possuir motor de indução refrigerado a água, que ajuda a aumentar a vida útil do equipamento.

Cadence Para as quituteiras de plantão, a marca desenvolveu a Cupcake Maker I, que prepara sete cupcakes saborosos, além de bolinhos de chuva e de espinafre, pães de queijo, tortinhas, broinhas de milho, petit gateau, empadinhas e outras delícias. É fácil de guardar, tem revestimento antiaderente, trava de fechamento e alça fria. Conta ainda com controle de temperatura automático e 850W de potência.

Mallory O processador que cozinha, batizado de Mallory Mycook, possui balança integrada, dez velocidades e as funções amassar, refogar e turbo. Vem com coador, espátula, pá misturadora, jarra de 2 litros e acessório de cozimento no vapor. É capaz de preparar caldos e sopas, cozinhar macarrão, picar, triturar, moer, amassar massas, refogar, engrossar cremes, bater clara em neve e ralar queijos. O utensílio de cozinha vem com livro com 230 receitas saudáveis e criativas, além de DVD de apresentação e demonstração de uso.

18


novidades

MESA MANGUE Os manguezais do litoral brasileiro serviram de inspiração para o designer Roque Frizzo desenvolver a mesa de jantar Mangue para a Saccaro. A novidade, que chega às lojas em agosto, tem edição limitada e numerada. Ao todo, serão produzidas 70 peças, que serão comercializadas nas lojas da marca em todo o Brasil e no exterior, sempre acompanhadas de um certificado que comprova a autenticidade do produto e a numeração da peça adquirida. Seu design remete às raízes profundas dos mangues representadas nos pés da mesa, feitos em madeira. O tampo laminado possui detalhes a laser que representam o caminhar dos caranguejos. A mesa comporta até dez cadeiras e pode ser combinada com diferentes opções de peças do catálogo da Saccaro. “O mangue é o próprio ciclo da vida. Nem a força

das marés enchendo de vida o mangue é capaz de arrancar suas raízes, que são como dedos enterrados na areia protegendo seus filhotes. Essa é minha forma simbólica de dizer que mesmo diante de tanta força e equilíbrio existe fragilidade”, ressalta Frizzo. Sobre o designer No mercado há mais de 18 anos, Roque Frizzo tem como marca predominante o uso da madeira combinada a outros materiais naturais e texturas quase rústicas, sempre buscando novos acabamentos e formas. Iniciou sua parceria com a Saccaro em 1988 e, desde então, tem assinado importantes coleções para a marca, como as coleções Noronha, Canavial, Ayty, Peace e Duna, além de peças de destaque.

Top Kazza Av. Paulo VI, 889 - Jardim Lima | Franca/SP Tel.: 16 3724.1004 20


22


paisagismo

Primavera

em Flor por Maria Cecília Maciel

A

estação mais florida e perfumada do ano é também uma época de grande energia e de renovação. Mesmo em cidades carentes de natureza, as mudanças não passam despercebidas. Nas ruas, as copas das árvores estão verdinhas, ou melhor, novinhas em folha! As buganvílias despencam exuberantes sobre muros antes cinzentos e sem vida. Jacarandás mimosos colorem praças, parques e avenidas, formando um tapete de pétalas nos tons amarelo e lilás sobre as calçadas. E até alguns retardatários de espécies que preferem o inverno para desabrochar, como o ipê e a azaleia, por exemplo, ainda dão o ar da graça. As flores enchem os olhos de beleza e o espírito de alegria. Então, que tal trazer todo esse clima para dentro da sua casa? Se falta tempo para cultivar a terra, as plantas cortadas e arrumadas em vasos com água podem ser uma boa alternativa. Você sabe, por exemplo, como cortar a haste de um lírio? Ou qual a quantidade de água que deve suprir um vaso de gérbera? Para facilitar a tarefa, eis as dicas do consultor de eventos Ulysses Jayme Netto, que ensina como fazer arranjos, onde devem ser colocados e truques para manter as flores mais bonitas por mais tempo.

24


25


paisagismo

Lirio Modo de fazer – quer um arranjo clássico e elegante? Prepare um com duas dúzias de lírios em uma antiga compoteira de vidro. Você pode usar espuma floral, moldada no tamanho e formato da peça escolhida. Corte as hastes na diagonal, sob água corrente, para hidratar. Também pode ser feito em uma sopeira, em uma jarra de cristal ou de vidro (com boca larga). Arranjo de uma dúzia com algumas folhagens também fica bonito. Onde colocar – ideal para aparadores ou centro de mesas. Fica muito bem em casas de praia. Sobre a planta – o lírio é originário da Europa, Ásia e América do Norte. São plantas de bulbo, como a tulipa, onde nasce um único broto, que pode ter até seis botões. É uma planta nobre e sofisticada, apesar de hoje estar mais acessível.

Lavanda Modo de fazer – em forma de buquê, junte uns cem galhos de lavanda e disponha-os em um bule de chá de porcelana branca, para quem quer um toque romântico no ambiente. Onde colocar – ideal para quartos, lavabos, ou na salas em mesas de chá ou de centro. Sobre a planta – da flor de alfazema se produz um dos perfumes mais conhecidos da humanidade, que é a lavanda de alfazema. Mas há outras utilidades para essa charmosa planta, como sachês e pot-pourri para a casa, usando as folhas depois de secas, em sacos de organza ou voile, que são ideais para exalar o seu aroma. Dizem que são repelentes de insetos. Como especiaria na cozinha, as flores secas são usadas para aromatizar compotas e drinques. Já para a saúde e o bem estar, a lavanda é usada para restaurar a circulação dos pés. O banho perfumado com óleo de alfazema também é recomendado como tratamento contra a insônia.

Anturios Modo de fazer – podem ser arrumados em forma de buquê, com uma boa concentração de flores pequenas e usando as próprias folhas para o acabamento. O ramo vai bem num vaso de design, de preferência preto, com formas arredondadas. Onde colocar – pode ser colocado na sala, no quarto, no escritório ou até mesmo na sala de jantar, durante a refeição, pois não tem cheiro. Sobre a planta – antigamente era muito usada no paisagismo, mas atualmente tornou-se um símbolo de modernidade, de design. Suas flores e folhas, com formatos de coração, variam de tamanho dependendo da espécie e são muito exóticas. A de cor vermelha e suas matices são as mais comuns, sendo também encontrada em branco, rosa, salmão, verde e chocolate. É uma das flores mais vendidas para arranjos florais, pelo valor e durabilidade. É encontrada durante todo o ano. 26

Getty Images


portfólio

diferenciado e

tecnológico

O e s cr i tório Fe rre ira & Castro es tava há t rê s a nos - e ntre projeto, cons trução e d e co ração - concluindo a ca s a dos s o nh o s para u m casal de clie nt es . 28

Na área da piscina as espreguiçadeiras Ana Rech são da Topkazza - Galeria Saccaro.


Portfólio

No espaço gourmet os profissionais trabalharam com gesso rebaixado da Abece Gesso, churrasqueira elétrica da Mundial Pedras e Telhas, balcão da H.imada e Toldos Automatizados da Kantu Soluções Personalizadas. Os planejados em cor metálica foram todos da empresa Florense.

O s o b rad o cle an com pé dire ito alto e es pecial

a s al a de jan tar, a s al a de e s ta r, o e s p a ço

a t e nçã o à ve ntilação e ilu minação de todos

gourmet e a varan da que es tã o int e rli g a d o s ,

o s cô m o d o s foi plane jado com mui ta aten ção

permitin do que s e realizem gra nd e s re uni õ e s

a o s d etalh es do mobiliário e ao es til o de

e jan tares .

v id a d e s t e casal qu e te m como carac terís tica

O cas al também pediu que a ind i vid ua lid a d e

m a rca nt e s ua re ce ptividade : e stão s empre a

de s uas filh as fos s e preconiza d a ; a s s im , to d o s

re ce b e r a mi g os e familiare s. Assim, a prin cipal

os quartos s ão s uítes e tod o s p o s s ue m um

pre o cu pa çã o

cl os et privativo. O utro pedido fo i q ue a ca s a

dos

arquitetos

foi

com

a

o rganizaçã o da áre a de convívio - a coz inh a,

tives s e gran de área verde pa ra o s e u l a ze r.

29


portfólio

Na área de lazer os profissoinais especificaram sauna e piscina totalmente diferenciada na cor branca com luminação de led da Vulcano Lazer, no piso foi usado pedras pirinópolis, telha plana Tégula na cor marfim claro da Mundial Pedras e Telhas.

No

a ca b a m e n to ,

podemos

n o ta r

o

uso

d o min a n t e d e co re s cl a ra s , in clu s i v e n a e s co lh a d o m á r m o re – u m d e s ta q u e n o s cô m o d o s , d e i xa n d o a ca rg o d o s m ó v e i s e o bj eto s d e co ra t i v o s a “ co r ” n e ce s s á r i a p a ra d a r v id a a o s a m bi e n t e s . O s m ó v e i s d a á re a in t e r n a fo ra m p e n s a d o s t e n d o e m v i s ta a u ni ã o e n t re o co nfo r to e m o d e r nid a d e ; j á n a á re a ex t e r n a , t ra b a lh o u s e co m m ó v e i s m a i s r ú s t i co s , q u e d ã o u m a r d e “ ch a l é m o d e r n o ” à á re a d a v a ra n d a .

Toda a área verde da casa foi especificada pela Fabiana Vilela em parceria com a Mamãe Natureza.

30


Portfólio

A lareira da Mundial Pedras e Telhas garantiu o conforto para esse ambiente externo.

Compondo o ambiente com a mesa de madeira de demolição foram adquiridas exclusivas cadeiras da Vulcano Lazer produzidas em madeira resistente à variações climáticas. Vasos e plantas são da Mamãe Natureza.

31


portf贸lio

32


Portfólio

A iluminação e ventilação do ambiente foram garantidos pelo pé direito alto e pelas portas de PVC da Kantu Soluções Personalizadas, que além dessas funções integraram os ambientes da casa, com objetos de decoração da TopKazza.

As cadeiras em tons claros com estampa floral são da Ateliê Decor e as almofadas da Requinte Interiores.

33


portfólio

A famí li a també m te m como cara cterís tica o go s to po r filme s, portanto, e ss e es paço dev e r i a pe r mitir qu e e sta se re unis s e de fo r m a co nfo rtáve l, e para não atrapalh ar o u t ro s a m bi ente s, teve -se o cuid ado com a a cú s t i ca d o local. O home theater es tá localiza d o próx ima à sala de e star em um a m bi e nt e re s e rvado com ilu minaçã o in direta e v e nt il a çã o adaptada. E a de coração foi p e ns a d a e nfocando a qu e stão do conforto – u m g rand e sofá e várias almofadas foram di s po s to s e m u m tablado qu e pe rmite uma

34

ótima vis ão da tel a do projetor. Ain da pen s an do n a receptivid a d e , o p ro jeto con ta com uma s uíte n o an da r infe ri o r, q ue proporcion a total privacidade. O cas al pos s ui uma rotin a co rrid a , p o r i s s o toda a cas a foi pl an ejada de form a int e li g e nt e para garan tir a s eguran ça, a lim p eza e a praticidade. Um modern o e s il e nci o s o s i s t e m a de as piração cen tral garan te a lim p eza d a cas a e es ta ain da con ta com s i s t e m a s d e automação que garan tem a f unci o na lid a d e da mes ma.


Portfólio

Todos os quartos da casa receberam uma atenção especial com móveis feitos sob medida pela Bentec by Vulcano.

Este lavabo recebeu um toque diferenciado com painel fornecido pela Norbertu´s Interiores.

Os metais e louças foram especificados pelos profissionais e adquiridos na Tubos e Cia.

35


portfólio

Com móveis modulados de alta qualidade e que garantem praticidade e beleza, a cozinha foi toda equipada pela Florense.

FICHA técnica Fornecedores: Aquecimento Solar/Telhado/Churrasqueira:

Impereabilização:

Mundial Pedras e Telhas (16) 3722 5466

Casa da Impermeabilização (16) 3723 1715

Ar Condicionado:

Madeiras:

Friobom (16) 3723 0079

Mil Madeiras (16) 3701 2111

Objetos Decorativos/Chaise: Top Kazza (16) 3724 1004

FERREIRA E CASTRO PROJETOS E CONSTRUÇÕES Cláudio Ferreira e Leonardo de Castro Arquitetos

Projeto Arquitetônico e decoração: ferreira e castro Rua Marechal Deodoro, 2192 – Centro Tel.: 16 3721 5393 claudio@ferreiraecastro.com.br leonardo@ferreiraecastro.com.br

Mamãe Natureza (16) 3727 4328

36

Fabiana Vilela (execução)

Aspiração Central:

Mármores/Granitos:

Inove Casa (16) 3702 9606

H-Imada (16) 3702 5454

Concreto/Ferragens:

Material Elétrico/Hidráulico/Louças/Metais:

Cenafer (16) 3701 8244

Tubos & Cia (16) 3711 3434 / (16) 3713 3434

Decoração:

Móveis Planejados Cozinha/Lavanderia/Espaço

Ateliê Decor (16) 3703 3116

gourmet:

Quadros:

Florense (16) 3620 6463

Paredes (16) 3409 3736

Móveis Planejados Dormitórios:

Texturas:

Bentec by Vulcano (16) 3707 5777

Ibratim Tintas (16) 4443-1400

Móveis Varanda/Piscina/Banheira:

Tintas:

Vulcano (16) 3707-5777

Franca Cores (16) 3721 7777

Papel de Parede: Norbertu´s (16) 3406 0105 Piso Laminado: Marcelo Revestimentos (16) 3720 2620

Esquadrias de PVC/Portas/Janelas/Toldos: Kantu Soluções Personalizadas (16) 3720 2008

Projeto Estrutural/Hidráulico: Erredois Engenharia e Representações (16) 3722 5070

Paisagismo:

Gesso: Abece Gesso (16) 3703 8492


37


38


39


sUstentabilidade

É MADEIRA

por Maria Cecília Maciel

Bela, econômica, versátil, resistente e sustentável. O que você está esperando para usar madeira reaproveitável ou de reflorestamento na sua próxima obra?

U

tilizar madeira de demolição para construir ou reformar a sua casa é, certamente, uma atitude 100% sustentável. O reaproveitamento de madeira pode ser feito em telhados, pisos, decks de piscina, construção de escadas e em elementos arquitetônicos, como esquadrias, portas e janelas. Para os garimpeiros de primeira viagem, esse pode ser um trabalho bastante prazeroso, levando-se em conta que essas peças conferem à arquitetura um encanto todo especial, agregando história, valor artístico e personalização. Mas é bom lembrar que são encontradas nas dimensões em que foram utilizadas na antiga construção, portanto não é como comprar madeira nova, cortada no padrão. Ou seja, não se surpreenda se você tiver que adequar o seu projeto a esses achados.

40


41


sUstentabilidade A madeira de demolição mais comercializada atualmente é a peroba rosa, proveniente da região sul e sudeste do país, onde se fez largo uso dessa espécie nobre na construção civil, especialmente na década de 1940, em estruturas de sedes de fazendas cafeeiras, bem como de pequenas propriedades e benfeitorias, como as velhas tulhas, onde eram armazenados os grãos de café. Os dormentes, retirados de linhas ferroviárias também são bem procurados no mercado de decoração. Antes de serem utilizados sob os trilhos dos trens, passam por tratamento químico e uma espécie de “cozimento”, em elevada temperatura e pressão, para que possam durar mais tempo e esticar seu ciclo de troca. Com medidas padronizadas, 17 x 24cm (altura e largura) e 2,80m (comprimento), todos são de madeira de lei, como jatobá, ipê, jacarandá, peroba, angelim pedra, carvalho, castanheira, entre outras espécies. Já as cruzetas de madeira, usadas em postes de energia elétrica, em todo o país, têm características bem particulares, com cores variadas, texturas irregulares e ranhuras adquiridas no tempo. Como os dormentes, são feitas com madeira de lei para durar bastante, e medem, geralmente, 9 x 9cm e 9 x 11 cm, com comprimentos entre 1,70m a 2,40m, dependendo da região e companhias responsáveis.

Para substituir com

nobreza

as nativas Madeiras de reflorestamento também são sustentáveis, uma vez que as peças de demolição e reaproveitamento não poderiam suprir a demanda do mercado. Neste caso, a preferência recai sobre o eucalipto, em função de seu crescimento rápido e pelo fato desta espécie ter boa aceitação comercial, além de preços bem competitivos. “Por ser um recurso natural renovável, tratado, é a solução moderna, econômica e correta de substituir com vantagens as madeiras nativas, diminuindo a pressão sobre as nossas florestas e reservas naturais”, explica Paulo Ribeiro Maciel, presidente da CBI Madeiras, empresa pioneira em reflorestamento de eucalipto, resposável por todo o processo de produção, desde a muda no viveiro, passando pelo plantio e corte, até o tratamento, comercialização e transporte das madeiras.


sUstentabilidade

Segundo o empresário, dentre as mais de 600 espécies de eucalipto e de vários híbridos plantados em suas fazendas, sempre são escolhidas as variedades mais indicadas para múltiplos usos – postes e cruzetas, postes de iluminação, postes decorativos, estaleiros, cercas, orquidários, estrutura de casas, muros, telhados, decks, quiosques, playground, paisagismos, pontes, entre muitos outros. “O eucalipto é plantado com objetivos determinados e técnicas especiais para alcançar as melhores características físicas, como retidão, baixa conicidade e qualidades mecânicas como resistência e alta densidade, semelhantes às mais nobres madeiras nativas”, ensina Maciel.

44

As árvores são selecionadas para cada aplicação dentro das florestas, onde são abatidas e cortadas nas dimensões desejadas. Após a secagem controlada, as toras roliças são selecionadas e enviadas para a usina de tratamento. Ali sofrem um processo que consiste em impregná-las com uma solução de sais hidrossolúveis, por meio de um equipamento que produz vácuo e pressão, chamado autoclave. O resultado é um produto imune a fungos, insetos e outros agentes físicos e biológicos. “A madeira fica com uma cor levemente esverdeada e, sua superfície, livre de resíduos, atóxica, inodora, podendo ser usada ao natural ou com qualquer tipo de acabamento, como ceras, vernizes e pinturas.”, completa.


automação

TECNOLOGIA

a serviço do planeta

por Maria Cecília Maciel

Além de criar ambientes mais inteligentes, a automação contribui para gerar resultados favoráveis no desempenho energético, evitando gastos desnecessários.

Quantas vezes você ficou em dúvida se fechou a porta, a janela ou se apagou as luzes, antes de sair de casa? Ou já desejou monitorar seu filho, que esqueceu a chave, por meio de um smartfone, certificando-se de ser ele, pela câmera, e abrindo-lhe a porta com um simples clique? A automação está deixando de ser vista como um artigo de luxo para a cada dia tornar-se uma solução em conforto, modernidade, segurança, valorização do imóvel e, principalmente, economia de energia – que pode chegar a 30%, em casa ou no condomínio.

48


automação

49


automação

O uso eficiente de sensores, dimerizadores e temporizadores impedem, por exemplo, que lâmpadas sejam ligadas enquanto ainda existir iluminação natural suficiente; controlam a temperatura e umidade em adegas e condicionadores de ar; automatizam torneiras de jardim e acionam cortinas e persianas para diminuir a insolação nos ambientes. A automação também pode gerenciar o consumo da energia elétrica, aferindo horários de maior gasto e equipamentos que promovem mais desperdícios. Segundo informações do governo federal, o Brasil viverá em 2014, a implantação da tarifa branca. Com ela, consumidores residenciais e comerciais poderão aderir a um novo modelo de cobrança de energia elétrica, que terá preços diferenciados de acordo com o horário de consumo. Entre 18h e 21horas, será cobrada uma tarifa mais cara do que no restante do dia, quando o preço cairá abaixo do valor normal. “Iniciativas para economia de energia são comuns em vários países do mundo, porque esse recurso é muito caro. Até hoje 50

o brasileiro nunca soube o que é escolher um horário para tomar banho, de modo a não ter uma conta elevada para pagar no fim do mês. Mas isso começa a mudar”, acredita Márcio Mello, diretor da empresa de automação Controllar e engenheiro responsável pelo desenvolvimento de tecnologias. “A falta de energia elétrica e a necessidade de se utilizar de carvão e energia eólica para dar conta de toda a demanda já são realidade no Brasil. Quando o assunto é economia desse recurso, podemos ganhar muitos benefícios com a implantação da automação residencial e predial”, pontua Mello. Se depender de números, não faltarão adeptos para essa ideia ganhar corpo, como quer o engenheiro. Segundo dados apresentados pela Associação Brasileira de Automação Residencial (Aureside), no primeiro semestre de 2013, em evento do setor realizado em Campinas, há menos de 300 mil residências automatizadas no país, mas o potencial pode chegar a 1,7 milhão de moradias aptas a receber essa tecnologia.


51


portfólio

Os pisos de madeira da IndusParquet possibilitam um espaço refinado e são produtos de fácil manutenção e alta qualidade.

52


Portfólio

Unindo o clássico

e o moderno A arquiteta Fern an da Licurs i Nog ue ira co nclui no primeiro s emes tre des s e ano e s ta ca s a l ocalizada em um con domínio fe ch a d o na cidade de Fran ca. D e s d e o iní ci o fo i s o li ci ta d o q u e a ca s a t i v e s s e u m e s t il o clá s s i co . O fa to d e s e r em por

co n d o mí ni o d efinir

fe ch a d o

alguns

ta m b é m

p a r â m et ro s

a ca b a para

o

p ro j eto , p o i s ex i s t e m a l g u m a s co n d i çõ e s co m o re cu o s , a l t u ra m á x im a d a co n s t r u çã o . A

p a r t ir

dessas

p re mi s s a s

fo i

sendo

e l a b o ra d o o p ro j eto , q u e co n ta co m t e lh a d o e m q u a t ro á g u a s co m t e lh a s d e b a r ro , o u s o d e m o ld u ra s e g u a r ni çõ e s b ra n ca s e u co n t ra s ta m s u a v e m e n t e co m o to m e s co lhid o p a ra a á re a ex t e r n a . 53


portf贸lio

54


Portfólio

Um a ca s a a co lh e d o ra e co nfo r tá v e l , o n d e to d o s p u d e s s e m t e r u m co nv í v i o in t e n s o nos

a m bi e n t e s

s o ci a i s ,

sem

p e rd e r ,

co n t u d o a p r i v a cid a d e . A s s im to d a a á re a s o ci a l fi co u in t e g ra d a in clu s i v e co m a coz inh a e a á re a d e l a ze r . Pa ra a á re a í n t im a , a s s uí t e s fi ca m li g a d a s p o r u m a sala.

O sistema de Audio e Vídeo foi todo definido pela empresa StudioQ, que também foi a responsável pela Aspiração Central da casa.

55


portfólio

56

O u t ro p o n to d e f u n d a m e n ta l im p o r tâ n ci a

maior parte do dia.

fo i à p re o cu p a çã o co m a ilu min a çã o e

A e s co lh a d o s rev e s t im e n to s ta m b é m fo i

v e n t il a çã o n a t u ra i s . Co m o a ca s a e s ta

p e n s a d a d e fo r m a a g a ra n t ir n ã o s ó

l o ca liza d a e m u m a á re a a l ta d a cid a d e

b e l eza m a i s ta m b é m p ra t i cid a d e , p o r i s s o

co m p o u ca s in t e r fe rê n ci a s a rq ui t etô ni ca s ,

rev e s t im e n to s co m d e s i g n e r d i fe re n ci a d o

e co m a b e r t u ra s g e n e ro s a s e m ui to v id ro ,

q u e t ra ze m p a ra a ca s a u m a a t m o s fe ra

a ca s a re ce b e g ra n d e lu min o s id a d e a

cl a ra e refin a d a .


Portfólio

A p ó s d o i s a n o s d e p l a n e j a m e n to e ex e cu çã o , fin a lizo e s t e p ro j eto , q u e fo i m ui to g ra t i fi ca n t e , p o i s co n s e g ui a s s imil a r d e s d e o iní ci o o s d e s e j o s d a cli e n t e e a s s im , s e m m ui ta s m u d a n ça s co m o d e co r re r d a co n s t r u çã o o q u e e s ta v a n o p a p e l fo i s e t ra n s fo r m a n d o e m re a lid a d e . Acre d i to q u e u m b o m p ro j eto é i s s o , im p r imi a s m a rca s d a p e rs o n a lid a d e d e s e u s d o n o s , n e s t e ca s o o re q uin t e d e s p o j a d o d a cli e n t e é p e rce bid o e m ca d a d eta lh e d e s ta re s id ê n ci a .

Os pisos e revestimentos foram todos especificados pela arquiteta através da Ponto Bello Acabamentos. Os mármores e granitos são produtos da empresa H.Imada.

57


portfólio

Na área de lazer, o projeto contou com um espaço para deck e spa com uma iluminação direcionada da Spaço Lazer que proporciona aconchego e conforto ao ambiente.

FICHA técnica

Fornecedores: FERNANDA LICURSI NOGUEIRA Arquiteta

Projeto Arquitetônico e decorativo: FERNANDA LICURSI NOGUEIRA Arquiteta colaboradora: KARINA DO VALLE REZENDE Direção técnica do projeto: Rafael Pimenta Furlan

58

Rua Floriano Peixoto, 1156 – Centro Tel.: 16 3722 5502 flicursiarq@gmail.com

Acabamentos: Pontobello Acabamentos (16) 3721 6939

Material Hidráulico/Elétrico/Louças/Metais: Hidromar (16) 3713 2688

Aspiração Central/Audio e Video: StudioQ (16) 3721 4290

Mármore e granitos: H-Imada (16) 3702 5454

Instalação de Ar Condicionado: Friobom (16) 3724 2224

Piscina: Spaço Lazer (16) 3432 3696

Material Elétrico: EletroPires (16) 3711 3777

Pisos de madeira: Indusparquet


NATAL

Para receber o

Papai Noel em alto nível

por Maria Cecília Maciel

Precisando de uma consultoria para decorar a casa neste Natal? A Obra Prima foi buscar a opinião da maior especialista do Brasil no quesito decoração natalina: Cecilia Dale. A premiada empresária já teve o seu trabalho reconhecido pela prefeitura de São Paulo e até por consultores mirins da revista Veja em São Paulo, em 2011, quando elegeram a decoração do shopping Pátio Higienópolis como a melhor entre oito shoppings centers da cidade. Os imbatíveis cenários foram compostos por uma árvore gigante de 20 metros, carrossel (de verdade) e um comboio com carruagens puxadas por cavalos em tamanho natural, para conduzir a criançada ao redor do cenário. Ano passado, foram 20 estabelecimentos comerciais que levaram a sua assinatura, na Capital, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul. Entre eles, e pela primeira vez, estava o Ribeirão Shopping. Aqui, o depoimento da decoradora, que oferece dicas valiosas de como preparar a casa para a festa mais importante do ano. “O primeiro conselho para decorar a casa na época do Natal é adequá-la ao estilo da residência. Uma casa de praia, por exemplo, pede uma decoração mais rústica. Então, abuse dos elementos com esse perfil como galhos secos, flores e conchas do mar. Se o estilo for mais sofisticado, aposte nas bolas com brilho, rosas vermelhas e em uma árvore mais elegante. Os lares com crianças merecem atenção especial. Elas são muito impactadas pela decoração de Natal, pois para elas é uma forma de mostrar que a casa está pronta para receber o Papai-Noel. Além disso, os pequenos adoram participar da montagem da árvore de Natal, por isso, peça para eles usarem seus próprios brinquedos como enfeite. Os ursos e as bonecas ficam lindos na decoração. E depois complemente com luzes e som: eles vão adorar. A maioria das pessoas não sabe, mas a decoração de Natal é cheia de significados. O vermelho significa amor, o verde vida eterna, o branco significa paz e o dourado, o Divino. Portanto, vale pensar no sentimento que mais se deseja para aquele ano e abusar da cor correspondente. Além disso, o formato redondo das guirlandas representa o eterno recomeço e renovação que o Natal nos traz e a esperança de ultrapassar as dificuldades. 60

Cecilia Dale

* Cecilia Dale é dona de dez lojas, que oferecem uma completa linha de objetos de decoração, móveis e acessórios para a casa, sempre com as últimas novidades vindas do mundo inteiro e com o seu inconfundível toque de sofisticação. Em 2014 será a vez do novo Shopping Iguatemi de Ribeirão Preto ganhar uma unidade da rede.


NATAL Isso também faz parte da magia do Natal, ou seja, todo o sentimento que ele desperta já se inicia com os preparativos, como uma viagem que a gente já começa ao preparar as malas. Use a criatividade, enxergue nos elementos mais inusitados composições natalinas. É importante também que a família interaja com a composição deste grande representante do Natal que é a árvore natalina. Por isso, gosto de criar árvores que deem este espaço às pessoas. Por exemplo, crie uma muito sofisticada repleta de rosas vermelhas que podem ser acompanhada de arranjos de rosas naturais nas mesas. E nunca use pinheiro natural. Quando cortamos ou compramos um pinheiro e o trazemos para casa, estamos matando uma árvore, pois para ser natural, a raiz deveria ter duas vezes o tamanho da árvore. Por isso, para ter o cheiro gostoso do pinheiro natural, eu desenvolvi duas fragrâncias para serem usadas nas árvores. Uma recebeu o nome de Christimas Memories e sua composição apresenta a mistura perfeita da laranja, canela e gengibre. E a outra, batizada Christimas Tree, revela o cheiro natural do pinheiro, pois foi desenvolvida com a essência do pinheiro nevado e da madeira. E, claro, as velas, os incensos, as guirlandas, arranjos com pinhas e bolas também devem decorar a casa. Tudo vale desde que esteja em harmonia com o estilo da casa.”

Decoração - Ribeirão Shopping 2012

Guirlanda e festão decorado Natal

62

Detalhe árvore de natal com enfeites

Enfeite Cupcake

Limpeza da casa

Presentes

Faça uma limpeza profunda na casa, para retirar toda a poeira, inclusive naqueles cantinhos mais esquecidos. Use um bom aromatizador de ambiente na véspera. Mande lavar e passar com antecedência todas as toalhas e guardanapos, entre outras peças, que serão usadas na decoração da mesa e no geral. Enxague copos e taças de cristal, há muito sem uso no armário, bem como talheres, para não deixar tudo para a última hora. Se você tem filhos pequenos, peça ajuda para arrumar seus quartos e a sala de TV. Diga que o Papai Noel só visita casas arrumadas. O mesmo argumento pode ser usado para convencê-los a doar seus brinquedos velhos numa instituição de caridade.

Faça uma lista relacionando os nomes dos presenteados e o que você pretende dar a cada um para não se perder e mudar o foco quando for às compras. Certifique-se de que o custo de cada presente caberá em seu bolso – lembre-se de todas as contas a pagar em janeiro (IPVA, IPTU, mensalidade, uniformes e material escolar e as contas do cartão do mês de férias, ufa!). Coloque os presentes embaixo da árvore, exceto os das crianças. Para elas, vale criar pistas supostamente deixadas pelo Papai Noel, com direito a uma cartinha assinada pelo bom velhinho, incluindo seu típico Ho!Ho!Ho! Um bom presente não precisa, necessariamente, custar caro. Nesses tempos bicudos, vale um artesanato feito por você mesma.


arquitetura

A arquiteta SOCIAL

por Maria Cecília Maciel

“Eu tenho projetado algumas casas, mas só para pessoas que eu conheço. Tenho horror em projetar casas para madames, onde entra aquela conversa insípida em torno da discussão de como vai ser a piscina, as cortinas (…) Gostaria muito de fazer casas populares”.

Lina Bo Bardi

A autora dessa frase é Achillina Bo, mais conhecida como Lina Bo Bardi, arquiteta modernista ítalo-brasileira, casada com o jornalista, marchand e crítico de arte Pietro Maria Bardi. Obras ícones da arquitetura urbana paulistana como Museu de Arte de São Paulo (MASP), o SESC Pompeia, o Teatro Oficina, o Palácio das Indústrias e a Casa de Vidro levam a sua assinatura, bem como parte dos projetos de restauração do centro histórico de Salvador, reconhecido pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade. A cultura popular era tema constante e influenciava fortemente o trabalho da arquiteta, que chegou a pensar num espaço a ser construído pelas próprias pessoas, um espaço inacabado que seria preenchido pelo uso popular cotidiano. Em artigo na revista Habitat, lançada e dirigida por ela e seu marido, Pietro, na década de 50, escreveu: “A arquitetura contemporânea

64

brasileira não provém da arquitetura dos Jesuítas, mas do ‘pau a pique’ do homem solitário, que trabalhosamente cortara os galhos na floresta, provém da casa do ‘seringueiro’, com seu soalho de troncos e o telhado de capim. (...) Esta falta de polidez, esta rudeza, este tomar e transformar sem preocupações, é a força da arquitetura contemporânea brasileira, é um contínuo possuir em si, entre a consciência da técnica, a espontaneidade e o ardor da arte primitiva (…). Formada pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Roma, na década de 1930, Lina mudou-se para Milão, onde trabalhou para o conceituado arquiteto e designer Giò Ponti. Já conhecida no meio, compôs o conselho e tornou-se vice-diretora da revista Domus e dos “Quadernidi Domus”, atuando junto a vários intelectuais, arquitetos e simpatizantes na Resistência italiana.


arquitetura Também funda, ao lado do escritor e arquiteto Bruno Zevi e do colega Carlo Pagani, a revista semanal “A cultura dellavita”. No final de 1946, novamente em Roma, casa-se com Pietro Maria Bardi e, deixando para trás o abatimento físico e moral resultante da 2a. Guerra Mundial em seu país – seu estúdio em Milão não escapou dos bombardeios –, parte para o Brasil ao lado do marido, e acaba por naturalizar-se e viver aqui o resto da vida. Ao contrário do que acontecia na Europa, em árdua tarefa de reconstrução durante o pós guerra, aqui a arquiteta encontrou um celeiro próspero para desenvolver e concretizar suas ideias, bastante sintonizadas com a arquitetura moderna brasileira, estilo que havia conquistado o meio intelectual europeu da época, especialmente depois da bem sucedida exposição “Brazil Builds”, exibida em Nova York, em 1939, e que circulou entre 1943 e 1945

por várias cidades da América do Norte, como Boston, Filadélfia, São Francisco, Pittsburgh, Toronto, Cidade do México, e em Londres, na Europa. Ao chegar no Rio de Janeiro, Lina encantou-se de cara com a natureza. O edifício Gustavo Capanema (o então Ministério da Educação e Saúde), projetado pela jovem equipe de arquitetos liderada por Lucio Costa, com a consultoria de Le Corbusier, foi o primeiro a chamar sua atenção. Os Bardi tornaram-se personagens vibrantes da vida cultural do país, relacionando-se com as mais diversas personalidades e esferas. Em terras fluminenses, o casal é recebido no IAB e conhece Lúcio Costa, Oscar Niemeyer, Rocha Miranda, os irmãos Roberto, Athos Bulcão, Burle Marx, entre outros. No Cosme Velho, é apresentado a Portinari, ao escultor Landucci e a Marcos Jaimovitch.

Mas foi em São Paulo que a dupla fixou residência, idealizando e construindo a sua “Casa de Vidro”, no bairro do Morumbi, em 1951. Nessa época, Lina, paralelamente, desenvolve o projeto da poltrona Bardi’s Bowl; promove ações para atualizar a moda paulistana ao panorama internacional, trazendo palestras e desfiles de coleções de estilistas europeus, e , ao lado de Roberto e Luiza Sambonet, Burle Marx e Caribé, desenvolve a “Moda Brasileira”, com tecidos desenvolvidos especialmente para o clima do país; e participa da 1° Bienal Internacional de São Paulo montada no Trianon, onde mais tarde viria a ser construído o MASP.

Casa de Vidro

O MASP é um dos principais legados de Lina, que o projetou a convite de Assis Chateaubriand. O jornalista também chamou Pietro Bardi para fundá-lo e dirigi-lo – posto que o crítico de arte ocupou com toda a dedicação por 45 anos. O casal também cria e comanda o Curso de Desenho Industrial no Instituto de Arte Contemporânea (IAC), onde lecionaram Jacob Ruscht, Lasar Segall, Eduardo Kneese de Melo, Roberto Burle Marx, Oswaldo Bratke, Rino Levi, Giancarlo Palanti, Elizabeth Nobling, Alcides da Rocha Miranda, Thomas Farkas, Rudolf Klein e Clara Hartoch. Em outra capital, o conceituado arquiteto baiano Diógenes Rebouças recorre a Lina para atuar ao seu lado no Curso de Arquitetura e Urbanismo, em Salvador.

66

E a arquiteta acaba sendo convidada pelo governador para criar e comandar o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA), recuperando o Solar do Unhão para ser a sua sede. Ali, ela também vira colunista de “Crônicas de arte, de história, de costume, de cultura da vida: arquitetura, pintura, escultura, música e artes visuais” no Diário de Notícias de Salvador, esticando sua temporada na capital soteropolitana por seis anos, até 1964. Voltaria em 1986 para realizar os primeiros projetos-piloto de restauração do centro histórico da cidade, como a Casa do Benin e o Restaurante na Ladeira da Misericórdia, que ainda contaram com a parceria do arquiteto João Filgueiras Lima.


arquitetura

Masp SP

No final da década de 1970, Lina Bo Bardi executou um de seus projetos mais emblemáticos: o SESC Pompeia, que se tornou uma forte referência para a história da arquitetura do século passado. Manteve-se firmemente ativa e produtiva até o fim da vida, em 1992, deixando um conjunto de obras que vai da arquitetura à movelaria, passando pelas artes, cenografia, desenho gráfico, fotografia, entre uma série de exposições e publicações.

MUSEU: Casa de Vidro (Fonte: Instituto Lina Bo e P.M. Bardi) A Casa de Vidro é um marco da arquitetura de São Paulo, construído por Lina Bo Bardi, em 1951, para viver com o marido, o crítico de arte, e eterno diretor do MASP, Pietro Maria Bardi. Instalada em meio a 7 mil metros de uma intocada Mata Atlântica, no bairro do Morumbi, a residência funciona, desde 1990, como o Instituto Lina Bo e P.M. Bardi. Ali estão expostos obras de arte, móveis, documentos, objetos, cerca de 7.500 desenhos de Lina e 17.000 fotografias, compondo um acervo pessoal reunido pelo casal ao longo de sua vida. Tombada pelo CONDEPHAAT e pelo IPHAN como patrimônio histórico, a casa tornou-se um ponto de visita obrigatório para arquitetos internacionais e fonte de pesquisa para estudiosos. 68

Sesc Pompeia O Instituto promove exposições, encontros, palestras, visitas, publicações e vídeos. Rua General Almério de Moura, 200 | São Paulo / SP Tel.: (11) 3743 3875 De segunda a sexta, das 10h às 15h. Fechado aos sábados, domingos e feriados. Visitas devem ser agendadas com antecedência: visita@institutobardi.com.br


galeria

moldura de gesso

GARDEN seat

Acabamento com rebaixo em gesso acartonado, sanca fechada e molduras para iluminação com spot de led em guarda roupa. A escolha valorizou o ambiente, possibilitando um acabamento sofisticado e moderno que, junto a escolha da iluminação, deu o devido destaque ao móvel.

Esses famosos banquinhos são a última tendência em decoração tanto de ambiente externo como interno. Os Garden Seat ou “bancos de jardim” podem ser fabricados em diversos materiais (este da imagem é em porcelana na cor azul marinho). Uma peça curinga que pode ser usada como peça decorativa, banco ou mesa de apoio.

Onde encontrar: GESSO PRIMAVERA – (16) 3701 2171

Onde encontrar: PHANTASIA– (16) 3723 1057

lavabo Esta bancada de lavabo foi produzida em mármore Travertino Nacional na cor bege com acabamento de saia 45º. O mármore bege foi escolhido para fazer composição com a cuba na cor branca e com o revestimento na cor gelo, garantindo maior luminosidade a este espaço.

Onde encontrar: MARMORARIA GRANART – (16) 3721 3709

70

BLOCO ESTRUTURAL CERÂMICO Este bloco estrutural cerâmico de 14cm x 19cm x 29cm é a novidade que falta na sua construção. Utilizado para alvenaria estrutural da obra, este resistente bloco aguenta até 14 mpa. Com designer diferenciado ele pode ser deixado à mostra na construção dando um ar diferenciado a casa. E se não bastasse isso, ele ainda é certificado pelo Inmetro. É a praticidade que você espera aliada a qualidade que você precisa. Onde encontrar: TECOM MATERIAIS CERÂMICOS – (16) 3702 - 0668


galeria

assoalho em madeira

PORCELLANATO PEDRAS VIDROS

Assoalho em madeira maciça transmite ao ambiente beleza, praticidade e elegância. Reconhecido como padrão de piso para seu lar com sua beleza natural e ótimas propriedades térmicas é o complemento ideal para seu ambiente. Na Mil Madeiras você encontra amplo estoque de assoalho nas melhores madeiras disponíveis no mercado.

A arte de fazer mosaicos é milenar, a técnica consiste em combinar fragmentos, montando diferentes desenhos que imprimem personalidade às obras de arte, monumentos históricos e projetos arquitetônicos. Na Coleção MOSAICO a Portinari uniu a nobreza e a textura das pedras naturais com a naturalidade e transparência do vidro para lançar cinco novos produtos.

Onde encontrar: MIL MADEIRAS - (16) 3701 2111

Onde Encontrar: PONTO BELLO ACABAMENTOS - (16) 3721 6939

ROMPEDOR DE CONCRETO ELÉTRICO Esse Rompedor de concreto elétrico é um equipamento prático e essencial para qualquer obra. De diversos tamanhos nos pesos 6 kg, 10 kg, 15 kg e 30 kg, este rompedor de concreto elétrico é fácil de usar e pode rapidamente furar ou cortar materiais de grande dureza. Onde encontrar: LOC BEM – (16) 3703 1058

72

ORGANIZAÇÃO A agradável sensação de que tudo é muito prático e fácil de acessar. As prateleiras e gavetas aramadas fazem parte desta sensação nos detalhes da sua casa. A Sandrin ambientes planejados tem os móveis ideais para qualquer ambiente de sua casa, eles são práticos, adaptáveis e de qualidade. Venha conhecer a loja. Onde encontrar: SANDRIN MÓVEIS PLANEJADOS - (16) 3721 0137


galeria

rack O Rústico e o Moderno em perfeito equilíbrio, aliados em uma única peça – este rack em madeira de demolição feito com Peroba Rosa. O design clean ganha um toque de sofisticação com os pés e puxadores em aço cromado. Fabricação própria, móveis sob medida para o seu espaço. Onde encontrar: CANTO DE MINAS – (16) 3722 7910

BANCADA PARA ÁREA DA CHURRASQUEIRA Esta linda bancada em Granito Amarelo Santa Cecília com acabamento 45° e saia de 8 cm é ideal para área externa devido a sua praticidade e facilidade de limpeza. A Marmoraria MG garante a qualidade de seus produtos e contrata os mais capacitados profissionais para auxiliá-lo a tornar qualquer ambiente funcional e sofisticado. Onde encontrar: MARMORARIA MG – (16) 3702 3170

74

Chuveiro Deca Acqua Plus Quadratta A consagrada tecnologia do Acqua Plus agora no design quadrado. Esse moderno chuveiro com sistema autolimpante - que evita o entupimento do crivo e garante um jato linear e de alto desempenho, proporciona a união entre o conforto e a sofisticação. Disponível em modelos de parede e de teto. Onde encontrar: HIDROMAR – (16) 3713 2688

portÃo basculante Portas e portões de todos os tamanhos e estilos você encontra na Serralheria São Tomaz. Fabricação própria, pessoal especializado e grande tradição na cidade. A segurança e qualidade que você precisa para sua obra. No detalhe Portão Basculante em painel horizontal com abertura em Metalon na cor branca. Onde encontrar: SERRALHERIA SÃO TOMAZ – (16) 3723 6545


galeria

lajes treliÇadas As lajes pré-fabricadas com o uso das treliças vem ganhando espaço na construção civil. Seu uso proporciona a laje maior rigidez, mais qualidade e segurança, além da capacidade de vencer grandes vãos e suportar altas cargas. As Lajes Treliçadas Marka possuem vão livres de até 15 metros e suportam uma sobrecarga de até 3000 quilos por m². Onde encontrar: Marka Soluções Pré-Fabricadas - (16) 3713 7500

PLAFON Na Reflexo Iluminação você confere o lançamento deste belo Plafon com corte a laser. Uma peça disponível em vários tamanhos, na cor bege e nos formatos quadrado ou redondo. Essa luminária para ambientes internos tem design moderno aliado ao clássico com os desenhos em arabesco. Visite nossa loja e confira muitos outros produtos que iluminam sua casa. Onde Encontrar: REFLEXO – (16) 3721 0891

76

AQUECEDOR SOLAR RAYSSOL A Rayssol é uma empresa especializada em sistemas de aquecimento solar, residencial, comercial e industrial. Contando com profissionais com grande experiência no setor, a empresa está capacitada para viabilizar soluções em vários segmentos como Clubes, Academias, Hotéis, Motéis e Indústrias. Conta ainda com certificações e diversas parcerias com fornecedores nacionais e internacionais, sempre oferecendo a orientação mais eficiente para sua necessidade. Onde encontrar: VULCANO LAZER & CIA – (16) 3707 5777

pastilhas DE VIDROS MIX CRYSTAL A Revest Decor traz o mais novo lançamento da Porto Design: as Pastilhas de Vidro Mix Crystal Pedra. Essas pastilhas são ideais para qualquer ambiente, interno ou externo, e vem no tamanho 30x30 a placa e 1,5x1,5 a peça. Com grande variedade de cores, essa combinação de grafite e marrom garante ao ambiente a sofisticação que você deseja com a praticidade da pastilha de vidro – tanto para aplicação quanto para limpeza. Onde encontrar: REVEST DECOR - (16) 3402 2975


galeria

argamassa cimentícia viagraut A Argamassa Cimentícia Viagraut é um produto inovador indicado para grauteamento e fixação de máquinas e equipamentos; para ancoragens de tirantes e chumbadores; no reforço de fundações, colunas, vigas de pontes/viadutos; na fixação de placas de apoio; na base e trilhos de pontes rolantes; na alvenaria estrutural; e para reparos localizados em pisos e estruturas de concreto.

PORTAS E JANELAS SOB MEDIDA Na empresa Janelão você também encontra Esquadrias em Alumínio sob medida. Produtos de qualidade, personalizados, que buscam atender todas as necessidades de um público cada vez mais exigente. Procure uma das lojas JANELÃO, faça seu projeto e confira os produtos que se ajustam ao tamanho de sua obra. Onde encontrar: JANELÃO PORTAS E JANELAS – (16) 3720 3330

Onde encontrar: CASA DA IMPERMEABILIZAÇÃO – (16) 3723 1715

CUBA FRANKE Os produtos Franke trazem toda a sofisticação e modernidade para sua cozinha, são pias e cubas com design diferenciado, tecnologia de ponta e o estilo inconfundível dos produtos de luxo da Franke. No detalhe temos a cuba de alto brilho e aço inoxidável da linha Quinline, com pia, escorredor e uma área suporte, a praticidade desse conjunto é ideal para sua cozinha. Conheça os produtos da Franke na Tubos e Cia. Onde encontrar: TUBOS & CIA – (16) 3711-3434 / 3713-3434 / 3712-3232

78

MESA DE JANTAR COMPLETA - Mesa com tampo em vidro bizotê 12 mm com canto arredondado e 8 cadeiras com tecido a escolher; - Cristaleira em laca preta e vidro; - Buffet em laca preta. Onde encontrar: Móveis Ateliê Decor - (16) 3703-3116


galeria

esmalte base Água Novidade para a proteção de metais, madeiras e vimes, o novo Ultra Proteção Esmalte Base Água. Este produto é ideal para proteger qualquer estrutura, por ser base água não possui odor forte, além da praticidade da secagem rápida (30 minutos) e fácil aplicação. Mais um produto com a qualidade Sherwin Williams. Onde encontrar: FRANCA CORES – (16) 3721 7777

MDF AMÊNDOLA RúSTICA Os móveis projetados para esta loja da cidade foram feitos sob medida para o ambiente, o material utilizado foi o MDF Amêndola Rústica, um material com um desenho diferenciado que lembra madeira. O acabamento e o brilho ficam por conta da qualidade desse MDF, ideal para seu ambiente. Onde encontrar: MANOLO COZINHAS E INTERIORES – (16) 3702 0660

lustre O Lustre Mantra transparente é um produto importado produzido no estilo clássico. Este lustre de tamanho pequeno suporta duas lâmpadas que são ajustadas em bocais de metal. O acabamento em cristal com formas arredondas trabalhadas e pendentes de vários formatos e tamanhos dão um ar de sofisticação a essa peça. Onde encontrar: ELETROPIRES – (16)3711 3777

80

GESSO ACARTONADO No detalhe se vê a composição de forros para o home teather, sendo o forro interno - forro de gesso Tabica, rebaixo acartonado 60 de base com sanca para o ar condicionado – e o forro externo – forro de gesso Tabica, rebaixo acartonado 40 de base com sanca para iluminação embutida. Onde encontrar: ABECE GESSO – (16) 3703 8492


galeria

CORTINA rolo

hélice contínua A estaca tipo “Hélice-Contínua” é vantajosa para obras de médio e grande porte que requerem rapidez, versatilidade e minimização dos impactos de vizinhança. A haste de perfuração é composta por uma hélice espiral solidarizada a um tubo central que penetram no terreno, perfuram a profundidade desejada e injetam o concreto logo após a perfuração. É uma novidade da Cenafer, para cada vez mais facilitar e agilizar sua obra. Onde encontrar: CENAFER – (16) 3701 8244

PEDRAS PARA ACABAMENTO EXTERNO O que faz uma obra são os detalhes e essas lindas pedras são o acabamento ideal para qualquer ambiente. De diversos tipos, tamanhos e cores, essas pedras ficam lindas para cobrir paredes e chãos, para contornar a piscina ou para cobrir a cascata (como na foto na qual as pedras mineiras deram um toque diferenciado). Onde encontrar: ILHABELLA PISCINAS E CIA – (16) 3723 8883

82

Ideal para um visual cosmopolita e moderno, completando de forma harmônica a decoração de ambientes em casa ou no escritório. Um produto com a qualidade Hunter Douglas que você só encontra na Requinte Interiores. Onde encontrar: REQUINTE INTERIORES – (16) 3409 4855

CONJUNTO SALA DE JANTAR Esse conjunto para sala de jantar de seis lugares é ideal para uma sala ampla. Tanto a mesa quanto as cadeiras são feitas em madeira maciça que garante resistência aliada à sofisticação. As cadeiras estofadas em tecido suede são confortáveis e vistosas, já que esse tecido possui certo brilho. Há ainda a possibilidade de escolha de outras cores para o estofado, além do vermelho vivo. Onde Encontrar: MÓVEIS REZENDE – (16) 3721 4270


galeria

ESQUADRIA DE MADEIRA Porta de correr panorâmica Brixner em cedro rosa. Com alta resistência à temperatura e umidade esta porta em madeira e vidro é ideal para a área externa. Ela também pode ser usada em áreas internas para otimizar o uso do espaço devido ao seu fechamento em trilho. Onde encontrar: JORDANA MADEIRAS – (16) 3727 3733 / 3727 3743

AQUECEDORES SOLAR VIA SOL A Via Sol aquecedores tem o melhor produto do mercado feito especialmente para você! Aquecedores de alta performance, ecologicamente corretos com preço de fábrica. Sem dúvida, a melhor opção para aquecer a água do banho, piscinas e torneiras. Com eles, você economiza ate 60% de energia, valorizando a sua casa e proporcionando conforto para toda sua família. Onde encontrar: VIA SOL AQUECEDOR SOLAR – (16) 3701 7012

84

vasos vietnamitas Os Vasos Vietnamitas são vasos de cerâmica produzidos com uma argila especial do Vietnã que é rica em mica, o que garante maior resistência ao produto final. A coloração é feita a partir do uso de esmaltes a base de resina, que são misturados com pó de vidro ou sílica e pigmento químico. Esses vasos podem ser expostos a quaisquer condições de clima e temperatura, pois devido às características de fabricação são extremamente resistentes. Onde encontrar: MAMÃE NATUREZA – (16) 3727 4328

TOLDO STOBAG O Toldo Stobag Vertical é versátil e apresenta diversas possibilidades de aplicação, desde a proteção contra chuvas fracas, ventos moderados e a luz solar até a maior privacidade para o ambiente. Seu tecido moderno perfurado permite a circulação do ar, e cabos de aço-inox garantem o tensionamento constante e uniforme do tecido quando aberto. De fácil instalação pode ser colocado tanto externa quanto internamente, garantindo segurança e design com o mínimo de manutenção. Esse sistema está disponível apenas com acionamento motorizado. Onde encontrar: KANTU SOLUÇÕES PERSONALIZADAS - (16) 3720 2008


85


galeria

GRADIL Esta cerca oferece uma solução prática para cercamentos que precisam ter mobilidade, pois esta é fácil de ser montada e fácil de ser reposicionada. Modular, permite vencer os desníveis de um terreno com degraus. Suas malhas mais fechadas e reforçadas garantem maior segurança. E seus montantes permitem uma melhor fixação, podendo transformar este cercamento em um portão. Onde encontrar: INFAC CONSTRUÇÕES E REPRESENTAÇÕES – (16) 3725 1705

SOLAR A VÁCUO

MÓVEIS MODULADOS A J.Bianco possui um conceito inteligente de móveis modulados com armários editáveis que se encaixam em qualquer ambiente ou projeto. Feitos em material 100% MDF são práticos e resistentes. Outro diferencial são as dobradiças SLOWMOTION com um sistema de amortecedor feito para suavizar o fechamento das portas. Onde encontrar: J.BIANCO MÓVEIS INTELIGENTES – (16) 3402 0121

BANHEIRA EM NANOGLASS

O solar a vácuo é um equipamento de ultima geração, que tem uma maior absorção de radiação solar até em dias nublados, sendo assim você terá água quente todos os meses do ano, com uma economia extraordinária.

Essa linda banheira com hidromassagem e descanso para cabeça foi feito fechamento em nanoglass na cor branca com acabamento 45°. O brilho e sofisticação do nanoglass, do mármore e granito você encontra na Fiota Marmoraria. “Fazemos peças sobre medida, únicas, para atender todos os gostos e estilos.”

Onde encontrar: MUNDIAL PEDRAS E TELHAS – (16) 3722 5466

Onde encontrar: FIOTA / DIMARMO MARMORARIA – (16) 3720 0570

86


galeria

TINTA LÁTEX PREMIUM MAXX O LÁTEX MAXX é uma tinta Látex Premium de alto desempenho da marca Suvinil - reconhecida pela qualidade de seus produtos. Indicada para uso interno e externo, apresenta alta resistência, rendimento e cobertura. Dura 2x mais e rende até 40% a mais que as outras tintas comuns. Seu acabamento finíssimo, fosco e aveludado garante um ótimo efeito em qualquer ambiente. Onde encontrar: LEÃO TINTAS – (16) 3721 5070

88

PORTA DE PVC Elegante, a porta pivotante tem marcado cada vez mais presença nas entradas de casas e apartamentos. Nesse sistema, a folha gira em torno de um eixo vertical, o que traz como vantagem a economia de espaço (pois parte da folha é projetada para fora), podendo se optar por portas maiores e mais pesadas. Essas portas são geralmente encomendadas há uma gama de escolhas no que tange ao material utilizado para a fabricação da porta e aos puxadores, assim a peça fica praticamente única. Venha conhecer a Alumifram, fabricamos na medida precisa da sua obra. Onde encontrar: Alumifram – (16) 3017 7109


INFOCO

Anuario 2013

obraprima

A fe s ta d e l an çame nto da 9ª e diçã o do Anu ári o O b ra Pr im a fo i u ma fe s ta marca da por n ovid ad e s. A p rim eira é o pró prio Anuário que pa s s ou p or u m a re e s t ru tu ração , está mais bonito e mais mod e rno. Em fo rm a to v er tical co m o te ma core s e forma s , o eve nto co n tou co m a par ticipa çã o de dive rs a s e mpre sas e p rofi s s i on ais d a reg iã o de Fra nca q ue pre st i gi aram m a i s e s se su cesso , re aliza do no Ca s a rã o Villa Ve nt u ra. 1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

1. Jordana Ferracini e Jacy Neto 2. Aline e Rodrigo Ferracini 3. Carlos Eduardo Estante e Liliane Estante 4. Elaine e Aluísio Marangoni 5. Talita Freitas, Mauro Rosa e Beatriz R. Freitas 6. Solange e Leonildo Ferrari 7. Carlos Roberto Ravanetti e Luciana Salomão 8. Pedro Soave Neto, Célia Luiza Neto, Paulo Sérgio Júnior e Arthur Soave Neto 9. Cláudio Ferreira e Rose Ferreira 10. Fernanda Aleixo, João Gabriel Salles, Arthur Manso e Raquel Aleixo 11. Andréia Moreno, Brenda de Castro e Leonardo de Castro 12. Dionésio Júnior, Pricila Braga e Dilu Jacintho 13. Leisson Resende, Flávia Lopes Masson, Guilherme Ferreira Costa e Thayla Marchetti Garcia 14. Renato Moura e Mariana Stela 15. Alexandre Alves de Freitas e Mônica Costa 16. Gabriela e Ricardo Ferrari

a g ra decim en to s:

90


1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

1. Bia Indiano e Leandro Maranha 2. Maria Cintra, Wellington Ferreira, Juliana Brigagão, Romeu Queçada Júnior, Elaine Queçada e Letícia Abreu 3. Eduardo Ribeiro, Mara Lameirão e Marcos Costa 4. Henrique Godói e Érika Covas Godói 5. Marione Polo 6. Cristina Magela e Vicente Ferreira Neto 7. Valquíria de Paula e Washington Ferreira Silva 8. Mônica Bittar Rodrigues e Míryan Bittar Nogueira 9. Márcio Rodrigues e Solange Rodrigues 10. Magali Spagnolo Tavares e Nélio Tavares 11. Marcelo Feliciano, Dilla, João Pedro e Aline Pereira Medeiros 12. Gilmar Bianco e Nilce Rodrigues Bianco 13. Vanessa, Thiago Moreno Maia, Patrícia, Diego Moreno Maia e Iara Moreno Maia 14. Vanessa Coelho, Renata Henciso e Silvia Queiroz 15. José Carlos da Silva 16. Giulia Orlov , Heloísa Penna e Maurício Orlov 17. Ligia Rezende e Paulo 18. Fernando Tomazini Pereira e Vinícius Tomazini Pereira 19. José Carlos de Souza Neto, Lidia Morais Cardoso, Marcelo Rezende e Gislene Rezende 20. Synthia de Paula Jacintho, Letícia Jacintho e Ismar Jacintho Júnior 21. Ana Paula Leite e Lemos e Zenon Lemos Filho 22. Carlos Martins Tavares e Alessandra de Toledo Tavares 23. Ronaldo Soares Lara Jr., Regina Salmazzo e Rafael Salmazzo Lara 24. Alan Lima, Tayssa Lima, Mária Lídia e Alex Lima.

91


INFOCO 1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

92

24

1. Alexandre e Cristina Carrijo 2. Rafael e Vanessa 3. Gustavo Almeida, Maria Almeida, Patrícia Almeida e Douglas Roberto 4. Ana Paula Guimarães e Juliana Marcolini 5. Kléber Righetto e Márcio Afonso 6. Renata Ferreira, Maria Paula Rezende e Marcos de Carvalho 7. Alan Resende, Neidinha Rezende e Lauro Henrique Ribeiro 8. Guilherme Marques da Silva, Juliana Tomazini Pereira, Silvana Tomazini Pereira e Ademir José Pereira 9. Rita Farchi, Maria Gabriela Faria e Marlon de Faria 10. Thiago Henrique e Luciana de Souza 11. Solange Alves e Vanessa Ferreira 12. Rosana Melos e Franco Bichuette 13. Laura Chiaretti e Carlos Sibila 14. Marcelo Jordão e Dolores Jordão 15. Jairo Correia e Ana Laura Correia 16. Adriana e Guto Bordin 17. Fernanda Licursi e Luis Alfredo Marques 18. Anita Lamberti Faleiros, Bia Dutra e Lúcia Leôncio 19. Mauro Moreti e Silvana Moreti 20. Luciana Cristina Martins e Rodrigues de Souza 21. Gleida Dias Chiareli e Júnior Chiareli 22. Flavio Mininel 23. Wladmir Renesto, Vilma Renesto, Adriano Moreno Maia e Marcela 24. Marx Lima


1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

17

1. Fernando Scott e Maine Scott 2. Nelson Arruda e Izely Arruda 3. Sheila Liboni e Lucas Alexandre 4. Marcio Policarpo, Mariana Amaral, Ivo Indiano e Vitor Indiano 5. Alan e Márcia Aleixo 6. Erlon Bernal e Elaine Ferreira 7. Paulo Faleiros e Karina do Valle Rezende 8. Leo, Débora, Pedro Augusto e Ilda Cristina 9. Fábio Clarson e Wellington Pereira 10. Paula Moscardini, José Marcelo Dermínio, José Roberto Dermínio, Alexandre Lopes de Freitas e Tânia Faria de Freitas11. Nayara Rodrigues e Eli Faleiros 12. Renata Del Bianco, Tiago Castro e Sabrina Freitas 13. Ana Rita Gomes Silva e Vera Lúcia Buttini 14. Rafael Fernandes, Kamyla Melani, Mateus Finzetto e Dalglis Batarra 15. Reginaldo e Mônica Nascimento 16. Fernanda Buffoni 17. Guilherme Rezende e Elisângela Lara Monteiro 18. Cássia Morari e Gustavo Lourenço 19. Sérgio Machado e Francine Messias 20. Márcio Scott e Ana Luisa Gomes Lima

93


INFOCO 1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

1. Walterlice Chacon, Renata Chacon, Nara Serrano e Sergio Costa 2. Gustavo Ferreira e Karina Schirato 3. Valéria e Paulo Moreira 4. Amanda Miranoa e Renata Veríssimo 5. Maurício e Lidiane Gasparini 6. Naiara Molina e Marcelo Rocha 7. Herman Abreu, Rose Abreu, Luciane, Marcos e Márcia Andrade 8. Frederico Arantes e Cláudia Arantes 9. Cibelle Costa e Rafael Jacintho 10. Alexandre Magno Carrijo e Marcela Ribeiro 11. Pedro Henrique Carrijo e Maria Victória Alves 12. Alex Bichuetti e Cristiane Giovanella 13. Darlene Carvalho, Marcelo Santos e Ana Cláudia Ribeiro 14. Gustavo Carrijo, Renildo Carrijo e Marianna Chiarello 15. Caroline Veronez, Patrícia Borges, Mariana Amaral e Mariene Souza 16. Enzo Calixto Júnior 17. Caroline Beloti e Kennya Arcolino 18. José Nilton Parpinelli 19. Rodrigo Alencar e Fabiano Corrêa 20. Mirelly Coimbra e Caio Penteado 21. Gustavo Stoppa e Aílton Ribeiro 22. Monique Lara Rezende 23. Antônio Luque e June Tabah 24. Eduardo Moreno, Patrícia Lemos, Nathália Moreno, José Barbosa e Maria de Castro e Vera Moreno. 17

18

19

20

21

22

23

24

94


95


INFOCO

ESTILO + HIDROMAR

A Hidromar, em parceria com o Grupo Estilo + ,

1

2

3

4

trouxe para Franca a arquiteta Fátima Barnabé, uma especialista da DECA na área de louças e metais. Em uma palestra ao mesmo tempo informativa e divertida, Fátima, falou sobre a evolução do uso dos banheiros e como essa evolução agregou novos valores e cuidados com o projeto e decoração deste ambiente. Após a palestra foram sorteados brindes para os profissionais que estavam presentes e foi oferecido um jantar de confraternização no próprio local do evento, o Hotel Confort de Franca. 5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

1. Renildo Carrijo e Daniela Schiavotelli 2. Sandra Bonafim e Nize Dagher 3. Antonio Luque e Matheus Rodrigues 4. Eriston Magrin, Alessandro Couto Rosa e Beto Oliveira 5. Raíssa Jareta, Lucas Tasso e Mariana Cintra 6. Alcione Brito e Mariana Amaral 7. Mila Plugiesi e Wagner Gimenes 8. Elaine Queçada e Juliana Zago 9. Carlos Sibila e Laura Chiaretti 10. Bruno Carrera e Allan Mondjian 11. Fátima Barnabé e Alessando Couto Rosa 12. Denize Pelizaro e Tainan Lopes 13. Márcia Aleixo, Fátima Barnabé e Sheila Liboni 14. Malu Zanetti e Lúcia Leôncio

96


97


INFOCO

ESTILO + LEAO TINTAS Ocorreu no bar e restaurante Buteco do Lu em Franca uma

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

palestra da Suvinil proporcionada pela Leão Tintas em parceria com o Grupo Estilo + . Nesta, os profissionais tiveram a possibilidade de aprender um pouco mais sobre o conceito de cor versus espaço e cor versus iluminação. Apesar de muito técnica os palestrantes da Suvinil conseguiram trazer para o cotidiano destes profissionais noções relativas à escolha das cores para cada ambiente, levando-se em conta o espaço disponível e o uso que será dado a tal espaço. Eles ainda apresentaram a nova linha da Suvinil com texturas e efeitos decorativos. 1

3

2

4

1. Elaine Queçada e Juliana Brigagão 2. Mauro Rosa, José Roberto Dermínio e Leonardo de Castro 3. Alessandro Couto Rosa e José Hamilton 4. José Luis Alvez, Hussen Fouad e Odair Dalseco 5. Ana Paula Guiamarães, Kennya Arcolino e Alcindo Ribeiro Conrado 6. Bia Dutra e Fernanda Licursi 7. Anita Licursi Faleiros e Lúcia Leôncio 8. Luis Bruxelas e Consuelo Carletto 9. Marione Polo e Renata Verissimo 10. Estela Martins, Kamila Melani e Rafael Fernandes 11. Luis César, Celso Berdú e Reni Rodrigues Berdú 12. Mariana Amaral e Alcione Britto 13. Cristiano Haddad e Frederico Arantes 14. Antônio Luque, Nize Dagher e Matheus Rodrigues 15. Joélcio Rodrigues Alves e Emmanoel Alves Rodrigues 16. Felipe e Mariana Oliveira e Rafael Furlan

98


99


INFOCO

CAU/SP IAB FRANCA O CAU / SP – Co n s e lh o d e A rq ui t et u ra e Ur b a ni s m o d o e s ta d o d e S ã o Pa ul o re a lizo u a 1 ª Co nfe rê n ci a M u ni cip a l d o s A rq ui t eto s e Ur b a ni s ta s e m Fra n ca , u m ev e n to q u e o co r re u p a ra l e l a m e n t e e m v á r i a s cid a d e s d o Es ta d o . A p ó s e s ta p r im e ira eta p a , a s d i s cu s s õ e s l ev a n ta d a s m u ni cip a lm e n t e fo ra m l ev a d a s a 1 ª Co nfe rê n ci a Es ta d u a l d e A rq ui t eto s e Ur b a ni s ta s d o CAU / SP , fin a liza n d o a 1 ª Co nfe rê n ci a d e A rq ui t eto s e Ur b a ni s ta s d o Es ta d o d e S ã o Pa ul o n o M e m o r i a l d a A m é r i ca La t in a . O Co n s e lh o d e A rq ui t et u ra e Ur b a ni s m o d e S ã o Pa ul o a cre d i ta n o ca minh o d e m o crá t i co p a ra a s o lu çã o d e q u e s tõ e s re l a t i v a s à p rofi s s ã o e a o rg a niza çã o d a s cid a d e s . O ev e n to , q u e o co r re u n a Câ m a ra M u ni cip a l d e Fra n ca , t ev e co m o t e m a o “ D e s e nv o l v im e n to N a ci o n a l e o Pa p e l d o A rq ui t eto e Ur b a ni s ta n a Co n s t r u çã o d a s Cid a d e s ” . Es t e co n to u co m a p a r t i cip a çã o d e p rofi s s i o n a i s , a u to r id a d e s e re p re s e n ta n t e s d a s o ci e d a d e ci v il q u e d i s cu t ira m q u a t ro e i xo s t e m á t i co s : ca d e i a p ro d u t i v a e t e cn o l o g i a n a co n s t r u çã o ci v il ; e n s in o e fo r m a çã o d o a rq ui t eto e u r b a ni s ta ; é t i ca e g l o b a liza çã o e ex e rcí ci o p rofi s s i o n a l e o p a p e l s o ci a l d o a rq ui t eto .

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

1. Gustavo Melo e Ismar Jacintho Jr. 2. Welson Roberto e Domingos 3. Consuelo Carletto e Alex Veronez 4. Antônio Luque 5. Luis César e João 6. Ivo Indiano e Arakem Montran 7. Juliana Zago e Márcio Policarpo 8. Alessandro Couto Rosa 9. Alexandre Chioca e Welson Roberto 10. Linda Saturi e Max Engler 11. Dr. Ubiali e Leônia Pietro 12. Victor Chinaglia, Cláudio Ferreira e Leonardo de Castro 13. José Marcius e Daniela Schiavotelli

100

13


101


INFOCO

ESTILO + PREMIAÇÃO Foi realizado um Jantar Especial no restaurante La

1

2

3

4

Borgata destinado a prestigiar os Top 20 Estilo + . Esses Profissionais ganharam uma viagem de dois dia para Inhotim em Minas Gerais. E além da premiação houve a entrega, em primeira mão, do Guia Estilo + ,

um guia informativo e sequenciado,

criado pelo próprio Grupo que visa orientar os profissionais da área de construção civil do início ao fim da obra. 5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

1. Beto Oliveira e Silvia de Oliveira 2. Ricardo Ferrari e Nelson Arruda 3. José Roberto Dermínio e José Pedro Dermínio 4. Maine Calvite Scott e Fernando Scott 5. Rafael Furlan 6. Mateus Finzetto, Elaine Queçada e Juliana Brigagão 7. Márcia 15

Aleixo, Bia Dutra e Sheila Liboni 8. Márcia Aleixo, Luiciana Rogério e Luis Alfredo Marques 9. Sérgio Machado e Francine Messias 10. Luciana Salomão e Heloísa Penna 11. Alessandro Couto Rosa e Matheus Rodrigues 12. Laura Chiaretti e Carlos Sibila 13. Frederico Arantes 14. Cibelle Costa e Rafael Jacintho 15. Renildo e Gustavo Carrijo 16. Alcione Britto

16


103


INFOCO

TOP KAZZA A Top Kazza, loja-galeria da Saccaro, em uma ação nacional lança a mesa MANGUE, uma linda peça exclusiva criada pelo designer Roque Frizzo, inspirada nos manguezais brasileiros. Com os pés remetendo às raízes profundas do mangue, esta mesa que comporta até 10 cadeiras, tem em seu tampo laminado detalhes que representam o caminhar dos caranguejos. Essa obra de arte faz parte de uma edição limitada, ao todo são 70 peças, todas com certificado de autenticidade. A Top Kazza possui a Mesa Mangue número 5 e a expôs para convidados em um coquetel ocorrido na própria loja. 2

3

4

5

6

7

8

9

1. Amanda Miranda, Ana Lúcia Abrão, Cibelle Costa, Marione Polo, Ronald da Silva 2. Nelson Arruda e Ricardo Ferrari 3. Alcindo Ribeiro Conrado e Luciana Salomão 4. Mariana Cintra, Letícia Abreu e Elaine Queçada 5. Andréia Moreno e Cibelle Costa 6. Bia Dutra e Anita Licursi Faleiros 7. Renata Veríssimo e Ana Lúcia Abrão 8. Luis Alfredo Marques e Luciana Rogério 9. Flávia Borges, Juliana Marcolini Engler e Patrícia Borges

104

1


GUIA

Arquitetos ANEXO Av. Ismael Alonso Y Alonso, 1102 Vila Champagnat – Franca/SP (16) 3025-0910 / 3025-1640 anexo.arquitetura@gmail.com

IVO INDIANO A4 Arquitetura R: Tenente Hipólito José Mutran, n.o 08 - casa 02 (16) 3724-4642 ivo@a4arquitetura.com.br

TIAGO CASTRO R: Argentina, 94 Jardim Alvorada - Cássia/MG (35) 3541-1877 / (16) 98136-2641 tiagoarquitetura@live.com

ANTÔNIO HENRIQUE LUQUE R: General Osório, 2155. Centro – Franca/SP. (16) 3721-1613 antonioluque@netsite.com.br

JOSÉ NILTON PARPINELLI (16) 3018-1884 / (16) 9166-5822 www.jnparpinelli.com.br arquitetura@jnparpinelli.com.br

ZEZÉ BUCHALLA ARQUITETURA E INTERIORES (16) 3724-2372 / (16) 9969-7789 zeze.arq@bol.com.br

ARQUITETURA E CONSTRUÇÃO Matheus Rodrigues R: Estevão Leão Bourroul, 2100 (16) 3722-2194 / 3017-8184 / 9123-0658 arq.matheus _ rodrigues@hotmail.com

JULIANA MARCOLINI R: Major Claudiano, 1984 Centro - Franca/SP (16) 3701-51408 / 98117-8337 jengler@gmail.com

FERNANDA CURY R: Dr. Jonas Deocleciano Ribeiro, 938 Vl. Champagnat - Franca/SP (16) 99121-1535 fercury@yahoo.com.br

MALU ZANETTI COSTA Arquitetura & Interiores (16) 3721-4176 / (16) 9999-7300 zanetticosta@bol.com.br

FERREIRA & CASTRO PROJETOS E CONSTRUÇÕES Cláudio Ferreira / Leonardo de Castro (16) 3721-5393 construir@ferreiraecastro.com.br

MÁRCIO SCOTT R: Marechal Caxias, 2678 Centro - Franca/SP (16) 3723-0185 / 99147-9292 / 99000-9999 marcioscott@yahoo.com.br

FREDERICO ARANTES R: São Sebastião do Paraíso, 408 Jardim Francano - Franca/SP (16) 3721-1304 / 3703-1782 frederico _ arantes@hotmail.com

PAULO MOREIRA R: Couto Magalhães, 1356 Vila Flores - Franca/SP (16) 3722-4164 / 99999-4624 paulo.s.moreira@uol.com.br

GALPÃO DU ARQUITETO Dilu Jacintho / Pricila Braga / Ismar Jacintho Júnior Av: Dr. Antônio B. Filho, 1477 – Franca/SP. (16) 3724-1966 galpao@com4.com.br

PROJETOS, CONSULTORIAS E OBRAS Wellington Reinaldo Chueri Teixeira R: Terezinha Komuro, 4820 – Franca/SP (16) 3702-1331 / (16) 9999-6149 arquitetochueri@netsite.com.br

GLEIDA DIAS CHIARELI R: Carlos do Carmo, 184 Cidade Nova - Franca/SP (16) 3403-1597 / 3026-7972 / 331271-0227 gleida.chiareli@gmail.com

SÉRGIO MACHADO ARQUITETURA Av. Major Nicácio, 1197 Cidade Nova - Franca/SP (16) 3723-9734 / 99245-5428 / 99258-3934 www.sergiomachadoarquitetura.com.br

106

Eletrônico BEDEU TELECOM Alarmes, Câmeras, Portões, Telefonia e Cerca Elétrica (16) 3722-8033 / (16) 9999-3074 (16) 9228-8230 e-mail: bedeu@bedeu.com.br

Engenheiros ALCINDO RIBEIRO CONRADO R: Major Claudiano, 1984 Centro - Franca/SP (16) 3722-3055 / 99969-1984 / 97812-3428 alcindoconrado@hotmail.com ANTÔNIO GERALDO SANSONI Engenheiro Civil e Segurança do Trabalho R: Peru, 1200 – Franca – SP. (16) 3724-4961 / (16) 9999-0028 agsansoni@yahoo.com.br ELETRO H3 – ENGENHARIA ELÉTRICA Engenheiros Eletricistas: Hermes/Hernani /Helder (16) 3720-9252 / (16) 9999-4880 eletroh3@eletroh3.com.br www.eletroh3.com.br


INFAC

107


Revista Obra Prima edição 45  

Revista sobre arquitetura, decoração, paisagismo, design, etc.

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you