Número Zero nº1

Page 34

NÚMERO ZERO

CONTEXTO HISTÓRICO O cenário italiano do pós-Guerra, de rápida reconstrução industrial e de aparecimento de vanguardas, foi decisivo para a evolução do design de produto. A união entre arquitetos e empresários a fim de reconstruir a econo¬mia da Itália abriu espaços para criações baseadas em inovações tecnológicas — resultado mundial das pesquisas bélicas – e, ao mesmo tempo, guiadas pelo improviso e pela criatividade italianos. Exemplo disso é a criação de Achille e Pier Giacomo Castiglioni, Mezzadro Stool, feito a partir da base de um banco de trator, ou mesmo a famosa Vespa, de Enrico Piaggio, que trazia pneus de aeronáutica e guidão de bicicleta. Os novos materiais e a promessa de um novo estilo de vida, a influência da corrida espacial e as exaltações da modernidade levaram o design a ganhar espaço na indústria, como fator de diferenciação, que possibilitaria o aumento das vendas. Seguindo a linha do design criativo e funcional, até mesmo um pouco lúdico, e com certa influência do Futurismo italiano, encontra-se Cesare “Joe” Colombo. Colombo pretendia que suas criações se encaixassem, ou formassem, o que ele chamava de “ambiente do futuro”. Buscando o uso de materiais como plástico e alumínio, usando processos de produção novos e pensando intensamente em questões como empilhamento, limpeza e modularidade, Colombo criou peças e ambientes inteiros que influenciam até hoje o design de produto.

ANÁLISE DO OBJETO Nascido em Milão em 1930, Colombo estudou pintura na Brera Academy of Fine Arts e depois arquitetura na Milan Poly¬technic. Entrou tardiamente no campo do design, seguido de uma época de experimentações em pintura e escultura. Segundo a comissária Dominique Forest do departamento moderno e contem¬porâneo do Musée des arts décoratifs, em Paris, Colombo “parte antes de tudo da função para chegar à forma, bela e confortável, levando o bem-estar até a utopia2”. Suas peças visavam um ambi¬ente modular modificável pelo próprio usuário, como podemos ver em sua Tube Chair, de 1969. Já a Universale Chair, obra sua que aqui será analisada, parte de outros princípios, que dialogam com suas idéias de modularidade e mutabilidade.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.