Page 1

REVISTA MULTICULTURAL BRASIL & ITÁLIA Ano II | N ° 6 | Janeiro 2010

BRASIL

Itália

Sua Diversidade

Sua Arte

Lençóis Maranhenses Página 3

Reggia di CASERTA Página 10


REVISTA MULTICULTURAL BRASIL & ITÁLIA

Editorial Em 2010 de cara nova !

Capa – Flor de Lótus Foto – Divulgação | CCB – Revista Multicultural Brasil & Itália

A Revista Multicultura Brasil & Itália, entra em seu segundo ano de edição com nova cara e tendo como objetivos promover e divulgar a cultura e a língua do Brasil pelo mundo. Chegamos ao segundo ano de edição como já esperávamos, garantimos nossa permanência no mercado de publicação especializada. Somos uma das poucas revistas ao mundo preocupada em editar em duas línguas: brasileira e italiana. Podendo ser lida impressa ou online. Através de reportagens atrativas e temas de interesse do público. Enfim fizemos de tudo para cativar, a você, caro leitor. O CCB é o órgão editor responsável pela revista e, nesse ano de 2010 promoverá intercâmbio entre o Brasil e a Itália.

Publicação Mensal



FUNDADORES

Silvio Rabelo e Verônica de Holanda Santos



JORNALISTAS RESPONSÁVEIS

Silvio Rabelo e Verônica de Holanda Santos



Verônica Santos

O CCB promoverá cursos técnicos, oficinas de artes, exposições e feiras na cidade de Torraca (sede do CCB na Itália) e nas cidades circunvizinhas Nessa troca de experiência, de uma infinidade de assuntos e uma diversidade da cultura brasileira, dos ritmos, das cores, dos acervos, dos escritos, da forma multicultural e universal; esse é o perfil de nossa revista, revista essa de cada leitor. Este é um novo ano, um ano de muitos desafios e de muitas felicidades que estão por virem. O CCB com sua agenda cheia de planos e projetos a serem executados com o único propósito: Servir à Humanidade.

Boa Leitura!

CONTATOS

Parcerias

Silvio Rabelo srrabelo@hotmail.com Verônica de H. Santos vholandasantos@hotmail.com



ENDEREÇO

http:// www.centroculturalbrasileiro.org



DIAGRAMAÇÃO E ARTE

Silvio e Verônica



DIVULGAÇÃO

Revista Multicultural tem distribuição dirigida e gratuita. Em formato PDF, Revista Multicultural é distribuída para um cadastro com mais de 25.000 e-mails de divergentes áreas.

Espaço do Leitor  Parabéns prezada colega! Estou dentro do possível, lendo as reportagens. Com certeza, com a nossa diversidade cultural e histórica, você terá muitos artigos maravilhosos para trabalhar!

online

 Parabéns pela revista! Um feliz 2010! Prof.a Dr.a Cristiane Grando Diretora do Centro Cultural Brasil República Dominicana Professora Convidada na Universidad Autónoma de Santo Domingo - UASD

Atenciosamente Cris

Lívia Minúcias Amor é fragil, sentimento leve. Igual ao vinho que se prende à rolha, Igual à brisa que bate na folha, Igual à queda do floco de neve. São das minúcias que o amor escreve, Que a gente vai fazendo cada escolha,

Já que por elas uns têm vida breve, Qual breve é a vida do sabão na bolha. Entre os detalhes e as coisas pequenas, O que se vê nas repetidas cenas, Aquelas já tão comuns e tão banais. Que a gente sabe que se segue em frente Ou, então, se diz de-fi-ni-ti-vamen-te: "Agora já chega, basta, não dá mais...."

 La rivista elettronica sta “legal”. Deve dar um trabalho danado fazê-la! Cristina Mello

Artigos assinados não representam, obrigatoriamente o pensamento da revista.

Só imprima necessário.

quando

for

2 | REVISTA MULTICULTURAL / JANEIRO 2010

Mandem seus comentários, sugestões, críticas e elogios www.centroculturalbrasileiro.org centroculturalbrasileiro@hotmail.com centroculturalbrasileiro@ig.com.br


Lençóis Maranhenses Não existe nada comparável aos fascinantes Lençóis Maranhenses. O Pólo Parque dos Lençóis, situado no litoral oriental do Maranhão, envolve os municípios de Humberto de Campos, Primeira Cruz, Santo Amaro e Barreirinhas, este último sendo o principal portão de entrada para esta fantástica beleza natural.

Seu maior atrativo é o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, às margens do Rio das Preguiças, no Maranhão. São 155 mil hectares de paisagem deslumbrante, cheio de altas dunas com até 40 metros de altura e lagoas de água doce, cujas águas variam entre os tons de verde e azul. Os Lençóis Maranhenses assemelham-se a um grande deserto, se não chovesse aqui 300 vezes mais do que no Saara africano. São estas águas que, aprisionadas entre as dunas, formam verdadeiros oásis tropicais, paradas obrigatórias para quem caminha nas dunas. Algumas lagoas chegam até a ter peixes.

As águas pluviais formam lagoas que se espalham em praticamente toda a área do parque formando uma paisagem inigualável, sendo um raro fenômeno geológico formado ao longo de milhares de anos através da ação da natureza. As lagoas mais conhecidas são as chamadas Lagoa Azul e Lagoa Bonita, famosas pelo seu encantamento e condições de banho.

Deserto in Brasile: Maranhao e il Parco di Lencois Maranhenses La città venne effettivamente fondata nel 1612 e di là essi avrebbero dovuto controllare la regione costiera lunga 640 km. Anche se fondata dai francesi, allo stato attuale San Luis ostenta un' architettura tipica portoghese. La città esibisce il più omogeneo complesso architettonico del mondo latinoamericano, decorata da un incalcolabile numero di piastrelle che hanno meritato a San Luis il nome di "Città delle Tegole".

Da Sao Luis, una traversata di 45 minuti porterà, via mare, il visitatore ad Alcantara, monumento storico recentemente dichiarato Patrimonio Nazionale del Brasile. Qui il visitatore è sopraffatto da una combinazione di sensazioni tra antico e moderno. Da un lato rovine dei tempi che furono, dall' altro il più avanzato centro spaziale del Sudamerica, dove è necessario munirsi di un' autorizzazione del Ministero dell' Aeronautica per poter accedere al centro spaziale. Consigliata è la visita alla meravigliosa chiesa di Nostra Senhora del Carmo e al museo cittadino. La spiaggia più bella è quella di Livramento a 10 minuti, da Alcantara.

Divide in due metà il Parco: Grandi Lencois e Piccole Lencois. In quest'oasi vivono alcune specie in via di estinzione, come le tartarughe marine giganti. Il periodo migliore per visitare il parco è da giugno a novembre, quando le depressioni tra le dune sono piene d'acqua e formano i piccoli laghi dove è possibile immergersi per un bagno rinfrescante. La sabbia non è mai troppo calda, e si può camminare anche senza scarpe! Tra i piccoli e pittoreschi villaggi del parco troviamo Tapuio, Sao Domingos, Mandacaru (dal cui faro sull'Oceano si gode di una vista spettacolare), Caburè e Atins. La maggior parte della popolazione di quest'area vive di pesca e solo da poco il turismo si sta affermando come attività economica. Le spiagge piu' frequentate sono Ponta do Mangue, Vassouras, Morro da Boi, Praia do Caburé e Barra do Tatu, luoghi dove i sogni diventano realtà. Fonte: http://www.ilturista.info/guide.php?cat1=3&cat2=1&cat3=12&lan=ita

Fonte: http://www.parquelencois.com.br/lencois_maranhenses_sobre.php

REVISTA MULTICULTURAL / JANEIRO 2010 | 3


O

Projeto Boi Criança foi idealizado por João Figueiredo, mas conhecido como “João do boi” fora criado com o intuito de promover às crianças maior assistência sóciocultural. Fundado na cidade de Paudalho, município de Pernambuco, nordeste do Brasil. E é na época carnavalesca que o Boi Criança faz a festa da criançada e dos adultos e neste ano há uma grande novidade é o Boi Vioca, mais uma inovação do Boi Criança. Com o intuito de promover maior intercâmbio entre Brasil e Itália é que o Centro Cultural Brasileiro – CCB propõe parcerias como estas: divulgar e apoiar projetos que visam ao crescimento moral e sócio-cultural de jovens e adolescentes em vulnerabilidade social. João do boi também é parceiro da Rádio Paudalho FM e desejoso de ampliar os horizontes de seus projetos, também é parceiro do CCB. Jornalista Responsável: Silvio Rabelo

São Sebastião

São Sebastião, por Botticelli.

Fonte: Wikipedia

São Sebastião (França, 256 d.C. — 286 d.C.) originário de Narbonne e cidadão de Milão, foi um mártir e santo cristão, morto durante a perseguição levada a cabo pelo imperador romano Diocleciano. O seu nome deriva do grego sebastós, que significa divino, venerável (que seguia a beatitude da cidade suprema e da glória altíssima). No Brasil, ele é celebrado com festas e feriados no dia 20 de janeiro como padroeiro de várias cidades.

ACONTECE EM PAUDALHO… PAUDALHO… A cidade é um dos grandes centros de romaria do Nordeste. Os romeiros vêm entre setembro e janeiro ao Engenho Ramos, onde está a capela de Nossa Senhora da Luz, cumprir suas promessas a São Severino dos Ramos. Anexa à capela está a sala dos ex-votos, onde os fiéis agradecem as graças alcançadas. A festa de São Sebastião é a mais movimentada festa popular religiosa, porém o padroeiro da Cidade é o Divino Espírito Santo, com sua matriz localizada próximo à Prefeitura Municipal. REVISTA MULTICULTURAL / JANEIRO 2010 | 5


Recife começa a se transformar para a folia de momo

OLINDA também tem seu carnaval…

O galo da madrugada vai ter um desfile alternativo este ano. De acordo com o presidente do bloco, Rômulo Menezes, dos trinta trios elétricos que vão participar do galo, quatro vão ser deslocados para a rua do Imperador “ Queremos aumentar a folia e desafogar a Rua da concórdia.” O percurso tem dois quilômetros de extensão, e sairá da praça da independência as 09:00h, da manhã do sábado, com termino para a s 16:00h, essa nova rota do galo pela Rua do Imperador seguindo até Afogados; é para dar mais opções de um número bem maior de carnavalesco esse ano no galo com estimativa de dois milhões de foliões de todo mundo. Com o tema Galo “Pernambuco de todos os Carnavais”. O 33° desfile do maior bloco do mundo pretende diversificar trazendo representantes de onze municípios de Pernambuco para mostrar a cultura do interior para o mundo, Vão participar os bonecos gigantes de Belém de São Francisco, os papangus de Bezerros, os caretas de Triunfo, as alegorias de Vitória de Santo Antão, entre muitos outros revelou o presidente do maior bloco do mundo, entre muitos outros, todo o percurso será acompanhado por trios elétricos de maracatus e de caboclinhos.

Homem da meia-noite, uma das maiores atrações do Carnaval de Olinda.

O

Carnaval de Olinda, em Pernambuco, é reconhecido mundialmente pelos desfiles dos Bonecos de Olinda, bonecos de mais de dois metros, coloridos e de fácil localização, que saem às ruas junto com os foliões e bonecos de mais de 2 metros, nomeados de Bonecos de Olinda. Eles vão às ruas junto com os foliões. São coloridos e fáceis de serem achados, devido a sua altura. Outra característica é a mais popular festa de rua do povo brasileiro, onde reúne mais de um milhão de pessoas, durante o evento. São mais de 500 grupos carnavalescos participando. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Carnaval_de_Olinda

O galo da madrugada, recebeu o título do Governo do Estado de Patrimônio Imaterial do Estado. O criador do bloco, Enéas Freire, que morreu em 2008, vai receber uma homenagem especial este ano, a praça Sérgio Loreto vai receber uma escultura em bronze de Enéas Freire, a inauguração está marcada para o dia 9 de fevereiro e a escultura foi confeccionada pelo artista Plástico Abelardo da Hora . A criançada também terá esse ano mais uma novidade, O Pinto da Madrugada, criado especialmente para a garotada de 4 a 10 anos de idade, o bloco vai tomar as ruas do bairro de são José, na terça feira de carnaval, (16/02), a parti das 10h, “vamos proporcionar divertimento, alegria, haverá trenzinho, oficinas de pintura, de dança e de maquiagem. O hino escolhida feito pelo cantor e compositor Alceu Valença que fala do público infantil e o frevo. O pinto da madrugada sairá da sede do galo, na praça Sérgio Loreto, no bairro de São José, seguirá até a praça Joaquim Nabuco e retornará ao ponto de partida. È um percurso pequeno para proporcionar conforto para as crianças e pais. Rômulo Menezes Presidente do Galo da Madruga.

O Surgimento do Carnaval O carnaval é uma festa que se originou na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.C.. Através dessa festa os gregos realizavam seus cultos em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção. Posteriormente, os gregos e romanos inseriram bebidas e práticas sexuais na festa, tornando-a intolerável aos olhos da Igreja. Com o passar do tempo, o carnaval passou a ser uma comemoração adotada pela Igreja Católica, o que ocorreu de fato em 590 d.C. Até então, o carnaval era uma festa condenada pela Igreja por suas realizações em canto e dança que aos olhos cristãos eram atos pecaminosos.

A partir da adoção do carnaval por parte da Igreja, a festa passou a ser comemorada através de cultos oficiais, o que bania os “atos pecaminosos”. Tal modificação foi fortemente espantosa aos olhos do povo, já que fugia das reais origens da festa, como o festejo pela alegria e pelas conquistas. Em 1545, durante o Concílio de Trento, o carnaval voltou a ser uma festa popular. Em aproximadamente 1723, o carnaval chegou ao Brasil sob influência europeia. Ocorria através de desfiles de pessoas fantasiadas e mascaradas. Somente no século XIX que os blocos carnavalescos surgiram com carros decorados e pessoas fantasiadas da forma semelhante à de hoje.

P/ Jornalista Silvio Rabelo

Fonte: http://www.brasilescola.com/carnaval/historia-do-carnaval.htm

6 | REVISTA MULTICULTURAL / JANEIRO 2010


Só imprima quando for necessário.

O PODER DAS FRUTAS

Peregrinação da Urna de Dom Bosco A peregrinação da Urna de São João Dom Bosco chega às 8h em Penedo, depois segue para Maceió (Igreja Catedral) e no mesmo dia vai para Matriz do Camaragibe. A peregrinação que está percorrendo o Brasil desde novembro de 2009 e vai até o próximo fevereiro de 2010, como parte de um trabalho dos membros da Grande Família Salesiana, presente em 130 países de seis continentes. A Igreja de Maceió afirma que a visita da Urna de Dom Bosco em nosso Estado representa um vigoroso estímulo de fortalecimento da adesão pessoal a missão que foi renovada a todas as obras e membros da Família Salesiana no Brasil e no mundo. A presença da Urna, diz, renova as energias para incrementar o empenho na ação permanente em prol da juventude, razão de ser da vida e da obra de Dom Bosco que também está em Maceió. Fonte: http://www.cadaminuto.com.br/noticia/2010/01/11/peregrinacao-de-dom-bosco-quepercorre-o-mundo-vai-passar-por-penedo-maceio-e-matriz

Quem em foi Dom Bosco?

"Que os jovens não somente sejam amados, mas que eles próprios saibam que são amados." "Sede bons cristãos e honestos cidadãos." S. João Bosco

São João Melchior Bosco SDB (em italiano: Giovanni Melchior Bosco), popularmente conhecido como Dom Bosco, (Castelnuovo d'Asti, 16 de Agosto de 1815 — Turim, 31 de Janeiro de 1888) foi um sacerdote católico italiano, fundador da Pia Sociedade São Francisco de Sales e canonizado em 1934. Padre católico apostólico romano, educador, desenvolveu a educação infantil e juvenil e o ensino profissional, sendo um dos criadores do sistema preventivo em educação. Dedicou-se também ao desenvolvimento da imprensa católica. É o fundador da Pia Sociedade de São Francisco de Sales (1859), conhecida por salesianos, co-fundador da congregação das Filhas de Maria Auxiliadora, conhecidas por irmãs salesianas e fundador da Associação Internacional dos Cooperadores Salesianos. Foi canonizado em 1 de abril de 1934 pelo Papa Pio XI, sendo o padroeiro dos jovens e dos aprendizes. Seu dia é celebrado em 31 de janeiro. Fonte: Wikipédia

Fruta deste mês: LARANJA

Propriedades: vitaminas A, B e C, flavonóides, ferro, cálcio, iodo, fósforo, potássio e selênio. Boa para: regular as taxas do colesterol ruim e ácido úrico, prevenir o câncer e auxiliar na redução do peso.

Esta fruta é riquíssima em vitamina C, que tem como principais funções auxiliar o organismo na resistência às infecções, formação dos ossos e dentes, cicatrização das feridas e queimaduras, dá vitalidade às gengivas, evita hemorragias e conserva a mocidade, enfim, reforça as defesas do organismo contra todas as agressões. A laranja corrige a excessiva acidez do organismo; é estimulante do sistema circulatório, combatendo a inflamação das veias; e ativa o trabalho das glândulas segregadoras de suco gástrico, facilitando, desta maneira, a digestão e funções intestinais. Aos enfermos de gota e diabéticos, recomenda-se esta fruta, pois é rica em sais minerais e substâncias neutralizantes, influindo favoravelmente na eliminação do ácido úrico.

Fonte: http://www.vitaminasecia.hpg.ig.com.br/laranjaorientacao.htm

DIVULGAMOS:

Lar Espírita Amor e Caridade Fundado em 18/02/1947 por Sr. René Salgado e hoje é dirigido pela Sra. Zezeuda Vasconcelos. Abriga hoje 16 internos. Reconhecido como de Utilidade Pública, pois não recebe subvenção de nenhum órgão governamental. Rua Frei Caneca n° 129, Centro - Carpina - PE CEP: 55819-230 Fone: (81) 3621-0879 Por Jornalista Silvio Rabelo REVISTA MULTICULTURAL / JANEIRO 2010 | 7


Jornalista Responsável:

Silvio Rabelo: E-mail: srrabelo@hotmail.com Fone: (81) 9213-4494

JUDITE BOTAFOGO x LAGOA DO CARRO

Um exemplo de Amor…

Foto: Marcelo Marona/ Divulgação

Judite Botafogo Prefeita Lagoa do Carro.

Silêncio não significa solidão nem liberdade, porque ambos estão indissoluvelmente ligados, mas os caminhos do silêncio podem nos levar às inúmeras interpretações do próprio silêncio, como: Eu sou da Lagoa A Lagoa é tudo Ela é meu mundo, pois aqui nasci...

Judite Botafogo – Recife / Nova Presença - 2003

Histó História de Lagoa do Carro Carro A cidade de Lagoa do Carro tem a honra de ter como Padroeira Nossa Senhora da Soledade, simbologia de Maria, que retrata a mãe solidária. Este ano comemora-se no dia 02 de fevereiro 271 anos de fé, onde a procissão caminha pelas principais ruas da cidade com milhares de devotos. É o evento religioso mais importante da cidade. Este município, além de sua vocação religiosa, tem como atrativo paisagístico a Lagoa Simbólica que nos retrata a origem do nome da cidade, a lenda relata que em certo dia, chovia muito e um carro de boi carregado de tijolos que passava próximo à lagoa, caiu e desapareceu. Após este fato, as pessoas passaram a dizer vou “A Lagoa do Carro”. Posteriormente passou-se a chamar de Lagoa do Carro, e atrelada a ela está a representação dos seus moradores, os Lagoense do Carro.

Fonte: http://www.gilbertogil.com.br/sec_livro_interno.php?id=21

A Tapeçaria é arte marcante em Lagoa do Carro

Bandeira de Lagoa do Carro

Uma cidade de lã e tramas. Assim pode ser definida Lagoa do Carro, na Mata Norte, a 61 quilômetros do Recife. O município é a prova concreta de que o artesanato é capaz de incluir localidades no mapa turístico do estado. E, mais ainda, virar o principal motor de sustentabilidade econômica da população. Sem a atividade, a cidade não teria outra alternativa de renda para seus moradores. Lagoa do Carro é um dos centros brasileiros de excelência na produção de tapetes tramados com lãs de carneiro. O rigor na execução dos desenhos, ricos em arabescos, florais e geometrismos, impressiona. Na entrada da cidade, as tapeceiras se revezam na associação da categoria. A Tapeçaria de Lagoa do Carro foi trazida para o município de Lagoa do Carro em meados de 1975 através da artesã Terezinha Lira, esta por sua vez aprendeu a técnica na capital e disseminou o conhecimento aos municípios Lagoenses do Carro.

Esta bandeira que o escudo é dividido em quatro partes, representa a história das origens de um lugar e tradições de um povo. Ao centro do escudo, dá-se a representação de uma aliança, simbolizando a união dos que fizeram (e dos que fazem) a região.

Perfil do Autor da Bandeira: Gilberto de Oliveira Melo, nascido no dia 10/07/65, Recife-Pe, com formação profissional em química industrial, onde trabalhou e fez vários cursos nessa área numa indústria do Grupo Votorantim. Mais informações sobre o autor: Gilberto Melo - Artista Plástico SECTD:seccultura@lagoadocarro.com Fone: 3621 8156 ramal 29 E-mail: gilbertomeloarts@gmail.com / Fone – 9430 8231

Fonte: Secretaria de cultura e turismo de Lagoa do Carro.

MUNICÍPIO DE LAGOA DO CARRO Evolução Histórica O município foi criado através da Lei Estadual nº 10.619 de 1º de outubro de 1991, desmembrado do município de Carpina. Administrativamente é formado pelo distrito Sede. Dados da Prefeitura Municipal Rua Antonio Francisco da Silva, 258 / CEP: 55.820-000 Fone: 621.8109 / 8156 / Fax: 621.8156 CGC: 40893778/0001-91

Fonte: Secretaria de Turismo Lagoa do Carro

8 | REVISTA MULTICULTURAL / JANEIRO 2010

Fonte: www.lagoadocarro.com

(sítio oficial)


2009

Só imprima quando for necessário. Somos responsáveis por cada árvore que é derrubada!

Um ano de muitas conquistas administrativas para o município de Lagoa do Carro.

A Prefeitura Municipal de Lagoa do Carro em 2009 trilhou passos dentro de suas secretarias informatizando-as, com o objetivo de atender a todos os Lagoenses do Carro com mais praticidade. Na educação obtivemos uma melhoria significativa, melhorando a infra-estrutura das escolas que foram recuperadas em 80 %, entregou a todos os alunos do ensino fundamental I; fardamento, merenda e a realização dos jogos escolares municipais em parceria com a Diretoria de Desporto; transporte escolar em perfeito estado para comunidade escolar, dentre eles aos alunos especiais e universitários. O Executivo através da Secretaria de Cultura, Turismo e Desporto, resgatou os principais eventos culturais da cidade, como a Festa da Padroeira em 2009 com toda uma estrutura voltada para melhor receber a todos os visitantes com atrações religiosas e profanas que abrilhantaram o maior evento da cidade. O Carnaval cultural voltado para os blocos de ruas com orquestras de frevos, valorizando os ritmos de Pernambuco, o São João com a valorização dos ritmos nordestinos, a comemoração cívica de 1º de Outubro emancipação Política, o 4º Festival da Cachaça e a 8ª feira do Tapete e neste calendário de eventos da cidade muito há de crescer. E ainda dentro desta secretaria temos: o projeto Esporte é Vida; leva para a praça da cidade no telão os jogos dos diversos campeonatos do estado e do Brasil e Todos na Praça com filmes para todas as idades.

NASF- Núcleo de Apoio a Saúde da Família

Na saúde os munícipios estão sendo assistidos através das Unidades de Saúde da Família (USF); 3 (três) na área urbana, 3 (três) na área rural, 2 (dois) Postos de Saúde de Apoio na zona rural, 1 (uma) Policlínica e 1 (um) Hospital na área urbana. Além do NASF- Núcleo de Apoio à Saúde da Família com Psicólogo, Psiquiatra, Fisioterapeuta e Terapeuta Educacional. O trabalho da saúde está voltado também às palestras preventivas em prol da saúde da mulher, com a implantação da Política da Saúde da Mulher.

A administração Educar Para Construir, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, atende às famílias carentes da cidade através dos programas sociais, mediante as várias ações que beneficiam a população: cursos de cabeleireiro, bordado, pintura em tecido, artesanato em palha de bananeira, renascença com o objetivo de levar um meio de gerar renda às famílias. Parceria com o Altino Ventura com realizações de exames oftalmológicos, a implantação da coordenadoria de apoio da 3ª Idade. Nesta gestão a prioridade é cuidar das pessoas e dos serviços públicos para melhor atendê-los e dar condições de qualidade de vida das crianças, dos jovens, dos adultos e o grupo da 3ª idade.

Fonte: Secretaria de Cultura e Turismo de Lagoa do Carro

FESTA DE NOSSA SENHORA DA SOLEDADE

25/01 A 03/02/10

Em

2010 na festa da padroeira, além da programação religiosa temos a profana recheada de atrações, no palco das Tradições os festejos tiveram início do dia 25 a 31 de janeiro de 2010, com um leque cultural de ritmos de Pernambuco recheados de: Forró Pé-de-serra, Cortejo de Maracatus, Banda de pífano, Orquestra Revoltosa, Mamulengo, Grupos locais Viajantes do Forró, Lula da MPB entre outras atrações. Além da valorização cultural a festa traz para o palco principal no dia 01/02 Ciranda e Coco de D. Del, Forró pé-de-serra Cravo e Canela, Sirano e Sirino, no dia 02/02 – Forró Gêmeos Show, Desejo de Menina, Forró das Maria e no dia 03/02 encerrando os festejos Batista Lima e Banda.

Fonte: Secretaria de turismo Lagoa do Carro / Wikipédia Um pouco sobre Nossa Senhora da Soledade

Nossa Senhora das Dores, escultura de Aleijadinho

Nossa Senhora das Dores (também chamada Nossa Senhora da Piedade, Nossa Senhora da Soledade, Nossa Senhora das Angústias, Nossa Senhora das Lágrimas, Nossa Senhora das Sete Dores, Nossa Senhora do Calvário ou ainda Nossa Senhora do Pranto, e invocada em latim como Beata Maria Virgo Perdolens, ou Mater Dolorosa) é um dos plúrices títulos pelos quais a Igreja Católica venera a Virgem Maria, sendo sob essa designação particularmente cultuada em Portugal.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Nossa_Senhora_das_Dores

REVISTA MULTICULTURAL / JANEIRO 2010 | 9


 Patrimônio Mundial — Unesco

 Patrimoni dell'umanità in Italia

Reggia di Caserta

REGGIA DI CASERTA O Reggia di Caserta (Palácio Real de Caserta) é um palácio barroco situado em Caserta, na região italiana da Campania. O edifício foi encomendado pelo Rei Carlos VII para servir de centro administrativo e cortesão do novo Reino de Nápoles, ao mesmo tempo que simbolizava o poder Real. O monarca quis dotar a Dinastia BorbonDuas Sicílias de uma residência à altura do Palácio de Versailles. O arquiteto eleito foi Luigi Vanvitelli, em cuja obra predominava o barroco nacionalista, muito próximo do Neoclassicismo. Vanvitelli também tomou a seu cargo o desenho do parque e dos jardins, além de dirigir as obras do palácio.

Fachada Norte do palácio e passeggio (passeio) monumental do parque.

Reggia di Caserta La Reggia di

Caserta, o Palazzo Reale di Caserta, è una dimora storica appartenuta alla famiglia reale della dinastia Borbone di Napoli, proclamata Patrimonio dell'umanità dall'UNESCO. Situata nel comune di Caserta, è circondata da un vasto parco nel quale si individuano due settori: il giardino all'italiana ed il giardino all'inglese. Il progetto si inseriva nel più ampio piano politico di Carlo III, che voleva spostare le principali strutture amministrative dello Stato a Caserta, collegandola alla capitale Napoli con un vialone monumentale di oltre 20 km. Questo piano fu però realizzato solo in parte; anche lo stesso palazzo reale non fu completato della cupola e delle torri angolari previste inizialmente.

Reggia di Caserta

O parque do Reggia di Caserta é um dos jardins Reais mais belos da Europa, rivalizando com os do Château de Versailles, do Palácio Real de Aranjuez ou de Peterhof. Não se destacam somente pelo seu desenho paisagístico, realizado pelo próprio Vanvitelli, nem pela qualidade das suas esculturas, mas também por serem o marco perfeito para o Real Sítio. O rei Vítor Emanuel III da Itália doou o palácio ao povo italiano em 1919. O edifício, em conjunto com os jardins e o complexo arquitetônico de São Leucio, foram declarados Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1997. Atualmente é um museu aberto ao público.

A sala do trono

Reggia di Caserta

A imponente Scala Reggia do palácio.

8 | REVISTA MULTICULTURAL / JANEIRO 2010 Percurso de àgua

Vanvitelli giunse a Caserta nel 1751 e iniziò subito la progettazione del palazzo commissionatogli, con l'obbligo di farne uno dei più belli d'Europa. Il 22 novembre di quell'anno l'architetto sottopose al re di Napoli il progetto definitivo per l'approvazione. Due mesi dopo, il 20 gennaio 1752, genetliaco del re, nel corso di una solenne cerimonia alla presenza della famiglia reale con squadroni di cavalleggeri e di dragoni che segnavano il perimetro dell'edificio, fu posta la prima pietra. Tale momento viene ricordato dall'affresco di Gennaro Maldarelli che campeggia nella volta della Sala del Trono. L'opera faraonica che il re di Napoli gli aveva richiesto spinse Vanvitelli a circondarsi di validi collaboratori: Marcello Fronton lo affiancò nei lavori del palazzo, Francesco Collecini in quelli del parco e dell'acquedotto, mentre Martin Biancour, di Parigi, venne nominato capo-giardiniere.

Facciata

Jardim Inglês

esterna della

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Reggia_di_Caserta

Reggia

10 | REVISTA MULTICULTURAL / JANEIRO 2010

Fonte: wikipedia


LIVRO: O VERBO DO AMOR

A simbologia da Flor de Lótus

Lótus é o símbolo da expansão espiritual, do sagrado, do puro.

A semente da Iluminação está sempre presente no mundo, e do mesmo modo como os Budas surgiram nos ciclos passados do mundo, também os Iluminados surgem no presente ciclo e poderão surgir em futuros ciclos, enquanto houver condições adequadas para vida orgânica e consciente. A pureza representada pela flor e até mesmo a associação à Buda, ocorre em alusão ao processo de germinação da flor que emerge de águas lodosas para a superfície e quando desabrocha mostra toda a sua beleza e força, abrindo as flores brancas imaculadas.

Fonte: http://www.viacapella.com.br/portal/lotus.htm

HAMLET x VIDA COTIDIANA

Livro que mudará o conceito de vida de cada um que o ler. O Verbo propõe o AMOR como chave fundamental para o fim de toda dificuldade humana.

“Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o que, com freqüência,poderíamos ganhar, por simples medo de arriscar.”

Hamlet é uma tragédia de William Shakespeare, escrita entre 1599 e 1601. A peça, passada na Dinamarca, reconta a história de como o Príncipe Hamlet tenta vingar a morte de seu pai Hamlet, o rei, executando seu tio Cláudio, que o envenenou e em seguida tomou o trono casando-se com a mãe de Hamlet. A peça traça um mapa do curso de vida na loucura real e na loucura fingida — do sofrimento opressivo à raiva fervorosa — e explora temas como a traição, vingança, incesto, corrupção e moralidade. William Shakespeare (baptizado em 26 de Abril de 1564 – 23 de Abril de 1616) foi um poeta e dramaturgo inglês, tido como o maior escritor do idioma inglês e o mais influente dramaturgo do mundo. Fonte: Wikipédia

Mahatma Gandhi No dia 30 de janeiro de 1948, o mundo perdia a presença física do líder pacifista indiano Mohandas Karamchand Gandhi, chamado o Mahatma (grande alma).

“O amor é a força mais sutil do mundo.” Mahatma Gandhi

Mas sua influência como representantemor da paz e nãoviolência se estende até hoje. Formado em Direito na Inglaterra, trabalhou na África do Sul e, em 1915, de volta a Índia, liderou o movimento de libertação de seu país, na época colônia do Império Britânico. Gandhi foi defensor do princípio da nãoagressão e da forma nãoviolenta de protesto.

Pacifistas do Mundo:

Sai Baba

"Se levantar a mão para servir, para ajudar, para consolar, para encorajar outro ser humano, você a estará elevando para Deus, porque Deus está em todas as pessoas."

Baghavan Sri Sathya Sai Baba, pseudônimo de Sathya Narayana Raju é um guru indiano. É considerado por muitos como um Avatar (encarnação numa forma humana de um ser divino). Fonte: Wikipédia

Chico Xavier

“ Viver é sempre dizer aos outros o quanto eles são importantes. Por que um dia eles se vão e ficamos com a nítida impressão que não amamos o suficiente.” ( Chico Xavier)

REVISTA MULTICULTURAL / JANEIRO 2010 | 11


BRASILEIROS NO EXTERIOR O Ministério das Relações Exteriores dispõe: www.centroculturalbrasileiro.org

O Centro Cultural Brasileiro – CCB é uma entidade apolítica, sem fins lucrativos que tem por objetivo divulgar a imagem do Brasil na Itália. Contamos com parcerias, convênios e apoio para torná-la auto-sustentável e independente. “A Luz está na transformação do pensamento; é o pensamento que edifica o Verbo, e o Verbo se concretiza.” ( Mafhithar » Grã-mestre Espiritual dos Cavaleiros da Luz )

Você é uma mulher brasileira. Hoje, na Itália, a maioria dos imigrantes brasileiros é composta por mulheres. São muitas mulheres ... com suas dificuldades e seus problemas, mas sempre com a disposição de vencer na vida e de assegurar melhores condições para si e para a sua família. Para começar, O MAIS IMPORTANTE É SABER QUAIS SÃO OS SEUS DIREITOS. Então, procure uma das seguintes associações, onde existem psicólogas e advogadas para lhe dar a melhor orientação: - Associazione NODI – I nostri diritti Borgo Pio, 15. 00193 – Roma Telefax: 06/ 6833688 e-mail: nodiserviziolegale@hotmail.com - Associazione Nazionale Volontarie Telefono Rosa Viale Mazzini, 73. 00195 – Roma. Tel: 06/ 37518261 – 62 Fax: 06/ 37518289 página web: www.telefonorosa.it e-mail: telefonorosa@libero.it - Associazione Progetto Diritti, Onlus Via Ettore Giovenale, 79. Roma Telefax: 06/ 298777 página web: www.progettodiritti.it e-mail: segreteria@progettodiritti.it Não hesite!!! Se estiver sendo vítima de maus tratos, procure o apoio dessas instituições. Fonte: http://www.consbrasroma.it/assistencia/carta.html 12 | REVISTA MULTICULTURAL / JANEIRO 2010

http://www.mte.gov.br/trab_estrang/Brasileiros_no_Exterior.pdf

Você Sabia? Tráfico de Pessoas

O tráfico de pessoas constitui hoje a terceira atividade comercial ilícita mais lucrativa, depois do contrabando de drogas e de armas. Fonte: http://www.consbrasroma.it DICAS IMPORTANTES

Se você conhece alguma mulher que seja obrigada a se prostituir, chame o número verde:

800.290 290

(Italia)

Fonte:http://www.consbrasroma.it/assistencia/index.

Revista Multicultural Brasil & Itália - Ano II - nº 6 - Janeiro 2010  

A Revista Multicultural Brasil & Itália é uma publicação mensal. Distribuída para um público bem maior que 30.000 no Brasil e no mundo.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you