Page 1


A vida me ensinou... A dizer adeus às pessoas que amo, sem tirá-las do meu coração; Sorrir as pessoas que não gostam de mim, Para mostrá-las que sou diferente do que elas pensam; Fazer de conta que tudo está bem quando isso não é verdade, para que eu possa acreditar que tudo vai mudar; Calar-me para ouvir; aprender com meus erros. Afinal eu posso ser sempre melhor. A lutar contra as injustiças; sorrir quando o que mais desejo é gritar todas as minhas dores para o mundo. A ser forte quando os que amo estão com problemas; Ser carinhoso com todos que precisam do meu carinho; Ouvir a todos que só precisam desabafar; Amar aos que me machucam ou querem fazer de mim depósito de suas frustrações e desafetos; Perdoar incondicionalmente, pois já precisei desse perdão; Amar incondicionalmente, pois também preciso desse amor; A alegrar a quem precisa; A pedir perdão; A sonhar acordado; A acordar para a realidade (sempre que fosse necessário); A chorar de saudade sem vergonha de demonstrar; Me ensinou a ter olhos para “ver e ouvir estrelas”, embora nem sempre consiga entendê-las; A ver o encanto do pôr-do-sol; A sentir a dor do adeus e do que se acaba, sempre lutando para preservar tudo o que é importante para a felicidade do meu ser; A abrir minhas janelas para o amor; A não temer o futuro; Me ensinou e estar me ensinando a aproveitar o presente, como um presente que da vida recebi, e usá-lo como um diamante que eu mesmo tenha que lapidar, lhe dando forma da maneira que eu escolher.

Rua Ceará, nº 1108, Shopping Boulevard 405, sala 24 - Pituba Salvador / BA – CEP 41830-451 CNPJ: 02.916.516/0001-06 Telefones: 71 3492-1010 / 3012-5916 / 9103-5846 Onde encontrar a revista Mosaico: Através do telefone: 71 3492-1010 Assinaturas: RS 70,00 (anual) – 06 (seis) exemplares Telefone: 71 3492-1010 E-mail: revistamosaico@ig.com.br Site: www.revistamosaico.com.br Diretora Geral Silvia Damasceno Diretora Financeira Dadi Damasceno de Araújo Jornalista Responsável Carlos Amorim – DRT/BA 1616 Fotografia Roberto Cunha bahiamoda@hotmail.com Textos Laurinete Gomes – DRT/BA 2981 lauragovao2@hotmail.com Revisão Carlos Amorim Elva do Valle Designer Daylane Rosário Colaborou nesta edição: Anavalda Oliveira Caroline Matos do Val Jucimara Rocha Mendes Laercio Guerra Garcia Júnior Marcos Juncal Tadeu Miranda Tiragem: 20.000 exemplares Impressão: Halley SA. Gráfica e Editora Os artigos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião da revista Mosaico.

Do gênio: Charles Chaplin

Todo e qualquer artigo aqui publicado não pode ser reproduzido total ou parcialmente. Cartas, dúvidas, sugestões e críticas: Endereço completo, RG e telefone devem ser remetidos para a Diretoria da Redação Mosaico Rua Ceará, nº 1108, Shopping Boulevard 405, sala 24 – Pituba - Salvador/BA – Brasil. CEP: 41.830-451. As cartas podem ser editadas em razão do seu tamanho para facilitar a compreensão. Errata O nome correto da estilista entrevistada para a editoria de personalidade da Revista Mosaico, edição 65 é Carolina Brasil e não Carolina Correia como publicamos.


sumário CURTAS

10.

Leite de alpiste Acabe com a flacidez na barriga

12.

Amendoim Alimentos para o bom humor

BEM-ESTAR

14.

Como aliviar o cansaço dos pés após o carnavaL

ESTéTICA

16.

Extrato de café é o novo aliado para perda de peso

22.

Solução para calvície

NUTRIÇÃO

18.

Abacate: muitos motivos para incluir a fruta em seu cardápio

38.

Raízes e tubérculos que fazem bem para a saúde

44. CAPA Aimée Madureira

CABELO

SEXO

24.

48.

Aprenda a arrumar o cabelo em casa

Alimentos que ajudam na vida sexual

COMPORTAMENTO

50.

Agora são os homens que aderem ao sobrenome de suas esposas

UNHAS

28.

Confira o que vai ser destaque para as próximas estações

SAúDE

20.

Conheça os alimentos à base de antioxidantes que ajudam a prevenir rugas

30. 42. 32.

Gordura do bem Rinite nem sempre significa problema alérgico GAROTA MOSAICO

PLáSTICA

36.

Cirurgia plástica em pacientes com tumor cutâneo

ECONOMIA

40.

Organize as finanças e faça o salário render

PERSONALIDADE

54.

Luan Santana

MUSICALIDADE

60.

Só Pra Contrariar

EVENTOS

66. 76.

Prêmio Medalha de Ouro Paradoxus Um espetáculo, uma exposição, um livro

68.

FESTIVAL DE VERÃO

72.

CARNAVAL

84.

LANÇAMENTOS


curtas

Leite de alpiste A semente virou febre nas dietas, tem ação diurética e pode auxiliar na prevenção das doenças A bebida é uma novidade no mundo da alimentação saudável. Trata-se de um alimento rico em nutrientes como proteínas e vitaminas do complexo B e E. Apesar de ainda haver poucos estudos sobre esse alimento, alguns especialistas afirmam que ele traz uma série de melhoras ao organismo. O leite de alpiste se destaca por seu poder anti-inflamatório natural, que ajuda no sistema imunológico e no equilíbrio das funções básicas do corpo. Ele ainda conta com ação antioxidante, que previne o envelhecimento precoce e também auxilia na manutenção do peso. O alimento é também um aliado no combate ao colesterol e diabetes, podendo reduzir a hipertensão e melhorar a tonicidade muscular.

Acabe com a flacidez na barriga

O problema é muito comum entre as mulheres. Um dos maiores responsáveis pela flacidez é o sedentarismo aliado à má alimentação. Confira nossas sugestões de como acabar com a flacidez na barriga. Alimentação: A nutrição é o principal fator a ser considerado. Dê preferência a frutas e verduras que funcionam como reguladores do intestino melhorando seu bem-estar. Consuma alimentos verdes, amarelos, frutas cítricas, grãos integrais, tomate, cenoura, folhas em geral, leite e peixes, os quais possuem antioxidantes que contêm vitamina A, C e E. Evite alimentos com alto índice glicêmico como massas e doces em geral. Colágeno: Contribui para fortalecer os tecidos e diminuir a flacidez. O colágeno pode ser encontrado em quantidade significativa na gelatina. Exercícios: Segundo especialistas, os exercícios mais indicados para perder a flacidez na barriga são os exercícios de força, resistência e alongamento, como a musculação, o body pump e a ginástica localizada.


curtas

Amendoim Aliado da boa forma

Seja para acompanhar a cerveja ou no pé de moleque, o amendoim é uma preferência nacional. Embora bastante calórico, o amendoim é um aliado da boa forma. Um de seus principais predicados é promover a sensação de barriga cheia e, além disso, é uma fonte de fibras que demoram mais tempo para serem digeridas, prolongando o efeito de saciamento. Pesquisadores da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) observaram ratos que o consumiam regularmente e chegaram a duas conclusões importantes: mesmo sem restrição de calorias, o amendoim ajudou a controlar o peso dos animais. Outro trabalho, dessa vez da Universidade Federal de Lavras (UFLA), em Minas Gerais, revelou que o amendoim dá uma acelerada de pelo menos 11% no metabolismo dos roedores analisados. Em seres humanos, outras pesquisas constataram que indivíduos com peso normal deixavam de beliscar a torto e a direito depois de se deliciarem com o amendoim. Vale lembrar que o recomendado de consumo é o equivalente a uma mão cheia, e que nem todas as formas de consumo do amendoim freiam o ponteiro da balança, então prefira os in natura.

Alimentos para o bom humor

Alimentos e sensações caminham juntos para os seres humanos. Conheça alguns dos principais alimentos que podem ajudar a melhorar e manter o astral. Chocolate: Além do açúcar, contém tirosina, substância que estimula a produção de serotonina e minerais importantes. Ela dispara a produção de endorfina e dopamina, neurotransmissores responsáveis pelo relaxamento. Aveia: Cereal que contém altas doses de triptofano. Além do aminoácido que auxilia o organismo a liberar a serotonina, também tem bons níveis de selênio, que colabora para a produção de energia. Banana madura: Contém duas substâncias que auxiliam o humor e que estimulam a produção de serotonina. Brócolis: Rico em ácido fólico, é importante para a liberação da serotonina. Além de garantir o bom humor, renova as células. Frutas oleaginosas: Auxiliam na diminuição do estresse por conterem um importante antioxidante, o selênio. Leite: Produz um efeito relaxante em toda a musculatura graças ao triptofano, que é o precursor da serotonina, mineral essencial para o bom humor. Pimenta: A pimenta de cheiro, a vermelha e a malagueta são as melhores para o humor. Sementes de abóbora e girassol: Ricas em triptofano, além de auxiliarem na manutenção do bom humor também ajudam a melhorar a qualidade do sono. Alface: Tem poderoso efeito calmante.


Bem-Estar

Como aliviar o

cansaço dos pés após o

carnaval

Depois de aproveitar a folia de Momo, curtir alguns dias de muita diversão sobre um salto alto, pulando e sambando, é hora de dar uma trégua aos pés. Eles são a base para sustentação de toda estrutura. E na hora da folia, se destacam e comportam o peso do seu corpo em um sapato confortável ou não. Confira algumas dicas que ajudam na revitalização da saúde dos pés Escalda-pés:

O procedimento costuma aliviar dores quase que instantaneamente. São vários tipos de escalda-pés para cada situação. E todos eles vão repor a energia que seus pés precisam. A terapia que usa água quente pode ser combinada com sal grosso e óleo de lavanda para ter efeito analgésico, aliviando dores e tensões. Podem tornar-se específicos com acréscimo de outros ingredientes que ajudam a turbinar seus efeitos de descontração. O método é simples, basta separar uma bacia com água morna, acrescentar uma xícara de sal grosso, pode colocar também ervas ou essências e deixe os pés descansarem por 15 minutos.

Massagens relaxantes

São movimentos suaves que ajudam a melhorar a circulação dos pés, promovendo o bem-estar e revigorando as energias do corpo como um todo, já que esta é uma das principais zonas de relaxamento do corpo. No mercado há massageadores específicos, como os de madeiras elétricos que geralmente funcionam à base de bateria ou eletricidade, e possuem diversos modelos que facilitam o uso, respeitando as necessidades de cada pessoa.

Hidratação profunda

O uso diário de cremes hidratantes ajuda a prevenir contra fissuras e ressecamento da sola dos pés e calcanhares. Agora, em casos extremos, vale uma hidratação ainda mais intensa. Quem deseja e necessita de uma hidratação mais profunda pode passar uma camada generosa de creme e envolver o pé com filme de PVC por cerca de 10 minutos. O processo acelera e intensifica a hidratação.

Para calos e bolhas

Para acabar com eles, o ideal é usar lixa para os pés, principalmente nas partes mais ásperas e sobre os calos após o banho ou depois de deixar os pés de molho por algum tempo. Mas atenção: lixas e buchas podem agredir a pele, por isso seu uso deve ser muito suave. Um esfoliante e um creme para hidratação podem ajudar a tratar os pés cansados. Priorize gel ou sabonete esfoliante de normal a grosso, já que a área dos pés requer esfoliação mais profunda. Depois da esfoliação, o ideal é passar um creme à base de ureia.

Sapatos confortáveis

Procure usar palmilhas em gel, pois elas são mais confortáveis e ajudam a descansar os pés. Para mulheres que não vivem sem salto, os melhores tipos são aqueles com plataforma, pois estabilizam o pé e têm um poder de amortecimento melhor do que os sapatos de salto alto. Já as rasteirinhas, ao contrário do que muitos imaginam, cansam a panturrilha e podem até causar lesões no tendão de aquiles. Para descansar, o ideal é usar um bom tênis, que já vem com sistema de amortecimento.

14 • revista mosaico


estética

Extrato de

café é o novo aliado para perda de peso A busca por produtos que ajudem a emagrecer faz parte do cotidiano de muitas pessoas que estão insatisfeitas com seu peso. Entre tantas novidades oferecidas no mercado, o café verde tem se destacado por ser um reforço na luta conta a balança. Estudos internacionais já mostraram que as cápsulas à base do vegetal são eficazes como forma complementar no controle das taxas de açúcar no sangue e na redução do peso. Na pesquisa, pessoas com sobrepeso ou obesas, que consumiram apenas algumas gramas de grãos de café verde por dia, perderam cerca de 10% do seu peso corporal. Feito com café in natura, antes de ser torrado, o café verde é rico em antioxidantes, ácidos clorogênicos, quinídeos, ligninas e trigonelina, substâncias responsáveis por seus benefícios ao organismo. Outras pesquisas apontam também que o produto de origem 100% natural é capaz de absorver a gordura que vem da alimentação, ativando assim o metabolismo. De acordo com pesquisadores, o grão do café verde tem mais cafeína que o grão torrado comum, por essa razão o efeito termogênico é maior, além de ter uma concentração maior de antioxidantes. O grão do café verde funciona da seguinte forma: aumenta a temperatura corporal acelerando o metabolismo e o gasto calórico, enquanto os oxidantes agem sobre os radicais livres combatendo o envelhecimento. 16 • revista mosaico

Outra propriedade do grão é a redução da liberação de glicose no sangue. O café verde tem duas vezes mais clorogênico, que diminui a absorção de glicose no intestino, inibindo a enzima glicose-6-fosfatase, que é responsável pela liberação de açúcares do fígado para a corrente sanguínea. Vale ressaltar que o café verde e outros produtos naturais devem ser consumidos com a orientação e acompanhamento de um nutricionista, para não cometer erros e efeitos contrários em utilizar de forma inadequada. Embora tomar as cápsulas de café verde seja eficaz, requer cuidados. De acordo com profissionais, antes de consumir a nova promessa emagrecedora é preciso estar saudável. Pessoas ansiosas, nervosas, hipertensas, que possuam hipertireoidismo, ou seja, magras, devem ter cautela e procurar um médico antes do uso. O produto também é contraindicado em crianças, idosos e gestantes. Outros casos ainda devem ser observados, como os de pessoas com depressão, gastrite crônica ou úlcera duodenal e problemas estomacais. Em pacientes com doenças neurológicas, o acompanhamento deve ser feito por um psicólogo. Dependendo do caso, o café verde pode ser ministrado entre 2 e 3 vezes ao dia, com 30 minutos de antecedência nas principais refeições.


nutrição

Sorvete de abacate

Abacate Muitos motivos

para incluir

a fruta em seu

cardápio

Jucimara Rocha Mendes Nutricionista - CRN5 5347/P

Durante um bom tempo o abacate foi o vilão de muitas dietas por ser uma fruta gordurosa. Pessoas que queriam emagrecer ou que precisavam diminuir as taxas de colesterol e triglicerídes retiravam essa fruta do seu cardápio. Porém, com o passar dos anos e com muitos estudos científicos, pesquisadores descobriram que apesar de ser uma fruta com alto teor de gordura, o alimento possui compostos e características que proporcionam benefícios à saúde dos indivíduos. A nutricionista, Jucimara Rocha Mendes, classifica o abacate como uma das principais fontes de gordura monoinsaturada, considerada de boa qualidade que ajuda na redução do colesterol e triglicérides, auxiliando na prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares. “Muito bom para quem tem diabetes, pois ajuda a equilibrar os níveis de glicose no sangue e é uma ótima opção de lanche porque promove saciedade e é rico em fibras”, explica. A profissional chama a atenção para seu alto valor calórico. “Esse elevado índice de calorias se justifica pela quantidade de lipídio existente, pois uma fatia de 100g tem, aproximadamente, 160 calorias”, frisa. Mesmo sendo calórico, o alimento apresenta uma fonte de vitamina A e E e minerais, como ferro, potássio, magnésio e cálcio. “Além de conter poderosos antioxidantes provenientes de vitaminas e minerais”, conclui. Para aqueles que desejam perder peso, pode ingerir a fruta sem medo porque ela auxilia no processo de emagrecimento devido ao seu teor de fibras, pois promove saciedade e contribui para o bom funcionamento do intestino. “O recomendável é comer uma fatia. Além disso é bom consumir na forma de vitamina ou shake natural”, sugere. O abacate também é um ingrediente coringa nas receitas de muitos culinaristas que usam a fruta em várias opções na culinária natural vegetariana e na tradicional. Pode ser servido cru ou cozido, embora cozido se torna amargo, mas sendo muito aplicado em saladas, lanches, entradas e pratos quentes. Você está acostumado a consumir o abacate amassadinho com açúcar ou na vitamina? Confira duas receitas que selecionamos para você variar seu consumo.

18 • revista mosaico

5 abacates 1/2 litro de leite, de preferência magro 1 xícara de açúcar 1 limão (suco)

Modo de preparo: Ferva o leite com o açúcar e deixe esfriar. Depois bata o abacate com o suco de limão, acrescente o leite já frio e bata novamente. Coloque no congelador por 2 horas, depois bata novamente e devolva ao congelador. Deixe por mais algumas horas e está pronto o sorvete.

Salada de abacate 4 abacates 400g de tomate 1 xícara (chá) de azeitona 2 colheres (chá) de orégano 1/2 limão (suco) 1 maço de salsinha ou coentro

Modo de preparo: Corte os abacates em cubos e tempere com limão e sal. Lave os tomates e corte-os em quatro partes e tempere com sal e orégano. Depois coloque todos os ingredientes numa tigela, regue com molho e misture delicadamente. Decore com salsa ou coentro.

Como fazer o molho: 1/2 xícara (chá) de creme de leite ou iogurte natural 1/4 xícara (chá) de leite 1 colher (sopa) de suco (sumo) de limão 1 colher (sopa) de queijo ralado 1/4 maço de salsa ou coentro Sal a gosto Bata todos os ingredientes no liquidificador até ficar um molho homogéneo.

revista mosaico • 19


saúde

prevenir rugas

Conheça os alimentos à base de antioxidantes que ajudam a

Quando se fala em beleza, as maiores queixas são as rugas. O mercado de cosméticos oferece muitos produtos e técnicas com promessas de sanar o problema. Mas antes de se submeter a qualquer procedimento, é importante entender que o processo de envelhecimento está ligado a fatores genéticos e ambientais. E com tendência ou não a rugas, a falta de cuidados com a pele pode acelerar o processo. Os profissionais revelam que a maior parte das alterações observadas na pele é decorrente do estilo de vida e não do envelhecimento fisiológico. Cigarro, estresse e exposição aos raios solares são alguns dos principais agentes causadores de rugas. A derme é responsável pela arquitetura e elasticidade da pele. Com o passar dos anos, a produção de fibras elásticas e colágenas diminui, o que reduz a sustentação da pele e causa o surgimento de rugas. Quando as substâncias essenciais para a saúde da pele estão enfraquecidas, a região, já sensível ao ambiente externo, sofre ainda mais. Pesquisas realizadas recentemente mostram que é possível amenizar as rugas com a ingestão de vitaminas e minerais, administrados com hábito regular de exercícios físicos. Com poderosas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, alguns ingredientes do cardápio podem combater os radicais livres, impedindo a deterioração das células sadias e devolvendo à cútis seu brilho e elasticidade naturais. 20 • revista mosaico

Cenoura Com função antioxidante, o alimento também é enriquecido de betacaroteno, principal precursor da vitamina A que é fundamental para o processo da renovação cutânea e pode ser encontrado em vegetais amarelos ou alaranjados, verduras com folhas verde-escuras, pêssego, gema de ovo, manteiga e fígado, além de ser capaz de melhorar a densidade e espessura da derme, combatendo a rugosidade e prevenindo as temidas rugas finas. Soja É um poderoso alimento que oferece inúmeros benefícios para a saúde e também para sua beleza. Ela contém isoflavonas, que atua da mesma maneira que o hormônio feminino estrógeno na pele. Com o envelhecimento e a perda de estrógeno, a pele vai ficando mais fina e sensível, o que colabora para o aparecimento das rugas. Aveia Fonte importante de silício, auxilia na estruturação da pele, minimizando o aspecto da celulite. Tem betaglucana, molécula que melhora a circulação sanguínea e dificulta a absorção da gordura pelo intestino. De quebra, ainda ajuda a eliminar as toxinas. Peixes Alimentos ricos em ômega 3, os peixes, como salmão e atum, são responsáveis pela hidratação e elasticidade da cútis. Por isso o consumo das iguarias deve ser de duas a quatro porções semanais. Linhaça e nozes Além de antioxidantes, a linhaça e as nozes são fontes de vitamina E, ômega-3, cálcio, magnésio, zinco e selênio, nutrientes que ajudam na desintoxicação das células. Tomate Fonte de um poderoso antioxidante chamado licopeno, o tomate é capaz de eliminar os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento das células, além de ser um eficaz protetor contra os danos causados pelos raios solares, deixando a cútis rejuvenescida e livre da flacidez. Uva A fruta é rica em sais minerais, tais como cálcio, ferro, fósforo, magnésio, sódio e potássio. A uva também possui vitaminas do complexo B e vitamina C. Outro componente abundante na casca da fruta e nos vinhos, em especial no tinto, é o resveratrol, que possui também ação anti-inflamatória, promovendo o efeito lifting na pele.


estética a calvície não prejudique a saúde de uma pessoa, ela pode ter um impacto significativo na autoestima.

SOLUÇÃO PARA

CALVÍCiE

Caroline Matos Do Val Artista Plástica da UFBA - Micropigmentadora

pigmento na camada subepidérmica da pele, visando a correção e embelezamento estético com resultado fosco. As agulhas e os pigmentos foram desenvolvidos especialmente para este fim, o que fez com que a técnica da tatuagem evoluísse, traduzindo um trabalho mais suave e delicado.

H

omens e mulheres que sofrem com a calvície, agora podem resolver o problema com a Micropigmentação Capilar ou MHT ™ (do inglês Micro Hair Tattooing).

Trata-se de um tratamento usado mundialmente, especializado na implantação de pigmentos específicos na camada subepidérmica, para obter uma simulação artística do cabelo. Esta técnica foi desenvolvida mediante a combinação de várias técnicas como micropigmentação/dermopigmentação, tatuagem médica/terapêuticas e técnicas tradicionais da arte da tatuagem. Na micropigmentação, usamos um aparelho chamado demógrafo, que introduz

22 • revista mosaico

A técnica escurece o couro cabeludo, reproduzindo uma imitação de folículos pilosos, sendo realizada de forma diferente dependendo das circunstâncias e preferências. As aplicações mais comuns de micropigmentação do couro cabeludo MHT ou dermopigmentação são as seguintes: fio a fio (curto, longo ou afro), sombreada, pontilhado (rapado ou raspado). No ciclo de vida do cabelo, aproximadamente 90% dos fios do couro cabeludo encontra-se em fase de crescimento, sendo que a duração é de dois a seis anos. O restante, 10%, encontra-se em fase de repouso, cuja duração é de, aproximadamente, dois a três meses. O cabelo cai ao atingir o fim dessa fase. É normal que caiam de 50 a 100 fios por dia. Sempre que um fio cai, ele é substituído por ou-

À medida que nós envelhecemos o crescimento dos cabelos tende a ser mais lento.

tro no mesmo folículo, dando origem a um novo crescimento. Os cabelos crescem, aproximadamente, 1 centímetro por mês.

A alopecia é a ausência total ou parcial dos cabelos, sendo que sua forma mais característica é a calvície. No homem, ela está localizada na região das têmporas (as entradas) ou no cimo da cabeça, podendo existir cabelo apenas nas áreas laterais e posteriores do couro cabeludo, onde o cabelo nunca se perde. Na mulher, afeta as zonas centrais do couro cabeludo. É importante notar que embora

A duração do procedimento de micropigmentação poderá variar entre 2 a 12 horas, sendo divido em sessões, dependendo de cada caso. O processo apesar de utilizar agulhas é totalmente suportável. É necessário que, entre 25 a 40 dias no máximo, o cliente retorne para uma revisão. Sua durabilidade poderá ser de até 2 anos, desde que se faça manutenções anuais quando necessário, variando de pessoa para pessoa e dependendo dos cuidados. Durante o período da cicatrização, de 15 dias, é preciso evitar mar, piscina, sol, banho quente e chuveiro, coçar e descascar. Pessoas que têm diabetes, HIV+, hemofilia, câncer de pele, alergias tópicas, urticária física (dermografismo), portadores de marca-passo, lúpus, anemia crônica, hepatite e queloide só poderão submeter-se ao procedimento com autorização médica.


cabelo

Aprenda a

arrumar o

CAbelo em casa

Especialistas ensinam técnicas corretas de colocar o bob e fazer touca

N

é muito utilizado nos salões para dar um ar mais natural aos cabelos. “Mas o que pouca gente sabe é que também dá para esticar as madeixas com o bob, pois o que vai determinar essa função é seu tamanho”, frisa. Outro fator que influencia o resultado final é o sentido que o bob é colocado nos cabelos. Se o desejo é por cabelos lisos, enrole mechas grandes e deixe os bobs na vertical. Para conseguir um ondulado marcado, coloque-os na horizontal; para definir os cachos escolha mechas finas e as prenda em diagonal.

Para você deixar os fios do jeito que quer mesmo quando estiver na correria, os experts, Márcia Carvalho e Luciano Lima, revelaram algumas dicas práticas. As técnicas escolhidas pelos profissionais são muito antigas, porém de resultados fabulosos: são os bobs e a touca. O primeiro acessório pode ser um dos seus aliados na busca de fios e penteados mais bonitos porque, dependendo de como forem usados, podem alisar, cachear, dar volume e ondular sem danificar o cabelo. “O bob de espuma médio ou pequeno oferece mais volume ao cabelo, já o maior tem a função de alisar o fio”, esclarece Márcia. O mercado oferece diversos tipos, do plástico ao silicone e da espuma ao velcro. A profissional salienta ainda que, apesar da ascensão do babyliss, o bob ainda

Basicamente o processo consiste em pentear os cabelos em volta da cabeça e colocar uma touca para prender os cabelos. Entretanto, tem um segredinho que o profissional revelou e que faz toda a diferença no resultado: “O segredo é não deixar o cabelo embolar no alto da touca para não deixar o cabelo amassado ou machucado. O ideal é fazer a touca com o cabelo seco. As mulheres que têm o cabelo liso também podem fazer, pois a técnica ajuda a deixar os fios mais alinhados”, ressalta. Outra dica do profissional é para quem tem cabelos ondulados ou cacheados. “O ideal é escová-los antes, pois assim potencializa mais seu efeito.”

Luciano Lima cabeleireiro

Márcia Carvalho cabeleireira

a correria do dia a dia, muitas mulheres deixam de arrumar os cabelos e apostam mais na produção relacionada à maquiagem e ao look. E então optam por praticidade: prendem os fios em um simples rabo de cavalo ou mesmo como um coque despojado por não ter tempo de fazer uma escova para deixá-los arrumadinhos.

A touca, também conhecida como nero ou rodinha, a depender da região do país, é outro curinga para arrumar o cabelo, porém o cabeleireiro Luciano sinaliza que para obter um bom resultado depende do tamanho da touca. “Para deixar os fios mais alinhados e uniformes, o mais viável é fazer a touca convencional, aquela sem grampos, pois esses marcam o cabelo”, explica.

Confira, a seguir, a melhor maneira de fazer as duas técnicas:

12 3 45 6 12 34 5

Passo a passo do bob: . Separe a parte frontal do cabelo; . Retire uma mecha da parte frontal em diagonal; . Aplique o fixador para dar volume, penteie os fios e vá enrolando com atenção para as pontas ficarem bem encharcadas, depois prenda o bob com um grampo. Nessa parte, coloque um bob maior para proporcionar mais balanço;

. Na parte lateral, coloque o bob com as pontas do cabelo para cima; . Na parte de trás, retire uma mecha grande de 2 centimetros na vertical e coloque o bob na posição vertical da direita para a esquerda; . Em outra camada de mechas repita o processo no sentido oposto.

Passo a passo da touca . Desembarace o cabelo; . Divida-o do lado convencional (o que costuma pentear) até o alto da cabeça, respeitando a nascente dos fios;

. Faça um giro, segurando o alto da cabeça para o cabelo não enrolar; . Continue girando todo o restante do cabelo e enrolando-o na cabeça; . Por fim, coloque a touca e gire no mesmo sentido que girou o cabelo.


1

Modelo Lenise Fonseca

2

3

4

depois

Passo a passo do bob

antes

antes

depois

cabelo

1

Passo a passo da touca Modelo Ana Milly Monteiro

2

5

4 6

5

3


unhas

Se você é adepta à onda das unhas decoradas, não se desespere pensando que ficará fora da moda. Continua a tendência para os desenhos florais, brilho, aplique de pedras, desenhos geométricos e desenhos com cores fortes. A temporada também permite você caprichar em um look mais vibrante com combinação das cores nude com os tons em pastel, o que permite ótimas combinações para a decoração, inclusive a meia lua e a francesinha colorida permitem uma pegada bem moderna usando as cores com tom mais claro.

Unhas

Confira o que vai ser destaque para as próximas estações

H

á mais de cinco mil anos, o hábito de colorir as unhas já fascinava as mulheres do Egito que utilizavam esmaltes feitos à base de goma arábica, clara de ovo, gelatina e cera de abelhas. Na época, a cor principal era o preto e a base de hena, entretanto com o tempo foi ficando mais clara e com tons de marrom claro. Milhares de anos se passaram, porém o fascínio de pintar as unhas continua, sobretudo pela variedade de cores e nail arts que o mercado oferece. E nessa cartela de tons, o branco volta esse ano para reinar em absoluto. “Mesmo não sendo preferência entre as mulheres, o branco esteve presen28 • revista mosaico

te nos principais desfiles de moda da Europa e está em evidência, tornando-se assim uma excelente aposta para a mulher moderna e antenada que gosta de inovar”, frisa a designer de unhas Catarina Vasconcelos. Ainda de acordo com a profissional, uma tendência forte que continua são os tons pastel. “Pode apostar sem medo nas cores como o rosa-bebê e laranja. Elas oferecem um ar romântico e ao mesmo tempo vivacidade às mãos”, explica. Dentro dos azulados temos o cobalto, o chumbo azulado, o petróleo, o azul royal, entre outros tons. Nos esverdeados incluem-se todos os verdes-escuros e claros, inclusive o verde-esmeralda. Entre os metalizados, o destaque continua para o dourado, prateado, chumbo e preto metalizado. As tonalidades mais apagadinhas também são destaques para as próximas estações, isso porque de acordo com profissionais esses tons prometem ficar o ano inteiro. Portanto abuse do nude que oferece um ar mais natural e singelo, ou se preferir deixe apenas com a base, que também dá um ar de unhas bem cuidadas.

E por falar em francesinha, tem mulher que não abre mão de jeito algum dessa combinação. “Elas continuam sim, mas o legal também é investir na francesinha reinventada, ou seja, ao invés de brancas as pontas das unhas aparecem coloridas em tons como rosa, preto e vermelho. É a chamada inglesinha. Outra opção é investir no colorido rente à cutícula, na parte superior da unha ou formando uma meia lua”, frisa. Tem gente que ao pintar as unhas dos pés e das mãos usa a mesma cor de esmalte para combinar e nunca varia. Para os profissionais até então nada demais, porém se você tem rejeição em usar diferentes cores que tal usar degradês e contrastes leves para quebrar um pouco a combinação? Mas se você não se sente atraída pela ideia, faça sua combinação sem medo, porque combinar a cor da mão com a do pé continua na moda.


Jucimara Rocha Mendes Nutricionista - CRN5 5347/P

saúde

Gordura DO

A

bem

lém de beneficiar a saúde cardiovascular, o azeite de oliva ajuda a manter o peso e previne o diabetes.

O azeite de oliva vem sendo muito consumido e estudado ao longo dos anos por seus excelentes benefícios que pode fornecer ao corpo humano. Os estudos estão mostrando que ele pode prevenir doenças, como o câncer, a doença coronariana e o envelhecimento. Dados recentes comprovam que, no Mediterrâneo, as taxas de mortalidade por câncer e doenças coronarianas vêm baixando devido à alta dosagem do azeite de oliva em sua alimentação. Mesmo diante de tantos benefícios é bom lembrar que o alimento ajuda a prevenir doenças, entretanto não pode curar. Mesmo oferecendo as propriedades e vitaminas que podem prevenir doenças e melhorar a pele, 30 • revista mosaico

o óleo proveniente das azeitonas deve ser consumido com moderação, porque o alimento é considerado bem calórico. “Cada grama da gordura tem 9kcal mais que o dobro dos carboidratos que oferecem 4kcal por grama”, indica a nutricionista Jucimara Rocha Mendes. A profissional salienta ainda que as gorduras que compõem o azeite são do tipo monoinsaturadas, que ajudam a diminuir os níveis de LDL (colesterol ruim) do sangue e aumenta o HDL (colesterol bom), equilibrando seus níveis nas artérias e prevenindo problemas cardiovasculares. O azeite está no topo da pirâmide alimentar, no grupo dos óleos e gorduras. “Substitua o óleo convencional pelo azeite para preparar temperos que serão servidos sem aquecimento, como molhos para saladas e carnes. Geralmente pode-se substituir outras gorduras, como manteiga e, dentre outros, óleo de soja”, sugere a nutricionista. O azeite Extra Virgem é o que possui maior qualidade. “Esse azeite apresenta pouca acidez (menos de 1%), origina-se da primeira prensagem das azeitonas e não passa por processos químicos. Por esse motivo é o que

possui mais antioxidante e, para preservá-los, deve ser consumido cru, como tempero de uma salada ou no pão, por exemplo”, frisa. Já o azeite Extra Virgem provém da segunda prensagem das azeitonas e mantém o sabor e aroma característicos. “Sua acidez chega a 2% e pode ser usado para refogar alimentos ou para regar assados.” O azeite de oliva sem denominação, por sua vez, é uma mistura de azeite virgem com azeite refinado com acidez alta e aroma desagradável. “Esse azeite pode ser usado para frituras e outras preparações com tempo de cocção mais longo”, sugere.

O uso do azeite é milenar, entretanto não se sabe com exatidão a sua origem. Ao lado da videira, a oliveira foi uma das primeiras árvores a ser cultivada há mais de 5.000 anos no Mediterrâneo Oriental e Ásia Menor. A palavra “azeite” provém do vocábulo árabe az-zait, que significa “sumo de azeitona”. Os fenícios, sírios e armênios foram os primeiros povos a consumi-lo, cabendo aos gregos e romanos levá-lo para a Europa e o Ocidente, permanecendo por séculos restrito aos povos do Mediterrâneo. No século XVI os espanhóis introduziram o azeite no Peru, Chile e México, e no século XVIII nos Estados Unidos da América. Sua importância, ao longo dos tempos, resultou das múltiplas utilizações que lhe foram dadas na alimentação, medicina, higiene e beleza.

Curiosidade

O azeite de oliva tem diferentes níveis de acidez e quanto menor for o índice melhor para a saúde. Por isso o mais indicado é o azeite Extra Virgem. Nessa opção, o azeite contém diferentes vitaminas. revista mosaico • 31


Tadeu Miranda - fotógrafo estudio@tadeumiranda.com.br (71) 3341-4372

Nossa Garota Mosaico desta edição, é Quéren Adriane. Aluna do curso de modelos do projeto Park Model. Meiga e educada, mostrou disciplina e determinação durante a série de testes em nosso estúdio, evoluindo a cada click. Entreguei-a aos cuidados de Andressa Esfinge e Lenna Carvalho que produziram a moça para esse ensaio realizado no Passeo Itaigara.


garota mosaico

Cenário: Shopping Paseo Itaigara Moda: By Lenna Moda Feminina (71) 3037-0812 Sapatos: Vila 51 (71) 3353-5750 Maquiagem e Cabelo: Andressa Esfinge (71) 9209-2055 Fotógrafo: Tadeu Miranda Auxiliar de Fotografia: Débora Monteiro Produção: Lenna Carvalho e Andressa Esfinge

A Mosaico quer descobrir você. Envie suas fotos com alguns dados para mosaico@tadeumiranda.com.br Você pode ser convidada para esse ensaio.


plástica Reconstrução plástica De acordo com o Dr. Laercio Guerra, algumas vezes são necessários procedimentos complexos de reconstrução cutânea após a retirada das lesões, que poderiam ser evitadas se a doença fosse detectada no início. A reconstrução cutânea é a parte final do tratamento, e pode ser realizada por diferentes técnicas de cirurgia plástica, desde um simples fechamento do local, sem deixar cicatrizes aparentes, até a rotação da pele adjacente, chamada de retalho. “Retalho é a transferência de um segmento de pele de um local para outro, mantendo-se um pedículo vascular. O retalho é sempre do próprio paciente. A escolha da melhor técnica para reconstrução das mais variadas lesões é feita pelo cirurgião plástico, que busca o método de reconstrução mais simples, visando restaurar a forma e a função da área afetada, sem causar sequelas no campo doador.” Nos casos de tumores extensos, a cirurgia plástica é aconselhável porque ela repara os danos causados pela retirada das lesões.

Cirurgia plástica em pacientes com tumor cutâneo Exposição solar, alterações orgânicas ou predisposição genética podem provocar o aparecimento de lesões cutâneas, de intensidade grave ou não. Esses tumores que acometem a pele podem ser benignos, como os nevus (sinais/pintas) ou malignos, como o melanoma. Os casos tipicamente benignos, por questões estéticas, podem ser removidos e as suspeitas devem ser encaminhadas para biópsia e avaliação. Já as lesões com aspecto maligno devem ser tratadas oncologicamente e a excisão deve ser feita com margem de segurança. O tratamento específico é determinado pela característica do tumor e sua localização. “Lesões maiores podem necessitar de internação e cirurgia sob sedação ou até mesmo anestesia geral”, comenta Dr. Laercio Guerra Garcia Júnior. 36 • revista mosaico

Diferentes técnicas reparadoras Para a reconstrução das variadas lesões, podem ser utilizadas técnicas de fechamento simples e primário do tumor, enxertia de pele, retalhos locais ou com parte de pele doadora distante da área a ser reconstruída. “A utilização de retalhos requer também conhecimentos de geometria, biomecânica-cutânea e anatomia facial (quando for o caso) que deverão ser combinados com senso estético, para que o resultado final seja satisfatório. Já a enxertia de pele é a retirada da pele de uma área doadora e sua transferência para a outra área receptora, recebendo nesse novo local o suprimento sanguíneo que garantirá sua integração.” Os expansores de pele também fazem parte dos métodos de reconstrução e visam, como o próprio nome diz, a expansão da pele para ser usada em um futuro retalho. “Isso é recomendado quando se necessita de maior quantidade de pele para determinado retalho proposto.” Em relação ao efeito obtido com a cirurgia plástica, a ideia é que se tenha sempre o melhor resultado com a menor sequela possível. “Para o sucesso da cirurgia é necessário que o paciente esteja em boas condições de saúde, com exames pré-operatórios normais e que respeite as orien-

Mesmo com todo avanço nas técnicas cirúrgicas, existem algumas situações específicas em que o tratamento cirúrgico não é o indicado. São os casos dos pacientes que apresentam alta morbidade com a cirurgia, ou seja, alto índice de complicação. “Geralmente são pacientes com doenças graves, acamados ou idosos, aos quais se devem pesar o risco-benefício de uma possível cirurgia. Para esses pacientes são sugeridos tratamentos paliativos que controlam as lesões”, finaliza o cirurgião plástico.

Laercio Guerra Garcia Júnior (CRM-SP 101.095) Graduado em medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro e residência médica em cirurgia geral pela mesma universidade e residência médica em cirurgia plástica pelo Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo. Possui título de especialista em cirurgia plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBPC). É integran-

Laercio Guerra Garcia Júnior cirurgião plástico - CRM-SP 101.095

tações e cuidados prescritos pelo médico no pós-operatório”, relata o profissional.

te do corpo clínico do Hospital Israelita Albert Einstein e do Hospital São Luiz, e já trabalhou com reconstrução plástica em pacientes vítimas de explosão e queimaduras em Angola. O seu foco de atuação engloba dermolipectomia de abdome ou abdominoplastia, lipoaspiração, lifting facial, otoplastia, mamoplastia redutora, prótese mamária, blefaroplastia, prótese de glúteo, cirurgia plástica pós-obesidade (dermolipectomia de braços e dermolipectomia de coxas) e atualmente dirige a Clínica Ephesus, em São Paulo. e-mail: www.clinicaephesus.com.br


nutrição Sugestão de receita saudável Bolinho de aipim

Raízes e

Anavalda Oliveira Nutricionista – CRN 3152

tubérculos que fazem bem para a saúde A depender da parte comestível da planta, as verduras e os legumes podem ser classificados também em raízes e tubérculos. A raiz é o órgão da planta encontrado abaixo da superfície do solo, e os tubérculos são caules engrossados nos subterrâneos. Esses “órgãos” de plantas são reservas de energia, boas fontes de carboidratos, vitaminas, minerais e fibras, e devem fazer parte da nossa alimentação diária por ser a principal fonte de energia para nosso organismo. A nutricionista Anavalda Oliveira ajuda você a conhecer e aproveitar o melhor de alguns dos principais tubérculos.

Aipim (mandioca) É uma raiz também conhecida como macaxeira ou aipim. É uma planta originária da América do Sul, e já na época do início da colonização europeia fazia parte da alimentação básica das culturas indígenas. A partir de então, essa raiz passou a fazer parte da alimentação diária da maioria dos brasileiros, sobretudo na forma de farinha, bolinhos e pirão. Rica em carboidratos, vitamina C e minerais como cálcio e fósforo, a mandioca é considerada altamente energética. Para cada 100g são aproximadamente 150kcal, e por isso é especialmente indicada para os estados de convalescença, desnutrição e também para desportistas e atletas. No entanto, não é recomendável a sua ingestão quando crua devido à presença de uma substância tóxica, o ácido cianídrico ou cianureto, que a torna intragável, mas por ser volátil se dilui durante o processo de torrefação, deixando de oferecer riscos à saúde.

38 • revista mosaico

4 xícaras de aipim cozido e passado na máquina 1 xícara de queijo branco passado na máquina Sal a gosto 1 colher de chá de fermento biológico 2 colheres de sopa de água morna Azeitonas pretas picadas (o suficiente)

Modo de preparo: Coloque o fermento para crescer com água morna. Misture o aipim, o queijo, o sal e, por último, o fermento já crescido. Modele os bolinhos e recheie com pedaços de azeitona. Asse em uma assadeira untada com óleo de milho e farinha integral.

Batata-doce É uma raiz originária da América Central e uma excelente fonte de betacaroteno, o que ajuda a evitar certos tipos de câncer. Apesar de seu gosto adocicado, a batata-doce tem um baixo índice glicêmico, o famoso IG. Isso significa que ele é digerido de forma mais lenta e, portanto, dá mais saciedade, auxiliando no combate à obesidade. É considerada também como o alimento dos atletas. Evite os preparos com óleo e sal e para aproveitar melhor seus nutrientes cozinhe-as com a casca. Assim você também desfruta das fibras. Adoce seu cardápio com o ingrediente de 2 a 3 vezes por semana e complete o prato com proteínas.

Sugestão de receita saudável Chips de batata-doce light

Modo de preparo: Deixe a batata de molho por 15 minutos em água gelada. Em seguida seque-as com o auxílio de um guardanapo. Leve-as ao forno convencional por 10 minutos ou até que os chips fiquem crocantes.

Inhame É um tubérculo que foi trazido para o Brasil das ilhas de Cabo Verde e São Tomé ainda no período colonial e se adaptou muito bem ao nosso clima. O alto teor de amido confere ao inhame a configuração de um alimento energético (100g de inhame contém 116kcal). Em termos medicinais é um poderoso depurativo do sangue, atuando na eliminação das impurezas sanguíneas que são excretadas através da pele, dos rins e dos intestinos. Além disso, fortalece o sistema imunológico, tem ação anti-inflamatória, auxiliando no tratamento de várias doenças como artrite, reumatismo e infecções. Para as mulheres o inhame atua aumentando a fertilidade e amenizando os sintomas da tensão pré-menstrual. O tubérculo, comum em supermercados, pode ser consumido cozido na forma de purês e sopas.

Sugestão de receita saudável Purê de inhame 750g de inhame Sal a gosto 1 xícara de cebolinha picada Orégano a gosto Azeite de oliva

Modo de preparo Quando a água estiver fervendo, coloque o inhame e o sal. Depois de cozido, amasse com um garfo ou passe no espremedor ainda quente. Verifique o sal, acrescente a cebolinha picadinha, o orégano e um fio de azeite de oliva. Deixe abafado até a hora de servir.

revista mosaico • 39


economia

organize as

finanças e faça o

salário render

Pesquisas recentes indicam que os brasileiros estão com o orçamento apertado e gastam quase R$ 1.000,00 por mês além do que ganham. Algumas fontes de estudo revelam que 37% dos lares têm dificuldade em pagar todas as despesas mensais. Para driblar a falta de dinheiro no final do mês, muitos recorrem ao cartão de crédito e outros ao cheque especial. Porém, desta forma, pode-se aumentar ainda mais as dívidas devido às taxas de juros altíssimas dos bancos.

perdendo o controle, enxugue os gastos desnecessários e organize as contas.

Segundo o economista Walter Gusmão Júnior, uma saída para não cair no vermelho é fazer um orçamento doméstico. “Essa é tarefa essencial para fazer seu dinheiro render mais. A receita do sucesso é anotar todas as despesas para ver o que é supérfluo e o que não é, e tratar de gastar menos do que se ganha.” Confira, a seguir, um guia prático para te ajudar a poupar mais.

Pagar à vista: Na hora da compra, se optar por dividir o valor em parcelas você acaba pagando juros desnecessários e que só levam o seu dinheiro embora. A melhor forma de comprar é à vista. Se não tiver dinheiro suficiente, guarde o valor da parcela mensalmente e, quando tiver o valor total, compre e pechinche um desconto. Na primeira você vai ver a diferença.

Fazer uma planilha: O único jeito de entender para aonde o seu dinheiro está indo é fazendo um balanço de gastos. A melhor forma de fazer isso é colocar tudo no papel e pensar. Para não ter erro, anote todos os gastos que fez em um mês. Nessa planilha deve entrar tudo, desde o cafezinho, condomínio e até supermercado. Você vai perceber que existem dois principais tipos de despesas: as variáveis e as fixas. Veja onde está

Cortar despesas supérfluas: Para não ficar de bolso vazio, é preciso cortar algumas despesas e, assim, ter dinheiro para poupar. Os primeiros cortes são as despesas supérfluas, aquelas que você não precisa, mas acha que merece. Por exemplo, não coma fora de casa durante um período e não gaste em liquidações para encher o guarda-roupa com peças que você não precisa.

Economizar sempre: Muita gente diz que não consegue economizar porque o salário é baixo, essa não é desculpa para não poupar. É preciso adaptar o padrão de vida aos rendimentos para conseguir poupar todo mês. Ter um objetivo: Não adianta nada querer economizar e parar de gastar se não tiver um objetivo. Pense: quais são seus sonhos? Essa é a parte mais gostosa de fazer a organização financeira: o desejo de realizar um objetivo. Faça uma lista com todos eles e ao lado quanto custaria isso em média. Depois de muito planejamento e organização, pode ter certeza que você vai conseguir o que quer. Evitar compras por impulso: Além desse exercício, deve-se controlar o uso do cartão de crédito, que pode ser utilizado desde que de forma moderada e dentro do limite do salário e não do banco. Reservar dinheiro na poupança: Pelo menos 10% devem ser reservados na poupança. E para te motivar a poupar, ofereça um rumo certo a esse dinheiro. Financiar um sonho da família ou pessoal, seja um investimento na carreira profissional, um carro, um imóvel ou até mesmo uma viagem, todos eles dependem de como é realizado o planejamento para atingir esses objetivos.


“A maioria das rinites tem cura, principalmente a medicamentosa e a irritativa. Todas elas têm tratamento. A rinite alérgica, a vasomotora e a do idoso, por exemplo, têm tratamento paliativo, mas não têm cura. É muito importante que você saiba que, apesar disso, é possível viver sem sintomas, como uma pessoa normal, pois basta tratá-las corretamente”, conclui o otorrinolaringologista.

Rinite

nem sempre significa

problema alérgico Especialista baiano lembra que o problema é considerado uma doença e afeta 40% das pessoas em todo o mundo Espirros constantes, coriza e coceira são alguns dos sintomas da rinite, tipo de inflamação que afeta quatro em cada dez pessoas em todo o mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Essa é uma doença que pode ser causada por vírus ou bactérias, embora seja mais frequente a forma alérgica. De acordo com o otorrinolaringologista Marcos Juncal, a infecção causada por essa patologia resulta na produção excessiva de muco, o que ocasiona o escorrimento do nariz, seu sintoma mais típico. De acordo com o profissional, a rinite se apresenta de várias formas. Os diversos tipos dessa enfermidade se apresentam em dois grupos: as de origem alérgica e as não alérgicas. 42 • revista mosaico

As do primeiro grupo são as mais incidentes hoje em todo o planeta, causadas por agentes presentes no ar e que atacam o organismo, como pólen, ácaro, descamação da pele de animais, entre outros. Já as não alérgicas têm causa mais frequente na anatomia das vias nasais. “Existem rinites provocadas por diversos fatores, como o uso de medicamentos no nariz, típicas das grandes cidades, e a vasomotora, que pode apresentar-se quando a pessoa fica nervosa ou sob cansaço e estresse. Mas existem tipos muito raros, como a rinite em gestantes, idosos e até em esportistas. Em todos os casos, os pacientes apresentam quadros de espirros constantes, ardor nos olhos e, em casos raros, vômito”, declara o médico.

men

Tra

O tratamento é baseado no tipo de rinite que o paciente apresenta. Às vezes são necessárias muitas tentativas para saber qual o melhor remédio para determinada pessoa. O médico lembra que existem várias opções e um alergologista vai achar aquela que melhor se adapta ao seu caso. Por esse motivo, a prevenção é fundamental.

ta

Marcos Juncal é mestre em otorrinolaringologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP), membro titular da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvi Cofacial, coordenador do programa de implantes auditivos do Hospital Santa Izabel e da Otorrinoclin, além de ser o pioneiro em implantes da Bahia no Norte e Nordeste.

to

Marcos Juncal Otorrinolaringologista

saúde


CAPA

Revista Mosaico: Você começou a carreira de atriz ainda na infância. O que te levou para essa profissão?

RM: Nessa novela você fez a personagem Rayanne que vivia no Complexo do Alemão, fale um pouco dessa experiência.

Aimée Madureira: Meu pai. Eu ficava muitas horas com ele na Globo vendo todo aquele mundo de “fantasia”. Eu me apaixonei pela produção de sonhos que ele fabricava e queria fazer parte daquilo ali de alguma maneira.

AM: Foi ótimo. Ela me mostrou o que é ser mulherão. Me deu amigos, experiência de trabalho e de vida, já que “vivi” uma personagem “favelada”, e que só mostrou que a favela – o Complexo do Alemão – é um lugar cheio de gente alegre, batalhadora e um lugar onde todos deveriam conhecer.

RM: Ser filha de Sérgio Madureira, um dos maiores produtores e diretores que a televisão brasileira já teve, influenciou na sua escolha? AM: Como disse na pergunta anterior, é de inteira responsabilidade do meu pai a minha escolha de ser atriz e futura jornalista. Ele me mostrou como é lutar e batalhar por um sonho através da sua carreira. RM: Falando nisso, seu pai faleceu há pouco mais de dois anos, o que mudou na sua vida desde então?

E

m 2012 ela deu vida à personagem Rayanne da novela Salve Jorge de Glória Perez. A atriz entrou para a trama por decisão da própria autora que havia gostado de sua atuação em O clone. Tem um fato curioso que marca a entrada da atriz nessa novela: depois de ver o primeiro capítulo, ela pediu um papel na trama ao seu pai, Sérgio Madureira, até então produtor de elenco da Globo. 44 • revista mosaico

RM: Você já fez muitos trabalhos na televisão, tem algum personagem especial que mais te marcou? AM: Eu fiz a Edith em Amor e revolução, no SBT, de Tiago Santiago. Foi uma novela que se passava na época da ditadura militar e minha personagem era uma estudante que lutava pelo Brasil. Eu me interesso muito sobre a história do Brasil, eu amei “viver” e experimentar aquela época tão difícil para o povo brasileiro.

AM: Mudou tudo. Eu era uma menina, me tornei uma mulher por causa disso. Nós só amadurecemos, infelizmente, na dor. E foi assim que a vida exigiu de mim aos meus 17 anos. Mas apesar de momentos de fraqueza e saudade enorme eu não desisti de lutar, principalmente pelo exemplo que meu pai me deu de vida e pela minha família que precisa de mim aqui na terra.

RM: Quais as maiores dificuldades na profissão?

A menina conversou pessoalmente com Glória Perez, que propôs uma personagem com seu próprio nome.

RM: Fale um pouco da oportunidade de trabalhar na novela Salve Jorge?

Contudo, a primeira participação de Aimée como atriz na televisão foi na novela Era uma vez, em 1998, com apenas 4 anos de idade. Desde então, participou de outras novelas, e já teve seu talento reconhecido ao vencer na categoria de Melhor Atriz Infantil do Prêmio Contigo! Conheça um pouco mais a história dessa jovem atriz.

AM: Sim. Não só pelas dificuldades dela, mas pela experiência que eu adquiri vendo meu pai trabalhando nisso. Mas não desisti.

AM: Glória Perez me convidou. Ela foi uma grande amiga do meu pai. Me deu um papel e disse que ele seria de acordo com meu desempenho. O que me fez mais feliz ainda porque eu era a filha do Sérgio Madureira que iria atuar. Ela foi uma querida! Considero e agradeço muito a Glória pela oportunidade.

AM: Concorrências, dificuldade de introdução e mesmo sendo filha do Madureira é difícil. Mas nada é impossível. RM: Por algum momento você pensou em desistir e seguir outra carreira?

RM: E no teatro, quando a veremos nos palcos? AM: Não sei. Não é algo que faria sem um bom texto e uma boa introdução na mídia. É algo que se dedica muito tempo e estudo, se não valer a pena para meu currículo, revista mosaico • 45


CAPA

tempo e financeiramente, não vou fazer só por fazer. Tenho que amar e me dedicar em primeiro lugar. RM: Já tem projeto fechado para este ano? AM: No momento estudar. Quero fazer minha faculdade e ver o que o destino me coloca no caminho. RM: Quando não está trabalhando o que mais gosta de fazer? AM: Cinema, praia, teatro, ficar com minha família e dormir. RM: Você se considera uma mulher vaidosa? AM: Sim e não. Às vezes me visto que nem “menino” com camisa, short e tênis. Mas às vezes me arrumo toda, depende do meu humor.

46 • revista mosaico

RM: Pratica alguma atividade física? AM: Sim, mas tenho preguiça. Vou sempre ao spa Maria Bonita e aprendi que tenho que cuidar da minha alimentação. Introduzi práticas da dieta higienista na minha vida. Como só comer frutas até às 12 horas ou não misturar carboidratos com proteínas, porque acelera a digestão. Além disso, eu caminho e faço alguma coisa na musculação. Mas adoro dançar e fazer spinning também.


sexo

alimentos que

ajudam na

vida sexual

o

sexo e a comida estão ligados intimamente pelo prazer que proporcionam, claro que cada um à sua maneira, mas ambos ativam a área do cérebro responsável por essa sensação.

Uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes contribui para a saúde de maneira geral. Porém, para melhorar a vida sexual vale investir em alimentos que prometem ajudar a libido. Alguns minerais, aminoácidos e vitaminas auxiliam no desempenho sexual, pois melhoram a produção de hormônios sexuais e agem como estimulantes. Entre os que vão mexer com a sua libido estão a banana, o chocolate e a pimenta. Os efeitos afrodisíacos vão desde o aumento da produção de hormônios do prazer até o auxílio na lubrificação vaginal. Pesquisas da Associação Americana de Diabetes comprovaram que o chocolate contém um composto chamado feniletilamina, um neurotransmissor estimulante e antidepressivo que libera as mesmas endorfinas desencadeadas durante o sexo e aumenta o sentimento de atração. Outros estudos indicaram que o cérebro de uma pessoa apaixonada continha quantidade de feniletilamina fora do padrão normal. Ou seja, quanto mais você come chocolate mais apaixonado e sexual você fica. Outro alimento que não pode ficar fora da lista é a pimenta. Sua ingestão gera reações fisiológicas no corpo como, por exemplo, transpiração, aumento da frequência cardíaca e da circulação sanguínea. Reações semelhantes ao do ato sexual. 48 • revista mosaico

De acordo com especialistas, a pimenta contém capsaicina, substância responsável por esses efeitos. O manjericão também é uma aposta certeira. Além de melhorar a circulação sanguínea também aguça os sentidos sexuais pelo aroma. Acredita-se que o aroma do manjericão estimula os instintos masculinos, deixando-os mais agitados. O manjericão tem ação desintoxicante, reduz a febre e o muco. Além de fazer um bem para a saúde como um todo, a erva melhora a circulação sanguínea. Existem relatos ao longo de toda a história da humanidade sobre o uso do vinho para melhorar o desempenho sexual. São muitos os indícios que sugerem que ele melhora a libido. O vinho é uma bebida que foi concebida pelos deuses com a finalidade de dar prazer. E no quesito sexo, ele aumenta os níveis de estrogênio, hormônios cuja ação está relacionada com o desenvolvimento de características femininas como a lubrificação vaginal. Morango, baunilha e canela também ganham destaque nessa lista. Assim como o gengibre, esse combo de delícias também provoca os desejos sexuais pelos sentidos olfativos. Talvez sejam considerados afrodisíacos pela tradição, já que o morango com chantilly é uma combinação sexy e os aromas de baunilha e canela também. Eles estimulam os sentidos, aumentando o desejo sexual.

Aposte também na banana, porque essa fruta ajuda a liberar um hormônio chamado serotonina, que vai melhorar o seu humor, acalmar o sistema nervoso e provocar sensações de felicidade. E tem um efeito colateral muito sexy, pois bananas contêm potássio, um mineral que aumenta a força muscular, elemento crucial para alcançar o orgasmo. Rica em magnésio, a fruta é importante também por promover a vasodilatação das artérias e aumentar o desempenho sexual. E finalmente, não menos importante, é o mel. Ele contém boro, um mineral que aumenta a libido, ajuda o corpo a utilizar o estrogênio e aumenta os

níveis de testosterona. Isso explica o nome “lua de mel” para o período de muito amor entre recém-casados. Na antiga Pérsia os casais tomavam “hidromel”, uma bebida alcoólica feita com mel todos os dias e durante um mês após o casamento. Daí o apelido para as noites seguidas de amor depois da noite de núpcias.


comportamento

Agora são os

homens

que aderem ao

sobrenome de suas esposas

Durante anos, a adoção do sobrenome do marido no ato do casamento civil parecia ser uma obrigação imposta pela sociedade. Com o passar do tempo e com a igualdade de direitos e deveres, homens e mulheres passaram a dividir praticamente tudo, como contas, afazeres domésticos, responsabilidades e sobrenomes. E com isso, um novo comportamento vem se tornando moda nos últimos anos. Longe do passado onde a mulher assumia o sobrenome do marido, hoje, muito frequentemente, homens e mulheres ou casais do mesmo sexo misturam seus sobrenomes. Um pioneiro muito antes de a tendência ganhar fama mundial foi o cantor e compositor John Lennon. Ao se casar com Yoko Ono, ele passou a assinar John Ono Lennon. Embora ainda incomum, o número de homens que adotam o sobrenome da mulher após o casamento aumentou. Uma década depois da mudança no Có50 • revista mosaico

digo Civil Brasileiro, que permitiu ao homem adotar o sobrenome da mulher em 2002, a prática vem se tornando comum. De acordo com dados da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP), em São Paulo, em média 34% dos casamentos são celebrados no civil com o noivo ganhando um sobrenome a mais. No ano passado, ainda de acordo com o órgão, 25% dos homens que se casaram no civil adotaram o sobrenome das mulheres. Na maioria dos casos, no entanto, há uma troca de sobrenomes: ele adota o dela e ela adota o dele. Antes da nova legislação, a adoção do sobrenome da mulher pelo marido era mais complicada, sendo possível apenas mediante uma autorização judicial. Outro levantamento realizado pela Central de Informações do Registro Civil (CRC) mostrou que, no ano da mudança, somente 481 homens aderiram ao sobrenome da mulher, enquanto 4.816 mulheres adotaram o sobrenome do marido. Já em 2013, dos 6.707 casamentos até então registrados na cidade, 1.027 homens aderiram ao sobrenome da mulher. Apesar de a tendência ter ganhado fama, há aqueles mais práticos que acreditam que mudança de nome não é sinal de amor e preferem continuar com seu sobrenome de solteiro. Essa foi uma decisão tomada pelo casal Agnaldo Ribeiro Sacramento e Valentina Dias Fontes. “Preferimos manter nossos sobrenomes de solteiro, porque acreditamos que nada é garantido nessa vida, casamos para dividirmos uma vida juntos, mas se os planos não derem certo, pelo menos estamos livres da burocracia na mudança da documentação. O que implicaria tirar o nome da carteira de identidade, do título de eleitor, da carteira de motorista, e dentre outros, do passaporte”, frisa Agnaldo.


Fotos: Maurício Antonio

Com agenda lotada de shows durante todo o ano de 2008, Luan não podia parar para entrar em estúdio e gravar um CD, então ele decidiu que o trabalho seria ao vivo e gravado em diversas cidades do Brasil por onde apresentava seus shows.

luan santana

D 54 • revista mosaico

eterminar quando a história do cantor Luan Santana começou é tarefa difícil. Ainda na infância ele chamava a atenção de toda a família com os acordes afinados das músicas sertanejas que não parava de cantar. O grande incentivador da carreira do artista foi seu pai. Aos 3 anos de idade Luan ganhou de Amarildo Santana seu primeiro violão. “Foi um presente de Natal. Coloquei embaixo da cama e bati na janela. Ele foi correndo e achou que era do Papai Noel”, salienta.

Com o sucesso das músicas desse CD, no ano seguinte ele foi convidado a participar da Festa do Peão de Barretos, na qual recebeu destaque da mídia especializada dessa cidade que o considerou um dos maiores exemplos de fenômeno da música sertaneja. Ao final daquele ano, a agenda de Luan fechou com a marca de 300 shows realizados pelo Brasil.

Atuando no segmento sertanejo, o cantor também ouve outros estilos. “Minha principal influência é a música sertaneja, mas escuto outras coisas. No meu Ipod, por exemplo, tem músicas de Taylor Swift, Bruno Mars, Coldplay, Nickelback e outros.”

Fotos: Fernando Hiro

Desde muito pequeno Luan já ouvia e cantava as músicas da dupla Zezé di Camargo e Luciano, Trio Parada Dura e de outros sertanejos das antigas. Os anos se passaram, mas o gosto musical não mudou. “Por isso não acredito que a música sertaneja seja moda. Para mim é um estilo que as pessoas gostam desde muito cedo”, diz Luan Santana.

Além de cantar, Luan também é compositor. “Geralmente faço as músicas em cima de situações que acontecem comigo ou com amigos meus. Por exemplo, a música Chocolate eu fiz depois que recebi uma carta de uma fã em que ela se declarava. Mas, em vez de escrever, ela colava o papel dos bombons como, por exemplo, você é o meu... e colou o papel do sonho de valsa”, revela.

Mais do que uma história de sucesso, o ídolo do sertanejo construiu uma carreira alicerçada no talento e determinação

Fenômeno das redes sociais Nessa trajetória, o artista se destaca por ser o cantor masculino mais seguido no Twitter, chegando a 8 milhões de fãs no Facebook e mais de 700 mil seguidores no Instagram. São aproximadamente 45 milhões de visualizações do vídeo atual de trabalho Tudo que você quiser no Youtube em 90 dias. Segundo o jornal O Globo, Luan Santana é o cantor mais influente no Brasil nas redes sociais. Nesse ano, o cantor estreou sua nova turnê O nosso tempo é hoje, adaptação do novo DVD gravado em Itú, São Paulo, em uma temporada no Citibank Hall São Paulo nos dias 21 e 22 de fevereiro. A estrutura irá percorrer todo o Brasil durante o ano.

Fotos: Gabriel Wickbold

Mas foi em agosto de 2007, na pequena cidade de Bela Vista, em Mato Grosso do Sul, que o pequeno cantor subiu no palco pela primeira vez. Na época, Luan não cantava profissionalmente, mas foi contratado para esse show devido ao sucesso que ele fazia nas rádios da região. A partir daí, sua agenda começou a ser dividida entre os estudos e os shows que começaram a ser marcados.

Suas influências

Fotos: Gabriel Wickbold

Com a insistência de amigos e familiares, aos 14 anos de idade Luan fez uma festa onde realizou sua primeira gravação. A principal música do repertório escolhido para aquele dia foi Falando sério, que até então era inédita e o carro-chefe nas suas apresentações.

Fotos: Gabriel Wickbold

personalidade


carnaval

Carol Castro

Bárbara Evans

ex-BBB Letícia

Wellington Muniz

afoxés que foram assistidos pelos foliões.

Felipe Tito Caio Castro Paulinho Vilhena

da paz e da alegria

Car naval

Fotos: Felipe Souto Maior / AgNews

Talita Pugliesi

58 • revista mosaico

É

diferente, é carnaval de Salvador. Foi o tema da festa desse ano que apresentou um convite ao público no sentido da valorização das singularidades do carnaval baiano. Sem dúvida alguma, o carnaval de Salvador é a maior festa de participação popular do mundo. Nesse ano a Folia de Momo aconteceu de 27 de fevereiro a 4 de março e atraiu mais de um milhão de turistas, segundo o site oficial do carnaval. Além dos três circuitos tradicionais Barra-Ondina/Dodô-Campo Grande/Osmar e Pelourinho/Batatinha, a festa contou também com o novo circuito chamado de Afródromo. Nesse espaço tiveram desfiles de blocos afro e

Houve também o carnaval nos bairros da cidade como em Cajazeiras, Itapuã, Periperi, Plataforma e Pau da Lima. Durante o evento, dezenas de cantores famosos desfilavam nos trios elétricos. Cerca de dois milhões de pessoas participaram da festividade que durou quase uma semana, mergulhando na música e na dança.

Confira a folia nos camarotes Camarote Skol Com uma sala de imprensa aconchegante e funcional, o Camarote Skol esse ano foi maior e com mais atrações. Recepcionou jornalistas de todos os lugares do país e também do exterior que realizaram a cobertura do carnaval de Salvador. Ocupando parte do Clube Espanhol, o Circuito Dodô/ Barra/Ondina proporcionou ao folião shows diários exclusivos e serviço de primeira qualidade, além de lounge com piscina e vista para o mar. Muitos artistas passaram por lá, como Bárbara Evans, a ex-bbb Letícia, Caio Castro, Felipe Tito, Paulinho Vilhena, Mirela Santos e Talita Pugliesi, entre outros.


carnaval

Marcelo Gomes

Marta Góes

Doda Guedes

Marta Góes Marta Góes Jussara Simões

Nelson Simões

Werles Pajero Marta Góes

Fotos: Kanal 00

Camarote Marta Góes Marta Góes

da paz e da alegria

Car naval

César Romero

60 • revista mosaico

Durante todos os dias de folia os convidados curtiram o “Carnaval da Arte” nesse espaço. A promoter e banqueteira, Marta Góes, recebeu personalidades e artistas a bordo do camarote. Um time de peso de estilistas e maquiadores cuidou da produção de Marta, o que arrancou elogios de todos os cantores que passavam pelos trios elétricos.

Artistas plásticos, como Leonel Mattos e Marcelo Mendonça, comandaram uma série de intervenções artísticas que chamaram a atenção do público no camarote. Enquanto Leonel pintou uma tela no calor da emoção da folia, Marcelo realizou pinturas corporais que vão se transformar em fotografias. As obras vão integrar um leilão que terá rendas revertidas para a caridade. A gastronomia continuou sendo o ponto de maior destaque do Camarote Marta Góes. As ilhas gastronômicas repletas de opções de pratos quentes e frios revigoraram todos os foliões ávidos pela grande festa.


carnaval

Ronaldinho Gaúcho

Fotos: Tatiana Pereira de Freitas

Ronaldinho Gaúcho

Kart Love

Peu Meurray

da paz e da alegria

Car naval

Peu Meurray

62 • revista mosaico

Camarote de Ronaldinho Foi um verdadeiro gol de placa no melhor estilo Ronaldinho Gaúcho. A estreia do camarote do craque no Carnaval de Salvador não poderia ser de outra maneira a não ser com muita animação, sofisticação e exclusividade. Durante cinco dias de festa, os convidados do ídolo curtiram a folia momesca no melhor ponto do circuito Dodô (Barra/Ondina) e ainda contaram com a presença do eterno R10, que também compareceu em dois dias da maior festa de rua do mundo. Com uma megaestrutura, o espaço contou com lotação máxima em to-

dos os dias de funcionamento, mas não abriu mão do conforto dos foliões que entraram totalmente no clima da Copa do Mundo com a decoração que homenageou os cinco títulos mundiais da Seleção Brasileira de futebol. E para deixar todo mundo resistente para curtir a folia, os convidados puderam saborear o rico e variado Barthô, além do diversificado cardápio de bebidas. Os foliões do camarote também tiveram animação garantida dentro do local, com diversos shows, como por exemplo a banda de arrocha Kart Love e o cantor Peu Meurray.


musicalidade

estão de

volta Eles Só Pra Contrariar comemora 25 anos de carreira com uma turnê que marca o retorno de Alexandre Pires

o

ano de 2013 foi de realização de um antigo sonho de Alexandre, que retornou ao Só pra Contrariar para fazer uma turnê. Motivado pela data, ano em que o grupo completa 25 anos de carreira, o cantor decidiu reunir os sete garotos de Uberlândia para uma comemoração. Para delírio dos fãs, a turnê será de dois anos e contará também com um registro em DVD. Canções consagradas pelo público e músicas inéditas irão compor o álbum.

Fotos: Divulgação

A banda se apresentou no palco principal do Festival de Verão de Salvador, e quando questionado sobre o tempo da turnê, Alexandre respondeu que considera uma turnê de “começo, meio e fim”, e que ela só vai durar até o verão de 2015. “Não existe chance de prorrogá-la. A gente se reuniu com o intuito de comemorar esses 25 anos da banda. Agora a minha prioridade é o SPC. Daqui a dois anos volto com minhas apresentações solo”, revela.

O caminho para a música Filhos do casal João Pires e Maria Abadia, Alexandre e Fernando Pires trazem nas veias o gene da musicalidade. Basta dizer que por duas décadas seu João e dona Maria Abadia fizeram parte de uma banda que sacodia os salões de baile não só em Uberlândia, onde os filhos vieram ao mundo, mas também por todas as redondezas do estado de Minas Gerais. Com pai baterista e mãe vocalista, o destino se encarregaria de levá-los pelos caminhos da música. Aos 13 anos de idade, Alexandre aprendeu sozinho a tocar o primeiro instrumento, o cavaquinho, esquecido em sua casa por um amigo da família. Nota vai, nota vem, logo executaria com maestria seu primeiro samba, Só pra contrariar, gravado à época

pelo grupo Fundo de Quintal. Lá está a inspiração para o batismo do grupo que seria responsável pelo boom do pagode na década de 1990. O grupo era liderado por Alexandre Pires, que então dividia a cena com o irmão Fernando, o primo Juliano e os amigos Serginho, Luisinho, Hamilton, Alexandre Popó e Luiz Fernando. E “só pra contrariar” quem acreditava que só se faziam bons sambas no Rio de Janeiro, o grupo, que começou fazendo bailes em sua cidade natal, rapidamente passou a lotar as casas noturnas onde se apresentavam em Uberlândia e nas cidades vizinhas.

O reconhecimento Não demorou para que as apresentações daquele time de Uberlândia rendessem a gravação do primeiro disco em 1993: Que se chama amor, A barata, Domingo e Outdoor tornaram-se febre nas rádios de norte a sul. Em 1994, a banda lançou seu segundo trabalho, que veio para confirmar o Só pra Contrariar como o maior grupo de samba romântico da década de 90. Hits como Primeiro amor, Você vai voltar pra mim e Essa tal liberdade renderam ao SPC a venda de mais de um milhão de cópias daquele álbum. O samba não tem fronteiras, terceiro disco do grupo, repetiu o feito dos álbuns anteriores, somando ao histórico dos mineiros mais uma coleção de hits. A lista de grandes sucessos do Só pra Contrariar ficava então mais extensa. E foi a partir dessa pouca modesta lista que em 1996 surgiu a ideia do primeiro registro ao vivo.

Gravado no antigo Palace, em São Paulo, o álbum lançado em CD e VHS foi o primeiro a ser produzido por Alexandre Pires. Mas foi com o disco lançado em 1997, também produzido por Alexandre Pires em parceria com Romeu Giosa, que o êxito do grupo quebrou todos os recordes. A fama de canções como Depois do prazer e Mineirinho renderam aos meninos de Uberlândia o World Music Awards, prêmio dado aos maiores vendedores de música do mundo. Foram mais de 3,5 milhões de cópias vendidas, que escreveram o nome do Só pra Contrariar como o maior recordista de vendas da indústria fonográfica brasileira. E não parou por aí! Tamanha conquista levou o SPC a gravar um álbum em espanhol, que emplacou nada menos do que 700 mil cópias em países hispânicos. No mesmo ano, 1998, chegou às lojas brasileiras o segundo VHS do grupo com imagens de shows em Buenos Aires, Montevidéu e São Paulo. Na sequência, o trabalho produzido em 1999 vendeu, já no seu lançamento, um milhão de cópias. O álbum que apresentou ao público Sai da minha aba e Interfone ganhou uma versão em espanhol, que veio acompanhada do convite de Gloria Estefan e de seu esposo, o renomado produtor Emilio Estefan, para que Alexandre gravasse um single com a música Santo santo. revista mosaico • 67


musicalidade

Esse é o

Só pra Contrariar Alexandre Pires: voz Fernando Pires: bateria e voz Serginho Sales: teclados Luisinho Vital: contrabaixo Hamilton Faria: saxofone Alexandre Popó: surdo Luiz Fernando: pandeiro Juliano Pires: percussão

O dueto com a cantora foi devidamente contemplado com uma indicação ao Grammy Latino ainda em 1999. Em concordância com a feliz trajetória da banda, Bom Astral foi o nome dado ao sétimo CD do grupo, que teve a participação especial de Jorge Ben Jor na faixa Balada da Noite. Um apanhado dos grandes sucessos do grupo, somado a regravações de outros intérpretes, compuseram o repertório do primeiro DVD do SPC. O trabalho contou ainda com as vozes de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Fábio Jr. e Leonardo. O álbum, gravado em abril 2001, seria o último registro do time com Alexandre Pires nos vocais.

Carreira solo Mesmo em turnê com o SPC, em 2001, Alexandre levou às lojas seu primeiro álbum solo em espanhol. Já sem condições de acompanhar todos os compromissos do grupo, o cantor deixou o SPC em 2002 depois de uma apresentação para mais de 14 mil pessoas em Nova York. No histórico do Só Pra Contrariar, Alexandre deixou seu nome em oito álbuns em português e dois em espanhol, alcançando nada menos que a ilustre marca de dez milhões de cópias vendidas. Entre 2001 e 2012, Alexandre gravou nove CDs e três DVDs nacionais, além de quatro álbuns voltados para o público latino. Seu último trabalho solo, lançado também em DVD, já dava uma prévia do que estava por vir. No momento mais emocionante do show, Alexandre dividiu o palco com o Só Pra Contrariar, em sua formação original, levando às lágrimas os fãs que presenciavam o tão esperado encontro.


eventos

Prêmio

Medalha de Ouro "O Prêmio Medalha de Ouro à Qualidade do Brasil, em sua 33ª edição, tem a missão de apresentar ao mercado consumidor produtos e serviços de superior qualidade, incentivando a qualidade, contribuindo com a dinamização dos negócios e promovendo empresas comprometidas com a satisfação dos consumidores nacionais e internacionais. Nossos principais objetivos estão concentrados no incentivo à qualidade, em todos os seus aspectos, promovendo o reconhecimento e estímulo para que toda empresa que se associa ao Prêmio Medalha de Ouro à Qualidade do Brasil continue praticando a qualidade e intensificando sua busca ou manutenção de qualificação total.” Delegada chanceler Maria Braga Soberana Ordem da Sociedade Intercontinental de Ciências Humanas Jurídicas e Sociais www.premiomedalhadeouro.com.br


festival de verão Jorge e Mateus

20 Verão 14

Festival de

Foi com a música Paz e amor que uma das duplas mais queridas do sertanejo nacional se apresentou no palco. Esbanjando talento e simpatia, Jorge e Mateus sentiram o carinho do público no festival vindo de diferentes estados do Brasil. Fãs de todos os cantos exibiram cartazes com declarações de amor com seus próprios nomes escritos, que Jorge fez questão de ler um a um.

Saulo O cantor Saulo Fernandes mostrou porque é o grande representante masculino do axé. Pela primeira vez no festival, desde que anunciou a carreira solo, o músico exaltou a Bahia em canções e participações especiais durante cada minuto do show.

reuniu o melhor da mistura de sons e ritmos na Cidade da Música

G

randes atrações nacionais e internacionais, mistura de estilos, novos elementos visuais e cenografia diferenciada. Foi assim a 16ª edição do Festival de Verão Salvador, que aconteceu entre os dias 29 de janeiro e 1º de fevereiro no Parque de Exposições. O maior evento anual da música brasileira reuniu mais de 60 atrações musicais, surpresas cenográficas e novidades que encantaram o público.

Além das atrações internacionais Ne-yo e da banda jamaicana The Wailers, grandes nomes do cenário nacional se apresentaram nas quatro noites de show. Frejat, Paralamas, Nando Reis e Maria Gadú trouxeram o pop rock que se misturou ao axé de Ivete Sangalo, Claudia Leitte, Saulo e Asa de Águia à percussão eletrizante da Timbalada e o arrocha de Pablo. Não ficaram de fora o sertanejo, o samba e o pagode, representados por ícones do gênero, como Luan Santana, Gustavo Lima, Jorge e Mateus, Só Pra Contrariar, Psirico, Harmonia do Samba e Grupo Revelação, além do forró dos Aviões. Mistura de sons no Palco Passarela Faculdade Maurício de Nassau O Passarela foi um dos espaços mais democráticos da cidade da música. Com novas dimensões, a estrutura ganhou mais espaço e novos elementos cenográficos que tornaram tudo maior e mais bonito. O palco

contou com 18 metros de boca de cena e 13.20 metros de altura e acolheu os fãs de rock, sertanejo e diversos outros ritmos. Atrações como Ju Moraes, NX Zero, CPM 22, Jorge Aragão, Vander Lee, Edson Gomes e MV Bill dividiram o espaço com o forró, samba, arrocha e axé. Tenda eletrônica foi um agito total Quatro selos temáticos de qualidade marcaram a programação da Tenda Eletrônica: We Love Brasil, Café del Mar, Hed Kandi e This is Punta. O espaço cresceu nessa edição, passando dos 900 metros quadrados anteriores para 1.200 metros quadrados dedicados à música eletrônica. E também recebeu uma seleção dos melhores DJs nacionais e internacionais da atualidade, que comandaram as pick-ups até às 4 da manhã e não deixaram ninguém parado. Evanave no Festival de Verão Para delírio do público, quem invadiu a arena foi a Evanave da banda Eva, com o músico Felipe Pezzoni à frente dos vocais, levando para o festival o clima do carnaval baiano. Planejado por Giuseppe Mazzoni, considerado um dos principais profissionais da montagem do entretenimento brasileiro, o palco motorizado apresentou estilo futurista e desenho arrojado, com painéis de LED e sistema de sonorização de alto desempenho.

Frejat O carioca Frejat fez questão de deixar clara a emoção de voltar à capital baiana. “Me enche de alegria e honra abrir a programação do Festival de Verão Salvador. Muito obrigado pela presença de vocês”, exclamou Frejat, no intervalo entre as primeiras músicas.

Gusttavo Lima O cantor mineiro Gusttavo Lima encantou o público com um show vibrante e eclético. Considerado um dos maiores nomes do Sertanejo, o músico passeou por canções que o acompanham desde o início da carreira, como Gatinha assanhada e Balada boa.

Ne-yo O rapper apresentou o show com hits que marcaram seus oito anos de carreira. Para apresentação na última noite do festival, o cantor e compositor trouxe as canções do seu mais novo trabalho, R.E.D, inspiradas em experiências pessoais. Também não ficaram de fora do repertório Let me love you, One in a million e Miss Independent, singles que estiveram nas mais altas posições da Billboard, publicação americana especializada em crítica musical.

Claudia Leitte A cantora chegou no parque recepcionada pelos fãs, que aproveitaram para fazer fotos com ela e pedir autógrafos. O show teve a participação do cantor Sam Alves, vencedor da segunda edição do programa The Voice Brasil e de cantoras baianas.

Os Paralamas do Sucesso A banda levou seu “espírito paralâmico” para encantar o público, apresentando canções que marcaram os 30 anos do grupo que nunca trocou de formação, caso único no Brasil. Na plateia, diferentes gerações acompanharam o show, que teve seu


festival de verão momento mais marcante quando o vocalista Herbert Vianna iniciou os acordes de Aonde quer que eu vá, sendo imediatamente surpreendido pelo público, que começou a cantar e bater palmas no ritmo da canção.

Ivete Sangalo A caminho do camarim, a musa do festival, presente em todas as 16 edições, foi ovacionada pelo público, que aproveitou para tietar a cantora, que distribuiu simpatia, atendendo o pedido dos fãs para fotos.

Asa de Águia Comemorando os 25 anos de carreira, Durval destacou a importância do festival para o calendário de festas do país e encantou o público ao convidar a cantora Margareth Menezes para dividir o palco. “Esse é um momento especial e existem marcas que ficam no coração”, afirmou ele.

Maria Gadú Fiel às inspirações que marcam sua carreira, a cantora Maria Gadú arrasou corações e botou o público pra vibrar ao som de canções dos seus dois últimos discos. Canções dos eternos “musos” Cazuza e Renato Russo também estiveram presentes no repertório.

Psirico Foi a bordo de uma moto Harley Davidson que Márcio Victor, vocalista do Psirico, subiu ao palco. Lepo-lepo, canção de trabalho da banda e uma das mais tocadas por outros artistas durante o festival, trouxe um dos momentos mais marcantes da noite: um telão que exibiu um vídeo com artistas e fãs cantando e dançando o hit que está cotado para ser o mais executado durante o carnaval.

Timbalada Sob o comando de Deny, a banda chegou com energia total. A apresentação também foi marcada pela presença de convidados especiais, como o arrocha da banda Asas Livres e Vina Calmon, nova vocalista da banda Cheiro de Amor.

Pablo Milhares se renderam aos passos do arrocha. O cantor Pablo, um dos maiores expoentes do gênero, encantou o público com os hits Fui fiel e Bilu bilu. Outras canções de trabalho do músico também foram presença garantida no repertório.

74 • revista mosaico


eventos

Paradoxus abre temporada de outono inverno 2014 No calendário de moda baiano, o lançamento da coleção de Outono-Inverno da Paradoxus marcou a abertura oficial da temporada. O coquetel, que aconteceu no dia 12 de março último no Shopping Barra, contou com a presença de Juliana Affonso Ferreira, que comanda a marca Isolda, ao lado da irmã Alessandra e da sócia Maya Pope, que foi prestigiar a empresária Regina Weckerle. Também esteve presente a madrinha do evento, a jornalista Paula Magalhães, além de clientes, socialites, artistas, estilistas, jornalistas e fashionistas.

Fotos: Paulo Sousa e Uran Rodrigues

A coleção com DNA da Paradoxus está repleta de sofisticação, sensualidade, glamour, modernidade e clássico. São referências selecionadas de tops as marcas como Isolda, Maison Revolta, Daslu, Kate Spade, Adriana Barra, Vitorino Campos, Martha Medeiros, Intensifyme, Cruise, Reinaldo Lourenço, Glória Coelho, Agilitá, Tempo 4 e Fabulous, entre outras.

Um espetáculo, uma exposição, um livro A Bofetada faz 25 anos com muita história pra contar A Cia Baiana de Patifaria inaugura uma exposição comemorativa dos 25 anos do espetáculo e também faz Temporada de Verão 2014, no Teatro ISBA, levando para a cena personagens como Fanta Maria, Pandora Luzia, Eleonora, Vânia e Dirce, que se revezam em três esquetes: O calcanhar de Aquiles de Mauro Rasi, O ponto e a atriz e Fanta e Pandora, ambos de Miguel Magno e Ricardo de Almeida. Centrada basicamente no tempo de comédia do ator, a peça tem uma comunicação direta com o público através de referências retiradas do cotidiano e muito improviso. Com Jarbas Oliver, Nilson Rocha, Alexandre Moreira e Lelo Filho que também assina a direção da montagem. Aos sábados e domingos às 20 horas até 30 de março.

Juliana Ferreira Regina Weckerle

Paula Magalhães Paula Magalhães Regina Weckerle

Michelle Marie

Juliana Ferreira


lançamentos

1

creme, shampoo e condicionador da Muriel Muriel apresenta cremes de tratamento sem enxague para cachos. As novidades são formuladas com o exclusivo Umid Active Complex, que une três conceitos que promovem hidratação, controle de volume e definição do ondulado desde a lavagem até a finalização do penteado. Preço sugerido: Shampoo Umidiliz Teen – R$ 7,20 Condicionador Umidiliz Teen – R$ 8,00 Creme de Tratamento Umidificante Sem Enxágue Teen – R$ 11,00

2

fragrância de Juicy Couture: Viva La Juicy Noir

3

ARCANCIL Oh My Maxi Blush

4

Gel Fixador NIGHT

5

esmaltes Coleção Nail Care

Desfrute o lado sensual na nova fragrância de Juicy Couture: Viva La Juicy Noir. Uma interpretação sedutora do original best-seller Viva La Juicy, Viva La Juicy Noir destaca as notas de frutas vermelhas maduras e suculentas, com acentos gourmand do perfume clássico e um toque de madressilva e sândalo. Preços sugeridos: 100 ml R$ 399,00 I 50 ml R$ 299,00 I 30 ml R$ 209,00

Arcancil lança Oh My Maxi Blush! O novo formato de blush, inspirado nos famosos doces parisienses “macaron”, é ideal para levar nas bolsas e clutches de quem não dispensa um look impecável, instantâneo e renovado a qualquer hora do dia ou da noite. Preço sugerido: R$ 70,50

O Gel Fixador Night modela e fixa o penteado proporcionando brilho intenso para os cabelos. Sua fórmula exclusiva garante excelente fixação e efeito molhado. Além do glitter que deixa os cabelos brilhantes e com um visual divertido. Contém fragrâncias suaves e pode ser encontrado nas versões Balance, Silver Moon e Dancing. Preço sugerido: R$ 4,00

Coleção Nail Care, se diferencia na fórmula 3 Free, ou seja, livre de formaldeído, tolueno e DBP por apresentar uma textura cremosa. Pode ser usado como “única camada” e sua secagem é muito rápida. É enriquecido com queratina, um ativo essencial para a estrutura das unhas. Preço esmalte: R$ 7,00

6

Fluido Reparador Nutricerat da Ducray Fluido Reparador Nutricerat da Ducray, marca francesa de produtos capilares com essência científica que traz em sua formulação uma associação de ativos, como a Manteiga de Ilipê e o Complexo Relipidizante, capazes de auxiliar na restauração e flexibilidade natural dos fios. Devido ao alto teor de agentes extraemolientes e lubrificantes promove cabelos macios e muito mais hidratados. Preço sugerido: Frasco 75ml: R$ 53,00

7

A Plástica Capilar MONOÏ RESTORE

8

Shower Gel Rejuvenescedor

9

Creme Depilatório Corporal Depil Shower

1 0

Espuma de Banho

A Plástica Capilar MONOÏ RESTORE traz toda sedução e beleza do Óleo de Monoï do Tahiti associado aos preciosos óleos de Argan, Ojon, Macadâmia & Semi di Lino. Juntos constituem um verdadeiro tesouro natural de benefícios, ricos em antioxidantes, ômegas 3, 6 e 9, vitaminas e lipídios. Uma verdadeira arma profissional no rejuvenescimento, recuperação e tratamento da fibra capilar danificada por processos químicos, físicos e naturais, evitando também danos futuros. Preço sugerido: Frasco 75ml: R$ 120,00

Elaborado com ativos orgânicos, esse sabonete líquido contém óleos voláteis, chamados óleos essenciais, que colaboram para o bem-estar físico e consequentemente rejuvenescem a pele. Preço sugerido: R$ 62,00

Desenvolvido especialmente para pernas, axilas e virilhas. Clinicamente avaliados por dermatologistas, foi comprovada a eficácia, garantindo uma depilação rápida e sem dor. Seus componentes ajudam a hidratar e proteger a pele. Preço sugerido: R$ 15,00

São potentes emolientes devido aos extratos de Avelã e Cupuaçu. Forma uma camada protetora e uma blindagem hidratante que impede que a região perca a umidade. Preço Sugerido: R$ 19,00


Revista mosaico ediçao 66  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you