Morasha97

Page 27

REVISTA MORASHÁ i 97

Mayer, deixando uma equipe para cuidar de sua coleção, depois transformada num museu aberto ao público em 1892. Lord Walter atuou no Parlamento britânico de 1899 a 1910 como membro do Partido Conservador, ao mesmo tempo em que se envolveu nas atividades da comunidade judaica, com ênfase no movimento sionista. Ele foi membro de diversas sociedades científicas mundo afora e deixou publicados dezenas de trabalhos nos campos da Biologia e da Zoologia. O Barão Walter Rothschild faleceu no dia 2 de agosto de 1937. Por trás do emitente e do recipiente da Declaração Balfour avultava a figura de um homem dotado de qualidades extraordinárias, o futuro primeiro Presidente do Estado de Israel, Chaim Weizmann. Ele nasceu no dia 27 de novembro de 1874, numa isolada aldeia chamada Motal, hoje na Bielorrússia, cuja população constava de 500 famílias cristãs e 200 famílias judaicas.

mãe estava sempre grávida, sempre amamentando uma criança. Ela deu à luz 15 filhos. Dizia que era esta a sua missão como mulher judia. Recordo-me do meu pai conduzindo as orações na sinagoga. Sua voz ainda ecoa em minha memória quando me sinto triste ou solitário”.

Lord Walter Rothschild

As casas naquele fim do mundo eram todas feitas de madeira, inclusive as duas sinagogas, a nova e a velha. A primeira era frequentada pelos mais ricos e a segunda pelos mais pobres. O pai de Chaim costumava rezar na velha, mas às vezes era convidado para a nova, onde atuava como chazan (cantor litúrgico). Em sua autobiografia, Weizmann assim se lembra dos pais: “Minha

Quando Weizmann tinha 11 anos de idade, a família se mudou para a cidade de Pinsk, perto da fronteira com a Ucrânia, que, aos olhos do menino, dava a impressão de uma grande metrópole. Ali fez o Ensino Médio e, em seguida, com um mínimo de dinheiro, foi estudar Química na Alemanha, depois na Suíça, e por fim com maior extensão na Inglaterra. Weizmann estava em Berlim, em 1896, quando ele e seus amigos tomaram conhecimento da publicação de um livro com poucas páginas, intitulado “O Estado Judeu”, da autoria de um jornalista de Viena chamado Theodor Herzl. Anos mais tarde escreveu: “A rigor, o livro não continha nenhuma

Lord Arthur Balfour em Jerusalém, em 1925

27

setembro 2017


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.