Page 1

>> CULTURA Brasil Colonial - Convento da Penha: O santuário mariano mais antigo do país

ARTE << Cor, luz e movimento com a capixaba Maria Beatriz Miranda

>> DIÁRIO DE BORDO Voando no topo do mundo: Expedição Nepal

VIVER BEM << Você já ouviu falar em “Ayurveda”? A Medicina Ayurvédica trata do corpo, mente e espírito


momento-es

EDI TORIAL E

ncerramos, com esta edição, o ano de 2013. A cada final de ano, cumprimos um ciclo, fechamos um círculo e assim renovamos o rito que nos permite, olhando para trás, recomeçar. Celebrando a alegria do Natal, nós nos preparamos para a entrada deste novo ano. Este é o momento para traçar novas metas, planejar, sonhar e manter a mente com o foco nas boas energias e boas vibrações. Para alcançar os seus sonhos em 2014, crie um objetivo e foque para que ele possa ser realizado, enfrente as dificuldades que aparecerem e, no final, valerá bem mais a pena. Sabe aquela mudança com que você tanto sonha? Que tal começar a criar novos hábitos para alcançá-la? É fundamental estar com a mente em ordem para conquistar o que se sonha. É hora de agir, de deixar o novo entrar, o momento é esse!

Da Redação. 6 MOMENTO ES | Ed 33

Novos objetivos


GUARDA MUNICIPAL ARMADA: MAIS SEGURANÇA PARA VOCÊ VIVER MELHOR.

Em Vila Velha, o combate ao crime também será feito com a Guarda Municipal Armada. A Prefeitura está colocando nas ruas mais de 80 guardas treinados segundo as normas da Secretaria Nacional de Segurança Pública. Eles vão atuar com equipamentos modernos, além de carros e motos, e vão dar apoio ao trabalho das Polícias Civil e Militar. A Prefeitura de Vila Velha também está instalando, em parceria com o Estado,  mais 100 novas câmeras de videomonitoramento. A cidade vai contar com 220 câmeras e uma nova Central de Videomonitoramento. Com essas ações, a Prefeitura trabalha para levar mais segurança para a cidade e assim você viver melhor.

danza

ANÚNCIO PMVV

vilavelha.es.gov.br Ouvidoria: 0800 283 9059


nesta

EDI

ÇÃO

>>16. CULTURA Brasil colônia é uma história de fé inabalável. O santuário mariano mais antigo do Brasil atrai milhares de turistas todos os anos. Grande parte do interior do Convento da Penha é revestido com madeira em cedro e o altar-mor, atualmente composto por mais de 200 peças feitas de 19 tipos diferentes de mármore, foi construído por volta de 1800, originalmente no estilo rococó.

>>24. ABSTRATO Para esta edição, o nosso colunista e artista plástico Kleber Galvêas fez um interessante paralelo entre THIERS VELLOZO e as LEIS IMORAIS. Boa leitura!

>>10. VIVER BEM Você já ouviu falar em “Ayurveda”? O termo, em sânscrito, significa “ciência da vida” e refere-se a um dos conhecimentos medicinais mais antigos da humanidade. Para o Ayurveda, doença é sinônimo de desordem. A Medicina Ayurvédica propõe uma visão integral do ser humano como um sistema dinâmico constituído de corpo, mente, emoções e espírito. Os benefícios também são identificados com os bebês. A partir de um mês de vida, eles já podem usufruir de todo o amor e cuidado transmitidos através do toque.

>>14. SIMPLES MENTES Terapia Gravitacional: Alivia dores de cabeça, pescoço e escápula, melhora as contraturas musculares cervicais, lombares e sacro-ilíacas, aumenta o fluxo de sangue para o cérebro, melhora a visão, favorece a concentração mental, favorece o retorno venoso, descongestionando as pernas, massageia naturalmente os órgãos pélvicos, previne celulite e melhora o estresse. Já ouviu falar? 8 MOMENTO ES | Ed 33

>>26. EM PAUTA Uma ação preventiva e há anos aguardada pela população. O Programa de limpeza e desobstrução de canal, desenvolvido pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (SEDURB), tem como objetivo ajudar a prevenir e/ou minimizar os estragos causados pelas fortes chuvas.

>>30. MODA Tendências para o inverno 2014 - Veja as melhores propostas que foram apresentadas nas passarelas e que prometem virar hit na estação fria.

>>34. ASTROLÁBIO Sobre tatuagens e vinho, com Caê Guimarães.


VIVER BEM


Ayurveda: a medicina tradicional indiana conquista o mundo Texto e Fotos Laiz Fidalgo

V

ocê já ouviu falar em “Ayurveda”?

se propõe a restabelecer a ordem. Para a maioria

O termo, em sânscrito, significa

de nós, o tratamento médico tem início quando

“ciência da vida” e refere-se a um

ficamos doentes. Um nível superior de cura

dos conhecimentos medicinais mais

equivale a eliminar as doenças antes que elas

antigos da humanidade. Desenvolvida na Índia

se manifestem”, defende a terapeuta ayurvédica

há cerca de 7 mil anos, a Medicina Ayurvédica

Elisa Gonçalves Diniz.

propõe uma visão integral do ser humano como um sistema dinâmico constituído de corpo, mente, emoções e espírito. Com ênfase na qualidade de vida, longevidade e prevenção de desequilíbrios (físico, psicoemocional, social e espiritual), essa abordagem vem ganhando

“A verdadeira percepção é a cura máxima para todas as doenças, físicas e psicológicas; porém, para compreendê-la, primeiramente temos que examinar a mente e suas funções. E devemos começar de onde estamos. A mente exerce a mais

cada vez mais adeptos em todo o mundo.

profunda influência sobre o corpo, e a libertação

Para o Ayurveda, doença é sinônimo de

contato com nossa percepção para atingir a

desordem. “Dentro do corpo, há uma constante

harmonia e expandi-la ao corpo todo. Esse

interação entre ordem e desordem. O homem

estado de percepção equilibrada, mais do que

sábio aprende a estar plenamente consciente

qualquer tipo de imunidade física, é capaz de

da presença da desordem em seu corpo e então

criar um estado mais saudável”, diz ainda.

do estado doentio depende de entrarmos em

Ed 33 | MOMENTO ES 11


VIVER BEM

Conhecendo melhor o Ayurveda A terapeuta explica que, segundo o Ayurveda, tudo no universo é formado por cinco elementos básicos da natureza: espaço ou éter, ar, fogo, água e terra. “Os indivíduos, inclusive, também são resultado dessa associação, e as diferentes proporções desses elementos serão determinantes no metabolismo, nos processos fisiológicos, na personalidade e até na estrutura física de cada pessoa”, afirma. A partir da combinação dos elementos, constituem-se os “doshas” uma espécie de DNA energético do indivíduo. “Trata-se de forças energéticas que atuam de forma complementar possibilitando todos os processos do corpo e da

mente. Porém, o desequilíbrio deles é a principal causa do processo de doença”, esclarece Elisa Gonçalves Diniz. Os seres humanos podem ser identificados em três grupos principais de doshas: Vata (predominância de éter e ar na constituição corporal e mental); Pitta (sobressaem-se os elementos fogo e água); e Kapha (água e terra prevalecem). A definição do dosha predominante no paciente e dos níveis de desequilíbrio são os primeiros passos na terapia ayurvédica. “Após uma consulta para determinar o biótipo natural e o estado atual em nível físico, mental e energético, o programa terapêutico inclui e direciona estilo de vida, alimentação, exercício físico, ervas medicinais, yoga, meditação e terapias corporais naturais de forma específica. O Ayurveda nos proporciona autoconhecimento, nos conectando com nossa verdadeira essência, fortalecendo uma rotina diária equilibrada e hábitos que se harmonizam com nosso biótipo”, ressalta a terapeuta.

Massagem ayurvédica: aliada do bem-estar Um dos pilares da abordagem ayurvédica reside na técnica de massagem, estimulando a integração entre corpo e mente. Por meio de toques profundos e do uso de óleos essenciais específicos, a lista de benefícios da massagem ayurvédica é extensa: estimula a circulação sanguínea, libera toxinas, alivia tensões físicas, fortalece o sistema imunológico, melhora a postura corporal, contribui para o equilíbrio da força mental, física e emocional, ajuda na concentração, além de aumentar a sensibilidade e a autoconsciência. 12 MOMENTO ES | Ed 33


Ayurveda: a medicina tradicional indiana conquista o mundo Cuidado especial também para bebês e crianças A partir de um mês de vida, os bebês também já podem usufruir de todo o amor e cuidado transmitido através do toque. A Shantala é uma técnica suave de massagem originária do sul da Índia que ajuda a acalmar o bebê, previne cólicas, fortalece vínculos afetivos, estimula o ganho de peso e o crescimento da criança, desenvolve a coordenação motora, entre inúmeros outros benefícios. A terapeuta Ayurveda Elisa Gonçalves Diniz ministra, no Estado, workshops sobre a técnica ao longo de todo ano. Os eventos são realizados conforme demanda e fechamento de turmas e acontecem no Revive Spa Urbano, em Itapuã (Vila Velha). A iniciativa tem como público-alvo mamães, papais, “casais grávidos” e demais pessoas interessadas no tema.

Agende já sua consulta Ayurveda Contato: (27) 99945-5313 Locais de atendimento: Vila Velha (Revive Spa Urbano – Praia de Itapuã) e em Vitória (Espaço Padma – Enseada do Suá) Serviços: avaliação de biotipo, massagem terapêutica, prescrição de florais, orientação alimentar, workshops de Shantala – técnica de massagem em bebês e crianças (on demand). Email: elisaterapeutaayurveda@gmail.com.

Ed 33 | MOMENTO ES 13


14 MOMENTO ES | Ed 33


CUL

TU RA


BRASIL COLONIAL: Convento da Penha, o santuário mariano mais antigo do país. Texto e Fotos Sérgio Coelho

Uma das mais belas e antigas construções do Brasil Colonial e o mais antigo santuário mariano do país, o Convento da Penha fica situado no alto de um penhasco com 154 metros de altitude. Tombado como patrimônio histórico cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1943, guarda uma história envolvendo a sua construção no mínimo curiosa ou, podese dizer, misteriosa.

E

specula-se que Frei Pedro Palácios

O Convento também é chamado

(natural de Medina do Rio Seco,

de

na Espanha) chegara à atual

Graça, porque nessa casa muitos

Santuário

do

Perdão

e

da

Prainha de Vila Velha em 1558,

se encontram com Deus e consigo

morou numa gruta que fica aos pés

mesmos. Tem em seu acervo a tela de

da ladeira do Convento e possuía um

Nossa Senhora das Alegrias, trazida

quadro de Nossa Senhora da Penha.

de Portugal no início do século

Esse quadro desapareceu três vezes,

XVI, e murais de Benedito Calixto.

e as três vezes o mesmo quadro foi

Construído

encontrado no alto do morro. As

em 1558 pelo Frei Pedro Palácios,

aparições da imagem no cume do

permite acesso pelo caminho de

morro foram consideradas como

pedras rústicas e margeia resquícios

uma indicação de Nossa Senhora

originais da Mata Atlântica, com

para se realizar a construção do

diversas

Convento da Penha ali, no local onde

animais silvestres.

sobre

espécies

um

de

rochedo

plantas

e

o quadro foi encontrado. Ed 33 | MOMENTO ES 17


CULTURA

História Em 1535, quando Vasco Fernandes Coutinho chegou ao Espírito Santo para colonizar e tomar posse das terras que lhe foram doadas por D. João III, Rei de Portugal, trouxe consigo sessenta homens em sua caravela “Glória”, e não consta dessa relação nenhum religioso. Segundo Maria Stella de Novaes, os mais antigos registros históricos encontrados sobre a presença de sacerdotes, no Espírito Santo, referem-se a João Dormundo, nomeado a 13 de janeiro de 1541, “com o ordenado, em cada ano, com a dita vigararia (de) quinze mil réis e duas peças de escravos resgatadas de sua roupa”. “O Alvará Régio dessa nomeação, com a referida data, é o primeiro documento sobre a paróquia do Espírito Santo e o seu primeiro vigário (NOVAES, História do Espírito Santo, p.20)”.

Foram os jesuítas, incansáveis na sua missão de catequizar índios, levantar templos, criar escolas e, enfim, apaziguar disputas entre colonos, os responsáveis pela implantação de uma cultura portuguesa, de base católica, e com toda a ideologia fortalecida na Europa, na Era Medieval, em terras capixabas. A Carta de Anchieta, datada de 1572 e dirigida ao Colégio de Coimbra, já falava da devoção a Nossa Senhora da Penha, em Vila Velha, no Espírito Santo, “numa ermida de abóboda que se vê longe do mar e é grande refrigério e devoção dos navegantes, e quase todos vêm a ela em romaria cumprindo as promessas que fazem nas tormentas” (Apud WILLEKE. 1974, p. 15).


BRASIL COLONIAL: Convento da Penha, o santuário mariano mais antigo do país.

O altar-mor, composto por mais de 200 peças feitas de 19 tipos diferentes de mármore

Arquitetura Em 1644, foi construída a nova igreja, transformando a capela existente em capelamor. Em 1651, anexo à capela, no topo da rocha, foi iniciada a construção do Convento. Era pequeno, servindo apenas para alguns moradores. Já em 1750, o convento foi remodelado e completado, ficando como o encontramos hoje. Grande parte do interior do Convento da Penha é revestido com madeira em cedro, tendo sido entalhado pelo escultor português José Fernandes Pereira entre 1874 e 1879. O altarmor, atualmente composto por mais de 200 peças feitas de 19 tipos diferentes de mármore, foi construído por volta de 1800, originalmente no estilo rococó, passando por restaurações em

1910 e novamente entre janeiro de 2009 e 17 de dezembro de 2011. A última restauração foi realizada com um fundo arrecadado pela Associação Amigos do Convento. A restauração seguiu dando prioridade a manter a originalidade no estilo. Quer participar e ser um dos amigos do Convento? Acesse http://conventodapenha.org.br/aacp para mais informações. Do Convento é possível se ter uma visão panorâmica de Vila Velha, Vitória, Terceira Ponte, Morro do Moreno, Mestre Álvaro e avistar ao longe o Oceano Atlântico. Ed 33 | MOMENTO ES 19


BRASIL COLONIAL: Convento da Penha, o santuário mariano mais antigo do país.

Estrutura

CULTURA

O complexo do Convento abrange uma área de 632,226 m², havendo uma série de outros monumentos atrativos, tais como a Gruta do Frei Pedro Palácios, que são formados pela natureza do monte onde fica o Convento, sendo que alguns historiadores afirmam ser a primeira residência do frei Pedro Palácios. Em 1562, ele construiu uma Capela dedicada a São Francisco de Assis, no local hoje denominado Largo do Convento (Campinho), e no final do século XX surgiram ainda o Museu e a loja de alimentos e pequenos presentes.

Gruta do Frei Pedro Palácios

20 MOMENTO ES | Ed 33

Vista da Prainha, em Vila Velha/ES


Ed 33 | MOMENTO ES 21


BRASIL COLONIAL: Convento da Penha, o santuário mariano mais antigo do país.

Festa da Penha Em 1573, já se praticavam romarias a Nossa Senhora da Penha, cuja ermida se avistava do mar. Como não poderia deixar de ser, foi o povo, com sua inabalável fé, que consagrou a devoção a Nossa Senhora da Penha, e a ela recorre em seus momentos de dores e alegrias, buscando a “Grande Mãe”, aquela que eleva do alto da montanha e que está ali, sempre no alto, para melhor o avistar e amparar.

CULTURA

A grandiosidade da Festa da Penha hoje, com suas romarias, missas e shows, atrai fiéis de todo o Espírito Santo e de fora do

22 MOMENTO ES | Ed 33

estado, que buscam no evento a renovação da fé. Uma multidão de fiéis e devotos de Nossa Senhora da Penha se reúnem todos os anos, no parque da Prainha, em Vila Velha, e após nove dias de festejos, o dia da padroeira do Espírito Santo é comemorado com demonstrações de fé e emoção por aqueles que foram ao local pedir graças e também agradecer.


Horários de Missas Participe das Missas celebradas diariamente no Convento da Penha. De segunda a sexta-feira 6h, 7h, 8h, 9h30min e 15h. Sábado 6h, 7h, 9h, 11h e 15h30min. Domingo 5h, 7h, 9h, 11h, 14h e 16h. Missa da Saúde (Campinho) 2ª quarta-feira do mês – às 15h.

Atendimento Secretaria Diariamente: das 7h30min às 17h. Tel.: (27) 3329-0420 Confissões Diariamente: das 8h às 11h e das 14h às 16h30min. Sala dos Milagres Diariamente: das 8h às 16h45min. Portão de Acesso De segunda a sábado: das 5h15min às 16h45min. Domingo: das 4h15min às 16h45min. Água Benta Existe também uma torneira que fica correndo água benta e que você pode encher a sua garrafinha de graça, mas só faça isso se você tiver devoção, porque a água não pode ser desperdiçada, nem jogada fora! Ed 33 | MOMENTO ES 23


ABSTRATO

Em 1967, providenciei documentos e fui para o Rio pegar carona em navio mercante brasileiro que ia para Barcelona.

N

o Banco Central, único câmbio operando naqueles dias de reforma monetária, fui surpreendido na boca do caixa. Norma baixada no dia anterior exigia que o passaporte apresentasse carimbo da Agência da Receita Federal, onde a última declaração de IR fora entregue, especificando quantos dólares poderiam ser comprados pelo portador. Não havia tempo de voltar a Vitória para cumprir a formalidade. Expliquei a situação ao gerente do Banco e ele então, examinando a própria consciência e a regra da sociedade que representava, autorizou a venda de U$ 420,00. A autoridade moral do gerente se sobrepôs à norma que orientava o caixa. Este, treinado para seguir instruções, não compreendeu a minha situação. Entregou o dinheiro, resmungando, pensando tratar-se de um privilégio. Se a razão 24 MOMENTO ES | Ed 33

não houvesse prevalecido sobre a letra daquela norma, eu teria perdido uma carona para a viagem de estudos de dois anos. Contei essa história para lembrar Luiz Adolfo Thiers Vellozo: advogado capixaba, fundador de A Gazeta, pensador original, cuja tese Inconstitucionalidade das Leis Imorais faz 100 anos em 2015. Ao publicar em 1915 o livro Sobre a questão de limites entre ES e MG, ele defendeu sua tese pela primeira vez. No ano seguinte, o presidente Wilson, em Mensagem ao Congresso Americano, fez referência ao princípio de que “toda lei imoral é inconstitucional”. Proposição defendida por Rui Barbosa, 1917, citando nominalmente Thiers Vellozo. A tese do capixaba foi discutida no 1⁰ Congresso Nacional de Direito Judiciário (Rio) e na 2⁰ Conferência Nacional de Desembargadores (Salvador). Entretanto, ela está quase esquecida.


Thiers Vellozo e as Leis Imorais Por Kléber Galvêas

Recentemente, juízes apontaram o mensalão como: “o maior crime já cometido contra a República”. Depois seguiram a letra de uma norma feita pelo próprio tribunal, propiciando defesa redundante de crimes expostos nos noticiários nacionais todos os dias, e acompanhados com vivo interesse pelo público, que formou opinião quanto à gravidade dessa questão de honra nacional. Esses Juízes, que abdicaram da autoridade moral que lhes é própria, nos decepcionaram, enquanto o brado forte retumbante do povo brasileiro contra a impunidade ecoa pelas ruas do País.

Hoje, se acolhessem a tese de Thiers Vellozo, a autoridade moral teria propiciado outro andamento ao julgamento do mensalão e não permitiria que furassem o partido # rede. Quando instituições criadas pelo homem (empresas, política, tribunais, Estado...), nascidos da sociedade, a ela se sobrepõem, configurase o crime político organizado. Conspirou-se contra a ética, moral e bons costumes, fazendo prevalecer a criação (a norma), sobre o criador (o homem).

A Momento ES leva até você o universo de conceitos diferenciados desse artista nato: o capixaba Kléber Galvêas. Com diversas telas produzidas ao longo da carreira, nosso colunista expõe traços de abstrato, retrospectiva, impressionismo e expressionismo, sendo que o artista ainda realiza um trabalho especial de restauração.


EM PAUTA Ação em Cariacica

Uma ação preventiva e há anos aguardada pela população, o Programa de limpeza e desobstrução de canal desenvolvido pela Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (SEDURB) se realiza em parceria com os municípios e já resultou no desassoreamento de dezoito mil metros de extensão de canais nos municípios de Vila Velha e Cariacica, respectivamente. Só no município de Cariacica, mais de duas mil carretas de lama foram retiradas dos canais.

O

s municípios que sofrem regularmente os efeitos da chuva em decorrência da falta de manutenção dos cursos d’água receberão ajuda por meio da disponibilização dos equipamentos, de acordo com as reais necessidades apresentadas em plano de trabalho à secretaria. A ação preventiva visa evitar e/ou minimizar os estragos causados pelas fortes chuvas e os danos que ela provoca, como destruição de estradas, imóveis comerciais e residenciais. A assinatura dos termos de cooperação técnica com as prefeituras visa à prestação de serviços com a disponibilização de equipamentos pesados, assim como apoio técnico

26 MOMENTO ES | Ed 33


Governo do Estado investe em programa de limpeza e desobstrução de canais para ajudar a prevenir estragos causados pelas chuvas Por Sérgio Coelho Fotos Assessoria de Imprensa SEDURB e operacional para limpeza e desobstrução de canais nos municípios, como uma forma de prevenção às épocas de fortes chuvas. O secretário da SEDURB, Iranilson Casado, informou que todos os municípios que sofrem com as consequências das chuvas podem ser beneficiados pelo Programa e que esta é uma ação emergencial e de prevenção. “Esta limpeza tem como objetivo retirar os sedimentos e lixos acumulados no leito dos canais, de forma a contribuir com a desobstrução dos locais, restabelecendo a seção de vazão existente”. Dentre os equipamentos disponibilizados estão: caminhão tanque, caminhão basculante, escavadeira hidráulica, motoniveladora, pá carregadeira pneumática, retroescavadeira, escavadeira de mandíbulo de arraste e conjunto moto bomba.

Municípios beneficiados inicialmente Os municípios beneficiados inicialmente pelo Programa são: Vila Velha, Cariacica, Serra, Aracruz, Fundão, Ibiraçu e São José do Calçado, e estão entre os mais afetados por alagamentos, inundações e enxurradas nos períodos de chuva. Para minimizar esses problemas, a SEDURB busca repetir o resultado já alcançado nos municípios de Cariacica e Vila Velha, que foram atendidos pelo projeto de limpeza e desobstrução dos canais e já tiveram os trabalhos encerrados. O Programa está preparado para atender todos os municípios do Estado que sofrem as consequências das fortes chuvas. Ação em Vila Velha

O Programa O Programa de limpeza e desobstrução de canal foi desenvolvido com o intuito de ajudar a prevenir desastres naturais em épocas de fortes chuvas, tendo como principal objetivo restabelecer a vazão dos canais por meio da limpeza e desobstrução dos mesmos. Os primeiros municípios começaram a ser atendidos em abril de 2013, e os resultados já são percebidos.

Para participar do programa, o município deve entrar em contato com a SEDURB e apresentar um plano de trabalho descriminando os locais que necessitam de limpeza. Uma das obrigações da Prefeitura para ser atendida pelo Programa é possuir um local de ‘bota fora’ desses rejeitos devidamente licenciado.

Ed 33 | MOMENTO ES 27


EM PAUTA

Governo do Estado investe em programa de limpeza e desobstrução de canais para ajudar a prevenir estragos causados pelas chuvas Desobstrução A proposta de limpeza e desobstrução dos corpos hídricos inclui as bacias hidrográficas que não possuem obras estruturantes contratadas ou em andamento. As intervenções, a princípio, serão nos trechos de canais que não possuem quaisquer revestimentos (canal aberto) e que oferecem condições de receber equipamentos mecanizados em suas laterais.

Municípios com o programa em andamento: Aracruz, Santa Tereza, Itarana, Marilândia, Santa Maria de Jetibá, Ibitirama, Viana, Marechal Floriano, Domingos Martins, Guarapari, Ibiraçu, Serra, Fundão e São José do Calçado.

Resultados: Município de Vila Velha

Município de Cariacica

No município de Vila Velha, foram realizadas ações de desassoreamento em mais de oito mil metros de extensão de canais no município com investimento superior a R$ 2 milhões para locação de equipamentos apropriados. Os trabalhos foram iniciados em abril e já foram concluídos.

No município de Cariacica, os resultados não foram diferentes. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saneamento Habitação e Desenvolvimento Urbano (SEDURB), investiu cerca de R$ 1 milhão na locação de equipamentos apropriados para realização das ações de limpeza e desobstrução em mais de dez mil metros de extensão de canais no município, de acordo com as informações da secretaria de Serviços e Trânsito de Cariacica.

As ações de desobstrução e limpeza foram realizadas nos seguintes locais: 2.800 metros do Canal Jardim Marilândia, 860 metros do Canal Cobilândia, 1.500 metros do canal Novo México, 200 metros do Canal da Costa, 500 metros do Canal do Congo e 2.250 do Canal Guaranhus, entre os bairros Darly Santos e Portal das Garças. A ação totalizou oito mil metros de extensão, de acordo informações da (SEMMA). De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Vila Velha (SEMMA), foram retirados dos canais 57.230 metros cúbicos de resíduos nas ações de desassoreamento em Vila Velha. A quantidade de resíduos retirada a 1900 carretas de 30 m³ de resíduos.

Durante os trabalhos, que se iniciaram no mês de maio e se estenderam por três meses, foram recolhidos dos canais materiais como: garrafas, pneus, sacolas, sofás, geladeiras, além de muita lama. A quantidade de resíduos retirada equivale a 2000 mil carretas de 30 m³ de resíduos. As intervenções aconteceram nos seguintes locais: 8 metros do Canal Jardim de Hala, 1800 metros do Canal Rio Marinho, 2500 metros do Canal de Nelson Ramos, 200 metros do Canal Jardim Botânico, 40 metros do Canal Vista Mar, 3320 metros do Canal de Sotelândia e 400 metros do Canal de Vista Dourada, totalizando 10.338 metros limpos.

Importante: Conscientização Popular Para que o Programa de limpeza e desobstrução de canal tenha uma continuidade de sucesso ajudando a evitar que a população seja atingida pelos estragos causados pelas fortes chuvas (vias públicas destruídas, água suja adentrando a casa, permitindo assim a proliferação de doenças, danos 28 MOMENTO ES | Ed 33

materiais que ela provoca como destruição de casas, imóveis comerciais e residenciais), é de extrema importância a colaboração e a conscientização da comunidade que pode ajudar evitando o descarte de materiais, detritos e/ou entulho nos canais.


MODA

Por Juliana Morgado www.julianamorgado.com.br

Tendências para o inverno 2014 Desfile Animale no São Paulo Fashion Week Inverno 2014. (Crédito: FFW)

30 MOMENTO ES | Ed 33


Veja as melhores propostas que foram apresentadas nas passarelas e que prometem virar hit na estação fria.

Tule Ilusion Uma das apostas das passarelas da maior semana de moda brasileira, o São Paulo Fashion Week, é o tule. E as apostas são os modelos onde o nude é usado embaixo do tule, passando a sensação de que a mulher está nua, o que justifica a expressão “Tule Ilusion”. A técnica serve para sustentar as peças e dar a impressão de que estão flutuando no corpo. O tule simula fendas e vazados e aparece também no meio de tricôs e rendas e bordados como se os detalhes estivessem aplicados sobre a pele.

Desfile Samuel Cirnansck no São Paulo Fashion Week Inverno 2014. (Crédito: FFW)

Pied-de-poule

Pied-de-Poule no desfile da Colcci – São Paulo Fashion Week – Inverno 2014 (Crédito: FFW)

A estampa pied-de-poule, que traduzida do francês quer dizer “pé de galinha” por lembrar pegadinhas de galinha, é clássica. Uma de suas características é essa espécie de xadrez pequeno. Ela também pode ser chamada de pied-decoq, ou pé de galo, se os grafismos forem maiores. Ela é usada em tecidos grossos, como o tweed, e não é difícil de combinar, principalmente se for menor. A estampa em preto e branco pode valorizar ainda mais o look com um tom de elegância acompanhada de cores mais vibrantes, como vermelho e azul.

Ed 33 | MOMENTO ES 31


MODA

Beleza A tendência para o inverno 2014 é a pele natural. A dica é deixar para trás o visual muito montado. Com a febre dos BB, CC e DD Creams, o ideal é deixar a pele cada vez com menos aparência de maquiada e mais jeitinho de bem cuidada. Opte por produtos leves e de cobertura suave. Se sua pele exigir correção extra, experimente fazer uma misturinha de hidratante, corretivo líquido e base. Osklen, Animale, Tufi Duek, Reinaldo Lourenço, Glória Coelho e Acquastudio apostaram na “cara lavada”. Mais Informações: www.julianamorgado.com.br

Beleza do desfile da marca Tufi Duek no backstage do São Paulo Fashion Week (Crédito: FFW)

Juliana Morgado é modelo, estudante de jornalismo e apaixonada pelo mundo fashion. Assina o editorial de MODA da MOMENTOES e leva até você as novidades do mundo da moda. 32 MOMENTO ES | Ed 33


PROMOÇÃO SUPER KIT BIEL

Armário Biel 4 Portas, Cômoda Biel e Berço Cama Júnior Você leva esta linda

Cadeira de Amamentar com puff e balanço!

GRÁTIS

100% MDF

R$

1.699 00 ,

À VISTA

www.balaozinhovilavelha.com.br Av. Jerônimo Monteiro, 1352, Loja 01 Centro - Vila Velha - ES Tel: (27) 3063-0072/3063-0039

Show Room de Móveis Infantis

Av. Jerônimo Monteiro, 1351, Loja 03 Centro - Vila Velha - ES Tel: (27) 3075-4540

Centro

*Fotos ilustrativas. Promoção válida enquanto durar o estoque. Nos reservamos o direito de corrigir possiveis erros de digitação.

Vila Velha Ed 33 | MOMENTO ES 33


ASTROLÁBIO

Tatear o vácuo, a elipse e seus laços. Tatuar o espaço. E deixar que os rabiscos formem arquiteturas efêmeras na impermanência. Traficar afetos acondicionados em pequenos gestos. Sorver da taça o tinto, a verdade inebriada e indistinta. E se é de tinta o vácuo, a tatuagem e a carícia, que o traço seja vasto. Seja sapê e alabastro. Sólido. Tangível. Insólito. E crível. Também.

34 MOMENTO ES | Ed 33

Por Caê Guimarães caeguimaraes7@gmail.com


Ed 33 | MOMENTO ES 35


AR

TE

A

s telas de Maria Beatriz Miranda provocam o prazer de ver, de admirar e de partilhar os seus quadros, cujos formatos são comuns e já fazem parte do universo cognitivo. Derivam de recortes perfeitos

da natureza, paisagens, abstratos, metrópoles e possuem portes alterados, assim como suas composições: óleo e acrílico sobre tela, texturas variadas como massa, limalha de ferro oxidado ou até mesmo pó de café. Com as cores, ela cria tons muito tocantes e nos leva ao bem-vindo concerto da criação. A arte comove e não é sempre que se veem obras e telas de estilo próprio demonstrando versatilidade e criatividade como as dessa discreta artista plástica capixaba, nascida de uma família de vários pintores, que descobriu ainda na infância a sua grande paixão.


Cor, Luz e Movimento Texto e Fotos Sérgio Coelho

Influências Para alcançar um estilo único, além da herança

cultural Manferrari Hotel - Contagem –

familiar, Maria Beatriz sofreu influências de

Minas Gerais.

muitos artistas até chegar ao seu próprio estilo composto por riqueza de luzes e cores vivas, características de seus trabalhos. Sua formação acadêmica na Faculdade de Belas Artes de Salvador (Bahia) e na escola de arte visuais no Rio de Janeiro (Parque Lage) embasou seu aprimoramento para participar de diversas semanas de artes no Espírito Santo e no exterior. Dentre as mais importantes, podem ser citadas: Carning House Galey - Londres- Inglaterra; Casa do Brasil - Madri- Espanha; Uccla- União das Cidades capitais - Lisboa – Portugal; Texnonotiorie – Athenas - Grécia; Masp - Museu de Arte de São Paulo - São Paulo; Espaço

A última exposição da artista no Estado intitulada “Terra Capixaba” foi realizada no shopping Boulevard e retratou momentos e lugares do Espírito Santo. “Um trabalho detalhado

e

encantador”,

afirmou

Joseane Carmo, uma dentre tantas outras visitantes na exposição. Outros locais que já receberam as telas da artista são: espaço cultural do Ematra - TRT- Espírito Santo; Assembleia Legislativa – Espírito Santo; Tribunal de Justiça – Espírito Santo; Aliança Francesa – Espírito Santo e Espaço Cultural do Tribunal de Contas – Espírito Santo. Ed 33 | MOMENTO ES 41


Cor, Luz e Movimento Uma história de superação e realização Quase trinta anos se passaram, e o amor pela

que realiza. “Hoje costumo dedicar cerca de

arte tornou-se mais que uma profissão, porém

8 horas do meu dia à pintura, com muito

um momento delicado abalou um pouco a sua

prazer e satisfação”, afirma Maria Beatriz.

vida e a rotina com a pintura. A superação de

Sobre a enfermidade, ela acredita ter

um câncer que deixou sequelas irreversíveis

sido um momento de superação. “Foi um

não tirou a vontade de continuar a transmitir

momento de superação. Eu nasci de novo”,

a sua mensagem por meio das obras, o que

pontua emocionada.

se pode comprovar com o fluxo do trabalho

Telas expostas em publicações internacionais O prazer pela arte vai além e estende-se a outros horizontes, como é o caso da área literária. A artista, por meio de sua obra, participou recentemente de publicações como nos livros “Art Gallery in Brazil - Flores natureza morta e paisagens brasileiras” e “Art

ARTE

Gallery in Brazil - Panorama da Arte Atual III”, ambos livros de arte que apresentam participação de profissionais renomados em todo o Brasil. Ela também esteve presente em outras publicações como “ Art Gallery in Brazil - Perfil da Arte Contemporânea Brasileira, Vol l” e revistas do gênero. 42 MOMENTO ES | Ed 33


Prêmios O reconhecimento pelo trabalho também se tornou um marco na história de vida da artista plástica. “A força do abraço” foi o tema proposto para o concurso “Nossa Gente, Nossa Arte” (2011) da rede de farmácias Pague Menos, onde a artista conquistou o primeiro lugar concorrendo com outros 300 trabalhos de todo o Brasil. A tela premiada estampou a frota de caminhões da rede. “Foi um momento de muita emoção, realização e de reconhecimento

Cursos Ministrados Você tem interesse em se aprofundar no mundo da arte? Basta se inscrever e participar dos cursos ministrados pela artista! As ‘Oficinas de férias’ acontecem todos os anos nos meses de janeiro e fevereiro em seu atelier, localizado na Avenida Dante Michelini, n° 875 (Sobre Loja), Praia de Camburi – Vitória -ES. Para as aulas, todo material é incluso, e o aluno terá a oportunidade de ter contato com um novo mundo, composto por versatilidade e criatividade, além de sair com um quadro pronto para compor o ambiente de sua escolha.

do meu trabalho”, afirma. Já neste ano, com o tema “Amor. Viva esse espetáculo”, Maria Beatriz conquistou a sétima colocação no mesmo concurso que contou com a participação de

Atelier

mais de 350 artistas.

Avenida Dante Michelini, n° 875 (Sobre Loja), Praia de Camburi – Vitória –ES.

Para conhecer mais sobre o trabalho da artista acesse o site www.mbeatrizm.com

Contatos: (27) 988263339 e (27) 32991513.


Dica Cult com Thiago Alencar – Cine, ler e ouvir

NEWS

Cine - Paris, Texas Paris, Texas é um filme do diretor Wim Wnders. Com um enredo aparentemente óbvio (só aparentemente), o filme conta a história de Travis, um homem que sai vagando sem destino e depois é encontrado pelo seu irmão Walt. Travis encontra-se em frangalhos e sem memória, seu irmão o leva de volta para sua casa, onde vive com sua esposa Anne e Hunter, filho de Travis, que o casal adotou após o sumiço do mesmo. Travis tenta estabelecer relação com Hunter e recuperar o tempo em que esteve longe do filho. Aos poucos, o pai ganha a confiança de Hunter e, juntos, vão em busca de Jane, mãe do menino e ex-mulher de Travis. A partir daí, muitas coisas são esclarecidas, a começar sobre o porquê de Travis sair vagando sem direção e os motivos que levaram Jane a abandonar o filho ainda pequeno.Com uma fotografia linda e com diálogos bastante inspirados, o filme é de uma beleza e singeleza sem igual. Vale muito conferir.

Ler - Crônica de uma morte anunciada Em “Crônica de uma morte anunciada”, o escritor e jornalista Gabriel Garcia Marquez nos brinda com uma narrativa que mescla o seu já conhecido realismo fantástico com características de texto jornalístico, uma vez que a narrativa é feita a partir da coleta de vários depoimentos e versões do fato de acordo com o olhar de cada personagem envolvido na história, inclusive o próprio narrador. A trama gira em torno do assassinato de Santiago Nasar, crime cometido pelos gêmeos Pedro e Pablo para vingar a honra de sua irmã Ângela, supostamente enganada por Nasar. O que mais intriga é que nunca houve uma morte tão anunciada, os boatos de que Nasar seria assassinado percorriam toda a cidade, todos sabiam de sua morte, literalmente todos, exceto Nasar. Com personagens marcantes e cheios de alegorias (marca registrada de Marquez), o livro pode ser lido em um só fôlego. Editora: Record, R$ 38,00.

Ouvir - Velho Scotch Em mais um dia de minha incessante procura por novidades sonoras, encontrei algo que me deixou muito satisfeito e esperançoso em relação à cena musical capixaba. Trata-se da banda Velho Scotch, que sob o comando do visceral Anderson Bardot (vocalista) nos

44 MOMENTO ES | Ed 33

brinda com músicas de letras belas e complexas. Os vídeos da banda são verdadeiras obras de arte, deixando visível o comprometimento da banda em agradar nossos olhos e ouvidos. Eles cumprem muito bem esse papel. Fan page: www.facebook.com/velho.scotch


Ed 33 | MOMENTO ES 45


Música

NEWS

Macucos lança seu primeiro DVD e reúne o melhor do reggae A banda Macucos lançou seu primeiro DVD reunindo consagrados nomes do mundo do reggae brasileiro. Armandinho, Marcelo Mira trazendo de volta a banda Alma D’jem, Tati Portela do Chimarruts e Alexandre Maia do Manitu fizeram parte da grande festa que aconteceu na sede social do clube Álvares Cabral. Com o Título “Macucos Ao Vivo”, o DVD foi gravado durante uma temporada de verão - o que representa bastante a personalidade da banda: sol, praia e música – numa turnê de shows que passou pelas praias de Meaípe (Multiplace Mais) e

46 MOMENTO ES | Ed 33

na Praia da Costa (Arena de verão). O DVD conta com 17 faixas, que inclui os maiores sucessos da banda como: Haverá, Além do Mar, Cidade de Cor, Sonho Rasta e Na Beira do Mar. Além da música “Tchau”, que tem a participação de Armandinho. Formada por Xande (guitarra e voz), Fred Nery (voz), Leomar (bateria e voz) e Gustavo “The Flash” (teclados), o Macucos completa, em 2014, 15 anos de estrada, com três CD’s lançados e cinco vídeos clipes que somam mais de um milhão de acessos, além desse DVD que está sendo lançado.


Ed 33 | MOMENTO ES 47


48 MOMENTO ES | Ed 33


Ed 33 | MOMENTO ES 49


Consultoria Simplificada

NEWS

Sebrae ES presta consultoria gratuita a empresas prejudicadas pelas chuvas O Sebrae ES disponibilizará consultoria simplificada gratuita a microempresas e empresas de pequeno porte que tenham sido atingidas pelas fortes chuvas ocorridas em dezembro de 2013. Além disso, a instituição auxiliará o empreendedor a acessar linhas de crédito emergenciais criadas pelas principais instituições financeiras do estado. Microempresas, empresas de pequeno porte e produtores rurais (equiparados a MPE, conforme legislação específica), localizados em qualquer dos 78 municípios que foram prejudicados pelas chuvas do final do último ano, poderão ser beneficiados. Para a gerente da unidade de Acesso a Serviços Financeiros do Sebrae ES, Alline Zanoni, trata-se de uma retribuição a quem tanto tem ajudado a economia capixaba. “Os micro e pequenos empresários têm tido participação decisiva no equilíbrio da nossa economia. Para termos uma noção dessa relevância, basta lembrarmos que 99% das empresas capixabas são constituídas por MPEs. Portanto, é nosso papel, enquanto instituição de apoio a essa classe empreendedora, zelar para que eles continuem tendo as melhores condições para desempenharem a sua função, que é de extrema importância para o Espírito Santo”.

Consultoria Simplificada Em consonância com sua missão de promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável 50 MOMENTO ES | Ed 33

das micro e pequenas empresas e promover o empreendedorismo, o Sebrae ES disponibiliza em seu portfólio o produto Consultoria Simplificada, que tem por objetivo a implantação de melhorias na gestão do empreendimento por meio de técnicas que possibilitam rever processos, implantar controles gerenciais e construir indicadores de avaliação para o desempenho do negócio. “Entende-se que esta consultoria poderá ser um ponto de partida para reestruturação ou recomeço de muitos empresários que foram prejudicados pelas fortes chuvas que aconteceram em dezembro de 2013, em muitos municípios do Espírito Santo. A capilaridade do atendimento do Sebrae ES, dada a distribuição de nove agências em todo o Estado, permitirá que esta oferta de uma Consultoria Simplificada gratuita chegue aos empresários mais atingidos pelas chuvas”, complementou Alline.

Para participar Os interessados devem entrar em contato por meio do 0800 570 0800 ou procurar uma das nove Agências do Sebrae no Estado. Elas estão localizadas em: Vitória, Aracruz, Anchieta, Cachoeiro, Colatina, Linhares, Nova Venécia, São Mateus, Venda Nova.


Ed 33 | MOMENTO ES 51


52 MOMENTO ES | Ed 33


Mercedes revela edição especial de despedida SLS AMG GT Final Edition A Mercedes-Benz começa a se despedir da estonteante SLS AMG GT com a série “Final Edition”. Limitada a 350 unidades, a versão de adeus do superesportivo foi apresentada, simultaneamente, nos Salões de Los Angeles e Tóquio, no final de 2013. A série especial usa o motor do SLS AMG GT 6.3 V8 de 591 cv, mas essa edição terá diferenciais como capô em fibra de carbono, para-choque dianteiro redesenhado, faróis escurecidos, rodas exclusivas, retrovisores em fibra de carbono, aerofólio com novo design

e novo sistema de freios. De acordo com a Mercedes, ele acelera de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos e alcança velocidade máxima de 317 km/h. Depois de quatro anos em produção, o SLS está se despedindo do mercado, mas a Mercedes tem sua carta na manga com o SLC, conhecido como projeto “C190”. Com dimensões menores que as do SLS, ele deverá ser equipado com o recémdesenvolvido motor 4.0 V8, que renderá aproximadamente 493 cv.

Ed 33 | MOMENTO ES 53


diรกriode BORDO

Texto Rodolpho Cavalini Fotos Acervo pessoal


Voando no topo do mundo

Expedição Nepal

“O Nepal é realmente um lugar de contrastes, mas um país pobre, situado na encosta da cordilheira do Himalaia, no centro da Ásia, entre o Tibete (ocupado pela República Popular da China) e a Índia”, narra Rodolpho Cavalini, nossa fonte da expedição ao Nepal. O país possui uma das maiores densidades demográficas do continente, com 184 habitantes por quilômetro quadrado. A população nepalesa é composta de 12 etnias, que convivem harmoniosamente. A sua capital é Katmandu. No país se situa o Monte Everest, o pico mais alto da terra com 8 848m, na fronteira norte com a China (Tibete). As principais cidades dessa nação são, além da capital, a cidade-lago de Pokhara e Lumbini, onde nasceu Sidarta Gautama, o Buda. Elas têm grande importância para o turismo, sendo reconhecidas pela UNESCO devido ao valor histórico e por lá se encontrar um grande acervo monumental.

Ed 33 | MOMENTO ES 55


DIÁRIO DE BORDO

Roteiro Foram quatro dias de viagem até a nossa chegada a Kathmandu, capital do Nepal, e mais 6 horas em transporte alternativo até Pokhara, onde passamos 30 dias voando e conhecendo um pouco mais da cultura e costumes do povo da região. Preparamos uma escala para nos aproveitarmos ao máximo das cidades onde fizemos conexões. 1ª Parada: Madri-Espanha Madrid ou Madri é a capital e a maior cidade da Espanha, tal como o município de Madrid e a Comunidade autónoma de Madrid. A cidade foi edificada junto às margens do rio Manzanares, no centro do país. 2ª Parada: Doha-Qatar Doha ou Doa é capital do Qatar. Localizada às margens do Golfo Pérsico, na costa leste do emirado, a cidade é o principal centro econômico, cultural e financeiro do país. 3ª Parada: Dubai-Emirados Árabes Dubai é um dos sete emirados e a cidade mais populosa dos Emirados Árabes Unidos

56 MOMENTO ES | Ed 33

com aproximadamente 2 262.000 habitantes. Está localizada ao longo da costa sul do Golfo Pérsico, na Península Arábica, na Ásia. 4ª Parada: Nova Deli-Índia Nova Deli é a capital da Índia. Com uma área total de 42,7 km², Nova Deli situa-se dentro da metrópole de Deli e, atualmente, serve como sede do Governo da Índia, além do governo do Território da Capital Nacional de Deli. 5ª Parada: Kathmandu-Nepal Katmandu é a capital e a maior cidade do Nepal. Localiza-se no centro do país, a 1370 m de altitude. Tem cerca de 670.000 habitantes. Foi fundada em 723 pelos newares. 6ª Parada e final: Pokhara-Nepal Pokhara é a capital da Região Oeste do Nepal. Se localiza a 198 quilômetros a oeste da capital do país, Katmandu. Também é a capital do distrito de Kaski, na Zona de Gandaki. Com 190.000 habitantes, é a terceira mais populosa cidade do Nepal.


Voando no topo do mundo

Expedição Nepal

Início Depois de quatro dias de viagem com mais de 100 horas entre voos e conexões, chegamos ao Nepal. Na capital Kathmandu, ficamos no hotel ‘Om Tara’ no centro da cidade. Saímos para conhecer um pouco do movimento noturno. Passamos o segundo dia em Kathmandu-Nepal e conhecemos um pouco mais da rotina diária do povo nepalês.

estadia no país. Fizemos um lindo voo de final de tarde sobre um belo lago chamado de “Phewa”, que fica logo abaixo da rampa, ao lado da cidade e ao fundo, como cenário principal, o fantástico Himalaia, tendo o monte Annapurna como protagonista com seus 8048 metros de altitude.

No dia seguinte, acordamos às 5 da madrugada e fomos direto para o aeroporto a fim de realizarmos o voo no entorno da cordilheira do Himalaia, onde se encontra o Monte Everest. Um dos visuais mais alucinantes que já pude observar, sem explicação para tamanha magnitude natural. Impossível deixar de ver a maior montanha do mundo de pertinho, sendo que o voo custa 150 dólares. Depois, fomos direto para o city tour passando pelos principais pontos turísticos da cidade. Templos e monumentos com mais de 1600 anos que contam a história das religiões e do povo Nepalês. Após 7 horas viajando de ônibus por uma rodovia incrível, repleta de penhascos e visuais completamente diferentes de tudo que já vimos, chegamos ao nosso destino final, “Pokhara”. Logo que chegamos ao hotel, encontramos o nosso amigo Gerold Rosatti, que nos levou para conhecer a rampa de voo, onde voamos todos os 30 dias de nossa Ed 33 | MOMENTO ES 57


58 MOMENTO ES | Ed 33


Voando no topo do mundo

Expedição Nepal


DIÁRIO DE BORDO


Voando no topo do mundo

Expedição Nepal

Trekking pelo Himalaia Após vinte dias no Nepal, conseguimos realizar a atividade mais tradicional daquela região, o trekking pelo Himalaia. À noite fomos para um pequeno vilarejo que ficava na base do Himalaia e possuía um visual simplesmente inesquecível do nascer do sol. Após 4 horas de estrada de chão “Off Road”, chegamos a uma pousada, onde passamos

a noite. Fomos recebidos com um típico jantar. Acordamos às 4 horas da manhã e fomos tomar o café da manhã no mirante da pousada, que tem o visual mais alucinante que vi em toda minha vida. O nascer do sol naquele local foi algo mágico! Iniciamos o trekking às 6 da manhã


DIÁRIO DE BORDO

e, após 4 horas de caminhada subindo montanhas com mais de 4 mil metros, chegamos ao topo de uma montanha a 4050 metros, onde encontramos uma estrutura de apoio aos aventureiros e aproveitamos para lanchar e contemplar toda aquela maravilha que estava ao nosso redor. Chegamos ao final do trekking às 18:20 da tarde. Passamos mais de 12 horas envolvidos por uma natureza exuberante e vivendo um pouco daquilo que lemos nos livros de geografia e vemos nos documentários de TV. Após muitos voos, aventuras, amizades e lugares conhecidos, chegou a hora da

despedida! Sem dúvida esse lugar deixará marcado para sempre em nossos pensamentos bons momentos vividos, ótimas experiências e grandes amizades conquistadas. Um povo acolhedor que, sem dúvida, faz desse lugar uma segunda casa de qualquer aventureiro que por lá passa. O clima agradável, a espiritualidade, a segurança, as pessoas, os templos, a culinária e as belezas naturais fazem do Nepal um cenário místico e ao mesmo tempo fascinante para quem procura um lugar diferente e alternativo.

Fique atento! Barganhe sempre, não aceite o primeiro preço que oferecerem, principalmente nas lojas de roupas e souvenir, você consegue 30% a 40% de desconto facilmente; Ande sempre com papel higiênico, na maioria dos lugares o banheiro não tem papel e são no estilo oriental (sem vaso); Tenha sempre uma garrafa de água mineral em sua mochila; Tenha cuidados básicos de não tomar água da torneira e sempre observar o lacre das águas engarrafadas. Pense duas vezes antes de comer na rua e escolha restaurantes que tenham uma melhor aparência.


Voando no topo do mundo

Expedição Nepal

Dicas de Lazer: - Voo Panorâmico pelo Himalaia passando ao lado do Monte Everest:

- Voo Duplo de Parapente em Pokhara

Na capital do Nepal, “Katmandu”, em qualquer pousada ou hotel você encontrará informações sobre esse serviço, que custa em média $ 150 dólares.

Procure uma das agências de voo duplo na cidade de Pokhara, indico a “Pokhara Paragliding”. O voo custa $ 100 dólares.

- Roteiro dos templos

- Trekking pelo Himalaia

Não deixe de visitar os templos budistas e hinduístas na capital Katmandu.

Procure uma das agências que oferecem esse serviço com guias na cidade de Pokhara.

A melhor época! A melhor época para se visitar o Nepal é a primavera e o outono, pois no verão chove muito. Temperaturas médias Primavera (abril): mínima 4ºC / máxima 28º Verão (julho): mínima 18ºC / máxima 29ºC Outono (outubro): mínima 6ºC / máxima 27ºC Inverno (janeiro): mínima – 2Cº / máxima 18ºC

Três amigos e um único destino: Rodolpho Cavalini: Alfredo Chaves-ES - Brasil Empresário - Instrutor de Voo /rodolpho.cavalini

Aitor Sorauren: Pamplona - País Basco Fotógrafo Jornalístico - Piloto Parapente /aitor.sorauren

Gerold Rossatti: Bolzano - Itália Sommelier - Piloto Parapente /rosatti.gerold


INJAPA

O seu dever é manter o seu ambiente limpo, o do INJAPA é limpar locais onde você não imagina que exista lixo! Em Março, a Ambev lançou o concurso nacional “Guardiões da Praia - TOP Transtorno Obsessivo por Praias” para pessoas que desenvolvem projetos que limpam áreas naturais no litoral de todo o Brasil. A inscrição do Instituto Jacarenema de Pesquisa Ambiental (INJAPA) foi realizada, e a primeira colocação foi consequência do importante e essencial trabalho realizado pelo Instituto. Cerca de 60 pessoas de todo o Brasil se inscreveram (representando o INJAPA, o diretor do Instituto Petrus Lopes). Dos inscritos, foram selecionados seis trabalhos contemplando os Estados do Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná. Confira como foi essa conquista nas palavras do diretor do Instituto. 64 MOMENTO ES | Ed 33


Transtorno Obsessivo por Praias (TOP) Por Petrus Lopes e Sérgio Coelho

Diário de um concurso / Petrus Lopes Estive no Rio de Janeiro, em Copacabana e na AmBev em Jacarepaguá, participei de um work shop sobre o empreendedorismo ambiental e o formato da ideia. Assistindo, entendi toda a missão e enfrentamento que existe nas equipes do projeto Bandeira Azul e do Orla para praias melhores, recebi uma premiação de 25 mil reais e uma matéria na Revista Trip – Projeto Trip Transformadores. No dia 13 Novembro, todos os vencedores receberam uma homenagem na festa da revista TRIP, em São Paulo. Foram 800 convidados, momento muito importante e auge do nosso reconhecimento.

Valorização Penso que todos os capixabas têm a ganhar com o reconhecimento da maior empresa de bebidas do mundo, e muito mais a empresa tem para nosso litoral, como a Prainha no RJ, que recebeu um investimento fantástico para se tornar uma praia com padrões internacionais de turismo - certificação Bandeira Azul e parte desse investimento foi feito pela Ambev/Skol 360 graus. E é importante lembrar que um canal de comunicação foi aberto com a Ambev para mostrar nosso potencial sócio-ambientalesportivo e ideias para conservar a natureza do litoral capixaba; pude ver um imenso interesse em saber o que nosso litoral precisa para ter praias mais humanizadas e conservadas. Na palestra com o Vice Presidente da empresa, Sandro Bassili, eu percebi a real mentalidade da Ambev e por que ela irá investir nas praias brasileiras. Além de ser surfista, ele é

comprometido com a natureza e com boas ideias para as praias. No ano que vem, a Skol participará das ações de limpeza que realizo junto com o Instituto Jacarenema, e novas pretensões surgem com o work shop que fiz na Ambev, que abriu a minha mente de forma impressionante! Novas ideias com a equipe do Bandeira Azul e o Projeto Orla do Governo Federal. Aguardem! Na próxima edição da MOMENTO ES contarei todas as modificações que serão feitas no projeto “Campanha de Limpeza de Áreas Naturais”. Aproveito para agradecer o espaço na Revista MOMENTO ES e, especialmente, a minha família e amigos por existirem e tornarem nossas vidas bem melhores, e a todas as pessoas e instituições que apoiaram essa ideia. Registro ainda minha imensa gratidão por todos aqueles que cruzam o meu caminho e, de alguma forma, me apoiam na missão maior de conservar o meio ambiente. Namastê & Aloha! Ed 33 | MOMENTO ES 65


Revista Momento Espírito Santo - Edição 34  

Nesta última edição de 2013 e primeira de 2014 o Santuário Mariano mais antigo do Brasil, o nosso Convento da Penha. Em arte toda a beleza d...

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you