Page 1


Editorial Quando chega esta epoca, o mundo pára

- Moda e estilo para o verão: confira as dicas da blogueira Cris Magaldi >>>>>>>>>> p. 22

pra repensar sobre o ano que se foi, fazer planos para o ano que está chegando, as pessoas pensam mais no bem-estar do próximo... É tempo de refletir, repensar, amar!

E para curtir estas boas festas com você, a

- Como será o seu final de ano? Confira tudo sobre as festas de Natal e Ano Novo, e atraia boas energias para você!>>>>>>> >>>> p. 24

Revista Moderna preparou uma edição especial dos meses de novembro/dezembro, cheia de conteúdo para os nossos leitores!

Moda, cultura, esportes radicais são alguns dos assuntos desta edição. Saiba também um pouco mais sobre o shopping Park Lagos, o primeiro grande shoppind de Cabo

- Le Parkour: o esporte radical que une força, coragem e auto-conhecimento >>>>>>>>>>>>>> p. 26

Frio. Teremos também dicas para entrar em 2014 com muita paz, equilíbrio e ter muito sucesso.

Mandem suas dicas e sugestões em nossa página no Facebook:

- Música e animação - saiba a história da banda NineTree>>>>>>>>> p. 42

- www.facebook.com/EloComunica Ou pelo nosso e-mail: - elocomunica@yahoo.com.br

Até a próxima edição!

EXPEDIENTE - Jornalistas responsáveis: Brunna Bravo e Monique Nunes - Designer gráfico e Produção: Elo Comunicação e Eventos - Capa: Amanda Michelotto - Contato: (22) 8137-5912 (Brunna)/ 981*32666 (Monique)

2


Com ‘M’ maiúsculo. Porque quanto mais Moderna, melhor!

3


Lek Resende: solteiro no Rio de Janeiro e empresário da noite Muitos gostariam de estar na pele de Alex Resende ou Lek Resende, como é conhecido. Esse carioca é empresário da noite e vive no meio das celebridades, mas ninguém imagina que o rapaz tem que se dedicar muito para realizar seus trabalhos e cumprir os horários com a agenda lotada de eventos.

“Para as pessoas que estão de fora, você como empresário da noite é “o cara", mas não é bem assim. Tenho que abrir mão de algumas coisas. Tenho hora para chegar ao evento, mas para sair só quando acabar mesmo”.

Na verdade ser empresário da noite requer muito profissionalismo. Nada pode dar errado em um evento. E se isso acontecer, certamente o empresário poderá perder a credibilidade. É por isso que Lek conta com uma boa equipe na organização de seus eventos. “Amo todos os meus trabalhos e a palavra chave é organização se você se programar e tiver uma equipe que entenda um olhar seu, tudo dá certo”!

Nessas horas, Lek também aproveita para escutar os amigos sobre eventuais problemas, sempre animado, com um sorriso no rosto, até quando o evento não rendeu os resultados esperados.

Essa profissão é muito glamourosa. Lek vive cercado de artistas e celebridades, mulheres bonitas, dinheiro. Vendo por esse lado, muitos gostariam de estar no lugar do empresário. Apesar de ser solteiro, Lek já se acostumou com o assédio, e leva na brincadeira.

“Fico na minha e atento ao evento para não faltar nada. Conheço muitas pessoas famosas, algumas me ligam e pedem camarotes e áreas vips para conhecidos e parentes, os quais atendemos prontamente. Sou um pessoa super simples, pois eu lido com diferentes tipos de pessoas, dos grandes empresários ao funcionários, então tento ser sempre eu mesmo”. Nas horas vagas que são raras, longe da agitação do trabalho, Lek gosta de estar na companhia da família e dos amigos. Nada como uma piscininha para relaxar o empresário. E sempre que encontra uma data disponível em sua agenda, aproveita para viajar.

Além de ser proprietário de uma casa de show muito famosa do Rio de Janeiro, o Castelo das Pedras, que fica em Jacarepaguá, Lek tem sociedade em duas choperias e um posto de gasolina, e para o futuro não faltam projetos, claro, sempre voltados para o público, pois é com quem Lek gosta de trabalhar. O empresário também não abre mão de seu sonho que é fazer eventos fora do país.

4


Shopping Park Lagos: Um novo conceito de economia para Cabo Frio O novo Shopping Park Lagos veio trazer um novo conceito de comércio para Cabo-Frio, cidade que está, cada vez mais, se desenvolvendo. O novo Shopping traz para o interior um modelo bem próximo ao visto nos grandes centros do Estado. As obras começaram em dezembro de 2012, e vieram se estendendo até este ano. Sua inauguração estava prevista primeiramente para o dia 13 de novembro, no aniversário da cidade, o que não foi possível. O shopping foi inaugurado no dia 10 de dezembro, mas algumas lojas e o cinema só abrirão as portas em março.

Com data definida o Shopping foi inaugurado como os grandes modelos de Shoppings, e veio sem deixar a desejar em nada, exatamente como o esperado, com área de lazer indoor para toda a família, com jogos eletrônicos, brinquedos infantis, praça de alimentação e muitas lojas, além de um amplo estacionamento.

Uma das atrações mais esperadas é o cinema, que terá 4 salas, sendo uma delas em 3D. Entre as 180 lojas do shopping, estão grandes marcas, como: Lojas Americanas, Casa & Vídeo, Leader Magazine, Marisa, Riachuelo, Casa e Construção (C&C), Cine Araújo.

Além dos muitos pontos positivos do shopping, já ocorreram alguns problemas estruturais, principalmente decorrentes da sua entrega tão rápida à população, como algumas falhas no acabamento estrutural, causando goteiras no interior do Shopping na semana passada, devido às fortes chuvas, mas o problema já foi reparado.

Aos que que ainda não foram conferir essa novidade tão esperada pela cidade, o Shopping fica na Rua Henrique Terra - N° 1.700 - Novo Portinho - Cabo-Frio. O horário de funcionamento da praça de Alimentação e lazer é de segunda a sábado das 10h às 22h aos domingos e feriados das 11h às 22h. As demais lojas funcionam de segunda a sábado das 10h às 22h aos domingos e feriados das 15h às 21h. Vale a pena conferir!

66


77


Trilhando na carreira de modelo com Matheus Lisbão O paulista Matheus Lisbão, apesar de tímido, sonhava desde pequeno estar à frente das câmeras, hoje, aos 18 anos, vem conquistando espaço e trilhando o seu futuro como modelo. A timidez deu espaço às oportunidades. “Ficava até tarde no computador para me inscrever nos sites das agências de modelo. Participava de todas as peças teatrais na escola que estudava. Aos 14 anos fiz meu primeiro book fotográfico profissional para possíveis trabalhos”.

Para quem quer ser modelo, o book fotográfico é o passo inicial, ele é considerado o currículo para esta profissão, sendo um trabalho profissional caríssimo.

As oportunidades surgiam, mas as condições financeiras não ajudavam muito. Eram testes e mais testes entre Rio e São Paulo, e muitas vezes Matheus não conseguia apoio para as viagens.

Começando a carreira de modelo participou do mister Guarujá, mister Metropolitano e um concurso realizado pelo Guarujá Shopping. Não chegou a ganhar nenhum desses concursos, mas seguia entre os melhores colocados.

O maior objetivo de Matheus Lisbão além da carreira de modelo é ser ator, seja de teatro ou televisão. O jovem se empenha nas aulas de teatro e dramaturgia. Participou do elenco de figuração do filme Soroche, produzido pelo coletivo Benzin e gravado apenas em três países, Brasil, Chile e Bolívia. Nas horas vagas, Matheus trabalha como barman em boates de São Paulo.

Matheus aguarda para o final do ano a sua participação em um mega evento, o Santos Fashion Week. O rapaz já está nos preparativos para esse desfile e conta com o apoio de seus pais, Wanderson Magalhães e Helena Lisbão, de seus amigos e de sua namorada, Jennyfer Oliveira, para realizar mais um trabalho.

O modelo aproveita para deixar um recadinho para os leitores da revista Moderna: “Estudem, garotada, trabalhem. Não entrem nas drogas. E se tiverem um sonho, sigam. Corram atrás dele, que lá no fim vocês terão uma grande realização”.

8


9


Masturbação Feminina

A forma mais comum de se conhecer o corpo é

pode ter um problema, e como todos os vícios

através da masturbação. É geralmente na infân-

terá que ser tratado.

cia que a gente descobre que é bom colocar a mão “lá”, começa o esfrega-esfrega e, dependen-

A culpa mostra também o quanto a sociedade

do do grau de culpa, pode até virar rotina. Há di-

influi no comportamento das pessoas, uma vez

ferentes formas como isso é descoberto. Às vezes

que nem diante de amigas íntimas falamos so-

a menina está sentada no braço do sofá, se incli-

bre o assunto. Para quem está lendo e diz nunca

na para frente e descobre uma nova sensação; ou

ter se masturbado, eu digo duas coisas: primei-

então ela roça a calcinha no clitóris sem querer

ro, é mentira; segundo, não ter tido coragem de

e UAU!, fica admirada com o que sente. A des-

se masturbar não significa que você não sentiu

coberta do prazer é certa e inevitável. A forma

prazer e vontade de fazer. E ainda para quem

como essa descoberta é encarada pode definir

nunca se masturbou, só digo uma coisa: está na

o rumo da sua sexualidade. Algumas meninas,

hora de se conhecer e aprender que sua vagina

depois de descobrirem, simplesmente colocam o

não é um fruto proibido. Uma mulher adulta

acontecimento no fundo de suas mentes e igno-

precisa poder se dar prazer, só assim seu compa-

ram; outras passam a se masturbar escondidas

nheiro vai aprender o que você gosta. Afinal, se

com sensação de estarem cometendo um pecado

você não sabe, como ele vai saber?

fundamental e se roem de culpa. São poucas as que encaram isso com naturalidade. Certamente

Não se esqueça disso nunca, ele só aprendera a

o ambiente onde a menina vive terá uma grande

te agradar uma vez que você sabe como e onde

influência sobre sua reação.

é prazeroso pra você. Mais um dado importantíssimo: 93% das mulheres têm o primeiro or-

Mesmo hoje, quando está mais do que claro que

gasmo através da masturbação. Então, mulhera-

a masturbação é absolutamente normal e faz

da, vamos a ela, hein!

parte de uma vida sexual saudável, inclusive sendo absolutamente recomendada para o conhe-

Aprenda como sua vagina é fisicamente, explo-

cimento “repare” que até hoje as amigas mais

re-a, veja suas dobras e aonde o clitóris se es-

íntimas que falam de sexo, dificilmente admitem

conde, sinta a cavidade da sua vagina. Faça tudo

que se masturbam. Engraçado, né? Me surpreen-

isso num clima calmo e sereno, onde sabe que

de o tamanho desse tabu; podemos falar de sexo

não será interrompida; crie um clima para você

oral e até sex toys, mas masturbação não rola.

mesma e, quem sabe se não for demais de uma

Só para constatar, se masturbar não faz mal, não

só vez, aproveite para tentar se masturbar e

causa nenhuma doença ou anomalia nem baixa

descobrir as diferentes sensações que você pode

sua libido, como você já deve ter percebido. É

experimentar. A masturbação nada mais é do

praticamente o oposto. Já que estamos falando

que a manipulação da genitália.

de mitos, a masturbação não é só para solteiros e prostitutas. Faz parte da sexualidade de todos.

Tatiana Presser

E, finalmente, masturbação vicia? Existem casos,

Psicóloga & Sexpert

claro, do mesmo jeito que existem viciados em

www.tatianapresser.com.br

sexo; mas não é a norma. Você tem que ter a per-

www.twitter.com/tatianasexpert

sonalidade de um viciado para se tornar um. Se você se masturba dez vezes no trabalho, aí sim

10


11


“Era uma vez um menino, um livro e a vida” Esse é o nome do mais novo trabalho do escritor Fabio MS, professor de Matemática, pós-graduado em gestão pública de pessoas e mestrando em educação com ênfase no desenvolvimento humano. Fabio MS sempre esteve engajado em projetos de incentivo à leitura, dentre eles destaca-se o Rock Letras/Poupança Literária, criado e liderado por ele e que deu início em 2007. Este projeto visava despertar o interesse pela literatura através da música e pelas palestras ministradas por ele.

Com sua banda, a MS4, formada por ele, seus três irmãos Menezes da Silva (por isso o sobrenome MS) e mais um amigo, Fabio MS leva o Rock às salas de aula com um som bem pra cima e letras de autorias próprias e em parcerias com sua banda, que convidam os alunos a uma reflexão. Após conquistar o público com o som peculiar da banda, Fabio dá início à palestra e tudo parece se tornar ainda mais divertido e curioso.

Tendo grande aceitação pelos alunos e profissionais da educação, o projeto segue adiante nas escolas públicas do Rio de Janeiro. Essa integração das artes com a música, as artes cênicas e a literatura, viraram o tempero do seu mais novo livro: “Era uma Vez um Menino, um Livro e a Vida”, um projeto que nasceu em 2009 levando em consideração a sua biografia literária, a de seus alunos e de seu filho Matheus, que tornou-se personagem principal do seu Livro. Esta obra fala da curiosidade de diversas fases da vida de Matheus que, embora fosse um menino muito curioso, não tinha interesses por livros, principalmente por ser obrigado a lê-los. Contudo, isso durou apenas até o dia em que, ainda menino, resolve ler um livro que seu pai indicara como uma fonte de sabedoria.

Logo a aventura começa e Matheus tem um encontro fascinante com a vida em forma de literatura. O livro é completado com muita arte, desejando ser um instrumento de total incentivo à literatura e não apenas um livro. Como ressalta o autor:“...as artes fixam as ideias e a junção delas fortalecem ainda mais a formação humana”. E, como ele mesmo também enfatiza a respeito deste livro: “É um livro para quem não gosta de ler...ainda, até começar a ler este.”

12


Até mesmo porque tudo nele foi pensado minuciosamente, primeiro pela proposital espessura, 48 páginas, magicamente ilustrada pelo designer carioca Mauro Britto que, já na capa, cativa e desperta a curiosidade do público e, para arrematar, entram os diversos estilos de músicas, todas com os links para download gratuito que o leitor vai encontrando no decorrer da história, convenientemente ao capítulo e ao contexto. Um livro interativo, didático e surpreendente!

Eu diria que esse livro promete, mas, na verdade, para mim ele já cumpriu sua proposta. Com certeza ele desperta sim o interesse pela leitura, pela arte, pelo conhecimento e acrescento ainda aqui as palavras do autor junto às minhas: “É um livro para dois tipos de públicos, os que (ainda) não gostam de ler, e os apaixonados pela literatura”.

Novidade para os leitores: Até o momento, a venda do livro está sendo realizada pelo site da editora portuguesa ‘Chiado Editora’: http://www.chiadoeditora.com. Não deixem de conferir essa leitura!

Jones G. Heiderich Filho

13


Zumba: Adepto da Zumba que promete ser a sensação do verão o dançarino e estético animal, o carioca Thiago Costa, 29 anos, arrasta em média 200 praticantes da dança caliente que está virando febre no país.

Zumba é uma técnica que une dança e exercícios físicos misturando salsa, merengue, mambo, axé entre outros. A dança foi criada para trabalhar o corpo de forma camuflada para que não se perceba que está fazendo um exercício, por isso a junção dos ritmos para variar a elevação cardiovascular, tonificar o corpo e enrijecer os músculos. Essa dança pegou e hoje ela é a grande sensação do mundo fitness.

“Danço desde meus 13 anos de idade, só parei por causa da faculdade. Conheci o programa Zumba há três anos em Santiago de Chile, onde me certifiquei e acabei vivendo por lá alguns anos por conta da quantidade de oportunidades de trabalho que me surgiram. Quando a Zumba veio para o Brasil tive a ideia de dar segmento desse programa incrível aqui no meu país e para meu povo. Eu pensei: “Minha comunidade precisa conhecer a Zumba, precisa ter mais qualidade de vida”.

14


entre nessa dança! Moderna: Quais os benefícios da Zumba para a saúde?

Moderna: Como é dançar Zumba?

Thiago Costa: Os benefícios são diversos. Por ser um exercício

Thiago Costa: Dançar Zumba é muito fácil, já que as coreogra-

de alto impacto e super cardio vascular a Zumba permite você

fias são montadas de forma simples. Para que os praticantes

queimar de 500 a 1000 calorias em uma hora de aula, é claro acompanhem tem que ter apenas ousadia e vontade de se moque para isso vai depender da intensidade que colocar nos mo-

vimentar, o restante é deixar se levar pelos movimentos dos

vimentos. Tonificação e enrijecimento dos músculos, energia e

ritmos tais como salsa, merengue, cumbia, reagueton, samba,

ânimo, uma série de benefícios, tanto físico, mental e espiritual.

Hip Hop dentre outros. Zumba passa por todos os países tra-

Fazer uma aula de Zumba é inesquecível e viciante.

zendo mais cultura a todos.

Moderna: Quem pode praticar a Zumba?

Moderna: Quem pode ministrar uma aula de Zumba? Thiago Costa: A aula de Zumba só pode ser ministrada por um

Thiago Costa: Todos podem dançar Zumba. A dança não tem profissional licenciado pelo programa. Ele tem que ter feito nenhuma restrição, a não ser que a pessoa tenha algum pro-

o curso para poder levar de forma correta a metodologia da

blema de saúde que limite fazer atividade física. A Zumba tem

Zumba a seus alunos. No site da Zumba você pode estar en-

modalidades que vai do bebê ao idoso. Minhas aulas já foram

contrando a aula mais próxima de você e conferindo se o seu

frequentadas por cadeirantes e até mesmo crianças com sín-

professor é ou não licenciado para dar aulas dessa técnica. Aqui

drome de down. Acho que a ideia de se divertir dançando faz

no Brasil contamos com a divulgação da empresária e cantora

com que não tenha restrição alguma.

Claudia Leitte, que é a embaixadora do programa no país dentre tantos outros artistas praticantes do fenômeno Zumba.

15


Expo Tattoo Saquarema

Saquarema parou logo no primeiro fim de semana de novembro, com direito a feriado e muita tattoo. De capital do surfe, “Saquá” passou a ser a capital da tatuagem do dia 1º ao dia 3 de novembro. Tatuadores nacionais e internacionais marcaram presença e em seus stands colocavam as maquininhas para funcionar e tatuar a galera. As tatuagens foram feitas ao vivo para os participantes do concurso de melhor tattoo ou não, pois quem chegasse de fora e quisesse fazer uma tattoo era só procurar nos stands as feras de maquininhas eletrizantes.

O clima contagiante e o cenário espetacular de frente para a praia colaborou com o sucesso do evento realizado na Julia’s Pousada, Barra Nova, sob o comando do renomado tatuador Coringa e equipe. Além do concurso de melhor tattoo, o evento contou também com um grande palco, com show de diversas bandas, como Epidemia, Revolution Root, Kau’s, Jane’s Will, Templo Dilema e Candelária para a descontração do público e dos tatuadores convidados. Era o Rock e a

16

galera rabiscada invadindo a cidade.

O todo tatuado Rattoo Marques estava lá para conferir a primeira expo de tattoo da cidade e aproveitou para falar sobre o evento: “O evento foi muito bom e superou muitas outras convenções de tattoo existentes no Brasil. Ano que vem será melhor ainda”.

O tatuador Rattoo foi um dos primeiros no Brasil a experimentar a nova técnica de tattoo: a tatuagem de olho. A tattoo chega a custar três mil reais (cada olho). É bom lembrar que quem faz esse tipo de tattoo tem que ser especializado no ramo.

“Essa tattoo do olho é chamada de eye tattoo. Dói um pouco sim, mas nada que não dê para agüentar. Demora 20 minutos em cada olho e pode demorar ate 6 horas para a tinta espalhar completamente. Deve-se usar colírio durante uma semana”.


17


Mundial de windsurf em Araruama Lagoa é considerada uma das melhores raias de vento do país A Federação Internacional de Windsurf, escolheu pela segunda vez a lagoa de Araruama para sediar nos dias 14,15,16 e 17 de novembro o Campeonato Mundial de Windsurf Araruama 2013 (Formula Experience World Championship).

A prática de esportes náuticos é muito comum na laguna de Araruama, pois a lagoa, como é conhecida, possui uma das melhores raias de vento do país, sendo procurada para a prática de esportes náuticos, como o windsurf ou prancha à vela, como também é conhecido e o kitesurf ou flysurf.

O evento aconteceu na Praia das Virtudes, em Praia Seca, distrito de Araruama e contou com o apoio da prefeitura da cidade, da secretaria de Turismo, Esporte e Lazer e com a participação de representantes de diversos países, entre eles Argentina, Chile, Alemanha, Espanha, Portugal e França.

18


19


MR. Cabo Frio: a vez do fisiculturismo na Região dos Lagos

Força, foco desenvoltura e músculo, muito

Body Fitness: Pouco volume muscular e

músculo, embalaram mais uma edição do

definição sem marcações profundas. A

MR Cabo Frio, evento fitness que aconteceu

beleza é priorizada nessa categoria. Físi-

na Associação atlética Cabofriense (Ginásio

co saudável a atlético, músculos firmes e

Esportivo) no dia dois de novembro, com

baixo percentual de gordura.

premiação em dinheiro, brindes e suplementação para o melhor atleta de cada catego-

Body Shape: Musculatura com volume e

ria.

definição moderados, músculos firmes e baixo percentual de gordura, proporção

As categorias disputadas foram Bikini Fit-

e simetria demonstrando em um físico

ness, Wellness, Body Fitness, Body Shape,

saudável, estético e atlético uma atitude

Men’s Phisique, e Bodybuilding. No final,

masculina.

o público pode conferir apresentações de Cross Fit - condicionamento físico e força

Men’s Phisique: Volume e definição mus-

com amplo nível de aptidão física.

cular moderado. Físico saudável, normal, atlético. Músculos firmes e baixo per-

Conheça as categorias:

centual de gordura. A proporcionalidade

Bikini Fitness: Categoria nova, inserida no

entre tronco e membros inferiores deve

IFBB no ano de 2011 para atender aos atle-

seguir o shape em forma de “V”.

tas que desejam manter um corpo com treinamento e dieta saudável. Não é permi-

Bodybuilding: Volume muscular, defini-

tida definição muscular, mas o atleta deve

ção, proporção e simetria são itens fa-

apresentar um tônus muscular e excelente

voráveis a esta categoria. Quanto mais

aparência física geral.

seco, sem gordura e com aspecto rígido, melhor.

Wellness: Trabalho muscular e baixo percentual de gordura, proporção física e tônus

O evento foi realizado pela Liga Cabo-

muscular moderado; prioriza a beleza estéti-

friense de Fisiculturismo e Força, com

ca e feminina (curvas). Desenvoltura no pal-

o apoio da Federação de Culturismo e

co, bronze, sensualidade, carisma e beleza

Fitness do Rio de Janeiro.

(cabelo, maquiagem) são itens valorizados dessa modalidade.

20


21


Ahhhhh, o verão... Aah o verão... Época de sol, praia, corpo bronzeado, água de coco! Então pensamos em dicas de moda e de make bem quentíssimas (ops, bem levíssimas porque essa estação pede!) para você tornar o seu verão ainda mais perfeito!

Começando com dicas de moda as peças coringas são shorts, saias e vestidos! Dessa vez, os shorts vieram com uma cara mais divertida, com tachas, bordados e alguns adereços deixando o look mais moderno e jovial.

Um look perfeito para você fazer o que quiser! Aliás, serve muito bem para quem estiver morando numa cidade muito quente e quiser sair à noite! O bom do verão é que você não precisa se arrumar taaanto para sair para a balada. Uma rasteira, um short com alguns adereços e uma blusa de tecido leve e sem manga já é uma produção decente para uma saída a noite! Mas se você é daquelas que não conseguem sair sem sapato alto, tudo bem então! Aposte nas ababelas ou em sandálias de salto grosso e arrase!

Para aquelas que não conseguem deixar as pernocas de fora, não tem problema nenhum usar calças e saias compridas! Apenas opte por tecidos mais finos e de tons mais neutros e claros! Estampas, principalmen-

venhamos, não tem nada mais chato e constrangedor do que

te as florais e étnicas são super tendências e marcam

você carregar na maquiagem, sair e voltar toda derretida, já

presença no verão de 2014! Aposte também no animal

sem sombra, com o olho parecendo de um panda e o batom,

print, essas estampas deixam o look mais moderno!

mas que batom?

As bolsas vão das clutchs as maxi bolsas! Mais a queri-

Então, o segredo da maquiagem no verão é: menos é mais!

dinha da estação é a bolsa sacola (anote!).

Um BB Cream com fator de proteção bom, um blush rosado,

Aproveite para desenterrar todos os seus máxis cola-

alaranjado ou até um bronzer (sem exageros!), uma máscara

res, brincos e anéis! E nas pulseiras, o legal é misturar e

de cílios potente e um gloss ou um batom alaranjado, rosado

fazer um pulseirismo com cores, formas e tamanhos!

ou até vermelho (para quem gosta de arriscar), tá valendo ganhar elogios de todos sem pagar micos e principalmente, sem

Vamos para o make! Diferente o que todo mundo pen-

perder muito tempo! Aposte!

sa o verão não é a estação para usar toda a sua paleta

22

de sombras coloridas, batons super shocks e nem car-

Uma boa opção também são as maquiagens em tons terrosos!

regar nos bronzers! A pele do verão é algo mais sutil,

Além de super práticos, ficam chiquérrimos! Vale apostar no

mais leve, mais “nasci desse jeito”! Para algumas isso é

cobre e no dourado também! E um detalhe importante: nunca

decepcionante, mas para outras é a salvação! Mas con-

se esqueça de corrigir e definir suas sobrancelhas! Elas apare-


ceram como o grande destaque dos makes nos desfiles deste ano!

Mas ai você me pergunta: mas não pode nada de cor? Claaro que pode né! Mas o importante é levar e consideração a leveza da estação e com tanto sol e com tanto calor, que às vezes não dá vontade de passar nada, certo? Mas se você gosta de cor, anote 3 cores que serão tendência no verão: Azul, Rosa e Lilás! Tenho visto vários makes com essas cores e ficam lindas para qualquer ocasião!

Cor na linha d’água é uma aposta muito moderna e usável para qualquer tipo de formato de olho! Normalmente usam mais a cor azul, mas com rosa, roxo, verde fica lindo também! E não esqueça que se você colocou cor na parte de cima (olhos), não coloque nada na parte debaixo (boca)! Algumas ocasiões até permitem até esse tipo de make, mas não é uma opção para o dia a dia, ok?

Espero que gostem das nossas dicas. Até a próxima. Cristina Magaldi

23


Adeus, ano velho, feliz ano novo...

Esta época do ano nos deixa com uma incrível sensação de novos planos, de compaixão pelo próximo, paz, esperança... e muito amor! É quando paramos para refletir sobre o ano que se passou, e colocamos numa balança tudo o que aconteceu de ruim e bom, para que possamos nos preparar para um recomeço, cheio de sonhos. Refletimos, procuramos ser melhores, fazemos novos planos. Outra coisa boa das festas de fim de ano é a família reunida. Todos deixam as diferenças de lado para entrarem em harmonia o ano que bate à porta, demonstrando amor, carinho e consideração com todos. É tudo muito lindo, não é mesmo?! Vamos te dar algumas dicas para deixar estas festas ainda mais bonitas. Começando pelo Natal, é sempre bom pensar nas comemorações familiares primeiramente sobre o espaço da ceia. Procure saber exatamente quantos familiares e amigos estarão presentes, e faça uma ceia para este número certo de pessoas, procure não desperdiçar, afinal, enquanto você aproveita o Natal, muitas pessoas estão passando necessidade... Vamos manter o equilíbrio! É legal também organizar atividades para manter a família em harmonia. O amigo secreto é uma boa dica para todos se entreterem e trocarem presentes e palavras de afeto. Para as famílias mais animadinhas, o inimigo secreto também é uma ótima ideia para zoar a parentada. O resto fica por conta das conversas e boas risadas!

O Ano Novo também é uma data mágica. Cheia de clima de novidade, a virada do ano exige mais animação, otimismo e muita esperança para o ano que está nascendo. Lembrando que o exterior reflete o interior, vamos caprichar no look da virada, hein?! As cores dizem muito

24


Que tudo se realize no ano que há de vir! sobre quem você é, e o que pretende atrair para si. Mas lembre-se sempre de usar peças brancas, porque paz nunca é demais! É importantíssimo, também, lembrar de começar um ano novo com a vida organizada, por completo! Se livre das mágoas, das más lembranças, e deixe o passado enterrado, ok?! Outra dica para atrair boas energias é organizar a casa. Jogue fora as coisas velhas, doe as roupas que não cabem mais, organize os ambientes, e abra espaço para o novo!

Pronto, agora seja otimista e dê o seu melhor no ano que se inicia, não repita os erros do passado e faça sempre o bem, que o resto, vem!

25


Parkour cativa praticantes na Região dos Lagos e desenvolve o autoconhecimento Por Maria Antônia Casarões Movimentos ágeis, eficientes e muito bem treinados, o Le Parkour é a arte do deslocamento que vem ganhando espaço no Brasil e também na região dos lagos. É conhecido como o pulo do gato e requer dedicação do tracer, nome dado ao praticante dessa atividade maluca que faz muito bem ao corpo e a mente. A atividade foi criada para ajudar a superar obstáculos, sejam estes em galhos ou paredes. Nasceu na frança com David Belle e Sébastian Foucan, que usavam métodos naturais de educação física em treinamentos militares que foram aperfeiçoados e transformados no parkour. Belle também era praticante de atletismo, ginástica e artes marciais. – E realmente em toda a cidade lá estávamos; lá estava o parkour. Você precisa apenas olhar, você precisa apenas imaginar, como uma criança – afirmou Sébastian, descrevendo o parkour no documentário Jump Lodon. A palavra Le Parkour originou-se de “parcours du combattant” que significa percurso de obstáculo, o termo foi simplificado para parcours e mais tarde desenvolvido para parkour, onde o C foi substituído pelo K para dar um ar mais agressivo a palavra. Hoje o Le Parkour foi abreviado apenas para Parkour. Os nomes dos saltos são de origem Francesa, traduzidos para o inglês e depois para o português. Mas ainda hoje, os praticantes falam os nomes em inglês. Os mais comuns são o lading, que é a aterrissagem, o climp up que significa passagem nas paredes e o roll que é o rolamento. Existem movimentos que foram batizados, como por exemplo o monkey, que significa passar o corpo entre os braços apoiando no obstáculo. Em 2004 a atividade chegou ao Brasil quando jovens de São Paulo e Brasília começaram a pular pelos centros urbanos. Os praticantes do primeiro grupo de parkour do Brasil, chamado Le Parkour Brasil, começaram imitando vídeos de David Belle vistos do youtube. No começo a atividade causou polêmica, constrangendo os praticantes que eram confundidos com vândalos e abordados nas ruas por policiais. – É algo que me ajuda a enfrentar meus medos e me ensina lições como responsabilidade e liberdade, pois se eu assumo um determinado risco, tenho que ser capaz de assumir as consequências deles –. Explicou, acrescentando que no aspecto físico, a prática é um exercício para todas as áreas do corpo, diz Raquel Araújo - ex praticante do Parkour. Ainda segundo Raphael, o Ativa Parkour que acabou devido a brigas internas, não era um grupo que treinava, era um grupo ideológico para reunir pessoas, métodos e novas ideias. Mais tarde o parkour chegou a Arraial do Cabo, onde os discípulos de David Belle se uniram e criaram o Open Flow, que significa Fluxo aberto. O nome foi dado pelo fato do parkour conquistar admiradores em um grande fluxo. Hoje, Arraial do Cabo conta com dez praticantes que também começaram a pular assistindo vídeos da internet. – “O parkour não é apenas saltar, o grande barato é o ambiente que são praças, praias, ruas” – diz Antony Santiago, membro do Open Flow, que já pratica a atividade há cinco anos. Ele acredita que a atividade desenvolve disciplina e é uma grande ocupação para mentes ociosas. Para Antony a atividade mexe com o corpo e com o psicológico. O tracer afirma que o corpo só vai quando a mente dá o aval. - O Parkour me permite conhecer meu próprio corpo e meus limites. Eu amo o Parkour e pretendo praticar durante muito tempo – declara Antony demonstrando muito carinho pelo o que faz. Ele diz ainda que os riscos do parkour são grandes, quem se dispõe a praticar deve ter bastante cautela e muita paciência quando começar a surgir os arranhões pelo corpo. Antony conta que já teve uma fratura exposta no braço e que ficou internado por três dias. Manchas roxas e machucados são comuns para os praticante, mas os pequenos acidentes logo são esquecidos pelos amantes do parkour que afirmam que mesmo com alguns hematomas vale muito a pena pular de um lado pro outro pelos centros urbanos. O Le parkour é uma atividade para quem gosta de mudanças, desafios, adrenalina e diversão. Ele desenvolve coragem e não busca a competição nem exibicionismo, mas permite superar os medos dos loucos e corajosos que experimentam e acabam se apaixonando por essa atividade que invadiu praças e praias do mundo e da região mais amada do Brasil.

26


27


“Todo artista tem de ir aonde o povo está” Natal solidário, natal sem fome

Como já dizia o poeta: “Todo artista tem de ir aonde o povo está”. Sou profissional da música há três anos e meio, nasci em 02 de Abril de 1989, em Mesquita - RJ. Faço festas e eventos em vários cantos da Região dos Lagos, passo por lugares onde vejo os mais variados tipos de pessoas, e posso afirmar com toda certeza: a população vem crescendo e infelizmente a miséria também. Pessoas morando em barracos de madeira e cozinhando o pouco que tem numa fogueira.

Sou católico praticante e ao final de uma missa na Paróquia de Santo Antônio em Saquarema, cidade onde resido há aproximadamente 11 anos, o Padre Jorge Ignazuk que entrega os alimentos há alguns anos, informou sobre a campanha, que faz parte do calendário da Paróquia. Nesse momento parei e comecei a perceber que com divulgação, trabalho e amizade, poderia se ajudar de uma forma mais abrangente.

Foi então que comecei a pensar o que fazer e como fazer, daí surgiu a ideia de doar meu trabalho em forma de rifa. A princípio pensei que seria uma ação entre amigos, pensei que com os alimentos conseguiria formar umas 3 ou 4 cestas básicas, porém em uma semana já conseguimos mais de 60 Kg.

O povo está abraçando a causa, sendo solidário de verdade, a cada show, a cada apresentação as pessoas perguntam e doam. Nas redes sociais as pessoas compartilham e apoiam a ideia, os comerciantes querem ser pontos de coleta, alguns músicos já querem participar de alguma forma pra ajudar no próximo ano. As pessoas abraçaram a causa com vontade de ajudar ao próximo. Tenho certeza que a maioria doa pela solidariedade e não só pela rifa. Penso que já a partir do ano que vem o projeto vai tomar uma abrangência maior, com mais voluntários doando brinquedos, agasalhos e cestas. Estou muito feliz por essa conquista que não é minha e sim de toda comunidade, tanto dos que estão doando, quanto dos que receberão as doações.

Quem quiser ainda pode participar! O Prêmio: 4 Horas de Show Particular, Voz e Violão, Som e Gasolina já incluso. 1kg de Alimento = 1 Número da Rifa. O Sorteio será no dia 14 de Dezembro de 2013, às 22h, no Bar e Restaurante Boteco da Esquina. Rua Barão de Saquarema - 282 - Centro - Saquarema - RJ Mais informações: jefersonsantos.contato@hotmail.com facebook.com/cantorjefersonsantos Telefone: (22) 8849-5433 Desde já. Meu Muito Obrigado Cantor Jeferson Santos

28


29


Câncer de Boca O câncer de boca ou câncer bucal é caracterizado pelo cresci-

Os indivíduos tabagistas apresentam um risco 20 vezes maior

mento descontrolado de células anormais, que em suas carac-

de desenvolver o câncer bucal, quando comparados aos indiví-

terísticas, apresentam um comportamento agressivo e descon-

duos que nunca fumaram.

trolado, ocasionando a formação de tumores. Elas invadem os tecidos e órgãos, podendo disseminar para outras regiões do

Etilismo

corpo. O consumo de bebidas alcóolicas potencializa o risco de cânSintomas

cer bucal pelo aumento da permeabilidade das células da

No início o câncer bucal é assintomático, mas o aparecimento

mucosa aos agentes carcinogênicos

de feridas na boca que não cicatrizam após 15 dias,caroços, inchaços e áreas de dormência pode ser um indicativo da

Radiação solar

doença. Outros sintomas incluem ulcerações superficiais, com

A exposição crônica a luz solar representa um importante fa-

menos de dois centímetros de diâmetro, indolores e manchas

tor de risco para o câncer de lábio inferior.

esbranquiçadas ou avermelhadas nos lábios ou na mucosa bu-

É importante destacar que próteses mal ajustada, dentes que-

cal. Dificuldade para engolir, mastigar e falar, além de presen-

brados e má higiene bucal, por si só não constituem um fator

ça de dor e presença de linfoadenomegalia cervical (caroço no

carcinogênico, entretanto quando associados a outros fatores

pescoço), são sinais de câncer bucal em estágio avançado.

funcionam como um fator em potencial. Prevenção

Frequência

A prevenção se baseia em evitar exposição ao Sol sem prote-

O câncer bucal é encontrado com mais frequência em indiví-

ção, evitar o tabagismo e consumo exagerado de álcool, man-

duos do sexo masculino e com idade superior a 40 anos.Entre-

ter a boa higiene da boca e visitar regularmente o seu dentis-

tanto, vale destacar o aumento da incidência em mulheres e

ta.

jovens. Referências: Fatores de Risco

Dr. Thales de Souza França

Tabagismo

Graduado na Universidade Federal Fluminense (Pólo - Nova

O hábito de fumar (cigarros, charutos, cachimbos e cigarros

Friburgo.)

de palha) constitui a principal causa do câncer bucal devido à

Pós - Graduando em Implantodontia pelo Instituto Nacional

alta quantidade de substâncias carcinogênicas que agridem a

de Ciências Odontológicas.

mucosa bucal.

Contatos: dr.thalesfranca@gmail.com

30


Thiago Mastra, o príncipe do sertanejo universitário Thiago Mastra anda batendo um bolão e não é só com as fãs não. O jovem cantor e compositor de apenas 17 anos tem mais de 30 músicas de sua autoria e no mês de novembro foi convidado para integrar mais uma festa de aniversário do grupo Só Ofertas Supermercados. “A festa de aniversário do SÓ OFERTAS além de tradicional, é sempre muito esperada pelo público da Região dos Lagos. No palco sempre estão grandes nomes da música e para mim que estou iniciando uma carreira, ter recebido o convite da diretoria do grupo SÓ OFERTAS para participar da festa foi motivo de grande alegria e satisfação”. Desde criança, Thiago já era fascinado pela música e aos doze anos começou a se apresentar em eventos musicais sertanejos. Quatro anos depois, em janeiro de 2013, Thiago monta sua banda que o acompanha em todas as apresentações. Orgulho da família, queridinho das fãs e muito talentoso, Thiago se emociona ao falar dos seus ídolos, Victor e Léo. O cantor teve o prazer de dividir o palco com os cantores sertanejos em mais um aniversário do Só Ofertas: “Sou fã da dupla Victor e Léo, da trajetória deles, das músicas, postura profissional, da qualidade do show, tudo isso é uma referência. Estar no mesmo palco que eles, sem dúvida, foi legal demais”! É Thiago Mastra, que você tem carisma todos sabem, agora fala um pouquinho para a Moderna o que você deseja para 2014: “Este ano de 2013 foi e está sendo bom demais. Me apresentei em importantes palcos de festas municipais e estou concluindo o trabalho fonográfico para lançamento do meu CD com 13 faixas de minha própria composição; coloquei o meu site oficial no ar; minha música de trabalho “Zueira e Curtição” já está sendo pedida e tocada na Rádio Costa do Sol. E com certeza 2014, considerando tudo o que foi construído neste ano de 2013, será um ano maravilhoso”. Esperamos que 2014 seja cheio de sucesso e realizações na sua vida pessoal e profissional, Thiago. Continue nesse caminho! Para conhecer melhor o trabalho de Thiago Mastra acesse: www.thiagomastra.com.br

31


Quarta colocada no MR Cabo Frio 2013, na categoria Body Fitness, a atleta começou a praticar musculação aos 18 anos. Treinamentos diários e pesados e uma boa suplementação, foi assim que a fisiculturista alcançou a primeira medalha fitness, em sua primeira competição, competindo com atletas conceituados.

Foram meses de preparação, foco, determinação e disciplina, até chegar o grande dia. A fisiculturista subiu ao palco linda e exuberante exibindo um belo biquíni azul e arrancando suspiros da platéia. Músculos definidos, maquiagem e cabelos perfeitos, leveza, simpatia e elegância, foram itens marcantes em sua apresentação.

“Acredito que como eu todos que estejam nesse mundo desejam se aperfeiçoar cada vez mais. Quando estou em período off minha rotina é simples: malho, dou aula, estudo, cuido da saúde e sempre conto com o acompanhamento do meu nutricionista. E quando estou me preparando para uma competição, minha vida fica um pouco corrida, minha dieta e treinos ficam mais rígidos”.

Com o ritmo corrido, além da malhação diária, a atleta é professora de Power Dance e abusa da dança para ter um corpo ainda mais bonito. Para manter um físico invejado, com percentual de gordura baixo, saudável e com definição Carla não tem segredos: “O que não pode faltar é um bom pré treino, Whey, glutamina e vitaminas...foco e disciplina”.

Carla é determinada, está sempre de bem com ela mesma. Têm objetivos e sempre está focada no que almeja. O que a fisiculturista deseja é se preparar para outros eventos fitness, não esquecendo o Arnold Classic Brasil 2014 e também montar seu próprio estúdio de personal trainer.

A fisiculturista não se esquece de agradecer aos familiares e amigos que acompanharam a constante luta na sua preparação para a competição e também aos patrocinadores: Estilo Vital Academia, onde treina e a QSP Fórmula, farmácia de manipulação e homeopatia. Para Carla, esse quarto lugar foi a realização de um sonho: “Me sinto lisonjeada. Vou continuar competindo e me aperfeiçoando cada vez mais.Ter participado dessa competição foi um sonho que apenas começou, quero ser uma atleta de alto nível”.

32


Carla Barboza é sinônimo de força e perseverança

33


35


Onde tem rede tem renda, onde tem renda tem vida

Por Maria Antônia Casarões Arraial do Cabo, um pedacinho do céu que nunca sai da cabeça de quem passa por aqui. Águas cristalinas e areias branquinhas são características da cidade cabista que são sempre lembradas e comentadas por turistas e pelos próprios moradores que morrem de orgulho desse paraíso habitado. Nem mesmo a beleza peculiar da cidade ofusca a

A renda de Bilro é lembrada e permanece não só na história, mas na rotina da população de Arraial do Cabo

cultura enraizada que já domina Arraial do Cabo por mais de 500 anos. Vamos dar um mergulho? Mas dessa vez não é no marzão da Praia Grande ou entre os golfinhos que insistem em visitar a Praia do Forno; vamos mergulhar na arte, na cultura, na história, ou melhor, na história da cultura que faz a arte reinar até hoje pelas ruas de Arraial. O personagem da vez é clássico e já mora na cidade há bastante tempo: A renda de Bilro. Pequenas peças de madeira que podem variar de formato, e linha, esses são os ingredientes da Renda de Bilro. As peças de madeira são chamadas de bilros ou bilos, elas variam de quantidade de acordo com o tamanho e a largura que pretende-se criar. A atividade é realizada em cima de uma almofada dura chamada de rebolo, um pano grosso cheio de algodão ou palha. Em cima do rebolo é colocado um cartão perfurado onde está o desenho da renda feito de pequenos furos, nele espetam-se alfinetes que são deslocados na medida em que a atividade é realizada. O trabalho é árduo e bastante demorado. O mundo evoluiu, as mulheres do século XXI conquistaram seu espaço no mercado de trabalho, na família e na sociedade. A tecnologia invadiu a casa da gente sem pedir licença, foi entrando , sentou no sofá e agora não quer mais ir embora. Uma imensidão de fatos conspiraram para o rápido esquecimento da cultura cabista que logo foi reavivado. Arraial do Cabo hoje ainda tem a honra de ser a terra de senhoras rendeiras, senhoras que possuem um mar de histórias pra contar e muita arte para passar adiante. Na Praia Grande, com um cenário perfeito, bem no cantinho no calçadão existe a APAC Associação de Pescadores de Arraial do Cabo. Além de tratar de assuntos pesqueiros dos guerreiros de Arraial do Cabo, o espaço oferece aulas de renda de Bilro, dadas por mulheres sábias e cheias de cultura. A associação funciona na Praia Grande desde dezembro de 2011 e é coordenada por uma mulher apaixonada pela cidade de Arraial do Cabo e pela história da renda de Bilro. “Em Arraial eu tenho silêncio, eu tenho ar puro e como bem. Eu como peixe fresquinho e eu adoro isso” Explica Rose acrescentando que não nasceu em Arraial, mas se sente cabista de coração e alma. E dá pra ver nos olhos dessa mulher o quanto ela ama essa cidade que escolheu pra viver, e não só desfrutar das maravilhas do Cabo, mas cuidar de umas das preciosidades da terra que são os bilros. A jornalista conta que tem um enorme carinho por todos que passam pela APAC, as rendeiras antigas, as crianças e os pescadores. O espaço é mantido pela secretaria de cultura do estado do Rio de Janeiro e o contrato só tem mais um ano para que as rendas possam acontecer. Rose faz um apelo, pedindo apoio para que o lugar continue reavivando a verdadeira cultura cabista e proporcionando aulas de renda de bilro. A coordenadora do local não deixa escapar a frase : Onde tem rede, tem renda. E é assim que Arraial do Cabo já vive a tantos anos, dividindo tarefas entre mulheres e homens, ou será que isso mudou? Pois bem, Rose afirma que as aulas de renda são frequentadas por meninos. Isso mesmo! Meninos e meninas, entre oito e doze anos. E foi pensando em

36


manter e passar a renda de geração para geração que Dona Dalva ensinou a arte para as duas netas; Mariá, oito anos e Ana Júlia, dez anos. Dalva Porto da Silva tem 65 anos, é costureira aposentada, e há quatro anos descobriu as delicias de praticar a arte dos bilros. Sofrendo de depressão, Dona Dalva precisava de uma terapia, e conseguiu achar a solução nas rendas. A vida inteira ouviu maravilhas sobre a prática, tendo uma avó rendeira, o que não faltou na infância de Dalva foram palavras de carinho e admiração pelos bilros que são trançados e transformados em arte. Leopoldina era o nome de sua avó, a qual fala com grande carinho “Minha avó falava que as esposas dos pescadores iam a pé até Cabo Frio para vender as roupas, almofadas ou toalhas personalizadas com a renda de bilro. O dinheiro da venda ajudava nas despesas“. Conta Dalva com orgulho do passado de sua família. Ainda segundo Dalva transmitir a arte é maravilhoso, ela reafirma que não deixar morrer a tradição é fundamental para Arraial do Cabo, onde nasceu e foi criada. Dondoca, Lilita, Dalva e glória, mulheres com o passado marcado pela renda de bilro, atividade de lazer, de trabalho, de necessidade. A história reservou os Bilros para as mulheres, mas o presente e o futuro já mostraram que a arte é também dos Josés, dos Pedros e dos Franciscos. O bilro não é só história e cultura, o bilro é amor, é a história de vida de algumas gerações que viveram e sobreviveram em Arraial do Cabo. O bilro é arte, é estilo de vida. Aquele velho discurso dos professores de história: É preciso conhecer o passado para saber lidar com o futuro. Só conhecendo o que tínhamos podemos entender do que precisamos. O mundo sente necessidade de progredir, mas lembrar e dar atenção as origens é bonito, é digno de um povo guerreiro que não desiste nunca: o povo brasileiro, ou melhor, o povo cabista; para puxar ainda mais a sardinha pro nosso lado.

37


Alimentação saudável: Pratique! Tháira Mendes Nutricionista Graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro

As elevadas temperaturas do verão exigem um maior cuidado com a alimentação para que se possa aproveitar com saúde a estação mais convidativa para o lazer. Nessa época do ano, nossa temperatura corporal também se encontra elevada, o que pode levar a uma sensação de indisposição e mal estar.

Deve-se dar prioridade aos alimentos mais leves e de fácil digestão, como as frutas, verduras, legumes e carnes magras, além de evitar alimentos mais gordurosos e industrializados ricos em sódio, preparações fritas, refrigerantes, carnes gordas e excesso de carboidratos (doces, massas, açúcar refinado).

Outro cuidado essencial é com a hidratação, pois as perdas de líquidos e de sais minerais no nosso organismo são maiores nessa estação. Boas opções para melhorar a hidratação corporal, além de consumir bastante água, são os sucos naturais, frutas ricas em água como melão, melancia, laranja, abacaxi, maçã, alface, pepino, salada de frutas e a água de coco, que age como hidratante e isotônico natural, já que contém vitaminas e minerais que se necessitam repor, além de ter baixo valor calórico.

Uma receita prática e que pode ser feita em casa de um isotônico natural com menos de 100 calorias: - 3 a 5 cm de um gengibre; - 1 colher de sopa de suco de limão; - 10 ml de suco de laranja; - 1 colher de sopa de dextrose (glicose - pode ser encontrada em lojas de produtos naturais ou de suplementos alimentares); - 1 pitada de sal (0,7 a 0,8g); - 450 ml de água com gás

Modo de preparo: ralar o gengibre, espremer o limão e bater o suco de gengibre com todos os ingredientes por 30 segundos.

Para os consumidores de bebidas alcóolicas é importante saber que além de ser uma caloria vazia, ou seja, engorda sem trazer benefícios à saúde, o álcool também pode causar uma desidratação, visto que tem efeito diurético.

Uma maior atenção deve ser dada aos alimentos que estragam com maior facilidade, como creme de leite, maionese, salpicão, ostras cruas, além daqueles que não sabemos como foram manipulados e armazenados, podendo ocasionar intoxicações alimentares. É importante lembrar que uma alimentação saudável associada a hábitos de vida adequados, como a atividade física, deve fazer parte da rotina durante todo ano, podendo assim, aproveitar o verão com disposição, saúde e em boa forma.

38


Pole Dance: A dança do mastro cromado

Basta falar em Pole Dance para que as pessoas imaginem aquela dança erótica, com pouca roupa, fazendo poses provocantes em um mastro. Mas o Pole Dance não pode ser taxado somente dessa forma. Ele, além de sensual é considerado uma modalidade esportiva e exige muito do corpo. As pessoas que praticam a dança do mastro cromado adquirem flexibilidade, resistência, tonificam o corpo e aprendem a se comportar de forma mais atraente. A dança trabalha diferentes músculos do corpo e combina todos os movimentos aos exercícios de ginástica, por isso, muitas academias estão investindo no fenômeno inglês que ganhou força total no Brasil e que vem com tudo para o próximo verão. Entre 23 e 25 de novembro ocorreu em Buenos Aires, Argentina, o concurso Miss Pole Dance América do Sul 2013 com a participação de mais de 90 concorrentes de seis países latino-americanos. Nesta edição, foram disputadas entre homens e mulheres diversas modalidades do Pole Dance. A dupla de brasileiras formada por Ekaterina Malykhina e Tallyta Torres ficou em primeiro lugar na categoria de Duplas Sul-americanas. Na categoria Mulheres, o Brasil também levou a melhor com a bailarina Alessandra Rancan, agraciada com o prêmio de melhor coreografia. O Miss Pole Dance é organizado pelo Art Dance Studio Pole Dance, pioneiro na Argentina a oferecer aulas da dança desde 2007 e a maior escola de Pole Dance da América Latina, com mais de 800 alunos, e responsável pela consultoria prestada a mais de 40 escolas no Brasil, Chile, Peru, Uruguai, Venezuela e Colômbia.

39


23ª Etapa de Tiro Virtual (Tiro Esportivo) Encontro Nacional de Atiradores em Saquarema

O Tiro esportivo é uma modalidade desportiva que cada vez mais vem ganhando adeptos em todo o canto do país. Precisão, velocidade, treinamento e disciplina são características indispensáveis para quem quer praticar o esporte que agrada homens, mulheres e crianças. Visitantes e competidores de todas as idades e todos os sexos compareceram no Clube de Tiros de Saquarema para prestigiar a 23ª Etapa de Tiro Virtual (Tiro Esportivo). Entre carabinas e chumbinhos, atiradores de vários estados brasileiros propiciaram uma bela festa ao público que estava presente para conferir as belas armas, os alvos furados ou caídos e o desempenho de cada atirador. Não é necessário portar carabina para participar de um evento desses, pois os próprios organizadores disponibilizam armas e munições para a prática do esporte. Também não é necessário ter experiência em tiro esportivo para participar, então você que é iniciante o que está esperando? Para participar é só ficar de olho nos sites e nas redes sociais de eventos de tiros, esperar o próximo torneio e fazer sua inscrição. Segurança conta bastante nesse tipo de evento como em qualquer outro, e para garanti-la o uso de equipamentos de proteção individual (EPI) como óculos e protetor auricular são indispensáveis. O lugar também conta muito. O CTS, local escolhido para sediar o evento é amplo e seguro. “O CTS (Clube de Tiros de Saquarema) é um ótimo local para este esporte, onde ainda existe espaço não explorado para outras modalidades de tiro no ar comprimido, espaços estes que vamos ampliando gradativamente”. Palavras de Marcelo Cooper, um dos organizadores do evento. É importante lembrar que carabina de pressão não é arma de fogo e muito menos um esporte violento. A carabina de pressão é um esporte olímpico. Em julho de 2012, a chinesa Siling Yi e o sul-coreano Jongoh Jin conquistaram medalhas de ouro na carabina de ar de 10m, nos jogos olímpicos de Londres. O evento aconteceu no Clube de Tiros de Saquarema no dia 9 de novembro, e teve o patrocínio da Forum Armas de Ar, Distropil, FIAT, GAMO, Agromit Agropecuária, SANFER e Revista Magnum. Entre os intervalos de cada competição houve sorteios da edição especial da Revista Magnum, revista especializada sobre armas; de carabinas e chumbinhos; de anuidade, do Movimento Viva Brasil; de Boné da Combat, acessórios para Tiro esportivo, entre outros.

40


41


Conheça a banda NINETREE

A Ninetree é uma banda de rock nova, com apenas

Luke Coelho - Vocalista

um ano de formação, e que acaba de lançar o pri-

Marcus Vinicius - Guitarrista

meiro EP, que se chama AGORA OU NUNCA. Com

Lu Grings - Guitarrista

o lançamento do EP estão aos poucos ganhando

João Gabriel - Baixista

destaque na cena underground carioca, já se conso-

Dann Barbosa - Baterista

lidando com o público e com bandas amigas. Cha-

A Ninetree está com um projeto pra 2014 que é

mada para diversos eventos e sendo atração princi-

lançar um documentário online que deve durar em

pal, a Ninetree já está acostumada a tocar com casa

média uma hora contando um pouco sobre a história

cheia.

da banda e mostrando diversas imagens de todos os shows de 2013.

A banda se iniciou em meados de 2012, mas só

Siga a Ninetree Rock nas redes sociais:

começou a ter forma sólida e firmar em 2013 com a

Curta: http://www.facebook.com/ninetreerock

formação nova, que conta com os integrantes:

Siga: http://www.twitter.com/ninetreerock Escute o EP: http://www.youtube.com/ninetreerock

42


43


Pare... Planeje & Case!

Sabe o que a revista Moderna preparou para você? Uma dica bem bacana de bolo de casamento com o expert em casamentos, Rafael Araújo, do site Pare...Planeje & Case! BOLO DE CASAMENTO O bolo do casamento é uma dúvida que atormenta as noites de sono de qualquer noiva. Para não se perder nem na decoração nem no recheio, temos dicas valiosas. O bolo da festa de casamento precisa ser bonito, sim, mas precisa ser gostoso e o detalhe mais importante: caber no orçamento.

É importante combinar a decoração do bolo com a da festa. O estilo e cores da festa têm que conversar com as do bolo. Hoje em dia, temos várias opções, desde os clássicos bolos de três andares com pasta americana, mais modernos, até a febre do momento: naked cake, o bolo sem cobertura. As decorações mais usadas são flores, bolinhas e corações, mas lembre que seu bolo tem que ter a cara do casal.

Recheio do bolo Os sabores mais pedidos e que dão mais certo são: chocolate, creme de baunilha, nozes, abacaxi com coco e bem casado. Servir o bolo com sorvete é uma ótima opção que o transforma em uma deliciosa sobremesa. E a quantidade? Considere 100 gramas de bolo por convidado se o bolo for o único doce a ser servido pelo buffet. Calcular a quantidade para cerca de 30% dos convidados é suficiente. Se a festa tiver docinhos e quanto maior a quantidade e a variedade deles, menos bolo deve ser encomendado.

Preço Quanto mais detalhes e sofisticação, mais caro seu bolo será. Na hora da escolha, na primeira conversa com a boleira, é muito importante ter em mente quanto gastar para, a partir daí, criar e imaginar. Se não, você vai idealizar algo em sua mente e na hora de pagar ou vai se assustar e deixar um buraco no seu orçamento ou vai se decepcionar e optar pelo mais simples. Então PREVINA-SE. Uma dica super legal é escolher a decoração que quiser num bolo com pouco recheio e massa barata (ou num bolo falso), só para cortar e fazer um bolo bom, porém sem nenhuma decoração, para servir cortado para os convidados. Assim, você tem uma mesa linda e os convidados comem com qualidade. E o melhor: eles nem vão perceber a diferença, só seu bolso.

Rafael Araújo “O Melhor Amigo da Noiva” Pare, Planeje & Case! Tudo que Você Precisa para Planejar seu Casamento www.pareplanejecase.com.br

44


O uso da cafeína nos refrigerantes O crescimento do consumo de bebidas energé-

alcoólica”. Os termos “Bebida Energética”

ga, sonolência e redução do desempenho

ticas cafeinadas nos últimos anos é exponencial

ou “Energy Drink” são permitidos nos rótu-

cognitivo, alteração do humor, irritabili-

e cerca de 500 diferentes produtos já podem ser

los, mas passam a ser proibidas expressões

dade, náuseas e dores musculares. Assim

encontrados ao redor do mundo. O conteúdo

como “Estimulante”, “Melhora de Desem-

como os adultos, crianças e adolescentes

de cafeína desses produtos é bem variado, va-

penho” ou equivalentes.

também são susceptíveis ao problema.

rafinha. Além da cafeína, essas bebidas contem

As campanhas publicitárias das bebidas

Mais preocupante ainda é a forte cultura

outras substâncias como vitaminas, aminoáci-

energéticas são direcionadas primariamen-

de se misturar os energéticos com álcool.

dos, e algumas delas também contem extratos

te aos jovens, especialmente aos homens,

Estudos recentes têm demonstrado que a

de ervas tais como Ginko Biloba e Ginseng.

prometendo melhora do desempenho da

mistura faz com que a pessoa não perceba

atenção e resistência física, perda de peso e

seu real estado de embriaguez e tenha uma

No Brasil, a ANVISA classifica esses produtos

maior diversão. No Brasil estamos acostu-

maior tendência a comportamentos de ris-

como “compostos líquidos prontos para con-

mados a ver a animação de um bonequinho

co. Não é uma latinha de bebida energéti-

sumo” e uma portaria de 1998 regulamenta a

em que a bebida energética lhe “dá asas”.

ca aqui e outra ali que trará problemas, as-

comercialização com as seguintes ressalvas:

Já nos Estados Unidos, algumas campanhas

sim como uma ou outra lata de Coca-Cola.

têm forte apelo à glorificação do uso de

Entretanto, à luz do conhecimento atual,

drogas.

deve-se ter em mente que tanto o abuso

riando de 50 mg até 500 mg por latinha ou gar-

*Conteúdo de álcool deve ser menor que 0.5% e de cafeína deve ser no máximo de 350 mg/l

desses produtos como a mistura com álco-

(uma xícara de café expresso tem cerca de 100

Geralmente as campanhas publicitárias

ol podem estar associados a problemas de

mg de cafeína e uma lata de coca-cola 35 mg).

prometem inúmeros benefícios e as pesso-

saúde mais sérios.

as acabem interpretando isso como “quanÉ ainda obrigatória a demonstração no rótulo

to mais, melhor”. As pessoas pouco sabem

Se a intenção for aumentar o desempenho

do conteúdo de cafeína e advertência em des-

sobre os níveis de consumo seguro de cafe-

físico e mental, por que não usar de for-

taque e negrito: “Idosos e portadores de enfer-

ína, e isso depende muito se o consumo é

ma moderada a cafeína dos próprios ali-

midades: consultar o médico antes de consu-

esporádico ou regular. Quem ingere cafeína

mentos (ex: café, chás)? Nesses alimentos,

mir este produto”. Em nova resolução de 2005,

diariamente tem menos riscos de se intoxi-

a cafeína vem acompanhada de inúmeras

a recomendação de advertência foi estendida

car, já que o metabolismo da substancia é

outras substâncias que reconhecidamente

para: “Crianças, gestantes, nutrizes, idosos e

mais rápido.

fazem muito bem à saúde.

dico antes de consumir o produto” e também

A dependência à cafeína é outro proble-

Fábio Moreira

“Não é recomendado o consumo com bebida

ma que merece atenção, e a abstinência da

Químico

substância pode causar dor de cabeça, fadi-

CRQ 03418255

portadores de enfermidades: Consultar o mé-

45


Revista Moderna - Edição Final de Ano  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you