Issuu on Google+

REVISTA Clube de Desbravadores IASD Guanabara

MIKE STEVENSON

*Edição de Inauguração

DATA:20/04/2011 Confira:

-Conheça o Clube: Conheça um pouco o clube de Desbravadores Mike Stevenson. -Desfile Cívico:Desbravadores comemoram seu dia com desfile cívico e doação de sangue em Belém e o Clube Mike Stevenson marcou presença. -Curiosidades: Veja as curiosidades relacionadas a Desbravadores. -Faça você mesmo: Faça uma bússola caseira.

.


Conheça o Clube

02

Na Foto não estão todos os membros

O clube de Desbravadores Mike Stevenson tem sua sede na IASD Guanabara. O clube Mike Stevenson já foi um dos maiores clubes de Belém, sempre com um propósito: Levar as boas novas!!! Hoje o Clube Tem Como Diretor Marcelo Cleiton e mais um líder Blendo.

Navegue No site do clube Mike Stevenson:

www.mikestevenson.co.cc


DESFILE CÍVICO

03

Desbravadores comemoram seu dia com desfile cívico e doação de sangue em Belém e o Clube Mike Stevenson marcou presença. “São 61 anos de movimento e mais de 5 mil participantes em Belém” A comemoração do Dia Mundial dos Desbravadores começou bem cedo em Belém. No último dia 17, desde as oito horas da manhã os desbravadores já estavam concentrados na Praça Waldemar Henrique, onde aconteceu a cerimônia comemorando os 61 anos do movimento no Brasil. Durante o evento, estiveram presentes autoridades políticas como Nilson Pinto, Secretário de Educação do Estado, o Vereador Nehemias Valentim, e líderes da Igreja Adventista como o pastor Aquino Bastos da União Norte Brasileira e pastor Renato Seixas da Associação Baixo-Amazonas. Os líderes políticos aproveitaram a ocasião para elogiar a atuação dos desbravadores na comunidade, “Os Desbravadores realizam um trabalho fantástico, além de ser um exemplo para a comunidade”, afirmou Nilson Pinto. Todos eles, juntamente com os líderes, diretores e desbravadores que se destacaram em seus clubes, foram condecorados com uma medalha de honra ao mérito alusiva ao evento. Para a desbravadora Vitória Maia que é portadora de necessidades especiais, “ser condecorada com uma medalha de Honra ao Mérito é uma alegria indescritível. Para mim, poder participar dos desbravadores é uma honra”, disse. Já para o líder dos Desbravadores no norte, a comemoração é dupla. “Hoje não estamos comemorando apenas o nosso dia mundial. Mas sim 61 anos de história em que os desbravadores vêm formando cidadãos íntegros e dispostos a colaborar com a sociedade”, disse Aquino Bastos. Após a solenidade, os desbravadores marcharam pelo centro da cidade, desfilando pela Avenida Presidente Vargas até a Praça da República. A cerimônia contou com a presença de aproximadamente dois mil Desbravadores, além dos pais e da população que parou para observar o evento. Solidariedade – As comemorações também contaram com a parceria do Ministério Jovem que realizou mais uma etapa do projeto Vida por Vidas juntamente com a unidade móvel do HEMOPA onde foi realizada a captação de bolsas de sangue, além do cadastramento de doadores de plaquetas e medula óssea.


Curiosidades

04

O SURGIMENTO DA IDÉIA O nome DESBRAVADORES foi usado por Theron Johnston, em 1930, quando organizou um clube em sua casa na cidade Sant‘Ana, Califórnia, nos Estados Unidos. Não recebeu apoio e acabou abandonando a idéia. Já em 1940, a Associação do Sudoeste da Califórnia chamou o seu acampamento de “Acampamento de Desbravadores Jovens Missionários Voluntários”. Nessa época, também surgiu um clube organizado pelo pastor Laurence Skinner com o nome “Locomotiva”. O DESENVOLVIMENTO O clube começou a tomar corpo a partir de 1946, com a liderança do pastor John Hancock, que era diretor de jovens da Associação do Sudoeste da Califórnia. Aproveitando o nome do acampamento da Associação, chamaram de “Clube dos Desbravadores Jovens Missionários Voluntários”. A ORGANIZAÇÃO Em 1946, o próprio pastor Hancock desenhou o emblema em forma de triângulo, que ainda é usado em todo o mundo. Em 1947, a Associação Geral pediu à União do Pacífico para desenvolver a Organização do Clube de Desbravadores. O pastor J. R. Nelson coordenou este trabalho. Em seguida, Lawrence Paulson escreveu os primeiros manuais de orientação. Em maio de 1949, o pastor Henry Berg, mesmo não sendo músico, compôs o Hino dos Desbravadores. A OFICIALIZAÇÃO Em 1950 o departamento de Jovens da Associação Geral adotou oficialmente o “Clube de Desbravadores Jovens Missionários Voluntários” como um programa mundial. Em 1952 o Hino dos Desbravadores foi oficializado e passou a fazer parte do programa.


Faça você mesmo

05

FAZENDO UMA BÚSSOLA CASEIRA É muito gostoso e interessante quando podemos fazer coisas improvisadas e descobrir que realmente funcionam. Logo abaixo, vamos aprender a fazer uma bússola caseira e que funciona, tudo de forma bem simples e descomplicada. MATERIAL: Imã Agulha Um pedaço de cortiça (rolha) IMANTANDO A AGULHA: Pegue um imã e passa a ponta da agulha umas 20 vezes sobre o imã e numa única direção. Observe a figura. PREPARO: 1. Imante a agulha como demonstrado acima; 2. Pegue um pedaço de cortiça (rolha) e faça um pequeno chanfro do seu centro; 3. Marque um “N” (Norte) em uma das extremidades do chanfro da rolha; 4. Centralize a agulha, já imantada, sobre o chanfro com a ponta imantada virada para a letra “N”; 5. Coloque um pouco de água no recipiente de vidro ou plástico; 6. Cuidadosamente, coloque a cortiça com a agulha com cuidado no recipiente com água; 7. note que aos poucos a rolha irá virar e a agulha apontará para o Pólo Norte Magnético Esta atividade pode ser realizada em atividades para clubes de líderes, desbravadores, aventureiros e jovens. Não deve ser feita por um aventureiro sem acompanhamento, pois é necessário alguns cuidados especiais.



Revista Mike Stevenson #1