Issuu on Google+

Destaques Carnabinho págs. 8 e 9 Saúde e Beleza pág. 10

Assistência Social pág. 14 Futebol pág. 20 Revista MESC | Fevereiro | 2010 - 1


2 - Revista MESC | Fevereiro | 2010


Índice Festa de 51 anos..........................4, 5, 6 e 7

Vamos sustentar o conquistado e obter novos destaques

Carnabinho .........................................8 e 9 Saúde & Beleza .......................................10 Palhinha Gestão 2006/2011

2010 é um ano muito especial para o MESC. Completar 51 anos de existência significa, hoje, para um clube muito mais que apenas permanência. É a continuação do Jubileu de Ouro, a evolução e o empenho constantes assim como a realização de ações memoráveis para o clube e à comunidade de São Bernardo do Campo. Neste ano comemoramos nosso aniversário com uma bela festa e um inesquecível show com o cantor Jair Rodrigues, que demonstrou toda a sua simpatia além de admiração e carinho pelo nosso Clube. Como presidente executivo, sinto-me satisfeito e orgulhoso por toda a história do MESC. Temos fatos suficientes para ficarmos orgulhosos desta trajetória, colaborando desde 2006 para o fortalecimento do nome de nossa instituição. Destaque da região, mais de 18 mil associados, celeiro de muitos talentos nas várias modalidades de esportes e incontáveis incursões nas áreas sociais e assistenciais. São cinquenta e um anos vividos sempre em função de você, nosso associado. A cada novo ano, a cada aniversário, pensando em tudo o que já se passou e principalmente em tudo o que podemos e vamos realizar. Esperamos e trabalhamos para que a reputação do MESC além de continuar positiva, torne-se mais relevante a cada mês. De 1959 até 2010 pessoas dedicadas contribuíram para que o Clube mantivesse o prestígio alcançado. Garanto, em homenagem a todos esses colaboradores, que faremos o possível para que o MESC sustente os títulos obtidos e permaneça como modelo de gestão, seriedade e comprometimento com o sucesso.

Inclusão Social .........................................11 Visita Ilustre ............................................12 Voleibol ...................................................13 Assistência Social ....................................14 Empresa Sucesso .....................................15 Handebol ................................................16 Destaques do MESC ................................17 Bocha ......................................................18 Ginástica Artística ...................................19 Torneio de Verão .....................................20 Torneio Início Sorteio 2010 ......................21 Restaurante MESC ..................................22 Secretaria ...............................................23

Revista MESC é uma produção do Depto. de Relações Públicas Av. Robert Kennedy, 2113 - Jd. Beatriz - SBC - SP | Fone/Fax: (0xx11) 4344 - 5564 E-mail: revista@mesc.com.br/marketing@mesc.com.br / imprensa@mesc.com.br | mesc.com.br | twitter.com/clube_mesc Publicação mensal e distribuição gratuíta DIRETORIA EXECUTIVA: Presidente Executivo – Roberto Garcia Fuentes (Palhinha), Vice-Presidente Executivo - Antonio P. de Almeida, Vice-Presidente Administrativo - João Augusto M. Martins, Vice-Presidente Esportes - Ulisses R. Alves, Vice-Presidente Financeiro Claudio da Cunha, Diretor Secretário - Carlos A. M. Rodrigues, Diretor Jurídico - Dr. Humberto C. Barbosa, Diretor de Relações Públicas Paulo Toyoda, Diretor Administrativo - Claudinei Mazzini, Diretor Tesoureiro - Mauro P. Costa, Diretor de Patrimônio - Geraldo Ercolin, Diretora Social - Elaine Stragliotto (Gaúcha), Diretor de Assistência Social - Osmar Elias, Diretora Feminina - Adalgisa C. A. Vieira, Diretor de Futebol/Futsal - Antônio G. de Oliveira, Diretor de Esportes de Mesa - Sebastião D. da Costa, Diretora de Esportes de Salão - Renata E. C. Gundim, Diretor de Tênis - Carlos Alberto S. de Souza, Diretor de Bocha - Nelson Pires dos Santos e Diretor de Outros Esportes - Rogério Sariev. CONSELHO DELIBERATIVO: Presidente - José Esmenio Carneiro, Vice-Presidente - Dr. Evandro da Silva Marques, 1º Secretário - Antonio Carlos B. Peres e 2º Secretário - Angelo Garrucho Duran. CONSELHO FISCAL: Presidente - João José Cardoso, Secretário - Paulo César Martins e Membro - Edílson Rodrigues.

Expediente Diretor Responsável - Paulo Toyoda Jornalista Responsável - Ana Paula Dini (MTB -23.198) Projeto Gráfico - João Paulo Critis Redação - Gheisa Lessa Fotos - Gheisa Lessa, João Paulo Critis Publicidade - João Paulo Critis Comercial - Selma Magalhães - Tel: 7290-9769

Revista MESC | Fevereiro | 2010 - 3


MESC comemora aniversário com shows especiais Em 20 de fevereiro é comemorada a fundação do MESC. Neste ano não houve desfeita! Como 2010 significa a continuação do Jubileu de Ouro, a festa contou com convidados especiais, organização detalhada e shows animadíssimos. Tudo para celebrar 51 anos de existência. A dupla sertaneja César e Lucas abriu o show do cantor Jair Rodrigues, no Ginásio I, que aconteceu na data exata da fundação. O cerimonial foi apresentado pelo mestre de cerimônias e apresentador do programa Bob Show da TVABCD, Robson Souto. Com mais de 500 presentes a festa não terminou até às 2 horas da manhã.

Sócios e não-sócios também ocuparam suas mesas e “vim ver o Jair Rodrigues”, confirmou a sócia Ana Luíza. Já os associados há mais de 10 anos Viviane, Luiza, Niderci e Vítor Mansini elogiaram a festa “é a primeira vez que comemoramos o aniversário do MESC, mas estamos surpreendidos com a organização e o ambiente familiar”.

A personalidade da noite, Jair Rodrigues se apresentou às 23h e animou os associados e diretores “é muito legal o Clube comemorar o aniversário como uma festa que permite a entrada de não-sócios porque a confraternização e o encontro que uma festa como essa gera é de grande importância”, disse Autoridades da região prestigiaram o cantor, que destacou “tenho algo mais um ano de em comum com o MESC, existência do MESC. “Não tem como também comemoro 51 Entre eles estavam anos, mas de carreira!”, falar de São o deputado federal, revelou animado. Bernardo sem Dr. Arnaldo Faria de Sá; o vice-prefeito de presidente executivo falar do MESC”, O SBC, Frank Aguiar; o Roberto Garcia Fuentes declarou o presidente do PT do B de (Palhinha) discursou São Bernardo, Evandro vice-prefeito na cerimônia e de Lima; e o vereador relevou a questão Frank Aguiar de SBC, Gilberto França. central de sua gestão “Não tem como falar “reconstrução”. “Neste de São Bernardo do mandato visamos a Campo sem falar do MESC também, reestruturação do Clube, pensamos com uma história de sonhos que se em projetos para manter o bemrealizaram, o Clube hoje apresenta estar do associado”, garantiu o uma estrutura moderna e atrativa”, presidente “e pretendemos expandir ressaltou o vice-prefeito. “Com os as fronteiras da área esportiva mas serviços sociais e de entretenimento, sem esquecer das tradições, criando reconheço a importância que o novos projetos mas, principalmente MESC representa para a cidade e , concluindo aqueles que já estão em abraço a idéia, estou pessoalmente andamento”, finalizou agradecendo para parabenizar o Clube pelo seu o empenho de toda a diretoria e aniversário”, finalizou Aguiar. conselhos Fiscal e Deliberativo. 4 - Revista MESC | Fevereiro | 2010


Frank Aguiar, Jair Rodrigues e Palhinha

Paulo Toyoda, Dep. Arnaldo Faria de Sá, João Martins e Pedrinho

Convidados do presidente do Conselho Fiscal João José Cardoso

Selma, Frank Aguiar, Vilminha e Madalena

Edson, Rosana, Marli, Norivaldo, Marcos e Débora

Mauro, Palhinha, Tcheco, Edson, Beatriz

Claudio Cunha, Frank Aguiar e Maria Helena

Isabel, Rosa, Marli, Zaira, Ângela e Carlos Alberto

Revista MESC | Fevereiro | 2010 - 5


Vitor, Niderci, Luiza, Viviane, Valéria e Claudinei

As irmãs Tatiana e Walentina Turowsky

Leandro, Gláucia, Irene, Sebastiana, Hilma, Eliseu e Valéria

Lina, Regina, Carlinhos, Mônica e Miro

Edson, Elisângela, Elisabete, Emília e Hélio

Frank Aguiar, Ulisses e Celina

Arnaldo, Fernanda, Fátima, Tânia, Rosa, Antônio, Américo e Ismênia

Toninho e Dr. Humberto

6 - Revista MESC | Fevereiro | 2010


Palhinha discursa

Discurso de Frank Aguiar

Dep. Arnaldo Faria de Sá fala sobre o MESC

Diretoria Executiva (gestão 2006/2011) canta parabéns

Evandro de Lima discursando

Sócios aproveitam a festa

Paulo Toyoda, Jair Rodrigues e Palhinha

Show do Jair Rodrigues

Todos se animam com o show

Mauro e sua esposa cumprimentam Frank Aguiar

Revista MESC | Fevereiro | 2010 - 7


Pais e filhos pularam Carnaval no Ginásio I Nos dias 14, 15 e 16 de fevereiro aconteceu o Carnabinho 2010. Com banda ao vivo, as crianças dançaram e os pais aprovaram a folia que o Departamento Social organizou no Ginásio I. “Me surpreendi com a organização do evento, essa divisão do ginásio por faixa etária deixa os pais mais seguros, e também não sabia que seria música ao vivo, excelente”, elogiou Lucinete Monteiro, mãe da Júlia (4) que estava fantasiada de princesa. “Adoro o Carnaval e gosto muito do MESC”, disse a pequena. Com sócios e não-sócios o Carnabinho contagiou famílias inteiras, como a da Fernanda Bacelar, mãe da Beatriz (6) e da Larissa (10) “é a terceira vez que venho e acredito que essa é uma maneira de resgatar o Carnaval em família”. Fernanda se fantasiou junto com as filhas “temos que entrar no clima junto com eles”.

Clube, com as piscinas e festas, se torna uma certeza” A Banda Fox animou a todos e cantou sem parar, o único intervalo foi às 16h30, quando começou a premiação do Concurso de Fantasias. Os primeiros colocados ganharam um troféu e todos os participantes do concurso receberam medalhas de participação. Os jurados do Concurso foram: Kelly Cristina da Silva, Noeli dos Santos e Selma Magalhães. O Carnabinho continuou até às 18h30 e “foi ótimo, minha filha se divertiu, e é isso o que importa”, finalizou a sócia Roberta Cunha mãe da Sofia Cunha (6). Veja mais fotos do Carnabinho 2010 no site do MESC (mesc.com.br)

O Ginásio I recebeu por volta de 300 crianças e Melissa Moreno, sócia do Clube e mãe da Lívia (1) explicou o porquê “quando não viajamos, o João Pedro, Júlia e amiga

8 - Revista MESC | Fevereiro | 2010

Lívia Moreno (1 ano e 10 meses)


Gabriela - 1º lugar maiores de 8 anos

Gabrielle - 2º lugar maiores de 8 anos

Estéfane - 3º lugar maiores de 8 anos

Kaique - 1º lugar de 0 à 7 anos

Lara - 2º lugar de 0 à 7 anos

Eloah - 3º lugar de 0 à 7 anos

Pais entram no clima do Carnabinho

Participantes do concurso ganharam medalha

Margarete e Natália (1)

Larissa (10), Fernanda (mãe) e Beatriz (6)

Participantes do concurso de fantasia

Cleiton e Bruno (5)

Revista MESC | Fevereiro | 2010 - 9


Entenda melhor a homeopatia Criada por Samuel Hahnemann há mais de 200 anos, a homeopatia está cada vez mais reconhecida como uma especialidade médica. Essa área da medicina busca tratar o doente como um todo e não apenas a doença. O médico pediatra e homeopata Ivanor Tonini, explica que os remédios homeopáticos se originam dos três reinos da natureza: vegetal, animal e mineral. “A homeopatia leva em conta todas as características individuais do paciente para poder receitar o remédio. Por exemplo, nas consultas o médico pergunta como a pessoa é, seus sonhos, seus medos, seus desejos ou aversões alimentares, seu sono, se é friorento ou calorento, se é uma pessoa pacata ou impulsiva, entre outros fatores. Por isso, que dois indivíduos com a mesma doença recebem medicamentos diferentes”, explica. O médico conta que quando uma mãe leva dois filhos que tenham, por exemplo, resfriados constantes ele questiona o apetite, o sono, os medos, o intestino e toda a forma de vida da criança para, assim, receitar um medicamento que estimule a energia vital para aumentar as

10 - Revista MESC | Fevereiro | 2010

ivanortonini@uol.com.br

defesas do organismo. “Minha primeira especialidade médica foi a pediatria, onde só sabia tratar a doença e muitas vezes a mãe questionava sobre o comportamento da criança e eu tinha que indicar outros especialistas. Depois conheci a homeopatia que trata não só a parte física, mas também a emocional da pessoa e hoje sei orientar os pacientes para que tenham uma melhor qualidade de vida”, garante o Dr. Ivanor Tonini. A homeopatia é uma boa alternativa para o tratamento de doenças

desencadeadas pelo estresse. Deve-se levar em conta que os medicamentos homeopáticos, por serem naturais, são menos agressivos que os convencionais. Uma dúvida frequente é sobre a demora do tratamento homeopático. “Apesar do que geralmente as pessoas acham, o medicamento homeopático apresenta melhora em 24 horas, principalmente nas doenças agudas como amidalite e faringite. Nas doenças crônicas como reumatismo, hipertensão arterial e diabetes, o tratamento realmente é mais demorado, porém traz uma melhora na qualidade de vida do paciente”, afirma o Dr. Tonini. Uma dica do especialista é na hora de procurar uma farmácia de homeopatia, o paciente deve sempre optar pelo estabelecimento que tenha um farmacêutico homeopata, pois o remédio é feito na hora.


MESC na São Silvestre Atletas da Inclusão evoluem no Clube

Marcos Tadeu

Carlão, Dilton, Sueli, Marcos Tadeu, Telma, Patrícia e Márcio

O atleta Marcos Tadeu Custódio Júnior, do Projeto Força no Pé, participou da São Silvestre em dezembro de 2009 e é pódio em todas as corridas que compete. O grupo Força no Pé, formado por deficientes físicos, visuais e mentais, é fruto da parceria do Clube MESC com a Prefeitura de São Bernardo. Júnior, de 35 anos, treina atletismo há cinco anos e integra o Projeto no MESC, há dois. De acordo com o técnico do grupo, Dilton Oliveira Paiva, o Taquara, “ele está sempre nas primeiras colocações, na São Silvestre chegou com tempo de 2º lugar”. Marcos corre na categoria B-13 (deficientes visuais parciais) e diz que não sente nenhum tipo de ansiedade antes das provas “no começo dava nervoso, mas agora já me acostumei”, disse. Ao ser questionado sobre a dificuldade das provas falou “às vezes são umas corridas fáceis, a gente só vai pra brincar”. Na última prova que aconteceu em novembro na Cooperativa, “de todos nossos atletas, quatro foram para o pódio”, lembrou Taquara e explicou que é preciso treino constante: “usamos recursos do dia-dia para que eles nunca parem de se exercitar, o Marcos vai trabalhar de bicicleta, então sempre digo pra ele

dar umas voltinhas a mais, assim conciliamos momentos em que estão fora do treino para complementar o exercício”. Para os próximos anos o grupo pretende inscrever na São Silvestre mais integrantes e vê futuramente as Paraolimpíadas “Muitas vezes a família desacredita no atleta, e assim fica mais difícil de formar uma equipe de base”, esclareceu o técnico. Em 2010 a parceria MESC e Prefeitura continua e o coordenador do departamento de inclusão social, Carlos Peres e a coordenadora do Projeto, Sueli Moreira disseram que “a idéia é que não termine”. Para os interessados, as inscrições são feitas na secretaria de esportes do MESC – Av. Robert Kennedy, 2113 – Jd. Beatriz – SBC – SP - Tel: 4344-5566 ramal 230 ou esportes@mesc.com.br.

Revista MESC | Fevereiro | 2010 - 11


Músico visita o MESC “Pretendo voltar aqui” disse Paulo Pagni da RPM

O ex-baterista da banda RPM visitou o MESC no dia 10 de fevereiro. Acompanhado dos sócios Marcelo e Bianca (Capa da Revista MESC de novembro/2009) Paulo Pagni ou P.A, como prefere ser chamado, gostou muito do Clube. O Músico, compositor, produtor, baterista e cantor visitou o MESC pela primeira vez e revelou “ainda não andei pelo Clube inteiro, mas o pouco que vi já gostei, aqui tem muito verde!” e também comentou o fundamento religioso do MESC “estou com Deus sempre e valorizo essa dedicação”, disse. Recordar os tempos de início de carreira faz P.A lembrar de um show em São Bernardo, com a RPM, “tocamos uma vez aqui, foi em um palco que quase quebramos de animação” e já prometeu “pretendo voltar e trazer um pouco de rock nacional para o MESC.”.

Paulo Pagni ex-baterista do RPM

P.A. tocou com a RPM durante quatro anos na primeira fase da banda e depois mais dois anos da segunda fase. “Agora sigo com duas bandas, a PR5 com o Paulo (Paulo Ricardo) e com a minha banda, P.A. Banda”, contou o baterista.

Participe da Oficina de Oração “Dê a oportunidade de conhecer Aquele que te ama verdadeiramente”, diz Lúcia Helena Ferraresi, coordenadora da oficina No próximo dia 09 de março, às 19h30, terão inicio as Oficinas de Oração e Vida. As reuniões acontecem no Salão Aquático do MESC. Todos os sócios e não sócios estão convidados a fazer parte. A oficina é gratuita e aberta a todas as religiões. Segundo a coordenadora Lúcia Helena Ferraresi, a oficina pode ajudar em uma possível mudança de vida e um contato mais íntimo com Deus. “Aprendemos a caminhar com Deus. E, com Ele, nós construímos uma vida e uma história nova. Sem medos, sem depressões, sem estresses, sem angústias; recuperando assim a estabilidade emocional e a unidade interior. É um ‘nascer de novo’!”. Os interessados devem entrar em contato nos telefones 4390-8534 e 98571280 para falar com Lúcia e no 8302-2560 para falar com Paulo. 12 - Revista MESC | Fevereiro | 2010


Voleibol se prepara para competições As maratonas de treinos das equipes de voleibol do Clube iniciaram com toda a intensidade este ano. Além dos campeonatos tradicionais como o Sindi-Clube, o Pré-olímpico e o Campeonato da APV (Associação Paulista de Vôlei), será realizada a Copa MESC. Em 2009 a equipe adulta masculino ficou em primeiro lugar na APV e na Copa Peruíbe. A máster feminina D ficou em terceiro lugar no Sindi-Clube e em primeiro no Festival de Vôlei do Rio Branco. A equipe “A” garantiu a prata no Sindi-Clube e na Copa Pisca. As categorias D2 e E1 foram as segundas colocadas no Sindi-Clube. No Campeonato 4x4 na areia, o MESC foi campeão invicto (categoria 35+).

Destaque O atleta Vitor Brito merece destaque, pois foi vencedor nos campeonatos que disputou pela Federação Paulista de Vôlei. Brito começou a praticar vôlei no projeto NAVE e tem alcançado excelentes resultados.

Revista MESC | Fevereiro | 2010 - 13


MESC realiza ações sociais

É prioridade no mandato do presidente executivo Roberto Garcia Fuentes (Palhinha) a realização de colaborações à comunidade. Sempre que possível, o Clube atende aos pedidos e solicitações de entidades devidamente cadastradas e legais de acordo com a prefeitura de São Bernardo do Campo. ONG Asfacer No dia 19 de dezembro de 2009, o MESC realizou doação de alimentos para a Asfacer (Associação Fazer e Crescer). O dia foi de entrega das doações nos Bairros Esmeralda e Divinéia, cerca de 250 crianças compareceram para receber os donativos e passar a tarde com a equipe da Asfacer e com representantes do MESC. Valiquíria da Silva e Selma Magalhães

Lar São Vicente de Paulo O MESC, representado pelo diretor de Relações Públicas Paulo Toyoda, realizou a doação referente à rifa beneficente a Casa São Vicente de Paulo no dia 29 de janeiro. O Presidente Gerson Pereira Gomes agradeceu ao Clube pela ação.

Casa de Recuperação Para a Casa de Recuperação – Projeto Creia, foram doados 100 panetones em 23 de dezembro. O Clube com frequência indica dependentes químicos para o Projeto, que é uma instituição sem fins lucrativos. A Casa de Recuperação hospeda 50 dependentes e está localizada em Ibiúna, interior de São Paulo. Paróquia Santa Luzia No dia 9 de fevereiro o MESC colaborou com a Paróquia Santa Luzia, conforme pedido enviado ao Presidente Roberto Garcia Fuentes (Palhinha). Paulo Toyoda e Gerson Pereira

14 - Revista MESC | Fevereiro | 2010


FASB - Faculdade de São Bernardo do Campo * Dr. Ariovaldo José Pécora Quero ressaltar no início da minha fala, a visão ampla de dois educadores, Profa. Ilda F. Delle Sedie e Prof. Luciano Delle Sedie, pois através desses dois educadores, que surgiu historicamente em 1971, a FASB, Faculdade de São Bernardo, que tem como objetivo principal, estimular a criação cultural, desenvolver o espírito científico e formar cidadãos nas diferentes áreas do conhecimento, aptos para a inserção em setores profissionais, participando do desenvolvimento da sociedade brasileira e colaborando na sua formação contínua. A FASB, através de seus Profissionais da Educação, vem contribuindo de uma forma expressiva com a qualidade do ensino, o que podemos comprovar através do ranking das Faculdades avaliadas pelo o MEC. Os Cursos mantidos pela FASB: Administração, Química, EngenhariaQuímica, Letras, Pedagogia, História e Geografia, têm por missão ainda, formar profissionais competentes e

éticos, não só para atuar na educação, como para as demais áreas de sua formação, seja o químico, o engenheiro e ou administrador.

Os alunos da FASB promovem, com auxilio dos professores, ações sociais com freqüência. Arrecadações

e doações fazem parte de uma formação íntegra. O cidadão que a FASB educa tem este perfil, além de conhecimento e capacitação em sua área, ele priorizará serviços voluntários. Em 2009, mais de seis instituições foram beneficiadas com as ações da FASB, no dia das crianças os alunos promoveram um dia de arrecadação e visita divertida das crianças auxiliadas. Assim a Faculdade fez e faz sua história, procurando oferecer à cidade de São Bernardo do Campo e à região, uma instituição de ensino superior, cada vez mais atuante e de caráter universal, preparando seus alunos para o mercado de trabalho. Este objetivo nos levou a estabelecer e fortalecer o compromisso de ampliar o número de convênios com Empresas da região do ABCD e São Paulo. *Dr. Ariovaldo José Pécora é Diretor Geral da Faculdade de São Bernardo do Campo. Está na FASB desde a fundação da mesma, há 39 anos.

Revista MESC | Fevereiro | 2010 - 15


Handebol traz mais conquistas ao Clube As equipes de handebol do MESC/ FIAT Sinal disputaram, na cidade de Limeira em São Paulo, a primeira edição da SP Handball Cup e sagraramse campeãs. As equipes conquistaram cinco títulos no torneio, que aconteceu entre os dias 19 e 24 de janeiro. Em algumas categorias, o MESC chegou a apresentar até duas equipes. As meninas do handebol trouxeram dois títulos pela modalidade de handebol de areia e três títulos na de quadra. Além de três vice-campeonatos e de ocupar quatro vezes o posto de terceiro colocado em ambas as modalidades. O torneio serviu como pré-temporada para as equipes mirim, infantil e cadete, as quais se preparam para importantes competições como o Campeonato Paulista.

Jogos de Verão: MESC é campeão em Nova Odessa jogando Beach Handball A equipe de Handebol MESC/FIAT Sinal conquistou ouro nos II Jogos de Verão em Nova Odessa, interior de São Paulo. O torneio de Beach Handebol acontece na areia e é dividido por sets. O MESC foi campeão da cateogria cadete, naipe feminino com sua equipe “A”, após vencer a equipe CEL/Objetivo/Nova Odessa por 2 a 1 em uma final emocionante. O primeiro set foi vencido pelo MESC, mas a equipe da casa empatou no segundo. A decisão foi em “um jogador contra goleiro” com o gol marcado pela goleira Anna Gerbelli e a equipe tornou-se campeã. A terceira colocação também foi faturada pelo MESC com a equipe “B”. Em 2008 o Clube foi ouro e vice-campeão do torneio, na categoria cadete com as equipes “A” e “B”, e campeão da categoria Sub-21.

16 - Revista MESC | Fevereiro | 2010

Equipe campeã


Destaques do Esporte O Clube tem um reconhecimento extenso na área esportiva. Esse trabalho é fruto de investimento, mas também do esforço de profissionais conceituados que levam o nome do MESC pelo Brasil a fora. Conheça alguns dos nossos destaques: Nome: Alessandro Puglia Idade: 44 anos No MESC: Técnico de Judô Formação: Nível superior em Educação Física pela FEFISA – pós-graduação em Treinamento Aplicado no Judô pela Universidade de Tsukuba (no Japão). Carreira: Desde os 15 anos foi atleta e integrou as seleções juvenil e adulta do Brasil. Alessandro treinou e fez estágios no Japão, quando voltou para o País tornou-se técnico do Clube da Volks. Foi técnico das seleções Paulista Juvenil e Júnior. Está no MESC há nove anos e exerce a coordenação técnica da Federação Paulista de Judô. Frase: “Primeiramente agradeço ao Professor Sadao por todo o meu caminho dentro do judô. O Clube abraçou o judô com seriedade, desde 2001 fazemos um trabalho que está surtindo efeito. Temos atletas de base que se classificaram nos campeonatos Mundial, Júnior, Pan-americano, Paulista, Brasileiro e Jogos Abertos. Hoje, podemos dizer que o judô do MESC é reconhecido e respeitado no Brasil inteiro.” Nome: Jackeline Silva Idade: 40 anos No MESC: Técnica de Handebol Formação: Educação Física na Universidade Estadual do Pará (UEPA) – pós-graduação em Educação Física pela FEFISA e Psicologia Esportiva no Mackenzie. Carreira: Atua no handebol feminino desde 1998 e em 2000 entrou para a Comissão Técnica. Participou e ganhou vários campeonatos tanto como técnica quanto como atleta. E hoje treina a equipe cadete do MESC, após desenvolver o trabalho de base. Consagrou amistosos internacionais e o vice-campeonato da Liga Nacional em 2005. “O Clube é minha segunda casa. Já morei aqui e sinto muito orgulho e prazer de trabalhar no MESC. Agradeço as pessoas que me acolheram e todos os funcionários em geral, sinto uma satisfação enorme pelo Clube.”

Revista MESC | Fevereiro | 2010 - 17


Torneio de Aniversário 51 anos Finais da competição interclubes comemoraram o aniversário do Clube

No dia 19 de fevereiro, sexta-feira, aconteceram as finais do Torneio de Aniversário 51 anos MESC de bocha. O Torneio Interclubes homenageou o Clube tendo como tema o aniversário de 51 anos.

Palhinha e equipe campeã - MESC D

Osmar e equipe vice-campeã - MESC A

Ulisses e equipe campeã - MESC A

Paulo Toyoda e equipe vice-campeã - MESC B

Homenagem ao 51º aniversário do Clube

18 - Revista MESC | Fevereiro | 2010

As canchas do MESC foram o palco das finais em que os campeões e vice-campeões das duas categorias foram equipes mesquianas. Na categoria masculina o trio campeão foi o MESC-D composto por Luiz Camolesi, Cláudio Camolesi e João Alexandre Tonarque, o trio vicecampeão, MESC-A é composto por Nivaldo Cherri, Rubens Parreira e Eduardo de Paula. Na categoria feminina as campeãs foram da equipe MESC-A, Ana Maria Correia de Oliveira, Dirce do Carmo Oliveira André, Maria Cláudia Segatto e Noeli Pichirilo dos Santos e as vice-campeãs, MESC-B, Maria de Sales Florencio, Maria de Lurdes M. Carraro, Ivanir Finco Demarchi e Sonia Simão Santos. Participaram do torneio os clubes Aramaçan, Bochófilo São Bernardo, 1º de Maio, Corinthians Santo André e Clube Ipiranga.


Federação Paulista é presença no MESC A presidente da como os vindos do Federação Paulista MESC “foi muito de Ginástica, mais gratificante”, Clarice Morales disse emocionada. acompanha, desde “O MESC foi um 1979, a história da ‘caça talentos’”, ginástica artística afirmou. “Muitos em São Bernardo dos grandes do Campo. Ela atletas que começou como temos cresceram “Tenho muito orgulho técnica, mas em aqui, como o dos atletas do MESC” , Sérgio Sasaki e 1998 a Prefeitura firmou parceria disse Clarice Morales o Petrix Barbosa, com o MESC. eles trouxeram Então os projetos foram iniciados. excelentes resultados para o MESC Com a parceria, Clarice passou a em 2000 e acreditamos que possam ser supervisora da área, contou a integrar a equipe olímpica para 2012”. dificuldade que foi deixar o contato A Ginástica é um esporte difícil, a direto com o atleta “no início foi presidente da federação explicou o doloroso, mas com o tempo percebi por que: “é uma prática individual, que, com a minha experiência, o corpo precisa estar em forma, poderia colaborar, não só com o portanto treina-se muito. Se o MESC, mas com todos os outros atleta não tem foco e dedicação o clubes da região”. sonho não vira realidade” Clarice Clarice lembrou que os atletas também destacou que é frequente a mesquianos participaram de desistência neste esporte “acontece campeonatos internacionais e foram muito de pequenos talentos elogiados por outras federações desistirem, por isso quem chega ao como a de Cuba. “Os frutos que são pódio é, na maioria dos casos, o mais colhidos hoje vêm do trabalho de esforçado, não o mais talentoso.” base que o Fernando Lopes, técnico Apesar das decepções sofridas do MESC, realizou”. enquanto acompanha a ginástica, Para a presidente, acompanhar Clarice Morales não desanima a evolução da modalidade foi “graças a Deus eu gosto do que faço, uma oportunidade única, mas nunca achei fácil, mas sempre achei acompanhar a evolução de atletas prazeroso”.

Ginastas de Brasília reforçam equipe

A ginástica artística do MESC recebeu seis atletas de Brasília para reforçar a equipe. Matheus Lara, Leonardo Matheus, Geovani Maciel, Felipe Arakawa, Moisés Eduardo e Lucas Coelho integrarão a equipe para os Jogos Regionais, Jogos Abertos e o Campeonato Brasileiro e Paulista de ginástica da temporada 2010. Leonardo Matheus é o mais novo da equipe, com 14 anos, e afirma que a possibilidade de crescimento é maior que de sua cidade. “Viemos para cá e, provavelmente, ficaremos cerca de um ano sem ver nossa família, mas esperamos que nossos esforços sejam recompensados. Aqui a ginástica é mais valorizada do que em Brasília”. Que os novos atletas sejam bemvindos e tragam muitos títulos ao MESC!

Revista MESC | Fevereiro | 2010 - 19


Torneio de Verão 2010 Mais um campeonato concluído O Torneio de Verão 2010 começou em janeiro com 191 participantes e duas categorias: acima de 41 anos, com 133 jogadores, e abaixo de 40 anos, com 58. O Torneio de Verão se diferencia dos demais por ser um campeonato individual. A pontuação é definida

por presença nos jogos, que aconteceram em quatro domingos seguidos, e vitórias. A classificação é individual e, conforme a pontuação, um novo time se forma por meio de sorteio.

07 de fevereiro no Campo II. Os 18 primeiros colocados formaram os times finalistas. Sagraram-se campeões aqueles que obtiveram maior pontuação durante todo o Torneio.

As finais do Torneio aconteceram no quinto domingo de jogo, dia

Veja as fotos dos times e destaques do Torneio de Verão 2010:

Pardal, Sérgio, Mezach, Batista, Irineu, Laércio, Odair, Thula, Guina, Márcio e Bebeto

Pardal, Miudinho, Edson, Lorenço, Gilberto, Edson, Eliseu, Clóvis, Sidnei, Perna e Ednaldo

Pardal, Sérgio, Rubinho, Júlio, Rodolfo, Rodrigo, Marcos, Carlos, Boca e Guilherme

Pardal, Odair, André, Aleksandro, Ronaldo, Luis, Sérgio, Eudes, Fernando, Willian, Ronaldo, Francisco e Renê

Júlio César - melhor Goleiro até 40 anos

20 - Revista MESC | Fevereiro | 2010

Fernando - artilheiro até 40 anos

Sérgio - melhor Goleiro acima de 40 anos

Laércio - artilheiro acima de 40 anos


Finais do Torneio Início Sorteio 2010 O Torneio Início Equipes por Sorteio aconteceu do dia 18 a 21 de fevereiro. As finais foram no dia 21, domingo. Os campeões foram: na categoria sênior, Mosteiro Devacan/Indeplast; na Máster, Turku’s Bar; na veteraníssimo Matrix Silva & Marques; veterano Desentupidora São Paulo; e na categoria adulto Casari Imóveis. A competição funciona como um entrosamento para as equipes participantes do Campeonato Equipes por Sorteio, já que essas são formadas por meio de sorteio. O Campeonato começou no dia 23 e os jogos acontecem de terças, quintas e sextas-feiras à noite, sábado à tarde e domingos durante a manhã. Mosteiro Devacan/Indeplast - Categoria Sênior

Turku’s Bar - Categoria Máster

Matrix Silva & Marques - Categoria Veteraníssimo

Desentupidora São Paulo - Categoria Veterano

Casari Imóveis - Categoria Adulto

Campeonato Futsal Menores Inscreva-se no Depto. de Esportes Revista MESC | Fevereiro | 2010 - 21


Restaurante MESC é referência na região Dez tipos de massas, 25 tipos de saladas, churrasco, além de pratos especiais são servidos de terça a domingo O Restaurante MESC é um dos maiores atrativos do Clube durante toda a semana. Sócios, nãosócios, autoridades, convidados e personalidades escolhem o MESC para almoçar e ao mesmo tempo se divertir. De acordo com Rogério Engler, sócio do Clube, “o MESC é uma opção perto de casa e do trabalho para almoçar”. Vanessa Perlapi Beltran trabalha na Av. Castelo Branco e diz que vir ao restaurante é “muito bom, aqui a comida é boa e com um ótimo preço”. Desde 2005 a opção de almoço no MESC existe e, ao longo dos anos acabou virando sucesso, todas as sextas o Happy Hour acontece no restaurante e, é um evento aberto aos não-sócios, “abrir o Clube para quem não é sócio é importante, porque quem não conhece passa a conhecer”, afirmaram os colegas de trabalho Ricardo Lemes e Antônio Minarro. “O ambiente de Clube é muito bom tanto pra almoçar

quanto pra passar um tempo com os amigos”.

O Presidente do Conselho Fiscal, João José Cardoso, almoça com frequência no MESC “aqui a gente encontra os amigos, o que é sempre um motivo de alegria e satisfação” , afirmou. “O MESC pra mim é como se fosse minha segunda casa”. Cardoso elogia o Restaurante “há uns quatro anos realizo aqui a festa de final de ano da minha empresa, já comemorei também aniversários de casamento e datas importantes”, e finalizou: “espero que o nosso restaurante continue o mesmo, porém que cresça para congregar mais gente”.

Nestor de Assis Moreira é o administrador do Restaurante há mais de um ano, e explica como funciona o cardápio “sempre servimos um buffet variado, mas temos os pratos fixos, como dez tipos de massas, 25 tipos de saladas e o churrasco” e também esclareceu como funcionam os pratos alternativos “para cada dia da semana preparamos um prato especial, por exemplo, às sextasfeiras é peixada, com paella, peixe assado, salmão grelhado e filés”.

Cardápio

Bisteca e rabada com polenta

Feijoada completa

22 - Revista MESC | Fevereiro | 2010

Frango, carne assada, risoto e massa opcional

Peixada completa

Feijoada completa, Massas e Mesa de Sobremesas


Secretaria: Informações úteis TELEFONES DO CLUBE Telefonista: 4344-5566 Secretaria: 4344-5560 Esportes: 4344-5561 Tênis: 4344-5562 Contas a Pagar: 4344-5563 Marketing/Revista: 4344-5564 Portaria: 4344-5565 Restaurante: 4344-5567 Venda de Títulos: 4344-5568 Cobrança: 4344-5569 Pizzaria: 4352-9639 Biblioteca: 4109-5022

HORÁRIO DOS QUIOSQUES Por determinação da Diretoria Executiva, os quiosques do clube passam a ter horário de utilização. Pedimos aos sócios que respeitem o horário determinado e, caso isso não aconteça, o locatário (sócio) será encaminhado para a Comissão de Disciplina. Horários: Segunda-feira das 14h às 24h Terça a Sexta-feira das 8h às 24h Sábado das 8h às 22h Domingo e feriado das 8h às 18h Contamos com a colaboração de todos.

TABELA DE PREÇOS 2ª via do Cartão Magnético: R$ 8,00. Armário do Conjunto Aquático: R$ 20,00 (aluguel anual). Entrada de visitantes: R$ 10,00 (abaixo de 12 anos e acima de 60 anos são ISENTOS)*. Exame Médico: R$ 10,00 válido por 3 meses. Quiosque pequeno e grande: R$ 8,00. Sauna para não-sócios: R$ 20,00. Sauna para sócios: R$ 9,00 (Cartela com 10 saunas por R$ 81,00) Transferência familiar: R$ 300,00. Transferência individual: R$ 150,00.

(OBS: Pagamento com Cheque ou Cartões VISA, MASTERCARD, DINERS CLUB e REDE SHOP).

* Só é permitida a entrada de visitantes mediante a apresentação de associado titular e pagamento da taxa acima descrita. * A senha de reserva dos quiosques é distribuída na Segunda-Feira das 13h às 14h. O pagamento é feito no ato da reserva; * Em caso de aluguel de quiosques, o associado poderá trazer 10 convidados por quiosque, pagando o valor de R$ 10,00 (por pessoa), que deve ser pago até 2 dias antes do uso do quiosque * O associado tem o direito de alugar somente, 01(um) quiosque por dia. * Para a sua comodidade, você pode efetuar seus pagamentos, também na secretaria do tênis. (Aceitamos cartões na Secretaria do Tênis). * É expressamente proibido a permanência de associados(as) em trajes de banho, fora do Conjunto Aquático. * Os objetos recolhidos dos armários não renovados na data de validade, ficarão por um prazo de 03 (três) meses disponíveis para a retirada * Os objetos não retirados do armário no prazo estipulado será encaminhado à uma Instituição Social. * Venda do Cartão do Exame Médico somente com a apresentação do Cartão Magnético e mensalidade em dia.

Revista MESC | Fevereiro | 2010 - 23


24 - Revista MESC | Fevereiro | 2010


Revista Mesc Fevereiro