Page 53

Pétalas de rosas SÃO INGREDIENTES EM RECEITA DE BISCOITO

O

chef de cozinha de Capão Bonito - SP, Jonatan Cacciacarro, de 34 anos, teve sua receita premiada e reconhecida como projeto inovador durante a Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps), realizada em novembro, em São Paulo (SP). Dentre os ingredientes dos biscoitos criados por Jonatan, estão pétalas de rosas. A ideia do biscoito, segundo o chef, surgiu durante um trabalho realizado no curso de agroindústria na Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec) em 2014, quando ainda estava no segundo semestre do curso. Pra chegar no produto final foram sete tentativas diferentes. “Eu estava confiante no que estava fazendo, porque sabia que seria algo novo. Em nenhum momento pensei em desistir, mesmo tendo que fazer sete tentativas. Mas no final deu tudo certo”, afirma Cacciacarro. O doce foi aprovado em testes sensoriais feitos com voluntários, em testes às cegas e às claras. “No caso do teste às claras, falamos para o voluntário

comer o doce e avaliar de 1 a 9 o sabor, crocância, maciez, aroma e outras características. Já no teste às cegas o voluntário dizia se o doce estava aprovado ou não. Tivemos mais de 80% de aprovação nos dois testes”.

Ingredientes secretos Além das pétalas, a mistura leva água de rosas e outros ingredientes “secretos” que lhe garantem sabor inexplicável e ao mesmo tempo surpreendente, conforme descrição do seu criador. “É como se você estivesse comendo o mesmo que você cheira. Ele é doce, mas tem um sabor muito único, exclusivo mesmo, não há nada parecido com ele. É inovador e único”. Sobre o tipo de rosa utilizada, Jonatan passou muito tempo estudando até encontrar uma que fosse ideal e que o chef não revela. Só nos resta aguardar a comercialização do “Roseto”, denominação atribuída ao quitute, que é uma pretensão do cozinheiro.

Revista Mercado Rural  

Edição de Março de 2017

Revista Mercado Rural  

Edição de Março de 2017

Advertisement