Page 1

MATCH DAY PROGRAMA OFICIAL Número 14 - Maio de 2010

5/5/2010 - Quarta-feira Libertadores da América

Vs

21h50 - Pacaembu São Paulo - SP


editorial Corinthianos, hoje é o jogo. Serão pouco mais de 90 minutos nos quais ninguém pode ficar parado. Estamos conscientes de que estará em disputa o nosso sonho de conquistar a América. O pessimismo tem que ficar bem longe do Pacaembu. É hora de a Fiel dar um novo espetáculo grandioso, com o estádio lotado, e mostrar mais uma vez como ela é a mais perfeita tradução de que uma torcida pode sim ganhar uma partida. Perdemos o primeiro jogo, mas não a batalha. O TIMÃO é guerreiro e não se entrega nunca. É só unir as nossas forças e repetir o futebol da primeira fase quando atropelamos os adversários e encantamos a nossa torcida.

EXPEDIENTE A MATCH DAY, Programa Oficial, é uma publicação da G8 Gestão Esportiva e Futebol Tour autorizada pelo Sport Club CORINTHIANS Paulista.

Soluções em Comunicação

Conselho Editorial: Diego Ragonha, Fernando Figueiredo Guilherme Figueiredo, Luis Fernando Dias e Paulo Sanches Textos: Alexandre de Aquino MTB 53110 Pesquisa de fotos: Alex Siriani Fotografias: Ricardo Saibun

Edição de Arte: Artur Guimarães Duane Rios e Joh Stcheraws Contatos Comerciais: Paulo Sanches (11) 7833-8063 Daniel Camillo (11) 4191-7949 Impressão: Gráfica Daleffi Tiragem: 10.000 exemplares

Em grandes dificuldades, os craques costumam aparecer. Por isso, nesta edição de número 14, a MATCH DAY escolhe Ronaldo, o cara que pode dar o troco no Flamengo. Se há um jogador com um histórico de superação e que pode usar isso como motivação para o nosso grupo, este é o R9, que não se cansa de dizer que é corinthiano de corpo e alma. Para um confronto especial, um local de muita tradição. Com 70 anos de história, comemorados na semana passada com a presença de “imortais” da bola, o Pacaembu será o palco ideal para receber as duas maiores torcidas do Brasil. Aproveitamos a data para contar por que o estádio virou ao longo desse período um dos mais charmosos do mundo. A MATCH DAY CORINTHIANS ganha novas seções, como o “Fala, Corneta”, um espaço para você, Fiel corinthiano, mandar críticas e sugestões para nós interagirmos cada vez mais com o nosso público. Além disso, a revista passou por reformulação gráfica e pretendemos tornar a leitura mais agradável e dinâmica. Tenham um bom entretenimento!

José Geraldo da Silva Editor SOFREDOR FANÁTICO


palco e torcida

Pacaembu Nome oficial:

Estádio Urbano Caldeira

Capacidade atual: 40.199 pessoas

Inauguração:

22 de outubro de 1916

Curiosidades:

A primeira partida foi realizada contra o Ypiranga e o Santos venceu por 2x1. O recorde de público é de 32.986 pessoas e aconteceu em uma partida contra o Corinthians, no dia 20 de setembro de 1964. O jogo terminou com um empate sem gols.

Canto por ti “Não é mole não, Tem que ter raça pra jogar no CORINGÃO Não é mole não, Tem que ter raça pra jogar no CORINGÃO”

Quando a família corinthiana está em festa, a experiência o estádio se torna memorável. O jogador se inflama, o time todo se empolga e a chance de vitória é maior. Faça sua parte: Compre seu ingresso de forma antecipada nos postos de venda ou pela internet; Leve troco, caso vá adquirir a entrada nas bilheterias da Pacaembu; Respeite a fila e mantenha a ordem; Cante apenas em prol do time ou de seu ídolo. Evite provocações; Esqueça os rojões e sinalizadores. Eles podem provocar acidentes; Sente no lugar marcado previsto no ingresso; Se consumir alimentos, busque uma lixeira para dispensar papéis e plásticos; Quando usar o banheiro, colabore para a higiene do local.

corinthians

5


história

Pacaembu,

a i g a m e d s o n a 0 7 Estádio tem

Um dos mais charmosos estádios brasileiros completou 70 anos de sua inauguração no último dia 27. Nesse período, a sua vida se misturou ao cotidiano da maior metrópole da América Latina e ajudou a transformar o futebol no mais popular esporte do planeta. Pelo seu gramado, os grandes craques desfilaram nas quatro linhas e até hoje definem o local como um dos palcos preferidos dos mestres. O Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho (ou como é conhecido, por seu nome antigo, Estádio Municipal do Pacaembu, que quer dizer rio das pacas, em tupi-guarani), teve a obra concluída em 1938, mas foi inaugurado em 27 de abril de 1940, com a presença do então presidente da República, Getúlio Vargas, em uma cerimônia que parou a capital paulista. A mudança de nome ocorreu em 1961 em homenagem ao dirigente que tanto fez para profissionalizar o esporte e foi destaque como chefe da delegação da seleção brasileira e ficou conhecido como o “marechal da vitória”, nos títulos das Copas do Mundo de 1958, na Suécia, e, em 1962, no Chile.

6 corinthians

rias do esporte

tebol e outras catego

scimento do fu importância para o cre

Além do estádio, o Pacaembu é um complexo poliesportivo, com piscinas, quadras e um ginásio. Foi ali que Adhemar Ferreira da Silva deu os primeiros saltos triplos, o boxeador Éder Jofre começou a sua carreira e a tenista Maria Esther Bueno comemorava os seus títulos do Aberto de Wimbledon na Inglaterra. Em 2008, em parceria com empresas, a Prefeitura de São Paulo terminou o projeto do Museu do Futebol e abriu as portas para contar a história do esporte e, claro, a do Pacaembu, dos grandes craques e esquadrões que passaram por ali. Entre os mestres, pode-se destacar de Leônidas da Silva a Pelé, passando por Rivellino, Gérson, Ademir da Guia, Sócrates, Zico, e, mais recentemente, Romário, Ronaldo, entre tantos outros. Para muitos, o estádio é a casa do CORINTHIANS, que é o time que mais o frequenta, mas não é tanto assim. A obra foi erguida para ser do povo e cabe ao povo conservá-la e admirá-la como um dos patrimônios culturais mais importantes do Brasil.


torcedor Fala, Corneta

Ronaldo, o Fenômeno irá se redimir hoje! O TIMÂO tem se preparado desde o final do ano passado para obter sucesso na Libertadores no ano em que completará 100 anos. Fizemos contratações e focamos na competição continental. E quando o CORINTHIANS faz isso, costuma se dar bem. Fizemos bonito na primeira fase e classificamos com a melhor campanha. Agora pegamos pela frente o Flamengo, um adversário de tradição e complicado. Mas confesso que embora não tenhamos saído com um grande placar do Maracanã, temos tudo para fazer valer o fator campo e sairmos classificados do Pacaembu. O Ronaldo, que não foi bem na primeira partida, será o homem do jogo e decidirá a nosso favor. Rodrigo (à esq.) posa ao lado do zagueiro Diego, atualmente no Ceará.

Rodrigo Molina Augusto (22 anos)

Participe, mande também a sua opinião sobre o seu time para o e-mail: falacorneta@g8sport.com.br


mosquetinho

o h n i t e u q s Mo Para colorir!

Olรก, amiguinho! Use seu lรกpis de cor para pintar

o desenho abaixo.


personagem

! o d l a n o R , i Va

r a h l i r b e d o t n e m o m Éo

Fenômeno já

Ronaldo contra Adriano. Corinhians versus Flamengo. O duelo final deste mata-mata da Copa Libertadores, que vale vaga para as quartas de final, tem tudo para ser decidido por dois dos maiores artilheiros do futebol na atualidade. O Imperador levou a melhor no primeiro jogo, mas o TIMÃO está vivo. Será um verdadeiro confronto de “titãs” e agora será na nossa casa e com Ronaldo empolgadíssimo para mostrar, mais uma vez, que o seu coração pulsa como um alvinegro legítimo, no bando de loucos. Prova disso, o Fenômeno já deu. Ano passado, o artilheiro fechou acordo para a renovação de contrato e anunciou que, no final de 2011, vai pendurar as chuteiras no Parque São Jorge. “O sonho que eu tinha [de jogar pelo Flamengo] acabou. O amor que eu sempre tive pelo Flamengo está completamente de lado agora. Sou corintiano e vou encerrar a minha carreira aqui”, promete. O craque faz questão de exaltar o apoio da Fiel torcida como fundamental para a sua transformação em um membro da fanática torcida corinthiana.

10 c o r i n t h i a n s

des decisões

o do sucesso nas gran

e sabe o caminh cansou de mostrar qu

“A torcida me recebeu de braços abertos, soube me aceitar e pude corresponder muitas vezes em campo fazendo muitos gols. Quando você está no Pacaembu vê realmente o que é ser corinthiano. Eles são incríveis, torcem o tempo todo” Por causa desse incentivo dos torcedores, R9 tem feito todo o esforço para não deixar que escape do clube o título da Libertadores. Porém, ele lembra que não pode ser encarado o fim do mundo se o projeto não terminar como esperado. “Só o fato de jogar no Corinthians, no ano do centenário, já representa uma pressão muito grande. Não precisamos acrescentar mais nada a isso”, alerta Ronaldo, mostrando que o grupo sabe o peso da responsabilidade. “A gente sabe que, pela grandeza do Corinthians, sempre é preciso ganhar tudo, mas estamos dando prioridade para a Libertadores e temos totais condições de buscar esse título”, aposta o Fenômeno.


Fenômeno será embaixador corinthiano Após pendurar as chuteiras no final da próxima temporada, Ronaldo não vai abandonar o nosso TIMÃO. No acordo para a renovação de contrato, o atacante acertou que exercerá a função de embaixador corinthiano até 2021. Nesta função, Ronaldo vai ajudará a internacionalizar a marca CORINTHIANS acompanhando o time em amistosos e também terá como tarefa estreitar as relações com clubes do exterior, dos quais ele defendeu na sua carreira de jogador, casos de Real Madrid, Barcelona, Inter e Milan.

Ronaldo no Timão 54 jogos 28 gols


nota na partida

Felipe

Julio César

Rafael Santos

Legenda:

titular ou reserva

10

elenco

Goleiro

Goleiro

Goleiro

Luis Felipe V. dos Santos 22/2/1984 - 1,90 m

Julio César de Souza Santos 27/10/1984 - 1,84 m

Rafael de Carvalho Santos 14/3/1989 - 1,89 m

Chicão

William

Paulo André

Sport Clube Corinthians Paulista Fundação: 14 de abril de 1912 Mascote: Mosqueteiro

Hino Oficial

Zagueiro

Zagueiro

Zagueiro

Anderson S. Cardoso 3/6/1981 - 1,82 m

William M. de Oliveira 24/8/1976 - 1,91 m

Paulo André Cren Benini 20/8/1983 - 1,88 m

Leandro Castan

Renato

Alessandro

Salve o Corinthians, O campeão dos campeões, Eternamente Dentro dos nossos corações. Salve o Corinthians De tradição e glórias mil; Tu és o orgulho Dos esportistas do Brasil. Teu passado é uma bandeira, Teu presente, uma lição

Zagueiro

Zagueiro

Lateral-direito

Leandro Castan da Silva 5/11/1986 - 1,84 m

Renato de Araújo C. Júnior 4/5/90 - 1.85 m

Alessandro Mori Nunes 10/1/1979 - 1,78 m

Balbuena

Moacir

Roberto Carlos

Lateral-direito

Lateral-direito

Lateral-esquerdo

Edgar Gabriel Balbuena 20/11/1980 - 1,80 m

Moacir Costa da Silva 14/2/86 - 1.84 m

Roberto Carlos da Silva 10/4/1973 - 1,68 m

Figuras entre os primeiros Do nosso esporte bretão. Corinthians grande, Sempre Altaneiro És do Brasil O clube mais brasileiro.

12 c o r i n t h i a n s


Escudero

Dodô

Ralf

Edu Gaspar

Elias

Lateral-esquerdo

Lateral-esquerdo

Volante

Volante e Meia

Volante e Meia

Sergio Escudero 12/4/1983 - 1,93 m

José Rodolfo Pires Ribeiro 6/2/1992 - 1,77 m

Ralf de Souza Teles 9/6/1984 - 1,82 m

Eduardo Cesar D. Gaspar 16/5/1978 - 1,89 m

Elias Mendes Trindade 16/5/1985 - 1,72 m

Marcelo Mattos

Jucilei

Paulinho

Edno

Tcheco

Volante

Volante

Volante

Meia

Meia

Marcelo de Mattos Terra 10/2/1984 - 1,79 m

Jucilei da Silva 6/4/1988 - 1,85 m

José Paulo Bezzera Júnior 25/7/88 - 1,75 m

Edno Roberto Cunha 31/5/1983 - 1,81 m

Anderson Simas Luciano 11/4/1976 - 1,80 m

Danilo

Morais

Boquita

Defederico

Souza

Meia

Meia

Meia

Meia e Atacante

Atacante

Danilo Gabriel de Andrade 11/6/1979 - 1,86 m

Manoel Morais Amorim 17/7/1984 - 1,75 m

Rafael Aparecido Silva 7/4/1990 - 1,79 m

Matias Adrian Defederico 23/8/1989 - 1,71 m

Rodrigo de Souza Cardoso 4/3/1982 - 1,74 m

Iarley

Ronaldo

Jorge Henrique

Dentinho

Mano Menezes

Atacante

Atacante

Atacante

Atacante

Técnico

Pedro Iarley Lima Dantas 28/3/1974 - 1,70 m

Ronaldo Luis N. de Lima 22/9/1976 - 1,83m

Jorge Henrique de Souza 23/4/1982 - 1,69m

Bruno Ferreira Bonfim 19/1/1989 - 1,76 m

Luis Antônio V. de Menezes 11/6/1962


adversário

Império do amor vem aí atadores

osta nos seus m

Rubro-negro ap

Eles não são de brincadeira. O Flamengo tem uma das duplas de atacantes mais perigosas do futebol brasileiro. Adriano e Vagner Love quando estão inspirados dão muito trabalho aos defensores. Como já é costume no futebol carioca, os dois viraram peça de marketing dos torcedores flamenguistas que os batizaram de o “Império do Amor”. Adriano trouxe da Itália o apelido de Imperador e Vagner começou a ficar famoso no Palmeiras quando agregou ao seu nome o Love. Rubro-negros declarados, a dupla se completa. Adriano pelo seu porte físico é um “tanque” dentro da área e precisamos ficar atentos para não deixar que os cruzamentos o alcancem. Artilheiro no Campeonato Carioca, Love é o atacante “chato”. Não guarda posição, é rápido, habilidoso e chuta com os dois pés. Adriano mostrou serviço no primeiro jogo e marcou o gol da vitória, de pênalti. Love foi uma figura apagada e promete ser mais ativo neste segundo jogo, de volta ao Pacaembu. Entre os coadjuvantes, o Flamengo tem dois bons laterais, Leonardo Moura e Juan, que sobem muito ao ataque e costumam ajudar para que o “Império do Amor” receba as bolas em condição de bater para o fundo das redes. Neste duelo, o rubro-negro tentará repetir a façanha da Copa Libertadores de 1991 quando nos eliminou dentro da nossa casa, mas, desta vez, o nosso time estará muito ligado e pronto para evitar grande surpresas.

14 c o r i n t h i a n s


Plantel do Adversário Clube de Regatas do Flamengo Técnico Rogério Lourenço

Goleiros

Zagueiros

Meias

Álvaro Ronaldo Angelim David Fabrício Welinton

Kleberson Petkovic Fierro Lenon Michael Ramon

Laterais-esquerdos

Bruno Marcelo Lomba Paulo Victor

Atacantes

Juan Rodrigo Alvim

Laterais-direitos

Adriano Vagner Love Bruno Mezenga Vinícius Pacheco Dênis Marques

Volantes

Leonardo Moura Everton Silva

Toró Willians Maldonado Fernando Rômulo

Dados gerais no confronto

113 jogos

Corinthians x Flamengo

43

vitórias

23

empates

47

Copa Libertadores 03 jogos nenhuma vitória 1 empate

derrotas

174

gols pró

2 derrotas 1 gols pró 4 gols contra

186

gols contra

corinthians

15


Próximos Jogos

Corinthians x Atlético-PR 9 de maio - A Definir - 16h

Data

Jogo

Local

Hora

Torneio

16/5

Grêmio x Corinthians

Olímpico

16h

Campeonato Brasileiro

23/5

Corinthians x Fluminense

a definir

16h

Campeonato Brasileiro

26/5

G. Prudente x Corinthians

Eduardo José Farah 21h50

Campeonato Brasileiro

30/5

Corinthians x Santos

Pacaembu

16h

Campeonato Brasileiro

3/6

Corinthians x Internacional

Pacaembu

21h

Campeonato Brasileiro

6/6

Botafogo x Corinthians

João Havelange

16h

Campeonato Brasileiro

16 c o r i n t h i a n s


competições

Campeonato Brasileiro Primeira Fase 1ª Rodada

2ª Rodada

3ª Rodada

4ª Rodada

9/5 - Domingo - 16h Corinthians x Atlético-PR

16/5 - Domingo - 16h Grêmio x Corinthians

23/5 - Domingo - 16h Corinthians x Fluminense

26/5 - Quarta-Feira - 21h50 Grêmio Prudente x Corinthians

PLACAR

PLACAR

PLACAR

PLACAR

A Definir

Olímpico

A Definir

Eduardo José Farah

5ª Rodada

6ª Rodada

7ª Rodada

8ª Rodada

30/5 - Domingo - 16h Corinthians x Santos

3/6 - Quinta-Feira - 21h Corinthians x Internacional

6/6 - Domingo - 16h Botafogo x Corinthians

14/7 - Quarta-Feira - 21h50 Ceará x Corinthians

PLACAR

PLACAR

PLACAR

PLACAR

Pacaembu

Pacaembu

João Havelange

Castelão

1909

9ª Rodada

10ª Rodada

11ª Rodada

12ª Rodada

18/7 - Domingo - 16h São Paulo x Atlético-MG

21/7 - Quarta-Feira - 21h50 Atlético-GO x Corinthians

25/7 - Domingo - 18h30 Corinthians x Guarani

1/8 - Domingo - 16h Palmeiras x Corinthians

PLACAR

PLACAR

PLACAR

PLACAR

Pacaembu

Serra Dourada

Pacaembu

Pacaembu

13ª Rodada

14ª Rodada

15ª Rodada

16ª Rodada

8/8 - Domingo -16h Corinthians x Flamengo

15/8 - Domingo - 16h Avaí x Corinthians

22/8 - Domingo - 18h30 Corinthians x São Paulo

25/8 - Quarta-Feira - 21h50 Cruzeiro x Corinthians

PLACAR

PLACAR

PLACAR

PLACAR

Pacaembu

Ressacada

Pacaembu

Mineirão

17ª Rodada

18ª Rodada

19ª Rodada

29/8 - Domingo - 16h Corinthians x Vitória

1/9 - Quarta-Feira - 21h50 Vasco x Corinthians

4/9 - Sábado -18h30 Corinthians x Goiás

PLACAR

PLACAR

PLACAR

Pacaembu

São Januário

Pacaembu

Jogos do primeiro turno do Campeonato Brasileiro 2010. Será consagrado campeão o time que possuir o maior número de pontos no final do torneio em dezembro de 2010

corinthians

17


libertadores

Oitavas de final Corinthians x Flamengo

São Paulo x Universitario

27/4 - 21h50

28/4 - 19h30

1

0

0

0

5/5 - 21h50

4/5 - 19h30

Universidad (CHI) x A. Lima

Nacional (URU) x Cruzeiro

29/4 - 21h15**

29/4 - 21h50**

0

1

5/5 - 21h50

3

Finais

0

5/5 - 21h50

Vélez Sarsfield x Chivas

Estudiantes x San Luis (MEX)

27/4 - 21h50

27/4 - 20h45

3

0

0

1

5/5 - 21h50

5/5 - 21h50

Libertad x Once Caldas

Internacional x Banfield

29/4 - 23h50**

28/4 - 21h50

0

3

0

1 1909

5/5 - 21h50

5/5 - 21h50

1909

Regulamento Desde as oitavas de final até a semifinal, os gols fora de casa definirão o classificado caso haja igualdade no saldo de gols da partida. Em caso de dois empates com o mesmo placar, a disputa por pênaltis é que definirá quem avança para a

18 c o r i n t h i a n s

fase seguinte. Vence o time com o maior números de gols convertidos durante as cobranças. Se na decisão uma das equipes for do México, a primeira partida da final será obrigatoriamente em território mexicano.


Chega de violência O futebol é o grande entretenimento do brasileiro. O projeto de lei antiviolência está em pauta no Senado para justamente tirar os brigões dos estádios. Ele será posto em vigor pelo Governo Federal nesse primeiro semestre. Portanto, avalie bem se vale à pena promover a baderna, atirar algo no campo ou até mesmo invadí-lo.

Torcedor Estatudo do

e suos com capacidad Art. 18 - Os estádi cenr te an m o rã ve ssoas de perior a 20 mil pe ações com infraestrutuform tral técnica de in ramento viabilizar o monito ra pa te ra suficien . blico presente por imagem do pú pela ades responsáveis os Art.19 - As entid o m co m be , ão competiç organização da ariamente respondem solid depens te en rig di us se in s, te en rig di e seus com as entidades pelos prea, lp cu de cia ên rram de demente da exist torcedor que deco juízos causados ao nos estádios ou inobsera falhas de seguranç ste capítulo. de to os sp di vância no

Trégua, juizão Se você pudesse estar no gramado, qual função escolheria? Certamente não seria a de juiz ou bandeirinha. Além das profissões formais, as pessoas nesses “cargos” se dedicam a legitimar o resultado do jogo. Se você vai reclamar, faça dentro dos limites da desportividade, e com conhecimento da regra do jogo.

Realidade

um companheiro O jogador que irá substituir do campo. só poderá entrar pelo meio quarto Verdade. Após comunicar o a partida, árbitro qual jogador deixará linha pela rar ent erá dev uto o substit lisação para uma s apó do meio-campo e . tida par da

Mito

O árbitro não pode per mitir que um jogador de linha troque de posição com o goleiro. Incorreto. Qualquer jogador poderá trocar de lugar com o goleiro desde que o juiz seja informad o e que a mudança ocorra durante uma paralisação do jogo.


Corinthians x Flamengo  

Edição 14 Copa Libertadores da América 2010 05/05/2010