Page 1

21.07 Edição 07 - Julho 2010

vs Grêmio Prudente Morumbi 21 de Julho de 2010 19h30

Campeonato Brasileiro


editorial Esse é o momento de arrancar no Brasileirão e ganhar moral para encararmos o Internacional pela Libertadores, o nosso grande objetivo no ano. Hoje contra o Grêmio Prudente temos a grande chance de nos aproximarmos do G-4 no torneio nacional. E é importante que isso aconteça, afinal, não podemos dar bobeira para não permitir que nossos adversários se distanciem na tabela de classificação, o que consequentemente, nos traria uma maior dificuldade na briga pelo título lá na frente.

EXPEDIENTE A PRELEÇÃO, o programa oficial, é uma publicação da G8 Sports autorizada pelo SÂO PAULO Futebol Clube.

Soluções em Comunicação

Conselho Editorial: Diego Ragonha Fábio Aramaki Paulo Sanches

Pesquisa de Fotos Raphael Arruda Edição de Arte: Artur Guimarães Duane Rios

Textos: Alexandre de Aquino MTB 53110 Gustavo Criscuolo MTB 54530

Contatos Comerciais: publicidade@g8sport.com.br

Fotografias: VIPCOMM Teófilo Pereira

Impressão: Gráfica Daleffi

Logística Anderson Marques

Tiragem: 10.000 exemplares

Nessa caminhada rumo ao Hepta, os jogos em casa são determinantes para que se obtenha uma boa campanha. A nossa cota de bobeira dentro de casa já foi gasta na derrota diante do Botafogo e também do Avaí, portanto, é preciso agora que estejamos prontos para conseguir manter um desempenho que beire a perfeição. Na capa dessa edição temos o volante Jean que com a saída do lateral-direito Cicinho deve conquistar espaço entre os titulares novamente. O jogador revela que não se importa em atuar fora da sua posição, desde que possa ajudar a equipe em campo. Também neste exemplar iremos encontrar a segunda matéria do especial “Morumbi 50 anos” e também mais um dos ingressos comemorativos usados no estádio. Inauguramos também na última edição no jogo diante do Avaí a seção “Fatos do dia”, onde colocaremos acontecimentos vividos pelo TRICOLOR no dia ou na semana do jogo. E nas páginas de História falamos sobre um dos primeiros craques que o futebol brasileiro conheceu e que ganhou um Paulistão por aqui: Friedenriech. Não deixe de conferir e boa leitura!

Paulo Otávio Albuquerque Editor soberano fanático

Críticas, dúvidas e sugestões: contato@g8sport.com.br


palco e torcida

Morumbi

Nome oficial:

Cícero Pompeu de Toledo(Morumbi)

Capacidade atual: 73.501 pessoas

Diferenciais:

Inauguração:

02 de outubro de 1960, com São Paulo 1x0 Sporting Lisboa

256 projetores de iluminação, com 1500 LUX por ponto. Área para deficientes físicos com 92 lugares e 102 para acompanhantes. Lanchonetes, sistema de som e 2 placares eletrônicos, 5 vestiários, 2 auditórios para entrevistas coletivas, departamento de fisioterapia, sala de antidoping, tribuna de imprensa térrea, 6 cabines de rádio e 4 de televisão, 12 tribunas de honra, edifício garagem, posto policial e posto médico emergencial.

Grito da Torcida Oô, Oô, Oô, É o campeão dos campeões! Tricolor querido, Do coração! Oô Oô Oô Oô Oô!

Quando a família são paulina está em festa, a experiência no estádio se torna memorável. O jogador se inflama, o time todo se empolga e a chance de vitória é maior. Faça sua parte: Compre seu ingresso de forma antecipada e/ou pela internet; Leve troco, caso vá adquirir a entrada nas bilheterias do Morumbi; Respeite a fila e mantenha a ordem; Cante apenas em prol do time ou de seu ídolo. Evite provocações; Esqueça os rojões e sinalizadores. Eles podem provocar acidentes; Sente no lugar marcado previsto no ingresso; Se consumir alimentos, busque uma lixeira para dispensar papéis e plásticos; Quando usar o banheiro, colabore para a higiene do local.


especial morumbi

Nasce um gigante

São Paulo F.C. 1 x 0 Sporting (POR) Poy; Ademar, Gildésio e RiberAníbal; Lino, Morato e Hilário, to; Fernand o Sátyro e Victor; Mendes e Júlio; Hugo, FausPeixinho, Jonas (Paulo Lutino, Figueiredo (Fernando), mumba, depois Cláudio GarDiogo (Geo) e Seminário. cia), Gino Orlando, Gonçalo e Técnico: Alfredo Gonzalez Canhoteiro (Roberto Frojuello) Técnico: Flávio Costa

O SÃO PAULO F.C. batalhou e tornou realidade um sonho. O projeto deixou de ser apenas um pedaço de papel. Estava ali, erguido e pronto para ser inaugurado. É verdade que ainda não estava completo ( isso só viria acontecer no início dos anos 70), mas já havia um motivo a se comemorar. Na festa de inauguração o Sporting (PO) foi convidado para um jogo amistoso.

Um ato emocionante, realizado para um homem que botou a mão na massa e fez algo em prol da cidade de São Paulo. Os são-paulinos evocaram naquele momento a figura notável de seu saudoso presidente. Seguindo-se ao momento altamente emotivo, ouviu-se o apito do árbitro, Sr. Olten Ayres de Abreu, dando o início a partida.

O dia 2 de outubro de 1960 jamais cairá no esquecimento. Mais de 56 mil pessoas tomaram as arquibancadas. Também vieram prestigiar o evento grandes autoridades do país na época. O Cardeal Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta deu a benção ao estádio. Em seguida, hastearam as bandeiras de Brasil e Portugal e tocaram os hinos nacionais.

E, claro, como não poderia deixar de ser, vencemos a partida com um gol de Peixinho, logo aos 12 minutos da etapa inicial. Ali começamos a traçar a nossa caminhada vitoriosa em nosso estádio. Foi a primeira vitória de muitas que viriam pela frente, a primeira conquista já havia sido apresentada ao público. Nem tudo se resume em títulos em campo, muitas vezes a maior conquista está na atitude.

Antes do apito inicial da partida soaram os clarins da Banda da Força Pública, dando “toque de silêncio” como homenagem póstuma a Cícero Pompeu de Toledo, principal idealizador do projeto. Foi o momento em que todos os sãopaulinos e até mesmo paulistanos de todas as torcidas presentes no local se comoveram.

6 preleção

As festividades continuaram na semana seguinte. No dia 9 do mesmo mês encaramos o Nacional (URU) e mais uma vez vitória, dessa vez com um placar mais amplo: 3 a 0. Estava dada a largada para o nosso palco de grandes conquistas.


morumbi 50 anos - ingressos comemorativos

fatos do dia Curiosidades

21/7/1990

O SÃO PAULO F.C. ganha um título de maneira curiosa. Depois de vencer o Universidad Católica por 2 a 0 na Copa Amizade, no Chile, o clube empatou na liderança em todos os critérios com o Colo-Colo (CHI), o time local, co-anfitrião do torneio. A taça então iria para sorteio, mas os chilenos desistiram e ofereceram o troféu ao visitante. G oleadas

21/7/1945

Goleada de 6 a 1 no São Paulo Railway AC pelo Campeonato Paulista, no Pacaembu. G oleadas

21/7/1956

Goleada de 5 a 1 no Guarani pelo Campeonato Paulista no Pacaembu.


morumbi 50 anos - ingressos comemorativos

Vilanova Artigas O engenheiro e arquiteto João Batista Vilanova Artigas foi um gênio de sua época. Era adepto do ‘brutalismo’, concepção de arquitetura que realça o concreto exposto, sem uso de tintas ou outros revestimentos superficiais. Seu estilo peculiar deu origem ao gênero conhecido como ‘A Escola Paulista’. Entre suas principais obras, além do Morumbi, se encontram o edifício da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, o edifício Louveira, em Higienópolis, o parque CECAP, em Guarulhos e o Hospital São Lucas, em Curitiba.

16.05


vitrine

Vinhos São Paulo FC

contato@vinhosspfc.com.br (11) 8411 8384

Polo Braziline Modelo: camisa polo adulto Tecido: malhão especial Tamanhos: P-M-G-GG www.braziline.net

Camisa Reebok São Paulo I 2010 s/nº - Sem Patrocinador

Shopping Butantã Av. Prof. Francisco Morato, 2718 – Lj 21 Piso Carrefour (11) 3721-4002


personagem

e t n a t r o p m i Uma peça para o elenco Após seguidos empréstimos,

Jean retornou ao SÃO PAULO

“Eu trabalho sempre visando o próximo jogo, quero jogar não importa como ou em qual posição.” A frase pronunciada pelo volante Jean, transmite a sua vontade em fazer parte da equipe titular do SÃO PAULO. A chance de estar presente e ajudar o clube a construir grandes páginas em sua História, faz com que o boleiro aceite ser até mesmo um curinga do técnico Ricardo Gomes. Agora com a ausência de Cicinho, que retornou a Roma, o volante é um dos nomes mais cogitados a assumir a lateral direita. “Se é pra ser segundo lateral ou volante titular eu não sei, mas seja onde for, estarei preparado”, avisa. “Eu procuro provar sempre que ganho chance, que tenho condições de começar jogando”, ressalta. Com muita pegada na marcação e qualidade na saída de bola, o jogador que acabou perdendo um pouco de espaço com as novas contratações do TRICOLOR para esta temporada, costuma ser uma das principais opções de mudança do nosso comandante. Ele conhece bem a força do grupo e reconhece que

10 p r e l e ç ã o

para ganhar títulos

esse é o principal motivo pelo qual existe um grande rodízio entre a titularidade nos jogos. “No papel é o elenco mais forte desde que eu cheguei aqui. Temos tudo para obter sucesso”, garante. “Em compensação haverá cobrança. Mas eu acho que quem joga aqui já está habituado a isso”, completa. Nascido no Mato Grosso do Sul, Jean começou sua carreira nas categorias de base do Operário em sua terra natal. Em 2002, chegou à base da equipe do Morumbi. Passou pela equipe profissional em 2005 e fez sua estreia diante do Santos, no Brasileirão. Participou de mais três jogos naquela campanha do Nacional. Sem grandes chances na equipe principal, o boleiro passou por Marília e por América, ambos do interior de São Paulo. Foi ainda mais além e teve uma experiência no Penafiel (POR). “Essa experiência da Europa foi muito importante para mim. É o sonho de muito jogador e aconteceu comigo antes de eu estourar aqui no Brasil”, observa.


Números do Jean no Tricolor Campeonato Paulista 36 jogos 1 gol 3 cartões amarelos Nenhum cartão vermelho Libertadores 18 jogos, Nenhum gol 1 cartão amarelo Nenhum cartão vermelho Brasileirão 63 jogos, 4 gols, 13 cartões amarelos 1 cartão vermelho

preleção

11


elenco

Miranda

5 - Zagueiro

DESTAQUE

João Miranda de Souza Filho 07/09/1984 - 1,85 m - 78 Kg Estreia: 20/9/2006 São Caetano 0x1 São Paulo F.C. Nº de Jogos: 210 Nº de Gols: 8

Rogério Ceni

São Paulo Futebol Clube

Bosco

Denis

Fundação: 16 de dezembro de 1935 Estádio: Morumbi Mascote: Santo Paulo

Hino Oficial Salve o tricolor paulista Amado clube brasileiro Tu és forte, tu és grande Dentre os grandes és o primeiro

1 - Goleiro

22 - Goleiro

24 - Goleiro

Rogério Ceni 22/01/1973 - 1,88 m - 85 kg

João Bosco de Freitas Chaves 14/11/1974 - 1,84 m - 79 kg

Denis César de Matos 14/04/1987 - 1,88 m - 86 Kg

Alex Silva

Xandão

Renato Silva

Oh tricolor Clube bem amado As tuas glórias Vêm do passado

12 p r e l e ç ã o

3 - Zagueiro

13 - Zagueiro

14 - Zagueiro

Alex Sandro da Silva 10/03/1985 - 1,92 m - 81 kg

Alexandre Luiz Reame 23/02/1988 - 1,93 m - 88 kg

Renato Assis da Silva 24/07/1983 - 1,83m - 80kg

Adrian Gonzalez

Junior Cesar

Zagueiro

21 - Lateral-direito

6 - Lateral-esquerdo

Samuel Firmino de Jesus 7/4/1986 - 1,90 m - 83 kg

Hernan Adrián Gonzalez 30/11/76 - 1,70 m - 70 kg

Junior Cesar E. Machado 09/04/1982 - 1,66 m - 60 Kg

10

Samuel

titular ou reserva

Tuas cores gloriosas Despertam amor febril Pela terra Bandeirante: Honra e Glória do Brasil

Legenda:

São Paulo clube querido Tu tens o nosso amor Teu nome e tuas glórias Têm honra e resplendor

nota na partida

São teus guias brasileiros Que te amam ternamente De São Paulo tens o nome Que ostentas dignamente


Diogo

Thiago Carleto

31 - Lateral-Esquerdo

26 - Lateral-Esquerdo

18 - Volante

28 - Volante

2 - Volante

Diogo Silvestre Bittencourt 30/12/1989 - 1,87 m - 86 kg

Thiago Carleto Alves 24/03/1989 - 1,72 m - 74 kg

Rodrigo Ribeiro Souto 09/02/1983 - 1,83m - 79 kg

Wellington A. Martins 28/01/1991 - 1,73 m - 70 kg

Jean Raphael V. Moreira 24/06/1986 - 1,70 m - 70 kg

Richarlyson

Casemiro

Jorge Wagner

Hernanes

Cléber Santana

Rodrigo Souto

Wellington

Jean

20 - Volante

Volante

7 - Meia e Lateral-Esq.

10 - Volante e Meia

8 - Volante e Meia

Richarlyson B. Felisbino 27/12/1982 - 1,76 m - 72 kg

Carlos Henrique Casimiro 23/02/1992 - 1,84 m - 80 kg

Jorge Wagner G. Conceição 17/11/1978 - 1,78 m - 73 kg

Anderson H. de C. V. Lima 29/05/1985 - 1,80 m - 76 Kg

Cléber Santana Loureiro 27/06/1981 - 1,85 m - 85 KG

Sérgio Mota

Marcelinho

Marlos

Fernandinho

Washington

21 - Meia

11 - Meia e Atacante

16 - Meia e Atacante

12 - Atacante

9 - Atacante

Sérgio Mota Mello 17/11/1978 - 1,78 m - 70 kg

Marcelo dos Santos 17/05/1975 - 1,75 m - 75 kg

Marlos Romero Bonfim 07/06/1988 - 1,73 m - 69 Kg

Luiz Fernando P. da Silva 25/11/1985 - 1,71 m - 66 kg

Washington S. Cerqueira 01/04/1975 - 1,90 m - 88 kg

Dagoberto

Fernandão

Ricardo Gomes

25 - Atacante

15-Atacante

Dagoberto Pelentier 22/03/1983 - 1,79m - 75 kg

Fernando Lúcio da Costa 18/03/1978 - 1,90 m - 85 kg

Técnico

Comissão Técnica Milton Cruz (Aux. Técnico), Carlinhos N. (Prep. Físico), Sérgio Rocha (Prep. Físico Assist.), Wellington (A. de Desempenho), Haroldo (Prep. de Goleiros), Jose Sanchez (Médico), Auro (Médico), Turíbio (Fisiologista), Rosan (Fisioterapeuta), Sasaki (Fisioterapeuta), Carlos Alberto (Fisioterapeuta), Alessandro (Fisioterapeuta), Cilmara (Fisioterapeuta), Roberta (Prof. Hidroginástica), Cristina (Nutricionista), Ailton (Massagista), Almir (Massagista), Valdeci (Roupeiro), Cícero (Roupeiro).


história

O nosso

e u q a r c o r i e m i pr

de 1931, gols. Ganhou o Paulista 5 10 e s da rti pa 5 12 No Morumbi Fried fez do nosso futebol uma verdadeira lenda

Arthur Friedenreich, ou simplesmente Friedenreich, como ficou mais conhecido, nasceu no dia 18 de julho de 1892 e foi o primeiro grande astro do futebol brasileiro. Deu azar de ter nascido e jogado numa época em que o esporte era considerado amador e o remo era muito mais considerado. Mulato claro, dos olhos verdes, “El Tigre”, apelido herdado nos tempos de jogador, era filho de alemão com brasileira. De acordo com as estatísticas da CBF, ele tem mais gols que Pelé: 1.329 gols em 16 anos de atividade como futebolista. No entanto, essa é uma discussão que gera muita polêmica, afinal, na época muitos jogos não eram registrados ou, se eram, não possuíam detalhes como o placar ou quem marcou os gols. O escritor e historiador Alexandre da Costa, que escreveu o livro “O Tigre do futebol”, fez uma pesquisa minuciosa em jornais da época e chegou a conclusão que o boleiro balançou as redes 554 vezes. Embora suspeito, hoje esse é o número mais aceito por parte da imprensa.

14 p r e l e ç ã o

A sua posição de origem foi a de centroavante. “El Tigre” se destacava pelo drible curto, o chute de efeito e a finta de corpo. O primeiro clube que defendeu foi o Germânia em 1909. No São Paulo fez 125 partidas e marcou 105 gols. Tanta habilidade não poderia passar em vão com a camisa da Seleção Brasileira. Sua estréia com a camisa do Brasil aconteceu na vitória por 2 a 0 diante do Exeter City, da Inglaterra. Mesmo não tendo anotado um gol, o jogo ficou marcado pela raça de Fried que perdeu dois dentes ao disputar um lance com um zagueiro rival. Tanta coragem, rendeu a ele o apelido de El Tigre. Foi campeão Sul-Americano em 1919, sendo que o gol do título foi marcado por ele, na decisão diante do Uruguai. Além desse título, o jogador conquistou sete vezes o Campeonato Paulista, sendo um deles pelo nosso TRICOLOR, em 1931, e duas vezes o campeonato Sulamericano de seleções. Foi também nove vezes artilheiro dos Estaduais e duas vezes dos sulamericanos. Morreu no dia 6 de setembro de 1969.


plantel do adversário Grêmio Prudente Futebol Ltda. Técnico: Toninho Cecílio

Goleiros Márcio Giovanni Everton

Laterais Paulo César Edvan Eder Jefferson

Zagueiros

Meias

Dênis Anderson Luis Cristiano Diego Giaretta Leonardo Paulão

Renan Carlos Eduardo Gadelha Geovane Robson Wesley

Volantes

Atacantes

Anderson Douglas João Vitor Marcelo Oliveira Sasha

Felipe Cerávolo Araújo Flavinho Henrique Dias Wanderley Willian José

Dados gerais no confronto São Paulo F.C. x Grêmio Prudente

6

vitórias

0

Campeonato Brasileiro

6 jogos empate

2 jogos 2 vitórias 0 empate

0

derrota

16

0 derrota 3 gols pró 1 gol contra gols pró

4

gols contra

preleção

15


próximos jogos

Santos x São Paulo F.C. 25 de julho - Vila Belmiro - 16h

Dados gerais no confronto São Paulo F.C. x Santos

112

vitórias

262 jogos 62

empates

88

Campeonato Brasileiro 45 jogos 20 vitórias 8 empates

derrotas

430

17 derrotas 58 gols pró 55 gol contra

gols pró

Compre seu ingresso no www.futebolcard.com.br/spfc e www.passaportefc.com.br

16 p r e l e ç ã o

371

gol contra


campeonato brasileiro

Campeonato Brasileiro Primeiro Turno 1ª Rodada

2ª Rodada

9/5 - sábado - 16h Flamengo x São Paulo F.C. PLACAR

1

1

Maracanã

5ª Rodada

3ª Rodada

15/5 - sábado - 16h São Paulo F.C. x Botafogo

23/5 - domingo - 16h Internacional x São Paulo F.C.

PLACAR

1

2

Morumbi

6ª Rodada*

4ª Rodada

PLACAR

1909

0

2

Beira Rio

7ª Rodada

26/5 - quarta-feira - 21h São Paulo F.C. x Palmeiras PLACAR

1

0

Morumbi

8ª Rodada

30/5 - domingo - 16h Guarani x São Paulo F.C.

2/6 - quarta-feira - 21h50 Goiás x São Paulo F.C.

6/6 - domingo - 16h São Paulo F.C. x Grêmio

14/7 - quarta-feira - 19h30 São Paulo F.C. x Avaí

PLACAR

PLACAR

PLACAR

PLACAR

0

0

Brinco de Ouro

9ª Rodada*

2

1

Serra Dourada

10ª Rodada

3

1

Morumbi

11ª Rodada

1

2

Morumbi

12ª Rodada

17/7 - sábado - 18h30 Vitória x São Paulo F.C.

21/7 - quarta-feira - 19h30 São Paulo F.C. x Prudente

25/7 - domingo - 16h Santos x São Paulo F.C.

31/7 - sábado - 18h30 São Paulo F.C. x Ceará

PLACAR

PLACAR

PLACAR

PLACAR

Barradão

Morumbi

Vila Belmiro

Morumbi

13ª Rodada

14ª Rodada

15ª Rodada

16ª Rodada

7/8 - sábado - 18h30 Atlético (PR) x São Paulo F.C.

15/8 - domingo - 16h São Paulo F.C. x Cruzeiro

22/8 - domingo - 18h30 Corinthians x São Paulo F.C.

25/8 - quarta-feira - 21h50 São Paulo F.C. x Vasco

PLACAR

PLACAR

PLACAR

PLACAR

Arena da Baixada

Morumbi

Pacaembu

Morumbi

17ª Rodada

18ª Rodada

19ª Rodada

29/8 - domingo - 18h30 Fluminense x São Paulo F.C.

2/9 - quinta-feira - 21h São Paulo F.C. x Atlético (GO)

5/9 - domingo - 16h Atlético (MG) x São Paulo F.C.

PLACAR

PLACAR

PLACAR

Maracanã

Morumbi

Mineirão

Jogos do primeiro turno do Campeonato Brasileiro. Será consagrado campeão o time que possuir o maior número de pontos após 38 rodadas.

*jogos realizados após o fechamento desta edição

* Jogos realizados após o fechamento da revista

preleção

17


torcedor Fala, Corneta Me chamo Yagho e tenho 9 anos. Meu pai me fez pegar gosto pelo futebol e muito mais do que isso, me mostrou a grande alegria de ser são-paulino. Esse ano, pela primeira vez, fui ao estádio. O jogo em questão era a final da Copa São Paulo de Juniores, no Pacaembu, diante do Santos. A experiência foi maravilhosa e o jogo muito tenso. O público não era tão grande como nos outros anos quando vi pela televisão.

Meu primeiro jogo, meu primeiro título

Em campo, vi meu time sair atrás no placar logo no começo da partida. Sofremos bastante durante o restante do jogo, mas percebi que chegaríamos ao empate e não deu outra. Pena que foi aos 40 do segundo tempo e não deu tempo de virarmos o que aumentou ainda mais o nervosismo já que a partida foi para os pênaltis. Mas quando começaram as cobranças, resolvemos as coisas rapidamente. Fizemos as três cobranças, enquanto o Peixe perdeu as três. Acabou assim, rapidinho. Gritei pela primeira vez é campeão e ainda ganhei um almoço depois do jogo. Que dia!

Yagho Picossi

Participe, mande também a sua foto e opinião sobre o seu time para o e-mail: falacorneta@g8sport.com.br

Torcedores Fanáticos Léo e Luka

Paulão da SAO Cente r Norte com seu filho Uriel Mande a sua foto para: falacorneta@g8sport.com.br

18 p r e l e ç ã o


Chega de violência O futebol é o grande entretenimento do brasileiro. O Estatuto do Torcedor prevê as responsabilidades de dirigentes quanto à segurança e conforto nos estádios. Confira os principais artigos. Saiba que o clube coloca a disposição o serviço de Ouvidoria. Além disso, foi recém criado o Juizado do Torcedor, no Fórum da Barra Funda, mais um órgão disponível para suas reclamações.

TORCEDOR ESTATUTO aç ão ro le e a fis ca liz Ar t. 25 . O co nt ca m co bl ic o ao es tá di o odo ac es so do pú ss pe il ai s de vi nt e m opa ci da de pa ra m it on m co m m ei o de m as de ve rá co nt ar se , as ag em da s ca tr ac i. ra m en to po r im Le a st os to no ar t. 18 de pr ej uí zo do di sp

Trégua, juizão Se você pudesse estar no gramado, qual função escolheria? Certamente não seria a de juiz ou bandeirinha. Além de suas profissões formais, as pessoas nesses "cargos" se dedicam a legitimar o resultado da partida, embora às vezes errem. Se você vai reclamar, faça isso dentro dos limites da desportividade, e com conhecimento da regra do jogo.

Realidade

ceO jogador que agride um tor dor deve ser expulso. der a cabeça Exato. Se algum atleta per edi-lo por agr e dor ecta esp m com algu deverá ele , seja que qualquer motivo ulso pela exp jogo de po cam o ar deix tida. autoridade máxima da par

Mito

Não existe vantagem quando um companheiro de um jogador segue na jogada e, po r exemplo, chuta a bola para fo ra.

Errado. Existe sim. A lei da vantagem não implica no que irá acontecer na seqüência da jogada. O correto nesse caso será o árbitro marca r tiro de meta.


COPA LIBERTADORES É NO RESTAURANTE COPA PORTÃO 5

INTERNACIONAL X SPFC 28.07 > QUARTA > 21H50 PACOTE ESPECIAL R$ 75, POR PESSOA E R$ 40, PARA MENORES DE 18 ANOS SPFC X INTERNACIONAL 05.08 > QUINTA > 21H50 PACOTE COM INGRESSO R$ 240, POR PESSOA E R$ 210, PARA MENORES DE 18 ANOS PACOTE SEM INGRESSO R$ 80, POR PESSOA E R$ 50, PARA MENORES DE 18 ANOS

CONFIRA ITENS INCLUSOS NESTA PROMOÇÃO E OS HORÁRIOS NO SITE

ESTÁDIO DO MORUMBI > PORTÃO 5 RESTAURANTECOPA.COM.BR 11 2613 0890

São Paulo x Grêmio Prudente  

Edição 7 Campeonato Brasileiro 21/07/2010