Issuu on Google+

MATCH DAY PROGRAMA OFICIAL Número 4 - Fevereiro de 2010

Organizador Márcio Araújo inicia as jogadas ofensivas pág. 12 Maurício Ramos, o monstro volta ao time pág. 8

17/2/2010 Quarta-feira

Vs

Campeonato Paulista

21h50 Palestra Itália São Paulo - SP


QUANDO SURGE O ALVIVERDE IMPONENTE

EDITORIAL Dio Santo! Como se mexe esse tal de Márcio Araújo! O cara tem atitude, está por todos os lados do campo, busca a bola, distribui as jogadas... Parece brincadeira, mas descobrimos um meio-de-campo bom no passe e ainda por cima com gás para desarmar. Contratação de fato cirúrgica! Mama mia! Sabe quem está voltando? O monstro Maurício Ramos, outro integrante fundamental para a regularidade de nostra defesa. Aliás, isso é a cara de Muricy Ramalho. Montar una retaguarda segura, capaz de sofrer poucos gols. Isso garante una equipe sempre nas cabeças em todos os campeonatos que disputar. A MATCH DAY recorda Fedato, um dos atacantes mais importantes da segunda Academia de Futebol! Um homem persistente, com faro de gol, mesmo saindo quase sempre do banco de reservas. E pasmem, seu filho é fisiologista do São Caetano, nostro adversário de hoje à tarde, no Palestra Itália.

EXPEDIENTE O MATCH DAY, Programa Oficial, é uma publicação da G8 Gestão Esportiva e Futebol Tour autorizada pela Sociedade Esportiva PALMEIRAS. A revista se destina ao público nos estádios.

Já reparou como o Periquito e a Tina Palestrina estão cada vez mais integrados com a realidade do clube? Nessa edizione, eles vão contar novidades imperdíveis do site do VERDÃO, como a área infantil e as facilidades disponíveis aos sócios-torcedores! Por falar em vantagens, a Outplan está criando um cartão específico para sócios do PALMEIRAS. Os testes já ocorreram no jogo contra a Portuguesa e em breve a novidade estará presente na página oficial do PALESTRA na internet.

Conselho Editorial: Diego Ragonha, Fernando Figueiredo Guilherme Figueiredo, Luis Fernando Dias e Paulo Sanches Textos: Alexandre de Aquino MTB 53110 Camila Goytacaz MTB 32222 Pesquisa de fotos: Alex Siriani

Fotografias: Futura Press e Daniel Augusto Edição de Arte: Carlos Milaneze e Vitor Fontes Contatos Comerciais: Paulo Sanches (11) 7833-8063 Daniel Camillo (11) 4191-7949 Impressão: Gráfica Daleffi

Tiragem: 10.000 exemplares

4 PROGRAMA OFICIAL

Ragazzi, agora além das fotos do Dia do Jogo adicionamos as Frases da Semana. Aquelas que dão ao torcedor a noção exata do que se passa no nostro clube! Ah, desculpe-me pela mistura do português com o italiano. É que corre nas veias uma vontade enorme de explodir de alegria pelo nostro time! E tradição é tradição, vá bene! Boa leitura.

Giuseppe Galiani

Editor coRneteiro fanático


NO GRAMADO EM QUE A LUTA O AGUARDA

Talismã do VERDÃO Fedato, atacante da segunda Academia, entrava e decidia os jogos

Quem não gosta de ter no banco de reservas alguém que entre e resolva a partida!?! Nos tempos da Academia, Antônio Carlos Fedato, ou simplesmente Fedato, era o homem com essa característica. Fazia tão bem o seu papel que ganhou o apelido de “Talismã” dos torcedores. “Ele tinha mesmo essa facilidade”, recorda seu filho mais jovem, de 30 anos, curiosamente o fisiologista do São Caetano, também chamado Fedato. Nascido no ABC, o jogador se formou nas categorias de base do VERDÃO. Ali ele se profissionalizou. Mas sem muito sucesso no início da carreira, ele rodou por vários clubes, tais como Nacional (SP), Botafogo (SP), Comercial (SP) e Noroeste (SP). Depois disso, Fedato voltou para o PALESTRA, onde participou da segunda Academia de Futebol. É verdade que o centroavante titular era César Lemos, o César Maluco (já lembrado em uma edição anterior da revista Match Day). Mas se por alguma razão o nosso titular não estava bem, era só chamar o reserva para o placar não passar em branco.

Histórico do Confronto NO PAULISTÃO

14 vitórias

6 vitórias

3 empates 7 vitórias

0 empates 2 vitórias

50 gols

X

32 gols

8 jogos

17 gols

7 gols

Últimos jogos 25/2/2009 – São Caetano 3x4 Palmeiras - Paulista 29/3/2008 – Palmeiras 3x1 São Caetano – Paulista 25/2/2007 - São Caetano 1x2 Palmeiras – Paulista 9/9/2006 - Palmeiras 3x1 São Caetano – Brasileiro 6 PROGRAMA OFICIAL

Quando pendurou as chuteiras, Fedato trabalhou também como técnico de futebol. Dirigiu tanto o VERDÃO em 1985, como o São Caetano em três oportunidades, sendo a última delas em 1997. O ex-jogador batalhou para impulsionar o Azulão, clube de sua cidade natal, às primeiras divisões do futebol. Fedato faleceu em janeiro de 2000 e infelizmente não conseguiu ver a ascensão do São Caetano à elite do futebol Paulista e até mesmo brasileiro. Mas deixou seu legado para o clube. E o filho segue o exemplo do pai. “Eu sempre tive um interesse muito grande por futebol. Cresci dentro dos campos. Tentei ser jogador, mas desisti nos juniores, porque não gostava de treinar. Resolvi fazer faculdade de educação física e comecei a botar os caras pra correrem”, brinca Fedato Filho.

Curiosidades

GERAL 24 jogos

No PALMEIRAS, Fedato ganhou os títulos Brasileiros de 72 e 73 e os Paulistas de 72 e 74. Foram exatas 269 partidas pelo clube, sendo que ele saiu vitorioso em 141. Além disso, empatou 81 vezes e perdeu apenas 47. Marcou 61 gols.

O primeiro jogo da História entre os dois clubes aconteceu em 11 de dezembro de 1991, num amistoso, e o Palmeiras venceu por 4x0, atuando no Estádio Anacleto Campanella. Os gols foram de Andrei, Edu Marangon, César e Márcio. O primeiro jogo oficial entre os dois clubes no Palestra Itália aconteceu em 3 de dezembro de 2000, pela Copa João Havelange, e o São Caetano venceu por 4 a 3. Adhemar (2), Wágner e César fizeram para o Azulão; Arce (2) e Rodrigo Taddei descontaram para o Verdão. Já a primeira partida entre os dois pelo Campeonato Paulista aconteceu em 25 de março de 2001, e o Palmeiras venceu por 2 a 0, no Palestra Itália. Os gols foram de Paulo Turra e Muñoz. Obs.: Dados da assessoria de imprensa do Palmeiras.


DIA DO JOGO

A SEMANA “Não podemos trazer jogadores que não se combinem com os demais. Sei que a torcida fica aflita. Mas as negociações envolvem uma série de intermediários. Vamos anunciar alguém que chegue para ser titular, desde que indicados pela Comissão Técnica.” Luiz Gonzaga Belluzzo, sobre a chance de um atacante chegar no PALESTRA “É uma marca legal para quem está há pouco tempo aqui, mas ainda é pouco. Quero chegar aos 100 jogos este ano e conseguir títulos pelo clube. Já disse uma vez e repito: não quero ficar marcado só pela passagem, mas sim deixar meu nome marcado na história do PALMEIRAS.” Danilo, que compeltou 70 jogos pelo VERDÃO no duelo contra a Portuguesa

Curtição para todas as idades

A festa que já era boa, agora fica ainda melhor. Nas áreas nobres do estádio, crianças, adultos e idosos se divertem com a MATCH DAY, como nos jogos do verdão contra Mogi Mirim e Ituano. Mande a sua foto para o email ASIRIANI@G8GESTAOESPORTIVA.COM.BR e acesse também: www.twitter.com/matchdayverdao

“As pessoas não podem crucificar o Armero por causa de uma ou duas falhas. Ele não está aqui por acaso. É titular da seleção colombiana e já provou suas qualidades. Espero que o torcedor tenha a devida compreensão e dê confiança e apoio para ele durante os jogos.” Muricy Ramalho, referente às atuações recentes do lateral-esquerdo.

CANTA E VIBRA DÁ-lHe alegria, alegria alegria no coração, Daria a vida INTEIRA pra ser campeão, A taça libertadores é obsessão, Tem que JOGAR COM A alma E o coração Olê, OlÊ Olê, OlÊ, Eu canto, eu sou Palmeiras até morrer.

Quando a família palmeirense está em festa, a experiência no estádio se torna memorável. O jogador se inflama, o time todo se empolga e a chance de vitória é maior. Faça sua parte: Compre seu ingresso de forma antecipada e/ou pela internet; Leve troco, caso vá adquirir a entrada nas bilheterias do Palestra; Respeite a fila e mantenha a ordem; Cante apenas em prol do time ou de seu ídolo. Evite provocações; Esqueça os rojões e sinalizadores. Eles podem provocar acidentes; Sente no lugar marcado previsto no ingresso; Se consumir alimentos, busque uma lixeira para dispensar papeis e plásticos; Quando usar o banheiro, colabore para a higiene do local. 7 PROGRAMA OFICIAL


SABE BEM O QUE VEM PELA FRENTE

Fome de bola

Maurício Ramos, o shrek, está cheio de disposição na briga para ser titular

8 PROGRAMA OFICIAL


O PALMEIRAS sentiu a contusão na coxa direita e a pubalgia de Maurício Ramos. Isso justamente na reta final do Brasileiro do ano passado. Por outro lado, o clube notou a importância do zagueiro e então investiu na compra de 50% de seus direitos econômicos. Agora, recuperado e com enorme vontade de jogar, ele busca reassumir a condição de titular.

contra um ex-time? Maurício Ramos conhece o São Caetano com a palma da mão, pois neste clube foi vice-campeão Paulista em 2007. E tudo que ele quer é conquistar a confiança de Muricy Ramalho. “É duro, né? O Léo é um touro. Com certeza eu fico preocupado, mas tenho que trabalhar para garantir o meu espaço”, brinca sobre o concorrente.

Nas últimas semanas, o martírio enfim acabou: Maurício Ramos treinou com bola, cumpriu todos os exercícios. Já livre das dores, o que o habilita a ser relacionado para as partidas. A saudade da redonda estava apertando o peito. Sorte do VERDÃO que a garra e a determinação do zagueiro podem ser colocadas a seu serviço novamente no Palestra Itália.

Maurício Ramos tem como virtudes a antecipação das jogadas e a força com que entra nas divididas. Na defesa, usa da boa estatura e posicionamento para rebater a bola. No ataque, aparece de surpresa nas faltas e escanteios, na tentativa de balançar as redes adversárias. “Aqui tenho condições de conquistar títulos. A estrutura do clube e o pensamento do elenco e dos dirigentes me faz crer que estou no caminho certo”, salienta.

Maurício Ramos sabe que a tarefa de recuperar a posição não é fácil. O concorrente Léo começou bem com a camisa do VERDÃO, fez até um gol, como se este fosse seu principal ofício. O cara tem o apelido de Beckenbauer. Até mesmo o volante Edinho ocupou seu lugar, de forma bastante segura. Mas o beque não se intimida, pois sabe que tem futebol para brigar por uma vaga nos 11 principais. Quer oportunidade melhor do que a de voltar

Números

52 3

Os deslizes da última temporada serviram de lição. E Maurício Ramos reconhece que o PALESTRA precisava de mais jogadores de qualidade, atletas capazes de manter o bom nível dos preferidos do treinador para começar os jogos. “O elenco com certeza está mais maduro. A base foi mantida, o meio e a zaga estão bem mais fortalecidos com a chegada do Márcio Araújo e do Léo”, explica o jogador, cujo apelido é Shrek.

Ogro alviverde O filme Shrek da Dream Works, feito em computação gráfica, é baseado em um livro de William Steig. Trata-se de uma sátira, onde o príncipe, personagem principal do longa, é um ogro mal-educado e cheio de atitudes e manias grosseiras. No Brasil, ele conquistou a simpatia do público.

jogos fez Maurício Ramos desde que chegou ao PALMEIRAS, com contrato até 1 de fevereiro de 2014

gols marcou o zagueiro com a camisa do VERDÃO, que apenas duas vezes foi expulso de campo.

9 PROGRAMA OFICIAL


QUE A DUREZA DO PRÉLIO NÃO TARDA

PERIQUITO Não sei como os adultos mais velhos viviam sem Internet. A gente usa o computador para tudo, para brincar, jogar, para fazer pesquisa de escola, para escolher nossos passeios do final de semana e também para acompanhar o futebol. Então, minha dica para você que é criança que nem eu, um palmeirense que adora computador, é o site do nosso VERDÃO! Basta digitar www.palmeiras.com.br, entrar no item interatividade e depois, kids. Pronto! Lá você encontra desenhos para baixar do Periquito ou do Porquinho e até de nós dois juntos. Super legal! E também você pode participar: basta enviar para o PALMEIRAS sua redação ou desenho com o tema do time. Imagine você no site do VERDÃO, para todo mundo ver! E dá-lhe, dá-lhe Porco!

Tina Palestrina Adoro comprar. Sou daquelas que usa o cartão de crédito para tudo: supermercado, lojas, salão de beleza e ingresso para jogo de futebol. Agora descobri mais um bom motivo para usar e abusar do cartão: o Avanti Palmeiras. O programa para o sócio-torcedor palmeirense traz um monte de benefícios, como créditos para compra de produtos Adidas e Samsung pelo site, descontos em passagens aéreas e super vantagens na aquisição de ingressos para os jogos, que podem custar até metade do preço para quem é sócio-torcedor. Além disso, você tem a possibilidade da compra antecipada, assim não corre o risco de ficar fora da torcida mais VERDE do Brasil! E como se não bastasse, na adesão a gente ganha um presente, que é um kit lindo com boné, camiseta e outros mimos, para vir ainda mais bonita ao estádio. Entre no site do clube e se torne mais uma AVANTI PALMEIRAS! 10 PROGRAMA OFICIAL 10 PROGRAMA OFICIAL


11 PROGRAMA OFICIAL


E O PALMEIRAS NO ARDOR DA PARTIDA

VESTE A CAMISA! Márcio Araújo tem mobilidade, é participativo e logo de cara causa boa impressão

Atitudes valem mais que mil palavras. O dito popular cabe perfeitamente a Márcio Araújo. Isso porque ele é de fala mansa e baixa. Até um pouco introspectivo. Mas quando a bola rola, distribui as jogadas como poucos. Hoje, diante do São Caetano, o meiode-campo vai dar origem aos avanços do PALMEIRAS. Márcio chegou, vestiu a camisa do VERDÃO e foi para o campo a fim de entrar para a História do clube. Aos 25 anos, ele sabe como ganhar a torcida. “Estou muito feliz. Jogar aqui é a realização de um sonho profissional. Recebi propostas de vários lugares, mas vim para cá por tudo que o time representa para o futebol mundial”, destaca. A maior prova da disposição do jogador está mesmo fora do discurso. O volante não é de ficar cobrando os parceiros em campo. Mas sim de se apresentar para a saída de bola da equipe para o ataque. Sempre que possível, com passes rasteiros ou no máximo à meia altura, redondinhos, abrindo bem as jogadas, acionando os laterais. Márcio começou a carreira no Mogi Mirim,

$

em 2002. Sua passagem mais marcante foi pelo Atlético-MG, quando ganhou até a braçadeira de capitão. Ele também jogou no exterior, onde defendeu o Kashiwa Reysol (JAP). Agora o volante coloca ordem no meio do PALESTRA e alivia um pouco o trabalho de Pierre. “Ele é versátil. Além de marcar e atacar, tem como ponto favorável a qualidade no passe. Melhoramos muito nesse aspecto. No ano passado era um detalhe que errávamos demais“, analisa Muricy Ramalho. O que o técnico quer são os primeiros homens de meio campo mais operários, capazes de dar a Cleiton Xavier e Diego Souza a liberdade para criar e enganar os adversários. Jogadores que ao mesmo tempo, quando com a bola, evitem passes forçados e valorizem mais a posse dela. Até o momento certo de fazerem a pelota chegar aos meias. Com tanta vontade de acertar, diante do respaldo do homem que escala e também do elenco, Márcio Araújo tem grandes chances de alcaçar o objetivo. A MATCH DAY e a torcida já está com ele. Agora vai lá e mostre seu valor, menino!

INVESTIMENTO

2

milhões de reais pagou o Palmeiras para o Tombense (MG) para ficar com o volante

12 PROGRAMA OFICIAL

Pierre

“O Márcio é um excelente jogador. Logo na estréia parecia que já jogávamos juntos há muito tempo. Espero que dure bastante tempo essa parceria.”

Cleiton Xavier

“O Márcio Araújo tem muita qualidade. Sai bem com a bola, marca bem. É um jogador completo, que, inclusive, finaliza muito bem. Dá liberdade para mim e o Diego Souza.”


13 PROGRAMA OFICIAL


Transformando a lealdade em padrão

1 12 32 2 17 77 6 14 PROGRAMA OFICIAL

ELENCO

Bruno Posição: Goleiro Nome: Bruno Cortez Cardoso Natural: São Paulo- SP Nascimento: 27/6/84 Último Clube: Revelado no time

Marcos Posição: Goleiro Nome: Marcos Roberto Silveira Reis Natural: Oriente - SP Nascimento: 4/8/73 Último Clube: Revelado no time

Deola Posição: Goleiro Nome: Eliton Deola Natural: Céu Azul - PR Nascimento: 19/4/83 Último Clube: Sertãozinho-SP

Eduardo Posição: Lateral-direito Nome: Eduardo José Diniz Costa Natural: Guaraí - TO Nascimento: 14/4/89 Último Clube: Paulista

Wendel Posições: Lateral-direito e volante Nome: Wendel Santana P. dos Santos Natural: Itapetinga-BA Nascimento: 8/10/81 Último Clube: Iraty-PR

33 4 15 23 8

Figueroa Posição: Lateral-direito Nome: Luis Pedro Figueroa Natural: San Pedro de La Paz - CHI Nascimento: 14/5/83 Último Clube: Colo Colo (CHI)

Armero Posição: Lateral-esquerdo Nome: Pablo Estifer Armero Natural: Tumaco - COL Nascimento: 2/11/86 Último Clube: América de Cali (COL)

80 34

Gualberto Posição: Zagueiro Nome: Gualberto Luis da Silva Jr Natural: Não informado Nascimento: 8/4/90 Último Clube: Revelado no clube

Léo Posição: Zagueiro Nome: Leonardo Renan S. de Lacerda Natural: Belo Horizonte - MG Nascimento: 30/01/88 Último Clube: Grêmio-RS

Maurício Ramos Posição: Zagueiro Nome: Maurício D. Ramos Júnior Natural: Piracicaba - SP Nascimento: 10/4/85 Último Clube: Coritiba-PR

Danilo Posição: Zagueiro Nome: Danilo Larangueira Natural: São Bernardo -SP Nascimento: 10/5/84 Último Clube: Atlético-PR

Márcio Araújo Posição: Volante Nome: Márcio Rodrigues Araújo Natural: São Luiz-MA Nascimento: 11/6/84 Último Clube: Atlético-MG

Sandro Silva Posições: Volante e Lateral-direito Nome: Sandro Laurindo da Silva Natural: Rio de Janeiro - RJ Nascimento: 29/9/84 Último Clube: Mirassol-SP

Gabriel Silva Posição: Lateral-esquerdo Nome: Gabriel Moisés A. da Silva Natural: Piracicaba - SP Nascimento: 13/5/91 Último Clube: Revelado no time

Obs.: O ZAGUEIRO WELLINGTON, NÚMERO 27, COMPLETA O ELENCO. Dados segundo site oficial do clube


Legenda titular ou reserva

P 3 5 21 35 18 10 16

10

nota na partida

Interaja com a MATCH DAY: assinale os titulares dessa partida e atribua notas para cada um deles. Inclusive ao nosso treinador.

Edinho Posições: Zagueiro e volante Nome: Edimo Ferreira Campos Natural: Niterói - RJ Nascimento: 15/1/83 Último Clube: Lecce (ITA)

26

Pierre Posição: Volante Nome: Lucas Pierre Santos Oliveira Natural: Itororó-BA Nascimento: 19/1/82 Último Clube: Paraná-PR

11

Souza Posição: Volante Nome: Elierce Barbosa de Souza Natural: Posse - GO Nascimento: 8/3/88 Último Clube: Dom Pedro-DF

Anselmo Posição: Volante Nome: Anselmo de Moraes Natural: São Paulo - SP Nascimento: 20/2/89 Último Clube: Revelado no time

João Arthur Posições: Meia e atacante Nome: João Arthur Bueno de Camargo Natural: São Paulo - SP Nascimento: 16/11/90 Último Clube: Revelado no time

7 19 20

Cleiton Xavier Posição: Meia Nome: Cleiton Ribeiro Xavier Natural: São José da Tapera - AL Nascimento: 23/3/83 Último Clube: Figueirense-SC

William Posição: Meia Nome: William Fernando da Silva Natural: São Paulo - SP Nascimento: 20/11/86 Último Clube: Vitória-BA

29

2

Deyvid Saconni Posição: Meia Nome: Deyvid Franck Silva Saconni Natural: Alfenas - MG Nascimento: 10/4/87 Último Clube: Guarani-SP

Marquinhos Posições: Meia e Atacante Nome: Marcos A. da Silva Gonçalves Natural: Prado - BA Nascimento: 19/10/89 Último Clube: Vitória-BA

Diego Souza Posições: Meia e Atacante Nome: Diego de Souza Andrade Natural: Rio de Janeiro - RJ Nascimento: 17/6/85 Último Clube: Grêmio-RS

Lenny Posição: Atacante Nome: Lenny Fernandes Coelho Natural: Rio de Janeiro - RJ Nascimento: 23/3/88 Último Clube: Sporting Braga(POR)

Robert Posição: Atacante Nome: Robert de Pinho de Souza Natural: Salvador - BA Nascimento: 27/7/81 Último Clube: América (MEX)

Daniel Posição: Atacante Nome: Daniel Santos Silva Natural: São Paulo - SP Nascimento: 9/1/89 Último Clube: Revelado no time

Muricy Ramalho Técnico Nome: Muricy Ramalho Natural: São Paulo - SP Nascimento: 30/11/55 Último Clube: São Paulo

15 PROGRAMA OFICIAL


SABE SEMPRE LEVAR DE VENCIDA

Cavalo paraguaio? São Caetano tenta mostrar diante do PALMEIRAS que belo início no Paulistão não é por acaso O São Caetano começou o Paulistão de maneira surpreendente. Foram três vitórias nos três primeiros jogos. Tal desempenho lhe garantiu até a liderança provisória da competição. Mas bastou chegar no topo para a equipe sentir o peso da responsabilidade. Logo em sua primeira partida defendendo a posição, o Azulão acabou derrotado pelo Rio Claro. Fim do 100% de aproveitamento. Depois veio um empate diante do Monte Azul e a queda na tabela. Hoje, diante do Palmeiras, o São Caetano tenta provar que não é cavalo paraguaio, e que pode até superar times grandes e assegurar uma vaga nas semifinais. A equipe aposta na liderança de Luiz, o camisa número 1, titular desde 2006, quando Sílvio Luiz deixou o posto. Pelo time do ABC, o jogador sagrou-se campeão Paulista de 2004, ainda no banco. Ele foi também um dos destaques do time no Campeonato Paulista de 2007, quando fechou o gol e viu sua equipe ficar com o vicecampeonato, ao sucumbir na final frente ao Santos. Os demais destaques da equipe são jogadores não aproveitados pelo Corinthians: o lateral-esquerdo Bruno Bertucci, o volante Moradei e o meia Everton Ribeiro. Além disso, o atual técnico é Antônio Carlos, que teve no Timão o cargo de diretor-técnico. “Quando parei de jogar, queria ser treinador. Mas na época só me apareceu um convite para ser dirigente. Mas foi no São Caetano que concretizei meu plano”, comenta. O grupo conta também com o lateraldireito Patricio, vice-campeão da Série B com o Grêmio, em 2005. Há também um Romário, volante, nada a ver com o atacante baixinho tetracampeão mundial com a Seleção Brasileira, em 1994. E o atacante Nirvana, que remete os torcedores imediatamente à famosa banda de rock liderada pelo vocalista Kurt Cobain. 16 PROGRAMA OFICIAL


ELENCO DO ADVERSÁRIO SÃO CAETANO

Volantes

Atacantes

Dias Adriano Jairo Moradei Romário

Vandinho Wendell Nirvana Hugo Fábio Eduardo Wanderley

Goleiros Luiz Juninho Leandro Rubens

Laterais-direitos Artur Patrício

Zagueiros Batatais Anderson Marques Douglas Glauber Matheus

Laterais-esquerdos Bruno Bruno Bertucci

17 PROGRAMA OFICIAL

Meias Éverton Ribeiro Roger Vitor Sonny Luciano Mandi Fernandes

Técnico Antonio Carlos


E MOSTRAR QUE DE FATO É CAMPEÃO

TABELA DE jogos

Paulistão 1ª rodada

2ª rodada*

3ª rodada

Palmeiras x Mogi Mirim

Barueri x Palmeiras

Palmeiras x Ituano

16/1 - 17h

21/1 - 21h

PLACAR

5

PLACAR

1

2

Palestra Itália

PLACAR

2

3

Eduardo J. Farah

6ª rodada 7ª rodada 4/2 - 17h 7/2 - 17h Palmeiras x Portuguesa Bragantino x Palmeiras PLACAR

1

2

Palestra Itália

31/1 - 17h

Monte Azul x Palmeiras Corinthians x Palmeiras PLACAR

3

0

PLACAR

1

1

0

Santa Cruz

Pacaembu

8ª rodada* 13/2 - 19h30 Botafogo x Palmeiras

9ª rodada 17/2 - 21h50 Palmeiras x São Caetano

10ª rodada 21/2 - 16h Palmeiras x São Paulo

PLACAR

PLACAR

PLACAR

Santa Cruz

Palestra Itália

Palestra Itália

14ª rodada 14/3 - 16h Santos x Palmeiras

15ª rodada 20/3 - 16h Palmeiras x Ponte Preta

3

Nabi Abi Chedid

13ª rodada 12ª rodada 7/3 - 18h30 3/3 - 21h50 Palmeiras x Santo André Palmeiras x Sertãozinho

11ª rodada 28/2 - 18h30 Rio Claro x Palmeiras

5ª rodada

27/1 - 21h50

Palestra Itália

PLACAR

1

4ª rodada

24/1- 17h

PLACAR

PLACAR

PLACAR

PLACAR

PLACAR

Dr. Augusto Schimidt Filho

Palestra Itália

Palestra Itália

Vila Belmiro

Palestra Itália

16ª rodada 24/3 ou 25/3 - A definir Rio Branco x Palmeiras

17ª rodada 27/3 ou 28/3 - A definir Palmeiras x Mirassol

18ª rodada 3/4 ou 4/4 - A definir Palmeiras x Oeste

19ª rodada 7/4 - 21h50 Paulista x Palmeiras

Semifinal

PLACAR

PLACAR

PLACAR

PLACAR

Décio Vitta

Palestra Itália

Palestra Itália

Jaime Cintra

Semifinal

Final

18/4 - A definir

?

Final

25/4 - A definir

?

?

Local a definir

?

?

? Local a definir

?

? Local a definir

Dados gerais e regulamento

2/5 - A definir

Local a definir

11/4 - A definir

Nas fases semifinal e final prevalecem para critérios de desempate o maior número de vitórias, o maior saldo de gols e a melhor campanha ao longo de toda a competição.

* Partida realizada após o fechamento desta edição

copa do brasil CURIOSIDADE

1ª rodada-Ida 10/2 - A definir

1

Flamengo-PI x Palmeiras PLACAR

Albertão

18 PROGRAMA OFICIAL

O Palmeiras tem um título da Copa do Brasil, conquistado em 1998. 1ª rodada-Volta 24/2 - A definir Palmeiras x Flamengo-PI PLACAR

Palestra Itália

Dados gerais e regulamento A Copa do Brasil é disputada por 64 clubes. Eles são os melhores dos campeonatos estaduais, torneios seletivos ou Ranking da CBF (atualizado em dezembro deste ano). Há participantes dos 27 estados brasileiros. A primeira rodada começa em 10 de fevereiro. Os dois jogos finais em 28 de julho e 4 de agosto, após a Copa do Mundo na África do Sul. O regulamento da competição prevê que nas primeira e segunda fases, caso o visitante vença a primeira partida por dois gols ou mais de diferença, ele estará automaticamente classificado, sem a necessidade da realização da partida de volta.


Chega de violência O futebol é o grande entretenimento do brasileiro. O projeto de lei antiviolência está em pauta no Senado para justamente tirar os brigões dos estádios, evitar casos de manipulação de resultados e a ação dos cambistas. Ele será posto em vigor pelo Governo Federal nesse primeiro semestre. Portanto, avalie bem se vale à pena promover a baderna, atirar algo no campo ou até mesmo invadí-lo.

MANIPULAÇÃO S DE RESULTADO

er dar, por qualqu Art. 41-E. Frau de e, ud fra uir para que se meio, ou contrib como resultado de rm qualquer fo a, são de va: pena - reclu petição esporti e multa. dois a seis anos

TRÉGUA, JUIZÃO Se você pudesse estar no gramado, qual função escolheria? Certamente não seria a de juiz ou bandeirinha. Além das profissões formais, as pessoas nesses "cargos" se dedicam a legitimar o resultado da partida, embora errem também. Se você vai reclamar, faça dentro dos limites da desportividade, e com conhecimento da regra do jogo.

Realidade

uardar a O árbitro não precisa ag s formação de barreira na ta. fal de cobranças o cobrador não se Isso mesmo. Somente se ido, o juiz ráp tiro manifestar para um tir daquele par a que -lo rmá info e dev ar o soar momento terá de aguard a formação do apito. O tempo para lusivada barreira dependerá exc árbitro. mente do bom senso do

Mito

O árbitro só pode expulsar um jogador dura nte os 90 minutos. Nada disso. O juiz, desde que presente no camp o de jogo, pode expulsar um jogad or. Seja durante o aquecimento, o pe ríodo de intervalo ou até mesmo ap ós o apito final. Ca so o atleta não esteja no gramado, o capitão da equipe será informado do cartão vermelho.

19 PROGRAMA OFICIAL



Palmeiras x São Caetano