Issuu on Google+

16.05 Edição 02 - Maio 2010

vs Botafogo

.

.

Morumbi 16 de maio de 2010 16h00

Campeonato Brasileiro


editorial Caros TRICOLORES, viram só como a nossa diretoria é eficiente? Contratamos o Fernandão. O diretor de futebol, João Paulo de Jesus Lopes, foi quem cuidou da negociação desde o princípio com o Goiás e mostrou muita malícia e poder de persuasão para fazer com que os Esmeraldinos mudassem de idéia. Agora o atacante é nosso e convenhamos, minha boa gente, que contratação mais sensacional foi essa!!! Reformulamos todo o nosso time, mas deixamos para apresentar o principal nome para a reta final da Libertadores. É certo que seremos também fortes candidatos a vencermos o Brasileirão, afinal, em um torneio tão longo como este é preciso ter elenco e nós já provamos que o nosso é um dos melhores do país.

EXPEDIENTE A PRELEÇÃO, o programa oficial, é uma publicação da G8 Sports autorizada pelo SÂO PAULO Futebol Clube.

Soluções em Comunicação

Conselho Editorial: Diego Ragonha, Fernando Figueiredo Guilherme Figueiredo, Luis Fernando Dias e Paulo Sanches Textos: Alexandre de Aquino MTB 53110 Edição de Arte: Artur Guimarães Duane Rios e Joh Stcharaws

Fotografias: VIPCOMM Contatos Comerciais: Paulo Sanches (11) 7833-8063 Daniel Camillo (11) 4191-7949

Bem articulado, inteligente, Fernandão chega para ser um dos líderes do TRICOLOR em campo. E não me resta dúvidas de que ele irá escrever seu nome nas páginas da nossa História. Seja como meia, seja como atacante, o jogador é muito versátil e pode trazer várias formações do nosso time a campo. Esta edição ainda ressalta a importância de um bom início no Campeonato Brasileiro para seguirmos na luta pelo hepta, além, é claro, de traçarmos um perfil do Botafogo, atual campeão carioca e que busca fazer a sua melhor campanha no Nacional desde que se iniciou a Era Pontos Corridos, em 2003. Você ainda recebe a tabela do primeiro turno do Brasileirão, além da tabela atualizada da Libertadores. Divirta-se e boa leitura!

Impressão: Gráfica Daleffi Tiragem: 10.000 exemplares Paulo Otávio Albuquerque Editor soberano fanático


palco e torcida

Morumbi

Nome oficial:

Cícero Pompeu de Toledo(Morumbi)

Capacidade atual: 72.809 pessoas

Inauguração:

02 de outubro de 1960, com São Paulo 1x0 Sporting Lisboa

Diferenciais:

256 projetores de iluminação, com 1500 LUX por ponto. Área para deficientes físicos com 92 lugares e 102 para acompanhantes. Lanchonetes, sistema de som e 2 placares eletrônicos, 5 vestiários, 2 auditórios para entrevistas coletivas, departamento de fisioterapia, sala de antidoping, tribuna de imprensa térrea, 6 cabines de rádio e 4 de televisão, 12 tribunas de honra, edifício garagem, posto policial e posto médico emergencial.

Voz da Massa “Como eu te amo tricolor, Como eu te amo demais, No dia em que tu não existir, Eu não quero sorrir nunca mais.. Tricolor tu és minha paixão, Tricolor tu és minha alegria Tricolor tu és meu viver Tricolor eu amo você!!!!”

Quando a família são paulina está em festa, a experiência no estádio se torna memorável. O jogador se inflama, o time todo se empolga e a chance de vitória é maior. Faça sua parte: Compre seu ingresso de forma antecipada e/ou pela internet; Leve troco, caso vá adquirir a entrada nas bilheterias do Morumbi; Respeite a fila e mantenha a ordem; Cante apenas em prol do time ou de seu ídolo. Evite provocações; Esqueça os rojões e sinalizadores. Eles podem provocar acidentes; Sente no lugar marcado previsto no ingresso; Se consumir alimentos, busque uma lixeira para dispensar papéis e plásticos; Quando usar o banheiro, colabore para a higiene do local.


história

Tricolor quer o hepta

inhada em casa TRICOLOR inicia cam

e visa mais um título

do Brasileirão

O SÃO PAULO recebe o Botafogo hoje no Morumbi, às 16h, em seu primeiro jogo em casa pelo Campeonato Brasileiro. A equipe paulista quer reconquistar o prestígio alcançado nos últimos anos e voltar ao topo do Nacional, já que no último torneio o Flamengo acabou com a festa do TRICOLOR.

acredita que é preciso pontuar para não se lamentar mais tarde. “Nos pontos corridos temos de pontuar sempre. Depois, muitos times ficam chorando o leite derramado, pensando “e se tivesse vencido aquele jogo?”, analisa. “Se quisermos o título, temos que ser regulares “, finaliza.

E na estreia, justamente contra o Mengo, a equipe ficou no empate por 1 a 1, no Rio. Agora o SÃO PAULO quer fazer valer o fator casa, pois a vitória sobre o Botafogo poderá ser importante para que o time engrene em busca do hepta. “Se começar mais ou menos, começar mal, quando chegar no fim do ano fica complicado reverter”, garante o meio-campista e também lateraldireito Jean.

O comandante Ricardo Gomes, que assumiu o time no Brasileirão do ano passado após a demissão de Muricy Ramalho, levou o clube da 16ª posição para o topo. No entanto, um tropeço diante do Goiás, na penúltima rodada, dificultou as chances de ficar com a taça, que acabou nas mãos do Flamengo. Agora, o treinador começa a competição desde o princípio e mostra confiança. “Com elenco que temos e mais a chegada do Fernandão, vamos brigar pelo título”, crava o técnico.

Na mesma linha de raciocínio Rodrigo Souto


torcedor Fala, Corneta

Contratamos um artilheiro Conseguimos um ótimo reforço. Ouvi alguns amigos falarem que o Fernandão não estava jogando bem no time do Goiás, mas qual a motivação que se pode ter em um clube que o máximo que se pode conseguir é conquistar o Campeonato Goiano? Tenho certeza que o nosso novo centroavante irá nos render bons frutos. Aliás, o Cruzeiro que se cuide porque o homem está com fome de gols. No primeiro treino ele já mostrou seu cartão de visita e fez um golaço de cabeça. O Souto que foi tentar dividir com ele pelo alto e tomou um tremendo chega pra lá. Com esse mais novo reforço e com a classificação suada, mas que nos deu moral contra o Universitário, voltamos a ter muitas chances de título na Libertadores. Glauco a direita faz festa com amigos no Morumbi

Glauco

Participe, mande também a sua foto e opinião sobre o seu time para o e-mail: falacorneta@g8sport.com.br

Distribuição Match Day Nas lojas oficiais do Tricolor a revista Preleção faz um tremendo sucesso. Basta entrar no local para olhar os produtos oficiais do TRICOLOR que você já adquire o seu exemplar. De quebra, ainda pode sair em uma edição futura da revista.

Mande a sua foto para: falacorneta@g8sport.com.br


santinho

Colorir Olรก, amiguinhos! Use seu lรกpis de cor para pintar o desenho abaixo


Faça sua empresa bater um bolão

anuncie aqui

16.05

Informações: (11) 3971-2772 publicidade@g8gestaoesportiva.com.br


personagem

A fera Chegou

mite: o pelo SÃO PAULO e ad Fernandão é contratad be.” nome na História do clu “Quero escrever meu

O SÃO PAULO reformulou o seu elenco, mas deixou para apresentar no início do Brasileirão e na reta final da Copa Libertadores, a sua principal arma: o atacante Fernandão. O jogador chega ao Morumbi com grande prestígio e possui contrato até o final de 2011. Rival do TRICOLOR na Libertadores de 2006, o centroavante quer agora deixar seu nome na História da equipe paulista. “Muitas vezes você enfrenta um clube, em outra oportunidade está ajudando. São coisas da vida”, avalia o craque. “Agora quero um título pelo SÃO PAULO. Vou me doar 100% para que isso aconteça. Não importa o que aconteceu no passado. É preciso fazer uma nova História e a minha está apenas começando aqui”, salienta. “Quero marcar meu nome e ser lembrado daqui a 20, 30 anos como um vencedor”, completa.

10 preleção

Fernandão vestirá a camisa número 15. Contente pela chance de novamente defender as cores de um clube grande, o boleiro já foca nas partidas decisivas da competição continental. “De agora em diante é tudo praticamente final”, analisa. “Temos seis jogos para conquistar um título que o SÃO PAULO conhece bem, pois tem três”, reforça. “Já conquistei um e quero meu segundo agora”, crava o novo craque do ataque são-paulino. O centroavante ainda ressaltou que o importante no torneio continental é construir o resultado. “Não tem como jogar bonito na Libertadores. Os jogos são pegados e você tem de ser objetivo e eficaz, não tomar gol e marcar no momento certo”, observa. “É um torneio diferente de tudo. Agora temos a melhor campanha e vamos decidir tudo em casa. Isso já mostra que o clube é eficaz”, encerra.


Meia ou atacante? Versátil, habilidoso, alto e forte. Fernandão pode desempenhar tanto a função de meia como a de um segundo atacante, ou até mesmo centroavante. “Desde 1999 eu jogo de meia ou de atacante. Nunca tive preferência nenhuma”, afirma o jogador. “A questão foi que, no ano passado, a maneira como o Goiás atuava fazia com que eu ficasse praticamente na linha dos volantes e isso não permitia que eu fosse ofensivo”, completa. No primeiro treino, atuando como atacante, o boleiro deixou seu cartão de visitas. Fez um gol de cabeça, uma de suas principais armas O gol aconteceu após cruzamento de Richarlyson pela direita. Fernandão, que tem a jogada aérea como uma de suas principais características, ganhou disputa pelo alto de Rodrigo Souto para cabecear firme para o fundo do gol. “Ele atropelou o Souto”, brincou Marcelinho Paraíba sobre o lance.

preleção

11


nota na partida

Rogério Ceni

Bosco

Denis

Legenda:

titular ou reserva

10

elenco

São Paulo Futebol Clube

1 - Goleiro

22 - Goleiro

24 - Goleiro

Rogério Ceni 22/01/1973 - 1,88 m - 85 Kg

João Bosco de Freitas Chaves 14/11/1974 - 1,84 m - 79 kg

Denis César de Matos 14/04/1987 - 1,88 m - 86 Kg

Alex Silva

André Luis

Miranda

Fundação: 16 de dezembro de 1935 Estádio: Morumbi Mascote: Santo Paulo

Hino Oficial Salve o tricolor paulista, Amado clube brasileiro. Tu és forte, tu és grande. Dentre os grandes és o primeiro! Ó tricolor, Clube bem amado. As tuas glórias Vêm do passado!!! São teus guias brasileiros Que te amam ternamente. De são Paulo tens o nome, Que ostentas dignamente! Tuas cores gloriosas Despertam um amor febril Pela terra bandeirantes Honra e glória do Brasil Trazes glórias luminosas Do paulista imortal Da floresta também trazes Um brilho tradicional São Paulo clube querido Tu tens o nosso amor Teu nome e as tuas glórias Tem honra e resplendor

12 preleção

3 - Zagueiro

4 - Zagueiro

5 - Zagueiro

Alex Sandro da Silva 10/03/1985 - 1,92 m - 81 kg

André Luis Garcia 31/07/1979 - 1,92 m - 86 kg

João Miranda de Souza Filho 07/09/1984 - 1,85 m - 78 kg

Xandão

Renato Silva

Cicinho

13 - Zagueiro

14 - Zagueiro

23 - Lateral-direito

Alexandre Luiz Reame 23/02/1988 - 1,93 m - 88 kg

Renato Assis da Silva 24/07/1983 - 1,83m - 80kg

Cícero João de Cezare 24/06/1980 - 1,71 m - 72 kg

Junior Cesar

Jean

Richarlyson

6 - Lateral-esquerdo

2 - Volante

20 - Volante

Junior Cesar E. Machado 09/04/1982 - 1,66 m - 60 Kg

Jean Raphael V. Moreira 24/06/1986 - 1,70 m - 70 kg

Richarlyson B. Felisbino 27/12/1982 - 1,76 m - 72 kg


Rodrigo Souto

Hernanes

Cléber Santana

Léo Lima

Jorge Wagner

18 - Volante

10 - Volante e Meia

8 - Volante e Meia

17 - Volante e Meia

7 - Meia e Lateral-Esq.

Rodrigo Ribeiro Souto 09/02/1983 - 1,83m - 79 kg

Anderson H. de C. V. Lima 29/05/1985 - 1,80 m - 76 Kg

Cléber Santana Loureiro 27/06/1981 - 1,85 m - 85 KG

Leonardo Lima da Silva 14/01/1982 - 1,85 m - 83 kg

Jorge Wagner G. Conceição 17/11/1978 - 1,78 m - 73 kg

Sérgio Mota

Fernandão

Marlos

Marcelinho

Fernandinho

21 - Meia

15 - Atacante

16 - Meia e Atacante

11 - Meia e Atacante

12 - Atacante

Sérgio Mota Mello 16/11/1989 - 1,75 m - 70 kg

Fernando Lúcio da Costa 18/03/1978 - 1,90 m - 85 kg

Marlos Romero Bonfim 07/06/1988 - 1,73 m - 69 Kg

Marcelo dos Santos 17/05/1975 - 1,75 m - 75 kg

Luiz Fernando P. da Silva 25/11/1985 - 1,71 m - 66 kg

Washington

Dagoberto

Henrique

Diogo

Thiago Carleto

9 - Atacante

25 - Atacante

19 - Atacante

31 - Lateral-Esquerdo

26 - Lateral-Esquerdo

Washington S. Cerqueira 01/04/1975 - 1,90 m - 88 kg

Dagoberto Pelentier 22/03/1983 - 1,79m - 75 kg

Henrique A. C. Nascentes 27/05/1991 - 1,77m - 74 kg

Diogo Silvestre Bittencourt 30/12/1989 - 1,87 m - 86 kg

Thiago Carleto Alves 24/03/1989 - 1,72 m - 74 kg

Wellington

Haroldo

Carlinhos

Milton Cruz

Ricardo Gomes

28 - Volante

Preparador de Goleiros

Preparador Físico

Auxiliar Técnico

Técnico

Wellington A. Martins 28/01/1991 - 1,73 m - 70 kg


adversário

Fogão vem com tudo

Brasileiro Cariocas apostam em bom início no Nacional para fazer sua melhor campanha no

O Botafogo quer fazer uma campanha nobre este ano no Brasileirão. Desde que a competição começou a ser disputada em pontos corridos, em 2003, o Fogão ainda não emplacou uma campanha de encher os olhos. Sua melhor posição aconteceu em 2008, quando encerrou o Nacional na sétima colocação com 55 pontos. Embalado pela conquista do título Carioca, o clube espera engrenar logo no início do torneio para, no mínimo, conquistar uma vaguinha na Libertadores. No primeiro semestre, alguns atletas mostraram o seu valor, tanto é que foram eleitos para a Seleção do Cariocão. Estiveram presentes na lista o goleiro Jefferson, o zagueiro Fábio Ferreira, o lateral-esquerdo Marcelo Cordeiro, o volante Leandro Guerreiro e o atacante Herrera (foto). O Alvinegro ainda contou com a revelação do torneio, o jovem meia Caio. O elenco possui jogadores de qualidade e é certo que tentarão surpreender a equipe do Morumbi. É preciso ficar atento, mas mais do que isso, é preciso fazer valer o fator casa para que possamos somar três importantes pontos. Vale lembrar que o Fogão não vence o TRICOLOR no Morumbi desde 1998. VAI TRICOLOR, VAI PRA CIMA DELES!

Fogão em pontos corridos Ano

Posição

2004 2005 2006 2007 2008 2009

20° 9° 12° 9° 7° 15°

Pontuação 51 pontos 59 pontos 51 pontos 55 pontos 53 pontos 47 pontos

*Em 2003, o Botafogo jogou a Série B do Brasileirão.

14 preleção


Plantel do Adversário Botafogo de Futebol e Regatas Zagueiros

Felipe Lima Sandro Silva Vinicius Colombiano Eduardo

Wellington Alex Lopes Edson Fábio Ferreira Danny Morais Antônio Carlos

Goleiros

Meias

Marcelo Cordeiro

Lucio Flavio Renato Diguinho Jorge Luiz Edno

Volantes

Atacantes

Leandro Guerreiro Fahel Wellington Junior Somália Tulio Souza

Junior Loco Abreu Herrera Alex Caio

Laterais-esquerdos

Jefferson Renan Milton Luis Guilherme

Laterais-direitos Alessandro Jancarlos

Técnico: Joel Santana

Dados gerais no confronto

45 jogos

São Paulo x Botafogo

21

vitórias

9

empates

15

Como mandante 24 jogos 17 vitórias 4 empates derrotas

73

3 derrotas 51 gols pró 20 gols contra gols pró

52

gols contra

preleção

15


próximos jogos

São Paulo x Cruzeiro 19 de maio - Morumbi - 21h50

Data

Jogo

Local

Hora

Torneio

23/5

Internacional x São Paulo

Beira Rio

16h

Campeonato Brasileiro

26/5

São Paulo x Palmeiras

Morumbi

21h

Campeonato Brasileiro

30/5

Guarani x São Paulo

Brinco de Ouro

16h

Campeonato Brasileiro

2/6

Goiás x São Paulo

Serra Dourada

21h

Campeonato Brasileiro

6/6

São Paulo x Grêmio

Morumbi

16h

Campeonato Brasileiro

14/7

São Paulo x Avaí

Morumbi

16h

Campeonato Brasileiro

Compre seu ingresso no www.futebolcard.com.br/spfc e www.passaportefc.com.br

16 preleção


libertadores

Corinthians x Flamengo

São Paulo x Universitario

27/4 - 21h50

28/4 - 19h30

1

0

5/5 - 21h50

2

1

0 Flamengo x Universidad (CHI)

São Paulo x Cruzeiro

12/5 - 19h30**

12/5 - 21h50**

20/5 - 22h15

19/5 - 21h50

Universidad (CHI) x A. Lima

0

29/4 - 21h50

1

3

6/5 - 21h

2

0

Nacional (URU) x Cruzeiro

29/4 - 21h15

0

0

4/5 - 19h30*

0

5/5 - 21h50

2

0

Finais

3

Vélez Sarsfield x Chivas

Estudiantes x San Luis (MEX)

27/4 - 21h15

27/4 - 20h45

3

0

4/5 - 21h50

2

0

0 Chivas x Libertad

Internacional x Estudiantes

11/5 - 22h15

13/5 - 20h15**

Libertad x Once Caldas 29/4 - 23h50

0

20/5 - 19h45

0

3

28/4 - 21h50

3

1909

6/5 - 21h

2

1

Internacional x Banfield

1909

18/5 - 22h15

1

5/5 - 19h30

1

1909

6/5 - 19h30

1

1909

2

0

*São Paulo se classificou com vitória por 3 a 1 nos pênaltis **jogos realizados após o fechamento desta edição

Regulamento Desde as oitavas de final até a semifinal, os gols fora de casa definirão o classificado caso haja igualdade no saldo de gols da partida. Em caso de dois empates com o mesmo placar, a disputa por pênaltis é que definirá quem avança para a

fase seguinte. Vence o time com o maior números de gols convertidos durante as cobranças. Se na decisão uma das equipes for do México, a primeira partida da final será obrigatoriamente em território mexicano.

preleção

17


campeonato brasileiro

Primeiro Turno 1ª Rodada

2ª Rodada

3ª Rodada

4ª Rodada

9/5 - sábado - 16h Flamengo x São Paulo

15/5 - sábado - 16h São Paulo x Botafogo

23/5 - domingo - 16h Internacional x São Paulo

26/5 - quarta-feira - 21h São Paulo x Palmeiras

PLACAR

PLACAR

PLACAR

PLACAR

Beira Rio

Morumbi

1

1

Maracanã

5ª Rodada

1909

Morumbi

6ª Rodada

7ª Rodada

8ª Rodada

30/5 - domingo - 16h Guarani x São Paulo

2/6 - quarta-feira - 21h50 Goiás x São Paulo

6/6 - domingo - 16h São Paulo x Grêmio

14/7 - quarta-feira - 19h30 São Paulo x Avái

PLACAR

PLACAR

PLACAR

PLACAR

Brinco de Ouro

Serra Dourada

Morumbi

Morumbi

BRASILEIRO 9ª Rodada

10ª Rodada

11ª Rodada

12ª Rodada

17/7 - sábado - 18h30 Vitória x São Paulo

21/7 - quarta-feira - 19h30 São Paulo x Prudente

25/7 - domingo - 16h Santos x São Paulo

31/7 - sábado - 18h30 São Paulo x Ceará

PLACAR

PLACAR

PLACAR

PLACAR

Barradão

Morumbi

Vila Belmiro

Morumbi

13ª Rodada

14ª Rodada

15ª Rodada

16ª Rodada

7/8 - sábado - 18h30 Atlético (PR) x São Paulo

15/8 - domingo - 16h São Paulo x Cruzeiro

22/8 - domingo - 18h30 Corinthians x São Paulo

25/8 - quarta-feira - 21h50 São Paulo x Vasco

PLACAR

PLACAR

PLACAR

PLACAR

Arena da Baixada

Morumbi

Pacaembu

Morumbi

17ª Rodada

18ª Rodada

19ª Rodada

29/8 - domingo - 18h30 Fluminense x São Paulo

2/9 - quinta-feira - 21h São Paulo x Atlético (GO)

5/9 - domingo - 16h Atlético (MG) x São Paulo

PLACAR

PLACAR

PLACAR

Maracanã

Morumbi

Mineirão

Jogos do primeiro turno do Campeonato Brasileiro 2010. Será consagrado campeão o time que possuir o maior número de pontos no final do torneio em dezembro de 2010


Chega de violência O futebol é o grande entretenimento do brasileiro. O Estatuto do Torcedor prevê as responsabilidades de dirigentes quanto à segurança e conforto nos estádios. Confira os principais artigos. Saiba que o clube coloca a disposição o serviço de Ouvidoria. Além disso, foi recém criado o Juizado do Torcedor, no Fórum da Barra Funda, mais um órgão disponível para suas reclamações.

ESTATUTO

TORCEDOR

segusabilidade pela Art. 14 - A respon vo é rti po or em evento es ntorança do torced te de a tiv ática despor tes, da entidade de pr en rig di us se jogo e de ra do mando de que deverão: der Público com I – solicitar ao Po de s ico bl pú s ça de agente petente a presen dos, resmente identifica da vi segurança, de torcedores segurança dos ponsáveis pela ais locais s estádios e dem dentro e fora do s; vo rti eventos espo de realização de

Trégua, juizão Se você pudesse estar no gramado, qual função escolheria? Certamente não seria a de juiz ou bandeirinha. Além de suas profissões formais, as pessoas nesses "cargos" se dedicam a legitimar o resultado da partida, embora às vezes errem. Se você vai reclamar, faça isso dentro dos limites da desportividade, e com conhecimento da regra do jogo.

Realidade

No tiro de meta, a bola só r da entra em jogo quando sai grande área. Correto. Ela será chutada de área, qualquer ponto da pequena anecer fora perm em dev e os adversários dela. Caso ela não saia da tido grande área, o tiro será repe pela equipe defensora.

Mito

Todo toqu de mão de um jogador de linhaeme rece cartão amarelo. Mentira. O cartão am arelo deve ser mostrado a um jogad or quando ele toca acintosamente a bo la com impedir que um adver a mão para sár especialmente em lan io a receba, ces de contraataque ou em zonas de risco, e quando tenta marcar um gol . Não sendo uma atitude deliberada, em regiões intermediárias do campo , o cartão deve permenecer no bolso do árbitro.



São Paulo x Botafogo