Page 1

Escola Secundária com 3º ciclo José Estêvão de Aveiro

Diogo Min

Raquel

Sofia

Cerqueira, Diogo Pedro Martins Ferreira, Raquel Amado Lin, Qia Min Vale, Sofia Isabel Almeida Campino Martins do

Introdução Partindo do conceito da O.M.S.: “A saúde é o completo bem‐estar físico, mental e social e não simplesmente a ausência de doença ou enfermidade.”, desenvolvemos um projecto centrado nesta temática, que engloba as várias vertentes da saúde, como medicina, alimentação, desporto, tecnologia, natureza e turismo. Por acharmos esta temática actual e de interesse e constatarmos a crescente necessidade de obtenção de informação para a prevenção, construímos uma revista sobre o tema de modo a dar‐mos o nosso contributo nesta área. Para tal, fizemos um plano de trabalho, utilizámos inúmeros recursos e materiais como internet, livros e revistas e realizámos diversos contactos.

Etapas do projecto

Produto final:

Pesquisa de informação e realização de entrevistas e inquéritos; Redacção de artigos; Formatação da revista; Contacto com gráficas, patrocinadores e colaboradores; Divulgação do projecto; Realização de um site; Impressão e distribuição da revista.

Revista; Site; Inquérito; Entrevista; Póster de apresentação; Portefólio do desenvolvimento do projecto.

Desenvolvimento do trabalho Contactámos várias gráficas para tomar conhecimento de orçamentos e potenciais patrocinadores ; Tivemos  vários colaboradores e realizámos uma entrevista; Realizámos um inquérito aos alunos da nossa escola sobre hábitos alimentares e desportivos , cujos dados permitiram chegar a  conclusões, que  incluímos na revista e no site; Elaborámos um póster de apresentação do projecto onde demos a conhecer à comunidade escolar as razões de escolha do temas, as etapas do  projecto, bem como o trabalho que fomos realizando ao longo do ano; Pretendíamos imprimir 1000 exemplares, mas por falta de patrocinadores teremos que reduzir o número; Iremos imprimir alguns exemplares  e publicar todo o conteúdo da revista, bem como materiais adicionais, no site.

projectomaissaude.freehostia.com

Conclusão Este projecto envolveu‐nos profundamente durante todo este ano lectivo, permitindo‐nos entrar em contacto com várias áreas e ganhar conhecimentos que não se adquirem simplesmente nos manuais. Tivemos algumas dificuldades no desenvolvimento do trabalho, principalmente em termos financeiros, o que nos obrigou a ir modificando o nosso projecto para nos adaptarmos à situação. Ganhámos imensa experiência com este trabalho, essencial para a nossa formação e vida profissional futura.

Agradecimentos

Bibliografia BERLOQUIN, P. (Fevereiro de 1999). 100 jogos geométricos; 2ª edição. Gradiva Publicações, Lisboa FOLKARD, C. (Outubro de 2004). Guiness World Records 2005. Dom Quixote, Lisboa MOURA, A. (Setembro se 2005). O Grande Livro de Sudoku; 2005; Edições ASA, Lisboa ROMÃO, P. & PAIS, S. Educação Física 1ª parte, 10º/11º/12º anos. Porto Editora, Porto "MEDICINA POPULAR" (tradução literal); Editora científico-tecnológico de Shanghai- nºs 1, 4, 7 de 2003 “NATIONAL GEOGRAPHIC”; A memória; Número 91; Grupo RBA; Outubro 2008 “NS’”; Especial Saúde XXI; Número 51053; Global Notícias; 11 Outubro 2008 "PICA-PAU" (tradução literal); nºs 3, 4, 5 de 2008 “SUPER INTERESSANTE”; A nano chegou em força; Número 102; Edimpresa Editora; Outubro 2006 “SUPER INTERESSANTE”; Os segredos da memória; Número 110; Edimpresa Editora; Junho 2007 “SUPER INTERESSANTE”; Chocolate – o ouro castanho; Número 108; Edimpresa; Abril 2007 http://www.saudenarede.com.br/?id=Doping&p=av; (disponível em 5 de Outubro de 2008) http://saude.sapo.pt/prevenir/artigos/geral/alimentacao/ver.html?id=908542; (disponível em 22 de Janeiro de 2009) http://www.av.it.pt/aveirocidade; (disponível em 12 de Fevereiro de 2009)

Agradecemos ao professor Sérgio Heleno, que nos orientou durante toda a elaboração do projecto; à professora Teresa Castro, a nossa colaboradora, autora da crónica “A pista do porvir”; à professora Isabel Magalhães, a quem realizámos uma entrevista sobre “O Stress” e a todos os patrocinadores e gráficas que contactámos, pela ajuda que nos deram. Patrocinadores:

Póster de apresentação à escola  

Póster informativo e publicitário do projecto