Issuu on Google+

D E Z J A N 16/17 Nº06

w w w. m a i s s a n t o s . c o m . b r

FÉRIAS

LAJE DE SANTOS PROMETE SELFIES INESQUECÍVEIS

É VERÃO! MODA PRAIA MAKE DA ESTAÇÃO SALADAS EM ALTA

ESPORTE Beach tennis

SANTOS RECEBE UM NOVO TIPO DE TURISTA

Paulo Alexandre Barbosa

Feliz 2017!

“É o sonho de qualquer cidadão governar a sua cidade”

Rituais para a virada Como cumprir as promessas de fim de ano

maissantos.com.br 1


2 maissantos.com.br


maissantos.com.br 3


Restaurante

Venha se deliciar Ingredientes selecionadíssimos, preparados pelas mãos de nosso chef Danillo Nascimento em um cardápio recheado de receitas internacionais e criações exclusivas que vão trazer experiências incríveis ao seu paladar.

Serviço A la Carte ou Buffet do Chef

4 maissantos.com.br

Café das 6h - 10h | Almoço das 12h - 15h | Jantar das 19h - 23h


Um verdadeiro roteiro gastronĂ´mico.

SANTOS | SP Torre Plaza - Av. Marechal Floriano Peixoto, 42 - Santos/SP Telefone : (13) 3208-6442 | eventos@mendesplaza.com.br

www.mendesplaza.com.br


. . DEZ JAN 2016/17 10 VARANDA Santos tem lugares incríveis, aventure-se a descobri-los!

36 vitrine Presentinhos para agradar em cheio ao seu amigo secreto.

14 nécessaire Parada obrigatória do verão:

a praia, claro! Confira dicas de acessórios descolados e indispensáveis para curtir o mar em grande estilo.

33 CIDADANIA

Associação ajuda pessoas carentes que lutam contra o câncer.

38 saúde Saiba os benefícios e riscos do balão intragástrico.

34 BELEZA 42 ESPORTES Make da estação pede muita cor Beach tennis tem tudo a ver e proteção contra efeitos solares.

com Santos e o verão.

54 - GASTRONOMIA Saladas são nutritivas, pouco calóricas e refrescantes.

43 jovem Marcel Stevanin é dublê e instrutor de parkour.

50 pense Conheça o perfil do novo turista que visita Santos.

53 COMER Para as férias, dicas de novos points em Santos.

60 notáveis Veja quem deu o que falar na noite santista.

6 maissantos.com.br


rÉveillon

58 DECOR Mais sofisticada, este ano a

64

decoração natalina abusa do dourado.

zen

Simpatias ajudam a receber 2017 em harmonia.

66

COMPORTAMENTO

70

horóscopo

Para o próximo ano, a dica é fazer promessas realizáveis!

Sagitarianos: não exagerem no consumo de comidas e bebidas.

69

24

arte e cultura

Museu Pelé é destino certo para quem gosta de história.

MODA

A estação mais quente do ano vai ser cheia de estilo e cores.

46

TURISMO

O Parque Estadual Laje de Santos é considerado um dos melhores pontos de mergulho do Estado.

18 NOSSA CAPA Trazemos entrevista

com o prefeito Paulo Alexandre Barbosa, em matéria da repórter Liliane Souza. A foto da capa é de Isabela Carrari.

maissantos.com.br 7


Acesse e compre também as revistas www.maisglamurosa.com.br DIRETOR GERAL Sérgio Liberado DIRETOR DE REDAÇÃO Liberado Junior DIRETORA DE MODA Michele Soloviofe EDITORA-CHEFE Fernanda Trigueiros REPORTAGEM Liliane Souza Thamiris Muniz Silvia Barreto PROJETO GRAFICO E DIAGRAMAÇÃO Kelvin Souza FOTOGRAFIA Sérgio Ricardo

www.maisjr.com.br

ASSESSORIA DE IMPRENSA Line Skin (Santos) COMERCIAL E MARKETING Sérgio Ricardo comercial@liberadojunior.com.br

-

CENTRAL DE ATENDIMENTO AOS LEITORES TELEFONE Segunda a sexta, das 9 às 17h (13) 3237-6550 / ramal 16 E-MAIL redacao@liberadojunior.com.br CORRESPONDÊNCIA Av. Bernardino de Campos, 64 CEP 11065-000 / Vila Belmiro A revista MAIS SANTOS é uma publicação bimestral da LINE SKIN ASSESSORIA & CONSULTORIA LTDA., com distribuiçao gratuíta e dirigida. 2016 © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. PROIBIDA A REPRODUÇÃO SEM AUTORIZAÇÃO PRÉVIA E ESCRITA. TODOS AS INFORMAÇÕES SÃO DE RESPONSÁBILIDADE DOS RESPECTIVOS AUTORES.

8 maissantos.com.br

www.maisinfluente.com.br


editorial

M

FELIZ ANO-NOVO!

ais um ano chega ao fim e é muito bom saber que alguns projetos foram concretizados. Ah, ficou faltando realizar um monte deles? Relaxe! Culpa e desânimo não ajudam. Agora é a hora certa de se planejar e imaginar como você quer estar no final de 2017. Para ajudar a conquistar seus objetivos, damos dicas importantes, inclusive financeiras. Em clima natalino, chegamos com sugestões de decor que vão deixar sua casa mais linda para receber amigos e familiares. E, claro, não poderiam faltar as dicas de presentes para seu amigo secreto. Tudo é lindo, mas a época favorecer o aparecimento de vilões, como a ressaca e a indigestão, por isso, veja como driblá-los. E tem mais: os animais de estimação devem ficar bem longe das delícias das ceias. Para brindar ao novo ano ensinamos algumas simpatias para que 2017 seja maravilhoso. Não dá para esquecer que é verão, a estação mais sorridente do ano. A época pede maquiagem leve e colorida, e a febre do momento é o BB Cream. Calor lembra... praia! Ela é o ambiente perfeito para o beach tennis e você pode se animar, porque o esporte é uma delícia. Gosta de adrenalina? Conheça o le parkour. Nossa dica de lazer é a laje de Santos, um lugar que vale a pena conhecer, repleto de belezas naturais. Mas tem ainda as curiosidades do Museu Pelé. Você conhece a AAPC

Marcio Gomes Bordinhon? É uma entidade que auxilia pessoas portadoras de câncer e faz um belo trabalho. Já ouviu falar do balão intragástrico? Tire suas dúvidas sobre o procedimento que cada vez atrai mais pessoas. Uma análise sobre o turismo na Cidade e as expectativas do setor para o futuro completam a edição. Na capa, o destaque é Paulo Alexandre Barbosa, prefeito reeleito no primeiro turno com uma votação expressiva. Ele fala de trabalho e projetos. E, por fim, conheça pessoas notáveis que fazem a diferença. Ficamos por aqui, torcendo para que no próximo ano estejamos mais juntos do que nunca. Você pode nos acompanhar na Internet, mandando vídeos, fotos, notas e sugestões. Você nos encontra em www.maissantos.com.br; Instagram (revistamaissantos) e no Facebook (revistamaissantos). Até a próxima!

Diretor de redação

liberadojunior@liberadojunior.com.br

maissantos.com.br 9


VARANDA SANTISTA Novos points para o turismo Santistas ou não, a maioria das pessoas sabe que os maiores atrativos turísticos de Santos estão na orla da praia e pontos específicos, como aquário, orquidário e Museu Pelé. Mas essa realidade mudou! Turistas, nesta temporada, poderão ter acesso a outro lado da Cidade, com a Linha Conheça Santos-Zona Noroeste. O trajeto será bem diferente e terá como objetivo levar os visitantes a conhecer lugares como a Zona Noroeste e morros. Neste novo propósito de roteiro a primeira parada é no Jardim Botânico Chico Mendes, com um acervo vivo de mais de 300 espécies vegetais, algumas em extinção. Com 90 mil m², é a segunda maior área verde da Cidade, atrás dos jardins da praia, onde são cultivadas as plantas presentes nas ruas, praças e na orla, entre outros locais. Depois o veículo segue para as ruínas do Engenho de São Jorge dos Erasmos, que, a partir do século 16, foi responsável pelo desenvolvimento da atividade açucareira, produzindo cana para exportação, além de rapadura e aguardente. O engenho funcionou até o século 18. Durante o percurso, o guia de turismo destaca trechos da história santista e curiosidades do roteiro.

Punição para vendedores de bebidas Não é de agora que Santos tem feito um intenso trabalho de combate e aplicação de penalidades aos comerciantes que venderem bebidas aos menores. Mas, de acordo com uma pesquisa realizada há pouco tempo pela Prefeitura, constatou-se que mais da metade dos estabelecimentos comerciais de Santos (55,56%) vende, sim, bebida alcoólica para menores, com idades entre 14 e 16 anos. O levantamento, em parceria com a Unifesp, comprovou uma suspeita da Administração: 100% dos comércios das áreas central e continental vendem bebidas para os menores. No morro esse índice caiu para 70% e na orla da praia, 61,32%. Importante destacar que uma lei municipal tem obrigado hospitais públicos e privados a notificarem casos de adolescentes sob o efeito de álcool. Para que tudo dê certo, representantes da administração estão realizando palestras e atividades escolares nas principais escolas da Cidade. Vamos acompanhar!

10 maissantos.com.br


Por LIBERADO JUNIOR & SILVIA BARRETO

Orquidário em festa Fechamos o ano com uma comemoração bastante especial: 71 anos do Orquidário. O local, que guarda muitas histórias da Cidade e de quem mora por aqui, tem em seus 24 mil metros quadrados espécies nativas, aspectos da mata natural, árvores frutíferas e muitas orquídeas. Em meio a essa exuberância vivem cerca de 400 animais, entre eles pavões, cutias, saracuras e jabutis, que passeiam livremente pelo parque, fazendo a alegria de crianças e adultos. Completando o cenário, e em espaços próprios, há espécies raras, algumas ameaçadas de extinção. Atraídos por esse verdadeiro oásis, cortam o céu inúmeros pássaros que vivem em liberdade. Já no Viveiro de Visitação Interna, a proximidade com pássaros e aves oferece momentos inesquecíveis de total integração com a natureza. Inaugurado em 1945, o Orquidário passou pela maior obra de revitalização de sua história, concluída em 2012. Ganhou, entre outras atrações, o herbário, laboratório de reprodução de orquídeas, jardim sensorial, trilhas do mel e de plantas que contam a história do Brasil, além de recintos de tucanos, rapinantes (como corujas), felinos e primatas (bugios e macaco-aranha). Encante-se com tantas belezas, descubra seus próprios cenários, aprecie os sons da natureza e aproveite cada minuto desse passeio em pleno litoral.

maissantos.com.br 11


12 maissantos.com.br


SANTOS EM PAUTA

A

* Marcus Vinicius Batista

O caminho da energia

cada passagem na encruzilhada de fios, o ônibus dava um tranco. O som que saía das bifurcações avisava aos desatentos que o veículo se aproximava do ponto. Seria uma viagem mais lenta, quase turística, numa cidade também mais devagar, menos congestionada. Andava, todos os dias, no trólebus número 4. Onde eu morava, nas imediações do Canal 6, passava também o 8, com frequência menor pelo número de passageiros. Depois de passar a roleta, o prazer era se sentar nos bancos laterais. A pintura interna era vermelha, idêntica à externa, o que dava a sensação de embarcar numa salsicha motorizada, envelhecida pela quilometragem e pelo tempo. Os bancos eram de estofamento cinza, puxando para um bege, se a memória não falhou. Eram fofos, com os assentos recheados de espuma, imagino. Bem diferente dos bancos mais duros dos coletivos atuais. Na época, a Avenida Epitácio Pessoa tinha duas mãos e o trólebus seguia numa linha reta até a Avenida Conselheiro Nébias. Depois, no final da vida deles, a Epitácio virou mão única e passamos a ter a vista da praia como companhia. Eu usava a linha para ir e voltar da escola, quando o rodízio de caronas falhava ou quando chovia demais para pedalar. O melhor momento, para um pré-adolescente, é claro, acontecia quando a fiação do trólebus desconectava da fiação da rua. A viagem parava e observávamos, pela janela, o motorista brincar de lego para reencaixar o ônibus. A torcida era para que ele perdesse a queda de braço com a rede elétrica. Quanto maior a demora, maior o atraso na escola! Outra atração eram os moleques que pegavam carona na traseira do ônibus. Era só por diversão, para se deslocar

pela cidade até o motorista se encher - ou se lembrar dos riscos de choque elétrico -, parar o veículo, ameaçar descer dele e todos nós testemunharmos os moleques correndo com um sorriso no rosto. Nunca tive coragem de me pendurar nos suportes circulares que armazenavam os cabos, a conexão do trólebus à rede. Eu era da turma dos medrosos - ou responsáveis, depende - que se contentavam em sentar nos bancos laterais. Quando os trólebus saíram de circulação, eu já era dependente de carros. Hoje, não mais. Só voltei a andar de ônibus elétrico uma vez, na linha 20, que fazia a Avenida Ana Costa. È uma pena que os trólebus não foram incorporados aos projetos turísticos de Santos. Alguns anos atrás, o historiador Valdir Rueda conseguiu chamar a atenção de promotores para a preservação histórica destes ônibus, que poderiam complementar os bondes do Centro. Infelizmente, com a morte do historiador, o silêncio venceu. Numa cidade com a paranoia da urbanidade, os trólebus poderiam ser mais um fluxo de oxigênio para relembrarmos de uma Santos mais bucólica, poética, interiorana e saudável. *Marcus Vinicius Batista é jornalista.

maissantos.com.br 13


Fotos Divulgação

nécessaire Bolsa House of Voltaire R$ 310,00

Prancha de surf Ripcurl R$ 1.615,00

Carrinho de praia Cadeiras Brasil Tropical R$ sob consulta

Elementos quentes

A estação mais quente está chegando e, de brinde, vêm as férias escolares. Muitos tiram uns dias no trabalho para curtir o sol e o mar. Alguns elementos são indispensáveis na hora de ir à praia e esquecer qualquer um deles pode trazer um desconforto na hora do lazer. Cadeira de praia e guarda-sol são básicos, não é mesmo? E o que mais levar para a praia? Veja nossa seleção de verão!

Sandália Givenchy R$ 1.500,00

Bolsa Salvatore Ferragamo R$ 2.100,00

14 maissantos.com.br

Toalha Havan R$ 29,99


Clubmaster Rayban R$ 555,50

Chapéu Etro R$ 1.027,50

Óculos Dior R$ 130,00

Chapéu Eleventy R$ 1050,00

Viseira Nike R$ 59,90

Chinelo Richards R$ 269,00 Cooler de metal Lojas Americanas R$ 419,90

Guarda-sol Mormaii R$ 49,90

maissantos.com.br 15


EMPREENDEDORISMO Serviço de personal car é novidade em Santos

16 maissantos.com.br

Divulgação

O

desejo de prestar um serviço automotivo com atendimento personalizado levou o administrador de empresas Rafael Nobrega a investir na área de personal car. O sonho se tornou realidade há quatro meses, após a inauguração da empresa Zero Treze Veículos. Você já deve ter ouvido falar em personal trainer e até personal stylist. Mas e quanto ao personal car? Não se trata de uma concessionária, mas sim, da consultoria especializada em assessoria automotiva. O objetivo é oferecer serviços que variam desde a negociação de compra e venda até a contratação de seguros e avaliação de veículos. Na Zero Treze Veículos, os serviços são destinados exclusivamente aos amigos de quatro rodas, como Rafael gosta de se referir. “Eu tenho mais de 15 anos de experiência no mercado automotivo. Eu já trabalhei como vendedor, gerente e diretor em concessionárias da Baixada Santista”. E foi justamente essa experiência que o levou a investir em uma empresa própria, especializada em assessoria automotiva. A ideia surgiu a partir da demanda de amigos e familiares, que vez ou outra o procuravam para esclarecer informações. De acordo com Rafael, a carência desse tipo de trabalho na Baixada Santista também pesou em sua decisão. E quem pensa que o serviço fica mais caro se engana. O administrador explica que muitas vezes o cliente consegue um preço mais baixo com ele do que indo diretamente a uma oficina, por exemplo. “Temos parcerias com várias empresas. Enquanto o cliente leva um carro, nós levamos vários, por isso conseguimos um valor menor”. De acordo com Rafael, a dificuldade é justamente mostrar às pessoas como o serviço funciona. “O público tem um pouco de receio, acha que vai ficar mais caro. Mas o serviço cresce a cada mês”. Quem tiver interesse em conhecer o trabalho da Zero Treze Veículos pode ir até o escritório da empresa, que fica na Avenida Ana Costa, 61, sala 3, no Gonzaga, em Santos.

Serviços Compra, venda ou troca de veículos Consórcio Seguro Blindagem e manutenção de blindagem Documentação e serviços de despachante Laudo e perícia cautelar Avaliação de veículos seminovos Serviço de guincho


50 anos de história De pai para filho, o Espaço Tremendão é loja de dia e espaço para eventos à noite

Divulgação

O

Espaço Tremendão carrega no nome a história de uma época de efervescência cultural, que remete à Jovem Guarda. Quem aí se lembra do iê-iê-iê? O movimento artístico e cultural dos anos 60 inspirou o comerciante Floro Alvaro Silva da Costa Ramos a batizar sua loja de Tremendão, mesmo nome dado à grife montada pelo cantor Erasmo Carlos, como ficou conhecido. O espaço foi construído na Rua Júlio Mesquita, em Santos, no embalo de “Acerto o meu colete/ Penteio o cabelão/ E compro uma briga/ Só por causa de esbarrão/ Sou Tremendão/ Tremendão, Tremendão/Hei! Hei!”. Era 1967 quando ocorreu a inauguração da loja de equipamentos de som e acessórios para carros. Após a morte de Floro Ramos, em 1983, o espaço passou a ser comandado por seu filho, o comerciante Ivo Moreira da Costa Ramos. A pouca idade não foi empecilho para o garoto de 19 anos, que assumiu o posto ao lado de sua mãe, Maria Eugênia Pires Moreira. Mãe e filho deram continuidade ao negócio até que, em 1998, surgiu a oportunidade de mudar de endereço. A partir daí, o Espaço Tremendão passou a ter sede na Rua Brás Cubas, onde funciona atualmente. Após sete anos, nos fundos do imóvel, foi construído o Galpão Tremendão. Em 2007, além dos serviços automotivos, o espaço também passou a sediar eventos

artísticos e culturais. Em 2010, surgiu a oportunidade de comprar dois imóveis localizados ao lado da loja. Ivo e sua mãe abraçaram a ideia, afinal, nada mais digno do que incorporar o símbolo que nasceu no auge de um movimento cultural a um ambiente dedicado à disseminação da cultura. Em 2012, foi inaugurado o Lounge Tremendão. Desde 2014, quando sua mãe faleceu, Ivo administra sozinho os negócios da família. Sem medo dos obstáculos, ele dá o recado. “As dificuldades sempre irão existir, mas estamos sempre preparados para enfrentá-las, sempre de frente e com as melhores e mais sensatas soluções. Isso já faz parte do nosso dia a dia”. Loja durante o dia e espaço para eventos à noite. Esta é a tendência do local, que reúne o Espaço Tremendão, voltado ao comércio de acessórios para carros, além do lounge e o Galpão Tremendão, destinado a eventos como exposições, bazares, casamentos, aniversários e shows. No ano que vem, a casa completa 50 anos. A data não representa simplesmente um aniversário, mas a boda de ouro que marca a união entre Ivo e sua família ao Tremendão. “Espero estar cada vez mais fortalecido para continuar com o sonho de transformar isso aqui em algo bem inovador. Espero que mais tarde os meus filhos consigam dar continuidade a esse trabalho”.

maissantos.com.br 17


O prefeito e os filhos Gabriela e Paulo Alexandre Filho; abaixo, com a esposa, Vanessa, e Gabriela

XXXXXXXXXXXXXXXX XXXXXXXXXXXXXXXXXX XXXXXXXXXXXXXXXXXX XXXXXXXXXXXXX

FOTOS: Sérgio Ricardo

18 maissantos.com.br


A trajetória de Paulo Alexandre Barbosa Reeleito prefeito de Santos com 77,74% do total de votos, ele fala de sua gestão e de seus planos para a Cidade

POR LILIANE SOUZA

P

refeito de Santos pelo segundo mandato consecutivo, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) traz no currículo uma experiência profissional que começou por meio de atuações no Governo do Estado de São Paulo. Marido da advogada Vanessa Barbosa e pai de Gabriela e Paulo Alexandre Filho, o prefeito conta que o desejo de seguir a vida pública começou cedo, quando ainda era menino. Paulo nasceu em janeiro de 1979, um ano após seu pai, Paulo Gomes Barbosa, ser nomeado prefeito de Santos. A experiência de seu pai, que foi vereador por três mandatos e comandou o executivo municipal entre 1980 até o turbulento ano de 1984, foi o que norteou Paulo Alexandre. “Desde cedo acompanho a política pelos braços do meu pai. Ele sempre foi a minha referência ética e de trabalho, de como construir uma vida baseada nos bons princípios. Mas o momento que marcou e determinou este novo rumo em minha vida foi durante a faculdade de Direito”. Ele conta que estava prestes a prestar o Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) quando recebeu o convite para atuar no

Governo do Estado de São Paulo. Determinado, Paulo Alexandre não dispensou a oportunidade e, a partir daí, passou a atuar na Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer. Em 2002, aos 22 anos, ele foi nomeado diretor de projetos especiais da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE). Na Secretaria de Educação, o advogado foi o responsável pela implantação e coordenação do Escola da Família, programa premiado pelas Nações Unidas que permite a abertura de escolas aos finais de semana, beneficiando milhares de jovens através de bolsas de estudos. Não demorou muito para se tornar secretárioadjunto, cargo que ocupou entre 2004 e 2006, consolidando seus primeiros passos na política. “Foi a partir daí que entrei de cabeça na vida pública”. Em 2006, aos 27 anos, Paulo Alexandre foi eleito deputado estadual. Ele foi reeleito em 2010 e, no ano seguinte, licenciou-se para assumir o cargo de secretário de Desenvolvimento Social. Paulo passou da esfera estadual para a municipal em 2012, após ser eleito prefeito de Santos. Este ano, o candidato do PSDB foi reeleito com 172.215 votos, o equivalente a 77,74% do total.

maissantos.com.br 19


Quais são seus planos para o futuro de Santos? Vamos consolidar as conquistas e fazer eventuais correções em programas, projetos e serviços da primeira gestão. O segundo mandato será o momento de consolidar os diversos avanços que preparamos nesses quatro anos. Na saúde, vamos garantir o funcionamento total do Complexo Hospitalar Estivadores, que terá à frente o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, referência em atendimento no País. Queremos continuar com os esforços para reduzir ainda mais a mortalidade infantil ampliando o Programa Mãe Santista e, nas reformas e implantações de novos equipamentos de saúde, seguir o mesmo padrão de qualidade adotado nas oito policlínicas que construímos nos últimos quatro anos e entregar as outras duas que estão em obras. Vamos dar andamento à segunda fase do VLT, com sua expansão para o Centro Histórico, e realizar a obra da entrada da Cidade; entregar mais duas novas escolas de educação infantil; inaugurar o quarto restaurante Bom Prato na região do Dique; implantar novos corredores de ônibus, mais ciclovias, semáforos inteligentes para melhorar a fluidez, funcionamento do Centro de Controle Operacional, além de obras de pavimentação e acessibilidade. O senhor se sente realizado profissionalmente? Caso negativo, o que falta? Com certeza. Me sinto muito realizado. É o sonho de qualquer cidadão governar a sua Cidade e no meu caso não é diferente. Aqui é a minha Terra, onde nasci, vivo e moro com a minha família. O que pretende fazer após o segundo mandato como prefeito de Santos? O senhor tem planos para uma futura candidatura para governador do Estado de São Paulo? Meu foco e minha preocupação hoje são atender à expectativa que os santistas depositaram em nosso projeto. Conseguimos colocar muita coisa em prática, mas temos que dar continuidade para não perder os avanços que tivemos nos últimos anos.

20 maissantos.com.br

Qual a maior saia justa que já passou como prefeito? Acho que foi o mesmo desafio que todos os prefeitos tiveram, que foi administrar o município na pior recessão dos últimos 90 anos. Houve queda na arrecadação e aumento das demandas de serviços públicos, afinal, na administração municipal, quando o País está em crise, há uma maior pressão pelos atendimentos. Neste período, o pai que fica desempregado tira o filho da escola particular e coloca na escola municipal, sai do plano de saúde e vai para o hospital público. Por isso, reforçamos os atendimentos em todas as áreas e o aumento foi grande. Além deste crescimento, tivemos ainda uma maior procura pelos serviços das pessoas de cidades próximas que enfrentaram problemas financeiros. Santos não vai fechar as portas a estas pessoas, vai atender a todos com a mesma dignidade e respeito que o cidadão merece. Afinal, sabemos da nossa responsabilidade na Região Metropolitana da Baixada Santista. Alguma vez já pensou em desistir do cargo? Não, nunca! Quando assumimos uma responsabilidade pública a palavra desistir tem que ser riscada do nosso vocabulário. Quando nos comprometemos a governar uma Cidade temos que saber que enfrentaremos grandes desafios e dificuldades, mas se trabalharmos com afinco conquistamos nossos objetivos. Com a palavra desistir, recomendo colocar outra ainda mais forte: nunca desistir. Como o senhor analisa sua atuação como prefeito? A minha preocupação é fazer um governo para quem realmente precisa do poder público. Trabalhamos para todos os santistas, mas principalmente para reduzir as desigualdades existentes, por isso implantamos o Bom Prato nos Morros, as Vilas Criativas na Zona Noroeste, Morros, Mercado e Área Continental, além do Creas na Zona Noroeste e Morros. Cabe ao santista analisar as nossas ações, o que fizemos durante a gestão e, nas urnas, aprovar ou não o nosso trabalho. A aprovação veio das urnas, por meio do trabalho que fizemos em toda a Cidade.


Com a palavra desistir, recomendo colocar outra ainda mais forte: nunca desistir”.

maissantos.com.br Paulo Alexandre com sua mãe e seu pai

21


O que pensa sobre o atual momento político do Brasil? Não só no Brasil, mas a política está tomando novos rumos, principalmente por conta dos meios de comunicação, notadamente as redes sociais. As pessoas estão acompanhando cada vez mais e querem participar da gestão, cobram resultados e que o serviço público funcione adequadamente. Em 2013, a primeira medida que adotamos foi o congelamento das tarifas de ônibus, que chegou a ficar 40 meses sem reajuste, e buscamos a melhoria do serviço: exigimos veículos com ar condicionado e o cumprimento do contrato, por isso começamos a autuar a empresa por meio da fiscalização. Ainda naquele ano, alguns meses depois foram registradas as primeiras manifestações acerca do aumento da tarifa do transporte, que culminou em uma série de protestos pelo País. Ou seja, antes mesmo dos protestos estávamos trabalhando para melhorar o serviço.

custo ao Município. Foram investidos cerca de R$ 22 milhões e o prédio foi cedido para o Município, na maior parceira da história feita pela prefeitura. Outro diálogo que avançamos foi o contrato com a Sabesp. Apesar de atuar na Cidade há décadas, a empresa não tinha um contrato de prestação de serviços. Avançamos na negociação e fizemos um acordo que envolve, entre repasses e investimentos, recursos da ordem de R$ 1 bilhão.

Quais suas principais dificuldades como prefeito de Santos? A primeira barreira, mas isso não é aqui na Prefeitura, mas no serviço público, é a cultura do não pode. Por isso, tivemos que inovar e ter criatividade para aumentar receitas e, neste ponto, as parcerias foram fundamentais porque o poder público não consegue fazer tudo sozinho. Tivemos que romper com algumas barreiras para responder à altura às necessidades da Cidade. Fizemos uma importante parceria com a Fundação Lusíada, em que eles construíram um prédio para abrigar a UPA Central sem qualquer

Qual dica o senhor pode dar para aqueles que pretendem atuar na gestão pública de uma Cidade? Acho que não tem uma dica específica. Mas claro, é essencial estar preparado para atuar na gestão, se atualizar para acompanhar as mudanças e se dedicar integralmente àquilo que acredita. O Brasil e o mundo vivem um novo momento político, no qual a população começa a exigir pessoas qualificadas, preparadas e que saibam gerir as administrações públicas. A população quer resultados e serviços de qualidade.

22 maissantos.com.br

O que faz para se manter atualizado? Acompanho diariamente os indicadores da gestão, de obras, financeiros, da ouvidoria, leio os jornais. Mas o mais importante é o contato com as pessoas. É nessa hora que a informação deixa de ser um dado frio para realmente sentir o impacto dela na vida das pessoas. O olho no olho é fundamental para sentir o que está acontecendo em todos os bairros. Foi isso que fizemos nesses quatro anos e vamos continuar fazendo, ouvindo as pessoas, estando presente em todos os bairros.


O mais importante é o contato com as pessoas. É nessa hora que a informação deixa de ser um dado frio”.

maissantos.com.br 23


MODA MACAQUINHO R$ 299,00 SEMI JOIAS MAGDA SÁ SANDÁLIA SCHUTZ

Verão 2017 A estação mais quente do ano será cheia de estilo e cores. Nesta primavera/verão 2017 vale investir em estampas e modelagem oversize. A dica é combinar os elementos e curtir a época com conforto e estilo!


BLUSA R$ 199,00 SHORTS R$189,00 SEMI JOIAS MAGDA SÁ MULE SCHUTZ


BLUSA R$ 219,00 SHORTS R$199,00 SEMI JOIAS MAGDA SÁ SANDÁLIA SCHUTZ

26 maissantos.com.br


REGATA R$ 209,00 SAIA PLISSADA R$249,00 SEMI JOIAS MAGDA SÁ SCARPIN SCHUTZ

maissantos.com.br 27


CAMISA R$ 209,00 BERMUDA R$179,00 SEMI JOIAS MAGDA SÁ TÊNIS SCHUTZ

28 maissantos.com.br


maissantos.com.br 29


BLUSA R$ 289,00 SAIA R$249,00 SEMI JOIAS MAGDA SÁ SANDÁLIA SCHUTZ

30 maissantos.com.br


BLUSA OMBRO-A-OMBRO R$ 189,00 SHORTS R$229,00 SEMI JOIAS MAGDA SÁ SANDÁLIA SCHUTZ


BLUSA R$ 219,00 SAIA R$399,00 SEMIJOIAS MAGDA SÁ

FOTOS: SERGIO RICARDO PRODUÇÃO: MICHELE LIBERADO MODELOS: MARIA MUNIZ MARIANA TUSI SABRINA ROSARIO MARCELLY VANUTT MARIANA RIO MAQUIAGEM/CABELO: ÁUREA NAHAS LOCAÇÃO: MENDES PLAZA HOTEL CALÇADOS: STILLETO SEMI-JOIAS: MAGDA SÁ MODA FEMININA: ANNAVROK

32 maissantos.com.br


CIDADANIA Na luta contra o

câncer

“Um sonho movido a dor e saudade”

A

POR THAMIRIS MUNIZ

Associação de Auxílio a Pessoas com Câncer Marcio Gomes Bordinhon (AAPC) foi fundada em 2013, pela advogada Danielle Maximovitz Bordinhon, filha de Marcio Gomes Bordinhon. “Foram 6 anos de luta sem nunca perder a tal da esperança. Em 13/01/13 ele me deixou aqui, sem sua presença física, mas com uma bagagem imensa de lições e aprendizados a seguir. Nunca desistir e ajudar o próximo são algumas das lições que posso contar dessa trajetória de vida”, diz a advogada. E esse foi o ponto de partida para o nascimento da associação. A AAPC tem o objetivo de auxiliar especialmente os pacientes carentes que lutam contra o câncer. O projeto nasceu da observação das dificuldades e necessidades que essas pessoas enfrentam, como por exemplo a dificuldade de tratamentos médicos, de acesso a medicamentos, escassez de informações. A organização sem fins lucrativos oferece serviços gratuitos jurídico, psicológico e ações sociais. Para Danielle, manter esse projeto com vida não é fácil e requer muita dedicação, pois defende os direitos da pessoa diagnosticada com qualquer tipo de câncer. Ela transformou dor em trabalho e hoje em dia é vista como uma mulher forte e com a personalidade e atitudes do pai. Atualmente a principal dificuldade que a associação encontra é que ainda há muito preconceito das pessoas para falarem sobre o assunto câncer. Muitos ainda acham melhor não falar e discutir sobre o tema. “Algumas preferem nem pronunciar a palavra câncer. Ainda vemos cônjuges que abandonam o outro durante o tratamento por não saberem lidar com o problema. Buscamos desmistificar a palavra câncer e mostrar que o paciente com câncer é igual a qualquer outro, que necessita de atenção e carinho. Levar ao conhecimento das pessoa que ninguém está livre do câncer e a importância de conscientizar a todos sobre a prevenção e os tratamentos. E sim, o câncer pode ter cura!”. Para receber ajuda e todo o suporte que a AAPC oferece basta entrar em contato com a associação, que fica na Avenida Washington Luiz, 148, conjunto 42, Encruzilhada, Santos, CEP 11050-200. O telefone é 98124-6868 (Daniele).

maissantos.com.br 33


BELEZA Divulgação

Muita cor na make verão Mas a estação também pede leveza e, claro, proteção contra os efeitos do excesso de sol

O

verão está aí. A maquiagem para a estação mais quente do ano pede leveza e, principalmente, muita proteção. É hora de dar adeus a makes discretas e boas vindas às cores! Opção é o que não falta. Para os olhos, verde, azul e bronze estão em alta. Para a boca, cores fortes. As dicas são da maquiadora Celia Krutzsch, do Salão Cláudio Piovesana. Ela explica que a make precisa variar conforme o gosto. Gosta de brilho? Então aposte nele. Para a pele, assim como em qualquer outra estação, o principal é investir na proteção solar. No verão, em especial, a melhor pedida é o protetor com cor. O maquiador André Galhego, do Salão Shape Estética &

34 maissantos.com.br

Beleza, explica que esses produtos são mais resistentes ao calor, água e suor excessivo. Falando em suor, lembre-se de fazer a limpeza da pele antes de aplicar qualquer produto. Quem tem pele oleosa não pode deixar de ter uma base oil free na necessáire. Para peles mistas e secas, é preciso priorizar a hidratação. Os chamados BB Creams, que possuem até 8 itens na formulação, estão entre as opções. Para quem for à praia, Galhego orienta a investir apenas em um protetor com cor. Se for entrar no mar, então, nem se fale. “Na minha opinião, não se deve usar maquiagem para se expor ao sol. Essa atitude pode vir a causar manchas na pele”.


Fotos: tendências de maquiagem para o verão 2017 apresentadas na 42ª São Paulo Fashion Week, de 23 a 28/10.

Dicas para fazer bonito Valorize o natural

Nada de exageros! O verão pede uma make iluminada com aspecto natural. Procure corrigir as imperfeições com um bom corretivo e invista em um protetor com cor – eles são mais resistentes ao calor, à água e ao suor excessivo.

Make na praia

Se for à praia, evite passar maquiagem porque dependendo do produto que você usar, ele pode manchar a pele ao entrar em contato com o sol. Hidratante e protetor são a melhor pedida para a ocasião.

Invista nas cores

É hora de usar aquelas sombras coloridas que estavam guardadas na nécessaire. Vale apostar em tons de verde, azul e bronze. Para a boca, invista em cores fortes, como o vermelho e o pink. Batom matte também vai super bem!

Limpeza de pele

Lave o rosto com um adstringente de sua preferência e depois tonifique. Passe um primer ou um hidratante e depois aplique o protetor com cor. Isso vai fazer com que a pele dure mais tempo para que não fique com brilho devido à oleosidade.

BB Cream

Eles são recomendados por se tratarem de produtos com mais benefícios. Atualmente é possível encontrar marcas com até 8 itens na formulação, entre eles o principal para o verão: o fator de proteção solar.

maissantos.com.br 35


VITRINE

Amigo secreto Vamos combinar: fim de ano sem o tradicional amigo secreto não é a mesma coisa, né? A dúvida muitas vezes é o que comprar para impressionar o sorteado, ainda mais quando você não tem intimidade com a pessoa. Para ajudar nesta missão, a Mais Santos separou alguns produtos curinga, fáceis de encontrar e válidos para todos os gostos.

FOTOS: reprodução

Porta-retrato Etna R$ 89,90 Porta-treco Mimeria R$ 42,90

Moringa de vidro Magazine Luiza R$ 19,90

Relógio de parede Casa Geek R$ 55,90

Caneca Mixer Imaginarium R$ 89,90

Fone de ouvido Submarino R$ 71,00

Cadeira de praia Mania de Praia R$ 134,00

36 maissantos.com.br


SAúDE Nada de exagero nas ceias Algumas dicas fazem com que o banquete não se torne o vilão do dia seguinte

A

Férias na praia

Para quem for aproveitar o verão na praia, a dica é levar um lanche saudável de casa. Não esqueça de acondicioná-lo corretamente para manter a temperatura e não estragar. Se for comer em alguma barraca ou quiosque, veja se o estabelecimento possui certificação da vigilância sanitária.

Divulgação

h, o Natal! A data lembra comemorações entre familiares e amigos, o que inclui mesas fartas, com muita comida e bebida. E depois de uma semana ainda tem o ano-novo, com mais delícias típicas da época. Está certo que esses eventos só acontecem uma vez ao ano, mas será que isso é motivo para comer sem moderação? Para o professor doutor Cezar Henrique de Azevedo, do curso de nutrição da UniSantos, é preciso aderir a uma alimentação equilibrada. Não que você não deva comer, mas existe a forma correta para que o banquete não se torne um vilão no dia seguinte. Fracionar as refeições é o primeiro passo, explica o professor. Portanto, nada de ficar de barriga vazia para descontar tudo no jantar! Além disso, é fundamental comer pausadamente e mastigar bem os alimentos. Lembre-se de que comida em excesso pode causar indigestão, principalmente quando se trata de alimentos gordurosos. O principal é não abusar. De que adianta comer para passar mal no dia seguinte? “As pessoas têm que ter consciência de que a alimentação tem que ser uma coisa prazerosa. Ela não tem que dar dor de estômago, indigestão. Tem que ser uma coisa boa, um momento bom para que aquele alimento seja marcante para aquela data, e não uma marcação negativa”. Outra dica é manter o corpo hidratado, principalmente para quem for ingerir álcool. “Quando está bem hidratado você aumenta a sua diurese, e isso é bom porque vai eliminando os resíduos do álcool”.

Passo a passo para evitar a indigestão • Evite o excesso de comida gordurosa. • Não tome muito líquido durante as refeições, principalmente refrigerantes. • Coma um pouco de tudo, mas desde que seja em pequenas porções. • Não fique muito tempo sem comer. O ideal é fracionar as refeições. • Coma pausadamente e mastigue bem os alimentos. • Se for ingerir alguma bebida alcoólica, procure beber água durante os intervalos. • Só compre alimentos na praia em barracas de sua confiança. Caso contrário, o melhor é levar um lanche de casa. • Cebola, chocolate, alho, café e bebidas gordurosas. Evite estes alimentos após as refeições porque eles favorecem o refluxo. • O melhor detox para o corpo é a água. Comeu demais? Beba bastante água ao longo do dia, ela vai ajudar a limpar o organismo.

maissantos.com.br 37


SAúDE

Balão intragástrico Procedimento ajuda a emagrecer, mas é preciso mudar hábitos

FOTOS: Reprodução

A

derir a uma alimentação balanceada e praticar atividade física estão entre os primeiros passos para o emagrecimento. Mas em determinados casos, a perda de peso só é efetivada após a adoção de métodos cirúrgicos. Como alternativa para não precisar recorrer à mesa de cirurgia, o mercado disponibiliza a colocação do balão intragástrico. O método foi inventado há 30 anos e consiste na redução do volume do estômago, estimulando a saciedade. O balão é feito de silicone. Com o paciente sedado, ele é colocado vazio dentro do estômago através da boca por um endoscópio. Depois, ele é inflado com soro fisiológico. O procedimento tem duração média de 20 a 30 minutos e o paciente tem alta após cerca de duas horas. O balão permanece no corpo por um período de 6 meses. De acordo com o médico Guilherme Antoniette, da clínica de endoscopia Endonette, a colocação de balão intragástrico é indicada a pessoas que não conseguiram emagrecer através de outras técnicas, que apresentam contra-indicações para o tratamento cirúrgico ou não aceitam o tratamento cirúrgico e apresentam doenças

38 maissantos.com.br

associadas à obesidade. O método também pode ser adotado para fins estéticos devido ao excesso de peso em pessoas com Índice de Massa Corporal (IMC) igual ou maior que 27. A decisão de aderir ou não ao procedimento deve vir de uma equipe multidisciplinar. Após a colocação é comum sintomas como cólica, náusea e vômito. A média de perda de peso varia entre 15 e 20% para mais de 80% dos pacientes que se submeteram ao procedimento. “O balão não faz milagres, mas funcionará para a maioria dos pacientes”. O médico explica que o sucesso ou não do método varia conforme o metabolismo de cada pessoa, além de fatores como idade, predisposição genética à obesidade, antecedentes médicos de doenças como diabetes e hipotireoidismo e, principalmente, do comportamento e adesão do indivíduo durante o tratamento. Não adianta achar que o procedimento irá levar à perda de peso em um passe de mágica. Se não houver envolvimento do paciente, a colocação do balão pode ter um efeito transitório. “É preciso disciplina, mudança de hábitos e força de vontade”, ressalta o médico.


Tire suas dúvidas Entenda como é feito o procedimento

1- O balão de silicone é colocado vazio dentro da boca através de um endoscópio 2- Quando chega no estômago, ele é inflado com soro azul de metileno 3- O endoscópio é retirado e o balão permanece no estômago por 6 meses

O que é?

É um procedimento utilizado para a perda de peso que consiste na redução do volume do estômago, estimulando a sensação de saciedade

Para quem é indicado?

Para pacientes com sobrepeso, com Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 27

Reações adversas

Náuseas, refluxo, gases e vômitos

Contraindicações

Úlcera péptica, hérnia hiatal significativa, esofagite grave, problemas de coagulação, uso crônico de anti-inflamatórios e alcoolismo

Vantagens

Não há necessidade de internação hospitalar; Baixo risco de complicações; Auxilia no processo de emagrecimento sem necessidade do uso de medicamentos moderadores de apetite; Não promove restrições físicas ao paciente, o que possibilita uma rápida recuperação para as atividades diárias.

maissantos.com.br 39


esporte

Quando a areia vira quadra

Esporte criado na Itália, o beach tennis tem conquistado os corações dos santistas

U

ma mistura de tênis, vôlei de praia e badminton, a modalidade promove saúde, qualidade de vida, melhora o condicionamento físico aeróbico, anaeróbico, força muscular e resistência nos membros inferiores e superiores. Em Santos já podemos encontrar diversos pontos de jogos nas areias da praia. A diretora de eventos da Associação Santista de Beach Tennis (ASBT), Yara Ignacio, explica que a modalidade é muito fácil de jogar e que a associação funciona todos os dias, tendo uma concentração maior de jogos aos finais de semana. Os campeonatos também promovidos pela ASBT acontecem cinco vezes ao ano e são eles: Torneio de

40 maissantos.com.br

Verão, Torneio Máster, Torneio de Duplas Mistas, Torneio de Outono/ Inverno e Torneio Primavera. Para se inscrever em um dos torneiros, os interessados devem entrar em contato com a associação. Com a procura e o aumento de interesse pela modalidade, a única queixa da diretora é referente à falta de patrocínio. A associação fica no Canal 3. Eles possuem cinco quadras montadas e pode-se fazer aulas. Os que ainda não conhecem a modalidade podem realizar um aula experimental.

Melhor sensação

O estudante de Direito Genival Ferreira da Silva, de 35 anos, conheceu o esporte através dos amigos e

já pratica há um ano e seis meses. Nesse período ele já teve a oportunidade de participar de campeonatos promovidos pela Associação Santista de Beach Tennis. Buscando saúde e interagir mais com as pessoas, ele diz que participar dos campeonatos foi uma das melhores sensações que já teve na vida. Atualmente, dedica 70% do seu tempo fazendo aulas para o aprimoramento do esporte. Serviço: Associação Santista de Beach Tennis Endereço: Av. Vicente de Carvalho, Praia do Boqueirão, Canal 3 (Barraca ASBT/OC).


Para saber mais sobre a modalidade, o site Esportes de Areia dá as dicas:

Raquetes, rede e bolinhas são diferentes do tênis Para o beach tennis, as raquetes são específicas. Não têm cordas e são feitas geralmente de carbono, kevlar e grafite. A bola também é diferente. Para as areias, a bolinha é despressurizada (soft). A rede é suspensa, como no vôlei. E a altura oficial é 1,70m.

Monte sua quadra adequadamente

As medidas oficiais e padronizadas no mundo inteiro são: 16m x 5m (jogos simples, com um só jogador) e 16m x 8m (jogos em duplas).

Qualquer um pode jogar

É um esporte com curva de aprendizado rápida, basta treinar um pouco. Para quem já pratica tênis é uma grande vantagem e você pode já entrar em competições. Muitos jogadores dizem que o beach tennis melhora também as técnicas no tênis.

O saque é feito de qualquer lugar

Ao contrário do tênis, você pode escolher qualquer local da quadra para executar o saque. Desde que feito atrás da linha de fundo, claro. E também não queima se encostar na fita e passar para o lado adversário. O jogo continua normalmente. Caso você erre o saque e a bola fique na rede, não tem segundo serviço. O ponto é do rival.

Não se perca na contagem de pontos

O sistema de pontuação é parecido com o tênis: 15 / 30 / 40. A diferença é que não tem vantagem. Quando chegar no 40 iguais quem fizer o próximo ponto ganha. A quantidade de games pode variar de acordo com o organização dos torneios, mas geralmente é feito em 6 games para partidas de simples e 9 para duplas. No tie-break vence quem fizer 7 pontos com diferença de 2 pontos.

Erros dão pontos ao adversário

Fotos Divulgação

Encostar a raquete na rede é proibido e será dado o ponto para o rival. Pisar dentro da quadra antes de executar o saque também não é permitido. Na hora do saque também não pode vir correndo, saltar e sacar. Assim como acontece no tênis.

Fundamentos básicos para ganhar pontos

Como no tênis, o saque é fundamental para dificultar que o adversário retorne a bola para você. Para devolver o saque são usados os voleios (forehand e backhand). Esses movimentos também são usados no decorrer da partida e podem variar entre lob (bola longa por cima do adversário) e drop-shot (bola curta próxima à rede). O smash é muito usado para matar o ponto

maissantos.com.br 41


esporte

Músculos de aço

C

om um currículo longo em fisiculturismo, o santista e engenheiro mecânico Odilon Batista Pedro Filho, de 47 anos, já trouxe diversos títulos para a Cidade. Atualmente como único competidor da modalidade de bodybuilding em Santos, ele tem foco total na modalidade e irá representar a Cidade no Campeonato Mundial, na categoria Máster, na Republica Dominicana, em dezembro. A falta de peso na adolescência fez com que ele procurasse a academia ainda muito cedo. Com o passar do tempo, o que antes era necessidade já estava se tornando um hobby, um esporte, e, com muita dedicação, Odilon participou do seu primeiro campeonato em 1989, quatro anos após seu início na academia. Pai de dois filhos, ele conta que chegou a se distanciar um pouco da sociedade, pois em época de campe-

42 maissantos.com.br

onato fica difícil frequentar qualquer lugar, já que há muitas regras e restrições alimentares. “Quando eu me encontro com meus colegas da faculdade, geralmente, eles levam fotos da época de estudo e eu muitas vezes não estou nas fotos, simplesmente porque não ia para uma churrascaria. Se não ia poder aproveitar o rodízio preferia não ir, para não ficar com vontade”. Assim como em muitos esportes, no Brasil, o patrocínio para essa modalidade é um pouco escasso. Ainda assim, ele conta com quatro apoios que ajudam em cada campeonato: Iron Maxx (suplementação proteica), Nelson e Diego (Academia Time 4 Fit), Fórmula Equivalente (farmácia de manipulação) e o endocrinologista Neemias Bandeira.

Rotina

Fora de época de competição e campeonatos ele pesa 105 quilos,

tem uma rotina mais leve nos treinos e na alimentação, comendo tudo o que tem vontade, mas sempre com um controle. Atualmente ele leva de três a quatro meses para se preparar para o campeonato, o que dá uma mudada radical na sua dieta e rotina de treino. Seu peso cai para 95 quilos.

O esporte

Também conhecido como culturismo, o bodybuilding tem como principal objetivo melhorar a estética do corpo. A prática não é apenas levantamento de pesos, halteres e a utilização de máquinas de musculação. Para ter sucesso é essencial manter uma boa alimentação e um nível de descanso considerável. O bodybuiding não se trata apenas de fazer o corpo crescer, mas de mudar os hábitos diários. Todas as pessoas podem praticar o esporte, desde que respeitem suas limitações.

Divulgação

O bodybuilding tem como principal objetivo melhorar a estética do corpo


jovem Le parkour Força, agilidade e determinação são os requisitos fundamentais para quem pretende praticar a disciplina física

D

e origem francesa, a modalidade le parkour foi criada por David Belle em 1980. Ele decidiu, junto dos irmãos, colocar na paisagem urbana os conhecimentos de movimentação natural estudados e desenvolvidos, ou seja, o praticante sobrepõe obstáculos do modo mais rápido e direto possível, utilizando diversas técnicas como saltos, rolamentos e escaladas. No Brasil, a modalidade está ficando mais conhecida. Qualquer pessoa pode praticar, desde que tenha preparo físico e habilidade. É recomendável o auxílio de profissionais da área para evitar acidentes. O dublê e instrutor de parkour Marcel Stevanin, de 25 anos, pratica a atividade desde os 16 anos. “Eu estava em busca de algo que agregasse na minha movimentação sem a necessidade de equipamentos. Foi então que descobri a prática ao ver algumas pessoas treinando na praça do Sesc em Santos. A partir daí eu comecei a me dedicar mais do que o normal e me tornei uma referência na Baixada Santista”. O parkour tornou-se uma filosofia de vida para diversos praticantes e para Marcel não foi diferente. “Ele não consiste apenas na forma física, mas passou a ser tudo o que eu vivencio no dia a dia, desde a forma que transponho obstáculos até a maneira que resolvo um problema pessoal”.

Reality

Referência no assunto, ele recebeu um convite da Netflix para participar da seleção de um reality show americano baseado no American Ninja Warrior, no qual ele precisava enviar um vídeo dizendo quem ele era e o que fazia. Ele participou de uma disputa com mais de 2 mil atletas só no Brasil e foi selecionado para ir a Los Angeles. “O convite significou muito para mim em muitos sentidos, pois particularmente esse ano foi o mais desafiador da minha vida e isso fica evidenciado no programa, graças ao enorme respeito que os produtores tiveram comigo desde o início”. A série será apresentada por Sylvester Stallone e Terry Crews. Chamada Ultimate Beastmaster, irá ao ar pela Netflix em 2017.

maissantos.com.br 43


MASCOTE

Deixe os pets bem longe das ceias Resista à tentação de dar “só um pedacinho” para seu bichinho. A saúde dele agradece

F

im de ano é tempo de festa. Como em toda celebração, no Natal e no Ano-Novo não é diferente: as datas são acompanhadas por alimentos quase sempre gordurosos e repletos de tempero. O alerta serve para todo o ano, mas nesta época, em especial, é preciso ficar ainda mais atento com a alimentação de cães e gatos. Pode não ser fácil resistir à tentação de dividir os alimentos com os bichinhos, mas não tem jeito. É preciso priorizar a saúde do animal, caso contrário, um pequeno deslize pode desencadear sérias consequências.

44 maissantos.com.br

Tender, peru, carnes de porco, uva passa, chocotones... A lista de produtos típicos da ceia é repleta de alimentos proibidos para os pets. Médico veterinário e responsável pelo Centro Médico da Unimonte, o professor Alexandre Fakih Cascardi explica que os animais até podem comer comida, mas desde que não se trate de alimentos gordurosos e que contenham condimentos. Como os alimentos das ceias de fim de ano vão na contramão desta orientação, o ideal é fazer preparações específicas para o animal ou simplesmente alimentá-lo só com ração. São bem-vindos alimentos como arroz bran-


co e frango cozido ou assado sem osso, além de legumes como chuchu e cenoura. Tudo com pouca adição de sal. Para os bichinhos que já se habituaram a comer apenas comida, Cascardi explica que o ideal é buscar um profissional especialista em dietoterapia para que seja feita uma dieta balanceada de acordo com as necessidades do animal. O que não faltam são opções nas prateleiras de lojas especializadas em pets e até nos supermercados. Mas,

afinal, qual a ração ideal para cães e gatos? Segundo o professor, as melhores são aquelas classificadas como Super Premium, porque contam principalmente com proteínas de origem animal, que facilitam a absorção do nutriente. “A qualidade da ração reflete no crescimento do animal e muitas vezes isso pode refletir na própria pele, deixando o pelo mais opaco, quebradiço e sem brilho. Tudo isso influencia na alimentação”.

ALIMENTOS PROIBIDOS PARA CÃES & GATOS CHOCOLATE: possui teobromina, substância similar à cafeína. A ingestão pode provocar vômito, diarreia, sede excessiva, tremores, alterações dos batimentos cardíacos e intoxicação. BEBIDAS ALCOÓLICAS: geram os mesmos efeitos deletérios no fígado e cérebro que nos humanos. UVA OU UVA PASSA: não se sabe ao certo os motivos de não ser bem aceito, mas sua ingestão está associada à insuficiência renal precoce e vômitos. MACADÂMIA: intoxicação grave.

ABACATE: entrou na lista de alimentos proibidos em 2009. Contém uma substância chamada persin que é altamente tóxica e letal para cães. CAFEÍNA: chá, café, energéticos, medicamentos para resfriado, analgésicos etc. Possuem substâncias chamadas xantinas, que podem causar danos ao sistema nervoso e urinário. Pode ser letal para cães. OSSOS: cozidos, fervidos ou esquentados podem ser responsáveis por lesões internas. DOCES: a longo prazo, podem levar à obesidade.

Fotos Divulgação

FOTOS: Sergio Ricardo

ALHO E CEBOLA: são tóxicos em diferentes versões: desidratada, em pó, crua. Podem ser responsá-

veis pela destruição de células vermelhas no sangue, levando o cão à anemia.

maissantos.com.br 45


TURISMO

Férias no fundo do mar

FOTOS: DIVULGAÇÃO CARLO LEOPOLDO FRANCINI

O Parque Estadual Laje de Santos é considerado um dos melhores pontos de mergulho do Estado

46 maissantos.com.br


POR LILIANE SOUZA

J

á pensou em curtir um dia de férias no fundo do mar? Para aqueles que adoram uma aventura, uma das opções está no Parque Estadual Laje de Santos, considerado um dos melhores pontos de mergulho do Estado de São Paulo. A área faz parte da rota de várias espécies migratórias, como baleias, golfinhos e aves marinhas. O parque fica a 45 km de Santos e tem uma visitação média anual de 3 mil mergulhadores. Devido às condições climáticas favoráveis, no fim do ano a visibilidade pode chegar a mais de 30 metros. De acordo com o gestor da unidade, José Edmilson de Araújo Mello Junior, o parque é uma importante área de alimentação para diversas espécies, muitas delas protegidas por convenções internacionais, como as baleias-de-Bryde, as raias-manta e as tartarugas marinhas. A principal ilha de mergulho do parque é a própria

Laje de Santos, mas há também outros pontos, como Parcel das Âncoras, Boca da Baleia, Portinho, Calhaus e Piscinas. A permissão para conhecer cada um dos locais depende das condições do mar e da experiência do mergulhador. Por ser uma Unidade de Conservação, os visitantes precisam ficar atentos às normas do local. Só podem realizar o mergulho com cilindro aqueles que têm certificado do curso de mergulho autônomo. Quem não possui pode fazer o mergulho livre com snorkel, item que possibilita a respiração na superfície sem precisar tirar a cabeça da água. Para chegar ao local é preciso contatar uma das operadoras credenciadas e agendar a visita. Quem tem embarcação própria deve adquirir os ingressos na sede administrativa do parque, que fica na Avenida Tupiniquins, 1009, no Bairro Japuí, em São Vicente. O custo é de R$13,00 por pessoa. Outras informações pelo telefone (13) 3567-1495.

Cinco atrativos do parque A principal ilha de mergulho do parque é a própria Laje de Santos, mas há também outros pontos. Selecionamos cinco atrações para você ter uma ideia de como este lugar é incrível!

Naufrágio Moreia

Parcel das Âncoras

• Profundidade: 18 a 42 metros • Duração: 30 a 60 minutos • Dificuldade: Alta • O mergulhador precisa ter uma experiência boa ou avançada para o mergulho devido à possibilidade de corrente marítimas. Possui um fundo rochoso e apresenta estrutura complexa, exigindo boa orientação subaquática. No local há a presença de muitas âncoras de pesqueiros presas no fundo rochoso do ponto de mergulho).

Paredão Face Sul

• Profundidade: 42 metros • Duração: 30 a 60 minutos

• Dificuldade: Média • Os mergulhos são feitos em favor da corrente. Possui uma formação com inclinação negativa entre 12 e 27 metros de profundidade do centro para leste. É necessário que o mergulhador tenha nível avançado.

Portinho

• Profundidade: 22 metros • Duração: 30 a 60 minutos • Dificuldade: Baixa • A parte norte é o local onde ocorre a maioria dos mergulhos. Local de fácil orientação, ideal para a permanência de mergulhadores pouco experientes.

Divulgação

• Profundidade: 22metros • Duração: 30 a 60 minutos • Dificuldade: Baixa • Localizado na parte norte do parque, próximo à ponta leste. Trata-se de um pesqueiro de ferro com 15 metros de comprimento, estrutura em estado instável, desaconselhando penetração em seus porões.

Calhaus

• Profundidade: 18 metros • Duração: 30 a 60 minutos • Dificuldade: Alta • Possui um túnel em forma de U e um arco central emerso, com grande apelo visual, porém, exige bom equilíbrio hidrostático por parte do mergulhador. Mergulhos neste locam ficam sujeitos às boas condições do mar.

maissantos.com.br 47


DICA AUTOMOTIVA * Rafael Nobrega

Você sabia que é de extrema importância uma consulta ao CPF/CNPJ do vendedor do veículo?

I

sso mesmo, a consulta é de quem está vendendo o veículo. Caso a pessoa ou empresa tenha algum problema com a Justiça esse veículo pode ser bloqueado posteriormente à compra. O problema é que você já comprou, pagou, fez a transferência e está andando com o veículo. O que fazer para isso não acontecer? Para não correr esse e nenhum outro risco, faça uma consulta antecipadamente ou contrate um personal car. Ou, se preferir, adquira seu veículo de uma pessoa ou empresa de credibilidade no mercado e que você tenha confiança, pois só assim evitará que o sonho de comprar seu carro novo não se transforme em pesadelo no futuro.

* Rafael Nobrega é administrador de empresas, personal car e fundador da empresa Zero Treze Veículos

48 maissantos.com.br


PENSE UM NOVO TURISTA

VISITA SANTOS

Estrangeiros dos navios em trânsito são os mais interessados em conhecer a Cidade POR SILVIA BARRETO

A

cidade de Santos irá receber um perfil diferenciado de turistas para esta temporada. Passageiros em trânsito, vindos em navios estrangeiros, serão o foco. Pela primeira vez, o porto de Santos irá receber 11 navios trazendo passageiros provenientes de outros países e que já acenaram o interesse em conhecer os pontos turísticos dos santistas. Para a secretária de Turismo, Miriam Guedes de Azevedo, essa procura é resultado do intenso trabalho feito durante todo o ano fora do País, quando representantes da pasta participam de feiras internacionais e mostram, através de materiais muito bem elaborados, os atrativos que a Cidade tem para esses visitantes. “Para nós foi uma alegria muito grande ao recebermos essa informação do aumento dos navios e o

50 maissantos.com.br

interesse dos passageiros que querem visitar a Cidade. Diante disso, partimos para trabalhar ainda mais”. Segundo a secretária, a média de navios que passava pelo Terminal de Passageiros Concais, com este perfil, era de três a quatro. No ano passado chegou a 10 e a tendência, pelo que está sendo acompanhado pelo setor, é que aumente anualmente. “Estamos fazendo reuniões com as operadoras e oferecendo a elas novos roteiros e passeios em Santos. Temos vídeos e folders elaborados em vários idiomas. Tudo isso é passado para os passageiros já dentro do navio e lá eles demonstram o interesse em conhecer a Cidade”, analisa a secretária, que ressalta a dificuldade em atrair os passageiros brasileiros. “Eles viajam de ônibus até aqui para embarcar no navio e quando descem vão embora. Não têm interesse em conhecer a Cidade”.


AQUÁRIO É O PREFERIDO No início deste ano, a ocupação nos hotéis passou de 44% no ano anterior, para 70% em janeiro de 2015. Na temporada anterior, o Museu do Café foi o equipamento turístico que registrou o maior crescimento no número de visitantes, cerca de 108,34% em apenas um ano. Já o Aquário de Santos continuou em primeiro lugar na preferência do público e recebeu o maior número de visitantes: 108.842 pessoas, um aumento de 9,9% em relação ao ano passado. Inaugurado em 1945, abriga 50 tanques. Uma das principais atrações é Fraldinha, primeira pinguim nascida em cativeiro no Brasil, que acaba de completar 14 anos. No Museu da Pesca, chama a atenção o esqueleto de baleia. Sendo ou não fã de futebol, o Memorial das Conquistas do Santos Futebol Clube, na Vila Belmiro, e o Museu Pelé, inaugurado em 2014, têm sido chamarizes para visitantes, que vão compreender como Edson Arantes do Nascimento se tornou o Rei Pelé. Dentro do roteiro básico de turismo para conhecer a Cidade está, também, o passeio nos bondes. Hoje a cidade comporta opções variadas para aproveitar este meio de transporte datado de 1920. Ao total são cinco bondes e um reboque que circulam pelas principais ruas e edifícios do Centro Histórico, proporcionando uma verdadeira viagem ao passado, em um roteiro de 5 km. De acordo com levantamento da prefeitura, os oito principais pontos turísticos da Cidade indicaram um crescimento da ordem de 18,4%, de 195.063 para 231.722 visitantes. NAVIOS DE CRUZEIROS EM TRÂNSITO:

Museu Pelé

NAVIOS DE CRUZEIROS EM ESCALAS REGULARES: Preziosa e Musica (MSC) Fascinosa (Costa) Sovereign (Soberano, Pullmantur)

Fotos Divulgação

Pacifica (Costa) Norwegian Sun (NCL, pela primeira vez no Brasil) Seven Seas Mariner (Seven Seas Cruises) Regatta, Marina e Insignia (Oceania Cruises) Crystal Serenity (Crystal Cruises) Celebrity Infinity (Celebrity Cruises) Amadea (Phoenix) Silver Spirit (Silversea)

Aquário

maissantos.com.br 51


PORTO SENTE EFEITOS

OTIMISMO

O aumento de visitantes durante a temporada tem reflexos, também, no maior porto da América Latina, que registrou um acumulado de cargas de janeiro a agosto deste ano atingindo a marca recorde de 78,6 milhões de toneladas. Esse volume suplantou em 1,3% o maior volume até então registrado, atingido no mesmo período de 2015 (77,6 milhões t). Para fechar 2016, está sendo esperada uma alta de pelo menos 5%, principalmente em razão do grande volume de exportações. Para ampliar a capacidade, é preciso melhorar a infraestrutura, e um dos entraves ao crescimento é a forma de transportar a produção. Hoje, a maior parte de tudo o que chega ou sai de Santos viaja de caminhão. De acordo com a Secretaria de Assuntos Portuários, apenas 23% são levados por via ferroviária. A meta é pelo menos duplicar a malha em dez anos e reformular o processo de escoamento de cargas.

Muito mais que praias, a cidade de Santos também cresceu ao redor do porto. A temporada de verão é, sem dúvida, o mais esperado para vários setores, como o comércio e a rede hoteleira. Pesquisa realizada pelo Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares com 20 hotéis da região, para saber o índice de reservas para as festas de fim de ano, mostrou que a procura já tem sido intensa e pelo menos 15% dos hotéis contabilizam algumas reservas. Para quem se antecipar, o valor da hospedagem pode ficar até 20% mais barato em relação ao preço que será pago por quem optar por deixar para a última hora. Segundo a Secretaria de Turismo, durante a última temporada de verão (1º de dezembro de 2015 a 28 de fevereiro de 2016), Santos recebeu cerca de 1 milhão e 200 mil veículos, o que significa, nesses três meses, aproximadamente 3 milhões e 800 mil turistas.

52 maissantos.com.br


COMER

Novos bares e restaurantes Santos é referência na Baixada Santista em diversos aspectos, mas a fama por seus bares e restaurantes conceituados com certeza se destaca e a cada dia mais estabelecimentos conceituados são inaugurados na Cidade. Fotos Reprodução

O Koreano

Pizza Hut

472 Lounge e Food

Para os descolados uma das mais novas atrações é o Bar Restaurante 472 Lounge e Food. A casa traz um espaço para aniversariante com três opções, além de oferecer benefícios a eles. Com um cardápio diversificado, os quatro sócios apostaram suas fichas no novo point da Cidade. Maiores informações por e-mail: quatrosetedois@outlook.com. Endereço: Avenida Washington Luiz, 472 (esquina com a Tolentino Filgueiras). Horário: 18h às 2h.

Depois de muito tempo fora da Cidade, enfim está de volta! O cardápio oferecido é o tradicional da Pizza Hut, com uma novidade: a hora do almoço passa a contar com o chamado slice bar, no qual o cliente pode se servir de saladas, entradas, pizzas e sobremesas e paga somente pelos produtos que consumir. Endereço: Av. Siqueira Campos, 606, Boqueirão. Horário: Domingo a quinta, das 11h30 às 15h e das 18 às 22h; sextas, sábados e feriados, das 11h30 às 15h e das 18 às 23h.

O primeiro restaurante coreano da região chega a Santos determinado a proporcionar uma surpreendente e deliciosa experiência gastronômica a seus clientes. À frente do restaurante está o chef sul coreano Soo Hwa Ha, que já possui uma unidade da casa em Sorocaba (interior de São Paulo) e que figura entre as melhores em avaliações realizadas pelo Trip Advisor. A ideia de trazer a casa para Santos foi da sócia de Soo, a personal trainer Aline Donabela, que enxergou na gastronomia coreana um enorme potencial. A chegada a Santos acompanha uma tendência já verificada em São Paulo, cidade que possui mais de 40 restaurantes do tipo, e também nos Estados Unidos e na Europa, que registram grande crescimento no número de estabelecimentos especializados nessa comida. Endereço: Rua Goiás, 83, Gonzaga. Horário: 11h30 às 15h e das 16h30 às 23h30.

maissantos.com.br 53


FOTOS: divulgação

GASTRONOMIA

SALADAS SÃO A PEDIDA

PARA O CALOR Refrescantes e fáceis de preparar, elas contêm muita água, fibras e antioxidantes 54 maissantos.com.br


A

limentos leves são a pedida para este verão. Assim como em qualquer outra época, as saladas são alimentos indispensáveis no cardápio, mas na estação mais quente do ano, em especial, elas são obrigatórias. Além de ideais para o controle do peso, folhas e vegetais integram um conjunto de nutrientes fundamentais para o corpo. Mas fique atento! Não basta comer saladas durante todo o dia e deixar os outros alimentos de escanteio. Elas são ótimas opções e não devem sair do cardápio, mas é preciso lembrar que a função delas é complementar as refeições, e não substituir. A nutricionista Amanda Rodrigues explica que o ideal é unir as saladas à alimentação diária. “Incluir a salada no dia a dia é importante porque elas compõem uma alimentação balanceada. São ricas em fibras, têm

micronutrientes, antioxidantes e ajudam no bom funcionamento do organismo.” Além de contribuírem para uma rápida digestão, as saladas ainda ajudam na hidratação do corpo porque contém água. A nutricionista explica que, ao preparar uma salada, é preciso fazer diferentes combinações com folhas e vegetais para que o organismo receba diferentes nutrientes. Uma opção, por exemplo, é misturar folhas claras com escuras e incluir tomates e cenoura ralada. Ficar atento aos ingredientes que irão compor o tempero é fundamental. Não adianta comer saladas se for para abusar de sal e molhos condimentados. Dê preferência a azeites extravirgens ou limão. Para uma boa qualidade de vida, é preciso priorizar os alimentos saudáveis. “Não adianta se render a pratos gordurosos”, alerta a nutricionista.

Benefícios das saladas • Contribuem para uma rápida digestão, ajudando no bom funcionamento do organismo. • Contêm alto teor de água, ajudando na hidratação. • Possuem pouco teor calórico. • São ricas em fibras, micronutrientes e antioxidantes. • São práticas e fáceis de preparar.

Receita Uma porção de agrião Uma porção de alface crespa Tomate cereja Folhas de hortelã Cenoura ralada Azeite extravirgem ou limão Sal em pouca quantidade

maissantos.com.br 55


GASTRONOMIA A chef Janaina Cardoso, do Flor de Sal Gastronomia, ensina uma receita deliciosa que vai arrancar elogios

Para impressionar

FOTO: divulgação

RISOTO DE ARROZ NEGRO COM FRUTOS DO MAR INGREDIENTES - RISOTO 500g de arroz negro 200g de cebola bem picada 150g de manteiga 400ml de vinho branco seco 120g de queijo parmesão ralado 2 litros de caldo de legumes ou de frango Sal a gosto Brotos para decorar FRUTOS DO MAR 400g de camarões limpos

56 maissantos.com.br

300g de lulas limpas, cortadas em anéis 100g de polvo em pedaços 120ml de azeite de oliva 1 dente de alho amassado Sal Pimenta do reino a gosto Alecrim e coentro a gosto MODO DE PREPARO RISOTO Em uma panela de fundo grosso, coloque metade da manteiga e refogue a cebola, que deve ficar transparente. Acrescente o arroz e vá mexendo. Quando estiver quase grudando na panela, coloque um pouco do vinho branco

e do caldo de frango mexendo sempre, por cerca de 40 minutos. Quando o arroz estiver al dente, acrescente a da manteiga e o queijo parmesão. MODO DE PREPARO FRUTOS DO MAR Em uma frigideira antiaderente, coloque um fio de azeite e grelhe os frutos do mar. Acrescente o alho, as ervas e, por último, o azeite de oliva restante. Coloque pimenta-do-reino e sal a gosto. Decorar com ervas a gosto e brotos.


maissantos.com.br 57


FOTOS: reprodução

DECOR HO-HO-HO

Rena natural Magazine 25 R$ 189,60

Nepal Magazine 25 R$ 118,68

Topiara Magazine 25 R$ 573,79

Gorro Maluco Shoptime R$ 59,00

Porta-vela Magazine 25 R$ 114,72 Almofada Shoptime R$ 29,90

A época queridinha do ano está chegando e deixar a nossa casa toda enfeitada com o Bom Velhinho já é tradição. O fato é que tem coisa que não muda, apenas se inova, esse é o caso da decoração natalina. Mais sofisticada e com tons de dourado, a tendência para este Natal é mais clássica.

Decoração natalina Shoptime R$ 119,00

Porta-vela Magazine 25 R$ 74,37

Enfeite Shoptime R$ 59,00

Quebra-Nozes Shoptime R$ sob consulta

58 maissantos.com.br


Hawai sentado Magazine25 R$ 167,52

Guirlanda Magazine25 R$ 143,52

Ă rvore de Natal Shoptime R$ 169,99

Jogo natalino p/ banheiro Shoptime R$ 59,90

Travessa retangular Shoptime R$ 49,90

Conjunto bolas Shoptime R$ 139,00

LuminĂĄria led Shoptime R$ 79,90

maissantos.com.br 59


notaveis

POR LIBERADO JUNIOR FOTOS SILVIA BARRETO

Os sócios, irmãos e companheiros de todas as horas, Carlos Eduardo e Fátima Pires de Campos, muito felizes com o sucesso da publicação

Iniciando o dia sempre em boa companhia, Marcela e Beth Antoniette

O lançamento da revista MAIS SANTOS nº 5 foi em grande estilo: um breakfast delicioso e muito concorrido, no Mendes Plaza Hotel. A capa da edição traz o biomédico Carlos Eduardo Pires de Campos, que conta um pouco de sua trajetória de sucesso.

A presidente da Capep, Maria da Graça Aulicino, deu uma passadinha para prestigiar o breakfast

Luis Ernesto Engelbrecht Zantut e Elizabeth Correia curtiram a manhã com o empresário e amigo Roberto Barroso Filho

Recebendo das mãos do foco desta edição, Carlos Eduardo, a edição da MAIS SANTOS, Jorge do Vale Filho

60 maissantos.com.br

Durval e Walkíria Capp, sempre prestigiando nossos eventos

José Rodrigues e Eufemia Liberado presenteando o amigo, Alexandre Bueno, com o lançamento da edição da MAIS SANTOS

Colaborando com nossa edição esteve a amiga e artista plástica muito reconhecida, Bel Braga, acompanhada por Neide Pinho e Ana Maria Baeta

Carlos Eduardo, capa desta edição, recebendo os cumprimentos dos amigos Patrícia Irejas, Dinira Kabbach, Elza Santos e David Martins


Luciana e Adélio Servinsckins com Maria Elisabete Fernandes, representando o Elos Internacional

Os diretores do Grupo de Comunicação, Sérgio e José Rodrigues Liberado, com o biomédico e capa desta edição, Carlos Eduardo Pires de Campos

Wagner Ferreira, Eufemia Liberado, Eleir Maria Cordeiro, José Rodrigues, Michele e Sérgio Liberado em encontro com amigos

Amigos do Conseg que marcaram presença nesta manhã especial

Logo após a apresentação da Revista Mais Santos, todos os envolvidos nesta edição

Paulo Eduardo Costa com profissionais muito competentes: Gelci Herrera, Shirley Vaz Vedovate, Áurea Nahas e Ronaldo Rotschelli

Apoiadores de nosso grupo de comunicação, Flávio Righi e Vanesca Leite

Pessoas querida são Eleir Maria Cordeiro, Anna Silva e Wagner Ferreira

Fátima Pires de Campos com as queridas Maria Auxiliadora e Paula Maria Pires do Nascimento

maissantos.com.br 61


notaveis

M

uita animação, dedicação, beleza e vontade de mostrar o melhor do folclore português foi trazido a Santos, durante a primeira edição do Fest - Festival de Folclore, realizado pelo Rancho Folclórico Veteranos Apaixonados pelo Folclore, que reuniu grupos dos ranchos Verde Gaio,

Marcelo João, Paulo Adan de Melo e José Luiz Martins, muito animados

POR LIBERADO JUNIOR FOTOS SILVIA BARRETO

Tricanas de Coimbra, Casa de Portugal de Praia Grande, Típico Madeirense e Camiños de Espanha, além dos paulistanos da Casa de Brunhosinho. Música ressaltando a cultura deste povo foi apresentada ao público que lotou o Teatro Municipal. Nossa equipe esteve por lá e registrou os bastidores dos grupos.

O presidente, Sérgio Pereira, e sua esposa, Maria Del Carmen Salgado Nogueira

Com muito orgulho carregando as bandeiras, Isabel Catarino de Souza, Natália Martins e Raíssa Masser

Lindas estavam Larissa e Laís Menezes, além de Cristiane Gonçalves

62 maissantos.com.br

A tradição chegando à nova geração, com Bruno Souza e José Henrique Mendes

Veteranos apaixonados pelo folclore, Antonio Marcel e Lúcia Lima

Os pequenos Carlos Eduardo, Ana Luíza, Emanuelle, Ana Carolina e Giovanni

Noêmia Serra Augusto, que chegou de Portugal trazendo na mala este lindo figurino, com Isabel Cristina Câmara

Sérgio Nogueira, comentando sobre o sucesso do evento com Agostinho Alves, Florinda Rodrigues Ferreira e Jorge Manoel de Jesus Pereira


Sérgio e Michele Liberado, ao lado do presidente do Conseg, José Rodrigues Liberado, comandaram o encontro

Luiza Reis e Brenno Amorim

U

ma diretoria atuante, que sempre promove eventos e encontros para reunir amigos, familiares e, também, integrantes de outros conselhos de Segurança da região. Assim foi a Noite da Pizza, coordenada pelo presidente, José Rodrigues Liberado, que lotou as dependências da Skin Line. Nossa equipe esteve por lá e registrou os convidados desta deliciosa noite.

Os queridos amigos Maurício Douglas Gomes e Flávia Maria Lourenço da Costa, que sempre prestigiam o Conseg Regina Conforto e Luiz Carlos Kovalek, casal especial

Danilo Tenente e Marcela Gaeta, casal muito querido

Andrey de Lima, Clélia Di Oliveira e Daniel participaram do evento de forma muito especial

Regina Pedrão e Luiz Amorim marcaram presença

Elisabeth Garcia e Lourdes Bonabidi, amigas de longa data

Grupo animado com Sonia Sartore, Rosana Dias, Miriam Araújo, Laura Barcelos, Agostinho Souza e Nilson Sartore

Mario Bonamici, Bonifácio e Paulo Sergio de Mello Garcia, membros do Conseg com muito orgulho

Close especial para Ana Maria Guedes e Vitória de Figueredo

Regina e Roberto Baraçal, muito queridos

Cristiane de Franca Leão Silva e Rosenaldo Aparecido Vieira da Silva, colaboradores de longa data

Dalve Negrão, Conceição, Amanda e Luciane Santos, além de Fernando Carvalho

maissantos.com.br 63


FOTO: divulgação

zen

Rituais para começar 2017 com

boas vibrações Para quem acredita, a força da fé age como potencializadora da ação do universo 64 maissantos.com.br


U

m novo ano precisa ser marcado por renovação. Para começar 2017 com boas vibrações é possível recorrer a energias divinas e da natureza. A taróloga, numeróloga e terapeuta holística Drika Gomes garante que rituais podem ajudar na harmonização da vida de uma pessoa. Segundo ela, as oferendas funcionam independentemente da crença, fé ou religião. A especialista explica que, quando a pessoa acredita e coloca energia positiva em um objetivo, a força da fé passa a agir como um potencializador para que o universo traga os resultados desejados e cheguem com mais força e velocidade. Segundo Drika, rituais colocam a pessoa em contato com seu elo divino com a natureza, o que leva à harmonização das energias. “O homem há muito tempo perdeu sua conexão com a natureza devido ao ritmo da vida moderna”. Ela conta que caminhar com os pés descalços na terra e nadar em um rio ou mar são algumas das opções para fazer essa reconexão. Drika Gomes indicou o ritual de Iemanjá para quem for passar a virada de ano na praia e sugeriu ainda duas opções para afastar as más energias.

Ritual de Iemanjá

Faça ou compre um barquinho de papel. Nele, coloque flores coloridas e um papel com seus pedidos, como se ele fosse entregar sua cartinha para Iemanjá. Ela gosta de presentes como perfumes, batom e espelho, mas claro que você não deve colocar nada disso no barquinho, pois devemos respeitar a natureza fazendo o mar apenas levar objetos biodegradáveis. Portanto, ao invés de um frasco de perfume, borrife seu perfume favorito em um guardanapo de papel, e ao invés de um batom, passe o produto nos lábios e beije o mesmo guardanapo. Encha o barquinho de flores e, à meia-noite, leve ao mar e envie para Iemanjá, mentalizando: “Amada Iemanjá, deusa e rainha do mar, receba os presentes oferecidos e me envie todos os meus pedidos”.

Para afastar as más energias

As energias negativas estão por toda a parte e dificilmente voltamos para casa sem ter absorvido um pouco da negatividade dos ambientes e pessoas com quem estivemos. Aqui vão algumas formas bem simples de limpar as energias: 1. Banho purificante: Ferver 1 litro de água e colocar um punhado de sal grosso e 3 folhas de louro. Deixar ferver por 3 minutos e desligar. Coar. Após o banho normal, inclinar o pescoço para baixo e mentalizar que toda a negatividade está sendo levada embora e descendo pelo ralo. 2. Borrifador com alfazema Coloque 10 gotas de essência de alfazema em um borrifador cheio de água. Borrife em toda a casa, começando dos fundos até a porta de entrada. A alfazema tem poder energético de limpeza e purificação. A versão completa com todos os rituais para começar o ano com boas vibrações você encontra no site www.maissantos.com.br.

Av. Ana Costa, 549 Loja 34 Térreo - Santos-SP Shopping Parque Balneário

maissantos.com.br 65


COMPORTAMENTO

Vem 2017!

66 maissantos.com.br


FOTOS: divulgação

Dicas simples ajudam a colocar em prática as metas para o próximo ano

O

ano de 2017 já está quase aí e eu ainda não realizei nem as propostas de 2014... É, fim de ano é mais ou menos assim: a gente se programa para cumprir algumas metas com o maior entusiasmo, mas o tempo vai passando e, na medida em que as tarefas não saem do papel e das ideias, bate aquele desânimo, aquela sensação de impotência, e o pior: de que mais um ano está perdido. Conselho de amiga: não adianta entrar em desespero. Culpa também não resolve. O grande segredo é criar metas que possam ser cumpridas. Nada de “em 2017 vou ficar igualzinha à Gisele Bundchen” (só se for na próxima vida) ou “em 2017 vou ganhar na Mega Sena”... As metas devem ser realistas e depender de você para serem realizadas. E, a cada conquista, mesmo que seja beeeem pequena, comemore, festeje, divirta-se. Você merece! Uma dica interessante é anotar tudo e ir riscando, ticando mesmo, para ter aquela sensação de missão cumprida, tão deliciosa e recompensadora. No meio do ano, se a coisa não andou como você queria, não há problemas. Refaça a rota, reveja pontos obscuros e difíceis e tente mudar as estratégias para ficar o mais próximo possível do plano inicial. E fuja da armadilha: para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve!

CAMINHO DO SUCESSO O pensamento estratégico é uma das principais chaves para atingir os objetivos traçados. Não apenas no ambiente corporativo, um planejamento bem feito também pode impulsionar conquistas nos âmbitos familiar e financeiro. A palestrante Allessandra Ferreira, especialista em gestão estratégica, facilitação e planejamento para realização, dá dicas simples para tirar do papel a sua lista de desejos.

Invista no autoconhecimento

Conhecer-se é uma maneira de diagnosticar o que precisa ser feito para chegar a seus objetivos. Dedicar tempo e esforço para buscar a sua essência por meio de leitura, cursos, terapia, diálogos só traz benefícios. As pessoas precisam ampliar a percepção a respeito de si mesmas, para identificar quais necessidades precisam ser atendidas e se sentirem confortáveis com a vida, para poderem ser elas mesmas.

Olhe para o futuro próximo

Não pense muito à frente. Isso só fará com que perca tempo e energia, além de não trazer resultados palpáveis. Períodos menores, entre três, cinco e dez anos permitem criar o planejamento adequado para o sucesso. A primeira coisa é pensar como você quer que sua vida esteja em 2020 e, então, especificar tudo que deve ser feito impreterivelmente em 2017.

Defina os objetivos

Tenha muito bem delineada a sua situação atual, aonde quer chegar e os passos para efetivamente

conquistar as metas traçadas. A dica é encontrar o que se ganha e o que se perde ao conquistar o objetivo idealizado, pois muitas vezes sabotamos nosso plano por não querermos perder algo que faz parte da rotina.

Escreva tudo

Escrever todas as etapas do planejamento torna-o mais fácil e organizado. Ao colocar no papel (ou em uma planilha) os objetivos, prazos e o plano de ação, fica mais simples monitorar passos e identificar possíveis oportunidades e riscos. Mas não fique preso: depois de um tempo é aconselhável analisar e monitorar os resultados para possíveis correções.

Não dê um passo maior que a perna

Planos muito elaborados e de difícil execução são uma passagem direta para o fracasso, gerando frustração. Um bom planejamento é aquele possível de ser implantado dentro da realidade. Porém, caso se decepcione, não pense que tudo está perdido. A maneira mais rápida de lidar com a frustração é fazer uma análise do que impediu o objetivo de ser realizado, e, posteriormente, verificar o que foi aprendido. Para estruturar ainda mais esse plano de vida, você também pode seguir o passo a passo elaborado por Allessandra Ferreira. >> Eleja os objetivos mais relevantes. >> Verifique quais competências estão a seu favor e o que pode impedir a realização das metas. >> Crie um plano detalhado. >> Liste ações que podem atrapalhar e evite-as.

maissantos.com.br 67


FOTO: divulgação

PLANEJAMENTO FINANCEIRO Em termos financeiros também dá para se planejar. Uma alternativa que não demanda muito esforço e no final do ano rende um trocado bem bom é aquela tabelinha que circula pelo Facebook. Separe um cofrinho. Na primeira semana do ano, guarde R$ 1,00. Na segunda, guarde R$ 2,00 (até aqui você já tem R$ 3,00), e assim por diante, até a 52ª semana de 2017. Para facilitar e criar o hábito, guarde

68 maissantos.com.br

o dinheiro sempre no mesmo dia da semana (por exemplo, toda segunda-feira). Somando o valor de todas as semanas, no final do ano você terá acumulado R$ 1.378,00, e sem fazer um grande esforço. Incentive as demais pessoas da família a entrarem nessa onda também. Se todos aderirem, dá até para viajar no final de 2017. Não é o máximo?


ARTE E CULTURA

FOTO: Susan Hortas

Museu Pelé A trajetória do Rei retratada em um local com mais história ainda

C

amisas, chuteiras, bolas, condecorações, troféus, bola de meia, caixa de engraxate… Ao todo, 2.545 peças compõem o acervo pessoal de um dos maiores craques do futebol brasileiro, disponível no Museu Pelé. O local é parada obrigatória não só para os fãs do Rei, mas para qualquer pessoa que tenha interesse em conhecer uma história de mais de 70 anos marcada pelo futebol, sob perspectiva do Atleta do Século. Para abrigar um museu que guarda a memória do Rei do Futebol, nada mais digno que um prédio marcante na Cidade. O Museu Pelé foi inaugurado em junho de 2014, mas a história dos Casarões do Valongo, que abrigam o museu, remonta ao século XIX. O local, que já foi sede da Câmara e da Prefeitura de Santos, além de hotel, bar e borracharia, passou por projeto de restauro, que se caracterizou por dar modernidade ao local. Inicialmente, em 1997, a ideia era construir um complexo, que incluiria um museu com o nome de Pelé, no Emissário Submarino. Mas o local não seria capaz de suportar toda a estrutura e o projeto foi anulado. A obra do museu começou mais de 10 anos depois, em 2010,

após a doação do prédio à prefeitura, que até então pertencia ao governo do Estado de São Paulo. O Museu Pelé é gerido pela Secretaria de Turismo da Prefeitura de Santos desde março deste ano. A atual administração aposta em uma integração com atrações do Centro Histórico de Santos para fomentar a divulgação. De acordo com a secretária de Turismo, Miriam Guedes de Azevedo, o maior público de visitantes é composto por estrangeiros. Ela conta que o objetivo é promover atrações que possibilitem que o próprio santista conheça o local. Uma delas

é o Bonde Arte, que percorre vários locais do Centro. A parada final do bonde articulado é justamente o Museu Pelé, que chega a funcionar até mais tarde para que o público possa conhecer o local. Quer conhecer o Museu? É só ir até o Largo Marquês de Monte Alegre, 1, no Bairro Valongo, em Santos. Ele fica aberto de terça a domingo, das 10 às 18 horas (a bilheteria fecha 1 hora antes). A entrada custa R$ 10,00. Idosos, estudantes, pessoas com deficiência e professores da rede pública pagam meia. Aos domingos, os ingressos custam R$ 5,00 para todos os visitantes.

Um pouco de história: os Casarões do Valongo Formados por um conjunto arquitetônico de estilo neoclássico, os Casarões do Valongo foram construídos há quase 150 anos. Eles já abrigaram a Câmara e a Prefeitura de Santos, até então chamada de Intendência. A partir de 1940, os prédios foram ocupados por escritórios de café, bares e hotéis. Os casarões foram tomba-

dos em 1983. Em 1985 e 1992, dois incêndios deixaram os prédios às ruínas. A partir de 2010, eles passaram por um projeto de restauro, assinado pelo arquiteto Ney Caldatto, que se caracterizou por dar modernidade ao local. Hoje, são a sede do Museu Pelé, que abriga milhares de peças do acervo pessoal do Atleta do Século.

maissantos.com.br 69


HOROSCOPO ÁRIES Terá a sensação de que será capaz de viver e resolver qualquer impasse. Lógico que no trabalho terá a eficiência de resolver um bom negócio. Com o seu regente transitando no signo de aquário, só tenha cautela para não ficar ansioso em demasia e querer viver o futuro, esquecendo-se do momento presente.

TOURO Excelente momento para investir no amor. Vale a pena se atirar na conquista, sendo franco e mostrando seus verdadeiros sentimentos. Aproveite para fazer tudo de modo afetuoso, demonstrar carinho, tanto com palavras como com gestos. Só tenha cautela com as compras, poderá adquirir coisas supérfluas, que só levarão ao consumismo.

GÊMEOS Vai preferir o silêncio a falar em demasia, por isso, evite as viagens de palavras ou de pessoas que falam demais e fazem pouco. Estará mais racional, por isso, os trabalhos intelectuais e minuciosos são favorecidos. Leia com atenção tudo que leve seu nome ou assinatura.

CÂNCER Estará à mercê de suas emoções, por isso, as situações vão afetá-lo mais e qualquer ofensa será difícil de esquecer. Então, evite os embates, principalmente familiares. Se sentir que vai discutir, dê uma volta, descanse a sua mente. Não provoque o estado emocional de ninguém. Respire e pense mais.

LEÃO Esteja presente em todos os eventos, mesmo os mais simples. Sentirá a vida fluir com facilidade e menos resistência. A fertilidade estará em alta em todos os sentidos. Terá a clareza do sol iluminando as emoções, por isso, não haverá desejos contraditórios.

70 maissantos.com.br

POR SILVIA HELENA FRANCISCO

SAGITÁRIO

Com o sol transitando quase todo o mês no seu signo, deverá ter cautela com o consumo exagerado de comida e bebida. Melhor não esperar por favores de ninguém, pois talvez não se concretizem como deseja, principalmente em nível profissional. Evite tomar decisões definitivas de vida enquanto não tiver completado aniversário, e começando um novo ciclo de sua vida. VIRGEM A sua vida profissional estará sendo notada. Até mesmo um simples ato que possa levá-lo à ação será voltado para o resultado, ou seja, a aparência. Por isso, procure ter hábitos saudáveis e, se estiver fazendo algo de que não esteja gostando, procure mudar de forma imediata, para causar admiração por si e pelos outros à sua volta.

LIBRA Como está mais carente emocionalmente, evite ficar expondo em demasia seu lado sentimental. As palavras não corresponderão ao que quer transmitir. Verifique horários do que foi agendado, veja o trânsito e o clima, esteja atento ao momento. Na saúde, observe se não está se estressando por situações que já fizeram parte de seu passado.

ESCORPIÃO A palavra de ordem é manter a calma e não levar as situações para o terreno pessoal, principalmente se for com relação a vizinhos ou parentes por afinidades. Divergências devem ser contornadas para evitar confrontos que poderão ser definitivos e ainda com familiares sanguíneos. Fazer um mergulho e observar as próprias emoções trará um esclarecimento a respeito delas.

CAPRICÓRNIO Não entre em desespero se alguma coisa na sua vida profissional não está certa ou está insegura. Evite criticar os outros, assim, também não se sentirá criticado, principalmente por questão de horário. Tenha mais pensamentos positivos. A palavra dada terá uma tendência a se manter. Organize mais a sua vida, o dia tem 24 horas, então, utilize-o sabiamente.

AQUÁRIO Com os dois planetas dedicados ao amor transitando no seu signo, estará estabelecendo resultados bem positivos no plano sentimental. Esse aspecto facilita flertes, papos animados e encontros. A interação social estará beneficiada. Festas, eventos e reuniões sociais estão em alta. Resgate alguns amigos antigos ou vá a lugares que lembrem situações que viveu de alegria, isso lhe trará boas surpresas.

PEIXES O melhor será quando puder descansar. A sua energia e sua imunidade estão em baixa, por isso, respeite seus limites, redobre sua atenção, pois estará mais distraído e propenso a se iludir com mais facilidade. Ao mesmo tempo, verá um problema ser desfeito quase como milagre. Se precisar, peça ajuda. Se precisarem, ofereça ajuda.


DÚVIDAS, SUGESTÕES OU CRÍTICAS

WHATS APP

CELLULA MATER

( XX ) 11.95852.1967

M R

2

maissantos.com.br 71


72 maissantos.com.br


REVISTA MAIS SANTOS - DEZ/JAN 2016 - 2017