Page 64

// health

Procedimentos Um cirurgião bariátrico experiente deve dominar várias técnicas para adequá-las a cada caso, paciente e necessidade. É o que afirma Dr. Marcos, um dos pioneiros da videolaparoscopia (cirurgia minimamente invasiva), na Bahia, desde 1991. “Os pacientes diferem em sexo, idade, constituição corporal, tipo de doença associada, hábitos alimentares, etc. Independente do modelo técnico utilizado, as cirurgias podem ser feitas por via aberta, ou por videolaparoscopia, que é muito utilizada atualmente porque traz um enorme ganho de segurança, conforto e eficácia”, diz.

Existe uma infinidade de procedimentos cirúrgicos, cada um com suas vantagens e riscos. Dr. Marcos Leão aponta quais são os tipos:

Cirurgia de Scopinaro e o Switch Duodenal É a associação entre “sleeve” e desvio intestinal, o que diminui a absorção dos alimentos e mexe com os hormônios que controlam a fome e a saciedade. 85% do estômago são retirados nessa técnica, mas a anatomia básica do órgão é mantida.

Banda gástrica ajustável ou Cirurgia do Anel

Gastrectomia Vertical ou “Sleeve”

“Bypass” Gástrico ou Cirurgia de Fobi-Capella

Um anel de silicone inflável é instalado e ajustado ao redor do estômago, apertando o órgão. Isso torna possível um controle no esvaziamento do estômago. Essa técnica é segura e eficaz, representando 5% dos procedimentos realizados no Brasil.

Nesse procedimento, a maior parte do estômago é retirada, ficando na mesma espessura do intestino, o que contribui para a redução da quantidade de alimento ingerido. O resultado é positivo para o controle da hipertensão, do colesterol e triglicérides.

Essa técnica combina a restrição alimentar com a desabsorção intestinal e é a mais utilizada atualmente. A elasticidade e capacidade são reduzidas porque parte do estômago é grampeada e isolada, criando um reservatório de aproximadamente 50ml. fonte www.sbcb.org.br

64 Cidadelle

Revista Cidadelle - Ed.03  

Publicação de luxo voltada para a classe A. 10.000 exemplares auditados são distribuídos em Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Porto Seguro, Salvador...

Revista Cidadelle - Ed.03  

Publicação de luxo voltada para a classe A. 10.000 exemplares auditados são distribuídos em Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Porto Seguro, Salvador...

Advertisement