Page 1


Jim Morrison

“A arte de ser louco é jamais cometer a loucura de ser um sujeito normal.’’

“Não se venda: Você é tudo o que tem.’’ Janis Joplin

Raul Seixas

IMAGENS :: DIVULGAÇÃO

“Se as portas da percepção forem abertas, as coisas irão surgir como realmente são: infinitas.”

Entre os artistas que colocaram o Live Aid e o Dia do Rock na história estão Queen, Led Zeppelin e U2

PROGRAMA MONDO POP 80 Com Rodrigo Knack QUINTAS 22 h / SÁBADOS 14 h Rádio Univali FM 94,9 MHz ou pela internet www.univali.br/radio

O Dia Mundial do Rock nasceu nos anos 80 O Dia Mundial do Rock nasceu de um movimentohumanitário.Oestilomusical,sempre conhecido como rebelde e contestador, também tem papel fundamental na conscientização mundial. Exemplo disso foi o Live Aid, realizado em 13 de julho de 1985 simultaneamente nos EUA e na Inglaterra, que arrecadou fundos e chamou atenção para os problemas da fome na África e Etiópia. Transmitido ao vivo para todo o mundo pela BBC, estima-se que foi assistido por mais de 1 bilhão de pessoas. O mega evento, idealizado pelo inglês Bob Geldof, reuniu nomes de peso do rock como The Who, U2, Sting, Dire Straits, Paul McCartney, Mick Jagger, Madonna, Queen e Led Zeppelin, só para citar alguns. O sucesso do Live Aid de 1985 foi tão #4

estrondoso que a Organização da Nações Unidas (ONU) instituiu a partir deste evento a data de 13 de julho como o Dia Mundial do Rock, uma homenagem mais do que justa. Aqui no Brasil, em janeiro deste mesmo ano aconteceu a primeira edição do Rock In Rio, com uma lista gigantesca de grandes bandas internacionais como AC/DC, Whitesnake e também Queen. O país vivia a explosão do rock nacional, com bandas como Paralamas do Sucesso, Blitz e RPM estourando nas paradas e abrindo caminho para uma geração de roqueiros “made in Brazil”, que até hoje fazem a cabeça de milhares de pessoas, em uma pura demonstração de que o BOM rock nunca vai morrer. Pelo contrário, é igual whisky: quanto mais tempo passa, melhor fica.


é Z

RAMA

AQUI COMUNICAÇÃO

Na FENAPI, o público cantou e dançou com os shows com acesso gratuito, entre eles Zé Ramalho

Ele nasceu na pequena Brejo do Cruz (PB), em 03 de outubro de 1949. Filho de uma professora com um seresteiro, José Ramalho Neto sempre esteve identificado com os sons e a cultura do nordeste.

O que fez a fama de Zé Ramalho no mundo musical foi, além da identificação com as raízes, a mistura dessa cultura com diversas influências. Misturando rock, MPB, quadrinhos, poesia, mitologia e aproximando Bob Dylan dos repentistas, Zé Ramalho coloca em suas letras visões do dia-a-dia, poesias românticas, críticas sociais e uma apurada linguagem, ao mesmo tempo erudita e popular, como só ele consegue fazer.

poesia, viagens e musicalidade

ZÉ RAMALHO -

Até as décadas de 70 e 80, Zé Ramalho era conhecido por suas composições complexas e cultuado em segmentos restritos. A entrada de suas músicas em novelas (como, por exemplo, Admirável Gado Novo), os duetos e os recentes álbuns de covers para Raul Seixas, Bob Dylan e Jackson do Pandeiro, abriram as portas para Zé Ramalho tornar-se um sucesso também popular. Hoje Zé Ramalho agita o público em seus shows repletos de ritmo, delírios e poesia, sem deixar de lado a mistura de estilos e as influências que fazem deste nordestino um dos mais importantes artistas da nossa música.

DIVULGAÇÃO

LEANDRO C. DE SOUZA

LHO

AQUI COMUNICAÇÃO

Feira de Negócios contou com empresas e representação da cultura local

AQUI COMUNICAÇÃO

Na 10ª FENAPI, muita diversão, negócios, cultura e shows gratuitos Balneário Piçarras em festa, com música, gastronomia e apresentações culturais. Em sua 10ª edição, a Fenapi trouxe muita gente nos quatro dias de festa, entre 08 e 11 de julho. Segundo levantamento da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte (Setuce), mais de 40 mil pessoas passaram pela festa, que teve entrada gratuita em todas as atrações, inclusive nos shows nacionais. Zé Ramalho abriu a festa e levou mais de 10 mil pessoas para dançar, No encerramento, Gian e Giovani reuniram mais de 15 mil pessoas para cantar os sucessos desses dois grandes nomes da música brasileira. Completaram a festa a deliciosa gastronomia e as apresentações de grupos regionais, capoeira, fanfarra, cultura açoriana e muitas outras atrações. Quem foi, curtiu.

3

#4


IMAGENS DESTA PÁGINA, EXCETO INDICADAS :: AQUI COMUNICAÇÃO

Delícias de inverno: bolos e tortas

Café quentinho e petiscos em um ambiente acolhedor Ao lado da Igreja Matriz, no centro de Penha, o Café da Praça proporciona um ambiente gostoso, onde podemos tomar um café quentinho batendo um papo e saboreando pastéis, salgados e doces. Destaque especial para a empada de camarão, com tempero especial e recheio de verdade. Além disso, o Café da Praça tem várias opções em lanches, porções e bebidas, com qualidade e bom atendimento.

Neste frio é impossível resistir a um delicioso bolo ou torta. Na Panificadora Paulista tem muitas variedades em bolos, tortas e doces especiais, feitos para quem tem bom gosto. Em pedaços, bandejas ou sob encomenda para festas, são opções deliciosas, que levam os ingredientes especiais e o ótimo atendimento que é tradicional em Navegantes. Av. Cons. João Gaya, 484, Centro, Navegantes

No almoço, jantar ou na empresa, sabor de verdade

4

IMAGENS DESTA REPORTAGEM :: DIVULGAÇÃO

#4

Segunda a Sábado, das 08 às 20 h Av. Nereu Ramos, 144 Centro, Penha 47 3345 3184

PRÁTICO E DELICIOSO A qualidade do cardápio Porto Seguro agora está também à disposição diretamente nas empresas. São opções de marmitex tradicional, executiva com ou sem salada. Tudo com o tempero especial e a qualidade de ingredientes, acondicionadas em embalagens especiais e com entregas programadas. Consulte as opções especiais de faturamento e quantidades com descontos.

ALMOÇO COM GRELHADOS Que tal saborear no almoço um delicioso filé de peixe ao molho de alcaparras? Quem sabe uma alcatra grelhada, picanha ou bisteca? Agora no Porto Seguro o almoço é a la carte, com opções em grelhados a preços incríveis. De segunda a sexta, das 11 às 13:30 horas.

FRIO? QUE TAL UMA SOPA? Outra novidade para aquecer as noites frias são os Sabores do Inverno. São sopas e caldos com temperos especiais, bem servidos de ingredientes e sabor delicioso. Entre as opções, caldo de feijão, de peixe, sopa de frutos do mar, canja, carne (bastante, por sinal), sopa de legumes, vaca atolada e muito mais.

FONDUE: IRRESISTÍVEL Originária da fronteira entre a Suíça e a França, a fondue é um dos mais desejados pratos de inverno. Em um recipiente especial (rechaud), são colocados os ingredientes salgados, (queijo), ou doces (chocolate). Uma lamparina mantém aquecido o rechaud enquanto acompanhamentos são mergulhados e depois saboreados. Perfeito para casais, famílias e amigos.



Uma atividade física que proporciona muito prazer e tem benefícios para diversas partes do corpo. Sentir a água, movimentar e cuidar da saúde de uma forma divertida. Assim é a hidroginástica. Fazer hidroginástica trabalha o condicionamento cardiovascular, os músculos e articulações. Pode ser praticada tanto por crianças quanto pelo pessoal da melhor idade. Gestantes também podem fazer hidroginástica. A atividade auxilia na prevenção de dores lombares, cervicais e também aumenta a circulação sanguínea nas pernas.

as diferentes faixas etárias e resultados. Os profissionais e equipamentos auxiliam no melhor rendimento na hidroginástica, de forma divertida e flexível.

EXERCÍCIO FEITO EM PISCINA AQUECIDA É BOM PARA O CORAÇÃO, A RESPIRAÇÃO, OS MÚSCULOS E O HUMOR

HIDROGINÁSTICA

O QUE A MUVUCA TEM AQUI COMUNICAÇÃO

O contato com a água dá a sensação de leveza, o que reduz o cansaço durante os exercícios. Outra vantagem é que o atrito com a água, junto com a pressão que exerce no corpo, ajudam a tonificar os músculos sem pesar.

47

#4

PISCINAS AQUECIDAS AMBIENTE CONFORTÁVEL HIDROGINÁSTICA PARA GESTANTES E A MELHOR IDADE PACOTES ESPECIAIS MENSAIS, TRIMESTRAIS E SEMESTRAIS, COM DESCONTOS

Os programas de hidroginástica da Academia Muvuca, em Navegantes, são desenvolvidos de acordo com

6

O gasto calórico médio em uma aula de hidroginástica de uma hora pode chegar a 400 Kcal, dependendo da intensidade do exercício. Além de fazer amigos, cuidar da saúde e aliviar as tensões do dia-a-dia, fazer hidroginástica é entrar em conexão com a água, afinal, 70 a 75% do nosso corpo é composto por ela.

3342.2240 R. DEP. NILTON KUCKER, 248 CENTRO NAVEGANTES SC

ABERTA DAS 07:00 ÀS 11:30 E DAS 13:30 ÀS 22 HORAS


Pilates

Trabalha o corpo e a mente através de exercícios físicos específicos, combinados com respiração e contrações.

Fisioterapia dermatofuncional (estética)

especialidade da fisioterapia que trata regiões linfáticas e estéticas como pele, abdômen e cintura.

Reflexologia

Técnica de reequilíbrio energético através da estimulação controlada de pontos nos pés ligados a glândulas de todo o corpo.

Em novo endereço, com profissionais qualificados, o Sintonia Studio Pilates trabalha reabilitações individuais e direcionadas. Conheça algumas das nossas especialidades! RPG - Reeducação Postural Global

Trata músculos e articulações através de trabalhos e exercícios integrados entre todas as partes do corpo. AGENDE SEU HORÁRIO

47 47

3342-5727 8837-3823

NOVO ENDEREÇO

Avenida João Sacavém, 318, Edificio Arthur Gaya Centro - Navegantes -SC

Terapia manual

Engloba conhecimentos de fisiologia, biomecânica, ergonomia e anatomia para tratar diversas disfunções e dores.

SIMONE DE ABREU PINHEIRO

f i s i o t e ra p e u t a | c re f i t o 8 5 9 6 4 | s p f i s i o @ h o t m a i l . c o m

Trabalho direto em regiões responsáveis pela postura, para correções e tratamento de desvios.

Tratamento de problemas de origem psicológica, traumas e inibições.

Reabilitação de joelhos

Técnica oriental qua trata pontos energéticos através de agulhas, para reequilibrar energias.

Sintonia Studio Pilates

Osteopatia

Psicologia

Acupuntura e acupuntura estética

Nutrição

Melhorias na saúde e qualidade de vida através de reeducação e balanceamento na alimentação.

Terapia Craniossacral

Das membranas e fluidos cerebroespinhais que protegem a medula e o cérebro até o final da coluna vertebral, a terapia trata disfunções físicas, motoras e associadas a funções neurológicas, além de muitos benefícios para quem tem dores de cabeça.

Partes fundamentais na mobilidade, os joelhos também devem ser alongados e tratados. Desvios nos joelhos causam dores e problemas em partes como pés, coluna, bacia, músculos e nervos.

Podoposturologia

Correções de desvios de posturas através de análises e uso de palmilhas terapêuticas especiais para cada caso.

TODAS AS IMAGENS DESTA PÁGINA :: DIVULGAÇÃO

7 #4


A administração familiar traz aos supermercados do grupo a proposta de fazer o cliente se sentir em casa. Esta conduta é transmitida aos funcionários e colaboradores e mantém a unidade do grupo, permitindo um controle eficiente de todos os processos gerenciais e melhores negociações com fornecedores. Profissionalismo é palavra chave no Grupo Vila Verde, com a contratação de colaboradores especializados, foco em resultados e crescimento. Desde a reformulação da marca, foi adotada uma política de padronização nos pontos de venda, aquisição de equipamentos com tecnologia de ponta e capacitação de pessoas. Para a diretoria do Grupo Vila Verde, este novo posicionamento tem como objetivo aumentar a identificação da marca com os clientes, oferecer 8

#4

www.grupovilaverde.com.br

E N T R E V I S TA VICTOR HUGO ALVES

Diretor do Grupo Vila Verde

Revista Livre :: Quantos itens o Grupo Vila Verde oferece? Victor Hugo:: Nosso mix de produtos hoje é de aproximadamente 20 mil itens. IMAGENS :: DIVULGAÇÃO

mercados & negócios

A

trajetória de sucesso do Grupo Vila Verde, ao longo de mais de 20 anos, é marcada pela identificação com os clientes. O crescimento do grupo vem colocando o Vila Verde entre os maiores supermercados da região, com abertura de novas lojas e ampliação das atuais.

:: Concepção artística da nova fachada do Supermercado Vila Verde unidade “matriz”, na Rua Nereu Liberato Nunes, 108, Navegantes

Solidez, identificação e mais espaço para o cliente

E após a reforma da loja matriz? Com o projeto de ampliação de nossa loja matriz, temos a expectativa de chegar a 25 mil itens, a introdução de novos produtos e novas marcas, promovendo uma maior variedade de opções aos consumidores como vinhos, destilados, queijos e carnes. Que tendências são aplicadas nesta reforma da loja? Ao longo desses 20 anos de existência e prestação de serviços a comunidade, nossa loja matriz passou por diversas modificações e adaptações, para dar ao consumidor navegantino maior comodidade e conforto em suas compras, assim, continuaremos priorizando o conforto de


A ampliação da unidade matriz vai aumentar a área construída, atualmente de 1.200 m², para cerca de 2.500 m² apenas para venda, mais 1.000 m² para estoque. Só de estacionamento serão cerca de 100 vagas atendimento de qualidade e produtos das melhores marcas com os melhores preços.

Ampliação

Com três lojas na cidade de Navegantes, uma em Penha e uma em Balneário Camboriú, o Grupo Vila Verde continua sua expansão, agora voltando as origens. A unidade matriz, localizada no centro de Navegantes, está em ampliação para proporcionar ainda mais

nossos clientes. Vamos dar a loja uma característica de loja de grandes centros. Novos projetos em vista? O Grupo Vila Verde está investindo também na reformulação das filiais, padronização em seus equipamentos, processos, layout e, principalmente, destaque para as cores padronizadas e fachadas das lojas. Com o crescimento que o Grupo Vila Verde vem apresentando, a diretoria estuda ainda a criação de um centro de distribuição (CD), para atender as lojas com mais agilidade e, consequentemente,

conforto para os clientes. Victor para os clientes. Com isso, a Hugo explica que esta reforma vai relação entre o Supermercado Vila aumentar a área construída. Verde e o cliente será ainda mais O projeto, com linhas modernas, aproximada, reforçando a imagem acompanha as tendências de supermercado para a família. mundiais do setor e vai oferecer A tecnologia também aos clientes amplos corredores, estará presente, para agilizar melhor exposição dos produtos, e proporcionar mais conforto organização e espaços durante as compras. diferenciados. Entre Victor Hugo não :: Concepção artística: área interna de vendas eles, um local para revela ainda todos os cursos culinários, detalhes, mas adianta palestras e eventos que as novidades vão

reduzir ou, se possível, eliminar a ruptura de produtos nas lojas, que no momento é o maior problema do varejo. Em relação aos produtos, além das novas opções, o que vem de novidade para os clientes? Há muito tempo o Vila Verde é reconhecido por sua qualidade no atendimento e, principalmente, nos produtos oferecidos a seus clientes. Somos referência em carnes, não só pela qualidade, mas, pela confiança de procedência de nossos produtos

deixar o Supermercado Vila Verde ainda mais moderno, bonito e confortável, como o cliente merece. As novidades vêm firmar cada vez mais as bases sólidas do Grupo Vila Verde, construídas desde o início dos anos 90 com muito trabalho, profissionalismo e respeito pelo cliente na qualidade dos produtos, atendimento diferenciado, entregas em domicílio em veículos novos, investimentos em marketing, eventos e ações para a comunidade.

e a higiene que apresentamos em nossos setores de carnes, frios, padaria, hortifruti e na loja como um todo. O setor de hortifruti, inclusive, está passando por uma mudança gradativa, tanto na apresentação do espaço como nos produtos. Aos poucos estão sendo introduzidas novas variedades de frutas, verduras e legumes, que vêm atender a solicitação e necessidade não só de nossos clientes, mas da própria cidade. Solidez na marca: na sua opinião, que fatores são responsáveis?

Uma marca, uma empresa, não se faz da noite para o dia. Uma marca se constrói com seriedade, parcerias, respeito por seus clientes e, principalmente, por seus funcionários que são seu bem maior. O Grupo Vila Verde se orgulha de ter seguido estes critérios e se consolidar no mercado varejista de Navegantes como uma empresa sólida, respeitada, com valores e princípios. Hoje, o Grupo Vila Verde não é visto e reconhecido só como uma grande empresa, mas como um ótimo parceiro por nossos fornecedores e clientes. 9

#4


Visual exclusivo e de bom gosto. Distribuição dirigida.

Uma nova era em serviços de excelência Em localização privilegiada, na Avenida João Sacavém a apenas uma quadra da praia central de Navegantes, o antigo Posto Nova Era mudou completamente. Agora, a qualidade dos combustíveis ALE soma-se a ampliação da oferta de serviços e a nova direção. Com isso, a identidade visual ganhou as cores azul e vermelha, padrão da distribuidora, e a logomarca foi reestilizada pela Aqui Comunicação. A marca Nova Era foi modernizada e ganha o conceito “Combustíveis & Cia”, pois engloba

os serviços de lava a jato, troca de óleo e completa conveniência. Mais do que apenas um posto, o Nova Era agora é um centro de serviços para o seu carro, com promoções especiais e serviços de excelência. Conheça as ofertas em óleos para motor de carros e motos, aditivos e filtros. Aberto todos os dias das 07 horas da manhã até a meia-noite, o Nova Era Combustíveis & Cia aceita os cartões Visa, Mastercard, Util Card, Personal Card e convênio com a ASPMN.

Avenida João Sacavém, 959, Centro, Navegantes.

47

Qualidade e profissionalismo em comunicação, desde 2002 transformando ideias em resultados. Um produto diferenciado, para empresas e leitores diferenciados. Saia do comum. Venha fazer parte!

3342-6902 47

9147-8941

revistalivresc@gmail.com

Motociclistas rumo a Navegantes: vem aí o 6º Motonave Os amantes das duas rodas podem começar a esquentar os motores para a sexta edição do Motonave, Encontro Nacional de Motociclistas, que acontece nos dias 27, 28 e 29 de agosto na Avenida Beira-Mar de Navegantes. O Motoclube Anjos da Liberdade, organizador do evento em comemoração ao aniversário do grupo e da cidade, espera repetir o sucesso do ano passado e prepara uma grande festa com shows de weeling (manobras radicais), feira de motos, peças e acessórios, muita comida boa, cerveja gelada e, lógico, rock´n´roll! Em 2009, mais de 30 mil motociclistas de todo o Brasil vieram a Navegantes e fizeram uma mega festa, com motos espetaculares, clássicas e também exóticas. A entrada é gratuita em todas as atrações.

DIVULGAÇÃO

AQUI COMUNICAÇÃO

Conteúdo leve e informativo.


Novo Chevrolet Malibu em apresentação a imprensa A Marambaia Veículos, concessionára Chevrolet em Balneário Camboriú, fez a apresentação para a imprensa de seu lançamento para o segmento luxo: o Malibu. Os jornalistas conheceram detalhes do lançamento, importado dos Estados Unidos e que conta com itens especiais de série como acabamento em couro, rodas de alumínio 18 polegadas, piloto automático e computador de bordo, sistema de estabilização, ajuste e aquecimento dos bancos dianteiros. Segundo Osmar Nunes Filho, diretor da Marambaia Veículos, o Malibu oferece diversos itens de conforto, potência e tecnologia, além de ser considerado “top” em seguança nos EUA pelo número de airbags e sistemas de distribução de tração. Os modelos estão disponíveis na Marambaia Veículos.

eventos & acontecimentos

Personalidades e empresas recebem prêmio em Balneário Camboriú As pessoas e empresas que se destacaram em diversos segmentos no ano de 2009 receberam em 25 de junho o Prêmio Excelência e Qualidade Catarinense. O prêmio é promovido pela Story Eventos, sob o comando e experiência de Carlos Story, com base em pesquisa realizada pela ABN Pesquisas, de Curitiba. Entre os homenageados estavam médicos, advogados, profissionais liberais, empresas de diversos setores, imprensa e personalidades como a prefeita de Camboriú, Luzia Lourdes Coppi Mathias, além da Associação de Micro e Pequenas Empresas de Balneário Camboriú (AMPE, veja reportagem na próxima página).

TODAS AS IMAGENS DESTA PÁGINA :: AQUI COMUNICAÇÃO

Agenor dos Passos: 80 anos de amizade e caráter com festa surpresa solidária Nascido no bairro da Barra, em Balneário Camboriú, Agenor dos Passos é uma referência quando o assunto é companheirismo, alegria e vitalidade. Aos 12 anos foi para São Paulo estudar, morou em Poços de Caldas (MG) e aos 60 anos voltou a Balneário Camboriú. Ao completar oito décadas, muitas delas a serviço das pessoas mais necessitadas, Agenor teve uma comemoração a altura. Integrante ativo do Lions Clube, Agenor foi surpreendido com uma grande festa surpresa, que aconteceu no Lions de Balneário Camboriú em 05 de julho e reuniu familiares, amigos e companheiros leões. Com celebração religiosa, muita música e diversão, o melhor da festa foram os presentes: cestas de alimentos, doadas a entidades assistenciais. Nossa homenagem e desejos de muita vida a este grande homem!

11

#4


A M P E

Associação de Micro e Pequenas Empresas de Balneário Camboriú

LIVRE ASSOCIATIVISMO CDL

AQUI COMUNICAÇÃO

AMPE - BC

recebe prêmio de excelência em qualidade A Associação de Micro e Pequenas Empresas de Balneário Camboriú AMPE BC, recebeu o Prêmio Excelência em Qualidade Catarinense, realizado pela ABN Pesquisas, de Curitiba, e Story Eventos em 25 de junho. Na categoria de associações empresariais, a AMPE teve o reconhecimento por seu trabalho associativista pelas micro e pequenas empresas em Balneário Camboriú e região. Com uma trajetória de 14 anos de existência, a AMPE tem um histórico de participação em grandes mobilizações nacionais,

como a movimentação que resultou na Lei Complementar nº 123, conhecida como a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, em vigor desde 2008. A AMPE também apoia e está engajada na ampliação do chamado Microempreendedor Individual (MEI), criado pela Lei Complementar nº 128 e que permite a formalização de pessoas como empresas, estimulando setores como prestadores de serviço, artesãos, autônomos e trabalhadores rurais. Este prêmio reconhece também o trabalho conjunto dos núcleos setoriais, a exemplo das farmácias associadas, que somaram forças e hoje crescem e beneficiam a população. Receberam o prêmio em nome da AMPE BC o presidente, Nivaldo Ávila dos Santos, e o vicepresidente Wilson Petter Junior.

Câmara de Dirigentes Lojistas de Balneário Piçarras DIVULGAÇÃO

Wilson (esquerda) e Nivaldo (direita): prêmio reconhece trabalho associativista

O impacto da

Substituição tributária

nas micro e pequenas empresas O regime de substituição tributária, que antecipa o recolhimento do ICMS direto na fonte, desde maio incluiu novos setores. Com isso a sonegação fiscal deve ser reduzida, resultando em mais arrecadação para os cofres públicos. O regime vem causando polêmica, principalmente entre as micro e pequenas empresas, que acreditam em aumento na carga tributária, possibilidade admitida inclusive pela Secretaria da Fazenda. Em alguns casos, o regime de substituição tributária pode até inviabilizar negócios, que não vão conseguir competir com as empresas maiores. Por exemplo, empresas optantes pelo Simples Nacional pagam de 1,25% a 3,95% em impostos sobre faturamento, através da substituição tributária passam a pagar enre 17% e 25%. A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do estado (FCDL-SC), vem constantemente negociando com a

Fazenda Estadual uma política diferenciada, com alíquotas reduzidas para as micro e pequenas empresas. Sérgio Medeiros, presidente da FCDLSC, lembra que as micro e pequenas empresas são responsáveis por 90% dos empregos no estado de Santa Catarina e não podem ser penalizadas com aumento de impostos. Roberto Danker, presidente da CDL de Balneário Piçarras, considera inaceitável o aumento da carga, pois as micro e pequenas empresas perdem competitividade com este regime. “Não pedimos nenhuma renúncia fiscal do governo, só não concordamos com o aumento de impostos para o setor produtivo, especialmente para as empresas enquadradas no Simples, que ficam cada vez mais fragilizadas em termos de competitividade”, observa. O modelo, quando adotado para alguns produtos, como colchões e eletrodomésticos, acaba provocando um custo maior ao pequeno lojista, o que coloca em risco o #4

12


13

Uma das ações da ACIN que vem chamando a atenção de associados são as reuniões itinerantes. A mais recente, em 20 de julho, aconteceu na Portonave, Terminais Portuários de Navegantes. A reunião, presidida por Vinicio Bortolatto, presidente interino, reuniu empresários para conhecer o prêmio Ser Humano SC 2010, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos de Santa Catarina (ABRH-SC). O prêmio vai reconhecer cases de sucesso na área de gestão de pessoas, em três categorias, com inscrições abertas até 27 de agosto pelo site www.premioabrhsc.com.br. A Portonave recebeu da ACIN uma homenagem pela conquista do prêmio Empresa Cidadã da ADVB 2010. O terminal portuário concorreu na categoria Participação Comunitária, com o case “Portonave de Todos, de mãos dadas pela responsabilidade social” e foi um dos 15 premiados entre 40 inscritos, sendo a única empresa do Vale do Itajaí a receber o prêmio. Vinicio Bortolatto, em nome da diretoria da ACIN, entregou uma placa ao diretor Superintendente Operacional da Portonave, Rene Duarte. AQUI COMUNICAÇÃO

desempenho da sua atividade, alerta o presidente da CDL. Por isso o segmento negocia saídas com a Secretaria da Fazenda, que podem ser a mudança na forma de cobrança do imposto pelo Confaz - conselho que define mudanças no ICMS no país - ou revisão de alíquotas. Conforme Roberto, a alteração é necessária para que o varejo, que participa do Simples Nacional, possa continuar se beneficiando das menores alíquotas tributárias. “Para empresas optantes do Simples, as alíquotas do ICMS variam de 1,25% a 3,95%. Com a substituição, isso cai e as empresas têm que pagar as mesmas alíquotas das maiores companhias, antecipadamente”, afirma. Com referência as vantagens na mudança, Roberto destaca o possível fim da sonegação. Para o presidente da CDL, todos terão preços parcialmente igualados, acabando assim a concorrência desleal. “A indústria só poderá vender com nota fiscal e o comerciante terá que repassar o seu produto de forma legalizada. Sendo assim o governo não terá mais perdas com a sonegação, e acredito que este é o caminho, a exemplo dos países de primeiro mundo”. Porém, lembra Roberto Danker, deve-se estudar bem como se implantar o sistema sem contrair prejuízos às classes envolvidas. “Como em outros exemplos, a ‘vacina’ do governo demora mas quando vem, vem com tudo... ou mata ou cura, doa a quem doer!”

AQUI COMUNICAÇÃO

ACIN faz reunião itinerante e homenageia Portonave

Roberto Danker, presidente da CDL de Balneário Piçarras: aumento de impostos é inaceitável

ACIN

ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL DE NAVEGANTES

Vinicio Bortolatto assume presidência interina O empresário Vinicio Bortolatto assumiu em 13 de julho a presidência interina da ACIN. José Gonzaga dos Santos pediu afastamento para cuidar de assuntos particulares e Vinicio Bortolatto, vice-presidente para assuntos Aeroportuários e Turismo da entidade, deve ficar no cargo de presidente por 40 dias.

Nova adesão ao Util Card: mais 300 cartões Uma das maiores empresas de Navegantes é a nova conveniada ao Util Card da Associação Empresarial (ACIN), cartão de benefícios que valoriza as empresas da cidade. O Grupo MEG firmou convênio para a utilização do Util Card por 300 colaboradores da empresa. Firmado em 09 de julho, o convênio entre a ACIN e a MEG eleva o número de cartões ativos para cerca de 2500 Util Card apenas em Navegantes, reforçando a posição de destaque do município entre as associações empresariais do estado. A vantagem do Util Card é a facilidade no gerenciamento dos recursos humanos

e financeiros das empresas. Além disso, é um estímulo ao consumo por parte dos colaboradores em empresas da cidade, através de descontos para o uso do Util Card, promovendo desenvolvimento também no comércio e serviços de Navegantes. O presidente da ACIN, José Gonzaga dos Santos, comemorou mais este convênio. “O Util Card incentiva o consumo no comércio local fazendo com que os recursos fiquem no município. Certamente o volume de transações vai crescer e isso é muito importante para a economia do município”, destacou.

Convênio com Academia Muvuca dá descontos Associados da ACIN têm mais uma vantagem para cuidar da saúde. O novo convênio com a ACADEMIA MUVUCA dá desconto de 50% na matrícula e de 10% nas mensalidades.

Ótima oportunidade para fazer exercícios, natação ou hidroginástica. Mais informações na Academia Muvuca pelo telefone 3342-2240 ou na ACIN, pelo telefone 3342-2037.


úteis

BALNEÁRIO PIÇARRAS

Rodoviária 3345-0848 190 | 3345-0190 Polícia Militar 3345-0211 Delegacia - Polícia Civil 0800.480196 | 3345-0411 Celesc 3345-0739 Casan

PENHA Polícia Militar 190 | 3345-5690 Delegacia - Polícia Civil 3345-0777 Bombeiros Voluntários 193 | 3345-1001 Detran 3345-8645 Celesc 0800.480196 | 3345-0193 Casan 3345-5191 Procon 151 | 3345-8645

NAVEGANTES Polícia Militar 190 | 3342-2090 Delegacia - Polícia Civil 3342-1099 HOSPITAL 3342-2225 BOMBEIROS 3342-1253 Celesc 0800.480196 | 3342-1091 DAE - água e Saneamento 3342-2794 Procon 151| 3319-0368

ITAJAÍ HOSPITAL / MATERNIDADE 3249-9400 Polícia Militar 190 | 3348-1302 Delegacia - Polícia Civil 3348-6000 BOMBEIROS 3348-1621 Celesc 0800.480196 |3341-2000 SEMASA 3344-9000 Procon 151| 3248-8174

BALNEÁRIO CAMBORIÚ HOSPITAL 3367-4411 Polícia Militar 190 | 3261-5500 Delegacia - Polícia Civil 3367-0262 BOMBEIROS 3367-0193 Celesc 0800.480196 |3341-2155 EMASA 0800-6433115 Procon 151| 3366-6144 RODOVIÁRIA 3367-2901 Polícia Rodoviária Federal 191 | 3456-5023 Delegacia de Polícia Federal 3249-6700 Anatel 133 | (48) 3212-7000 Condições das estradas 0800-725-1771 SAMU 192 14

#4

indicativo p ro d u t o s & s e r v i ço s

1

Penha :: AGROPECUÁRIA DO ZECA Av. nereu Ramos, 363 - centro (47) 3345.0927 :: CAFÉ DA PRAÇA AV. NEREU RAMOS, 144 CENTRO (47) 3345-3184 :: SUPERMERCADOS VILA VERDE AV. EUGÊNIO KRAUSE, 2516 (47) 3345-9900 :: VINICIO BORTOLATTO MATERIAIS P/ CONSTRUÇÃO R. NILO ANASTÁCIO VIEIRA, 470 CENTRO (47) 3347-1131

Navegantes :: acin - associação empresarial de navegantes Av. joão sacavém 791 1º andar centro (47) 3342-2977 :: ACADEMIA MUVUCA R. DEP. NILTON KUCKER, 248 (47) 3342-2240 :: PANIFICADORA PAULISTA AV. CONS. JOÃO GAYA, 484, CENTRO

IMAGENS :: AQUI COMUNICAÇÃO

telefones

3 Duas cidades com paisagens únicas completam anos de emancipação no mês de julho. De um lado Penha, com sua história nascida da pesca, das armações baleeiras e das tradições açorianas. De outro, Balneário Camboriú, de um antigo vilarejo de veraneio para uma das cidades que mais atraem turistas na América do Sul. Penha, que chega aos 52 anos de emancipação em 19 de julho, é sede do maior parque temático da América Latina, mas as verdadeiras joias estão em seus 31 km de orla com muita natureza, costões e 19 praias, certamente entre as mais lindas do litoral norte. Quem já teve a oportunidade de apreciar uma

IMAGENS DE PENHA 1.LAGOA DO QUINCALUDO, BERÇO DE ESPÉCIES NATIVAS. 2. PRAIA DA ARMAÇÃO. 3. BARCO DE PESCA NA PRAIA ALEGRE. 4. BACIA DA VOVÓ: RECANTO DE TRANQUILIDADE. 5. PRAIA GRANDE, AO FUNDO COM A PONTA DA VIGIA

(47) 4113-0127

:: PORTO SEGURO RESTAURANTE E CHOPERIA R. ANIBAL GAYA, 356, CENTRO (47) 3342-3171 :: SUPERMERCADOS VILA VERDE R.NEREU LIBERATO NUNES, 108 (47) 3347-9000 R. NEREU LIBERATO NUNES, 259 (47) 3319-3992 AV. PREF. JOSÉ JUVENAL MAFRA, 1207 (47) 3342-1774 :: VINICIO BORTOLATTO MATERIAIS P/ CONSTRUÇÃO AV. PREF. JOSÉ JUVENAL MAFRA, 4000, GRAVATÁ (47) 3342-7075

2

:: CENTRO DE PINTURAS RENNER AV. PREF. JOSÉ JUVENAL MAFRA, 340 (47) 3342-5833 :: STUDIO SINTONIA PILATES AV. JOÃO SACAVÉM, 318, CENTRO (47) 3342-5727 :: NOVA ERA COMBUSTÍVEIS & CIA. AV. JOÃO SACAVÉM,

Itajaí

:: ITAJAÍ SHOPPING RUA SAMUEL HEUSI, 234 CENTRO (47) 3348-4609

PUBLICAÇÃO DA AQUI COMUNICAÇÃO CNPJ 08.862.850/0001-00

Balneário Piçarras

EDITOR / LAYOUT :: RODRIGO KNACK DRT 4476 PR DIRETORA COMERCIAL :: M. R. KULKA CONTATOS :: 47. 9147 8941 / 47 8434-2286

Balneário Camboriú

CIRCULAÇÃO :: DIRIGIDA NAS CIDADES DE PENHA, BALNEÁRIO PIÇARRAS, NAVEGANTES, ITAJAÍ, BALNEÁRIO CAMBORIÚ E CURITIBA TIRAGEM :: 2 MIL EXEMPLARES

:: cdl - câmara de dirigentes lojistas av. emanoel pinto, 179 CENTRO (47) 3345-4653

:: AMPE - ASSOCIAÇÃO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS AV. DO ESTADO, 3905 CENTRO (47) 3363-1039 :: SUPERMERCADOS VILA VERDE QUINTA AVENIDA, 1480 (47) 3363-9009

CONTEÚDOS PUBLICITÁRIOS OU REPORTAGENS ASSINADAS E/OU COMERCIAIS SÃO DE RESPONSABILIDADE DE SEUS AUTORES. REPRODUÇÃO PROIBIDA SEM AUTORIZAÇÃO.

Paisagens em festa


7

4

de cicloturismo da Costa Verde & Mar, as cidades apresentam aos aventureiros locais inimagináveis de alcançar apenas com carros. Um convite a troca - mesmo que de vez em quando - dos confortáveis e potentes veículos pela força própria das pernas para levar a belos locais, de forma saudável e ecológica.

IMAGENS :: AQUI COMUNICAÇÃO

8 Praia do Pinho. Balneário Camboriú cresceu em torno da vida noturna agitada, shoppings e tarde de sol na Ponta da Vigia sabe bem muito movimento, chegando a atrair mais traduzir a sensação que isso proporciona. de 1 milhão de turistas a cada temporada. Descobrir cada recanto de Penha é um dos Penha tem diversão, história, tranquilidade mais promissores mercados para o turismo e natureza para muitos estilos de turistas, na cidade: o ecoturismo. tendo tudo para despontar como um destino Em Balneário Camboriú, a vida 24 ecológico e de aventura. horas oferece opções para todos os gostos Balneário Camboriú, que completa 46 e bolsos. Das opções boas e baratas até as anos em 20 de julho, hoje é um grande centro mais luxuosas e requintadas, a Maravilha condensado em uma pequena área geográfica, do Atlântico Sul também mostra o seu enfrentando desafios comuns a grandes lado natureza, com praias deslumbrantes cidades, como trânsito. Mesmo assim existem como Laranjeiras, Estaleiro e Estaleirinho, locais em que é possível ficar tranquilo, pescar o charme do Pontal Norte e a liberdade da ou meditar a beira-mar. Porém, é difícil conseguir apreciar do centro uma noite de céu estrelado, pois as intensas luzes 5 urbanas ofuscam muitas delas, coisa perfeitamente possível em praias de Penha como a Vermelha, Grande, Bacia da Vovó e São Miguel. As duas cidades têm maneiras bem interessantes para serem descobertas em suas essências. Uma delas é de bicicleta. Integrantes do circuito #4

15

Cada uma com seu estilo, perfil e belezas, à mostra ou a serem descobertas. Penha e Balneário Camboriú são cidades que têm muito ainda a mostrar, principalmente se houver integração entre população, infraestrutura, empresariado e poder público.

Aniversariantes, Penha e Balneário Camboriú são cidades que têm muito a mostrar

6

IMAGENS DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ 6. PRAIA CENTRAL E ILHA DAS CABRAS. 7. PRAIA CENTRAL, DO PONTAL NORTE. 8. PRAIA DE LARANJEIRAS


DICAS PARA CONSTRUÇÃO, DECORAÇÃO E JARDINAGEM

Materiais p/ Construção MATRIZ AV. PREF. JOSÉ JUVENAL MAFRA, 4000 GRAVATÁ - NAVEGANTES 47

3342-7075

Continuamos nesta edição trazendo para você dicas bacanas para você e sua casa. Seja aquela reforma de fim de semana ou a construção completa, seja jardinagem ou uma pintura para mudar o ar, o Vinicio Bortolatto Materiais

para Construção tem tudo o que a sua casa precisa. Desde a areia e o tijolo até materiais de acabamento, as melhores marcas e as melhores condições estão no Vinicio Bortolatto. Aproveite as nossas dicas e mãos à obra!

Jardim Bonito Cortador de grama ou aparador? Qual usar? Para áreas maiores e com grama mais rasteira, o cortador de grama tipo carrinho é o mais indicado. A Garthen possui diversos modelos, com desenhos e motores diferentes para vários tipos de uso. Agora, para acabamentos de cantos e pequenas áreas os aparadores são imbatíveis, por sua praticidade no manuseio e alcance. Os aparadores da Garthen têm corte a partir de fio de nylon duplo, o que dá mais agilidade e precisão.

Proteção contra umidade

LOJA PENHA R. NILO ANASTÁCIO VIERA, 470 ,CENTRO 47

3347-1131

Impermeabilização é indispensável em uma construção, principalmente em fundações, pisos e laje, podendo ser aplicado também em paredes, telhados e caixas d´água. O uso de impermeabilizante evita a entrada de água vedando os “poros” que existem no concreto ou cerâmica, no caso de telhas e tijolos. Sempre deve-se ter o cuidado de aplicar em locais bem secos, para que a proteção seja garantida.

Controle de insetos CENTRO DE PINTURAS AV. PREF. JOSÉ JUVENAL MAFRA, 340 CENTRO - NAVEGANTES 47

IMAGENS :: AQUI COMUNICAÇÃO

16

#4

3342-5833

Não podemos prever quando e onde cupins e formigas vão aparecer. Pode ser em algum móvel de madeira ou em frestas nos azulejos. Tradicional no combate a esses insetos, o Jimo Aerossol Residual tem aplicador com agulha, para dirigir a ação diretamente nos orifícios onde cupins e formigas geralmente fazem seus ninhos.

Tinta para uso litorâneo e também sem cheiro Lançamento da Renner, o Rekolor Acrílico Semibrilho é próprio para uso em áreas litorâneas, pois proporciona acabamento com alta proteção, resistência à abrasão e intempéries. Recomendado para pinturas em paredes de reboco curado, cimento amianto, concreto, tijolos à vista e telhas, principalmente em exteriores. O produto possui 10 anos de garantia e também está disponível através do Sistema Tintométrico Multicolor. Conheça também a linha Renner sem cheiro, perfeito para quem tem crianças em casa, alergias ao cheiro característico de tinta ou não tem muito como sair de casa enquanto a tinta seca.


Millions discover their favorite reads on issuu every month.

Give your content the digital home it deserves. Get it to any device in seconds.