Page 1


Tabela de conteúdo

1 2 3

Visão 360º

Universo infantil

Bebê a bordo

p.24

p.32

p.44

Com amplos painéis de vidro e construção que se integra completamente à paisagem do entorno, esta casa localizada junto à floresta de Chapultepec, na zona central da Cidade do México, oferece uma vista privilegiada para a natureza, que pode ser apreciada em todos os ambientes internos

Ambientes pensados especialmente para os pequenos têm espaço garantido nesta edição, afinal, o mês é todo deles! Selecionamos 11 projetos que unem referências lúdicas e muita funcionalidade para otimizar o dia a dia. Dos dormitórios e brinquedotecas à sala de estar que ganhou uma área toda dedicada aos filhos, inspire-se com boas ideias!

Com um bebê recém-nascido em casa, projetos que valorizam a funcionalidade são essenciais para uma rotina mais tranquila e confortável. Garimpamos quatro ambientes com soluções inspiradoras que prometem encantar mamães e papais, não deixe de conferir!


Fotos: 1-Studio Chirika/Divulgação, 2-Adriana Barbosa/Divulgação, 3-Renato Navarro/Divulgação, 4-Rodrigo Melo/Divulgação, 5-Cole&Son/Divulgação, 6-Filippo Fior e Alessandro Lucioni/Gorunway.com/Divulgação e Zé Takahashi/Agência Fotosite/Divulgação, 7-Freepik.com/Divulgação e 8-Guilherme Lessa/Divulgação

4 5 6 7 8

Essência brasileira p.58

Caí na tinta! p.72

Na cor do bronze p.86

Vem chegando o verão... p.92

Mood tropical p.98

Design nacional, texturas naturais e tons neutros foram as escolhas de Guido Ramos, Anna Fernandes e Marcelo Bezerril, da GAM Arquitetos, para a composição deste charmoso apartamento em Salvador. Com ares de casa, o clima praiano toma conta dos ambientes, inspirando momentos de completo bem-estar para toda a família

A expressão famosa nas redes sociais para mostrar looks supercoloridos vem a calhar na inspiração de décor da nova temporada. Experimente ousar e colorir ao máximo a sua casa – das almofadas ao sofá, está tudo liberado. Você vai ver, a energia será contagiante!

Os tons terrosos têm tudo a ver com a estação do calor. Eles ressaltam o bronzeado e transmitem aquela sensação de visual saudável e produção elegante. Invista nesta paleta de cores, que é sempre um curinga nos meses mais quentes do ano!

Cuidados com a pele são essenciais nos dias de calor intenso. Saiba como mantê-la hidratada e protegida da radiação solar com as dicas da dermatologista Manoela de David Dornelles. Além da proteção solar, hidratação e roupas confortáveis são indispensáveis durante a temporada. Fique de olho!

Com inspiração nas belezas da Amazônia, o verão 2020 da Mos Beachwear está repleto de frescor e movimento. Peças fluidas, shapes ousados e detalhes sofisticados revelam uma coleção cheia de peçasdesejo para a nova temporada


Expediente Diretora Geral

Márcia Boniatti

marcia@revistaliving.com.br

Administrativo

Lucas Gabriel Boniatti

administrativo@revistaliving.com.br

Editora

Kellyn Boniatti

kellyn@revistaliving.com.br

Diretora de Arte

Raquel Braz Ribeiro

raquel@revistaliving.com.br

Fale com a Redação

redacao@revistaliving.com.br

Atendimento ao Leitor

leitor@revistaliving.com.br

Central de Assinaturas

assinaturas@revistaliving.com.br

Gerente Comercial

Aline Conti

gercom@revistaliving.com.br Tel.: (51) 3097-0520 comercial@revistaliving.com.br

Departamento Comercial Assessoria Jurídica OAB-RS 4871

Bastos Lund Advogados Associados

Tiragem

15.000 exemplares

Distribuição

Você encontra a Revista Living nas principais bancas e livrarias do Brasil; se preferir, solicite sua assinatura e a tenha todos os meses no conforto do seu lar.

Editora Boniatti Ltda. EPP

Rua Vinte e Quatro de Outubro, 1681, sala 908 Bairro Auxiliadora - CEP 90510-003 - Porto Alegre/RS Tel.: (51) 3097-0520

juridico@revistaliving.com.br

A REVISTA LIVING é uma publicação mensal da Editora Boniatti Ltda. Impressa pela Cromo – Gráfica e Editora. A reprodução do conteúdo editorial é permitida, desde que citada a fonte. Solicite edições anteriores através do Atendimento ao Leitor. Os artigos assinados são de total responsabilidade de seus autores, bem como o conteúdo do material publicitário. www.revistaliving.com.br

8

LIVING | OUTUBRO 2019


Da Redação

Boas novas

Uma energia vibrante, contagiante. É assim que enxergamos o mês que acaba de iniciar. Em outubro, a luz do sol brilha mais forte e a sensação de alegria invade nossos dias. É quando celebramos nossas crianças – e percebemos o quanto temos a aprender com elas. Com pureza e uma forma única de encarar a vida, elas nos ensinam a não fazer dos obstáculos grandes problemas e sempre, mas sempre, procurar a beleza das coisas, por mais simples que elas possam ser (ou parecer). Pequenas atitudes transformam o dia e um sorriso é capaz de preencher qualquer vazio. Nunca esqueça disso! Inspirados por toda mágica que o universo infantil transmite, descolamos projetos que têm tudo a ver com nossos pequenos. Com detalhes lúdicos e muita funcionalidade, esses ambientes revelam soluções que atendem a diferentes necessidades da família – desde o quartinho do bebê recém-nascido até as brinquedotecas que estimulam o desenvolvimento com muita criatividade. Também nesta edição, mergulhamos fundo no mundo das cores, com inspirações para compor a decoração da sua casa. Afinal, a nova temporada pede espaços mais vibrantes e cheios de atitude, não é? Com os dias mais longos e o sol batendo cada vez mais forte, as temperaturas aumentam e os momentos relaxantes à beira-mar são tudo o que queremos. Para quem está na cidade, um mergulho na piscina também cai bem. Com as tendências mais fashionistas da estação, que incluem beachwear democrática e acessórios que são puro estilo, os próximos meses prometem ser de pura diversão. É claro que não podemos deixar os cuidados com a saúde de lado, então, além de escolher seu look perfeito, lembre-se de proteger a sua pele – hidratação é fundamental! Não descuide de você e aproveite ao máximo os dias alegres que estão por vir!

Nossa Capa Projeto: Grão Arquitetura Foto: Renato Navarro

10

LIVING | OUTUBRO 2019


LIVING | OUTUBRO 2019

11


Follow Web

inspiração na ponta dos dedos

revistaliving.com.br

decoração - moda - design - estilo de vida

Decoração

Renovação completa no apê de Deborah Secco Em parceria inédita, o Westwing assinou a renovação do apartamento da atriz Deborah Secco no Rio de Janeiro. Ela já morava no imóvel há algum tempo, mas sentia que faltava uma coisa: repaginar a decoração e adaptar os ambientes que um dia foram exclusivamente seus para uma nova dinâmica em família, atendendo também às necessidades do marido Hugo Moura e da filha Maria Flor. Em apenas 120 dias, a loja renovou oito ambientes do apartamento, unindo a bossa carioca ao lifestyle desejado pela família.

Fotos: André Nicolau/Divulgação

Foto: Rafael Briest/Divulgação

Arquitetetura

Água de Sal lança tendências para o verão 2020 As principais tendências para o verão 2020 estão em foco na nova coleção da Água de Sal. A marca de beachwear buscou inspiração na Ilha da Felicidade – como é conhecida Aruba – para criar peças vibrantes e cheias de personalidade, que vão bem da praia à piscina. Dos tons neon às estampas queridinhas do momento, como tie dye e poá, as peças têm shape democrático e atendem a diferentes estilos.

Atmosfera clean e funcional Projetado pela arquiteta Monise Rosa, este apartamento de 180 m² atende com conforto à rotina do jovem casal de moradores. A composição é marcada pelos tons claros, em especial o branco, que agrega leveza e modernidade em todos os ambientes. Como os clientes adoram receber amigos e familiares, coube à profissional pensar em soluções funcionais para os momentos de diversão. Dessa forma, o amplo living foi separado da varanda, que se transformou em um generoso e confortável espaço de lazer, com churrasqueira, mesa para oito pessoas, bar com choppeira e um estar com TV. 12

LIVING | OUTUBRO 2019

Moda Fotos: Du Borsatto/Divulgação


Redes Sociais @RevistaLiving

Foto: Marcelo Donadussi/Divulgação

Refúgio feminino É ou não é um verdadeiro sonho a suíte feminina projetada pela arquiteta Cássia Kroeff para o empreendimento YOO Moinhos? A penteadeira desenvolvida pelo designer Wagner Archela tem base de dois pés e transmite leveza e contemporaneidade ao visual.

Paredes em destaque Uma composição inusitada e cheia de beleza! Neste dormitório, a arquiteta Larissa Catossi criou um cantinho bem diferenciado para o office, demarcando a área com madeira, estante metálica e parede geométrica. Foto: Mariana Orsi/Divulgação

Sonho de criança Com assinatura de Bianchi & Lima Arquitetura, o quartinho da pequena Clara ganhou projeto montessori, com cama toda em madeira de pinus e parede adesivada com bolinhas cor-de-rosa.

Destino certo Área externa supercharmosa da pousada que nos recebeu com carinho durante viagem ao litoral sul da Bahia. A Casa de Perainda fica em Trancoso e proporciona todo conforto necessário para dias inesquecíveis.

#RevistaLiving Fotos: Divulgação


Blog + App

App

@umavidasemlixo Gerenciado pela jovem Cristal Muniz, de 27 anos, que em 2014 decidiu parar de produzir lixo em suas atividades diárias, Uma Vida sem Lixo ajuda a repensar nossas próprias escolhas. Parece impossível, não é? Mas com as dicas que ela compartilha descobrimos maneiras de incorporar a ideia na rotina, criando hábitos mais saudáveis e sustentáveis. “Viver uma vida lixo zero significa evitar todo desperdício possível, seja ele em resíduos que não podem ser reciclados, em compras que não usamos, em recursos novos para coisas que jogamos fora em segundos e até para produtos recicláveis, mas que são difíceis de lidar”, diz Cristal.

Castbox Para quem gosta de ouvir podcasts, este é o aplicativo perfeito, pois reúne os conteúdos mais famosos do Brasil em um sistema simples e intuitivo. Nele é possível escolher entre os mais acessados, as novidades, os programas em destaque, ou ainda navegar pelas diversas categorias – política, empreendedorismo, atualidades, humor, educação, negócios, tecnologia, esportes, entre outros –, além de permitir o download do conteúdo para que seja acessado offline.

@onu_meio_ambiente Canal oficial da ONU Meio Ambiente no Brasil, neste perfil são compartilhadas informações e novidades a respeito da conservação da natureza no país. São diferentes temas abordados nas postagens, que também incluem eventos na área, links para reportagens sobre os assuntos mais relevantes e dicas que colaboram para a preservação do meio ambiente e uma rotina mais sustentável.

Site

EasyDeco

Marketplace fundado em 2017, o EasyDeco tem o objetivo de facilitar o momento da decoração da casa, proporcionando uma experiência fácil e acessível para os usuários. Com ele, quem precisa de algum serviço neste segmento, encontra uma vasta lista de arquitetos, decoradores, designers de interiores e fornecedores. Com dois anos de atuação, a startup de decoração já realizou mais de 1,5 mil projetos, sempre indicando os profissionais mais adequados para o perfil do cliente – ao se cadastrar, o usuário preenche alguns dados que serão analisados pela plataforma, deixando a experiência ainda mais interessante. www.easydeco.com.br 14

LIVING | OUTUBRO 2019

Fotos: Divulgação


Design

Horta compacta Ideal para apartamentos, produto desenvolvido por empresa australiana oferece um meio ideal para o cultivo de hortaliças por Kellyn Boniatti

16

LIVING | OUTUBRO 2019

A empresa australiana Bace lançou um produto que promete auxiliar quem deseja cultivar sua própria horta, porém não tem espaço suficiente ou boas condições de luz e ventilação. Para estimular o consumo consciente, o Rotofarm funciona como uma estufa compacta e moderna, com design cilíndrico que ocupa aproximadamente 28 cm sobre a bancada, com capacidade para até 1,5 m de plantação totalmente hidropônica, ou seja, sem solo. A novidade possui um sistema rotativo de alta tecnologia: tendo em vista que a gravidade negativa é prejudicial no desenvolvimento das plantas, projetaram um círculo giratório com força gravitacional nula. “Isso acelera o crescimento em até duas vezes quando comparado a um jardim comum”, explica Toby Farmer, fundador da empresa. No interior do equipamento há um tubo de LED com luz levemente avermelhada, favorecendo o desenvolvimento das hortaliças. O equipamento também conta com reservatórios para água e nutrientes, que são levados na medida certa até as raízes das plantas, de forma a oferecer somente o necessário, sem desperdício ou evaporação. “O Rotofarm é o meio mais fácil e automatizado para cultivar plantas. A luz liga e desliga automaticamente, criando um meio ideal para o desenvolvimento. O tubo de luz foi separado em quatro zonas, atendendo a espécies que necessitam de intensidades diferentes”, acrescenta Farmer. www.bace.co

Fotos: Divulgação


Tendência

2

4

3 1

sete

Mares

5

7

6

8

9

Favorito da redação

11 10 1.Look Primavera 2019; Adeam. www.adeam.com 2.Luminárias pendentes Lâmpadas de Edison; eLuminárias. www.eluminarias. com.br 3.Maxi colar Elos Azul Marinho; Josefina Rosacor. www.josefinarosacor.com.br 4.Óculos de sol com aplicações de logo na haste; Versace Eyewear, na Farfetch Brasil. www.farfetch.com/br 5.Top em tricô Classic; Mixed. loja.mixed.com.br 6.Bolsa saco Moreau em couro; Staud, na Farfetch Brasil. www.farfetch.com/br 7.Calça em tricô Canelada Listras; Maria Filó. www.mariafilo. com.br 8.Pulseira Intrecciato de cordão duplo vermelho; Bottega Veneta, na Farfetch Brasil. www.farfetch.com/br 9.Cadeira suspensa Macramê azul royal; Westwing. www.westwing.com.br 10.Almofada Juta Batuta, 45 x 45 cm; Tok&Stok. www.tokstok.com. br 11.Rasteira slingback macramê caramelo; Shoestock. www.shoestock.com.br 18

LIVING | OUTUBRO 2019

Fotos produtos: Divulgação e Foto desfile: Salvatore Dragone/Gorunway.com/Divulgação


Lançamentos

Praticidade com visual exclusivo

Foto: Manolo Yllera/Divulgação

Uma surpresa no mercado têxtil, a marca espanhola Lorena Canals apresentou recentemente a coleção Woolable, com tapetes em lã que podem ser lavados em máquinas convencionais. A novidade, disponível na Momy Home & Kids Decor, é dividida em quatro linhas: Hopi, Free Your Soul, Fields e Bohemian Classics, resultando em 40 modelos e cinco opções de tamanhos. Cada peça é confeccionada artesanalmente em fibra de lã natural por habilidosos artesãos indianos.

Fotos: Denilson Machado/Divulgação

Pode riscar!

Um tecido de parede lavável é a novidade da Bella Janela para os ambientes infantis. O lançamento é ideal para quartos e salas de brinquedos, pois permite que os pequenos desenhem e façam pinturas sem o incômodo de manchar a parede. Utilizando canetas laváveis em água, após a brincadeira, basta passar um pano úmido e tudo estará limpo e pronto para a próxima!

Uma questão de equilíbrio A partir de uma lâmpada de filamento com formato de coração, Ricardo Melo (@ricmelodesign) desenvolveu a luminária Meu Coração, que une a leveza do vidro e o visual bruto da estrutura aparente, com estaca em aço e fio encapado em corda ou polipropileno antichama, nas cores bege, preta ou vermelha. O bocal também pode ser personalizado, em madeira ou metálico com desenho retrô.

Foto: Divulgação

20

LIVING | OUTUBRO 2019


MoodBoard

2

Foto: Eduardo Liotti/Divulgação

Renata Marques Com projetos atemporais e elegantes que prezam pelo uso de materiais nobres e de alta qualidade, a arquiteta é referência no Rio Grande do Sul, desenvolvendo soluções personalizadas nos segmentos de interiores, civil e paisagismo

3

1

4

5 6

8

7

PALETA DE COR

1.Revestimento Duomo Marmo Open Book; Portinari, na Toque e Retoque. www.toqueeretoque.com 2.Revestimento Olivina; Ceusa, na Toque e Retoque. www.toqueeretoque.com 3.Mármore Branco Paraná Calacata, Marmogran; na Grau Acabamentos. www.grauacabamentos.com.br 4.Tapete Estonado Turco, 2,90m x 4,05m; Latina Haus. Tel.: (51) 3593-8400 5.Luminária coluna Gweilo C044200 em acrílico moldado com perfil em alumínio anodizado dourado e LED 14W dimerizável, design assinado por Partisans; Parachilna, na Selet. www.selet-rs.com.br 6.Revestimento Unique Invertido Verde; Ceusa, na Toque e Retoque. www.toqueeretoque.com 7.Tinta Neo Mint, cor tendência 2020; Hartz Tintas. www.hartztintas. com.br 8.Cadeira Platner Side, design assinado por Warren Platner; na Estofare. www.estofare.com.br 22

LIVING | OUTUBRO 2019

Fotos produtos: Divulgação


Arquitetura

24

LIVING | OUTUBRO 2019


1 Visão

360º

Com amplos painéis de vidro e construção que se integra completamente à paisagem do entorno, esta casa oferece uma vista privilegiada para a natureza, que pode ser apreciada em todos os ambientes internos


No topo da construção foi criado um jardim, fazendo com que a casa se integre ainda mais à natureza. Brises de madeira, no terceiro pavimento, revelam um charmoso efeito de luz e sombra no interior do ambiente

por Kellyn Boniatti FOTOS Studio Chirika/Divulgação

Os painéis de vidro parecem ser uma continuação do espelho d’água na lateral da casa. O visual criado ressalta a beleza natural e bruta da paisagem 26

LIVING | OUTUBRO 2019

Concebida como uma continuação da floresta de Chapultepec, localizada na zona central da Cidade do México, esta residência integra completamente a paisagem do entorno. Com projeto assinado pelo escritório Vertebral, a construção é formada por generosos panos de vidro, criando um visual translúcido entre a casa e a natureza. Setorizada em três pavimentos, no primeiro andar estão distribuídos todos os ambientes sociais, com jardim integrado à área externa, cozinha, living e biblioteca. Já a área íntima foi dividida entre os dois andares superiores, com dormitórios amplos e privativos que desfrutam uma vista privilegiada para o topo das árvores. Para unir ao máximo a construção com o verde da paisagem, o telhado foi completamente preenchido por um jardim e pergolado de madeira, no qual os moradores podem acessar para observar a vista privilegiada. Concreto e madeira aparecem como os principais materiais junto ao vidro, contrastando a textura bruta dos dois primeiros à leveza do último. A composição dos ambientes é minimalista e preza apenas pelo essencial. Móveis contemporâneos de linhas limpas e fluidas harmonizam perfeitamente com o cenário criado junto à natureza. Tons neutros como o cinza e materiais como a madeira foram eleitos para o mobiliário, deixando todo o foco para a paisagem exuberante do entorno.


O visual conquistado com blocos de concreto e vidro revela leveza e modernidade. Ao lado, a integração da área social, no primeiro pavimento, com a natureza do entorno. As amplas portas de vidro, independente se fechadas ou abertas, exploram a sensação de viver em meio à mata

LIVING | OUTUBRO 2019

27


A cozinha tem visual clean e moderno, com mobiliário de linhas retas e acabamento escuro. Nas paredes, pilares e teto, o concreto aparente foi o material utilizado

Toda a composição da casa é feita a partir dos três materiais básicos: madeira, concreto e vidro. Juntos, eles contrastam rusticidade e leveza de maneira única 28

LIVING | OUTUBRO 2019


LIVING | OUTUBRO 2019

29


Os móveis modernos de linhas minimalistas foram escolhidos para compor os ambientes sem interferir no visual da natureza

Os ambientes possuem ligação completa com o quintal a partir das portas de vidro com estrutura metálica

Serviço Vertebral www.vertebral.mx

30

LIVING | OUTUBRO 2019


Tech 2

1

3

6

5

7

Memórias guardadas

4

Desbravar novos lugares e conhecer destinos encantadores é incrível. Para eternizar todos os momentos, contar com a ajuda de câmeras fotográficas e acessórios de qualidade é essencial. Veja nossas dicas!

8

11 10

9 1.Drone Mavic Air Fly +, dobrável, portátil, possui câmera 4K, faz vídeos e fotos, pode atingir a velocidade de até 36 km/h e tempo de voo de 21 minutos; Dji, na Meu Dome. www.meudome.com 2.Gekkostick para celular e GoPro com controle bluetooth; Gekkopod. www.gekkopodbrasil. com.br 3.Dome para câmera GoPro, 6 polegadas com gatilho, para corrigir distorções da lente em fotos submersas; Telesin, na GoproSul. www.goprosul.com.br 4.Suporte de cabeça Actioncam Atrio ES072 para câmera GoPro; Multilaser, na Multisom. www.multisom.com.br 5.Anel LED de iluminação para GoPro; MeuDome. www.meudome.com 6.Câmera fotográfica Canon 5D Mark IV, 30.4 megapixel, vídeos 4K e wi-fi; Canon, na Pixel. www.pixelequipamentos.com.br 7.Câmera Instax Mini 9 verde lima, para foto instantânea no tamanho de um cartão de crédito; Fuji Film, na eMania. www.emania.com.br 8.Luneta para celular com kit de lentes universal; Cirilo Cabos. www.cirilocabos.com. br 9.Suporte peitoral Chesty; GoPro, na GoproSul. www.goprosul.com.br 10.Câmera Xiaomi Yi Discovery, 16 megapixel, vídeos 4K e case de mergulho (caixa estanque); Xiaomi, no Mercado Livre. produto.mercadolivre.com.br 11.Câmera GoPro Hero 7 Black à prova d’água, 12 megapixel, vídeos 4K e wi-fi; GoPro, na FunPro. www.funpro.com.br Fotos: Divulgação

LIVING | OUTUBRO 2019

31


Especial Fotos: Adriana Barbosa/Divulgação

As paredes ganharam atenção especial neste projeto, com degradê e papéis de diferentes estampas. Tons de verde aparecem no mobiliário com gavetas que lembram peças de montar e as prateleiras de caminhão guardam a coleção de carrinhos

Universo infantil

2

Ambientes pensados especialmente para os pequenos têm espaço garantido nesta edição. Dos dormitórios e brinquedotecas à sala de estar que ganhou uma área toda dedicada aos filhos, inspire-se com boas ideias! por Kellyn Boniatti

32

LIVING | OUTUBRO 2019


Para todos os gostos Com criatividade, a arquiteta Beatriz Quinelato atendeu a diferentes necessidades de seus pequenos clientes nestes projetos. Pensado para dois irmãos, o dormitório de pouco mais de 11 m² ganhou temática espacial e o destaque fica por conta da parede ilustrada com céu e planetas iluminados. Com tons de verde, a brinquedoteca também de 11 m² ganhou detalhes lúdicos, com gaveteiros que lembram peças gigantes de Lego, escrivaninha com formato de casa e pintura em degradê na parede, deixando em evidência as prateleiras em formato de caminhão que Serviço acomodam a coleBeatriz Quinelato ção de carrinhos. www.beatrizquinelato.com.br

Fotos: Adriana Barbosa/Divulgação

A temática espacial norteou a composição, que preza pelos tons de azul. Na parede, a figura de um foguete ganhou prateleiras na mesma cor, acomodando os livros do menino

LIVING | OUTUBRO 2019

33


Nossa capa

Uma bancada com altura adaptada foi projetada pelos arquitetos para os momentos de diversão e aprendizado da pequena cliente

O painel recortado a laser imprime sombras florais na parede, harmonizando com o tema do papel desenvolvido por Dani Bastos em parceria com Amapola Rios

Foto: Cristiano Bauce/Divulgação

Foto: Renato Navarro/Divulgação

Refúgio dos pequenos Com assinatura de Dani Bastos e Guto Amorim, da Grão Arquitetura, o Quarto dos Irmãos apresenta uma solução criativa para a filha de cinco anos que acaba de ganhar um irmão. O ambiente, desenvolvido para a mostra Casa NaToca, foi idealizado como um refúgio para os pequenos, com cama alta em pinus especialmente pensada para a mais velha, enquanto o bebê ganhou um charmoso berço de vime desenhado pelo próprio escritório de arquitetura e produzido por artesão mineiro. Um painel de marcenaria com recorte a laser foi colocado na parte superior da cama – quando iluminado, esse elemento projeta sombras florais na parede. O visual rústico acentua o clima acolhedor do ambiente, que ganhou composição com móveis vintage e objetos feitos à mão. Outro detalhe charmoso fica por conta do papel de parede utilizado na parte superior, onde fica a cama. Ele foi desenvolvido por Dani junto à designer Serviço Amapola Rios e imprime delicadeza Grão Arquitetura www.instagram.com/graoarquitetura para o cantinho da menina.

34

LIVING | OUTUBRO 2019

Cores vibrantes aparecem na composição, inspirando a criatividade do pequeno usuário. O dormitório pode ser adaptado com facilidade para novas etapas da infância


Inspiração montessori

Fotos: Denilson Machado/MCA Estúdio/Divulgação

Um ambiente totalmente lúdico e adaptado às necessidades da pequena cliente, de apenas dois anos de idade. O projeto deste dormitório, que tem assinatura de Bernardo Gaudie-Ley e Tânia Braida, arquitetos à frente do escritório Beta Arquitetura, tem paleta de cores delicada sugerida pela mãe da menina, com destaque para os tons de rosa e o verde que aparece no papel de parede com estampa de cactos, criando um contraste charmoso. Feito em marcenaria, o mobiliário foi totalmente personalizado, com cama montessoriana em formato de casinha. “No piso utilizamos material vinílico emborrachado para a menina brincar sem se machucar”, diz a arquiteta. Para os momentos de diversão e aprendizado, uma bancada que respeita a altura da menina foi projetada, com cadeira infantil de design e nichos Serviço coloridos para acoBeta Arquitetura modar a decoração. www.betaarquitetura.com

Ideias que acompanham o crescimento Com soluções funcionais que acompanharão toda a infância do pequeno usuário, o dormitório assinado pelo escritório Alves+Zoppas Arquitetura tem cores vibrantes e detalhes que estimulam a criatividade. “O projeto foi desenvolvido quando a mãe ainda estava grávida e desde o início prevíamos o encaixe da bancada de estudos junto ao armário e a troca do berço pela cama, que foi executada em um segundo momento, assim que o menino cresceu”, explica a arquiteta Daniela Zoppas. Com inspiração no universo do trânsito, a decoração tem placas, cones, motos e carros, garantindo a diversão do menino de três anos de idade. Todos os brinquedos e livros foram colocados em altura ideal para que a criança tenha autonomia Serviço de pegá-los e guarAlves+Zoppas Arquitetura dá-los após o uso. www.azarquitetura.com.br

LIVING | OUTUBRO 2019

35


Fotos: Renato Navarro/Divulgação

No teto, um generoso arranjo floral ganha destaque, assim como a cama montessori com formato de casinha. Nela, muitas almofadas garantem o conforto máximo dos pequenos

36

LIVING | OUTUBRO 2019

Que vejo flores em você Com muitas flores e visual romântico, o Espaço Montessori projetado pela arquiteta Silvana Martino, da Bá Cla Arquitetura Infantil, em parceria com Muskinha e Mini Moo mais parece um jardim encantado dentro da Casa NaToca. O ambiente é repleto de flores e, de acordo com Silvana, a ideia é fazer com que as crianças vivenciem de perto o ciclo da natureza. “Queremos fazer uma alusão ao desenvolvimento infantil, onde a criança nasce, floresce e se transforma, porém sua essência permanece a mesma”, explica ela. Respeitando a filosofia montessori, a profissional utilizou móveis baixos e acessíveis, com o intuito de estimular a autonomia infantil, e também priorizou o uso Serviço de texturas naturais, criando uma atmosfera Bá Cla Arquitetura Infantil www.instagram.com/bacla.arquiteturainfantil aconchegante para os pequenos.


Um sonho de brinquedoteca Supercriativa, a brinquedoteca idealizada pelas arquitetas Julia Varon Ferraz e Isadora Vaz da Silva Sousa, da Forma 011, é um refúgio de aconchego e bem-estar. O ambiente da Casa NaToca é setorizado de acordo com suas áreas de uso. Em uma das paredes, dois arcos moldados em gesso abrigam a cozinha de madeira do Ateliê Materno e um charmoso nicho sob medida pensado para os momentos de leitura dos pequenos. Com estampas de folhagens, o painel tropical Flora, da Adot, leva a outro ponto do ambiente: um criativo mercadinho natural, com frutas de madeira e plantas garante a diversão das crianças. No centro, uma mesa com cadeiras e um miniarmário com referência montessori oferece ainda mais opções Serviço para as brinca- Forma 011 www.instagram.com/forma011 deiras infantis.

Uma parede lúdica com recortes de figuras de gatos foi a proposta das profissionais para destacar um dos cantinhos do ambiente. Quadros coloridos e plantas ajudam a compor o espaço

Fotos: Renato Navarro/Divulgação

LIVING | OUTUBRO 2019

37


Na lateral da sala, um cantinho inteiro pensado para as crianças. Até o bebê ganhou espaço com o balanço suspenso colocado na área sob o mezanino

Foto: Renato Navarro/Divulgação

Para pais e filhos Inspirada em uma família moderna, a arquiteta Leila Bittencourt, da Oba! Arquitetura, pensou em uma sala criativa e funcional para atender a todos com conforto. De acordo com ela, o ambiente criado para a Casa NaToca funciona como um lugar de encontros, onde as crianças são sempre bem-vindas, tanto que ganharam um cantinho especial. A profissional apostou em texturas naturais e trouxe uma paleta de cores que acentua essa proposta, repleta de terrosos e verdes. Um papel de parede com temática botânica foi colocado atrás do sofá, harmonizando com as plantas que partem do teto. Aproveitando a altura do pé-direito, a arquiteta criou um mezanino com casinha suspensa, ideal para a diversão dos pequenos. Na parte inferior, um balanço para o bebê foi estrategicamente localizado para que ele participe de todos os momentos em família. No mobiliário, a mesa de centro assinada por Serviço Leila tem compartilhamentos sob medida para guardar brinquedos, Oba! Arquitetura ideal para manter tudo organizado após a diversão. www.obaarquitetura.com.br

38

LIVING | OUTUBRO 2019


Solução inusitada Pensado para duas irmãs, este dormitório reúne os principais gostos das pequenas clientes, em uma atmosfera delicada e cheia de vida. O projeto, que leva a assinatura dos arquitetos Renato Andrade e Erika Mello, do escritório Andrade & Mello Arquitetura, valoriza a independência, com soluções que se voltam à praticidade na rotina: brinquedos e livros estão organizados em prateleiras que respeitam a altura das meninas. As camas ganharam desenho especial, garantindo diversão em todos os momentos do dia. O projeto sob medida incluiu uma escada e a segurança fica garantida com o guarda-corpo transparente que acompanha Serviço todos os degraus e cerca Andrade & Mello Arquitetura www.instagram.com/ a cama superior. andrademelloarquitetura

Fotos: Luis Gomes de Souza/Divulgação

LIVING | OUTUBRO 2019

39


QUARTO Do pequeno BOMBEIRO Anteriormente utilizado como closet e escritório, este ambiente passou por uma grande transformação para receber seu novo usuário, um menino de quatro anos de idade. O projeto, assinado pelo escritório Alves+Zoppas Arquitetura, valoriza os principais gostos do pequeno cliente, apaixonado pelo universo dos bombeiros. E foi exatamente essa a temática que inspirou as arquitetas Alessandra Alves e Daniela Zoppas. “O desafio desta reforma foi grande, pois embora todos os móveis do escritório pudessem ser retirados, ainda deveríamos manter grande parte das roupas do closet”, explica Alessandra. Sabendo que crianças mudam facilmente de gostos e também pensando no caráter atemporal para acompanhar o crescimento do menino, as arquitetas optaram por elementos que podem ser substituídos. “A cor vermelha é uma paixão, não vai mudar. Mas o tema podemos facilmente adaptar, removendo apenas as placas e os adesivos”, diz Daniela. Entre as soluções, elas também destacam as portas vermelhas que fecham o antigo closet do casal. Para o filho, foi desenvolvido um novo armário junto à porta de entrada. A cama e a bancada de estudos acompanham as paredes, Serviço sendo a última em frente à janela, Alves+Zoppas Arquitetura aproveitando a luz natural. www.azarquitetura.com.br Fotos: Cristiano Bauce/Divulgação

40

LIVING | OUTUBRO 2019


Fotos: Lio Simas/Divulgação

Rotina compartilhada Com assinatura de Talita Abraham e Tici Tieppo para a CasaCor Santa Catarina deste ano, o Quarto dos Irmãos encanta a partir de um projeto lúdico e cheio de soluções funcionais. Em 37 m², as arquitetas, que estão à frente do Nuvens de Papel, pensaram o espaço para uma menina de seis anos e um menino de três, que podem compartilhar momentos de diversão e muito aconchego dentro de casa. A ideia, de acordo com as profissionais, foi incentivar o convívio dos irmãos em diferentes atividades do dia a dia, seja ao fazer as tarefas da escola ou durante as brincadeiras. A paleta de cores prioriza os tons pastel, que vão do amarelo ao azul remetendo à beleza do céu ensolarado. Nuvens, pássaros e um arco-íris chamam a atenção das paredes ao teto. O mobiliário solto, desenhado pelas arquitetas, foi idealizado para acompanhar as crianças em diferentes fases, uma maneira consciente e versátil para pensar o décor Serviço do quarto dos Nuvens de Papel www.instagram.com/nuvens_de_papel pequenos.

LIVING | OUTUBRO 2019

41


Design

Mundo mágico

Luminárias pendentes Cloud; Circu. www.circu.net

Especialmente para as crianças, esses produtos estimulam a imaginação e acrescentam um toque de mágica e muita diversão na rotina. Deixe-se levar!

Cama Sky B Plane; Circu. www.circu.net

Cadeira dobrável Mickey Mouse, linha Junior Bistro; Fermob. www.fermob.com Almofada Lápis; Sonhos de Ninar by Ameise. www.sonhosdeninar.com.br

Banco infantil Animals Panda; Tok&Stok. www.tokstok.com.br

42

LIVING | OUTUBRO 2019

Banco Julian, design assinado por Javier Mariscal; Magis, na Firma Casa. www.firmacasa.com.br

Fotos: Divulgação


Favorito da redação

Cama Bun Van; Circu. www.circu.net Cabideiro Paradise Tree, design assinado por Oiva Toikka; Magis, na Firma Casa. www.firmacasa.com.br.

Banquinho Bambi, design assinado por Takeshi Sawada; EO. www.eo.dk

Banco Cake, design assinado por Estudio Campana, na Firma Casa. www.firmacasa.com.br

Sofa Hot Dog, design assinado por Studio Job; Seletti. www.seletti.it

Banquinho Petstools Fin, design assinado por Hanna Emilie Ernsting; Petite Friture, na Nostraforma. www.nostraforma.com

LIVING | OUTUBRO 2019

43


Especial

3

Bebê a bordo

44

LIVING | OUTUBRO 2019


Com um bebê recém-nascido em casa, projetos que valorizam a funcionalidade são essenciais para uma rotina mais tranquila e confortável. As soluções que reunimos nestas páginas são inspiradoras e vão encantar mamães e papais! por Kellyn Boniatti

O berço com design circular combina com os tons da madeira utilizada para os painéis e cama de apoio. No futuro, todo o ambiente pode ser adaptado para as fases de crescimento da menina

Mundo cor-de-rosa

Fotos: Rafael Renzo/Divulgação

Para receber a nova bebê da casa, o antigo quarto de hóspedes foi transformado em um reduto de tranquilidade e aconchego, tendo os tons de rosa e a textura da madeira como protagonistas. O projeto, que leva a assinatura da arquiteta Fernanda Sebrian e da designer de interiores Gabriella Amadei, do escritório AS Design Arquitetura, é versátil e poderá atender à menina durante todo o seu crescimento. “O ambiente tem 14 m² e adotamos um conceito bastante feminino, com a utilização de papel de parede em tom de rosa antigo que percorre todo o espaço. No futuro, basta retirar o berço e a cama de apoio e colocar uma nova cama adaptada ao tamanho da menina”, explica Fernanda. A madeira freijó aparece do mobiliário ao painel que reveste meia parede, contornado por fita de LED que proporciona uma iluminação charmosa em todo o quartinho. A cômoda desenhada pelas profissionais tem design atemporal e foi produzida em madeira com puxadores em Serviço cobre. Sobre ela, uma delicada prateleira que lembra um balanço AS Design Arquitetura www.asdesignarquitetura.com foi composta por plantas e iluminação especial.

LIVING | OUTUBRO 2019

45


Espaço Sideral Com aproximadamente 9 m² de área, este quartinho de bebê ganhou um visual lúdico e cheio de criatividade. Assinado pelo Estúdio Urbha, o ambiente tem layout funcional, pensado para facilitar a rotina dos papais com o bebê recém-nascido. O espaço de dormir do pequeno foi demarcado com a pintura das paredes em azul escuro, deixando em destaque os desenhos de estrelas, planetas e foguete. O berço com visual retrô da Ameise Design garante ainda mais charme na composição, com acabamento prata e base em madeira com pés palito. Ao lado, oferecendo toda praticidade necessária, a cômoda com trocador foi estrategicamente localizada. A poltrona de amamentação foi estofada com tecido cinza, seguindo a paleta de Serviço cores pensada para Estúdio Urbhá o ambiente. www.estudiourbha.com

Fotos: Manu Oristanio/Divulgação

O cantinho para mamãe e bebê tem poltrona de amamentação na cor cinza, mesa lateral e luminária que garante a luz necessária de acordo com os momentos do dia

46

LIVING | OUTUBRO 2019


Além do berço verde, o painel branco com fundo terroso revela uma atmosfera acolhedora para o quarto do bebê

Foto: Renato Navarro/Divulgação

Berço em destaque Sem gênero definido, o quarto de bebê projetado pela arquiteta Ana Luiza Mazini Romero, da Codecorar Petite, foi pensado como um refúgio na floresta encantada, explorando os tons de verde e as texturas naturais. O ambiente de 10 m² que faz parte da Casa NaToca, tem como destaque o berço Bromélia, um lançamento da Linha Bloom que encanta com seu design orgânico todo em verde seco. Pensados para acompanhar o crescimento da criança, os móveis são versáteis e funcionais, como o painel de peg board que permite diferentes colocações para cestos e prateleiras. ReServiço cortes em madeira revelam animais e compõem as paredes e os mesmos Codecorar Petite desenhos aparecem nas estampas do enxoval e da cortina, da Pilulito. www.codecorar.com

LIVING | OUTUBRO 2019

47


Fotos: Renato Navarro/Divulgação

Espaço multiuso Sob o tema Urban Jungle, a arquiteta Beatriz Quinelato idealizou o Loft do Casal para a mostra Casa NaToca, utilizando soluções que reforçam o convívio entre pais e filhos. Repleto de plantas, que aparecem do chão ao teto, o ambiente mais parece um refúgio em meio à natureza, valorizando a qualidade de vida em seus 25 m². Além do dormitório dos pais, com cama de ferro pintada na cor preta, o projeto também traz um cantinho todo pensado para o bebê recém-nascido, com berço de fibra natural da Bixitu, suspenso como um balanço, e cortina de macramê. A área da cama é demarcada pelo painel de fibra com recortes, criando um visual único no espaço. A arquiteta também projetou junto ao quarto um cantinho aconchegante para amamentação. O espaço foi composto pela poltrona Lina, da Suite Arquitetos, e uma cômoda metálica multifuncional desenhada pela Serviço própria arquiteta – além de guardar roupas e acessórios, o Beatriz Quinelato www.beatrizquinelato.com.br móvel exclusivo também funciona como trocador.

48

LIVING | OUTUBRO 2019

O cantinho da amamentação foi composto por poltrona com tecido rosado e uma cômoda metálica com design exclusivo de Beatriz Quinelato


Informe Especial Foto: Jonathan Durling/Divulgação

Chaise Pitu e cabideiros Tarsila

Chaise Gisele

Foto: Jonathan Durling/Divulgação

Grupo Autoria expande sua atuação em direção à Santa Catarina Com sua nova loja de nome Autoria Design, em Itajaí-SC, o grupo consolida sua aposta no design brasileiro, tendo como carro-chefe a assinatura Aristeu Pires Já consagrada no Rio Grande do Sul, a loja Espaço Aristeu Pires, em Canela, representante exclusiva do designer Aristeu Pires no estado desde 2016, abre a loja Autoria Design em Itajai-SC, expandindo a atuação no mercado. Sob a mesma direção do Espaço Aristeu Pires, o grupo Autoria Design nasce com a missão de reunir o melhor do design brasileiro, oferecendo peças primorosamente selecionadas pelas curadoras, Ana Claudia Araujo e Carmen Araujo. “Queremos cada vez agregar mais nomes de peso do design, cujos ideais se assemelham aos do Aristeu, como sustentabilidade, por exemplo”, comenta a curadora e proprietária do grupo, Ana Claudia Araujo. Não por acaso a cidade de Itajaí, em SC, foi escolhida como local para a nova loja do grupo. A região tem demonstrado grande desenvolvimento e apreço pelo mercado de luxo. O mix da nova loja, localizada no conceituado Brava Mall, é de objetos de decoração assinados por designers brasileiros. Um local para sonhar acordado! Nomes conhecidos do design brasileiro, assim como Aristeu, que possui uma carreira sólida e figura como um dos grandes nomes do design no país, os novos designers parceiros da marca também contam com uma carreira reconhecida. Dentre os renomados designers estão: Aristeu Pires, Domingos Tótora, Inês Schertel, Pedro Petry. Susana Motta, Atelier Watson, Elisabeth Wicks, Holaria, Imaginário Popular, José Valdo (Santa Brígida), Marcos de Sertania, Paulo Neves, Ruby Yallouz, Selma Calheira (Cores da Terra), Francisco Fernandes, Taciana Amorim, Victor Hugo, Marilene Zanchet, Ailton Ribeiro, Edu Mantovani, João Moro e Graça Hund.

Banco Líquen, design assinado por Inês Schertel

Foto: Carlos Alves/Divulgação

Carmen Araujo, Aristeu Pires e Ana Claudia Araujo

Espaço Aristeu Pires | Autoria Design Av. Don Luiz Guanella, 1677, Canela (RS) Brava Mall - Rua Delfim Mário de Pádua Peixoto, 500, Itajaí (SC) Tel.: (54) 3282-6731 | www.espacoaristeupires.com.br LIVING | OUTUBRO 2019

49


Arquitetura

Espaรงos

que acolhem

50

LIVING | OUTUBRO 2019


Uma reforma completa transformou este amplo apartamento em um lar acolhedor para sua nova moradora. A รกrea social integrada, com varanda gourmet e vista privilegiada para a copa das รกrvores, foi especialmente pensada para os dias de casa cheia

LIVING | OUTUBRO 2019

51


por Kellyn Boniatti FOTOS Juliano Colodeti/MCA Estúdio/Divulgação

52

LIVING | OUTUBRO 2019

Acolhedor e funcional. Foram essas as palavras que nortearam a designer de interiores Roberta Devisate para a composição deste charmoso apartamento localizado em Niterói, Rio de Janeiro. Com 300 m², o imóvel localizado no segundo andar do edifício passou por uma transformação geral para atender às necessidades de sua nova moradora. Descontraída e apaixonada por receber amigos e familiares, a proprietária solicitou uma área social prática e confortável para os dias de casa cheia. Para atender ao desejo da cliente, a profissional deu atenção especial à ampla varanda, transformando-a em um agradável espaço gourmet. O grande destaque do ambiente fica por conta da mesa feita com tora de árvore certificada. Ela foi instalada de maneira suspensa, com quatro cabos de aço revestidos com corda sisal, imprimindo um toque rústico na decoração. Em uma das laterais do espaço está a cozinha gourmet, com bancada para o preparo de drinks e refeições rápidas, tendo a vista para a copa das árvores como uma grande aliada na sensação de bem-estar.


Tendo em vista que a moradora adora a casa cheia, coube à profissional pensar em soluções para tornar essa rotina o mais prática e prazerosa possível. A integração do living com a varanda, transformada em um charmoso espaço gourmet, atende com conforto às necessidades da cliente

A ampla mesa retangular suspensa com cabos de aço é o destaque da varanda gourmet do apartamento. Ela acomoda de maneira confortável e despojada os convidados, aproveitando a praticidade de estar junto à cozinha da varanda LIVING | OUTUBRO 2019

53


O iluminado living foi revestido com painéis de madeira, mesmo material utilizado nas amplas portas de correr que separam a sala de jantar da cozinha quando fechadas. Tons de azul caracterizam a cozinha e aparecem dos armários aéreos ao revestimento da parede junto à copa

54

LIVING | OUTUBRO 2019


No living, a luminosidade oriunda das amplas aberturas da varanda revela uma atmosfera de aconchego e leveza. Para compor a área social, a designer de interiores optou por peças neutras e cores sóbrias, criando um visual “easy chic”, em suas palavras, para o espaço de estar. O charme fica por conta do mix de texturas que acentua a sensação de conforto. O toque de cor aparece nos detalhes, como na poltrona de Hella Jongerius para a Vitra, com acento vermelho-cereja, “que faz o living vibrar”, diz a profissional. “Provocante, a cor vai se multiplicando em muitas nuances, em acessórios e louças, quebrando o rigor das linhas retas e a simetria do projeto”, acrescenta. Revestindo a área com painéis em freijó natural, a designer conseguiu maximizar a sensação de acolhimento, além de ocultar as portas de correr que delimitam o espaço. “Esta solução de marcenaria permitiu demarcar todo o perímetro do living como uma grande caixa retangular que abraça o espaço”, explica. Na cozinha, Roberta optou por uma prática ilha central para o preparo das refeições, com armários aéreos azuis para multiplicar a natureza do entorno. Na área íntima, a composição das suítes chama a atenção, com uma solução criativa em comum. Com divisórias metálicas e vidro aramado, a designer integrou o espaço do banheiro ao dormitório, imprimindo um toque industrial e despojado nos ambientes. Cores vibrantes caracterizam a decoração a partir dos detalhes, com roupas de cama que acentuam a sensação de bem-estar. Em uma das suítes, o papel de parede com pinceladas que lembram flores revela um toque de romantismo, evidenciado com a escolha do mobiliário.

A poltrona verde de espaldar alto traz um toque imponente para acomposição charmosa criada na varanda da suíte principal. Segundo a designer, o conceito urban jungle foi a inspiração

LIVING | OUTUBRO 2019

55


Em comum nas suítes, divisórias modernas delimitam quarto e banheiro, mantendo a integração e a luminosidade em todo o espaço. Tons claros aparecem na base da decoração, deixando o toque de cor para os detalhes

Serviço Roberta Devisate www.robertadevisate.com.br

56

LIVING | OUTUBRO 2019

Na suíte principal, os tons de azul e verde foram escolhidos, harmonizando com o verde da pequena selva criada na varanda (página anterior). No banheiro, o relax fica garantindo com a charmosa banheira de imersão


Beleza

Favorito da redação

Re

u Nat

vl

Já de olho na próxima estação, as unhas seguem o estilo despojado e alegre com cores vibrantes e inusitadas. Vamos nessa?

Im

pa

Es s e

nc e

on

Bem verão!

ra

R isqué

la

Cam Cout iila nh Fotos: Divulgação

o

LIVING | OUTUBRO 2019

57


Arquitetura

58

LIVING | OUTUBRO 2019


4 EssĂŞncia brasileira LIVING | OUTUBRO 2019

59


Design nacional, texturas naturais e tons neutros foram as escolhas para a composição deste charmoso apartamento em Salvador. O clima praiano toma conta dos ambientes, inspirando momentos de completo bem-estar por Kellyn Boniatti FOTOS Rodrigo Melo/Divulgação

Na sala de estar, peças de design assinado, como a poltrona Mole, de Sergio Rodrigues, marcam presença, valorizando a criação nacional. O toque de cor aparece na obra Pântano, de Geraldo Marcolini 60

LIVING | OUTUBRO 2019


Localizado na capital da Bahia, este apartamento de 241 m² assinado por Guido Ramos, Anna Fernandes e Marcelo Bezerril, da GAM Arquitetos, revela a essência praiana de Salvador a partir de uma composição clean e acolhedora. A área social é marcada por ambientes amplos e integrados, que valorizam os momentos de convívio da família e proporcionam aconchego e funcionalidade para os dias de casa cheia. “O casal de clientes nos pediu um apartamento sofisticado, porém com elementos que lembrassem uma casa de praia, unindo o conforto e charme de estar no bairro da Graça, cercado de museus e natureza, com um lar aconchegante, amplo e leve”, diz Guido. Para delimitar a varanda, sem interferir na unidade visual, os arquitetos desenvolveram uma espécie de caixa de bambu, no formato

de U invertido que reveste paredes e teto com o material. Assim, todo o espaço permanece integrado, sem prejudicar na privilegiada vista e iluminação natural. Paredes e mobiliário em tons claros reforçam a proposta clean do projeto e mesmo quando as texturas aparecem, como no cimento queimado utilizado para demarcar o espaço da TV, a neutralidade segue presente. Com visual minimalista, um aparador suspenso com muxarabi, desenho dos próprios arquitetos, foi desenvolvido para manter todos os equipamentos organizados. Peças de design assinado têm espaço garantido na composição, como no living, que recebeu as inconfundíveis poltronas Mole, de Sergio Rodrigues, e Zeca, do baiano José Zanine Caldas (releitura de 2017, quando Zanini de Zanine homenageou o pai com uma reedição de seus best-sellers). LIVING | OUTUBRO 2019

61


Além de priorizar as peças de grandes nomes nacionais, o trio de arquitetos retratou a brasilidade, extremamente presente na capital baiana, a partir do mix de texturas, unindo madeira, tecidos naturais e mobiliário com linhas simples. “Escolhemos móveis que contam histórias, com design dos que mais admiramos do Brasil. Optamos também por usar apenas tecidos de tramas naturais, como corda e algodão, além de madeira e bambu. Como eles pediram para que mantivéssemos o piso existente em porcelanato, usamos também grandes tapetes de fibras naturais”, avalia Anna. Apaixonados por viagens e leitura, os moradores têm um grande acervo de itens garimpados e livros. Para acomodar todos os objetos, os arquitetos projetaram um cô-

modo charmoso e acolhedor, que funciona como biblioteca e home office. Com revestimento rústico nas paredes, a estante de madeira com nichos vazados sobressai na composição, enquanto a confortável poltrona de Aristeu Pires combina seus materiais com o restante do projeto. Atendendo a um pedido dos moradores, a cozinha foi sutilmente integrada à varanda, permitindo o fácil acesso à sala de jantar. Com acabamentos claros e armários sob medida que aproveitam a metragem disponível, o ambiente ficou funcional e moderno. Pensando em destacar a composição sem fugir dos tons suaves, os arquitetos utilizaram azulejos de metrô da Portobello para revestir a parede que acompanha pia e fogão, facilitando a limpeza da área.

Na varanda, a mesa de jantar redonda foi a escolha perfeita, pois permite acomodar um maior número de convidados em dias de casa cheia. Tons de cinza levam contemporaneidade junto ao visual imponente da madeira 62

LIVING | OUTUBRO 2019


Pensando na praticidade da família, a varanda ganhou uma sutil integração com a cozinha, permitindo o fácil acesso à sala de jantar. Uma abertura no painel de madeira ripada foi a solução encontrada pelos profissionais

Na cozinha, os tons claros são predominantes e para destacar a composição e proporcionar mais facilidade na limpeza, a parede da pia e fogão ganhou revestimento com azulejos de metrô da Portobello LIVING | OUTUBRO 2019

63


Um dos destaques do mobiliário fica por conta do aparador Dessau, assinado por Giorgio Bonaguro. A peça é feita com aço e chapa perfurada e tem inspiração na sede da Bauhaus

O home office ganhou um aconchegante cantinho de leitura, com poltrona assinada por Aristeu Pires Serviço GAM Arquitetos www.gamarquitetos.com.br

64

LIVING | OUTUBRO 2019


Decoração Bandeja Celestial Octopus, edição limitada com cem unidades, design assinado por Haas Brothers com colaboração de Elad Yifrach; L’Objet. www.l-objet.com

Feito à mão

Combinando com a temporada, na qual as texturas naturais são ainda mais valorizadas, os produtos artesanais podem conviver em perfeita harmonia junto a peças de design sofisticado. Invista nesta ideia!

Luminária pendente Cabaça, coleção Botanica, design assinado por Lucas Lima; Itens. www.itenscollections.com

Cadeira Cangaço, design assinado por Estudio Campana em parceria com Mestre Espedito Seleiro; na Firmacasa. www.firmacasa.com.br

Luminária pendente Macramei, design assinado por Roque Frizzo; Luxion, na Casa Bordini. www.casabordini.com.br Fotos: Divulgação

LIVING | OUTUBRO 2019

65


Arquitetura

66

LIVING | OUTUBRO 2019


Criatividade aflorada Para transformar este apartamento de 35 m² em um lar aconchegante e funcional para o jovem casal de moradores, arquitetas apostaram em ideias inusitadas e soluções ousadas que vão da definição do layout ao desenho do mobiliário por Kellyn Boniatti FOTOS JULIA RIBEIRO/Divulgação

LIVING | OUTUBRO 2019

67


Derrubando algumas paredes da planta original, as arquitetas conseguiram criar uma área social ampla e funcional, otimizando a pequena metragem disponível

68

LIVING | OUTUBRO 2019

Apartamentos compactos são a realidade nas grandes cidades e disso não podemos fugir. O que se deve fazer é olhar com atenção para cada cantinho, identificar as principais necessidades dos moradores e adaptá-las à metragem disponível – no caso deste apartamento, apenas 35 m². Sob o olhar atento das sócias Bianca Atalla, Elisa Ju e Fernanda Mendonça, trio à frente do Oliva Arquitetura, cada metro quadrado do imóvel ganhou uma função, atendendo à rotina do jovem casal de clientes. Na área social, as arquitetas removeram algumas paredes, integrando sala, cozinha e varanda. Dessa forma, conquistaram um espaço visualmente amplo e fluido e ainda valorizaram a luz natural. A partir dessa solução, também puderam criar um

cantinho de estudos, com escrivaninha feita sob medida para o projeto – sua base funciona como adega, um charme! “Pensamos em um layout multifuncional, com todas as funções de uso – trabalho, estar e jantar – delimitadas, mas de forma interligada, permitindo que ao receber visitas, por exemplo, os espaços de assento criem uma triangulação. Essa solução transformou a sala do apartamento em um grande espaço de lazer”, avalia Elisa. Materiais despojados, como tijolinhos, madeira e aço aparecem em destaque. É o caso da estante produzida em marcenaria e serralheria. “Temos esse móvel com estética marcante, mas ainda assim com linhas leves, sem interferir na parede de tijolinhos que colocamos ao fundo”, acrescenta a arquiteta.


Acima, as soluções encontradas para otimizar cozinha e lavanderia e, ao lado, a integração do ambiente. Os painéis de madeira são, na verdade, o fundo do armário, delimitando o dormitorio sem perder metragem

LIVING | OUTUBRO 2019

69


Entre os destaques do dormitório estão o armário de marcenaria feito no formato de L, que funciona como “parede”, delimitando a área social, e os pequenos criados-mudos colocados nas laterais da cama

Solte a imaginação! Sem paredes dividindo a área social do dormitório, as arquitetas aproveitaram o armário de marcenaria em formato de L e criaram uma porta integrada para delimitar o ambiente sem perder metragem. “Também desenvolvemos criados-mudos com dimensões reduzidas, proporcionando o conforto de ter um apoio em cada lateral da cama, mas sem desperdiçar espaço”, diz Bianca, que revela um truque para ampliar a área: espelhos nas portas do roupeiro. No banheiro, as arquitetas mantiveram os acabamen70

LIVING | OUTUBRO 2019

tos básicos entregues pela construtora, dando um upgrade com escolhas criativas, como o revestimento de microcim nas paredes (o mesmo utilizado no dormitório) e marcenaria em folha de madeira perobinha. Para compor a lavanderia de apenas 2 m², elas escolheram um tanque embutido com armários na parte inferior e nichos verticais feitos sob medida para guardar vassouras. Há Serviço também um varão para roupas Oliva Arquitetura www.oliva.arq.br sobre a máquina lava e seca.


Produtos

3

1

2

4

5

Questão ambiental Pequenas escolhas contribuem para uma vida mais sustentável. Repense seus hábitos e inclua o cuidado com o meio ambiente nas suas atitudes diárias

9

6

7

8

10 11

1.Mancebo para coar café, com suporte de madeira, bule e coador de pano; Oeste Wood. www.oestewood.com.br 2.Jogo de canudos em inox reutilizáveis, com limpador B. Live In Change; B. Live, na Westwing. www.westwing.com.br 3.Garrafa Vida-Chá, em vidro borisilicato, capacidade para 280 ml; B. Live, na Westwing. www.westwing.com.br 4.Prato para Bolo Pallet, madeira pallet, 28 x 17 cm; Westwing. www. westwing.com.br 5.Infusor de chá em silicone Estilo Pacotinho; Veganizadores. www.veganizadores.com.br 6.Ecobag modelo tote em lona Asap; Osklen. www.osklen.com.br 7.Copo retrátil em silicone para transportar na bolsa, pode ser usado no microondas; Menos 1 Lixo. www. menos1lixo.com.br 8.Escova de dentes B. Live, com haste de bambu e cerdas de nylon; B. Live, na Westwing. www.westwing.com.br 9.Kit de talheres dobráveis em inox; Agora Sou Eco. www.agorasou.eco.br 10.Óculos de sol Groove Double Maple; Leaf, na Westwing. www.westwing. com.br 11.Discos de algodão reutilizáveis, feito em 100% algodão para remoção da maquiagem; Balmish. www.balmish.com.br Fotos: Divulgação

LIVING | OUTUBRO 2019

71


Decoração

1

Caí na

tinta!

A expressão famosa nas redes sociais para mostrar looks supercoloridos vem a calhar na inspiração de décor da nova temporada. Experimente ousar e colorir ao máximo a sua casa. Você vai ver, a energia será contagiante!

2 3

4

5

5 7

6

72

LIVING | OUTUBRO 2019


8

9

10

11

12

13

1.Luminária pendente Object Of Discussion, design assinado por Thomas Dariel; Maison Dada. www.maisondada.com 2.Papel de parede Prism, coleção Geometric II; Cole&Son. www.cole-and-son.com 3.Poltrona Traffic, design assinado por Konstantin Grcic; Magis, na Firma Casa. www.firmacasa.com.br 4.Almofada em linho misto com griló Margret, 40 cm de diâmetro; Westwing. www.westwing.com.br 5.Tela em canvas Folhas de Palmeira Turquesa, design assinado por Art&Co; Urban Arts. www.urbanarts.com.br 6.Mesa de centro com gaveta Tamburo Rigalina, 80 x 61 cm, design assinado por Barnaba Fornasetti; Fornasetti. www.fornasetti.com 7.Adorno Colorittos Abacaxi, 15 cm de altura; Tok&Stok. www.tokstok.com.br 8.Biombo Sonar Gradiente, design assinado por Oskar Zieta; Zieta Prozessdesign, na Kooku. www. kookudesign.com 9.Cadeira Anita vermelha com assento estofado, design assinado por Aristeu Pires. www.aristeupires.com.br 10.Luminária de teto Blossom, design assinado por Hella Jongerius. www.jongeriuslab.com 11.Tapete redondo Paulioca, com 2,5 m de diâmetro, design assinado por Pedro Moog e Leonardo Lattavo, da Lattoog, para Punto e Filo; na Manjabosco Decor. www.manjabosco.com.br 12.Ornamento e cabideiro Cactus, 1,7 m de altura, disponível em diversas cores, design assinado por Guido Drocco e Franco Mello; Gufram. www.gufram.it 13.Banco Cilindros, design assinado por Murilo Weitz; Breton. www.breton.com.br Fotos: Divulgação e foto 11: Fábio Zanzeri/Divulgação

LIVING | OUTUBRO 2019

73


Arquitetura

74

LIVING | OUTUBRO 2019


Inspiração

fashionista

Apaixonados por moda, os clientes de Robert Robl ganharam um projeto ousado e cheio de referências estéticas que reforçam suas personalidades em cada detalhe do novo lar

LIVING | OUTUBRO 2019

75


por Kellyn Boniatti FOTOS RAFAEL RENZO/Divulgação

Para um casal que respira moda – do trabalho aos gostos pessoais –, um lar fashionista cheio de atitude. Projetado pelo arquiteto Robert Robl em São Paulo, este apartamento surpreende com escolhas ousadas que ganham os olhos sobre uma base neutra minuciosamente bela. Inspirado no lar do estilista norte-americano Roy Halston, que influenciou a moda principalmente na década de 1970 em Nova York, o arquiteto propôs algumas soluções criativas para o lar dos clientes: pintou a madeira do piso de preto, escolheu um tapete com brilho prateado para a sala de estar, harmonizou com paredes no mesmo tom de cinza e investiu em um aconchegante carpete para o quarto do casal. Esses detalhes harmonizam com móveis e objetos aproveitados do antigo apartamento – são peças que foram garimpadas em antiquários e outras trazidas de viagens, simbolizando as memórias afetivas dos moradores. “A base neutra que criamos inicialmente facilitou a mistura de elementos étnicos, coloridos e vintage trazidos por eles”, avalia o arquiteto. Por se tratar de um imóvel antigo, algumas adaptações foram necessárias para garantir a melhor distribuição dos ambientes e proporcionar um layout mais funcional para a rotina dos novos moradores. Como um deles trabalha em casa, criar um home office confortável era uma das prioridades. Para isso, Robert aproveitou a área junto à sala de jantar (conquistada com a transformação de um dos dormitórios originais da planta), projetando uma bancada clean que se estende pela parede, com direito a gaveteiro e prateleira que acomoda livros e objetos pessoais.

Inspirações do mundo da moda estão presentes na composição, valorizando os gostos pessoais dos moradores. O resultado une atitude e elegância

76

LIVING | OUTUBRO 2019


Ao fundo da sala de jantar, aproveitando o novo espaço disponível com a alteração da área íntima, o arquiteto projetou um prático (e necessário) home office

LIVING | OUTUBRO 2019

77


Pensando em valorizar a sensação de amplitude no living, o profissional utilizou amplos painéis de espelhos para revestir a parede principal, atrás do sofá. Além de maximizar a área, ela transmite leveza e modernidade para a composição, deixando em destaque os objetos metalizados que sutilmente pontuam o décor. Na cozinha, com a transformação do quarto de serviços, o arquiteto conseguiu ampliar o espaço, criando uma charmosa copa integrada, que atende às refeições diárias do casal. Já na área íntima, que inicialmente era composta por dois dormitórios, Robert propôs a transformação do segundo quarto, que não seria utilizado. A partir dele foram ampliados dois espaços importantes do apartamento e, além de somar mais espaço para a sala, onde foi criado o escritório, também permitiu a ampliar a área útil da suíte do casal.

78

LIVING | OUTUBRO 2019

Junto à cozinha, o arquiteto desenvolveu um prático espaço de copa, com mesa que atende às refeições diárias do casal


Ao lado, destaque para o projeto do escritório. O ambiente ganhou uma prática bancada que se estende pela parede, pontuada, acima, pela estante de nichos assimétricos onde ficam livros e objetos pessoais

LIVING | OUTUBRO 2019

79


O dormitório teve sua área expandida com a alteração do layout da área íntima. Os tons de cinza e azul predominam na composição 80

LIVING | OUTUBRO 2019

Serviço Robert Robl www.robertrobl.com


Estilo

Josefina Rosacor Renner

Fotos desfiles: Cortesia Chanel/Divulgação, Armando Grillo/Gorunway.com/Divulgação, Zé Takahashi/Agência Fotosite/Divulgação / Fotos produtos: Divulgação

Chanel

Favorito da redação

Amaro

Banana Republic

Hit

Dolce& Gabbana

fashion Os acessórios de cabelo estão fazendo, literalmente, a cabeça da mulherada. No verão a tendência segue em alta, com destaque para presilhas com aplicações, tiaras, fitas e laços supercharmosos

Renner

Patbo

M.Lourdes, na OQVestir

Renner

Amaro

LIVING | OUTUBRO 2019

81


Living Visita

Cristina Côrtes Arquiteta abre as portas de seu charmoso apartamento na Barra da Tijuca e revela os detalhes da nova composição da área social. O espaço com pé-direito de 5,8 m de altura ganhou um projeto que exala contemporaneidade, com ares de casa de praia por Kellyn Boniatti FOTOS Denilson Machado/MCA Estúdio/Divulgação PRODUÇÃO Cristina Côrtes e Andréa Falchi

Em 2012, quando a arquiteta Cristina Côrtes e a família procuravam um novo lar, apaixonaram-se à primeira vista por este apartamento duplex de 250 m² na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. “Morávamos no mesmo bairro, mas estávamos cogitando mudar para uma casa. Quando vimos este imóvel, com pé-direito duplo na sala, uma generosa varanda e suítes amplas, não tivemos dúvidas. Ele tem jeito de casa e ainda nos oferece todo o conforto e a segurança de um condomínio fechado”, conta Cristina, que no início deste ano propôs uma transformação para o décor do apartamento onde vive com o esposo, engenheiro civil, e o jovem casal de filhos – a menina tem 13 anos e o menino 18. Com ares de casa de praia, o imóvel é bem iluminado e arejado e os tons neutros da composição acentuam a sensação de bem-estar dos moradores. Quando mudaram, há sete anos, algumas trocas ajudaram a deixar o espaço com o estilo da família. Já de cara apostaram na substituição do antigo piso pelo marmoglass branco, em um novo projeto luminotécnico e também na 82

LIVING | OUTUBRO 2019

transformação da varanda em um convidativo espaço gourmet de 23 m², especialmente pensada para os churrascos de domingo. Mais recentemente, sem grandes reformas, foi a vez de mudar o visual do restante. Para isso, Cristina trocou o estofado do sofá e das poltronas da área social, comprou objetos de decoração, como quadros e almofadas, investiu em um tapete de fibra natural, que reforça o clima praiano, e também escolheu novos acabamentos para sua suíte, localizada no andar superior. Na sala de estar, a paleta de cores foi norteada pelo quadro assinado pelo artista Rafael Vicente, produzido especialmente para o ambiente da arquiteta na CasaCor Espírito Santo há três anos. Da obra saem os tons de verde e terrosos que inspiraram a composição de todo o living. Entre os destaques da área social também está a luminária Hope escolhida para a sala de jantar. A peça assinada por Francisco Gomez Paz e Paolo Rizzatto para a Luceplan foi especialmente trazida por Cristina após uma recente viagem realizada a Suíça, aproveitando os dias na Europa após a feira de Milão. 


Meu estilo contemporâneo foi sendo moldado a partir das experiências, mas sempre me adapto aos gostos e desejos dos clientes

LIVING | OUTUBRO 2019

83


Para contrapor com o visual imponente da madeira, que ajuda a aquecer o ambiente, a arquiteta optou por mĂłveis e painĂŠis espelhados

84

LIVING | OUTUBRO 2019


Leveza e contemporaneidade O estilo contemporâneo do qual a arquiteta é adepta se faz presente no projeto, revelado através das escolhas, que vão de um charmoso painel de madeira de demolição, que se estende do chão ao teto na sala de estar, até os amplos espelhos que revestem as laterais do jantar. Esse detalhe imprime leveza e modernidade na composição. “A madeira foi escolhida para aquecer o ambiente, que tem piso frio em marmoglass branco, já os espelhos trazem amplitude, além de refletirem a luz natural oriunda da varanda”, explica a arquiteta, que atualmente cursa pós-graduação em sustentabilidade, área na qual deseja se especializar. Entre as duas faixas espelhadas do jantar ela encontrou o espaço perfeito para expor as quatro telas com figuras geométricas assinadas por Cristina Bar-

rancos. Em tons de preto e branco, as peças acentuam a contemporaneidade do projeto e, ainda, valorizam o pé-direito de 5,8 m de altura. Apesar da vertente contemporânea em seus projetos, Cristina conta que procura se adaptar constantemente aos gostos dos clientes e lembra com carinho os anos em que trabalhou com projetos comerciais, urbanos e igrejas, área na qual possui especialização. “Minha carreira começou com projetos comerciais para lojas, mas já trabalhei com restauração, igrejas, interiores. Meu estilo contemporâneo foi sendo moldado a partir das experiências, mas sempre me adapto aos gostos e desejos dos clientes”, conta a arquiteta, que concluiu formação técnica em edificação antes de iniciar a faculdade.

O pé-direito imponente imprime ares de casa no amplo apartamento. Os tons neutros da composição e a excelente iluminação natural inspiram o bemviver da família

Serviço Cristina Côrtes www.cristinacortes.com.br

LIVING | OUTUBRO 2019

85


Moda

Na cor do bronze

Anote aí: nuances que transitam entre laranja, marrom, ocre, terra, caramelo, cáqui e bege são curingas na estação

Os tons terrosos têm tudo a ver com a estação. Ressaltam o bronzeado e transmitem aquela sensação de visual saudável e produção elegante. Invista nesta paleta de cores, que é sempre um curinga nos meses mais quentes do ano! Josefina Rosacor Alberta Ferretti Burberry, na Farfetch Brasil

6 86

LIVING | OUTUBRO 2019

Dzarm

Shoestock Lenny Niemeyer

Carla Amorim


Água de Coco

Hope Resort

Camila Klein

Lez a Lez

Capodarte

Iorane, na OQVestir Fendi Amaro

Bottega Veneta

Vanda Jacintho, na Farfetch Brasil

Fotos produtos: Divulgação e Fotos desfiles: Filippo Fior e Alessandro Lucioni/Gorunway.com/Divulgação e Zé Takahashi/Agência Fotosite/Divulgação

Melissa LIVING | OUTUBRO 2019

87


REDECORE APRESENTA

Refúgio moderno por Kellyn Boniatti FOTOS yuri panichi/Divulgação

88

LIVING | OUTUBRO 2019

Projetado para a própria arquiteta, apartamento exibe materiais sofisticados e explora a área de convívio, uma vez que os moradores adoram receber convidados. Obras de arte pontuam a decoração, do hall à sala de estar


Informe Especial

Bárbara Fischer Röhnelt (acima), Karen Arnold e Jeane Fischer Röhnelt (sentadas) assinam o projeto deste apartamento em Novo Hamburgo

Foto: Denise Wichmann/Divulgação

L

ocalizado em Novo Hamburgo (RS), o apartamento de 120 m² assinado pelo escritório Fischer&K Arquitetura e Interiores tem seus ambientes voltados à rotina dos moradores, um jovem casal que adora receber amigos em momentos de descontração e boa música. Por isso, o sistema de som e vídeo foi especialmente pensado pelas profissionais. “Criamos um home theater para TV com caixas de som embutidas no forro da sala e também na cozinha”, explica a arquiteta Bárbara Fischer Rohnelt – o projeto foi desenvolvido para ela e seu esposo. Outro detalhe escolhido pelo trio, formado ainda pela decoradora de interiores Jeane Fischer Rohnelt e pela arquiteta Karen Arnold, foi a mesa redonda no jantar, que deixa as pessoas mais próximas no momento da refeição. Já na sala de estar, um aconchegante sofá em L otimiza a metragem. Suspenso com cabos de aço, o quadro da artista plástica Lisi Wendel compõe um recanto acolhedor junto às amplas janelas, com vista impecável para a cidade. Entre os materiais de destaque está a madeira, que aparece no forro do hall e se estende por um painel no living, com fotografias de Ita Kirsch e Bala Blauth. Demarcando a entrada estão um o biombo metálico com vidro mini boreal de textura suave e um arranjo colocado sobre o pedestal produzido em Grigio Carnico.

O painel de madeira cria um fundo imponente junto às fotografias de Ita Kirsch e Bala Blauth. A mesa de jantar redonda assinada por Doimo favorece o convívio social

LIVING | OUTUBRO 2019

89


Informe Especial

Entre o moderno e o contemporâneo, a composição preza por móveis de design atemporal. Na sala de estar integrada com a cozinha, o visual sóbrio prevalece, com tapete de couro em tons acinzentados. Já as poltronas verdes se sobressaem, sem deixar a elegância de lado. Ao chegar na área íntima, percebese o predomínio dos tons de cinza em conjunto com o preto. “Um dos quartos foi transformado em closet, então pudemos desenvolver uma penteadeira integrada com o banheiro da suíte”, conta Bárbara, que aproveitou a área exclusiva do quarto para criar um refúgio acolhedor sem a necessidade de armários.

90

LIVING | OUTUBRO 2019

A bancada que delimita cozinha e living é composta por banquetas altas de Aristeu Pires. Ao lado, o lavabo contrasta texturas imponentes como a madeira e os metais pretos com acabamento fosco


REDECORE APRESENTA

Fischer&K Arquitetura e Interiores Av. Pedro Adams Filho, 4837, sala 18 Novo Hamburgo (RS) Tel.: (51) 3593-4457 ou (51) 99864-0384 www.fischerek.com.br

Fornecedores Redecore Estofare – www.estofare.com.br Idelli Móveis Planejados – www.idelli.com.br BadenBox – www.badenbox.com.br Marmogran – www.marmogran.com.br Latina Haus – www.latinahaus.com.br Hartz Tintas – www.hartztintas.com.br

Este é um dos projetos selecionados pelo novo concurso promovido pela Redecore, o Projetar Redecore. A Redecore é uma rede de empresas do ramo da construção civil e decoração. As associadas entregam produtos e serviços para quem está construindo ou reformando e cria ações de integração e relacionamento, com foco em geração de negócios. Atualmente a Redecore conta com as associadas: Badenbox, Estofare, Hartz Tintas, Idélli por Jaque Zapelini, Latina Haus, Marmogran, Millforross, Schein Esquadrias, Selet Experiência em Iluminação e Toque e Retoque. Saiba mais em redecore.com.br


Beleza

Vem chegando

o verão...

Cuidados com a pele são essenciais nos dias de calor intenso. Saiba como mantê-la hidratada e protegida da radiação solar com as dicas da dermatologista por Kellyn Boniatti FOTOS Freepik.com/Divulgação 92

LIVING | OUTUBRO 2019


As temperaturas sobem e o sol fica mais quente. É o verão que está chegando. Nesta época do ano, além das merecidas férias e dos fins de semana na praia e na piscina, é comum ficarmos mais expostos aos raios solares e ao calor, mesmo nas atividades do dia a dia. Por isso, os cuidados com a pele devem ser redobrados, conforme orienta a médica dermatologista Manoela de David Dornelles, de Porto Alegre (RS). “Devemos evitar a exposição durante os horários de maior intensidade da radiação ultravioleta, que ocorre entre 10h e 16h, e usar diariamente o filtro solar para proteger o corpo e o rosto das agressões emitidas por essa radiação”, explica, lembrando que a fotoproteção evita o envelhecimento precoce, o surgimento de manchas e também previne o câncer de pele. “O ideal é utilizar um protetor solar com amplo espectro, fator de proteção solar acima de 30 e textura adequada ao tipo de pele de cada pessoa”, acrescenta. Dica: a aplicação deve ocorrer 30 minutos antes da exposição e o produto precisa ser reaplicado a cada duas horas, ou antes, em caso de transpiração ou permanência na água. É importante lembrar que os cuidados que devemos ter vão além da proteção solar e a hidratação é tão importante quanto. Para isso, é fundamental beber bastante água e sucos de frutas, principalmente nos dias mais quentes e secos. “Outra dica é ingerir alimentos ricos em antioxidantes e carotenoides, que podem aumentar a tolerância ao sol, ajudar no bronzeado saudável e diminuir a produção de radicais livres, que causam manchas e envelhecimento da pele”, diz a profissional. Nessa lista estão alimentos como cenoura, fonte de betacaroteno, açaí, com polifenóis e antocianinas, chá verde, com catequinas, além das frutas vermelhas e cítricas, que são ricas em vitamina C.

Os cuidados com a pele devem ser diários, com uma rotina de limpeza, proteção, hidratação e prevenção, sempre com produtos adequados ao tipo de pele de cada indivíduo

Refresco merecido Um banho de piscina ou um mergulho no mar são sempre bem-vindos quando a intenção é relaxar e se refrescar. Mas com eles também devemos atentar para outros cuidados, que por vezes passam despercebidos na rotina, resultando no ressecamento da pele. Conforme explica a dermatologista, a hidratação é fundamental e o momento após o banho é sempre o mais indicado para isso, já que a pele apresenta uma maior concentração de água nos poros e o uso de hidratantes cria uma espécie de película, impedindo que essa água evapore e cause a desidratação e o indesejado ressecamento. Com o calor algumas pessoas também podem apresentar maior oleosidade na pele, principalmente na região do rosto. Isso ocorre devido ao aumento da produção de sebo, responsável por estimular a proliferação de bactérias, obstrução dos poros e, consequentemente, o surgimento de acne. “A radiação solar colabora para a inflamação das lesões, pois diminui a imunidade da pele, favorecendo a proliferação dessas bactérias, por isso é importante o uso de produtos próprios para pele oleosa, como sabonetes e ácidos noturnos que devem ser prescritos pelo médico dermatologista”, diz Manoela, que também indica o uso de filtro solar de toque seco, sem óleo, para amenizar essa sensação. É no verão também que as micoses costumam aparecer com maior intensidade, devido a alguns hábitos comuns nos dias mais quentes. “Para evitá-las, devemos enxugar bem o corpo após o banho, cuidando para secar aquelas regiões que costumam ficar úmidas, como as áreas de dobras e os espaços entre os dedos. Não se deve compartilhar roupas, toalhas e utensílios de uso pessoal, nem andar descalço em pisos úmidos”, orienta. Ao perceber qualquer diferença na pele, é importante procurar um médico dermatologista, que poderá identificar a anormalidade e tratá-la da maneira correta. “Os cuidados com a pele devem ser diários, com uma rotina de limpeza, proteção, hidratação e prevenção, sempre com produtos adequados ao tipo de pele de cada indivíduo”, lembra. Dar preferência às roupas de algodão, utilizar calçados abertos e acessórios como chapéus, bonés e óculos de sol também auxiliam nos cuidados com a pele e o rosto, pois ajudam a bloquear a radiação ultravioleta. LIVING | OUTUBRO 2019

93


Beleza

Proteja-se! Visual saudável no verão é sinônimo de pele protegida e hidratada. Invista em produtos específicos para o seu tipo de pele, inclua o protetor solar em seus cuidados diários e aproveite o melhor da estação!

Forever Living

Hidra Sun Nivea

Australian Gold

Natura

Bestbronze

Shiseido

Biossance

Shiseido Lip Ice 94

LIVING | OUTUBRO 2019

Fotos: Divulgação


LIVING | OUTUBRO 2019

95


Moda

Bossa Nossa, na Renner

Adriana Degreas, na Farfetch Brasil

Chloé, na GrandVision by Fototica

SUMMER ALERT O verão está mais ousado do que nunca! Nesta temporada temos a volta triunfal das calcinhas asa delta e dos maiôs supercavados. Para todos os gostos, os conjuntos chegam com infinitas opções: tops retos, modelos que lembram sutiãs e o V-Bar, famoso entre as europeias e norte-americanas, com aro curvado que valoriza o decote. Você também vai ver muitos recortes, tiras, babados e transparências. Na paleta de cores, os tons neon não passam despercebidos e a estampa tie dye é só alegria. Para completar o look, os acessórios são pura graça, com óculos geométricos, bolsinhas de palha redondas e a já tradicional saia pareô.

96

LIVING | OUTUBRO 2019

Sofia By Vix, na Shop2gether

Água De Sal, na Dafiti

Favorito da redação

Água de Sal

Amaro Marysia, na Farfetch Brasil

Fotos: Freepik.com e Divulgação e Fotos desfiles: Zé Takahashi/Agência Fotosite/Divulgação


Osklen, na Shop2gether

Bali Beach, na Dafiti

Triya

Ă gua de Coco

Triya

Johanna Ortiz, na Farfetch Brasil

Dumond, na Dafiti

Lenny Niemeyer, na Shop2gether LIVING | OUTUBRO 2019

97


Moda

MOOD

tropical O verão 2020 da Mos Beachwear está repleto de frescor e movimento. Peças fluidas, shapes ousados e detalhes sofisticados revelam uma coleção cheia de peças-desejo para a nova temporada

98

LIVING | OUTUBRO 2019


8 LIVING | OUTUBRO 2019

99


por Kellyn Boniatti

Em meio à natureza para celebrar as belezas da Floresta Amazônica, a Mos Beachwear clicou sua coleção para o verão 2020. Com peças versáteis que inspiram uma temporada cheia de frescor e conforto, a marca buscou inspiração na exuberância da maior floresta tropical do mundo para receber de braços abertos a estação do calor. As riquezas naturais, a fauna e a flora, as texturas e a paleta de cores única da floresta dão vida a looks deslumbrantes, que abusam de shapes ousados, com recortes, aplicações, transparências e um mix de texturas obtido com delicados trabalhos manuais em macramê e bordados. E nem só de biquínis e maiôs é feita a coleção. Outras novidades fashionistas também ganham a cena, como saídas, bodies, kaftans curtos e longos, além de vestidos e calças com a cara do verão. A paleta de cores não poderia ser mais atual e transita entre nuances vívidas de verde – do menta ao bandeira – aos tons de mostarda, acqua e neon. Para um toque de glamour e muita elegância, detalhes metalizados chamam a atenção entre os lançamentos. Os tons mais básicos, como off-white, nude, terrosos e preto, é claro, também têm espaço garantido.

Ficha Técnica: Fotógrafo: Guilherme Lessa Modelo: Bruna Maria Beleza: Fabiano Procópio Stylist: Milene Sirotsky e Luiza Lessa Mos Beachwear www.mosbeachwear.com.br

100

LIVING | OUTUBRO 2019


LIVING | OUTUBRO 2019

101


102

LIVING | OUTUBRO 2019


LIVING | OUTUBRO 2019

103


104

LIVING | OUTUBRO 2019


Favorito da redação

LIVING | OUTUBRO 2019

105


106

LIVING | OUTUBRO 2019


LIVING | OUTUBRO 2019

107


108

LIVING | OUTUBRO 2019


LIVING | OUTUBRO 2019

109


110

LIVING | OUTUBRO 2019


Design

Mesa lateral e cama pet Pet.se, design assinado por Edu Bortolai e Carlos Naguno para a Tok&Stok. www.tokstok.com.br

CASA

Pet friendly Móveis que garantem mais funcionalidade na rotina de tutores e mascotes merecem um cantinho especial na sua decoração. Conheça algumas novidades!

Aparador, mesa bar e cama pet We, design assinado por ZON Design; Charlie Pet. www.charliepet.com.br

Mesa lateral e cama pet Parafuso, design assinado por Snooze; Boobam. www.boobam.com.br

Criado-mudo e cama pet Cat Garfield; Westwing. www.westwing.com.br

Mesa de centro Cabana, design assinado por Helena Tourinho; Cazu. www.cazu.mobi Fotos: Divulgação

LIVING | OUTUBRO 2019

111


Eventos

12ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo – Todo dia Dividida em duas exposições em edifícios-manifesto na cidade de São Paulo, a bienal de arquitetura propõe um novo olhar sobre o cotidiano A proposta curatorial da 12ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, sob o título Todo dia, propõe destacar o protagonismo do cotidiano – a dimensão mais trivial da realidade – na arquitetura e no urbanismo no século 21. “O poder discreto do cotidiano está em sua capacidade de traduzir o modo como habitamos, utilizamos recursos naturais, e mantemos o espaço, em práticas comuns, que fazem do projeto algo relevante e uma preocupação compartilhada”, afirmam os curadores desta edição, Charlotte Malterre-Barthes, Ciro Miguel e Vanessa Grossman. A 12ª BIA consiste em duas exposições que ocupam dois edifícios-manifesto do cotidiano de São Paulo: Todo dia, no Sesc 24 de Maio (2017, Paulo Mendes da Rocha e MMBB), com visitação encerrada em setembro, e ArquiCiro Miguel, Vanessa Grossman e Charlotte teturas do cotidiano, no Centro Malterre-Barthes, curadores da 12° BIA Cultural São Paulo (1982, Eurico Prado Lopes e Luiz Telles), que segue até 8 de dezembro. “A compreensão das cidades contemporâneas a partir das pessoas, dos seus diferentes cotidianos, histórias, revela um conjunto de singularidades e reincidências, entre elas desigualdades e violências que imprimem um senso de urgência, demandam ações concretas, em diferentes escalas, para enfrentar o desafio primordial da vida em sociedade: a dimensão civilizatória. Refletir sobre isso é a missão desta edição da Bienal, primeira definida a partir de um concurso internacional de curadoria”, explica Fernando Túlio Salva Rocha Franco, presidente do IAB – SP. Tel.: (11) 3397-4002

África, Mãe de Todos Nós: Figuras de Poder A segunda fase da exposição de arte africana promovida pelo Museu Oscar Niemeyer (MON), África, Mãe de Todos Nós: Figuras de Poder, pode ser conferida até o dia 27 de outubro, em Curitiba (PR). A mostra, dividida em três módulos, marca o início de uma parceria entre a instituição e a Coleção Ivani e Jorge Yunes (CIJY), de São Paulo. Neste segundo módulo, o visitante pode ver bustos e estatuetas de elementos de notória importância na cultura africana, que se contrapõem e se combinam com bonecas de fertilidade, utilizadas também como brinquedos infantis. As obras permitem um diálogo com a exposição de Ningyos, bonecos integrantes da Coleção Asiática do MON, coincidindo o período expositivo de ambas com o Dia das Crianças. O terceiro módulo da exposição, que acontecerá nos meses de novembro e dezembro, apresentará instrumentos musicais africanos, numa alusão às festividades de fim de ano. www.museuoscarniemeyer.org.br

Figuras krobobo, cultura Tikar, Camarões

Foto: Diego Soares/Talenttare/Divulgação

Feira da Loucura por Sapatos Imperdível para quem adora descontos e não abre mão das tendências de moda, a Feira da Loucura por Sapatos acontece até o dia 13 de outubro, das 10h às 21h, na Fenac, em Novo Hamburgo (RS). Bastante aguardado pelos públicos feminino e masculino, o evento, que é considerado a maior promoção de calçados do Brasil, reúne nesta edição 250 expositores, entre calçados, bolsas e acessórios, com descontos que podem chegar até 70%. Além das opções de marcas e lojas, o público também encontra comodidades que tornam ainda mais agradável o passeio em família, como ambiente climatizado, amplo estacionamento, fácil acesso através da Estação Fenac da Trensurb, Praça de Alimentação, Maridódromo e Espaço Kids. Em paralelo, como já é tradição, ocorre o 11º Festival de Cervejas Artesanais, com aproximadamente 25 expositores dos mais variados tipos da bebida, gastronomia e happy hour com música ao vivo diariamente. www.feiradaloucuraporsapatos.com.br 112

LIVING | OUTUBRO 2019

Fotos: Divulgação


Multimídia

José Zanine Caldas Em comemoração ao centenário de uma das figuras mais emblemáticas da história do design e da arquitetura do país, autores lançam livro que revê a trajetória criativa e inovadora do inconfundível mestre da madeira Autores: Amanda Beatriz de Palma Carvalho, Lauro Cavalcanti, Maria Cecilia Loschiavo dos Santos Fotos: André Nazareth Editora: Olhares e R&Company Gallery (NY) Recém-lançado, o livro comemorativo ao centenário de José Zanine Caldas chega oficialmente a Porto Alegre (RS) no início de novembro, em um evento que receberá, a convite de Simiane Gil, Zanini de Zanine em uma das casas construídas pelo pai na capital gaúcha. Nascido em Belmonte, litoral sul da Bahia, Zanine Caldas foi um criador multidisciplinar, que teve a madeira e o saber artesanal como protagonistas em sua obra. O livro revê a trajetória do mestre da madeira a partir de pesquisa e texto de Maria Cecilia Loschiavo dos Santos, professora titular de design da FAUUSP, Lauro Cavalcanti, crítico de arquitetura e diretor da Casa Roberto Marinho, e Amanda Beatriz Palma de Carvalho, pesquisadora da obra de Zanine. A publicação também traz mais de 300 imagens históricas e atuais, com ensaio do fotógrafo André Nazareth. José Zanine Caldas foi um dos grandes arquitetos e designers do país, além de uma personalidade marcante na cultura brasileira do século 20, com sua postura crítica e empreendedora e uma incrível inventividade estética, um dos pioneiros do pensamento sustentável no design.

Alguém passa por aqui e deixa alguma coisa Autora: Marina Linhares Editora: Olhares A transformação de uma casa abandonada conduz o novo livro de Marina Linhares. Na publicação, a decoração é retratada de forma poética e reflexiva pela escritora Noemi Jaffe e pelo fotógrafo Ruy Teixeira. Uma pequena casa da família semiabandonada na Serra da Bocaina, repleta de memórias afetivas, e o desejo de refletir sobre sua própria atividade inspiraram a nova obra da decoradora. Entre viagens para Portugal, Marrocos, França, Rio Grande do Sul e pela própria região da Bocaina, uma extensa pesquisa de referências e inspirações foi levada a campo para definir os elementos de um projeto improvável: uma casa-livro, cujo processo de transformação conduziria (e seria conduzido por) um exercício coletivo de olhar. O viés autoral e a cumplicidade impregnada no ensaio fotográfico de Ruy Teixeira desvelam as descobertas desse roteiro. Ele registrou os vestígios do abandono no primeiro momento, a imersão na busca por uma atmosfera para a casa em cada viagem e a força da relação com a paisagem, que influenciou definitivamente a forma como Marina pensou o projeto. Transitando entre a poesia e a filosofia, o texto da escritora Noemi Jaffe enriquece de sentidos o livro. Ela reflete junto com Marina (no texto introdutório e em uma extensa entrevista) sobre o universo da casa “em permanente construção” e explora a essência da identidade criativa da decoradora, suas concepções profissionais e o desenvolvimento do projeto da Bocaina. Além disso, pontua o livro com poesias sobre a casa, o morar e o decorar. Fotos: Divulgação


Inspire-se Foto: Rafael Fernandez/Voalá Imagens Aéreas/Divulgação

Rafael Fernandez sempre buscou ver a vida dos melhores ângulos. A formação em administração e a atuação em marketing, somadas a um olhar artístico, inspiraram a criação da Voalá Imagens Aéreas. Há quatro anos no mercado, a empresa é especializada em fotos e vídeos com drones, proporcionando experiências diferenciadas a cada registro. Entre elas, a possibilidade de “entrar” na imagem, graças ao efeito da realidade aumentada, como podemos observar neste clique na região do Centro Histórico de Porto Alegre (RS).

Para viver essa experiência, basta fazer o download do aplicativo Magipix, clicar em Novo Conteúdo e em seguida na opção Não tenho QR Code. Após, insira o código VOALA-FOTOS e aponte a câmera do seu celular para a foto e surpreendase com o que verá!

114

LIVING | OUTUBRO 2019


LIVING | OUTUBRO 2019

115


Profile for Revista Living

Revista Living - Edição nº 98 Outubro 2019  

Boas novas!

Revista Living - Edição nº 98 Outubro 2019  

Boas novas!

Advertisement