Page 1


Tabela de conteúdo

1 2 3 Mulheres na arquitetura

Charme italiano

Mais cor

p.24

p.34

p.50

No mês da mulher, conheça o projeto Arquitetas Invisíveis, que visa a valorização feminina no mercado de trabalho. No Brasil, mais de 60% dos arquitetos ativos são do sexo feminino e, então, por que não acreditar e investir no potencial de cada uma delas?

Ambientes descolados, compostos por peças de design inusitado e irreverente, revelam a personalidade marcante de seus moradores. Muita cor e criatividade estão presentes neste surpreendente projeto italiano, você precisa conferir!

De olho nas tendências para o ano de 2017, selecionamos os lançamentos em cores de tintas e fomos atrás de sugestões para combinar a cor da parede com a decoração do ambiente. As opções variam das descoladas até as mais clássicas. Descubra!


Fotos: 1-MacArthur Fellows/Divulgação, 2-Giorgio Baroni/Divulgação, 3-Divulgação, 4-Jomar Bragança/Divulgação, 5-Divulgação, 6-Freepik.com/Divulgação, 7-Felipe Araújo/Divulgação e 8-Rodrigo Fanti/RPDOIS Imagens/Divulgação

4 5 6 7 8

Toque mineiro p.66

Inspiração: A Bela e a Fera p.72

Campo chic p.84

Uma horta para chamar de sua p.92

Uma escolha autêntica p.96

Projeto recém-finalizado pelo arquiteto David Guerra, este apartamento se traduz no reduto de sossego da família mineira. De volta à terra natal, os clientes solicitaram um lar com referências típicas e muito aconchego. Inspire-se com as ideias utilizadas!

Um clássico que marcou a infância de muitas pessoas está de volta aos cinemas! A história da criatura que se apaixona por uma bela jovem ganhou nova adaptação e promete encantar o público!

Românticas e repletas de charme, as composições inspiradas no universo rústico e acolhedor das cidades do interior estão em alta no cenário da decoração, seja qual for seu endereço. Confira nossa seleção de produtos e transforme o seu lar!

Fique atento às dicas espertas da profissional e descubra a melhor maneira de cultivar uma horta de chás, temperos e hortaliças dentro da sua casa. Escolha o ambiente com maior incidência solar, prepare os utensílios e... mãos à obra!

Cheios de personalidade e com muita vontade de ousar no visual, os homens estão investindo com propriedade em acessórios para compor seus looks. Das peças discretas às opções maxi, o mercado está recheado de novidades especiais para eles


Colaboradores do mês

Expediente

Gabi Pastro

Diretora Geral

Márcia Boniatti

marcia@revistaliving.com.br

Gerente

Nara Levandowski

gercom@revistaliving.com.br

Editora

Kellyn Boniatti

kellyn@revistaliving.com.br

Diretora de Arte

Raquel Braz Ribeiro

raquel@revistaliving.com.br

Administrativo

Lucas Gabriel Boniatti

lucas@revistaliving.com.br

www.sabordefazenda.com.br Bióloga formada pela Universidade Federal do ABC, onde também cursou mestrado em Evolução e Diversidade. Atua no ramo da alimentação saudável e agricultura urbana orgânica, ministrando cursos sobre estes temas através de sua empresa, a Hortas e Saberes. Trabalha em parceria com o viveiro Sabor de Fazenda, produtor de ervas e temperos orgânicos. Colaborou com a matéria Uma horta para chamar de sua desta edição.

Léo Shehtman

www.leoshehtman.com.br Arquiteto e designer, atua no mercado desde 1981, realizando projetos no Brasil e também no exterior. Seu trabalho se caracteriza pela contemporaneidade e vanguarda, tendo sempre em vista a funcionalidade da composição. Colaborou com a matéria Mais cor desta edição.

Fale com a Redação

redacao@revistaliving.com.br

Atendimento ao Leitor

leitor@revistaliving.com.br

Central de Assinaturas

assinaturas@revistaliving.com.br

Departamento Comercial

Tel.: (51) 3097-0520 comercial@revistaliving.com.br

Assessoria Jurídica OAB-RS 4871

Bastos Lund Advogados Associados

Tiragem

15.000 exemplares

Distribuição

Você encontra a Revista Living nas principais bancas e livrarias do Brasil; se preferir, solicite sua assinatura e a tenha todos os meses no conforto do seu lar.

Editora Boniatti Ltda. EPP

Rua Vinte e Quatro de Outubro, 1681, sala 908, Bairro Auxiliadora CEP 90510-003 - Porto Alegre/RS Tel.: (51) 3097-0520

Rodrigo Fanti www.rpdois.com.br Descobriu o universo da fotografia em 1992, quando deu seus primeiros cliques seguindo os passos do pai, ainda no Paraná. Na carreira, soma trabalhos para importantes veículos de comunicação do sul do Brasil, campanhas e editoriais para marcas nacionais e, atualmente, está à frente do Estúdio RPDOIS Imagens. Foi o responsável pelas fotos do editorial Uma escolha autêntica e do Living Visita desta edição.

juridico@revistaliving.com.br

A REVISTA LIVING é uma publicação mensal da Editora Boniatti Ltda. impressa pela Gráfica Editora Pallotti. A reprodução do conteúdo editorial é permitida, desde que citada a fonte. Solicite edições anteriores através do Atendimento ao Leitor. Os artigos assinados são de total responsabilidade de seus autores, bem como o conteúdo do material publicitário. www.revistaliving.com.br


Um mês e tanto!

O mês de março chega com um propósito especial: lembrar (e relembrar sempre) a importância da mulher. Sim, elas são mães, esposas, donas de casa, mas elas também são advogadas, médicas, engenheiras, arquitetas... O mundo é tão livre e tão enorme que o grande barato disso tudo está na liberdade que todos têm. Liberdade de ser quem quiser, de ser o que quiser ser. Para o Dia Internacional da Mulher deste ano, fomos atrás de um assunto interessante e pertinente, que engloba um universo que somos verdadeiros fãs: a arquitetura. Por incrível que pareça, neste Brasil tão vasto, formado por 143.775 arquitetos ativos, sendo destes 89.853 sexo feminino e 54.215 sexo masculino*, a maioria feminina que soma 62% da profissão ainda é desvalorizada. As mulheres, ainda hoje (sim, estamos em 2017), encontram dificuldades para exercer sua profissão, enfrentam preconceitos e precisam, diariamente, superar barreiras – imperceptíveis, porém muito grandes – para que consigam seguir em frente. Embora seja difícil aceitar, já que estamos tão acostumados a ver arquitetas brilhando com tamanho talento em nossas páginas, a desvalorização feminina na arquitetura é uma realidade enfrentada por todas elas, não só no Brasil, mas em todo o mundo. Na busca por informações, nos deparamos com o Arquitetas Invisíveis, um projeto muito especial criado em 2014 por um grupo de estudantes de Brasília. Com o coletivo, as meninas geram conteúdo e buscam espalhar conhecimento pelos estados do nosso país. É um caminho longo, uma batalha árdua, que ainda pode demorar um tempo para ser superado, mas nessa luta constante é bom darmos espaço para projetos tão significantes como esse. Afinal, nem só de belas composições e fotos impecáveis é feita a arquitetura. Os bastidores não são perfeitos, a vida não é glamour e luxo e nossas profissionais precisam enfrentar leões para se manter no mercado, apesar de serem tão qualificadas quanto seus colegas de profissão. Como sugestão para sua casa, nesta edição descolamos as tendências de cor para a pintura das paredes. Marcas de tintas divulgaram suas apostas para a “Cor do Ano” e surgiram opções tanto para os discretos quanto para aqueles que não abrem mão de ousar. Depois de escolher a cor da sua parede, é hora de combinar os móveis e a decoração. Por isso, conversamos com um expert no assunto e descobrimos o jogo de nuances perfeito para abrilhantar a composição do seu ambiente. Tem ainda os lançamentos da Expo Revestir, moda e décor inspirados em A Bela e a Fera, que estreia sua versão live-action na segunda quinzena do mês, design inspirado em origamis e uma seleção de produtos com o clima gostoso do outono. Imperdível, não é?

Nossa Capa Projeto: Maria Lavinia Arquitetura e Interiores Foto: Giuliana Fraccarolli (Fluup Fotografia)

*Conforme números divulgados em tempo real em fevereiro 2017 pelo Sistema de Inteligência Geográfica (Igeo) do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR)

Da Redação


Follow Web

inspiração na ponta dos dedos

revistaliving.com.br

decoração - moda - design - estilo de vida

Arquitetetura

Berço adaptável

Quem tem filhos sabe, é sempre um grande investimento adequar a rotina familiar às rápidas mudanças que uma criança passa no decorrer de sua infância. Das roupas ao berço, é sempre bom quando podemos contar com criações que pensam além e trazem soluções práticas para o dia a dia, não é? O berço Linea, desenvolvido por Leander, é um belo exemplo. O móvel é caracterizado pela sua fácil adaptação, podendo ser utilizado tanto por bebês quanto por crianças. Além de berço e cama, Linea também se transforma em um sofá para o quarto dos pequenos.

Garagem bem-localizada

Já pensou em ter sua garagem totalmente invisível no terreno de casa? A empresa IdealPark Car Lifts criou uma solução supermoderna para seus clientes, como se fosse um esconderijo subterrâneo para carros. A vaga de garagem pode ser acessada a partir de um grande elevador. Para isso, basta posicionar o automóvel sobre o local indicado, o sistema descerá até um nível abaixo e pronto, seu carro estará seguro e muito bem guardado! Fotos: Fábio Bartelt/Divulgação

Ambientes flexíveis

Foto: Siew Shien Sam/MW Photo Inc/Divulgação

Na edição de fevereiro você conferiu ambientes que usam divisórias criativas para a setorização de áreas. Um deles, em especial, ganhou destaque em nosso site e você pode conferir todas as fotos e se encantar com as soluções encontradas pelo designer Chun-ta Tsao, do KC Design Studio. O apartamento de 79 m² é composto por móveis funcionais que se adaptam à rotina dos moradores.

Outono-inverno Morena Rosa

Grazi Massafera, Valentina Sampaio e Taynara Resende retratam a natureza exuberante do nordeste brasileiro na mais recente campanha da Morena Rosa. Estampas feitas por artistas nordestinos, rendas, babados e transparências aparecem em alta no outono-inverno da marca, que valoriza a essência feminina e toda a força da mulher brasileira. Para o frio, a grife apresenta parkas tinturadas, jaquetas com pegada punk e bombers de luxo. Os cliques são de Fábio Bartelt e o styling é assinado por Juliano Pessoa e Zuel Ferreira. 12

LIVING | MARÇO 2017

Blorange na cabeça!

Esqueça os tradicionais tons de loiro, ruivo e castanho. Agora, a tendência para as madeixas é uma cor candy batizada de “blorange”. Em tradução, o nome sugere a mistura entre vermelho e laranja – blorange é a junção das palavras blood (sangue) e orange (laranja). Então, de acordo com sua personalidade, vale investir em uma maior quantidade de vermelho ou laranja... A escolha fica a seu critério! Fotos: Divulgação


Redes Sociais @RevistaLiving Pés antenados Vamos celebrar a vida? A Moleca está mais do que engajada nessa missão e preparou modelos superdescolados para quem deseja investir em looks divertidos nesta temporada!

Relax na Serra O Golden Gramado Resort Laghetto é o mais novo empreendimento de alto padrão da Serra Gaúcha. O projeto conta com empresas de renome: Laghetto Hotéis, Athivabrasil, All Prime, WAM e PRG e promete ser sucesso absoluto entre os visitantes da região!

Detalhe especial O adorno de parede Wired Cool Copper, da Umbra, foi lançado recentemente, durante a Gift Fair deste ano. A peça é produzida em cobre e garante um toque superestiloso para a decoração do ambiente.

Living Visita Os bastidores da sessão de fotos do Living Visita deste mês foi registrado pela equipe. Os cliques são de Rodrigo Fanti, da RPDOIS Imagens, e o resultado você confere nesta edição!

#RevistaLiving Fotos: Divulgação


Blog + App

App

Facetune O app queridinho das blogueiras é o segredo para fotos impecáveis. Disponível para Android e iOS, o Facetune é o companheiro perfeito de quem não dispensa boas selfies e adora registrar os momentos que vive. Com ele é possível editar imperfeições, deixando o sorriso mais bonito, os dentes mais brancos e eliminar as indesejadas olheiras. Outra possibilidade é afinar a silhueta e garantir um visual digno dos mais famosos influenciadores digitais.

@chloegiordano_embroidery Sucesso na Internet desde 2013, Chloe Giordano vem conquistando seguidores em sua conta no Instagram. Por lá, a ilustradora britânica compartilha imagens de seus minuciosos bordados, feitos à mão e incrivelmente pequenos. Tudo é tão lindo que é capaz de você se perder no tempo enquanto admira cada uma de suas fotos.

App

Whom Já imaginou criar GIFs com as suas fotos? Com o aplicativo Whom o usuário consegue dar vida a imagens animadas e compartilhá-las nas redes sociais ou mesmo enviá-las por mensagem através do WhatsApp ou e-mail. Disponível na App Store, seu download pode ser feito gratuitamente. Não deixe de testar!

@lutranchesi A influenciadora digital Lu Tranchesi é famosa por seus #lookdodia sempre cheios de tendências e novidades. Além de dicas fashionistas, o Instagram de Lu também é famoso por outro motivo: o fofo Antônio. O pequeno de dois anos é o xodó da mamãe blogueira e arrasa em posts feitos por ela, compartilhando com os seguidores um pouco da rotina mãe-e-filho.

@theorganizingstore O perfil no Instagram comandado por Deborah Shearer é a escolha perfeita para quem é aficionado por organização. Imagens que inspiram uma vida mais arrumadinha, com tudo em seu devido lugar, são compartilhadas diariamente, inspirando quem deseja guardar todos os seus pertences com muito estilo e criatividade. Vale a pena conferir! Fotos: Divulgação


Tecnologia

Vestido tecnológico Moda e tecnologia nunca estiveram tão próximas. Um vestido exclusivo e totalmente pensado para as suas necessidades... Já imaginou? E se o seu próximo look for um vestido (super) moderno criado pela parceria entre Google e Ivyrevel? Por mais incrível que pareça (e é!), as duas marcas se juntaram para desenvolver uma peça de roupa que une a moda a mais alta tecnologia, a fim de adaptar a peça aos usos mais distintos. Revolucionário, o novo vestido pode ser totalmente personalizado a partir das atividades que o indivíduo pratica durante a semana, além de se adaptar completamente a cada corpo. Ou seja, o look será feito de acordo com as necessidades específicas do cliente, com tecidos adequados ao clima, cortes confortáveis para a rotina e muito mais! Captar todas as informações necessárias para a fabricação da peça só foi possível graças ao aplicativo desenvolvido pelas empresas. Usando a ferramenta API, recém-lançada pelo Google, ele consegue sinalizar tudo o que o indivíduo faz durante os sete dias da semana, de almoços a esportes, para identificar quais as melhores opções em corte e costura. Além dos detalhes tecnológicos da novidade, vale lembrar que as empresas se preocuparam em trazer tendências de moda e referências para a criação de peças atuais.

Adeus, ar-condicionado! Pesquisadores da Universidade do Colorado descobriram uma alternativa que promete ser aliada nos cuidados com o meio ambiente e, ainda, garantir bem-estar aos espaços internos. Em um artigo recentemente publicado na revista Science, Ronggui Yang e Xiaobo Yin descrevem uma película que seria capaz de gerar conforto térmico e até mesmo refrescar construções quando instaladas na superfície do prédio – o efeito se dá pela refrigeração radiativa. O mais interessante é que a descoberta não utiliza energia e também é livre de qualquer gás refrigerador – elemento utilizado em aparelhos de ar-condicionado causador de aquecimento no planeta. A película tem formato de lâminas ultrafinas, produzidas em polimetilpenteno e vidro e são revestidas em prata em uma de suas superfícies – no momento da instalação, esse lado deve ser deixado para baixo. O que ocorre é que a luz solar será refletida pela superfície prata graças ao plástico, impossibilitando o aquecimento da construção. Foto: Glenn Asakawa/Divulgação

Superfície touchscreen Durante o Mobile World Congress Barcelona, a Sony apresentou uma novidade divertida para quem é aficionado por tecnologia. O Xperia Touch promete transformar qualquer superfície em um touchscreen interativo. A tecnologia destinada à criação é capaz de gerar uma tela responsiva de até 80 polegadas. Luzes infravermelhas criam imagens, enquanto uma câmera de 60 frames por segundo detecta e captura movimentos. Com o lançamento é possível navegar na internet, assistir a filmes, utilizar redes sociais e jogar games online. 16

LIVING | MARÇO 2017

Fotos: Divulgação


Ícone

Poltrona

Mole Considerada a criação mais icônica do mestre Sergio Rodrigues, esta aconchegante cadeira é o sonho de consumo de muitos adoradores do design. Entenda por quê! por Kellyn Boniatti

Um símbolo de conforto e imponência, a Poltrona Mole é, certamente, uma das peças mais emblemáticas desenhadas por Sergio Rodrigues. Datada de 1957, ela se consagrou como objeto desejo não apenas entre os fãs de design, mas também entre todos aqueles que prezam por mobiliário de bom gosto e aconchego extremo. Enquanto a década de 1950 era marcada por elementos delicados e limpos, como os clássicos pés palito e as linhas retas, o designer carioca surpreendia ao trazer à cena uma cadeira grandiosa, molenga e longe de qualquer característica cinquentinha – o que a fez sofrer grande resistência perante o público na época. Ela foi feita para relaxar, para sentar e, literalmente, se jogar em um descanso absoluto e acolhedor. “É uma poltrona superpreguiçosa”, considerou o designer certa vez. Pensando em criar uma peça altamente 18

LIVING | MARÇO 2017

confortável, que pudesse ser adaptada a qualquer ambiente, a Mole foi desenvolvida para o fotógrafo Otto Stupakoff, como um item capaz de oferecer o máximo de bem-estar a quem senta, sem parecer, de acordo com as palavras de seu idealizador, uma cama ou um sofá-cama. Uma curiosidade acerca da história dessa poltrona é a adaptação feita por Sergio Rodrigues no ano de 1961, quando o design original da peça precisou ser revisto para a participação na Mostra Selletiva Internazionale del Mobile, na Itália. Com um formato levemente curvilíneo, a Mole, ou Sheriff, como também ficou conhecida após os ajustes, conquistou o primeiro lugar na disputa. Em comemoração ao 60º aniversário da Poltrona Mole, a Lin Brasil se prepara para apresentar, durante a Semana de Design de Milão, uma edição comemorativa limitada da primeira versão da cadeira. Foto: Divulgação


Tendência 2

1

Está escrito!

3

4

Elas invadiram o universo fashion há algumas temporadas – e parece que vieram para ficar! Estampas com frases, palavras ou, simplesmente, letras conquistaram corações (e looks) pelo mundo e também marcam presença no décor de casa

7

6

5

8 1.Vaso e molheira linha Livros em Louças, design assinado por Mana Bernardes; Tok&Stok. www.tokstok.com.br 2.Papel de parede Briques Rouge T152; InCréation. www.increation.fr 3.Capacho Ambigrama Come In & Go Away, design assinado por Sam Hurt e Jude Biddulph; Suck UK. www. suck.uk.com 4.Clutch Dance Till You Drop, modelo Olivia, Lulu Guinness. www.luluguinness.com 5.Sapato de couro preto e vermelho; Charlotte Olympia, na Farfetch Brasil. www.farfetch.com/br 6.Escultura de parede Mantra; Umbra, na Etna. www.etna.com.br 7.Look primavera 2017; Elena Burba. www.instagram.com/elenaburba_ 8.Chapéu de praia Talk to the Sand; Eugenia Kim, Neiman Marcus. www.neimanmarcus.com 20

LIVING | MARÇO 2017

Fotos produtos: Divulgação e Foto desfile: Konstanti Chernichkin/Indigital.tv/Divulgação


Tendência 2 1

3

Precisa desenhar?

4

5

Se o seu estilo é mais divertido, as padronagens com desenhos conferem personalidade e muita descontração para as composições. Em peças de moda ou em artigos de decoração, resistir a essas lindezas é um grande desafio

6

7

8 1.Tapete Niki Monster; Illulian. www.illulian.com 2.Luminária pendente FL/Y Kids, design assinado por Ferruccio Laviani; Kartell. www. kartell.com 3.Look primavera 2017; Maison Margiela. www.maisonmargiela.com 4.Vestido tubinho floral azul; Boutique Moschino. www. moschino.com 5.Prato decorativo Totem, design assinado por Paula Juchem; Boobam. www.boobam.com.br/loja/paula-juchem 6.Sofá Gli Amici, design assinado por Gaetano Pesce; Meritalia. www.meritalia.it 7.Almofada Prince Charming, design assinado por Vivienne Westwood; The Rug Company. www.therugcompany.com 8.Sandália Pop Beauty; Boutique Moschino. www.moschino.com 22

LIVING | MARÇO 2017

Fotos produtos: Divulgação e Foto desfile: Matteo Volta/Imaxtree/Divulgação


Especial

MU LHE RES naitetura

Elas são maioria na profissão, mas ainda assim sofrem preconceito e têm seu trabalho desvalorizado perante o mercado. Como mudar este cenário e dar o merecido destaque a todas essas profissionais que foram (e sempre serão) essenciais para a história do segmento?

por Kellyn Boniatti FOTOS Divulgação

24

arqu

LIVING | MARÇO 2017


Foto: MacArthur Fellows/Divulgação

A arquiteta Jeanne Gang em frente ao edifício Aqua Tower (2010), um arranha-céu de 82 andares de uso misto em Chicago LIVING | MARÇO 2017

25


Sophia Hayden Bennett é a primeira mulher a receber um diploma de arquiteta. Ela se formou no Instituto de Tecnologia de Massachusetts em 1890. Sophia projetou o Edifício da Mulher para um concurso em Chicago. Sua proposta segue o estilo renascentista italiano

Um país formado por 143.775 arquitetos ativos, destes, 89.853 são do sexo feminino, enquanto 54.215 são do sexo masculino (conforme números em tempo real de fevereiro 2017). Para ficar mais fácil de visualizar, 62% dos arquitetos brasileiros são mulheres, ou seja, aqui, a profissão é formada por uma maioria feminina, mas que nem sempre se sente representada perante o mercado. Os dados levantados pelo Sistema de Inteligência Geográfica (Igeo) do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/ BR) revelam uma realidade que se faz presente em diferentes âmbitos da sociedade, onde ainda hoje mulheres lutam para conquistar um espaço de destaque no mercado de trabalho, mas nem sempre são valorizadas pelo seu talento. Em busca da igualdade de gênero também na arquitetura, um grupo de estudantes da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília criou, em 8 de março de 2014, o Arquitetas Invisíveis. Na ocasião, celebrando o Dia Internacional da Mulher, as jovens Gabriela Cascelli Farinasso, Hana Augusta de Andrade, Julia Mazzutti Bastian Solé, Lara Pita Viera e Luiza Rego Dias Coelho (que você conhece nas 26

LIVING | MARÇO 2017

páginas a seguir) lançaram uma página no Facebook afim de disseminar informações acerca da profissão e alcançar o maior número possível de estudantes e profissionais em solo brasileiro. Além de lutarem pela ampliação do repertório estudado dentro das salas de aula dos cursos de arquitetura do país, as criadoras do coletivo visavam o estímulo da discussão do assunto tanto no meio acadêmico quanto no profissional. Entre os propósitos do grupo está a divulgação de fatos importantes no universo da arquitetura, como o reconhecimento da vida e obra de arquitetas desprestigiadas pela história – apesar de serem incrivelmente talentosas, responsáveis por obras que revolucionaram cidades em todo o mundo. “Hoje, seguimos focadas em trazer visibilidade e representatividade às mulheres na área da arquitetura e do urbanismo e também em outras profissões. Damos espaço para o reconhecimento e a discussão do trabalho dessas mulheres, com o objetivo de alcançar cada vez mais pessoas sobre o debate da questão de gênero e todas as suas consequências não apenas no âmbito profissional, mas também no andamento da sociedade em geral”, explica Gabriela.


As mulheres são os fantasmas da arquitetura moderna, sempre presentes, cruciais, mas estranhamente invisíveis​

Beatriz Colomina​,​ em With, Or Without You​(2010)

Tão logo o projeto foi lançado, o grupo de estudantes organizou um evento para expor o material desenvolvido, com a realização de palestras, mesas redondas e oficinas, com o intuito de disseminar o assunto e compreender o papel das mulheres no segmento. Mais tarde, em 2016, o coletivo lançou a primeira edição da Revista Arquitetas Invisíveis, sob o tema “Pioneiras”, trazendo reportagens colaborativas acerca do trabalho inovador de mulheres em diferentes áreas. A intenção, de acordo com as fundadoras, é lançar uma edição por ano, com conteúdo elaborado a partir de uma seleção de trabalhos enviados de diferentes localidades, inclusive de outros países. “A revista surgiu como uma forma de valorização e concretização das pesquisas e produções na área, a partir de um espaço democrático e de debate”, diz Gabriela.

Hana Augusta de Andrade, 24 anos, arquiteta e urbanista pela Universidade de Brasília

Gabriela Cascelli Farinasso, 25 anos, arquiteta e urbanista pela Universidade de Brasília

É PRECISO RECONHECER Arquitetas e estudantes, certamente, já se depararam com a seguinte realidade em algum momento de suas formações: salas de aulas repletas de colegas – mulheres – e um conteúdo que valoriza, quase que exclusivamente, a importância de profissionais masculinos. Nomes consagrados na história, ícones que revolucionaram a cena urbana com suas grandiosas construções, arquitetos cujas biografias são indispensáveis na formação de qualquer estudante. Mas... e as mulheres? Conforme contam as fundadoras do projeto Arquitetas Invisíveis, ainda que o Brasil seja dominado pela presença feminina na arquitetura, as referências durante a formação são marcadas por personalidades do sexo masculino. “Essa lacuna referencial existe por diversos motivos que percorrem a história das mulheres ao longo do tempo, não só na arquitetura, mas em todos os campos profissionais: dificuldade de acesso à educação superior, situações de discriminação de gênero nos ambientes acadêmicos e profissionais, necessidade de legitimação de seus trabalhos por um profissional do sexo masculino, assim como a falta de representatividade feminina nos prêmios e revistas de arquitetura”, considera Gabriela. LIVING | MARÇO 2017

27


Julia Mazzutti Bastian Solé, 22 anos, graduanda em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília

“É um setor muito duro, dominado por homens, não só nos escritórios de arquitetura, mas também entre incorporadoras e construtoras. Não se pode culpar só os homens. O problema reside na continuidade. A sociedade não está concebida para permitir às mulheres que voltem normalmente ao trabalho depois de terem tirado uma licença”, disse Zaha Hadid em entrevista ao jornal The Observer, em 2013.

Conforme foram realizados estudos e pesquisas para a elaboração do material destinado ao coletivo, Gabriela, hoje formada arquiteta, conta que o grupo se deparou com um grande abismo entre os gêneros. “Essa diferença existe não por falta de atuação ou competência das mulheres nesse campo de produção e conhecimento, mas pela marginalização e invisibilidade das mesmas. Percebemos que para mudar essa cultura é necessário que se gere informação, reflexão e discussão nos campos de formação e produção de todas as profissões”, acrescenta. Entre as sugestões das idealizadoras do projeto estão a inclusão de arquitetas, urbanistas e paisagistas nas referências utilizadas por professores em suas disciplinas, palestras e debates sobre arquitetura e gênero nas faculdades, bem como intervenções na cidade, que deve ser vista como um local de acolhimento, segundo Gabriela, e não de repressão da mulher.

88% das mulheres

acreditam que ter um filho coloca a mulher em desvantagem no exercício da arquitetura

Fonte: Resultado da pesquisa realizada a cada três anos pelo architects’ journal, intitulada mulheres na arquitetura

Luiza Dias Coelho, 22 anos, graduanda em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília 28

LIVING | MARÇO 2017


Presença feminina

A desvalorização e o preconceito existem no mercado. É preciso mudar esse cenário!

As mulheres correspondem a 49,6% da população mundial

As mulheres recebem cerca de 23% a menos que os homens exercendo a mesma função

Das pessoas que recebem mais de 20 salários, apenas 19,3% são mulheres

No Reino Unido, 63% das mulheres sofrem discriminação sexual ao longo da carreira profissional e 61% das entrevistadas consideram que a indústria da construção não aceita a autoridade da mulher

Em 35 anos do prêmio Pritzker, apenas duas mulheres foram premiadas

Fonte: www.arquitetasinvisiveis.com

importância indiscutível Pense rápido: se perguntarmos a você o nome de cinco arquitetas importantes na história mundial, qual seria a sua resposta? Provavelmente, viriam à mente o nome de uma, duas ou no máximo três profissionais, mas seria difícil preencher a lista, não é? Apesar de existirem muitas delas, durante a formação do profissional é comum que sejam lembradas, com breves pinceladas, a história de poucas – Zaha Hadid e Lina Bo Bardi estão entre as preferidas, mas ainda assim ganham pouco destaque perante seus colegas de profissão. Em uma busca rápida sobre os mais famosos arquitetos, nos deparamos com 55 sugestões de nomes, porém, apenas dois deles são de mulheres (Zaha e Lina).

Lara Pita Viera, 24 anos, graduanda em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília

LIVING | MARÇO 2017

29


Criada em 1926 por Eileen Gray, a poltrona Bidenbum é um dos trabalhos mais icônicos da profissional Tão importantes quanto Le Corbusier, Oscar Niemeyer, Ludwig Mies van der Rohe e Marcel Breuer, por exemplo, Zaha, Lina, Martha Cassell, Sophia Hayden Bennett, Eileen Gray, Jane Drew e Denise Scott Brown construíram um importante legado, não somente no que diz respeito à arquitetura, mas também sobre aspectos fundamentais da sociedade. Esse debate significa dar voz e visibilidade àquelas que revolucionaram a história, discorre sobre a importância da valorização, de dar um nome e um rosto às autoras de obras transformadoras, e representa, sobretudo, a esperança de uma sociedade igualitária, onde homens e mulheres caminhem juntos em direção a um futuro mais justo.

Em entrevista concedida a uma revista em 2012, a arquiteta Denise Scott Brown disse:

Eu ouvi coisas do tipo: ‘As damas poderiam se retirar para que possamos fazer a foto dos arquitetos?’ E eu dizia: ‘Eu sou uma arquiteta’ E eles diziam: ‘Você pode se retirar, por favor?’ fonte: www.archdaily.com

30

LIVING | MARÇO 2017

QUEM SÃO NOSSAS ARQUITETAS? A seguir, lembramos curiosidades sobre sete arquitetas que superaram obstáculos e se consagraram com obras que transformaram a arquitetura. Além delas, outras mulheres foram – e ainda são – essenciais no segmento, vale a pena você dedicar um tempo para saber mais sobre elas! Em São Paulo, a arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi é o nome por trás do Museu de Arte de São Paulo, sendo a responsável pela construção que marcou a arquitetura do século 20 em plena capital paulista. Em Miami, a arquiteta nascida no Iraque, Zaha Hadid, projetou o prédio mais alto da cidade, o One Thousand Museum, mas em seu portfólio também constam outras importantes obras, como o centro aquático do Parque Olímpico de Londres. A chilena Sophia Hayden Bennett foi a primeira mulher a receber um diploma de arquiteta. Formada pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts no ano de 1890, ela sofreu grande preconceito, por isso abandonou a carreira para trabalhar como professora de desenho técnico. No entanto, um ano depois, um concurso para o projeto do Edifício da Mulher, em Chicago, a fez voltar à profissão – um prédio com estilo renascentista italiano encantou os jurados e foi o escolhido entre 13 concorrentes. Um detalhe importante


A americana Martha Cassel foi a primeira mulher negra a conquistar um diploma na Faculdade de Arquitetura da Universidade Cornell. A profissional traz em seu portfólio a restauração da Catedral Nacional de Washington, um projeto com estilo gótico, especialidade de Martha

acerca desse fato é o prêmio destinado à Sophia: a arquiteta de 21 anos recebeu mil dólares, um valor irrisório quando comparado ao que profissionais do sexo masculino recebiam por projetos do mesmo porte na época. Martha Cassell também fez história: a americana foi a primeira mulher negra a conquistar um diploma na Faculdade de Arquitetura da Universidade Cornell. A americana tem em seu portfólio a restauração da Catedral Nacional de Washington, um projeto de estilo gótico, no qual era especialista. Ela precisou superar diversos obstáculos, como o preconceito por ser mulher e negra. Nascida na Irlanda em 1878, Eileen Gray trabalhou ao lado de Le Corbusier e seu nome está relacionado à criação de peças que se tornaram ícones no design mundial, como a cadeira Bibendum. A arquiteta inglesa Jane Drew é uma das pioneiras na área. Ela e o marido são responsáveis pelo desenvolvimento de um sistema de projeto que resultou na publicação do livro Arquitetura Tropical nos trópicos secos e úmidos, revelando o estudo do casal acerca da elaboração de obras realizadas por eles principalmente na África. Jane Drew, hoje, dá nome a um prêmio que valoriza anualmente arquitetas que se destacaram no cenário mundial, elevando a representação feminina no segmento. Em 2017, a premiada foi a americana Denise Scott Brown, arquiteta que sofreu grande desmerecimento durante sua carreira. Seu trabalho foi amplamente esquecido quando seu marido, Robert Venturi, em 1991, recebeu sozinho o Prêmio Pritzker por conta de trabalhos realizados junto à companheira. Na cerimônia de premiação, no entanto, ele deixou claro que a esposa foi essencial para a realização dos projetos que lhe renderam o prêmio.

Arquitetas Invisíveis coletivo Fundado em 8 de março de 2014 por estudantes da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (UnB); Em junho de 2016 foi lançada a primeira edição da Revista Arquitetas Invisíveis, sob o tema “Pioneiras”. A expectativa é lançar uma edição por ano; É uma revista colaborativa, custeada através de um financiamento coletivo; A primeira edição da revista pode ser adquirida pelo e-mail arquitetasinvisiveis@gmail.com; Em dezembro de 2016, o coletivo participou do evento TEDx Brasília. Saiba mais em www.arquitetasinvisiveis.com

LIVING | MARÇO 2017

31


Lançamentos

WHAT’S NEW? O universo criativo nos surpreende diariamente com novidades incríveis! Nesta seção, descubra os lançamentos das mais importantes grifes de design, decoração e moda do mundo. Inspire-se!

Cilindros históricos Aficionado por peças de design compacto, Piero Fornasetti foi um grande inquieto, desde sua infância. Em homenagem ao pai, o atual diretor criativo do Atelier Fornasetti, Barnaba Fornasetti, trouxe à cena peças de design cilíndrico assinadas pelo pai nos anos 1950, que revelam toda a essência e as mais antigas influências que demarcaram a criação do estilo da empresa. Lançamento previsto para a Semana de Design de 2017, as peças Cilindro, como foram batizadas, carregam não apenas a beleza e a funcionalidade de itens para a composição de ambientes, mas também deixam em evidência o estilo e a imponência indiscutíveis deste grande mestre do design. www.fornasetti.com

Os destaques da coleção Flygrl Com peças que são verdadeiros destaques, a coleção Flygrl, lançada pela Melissa, revela a essência feminina sob diferentes ângulos. Entre as novidades da marca para o inverno 2017, criações que esbanjam delicadeza e muita atitude, é claro, não poderiam faltar. Queridinho nas últimas temporadas e must have de toda fashionista, o tênis é item imprescindível para um look superestiloso. De olho na tendência, a Melissa apresenta seu modelo Be, em full plastic e três opções de cores candy, além dos tradicionais preto e branco. www.melissa.com.br

Fotos: Divulgação


Zanini de Zanine assina nova coleção de mobiliário

Foto: Studio Zanini/Divulgação

Uma coleção especial consagra a parceria entre Zanini de Zanine e a marca mineira América Móveis. A linha Zina, composta por cadeira, poltrona, banco alto, mesa lateral e mesa de jantar chega com peças de altíssima qualidade, onde o estilo industrial valoriza o visual urbano através de cores neutras e materiais impactantes. Aço carbono, linho e madeira maciça foram as escolhas do designer carioca, que imprimiu sua personalidade marcante na criação da nova linha de mobiliário. www.studiozanini.com.br

Colaboração de luxo Lanvin e Atelier Swarovski anunciaram recentemente a primeira parceria entre as marcas. Inspirados no mundo do jazz, com um leve toque futurista, os criativos das grifes reuniram todo o glamour atemporal e elegante em peças que prometem abrilhantar qualquer produção. Entre braceletes, brincos, gargantilhas e anéis, as novidades personificam o espírito da fundadora da maison francesa, Jeanne Lanvin, que sempre usou cristais Swarovski para adornar seus looks de gala. www.atelierswarovski.com

Coleção Frida A Mambo Unlimited Ideas preparou novidades criativas e apaixonantes para quem é apaixonado por design e também se interessa pelo estilo marcante da mexicana Frida Kahlo. A coleção Frida, composta por cadeira, poltrona, banqueta e sofá, chega com um design impactante, assim como era conhecida a personalidade da musa inspiradora. A sofisticação atemporal das peças é a certeza de um visual impecável para qualquer composição. Cores fortes e tecidos nobres revelam a essência charmosa e inesquecível da artista plástica. www.mambounlimitedideas.com LIVING | MARÇO 2017

33


Decoração

34

LIVING | MARÇO 2017


Na sala de estar, a mesa de sinuca garante a diversão dos moradores. O espaço integrado supre as necessidades tanto para uso próprio quanto para receber convidados. Destaque para a paleta de cores empregada

Charme italiano Ambientes descolados e compostos por peças de design inusitado revelam a personalidade marcante dos moradores. Muita cor e criatividade estão presentes por aqui! por Kellyn Boniatti FOTOS GIORGIO BARONI/Divulgação

LIVING | MARÇO 2017

35


As paredes em cores neutras permitem a composição do ambiente com peças extremamente coloridas e marcantes. Itens em tons de preto, branco e cinza suavizam o visual e revelam elegância

A integração do living permite diferentes usos para a área social. Cores contrastantes aparecem em perfeita sintonia na composição

36

LIVING | MARÇO 2017


Favorito da redação

O armário repaginado guarda louças, copos e taças. O destaque fica por conta do lado interno em tom de lilás, garantindo um elemento surpresa na decoração Com tonalidades alegres e criatividade imensa, a designer de interiores Claudia Pelizzari transformou o interior deste imóvel, localizado em Bréscia, na Itália. Ambientes amplos e bem planejados revelam a essência acolhedora dos moradores, que desejavam um lar com visual jovem e surpreendente. A base neutra dos ambientes, com paredes demarcadas por cores discretas possibilitou à profissional a inserção de objetos e móveis cheios de atitude, esbanjando formas inusitadas e um colorido encantador. O living é composto por aconchegantes sofás e uma mesa de sinuca, permitindo aos clientes e seus convidados momentos de muito relaxamento e diversão. Peças de design dão o tom irreverente da composição, sempre com formas despojadas e uma paleta de cores que explora as nuances mais vibrantes e alegres. Em contrapartida, obras de arte pontuam com extremo bom gosto cada ambiente. A sala de jantar tem capacidade para pelo menos 10 convidados e está localizada em um ponto estratégico, com vista para a bela varanda externa.

LIVING | MARÇO 2017

37


Acima, a cozinha com estilo rústico contrasta com o living. Ao lado, a área externa com espaço gourmet e lounge para o relax

38

LIVING | MARÇO 2017


LIVING | MARÇO 2017

39


O dormitório ganhou um amplo e discreto armário, permitindo o uso de peças criativas, como as poltronas com revestimento estampado e a tela colorida, destacando a cabeceira da cama. Ao lado, a banqueta Átilla, do designer Philippe Starck, foi utilizada como mesa lateral, garantindo o toque fun da composição

40

LIVING | MARÇO 2017

Uma proposta ousada Enquanto a área social esbanja modernidade, a cozinha foi projetada sob o estilo rústico, com mobiliário em madeira e peças de aço e ferro, garantindo um clima de campo supercontemporâneo e charmoso. Ao centro do ambiente, a mesa oval composta por quatro cadeiras pode ser otimizada com o uso de bancos, garantindo mais praticidade para as refeições da família. A área íntima segue a proposta do restante do projeto e é caracterizada pelos ambientes extremamente ousados. O uso de cor é constante nos dormitórios, dando vida a espaços irreverentes e cheios de personalidade. Com uma privilegiada área externa, que se transformou em um dos espaços mais agradáveis do imóvel, os moradores podem aproveitar o dia ao ar livre graças ao paisagismo repleto de espécies que garantem frescor e ao mobiliário, que preza por áreas aconchegantes para o relax. Além dos bancos estofados, a varanda ganhou mesa para refeições e uma verdadeira área gourmet, Serviço com direito a forno para o Claudia Pelizzari Interior Design preparo de pratos especiais. www.pelizzari.com


Decoração

1

DE VOLTA À CENA

2

Com um apelo retrô superelegante, os sofás arredondados estão com tudo no décor de interiores. Acentuadas ou leves, as curvas remetem ao aconchego sem abrir mão da sofisticação, estimulando também o convívio social. Se você pretende renovar o seu living, vale a pena pensar no assunto!

3

4

5

6

1.Sofá Ferdinand, design assinado por Sérgio Mendes; Munna. www.munnadesign.com 2.Sofá Ernest; Smani, na LuxDeco. www.luxdeco. com 3.Sofá Saruyama Island, design assinado por Toshiyuki Kita; Moroso. www.moroso.it 4.Sofá Gynko, design assinado por Jörg Wulff e Thomas Müller; Leolux. www.leolux.com 5.Sofá Jean, design assinado por Patricia Anastassiadis; Artefacto. www.artefacto.com.br 6.Sofá Arne, linha Arne-II, design assinado por Antonio Citterio; B&B Italia. www.bebitalia.com Fotos: Divulgação

LIVING | MARÇO 2017

41


Arquitetura

Universo

peculiar

42

LIVING | MARÇO 2017


A personalidade marcante dos moradores e da designer de interiores pode ser observada na escolha dos elementos deste apartamento. Cores fortes se unem a objetos de design inusitados, conferindo originalidade e muita beleza à composição por Kellyn Boniatti FOTOS Andrey Bezuglov/Divulgação

LIVING | MARÇO 2017

43


A integração da área social foi realizada de maneira criativa. Para deixar a cozinha separada, quando preciso, a profissional usou amplas portas de vidro – quando abertas, a unificação é perfeita

Localizado em Kyiv, capital da Ucrânia, este apartamento foi idealizado para uma jovem família. De acordo com Oksana Dolgopiatova, designer de interiores responsável pelo projeto, o casal solicitou um espaço prático para sua rotina, onde pudessem desfrutar com muito conforto o período que ficam em casa. Para atender aos pedidos dos clientes, Oksana optou pela modificação do layout do imóvel, utilizando parte da varanda para ampliar a área social e dar mais espaço para o cômodo que então seria destinado ao home office. O living é integrado, deixando estar e jantar unificados. As paredes pintadas na cor branca foram essenciais para que a profissional encontrasse liberdade para ousar na escolha do mobiliário. Além disso, a cozinha está parcialmente integrada, separada apenas por uma discreta porta de vidro, e é nela que está um dos principais destaques da área de convívio. Com paredes e teto na cor azul, o ambiente atrai todos os olhares, revelando 44

LIVING | MARÇO 2017

sua atmosfera despojada e cheia de atitude. Os armários na cor branca imprimem suavidade no visual, enquanto uma prática ilha central, composta por banquetas, se mostra a opção perfeita para refeições rápidas durante a semana. Na área íntima, a aposta da designer foi em um projeto marcante e cheio de estilo. O quarto do casal apresenta um elegante mix entre preto e branco. Enquanto a cabeceira da cama é definida pela parede escura, as demais são suavizadas na cor clara, mas sempre sobressaindo o charmoso uso de boiseries. Um cantinho de estar, junto à janela, é ideal para os momentos de relax apreciando a vista. As paredes do banheiro íntimo receberam aplicação de azulejos na cor azul e pintura preta, dividindo a altura da área. A banheira branca com design oval tira proveito da largura do ambiente e se instala junto à janela, que embora tenha sua abertura voltada ao home office, confere uma sensação agradável devido à escolha do vidro.


O banheiro Ă­ntimo, com a falsa janela criada pela profissional

LIVING | MARÇO 2017

45


Acima, o belo dormitório, com visual dramático graças à parede preta e ao uso de boiseries, empregando um toque delicado e ousado à composição. Ao lado, detalhe do lavabo social

Serviço Oksana Dolgopiatova www.behance.net/oksana_dolgopiatova

46

LIVING | MARÇO 2017


Tendência

3 1 2

a arte milenar do

origami A tradicional técnica japonesa de dobraduras de papel inspira criações que esbanjam delicadeza e muito primor. Está esperando o que para ter em sua casa?

6

4

5

8

7

1.Luminária pendente Dot Dash, design assinado por Erich Ginder; na Aha. www.ahalife.com 2.Luminária de chão Perch Light Branch, design assinado por Umut Yamac; Moooi. www.moooi.com 3.Aquecedor elétrico e painel decorativo de parede Diamond; Foursteel. www.foursteel.eu 4.Cadeira Oru, design assinado por Aljoud Lootah. www.aljoudlootah.com 5.Lanterna de chão Nachtfalter; Mindsparkle. www.mindsparkleshop. com 6.Bracelete Origami, design assinado por Angela Gomez; Iamfy. www.iamfy.co 7.Bolsa Vox, design assinado por Rebecca Finell; Finell. www.finell.co 8.Brinco solitário em ouro 18k com diamante; Aurelie Bidermann, na Farfetch Brasil. www.farfetch.com/br Fotos: Divulgação

LIVING | MARÇO 2017

47


Design

Luminária pendente Bouquet, design assinado por Tord Boontje; Artecnica, na Connox. www.connox.com

Luminária pendente Mamma Cloud, design assinado por Frank Gehry; Stardust Modern. www.stardust.com

FEITOS DE

Cadeira Cabbage, design assinado pelo estúdio Nendo. www.nendo.jp

papel

Peças que carregam em suas matériasprimas um elemento surpresa, que provavelmente você nunca imaginou ver na sua casa. Objetos e móveis produzidos com papel ganham espaço na decoração. Você precisa conhecer!

Mesa Paper, design assinado por Studio Job; Moooi. www.moooi.com

48

LIVING | MARÇO 2017


Interpretação visual do perfume Winter 1972, fragância criada por Christopher Brosius. Design da obra assinado por Adrian Merz. www.adrianmerz.com

Favorito da redação

Luminária de chão Origami; Out There. www.outthereinteriors.com

Sofá e cadeira Flexible Love, design assinado por Chishen Chiu; Generate. www.gnr8.biz

Fotos: Divulgação


Decoração

MAIS COR

3

Anualmente o universo da decoração é presenteado com opções incríveis de cores. Enquanto a Pantone anunciava Greenery como sua Cor do Ano, as empresas de tintas também se manifestavam, com apostas modernas seguidas de muitas inspirações para a casa. Em 2017, as tonalidades eleitas por essas marcas são inovadoras e chegam com um objetivo em comum: refletir cada vez mais bem-estar e aconchego para o dia a dia. Das nuances vibrantes aos tons fortes e discretos é possível encontrar a cor perfeita para cada ambiente, sempre respeitando a personalidade de seus usuários. De acordo com o arquiteto e designer Léo Shehtman, é preciso planejamento para escolher a cor ideal para a casa, principalmente se tratando do living, ou das demais áreas de uso social. “Geralmente, este é o local de maior presença, portanto, as cores devem ser confortáveis e, sobretudo, refletir a identidade e a rotina do morador”, explica. Se tratando de tonalidades fortes, o profissional ressalta a importância do equilíbrio no momento da harmonização, deixando os tons marcantes ora para as paredes, ora para os objetos de décor. “Neste caso, tons neutros como areia, cinza e gelo podem ser curingas na composição”, diz.

LANÇAMENTOS DO ANO A Coral elegeu Mergulho Sereno para reinar em 2017. Trata-se de um azul acinzentado com visual contemporâneo, escolhido por carregar consigo sensações de conforto e aconchego, essenciais para tranquilizar o agito da rotina. Para a Suvinil, o ano será colorido através de um “vermelho robusto e aveludado de nuance que remete ao violeta”, o Cortina de Teatro. A cor terrosa e sombreada é também uma escolha voltada ao aconchego e à sensação de sossego. Lizard é a novidade da Lukscolor, um marrom vintage que, de acordo com a marca, traduz o novo estilo de vida do consumidor, que busca desacelerar o dia a dia, valorizando o equilíbrio entre o natural e o tecnológico. De acordo com Deise Melo, estilista de cores da empresa, Lizard carrega em sua essência um amarelado natural, o qual foi identificado como uma grande tendência na pesquisa para o novo catálogo. A PPG Tintas Renner apresentou em sua pesquisa de cores o Violet Verbena como aposta central. Considerada um tom de lilás escuro e acinzentado, a novidade se adapta facilmente a diferentes ambientes e se mostra uma opção democrática e moderna, livre de qualquer estereótipo. Para a Eucatex, o ano será dominado por um azul refrescante. Re50

LIVING | MARÇO 2017

Protagonistas na decoração de interiores, as cores do ano 2017 são ousadas e refletem a busca constante pelo bem-estar. Conheça as tonalidades lançadas pelas marcas de tintas e descubra como combinar a composição da casa com a pintura da parede por Kellyn Boniatti FOTOS Freepik.com e Divulgação

metendo às paisagens tropicais e à contemporaneidade, a marca desenvolveu a cor Arquipélago, que também lembra a beleza da arquitetura colonial e se mostra bastante cosmopolita, trazendo harmonia e balanço para a composição. Por fim, uma cor clássica e neutra ganha espaço entre as tendências do ano. Escolhida pela Sherwin-Williams, a Poised Taupe é um tom acolhedor, dramático e sensual, que carrega em sua essência um charmoso jogo entre o quente e o frio. A mistura entre o cinza e o marrom resulta em ambientes modernos e repletos de bem-estar. “É uma cor versátil, que pode ser usada em ambientes internos ou externos, pessoais ou comerciais, para recarregar a energia e deixar o espaço ainda mais acolhedor”, diz Carol Derov, responsável pelo Color & Design Marketing da empresa na América Latina. Consideradas o “novo branco” entre as cores de parede, as nuances de cinza também estão presentes nos projetos de interiores mais contemporâneos. Atuais e com visual jovem e muito estiloso, essas tonalidades conquistaram o mercado, por isso, também aparecem entre as apostas das principais marcas de tintas. A seguir, confira as dicas de Léo Shehtman e aprenda a fazer combinações criativas e modernas para a decoração. As cores lançadas neste ano vão surpreender e renovar o visual da sua casa. Aposte!


Suvinil: Cortina de Teatro 1

2

3

4

5

6

7

1.Cor da parede: tinta Cortina de Teatro; Suvinil. www.suvinil.com.br 2.Pôster Soft Blue Gradiente Cubes, design assinado por Elisabeth Fredriksson; Urban Arts. www.urbanarts.com.br 3.Vaso Upside Down, design assinado por Christian Ghion; Ligne Roset. www.ligne-roset.com 4.Luminária de chão Sextans, design assinado por MrSmith Studio; Calligaris. www.calligaris.biz 5.Buffet Scarpa; Wewood. www.wewood.eu 6.Estofado Mozart; Enele. www.enele.com.br 7.Tapete Jie Blue, design assinado por Neri & Hu; Nanimarquina. www.nanimarquina.com LIVING | MARÇO 2017

51


Coral: MERGULHO SERENO

1

2

3 4

5

6

7

1.Cor da parede: tinta Mergulho Sereno; Coral. www.coral.com.br 2.Luminária decorativa Love cinza; Westwing. www.westwing.com.br 3.Pôster Bull Dog Boxe, design assinado por Lito; Urban Arts. www.urbanarts.com.br 3.Placa Beatles, em alumínio; Emplacado. www.emplacado.com. br 5.Sofá Brick, design assinado por KiBiSi. www.versus.as 6.Mesa lateral Pig, design assinado pelo estúdio Front; Moooi. www.moooi.com 7.Tapete Lonely, design assinado por Scott Campbell, produzido sob encomenda; Henzel Studio, na Kooko. www.kookudesign.com 52

LIVING | MARÇO 2017


Eucatex: Arquipélago 1

2

3

4

5

6

7

8

1.Cor da parede: tinta Arquipélago; Eucatex. www.eucatex.com.br 2.Luminária de chão Coluna Aston SD6375; Stella. www.stella.com.br 3.Tela em canvas In 7, design assinado por Breno Antunes; Urban Arts. www.urbanarts.com.br 4.Pôster Bi Polar, design assinado por Natsuo Oki; Urban Arts. www.urbanarts.com.br 5.Xale para sofá Branda; Tok&Stok. www.tokstok.com.br 6.Sofá Trio Corner, design assinado por Franz Hero e Karl Odermatt, da Team Form; Cor. www.cor.de 7.Mesa lateral Nurglas 1600, design assinado por Peter Draenert e Patric Draenert; Draenert. www.draenert.com 8.Tapete After Matisse Purple, design assinado por Sonya Winner. www.sonyawinner.com LIVING | MARÇO 2017

53


Sherwin-Williams: Poised Taupe 1

2

4 3

5

6

1.Cor da parede: tinta Poised Taupe; Sherwin-Williams. www.sherwin-williams.com.br 2.Luminária pendente Cup 8 luzes SD8306, cor verde oliva; Stella. www.stella.com.br 3.Sofá Allison, design assinado por Andrea Borgogni; Porada. www.porada.it 4.Vitrine baixa com prateleira de vidro e pés Luiz XV, modelo T1054, sob encomenda; na Tommy Design. www.tommydesign.com.br 5.Tapete Shadows, design assinado por Golran; Moroso. www.moroso.it 6.Banco de tecido amarelo; BTC. www.btcmail.com.br 54

LIVING | MARÇO 2017


Lukscolor: Lizard 2

1

3

4 5

6

7

1.Luminรกria pendente Roofer F12, design assinado por Benjamin Hubert; Fabbian. www.fabbian.com 2.Cor da parede: tinta Lizard; Lukscolor. www.lukscolor.com.br 3.Trio de telas Tropical Folhas, Tok&Stok. www.tokstok.com.br 4.Vase Largo Glossy; KARE. www.kare-design.com 5.Sofรก Grand Piano, design assinado por Gubi Olsen; Gubi. www.gubi.com 6.Pufe Hex; Tok&Stok. www.tokstok.com.br 7.Tapete Vegetal Granate, design assinado por Nani Marquina; Nanimarquina. www.nanimarquina.com LIVING | MARร‡O 2017

55


Tintas Renner: Violet Verbena 1

3 2

5 4

7 6 1.Cor da parede: tinta Violet Verbena; Tintas Renner. www.tintasrenner-deco.com.br 2.Placa decorativa Aqui Tem Borogodó, em aço com estampa em esmalte vítreo; Westwing. www.westwing.com.br 3.Biombo Groove, design assinado por Luís Eslava; LZF. www.lzf-lamps.com 4.Sofá Bohemian, design assinado por Patricia Urquiola; Moroso. www.moroso.it 5.Almofadas; Decorare Textil. www.portal.decorareonline. com.br 6.Tamborete Xian; Tok&Stok. www.tokstok.com.br 7.Tapete Matrix; Illulian. www.illulian.com 56

LIVING | MARÇO 2017


Coral: Peça de argila

2 1

Tintas Renner: DOVER GRAY

4

3

5

6

8 7

Suvinil: Elefante

9 1.Trio de luminárias pendentes Smart Stab, design assinado por Arik Levi; Danese. www.danesemilano.com 2.Cor da parede: tinta Peça de Argila; Coral. www.coral.com.br 3.Cor da parede: tinta Dover Gray; Tintas Renner. www.tintasrenner-deco.com.br 4.Planta artificial Uthando; Westwing. www.westwing.com.br 5.Jogo de malas decorativas Roma; Westwing. www.westwing.com.br 6.Poltrona-cama Liberdade, futon na cor verde e base na cor amêndoa; Oppa. www.oppa.com.br 7.Vaso de cerâmica azul e branco Índia P; BTC. www.btcmail.com.br 8.Capa de almofada Al Suez Laranja; Westwing. www.westwing.com.br 9.Cor da parede: tinta Elefante; Suvinil. www.suvinil.com.br LIVING | MARÇO 2017

57


Arquitetura

58

LIVING | MARÇO 2017


Finalidade esportiva Um centro de esportes moderno e repleto de surpresas agradáveis. Arquitetura e design de alto padrão andam lado a lado as mais modernas soluções de tecnologia e revelam um espaço perfeito para a prática de exercícios físicos por Kellyn Boniatti FOTOS: Anna Ivanova e Timur Turgunov/Divulgação LIVING | MARÇO 2017

59


Um desafio e tanto: construir um ginásio esportivo em uma área de 113 m², unindo soluções tecnológicas e modernas junto à integração com a natureza. Para essa missão, os clientes contrataram a arquiteta Olga Vetosheva, do Horomystudio, e o designer de interiores Eduard Zaharov. Localizado em São Petersburgo, na Rússia, o empreendimento passou a integrar a paisagem (e vice-versa), resultando em áreas confortáveis e próprias para o uso esportivo. Árvores originais do entorno foram mantidas, preservando a natureza e, ao mesmo tempo, estimulando o bem-estar dos usuários. Uma vasta floresta cerca o terreno – de acordo com a arquiteta, para que isso fosse possível foi preciso eliminar o uso de equipamentos de construção junto à obra, para que não danificassem a vegetação, ou seja, parte de tudo foi minuciosamente realizado à mão ou com equipamentos especiais. O prédio é dividido em três pavimentos, sendo dois deles subterrâneos. O porão abriga os vestiários e aparelhos de musculação, o andar térreo é composto pelos aparelhos de exercícios cardiovasculares, enquanto o superior, ao nível da rua, acomoda o centro de ioga e exercícios de alongamento – que se tornam ainda mais prazerosos quando realizados junto à bela paisagem. Ainda, uma espécie de gazebo foi criada junto a piscina, onde além de relaxar é possível praticar esportes ao ar livre. 60

LIVING | MARÇO 2017


A escadaria em formato espiral, além de possibilitar o acesso aos três pavimentos, se destaca como um item diferenciado na composição arquitetônica

LIVING | MARÇO 2017

61


No andar destinado à prática de ioga, o bem-estar é favorecido graças à charmosa paisagem que cerca a construção

62

LIVING | MARÇO 2017


No porão estão localizados os vestiários e todos os aparelhos para a prática de musculação. É neste espaço que ficam definidas as atividades mais pesadas da academia

MOMENTOS AGRADÁVEIS Uma escadaria central com design espiral e revestimento em placas de cobre garante o acesso a todos os pavimentos. Atentos à segurança dos alunos, os profissionais criaram detalhes antiderrapantes em borracha em todos os degraus. Nesse sentido, todas as áreas respeitam as normas de segurança para instalações esportivas, com materiais e acabamentos específicos para a finalidade. A circulação de ar também foi cuidadosamente estudada pela equipe, a fim de manter os ambientes sempre agradáveis. Amplos painéis de vidro substituem as tradicionais paredes, revelando uma transparência ímpar para o local – todos os ambientes voltados ao norte são envidraçados, enquanto o lado sul foi padronizado em madeira. O topo da construção tem formato Serviço pontiagudo e foi idealizado a fim de trazer mais Horomystudio dinâmica e ousadia à arquitetura do prédio. horomystudio.com LIVING | MARÇO 2017

63


Lançamentos

Expo Revestir

Março chegou e é hora de conhecer as grandes tendências da arquitetura e construção. Considerada a Fashion Week desses segmentos, a Expo Revestir comemora 15 anos em uma edição recheada de novidades. A seguir, encante-se com os lançamentos!

2

1

3

4

64

LIVING | MARÇO 2017

Fotos: Divulgação


6

5

8

7

9

10

1.Banheira Drayton Stone Grey, linha Vitoriana, em quarrycast – composto vulcânico misturado com resina de alta performance, capaz de manter a temperatura da água quente por mais tempo; Doka Bath Works. www.banheirasdoka.com.br 2.Azulejos de cerâmica para uso interno e externo, linha Etnia; Colormix. www.colormix.com.br 3.Linha de móveis Round, com tampo hidrofugado, que diminui a absorção de água; Roca. www. br.roca.com 4.Ilha para cozinha com acabamento Eternal Calacatta Gold, com fundo branco, veios acinzentados e detalhes dourados. A nova coleção conta com tecnologia N-Boost, patenteada pela Cosentino, capaz de modificar a superfície do material em nível molecular e aumentar as propriedades técnicas e estéticas da Silestone®; Silestone® by Cosentino. www.cosentino.com 5.Cuba facetada L.1093, em cerâmica; Deca. www.deca.com.br 6.Cobogó Leno, design assinado por Zanini de Zanine para Solarium. www.solariumrevestimentos.com.br 7.Porcelanato Sea, coleção Barlavento; Portobello. www.portobelloshop.com.br 8.Linha Exa, em cerâmica esmaltada na cor branco matte e design hexagonal; Dune. www.dune.es 9.Ducha higiênica DK; Deca. www.deca.com.br 10.Revestimento Quilt, linha Porcellana; Manufatti. www.manufatti.com.br LIVING | MARÇO 2017

65


Arquitetura

4 66

LIVING | MARÇO 2017


Toque

MINEIRO LIVING | MARÇO 2017

67


Repleto de quadros e demais obras, o apartamento projetado por David Guerra carrega em sua essência a veia artística da proprietária

O conforto e o acolhimento típicos de Minas Gerais foram essenciais para a concepção deste apartamento, que preserva a essência da região em cores contrastantes e materiais diferenciados por Kellyn Boniatti FOTOS JOMAR BRAGANÇA/Divulgação

68

LIVING | MARÇO 2017

De volta à terra natal, o casal mineiro, que há 20 anos reside em São Paulo, decidiu ter um cantinho aconchegante em Belo Horizonte (MG), para ser desfrutado durante o período que estão em Minas Gerais. “Um recanto para dois, cheio de arte, com lembranças da família, da fazenda, das festas populares do interior de Minas e da tradicional acolhida mineira”, define o arquiteto David Guerra. O apartamento de 90 m² é supercolorido e, conforme explica o profissional, transpira arte. A pedidos da proprietária, vinda de uma família de artistas, cada cantinho do imóvel é marcado por obras assinadas por pessoas queridas por ela, como seus irmãos, primos e amigos. De acordo com o arquiteto, o trabalho de artistas locais e nacionais é extremamente valorizado no espaço, deixando em destaque obras de Roberto Bethônico, Solange Bethônico, Mabe Bethônico, Fernando Luchesi, Jayme Reis, Nydia Negromonte, Liliane Dardot, Luís Guerra, Marcelo Drummond, junto a peças de José Bento, Gabriela Machado e Amilcar de Castro.


A cores contrastantes são predominantes no projeto de interiores. Elas remetem ao colorido típico de Minas Gerais

Móveis em tons neutros suavizam a atmosfera marcante criada pelo profissional. A área social integrada valoriza o convívio familiar

LIVING | MARÇO 2017

69


As obras de arte estão presentes em todos os cômodos. No home office, o colorido característico da proposta também é marcante – detalhe para o contraste entre a poltrona e o tapete

70

LIVING | MARÇO 2017


HISTÓRIA PRESERVADA Detalhes sofisticados revelam toda a tradição preservada com a execução do projeto. O piso de madeira antiga tratada contrasta com as paredes revestidas em Tecnocimento e Miaki, remetendo ao cimento das fazendas. Segundo o arquiteto, a paleta de cores foi escolhida para trazer personalidade ao lar, com inspiração no barroco mineiro e na cultura religiosa do estado. Em destaque estão os tons de azul petróleo, verde oliva, amarelo, vermelho, cinza, preto, aço e cobre, somados à exuberante mistura de materiais. Com design assinado por importantes nomes, como Sergio Rodrigues, Jader Almeida, Etel Carmona e Giuseppe Scapinelli, o mobiliário escolhido para compor o apartamento é sinônimo de elegância, além de trazer um sofisticado jogo de estilos para a cena do projeto. Com a integração da área social, que tem varanda, cozinha e sala de TV unificadas, os moradores ganharam um espaço agradável e funcional para receber seus convidados. O entorno da mesa de jantar, localizada entre a cozinha e as salas, foi valorizado, permitindo mais descontração e conforto nos dias de casa cheia. A área íntima segue o mesmo conceito do living, explorando cores vibrantes e materiais diferenciados. Assim, o clima agradável é mantido, valorizando o aconchego da família.

No quarto do casal, o quadro de Fernando Luchesi remete às festas populares mineira, com padronagem que lembra o trançado das fitas da festa do Congado

Serviço David Guerra www.davidguerra.com.br

LIVING | MARÇO 2017

71


Estilo 1

3

2

Inspiração:

A Bela e a Fera 5

4

O clássico que encantou gerações chega aos cinemas neste mês, em uma versão moderna e apaixonante! Inspire-se com as criações que remetem a esta história mágica e permita-se voltar a ser criança

5

7

6

8

9


10 11

12 13

A Bela e a Fera Diretor: Bill Condon Gênero: Romance

14 15 1.Colar Charm; Hot Topic. www.hottopic.com 2.Óculos de sol floral vermelho; Dolce & Gabbana, na Farfetch Brasil. www.farfetch.com/br 3.Relógio Belle; Hot Topic. www.hottopic.com 4.Armário Anne, design assinado por Judson Beaumont; Straight Line Designs. www.straightlinedesigns.com 5.Brincos de pressão dourados em bronze; Dolce & Gabbana, na Farfetch Brasil. www.farfetch. com/br 6.Jogo de chá Mrs Potts And Chip; Lenox, na Amazon. www.amazon.com 7.Mesa de café Book, vintage 1960, da França; na 1stdibs. www.1stdibs.com 8.Almofada Beauty and the Beast; DisPrints, na Society6. www.society6.com/disprints 9.Clutch Beauty and the Beast Book; Torrid. www.torrid.com 10.Enfeite Disney Beauty and the Beast Rose; Lenox, na Amazon. www. amazon.com 11.Lustre Paramour; Currey & Company. www.curreycodealers.com 12.Vestido de baile bordado, design assinado por Naeem Khan; na Moda Operandi. www.modaoperandi.com 13.Suéter de lã preto; Dolce & Gabbana, na Farfetch Brasil. www.farfetch.com/br 14.Sapatilhas Melissa Ultragirl + Beauty and The Beast; Melissa. www. lojamelissa.com.br 15.Clutch Beast, coleção Disney x DN, design assinado por Danielle Nicole. shop.danielle-nicole.com Fotos: Divulgação

Chegou a hora que os fãs tanto esperavam! A versão live-action da animação de 1991 de A Bela e a Fera estreia nos cinemas no dia 17 de março, prometendo muito romance e encantamento. A história se passa em uma pequena aldeia francesa, onde Bela (Emma Watson) vive com sua família. Certo dia, seu pai é capturado pela Fera (Dan Stevens) e, para salvá-lo, a jovem decide entregar-se em troca da liberdade do pai. Vivendo no castelo da criatura, ela se depara com um universo mágico, entre objetos falantes e cheios de segredos. Com o tempo, Bela descobre que o assustador monstro é, na verdade, um príncipe encantado muito sensível, que precisa encontrar um amor verdadeiro para voltar à forma humana. A verdadeira história do conto francês ainda rende muitas dúvidas, mas ele foi escrito, originalmente, por Gabrielle-Suzanne Barbot, em 1740, tornando-se conhecido apenas em 1756, após ser reescrito por Jeanne-Marie LePrince de Beaumont. A história já foi adaptada inúmeras vezes para espetáculos e filmes, ganhando versões diferentes da original de 1740. Além de Emma Watson e Dan Stevens, a nova produção também conta com a participação de Emma Thompson, Ian McKellen, Josh Gad, Luke Evas, Kevin Kline e Ewan McGregor.

LIVING | MARÇO 2017

73


Arquitetura

Relax

no litoral

Com visual colorido e jovem, esta casa de praia explora elementos cheios de atitude em seus ambientes. A integração das áreas e o privilegiado quintal proporcionam dias de descanso e muito aconchego para toda a família por Kellyn Boniatti FOTOS LUIS GOMES/Divulgação

74

LIVING | MARÇO 2017


LIVING | MARÇO 2017

75


76

LIVING | MARÇO 2017


Revestimentos supercoloridos e com padronagens geométricas são constantes na composição. Painéis e prateleiras em madeira reforçam a proposta natural da casa de praia

A cozinha tem armários sem portas, idealizados para proporcionar máxima praticidade à rotina da família. Detalhe para as cadeiras coloridas, que refletem jovialidade e alegria à composição

Refúgio praiano de um casal e seus dois filhos, a casa localizada no litoral norte paulista esbanja frescor e um colorido revigorante. Com 260 m² divididos entre dois andares, a residência é caracterizada pelos ambientes iluminados, com amplas aberturas com vista para a natureza e o impressionante pé-direito, que preserva a comunicação entre todos os ambientes. As arquitetas Luciana Uras e Beatriz Messeder, do escritório Studio ArquitetUras, comandaram a transformação do imóvel, a fim de adequá-lo às exigências e ao perfil dos moradores. Eliminando o uso de paredes ou grandes obstáculos visuais, de acordo as profissionais, a integração da casa foi preservada, tornando possível enxergar cada cantinho, onde quer que o morador esteja. Cozinha, home office, sala de TV e jantar aparecem, então, visualmente unificados, favorecendo também a excelente ventilação e a iluminação natural através das grandes aberturas. Com muito charme, as janelas servem como moldura para a delicada vegetação, deixando o verde invadir a área interna. Cores vibrantes e estampas criativas caracterizam a decoração, trazendo à cena o clima alegre da praia. O painel de madeira pinus confere um toque natural à sala de TV, composta também por um móvel com estrutura de ferro, ressaltando a originalidade do projeto. Quadros de diferentes temáticas compõem as paredes – pôsteres inspiradores, como o de Frida Kahlo, assinado pela artista Desirée Feldmann, ocupam espaço junto às fotografias de autoria da proprietária. Mais neutra, porém extremamente aconchegante e cercada pela natureza, a sala de estar ganhou uma lareira suspensa, ideal para os dias mais frios do ano. Assim, é possível desfrutar a casa durante as quatro estações. Desenhos da arquiteta Luciana Uras chamam a atenção de quem circula pelo imóvel, ganhando destaque junto aos azulejos decorados e supercoloridos. Além da baleia, que faz referência à praia onde está localizada, também estão um caranguejo e Osvaldo, o pequeno cachorro da família. LIVING | MARÇO 2017

77


A casa na árvore foi pensada especialmente para as crianças. Ela é perfeita para brincadeiras ao ar livre 78

LIVING | MARÇO 2017

PARA VIVER BEM Extremamente prática, a casa foi pensada para ser facilmente aproveitada pelos moradores. O conceito de funcionalidade pode ser observado, principalmente, na definição da cozinha, livre de excessos e com armários abertos, otimizando o tempo que a família passa preparando suas refeições. “Com a reforma, eliminamos uma porta de madeira – substituída por outra de PVC e vidro – e criamos duas janelas em fita” explica Luciana. A nova porta, voltada à área de serviço e ao depósito, está ao lado da geladeira – revestida com adesivo de lousa –, resultando em mais espaço para o ambiente, que ganhou uma nova bancada de granito em formato de L, separando cozinha e sala de almoço. O segundo andar da casa é composto pelos dormitórios. O quarto do casal foi ampliado, tirando proveito da sacada, e composto por móveis já pertencentes aos clientes. Enquanto isso, o dormitório dos filhos, um menino e uma menina, teve o armário existente repaginado e colocado em outro ponto, maximizando a área de uso. Entre as camas, um grande vão permite o uso do ambiente e também a apreciação da vista. Na área externa, um verdadeiro espaço de contemplação e relax foi desenvolvido. A varanda tem amplos sofás e pufes e está totalmente integrada à área gourmet com churrasqueira. Pensando nas crianças, o jardim ganhou Serviço casa na árvore e muita área livre para Studio ArquitetUras brincadeiras e diversão. www.studioarquiteturas.com


Moda

Favorito da redação

Carmen Steffens

Alphorria Adriana Degreas

Andrea Bogosian

Lenny Niemeyer

Maison Close

Tigresse

NADABÁSICO

Antes esportivo, agora item fashion. O body – que foi indispensável nas composições de verão – segue em alta no outono-inverno. Vale apostar na peça curinga e investir em opções coloridas, volumosas ou com brilhos para arrasar em ocasiões especiais Fotos: Divulgação

LIVING | MARÇO 2017

79


Living Visita

J.A. Becker

Com gostos em comum e formações que se completam, a família Becker atua no ramo da construção civil há 16 anos, realizando projetos de alto padrão nos segmentos residencial e comercial da Região Metropolitana de Porto Alegre (RS) por KELLYN BONIATTI fotos Rodrigo Fanti/RPDOIS Imagens/ESPECIAL

Uma família unida não apenas pelos laços sanguíneos, mas também pelo amor. Amor de pai e mãe e seus filhos, amor de irmãos e, porque não, amor pela profissão. Foi no ano de 2001 que o engenheiro eletrônico José Alberto Becker e sua esposa, a designer de interiores Margarete Becker, fundaram a J.A. Becker, uma empresa que, inicialmente, atuava no ramo da construção civil residencial, com foco em casas contemporâneas de alto padrão na cidade de Novo Hamburgo (RS). Com o passar dos anos, devido aos trabalhos de qualidade realizados, o escritório foi se tornando cada vez mais conceituado na região. “Sempre tivemos a preocupação em ter um diferencial arquitetônico, a funcionalidade e o excelente padrão construtivo”, diz Becker. Mais tarde, com os filhos já formados, a empresa ganhou novos membros: o engenheiro civil Rodrigo Alberto Becker e os arquitetos Patrícia Cristina Becker Jaeger e Diego Becker. Assim, a sociedade expandiu e conferiu ainda mais excelência para a J.A. Becker, uma vez que os filhos chegaram para somar suas formações e experiências ao trabalho renomado dos pais. “Os três tornaram-se sócios, capacitando a empresa com suas ideias inovadoras”, considera a mãe. Conforme o casal explica, cada integrante da equipe é responsável por um setor, dividindo tarefas que vão do projeto à administração de obras, mas sempre abrindo espaço a ideias e sugestões vindas do restante do grupo. “É uma soma de olhares, 80

LIVING | MARÇO 2017

os quais cada um, através da sua especialização, traz um valor agregado, que resulta em benefícios para o produto final”, completa Margarete. Conforme explica Diego, a família está sempre em busca de novidades e especializações para a carreira, como uma forma de manter o foco e a excelência nos trabalhos realizados. Entre as fontes de inspiração, o jovem arquiteto cita as viagens e as mostras de arquitetura e design que frequentam – para ele, eventos do segmento e pesquisas sempre rendem novos olhares acerca da profissão. Mesmo quando estão desfrutando os momentos de descanso, inclusive durante as férias, Margarete revela que assuntos relacionados aos projetos que assumem estão constantemente presentes, pois, de acordo com ela, nestes momentos nascem novas e interessantes ideias. “Estamos sempre com os olhos voltados a novidades e inspirações. Dificilmente estamos 100% desligados, mas isso ocorre na mais perfeita harmonia”, diz, lembrando que entre os planos para o futuro estão projetos de grande porte na Região Metropolitana de Porto Alegre, como torres e centros comerciais e prédios multifamiliares. “Arquitetos e engenheiros têm papéis importantes perante à sociedade. Através da arquitetura podemos modificar a forma de pensar, sentir e explorar novas sensações, com o intuito de fazer com que as pessoas tenham um novo olhar para o futuro, mas sem perder suas raízes”, considera Diego.


Através da arquitetura podemos modificar a forma de pensar, sentir e explorar novas sensações LIVING | MARÇO 2017

81


À direita, a entrada da casa é destacada através dos painéis de vidro, permitindo a incidência de luz natural nos ambientes internos. Abaixo, a área externa, abrilhantada pelo paisagismo impecável

82

LIVING | MARÇO 2017


UNIÃO É A PALAVRA Em uma generosa casa localizada em Novo Hamburgo, atualmente residem o casal e o filho mais novo, Diego. A construção de 600 m² também abriga a sede da empresa, em 100 m², o que deixa toda a família presente em um mesmo local. Esse foi um sonho antigo de José Alberto e Margarete, que desejavam ter o espaço de trabalho sempre junto ao lar, tornando mais prática a rotina profissional. Neste endereço, há três anos, a família vive e trabalha unida, em ambientes que exploram o conforto independente de suas funções. A construção segue o estilo contemporâneo, com detalhes em concreto aparente e volumetria ousada, além de um imponente pé-direito na área social e quintal com piscina e extensa área verde. “Nossa principal premissa foi desenvolver um espaço com dois programas de necessidades – residencial e comercial –, de forma que não atrapalhasse a privacidade da casa, mas que fosse unificado em um imóvel, aliando beleza, praticidade e

qualidade de vida”, explica Becker. E não é só de beleza e aconchego que a residência é feita: a família prezou pelo uso de elementos tecnológicos e modernos, como os painéis solares fotovoltaicos e a automação. Em contraste às modernidades empregadas por eles, objetos de decoração garimpados em viagens e itens pessoais ganham destaque, sem esquecer das plantas de diferentes espécies distribuídas pelos cômodos – elas conferem um clima natural e agradável ao interior da residência. “Em casa, a varanda é um dos cantinhos que mais gosto. Nela fico em contato constante com a natureza, o que traz uma prazerosa sensação de liberdade e aconchego”, diz Margarete. Ela ressalta, ainda, o aparador de tronco original da Tailândia, bem como a mesa escolhida para a varanda, além dos quadros com pintura a óleo assinados por ela e a charmosa coleção de souvenirs que revelam Serviço as lembranças dos diferentes locais J.A. Becker visitados pela família. www.jabecker.com.br

Junto à casa, a área destinada ao escritório da família. Com 100 m², o espaço se mostra privativo e confortável para a rotina dos profissionais

LIVING | MARÇO 2017

83


Decoração

2

1

Campo

Chic

Românticas e repletas de charme, as composições inspiradas no universo rústico e acolhedor das cidades do interior estão em alta, seja qual for seu endereço. Confira nossa seleção de produtos e invista no estilo!

6 84

LIVING | MARÇO 2017

5

3

7

4 8

6


9

10

11

12

13

14

15

1.Móvel de canto com quatro prateleiras, cinza velho, 164 x 33 cm; Oldway, na Carro de Mola. www.carrodemola.com.br 2.Bouquet de rosas artificiais em plástico 24 x 26 x 24 cm; Cecilia Dale. www.ceciliadale.com.br 3.Relógio estação Los Angeles Cal, 32 x 26 cm; Oldway, na Mobly. www.mobly.com.br 4.Porta-objeto em vidro com tampa 8,5 cm; Lyor, na World Importados. www.worldimportados.com.br 5.Ornamento decorativo Papagaio, confeccionado em resina com formato de papagaio; SouQ. www.souqstore.com.br 6.Ornamento decorativo Fleur Decor, em porcelana não esmaltada branca, pode ser aromatizada com essência perfumada ou perfume para ambientes, sob encomenda; ChateauBlanc. www.cblanc.com.br 7.Suqueira Arabesque, em vidro com detalhes em ferro; Carro de Mola. www.carrodemola.com.br 8.Porta guarda-chuva médio Junco e Ferro, 73 x 27 cm; Carro de Mola. www.carrodemola.com.br 9.Lanterna clássica com suporte, 50 x 29 cm; na Carro de Mola. www. carrodemola.com.br 10.Sino Passarinhos; Depósito Santa Mariah. www.depositosantamariah.com.br 11.Tela Herbe de Provence; Tok&Stok. www.tokstok.com.br 12.Mesa decorativa de ferro; M&M, no Ponto Frio. www.pontofrio.com.br 13.Gaiola decorativa branca com flores nude; Detalhes Presentes. www.detalhespresentes.com.br 14.Floreira Moncton; Decore Mundo; www.decoremundo.com.br 15.Cabide de parede Parceme, com seis ganchos, acabamento desgastado e estampa florida; Tok&Stok. www.tokstok.com.br Fotos: Divulgação

LIVING | MARÇO 2017

85


Arquitetura

Estilo colonial O clima rústico e cheio de charme da região de Paraty (RJ) serviu de inspiração para o projeto desta residência, que surpreende pela integração dos ambientes, sempre voltados aos belos jardins e varandas por Kellyn Boniatti FOTOS GIULIANA FRACCAROLLI/FLUUP FOTOGRAFIA/Divulgação 86

LIVING | MARÇO 2017


LIVING | MARÇO 2017

87


Amplas áreas com vista perfeita para o jardim ganham espaço na composição da casa. Com sofás e poltronas aconchegantes, elas são verdadeiros redutos para apreciação da natureza e bem-viver

A mesa redonda confere um clima despojado à composição da varanda, permitindo refeições descontraídas em contato com a natureza do entorno 88

LIVING | MARÇO 2017


Os amplos dormitórios foram decorados seguindo o estilo colonial e rústico da cidade. Nas janelas, além da vista privilegiada para as árvores, floreiras com samambaias ganham destaque

Uma casa convidativa e aconchegante, onde os moradores encontram espaço para relaxar e bemviver – seja nos ambientes internos ou na exuberante área externa. A residência de 650 m², localizada em Paraty, no litoral carioca, foi projetada pela equipe de Maria Lavinia Arquitetura e Interiores, que cuidou de cada detalhe para transformar o local no recanto preferido para as férias da família. De acordo com Maria Lavinia Noronha, à frente do escritório, a casa tem como principal característica o estilo colonial da região, com materiais rústicos que exploram o conceito local. Com muita área verde e ambientes integrados, a casa possui diversas varandas, que privilegiam o contato com a natureza externa e conferem um clima agradável e iluminado para todos os espaços internos. Os materiais utilizados para a construção foram escolhidos pela praticidade de manutenção e também pelo efeito térmico, como é o caso dos pisos, revestidos em cimento queimado, o que resulta em ambientes mais frescos para a temporada de verão. Nos rodapés foram colocadas pedras naturais, remetendo às construções antigas da cidade – elas também aparecem revestindo algumas paredes, evidenciando o clima rústico desejado. LIVING | MARÇO 2017

89


VERDE ENCANTADOR O paisagismo, assinado pelo renomado Alex Hanazaki, é um verdadeiro encanto. As plantas escolhidas revelam a essência aconchegante da residência, além de estimular o bem-estar e conferir um visual sempre fresco a todos os ambientes – samambaias colocadas sobre as janelas e outras espécies distribuídas pelos cômodos surpreendem aos olhos. A área de convívio é totalmente voltada a um pátio interno, caracterizado pelo belo jardim. As grandes portas de vidro, quando recolhidas, ficam imperceptíveis, criando amplitude e uma bela integração com o quintal. Embelezando o terreno, a generosa piscina, cercada pela impecável vegetação, tem livre acesso através dos cômodos da casa, seja pelos dormitórios ou pela área social.

Nossa capa

90

LIVING | MARÇO 2017


O estilo colonial típico da região é exaltado na composição da casa. O quintal tem paisagismo impecável e uma generosa piscina. Sombra e frescor não faltam sob as belas árvores

Serviço Maria Lavinia Arquitetura e Interiores www.marialavinia.com.br

LIVING | MARÇO 2017

91


7 Paisagismo

Vasos autoirrigáveis, linha Gourmet; Plantei. www.plantei.com.br

uma horta

para chamar de sua Descubra como cultivar chás, temperos e hortaliças em casa e tenha a sua disposição plantas sempre fresquinhas e saudáveis. As dicas são incríveis! por Kellyn Boniatti

Utilizar temperos fresquinhos em todas as receitas, ter opções de saladas sempre novas e preparar um chá saboroso para relaxar antes de dormir. Ter uma horta em casa é sinônimo de momentos repletos de aromas e sabores. Apesar de ser uma excelente ideia, é necessário saber que cultivar plantinhas dentro de casa nem sempre pode ser tão fácil quanto parece. É preciso dedicação e tempo disponível, pois elas pedem regas constantes e um cuidado especial para que estejam sempre bonitas e saudáveis. O primeiro passo da tarefa é escolher onde será a horta. De acordo com Gabi Pastro, bióloga e especialista em ervas aromáticas e especiarias, é essencial que o local tenha incidência solar direta por pelo menos cinco horas diárias. Por isso, no caso de apartamentos, a sacada é sempre o mais indicado, já que atende a esse requisito básico. “Pode tanto ser uma horta de chão quanto de parede, as famosas verticais, que são perfeitas para otimizar o espaço e deixar as plantas longe dos pets”, diz a especialista, lembrando que o único porém do assunto é o cultivo dentro de casa, pois a não incidência do sol reduz – e muito – as chances da hortinha vingar. Espécies como hortelã, salsinha, cebolinha, tomilho, rúcula, agrião, alface, almeirão, camomila, 92

LIVING | MARÇO 2017

erva cidreira e manjericão são algumas das indicadas para o plantio caseiro. Depois de escolher o local ideal e decidir sobre as espécies, Gabi revela uma dica interessante: no mercado há uma variedade imensa de vasos para plantas, por isso, a horta pode se tornar um item supercriativo de decoração, trazendo mais cor e alegria para a casa. “Os modelos vão desde os mais tradicionais, de plástico e barro, até os de cerâmica coloridos. Só não pode plantar em cachepôs, pois eles não possuem furos e a planta não resistirá pelo excesso de água”, orienta, destacando que os vasos devem ter pelo menos 20 cm de profundidade, além da drenagem, com camadas de pedra, areia e terra. Quando plantar? De acordo com Gabi, a maioria das ervas e temperos pode ser plantada e colhida durante todo o ano, no entanto, as hortaliças são mais sazonais e cada uma tem um período próprio para plantio e colheita. “Se essa será a sua primeira horta, não aconselho plantar através de sementes, pois é um processo delicado e trabalhoso, o qual pode gerar uma frustração desnecessária. O ideal é iniciar com mudas já formadas e após a prática seguir para o cultivo desde as sementes”, diz.


AeroGarden Ultra LED, com sistema de jardinagem interior que possibilita o crescimento cinco vezes mais rápido que o solo; Miracle-Gro. www.miraclegro.com

A cozinha assinada por Andréa Calábria na Casa Cor traz uma solução para quem deseja ter uma horta dentro de casa. Entretando, é preciso investir em soluções que substituam a incidência solar direta sobre as plantinhas, para que todas cresçam saudáveis e nutridas

​Latas de aço estampadas para cultivo de flores e ervas. Acompanha sementes, terra vegetal, pedriscos e manual de plantio. Disponível em 15 opções de estampas e espécies; ​Maria Sem Vergonha. www.mariasemvergonhaeco.com.br

Estufa hidropônica automatizada Urban Cultivator, criação de Tarren Wolfe. www.urbancultivator.net MiniGarden Vertical, sistema de cultivo vertical que pode ser instalado a partir do solo ou fixado a uma parede; MiniGarden. pt.minigarden.net

Fotos produtos: Divulgação e Foto projeto: Felipe Araújo/Divulgação

LIVING | MARÇO 2017

93


Indoor Growing Cultivator, kit que permite o cultivo de plantas e vegetais em apartamentos, sem a necessidade de solo ou luz solar; Ikea. www.ikea.com

Vaso Skyplanter, design assinado por Patrick Morris; Muma. www.muma.com.br

Paúba floreira e estante, para cultivo de jardins e hortas verticais, dentro ou fora de casa; Tok&Stok. www.tokstok.com.br

Floreira Brasileirinha, produzida em madeira pinus, 60 x 100 x 12 cm; Ecoartesano, na Westwing. www.westwing.com.br

Estante Holi, com três prateleiras, design assinado por MMM Design; Meu Móvel de Madeira. www.meumoveldemadeira.com.br

E OS CUIDADOS? A rega, segundo a bióloga, deve acontecer quando a terra mais profunda do vaso estiver seca. “Use o dedo indicador ou um palito de churrasco para verificar a umidade da terra a cerca de três centímetros de profundidade”, explica. Se a terra estiver seca é preciso regar, mas moderadamente e, preferencialmente, duas vezes ao dia – uma pela manhã e outra à noite. “Cuide para não regá-las em momentos de sol muito forte, pois isso pode causar choque térmico na planta e desperdiçar água, já que boa parte dela irá evaporar antes mes94

LIVING | MARÇO 2017

mo de ser assimilada”. Por fim, a especialista ressalta que o cultivo das plantas só será satisfatório se, de fato, o local escolhido tiver incidência solar direta. “Aquela típica imagem da horta dentro da cozinha, por exemplo, é ilusão. Se optar por este cultivo é preciso ter em mente que as plantas durarão poucas semanas e que elas não serão saudáveis, ou seja, não oferecerão todo seu potencial nutricional”, explica. Para esses casos específicos, o uso de lâmpadas artificiais ou de estufas domésticas prontas suprem a necessidade do sol e permitem o bom desenvolvimento das espécies. Fotos: Divulgação


Lançamentos

1

2

3 4

S.O.S. beleza Cosméticos e maquiagens surpreendentes chegam ao mercado com propostas incríveis. Vamos conhecer?

5

6 7

1.Cílios postiços coleção Caitlyn Jenner, individuais fornecidos em três comprimentos para o máximo em customização e versatilidade; M.A.C. www. maccosmetics.com.br 2.Gel e escova de língua Tung Gel e Tung Brush. A escova possui cabeça circular que se adapta à superfície da língua, enquanto o gel possui zinco em sua fórmula, capaz de neutralizar gazes que causam mau hálito. Usados em conjunto, os produtos previnem e tratam o mau hálito (Vendidos separadamente); na Farma Delivery. www.farmadelivery.com.br 3.Modelador de cachos Spiral Duo EM-09; Mondial. www.mondialine. com.br 4.Máscara labial de colágeno, rica em vitamina E, colágeno e óleo de rosas, hidrata, restaura e dá volume aos lábios; KNC Beauty. www. kncbeauty.com 5.Pep Start Quick Cleansing Swipes, remove excesso de oleosidade e impurezas da pele, proporciona uma esfoliação suave, hidrata instantaneamente e prepara a pele para maquiagem. Ideal para rosto, pescoço, colo, parte superior dos braços e costas; Clinique. www.clinique.com. br 6.Batom Liptensity Hellebore, cor intensa com acabamento acetinado; M.A.C. www.maccosmetics.com.br 7.Orchidée Imperiale La Crème 4th Génération, com tecnologia Gold Orchid para peles finas, secas ou enfraquecidas, proporciona hidratação intensa, recupera densidade, firmeza e elasticidade, além de atenuar rugas e linhas finas; Guerlain, na Sephora. www.sephora.com.br Fotos: Divulgação

LIVING | MARÇO 2017

95


Moda

Uma escolha autêntica Produções caprichadas, com acessórios modernos e de extremo bom gosto, revelam a essência ousada e detalhista do universo masculino. A soma dos detalhes simboliza a versatilidade do homem moderno. Vamos conferir? por KELLYN BONIATTI

Autênticos e com opinião própria e cada vez mais especializada sobre moda, os homens sabem onde querem chegar através de seus looks. Para eles, o visual reflete a personalidade e é assim, com muito bom gosto, que a natureza masculina vem se transformando, adaptando as novidades da moda para atender com precisão os exigentes consumidores. É nesse vasto universo, cheio de novidades e bom gosto inegável, que nos aprofundamos neste editorial. O estilo ousado marca presença e revela – livre de qualquer pudor – infinitas possibilidades, misturas criativas e produções surpreendentes. Os acessórios, antes exclusivamente femininos, invadem o closet

masculino e se consagram como itens imprescindíveis para uma produção moderna. Das bolsas aos colares, não há mais desculpas: agora você pode usar tudo aquilo que bem entender. Uma produção rica, impressionante em detalhes e composições, também é permitida para eles, que desejam inovar e transformar a maneira como se mostram ao mundo. Em tempo: o couro é, indiscutivelmente, uma das matérias-primas mais desejadas para as composições masculinas. Em sintonia com os looks, as peças de design da grife Salvatore Minuano embelezam o cenário dos cliques a seguir, revelando uma atmosfera marcante e cheia de originalidade.

Ficha Técnica: Fotógrafo: Rodrigo Fanti/RPDOIS Imagens Casting: Rafael Ourives (Super Agency) Estilo: Kamila Hugentobler (Complé Moda) Beleza: Alee Oliveira

Acessórios OFF www.acessoriosoff.com.br

Dio Martinelli www.facebook.com/diomartinellimensoul

Preza www.preza.me

Aragäna www.aragana.com.br

Jorge Bischoff www.jorgebischoff.com.br

Salvatore Minuano www.salvatoreminuano.com.br

Complé Moda www.facebook.com/comple.moda

Kafé Acessórios www.kafeacessorios.com.br

Spirito Santo www.spiritosanto.com.br

RPDOIS Imagens www.rpdois.com.br 96

8

Conceito e Produção Executiva: Patrícia Haubert/RPDOIS Imagens Assistente de Fotografia: Daniel Barbosa/RPDOIS Imagens Tratamento de Imagem: Andrei Saul/RPDOIS Imagens Vídeo: Mateus Raugust/RPDOIS Imagens

LIVING | MARÇO 2017


8

Blazer Spirito Santo, relógio Aragäna, colares Kafé, pulseiras Acessórios OFF, óculos Preza e dockside bicolor Jorge Bischoff

LIVING | MARÇO 2017

97


Calça jeans Spirito Santo, casaco com capuz Aragäna, pulseiras Kafé, colar Dio Martinelli e chinelo Jorge Bischoff

98

LIVING | MARÇO 2017


Camisa e camiseta Aragäna, pulseiras Kafé, colar Dio Martinelli e anel acervo

LIVING | MARÇO 2017

99


Calça chino e camisa Aragäna, colares e pulseiras Acessórios OFF e calçado social Jorge Bischoff

100

LIVING | MARÇO 2017


Calça jeans e camisa Aragäna, cintos Acessórios OFF, colar martelo Kafé, corrente Dio Martinelli, gorro Aragäna e tênis Jorge Bischoff

LIVING | MARÇO 2017

101


Bermuda e camisa Spirito Santo, colares Kafé, bolsa Acessórios OFF e tênis Kafé

102

LIVING | MARÇO 2017


Bermuda Spirito Santo, camisa Aragäna, colar Dio Martinelli e pulseiras Acessórios OFF

LIVING | MARÇO 2017

103


Bermuda e camisa Spirito Santo, camiseta Aragäna, pulseira azul Acessórios OFF, pulseira marrom de couro Kafé, óculos Preza e tênis Kafé

104

LIVING | MARÇO 2017


Camisa Spirito Santo, blazer jeans e lenço Aragäna, pulseiras Dio Martinelli e pin acervo

LIVING | MARÇO 2017

105


Tendência Revestimento de parede Vertical Green; De Castelli. www.decastelli.it

Louis Vuitton

Do colorido refrescante às nuances fechadas: é assim que o outono-inverno se anuncia. Entre as cores, destaque para os tons terrosos, que vão do amarelo ao clássico marrom. Chegou a hora de investir na produção e deixar a sofisticação falar mais alto na sua rotina! 106

LIVING | MARÇO 2017

Balmain

Brincos Frame, em ouro amarelo 18k com citrinos e olhos-de-tigre; Amsterdam Sauer. www.amsterdamsauer.com.br Fotos produtos: Divulgação e Fotos desfiles: Fotosite/Divulgação


Espelho Ivy Shadow, design assinado por Tord Boontje; Porta Romana. www.portaromana.com

Coach 1941

Eau de Parfum My Burberry; Burberry, na Sephora. www.sephora.com.br

Lemaire

Paleta de sombras Les 4 Ombres, versão 232 Tissé Vénitien; Chanel. www.chanel.com

Bolsa Fringe Hobo, September Collection; Ralph Lauren Brasil. (11) 3198-9470

Poltrona Bouquet, design assinado por Tokujin Yoshioka; Moroso. www.moroso.it

Esmalte Helmut Newton, na cor Berlin; M.A.C. www.maccosmetics.com.br LIVING | MARÇO 2017

107


Produtos Pet

Borboleta brilhante Flutter Bug AFP; All For Paws, na Petite Sofie. www.petitesofie.com.br Brinquedo interativo Amicus Kibble Nibble, exige empenho do cão para conseguir sua comida; Busy Buddy, na Loja Maskoto. www.maskoto.com.br

Hora do

RECREIO

Brinquedos criativos e inovadores estimulam a diversão do pet e prometem momentos de muita alegria. Da peteca à bolinha, escolha o que mais agrada ao seu mascote e #partiubrincar!

Brinquedo Interativo Culbuto; All For Paws, na Petite Sofie. www.petitesofie.com.br

Brinquedo Speed Circuit, linha Cat It Design; Senses, na PetLove. www.petlove.com.br Lançador de bolas Hyper Fetch Mini AFP; All For Paw, na Petite Sofie. www.petitesofie.com.br 108

LIVING | MARÇO 2017

Fotos: Divulgação


LIVING | MARÇO 2017

109


News

Foto: Divulgação

Pedro Toigo inaugura flagship em Porto Alegre Primeira loja comandada pelo jovem e talentoso estilista promete reunir tendências e novidades encantadoras do universo fashion Responsável pela criação de peças que encantam fashionistas apaixonados por bolsas e sapatos, o jovem estilista Pedro Toigo se prepara para um grande passo em sua trajetória profissional. No dia 13 de março, o criativo inaugura sua primeira loja física, com coquetel assinado por Masala Bistrô. Ele também aproveita a ocasião para lançar seu inverno 2017, batizado de Hirosaki. “Me inspirei na capital japonesa das cerejeiras e trouxe tons candy e suaves para a nova coleção”, diz. Localizada na Rua Barão de Santo Ângelo, 166, no Moinhos de Vento, a nova loja promete reunir tendências Foto: Jonas Adriano/Divulgação e as mais desejadas peças assinadas pelo jovem estilista. “Estou muito ansioso pelo lançamento do espaço, é um grande passo e tenho certeza que será tudo maravilhoso! Estarei sempre no local, com meus fiéis e inseparáveis lápis para criar muitos sapatos lindos”, comemora Pedro. A loja funcionará de segunda a sábado, sempre das 10h às 18h, no charmoso bairro da capital gaúcha. Vale a pena conhecer! www.pedrotoigo.com.br

Chronos Residencial é destaque em sustentabilidade A fachada do Chronos Residencial, empreendimento da Athivabrasil em Novo Hamburgo (RS), reúne centenas de vasos de flores e plantas, distribuídos em forma de desenhos geométricos. A proposta, que além de bela proporciona bem-estar e um clima refrescante ao condomínio, também é ecologicamente correta. O belo jardim vertical possui um sistema de irrigação simples e permanente, utilizando a água de reuso tratada no próprio prédio, com custo de manutenção mínimo. A iniciativa resultou em um prêmio da categoria Gestão da Produção de P&D, do Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade. www.athivabrasil.com.br

Promob comemora desempenho positivo em 2016

Foto: Valdir Ben/Divulgação

110

LIVING | MARÇO 2017

A Promob Software Solutions, de Caxias do Sul (RS), comemora o crescimento de 7,6% em relação ao ano anterior, alcançando faturamento de R$56,2 milhões. De acordo com os responsáveis pela empresa, este é considerado um feito expressivo, uma vez que supera o crescimento de 4,4% obtido em 2015. Para o novo ano, a Promob pretende seguir com o mesmo espírito audacioso, com a abertura de novos canais de comercialização, a constante capacitação da equipe e o lançamento de novas soluções para seus clientes, almejando o crescimento de 15% para 2017. “Atentos às dificuldades do mercado, criamos soluções para facilitar o acesso aos nossos produtos e fomos incrementando a migração do modelo de venda de licenças para a modalidade de pagamento mensal, bem mais acessível aos clientes”, comenta Edson Witt, CEO do grupo. De acordo com ele, ainda, a Promob estimulou a expansão geográfica da empresa, com a abertura de 17 novos representantes, se firmando em todos os estados brasileiros. www.promob.com/pt


Eventos

Duca Leindecker em Novo Hamburgo Cantor celebra seu aniversário e os 90 anos da cidade com show no Teatro Feevale O cantor, compositor e instrumentalista Duca Leindecker se prepara para subir ao palco do Teatro Feevale no próximo dia 5 de abril, em uma ocasião especial que celebra o seu aniversário e também os 90 anos de Novo Hamburgo. A realização é da Opus Promoções e da L&L Produções Artísticas e o show faz parte do Tour Acústico, no qual Duca interpreta sucessos de Cidadão Quem e Pouca Vogal e do seu disco solo Voz, Violão e Batucada. Os músicos Maurício Chaise e Cláudio Mattos acompanham o cantor no baixo e bateria, respectivamente. www.ingressorapido.com.br

Foto: Edu Deferrari/Divulgação

Salão Internacional do Móvel de Milão Um dos mais aguardados eventos de design do mundo se prepara para estrear 2017 com muitas tendências e lançamentos das mais importantes grifes do mundo. O Salone Internazionale del Mobile Milano acontece entre os dias 4 e 9 de abril e dividirá seus 2 mil expositores entre os estilos clássico, design e xLux, representando a indústria dedicada ao luxo atemporal reinterpretado de maneira contemporânea. Junto ao grande evento também ocorrem programações paralelas, como o Salone del Complemento d’Arredo, a Euroluce e o Workpace 3.0. Comece a se programar e não perca este superevento de design! www.salonemilano.it

Rolé pelo Rio Hackeado Em cartaz no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, a exposição Rolé pelo Rio Hackeado propõe o empoderamento das cidades por pessoas inquietas, os chamados hackers. A provocação pretende instigar em cada visitante a vontade de explorar os lugares onde vivem para que reflitam e iniciem ações sustentáveis, em qualquer âmbito do dia a dia. O evento, que segue aberto para visitação até o dia 30 de abril, no Laboratório de Atividades do Amanhã (LAA), é uma criação coletiva do Estúdio M’Baraká e do LAA. www.museudoamanha.org.br Fotos: Divulgação

Pra que A Pinacoteca de São Paulo apresenta a instalação Pra que, da artista curitibana Eliane Prolik, em cartaz até 22 de maio. A obra, que faz parte da coleção da instituição desde 2012, reúne 45 placas de veículo em alumínio e pintura eletroestática, com artigos que já foram expostos em Londrina e Curitiba (PR). “Essa obra explora o potencial de confronto entre a palavra e a imagem. Será a oportunidade de apresentá-la pela primeira vez na Pinacoteca e no estado e de propor um diálogo com as demais obras expostas neste mesmo período”, explica Valeria Piccoli, curadora da exposição. www.pinacoteca.org.br


Multimídia

Fome de Poder Longa-metragem revela curiosidades e detalhes sobre a história de sucesso da rede de fast-food que conquistou o mundo Gênero: Biografia Diretor: John Lee Hancock Estreia neste mês o filme Fome de Poder, que traz aos cinemas tudo sobre a ascensão de Mc Donald’s, a mais famosa rede de fast-food do mundo. Até o início dos anos 1950, Ray Kroc levava sua vida vendendo máquinas de milk shake, porém, as coisas tomaram um novo rumo quando sua empresa recebeu um pedido gigantesco de uma lanchonete da Califórnia (EUA). Intrigado, Kroc foi atrás dos irmãos Maurice e Richard McDonald, a fim de conhecer mais sobre o negócio, que, logo percebeu, estava sempre lotado. Depois de se impressionar com o sucesso da lanchonete e todo o potencial que poderia ser explorado, o vendedor fez uma proposta para os proprietários. Com o planejamento adequado, Kroc transformou a pequena lanchonete na marca mais conhecida do segmento alimentício da história.

100 Midcentury Chairs Autora: Lucy Ryder Richardson Editora: Pavilion Books As mais icônicas cadeiras de design, desenhadas entre os anos de 1930 e 1970, estão em destaque nesta obra, que celebra a criação instigante de designers como Arne Jacobsen, Hans J. Wegner, Charles e Ray Eames e Frank Gehry. Por trás de cada obra há uma história e ela é revelada pela curadora especialista Lucy Ryder Richardson. Aficionada por cadeiras de design, a autora do livro ressalta outras curiosidades acerca das peças, como os materiais empregados e todo o minucioso processo de produção.

Resistência Autora: Affinity Konar Editora: Rocco Lançamento aguardado do selo Fábrica 231, da Editora Rocco, Resistência é a leitura perfeita para quem se interessa por assuntos relacionados à Segunda Guerra Mundial. Romance de estreia de Affinity Konar, a obra é inspirada em histórias reais sobre os experimentos feitos com gêmeos nos campos de concentração. Resistência narra a história das irmãs Pearl e Stasha, de 12 anos, após o período que desembarcaram em Auschwitz, o campo de concentração nazista na Polônia. O livro já conquistou diversos elogios e indicações na imprensa estrangeira e é considerado um dos 100 livros mais notáveis de 2016 pelo The New York Times. Fotos: Divulgação


LIVING | MARÇO 2017

113


Desfrute

Chegou a hora de viver uma nova temporada. O outono inicia no dia 20 de março, aproveite a beleza da estação!

114

LIVING | MARÇO 2017

Foto: Photoangel/Freepik.com/Divulgação


Profile for Revista Living

Revista Living - Edição nº 68 Março 2017  

Em prática: casa repaginada, escolhas criativas e um novo olhar sobre a arquitetura

Revista Living - Edição nº 68 Março 2017  

Em prática: casa repaginada, escolhas criativas e um novo olhar sobre a arquitetura

Advertisement