Page 1


Tabela de conteúdo

1 2 3 Beleza em cena

Zanini de Zanine

Elemento inesperado

p.24

p.32

p.42

Localizada na África do Sul, esta casa de mais de 500 m² é marcada pela paisagem estonteante que cerca o terreno. A partir dos amplos ambientes é possível apreciar a beleza do mar e se encantar com a natureza do entorno

Aos 38 anos de idade, o carioca tem uma carreira marcada por prêmios e exposições internacionais. Seguindo os passos do pai, José Zanine Caldas, ele cria peças surpreendentes e leva o nome do Brasil para o mundo

Por vezes esquecidas, as paredes são ótimas aliadas quando a ideia é compor um ambiente com atitude e personalidade. Confira seis projetos de interiores que exploram a composição a partir de ideias surpreendentes!


Fotos: 1-Grant Pitcher/Divulgação, 2-Rodrigo Fanti/RPDOIS Imagens/Especial, 3-Marcelo Donadussi/Divulgação, 4-Gio Stalano/Divulgação, 5-Sergio Jorge/Divulgação, 6-Rodrigo Fanti/RPDOIS Imagens/Especial, 7-Moroso/Divulgação e 8-Missoni Home/Divulgação

4 5 6 7 8

Peças-chave do verão p.56

Ilha paradisíaca p.66

Dois lados p.76

Vamos balançar? p.92

Natureza psicodélica p.96

De olho nos principais desfiles de moda que anunciaram as novidades da estação, selecionamos 30 itens indispensáveis para uma produção estilosa. Descubra como compor looks e arrase no visual

Em um cenário encantador na costa brasileira, uma generosa residência chama a atenção. Envolta pela natureza única da região, a casa proporciona momentos inesquecíveis para seus moradores e convidados

O verão é colorido, vibrante e alegre. Mas o que você descobre neste editorial exclusivo são dias de puro glamour e elegância. Inspire-se com a beleza da moda praia gaúcha e viva uma estação repleta de charme!

Para curtir ao máximo a temporada quente, encante-se com as versões de balanços que selecionamos. As cadeiras suspensas vão bem tanto dentro como fora de casa e são perfeitas para relaxar com muito aconchego

Objetos de design remetem à beleza de plantas, flores e animais. Cores vibrantes revelam um toque criativo e ousado às peças e reforçam a atitude da composição. Esses itens vão renovar o visual da sua casa, aposte!


Colaborador do mês

Expediente

Rodrigo Fanti

Diretora Geral

Márcia Boniatti

marcia@revistaliving.com.br

Gerente

Nara Levandowski

gercom@revistaliving.com.br

Editora

Kellyn Boniatti

kellyn@revistaliving.com.br

Diretora de Arte

Raquel Braz Ribeiro

raquel@revistaliving.com.br

Administrativo

Lucas Gabriel Boniatti

lucas@revistaliving.com.br

www.rpdois.com.br Descobriu o universo da fotografia em 1992, quando deu seus primeiros cliques seguindo os passos do pai, ainda no Paraná. Na carreira, soma trabalhos para importantes veículos de comunicação do sul do Brasil, campanhas e editoriais para marcas nacionais e, atualmente, está à frente do Estúdio RPDOIS Imagens. Foi o responsável pelas fotos de Zanini de Zanine, em matéria especial e capa desta edição, e também pelos cliques do editorial beachwear Dois lados.

Fale com a Redação

redacao@revistaliving.com.br

Atendimento ao Leitor

leitor@revistaliving.com.br

Central de Assinaturas

assinaturas@revistaliving.com.br

Departamento Comercial

Tel.: (51) 3097-0520 comercial@revistaliving.com.br

Assessoria Jurídica OAB-RS 4871

Bastos Lund Advogados Associados

Tiragem

15.000 exemplares

Distribuição

Você encontra a Revista Living nas principais bancas e livrarias do Brasil; se preferir, solicite sua assinatura e a tenha todos os meses no conforto do seu lar.

Editora Boniatti Ltda. EPP

Rua Vinte e Quatro de Outubro, 1681, sala 908, Bairro Auxiliadora CEP 90510-003 - Porto Alegre/RS Tel.: (51) 3097-0520

juridico@revistaliving.com.br

A REVISTA LIVING é uma publicação mensal da Editora Boniatti Ltda. impressa pela Gráfica Editora Pallotti. A reprodução do conteúdo editorial é permitida, desde que citada a fonte. Solicite edições anteriores através do Atendimento ao Leitor. Os artigos assinados são de total responsabilidade de seus autores, bem como o conteúdo do material publicitário. www.revistaliving.com.br


Da Redação

Orgulho brasileiro

Você consegue imaginar a alegria que sentimos com a chegada de Novembro? Com um orgulho imenso, este mês é ainda mais especial – e desde a capa é possível perceber, não é? Cheio de talento, beleza e simpatia, Zanini de Zanine topou participar de uma sessão de fotos e entrevista exclusivas para Living. Em uma tarde superagradável e ensolarada, nos encontramos no Paço Santo Inácio, em Porto Alegre (RS). O casarão datado de 1929 foi cenário para os cliques incríveis de Rodrigo Fanti, nos quais a arquitetura clássica da construção contrasta com a contemporaneidade do designer e suas criações impressionantes, gentilmente cedidas pela Casiere. Peças de seu pai, José Zanine Caldas, também ajudaram a compor os ambientes para o ensaio – ficou um luxo, você vai amar! Na história da família Zanine, podemos dizer que sim, talento vem de berço. Mas no caso de Zanini, em especial, não foi apenas a trajetória do pai determinante em sua formação, mas também o empenho do jovem em se voltar a trabalhos que valorizam a cultura brasileira e exploram novas técnicas e materiais. Toda sua dedicação, cada vez mais, é colocada em evidência a nível mundial. Aos 38 anos de idade, Zanini já acumula prêmios e exposições em diferentes países – em 2015, foi eleito Designer do Ano pela Maison & Objet Americas e, mais recentemente, foi escolhido para expor no Philadelphia Museum of Art, onde também será homenageado com um prêmio no decorrer deste mês. Depois de ler as páginas seguintes, temos certeza, será impossível não encher o peito de orgulho. Afinal de contas, nosso país tem muitos motivos para se alegrar. Zanini de Zanine eleva o Brasil ao cenário mundial e, já adiantamos, todo esse sucesso não para por aí, estamos acompanhando e vendo crescer um profissional que certamente terá seu nome consolidado entre os mais importantes na história do design, assim como seu pai. Só podemos desejar, então, que você aproveite muito esta edição, deslumbre-se com a história de vida e a trajetória encantadora de Zanini e aprenda, para a vida, a se orgulhar do que é feito no Brasil. Afinal de contas, se o pessoal lá de fora já entendeu toda a grandiosidade das nossas criações, por que nós próprios, brasileiros, não seríamos capazes de valorizar ainda mais toda a riqueza nascida e criada por aqui?

Nossa Capa Entrevista: Zanini de Zanine Foto: Rodrigo Fanti (RPDOIS Imagens)


Follow Web

inspiração na ponta dos dedos

revistaliving.com.br

decoração - moda - design - estilo de vida

Design

Moda inspirada na arte

O filme Café Society, recentemente lançado pelo cineasta norte-americano Woody Allen, foi a inspiração para a coleção apresentada pela Tigresse. O clima glamouroso visto nas cenas do longa-metragem serviu de referência para a equipe criativa da grife, que trouxe detalhes charmosos e repletos de romance para os novos looks.

Costanza Pascolato para Copa&Cia

Sempre atenta às tendências, a papisa da moda Costanza Pascolato, com mais de 50 anos de carreira, lança seu olhar apurado também para o universo da decoração. Em parceria com a Copa&Cia, seu mais novo projeto é uma coleção de pratos em porcelana, com peças que trazem as estampas do universo fashion para o ambiente gastronômico.

Foto: ATA Photograph/Divulgação

Reveja o projeto assinado pela arquiteta Duda Senna, que foi destaque em nossa edição de Outubro. O apartamento de 57 m² foi idealizado para um jovem advogado e é repleto de ambientes funcionais e aconchegantes, exatamente como desejava o morador.

Arquitetetura

Pequeno, mas nem tanto

Soluções criativas não faltaram para transformar este pequeno apartamento, de apenas 36 m², em um recanto confortável para sua moradora. As ideias foram da arquiteta Karin Matz, que optou por valorizar a essência do imóvel, mantendo detalhes originais da construção, datada de 1980, em evidência no novo projeto. 12

Moda

Ideias originais

LIVING | NOVEMBRO 2016

As receitas de Salvador Dalí

A Taschen Books anunciou o lançamento de uma nova versão do livro publicado por Salvador Dalí em 1973. Intitulado Dalí: Les Diners de Gala, o volume original é bastante raro na atualidade, tendo um preço elevado para compra. Agora, com a novidade, os fãs do artista, apaixonados pela arte e pela gastronomia, podem adquirir o novo exemplar no site da Amazon, por um valor mais acessível, e conferir de perto as 136 receitas extravagantes selecionadas por Dalí.

Decoração

Lifestyle Foto: Karin Matz/Divulgação Fotos: Divulgação


Redes Sociais

@RevistaLiving Luxo nos pés

Verdadeiras obras de arte, os sapatos assinados por Pedro Toigo Design são a cara da nova estação. Coloridos, confortáveis e inspirados nas principais tendências, a grife tem lançamentos incríveis!

Ei, chocólatras!

Atenção para a delícia que encontramos em Gramado (RS)! O crepe de chocolate ao leite, da Casa da Velha Bruxa, é uma perdição – doce na medida exata para quem ama chocolate. Não deixe de conhecer o local!

Sossego garantido

Dica para seus dias de relax: conhecer Gramado e Canela, na Serra Gaúcha, e se encantar com as belezas da região. Na foto, o hotel Laje de Pedra, localizado em meio à natureza, proporciona momentos inesquecíveis!

Cenário perfeito

O terraço assinado pelo escritório Figoli-Ravecca traz referências da região da Toscana, na Itália. O resultado, é claro, não poderia ser mais charmoso e belo. O projeto completo você revê na edição de Outubro.

#RevistaLiving


Blog + App

@sianmarshallpilates

App

Quem busca motivação para iniciar exercícios físicos não pode deixar de conferir este perfil no Instagram. Sian Marshall Pilates é um estúdio de pilates localizado em Surrey, na Inglaterra, e diariamente compartilha com seus seguidores vídeos inspiradores dos exercícios que praticam por lá. Além de motivar, os posts ensinam novas técnicas para suas práticas!

Explorar o seu sono

Enquanto você dorme, está relaxando? Com este aplicativo disponível para iOS, o usuário pode descobrir a qualidade das suas horas de sono. Ele não apenas identifica ruídos, tais como roncos e vozes, como também informa a duração dos ciclos do sono, permitindo que o usuário encontre soluções para melhorar os momentos de descanso e, assim, garantir um dia com mais disposição.

App

Instapet

Já pensou ter uma rede social para seu bichinho de estimação? A novidade criada pelo brasileiro Brunno Velasco funciona basicamente como o Instagram de humanos, mas com foco nos mascotes. Instapet permite que tutores compartilhem fotos de seus filhotes, comentem, curtam e sigam perfis de cachorros e gatos, por exemplo. O app é gratuito e está disponível para os sistemas Android e iOS.

@apartamento.33

Com mais de 140 mil seguidores, o Apartamento 33 é gerenciado por Débora e Fernando, casados há um ano. O casal compartilha com o público imagens da rotina e das novidades que acontecem em seu apartamento, em meio ao novo projeto de decoração, que vai sendo alinhado ao gosto e à personalidade dos moradores. Por lá tem muita inspiração para quem está renovando o visual do lar, imperdível!

SIGA @REVISTALIVING NO INSTAGRAM E FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES QUE COMPARTILHAMOS COM NOSSOS SEGUIDORES! 14

LIVING | NOVEMBRO 2016

Fotos: Divulgação


Palavra do CAU/RS

Tecnologia

O CAU e as Entidades dos Arquitetos e Urbanistas

Uma das estruturas que oportuniza aos arquitetos e urbanistas a discussão de demandas relativas ao exercício de profissão é o Colegiado Permanente de Entidades do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CP-CAU/RS). Com foco em assuntos de interesse da profissão e dos profissionais, seu objetivo é reforçar o significado e a importância que as entidades possuem sobre os caminhos da atuação profissional, sempre pautadas pelas demandas, críticas e sugestões apresentadas pelos colegas. Atualmente, quatro entidades compõem o CP-CAU/RS – Sindicato dos Arquitetos no Estado Rio Grande do Sul (SAERGS), Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS), Associação de Arquitetos de Interiores (AAI Brasil/RS) e Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura (AsBEA/RS) – com a finalidade de debater, aprofundar e propor ao Conselho assuntos relativos ao Exercício Profissional e ao Ensino e Formação. Além disso, é compromisso do Colegiado ampliar o diálogo entre profissionais e CAU/RS, trazendo para discussão as mais diversas pautas que cotidianamente interferem no desenvolvimento das nossas atividades. Importante destacar o fundamental papel que as entidades de classe possuem em relação aos profissionais, cada uma com suas especificidades. Elas se unem na certeza de que desse modo somos mais fortes, tanto na melhoria da arquitetura em seu amplo espectro de atividades, como na defesa de todos os arquitetos e urbanistas. Assim, estamos propiciando um ambiente para o exercício da Arquitetura e Urbanismo muito mais adequado às realidades impostas pelo mercado de trabalho e por uma sociedade que, cada vez mais, demanda por ações em favor de sua qualidade de vida, através da arquitetura e de cidades melhores.

Andrea dos Santos Presidente do SAERGS e Coordenadora do Colegiado Permanente de Entidades do CAU/RS

w w w. c a u r s . g o v. b r

Do papel para o meio digital Tradição e modernidade nunca estiveram tão próximas! Com esse lançamento, Montblanc reafirma seus valores sem deixar a tecnologia de lado Quando se fala em canetas de luxo, a primeira marca que lembramos é Montblanc. Com 110 anos de história, a grife anunciou uma novidade que promete mais modernidade e rapidez para as horas de trabalho (sem deixar a sofisticação de lado, claro!). Com a tradição e a elegância que caracterizam suas coleções, a marca desenvolveu uma nova caneta, que se mostra atenta às novidades tecnológicas e à praticidade que os dias agitados pedem. O produto recém-anunciado é a Montblanc Augmented Paper, uma caneta inteligente que consegue transferir todo o conteúdo escrito no papel para um dispositivo móvel, como tablets e smartphones. Com apenas um toque, as anotações são armazenadas e digitalizadas, prontas para serem enviadas a um dispositivo, no qual poderão ser editadas e compartilhadas pelo usuário. Com bateria que dura até 8 horas, a caneta pode armazenar 100 páginas em sua memória e é capaz de traduzir os textos para 12 idiomas, entre eles alemão e italiano.

Capacete divertido Já imaginou proporcionar segurança para seus filhos sem deixar a brincadeira de lado? Foi pensando nisso que os suecos Simon Higby e Clara Prior desenvolveram um capacete superdivertido e fora do comum. Para estimular a imaginação dos pequenos e fazê-los compreender a necessidade da proteção ao andar de bicicleta ou skate, por exemplo, a dupla se inspirou nas tradicionais peças de LEGO e deu vida a um capacete que lembra o cabelo dos famosos bonecos. Antes de iniciar o projeto, os profissionais fizeram uma pesquisa, na qual descobriram que 44% das crianças não gostam de colocar capacete quando preciso, por isso a ideia se tornou interessante, pois conseguiriam estimular esse gosto de maneira natural. Por enquanto, o capacete ainda é um protótipo, que fez parte da tese de MBA de Higby, mas a dupla busca patrocínio de empresas para que consiga, em breve, lançar o produto no mercado. Fotos: Divulgação


Ícone

LUMINÁRIA

Bulb Quarenta anos depois de sua criação, peça assinada por Ingo Maurer segue atual e superdesejada em projetos de interiores por Kellyn Boniatti

Conhecido como o “mago da luz”, o designer Ingo Maurer é referência no que diz respeito à iluminação. Em 1966, criou sua primeira peça – aquela que se tornaria um ícone do design. A luminária Bulb, que completa 40 anos, é uma versão de mesa, famosa por ter o bulbo da lâmpada à mostra. O produto, apesar de já completar quatro décadas de existência, se mantém bastante atual no universo da decoração, já que pode ser inserido tanto em ambientes residenciais quanto corporativos, para projetos contemporâneos ou mesmo no estilo industrial, o qual preza por elementos em aço, vidro e com tubulações aparentes. A luminária Bulb confere um toque charmoso no décor e proporciona uma iluminação direcionada para o alto, garantindo claridade discreta e intimista. Vale lembrar que em 1969, três anos após sua concepção, Bulb foi incluída no acervo permanente do Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA). Para Ingo Maurer, a iluminação é muito mais do que um simples detalhe no ambiente, através dela é possível mexer com o estado de espírito de seus usuários, proporcionando momentos alegres ou tensos, de acordo com a intensidade da luz gerada. 18

LIVING | NOVEMBRO 2016

Foto: Divulgação


Tendência

1 3 2

Estrelismo

4

Volta e meia elas aparecem nos desfiles e caem no gosto de fashionistas mundo afora. É fato: as estrelas estão com tudo e são presença confirmada no verão 2017. Para unir décor e moda, aposte também nos acessórios com star print para a sua casa

5

Favorito da redação

6

7

8

1.Luminária de parede Star 11; KARE. www.kare-design.com 2.Tênis plataforma Elyse Derbys; Stella McCartney, na SSense. www.ssense.com 3.Look primavera-verão 2017 Elie Saab. www.eliesaab.com 4.Paleta de sombras Le Prisme Superstellar; Givenchy Beauty, na Barneys New York. www.barneys.com 5.Eau de toilette Angel; Mugler, na Sephora. www.sephora.com.br 6.​Brincos em acrílico, com cristal na cor black diamond; Juliana Manzini. www.julianamanzini.com.br 7.Choker Star; Givenchy, na Barneys New York. www.barneys.com 8.Bolsa Valentino. www.redvalentino.com 20

LIVING | NOVEMBRO 2016

Fotos produtos: Divulgação e Foto desfile: IMAXtree/Divulgação


Tendência 1 2

3

4

5

Poá renovado

Nesta temporada, a estampa de bolinhas aparece com visual reinventado. Agora, a novidade é investir em padronagens que brincam com o tamanho e as cores dos pontinhos, destacando desde os clássicos preto e branco até os supercoloridos

6

7

8

1.Cadeira Mademoiselle, design assinado por Philippe Starck para Kartell. www.kartell.com 2.Prato em porcelana; Emma Bridgewater, na John Lewis. www.johnlewis.com 3.Look primavera-verão 2017 Dolce & Gabbana. www.dolcegabbana.com 4.Óculos de sol; House Of Holland, na Brand Outlet. www.brandoutlet.borderfree.com 5.Sapatos scarpin Dorothy 85; Jimmy Choo. us.jimmychoo.com 6.Cômoda Bombee The Trip 3 Pois, design assinado por Selab para Seletti. www.seletti.com 7.Rastreador de atividades para o acompanhamento de atividades e sono, controles para o telefone, câmera e leitor das música que estão tocando. Compatível com os sistemas iOS e Android; Kate Spade, na Nordstrom. shop.nordstrom.com 8.Bolsa Satchel Polka Dot; Dolce & Gabbana, na Modish Luxe. www.modishluxe.com 22

LIVING | NOVEMBRO 2016

Fotos produtos: Divulgação e Foto desfile: IMAXtree/Divulgação


Arquitetura

Beleza em cena Desfrutando uma vista privilegiada para o mar sul-africano, esta casa é composta por ambientes iluminados e integrados, nos quais a paisagem é sempre o foco da decoração por Kellyn Boniatti FOTOS Grant Pitcher/Divulgação

24

LIVING | NOVEMBRO 2016


LIVING | NOVEMBRO 2016

25


Com 536 m², a bela casa localizada na África do Sul ganha destaque em meio a paisagem local. Em frente ao mar, a residência, com assinatura dos arquitetos do estúdio Metropole Architects, apresenta design contemporâneo, evidenciado pelo clima despojado dos ambientes internos, que tiveram a participação da equipe de Olàlà Interiors. Para tirar proveito da paisagem do entorno, os profissionais criaram espaços voltados à praia, com amplas janelas e portas de vidro, que podem ser totalmente abertas para integrar as áreas. A paleta de cores é clara e reforça o clima elegante da composição, além de transformar os ambientes em redutos aconchegantes, onde o bem-estar é a principal característica. Construída em um grande terreno, a casa ganhou um quintal deslumbrante, harmonizando com a natureza local. O projeto de paisagismo assinado por Image Landscape Design é composto por um generoso gramado, o qual convida os moradores a ótimos momentos ao ar livre. Nos fundos, a piscina em formato de L se integra ao horizonte. Na varanda, os profissionais idealizaram um charmoso estar sob o pergolado de madeira, que além de conferir beleza ao espaço, garante a sombra perfeita. Para compor os ambientes, a equipe responsável priorizou mobiliário neutro e objetos de decoração discretos, para não perder o foco na paisagem. Mesmo para a escada que leva ao pavimento superior, a premissa de leveza falou mais alto. Painéis de vidro foram utilizados no lugar do corrimão, garantindo, assim, que a visão para o entorno seja privilegiada em todos os locais da casa. O elemento soma sua transparência à força da madeira, utilizada nos degraus, criando um aspecto sofisticado para a grande área de convívio. A integração entre cozinha, sala de jantar, estar e home theater é o destaque do primeiro andar. O espaço de relax, com sofás aconchegantes e equipamento de áudio e vídeo, é separado graças ao desnível no chão, revelando um visual intimista e inusitado abaixo da escada, como uma maneira criativa de aproveitar cada cantinho da construção.

26

LIVING | NOVEMBRO 2016

Para desfrutar a paisagem do entorno, todos os ambientes ganharam amplas aberturas, com destaque para o uso do vidro, que permite a visão privilegiada para a natureza e, ainda, proporciona excelente iluminação natural para o interior da residência


LIVING | NOVEMBRO 2016

27


Acima, a sala de TV localizada no primeiro pavimento. Ela aparece integrada ao restante da ĂĄrea social, sendo delimitada apenas pelo desnĂ­vel. Ao lado, outro ambiente de estar, no segundo andar, desfrutando a visĂŁo perfeita para a praia

28

LIVING | NOVEMBRO 2016


A cozinha foi unificada ao restante da área social, revelando um grande salão, que se mostra perfeito para os dias de casa cheia. A ilha central, na qual está o fogão, se transforma em uma mesa, ideal para rápidas refeições e lanches

LIVING | NOVEMBRO 2016

29


Acima, destaque para a sala de jantar, que além de estar integrada ao restante do living, pode ser totalmente unificada com a varanda. À direita, a varanda com pergolado é o espaço preferido dos moradores para os dias de relaxamento

Serviço Metropole Architects www.metropolearchitects.com

30

LIVING | NOVEMBRO 2016


LIVING | NOVEMBRO 2016

31


Entrevista

Zanini de Zanine Escrevendo seu nome no rol dos jovens e talentosos criadores, o carioca é exemplo, inclusive fora do país, quando o assunto é a nova geração do design. Junto ao pai e a outros grandes mestres, ele aprendeu a profissão na essência e se consagra no cenário criativo ao levar o nome do Brasil para o mundo por Kellyn Boniatti FOTOS Rodrigo Fanti/RPDOIS Imagens/Especial

32

LIVING | NOVEMBRO 2016


LIVING | NOVEMBRO 2016

33


Foi em uma tarde descontraída que nos encontramos com este que, não há segredos, consideramos um dos principais nomes do design nacional. Local e horário marcados, esperávamos por ele às três horas da tarde de uma quinta-feira ensolarada, em um charmoso endereço na capital gaúcha: uma casa histórica, datada de 1929, na rua Santo Inácio, número 295. O Paço Santo Inácio, como foi batizado pela Uma Incorporadora, será restaurado e, no futuro, abrigará um bistrô e um edifício residencial junto às suas estruturas originais. No horário combinado, a estrela da tarde, Zanini de Zanine, chega para sessão de fotos e entrevista exclusivas para Living. Além da carreira, estávamos ansiosos para falar sobre uma notícia ainda quente – no dia anterior ele havia sido convidado para expor em um museu na cidade norte-americana da Filadélfia, onde será homenageado, neste mês, com um prêmio dedicado a designers de até 40 anos. Filho de artistas – o arquiteto autodidata José Zanine Caldas e a cineasta Fernanda Borges –, o jovem cresceu em meio à arte. Por arte, aqui, entende-se muito mais do que a arquitetura e o design propriamente ditos, mas a cultura brasileira como um todo. Entre as principais lembranças que Zanini de Zanine carrega da infância, o círculo de amizades dos pais e os momentos em que via Caldas trabalhando são recordados com carinho por ele, que a partir dessas vivências descobriu sua vocação. Entre as referências, é impossível não citar também

o carioca Sergio Rodrigues. O arquiteto e designer falecido em 2014 foi um grande incentivador de Zanini – foi com ele que, mais jovem, ainda durante a faculdade, fez seu primeiro estágio. Tempo depois, com a carreira do pupilo já tomando forma, Rodrigues não se cansava em elogiá-lo e enaltecer as criações originais que nasciam pelas mãos do jovem talento, hoje com 38 anos de idade. Se não bastasse a aptidão, Zanini também herdou a humildade de seu pai – filho de médico, crescido em uma pequena cidade no sul da Bahia, conforme lembra o designer. Com a simplicidade como característica em comum, pai e filho sempre valorizaram a cultura brasileira e o último, por sua vez, entende a importância de sua profissão como um agente capaz de disseminar as belezas e a riqueza do Brasil para o resto do mundo. Para ele, esse também é um dos papéis do designer. Crescer em meio a artistas que ajudaram a escrever a história do país é um detalhe marcante na formação de sua personalidade. Observador, Zanini está sempre atento a tudo o que acontece ao seu redor. Na casa onde o recebemos, a arquitetura da década de 1920 o encantou. Entre um clique e outro, o designer fotografava detalhes, tocava móveis antigos e questionava sobre a história do lugar, o qual foi ambientado para o ensaio por Leonardo Lague, diretor criativo da Casiere. A seguir, confira a entrevista e entenda porque o mundo volta seus olhos para as criações assinadas por Zanini de Zanine.

Cada projeto meu tem um ponto de partida, uma informação genuína brasileira, foi isso o que aprendi no convívio com meus pais

34

LIVING | NOVEMBRO 2016

REVISTA LIVING: Como foi crescer em um ambiente onde não apenas o design e a arquitetura, mas também a cultura, sempre estiveram muito presentes? ZANINI DE ZANINE: Foi um processo muito rico em termos de formação. Meus pais sempre tiveram toda paciência e vontade em me explicar quem eram as pessoas que conviviam conosco e qual era o trabalho delas. Então, desde muito pequeno eu sabia da importância e da dimensão de cada um desses personagens com os quais eles se relacionavam. Havia pessoas voltadas para artes plásticas, música, arquitetura, mobiliário. Foram personagens que fizeram a história da cultura brasileira. LIVING: Tua mãe também tem uma grande formação cultural... ZANINI: Sim, minha mãe veio da área das artes, ela é formada em cinema, então também traz um ciclo de informação muito interessante deste outro lado. LIVING: De que maneira o convívio com teus pais influenciou na tua escolha profissional e na formação do teu estilo? ZANINI: Sempre fui muito mais de observar do que de falar, então desde cedo meus registros visuais eram bastante fortes. Acho que isso me marcou muito com formas e cores, mais do que a informação falada. Isso naturalmente me direcionou mais especificamente para o campo da criação, para o lado estético. Acredito que o móvel tenha sido um caminho natural, até porque esse era o universo do meu pai e eu desde pequeno já sabia como funcionava a rotina de quem trabalhava com isso, como as coisas eram feitas, produzidas. Isso veio a calhar com a vontade, no final da minha adolescência, de querer estudar e me aprofundar no mobiliário. LIVING: Por onde passava, Sergio Rodrigues era só elogios para “Zanininho”, se referia a ti como um dos maiores designers da nova geração, considerava teus móveis “inacreditáveis”. Como é ser reconhecido por esse grande mestre?


A Poltrona Serfa é uma homenagem de Zanini de Zanine a Sergio Rodrigues e Ricardo Fasanello. Ela faz parte dos produtos selecionados para a exposição na Filadélfia LIVING | NOVEMBRO 2016

35


ZANINI: O Sergio era uma pessoa muito gentil, então essas palavras fazem parte da gentileza dele. Eu me vejo como uma pessoa muito sortuda, não só por ter convivido com meu pai, mas também com pessoas como o Sergio Rodrigues. Durante um ano inteiro eu tive a chance de observar a rotina dele no seu atelier, em um período de estágio. Com isso você aprende, entende e respeita a pessoa, tanto pelo

Nossa capa

que ele criou e pela importância do seu trabalho, não só no mobiliário e na arquitetura, mas na cultura do país, como também passa a respeitá-lo com ser humano. Neste momento você começa a entender porque o móvel é tão grandioso, porque por trás daquilo existia um ser humano extremamente único. Ele não era apenas humilde, era uma pessoa de uma sofisticação e de uma grandiosidade ímpares.

LIVING: Além desses profissionais que tiveram um papel importante desde a tua infância, em especial teu pai e Sergio, quais são as tuas demais referências, as inspirações, há algo mais recente? ZANINI: Eu tenho muita influência do meu pai, enfim, de todo o modernismo, mas o Sergio Rodrigues e ele são os mais fortes. Porém, os Irmãos Campana, no final da década de 1980, apareceram com um papel muito importante para o design brasileiro, eles abriram portas para essa geração da qual eu faço parte. Eu também acompanho bastante o trabalho de Carlos Motta e Claudia Moreira Salles, pois são outros grandes profissionais que falam muito sobre o Brasil em seus trabalhos. LIVING: E como tu levas a brasilidade para o teu trabalho? De que maneira tu exploras o Brasil nas tuas criações? ZANINI: Meus pais me ensinaram a perceber e a valorizar muito a diversidade da nossa cultura, do artesanato, dos hábitos, das religiões. Então eu carrego isso, cada projeto meu tem um ponto de partida, uma informação nossa, seja ela na cor, em uma flor tropical, em uma escultura, em um trabalho brasileiro, enfim, sempre tem uma semente que vem de uma informação genuína brasileira. Foi isso o que aprendi no convívio com meus pais. LIVING: Como surgiu a ideia de reaproveitar materiais que seriam descartados para criar peças de design? ZANINI: Isso vem da escola do meu pai, que era uma pessoa muito ligada. Ele veio de uma família simples, do sul da Bahia, e desde cedo aprendeu a dar valor às coisas. Quando criança, fazia presépios com caixas de papelão usadas, por isso, ele sabia o valor de cada material. Com o passar do tempo, isso se desenvolveu na arquitetura e no mobiliário dele e eu cresci aprendendo e vendo ele com esse cuidado. Utilizar esses materiais faz parte da minha criação e do meu crescimento e é isso o que eu tento aplicar no que eu faço. Foi um caminho natural e eu não saberia fazer diferente.

36

LIVING | NOVEMBRO 2016


LIVING: Como tu enxergas o cenário do design no Brasil? ZANINI: Formei-me no final de 2002 e posso dizer que o mercado amadureceu bastante de lá para cá. Era muito difícil, antigamente, ter uma oportunidade em uma fábrica ou marca e hoje em dia você vê essas empresas dando espaço e se abrindo para jovens designers e isso é um termômetro muito bom. É bacana também entender que o mercado aprendeu a ver e a perceber o design como uma ferramenta de negócios e não como uma vaidade ou uma jogada de marketing. Hoje, vemos muitas empresas que não abraçaram isso tentando correr atrás do tempo perdido. LIVING: E como tu percebes a visão dos outros países acerca do que é feito pelos designers aqui no Brasil? ZANINI: Existe uma curiosidade muito grande lá fora em acompanhar o que está sendo feito no Brasil. Nosso país é muito carismático, em todos os sentidos, e o design também gera uma curiosidade. Os estrangeiros sabem que temos uma série de riquezas únicas por conta da nossa mistura, então eles estão sempre atentos, pois sabem que coisas e informações diferentes podem surgir, não só em termos de matéria-prima, mas também de linguagem estética. O mercado internacional está muito mais de olhos abertos no design brasileiro do que podemos imaginar. Castiçais Escoras, para a brasileira Riva, também se destacam no evento internacional

Os Pendentes Flora, assinados por Zanini de Zanine para Slamp, participam da premiação na Filadélfia

LIVING: Eles valorizam mais o nosso design do que os próprios brasileiros? ZANINI: Eu acredito que existe sim essa percepção, de que os estrangeiros valorizam mais o nosso design do que nós que estamos aqui perto, mas o mercado já melhorou bastante. Hoje em dia você encontra lojas de móveis voltadas exclusivamente para as criações brasileiras. LIVING: Tu acabas de ser convidado para expor no Philadelphia Museum of Art, onde também será homenageado com um prêmio. Como é receber esse tipo de reconhecimento? ZANINI: Isso foi uma surpresa muito boa que recebi. Na verdade, o museu de arte e design da Filadélfia organiza, a cada seis anos, uma exposição de design para a qual convida três designers com até 40

anos de idade. Nesta edição, então, eles nos fizeram esse convite. Participarão também Nendo (estúdio comandado por Oki Sato), que é um grande escritório japonês, e a designer inglesa Faye Toogood. Então nós teremos a sorte de conseguir mostrar um pouco do nosso trabalho e também da nossa cultura lá fora, já que a maioria dos trabalhos que assino tem como ponto de partida as referências brasileiras. LIVING: Esse reconhecimento também esteve presente recentemente, quando foste eleito Designer do Ano para a Maison & Objet Americas 2015. ZANINI: A mim é muito mais gratificante esse reconhecimento e as premiações de instituições do que de concursos em que você se inscreve, porque isso é um envolvimento espontâneo. Isso quer dizer, é eles que buscam, não é você que se apresenta. Eu fico extremamente feliz, pois isso significa que nosso trabalho está tocando, está levando o nome da minha cidade, do nosso país e da nossa cultura para outras fronteiras. Eu acredito que esse seja o papel do designer também, porque isso ajuda a disseminar o design brasileiro aqui e no mundo e, assim, ajudamos a amadurecer mais ainda o nosso mercado. LIVING: A linha Zanine 50, lançada neste ano, é uma grande homenagem feita ao teu pai. Como surgiu a ideia de trazer de volta peças tão marcantes desenhadas por ele naquela época?

Fotos produtos: Divulgação

LIVING | NOVEMBRO 2016

37


ZANINI: Na verdade, isso foi uma retomada dos desenhos dos anos 1950 que meu pai fez. São peças industriais extremamente elegantes, como o estilo daquela época. Então surgiu a vontade de recuperar alguns desses desenhos feitos por ele ao longo dos anos. Aqui no Rio Grande do Sul nós trabalhamos com a Casiere, que representa essas peças, e a ideia é trazer a cada coleção, conforme realizamos o garimpo, mais e mais desses desenhos, que fazem parte de uma lista muito vasta. LIVING: Entre tantas peças incríveis que teu pai desenhou, consegues eleger alguma delas como a tua preferida?

ZANINI: Do meu pai, posso dizer que gosto bastante de uma que traz em sua linguagem um móvel pesado e maciço, o qual ele costumava produzir com as sobras do desmatamento da Mata Atlântica, no sul da Bahia. Ela se chama namoradeira e traz em seu desenho dois assentos, um virado para o outro, em forma balanço, feito a partir de um simples pedaço de tronco. LIVING: E entre as tuas criações, alguma se destaca? ZANINI: Entre as minhas, em especial, gosto muito da Poltrona Trez, que produzi em alumínio em uma parceria com a marca italiana Cappellini. LIVING: Como surgiu o convite para criar uma peça para eles? ZANINI: Isso foi outra surpresa mui-

Poltrona Quadri, produzida em madeira Cinamomo de reflorestamento, é uma das peças selecionadas para a premiação na Filadélfia

38

LIVING | NOVEMBRO 2016

to boa na minha carreira. Certo dia, recebemos um email do estúdio, da parte do Giulio Cappellini, que é o diretor de criação da empresa, convidando para colaborarmos com eles em uma peça. Foi incrível, é uma honra muito grande para mim. LIVING: Vocês já tinham contato ou foi totalmente inesperado? ZANINI: Não, nunca havíamos conversado ou tido algum tipo de contato. Foi mesmo uma grande surpresa. LIVING: Já podemos falar um pouco sobre o que vem por aí? Algum plano para os próximos meses e para 2017? ZANINI: Ainda não posso falar especificamente o que, mas sim, estamos preparando muitas novidades, entre elas uma parceria com outra marca italiana.

Poltrona Trez, produzida em parceria com a marca italiana Cappellini

Fotos produtos: Divulgação


LIVING | NOVEMBRO 2016

39


Design

VIDA DUPLA

1

Móveis híbridos conquistam lugar de destaque na decoração. Assumindo diversas funções – de cadeira a mancebo –, eles garantem funcionalidade onde quer que estejam

2

3

4

5

40

LIVING | NOVEMBRO 2016


6

7

8

9

12

10

11

1.Mesa luminária Três, design assinado por Leonardo Lattavo e Pedro Moog da Lattoog. www.lattoog.com 2.Banco, cabideiro e portarevistas Híbrido, design assinado por Guilherme Wentz; Carbono. www.carbonodesign.com.br 3.Gaveteiro com vaso, design assinado por Guilherme Wentz, Leonardo Dalle Laste e Marina Gatelli; Carbono. www.carbonodesign.com.br 4.Cadeira cabideiro Hanger, design assinado por Philippe Malouin para Umbra Shift. www.umbrashift.com 5.Mesa de centro com adega, feita com madeira de demolição e tampo de vidro; Armazém do Sofá. www.armazemdosofa.com.br 6.Banco com luminária Nitens, com estrutura de aço pintada em preto, cúpula de latão e assento de fios de latão trançados, design assinado pelo estúdio Atelier Bam; Bertolucci. www.bertolucci.com.br 7.Tapete com luminária de chão Snug, feito em couro, design assinado por Bina Baitel. www.binabaitel.com 8.Mesa lateral com revisteiro NewspaperClear Club, feita em vidro 10 mm; KARE. www.kare-design.com 9.Tapete com mesas de apoio Confluentia, design assinado por Bina Baitel. www. binabaitel.com 10.Cadeira com cabideiro Extension, design assinado por Sjoerd Vroonland para Moooi. www.moooi.com 11.Mesa Rede, em madeira de seringueira, vidro, palha e alumínio, coleção Brasilidade, design assinado por Sandra Arruda; Peça Única. ​www.pecaunica.com.br 12.Cabideiro Galho, design assinado por Fernando Jaeger; Fernando Jaeger Atelier. www.fernandojaeger.com.br Fotos: Divulgação

LIVING | NOVEMBRO 2016

41


Especial

Elemento inesperado

Por vezes esquecidas, as paredes são ótimas aliadas quando a ideia é compor um ambiente com atitude e personalidade. Aposte em soluções criativas e transforme sua casa com originalidade e muito bom gosto! por Kellyn Boniatti

42

LIVING | NOVEMBRO 2016


3 MADEIRA PARA QUE TE QUERO! Contratados para repaginar o Raw Trader Cafe, um bistrô especializado em alimentos veganos, os profissionais do Studio Y tiverem a ideia de criar um ambiente com estilo contemporâneo e pinceladas rústicas. Localizado em Melbourne, na Austrália, o espaço é conhecido de quem busca uma alimentação natural e orgânica, pois oferece opções livres de glúten, lactose e açúcar. Sendo assim, o layout deveria trazer à cena o estilo do restaurante, prezando pelos elementos naturais, tais como madeira e concreto. Em uma das paredes, placas de madeira de demolição simulam caixotes de feira. Além de levar mais beleza à compoServiço sição, elas são articuláveis, o que permite que sejam utilizadas Studio Y www.studioy.com.au como bancada para lanches, com tampo na cor branca.

Fotos: Barnaby and Wilson/Divulgação

Placas de madeira revestem a parede e reforçam o estilo rústico e o conceito natural do restaurante

LIVING | NOVEMBRO 2016

43


Nesta parede foram utilizados mais de 200 pratos de porcelana, os quais fazem parte de uma coleção antiga dos moradores. Com eles, os arquitetos criaram um elemento surpresa para a composição, resultando em muito charme e beleza

APARTAMENTO DO COLECIONADOR Nesta sala de 43 m², os arquitetos João Pedro Crescente e Raquel Zaffalon, do escritório gaúcho Ambidestro, tinham como missão criar um espaço atemporal, aproveitando parte dos objetos que já haviam no local. Antes da obra, a área social do apartamento era marcada pelo décor típico dos anos 1990, por isso, os profissionais pensaram em soluções criativas para manter os itens pertencentes ao casal de clientes e harmonizá-los a ideias modernas. De acordo com os arquitetos, os moradores possuíam uma vasta coleção de obras de arte e mais de 200 pratos de porcelana azul. Todos esses elementos ganharam papel de destaque com a

44

LIVING | NOVEMBRO 2016

reforma. A dupla priorizou cores e móveis neutros, criando um visual minimalista e elegante para o living. Assim, as obras de arte e os pratos se tornariam os protagonistas da composição. Em destaque na parede junto à escada, todos os pratos foram colocados lado a lado, resultando em uma obra de arte inusitada e charmosa. “O espaço entre os pratos é imperceptível, gerando uma instalação tridimensional muito interessante”, diz o arquiteto, ressaltando o Serviço perfil impactante do trabalho, que foi reaAmbidestro lizado de maneira artesanal e cuidadosa. www.ambidestro.arq.br

Fotos: Marcelo Donadussi/Divulgação


Favorito da redação

LIVING | NOVEMBRO 2016

45


46

LIVING | NOVEMBRO 2016

Fotos:TNowicki.com/Divulgação


Quase 3 mil xícaras de porcelana foram produzidas especialmente para este projeto. Elas foram encaixadas lado a lado e revestem toda a parede principal do bistrô polonês

UMA XÍCARA DE CAFÉ Em uma construção datada de 1920, os profissionais do Ideograf Paulina Czurak Design Studio tinham como missão criar um espaço convidativo e criativo para o novo Cafe Corner. Localizado em Gdynia, na Polônia, o bistrô de 120 m² precisava, sobretudo, proporcionar aos clientes um ambiente aconchegante, no qual pudessem desfrutar bons momentos. Inspirados pelo espírito glamouroso dos famosos “Loucos Anos 20”, como ficou conhecida a época de construção do prédio, o time de profissionais escolheu mobiliário com visual retrô e apostou no toque sofisticado da madeira para compor o salão. Como destaque no projeto, uma parede composta por 2740 unidades de xícaras impressiona quem chega. Uma empresa foi contratada para produzir as peças de cerâmica, que deveriam ter formato idêntico e Serviço cor branca, para que pudessem ser encaixadas uma ao lado da outra, criando Ideograf Paulina Czurak Design Studio www.ideograf.pl um visual inusitado e com ares de obra de arte para a parede principal.

LIVING | NOVEMBRO 2016

47


CRIATIVIDADE NA SUÍÇA Em Montreux, na Suíça, a equipe criativa do escritório Drozdov Partners criou um ambiente inusitado e cheio de beleza para o Café Très, considerado um ponto de encontro para moradores e turistas que buscam um local aconchegante para curtir nos momentos de folga. De bar a restaurante, o local de 100 m² esbanja personalidade graças à proposta ousada dos profissionais. A mistura de elementos confere um clima despojado ao interior – madeira envelhecida e concreto contrastam entre si e se destacam sobre um fundo branco. O ponto-chave está na parede de concreto perfurado que surge em toda extensão do restaurante. Nela é possível acomodar Serviço objetos de uma maneira inusitada, com infinitas composições, Drozdov Partners www.drozdov-partners.com conferindo movimento e criatividade para o visual.

48

LIVING | NOVEMBRO 2016

Fotos: Nicola Giammarrusti/Divulgação


A parede de concreto se transformou em um interessante porta-objetos, graças às aberturas criadas. São pequenos furos, nos quais podem ser colocados itens de decoração e utensílios de cozinha, por exemplo

LIVING | NOVEMBRO 2016

49


50

LIVING | NOVEMBRO 2016

Fotos:Rafael Gamo/Divulgação


VINHOS À VISTA Localizado em um edifício de estilo neoclássico, entre a 5th Avenue e Madison, em Nova York (EUA), o Altesi Ristorante ganhou projeto de interiores supercriativo, valorizando o clima charmoso e elegante da região americana. Com assinatura de ArqMov Workshop, o salão de 210 m² é composto por elementos em tons terrosos e o laranja garante o toque vibrante e alegre da decoração. Para acomodar os rótulos de vinho que o restaurante ítalo-francês oferece aos clientes, a equipe do escritório de arquitetura projetou uma grande adega, que ocupa uma parede inteira, estendendo-se do bar por toda lateral do imóvel. Nesse criativo elemento feito de madeira, todas as garrafas Serviço ficam armazenadas horizontalmente, uma a uma, com fácil acesso para ArqMov Workshop os garçons, além de serem facilmente apreciadas por quem chega ao local. www.arqmov.com

LIVING | NOVEMBRO 2016

51


A parede que liga a área social aos ambientes internos foi destacada com a aplicação de um revestimento supercharmoso. Na divisa com a cozinha, a criação de uma adega valorizou o elemento estrutural

CORES EM DESTAQUE

Confira o projeto completo no site www.revistaliving.com.br

52

LIVING | NOVEMBRO 2016

Em um edifício datado do início do século 20, na cidade de Bucareste, na Romênia, a reforma comandada pelos arquitetos Dragos e Raluca Scurtulescu, do Studio3plus, transformou o interior do apartamento de um jovem casal. Com a intenção de criar ambientes contemporâneos, a intervenção proposta para as paredes é o curinga da composição, explorando os elementos, por vezes esquecidos, com muito glamour e personalidade. Para demarcar a parede que liga o living à área interna, os arquitetos apostaram um papel de parede supercolorido, no qual uma imagem feminina confere delicadeza e atitude para a decoração. Na sala de Serviço TV, o acabamento em cimento queimado contrasta com os demais Studio3plus elementos e dá espaço a uma criativa adega, na entrada da cozinha. www.studio3plus.ro

Foto: Cosmin Dragomir/Divulgação


LIVING | NOVEMBRO 2016

53


Lançamentos

WHAT’S NEW? O universo criativo nos surpreende diariamente com novidades incríveis! Nesta seção, descubra os lançamentos das mais importantes grifes de design, decoração e moda do mundo. Inspire-se!

MOBILIÁRIO VERSÁTIL Motivada em criar peças inovadoras, a arquiteta Renata Pocztaruk, sócia da ArqExpress, desenvolveu uma linha de móveis caracterizada pela flexibilidade, versatilidade e sustentabilidade. Flexpress, produzida pela Interiore Marcenaria, adapta as necessidades da rotina com diferentes soluções, todas em uma única peça. “A ideia nasceu sob o conceito de que os móveis são adaptáveis: uma mesa que vira criado-mudo, uma cômoda que pode ser usada como penteadeira, um gaveteiro que se transforma em cômoda”, diz a arquiteta, explicando que todos os produtos podem ser realocados para novos ambientes, facilitando o aproveitamento do mobiliário. “Com móveis versáteis, tudo fica mais fácil e sustentável”, completa. A partir de materiais imponentes, como madeira, ferro, couro e cimento, Flexpress possui 42 produtos, sendo que 16 protótipos podem ser conferidos na Mostra ArqExpress, no Viva Open Mall, em Porto Alegre (RS). www.arqexpress.com.br

54

LIVING | NOVEMBRO 2016

Fotos: Divulgação


ESPECIAL PARA ELES Para o verão 2017, a Kildare aposta no lifetyle urbano e apresenta novidades atemporais e repletas de conforto. A marca traz modelos casuais produzidos em lona, material que confere modernidade e leveza para os calçados masculinos. Os novos shapes têm formatação em solado caixa e cabedais nas opções com elástico ou atacador e também na versão iate. Na cartela de cores, tons que vão do nude ao verde revelam o toque urbano da coleção. Além do visual despojado, a Lona Renew utilizada pela Kildare é eco-friendly, produzida com matéria-prima renovável, com 45% algodão recuperado e 55% tecido reciclado PET. www.kildare.com.br

DE OLHO NA TATTOO! A Tabriz Collection lançou uma nova coleção, composta por tapetes e almofadas com a assinatura de Felipe Titto. O ator e apresentador desenvolveu cinco estampas surpreendentes para a marca, com inspiração vinda das tatuagens marcadas em sua pele. Entre os desenhos, caveiras, animais, imagens geométricas, orgânicas e referências à natureza marcam presença, revelando toda a atitude do artista em itens cheios de cor e originalidade. “Cada uma das minhas tattoos conta uma história em particular. As referências selecionadas para a coleção estão relacionadas ao meu lifestyle, às minhas escolhas e ao meu jeito de ver a vida”, diz o ator. www.tabriz.com.br

TROPICAL FEVER Primavera e verão supercombinam com looks coloridos e frescos, não é? Inspirada na beleza que os dias mais quentes transmitem, a Anzetutto preparou uma coleção especial para a temporada de calor. Intitulada Tropical Fever, a linha chega com sandálias e sapatilhas confortáveis, abrilhantadas pela aplicação de pedrarias e estampas que reforçam a tropicalidade do verão brasileiro. Um charme! www.anzetutto.com.br

LIVING | NOVEMBRO 2016

55


Moda

Peças-chave

do

Elegemos 30 itens que vão predominar a moda durante os dias de calor. De olho nas apostas apresentadas pelas grifes em seus mais recentes desfiles, revelamos o que precisa entrar para a sua wish list e fazer parte do seu figurino na próxima estação por Kellyn Boniatti

56

4

verão

LIVING | NOVEMBRO 2016

Prepare-se: as páginas a seguir estão recheadas de novidades! Desde o acessório até o sapato, garimpamos tudo o que foi (muito) visto nas mais recentes semanas de moda e descolamos as apostas das mais renomadas marcas do mundo fashion. Neste guia, além das inspirações de desfiles, você descobre opções superbacanas para montar o seu próprio look, com produtos que poderão ser encontrados com facilidade nas lojas brasileiras. Bastante democrática, a moda para o verão 2017 valoriza o conforto e o movimento. Além disso, ela surge como uma moderna releitura do que foi comum nas décadas passadas. Itens queridinhos dos anos 1990 aparecem banhados a glamour em produções descoladas – ou mesmo mais sofisticadas. Entre os itens mais desejados, vale ressaltar a volta dos famosos slides, aqueles chinelos confortáveis de tiras largas. Agora eles ajudam a compor visuais despojados e passam longe do básico. Vale apostar! Descer do salto, aliás, é palavra de ordem para curtir ao máximo a estação do calor. Mas para quem não dispensa ao menos alguns centímetros, os flatforms vieram para ficar. O saltinho plataforma aparece como um charme a mais para os modelos de tênis e oxfords e vai bem com diferentes estilos de produção. Polêmico, o uso do sutiã por cima da roupa também está dando o que falar! Mas é bom você se acostumar, pois além das passarelas, o detalhe já foi aprovado por diversas fashionistas, que desfilaram seus looks pelas ruas das badaladas metrópoles. Outro clássico que retorna é a calça clochard, você lembra dela? O modelo largo, inspirado no closet masculino, foi sucesso nos anos 1980 e promete composições estilosas e superfemininas para a temporada. A lista é enorme e não se resume a apenas esses itens. Acompanhe nossa seleção, inspire-se nos looks desfilados e descubra as marcas que já andam lançando suas novidades.


Prada Shourouk

1 .

2

cHOKER Hit dos anos 1990, o acessório voltou para ficar! Invista em versões com pingentes para looks marcantes

.

TOP POR CIMA DA ROUPA A peça fica cada vez mais em destaque! Vale apostar em modelos diferentes, com tiras, rendas e franjas, para arrasar na produção!

Alexander McQueen

Puma

3

.

Beira Rio

4

.

SLIDE Outro queridinho da década de 1990, o famoso chinelo de tiras largas agora é item de moda. O tradicional modelo, que traz apenas uma tira, também voltou!

CAP TOE Com biqueira metalizada, os clássicos de 1950 chegam Proenza com visual Schouler renovado nesta temporada

Miu Miu

Fotos produtos: Divulgação e Fotos desfiles: Gio Stalano/Divulgação e IMAXtree/Divulgação

LIVING | NOVEMBRO 2016

57


Talitha

5

.

6

Chloé

blusa acinturada A cintura justa combina superbem com as peças largas que ganham destaque na parte de baixo

Calça clochard O modelo com cintura alta e amarração, além da silhueta folgadinha e pregas abaixo do cós, é o must have da temporada, mas também vale apostar em pantalonas e pantacourts, que vieram para ficar!

.

Stella McCartney

7

.

Red Valentino

SANDÁLIA COM TIRAS Para um visual elegante e sensual, elas são as escolhas perfeitas! As tiras realmente estão com tudo e garantem um look poderoso junto a outros itens-desejo da estação

Olgana 58

LIVING | NOVEMBRO 2016

Fotos produtos: Divulgação e Fotos desfiles: Agência Fotosite/Divulgação e IMAXtree/Divulgação


Y Project

8

brinco solitário Visual punk da década de 1980, a moda de usar um único brinco está de volta! A dica vale tanto para modelos pequenos quanto para as versões maxi

.

The Soloist

9

.

Uma Raquel Davidowicz

TOTAL JEANS Jeans com jeans é sucesso total! Há algumas temporadas a combinação está em alta e promete continuar assim por ainda mais tempo. Não tenha medo de ousar!

Givenchy

11

.

Mule Mais uma trend by anos 1990! Quem nunca teve um mule que atire a primeira pedra! Com salto alto e até mesmo na versão flat, o modelo foi muito utilizado nas passarelas da temporada e tem passagem garantida para os próximos meses

10

.

sandália plataforma As plataformas prometem deixar você nas alturas sem perder o conforto. O detalhe tratorado também vai incrementar suas produções com muita atitude e originalidade

Prada

Fotos produtos: Divulgação e Fotos desfiles: Agência Fotosite/Divulgação

LIVING | NOVEMBRO 2016

59


Chanel Monies

12

.

13

.

MAXIACESSÓRIOS Se a intenção é arrasar na produção, os maxiacessórios não podem ficar de fora! A escolha é ideal para visuais descolados e cheios de atitude

BOLSA TOTE Elegante e superfeminina, essa bag é perfeita para um look inesquecível. As versões estruturadas, com alças de mão, ajudam a reforçar o estilo marcante da produção

Gucci

Fendi

14

.

60

15

.

MEIA-CALÇA COLORIDA OU COM TEXTURAS Foi-se o tempo em que meia-calça era item invisível no look. Agora ela pode ser a protagonista, sempre aliada a peças divertidas e estilosas

LIVING | NOVEMBRO 2016

SAIA COM PREGAS Em comprimento mídi ou acima dos joelhos, ela garante um toque retrô supercharmoso para o look. Vale contrastar a peça com elementos modernos, coloridos e maxiacessórios!

Le Kilt

Fotos produtos: Divulgação e Fotos desfiles: Agência Fotosite/Divulgação


16

DKNY

DECOTE PROFUNDO Sensual e superousado, o decote foi destaque nas passarelas! O detalhe é perfeito para uma produção marcante e pode ser contrastado com peças de pegada básica

.

Fleur du Mal

17

.

Saint Laurent

18

.

flatform Se você é atento às novidades, certamente já se deparou com essa tendência. Do tênis à sandália, o solado reto garante um visual despojado mesmo com uma peça básica

Fotos produtos: Divulgação e Fotos desfiles: Agência Fotosite/Divulgação

CALÇA BOYFRIEND Conforto e muito estilo! Assim, o modelo de calça boyfriend vem conquistando cada vez mais fãs. O look fica incrível junto a uma blusa justinha e básica e um scarpin cheio de atitude!

DZARM Azaleia LIVING | NOVEMBRO 2016

61


19

.

20

.

estilo folk Inspirado na música e muito comum na década de 1960, o folk traz detalhes hippies somados à ousadia do country. Invista em cintos marcantes, calças com aplicações, saias longas e arrase na temporada!

Favorito da redação

Roberto Cavalli

cintos Eles podem transformar um look básico em uma produção superousada. Ou, podem incrementar aquele visual marcante com ainda mais atitude

Fillity

Roberto Cavalli

21

.

62

calça flare Para alongar a silhueta, aposte neste modelo de calça que nasceu nos anos 1970. Com a boca mais larga, ele é superdemocrático e garante um visual cheio de personalidade

LIVING | NOVEMBRO 2016

22

.

Quimono e maxicolete Peças amplas, com visual confortável e cheias de estilo estão com tudo na estação! Em especial, esses modelos são práticos para o verão e conferem um toque charmoso para a produção

Lilo Store

Fotos produtos: Divulgação e Fotos desfiles: Agência Fotosite/Divulgação


Miu Miu

Stella McCartney

23

.

Corset e cinto largo Os corsets invadiram a cena novamente! A tendência, agora, é marcar a cintura e deixar o look mais sensual com essa peça histórica. Você também pode substituí-lo por um cinto largo e sobrepor a peça a camisas e t-shirts soltinhas

24

.

Saint Laurent

Schutz

25

.

BABADOS O detalhe superdelicado e feminino agora aparece em composições mais ousadas. Para não errar, mescle com peças discretas e sequinhas

Dion Lee SANDÁLIA anabela Ah, elas são a cara do verão! Além do ar praiano e jovem, elas proporcionam conforto para as produções mesmo nos dias mais quentes

Fotos produtos: Divulgação e Fotos desfiles: Agência Fotosite/Divulgação

LIVING | NOVEMBRO 2016

63


Dolce & Gabbana

26

.

27

.

LENÇO Na cabeça, no pescoço... O acessório virou hit da estação. Você precisa garantir já o seu!

Dolce & Gabbana

BORDADOS Para um charme especial na roupa, um detalhe bordado tem o seu valor! Eles conferem delicadeza ao visual e são a aposta de muitas grifes de moda

Moschino

28

.

BOLSA SACO Confortável, despojada, perfeita para um dia agradável de verão. Além de tudo, ela é versátil e pode ser usada tanto com roupas elegantes quanto com um jeans básico

Dolce & Gabbana

Arezzo

30

.

29

.

64

POMPOM Coloridos e divertidos, os pompons aparecem enfeitando sapatos, bolsas e acessórios. O resultado é muita beleza e criatividade no visual!

LIVING | NOVEMBRO 2016

TOP E SUTIÃ STRAPPY Há algumas temporadas as tiras surgiram e não pretendem nos abandonar tão cedo! O detalhe confere glamour e atitude para o visual, aposte!

Giuliana Romanno

Fotos produtos: Divulgação e Fotos desfiles: Agência Fotosite/Divulgação


LIVING | NOVEMBRO 2016

65


5Ilha Arquitetura

paradisíaca

Em um cenário encantador, uma generosa residência chama a atenção. Envolta pela natureza única da região, a casa proporciona momentos inesquecíveis para seus moradores e convidados por Kellyn Boniatti FOTOS Sergio Jorge/Divulgação

Já imaginou ter uma ilha para chamar de sua? Com proporções generosas, mais parecendo uma pousada, essa residência de 1,2 mil m² está localizada em um cenário digno de cinema: uma ilha particular, na costa brasileira, envolta por uma área verde exuberante e, claro, um mar azul que encanta e pode ser apreciado de todos os ambientes. Para valorizar o local, os proprietários contrataram a arquiteta Patricia Penna, que teve como missão deixar o cenário ainda mais belo. A ideia foi desenvolver soluções que tornassem o dia a dia na casa mais confortável, com espaços arejados e bem-decorados. Para isso, a profissional investiu na criação de áreas espaçosas, claras e acolhedoras. Os materiais escolhidos por ela priorizam o visual natural, mas vão desde os mais rústicos, como bambu, palha e algodão, até o toque refinado da seda, criando um contraste agradável e elegante.

66

LIVING | NOVEMBRO 2016


LIVING | NOVEMBRO 2016

67


DÉCOR cheio de personalidade Na área social, a grande sala chama a atenção não apenas por suas dimensões, mas também pela decoração impecável. Os tons de vermelho remetem à cultura oriental e trazem um toque quente para o espaço de convívio. O mesmo estilo foi utilizado na área de lazer, composta por sala de estar e jogos, além de SPA e piscina com bar. Neste salão, amplas aberturas permitem a integração com o visual externo, marcado pelo azul do mar. Espaçosa, a academia proporciona momentos relaxantes durante a prática de exercícios físicos, pois de todo o ambiente é possível contemplar a natureza do entorno. O conforto dos moradores foi o ponto de partida para o projeto das suítes. Todas elas foram compostas por tons neutros, conferindo um visual calmo e acolhedor para os ambientes de descanso. Pinceladas de cor ficam por conta dos acessórios de decoração, como almofadas, objetos, ou mesmo nas roupas de cama e cortinas. Para apreciar momentos ao ar livre, uma generosa varanda se estende por toda a casa, Serviço oferecendo cantinhos aconPatricia Penna Arquitetura & Design chegantes junto à natureza. www.patriciapenna.arq.br

68

LIVING | NOVEMBRO 2016


Confira mais cadeiras suspensas a partir da página 92

À esquerda, a sala decorada em tons de vermelho é o destaque. Acima, a sala fitness tem vista panorâmica para a praia. Os amplos painéis de vidro conferem excelente iluminação natural ao ambiente

Confira o projeto completo no site www.revistaliving.com.br LIVING | NOVEMBRO 2016

69


Living Visita

70

LIVING | NOVEMBRO 2016


DUDA SENNA A jovem arquiteta carioca abre as portas de seu apartamento, em São Paulo (SP), e fala sobre o novo projeto de decoração. Após ser repaginado por ela no último ano, o local resgata a história de personagens icônicos da família a partir de móveis herdados e peças criadas por eles por KELLYN BONIATTI Fotos ATA Photograph/Divulgação

Aos 28 anos, Duda Senna soma inúmeros projetos em sua carreira de arquiteta. Formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, a profissional tem como característica em seus trabalhos o uso intenso das cores e a descontração. Dedicada a criar ambientes funcionais e que proporcionam não só beleza, como também alegria de viver aos moradores, a jovem arquiteta preza pelo aconchego, seja qual for o foco do projeto. Criativa e sempre em busca de soluções inovadoras para as necessidades de seus clientes, Duda abriu as portas de seu apartamento, na cidade de São de Paulo (SP), e contou à Living curiosidades a respeito do lugar onde vive com a família – seus pais e um dos irmãos. Neste generoso imóvel de 400 m², a história fala mais alto. Conforme ela lembra, o local passou por uma grande reforma há 13 anos (desenvolvida pelos primos Claudio Senna e Paulo Arantes) e no último ano, em 2015, a própria arquiteta, em parceria com a prima Leni Senna, repaginou o projeto de decoração, adequando-o ao novo momento da família e às necessidades de cada morador. Para isso, Duda revela que a intenção, desde o princípio, foi resgatar as lembranças familiares.

Móveis herdados dos avós ganharam lugar especial no apartamento, junto a elementos que remetem ao estilo de vida de sua terra natal, o Rio de Janeiro. No projeto original, ela lembra a participação de seu tio-avô, Júlio Senna – renomado arquiteto e decorador do Rio de Janeiro, falecido em 1988 –, que foi responsável por grande parte das influências nas casas de toda a família. Inspirada pela brasilidade, sempre tão presente nas obras desenvolvidas por ele, Duda elegeu as aquarelas e os móveis desenhados por Senna para a antiga casa dos avós, na capital carioca, como os pontos fortes da nova decoração. Eles surgem junto a outros elementos queridos dos moradores e artigos comprados em viagens recentes da família. Com o auxílio de Leni, Duda garimpou tecidos feitos por Attilio Baschera e Gregorio Kramer, da Again Decor, para revestir o mobiliário já existente e as almofadas, imprimindo detalhes supercoloridos e estampas vibrantes no décor, de acordo com o estilo observado nos objetos do tio-avô. “Eu amo usar cores em todos os meus projetos e poder fazer isso de forma eficaz em minha própria casa foi muito gratificante”, diz a arquiteta. LIVING | NOVEMBRO 2016

71


72

LIVING | NOVEMBRO 2016


Eu amo usar cores em todos os meus projetos e poder fazer isso de forma eficaz em minha própria casa foi muito gratificante

O tapete Kilim foi trazido da Turquia por Duda. Quadros pintados por Júlio Senna conferem cor e alegria à composição, enquanto a imagem do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, fotografada por Andre Toledo Araújo, remete à cidade natal da família

FAMÍLIA CARIOCA Tons de branco e azul protagonizam os ambientes sociais, revelando não apenas o clima leve e agradável almejado pela arquiteta, como também a essência da família, natural do Rio de Janeiro. Em contrapartida, outros elementos ganham destaque na composição, pois surgem em tons contrastantes, como é o caso do buffet e das cadeiras da sala de jantar, em nuances marcantes de vermelho, harmonizando com os imponentes móveis em madeira. O jogo criativo entre as tonalidades revela o toque pessoal e também o estilo que Duda gosta de imprimir em suas obras. Na varanda, bem-estar é palavra de ordem. As poltronas convidam para momentos de relaxamento junto às espécies de plantas que embe-

lezam o local, proporcionando paz e tranquilidade a todos os moradores do apartamento. Marcando presença no living, a fotografia de Andre Toledo Araújo retrata um dos lugares preferidos da família na cidade de origem, o Jardim Botânico. Com essas referências, a essência carioca continua presente na rotina da casa, valorizando as raízes e as memórias de todos. A arquiteta resume o novo visual do apartamento como uma releitura moderna da decoração trabalhada por Júlio Senna nos projetos que assinou em meados do século 20. “Ficamos muito felizes com o resultado, é uma forma Serviço de revivermos suas memórias Duda Senna diariamente”, diz. www.dudasenna.com.br LIVING | NOVEMBRO 2016

73


Lançamentos 4

2 3

5

1

6

S.O.S. beleza Cosméticos e maquiagens surpreendentes chegam ao mercado com propostas incríveis. Vamos conhecer?

7

8 9

10

1.Sérum firmador Bio-Performance LiftDynamic, proporciona efeito lifting à pele, tornando-a mais macia e firme, tratando rugas e flacidez; Shiseido. www.shiseido.com.br 2.Beauty Elixir, água enriquecida com extratos de uva, confere luminosidade instantânea ao rosto, edição limitada, com embalagem feita pelo estilista Jason Wu; Caudalie, na Sephora. www.sephora.com.br 3.CC Cream 12 em 1 para cabelos, proporciona força, nutrição, hidratação, reparação, brilho, maciez, redução de frizz, fios mais soltos, menos volume, redução de pontas duplas, proteção térmica e proteção UV; Vizcaya. www.vizcaya.com.br 4.Spray Beach Envy Volume Wave Aid com fórmula sem sal e mistura de minerais para deixar os cabelos com textura praiana e manter um toque macio; Redken. www.redken.com.br 5.Cílios postiços feitos 100% à mão, com cerdas naturais e reutilizáveis. São 17 modelos disponíveis nas versões Naturals, Definition, Volume, Lengthening, Exxagerate e Dramatic, entre os tradicionais, autocolantes e tufos individuais; Eylure London, no Brasil pela Bisou Beauty Care. www.bisoubc.com.br 6.Creme hidratante facial Drops of Youth, estimula a regeneração celular da pele, devolvendo sua elasticidade e maciez, revelando uma pele mais jovem, revitalizada, com poros mais fechados e suavizando linhas de expressão; The Body Shop. www.thebodyshop.com.br 7.O!Wow Brush, ideal para passar blush, base e pó compacto, possui formato arredondado que facilita a aplicação em todo o contorno do rosto; Océane Femme. www.oceane.com.br 8.Bastão duplo portátil Sculpting Multiple Duo, faz contornos, destaques e fornece cor luminosa nas bochechas, lábios e olhos; NARS, na Sephora. www.sephora.com.br 9.Lapiseira retrátil incolor para lábios, ideal para ser utilizada com qualquer cor de batom ou gloss, forma uma barreira invisível que evita borrões e falhas na aplicação, à prova d’água; Vult. www.vult.com.br 10. Batom Ultra HD Matte Lipcolor, base líquida em gel que deixa os lábios super-hidratados; Revlon. www.revlon.com.br 74

LIVING | NOVEMBRO 2016

Fotos: Divulgação


LIVING | NOVEMBRO 2016

75


Moda

Doislados

O verão é colorido, vibrante e alegre. Mas com este editorial você descobre também uma estação sofisticada, elegante e cheia de glamour. Inspire-se com a beleza da moda praia gaúcha e viva uma temporada repleta de charme! por KELLYN BONIATTI

Se por um lado vemos no verão a temporada perfeita para explorar cores, peças chamativas e vibrantes, por outro, a estação também tem seu quê de elegância e glamour. Com a sofisticação como palavra-chave, os dias quentes podem ser aliados de quem busca produções marcantes, até mesmo à beira-mar. Seja na piscina ou nas areias da praia, explorar composições versáteis é ordem nas fotos

6

Ficha Técnica:

Fotógrafo: Rodrigo Fanti/RPDOIS Imagens Casting: Vanessa Donato/Joy Model Porto Alegre Estilo: Kamila Hugentobler/Complé Moda Beleza: Savana Sá

Andê www.facebook.com/ande.moda Arella www.arellabikinis.com

Aurai Swimwear www.auraiswimwear.com

Betina Werner Acessórios www.facebook.com/betinawerneracessorios

76

LIVING | NOVEMBRO 2016

a seguir. Aliando peças incríveis de beachwear a acessórios que garantem o detalhe perfeito, as grifes gaúchas têm muito o que mostrar! Somado à beleza dos looks, que exploram a dualidade entre o clássico e o moderno, um elemento surpresa garante a exclusividade do editorial: a bela modelo posa junto a uma banheira de design, na qual o detalhe arquitetônico contrasta com o toque fashionista.

Conceito e Produção Executiva: Patrícia Haubert/RPDOIS Imagens Assistente de Fotografia: Daniel Barbosa/RPDOIS Imagens Tratamento de Imagem: Andrei Saul/RPDOIS Imagens Vídeo: Mateus Raugust/RPDOIS Imagens

Carol Cambruzzi www.carolcambruzzi.com.br

Doka Bath Works www.banheirasdoka.com.br

Rosa Tatuada www.rosatatuada.com.br

Sizély (Beach) Dulcet Chicaboom www.sizely.com.br www.lojachicaboom.com.br www.facebook.com/dulcetstore Soulrio Biquínis Mareblu Complé Moda www.facebook.com/soulriobiquinis www.mareblu.com.br www.facebook.com/comple.moda Cório Design de Acessórios www.corio.com.br

RPDOIS Imagens www.rpdois.com.br

Na’au Acessórios www.naaushop.com.br

Panofino www.panofino.com.br


Biquíni branco Dulcet, calcinha animal print Sizély e colar Betina Werner

LIVING | NOVEMBRO 2016

77


Maiô estampa geométrica Arella e colares Carol Cambruzzi

78

LIVING | NOVEMBRO 2016


Maiô Soulrio, brincos e anéis Carol Cambruzzi LIVING | NOVEMBRO 2016

79


Biquíni geométrico Aural e brincos Cório

80

LIVING | NOVEMBRO 2016


BiquĂ­ni preto com detalhe em couro Panofino e berloqueiras Carol Cambruzzi

LIVING | NOVEMBRO 2016

81


Maiô Dulcet, colar Cório e chokers Na’au

82

LIVING | NOVEMBRO 2016


Biquíni babado e calcinha laço Andê, brincos e colares Cório

LIVING | NOVEMBRO 2016

83


MaiĂ´ Mareblu e colares Betina Werner

84

LIVING | NOVEMBRO 2016


Biquíni listrado Rosa Tatuada, choker Na’au e colar Cório Favorito da redação

LIVING | NOVEMBRO 2016

85


Biquíni verde crochê Mareblu e colar Cório

86

LIVING | NOVEMBRO 2016


Biquíni Sizély e pulseiras Carol Cambruzzi

LIVING | NOVEMBRO 2016

87


Biquíni bata Chicaboom e brincos Cório

88

LIVING | NOVEMBRO 2016


Biquíni Chicaboom e chokers Na’au e Cório

LIVING | NOVEMBRO 2016

89


Moda Favorito da redação

Tom Ford

Carolina Herrera Chloé

SOL à vista

Christian Dior

Céline

O verão já dá seus primeiros sinais e tudo o que queremos é curtir muito os dias ensolarados e quentes. Óculos de sol chegam às vitrines e prometem beleza e originalidade para os looks da temporada. Qual o seu preferido? Thierry Lasry, na Acaju do Brasil

Dolce & Gabbana Miu Miu Havaianas

Prada

Fendi

Saint Laurent

90

Karen Walker, na Acaju do Brasil

LIVING | NOVEMBRO 2016

Marni Fotos: Divulgação


LIVING | NOVEMBRO 2016

91


Decoração Espreguiçadeira suspensa Nestres, design assinado por Daniel Pouzet e Fred Frety; Dedon, na Collectania. www.collectania.com.br

7

Vamos

balançar? SwingMe, design assinado por Daniel Pouzet; Dedon, na Collectania. www.collectania.com.br 92

LIVING | NOVEMBRO 2016

Favorito da redação

Para aproveitar ao máximo os dias quentes, invista nas cadeiras suspensas. Na rua ou dentro de casa, elas garantem momentos de muito relax para a família!


Cadeira suspensa Double Hanging Rattan; Serena & Lily. www.serenaandlily.com

Cadeira Concha Painho, projetada por Marcelo Rosenbaum em parceria com a Fetiche Design; Tidelli. www.tidelli.com.br

Para o cantinho da leitura (à esquerda), a arquiteta Thaisa Camargo trouxe referências descoladas e aconchegantes. Colocado na área do tablado de madeira, o balanço Bubble Chair, de acordo com ela, foi amor à primeira vista. A família toda se encantou!

Foto: Sidney Doll/Divulgação

Poltrona Maia, design assinado por Patrícia Urquiola; Kettal, na Collectania. www.collectania.com.br


Tropicália, design assinado por Patrícia Urquiola para Moroso. www.moroso.it

Balanço Cocar, design assinado por Pax. Arq; Artefacto Beach&Country. www.artefacto.com.br

No Living dos Amigos, assinado por Alê Tobler, arquiteta e diretora de estilo da Westwing, o bemestar é característica predominante. Concebido com produtos exclusivos, o espaço feito para a Casa Cor SP 2016 tem como destaque o balanço Arupemba, assinado por Sérgio J. Matos, evidenciando a harmonia da composição

Foto: Guto Seixas/Divulgação

94

LIVING | NOVEMBRO 2016


LIVING | NOVEMBRO 2016

95


8 Decoração

1

Favorito da redação

Natu reza psicodélica

3

Nada discretos, estes objetos são pura originalidade. Suas formas inspiradas em plantas, flores e animais ficam mais belas com as cores vibrantes e se sobressaem na composição

4

5

96

LIVING | NOVEMBRO 2016

2


6

7

8

9

10

11

12

1.Escultura em vidro Exotic Crab, design assinado por Jeremy Sinkus; Artful Home. www.artfulhome.com 2.Lustre Éden Reptile, design assinado por Martyn Lawrence Bullard; Daum. www.us.daum.fr 3.Poltrona Wings Madagaskar; KARE. www.kare-design.com 4.Ornamento e cabideiro Cactus Psychedelic, com 1,7 m de altura, design assinado por Paul Smith para Gufram. www.gufram.it 5.Tapete Rajmahal, coleção Lilium Multicolor; Missoni Home. www.missonihome.com 6.Capa para almofada Salalah, coleção Tropical Fish Outdoor; Missoni Home. www.missonihome.com 7.Prato Champignon, design assinado por Richard Ginori para Missoni; Missoni Home. www.missonihome.com 8.Papel de parede Miste, coleção Sonho; Rouge Absolu. www.rougeabsolu.com 9.Cadeira e escultura Grande Fleur Pensée, design assinado por Joy de Rohan Chabot. www.joyderohanchabot.com 10.Luminária Ovo Colorido, design assinado por Fontana Arte; na Marchet Art de Vie. www.marcheartdevie.com.br 11.Porta-vela com pintura vitral David Jellyfish; OrdinaryWWonders, na Etsy. www.etsy.com 12.Tecido Manaos Perroquet, coleção Nouveaux Mondes, design assinado por Christian Lacroix; Designer’s Guild. www.designersguild.com Fotos: Divulgação

LIVING | NOVEMBRO 2016

97


Arquitetura

Aqui e acolá

A transformação de duas casas em um espaço aconchegante para a rotina dos moradores foi o ponto de partida desse projeto, que integra as construções em um generoso terreno de frente para o mar por Kellyn Boniatti FOTOS Celina Germer/Divulgação

98

LIVING | NOVEMBRO 2016


Na primeira casa, um tablado de madeira foi transformado em um sofá à frente da janela

Depois de adquirir um segundo imóvel, localizado ao lado do seu, na Praia do Espelho, em Trancoso (BA), o proprietário desta casa, natural de São Paulo, contratou a arquiteta Renata Romeiro, pois era preciso criar um novo projeto, integrando as duas construções e deixando o espaço confortável para receber sua família. Totalizando 350 m², a nova casa foi idealizada como o refúgio de férias do casal paulista. “Eles adoram viajar e conhecer novos países, mas são fãs das belezas brasileiras. Por isso, eles queriam um espaço, dentro do país, para que pudessem passar dias tranquilos na companhia da família e dos amigos”, diz a arquiteta. A primeira casa, a qual já pertencia aos clientes, era composta por uma pequena sala de estar, sala de refeições com vista para o mar, cozinha, duas suítes e área de serviço, porém, ambos sentiam falta de um espaço maior para o lazer, onde pudessem ter um estar aconchegante com TV, quarto para os hóspedes e, principalmente, uma piscina no quintal. Foi quando surgiu a ideia de comprar a casa ao lado, para integrar os terrenos e, finalmente, ter o recanto que sempre sonharam. “Na primeira casa, inicialmente, trocamos o revestimento de futons, almofadas e roupas de cama. Assim que o segundo imóvel foi adquirido, iniciamos a parte pesada da obra, com decoração e parte estrutural de arquitetura, projetada em parceria com a arquiteta paulista Cecilia Pastore. Nosso escritório ficou com toda parte de decoração, escolha de acabamentos, luminotécnica e elétrica”, explica Renata.

Um dos desafios do projeto foi descobrir uma maneira prática para integrar as duas áreas, já que as casas encontram-se em níveis diferentes no solo. A necessidade de criar a ligação entre elas foi solucionada com uma passarela, que tem seu começo com a junção de um deck suspenso na primeira casa, passando por cima do jardim e entrando na nova sala de estar, localizada na segunda casa. “Porém, como ele é suspenso, não ficaria no mesmo nível do piso, por isso criamos uma escada, que auxilia na função de sair da passarela e chegar no ambiente”, explica ela. Além desse novo elemento, também é possível circular entre as construções pelo grande jardim criado na área externa. LIVING | NOVEMBRO 2016

99


ESPAÇOS DEFINIDOS Após as intervenções, na primeira casa permaneceram uma pequena sala de estar próxima à cozinha e sala de refeições, área de serviço e duas suítes. Com acesso pela passarela suspensa, a segunda casa abriga uma grande sala de estar, suíte dos hóspedes, além de um belo deck com piscina e pergolado de madeira, perfeito para a diversão dos moradores e seus convidados. A decoração, segundo Renata, valoriza o estilo de vida descomplicado, com elementos leves e acolhedores, perfeitos para uma casa de praia. Entre objetos garimpados em viagens, peças de valor sentimental e itens que revelam a essência praiana, a poltrona Butterfly, em sarja, confere um toque de design sem perder o clima despojado. Detalhes originais, como a mesa de centro trazida de Bali 100

LIVING | NOVEMBRO 2016

e o totem em madeira adquirido na Tailândia revelam a personalidade dos moradores e seus gostos pessoais. Colocado na grande sala de estar, um espelho retangular não apenas embeleza a decoração como também reflete a paisagem da praia, trazendo o charme do mar para dentro de casa. Como destaque em ambas as casas, a iluminação natural. Tirando proveito do clima alegre da região, as amplas janelas permitem a entrada de luz e deixam os espaços arejados e frescos. Para bloquear a luz, uma ideia criativa: Renata optou por uma cortina com pedriscos e conchas, produzida por índios da região. No deck, a arquiteta escolheu persianas feitas em meia cana de bambuzinho, que reServiço cobrem o pergolado e conferem um Renata Romeiro www.renataromeiro.com.br charme especial à composição.


O dossel marca presença em todos os quartos, garantindo conforto para as noites e, ainda, embelezando a decoração dos ambientes LIVING | NOVEMBRO 2016

101


Design

Lustre Tide, em português ‘Maré’, pois toda a matéria-prima usada na fabricação foi encontrada em praias; design assinado por Stuart Haygarth. www.stuarthaygarth.com

reciclados

produtos de design assinado revelam que a criatividade vai muito além das formas e do desenho: ela também reina quando o assunto é a matéria-prima para a fabricação. reaproveitando materiais que seriam descartados, artistas criam peças que se tornam desejo para compor ambientes com muito estilo

Banco Kawara, produzido a partir de restos de telhas danificadas; design assinado por Tsuyoshi Hayashi. www.tsuyoshihayashi.com

Banco Spiral, 100% produzido com papelão reciclado; design assinado pelo estúdio MisoSoupDesign. www.misosoupdesign.com

Banco Terra, produzido com terra e fibras naturais recolhidas a partir de resíduos agrícolas, de construções e do ambiente natural; design assinado por Adital Ela. www.aditalela.com

Fotos: Divulgação


Linha de fruteiras e objetos da coleção Batucada, feita de alumínio 100% reciclado; design assinado por Brunno Jahara. www.brunnojahara.com

Cadeira Lino, de acrílico reciclado com impressão NANO dos vestidos do estilista Lino Villaventura; design assinado por Irmãos Faher. www.fahrer.com.br

Cadeira Bololo Sucata, produzida com aglomeração de sucatas; design assinado por Outra Oficina. www.outraoficina.com

Revestimento linha Suprema Rec Panaria, produzido com resíduos industriais provenientes de revestimentos cerâmicos e bandejas refratárias, com processo de queima especial; Cerâmica Atlas. www.ceramicaatlas.com.br

Balanço infantil Colonial Turds, criado com papelão velho e corantes naturais; design de Michael Neville. www.michaelnevilledesign.com LIVING | NOVEMBRO 2016

103


Visite em Porto Alegre

Zart por Carlos Lemos Arquiteto responsável pelo projeto revela suas inspirações e o conceito adotado para a criação dos ambientes por Kellyn Boniatti FOTOS Marcelo Donadussi/Especial

104

LIVING | NOVEMBRO 2016

Um espaço dedicado à modernidade e ao bem-estar dos clientes. Assim é o showroom Zart Home Design, em Porto Alegre (RS). Focada em revestimentos, metais e eletrodomésticos, a loja inspira seu público desde a chegada. O projeto do arquiteto Carlos Lemos prioriza a apresentação dos produtos, valorizando materiais e ambientes. A partir de ideias contemporâneas, o arquiteto idealizou espaços onde tudo é apresentado de maneira funcional, como nos lavabos, cozinhas, salas de estar e reuniões. “Além de revestimentos, equipamentos de som e imagem, persianas, eletrodomésticos, louças e metais representam um mix diversificado de produtos. A Zart tem como característica a proposta de diferentes formas de aplicação dos materiais, revelando ideias personalizadas e criativas”. diz o arquiteto.


A fachada ampla e limpa (pág. 104) proporciona a clara visão da loja, enquanto o layout interno apresenta áreas de atividades específicas, distribuídas em cubos soltos, estrategicamente posicionados para a melhor exposição dos produtos

Pisos e revestimentos As mais modernas soluções para revestir são encontradas na loja. Com diferentes opções de cores, formatos e texturas, a Zart proporciona, ainda, ideias criativas para a aplicação das peças. A inspiração surge nas formas de uso priorizadas pelo arquiteto no projeto de interiores LIVING | NOVEMBRO 2016

105


Metais e acessórios Ambientes funcionais e modernos destacam os melhores lançamentos do mercado. O arquiteto criou áreas para que o cliente possa conferir combinações de produtos e escolher o que mais se encaixa nas suas necessidades

106

LIVING | NOVEMBRO 2016


Para a realização do projeto, Lemos utilizou materiais comercializados na loja – de revestimentos, louças e metais a eletrodomésticos e demais lançamentos, os quais podem ser utilizados pelos clientes. “Criamos um ambiente fantástico para que todas as suas características possam ser analisadas”. A curadoria dos produtos priorizou as mais modernas linhas de revestimentos de piso, onde o porcelanato foi escolhido para compor o piso inferior e o vinílico para o superior. Para o arquiteto, a estrela do projeto é a própria loja, a qual oferece produtos diferenciados, soluções variadas e uma equipe de atendimento especializada e pronta para auxiliar nas mais diversas necessidades do cliente. “Esses são os grandes valores da Zart e foi exatamente isso o que procuramos apresentar no projeto”, diz.

Eletrodomésticos e eletrônicos Tudo o que há de mais moderno e tecnológico no mercado está disponível na Zart. Carlos Lemos projetou espaços surpreendentes, proporcionando uma experiência sensorial incrível para o cliente. É possível conhecer de perto e testar os lançamentos, avaliando o desempenho e as novidades apresentadas pelas marcas

Onde fica? Av. Plínio Brasil Milano, 1689 / 107 Higienópolis - Porto Alegre (RS) Tel.: (51) 3022-0400 LIVING | NOVEMBRO 2016

107


Adoro pet

Minha casinha própria

108

LIVING | NOVEMBRO 2016

Depois de passar dias procurando a casa perfeita para o seu mascote, Rahil Taj, à frente do escritório de design Rah:Design, em Los Angeles, resolveu cancelar a busca. Como não encontrava nada que se adequasse às necessidades de seu animal de estimação e sequer se deparou com peças com formato diferenciado, o criativo decidiu desenhá-la. Com a criatividade pulsando, o designer reuniu todo seu conhecimento e experiência para descobrir materiais indicados ao uso de animais. Com isso, elegeu aço, concreto e madeira brasileira, a fim de criar uma casa dentro do estilo industrial, tal e qual observamos na arquitetura moderna. Batizada de MDK9 Dog Haus, a criação traz uma confortável cama produzida por Jax&Bones, em espuma de travesseiro com revestimento na cor que o tutor desejar, e letreiro com o nome do mascote, personalizado pela Modern House Numers. Sob a sombra do telhado inclinado, o animal pode descansar na charmosa varanda. [ www.rahdesign-la.com ]

Foto: Rah:Design/Divulgação


News

Fotos: Divulgação

Esquentou! Looks ousados e com muita cor são as apostas da Lizáli para a temporada quente. A marca gaúcha investe em peças versáteis, cheias de conforto e antenadas nas principais tendências do universo fashion para a coleção de verão Fever. Com tonalidades vibrantes, que passeiam entre nuances de amarelo, laranja e vermelho, o contraste é feito junto a cores marcantes. Na foto em destaque, com clique de Fil Giuriatti, a modelo Fernanda Machado (Joy Model) arrasa com o macacão de tecido acetinado, luminoso e cheio de personalidade, onde o alaranjado pontua o visual azul. As fotos têm conceito de Fabiane Rittes, styling de Pati Cuozzo e beleza assinada por Aline Dotto, do Dotto Atelier. www.lizali.com.br

Novidade em Corso Venezia

Em um prédio de arquitetura neoclássica, localizado na tradicional Corso Venezia, em Milão, Fornasetti inaugurou sua nova loja. O endereço é famoso por ter sido o lar de Filippo Tommaso Marinetti, um importante poeta e escritor, precursor do futurismo. Foi lá que ele começou a escrever a revista Poesia, em 1905, considerada um marco para o movimento o qual fundou. O endereço é marcado pela beleza impressionante da arquitetura, além de ser espaçoso o suficiente para abrigar, em seus três andares, toda a classe e a elegância dos produtos Fornasetti, conhecidos pelos ricos e lúdicos detalhes – impossível não se encantar com os icônicos pratos da grife de décor, os quais aparecem em variados ambientes da nova casa. Para o deleite de quem passa pela rua, as generosas janelas permitiram a criação de sete vitrines, as quais deixam em destaque um pouco do que o cliente encontrará ao passar pela porta principal. Por lá também acontecerá uma intensa programação cultural, com exposições e eventos dedicados à arte e às belezas do universo criativo. Outra novidade é o serviço de design de interiores que a loja oferecerá aos clientes, com projetos adaptados às necessidades de cada usuário. www.fornasetti.com Veja mais no site www.revistaliving.com.br

Foto: Fil Giuriatti/Fil Fotografia/Divulgação

A charmosa rua italiana é o novo endereço de Fornasetti em Milão. Com a abertura de mais uma loja, a grife promete encantar fãs do design com seus produtos icônicos e cheios de originalidade

LIVING | NOVEMBRO 2016

109


Eventos

Bienal de São Paulo Evento de arte agita a capital paulista até o mês de dezembro. Mais de 80 artistas e coletivos participam da edição, que dialoga a respeito das incertezas da vida Sob o título Incerteza Viva, a 32ª Bienal de São Paulo reflete sobre as condições da vida e as estratégias proporcionadas pela arte contemporânea para acolher ou habitar incertezas. Nesta edição, que se estende até o dia 11 de dezembro, no Pavilhão Ciccillo Matarazzo, participam 81 artistas e coletivos, que expõem seus trabalhos dialogando sobre a diversidade e todas as diferenças que permeiam a rotina. Com entrada gratuita, a organização do evento pretende receber aproximadamente 500 mil visitantes neste ano. A curadoria é de Jochen Volz, com cocuradoria de Gabi Ngcobo, Júlia Rebouças, Lars Bang Larsen e Sofia Olascoaga. www.bienal.org.br

William N. Copley Diversos eventos voltados à arte ganham espaço na Fondazione Prada, em Milão. Recentemente, o instituto inaugurou uma exposição dedicada a William N. Copley, com programação que se estende até 20 janeiro de 2017. Ao visitar o local, é possível ver de perto e se encantar com as mais de 150 obras assinadas pelo artista americano entre os anos de 1948 e 1995. A retrospectiva a respeito da carreira de Copley tem curadoria do italiano Germano Celant e foi organizada em parceria com o museu The Menil Collection, localizado em Houston, no Texas. www.fondazioneprada.org Imagem: Cortesia Paul Kasmin Gallery and VENUS

William N. Copley, Trust Lust, 1988

FITIC Brasil Novidades e as mais recentes inovações do mercado tecnológico estarão em destaque durante a FITIC Brasil. O evento reunirá empresas de diferentes segmentos, como drones e gadgets, realidade virtual, wearables, segurança informática e entretenimento digital, a nível nacional e internacional, que demonstrarão ao público suas grandes criações. Além da exposição, serão oferecidos workshops, conferências e palestras. Também ocorrerá uma competição de Startups, com financiamento às melhores ideias e protótipos apresentados. A feira acontece de 15 a 18 de dezembro de 2016, no Centro de Exposições São Paulo Expo. Os ingressos podem ser adquiridos pelo site. www.fitic.com.br Fotos: Divulgação


Guia Profissional

Centro Empresarial Time Tower Encontre profissionais e serviços especializados para a sua necessidade.

VE

N

D

E

Rua Vinte e Quatro de Outubro, n° 1681 e 1699, Auxiliadora - Porto Alegre/RS, CEP: 90510-001

venda e locação Sala 801 51 3332-0707 51 3332-4643 RS 1.750.000,00

Saiba mais informações sobre o imóvel acima contatando nosso corretor através do cel.: (51) 9121-2300

Químicas Escova Mechas

www.migrarimoveis.com.br

Manicure | Maquiagem Penteados | Mega Hair Alongamento de unhas

Rua 24 de Outubro, n° 1699 | Tel.: (51) 3388.8770 www.esteticabelieve.com.br

/esteticabelieve

Vestidos Casacos Calças Blusas Camisas Jeans

(51) 3222.5541 /lj uber uber01@hotmail.com


Multimídia

Livros

COLEÇÃO ANTIPRINCESAS Esqueça todos os contos infantis que você já leu ATÉ HOJE. A nova coleção DE LIVROS da CHIRIMBOTE PROMETE SURPREENDER COM SUAS HISTÓRIAS ENCANTADORAS, QUE PODEM SER APRECIADAS POR TODA A FAMÍLIA! Autores: Nadia Fink e Pitu Saá Editora: Chirimbote Escritos por Nadia Fink e com ilustrações de Pitu Saá, os livros da coleção Antiprincesas, da editora Chirimbote (no Brasil pela Sur Livro), estão encantando meninas, meninos, crianças, jovens e adultos pela maneira criativa com que abordam a vida de personagens inspiradoras. Frida Kahlo, Violeta Parra e Clarice Lispector protagonizam os três exemplares já traduzidos para o português, que fogem dos tradicionais padrões da literatura infantil, apresentando aos pequenos leitores novas e interessantes histórias de vida.

A LUZ ENTRE OCEANOS Autora: M.L. Stedman Editora: Rocco “Um livro extraordinário e emocionante sobre pessoas boas, decisões trágicas e a beleza encontrada em cada uma delas”, diz Markus Zusak, autor de A menina que roubava livros, sobre A luz entre oceanos, romance escrito pela autora australiana M.L. Stedman. A obra, que ganhou adaptação para o cinema, dirigida por Derek Cianfrance (a estreia do filme está prevista para este mês), merece a leitura dos apreciadores de dramas marcantes. Traumatizado pela Primeira Guerra Mundial, Tom Sherbourne tenta reconstruir a vida ao lado da mulher, Isabel, trabalhando como faroleiro em uma ilha a oeste da Austrália. Tudo parecia calmo até um barco naufragado aportar no local. Nele, o protagonista encontra um homem, já morto, e um bebê, ainda vivo. Com a chegada inesperada da criança, o casal precisa tomar uma decisão que marcará suas vidas para sempre. Fotos: Divulgação


LIVING | NOVEMBRO 2016

113


Desfrute

Desvende as belezas dos jardins de Claude Monet, na casa onde viveu em Giverny (Franรงa) 114

LIVING | NOVEMBRO 2016

Saiba mais no site www.revistaliving.com.br

Foto: Robert Crum/Shutterstock.com


LIVING | NOVEMBRO 2016

115


116

LIVING | NOVEMBRO 2016

Profile for Revista Living

Revista Living - Edição nº 64 Novembro 2016  

Arquitetura, design, moda: a beleza reina nestes três universos.

Revista Living - Edição nº 64 Novembro 2016  

Arquitetura, design, moda: a beleza reina nestes três universos.

Advertisement