Page 1

LIVING | JANEIRO 2014

1


2

LIVING | JANEIRO 2014


LIVING | JANEIRO 2014

3


4

LIVING | JANEIRO 2014


LIVING | JANEIRO 2014

5


6

LIVING | JANEIRO 2014


LIVING | JANEIRO 2014

7


8

LIVING | JANEIRO 2014


LIVING | JANEIRO 2014

9


Tabela de conteúdo

1 2 3 Banheiros e salas de banho

Beleza pura

Sob nova direção

p.50

p.58

p.28

O bangalô moderno, localizado na quente e úmida Singapura, é a perfeita tradução do bem-viver. Sua arquitetura é um convite a uma temporada inesquecível

Deixando o conceito comum um pouco de lado, os projetos que estampam o especial assumem posição privilegiada dentro de casa. São verdadeiros centros de relax!

O mix de arte industrial, da música e da cultura de rua, criou um espaço incrível que acolhe e impressiona quem entra no australiano Blue Train


4 5 6 7 8

Hotel com praia exclusiva p.74

Em completa sintonia p.94

Reflexo do bem-estar p.106

Morada das estrelas p.122

Muito além do jeans p.158

Design, decoração, materiais: tudo no pequeno e intimista resort La Plage Casadelmar Hotel é inspirado pela vida na praia e pelos tesouros naturais da chique Córsega

A elegante casa projetada por Eliane Fanti ganha destaque graças à escolha certa dos elementos que a compõem. Nela, luxo e conforto andam lado a lado

Localizada em Belo Horizonte (MG), uma residência que busca a completa integração com o natural. Assim, a qualidade de vida é garantida!

Na badalada Barra da Tijuca (RJ), o arquiteto Fabrício Forg entrega a nova casa de Caio Castro e Rodrigo Andrade. O espaço respira atitude!

O verão 2014 da marca Damyller combina peças essenciais para o dia a dia, dos estilos boho chic, passando pelas estampas étnicas, cores vibrantes até o clássico preto e branco


Colaboradores Aclaene de Mello aclaene@aclaene.com.br Arquiteta há 23 anos, atua na construção civil com projetos e execuções na área residencial e comercial, bem como de uso público. É referência no segmento e busca auxiliar na compreensão e valorização da arquitetura. Para ela, proporcionar bem-estar às pessoas é papel fundamental de sua profissão.

Adriano Fleck asi@sinos.net Formado em Administração de Empresas e pós-graduado em Gestão Empresarial, traz em seu currículo cursos na área de segurança feitos no Brasil, Alemanha, Argentina, Estados Unidos, Israel e Uruguai. Com mais de 25 anos de carreira, atua junto a empresas nacionais e internacionais, entidades de classe empresarial, entre outros.

Marcos Cardozo casacardozo@gmail.com Cozinheiro de coração, empresário, baterista e amante do cinema, da música e da boa comida. Sócio/fundador e idealizador dos antigos bares Garagem Hermética e Circus em Porto Alegre (RS). Atualmente chef do seu antirrestaurante.

Paula Sizinando paulasizinando@gmail.com No mercado desde 2007, a arquiteta formada pela Unisc participou das mostras Casa Cor São Paulo e Santa Catarina no período em que fez parte da equipe de Marchetti + Benetti, em SC. Hoje, à frente do escritório Paula Sizinando in, a profissional desenvolve projetos originais, onde a inovação e a personalidade são as características principais.

Pedro Castiel da Rosa contato@castielrosa.com.br Formado em Arquitetura e Urbanismo pela PUCRS, tem curso técnico de Engenharia voltado para o sistema Light Steel Frame pela empresa chilena Steel House e está cursando MBA em Planejamento e Controle de Obras no IAB (Instituto dos Arquitetos do Brasil).

12

LIVING | JANEIRO 2014

Expediente Diretora Geral

Márcia Boniatti

marcia@livingdigital.com.br

Redação

Kellyn Boniatti Patrícia Salvadori

kellyn@livingdigital.com.br patricia@livingdigital.com.br

Diretora de Arte

Raquel Braz Ribeiro

raquel@livingdigital.com.br

Assistente de Arte

Gabriela Rigatti

criacao@livingdigital.com.br

Administrativo

Lucas Gabriel Boniatti

lucas@livingdigital.com.br

Gerente Comercial

Denise Antoniazzi Petry

gercom@revistaliving.net

Fale com a Redação

redacao@livingdigital.com.br

Atendimento ao Leitor

leitor@livingdigital.com.br

Central de Assinaturas

assinaturas@livingdigital.com.br

Departamento Comercial

Tel.: (51) 3097-0520 comercial@livingdigital.com.br

Assessoria Jurídica OAB-RS 713

Benhur Torres & Mathias Advogados Associados

Tiragem

15.000 exemplares

Distribuição

Você encontra a Revista Living nas principais bancas e livrarias do Brasil; se preferir, solicite sua assinatura e a tenha todos os meses no conforto do seu lar.

Editora Boniatti Ltda. EPP

Rua Tito Lívio Zambecari, 675, Bairro Mont’Serrat CEP 90450-231 - Porto Alegre/RS Tel.: (51) 3097-0520

juridico@livingdigital.com.br

A REVISTA LIVING é uma publicação mensal da Editora Boniatti Ltda. impressa pela Coan Gráfica. A reprodução do conteúdo editorial é permitida, desde que citada a fonte. Solicite edições anteriores através do Atendimento ao Leitor. Os artigos assinados são de total responsabilidade de seus autores, bem como o conteúdo do material publicitário. www.livingdigital.com.br


LIVING | JANEIRO 2014

13


Da Redação

Pode chegar! Ei, que tal partir para um ano novo repleto de felicidade, alegria e boas energias? Topou? Então, para começar, acrescente um pouco de cor em sua vida. Como? Deixa com a gente! Você já deve ter notado algumas mudanças em nossa capa, não é? E, se ficou surpreso, saiba que vai ficar ainda mais, pois daqui em diante, nosso mundo será assim... Repleto de ideias novas, cores vibrantes e muito (muito mesmo!) estilo para encarar este 2014 que está aí, novinho em folha em nossas mãos. Aqui na Living, amamos os entusiastas da vida, gente positiva, alto astral e com o humor lá em cima. Por isso, decidimos que a revista também deveria ser assim. Cansamos dos dias monocromáticos e simplesmente optamos por mandar o P&B para – bem – longe daqui. Então, é com muita alegria (felicidade, orgulho, e todos os adjetivos que você puder imaginar) que apresentamos a nova Revista Living. Totalmente repaginada, a partir de agora, os tons cítricos comandam nossa cartela de cores e vão ditar como esperamos que seja este novo ciclo – vibrante! Mas claro, a mudança é apenas estética, pois na essência queremos continuar como sempre – preocupados em levar as melhores informações, novidades e tendências para aquele que é fundamental em nossa história: você, querido leitor. Toda vez que buscamos melhorar, que procuramos surpreender e que vamos atrás dos melhores projetos de arquitetura, decoração, ícones e novidades do design, além das matérias esclarecedoras sobre assuntos do dia a dia, estamos pensando em você, que é a razão pela qual existimos e que nos esforçamos para ser melhor a cada edição. Continue com a gente, temos planos maravilhosos para este ano. Topa?

Nossa Capa Projeto: Teco Colossi e Magdalena Bonfim Foto: Esdras Guimarães

14

LIVING | JANEIRO 2014


LIVING | JANEIRO 2014

15


Follow Web

inspiração na ponta dos dedos

livingdigital.com.br decoração - moda - design - estilo de vida

Holé Collection Design

Giancarlo Zema apresenta a Holé Collection para a Origami Furniture, um conjunto para vinho produzido a partir de papelão reciclado. O design das peças é instigante, e promete charme para a decoração.

www.livingdigital.com.br/hole-collection

Stevie Wonder improvisa jam session na rua O americano Stevie Wonder tocou gaita ao lado de um músico de rua em Brasília. Um vídeo amador mostra os dois fazendo jam session com as músicas de Garota de Ipanema e Wave.

Moda

Alto Verão Le Lis Blanc Peças mais frescas e com tons luminosos estão nas araras da Le Lis Blanc. O mix de estampas da marca ganha ares mais leves e alegres com uma cartela de cores que abusa dos tons de branco, laranja e azul – com variações como tangerina, goiaba, azul-piscina e turquesa – e propõe uma temporada mais descontraída e ousada.

Vídeo

www.livingdigital.com.br/stevie-wonder-em-brasilia Foto: Romulo Fialdini/Divulgação

Arquitetura

Típico inglês Para realizar o sonho dos clientes, que desejavam uma casa com inspiração inglesa, o arquiteto Dado Castello Branco não teve dúvidas e apostou nos tijolos escuros para construir a casa da família. Detalhes nas esquadrias também impressionam.

www.livingdigital.com.br/estilo-ingles

Perfume com cheiro de couro A união da Bentley com a Lalique resultou em um perfume para eles com notas que lembram o cheiro do banco de couro do automóvel. O vidro de 40 ml vai custar o equivalente a R$ 11 mil.

Lifestyle

www.livingdigital.com.br/perfume-com-cheiro-de-couro 16

LIVING | JANEIRO 2014

www.livingdigital.com.br/alto-verao-le-lis-blanc

Decoração

Décor com poesia Os grandes nomes da poesia vão invadir sua casa com a nova coleção de almofadas da Poeme-se. A linha chega com seis modelos diferentes – e superfofos – de almofadas estampadas por poesias e imagens de autores como Charles Bukowski, Clarice Lispector, Fernando Pessoa, Machado de Assis, Monteiro Lobato e Virginia Woolf. As novidades servem tanto para enfeitar a cama, o sofá ou as poltronas daquele cantinho especial de casa como também para apoiar livros na estante. Muito fofo! www.livingdigital.com.br/decor-com-poesia Fotos: Divulgação


LIVING | JANEIRO 2014

17


Blog + App

Easy Taxi App

Bastam alguns cliques e o táxi rapidamente estará chegando ao local combinado. Disponível para download na Google Play ou App Store, o Easy Taxi funciona em diversas cidades brasileiras – e até mesmo em localidades internacionais – e facilita muito o dia a dia de quem precisa de agilidade e rapidez. Com mais de 60 mil taxistas cadastrados, o app é indispensável no seu smartphone!

Blog da Thássia Sucesso absoluto entre o público feminino, o Blog da Thássia hoje é referência para quem busca novidades e inspiração para se vestir melhor. Além do famoso look do dia, a blogueira traz posts nos quais fala de viagens, eventos e muitas dicas sobre gastronomia, make e beleza.

Site

www.blogdathassia.com.br

We Shared Ideas Site

Criado por Izabel Saliés Yunes, We Shared Ideas, como o próprio nome diz, tem como objetivo compartilhar dicas e inspirações para decorar a casa na hora de receber convidados – seja em uma festa, jantar, almoço ou mesmo em um encontro despojado entre amigos. Além da decoração propriamente dita, o site traz ideias para o cardápio, receitas e tudo sobre produtos, marcas e fornecedores. www.weshareideas.com.br

App App

18

LIVING | JANEIRO 2014

Juice Cubes

Moment Cam

Para quem viciou em Candy Crush, mas quer algo diferente para passar o tempo, Juice Cubes é o joguinho perfeito! São mais de 215 níveis e o objetivo principal é combinar frutas, criar bombas e alcançar a maior pontuação possível.

O app que transforma imagens do tipo autorretrato em caricaturas está dando o que falar! Para usar é muito fácil! Faça o download na App Store ou na Google Play, tire uma foto – ou use uma já existente – e pronto, sua caricatura fica pronta na hora! Fotos: Divulgação


LIVING | JANEIRO 2014

19


Tecnologia

Filtro d’água pessoal e portátil O filtro d’água Lifestraw é uma invenção em forma de canudo, que, de acordo com o fabricante, elimina pelo menos 99,9% das bactérias e parasitas transmitidos pela água. Produto útil e prático para caminhantes, aventureiros e em situações de emergência, ele permite que você beba água diretamente de rios ou poças. A filtragem acontece imediatamente e a água vai começar a fluir depois de 3-5 segundos. Lifestraw não deixa sabor e pode ser utilizado por até 5 anos.

Tela do iPhone indestrutível? Muitas telas de iPhone foram danificadas devido a quedas e arranhões. A Rhino Shield MK2 promete ser uma nova classe de protetor de tela, que fornece uma barreira contra impactos, pela camada de amortecimento de choque com tecnologia especial. Apesar de ser bem forte, o protetor é transparente e de superfície sedosa, permitindo que você use a tela da mesma forma que você faria se o seu telefone não estivesse protegido.

Mochila equipada com LED A Seil Bag é uma mochila para ciclistas com um recurso inteligente de segurança. Uma iluminação em luzes de LED em seu tecido exterior indica sinais de trânsito, tais como setas esquerda e direita, através de um controle sem fio. A tela LED é alimentada por baterias recarregáveis. A patente está disponível na Coreia do Sul, por enquanto, mas seu inventor espera exportar a ideia a outros países a partir de março de 2014. 20

LIVING | JANEIRO 2014

Fotos: Divulgação


LIVING | JANEIRO 2014

21


Design

POLTRONA RED AND BLUE “Sentar é uma ocupação ativa. Descanso deve ser feito na cama.” Gerrit Rietveld texto: PATRÍCIA SALVADORI foto: divulgação

22

LIVING | JANEIRO 2014

Símbolo do Neoplasticismo ou De Stijl (O Estilo), cuja principal característica pregava o abstracionismo geométrico, a poltrona Red and Blue, concebida em 1917 em madeira, só teve sua coloração distinta depois que o criador Gerrit Rietveld se juntou ao movimento holandês, sob o crivo de Piet Mondrian. Em 1923, a cadeira foi pintada com as cores que a consagraram. Designer de móveis e arquiteto, Rietveld desejava que a cadeira fosse produzida em massa, em vez de criada à mão, para que sem o custo artesanal, ficasse tão barata que qualquer um seria capaz de comprar. De um ponto de vista social, ele queria aliviar o trabalhador do tédio do trabalho duro e repetitivo. O movimento De Stijl, articulado pela revista de mesmo nome e seus membros, entre eles o pintor Theo van Doesburg, acreditava em abstração, reduzindo peças para as suas formas essenciais planas e cores puras, e simplificando para linhas horizontais e verticais. Lidando sempre com o estigma de desconfortável, a icônica poltrona representa uma das primeiras explorações do movimento artístico De Stijl em três dimensões. A cadeira, portanto, ainda atende aos requisitos que os artistas sustentavam no que diz respeito às artes visuais. Em seus olhos, apenas as três cores primárias (vermelho, azul e amarelo) e as três “não-cores” (preto, branco e cinza) eram aceitáveis. O conteúdo artístico de seu trabalho não foi feito para refletir a realidade, mas sim para expressar a harmonia que eles acreditavam que era a lei do universo.


Decoração

1

3 2

5

Despojado chique

O uso de fibras naturais no décor é uma tendência crescente. Os itens disponíveis são resistentes, atemporais e dão sensação de acolhimento

4

6

7

8

1.Painel coleção Ibiza; Eijffinger, na Orlean. www.orlean.com.br 2.Cachepô quadrado de zinco, tecido com barbantes de banana, na Etna. www.etna.com.br 3.Pastilha de revestimento Manuara, linha Colormix Eccos, produzidos a partir da casca de coco e do ouriço da castanha do Pará. Indicados para revestimentos de paredes de ambientes internos e móveis, Colormix. www.colormix.com.br 4.Lanterna Bambu para Velas, na Coisas da Doris. www.coisasdadoris.com.br 5.Abajur Alessi Amanita Rattan, design by Irmãos Campana, na Benedixt. www.benedixt.com.br 6.Cadeira Panton Rattan, na Móveis Tok’Design. www. moveistokdesign.com.br 7.Poltrona em Rattan, na Armazém do Sofá. www.armazemdosofa.com.br 8.Tapete Tear Eco Dali Canela. Algodão com fibra de bambu, na By Kamy. www.bykamy.com.br 9.Sousplat em palha natural trançada, Reinheimer. www.reinheimer.com.br 24

LIVING | JANEIRO 2014

Fotos: Divulgação


LIVING | JANEIRO 2014

25


Decoração 1

2

3

4

Há que resistir

6

Testemunhas do tempo, as pedras emprestam aos objetos beleza natural, de cuidado fácil. Modernas, eternas e versáteis, elas oferecem muitas maneiras de uso

5

7

9 8

1.Abajur Apache, feito de madeira e mármore, da Brabbu. www.brabbu.com 2.Puff Cubo retroiluminado Slimstone; Everest, na Inusual. www.inusual.com.br 3.Mesa de centro em mármore, Armazém do Sofá. www.armazemdosofa.com.br 4.Cuba de mármore Besar, da SDA Decoration. www.sda-decoration.com 5.Revestimento Ankor em ônix branco com acabamento rústico, na Mosarte. www.mosarte. com.br 6.Par de urnas em pedra; Sutter Antiques, na 1stdibs. www.1stdibs.com 7.Sofá Versailles - Limited Edition, em mármore, tem a proposta de reviver a grandiosidade da corte francesa do século 17, Boca do Lobo. www.bocadolobo.com 8.Escultura de pedra, Elefante; Ani Ancient Stone, na 1stdibs. www.1stdibs.com 9. Baú de pedra com detalhes em bronze, produzido por Maitland-Smith; Modern Drama, na 1stdibs. www.1stdibs.com 26

LIVING | JANEIRO 2014

Fotos: Divulgação


LIVING | JANEIRO 2014

27


Especial

1

Além do

tradicional Fugindo do conceito comum, estes ambientes proporcionam bem-estar e tranquilidade aos moradores. Não apenas banheiros, eles consolidam-se como verdadeiros redutos de paz. Vale apostar na ideia e garantir bons momentos dentro de casa texto: kellyn boniatti

Tendo o Rio de Janeiro como fundo, o projeto das arquitetas Alessandra Riera e Ana Paula Veirano, da R.A.P. Arquitetura, abusa dos tons claros para conquistar a perfeita harmonia entre o ambiente – sala de banho integrada com o quarto – e a natureza. Em um espaço de 33 m², coube a elas projetar a suíte dos sonhos para o casal carioca e, para isso, apostaram em um assoalho de madeira que serve de base para o mobiliário na cor branca. A passagem entre o banheiro e o dormitório é marcada com a luxuosa banheira freestanding IOS, da Doka Bath Works. Serviço Doka Bath Works www.dokabathworks.com.br

28

LIVING | JANEIRO 2014

R.A.P. Arquitetura www.raparquitetura.com.br

Foto: Denilson/MCA/Divulgação


LIVING | JANEIRO 2014

29


No cantinho da banheira, o bem-estar aparece cercado por muito luxo. Destaque para o mosaico na parede de fundo – um verdadeiro show!

Confira mais ambientes desta casa a partir da página 94

Na suíte máster da residência projetada por Eliane Fanti, o bem-estar aparece cercado por muito luxo em todos os detalhes. A sala de banho com uma generosa banheira está integrada ao ambiente, proporcionando extremo conforto ao casal. Para revestir piso e rodapés, a escolha foi pelo mármore travertino paginado em tamanhos especiais. No mobiliário, o móvel em laca marfim com detalhes em espelho e tampo em silestone na mesma cor ganha destaque. Sobre ele, a cuba dupla oferece maior comodidade aos moradores. Serviço Eliane Fanti www.arquitetaelianefanti.com.br

30

LIVING | JANEIRO 2014

Foto: Eduardo Liotti/Divulgação


Na bancada das pias, em mármore preto, os lavatórios Deca, imersos em água, sãos os diferenciais do espaço

Foto: Sidney Kair/Divulgação

Assinado pela arquiteta Maria Aparecida Cury Figueiredo, o ambiente denominado Lavabos de Luxo, na Casa Cor Santa Catarina, tem 50 m² e muito luxo em cada detalhe. O ouro protagoniza o cenário e revela o glamour do projeto através de sua nobreza. Ele aparece nas pastilhas de 8 quilates, da Mosarte, e nos arabescos do papel de parede com textura vinílica. As 19 luminárias de aço na cor ouro, dispostas em diferentes alturas e posições no hall, ganham destaServiço que junto aos painéis Cury Figueiredo Studio de Arquitetura vazados em MDF. www.figueiredo.arq.br

LIVING | JANEIRO 2014

31


Para a casa de uma professora, que frequentemente recebe amigas, Aclaene de Mello apostou em um banheiro aconchegante, onde os tons claros predominam nos revestimentos e louças. “Minha inspiração foi uma praça muito arborizada que fica ao fundo do ambiente”, diz a arquiteta, que optou por uma grande janela com vidros transparentes para facilitar a integração entre a paisagem e o espaço. O resultado foi surpreendente e mesmo em meio ao agito da cidade, a natureza pode fazer parte do Serviço apartamento e proporcionar agraAclaene de Mello dáveis momentos à cliente. www.aclaene.com.br 32

LIVING | JANEIRO 2014

A toalha de rosto ganhou lugar específico abaixo da pia a fim de não interferir no espelho

Fotos: Eduardo Liotti/Divulgação


Para o banheiro do flat de um executivo paulista, Aclaene de Mello optou por materiais sofisticados para remeter ao estilo elegante do cliente. A arquiteta diz que ao propor uma pegada black para o ambiente, o proprietário de imediato topou e então ela teve carta branca para abusar dos materiais, texturas e revestimentos (Elevato). Piso e parede receberam revestimento fosco, enquanto o box foi especificado com pastilha de vidro brilho. Na bancada, tampo em granito São Gabriel, louças pretas e metais cromados. O tapete preto em seda finaliza com muito luxo. Serviço Aclaene de Mello www.aclaene.com.br

Foto: Claudio Fonseca/Divulgação

LIVING | JANEIRO 2014

33


Como base para todo projeto, o piso em porcelanato acetinado da Mosarte. Um luxo!

Serviço Projeto com Estilo (54) 3268-3935

34

LIVING | JANEIRO 2014

Fotos: Guilherme Jordani/Divulgação

Uma palavra define com perfeição este projeto: luxo! Assinado pelas arquitetas Lisana Maggioni e Gabriela Maggioni Busetti, do escritório Projeto com Estilo, de Farroupilha (RS), o ambiente que engloba banheiro, sauna e spa é totalmente composto por louças, metais e revestimentos da Bello Bagno. No banheiro, a protagonista é a bancada, que recebeu luxuosas torneiras e acessórios em cristal Swarovski. O revestimento em pastilhas de ouro branco, da italiana Bisazza, harmoniza com muito glamour junto aos acabamentos do espaço. A sauna, delimitada por divisórias em vidro transparente, tem vista panorâmica para a natureza, enquanto o spa, integrado ao ambiente, é sinônimo de bem-estar e tecnologia, composto por hidroterapia de piso cascata, 18 jatos de hidromassagem e chuveiro spa de teto com cromoterapia – perfeito para um banho a dois. Para finalizar, um delicado revestimento na parede, recortado à mão, em mármore branco.


Os lustres clássicos reforçam o charme das boiseries, enquanto o tom Azul Klein mostra o apelo contemporâneo

Foto: Rodrigo Ramirez/Divulgação

“Minha inspiração para o Toilette veio de decorações francesas do século 18, que usavam boiseries – molduras clássicas – em suas paredes. Hoje essa tendência ressurge nos projetos de interiores, porém com um ar moderno e mais clean”, fala o arquiteto André Bertoluci sobre o projeto que fez na Casa Cor Paraná 2013. O Azul Klein pauta a cor do ambiente e garante uma prazerosa sensação de euforia em meio à mistura de materiais e estilos. As clássicas molduras harmonizam com a bancada de estilo contemporâneo, enquanto o gesso – Serviço atemporal e sofisticado André Bertoluci – finaliza os detalhes. www.andrebertoluci.com.br

LIVING | JANEIRO 2014

35


Teco Colossi e Magdalena Bonfim assinam a Sala de Banho do Casal, ambiente da Casa Cor Ceará 2013. De acordo com os profissionais, o projeto foi inspirado em um casal jovem, que curte viajar e aprecia arte. Deixando de lado o conceito de banheiro, a sala de banho assume ares de centro de relax, onde os moradores po- Serviço Teco Colossi dem aproveitar a banheira enquanto assistem a filmes e tecocolossi@gmail.com shows. Sobre a bancada da pia, os espelhos móveis perMagdalena Bonfim mitem o uso total do armário e o acesso fácil aos objetos. magdalenabonfim@gmail.com

O porcelanato padrão mármore confere sofisticação ao revestir o ambiente. A fácil manutenção também é característica da peça

Nossa Capa

36

LIVING | JANEIRO 2014

Foto: Esdras Guimarães/Divulgação


Na Sala de Banho Elegante, projetada por Eliana de Sousa, a escolha dos elementos que compõem o ambiente ganha destaque. A associação do aço, vidro, espelhos e madeira revela o conceito do projeto – sofisticação! Ela está evidente desde o gabinete da pia, com estrutura delicada, sustentada apenas por dois vidros laterais, até a banheira, com design inusitado, totalmente fixa à parede – uma cortina banhada a ouro rosé delimita o espaço e dá Serviço as boas-vindas a um confortável futon que Eliana de Sousa recebe o casal para os momentos de relax. www.arquitetaelianadesousa.com.br Foto: J. Vilhora/Divulgação

LIVING | JANEIRO 2014

37


Basta um olhar atento para perceber que a casa é o reduto de aconchego da família. É nela que os moradores descansam, renovam a energia e se preparam para novos desafios. E foi pensando nisso que as designers de interiores Fabiana Visacro e Laura Santos decidiram que o banheiro desta casa não seria nada comum – ele seria uma fonte de descanso e bem-estar ao casal. O destaque do ambiente é o ofurô – sinônimo de relax. “Outra proposta do espaço é ter integração com a natureza. Além da vista esplendorosa para a Serra do Curral (MG) – cujas formas sinuosas inspiram o design da banheira – também especifi- Serviço Fabiana Visacro camos um orquidário suspenso”, conta Fabiana. As luminárias artesanais www.fabianavisacro.com.br rendadas produzidas em tubos de PVC, mostram o apelo sustentável do Laura Santos projeto, enquanto a cromoterapia oferece ainda mais paz aos moradores. www.laurasantos.com.br

Cinza e azul cobalto pautam o projeto e dividem sensorialmente o ambiente, também delimitando a ala do ofurô e o chuveiro

38

LIVING | JANEIRO 2014

Foto: Gustavo Xavier/Divulgação


Ao projetar o Banho do Jovem Cavaleiro, na Casa Cor Interior SP, Joceli Ferraz se inspirou em um rapaz, de 22 anos, apaixonado por livros de arquitetura, cinema e, claro, cavalos. O espaço, que ganhou ares de sala de relaxamento, conta com uma generosa banheira ao lado da janela, permitindo também o contato com a natureza. No espaço, de acordo com a profissional, uma das preocupações foi adaptar um cantinho para guardar as coleções de livro do jovem, que adora fazer suas leituras enquanto descansa em um banho de imersão. Entre os revestimentos, ganha destaque o Technistone – uma Serviço nova opção para uso em banJoceli Ferraz Bortolai joceliferraz@terra.com.br cadas, pisos e demais áreas. Foto: Jefferson Ataliba/Divulgação

LIVING | JANEIRO 2014

39


Tons de dourado pautam o projeto, que recebeu pastilhas e papel de parede especial

Para o Banheiro e Closet dos Hóspedes, na Casa Cor Ceará 2013, o arquiteto Amaury Jr. diz que a escolha foi por um ambiente clean, com cores neutras e traços limpos. “Trabalhei com sobras de MDF para fazer um painel decorativo que recebe o roupão de banho do casal”, comenta, lembrando também dos detalhes em formas geométricas na parte do banheiro. No cantinho da banheira, o arquiteto apostou nas pastilhas e papel de parede dourado. Serviço Amaury Jr. amauryjunyor@hotmail.com

40

LIVING | JANEIRO 2014

Foto: Esdras Guimarães/Divulgação


Em meio à proposta ousada dos arquitetos Gerson Dutra de Sá e Ana Lucia Salama, durante a Casa Cor SP 2013, toques retrô surgem e transformam a Sala de Banho e Banheiro Público da mostra em um verdadeiro paraíso para quem curte novidades. Nos 60 m² do ambiente, um mix de materiais, cores e texturas, como a madeira com veios aparentes, a pastilha de vidro na cor azul, a marcenaria em tonalidade petróleo e até mesmo o vermelho vibrante da lareira suspensa que foi produzida em silestone chamam a atenção. A iluminação em LED reforça a pegada de atitude proposta pelos arquitetos – ela aparece em rasgos e nichos, mudando de cor de maneira criativa. Serviço Gerson Dutra de Sá www.gersondutradesa.com.br

Foto: Marcio Souza/Divulgação

Ana Lucia Salama www.analuciasalama.com.br

LIVING | JANEIRO 2014

41


No banheiro da suíte máster, a busca pelo bem-estar é constante. Projetado para ser o “refúgio de paz” do casal, Luís Fábio Rezende de Araújo apostou na dupla verde e branco. Fórmica na cor gelo reveste as paredes fora do box, mas elas dá espaço a um grande painel de espelho logo acima da bancada – o mesmo aparece também na estrutura da marcenaria, em MDF com acabamento em laca branca brilhante. O ponto alto do ambiente é a banheira vitoriana – garimpada em um antiquário, ela foi restaurada e recebeu pintura eletrostática branca, enquanto os pés já existentes Serviço foram cromados. A sintonia da peça, colocada em um nível acima ao do box, com Luís Fábio Rezende de Araújo o jardim vertical é incrível e resulta em uma agradável sensação de conforto. lfarquiteto@yahoo.com.br

Uma grelha foi colocada em todo o espaço dos chuveiros e também no nível da banheira a fim de reutilizar a água dos locais para a irrigação do jardim vertical 42

LIVING | JANEIRO 2014

Foto: Daniel Mansur/Divulgação


A parede verde deixa o ambiente mais leve e transmite tranquilidade à noiva

Na Casa Cor Interior SP 2013, as profissionais Denise e Carolina Laudissi trouxeram como proposta o Banho da Noiva – um ambiente que reflete luxo e muito bem-estar a um dos dias mais especiais na vida de uma mulher. Nele, o banheiro adquire outro conceito e passa a atuar como sala de banho, sendo multifuncional, aconchegante e com décor impecável. Projetado para uma jovem noiva, o espaço ganhou ares leves graças às linhas retas e tons pastel. O retrô aliado ao moderno reforça a busca pelo romântico sem deixar de lado as tendências do setor. Serviço Denise Laudissi denise@arqdeniselaudissi.com.br

Foto: Jefferson Ataliba/Divulgação

Carolina Laudissi carol_laudissi@hotmail.com

LIVING | JANEIRO 2014

43


“Divertido!” Foi com essa expressão que o cliente definiu ao designer de interiores Johnny Thomsen como deveria ser o banheiro do apartamento. Destinado ao uso de duas crianças, o ambiente precisava ter uma pegada alegre, mas ao mesmo tempo, deveria continuar apropriado ao uso dos meninos na adolescência. Empolgado em fazer aquilo que mais gosta – trabalhar com a criatividade livre – Johnny então optou por uma base completamente branca nos revestimentos e acessórios e, a partir de então, investiu em detalhes cheios de cor. Pastilhas coloridas na parede, fazendo referência a pixels, vibram junto aos detalhes azulados e alaranjados, da Finotoc, na marcenaria da bancada – ela foi desenhada pelo profissional e executada pela Evviva Bertolini. A banheira foi colocada à esquerda da porta de entrada, em um nicho de Silestone Serviço Branco Zeus, com elevação de 10 cm do nível do chão. Ali também fica a ducha e Johnny Thomsen Design de Interiores ambas foram fechadas por vidros, para dar a sensação de um aquário. www.johnnythomsen.com.br

O espelho que ocupa a parede acima da bancada não apenas amplia o ambiente como também diminui a sensação de “corredor”, resultante da divisão simétrica entre a área do banho, à esquerda, e a bancada e vaso sanitário, à direita 44

LIVING | JANEIRO 2014

Foto: Vanessa Bohn - Bohn Fotografias/Divulgação


Os painéis de madeira que revestem as paredes atuam como base para os lustres de cristal de origem espanhola e também para os móveis e objetos que decoram o ambiente de maneira sofisticada

No maior banheiro público das edições da Casa Cor no Sul do Brasil, Walkiria Nossol Lobo da Rosa privilegiou o luxo e o aconchego. Referências claras do art nouveau podem ser observadas desde a entrada, nas placas de identificação, até o interior do espaço, nas molduras de espelho produzidas em aço corten e corte a laser. Nos Banheiros Públicos da mostra 2013 paranaense, destaque para os metais, onde as torneiras, dos seis lavatórios presentes Serviço em cada banheiro – feminino e masculi- Nossolpontocom Studio de Design no – têm acionamento com sistema touch. www.nossol.com Foto: Manoel Guimarães/Divulgação

LIVING | JANEIRO 2014

45


1 2

Itens indispensáveis

Se você quer garantir a sofisticação da sua sala de banho, vale se ligar nas dicas que trouxemos. São novidades que vão deixar o ambiente ainda mais luxusoso

3

4

5

6

7

46

LIVING | JANEIRO 2014


9 8

10

11

12

13

14 1.Chuveiro Lumina, Docol. www.docol.com.br 2.Torneira para Lavatório de Mesa Docol Galaxi, Docol. www.docol.com.br 3.Torneira Monocomando Celite Colors, Celite. www.celite.com.br 4.Banheira Cabrits com design Double Dip, permite que duas pessoas desfrutem do banho ao mesmo tempo, Doka Bath Works. www.dokabathworks.com.br 5.Bacia sanitária e assento com fechamento amortecido SoftClose e Bidê, linha PuraVida; por Phoenix Design para Duravit. info@br.duravit.com 6.Cortina Romana em tecido thermoscreen Uniflex, Uniflex Jardim Mauá. Tel.: (51) 3036-5764. 7.Cuba retangular de sobrepor, com cerne e brancal, Teakstore. www.teakstore.com.br 8.Banheira Freestanding Mood, Metalbagno Spazi. www.metalbagno.com.br 9.Persiana Horizontal de PVC, 50mm, Persol. www. persol.com.br 10.Cuba cerâmica cromada BK 5001, Barka. www.barka.com.br 11.Ecopastilha Reta Étnica Bianchetto, Lepri. www.lepri.com.br 12.Chuveiro Oblíqua, Design Roberto Innocenti, Zazzeri. www.zazzeri.it 13.Revestimento Linha Pietra di Firenze, com textura acetinada, podem ser usadas em toda a casa, do piso à parede, Portobello. www.portobello.com.br 14.Misturador lavatório Gold Dream, Deca. www.deca.com.br Fotos: Divulgação

LIVING | JANEIRO 2014

47


48

LIVING | JANEIRO 2014


LIVING | JANEIRO 2014

49


2 Arquitetura

Uma extensão

do mar

Como se estivesse totalmente interligada à imensidão do oceano, a Fish House tem formas pensadas especialmente para apreciar a paisagem. É um convite ao bem-estar! texto: kellyn boniatti fotos: Patrick Bingham-Hall/divulgação

50

LIVING | JANEIRO 2014


LIVING | JANEIRO 2014

51


No espaço cercado por amplos painéis de vidro, o relax prevalece. Apreciar um delicioso banho na banheira em meio a um cenário paradisíaco é um verdadeiro privilégio

Internamente, a integração é total. Um amplo salão delimitado por janelas de vidro abriga a sala de estar e também a cozinha. Dessa forma, receber amigos fica ainda mais prazeroso

52

LIVING | JANEIRO 2014


Observando a arquitetura da residência, é difícil não se impressionar com a beleza de seus traços. Eles foram pensados de maneira a privilegiar a integração interna e também com a natureza graças ao uso do vidro


Concebida como um bangalô moderno, a Fish House encapsula em sua arquitetura toda a essência de viver em Singapura. Devido ao clima quente e úmido da região, Guz Architects desenvolveu um projeto que privilegia a ventilação natural com a inserção de espaços abertos para o horizonte – de forma a também favorecer a iluminação e prestigiar a incrível vista. A ideia principal foi desenhar uma casa que demonstrasse total ligação com a natureza, por isso o formato da piscina foi fundamental. Ela traduz com exatidão o conceito da residência ao interligá-la perfeitamente tanto com a paisagem verde quanto com o oceano.

Os telhados curvos simbolizam as ondas do mar e enfatizam a ideia de proximidade com as águas. Eles são cobertos com finos painéis fotovoltaicos dobráveis que fornecem energia suficiente para toda a casa. O espaço restante é utilizado como telhado verde, proporcionando mais uma opção de lazer ao ar livre para os moradores. De acordo com o arquiteto responsável, Fish House é um projeto residencial modesto e enquanto transmite luxo em seus detalhes também oferece uma incrível oportunidade de bem-estar e qualidade de vida à família, que pode viver constantemente em contato com a natureza.

Na sala de TV, o uso de cores marcantes, como o roxo, o azul e o laranja, mostra a personalidade do décor. Móveis de design e linhas geométricas ganham vez no ambiente

54

LIVING | JANEIRO 2014


A casa se volta totalmente à área da piscina, que parece unir a construção ao oceano vizinho. Todos os ambientes têm acesso fácil ao local, inclusive os localizados no nível superior

LIVING | JANEIRO 2014

55


Com design charmoso, a banheira colocada na sala de banho é perfeita para o conforto dos moradores, que podem apreciar um belo banho enquanto observam a suntuosidade da natureza através dos janelões de vidro

INTEGRAÇÃO A ideia de conexão com o mundo é reforçada nos ambientes internos, principalmente no home theater, onde uma janela em acrílico em formato de U permite luz natural difusa e também uma bela visão para a piscina. Decorada com tons quentes, como o roxo, o laranja e o azul, o espaço parece sair das profundezas do horizonte – formas geométricas e móveis sinuosos reforçam a ideia, enquanto o piso em verde vibrante sugere uma vegetação viva 56

LIVING | JANEIRO 2014

dentro de casa. Para o conforto ser total, uma ampla área em um bloco adjacente recebe um cantinho próprio para o relax. O espaço abriga uma confortável cama integrada à sala de banho equipada com luxuosa banheira de design charmoso. No ambiente, os tons de branco convivem em sintonia com a madeira clara utilizada em alguns pontos. O contato com o externo é obtido graças às paredes que foram substituídas por generosos painéis de vidro. A transparência é total!

Serviço Guz Architects www.guzarchitects.com


LIVING | JANEIRO 2014

57


Arquitetura Corporativa

3

Jazz com CARA

MODERNA O Studio Equator conseguiu colocar a sua pitada de ‘chic industrial’ no design desse restaurante, que incorpora um amor à arte, à música, ao design e à cultura texto: PATRÍCIA SALVADORI fotos: Andrew Wuttke/divulgação

O bar e restaurante Blue Train, localizado em Melbourne, Austrália, redemodelou todo o design para comemorar seu vigésimo aniversário. Também conhecido lá como o “Café do Povo”, o local oferece cozinha australiana fusion em um ambiente vibrante e despretensioso. O objetivo do projeto, encabeçado pela equipe do Studio Equator, era estabelecer uma conexão emocional com os clientes antigos e atrair novos através da manifestação dos seus va58

LIVING | JANEIRO 2014

lores fundamentais. Por isso, o projeto geral é considerado eclético, com cada ambiente pensado de uma maneira diferente, para representar o senso de estilo único e o humor encontrados em Melbourne. As combinações usadas dão ao interior um ambiente especial, bem no espírito do jazz e da soul music dos anos 1950. O próprio nome do estabelecimento foi inspirado em um famoso disco do consagrado saxofonista americano John Coltrane.


LIVING | JANEIRO 2014

59


O Blue Train foi criado como uma opção de jantar atraente, bem como um ambiente de café casual para atrair novos clientes

60

LIVING | JANEIRO 2014


O maior obstáculo ERA o teto alto. Foi um desafio garantir que os materiais utilizados no espaço proporcionassem a melhor acústica

LIVING | JANEIRO 2014

61


O design interior foi dividido em propostas distintas num espaço plano e aberto

Fluxo visual A ideia era dar uma nova identidade para o Blue Train, por isso o Studio pontuou o projeto com estampas e padrões vivos e atraentes, casando com uma paleta de base neutra. A madeira usada no décor mantem calor no design e na atmosfera. No entanto, embora cada parte do bar/restaurante seja única, manter o fluxo visual foi fundamental e um desafio para os realizadores. A principal sala de 62

LIVING | JANEIRO 2014

jantar foi coberta com pilares de grafite, que foram pintados por artistas de rua. A sala de eventos reflete classe e glamour contemporâneo, com uma parede composta por 14 luzes emanadas das rodas de bicicletas, cujo espaçamento foi posicionado para criar simetria de sombras. Os azulejos no chão na sala de jantar incorporam o conceito geométrico do local. O lounge também contém a cabine do DJ, cadeiras de veludo e uma atmosfera sedutora.

Serviço Studio Equator www.studioequator.com


Adoro!

A Montblanc celebra o maior artista da Renascença italiana com a Edição Limitada da Great Characters Leonardo. Inspirada nas extraordinárias invenções de Leonardo da Vinci (1452 – 1519), é composta por 3 mil canetas-tinteiro e 3 mil canetas rollerball, manufaturadas de acordo com a mais fina tradição Europeia. Cada peça é um tributo ao gênio e ao seu virtuosismo criativo, que deixou marcas na evolução do pensamento humano. O Atelier Montblanc quis dar vida à fascinação do inventor com a ideia do homem voar. O emblema Montblanc, em resina preciosa, está escondido dentro da tampa e seu reflexo pode ser visto em um espelho colocado no interior e no alto da tampa, manufaturada em alumínio anodizado, uma referência ao material usado para construir as máquinas voadoras. [ www.montblanc.com ]

Assinando Foto: Divulgação

embaixo LIVING | JANEIRO 2014

63


Decoração

Aparador Mondrian, da Boco do Lobo

Aos pedaços

Linha Village Ladrilhos Mix Blue e Mix Nude, da Portobello

Patchwork Clutch, da Stella McCartney

Os tecidos emendados, popularizados há seculos pelas mulheres Amish, podem dispensar o rigor, mas grandes indústrias já desenvolvem conceitos especiais para o patchwork. Técnica que une retalhos variados em cor, forma e textura, é alternativa sustentável e tendência de moda que ocupa revestimentos, de roupas a mobiliário

Sofá by Mutsa, da Carbono Design

64

LIVING | JANEIRO 2014

Fotos: Divulgação


Poltrona Wow, da Brava Forma

Ladrilho Patchwork com 5 variações, da Ceusa

Salto Patchwork Suede Dorsay, da Prada

Espelho 7041, da Clami

Tênic Dunk Liberty, da Nike

Luminária de chão Mix Print, da Betolucci Recamier Helen Patchwork, da Reinheimer

LIVING | JANEIRO 2014

65


Arquitetura

No tamanho da paz texto: PATRÍCIA SALVADORI fotos: David Uribe/divulgação

66

LIVING | JANEIRO 2014

Pode parecer incrível, mas janelas, portas e paredes quase não existem nessa proposta arquitetônica de casa no campo


LIVING | JANEIRO 2014

67


As áreas mais privadas, contendo quatro quartos, foram alojadas em uma ala adjacente a qual se acessa por um corredor/ jardim aberto. Enquanto os banheiros se beneficiam de luz natural através de seu próprio pátio, os quartos estão virados para as montanhas, em um lugar privilegiado, no qual se pode ter uma visão muito aberta 68

LIVING | JANEIRO 2014


Mais de uma linguagem construtiva nas colunas redondas de metal, placas de betão horizontais e uma treliça de madeira cuidadosamente tecida à entrada

A maioria do mobiliário foi pintada de branco, a fim de simplificar a manutenção da casa

Cem quilômetros ao norte de Bogotá, na cidade de Villeta, pode ser encontrada essa casa de campo que se encaixa perfeitamente ao clima quente onipresente da Colômbia. Ao projetar Casa Colinas 3 no Payande, os arquitetos criaram uma harmonia com a paisagem de montanhas verdes, enquadrando as vistas espetaculares ao espaço. As montanhas, vegetação e água estão presentes em todos os lugares, e o ar flui continuamente. O projeto da casa , que tenta suplantar as fronteiras entre o exterior e o interior, foi pen-

sado para ser acessado através de um pátio/jardim, do qual pode ser vista, de um só golpe, toda a extensão da área social da casa. Tudo é imediatamente capturado pela vegetação exuberante da região. As áreas interiores de estar, jantar e cozinha se abrem para o campo, piscina e deck, formam um enorme espaço social em plano aberto, horizontal, que se estende para Serviço a paisagem imArchitecture Studio com Natalia Heredia www.arquitecturaenestudio.com ponente.

LIVING | JANEIRO 2014

69


Arquitetura

Mistura de luz e calor O projeto inovador para a região e o correto mix de materiais são a tônica dessa casa, um exemplar da moderna arquitetura residencial texto: PATRÍCIA SALVADORI fotos: Anice Hoachlander/divulgação

A forma como a equipe de Robert Gurney Architect concebeu a Brandywine House não foi nada ortodoxa. A casa tem referências modernas, uma resposta para o local mais tradicional, e lá vivem um casal com um filho pequeno. Localizada na capital norte-americana, Washington, ocupou boa parte da área total do terreno e ainda sobrou espaço para um generoso jardim. Os clientes solicitaram a elaboração de áreas abertas, cheias de luz, e decoração bem clean. A casa teria uma atmosfera confortável e informal para as atividades da família, mas ao mesmo tempo poderia ser elegante e funcional para receber convidados. Concluída em 18 meses, os 900 m² foram projetados tirando proveito da orientação solar. Detalhada, organizada e alinhada com uma riqueza de materiais naturais, seus móveis foram selecionados diretamente pelo proprietário. Os arquitetos escolheram o que traria um senso natural de calor para o interior da casa, mantendo uma sensibilidade moderna com a incorporação de diferentes tipos de madeira, pedra, telhas, vidro e aço. Lustres para ativar os espaços de tetos altos e luminárias decorativas para combinar com a característica geral do design dos quatro andares compõem o décor. 70

LIVING | JANEIRO 2014


AlĂŠm de apostar no paisagismo, a fachada da casa dĂĄ extrema privacidade aos moradores, com linhas mais retas, bem ao estilo norte-americano, em volumes

LIVING | JANEIRO 2014

71


A Brandywine House exibe uma mistura particular de elementos de estilo natural, tudo recriado com o conforto e a praticidade de materiais contemporâneos

Embora a casa não tenha nenhum problema com espaço, ambientes são integrados através do piso. A cozinha acima é ideal para refeições rápidas 72

LIVING | JANEIRO 2014


O living e a sala de jantar ficaram com teto alto, gerando visualização dos ambientes através de uma passarela. Tudo otimizando de forma incrível a luz externa

Paredes brancas e paisagem Entre os destaques do projeto estão uma incrível escada de vidro, uma piscina com borda infinita, vários terraços exteriores e varandas e uma espécie de plataforma no telhado. O paisagismo foi projetado por Campion Hruby Arquitetura Paisagista. A dicotomia entre a elevação frontal das áreas de convivência (com proposta sólida e despretensiosa) e os espaços mais privados, como os dormitórios (mais abertos, com muito vidro e muita exposição), é a essência da casa. As paredes foram, em sua maioria, pintadas de branco ou revestidas de azulejo e os pisos são de madeira e pedra. Vários tipos diferentes de madeira foram utilizados em toda a casa: ipê, portas e pisos de mogno e armários feitos de ébano, jacarandá, nogueira, carvalho branco e carvalho branco manchado de escuro. Para facilitar a circulação, há um elevador e um escritório com uma porta escondida. Serviço Robert M. Gurney, FAIA, Architect www.robertgurneyarchitect.com

LIVING | JANEIRO 2014

73


4 Hotel

Descanso

74

LIVING | JANEIRO 2014

Rodeado por uma praia exclusiva, La Plage Casadelmar é o local ideal para desfrutar a atmosfera litorânea chique da Córsega texto: PATRÍCIA SALVADORI fotos: Serge Detalle/divulgação


requintado

LIVING | JANEIRO 2014

75


Os 15 quartos e suĂ­tes do resort foram decorados de forma clean, mas colorida

76

LIVING | JANEIRO 2014


Abrigo depois de um dia ensolarado ou dedicado ao descanso de fim de tarde, o lounge tem na mobĂ­lia uma mistura inteligente de uma casa na qual se vĂŞ diferentes objetos trazidos de viagens

LIVING | JANEIRO 2014

77


Na península Benedettu, de frente para o Mediterrâneo, na costa sul selvagem da Córsega, há um canto perdido do paraíso. Mas se refinamento pode ser definido, esse é Hotel La Plage Casadelmar. Resort de design concebido em pedra e madeira, ele apresenta linhas elegantes, emparelhadas com perfeição, com mobiliário de décor e cores modernas. O hotel é pequeno e intimista. Situado em uma praia de areia na baía de Porto-Vecchio, cidade portuária famosa pela vida noturna e luxuoso destino de férias, foi totalmente remodelado em 2012. O estabelecimento conta com 15 quartos e todos possuem terraços com vista para o mar ou para os jardins paisagísticos, projetados para criar a atmosfera perfeita e tranquila. O luxo de se localizar em uma praia privada num ambiente preservado é agregado a uma composição que mistura de forma harmoniosa materiais como pedra, madeira e rocha vulcânica, e é complementado por linhas geométricas limpas e decoração eclética. A estrela do material, em todas as áreas da La Plage Casadelmar é a madeira, que combina perfeitamente com o design moderno do hotel, acrescentando um toque muito natural. Tons de ocre, cinza-esverdeado, azul e absinto tempestade criam uma paleta de cores que reflete o ambiente natural.

VIDA NATURAL Design, decoração, materiais: tudo é inspirado pela vida na praia e pelos tesouros naturais da Córsega. Para adicionar uma certa profusão artística para a propriedade, a equipe de design introduziu pelos ambientes peças decorativas coletadas de viagens pelo mundo. O arquiteto Jean-François Bodin, também responsável por trabalhos em lugares tão distintos como Qatar e França, criou a partir da entrada um “tapete de areia” que corre para o terraço e desenha um caminho para a praia através das áreas de recepção. O hall, bar e restaurante são mais escuros, funcionando como abrigo para depois de um dia ensolarado. Isto explica o uso do revestimento de rocha vulcânica em torno desses espaços, que foi misturado com resina, vidro e carvalho com 300 anos de idade, enquanto o esquema de cores lembra a região, com opção pelo verde-oliva para os sofás e turquesa para as almofadas com toques de castanho, areia, branco e creme. Os quartos seguem uma paleta semelhante e estão decorados com plantas exuberantes. O restaurante de grelhaServiço dos à beira-mar tem no conHotel La Plage Casadelmar www.laplagecasadelmar.fr ceito uma cozinha simples.

Você pode ver e ouvir o mar do terraço, na piscina aquecida de 16 metros cercada por espreguiçadeiras e almofadas 78

LIVING | JANEIRO 2014


LIVING | JANEIRO 2014

79


Comportamento

COM FRESCURA Alento para os dias de calor mais intenso, existem algumas dicas que você precisa ter em mente para cuidar de seus aparelhos de arcondicionado texto: PATRÍCIA SALVADORI fotos: MAMA MIA,Dragon Images/ SHUTTERSTOCK/DIVULGAÇÃO

80

LIVING | JANEIRO 2014

Condicionadores de ar são presentes dos deuses durante o verão. O calor vai embora e nos permite desfrutar de um dia mais relaxante. Mas apesar de apreciar a importância do aparelho de ar-condicionado, muitos não cuidam dele da maneira correta. Se não estiverem bem reguladas, as unidades têm de trabalhar mais e, como resultado, a conta fica mais alta e o produto pode ter a vida útil encurtada. Cálculo térmico errado influencia no bolso. O técnico em climatização, Alexandre Reis, explica que, por exemplo, dois graus de diferença na temperatura que você escolher para o resfriamento, pode implicar até 10% de economia no final. E você certamente vai se sentir confortável tanto com seu aparelho marcando 19° como com 17°.

“Residências térreas próximas a ruas mais movimentadas devem ter o filtro limpo uma vez ao mês, com água e sabão”, ensina Reis, lembrando que em ambientes mais altos ou com menos contato com as ruas, a limpeza pode ser feita a cada dois meses. Mas o cuidado com o condicionador de ar não envolve apenas a limpeza e substituição do filtro ou a escolha da capacidade e da posição. O técnico alerta que uma vez ao ano, mesmo se estiver tudo aparentemente bem, deve ser feita uma revisão geral por alguém especializado, que inclui manutenção elétrica e da carga de gás. Em locais mais úmidos, a atenção deve se voltar à poeira, que pode se entranhar e acumular no filtro. Você deve verificar em torno da unidade externa se não há sujeira acumulada.


Há maneiras simples, acessíveis e eficazes para se sentir melhor com as temperaturas subindo. O corpo precisa de frescor e a cabeça de relaxamento

1 2 3

7 8 9

4 5

10 11

Sente-se, feche os olhos e imagine o frio como você gosta. Pesquisas têm demonstrado que o corpo reage a essas visualizações, reduzindo a sua temperatura global.

Diminua a velocidade e evite atividades extenuantes ao ar livre em horários de mais calor, que irão estimular o seu corpo e aumentar a sua temperatura central. Use roupas de algodão leves, folgadas e de cores claras, que refletem a radiação do sol. O calor é preso por fibras sintéticas, mas o algodão absorve a transpiração, e sua evaporação faz com que você se refresque. Coma pequenas quantidades e mais vezes. Quanto maior for a refeição, mais calor seu corpo cria. Se você ainda não experimentou sopas frias, o clima é a desculpa que precisa!

Algumas pessoas são especialmente vulneráveis ao calor, então, um pouco de água fria nos pulsos, por cinco segundos a cada duas horas, ajuda a “resfriar o sangue”. Mergulhar os pés em água fria pode ser reconfortante.

6

Refrescante, relaxante e tônico natural, uma flanela úmida pode ser levada ao congelador e depois colocada sobre o rosto.

Essa dica vai para as mulheres. Considerem reduzir o uso de muita maquiagem. Uma quantidade grande de produtos no rosto pode dificultar a transpiração.

Se você não se sentir bem no calor, atenda aos seus sentimentos e descanse. Se seguir sentindo-se mal, pode ser a pressão baixa, então, procure um médico. Você pode até cair na tentação de uma cerveja ou um vinho branco gelado. Mas o álcool desidrata o corpo. Opte por água ou chá. Além disso, evite bebidas com cafeína, que aumentam o calor metabólico no organismo.

Embora possa ser a última coisa que você pense em provar, e uns digam que não, comidas picantes ativam a circulação e causam sudorese, que esfria o corpo. Tome um banho morno ou um pouco abaixo da temperatura corporal. Apesar de uma ducha fria parecer mais tentadora, seu corpo gera calor mais tarde para compensar a perda dele.

12

Aproveite a noite, quando as temperaturas estão mais amenas, para abrir as janelas e refrescar a casa.

LIVING | JANEIRO 2014

81


Produtos

1

PREVISÃO de

2

ar fresco

A chegada da época mais quente do ano aquece também o mercado dos produtos que ajudam a amenizar o calor refrigerando a casa

4 3

Fotos: Divulgação

82

LIVING | JANEIRO 2014


5

6

7

9

8

11

10

1.Ventilador de teto de folha de palmeira Belleria, na Ventilador de Teto. www.ventiladordeteto.com 2.Ventilador Tripé, com pés de madeira, Arder; Gerbar, na Via Manzoni. www.viamanzoni.wix.com 3.Circulador Brizair Pali, modelo azul, 20 cm, na Americanas. www.americanas.com.br 4.Ventilador de mesa retrô; Minka Air, na Lumens. www.lumens.com 5.Ar-condicionado Split Inverter com Virus Doctor, Samsung. www.samsung. com 6.Climatizador de Ar Bem-estar, Consul. www.consul.com.br 7.Ventilador Torre Wind 200 Prime, Britânia. www.britania.com.br 8. Ventilador Turbo Silencio Maxx&Go, Arno. www.arno.com.br 9.Umidificador Ultra Sônico 2, Britânia. www.britania.com.br 10.Ventilador de mesa, sem pás; Neovent Freeway, na Tok&Stok. www.tokstok.com.br 11.Ar-condicionado Split Hi-Wall Premium, Bosch. www.bosch.com.br LIVING | JANEIRO 2014

83


84

LIVING | JANEIRO 2014


LIVING | JANEIRO 2014

85


Produtos

Porta de correr de alumínio com ruptura térmica, da Schüco International Italia

DANDO

Porta blindada Veil, Coleção Karim Rashid, da Dibi

ABERTURA Funcionalidade, durabilidade, resistência e custo. Escolha o melhor para suas portas e janelas texto: patrícia salvadori fotos: divulgação

86

LIVING | JANEIRO 2014

Portas e janelas são elementos de importância singular em uma casa. No ato da construção, a decisão sobre o tipo de material a ser usado é uma etapa importante, pois os preços variam muito e a aplicação também, e a escolha para aberturas da casa pode gerar dúvida. Alumínio, madeira ou PVC apresentam graus de qualidade variáveis de acordo com o fabricante e se destacam em diferentes aplicações. As empresas também podem combinar materiais para atender a uma variedade de exigências de desempenho e estética. O PVC e o alumínio são mais resistentes à corrosão, à maresia e à abrasão. Eles também conseguem manter sua cor original por mais tempo, mas normalmente necessitam de pintura. A madeira é um dos melhores isolantes térmicos, mas especialmente sob medida, tem custo maior. É por isso que vale a pena se informar sobre o material certo para a qualidade da aplicação, levando em conta as características da região onde a residência se encontra. Afinal, você quer que suas janelas e portas desempenhem um bom papel e durem um bom tempo.


Porta de correr de vidro temperado coleção Scenario, da Ferrero Legno

Janela de alumínio e madeira com veneziana integrada, da F.LLi Pavanello

Porta dobrável com design de Pietro Nieder, da Tre P & Tre Più

LIVING | JANEIRO 2014

87


Janelas de PVC, da Idesa

Porta dobrável One Libro, da Tre P & Tre Più

Parede móvel L’Invisibile, da Portarredo

88

LIVING | JANEIRO 2014

Porta de madeira com detalhes em vidro, da Graebin


LIVING | JANEIRO 2014

89


Engenharia

Casa de O uso do aço no setor da construção residencial tem crescido, tornando a obra mais sustentável e econômica

aço

texto: patrícia salvadori fotos: Yuangeng Zhang, Jorg Hackemann, KarSol , Tupungato/SHUTTERSTOCK e divulgação

Muito utilizado na Europa e nos Estados Unidos para todos os tipos de empreendimentos, a técnica construtiva no sistema steel frame (estrutura de aço) vem ganhando adesão de arquitetos e engenheiros brasileiros nos últimos anos. Diante dos avanços tecnológicos e do crescimento populacional, a construção civil vem se desenvolvendo e se preocupando com a sustentabilidade, e o mercado busca serviços prestados com rapidez e garantia de qualidade. O sistema de construção a seco não necessita de argamassa, diferente da alvenaria tradicional. A parede é uma estrutura rígida composta por perfis de aço, onde as placas cimentícias e de gesso são parafusadas vedando o ambiente interno. O arquiteto Pedro Castiel da Rosa, sócio diretor da CastielRosa Grupo, explica que o steel frame utiliza perfis estruturais de aço galvanizado para a montagem de painéis que podem receber diferentes tipos de fechamento e são dispostos em camadas sucessivas. Por se 90

LIVING | JANEIRO 2014

tratar de um sistema que requer menor tempo de execução, é possível, na maioria das vezes, obter um custo final inferior ao conseguido na construção em alvenaria. Já que os materiais empregados no sistema steel frame são mais nobres, a vantagem em sua escolha é dupla: menor preço e maior qualidade. “A execução de um projeto bem elaborado pode levar a uma economia de até 30% em comparação à alvenaria”, explica ele. Com o light steel frame, que são perfis mais leves, é possível construir uma edificação de até cinco andares. O processo de produção destes perfis é diferente dos outros de grande porte, “pois são sempre perfis de aço galvanizado e são dobrados a frio”, explica o arquiteto. Na parte interna da construção, as paredes são de gesso acartonado, podendo ser aplicado uma placa de OSB na parte interna (antes do gesso), para dar maior resistência da parede, caso haja a necessidade de colocar um armário suspenso ou algo assim.


LIVING | JANEIRO 2014

91


The Gherkin, 30 St Mary Axe, em Londres, Inglaterra Resistência e durabilidade O steel frame há três anos girava em torno de 2% das obras no Brasil. Hoje a participação já é maior, pois o comércio de pequeno e médio porte, principalmente as lojas, tem aderido à alternativa. No setor residencial, no entanto, o crescimento é mais lento. Além do prazo reduzido e dos custos diretos e indiretos serem menores, mão de obra especializada empregada se traduz em segurança na execução, e todos os produtos utilizados são aprovados e certificados. A durabilidade de uma obra em steel frame se assemelha à de alvenaria. O resultado aparente se iguala a qualquer construção, o que varia é a estrutura metálica. Os perfis de aço são fixados à fundação através de chumbadores, constituindo assim a estrutura da construção e, também, os elementos que suportam as lajes e coberturas. Para o fechamento interno, o mais indicado é o painel de gesso acartonado; para o externo, os painéis cimentícios são melhor aplicáveis. O aço oferece menor impacto ambiental, tanto na execução quanto na reciclagem dos materiais, possibilidade de se trabalhar em diversas frentes de serviços simultaneamente, fundações mais simples, melhoria no desempenho acústico e térmico, facilidade e baixo custo na manutenção de instalações de hidráulica, elétrica, ar-condicionado e gás. Esse sistema construtivo propicia facilidade de modulação, e ampliação das possibilidades de uso do espaço, com alternativas de layouts. Os perfis de aço galvanizado não contribuem para a propagação do fogo, 92

LIVING | JANEIRO 2014

O processo construtivo se dá assim: • Fundação (normalmente se usa Radier) • Levantamento da estrutura de aço galvanizado • Fechamento de OSB (fechamento que se usa antes de colocar o acabamento final. Estas placas de OSB fazem parte do sistema estrutural) • Aplicação de membrana anti-umidade (tecido que se aplica entre o OSB e o acabamento) • Acabamento pode ser de placa cimentícia, depois aplica-se uma massa acrílica e a pintura. Também pode ser de Eifs (é um sistema a base de isopor, tem sido uma das melhores opções do mercado). É aplicado um isopor de uma espessura determinada, uma malha e depois uma massa (similar ao reboco, porém com algumas diferenças na composição) e por isso, são sinônimos de segurança. O aço representa resistência à umidade, corrosão, tempestade, cupins e pragas semelhantes. Com um processo de galvanização eficaz, os perfis de aço leve resistem até mesmo nas regiões mais úmidas por décadas e Serviço permitem uma flexibiCastielRosa Grupo lidade maior de design. www.castielrosa.com.br

Museu de Frank Gehry, em Bilbao, Espanha


Edifícios icônicos em aço

Hotel Burj Al Arab, em Dubai, Emirados Árabes

Chrysler Building, em Nova York, Estados Unidos


Arquitetura

Três frisos em gesso demarcam a parede na lateral da escada

Escada balanceada com uma viga central. Degraus com caixas em mármore travertino com cortes em 45º. No último degrau o acabamento segue e contorna o mezanino

Amplo sofá reclinável com revestimento em veludo tom cinza para o máximo conforto dos moradores

5

Mármore travertino paginado em tamanhos especiais reveste o piso e os rodapés

Aconche

94

LIVING | JANEIRO 2014


Os lustres são cilindros em madeira Louro Freijó (a mesma utilizada nas esquadrias) intercalados com vidro acidato e iluminação em LED

A lareira ganhou tampos em mármore travertino, enquanto a parede foi totalmente revestida no mesmo mármore, mas filetado

Cadeira Berger com pintura dourada e revestimento em seda listrada em tons de bege

go luxuoso LIVING | JANEIRO 2014

95


Para o projeto localizado na Região Metropolitana de Porto Alegre (RS), a arquiteta apostou no uso de materiais elegantes, sem deixar de lado o aconchego – necessário para o bem-viver da família texto: kellyn boniatti fotos: Eduardo Liotti/divulgação

De imediato, na sala de estar da residência assinada por Eliane Fanti, a sofisticação é notável – desde a escolha dos acabamentos até os móveis, que transmitem luxo em todos os sentidos. A base neutra do décor contrasta com materiais imponentes, como os lustres que parecem flutuar. Enquanto isso, acima do estar, o mezanino abriga a sala íntima da família. Integrada à área de lazer, a cozinha recebeu portas-janelas em madeira, que permitem o acesso pela varanda e jardim. A cor cereja vibra no mobiliário e é suavizada por uma base em marfim. Junto ao espaço, a

O papel de parede em tom neutro com negativos que formam arabescos espelhados é o destaque nos revestimentos do espaço, que conta também com piso e rodapés em mármore travertino 96

LIVING | JANEIRO 2014

sala de jantar recebeu mesa com tampo em vidro e cadeiras estofadas em seda adamascada com estrutura em laca. Nos ambientes íntimos, ganha destaque a suíte máster com sala de banho totalmente integrada. Portas-janelas unificam o ambiente com a área de lazer e piscina. Desenvolvidos pela arquiteta, os criados-mudos em pintura dourada, a cabeceira em veludo e a colcha em tafetá de seda pura, reforçam Serviço o luxo do projeto e oferecem Eliane Fanti conforto máximo ao casal. www.arquitetaelianefanti.com.br


LIVING | JANEIRO 2014

97


Entrevista

JANINE ARNT

A consultora de Feng Shui abre as portas de sua casa e fala sobre a carreira e a importância que a técnica oriental tem em sua vida texto: kellyn boniatti fotos: Glauco Arnt/ESPECIAL

Formada em Comunicação Social pela Feevale e pós-graduada em Psicologia Transpessoal pela Unipaz/Cesblu, Janine C. Arnt é consultora de Feng Shui e diz que a técnica pode trazer muitos benefícios à vida das pessoas, quando aplicada de maneira correta. Cursos como Terapeuta Reiki, Terapia Floral, Numerologia, Radiestesia, Geobiologia, I Ching, Feng Shui 98

LIVING | JANEIRO 2014

Tibetano, Feng Shui Tradicional e Feng Shui – Arquitetura Antiga e Moderna Chinesa (realizado em viagem de estudos à China pelo Instituto Brasileiro de Feng Shui) fazem parte do currículo da experiente profissional. Dando as boas-vindas a 2014, Janine nos recebeu em sua casa e contou um pouco mais sobre sua carreira e curiosidades da técnica chinesa.


O Feng Shui não é uma religião. É um agente de mudanças, ajuda a renovar a energia interna e externa

REVISTA LIVING: Como o Feng Shui surgiu em sua vida? O interesse por assuntos holísticos sempre a interessaram ou foi se desenvolvendo ao longo do tempo? JANINE ARNT: Na verdade, eu era consultora empresarial e só tinha os domingos para me dedicar aos estudos (que eu adoro!). Então, descobri um curso de iniciação em Reiki que acontecia nos fins de semana. Isso despertou meu interesse no autoconhecimento e, a vontade em fazer o bem para o próximo, me levou ao curso de Terapeuta Reiki. Foi lá que conheci a técnica do Feng Shui e, posteriormente, notei que aqueles que recorriam ao Reiki para melhorar sua “casa interior” também precisavam ajustar o condicionamento energético da casa onde viviam – quando as duas coisas aconteciam juntas, os resultados eram mais significativos. Aos poucos fui buscando mais conhecimento e me especializando no Feng Shui, que é um dos oito pilares da medicina tradicional chinesa. LIVING: Quais os benefícios que o Feng Shui pode trazer à vida das pessoas? JANINE: São muitos! Depende da necessidade e do merecimento de cada pessoa ou família. O objetivo principal da técnica é a harmonia nas oito principais áreas da vida: o Trabalho, o Autoconhecimento, a Família, a Prosperidade, o Reconhecimento, o Relacionamento, a Criatividade na solução dos problemas, os Amigos e, o principal deles, a Saúde dos moradores.

LIVING: Quando alguém a procura para que faça a aplicação da técnica chinesa, normalmente, o que essa pessoa está buscando? JANINE: São inúmeras as vontades. Já tive caso de pessoas querendo passar no vestibular, vender uma casa, melhorar o relacionamento, a saúde, liberar a aposentadoria, ter uma oportunidade profissional, encontrar um parceiro, viajar e, inclusive, viver em harmonia com a sogra. Cada pessoa tem um anseio e bloqueios emocionais que, muitas vezes, estão projetados na casa. Por isso, quando fazem o entendimento destas questões e aceitam mudar esse condicionamento, a vida também muda! LIVING: Como é feita a avaliação dos moradores e do imóvel para que se faça a harmonização do local? JANINE: A partir de uma entrevista de diagnóstico verifico o que está acontecendo com a casa e a família e vejo quais são seus objetivos. Com o nome completo e a data de nascimento faço o estudo das personalidades e a compatibilidade dos moradores. Com o endereço completo,

verifico, através da radiestesia, a condição energética do imóvel e os locais críticos para atuar. Depois, aplico o Baguá sobre a planta baixa do terreno, casa ou apartamento. Do cruzamento de todas estas informações eu desenvolvo um laudo com as orientações dos procedimentos que devem ser adotados e uma nova visita é agendada para a devolutiva aos moradores. LIVING: O que é o Baguá e como utilizá-lo na avaliação? JANINE: O Baguá é uma espécie de bússola utilizada pelos consultores de Feng Shui sobre o terreno e planta baixa das residências. Ele facilita a identificação das áreas da casa e sua influência sobre os moradores, permitindo indicações mais precisas sobre como e onde atuar para obter melhores resultados em sua aplicação. LIVING: Na construção de uma casa, como o Feng Shui pode ser utilizado? JANINE: O Feng Shui, traduzido por Vento e Água, pode ser utilizado na escolha do terreno, da casa ou do apartamento, na finalização da planta baixa ou do projeto LIVING | JANEIRO 2014

99


De acordo com Janine, a técnica chinesa pode trazer muitos benefícios à vida das pessoas

de reforma e até na escolha dos materiais de acabamento. Mesmo quando não há construção ou reforma, ele pode ser utilizado a partir da análise dos ambientes, onde poderá sugerir a troca de alguns móveis e objetos de lugar, a fim de facilitar a circulação do Chi Vital (vento) nos ambientes. LIVING: É possível que alguém sem experiência faça a aplicação da técnica? JANINE: Tradicionalmente, a técnica do Feng Shui deve ser passada oralmente. As dicas que um consultor consegue passar em artigos de revistas ou outras publicações servem apenas como base teórica para a movimentação da energia da casa, mas seus efeitos podem ser efêmeros, pois não existe um estudo aprofundado da situação. A contratação de um profissional reduz o risco de interpretações errôneas e aumenta a probabilidade de alcançar bons resultados. Para quem deseja aprender e aplicar em sua própria casa, eu recomendo um curso intensivo, onde um consultor poderá orientar de perto a aplicação na planta da residência. Para quem quer atuar na área, aconselho fazer uma capacitação como consultor de Feng Shui com um profissional que possa enriquecer o conteúdo 100

LIVING | JANEIRO 2014

com suas vivências pessoais. Acredito que não devemos interferir na energia e na casa de outras pessoas sem que tenhamos conhecimento suficiente. LIVING: Na sua vida, em um âmbito geral, você segue à risca as orientações da técnica? JANINE: Sim, a vida é cíclica e todos os anos temos novos objetivos, por isso atualizo anualmente os estudos e a aplicação da técnica em minha casa. Como diria Gandhi, “Se você quer mudar o mundo, antes de tudo, comece por você esta mudança para o bem”. LIVING: A sua casa é organizada de acordo com a doutrina? Você pode nos dar exemplos disso? JANINE: Em 2013, Ano da Serpente, fizemos nove anos em nossa casa atual e precisávamos fechar esse ciclo para que outro iniciasse. Então, lixamos e pintamos toda a casa por fora e, literalmente, “trocamos de pele” feito a serpente, renovando a energia para o próximo ciclo. Em 2014, Ano do Cavalo e Ano 7 pela numerologia, será a vez da área da Espiritualidade e Autoconhecimento ser repaginada (página 98).

LIVING: Como você enxerga a importância do Feng Shui na vida das pessoas? JANINE: O Feng Shui tem origem no Tibet, onde praticam o Budismo, mas não é uma religião, é um agente de mudanças, ajuda a renovar a energia das edificações, proporcionando uma nova forma de ver, viver, pensar e agir. LIVING: Para finalizar, você pode dar uma dica para a casa dos leitores? JANINE: Aproveitem as férias e a energia do sol de verão para fazer a manutenção geral da casa (limpeza de calhas, caixas d’água, filtro do ar-condicionado, paredes, tapetes, cobertores...), troquem os lençóis velhos por novos e tenham vasos com plantas naturais na casa para renovar a energia! LIVING: Gostaria de deixar uma mensagem para nossos leitores? JANINE: Claro! Dos 10 fundamentos de Gandhi para mudar o mundo, quero ainda ressaltar dois: “O homem se torna grande e promissor tanto quanto trabalha para e com seus semelhantes” e “Felicidade é quando aquilo que você pensa, diz e faz estão em harmonia”.


LIVING | JANEIRO 2014

101


Arquitetura

Sensação de bem-viver Com dimensões privilegiadas, a casa no interior paulista é perfeita para o convívio entre amigos e família. Na área externa, o verde da natureza se junta à exuberante piscina – é um espaço para contemplar as belezas naturais texto: kellyn boniatti fotos: Marcelo Scandaroli/divulgação

Localizado em um amplo terreno – são 2.442 m² – na cidade de Monte Mor, no interior de São Paulo, o projeto desta residência de 800 m² garante a privacidade dos moradores mesmo estando situado em um condomínio. Disposta em dois volumes, a arquitetura assinada por Gui Mattos favorece a vista para a paisagem local e também oferece mais privacidade à família nos momentos íntimos. O desejo dos clientes, um casal com duas filhas pequenas que buscava uma casa para os fins de semana, era ter um espaço amplo, onde pudesse receber os amigos e a família – por isso a necessidade de seis dormitórios. Além disso, na área externa, eles sonhavam com jardim e piscina para que pudessem desfrutar dos encantos do local. 102

LIVING | JANEIRO 2014


LIVING | JANEIRO 2014

103


SOLUÇÕES E MATERIAIS De acordo com o arquiteto, para alcançar uma construção leve, ele optou por separá-la em dois blocos, onde um dos volumes abrange os quartos e mostra-se mais reservado. Já o segundo, é destinado ao uso social e apresenta espaços abertos e pé-direito diferenciado. A ligação entre os dois blocos é feita por uma estrutura metálica. Na arquitetura, o profissional explorou diversos materiais, como pedras e madeira de demolição, enquanto o décor interno recebeu couro, tecidos quentes e madeira – um conjunto que evidencia o aconchego. Uma das soluções para privilegiar a iluminação natural foi utilizar portas do tipo “abrir e tombar”, pois, de acordo com Gui Mattos, elas melhoram o aproveitamento da luz natural ao mesmo tempo que favorecem a integração entre os ambientes – quando “tombadas”, ocupam pouco espaço e oferecem ventilação indireta ao ambiente. A novidade, trazida pela MADO Janelas & Portas, é utilizada junto às portas com quatro folhas de correr, projetadas para aproveitar o vão de 13,5 x 2.6 m.

104

LIVING | JANEIRO 2014

Mesmo nos ambientes internos, o apelo ao natural é evidente. O estilo foi conquistado com o uso de madeira

Serviço Arquitetura Gui Mattos www.guimattos.com.br Camila e Mariana Lellis Arquitetura e Interiores www.camilaemarianalellis.com.br Mado Janelas & Portas www.mado.com.br


LIVING | JANEIRO 2014

105


Arquitetura

106

LIVING | JANEIRO 2014


Em sintonia COM A PAZ Na residência mineira, todos os detalhes reforçam a busca pela qualidade de vida. Totalmente cercada por uma natureza inebriante, a construção é o reflexo do bem-estar texto: kellyn boniatti fotos: Jomar Bragança/divulgação

6


Favorito da redação

108

LIVING | JANEIRO 2014


Ao fundo da sala de estar, o cantinho zen faz uso de muitos elementos naturais, como pedras e madeira, além das plantas. O conjunto reforça o bem-viver dos moradores

Localizada próximo a Belo Horizonte (MG), na cidade de Nova Lima, a residência Bosque da Ribeira é a tradução do bem-viver. Em um terreno de mil m², a construção de 650 m² busca a total interação com o seu entorno e chega, inclusive, a se camuflar entre a vegetação que a cerca. Com projeto assinado pelo renomado escritório Anastasia Arquitetos, a casa apresenta formas geométricas que partem em direção aos fundos, de maneira a proporcionar maior privacidade aos moradores. Na parte frontal, o paisagismo e a vegetação nativa atuam tão marcantes quanto a arquitetura – juntos, os elementos convivem em uma harmonia incrível, reforçando o prazer em viver em contato com a natureza. Para o bem-estar da família, a área de lazer, piscina e varanda, estão voltadas à paisagem, assim como a área social coberta. Cercados pela natureza, os ambientes da residência inspiram qualidade de vida e reforçam o conceito proposto pelos arquitetos. A fim de proteger da insolação norte, coincidente com a vista, os profissionais optaram

por criar uma varanda com dois níveis de cobertura, dessa forma, a sala se mantém iluminada sem incidência solar direta, além da iluminação zenital protegida por um pergolado de madeira no jardim interno, junto à sala. A cinco metros do nível da rua, no primeiro pavimento, foram distribuídos todos os espaços sociais e também os de serviço. Os ambientes íntimos, projetados especialmente para o convívio da família, como dormitórios e estar íntimo, ficam dispostos no segundo andar. Ao nível da rua fica o subsolo da construção e nele estão a sauna e a sala de descanso – os espaços ficam “enterrados” no declive frontal e protegidos por um brise de madeira que proporciona privacidade. Materiais brutos e naturais, como o concreto aparente, a pedra natural e a madeira mostram a preocupação em manter a morada o mais próximo possível da natureza vizinha, gerando uma sensação de conforto, bem-estar e máximo aconchego, tanto aos observadores, quanto à família. LIVING | JANEIRO 2014

109


Os brises de madeira, ao mesmo tempo que delimitam espaços e proporcionam privacidade, permitem a iluminação natural dos ambientes internos 110

LIVING | JANEIRO 2014

Serviço Anastasia Arquitetos www.anastasiaarquitetos.com.br


Comportamento

HAJA paciência! A reforma da casa pode deixar todo mundo com tolerância zero (ou não) texto: PATRÍCIA SALVADORI foto: StockLite/SHUTTERSTOCK

Muito estresse é colocado à prova na reforma da casa (especialmente quando se está morando em meio às obras). O momento exige muito dos envolvidos, entre proprietários, vizinhos, família e fornecedores. Atrasos, custos extras, danos e sujeira são as queixas principais. Planejamento e paciência são as palavras de ordem para evitar problemas durante o processo. Investir em mão de obra especializada, pôr no papel o orçamento previsto e definir prazo pode ser um bom começo. É importante verificar o estoque nas lojas do material a ser usado e proteger os móveis da quebradeira. Lembrar que algumas reformas requerem autorização da prefeitura também podem ser útil. Todo planejamento gera um pouco de tensão, porque, apesar de se buscar a melhor forma para realizar o que se quer, sempre fica a dúvida do “elemento surpresa”, ou seja, coisas que fogem ao nosso controle. “Quando fazemos uma reforma, independente do tamanho, precisamos ter em mente o ganho a longo prazo e também que aquela é uma situação passageira”, aconselha a psicóloga, consultora e palestrante Gisele Meter. “Perguntar-se o quanto vale a pena se estressar por aquilo é uma boa

Roma não foi construída em um dia, já diz o velho ditado

saída”, lembra. É importante saber que toda reforma também é um tipo de mudança e toda mudança traz consigo o afloramento de emoções. A psicóloga explica que compreender isto é um grande passo para tomar uma decisão sensata acerca de como se deve agir, caso contrário, corre-se o risco de ter de se fazer “reformas emocionais” ainda mais tensas. Para Gisele, a chave para o bom convívio com todas as pessoas envolvidas é procurar ouvir, entender e conversar bastante, gerando o que se chama de empatia, que é o ato de se colocar no lugar do outro. Procurar entender, o que não significa concordar sempre.

SEGURANDO AS PONTAS

1

Faça um orçamento de todos os materiais e serviços! Uma planilha que contemple tudo pode deixar claro o que é, ou não, supérfluo;

2

Faça um planejamento da obra, um cronograma com início e fim das atividades, assim você ficará alerta para não deixar a obra sem material, ou esquecer de agendar alguma medição importante;

3

Analise qual o ponto crítico da obra, ou seja, a atividade que requer medição fina para só então ser produzida. Exemplo: Marcenaria, em uma reforma de interiores. O andamento da obra deve ser guiado à finalização de todas as atividades, para que a medição da marcenaria possa ser realizada;

4

Contrate um profissional habilitado. A simples presença dele na obra gera comprometimento dos fornecedores e evita erros desnecessários;

5

Evite mudanças bruscas do projeto inicial. Isso faz a sua obra prolongar e ficar mais cara!

Thaysa Mesquista – Arquiteta

LIVING | JANEIRO 2014

111


Design

Gallina Visentini

Capacidade de colocar tendências estéticas, detalhes de produção industrial e viabilidade de custos em simetria diferencia a dupla. Mais do que forma, seus objetos têm conteúdo

texto: pATRÍCIA sALVADORI fotos: DIVULGAÇÃO

Mesa de Centro Tree

Banco Circle

Banco Stripe


Aparador 2D Poltrona Amiga

Mesa Lateral Point

Poltrona Carretel

Cristiano Gallina e Everton Visentini usam conceitos de flexibilidade com o toque estético ousado nas criações. Apaixonados por computação gráfica, tecnologia e desenho, apreciam arte, música e arquitetura. Gostos e paixões que além de alimentarem suas vidas, vão transparecer nos trabalhos. Os premiados designers são especialistas em criar produtos contemporâ-

neos, sustentáveis e definitivos. Cada projeto é tratado de forma única, apaixonada e detalhista. Para eles, o design deve ser apreciado, valorizado, vivido e revivido em combinação harmônica entre a leveza do desenho e a matemática da execução, entre a necessidade do belo e a realidade do uso, entre o cérebro por trás da ideia e a alma de cada móvel.

Serviço Gallina Visentini www.gallinavisentini.com

LIVING | JANEIRO 2014

113


Arquitetura

114

LIVING | JANEIRO 2014


Ar Provençal

O romantismo de uma decoração inspirada no típico estilo francês impera na casa de praia. Além do endereço privilegiado, as reformas estruturais ajudam a garantir o título de “casa dos sonhos” texto: kellyn boniatti fotos: Kitty Paranaguá/divulgação

LIVING | JANEIRO 2014

115


Você está passeando por charmosas ruas francesas quando cruza com uma linda casa. Ops, de repente você percebe que não está na França e sim no Brasil, em um dos pontos mais antigos de Búzios (RJ). Foi nesse cantinho especial que o casal Bettina e Pierre d’Archemont encontrou o lugar perfeito para aproveitar os dias de descanso. Na delicada Praia dos Ossos, os dois se encantaram com uma antiga casa de pescadores que havia sido reformada pelo arquiteto Lédio Marques para os moradores anteriores. Para transferir um pouco da personalidade do casal e dar novos ares à residência, a arquiteta Carla Muniz e a decoradora Luciana Kreimer comandaram algumas mudanças. Foram oito meses de reforma para transformar a casa de 600 m². Além de quatro suítes na construção principal, há ainda outras duas na casa de hóspedes, que foi projetada no antigo espaço dos caseiros. Para a integração ser máxima, diversas paredes foram derrubadas – o que conferiu um estilo mais provençal ao lar do casal, exatamente como desejavam. A vontade 116

LIVING | JANEIRO 2014

em ter uma casa com essa referência deve-se ao fato de Pierre ser francês, de uma cidade chamada Cassis, no sul do país. E foi de lá que ele trouxe diversos móveis que ajudam a compor o décor da casa de praia. A família tem um antiquário, e alguns objetos são originários de lá, como a cruz de mosaico colocada em uma parede externa. CLIMA ROMÂNTICO Enquanto o lado de fora encanta com um suave jogo de cores (observado no branco das paredes e no azul das aberturas), o lado interno impressiona com a personalidade da decoração. O piso da casa recebeu lajotas de terracota originais do século 18 e a pátina que reveste alguns móveis reforça o clima romântico. No primeiro andar ficam localizadas as salas de TV e de jogos, já o living, a sala de jantar e a cozinha, foram alocados no nível superior. Há ainda um terceiro pavimento, onde estão dispostos todos os dormitórios. A vista panorâmica para o mar brinda o dia a dia do casal.

Relembrando a terra natal do proprietário, as profissionais abusaram dos elementos com pintura pátina e os tons de branco e azul prevalecem


Detalhes mimosos complementam a decoração, que tem no azul sua cor de destaque. Alguns objetos trazidos de Cassis, na França, são memórias da infância

LIVING | JANEIRO 2014

117


118

LIVING | JANEIRO 2014


Cada ambiente tem um detalhe especial e o charme é evidente em todos eles. Como se estivesse localizada em uma antiga cidadezinha francesa, a casa de praia é um verdadeiro recanto de paz

Serviço Arquiteta Carla Muniz Decoradora Luciana Kreimer Tel.:(21) 9871-8194

LIVING | JANEIRO 2014

119


Informe Especial

Ficha técnica Solanas Condomínio Fechado de Casas à Beira Mar Projeto Arquitetônico: Ronaldo Rezende Arquitetura Construção: Carvalho Construtora Incorporação: Giz Empreendimento Imobiliário Ltda. Realização: Chwartzmann Construções e Incorporações Ltda. Localização: Beira mar e junto ao centro de Atlântida Especificações: 35 casas de 212 metros quadrados privativos, 3 suítes, 2 vagas, lavabo, lareira, churrasqueira, camareira pay per use, tv a cabo, piscinas, reserva de água, espaço gourmet, portaria e segurança 24 horas.

120

LIVING | JANEIRO 2014


Solanas, em Atlântida Refúgio de paz e diversão. Assim pode ser definido o condomínio fechado de casas Solanas, localizado à beira mar e junto ao centro da praia de Atlântida, no litoral gaúcho. “A cada trabalho novo que recebemos, procuramos desenvolver formas que se integrem à paisagem urbana local, porém criando desenhos inéditos, atuais e inovadores. O Solanas é a tradução deste princípio”, explica o realizador do projeto arquitetônico do local, Ronaldo Rezende. “O condomínio foi criado para famílias que curtem a praia e o movimento intenso e alegre daquele local nos dias de verão”. As casas têm área privativa de 220 m² e a área total do empreendimento de alto padrão é de aproximadamente 6 mil m². As casas foram planejadas para comportar três suítes e duas vagas de garagem. Rezende explica que o projeto teve início em 2008, quando foi proposto à prefeitura de Xangri-lá, uma volumetria de no máximo 6 m de altura, a fim de não prejudicar a vista das edificações situadas aos fundos do condomínio. Esta proposta acabou virando projeto de lei, tramitou na Câmara de Vereadores e foi incorporada ao Plano Diretor local. “E isso fomos nós, juntamente com o incorporador, que fizemos a proposta ao município, pois havia inclusive, uma proposta de outra incorporadora, propondo oito pavimentos para o terreno”, conta o arquiteto, “o que seria a meu ver, uma agressão à perspectiva urbana naquele ponto”.

CONDOMÍNIO HORIZONTAL

Localizado junto à orla, o condomínio tem desenho horizontal e telhado plano para não prejudicar a vista dos prédios posteriores, visando criar uma perspectiva mais profunda a quem frequenta a praia nas cercanias do Bali Hai. “É uma questão de escala da edificação naquele ponto em sintonia com a escala humana”, diz Rezende. Isto tudo sem perder o espírito de uma moradia de praia, com varandas, efeitos de iluminação interna através de uma claraboia no centro da sala de estar e pátio privativo para os momentos de descanso com a família e amigos. A obra foi realizada em 14 meses e as 35 unidades do empreendimento foram construídas pensando na melhor redução de consumo de energia e ruídos externos, além de possuírem paredes externas duplas, isolamento termoacústico na cobertura e esquadrias com vidro laminado. Um dos desafios, segundo Ronaldo Rezende, além de pequenos detalhes que são comuns a obras de caráter tão artesanal, foi pensar adequadamente o portão, para resistir aos fortes ventos do Litoral Gaúcho. “Ficamos contentes pelo resultado obtido e pelos elogios que temos recebido de amigos e moradores do condomínio. Isso sim nos recompensa quando realizamos um projeto, pois é feito para as pessoas que habitam ou circulam pelo entorno da edificação e não para nós mesmos”.


Arquitetura

Atitude na

essência Simpáticos, belos e cheios de talento. Não é por menos que Caio Castro e Rodrigo Andrade conquistaram o país. E o jeito ousado da dupla também marca presença no décor de sua casa texto: kellyn boniatti fotos: Marcelo Magnani/divulgação

Quem está atento às telinhas sabe que os atores Caio Castro e Rodrigo Andrade são os queridinhos da vez. Talento, carisma e um jeito despojado de ser definem o perfil da dupla, que recentemente contou com a ajuda do arquiteto Fabrício Forg para imprimir todas essas peculiaridades à decoração de sua nova casa. Entre a definição do projeto, a reforma e a escolha de todos os materiais e objetos de decoração, foram quatro meses e, ao final de todo o processo, depara-se com uma casa que respira atitude, seja pelo estilo de vida dos seus moradores, seja pela decoração inusitada, que mescla peças clássicas a elementos contemporâneos. “A proposta decorativa deveria ser sofisticada, condizente com o sucesso dos atores, sem ser pretensiosa na escolha da mobília”, conta o arquiteto. O estilo urbano, notável em Caio e Rodrigo, está presente em todos os detalhes da casa localizada na Barra da Tijuca (RJ). No amplo living, que engloba três ambientes – home theater, bar, e sala de jantar e jogos –, o décor valoriza a ideia do grafite, deixando o local bastante contemporâneo. O home theater é o cantinho mais tecnológico do lar, nele imperam móveis e aparelhos de última geração, como o sofá em couro com sistema de som integrado, da Italsofa, e o conjunto de áudio e imagem da Philips. 122

LIVING | JANEIRO 2014

7

Além disso, a persiana modelo romana, da Hunter Douglas, controla a luminosidade natural. Delimitando os ambientes, na parede com trabalho wallart de Giuliano Martinuzzo, o aparador cinza recebe bebidas e copos em uma estilosa bandeja de shape. Neste espaço foram colocados também os violões de Rodrigo e uma cadeira em laca branca customizada por Martinuzzo especialmente para os atores. Na composição do living, a sala de jantar e jogos esbanja criatividade. O destaque do ambiente é a mesa de sinuca da BlackBall, desenhada exclusivamente para os clientes. Com tampo reversível, ela também atua como mesa de jantar nos momentos mais formais. Ao fundo, a atrevida fotografia de Marcelo Magnani contrapõe com o painel da parede lateral com a imagem de um Cadilac. Ao observar a área externa, o clima praiano é evidente. O mobiliário desenvolvido em madeira nobre serve de base para a decoração que segue em tons de azul, branco e vermelho, ao melhor estilo navy. A pegada rústica da churrasqueira é suavizada com a marcenaria Evviva Bertolini Santos em amadeirado escurecido. Há ainda uma generosa mesa de refeições, bancos em madeira e cadeiras em fibra sintética.


A mesa de sinuca BlackBall tem tampo reversível e atua como mesa de jantar nos momentos mais formais

Apoiando os copos, a bandeja de shape é bastante inusitada. A descontração toma conta quando o boné de um dos atores é utilizado como suporte para a orquídea

O espaço gourmet tem churrasqueira e décor despojado

Para o relax, o canto de estar na área externa recebeu poltronas e sofá, da Butzke, e almofadas Quaker Têxtil em tecido rústico LIVING | JANEIRO 2014

123


Na parede lateral, o painel com a imagem de um Cadilac, da Orlean, imprime um tom ousado para o dĂŠcor do ambiente

124

LIVING | JANEIRO 2014


Quando aberta, a mesa BlackBall transforma-se em uma incrível mesa de sinuca, perfeita para a diversão entre amigos. A estampa Jack Daniel’s reforça a pegada de atitude

Favorito da redação

LIVING | JANEIRO 2014

125


NA INTIMIDADE Com a rotina agitada, ter um cantinho escondido, onde pudessem relaxar e recarregar as energias era primordial para os artistas. Por isso, Fabrício Forg pensou cuidadosamente no projeto de decoração dos dormitórios, que serviriam de refúgio aos donos. Para Caio Castro, a escolha foi por um décor radical e urbano, con-

dizente com seu estilo de ser, que é observado desde as texturas da roupa de cama até o painel artístico de caveira em uma das paredes. Já no dormitório de Rodrigo Andrade, tons suaves como o azul e o branco predominam. Na cabeceira da cama, um painel em madeira rústica branca reveste a parede e dá espaço a um criado-mudo com detalhes em laca azul.

A roupa de cama intercala tecidos com diferentes texturas e cores, passando pelo rústico azul até chegar à sofisticada estampa Missoni das almofadas

Serviço Fabrício Forg www.forganes.wix.com/fabricio-forg

126

LIVING | JANEIRO 2014


LIVING | JANEIRO 2014

127


Comportamento

Refúgio Protegido A construção de um ambiente seguro para residentes, colaboradores e convidados é um grande atrativo do condomínio fechado texto: patrícia salvadori foto: 1000 Words/Shutterstock

Cada vez mais em expansão, o conceito de morar em condomínios fechados fornece aos proprietários uma boa medida de privacidade e segurança. Esses espaços também tendem a ser bem conservados e atraentes. Optar por residir assim também resume uma preferência pessoal na interação social e estilo de vida. Mas uma vez que nenhuma comunidade é exatamente igual e tem desafios e preocupações distintas, as soluções de segurança precisam ser exclusivas também. O CSO da Assessoria de Segurança e Informações, Adriano Fleck, trabalha no desenvolvimento de soluções de segurança personalizadas para comunidades residenciais que visam estar seguras e protegidas. “Todo trabalho consiste primeiro em ter um planejamento estratégico, que vise a segurança e o conforto dos usuários e o bem-estar de todos os condôminos”, explica ele. “Cada item é avaliado e estudado em conjunto, para o bem comum e no final, entramos com a parte técnica viável e possível. 128

LIVING | JANEIRO 2014

DESTAQUE NA SEGURANÇA O Loteamento Fechado Reserva da Serra, de Canela, está se tornando referência no quesito segurança. Quinze famílias residem nos mais de 60 hectares do local privilegiado de natureza exuberante, sem contar o número de veranistas que também passam pelo primeiro loteamento da região com estação de tratamento de efluentes. Para o Reserva, está em fase de conclusão um projeto para melhorar a segurança e a comunicação – todo cercado e com 24 horas de sistema de vídeo-monitoramento por 29 câmeras distribuídas na área interna e no perímetro do condomínio. “Será o primeiro loteamento da Serra a possuir cabeamento de fibra ótica, que vai propiciar aos proprietários telefonia, interfonia e internet de alta velocidade”, explica o administrador do loteamento, Sergio Pezzi. O cercamento vai ser composto por três barreiras – tela externa, cerca eletrônica e tela interna, agregadas com sensores de presença com feixe de infravermelho. “E a fibra ótica, possibilita inúmeras oportunidades de melhorias na transmissão de dados, voz e imagem”, garante Fleck. O Loteamento serrano já possui uma guarita central instalada no pórtico de entrada, que permite maior controle de acesso, padronização dos seguranças, rádio de comunicação e balcão de identificação de visitantes.


Para fazer a sua casa segura de forma econômica a maior parte da melhor proteção residencial simplesmente envolve o pensamento inteligente e bons hábitos

1

4

Não abra a porta para desconhecidos ou outros estranhos. Mesmo quando o seu técnico de serviço chegar, peça para ver a identificação que leva o nome da empresa. Olhe pela janela. Será que o veículo em que ele chegou tem um logotipo da empresa? Saiba quem tem acesso à sua casa. Pergunte sobre as credenciais de qualquer pessoa de vendas que solicitar a entrada na sua casa.

As pessoas em condomínios ficam geralmente seguras por pensar que não precisam trancar as portas. Tranque sua casa mesmo se você sair apenas por um curto período de tempo. Verifique se as travas nas portas e janelas são seguras. Se você perder suas chaves, mude as fechaduras imediatamente. A eficácia dos portões e cercas depende da natureza da propriedade e os controles de gestão existentes.

2

5

3

6

Se você tem um alarme que frequentemente dispara, ele pode estar desregulado. Mas a sensibilidade do infravermelho a um vento mais forte, por exemplo, pode criar o ‘alarme falso’. Não hesite em chamar seu técnico e descobrir o que há. Muitas pessoas ignoram esse cuidado. Um dos crimes mais fáceis de prevenir – o roubo – é também um dos mais comuns. A maioria dos roubos é crime de oportunidade – uma porta destrancada, uma janela aberta. Um assaltante profissional olha para os lugares onde ele pode desligar o sistema de segurança. Embora seja difícil de proteger sua casa de ladrões profissionais, quase todos os roubos a residências são feitos por amadores. Esses ladrões são mais facilmente frustrados ao se empregar algumas dessas precauções de segurança simples. Converse com seus vizinhos sobre quaisquer pessoas suspeitas ou carros estranhos que você notar à espreita.

Sempre pesquise, escolha com cuidado sua localização para morar. Os departamentos de polícia da cidade são as principais fontes de estatísticas sobre a criminalidade. E se o seu bairro ainda não tem um programa de vigilância, considere com seus vizinhos a organização de um. Procure saber que lugares ficam mais escuros à noite, e se são facilmente visíveis para os vizinhos ou da rua. Abra clareiras. Assaltantes podem se esconder por trás de arbustos ou até subir por pequenas árvores para uma janela de primeiro andar. Um trajeto iluminado detecta movimento e trabalha em conjunto para que bandidos não tenham onde se esconder. Se um ladrão não pode ter certeza de quando você está indo ou vindo, ele é menos propenso a atacar a sua casa. Nunca deixe uma escada do lado de fora, que pode ser usada para acessar o telhado ou uma janela do segundo andar. LIVING | JANEIRO 2014

129


Arquitetura Em destaque, o grande sofá de 4 m, com o aparador atrás, que foi feito sob medida para o living com uma madeira muito antiga. O cliente a guardava há muitos anos para a execução de algo especial e concentra alguns objetos decorativos novos e antigos com lembrança afetiva familiar

Mar de

estilo

Natural e atemporal, casa busca atmosfera aconchegante e integração com a natureza, depois de grande reforma realizada texto: PATRÍCIA SALVADORI fotos: Rô Reitz/divulgação

Localizada num condomínio de muito verde na Lagoa da Conceição, em Florianópolis (SC), a casa, assinada por Juliana Pippi, preserva a arquitetura original dos anos 1970 e foi repaginada com sofisticação. A área social é considerada o grande destaque de todo projeto. A sala recebeu uma TV de LED interligada à sala íntima, que serve para ambientar jantares e festas que o cliente costuma oferecer – ele vive na casa há 25 anos e lá permaneceu durante a reforma. Como já havia o madeiramento, a arquiteta trabalhou com trilhos eletrificados e as luminárias da casa foram substituídas por lâmpadas Super LED. A profissional desenhou de forma muito limpa dois aparadores para as costas do belo sofá. O corredor íntimo deu espaço a uma galeria de arte que acomoda telas antigas e incorpora novas. A parede que dividia o quarto do closet saiu e no lugar foi projetado um escritório com os livros do cliente e também um espaço pra ele planejar suas viagens, ler e preservar sua memória através de álbuns de fotos, diplomas escolares e livros antigos. A suíte máster tem nova configuração. Um quarto que não estava sendo usado deu lugar a um amplo closet, que foi incorporado à suíte principal, ligado por um hall criado no fim do corredor da casa. 130

LIVING | JANEIRO 2014

A casa é dividida em sala, cozinha, lavanderia, varanda, escritório, banheiro social, dormitório e banheiro do casal, sauna, fitness. Mais três suítes de hóspedes serão feitas na segunda etapa da reforma, em conjunto com a área externa e o paisagismo, em 2014


Favorito da redação

Belos objetos deixam à vista o que merece ser admirado pela sua história. Os materiais são o ponto forte do projeto. Desde almofadas recortadas com couro natural até os linhos, algodões, muitas texturas dialogando e cores naturais

LIVING | JANEIRO 2014

131


O cliente procurou a arquiteta e solicitou uma reforma total, mas que preservasse as características da casa – pedras, madeira e o piso de pedra São Tomé. Ele queria trocar todos os móveis fixos e soltos, e também modernizar os banheiros. Este ficou rústico e clean, com pia de madeira e tons neutros. O tapete traz charme marcante para o ambiente

Serviço Juliana Pippi www.julianapippi.com

132

LIVING | JANEIRO 2014


Adoro!

A união dos criativos Andrea Colombo e Linda Assandri gerou uma poltrona de abordagem única chamada Glamour Beetle. Esse objeto de luxo tem peças originais do automóvel Volkswagen MY1968, luzes de LED e a cadeira estofada estilo barroco com cristais Swarovski. A peça de mobiliário totalmente anticonvencional também vem com acabamentos sólidos em folha de prata ou folha de ouro (disponível em ouro ou prata real). A extremidade dianteira possui rolagem estilo francês, que se estende a partir de onde a grade normalmente seria colocada, enquanto os faróis e chassi são suficientemente visíveis para distinguir a marca e o modelo do carro. A ZAC Glamour projeta e cria mobiliário exclusivo e icônico, com base no modelo do veículo escolhido pelo cliente. [ www.zacglamour.it ]

Foto: Marco Valenti/Divulgação

Um fusca na sala

LIVING | JANEIRO 2014

133


134

LIVING | JANEIRO 2014


LIVING | JANEIRO 2014

135


Living Visita

JAIME CARPIO Projetos com estilo marcante fazem do arquiteto gaúcho um dos mais solicitados nacional e internacionalmente. Em sua casa, ele busca inspiração para seguir criando texto: kellyn boniatti fotos: Glauco Arnt/ESPECIAL

Os belos traços projetados pelo arquiteto Jaime Carpio não deixam dúvidas: ele nasceu para arquitetar. Com estilo bem definido, onde o moderno e o contemporâneo são evidentes, o profissional faz de suas construções verdadeiras obras de arte. Sempre com linhas envolventes, seus projetos têm no vidro o elemento de destaque, cuja transparência reforça a busca pela sofisticação extrema. Formado em Arquitetura e Urbanismo pela Ulbra, no ano de 1984, Jaime diz que esse estilo, marcado por linhas suaves e modernas, esteve definido desde o início de sua carreira. Ao receber a Living em sua casa, na cidade de Novo Hamburgo (RS), o bom gosto evidente em seus projetos também se faz presente ali, e a observação é imediata. Na residência de 350 m², detalhes imponentes, como os vãos, o pé-direito duplo e os arcos chamam a atenção. Os espaços amplos foram pensados por Jaime a fim de favore136

LIVING | JANEIRO 2014

cer o convívio e estimular seu bem-estar e conforto enquanto, nas horas de descanso, faz o que mais gosta – curtir a casa! Para o relax ser total, um cantinho especial foi desenvolvido e se transformou no ambiente preferido pelo arquiteto. O bar, com móveis Dell Anno, é onde Jaime costuma relaxar e se preparar para novos trabalhos – a mente se renova e inspirações surgem nos momentos de lazer. A partir do processo de criação, até a execução e entrega, o arquiteto diz que é sempre emocionante ter uma obra finalizada. “É, de fato, a realização de um sonho para o cliente e trabalhar para que isso aconteça é extremamente gratificante”, reforça. Por mexer com sentimentos tão pessoais, sendo fundamental o entrosamento entre arquiteto e cliente, o profissional diz que a relação que se cria, desde o momento da primeira conversa, é de muita cumplicidade, se transformando em amizade no decorrer do tempo.


LIVING | JANEIRO 2014

137


138

LIVING | JANEIRO 2014


A arquitetura atua na realização de sonhos

O bar, projetado com móveis Dell Anno, é onde o arquiteto relaxa e busca inspirações para novos trabalhos

CARREIRA CONSOLIDADA Para o futuro, o profissional planeja seguir arquitetando e, consequentemente, realizando sonhos – papel fundamental da arquitetura, segundo ele. Com carreira consolidada não apenas no Rio Grande do Sul, Jaime tem lugar garantido nas belas construções da praia de Jurerê Internacional, em Florianópolis (SC), onde casas luxuosas, com traços inesquecíveis conquistam o olhar dos turistas que passam por lá. Trabalhos fora do país, como em Punta del Este, no Uruguai, também estão no portfólio do arquiteto e provam a importância de seus projetos. Serviço Jaime Carpio www.jaimecarpioarquiteto.com


Decoração

! e u q i n e u q i P Aproveite a beleza dos dias de verão e se jogue em momentos divertidos! Seja em um belo jardim ou mesmo dentro de casa, opções não faltam para alegrar o novo ano

texto: Kellyn boniatti fotos: Viktoria Gavrilina, Africa Studio/SHUTTERSTOCK e Divulgação

140

LIVING | JANEIRO 2014

Janeiro começa e é inevitável – junto com ele chega uma gostosa sensação de querer viver. Viver e aproveitar todas as belezas que o mundo oferece. Para isso, nada mais gostoso que preparar a toalha, se jogar na grama, curtir a sombra e se deliciar em um divertido piquenique com os amigos, não é? Conversamos com a arquiteta Paula Sizinando, que trouxe dicas espertas para este momento. De acordo com ela, o mais legal do piquenique é poder desfrutá-lo em sua essência – ou seja, no chão! E para isso, a dica é a inevitável toalha xadrez. Basta estendê-la no chão e distribuir sobre ela todos os alimentos e alguns elementos decorativos. “A toalha não precisa necessariamente ser xadrez. Com certeza ela é a opção mais característica, mas também podemos usar modelos lisos, com listras ou em cores vibrantes”, orienta. Outro item indispensável é a simbólica cesta de palha ou fibra – o ideal é enchê-la com frutas da estação. Se quiser garantir um toque mais estiloso, a dica de Paula é apostar nos caixotes de feira, que podem ser forrados com tecidos para que então recebam os alimentos – é uma ideia bastante atual e pode conferir um clima despojado para o encontro.


1

Favorito da redação

2

5 4

3

DEtalhes surpreendentes Flores são fundamentais em qualquer decoração, principalmente durante o verão, que pede cores alegres e vibrantes. Para adaptá-las ao evento, Paula aconselha utilizar garrafas de vidro vazias no lugar dos tradicionais vasinhos. E, se os convidados forem maiores de 18 anos, a arquiteta aconselha também um bom vinho ou espumante. “E que tal usarmos baldinhos galvanizados em vez dos tradicionais? Eles podem ser encontrados em lojas de construção civil e garantem a originalidade do décor”, revela. Como todos os detalhes são importantíssimos, outra dica bacana é apostar nos gelos decorados – para isso, basta colocar uma pequena flor dentro de cada cubo da forminha antes de levá-la ao congelador. Simples e o resultado fica lindo! Copos e jarras coloridas – descartáveis, caso preferir – finalizam com muito charme a decoração e são a certeza de um piquenique inesquecível! “O legal é que todas as dicas podem ser usadas para montar uma mesa de piquenique dentro de casa também, afinal, o importante é estar cercado de pessoas especiais, independente do local escolhido”, finaliza.

6

8

7

LIVING | JANEIRO 2014

141


11

10 9

13

12

14

16 15

17

142

LIVING | JANEIRO 2014

1.Mala de piquenique em vime e com rodas (acompanha 4 facas, 4 garfos, 4 colheres, 4 pratos de sobremesa, 4 taças de acrílico, 1 saleiro e pimenteiro e 1 abridor), da Regatta Casa. www.regattacasa.com.br 2.Porta garrafas com abridor, da Westwing. www.westing.com.br 3.Canudos de papel Rosa Pink, da Doce Lulu. www.docelulu.com.br 4.Cestos de vime com tecido floral (2 peças), da Depósito Santa Mariah. www.depositosantamariah.com.br 5.Dispenser de vidro, da Pottery Barn. www.potterybarn.com 6.Copo Long Drink Teresa, da Collector. www.collector55.com.br 7.Manta Tricot Chevron 130cm x 175cm, na Theodora Home. www.theodorahome.com.br 8.Cesto Deepo Bambu 40cm, na Etna. www.etna.com.br 9.Garrafeira Lume & Set, design de Violaine d’Harcourt, na Les Cadets. www.lescadets.fr 10.Garrafa Ornamental Laranja 1lt, na Ibacana. www.ibacana.com.br 11.Jarra Bico de Jaca 350ml, na IBacana. www.ibacana.com.br 12.Copo Long Drink Lely, na Collector. www.collector55.com.br 13.Taça Bico de Jaca Ambar, na Bololô. www.bololo. com.br 14.Conjunto de facas para queijos Kenya, na Spicy. www.spicy.com. br 15.Queijeira Coruja, da coleção Glam da Tramontina, na Diseño. www. casadiseno.com.br 16.Jogo de talheres poá Dot, na Maria Presenteira. www. mariapresenteira.com.br 17.Prato de dois andares Petit Fleur, na Maria Presenteira. www.mariapresenteira.com.br


LIVING | JANEIRO 2014

143


Gastronomia

Comidinha light Adicione um toque de sabor e muita leveza aos dias quentes de verão. Temos duas receitinhas frescas para acompanhar sua fome. O chef Marcos Cardozo, da Casa Cardozo Antirrestaurante, é que nos passa as sugestões, que podem servir de lanche ou de entrada texto: PATRÍCIA SALVADORI fotos: divulgação

144

LIVING | JANEIRO 2014


Salada de Manga e Tomates com Manjericão 4 porções Ingredientes • 1 manga grande • 4 tomates bem maduros • 1 cebola roxa • 6 colheres de sopa de vinagre de vinho tinto • 6 colheres de sopa de azeite de oliva • 1 colher de chá de mostarda com mel • 6 ramos de manjericão fresco • Pimenta-do-reino • Sal negro (opcional) Modo de PREPARO Corte a cebola roxa em fatias bem finas. Em uma tigela funda, regue as cebolas com quatro colheres de sopa de vinagre e uma boa pitada de sal. Deixe as cebolas amolecerem por, pelo menos, 10 minutos. Enquanto isso, descasque a manga, corte-a em cubos e reserve. Parta os tomates ao meio, retire as sementes, corte em cubos e misture com a manga. Distribua, em cada prato, os tomates e a manga. Disponha, nos pratos, as cebolas (sem o vinagre) e, por cima, o manjericão fresco. Em uma tijela pequena, misture duas colheres de sopa de vinagre, o azeite e a mostarda com mel. Mexa bem, regue a salada com o molho e salpique um pouco de sal negro e pimenta.

Bruschetta Caprese 4 porções Ingredientes • 4 fatias de pão italiano • 1 dente de alho descascado • 100g mozzarella de búfala • 4 colheres de sopa de azeite de oliva • 12 tomates-cereja • 12 azeitonas pretas sem caroço • 12 folhas de manjericão fresco • 1 colher de chá de orégano seco • Sal Modo de fazer Em uma tigela, misture o tomate-cereja (cortado em quatro), as azeitonas pretas (cortadas ao meio), a mozzarella (em pequenos pedaços), orégano e uma pitada de sal. Grelhar o pão, até tostar. Depois, esfregar o dente de alho em toda a volta da casca e regar o pão com metade do azeite de oliva. Divida a mistura entre os quatro pães grelhados, cubra com folhas de manjericão e regue com a outra metade do azeite de oliva.

A Casa Cardozo Antirrestaurante não é um restaurante convencional, o endereço é um segredo bem guardado, mas a gente sabe que fica na rua Miguel Tostes, Porto Alegre (RS), na própria casa do chef. Os contatos podem ser feitos por telefone ou internet (51) 8574-4572 | www.casacardozo.blogspot.com.br

LIVING | JANEIRO 2014

145


Decoração

Todos

VERÃO! Aqui estão algumas ideias práticas e divertidas para acompanhar a sua jornada rumo ao dolce far niente texto: PATRÍCIA SALVADORI foto: Teri Virbickis/Shutterstock e divulgação

Existe alguma coisa melhor do que desfrutar da temporada de verão? Os dias mais longos e ensolarados simplesmente não podem passar batidos. Demorou pra ir embora aquele frio. Mas, uma vez que os raios quentes do sol batem, é o momento perfeito para matar a saudade da praia, o relax da piscina e o prazer do parque. A fim de realmente sentir a pausa da rotina, temos que fazer alguns ajustes para o nosso pensamento, a nossa agenda diária e os nossos hábitos. Aqui estão algumas ideias práticas e divertidas para acompanhar a sua jornada rumo ao descanso, que vai ser em grande estilo com quaisquer dessas sensações de verão. 146

LIVING | JANEIRO 2014


2

1 Favorito da redação

3

5

4

6

7

8

LIVING | JANEIRO 2014

147


10

9

11

13

12

14

15

148

LIVING | JANEIRO 2014

1.Ducha Exterior Pasaia, by Mermelada Estudio, da Fermob. www.fermob.com 2.Sofá Balanço Swing, na Casual Móveis. www.casualmoveis.com.br 3.Boia Pretzel, na Urban Outfitters. www.urbanoutfitters.com 4.Guarda-sol Flowerpowersol, na Fatboy. www. fatboy.com 5.Boia Donut GG, na Imaginarium. www.imaginarium.com.br 6.Cadeira Reclinável Plein Air, da Fermob. www.fermob. com 7.Copos de vidro com 6 peças; Urban, na Design Mania. www.designmaniaa.com.br 8.Cooler de metal Batman; Urban, O Segredo do Vitório. www.osegredodovitorio.com.br 9.Máquina de Picolés Zoku, na Pepper. www. pepper.com.br 10.Mesa Aquática, na Urban Outfitters. www.urbanoutfitters.com 11.Jogo de toalhas com 2 peças Giacomo T59, Missoni Home. www.missonihome.com.br 12.Churrasqueira Portátil Chapa Quente, na Imaginarium. www.imaginarium.com.br 13.Chopeira Beertender, da Krups. www.krups.com. br 14.Sorveteira Arno Gelato, da Arno. www. arno.com.br 15.Chaise Long Anelídeos, na Obravip. www.obravip.com


LIVING | JANEIRO 2014

149


Turismo

UM negócio DE viagem Lar com mais de 5 mil anos de cultura e história, a distante, exótica e multifacetada China é um destino fascinante que cresce em ritmo acelerado. Xangai está no topo das visitas, com Beijing em segundo lugar texto: patrícia salvadori fotos: 06Photo, Songquan Deng/shutterstock

BEIJING O que você deve fazer ou ver em Beijing (Pequim), em grande parte depende do seu tempo, orçamento, interesse pessoal e tolerância às multidões. Capital da China, é sempre a primeira escolha dos viajantes que estão dispostos a conhecer o centro político e cultural do país. Como anfitriã dos Jogos Olímpicos de 2008, esta cidade oriental antiga apresentou seu melhor fascínio para o mundo. Beijing é para todas as estações. Lá existem muitos pontos turísticos e locais históricos. Alguns são tranquilos, outros são um pouco longe do centro da cidade. Se você só tem alguns dias de folga, pode destacar a sua viagem visitando as “10 melhores atrações”, como Yonghe Gong, Factory 798, Tian’an Men, Hall of Prayer for Good Harvests, Taihe Dian, Tai Miao, Baiyun Guan, Gudai Jianzhu Bowuguan, Bei Hai Gongyuan e o Yuan Ming Yuan. 150

LIVING | JANEIRO 2014

Centro político, histórico e cultural da China, a bela capital administrativa do país, Beijing, é repleta de bicicletas


ONDE SE HOSPEDAR?

THE OPPOSITE HOUSE Seu estilo contemporâneo, projetado pelo aclamado arquiteto japonês Kengo Kuma, faz do hotel uma experiência relaxante e única. Com sutis toques de decoração tradicional chinesa, os espaços são projetados para proporcionar uma sensação de conforto. O hotel ainda tem a sua própria discoteca, Punk, e fica no cosmopolita bairro de Sanlitun, tornando The Opposite House uma excelente configuração para notívagos. Serviços The Opposite House www.theoppositehouse.com

LIVING | JANEIRO 2014

151


Turismo

XANGAI Glamour e trânsito agitado na kitsch e cosmopolita capital econômica da China, a charmosa Xangai

152

LIVING | JANEIRO 2014

Xangai é uma metrópole internacional vigorosa e energética, que recebe pessoas de todo o mundo para desfrutar a sua atmosfera especial. Maior cidade da China, além de sua modernização, o tom multicultural lhe confere um encanto único. Também é um destino popular para os visitantes sentirem a pulsação do desenvolvimento do país. A cidade é cheia de arranha-céus novos e construções antigas, que juntos desenham a nova linha do horizonte do local. A vida cotidiana se desenrola com desconcertante variedade em Xangai. Uma mulher idosa de pijama poderá cortar legumes na varanda de sua casa, enquanto corre atrasada em frente dali uma bela e jovem executiva vestida de grife. As principais atrações em Xangai são a região de Bund, Oriental Pearl Tower, bairro French Concession, Museu de Xangai, a área de Xintiandi, Rio Huangpu, Yuyuan Garden, Barreira de Xanghai e Xangai Jade Buddha Temple.


ONDE SE HOSPEDAR?

The Puli Hotel & Spa Hotel de design contemporâneo, The Puli Hotel & Spa traz o conceito de resort urbano para a agitada Xangai. Localizado no coração dos negócios, compras, passeios e entretenimento, ele tem o luxo e o artesanal no cerne de sua filosofia de serviço. Como parte da experiência Puli, o Anantara Spa cria um espaço harmonioso para os hóspedes do hotel recuarem dos rigores da vida urbana, um verdadeiro oásis urbano, onde o design e a arquitetura se misturam para uma rica experiência sensorial. Serviços The Puli Hotel & Spa www.thepuli.com

LIVING | JANEIRO 2014

153


Turismo

CURVAS

Luxo

DE

O conceito de design do Sheraton Huzhou Hot Spring Resort incorpora o simbolismo tradicional chinês em um ambiente moderno texto: patrícia salvadori fotos: Sheraton Huzhou/divulgação

154

LIVING | JANEIRO 2014

Os chineses do MAD Architects não economizaram na criatividade nesse empreendimento. Localizado na zona sul da China, às margens do famoso lago Taihu, ponto de partida da rota da seda, o Sheraton Huzhou Hot Spring Resort tem uma estrutura que consiste em duas torres curvas, a Torre de Cristal e a Torre Jade. O anel luminoso, de 27 andares e 321 quartos, tem atraído a atenção da comunidade internacional interessada em design. A forma do edifício fornece sombra para todas as varandas e promove a ventilação natural. Vidros permitem luz natural em cada quarto, eliminando assim a necessidade de iluminação artificial adicional durante o dia. Isso economiza energia e cria uma atmosfera agradável também. “Ao longo da história da China, as pessoas sempre perseguiram uma relação harmoniosa com a natureza e isso se tornou uma parte importante da cultura e tradição”, disse o arquiteto líder do empreendimento, Ma Yansong. “Meu objetivo era projetar um hotel contemporâneo, que se integra perfeitamente com o ambiente circundante evocando uma bela ponte no lago”. A forma circular na cultura chinesa é referente a unidade, integridade e infinito.


Os 27 andares do hotel, todo ilumidado com LED, dão a impressão que emergem do lago

Cristais Swarovski, jade branca afegã e olho de tigre brasileiro são pedras que adornam o lobby do Sheraton Huzhou Serviço MAD Architects www.i-mad.com Sheraton Huzhou www.starwoodhotels.com

LIVING | JANEIRO 2014

155


Vida & Saúde

Levou bronze!

Moderação é a chave para conseguir a cor perfeita do verão texto: PATRÍCIA SALVADORI foto: Andrei Zarubaika/SHUTTERSTOCK

O sol é o maior fornecedor de energia e calor e a temporada do bronzeado foi oficialmente aberta. Existem maneiras de pegar aquela cor com relativa segurança e minimizar os riscos de exposição ao sol, porque se você não se cuidar, pode apostar que vai ter de olhar o mar da janela. E depois, sem as precauções necessárias ao bronzeamento, suas chances de ter a companhia indesejada de manchas, ou problemas ainda mais graves, vão aumentar. Não significa não poder curtir, mas apenas convém moderar.

Cores com filtro Protetor solar é necessidade absoluta, porque tem um fator que é o número de vezes que você está sendo protegido. Ficar sem proteção, além de acelerar o processo de envelhecimento cutâneo, pode causar o câncer de pele. Use sempre filtro solar com FPS mínimo 30 e aplique cerca de 20 minutos antes de sair, e volte a aplicar se você for para a água. Evite os horários de pico do sol. A melhor atitude quando se trata de bronzeamento é pensar gradual. Você não vai obter um bronzeado perfeito em um dia, mas sim depois de vários dias de exposição. Não vale exagerar. Para o tom dourado não desaparecer antes de você afivelar as malas, aplique hidratante duas vezes por dia. Isso prolonga quantidade de tempo que o seu bronzeado vai durar.

Autobronzeadores Os autobronzeadores são uma saída saudável para quem quer ficar com a pele bronzeada, sem causar os danos nocivos da exposição solar. A Dra. Renata Roxo, da Dermagrupo, explica que o autobronzeador não tem contra indicação, já que tem a função apenas de pigmentar a pele

156

LIVING | JANEIRO 2014

Autobronzeador Autohelios La Roche-Posay: tem efeito hidratante, deixa um bronzeado rápido e natural.

Autobronzeador Dove: fácil aplicação e secagem rápida. Traz uma cor natural e uma característica dele é o bronzeado gradativo.


Bronzeado seguro e bonito Embora o uso de equipamentos para bronzeamento artificial esteja proibido, há quem ainda o faça. Mas a dermatologista Ana Barbara Scheibe alerta que esse uso não é permitido pela Anvisa e também não é recomendado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. As camas emitem uma quantidade altíssima de radiação ultravioleta do tipo A, responsável pelo envelhecimento da pele e também pelo aparecimento de câncer. Autobronzeadores não oferecem nenhum risco, são eficazes e seguros, uma vez que eles apenas fazem uma reação química com a camada córnea de células mortas da pele. A pigmentação ocorre devido à reação e não por aumento da produção de melanina, que é o que acontece quando há a exposição solar. Já ouviu falar em alergia ao sol? Ana Barbara explica que são as fotodermatoses, lesões cutâneas desencadeadas pela exposição solar. Elas podem ser genéticas hereditárias, causada por fotossensibilidade a substâncias químicas exógenas aplicadas na pele, por algumas medicações ingeridas ou, muitas vezes, sem causa determinada. Exposição solar moderada pode ajudar a reduzir estados depressivos. A dermatologista Ana Paula Caramori explica que estudos já demonstraram que em países que têm tempo nublado, frio e chuvoso durante grande parte do ano, o número de indivíduos sofrendo com depressão é maior. Além disso,

um grande benefício da exposição solar é estimular a síntese de vitamina D pelo organismo – substância que nos ajuda a aproveitar o cálcio da comida. Até dez anos atrás, a vitamina D estava associada, sobretudo, à manutenção de um esqueleto forte e à prevenção da osteoporose. As descobertas mais recentes, no entanto, indicam que praticamente todos os tecidos e órgãos se beneficiam dela. Recomendase que, no verão brasileiro, a duração dos banhos de sol, sem protetor solar, para a obtenção de vitamina D varie de 5 a 30 minutos, conforme o tipo de pele, a latitude e o horário. O rosto não deve ser exposto sem proteção. Basta pôr os braços e as pernas ao sol, três vezes por semana. Pessoas com histórico de câncer de pele na família ou que já tenham sido vítimas da doença não devem se expor sem protetor solar. Segundo Ana Paula, o melhor sol para a síntese de vitamina D, é do período entre meio-dia e 2 horas da tarde, mas o sol seguro para a pele é o de antes das 10 horas e depois das 16 horas. Portanto, é indicado discutir com o médico dermatologista qual o horário mais indicado para cada caso.

Autobronzeador Avène Loção: muito rico em água termal, tem propriedades refrescantes, é perfeitamente tolerado por peles mais sensíveis. Sua textura leve e não gordurosa permite uma aplicação fácil, rápida, sem manchas e tem efeito hidratante. Indicado para todos os tipos de pele.

Os alimentos que contém caroteno ajudam a acelerar o bronzeado. São eles: cenoura, abóbora, mamão, beterraba, folhas verde-escuras

Autobronzeador Flash Bronzer da Lancôme: enriquecido com ativos hidratantes e vitamina E. Funde-se à pele permitindo um bronzeado uniforme e natural. Sua aplicação é extremamente fácil, e a marca assegura que não mancha. A pele fica hidratada, com um tom sublimado.

LIVING | JANEIRO 2014

157


8

o t n a u Q e t n e u q s i a m r o h l e m Moda

158

LIVING | JANEIRO 2014


LIVING | JANEIRO 2014

159


Favorito da redação

160

LIVING | JANEIRO 2014


Para elas, boho chic, estampas étnicas e preto e branco. Para eles, muito acabamento estonado. As apostas do alto verão Damyller vão seduzir você texto: PATRÍCIA SALVADORI

A Damyller trouxe ao verão um ar de sofisticação e elegância com peças essenciais. Inspirada no boho chic, nas estampas étnicas e no animal print, a marca apostou em linhas retas e shapes geométricos. Tons vibrantes como laranja, pink, verde e mostarda se fundem com tonalidades mais claras. O preto e branco também têm espaço na estação. E a estampa floral aparece de forma moderna com imagens digitais pixeladas. Para o jeans, detalhes em patches ganham espaço. O colorido do denim pode ser visto em peças degradês e ombré, e o efeito destroyed aparece. Na modelagem, as apostas são os modelos boot cut, skinny, cigarrete e cintura alta. O short jeans surge mais justo e Ficha Técnica: sequinho, na modelagem hot pants com aspecto desgastado ou com laterais arredondadas. Para os Fotografia: Jacques Dequeker homens, a peça-chave da estação continua sendo Modelos: Michelle Alves e Rafael Lazzini a t-shirt de malha com acabamento estonado e reBeauty: Robert Estevão ferências esportivas. As batas vêm em tecidos leStyling: Daniel Ueda ves. E no jeans, a Damyller aposta na modelagem Locação: Búzios - RJ skinny e super skinny. Cores também dominam Damyller o universo masculino – tons de azul, pink e verwww.damyller.com.br melho aparecem em calças e bermudas.

LIVING | JANEIRO 2014

161


162

LIVING | JANEIRO 2014


164

LIVING | JANEIRO 2014


LIVING | JANEIRO 2014

165


Nossos Pets

Com os dias quentes e mais longos, levar o pet para um passeio especial é indispensável. Mas, mesmo em uma atividade que parece inofensiva, é importante muita atenção. E esse cuidado também deve estar presente dentro de casa. Os tutores que gostam de plantas e possuem vasos e jardins precisam estar atentos aos movimentos do pet, pois diversas espécies – algumas muito comuns em casas e apartamentos – podem gerar intoxicações nos animais. “Como eles são curiosos e não dispensam brincadeiras, às vezes acabam ingerindo o que não devem. Em alguns casos, os sintomas são confundidos com doenças infecciosas, mas é muito comum as plantas estarem por trás desses quadros de mal-estar”, alerta a médica veterinária Karina Mussolino, da Pet Center Marginal. A dica vale para todos os donos de cães e gatos, afinal de contas, quem não tem uma Samambaia, um Copo-de-leite, uma Tulipa ou um jardim com Onze-horas enfeitando a casa? Lindas, coloridas e cheias de vida, plantas comuns como essas são capazes de causar incômodos graves à saúde do bichinho. Os filhotes são mais suscetíveis aos riscos que elas oferecem, pois são mais “arteiros” e curiosos. De acordo com a especialista, os animais comem plantas tanto para matar a sede ou fome quanto por uma simples brincadeira, por isso é necessário manter todas as espécies longe dos peludinhos. E na hora de pegar a coleira e sair para um passeio, a atenção deve ser ainda maior, pois a rua está cheia de espécies desconhecidas que podem ser vilãs em um simples momento de distração. OS SINTOMAS Falta de apetite, sonolência, dor abdominal, vômitos, coceiras e manchas na pele, salivação em excesso, agitação, dificuldade para respirar, inchaço nos olhos e na boca, alterações nos batimentos cardíacos e até convulsões e hemorragias estão entre os principais indícios da intoxicação por plantas. “O tutor deve ficar sempre atento aos sintomas, pois a intoxicação, dependendo da quantidade de planta ingerida e do tamanho do paciente, pode até matar”, ressalta. Ao suspeitar que o pet ingeriu algo que não devia, o ideal é procurar auxílio do veterinário o mais rápido possível – Karina orienta que induzir o vômito, dar leite ou água não são atitudes indicadas.

166

LIVING | JANEIRO 2014

Fique de olho! Atividades comuns do dia a dia escondem riscos à saúde do seu pet. A intoxicação por plantas pode ser muito grave, por isso, a prevenção é muito importante! texto: kellyn boniatti foto: Ivonne Wierink/shutterstock

SE LIGA! Entre as plantas problemáticas para cães e gatos, estão: Aloe Vera (Babosa), Alamanda (Roxa), Azaleia, Bico-de-papagaio, Chapéu-de-napoleão, Cambará, Comigo-ninguém-pode, Copode-leite, Coroa-de-cristo, Dedo-do-diabo, Ervade-rato, Espirradeira, Flor-das-almas, Mamona, Olho-de-cabra, Onze-horas, Pinhão-roxo, Saiabranca, Samambaia, Sangue-de-boi, Tulipa, Unha-de-gato e Vernônia.


LIVING | JANEIRO 2014

167


Produtos Pets Coleira Roberto Cavalli. www.robertocavalli.com Boné para cão, Gucci. www.gucci.com

QUE VIAGEM!

Preparar os acessórios para o passeio pode ser mais divertido do que você pensa! Inspirações não faltam e os produtos que selecionamos prometem deixar seu pet superestiloso

Óculos de sol Dogless - K9, Optix. www.doggles.com

Assento Transpet, Tubline Pet. www.tubline.com.br

Coleira para passeio, Louis Vuitton. www.louisvuitton.com 168

LIVING | JANEIRO 2014

Camiseta polo, Ralph Lauren. www.ralphlauren.com Fotos: Divulgação


LIVING | JANEIRO 2014

169


Eventos

Design Miami

Os mais influentes colecionadores, galeristas, curadores, críticos e designers deram a tônica da diversidade de produção da área Fotos: James Harris/Divulgação

‘Fragmentation’ Audi

Hostler Burrows A nona edição do Design Miami/2013, que ocorreu entre 4 e 9 de dezembro, mostrou a 32 mil visitantes, em seis dias de evento, tendências emergentes dos mais influentes colecionadores, galeristas, designers, curadores e críticos de todo o mundo na celebração da cultura de design e comercialização. A feira tornou-se o local de excelência para a coleta, apresentando e discutindo criação e design. O Design Miami é mais do que um mercado para o projeto, no qual as galerias do mundo se reúnem para apresentar exposições com qualidade de móveis contemporâneos, iluminação e objetos de arte. Colaborações interes-

santes entre designers e instituições de design, painéis e palestras com expoentes do mundo do design, arquitetura, arte e moda, e comissões exclusivas de grandes estilistas e arquitetos do mundo emergente foram estabelecidas. Continuamente se expandindo e enriquecendo a sua programação, Design Miami procurou não só satisfazer a procura de uma feira de design, mas também ampliar a informação do estilo moderno e contemporâneo, abastecer o mercado colecionável, e proporcionar um destino para colecionadores e entusiastas. www.designmiami.com

Exposição dedicada à construção

Show mobiliário em Colônia, na Alemanha, traz tendências mundiais de mercado

Novidades para revestimentos em Las Vegas

World of Concrete 2014, que ocorre em Las Vegas (EUA) de 21 a 24 de janeiro, é a maior exposição do mundo de produtos e tecnologia para sistemas construtivos à base de concreto. Comemorando 40 anos, a WOC é único evento internacional anual dedicado à indústria da construção de alvenaria, que apresenta os principais fornecedores do setor comercial. Ferramentas inovadoras, máquinas, equipamentos de construção, cursos de formação e treinamento de segurança, tecnologias e oportunidades de networking ilimitadas são as propostas para novas maneiras de crescer e sustentar o negócio. www.worldofconcrete.com

Viver e decorar: A Feira Internacional de Mobiliário IMM Cologne 2014 é uma das plataformas de negócios mais importantes do mundo para toda a indústria de mobiliário. De 13 a 19 de janeiro, Colônia vai ser o local de encontro para os fornecedores e tomadores de decisão de todos os principais mercados mundiais. O primeiro show mobiliário do ano apresenta tendências que irão alavancar os negócios para o restante do ano e moldar o setor de móveis e design de salas de estar, dormitórios, móveis de cozinha, entre outros. As principais empresas italianas, alemãs, suecas, finlandesas e dinamarquesas estarão apresentando seus produtos. Em 284 mil m², cerca de mil empresas internacionais marcam presença numa feira com mais de 30 anos de história, organizada pela Associação Industrial do Mobiliário da Alemanha. A feira marca a edição do Living Interiors 2014, salão internacional de decoração, que irá ocupar 2 pavilhões, totalizando 30 mil m² de tendências e negócios para a decoração de interiores. www.imm-cologne.com

Las Vegas (EUA), sedia a Surfaces, feira dirigida aos principais responsáveis por tomar decisões e com a missão de proporcionar relações comerciais na indústria de pisos, incluindo revendedores, construtores, instaladores, arquitetos e designers. Nesta mostra de produtos, de 28 até 30 janeiro, serão debatidos o uso da tecnologia de ponta e exibidas as novidades de todos os estilos de revestimentos: tapetes, cerâmicas, madeira, laminados, mármore, resinas, pedra, acessórios, pisos especiais, etc. Em Surfaces também haverá conferências sobre o desenvolvimento da indústria e as próximas tendências. www.surfaces.com

170

LIVING | JANEIRO 2014


LIVING | JANEIRO 2014

171


Eventos

Domotex 2014 Expositores de mais de 60 países apresentam seus produtos, coleções e evoluções de design Em Hannover, de 11 a 14 de janeiro, a Domotex 2014, mais importante feira de Revestimentos para Pavimentos, abre as portas para as tendências inovadoras. Cerca de 1,4 mil expositores de 60 países irão apresentar uma vez mais os seus produtos e as suas novas coleções. Têxteis e revestimentos para habitações ou outros locais, carpetes, forrações elásticas, fibras, fios, tecidos, laminados, pedras naturais, parquet, tapetes, forrações têxteis, pisos de madeira e lãs, assim como técnicas de instalação, de tratamento e de aplicação. Termômetro de informação para o setor internacional, a Domotex abrange todos os grupos de produtos num único lugar. Líder do setor e ponto de encontro dos profissionais, a feira reúne todos os mercados internacionais com 40 mil visitantes profissionais oriundos de mais de 80 países. Para os visitantes será a plataforma ideal para estabelecer contatos e concretizar novos negócios. www.domotex.de

World Design Capital Inovação, espaços e o design thinking serão debatidos na Cidade do Cabo em 2014 A Cidade do Cabo será, em 2014, a capital mundial do design. Sede na World Design Capital 2014, importante evento que tem a execução do Conselho Internacional das Organizações de Design Industrial, vem com o tema “Live Design, Transform Life”. A capital da África do Sul está em crescimento e vibrante, onde o design tem sido há décadas um fator significativo em seu desejo de construir uma cidade aberta. O World Design Capital é constituído por diversas atividades, exibições, intervenções, iniciativas e eventos paralelos durante todo o ano, com palestras e instruções de como o design poderá transformar diferentes vidas em todas as partes da cidade. O evento ocorre a cada dois anos e Turim (Itália), Seul (Coreia do Sul) e Helsinque (Finlândia) já foram sedes. Em 2016, Taipei receberá os debates. www.wdccapetown2014.com www.worlddesigncapital.com 172

LIVING | JANEIRO 2014

Mobiliário e lifestyle na Interiors Interiors é a maior exposição de interiores da Grã Bretanha, uma oportunidade única para varejistas, designers de interiores, arquitetos e demais profissionais para comparar um grande leque de produtos. O evento, que ocorre de 19 até 22 janeiro, na cidade de Birmingham, apresenta móveis, iluminação, pisos e acessórios de todos os tipos de estilos e épocas. Reúne profissionais do setor, as últimas tendências e os principais fabricantes e fornecedores. www.interiorsuk.com

Mostra Stanley Kubrick no Museu da Imagem e do Som Quem está em São Paulo até o dia 12 de janeiro pode conferir a mostra Stanley Kubrick no Museu da Imagem e do Som. A exposição reúne a singularidade das obras e influências do diretor na trajetória do cinema a partir de documentos originais, com materiais em áudio e vídeo e diversos objetos de cena, documentos e fotos utilizados em seus longas-metragens. Stanley Kubrick é dividida em 16 ambientes apresentados em uma expografia inovadora concebida e adaptada pela direção do MIS, que proporciona uma experiência multisensorial inédita. Mais do que trazer uma cronologia do artista, a exposição apresenta a peculiaridade de sua obra e suas influências em seções dedicadas aos clássicos. www.mis-sp.org.br

Exposição ‘Zero’ no Iberê Camargo De terça a domingo dá para conferir na Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre (RS), a mostra Zero, compilação de obras originais e reconstituições de uma das mais importantes vanguardas do pós-guerra europeu. Iniciado em Dusseldorf na década de 50, o movimento utilizou em suas obras vibração, luz e sombra, monocromia, movimento mecânico e deslocamentos rítmicos. Com curadoria da historiadora de arte Heike van den Valentyn, a exposição é uma realização da Fundação com o Museu Oscar Niemeyer, de Curitiba (PR), e a Pinacoteca do Estado de São Paulo e conta com a parceria do Goethe-Institut e o apoio do Ministério NRW e Pro Helvetia. www.iberecamargo.org.br


News

Pedro Lourenço cria para Dell Anno Estilista é o novo parceiro da marca e vai desenvolver acabamento exclusivo O estilista brasileiro consagrado internacionalmente Pedro Lourenço assina parceria com a Dell Anno, fazendo moda e décor se complementarem. Ele irá desenvolver um acabamento exclusivo para a marca, um novo padrão que antecipa as referências da coleção outono-inverno 2014 que apresenta na Semana de Moda de Paris, em março. “Gosto da integração das áreas criativas e sempre tive vontade de criar algo para decoração. Estou desenvolvendo uma madeira mais gráfica e menos orgânica que terá um efeito high tech aplicado nos móveis”, conta Lourenço. O projeto deve repetir o sucesso da Linha Duo Chamalote, de Reinaldo Lourenço, e do Ashanti, da Animale, ambas grifes que já assinaram padrões para marca. “A aceitação tem sido muito interessante e conseguimos atingir o objetivo da Dell Anno de oferecer algo exclusivo e diferenciado, e nos posicionarmos como uma empresa de iniciativa inédita no segmento de móveis planejados”, destaca Edson Busin, diretor de marketing, pesquisa e desenvolvimento da Dell Anno. O acabamento deve chegar às lojas no final do primeiro semestre. Além do novo padrão, Pedro Lourenço participa da campanha 2014 da marca ao lado da top Izabel Goulart. Pela primeira vez, modelo e estilista foram fotografados juntos, reforçando o conceito de um lifestyle contemporâneo em que a moda e arquitetura se complementam. O ensaio foi realizado em São Paulo, em um apartamento especialmente montado em estúdio com os principais lançamentos da Dell Anno. Izabel e Pedro foram clicados por Bob Wolfenson, num clima descontraído e mais intimista, explorando uma atmosfera mais noturna, com efeitos de luz trabalhados pontualmente. Pedro Lourenço cria o styling da campanha, que vai ar em março de 2014. www.dellanno.com.br

Foto: João Sal/Divulgação

Vivar inaugura Outlet em Porto Alegre Produtos da loja, localizada na Avenida Ipiranga, podem custar 60% mais barato A Vivar Sleep Center, marca de conforto, bem-estar e padrão internacional, abriu o primeiro Outlet em Porto Alegre (RS), no mês de dezembro. O empreendimento está localizado na Avenida Ipiranga, nº 6111, e lá podem ser encontrados colchões com preços mais baratos. “O Outlet trata-se de uma loja econômica, tanto para os clientes quanto para nós, pois tem um custo extremamente mais baixo que as demais e uma estrutura muito mais enxuta também”, explica o diretor Eltom Dias. “Os produtos comercializados nesta loja podem apresentar pequenas avarias, que não comprometam a qualidade, ou terem sido do mostruário de outras de nossas lojas e até produtos em perfeito estado que estejamos fazendo uma liquidação”, complementa. Estes fatores combinados fazem com que se possa comercializar produtos até 60% mais barato do que se comprado em outras lojas. Entre os planos para 2014, Dias destaca a expansão das franquias em outras cidades. Presente em Porto Alegre e Salvador (BA), a Vivar é uma loja diferenciada de colchões. O mix de produtos é desenvolvido exclusivamente para clientes que procuram colchões especiais. Desde 2001 a loja se inspira nos padrões americano e europeu para oferecer produtos exclusivos e com tecnologias novas. www.vivar.com.br 174

LIVING | JANEIRO 2014

Foto: Divulgação


Multimídia

JOHN LENNON, YOKO ONO E EU Livro traz como destaque a íntegra da última entrevista importante de Lennon, que conversou com jornalista da revista Rolling Stone três dias antes de ser assassinado, em dezembro de 1980

O jornalista da revista Rolling Stone Jonathan Cott apresenta, nesse livro que saiu pela Editora Zahar, as versões completas de todas as suas entrevistas e conversas importantes com John e Yoko, além de imagens raras do arquivo pessoal do casal. Do contato inicial em 1968 à amizade ainda hoje existente com Yoko, passando pelo trauma do assassinato de Lennon, Cott usa a sensibilidade que o torna um dos grandes críticos culturais do nosso tempo para oferecer novos insights sobre o casal – como indivíduos, artistas e amantes. E faz isso entrelaçando seus encontros com os dois à própria vivência de uma época transformadora em todos os sentidos. O resultado é um retrato íntimo dos dois artistas, e também o testemunho de uma profunda e duradoura amizade.

O ESSENCIAL

ÁLBUM DE FAMÍLIA

AUTORa: cONSTANZA pASCOLATO EDITORA: OBJETIVA

Gênero: COMÉDIA DramÁTICA Diretor: John Wells

O livro que a empresária e consultora de moda Costanza Pascolato escreveu há quase 15 anos ganhou uma reedição lançada em dezembro pela Editora Objetiva. Considerada uma das mulheres mais elegantes do Brasil, suas dicas buscam mostrar que ter estilo não é tão caro nem tão complicado quanto parece. Costanza alterna lições de estilo e de vida combinando oito itens básicos – os essenciais. Afinal, tão importante quanto a roupa que você veste é a maneira como escolhe se comportar - sua atitude, postura e inteligência.

CAÇADORES DE OBRAS-PRIMAS Gênero: Drama Diretor: George Clooney Durante a segunda guerra mundial a luta não foi travada só com tanques, aviões e armas poderosas. A arte também esteve envolvida em uma batalha. Baseado em livro homônimo, o filme conta a história de um grupo de militares especialistas em arte formado pelo governo norte-americano para procurar peças roubadas pelos nazistas. A unidade de historiadores de arte, curadores e diretores de museus deve pesquisar que obras de arte foram roubadas, para serem devolvidas aos seus legítimos proprietários. 176

LIVING | JANEIRO 2014

Depois que o patriarca da família desaparece e após um longo período separadas, as irmãs Weston precisam retornar à casa em que cresceram. Além de lidar com a mãe problemática, durona e racista, que está com câncer, elas vão enfrentar suas diferenças e traumas. Barbara está saindo do casamento; Karen está se casando pela terceira vez e Ivy ainda vive com os pais e mantém um relacionamento escondido com o primo. O filme é baseado em uma comédia de humor negro que venceu prêmios importantes como o Tony e o Pulitzer.

STORYNHAS AUTORes: rITA lEE E lAERTE EDITORA: COMPANHIA DAS lETRAS Lançado pela Companhia das Letras, em edição impressa e digital, o livro foi criado com base nas mensagens enviadas por Rita Lee ao Twitter, que começou a usar em 2010, recuperando-se de uma mastectomia dupla preventiva a que se submeteu. Os fãs da cantora se acostumaram com as histórias desbocadas e surpreendentes. O estilo icônico e marcante do cartunista Laerte, que ilustra o livro, atravessou gerações se renovando e seus desenhos carregam personalidade, humor, drama e política, com doses de filosofia e metafísica. Obra inusitada e divertida, Rita Lee classifica o livro como “futura autobiografia não autorizada por ela mesma”. Fotos: Divulgação


Desfrute

Phra Nang, em Krabi, na Tail창ndia

178

LIVING | JANEIRO 2014

Foto: Efired/Shutterstock


LIVING | JANEIRO 2014

179


180

LIVING | JANEIRO 2014


Revista Living - Edição nº30 - Janeiro de 2014  

2014 te convida a ser feliz. Aceite!

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you