Page 1

C

E

A

Á

estilo

ANO 08 Nº 28

R$ 8,50

LUXO E GLAMOUR NA FESTA DE 15 ANOS DE

R

KETHLEEN MARINO A ARTE EXPRESSIONISTA DA ARTISTA PLÁSTICA

O CHIQUE PROJETO DE RACINE MOURÃO NA RESIDÊNCIA DE

KISTIANA MÁXIMO O novo ESTILO DE VIDa de

sarah philomeno 00028

SOCORRO MACEDO

O REQUINTADO E TRADICIONAL DEBUT DE

MANUELLA JUAÇABA

É ESTRELA


o novo estilo de

S

arah Philomeno vive nova fase em sua vida, feliz, como sempre, e mais independente que nunca. Para começar, repaginou o espaçoso e confortável apartamento onde mora com as duas filhas, Sarinha e Carolina Philomeno Pontes. Sua morada revela um estilo clássico, com móveis de madeira escura, mesa de antiquário na sala, mas também exibe peças de design moderno. A decoração foi criação dela, utilizando muito do que já possuía, fazendo mudanças sutis, usando de forma diferente os espaços. As escolhas são baseadas no seu estilo, e, claro, no seu bom gosto. Bom gosto de uma menina que nasceu no berço de uma das mais tradicionais famílias de nossa terra, que sempre esteve em evidência na sociedade local. “Minha casa é um mix de peças contemporâneas e antigas. É o meu espaço, pensado com muito carinho e aconchego. Quando a gente lida com energias boas, tudo se transforma em luz, não é mesmo?”, diz a dona da casa, uma mulher de tom de voz seguro, que olha a vida com coragem e otimismo. Sarah, na verdade, Sarah Rosita Gentil Philomeno Gomes, agora abraçou uma função extra. Ela se desdobra nos preparativos para o casamento de Sarinha. “É uma preocupação das mais prazerosas”, conta. Sua vida profissional, no momento, está focada em sua mini-confeitaria de receitas exclusivas e deliciosas, por enquanto ainda funcionando at home. Sarah também representa na cidade as joias da designer paulista Letícia Linton, com um catálogo de peças com incrustações de gemas valiosas e metais nobres. Ela manteve por três décadas a academia Satidance, com aulas de jazz, dança moderna e sapateado, tendo realizado muitos festivais, e por onde passaram milhares de garotas de todas as idades. Com aulas ministradas por ela própria e outros professores, trazia ainda para suas alunas cursos com coreógrafos de fora. Foi uma das primeiras a montar este tipo de academia na cidade. “Foram 30 anos dedicados à dança. Foi muito gratificante. Era uma época muito alegre, a cidade era ‘menor’, todas as nossas famílias praticamente se conheciam”.

fotos: hilma braga castelliano

n e m o l i h sarah p


no


Depois da academia de dança, Sarah fica 8 anos com a loja Sati by Lenny, e já nesta época surgia também a fabricação dos caramelos. Outra atividade a que se dedicou foi o Bazar de Páscoa, quando comercializava arranjos com doces ou café da manhã, em peças como bandejas de cama ou pipoqueiras, embaladas com muita arte. Neles sempre estavam presentes os seus produtos. Hoje, seus caramelos podem ser encontrados também no Fashion Gourmet, no Bocca Bistrô e na Nuage. Além deles, as receitas registradas como Produtos by Sarah Philomeno, incluem o Canela moça e os cookies, uma receita, baseada numa fórmula americana, de sua mãe, Beatriz Philomeno Gomes, conhecida como impecável anfitriã. Existem ainda sobremesas, como a banana caramelada e os cookies na versão tamanho bolo, tudo obedecendo à exclusividade e excelência do sabor by Sarah Philomeno.


s o m e l a ângel

A

pós lançar sua mais recente coleção no Jazit Center, em Manhattan, a consagrada estilista carioca, Ângela Lemos, 43, traz suas criações à Fortaleza, agora à disposição das cearenses, com exclusividade, na maison Giverny, de Renata Alencar. A coleção foi lançada inicialmente no São Paulo Prêtà-Porter, um dos mais celebrados eventos de moda do país. “Como brasileira, quis apresentar aqui, em primeira mão, meu trabalho”, revelou. As roupas assinadas por Ângela podem ser vistas também em seu show-room, em New York. Pode-se dizer que os modelos que saem do atelier de Ângela, também produtora e consultora de moda, têm como ponto de partida - e de chegada - o gla-

mour. “Sim, sempre. Não sou absolutamente uma estilista minimalista, por exemplo. Meu perfil como profissional de moda tem como foco a análise daquilo que torna a mulher glamourosa, única”, postula. Suas coleções são inspiradas em divas do cinema, como Rita Hayworth, e nos figurinos usados pelas atrizes na premiação do Oscar, desde sua primeira edição, em 1929. Sua equipe realizou um estudo detalhado de todo esse material. “Glamour é para sempre”, sentenciou. Apaixonada por aquilo que faz, Ângela revela puro prazer pela concepção e produção de suas peças. “Além de termos como meta a realização de um trabalho impecável, em termos de tecido, acabamento, modelagem, acredito que nós fazemos sonhos.

fotO: hilma braga CaSTELLIANO

na giverny

Mergulho junto com a cliente no que ela deseja, quero proporcionar-lhe um momento único, inesquecível. Faço isso, realmente, com amor”, arrematou. Na coleção de Ângela Lemos presente na Giverny, as cearenses irão encontrar peças super chiques, com padrão de acabamento e modelagem impecáveis. Nos tecidos, predominam o tule de seda, usados em produções arrebatadoras, e ainda o gazar, a organza e o tafetá, entre os mais utilizados. A cartela de cores aponta para o verde, com tonalidades que seguem do médio ao mais escuro. Cada peça revela a relação de amor e admiração que essa estilista encerra em seu trabalho. Segundo afirmou, “cada desenho, cada vestido, tem a sua dama”.


o casamento de

o g a i t e a rafaell

N

a Igreja Cristo Rei, magnificamente decorada e iluminada, Rafaella Tavora e Tiago Asfor Rocha Lima uniram seus destinos em cerimônia religiosa celebrada por Pe. Fabrício, marcada pela beleza, elegância e sentimento de fé cristã. A recepção teve lugar no Athénée Buffet. No dia seguinte, o casal seguiu em viagem de lua de mel para destinos exóticos como Phuket e Bangkok (Tailândia), Istambul (Turquia), Hong Kong (China) e Cingapura. A noiva é filha de Tereza Maria Távora Ximenes e Jorge Henrique Campos Ximenes, e o noivo, de Gerusa Asfor Rocha Lima e José Maria Moreira Lima. Rafaella é neta daquele que foi um dos grandes políticos do Ceará, Virgílio Távora. Para o casamento, a noiva vestiu um modelo do ateliê de João Santaella Júnior. Confeccionado com tecidos Nina Ricci e Valentino, o vestido tinha o corpo aplicado com delicadas muguets com pontos de luz ao centro, e saia de finos babados, também com aplicações e cristais. Rafaella usou como jóia de família brincos de brilhantes que combinavam com o arranjo de cabelo, também de brilhantes.

fotOs: Carlão


o


A decoração da igreja e buffet foi assinada por Dito Machado, que apresentou arranjos artisticamente criados com lírios, lisianthus e gypsophilas, vistos também em exuberantes caramanchões repleto de folhagens. No Athénée, lustres de cristal e prataria completaram a sofisticação do ambiente. Na frente da igreja, um caramanchão foi montado desde a calçada aos degraus de entrada da nave. O bolo de três andares, da Bom Bocado, seguiu o tradicional branco. As convidadas ganharam, para maior conforto, sandália rasteira de tecido, na cor marfim, com laço de gorgorão. Como lembrança foram presenteadas caixas de madeira trabalhada, com bloco para anotação. Os convidados divertiram-se ao som das bandas Marajazz e São Ninguém (Rafa Chaves), da Cherry Ladies (DJs Dot Larissa e Barbosa) e do DJ Pedro Garcia.


maria célia

Personalidades vip da agenda política e social da cidade estiveram presentes ao aniversário da primeira-dama, Maria Célia Habib Ferreira Gomes, comemorado durante almoço de adesão no restaurante Sal & Brasa. A aniversariante optou por um encontro mais reservado, reunindo familiares e amigos mais próximos. Entre eles estavam o marido, nosso governador Cid Gomes, os políticos Ciro Gomes e Veveu Arruda, e o empresário Julinho Ventura.

FOTOS: luís carlos morreira

Cid, Maria Celia e Ciro Gomes

Maria Célia e Maria José Ferreira Gomes

Maria Célia e seu pai, Leitão Moura

Bel Frota, Terezita Feitosa, Maria Celia e Lia Gomes

Cel. Werisleik Matias (PMCE), Maria Célia e Cel. Francisco Bezerra (SSPDS)

Maria Célia e sua irmã, Anna Carolina Evandro Leitão e Maria Célia

Maria Celia e Cid Gomes

Fatima Catunda, Maria Célia e Edson Furtado

Zezinho Albuquerque e Maria_Celia

Áurea Fontenele e Maria Célia

Janinne Klein, Maria Celia e socorro frabca


Maria Célia, Amarilio Silveira e Fernanda Quinderé

Amanda Matias, Maria Célia e Júnior Leitão

Gony Arruda e Maria Celia 1

Domingos Neto, Maria Célia, Patricia Aguiar e Domingos Filho

Maria Célia e Ada Pimentel

De Assis Diniz e Maria Célia

Monica Barroso, Maria Célia, Francilene Bessa e Angélica Bezerra

Lilian, Maria Celia e Disraele Ponte

Fernanda Pinho, Camila Arruda e Maria Celia

Juliinho Ventura e Maria Celia

Aliciane Machado, Maria Célia e José Wilson

Gilberto Ricarde, RossanaOliveira, maria celia, Rosa Sobreira e Angelica Borges

regina tahim, paula dias, maria celia, josete andrade, amanaci diogenes, fernanda custodio e rafaele cavalcante

Maria Celia e gustavo serpa

Maria Célia, Luís Marcelo e Gabriel

Roberto Cláudio, Maria Célia, Nadja Parente e Carol

Cristine feitosa, Maria Celia e Ferruccio feitosa


os projetos de

o 達 t i e l a n adria


F

fotos: hilma braga castelliano

ormada em Arquitetura e Urbanismo, pela Unifor, Adriana Ferreira Gomes Leitão revela que não perdeu tempo em fazer aquilo para o qual sempre se achou vocacionada. “Foi só receber o canudo e comecei atuar profissionalmente. Tem sido um período de muito crescimento, trabalhos e realizações”. Desde então, faz sociedade com sua irmã, também arquiteta, Ticiana Leitão e mantém parceria, através de projetos de arquitetura de interiores, com o escritório de arquitetura Marcelo Franco. Aqui ela nos mostra um pouco do trabalho que desenvolve. Para a concepção deste projeto - em destaque -, Adriana explicou que “vários pontos foram levados em consideração, como o estilo do cliente, seus desejos, sonhos, hobbies, cores preferidas, rotina e prioridades”. O segundo passo é a construção do ambiente a partir destes dados. “O estilo escolhido, em sua essência, foi o contemporâneo, com um viés extremamente charmoso, pontuado por detalhes clássicos, que foram as peças de valor familiar e das lojas Choça e Galpão D. O apartamento ficou muito aconchegante e sofisticado!” Adriana desenvolve projetos de arquitetura e de interiores de caráter residencial, coorporativo (Construtora Mercurius, Sinapro-CE e Sinduscon-CE, por exemplo) e comercial (concessionárias Cherry e Subaru, lojas Jaboticaba e Chanzely, entre outras). Sobre suas pretensões profissionais, adianta que, além de realizar muitos trabalhos, quer se aperfeiçoar ainda mais em projetos de arquitetura de interiores através de um curso de mestrado.


a i l í c e c ana

A

na Cecília Pinho de Souza aumenta o mix de produtos ofertados a suas clientes com a inauguração de sua Gioia. A empresária que já trabalhava com a grife Cláudia Simões, do mesmo segmento de confecções femininas e acessórios, agora amplia seu catálogo com novas marcas, mantendo a mesma classe e qualidade de seus produtos. A Gioia (“alegria”, em italiano) localiza-se no mesmo endereço da franquia Cláudia Simões, na avenida Senador Virgílio Távora, 665, loja 5. No endereço estão agora, também, peças das marcas Animale, Mara Mac, Ateen e Saad. A loja mostra ainda uma linha de semijoias de designers do eixo Rio-São Paulo, entre elas, as exuberantes peças de olhar asiático-oriental de Claudia Arbex, e as joias de traços criativos, inspirados na nature-

za, de Marília Capisani. As coleções outono-inverno 2011 da Gioia apostam nos trajes de montaria, hit desta estação. Calças, blusas, calçados remetem aos modelos usados nas hípicas. Um elemento forte é o couro ecológico, presente em detalhes, como bolsos e alças, mas também em peças inteiras, como saias, calças e coletes. A mistura de elementos mais rústicos com tecidos nobres, como a seda e a organza, também prevalece. A Animale veio assim. A grife mostra um predomínio de versões mais sensuais, com comprimentos menores e blusas de lenços. A Claudia Simões mantém o seu forte - alfaiataria e camisaria impecáveis. A Mara Mac veste a mulher contemporânea, dinâmica e elegante. Traz calças montarias mais curtas, e apresenta a mistura de tecidos, com a presença da malha na alfaiata-

foto: hilma braga castelliano

a empresária

ria. Macacões monocromáticos, e peças em ton sur ton, outra tendência da temporada, também estão lá. O outono-inverno 2011 da Ateen exibe um argumento jovem mais chique. Utiliza tecidos nobres, muita seda pura, e blusas mais claras em contraste com calças mais escuras. Já a Saad traz seus jeans de modelagens exclusivas que vestem muito bem. As calças vêm mais justas e os bolsos, com a marca prensada, são um charme extra. “Com a abertura da Gioia, tenho condições de oferecer um número bem maior de opções às minhas clientes. Uma grade maior de produtos possibilita a elas a oportunidade de adquirir o produto que mais se adeque a seus desejos. Apesar de serem marcas distintas, todas seguem uma linha que têm como predicado a elegância e à be leza feminina”, revela Ana Cecília.


ATEEN CLAUDIA SIMร•ES ANIMALE MARA MAC SAAD

Av. Senador Virgilo Tรกvaro, 6655 - Lj 05 Pรกtio Meireles - Aldeota (85) 3224.7301


a festa de 15 anos DE

o n i r a m kethleen


V

icente e Kédma Marino transformaram um sonho de menina em realidade, ao preparar e realizar a belíssima festa de 15 anos da filha Kethleen Marino. O evento, celebrado dentro das regras mais tradicionais, aconteceu em ambiente de requinte e glamour, coroado pela presença selecionada de seus amigos VIPs. A festa foi realizada no buffet La Maison Dunas, magnificamente decorado pelas mãos da competente Branca Mourão, e orquestrada pelo impecável cerimonial de Mafrense. A comemoração foi animada pelo som das bandas Acaiaca e QuebraMola, e ainda pela seleção eclética e de bom gosto do DJ Itaquê. A aniversariante usou dois vestidos, ambos produzidos pelo ateliê do estilista paulista, Arthur Caliman. A sandália, toda cravejada de cristais swarovski, foi assinada pelo renomado design Fernando Pires.

fotos: bello produções

kethleen com os pais

kethleen com dudu surita


Kethleen apresentou um número de dança, juntamente com suas quinze damas e os respectivos cavalheiros, todos eles seus amigos de colégio. Eles dançaram tango, em coreografia criada pelo professor Rondinelli, apresentando-se como verdadeiros bailarinos. A homenageada foi presenteada pelo pai com um anel H. Stern, e da mãe ganhou uma viagem aos Estados Unidos, para onde seguiram juntos, à bordo do maior navio de passageiros do mundo, o Oasis of the Seas. A grande surpresa da noite foi a presença do príncipe Dudu Surita, que veio de São Paulo, acompanhado de sua mãe, Anne. Um dos principais “colírios” da Revista Capricho, ele dançou e encantou a todos com sua beleza e também com sua simpatia.


o debut de

g a i t n a s a l manuel


fotos: paulo figueiredo

a b a ç a u j o g

C

onvite, bolo, tudo na festa de 15 anos de Manuella Juaçaba foi relacionado à dança. A debutante, inclusive, brindou os convidados com dois números apresentados por ela própria, onde exibiu a bela performance. Manuella, filha do médico oftalmologista César Juaçaba e da nutricionista Sonita Santiago, é irmã de Rodrigo, 18, e de Luciano, 21, que faz aniversário no mesmo dia dela, e que ganhou festa surpresa durante a celebração desta noite de brilho e muitas emoções. Uma profusão de rosas em arranjos exuberantes decoravam o salão e a escadaria do Alice’s Buffet. O bolo de cinco andares trazia no alto uma bonequinha com vestido idêntico ao que Manuella usou para receber os convidados – um modelo com body drapeado, bordado com pedraria em tons de lilás. Todos os vestidos de Manuella foram da Maison Cris. Eric Silva foi o responsável pelo cabelo e make da aniversariante. O cerimonial ficou com Raquel Rios. O registro fotográfico foi de Paulo Figueiredo.


LUCIANO, CÉSAR JUAÇABA, MANUELLA, SONITA E RODRIGO.

MANUELLA com os AVÓS, CECÍLIA e ROBERTO JUAÇABA

JADER GONÇALVES , LENIRA DA SILVEIRA E FILHOS

SAPATEANDO

AMIGOS

DANÇANDO HIP HOP

Para cantar os parabéns, Manuella surge ao som de Garota de Ipanema - música que o pai sempre cantava para ela - em um esplendoroso longo branco, com saia composta de pequenas escamas rebordada com cristais swarovski. Antes, ela apareceu com um macaquinho sobreposto por calça envelope, e apresentou um número de sapateado coreografado pela professora Manuela Weyne. Retirando a calça comprida, a debutante dança hip hop com o professor Andrew Aquino, que assinou a coreografia. Houve ainda a percussão com latas e baquetas executada pelas amigas Melissa, Rennata, Isabel, Joyce e Júlia, e a emocionante homenagem surpresa das amigas, que a presentearam com uma bela montagem de fotos de seus melhores momentos juntas. Manuella dançou a valsa com o pai ao som de Valsa das Flores, e, em seguida, com o avô, o oftalmologista Roberto Juaçaba. Depois foi a vez dos irmãos, sob os acordes de Always on

manuella e família com DANIELA, ALEXANDRE, DENISE, VICTOR GALENO E HASCALON

manuella e família com FERNANDO TIMBÓ, ANA BEATRIZ E FILHOS

DANÇANDO HIP HOP

REBECCA GALENO com manuella

DANÇANDO HIP HOP

AMIGOS


manuella e família com CECÍLIA JUAÇABA , RENAN E FILHAS

HOMENAGEM AOS PROFESSORES DE DANÇA

manuella e JULIANA FARIAS

manuella e MANUELA WEYNE

JULIANA ARARIPE e manuella

manuella e família com ADOLFO JABORANDY, VIRGÍNIA SANTIAGO E FILHAS

ANDREW AQUINO e manuella

LUCIANA RIBEIRO e manuella

manuella com CECÍLIA PEGADO, CAROLINE MOTA E NAMORADOS

PEDRO GUEDES e manuella

manuella e PATRÍCIA TEIXEIRA

JÚLIA, JOYCE, MANUELLA, RENNATA, ISABEL E  MELISSA.


PARABÉNS para luciano

CÉSAR JUAÇABA COM OS FILHOS LUCIANO E RODRIGO

SONITA COM SEU FILHO LUCIANO

LUCIANO com os amigos JORGE, ALOÍSIO, MATEUS, ANDRÉ, OMAR E JOÃO

SARA MAGALHÃES, LUCIANO e MAYRA GUERREIRO

ANIVERSARIANTES MANUELLA E LUCIANO

CAMILO PIMENTEL, IGOR BORGES, LUCIANO, ARTUR BEZERRA.

LUCIANO FAZENDO  AGRADECIMENTOS

my mind. Todas foram coreografadas pela bailarina Polyana Pontes. Um dos muitos momentos marcantes da noite foi a surpresa encomendada para Luciano. Ele reside em Brasília, onde cursa a faculdade de Economia, no IBMEC. Como Luciano e Manuella fazem o aniversário no mesmo dia, em algumas ocasiões já comemoraram a data juntos, em uma só festa. Este ano, para todos os efeitos, ele não iria festejar aniversário. Após Manuella soprar as velinhas, ela e o irmão Rodrigo falaram aos convidados, ocasião em que parabenizaram publicamente o irmão Luciano pela data. Foi quando aconteceu a surpresa. Enquanto se ouvia My Way, na voz de Frank Sinatra, um segundo bolo de aniversário surgiu, e também muitos balões, trazidos pelos amigos de Luciano cantando Parabéns pra você. Muitas lágrimas rolaram por conta da emoção, contagiando a todos. O bolo, ambos confeccionados pela Fest Bolo, by Rosinha, trazia um boneco mergulhando em uma piscina cheia com cédulas de dólares e euros, numa alusão ao curso de Economia. Pequenos cartazinhos, onde se liam palavras como “Deus”, fé”, “paz” e “harmonia”, dividiam o espaço na piscina de açúcar.


2011

OutonoInverno JORGE BISCHOFF

Shopping Pรกtio Meireles I Fortaleza-CE 85 3268.3911 I www.jorgebischoff.com.br


por

convivência *

RAQUEL MACHADO Convívio Fácil

Depois de dias viajando, praticamente do outro lado do mundo, em pleno 23 de Dezembro, voltava para casa, com a esperança de chegar para a ceia de Natal. É claro que, num momento assim, por maior que seja a leveza de espírito, há sempre uma pequena apreensão, com o possível atraso de voos e cancelamentos. Assim é que foi maravilhoso chegar à porta do hotel e ser surpreendida por um sorridente senhor, que parecia papai noel, mas vestido em roupa preta bem talhada e conduzindo um elegante e confortável automóvel, para me levar até o aeroporto. Dentre as conversas triviais para passar o tempo, falamos sobre o tempo em si, a beleza da cidade, e perguntas dele sobre minha profissão (o que fazia, se gostava etc). Indaguei-o de volta sobre a profissão dele, ao que me respondeu, com um sorriso sonoro:- Tenho a melhor profissão do mundo. - Por que o senhor acha isso? – Perguntei, então. - Simples - ele me respondeu. - Em meia hora, o tempo do hotel ao aeroporto, consigo ser simpático com qualquer pessoa. Só falo de coisas agradáveis, e faço elogios. Vivo, várias vezes ao dia, meia hora de agradável convívio. Em tão pouco tempo, é possível ser agradável até com os mais chatos. Se o passageiro é interessante, fico feliz, porque degusto o momento. Se não é, fico feliz, porque me livrarei de um chato em poucos instantes. E sabe o mais engraçado? Vejo as vezes as mulheres reagindo a meus elogios e gentilezas, cutucando os maridos, dizendo: Bem que você poderia ser assim de vez em quando. Ele riu, fez uma pausa de silêncio, e depois de mais um sorriso sonoro, continuou: - Bem... Mas minha mulher não me acha um modelo tão exemplar assim... Meia hora afinal é diferente de 35 anos

de convívio... Rimos todos e iniciamos outra pauta de assunto. Ao descer do carro, olhei para meu marido e ele ria, assim como eu. - Não se encante pelos 30 minutos iniciais de qualquer pessoa, nem as compare com as do convívio cotidiano. Se ele não tivesse se confessado, você já ia me dizer para ser cavalheiro que nem ele, não é? Esse motorista merecia um pagamento extra! Poderia ter ensaiado uma negativa, para manter a pose de boa moça compreensiva, mas não contive o riso. - Ia. Depois continuei para não perder inteiramente a razão: - Mas essa não é a moral da história dele. Na verdade, deveria praticar em casa, pelo menos em 30 minutos, o que passa o dia a fazer com estranhos. Há sempre romantismo para cultivar, mesmo na rotina. Dessa vez, ele riu mais, enquanto entralaçava os dedos em minhas mãos, para corrermos ao avião a tempo: - Sua reclamenta romântica. A prática constante de cuidados pode parecer uma eterna preocupação. Mas a tolerância apenas pode fazer da vida uma chatice. Nem uma, nem outro, apenas. O bom mesmo é a conjugação. E assim, fazer do cotidiano o porto seguro de beleza para onde sempre queremos viajar, não importa onde estejamos. * Raquel Ramos Machado É Professora de Direito Tributário e de Direito Administrativo, advogada, escritora que acretida que antes de receber qualquer qualificação a mulher se qualifica pelo seu poder de amar. JÁ PUBLICOU DOIS LIVROS DE LITERATURA: “FOI NAQUELE DESENCONTRO” E “SE DE REPENTE ELES PARASSEM”. E UM DE DIREITO: “INTERESSE PÚBLICO E DIREITO DOS CONTRIBUINTES”. E-mail: raquelramosmachado@gmail.com


por

direito

LIA ALCOFORADO

*

Bullying Existem inúmeras deturpaçõesnos relacionamentos. Esses desvios acarretam consequências que, comumente, podem ser desastrosas. No trabalho, na família e na escola podem existir animosidades e situações adversas que acarretam resultados danosos em alguns indivíduos. O Assédio Moral é o gênero que congrega variadas manifestações dessas práticas inadequadas. Consiste em um indivíduo atormentar, de forma sutil ou direta, outro, através de terror psicológico e até mesmopor meio de agressões físicas. Quando esse assédio ocorre no âmbito escolar, dá-se o nome deBullying. O termo é de origem inglesa. Os estudos mais enfáticos sobre tal conduta vêm sendo desenvolvidos na Inglaterra e Estados Unidos, onde ganhou repercussão internacional com homicídios em massa e uma onda de suicídios de estudantes. Para compreendermos o que levou a essas situações tão alarmantes nesses países, devemos entender o que seja o Bullying. O Bullying corresponde a um comportamento agressivo e assaz discriminatório em relação ao outro. O assediador usa de inúmeras técnicas para amedrontar e minar a autoestima e psique de sua vitima. Não existem razões reais ou legítimas que levem um jovem à prática dessesatos, mas, segundo pesquisas e análises de inúmeros órgãos e universidades que estudam o tema, o assediador, geralmente, é um jovem agressivo, violento e com sérios problemas em lidar com os limites e as diferenças raciais, sociais e culturais. O assédio também poderá ser exercido por um professor contra os alunos, o que caracteriza não somente a intolerância, mas, também, abuso de poder. Utilizando-se de sua posição privilegiada na relação, o professor assediador aterroriza o aluno, ameaçando reprová-lo, dar castigos ou punições e, ainda,cria intrigas com a coordenação pedagógica, colocando a vítima em situação de desprestígio na instituição de ensino, o que poderá provocar desde suspenções até a expulsão da escola.

As vítimas são pessoas das mais variadas facetas, geralmente os mais tímidos, reservadosou mesmo os portadores de necessidades especiais. Atitudes comuns nas escolas, como: apelidar um colegaou pequenas perversidades e bromasvão se estendendo em ações cada vez mais violentas e devastadoras. Com o advento da internet, além das agressões físicas, a vítima poderá ser difamada via web. Criam-se perfis falsos da vítima ou comunidades em redes sociais, com o afã de disseminar o ódio e a perseguição ao assediado. Além de fotos e vídeos jocosos que podem ganhar o mundo com a velocidade de um clique. Também há, em alguns casos, a conivência por parte de professores ou coordenadores que podem ser omissos ou mesmo tolerantes com tais práticas. No Brasil, essa forma de assédio ocorre e se propaga com muita rapidez, principalmente pelos registros em vídeo que são veiculados pela internet. O assédio moral nas escolas é mais comum do que se imagina e consiste inegavelmente em uma ação criminosa que, sob muitos aspectos, congrega racismo, preconceito e mesmo perseguição religiosa. No momento, não temosuma lei federal de combate ao Bullying, apesar de muitos estados e municípios terem regras contra tal prática insidiosa. De todo modo, as vítimas podem mover ações com base na legislação em vigor, inclusive com a correspondente indenização por danos morais. Nesses casos, a informação é a maior aliada para se detectar e suprimir tão degradante mazela. Campanhas com as crianças e adolescentes, além do olhar atento de pais e mestres,são pontos de partida para evitarmosesse mal. * Lia Skaty Pinheiro e Alcoforado socióloga e advogada. Membro da Comissão em Estudos de Direito Ambiental da OAB/CE, pós-graduanda em Direito Ambiental pela UNIFOR. Autora do Blog Opinião.COM(http://liaalcoforado-opiniao.blogspot.com/), colunista da Revista Eletrônica Autêntica Vida.É amante do saber e debates regados a bons pensamentos. E-mail: liaskaty@hotmail.com


na europa

o d r a c i r e a n a i c lu

fotos cedida por luciana

P

ara participar de congressos médicos, a dermatologista Luciana Oliveira e o marido, o cardiologista Ricardo Martins Freitas, sempre que podem, programam viagens ao redor do mundo, privilegiando roteiros por cidades históricas. França foi o destino escolhido para uma destas viagens. Em Paris, passearam pelo Sena, curtiram o boêmio Quartier Latin e visitaram o Louvre. “No Louvre, muitas vezes eu pensava estar sonhando ao ver ali objetos como o Código de Hamurabi. É realmente emocionante”, conta Luciana, que agora dispõe de máquina de laser fracionado Etherea, em seu consultório em Fortaleza, para o tratamento anti-envelhecimento. De Mônaco, onde visitaram o famoso Cassino de Monte Carlo, seguiram de trem para a medieval Avignon, onde estiveram no Palais des Papes, enorme edifício gótico construído de 1335 a 1364. Passaram ainda por Saint Paul de Vence, uma encantadora vila medieval de ruas estreitas e com um cas telo na colina dominando a paisagem.


por

turismo

IVAN GUIMARÃES

*

BUENOS AIRES QUERIDO Morei por um ano em uma pequena cidade fincada numa colina onde todas as estações podiam ser percebidas. Lá havia um bosque que, de tão agradável temperatura, foi gentilmente apelidado de Buenos Aires. Nesse período ainda não conhecia a capital argentina, mas já imaginava que um dia iria gostar dela. Buenos Aires. Novembro de 2010. Eram precisamente 22 horas e eu estava na Livraria El Ateneo. Ali ainda se podia sentir os espetáculos realizados. No passado, fora um teatro pequeno e charmoso. Hoje, de maneira inusitada invadido por livros. As luzes já estavam sendo apagadas num ritmo cadenciado quando, através de uma única fresta de  entrada, um  homem  ingressou na livraria e esbarrou no que entendi ser o gerente daquela noite: – Expediente encerrado. Ele  então abriu os braços num gesto teatral e suplicou: – O que é um minuto para o senhor?! Não sei quando voltarei a esta cidade. Deixe-me comprar um só livro para sentir esse prazer! Houve um silêncio. Do caixa, uma mulher com uma voz não menos firme confrontou: – Eu ainda não encerrei o sistema. – Acompanhem esse senhor até a sessão e então fecharemos a livraria, orientou o gerente vencido. O rapaz deu um passo à frente em direção ao caixa sorrindo e disparando “Sou grato à senhora”. Deixei a bela Livraria El Ateneo pensando naquela cena do cotidiano com ares teatrais. Adequado, pude concluir. Bem perto dali, um fast-food convidou-me irresistivelmente. Com o pedido já nas mãos, procurei uma mesa vazia. Uma jovem de seus vinte e poucos anos conversava animada com uma senhora dos seus seguramente setenta anos. Elas indicaram para mim um lugar disponível à sua mesa. Agradeci, e não demorou muito para entrar na conversa. A mais jovem, também brasileira, ria como se nada devesse à vida. A velha senhora, mas de uma beleza ímpar, era verdadeiramente uma dama. Com desenvoltura encantadora nos envolvia nas suas tiradas certeiras e declarava,

sem cerimônia, o quanto amava a sua terra natal: – Con los más e con los menos. Assim como a vida também o é, enfatizava. Falou sobre seu amor ao tango. E contou emocionada de quando ouviu a orquestra da Sorbonne tocar La cumparsita. Ela então já nos havia transformado em íntimos e cúmplices. Parecíamos conspirar. Entramos em temas delicados para os argentinos: Perón e Maradona. Para o primeiro, ela fez caras e bocas. Sobre o segundo, disparou: – Pobre menino, vítima dos interesses. Ela que parecia não se cansar nem fugir de nenhum assunto, sentenciou: – Tudo se resume a uma simples filosofia de vida que aprendi com um professor: “Se não for eu, quem? E se não for agora, quando?”. Mudando de assunto de repente, ela olhou para a jovem à mesa e disse: – Eu também fui uma linda mulher. Certamente que sim. Seus olhos profundamente azuis e a bela pele contornada por cabelos brancos não lhe negavam. A noite ainda seguiria animadamente. Aquela cidade, que não podia negar toda a sua influência europeia, cativava qualquer um sem recorrer à tentação das comparações. Ao pegar o avião de retorno, tudo então parecia vivo: a elegância de Palermo, o andar pelas ruas até chegar ao Jardim Japonês, o almoço delicioso no bairro de San Telmo entre antiguidades, o namorar na feminina ponte no Puerto Madero, os cafés Havanna e Tortoni, os bons vinhos, as ruas da Recoleta, o convincente Malba, a entrada conquistada no último minuto para o concerto no Teatro Colón, e o melhor: a receptividade dos hermanos. Buenos Aires mereceria um retorno, e breve. * Ivan Guimarães Sociólogo com MBA em Marketing pela USP, é autor do Livro Europa Invisível. E-mail: ivan@decifracomunicacao.com.br


em new york

s ó r i e u Q a s s e n a V

fotos cedidas por vanessa queirós

E

m meio à mudança de estação, com as últimas folhas do outono colorindo parques e canteiros de tons alaranjados, Vanessa Queirós realizou, com um grupo de mais cinco amigas, uma alegre e descontraída viagem a New York. A idéia, acalentada há já um tempo, tomou forma quando ela, Viviane d’Alencar, Lorena Lira, Caroline Yamasaki, Isabelle Temóteo e Marcella Camurça foram assistir juntas ao filme Sex and the City 2, sobre a relação de amigas que vivem em New York. “Foi uma celebração de nossa amizade”, revelou Vanessa. Elas optaram por um roteiro com muitos passeios, com caminhadas no Central Park, e visitas ao Soho, ao Pier 17 e ao Litlle Italy. Assistiram ao musical Rei Leão, na Broadway, e fizeram compras em outlets. Segundo Vanessa, a escolha de New York para esta viagem foi motivada pelo fato da cidade oferecer uma programação completa a seus visitantes.


por

saúde

Isnádia Costa

*

Nutrição e Obesidade A “Obesidade” (do latim obesus, ob = muito, edere = comer), definida como o aumento da quantidade de gordura corporal, é uma doença universal de prevalência crescente e certamente, hoje assume caráter epidêmico, tido como o principal problema de saúde pública na sociedade moderna, representando um grande risco para o equilíbrio corporal. É uma manifestação clínica observada desde a infância, passando pela adolescência, chegando à fase adulta, em decorrência de hereditariedade, de maus hábitos alimentares, de super alimentação, de uso de medicamentos e de distúrbios hormonais. Segundo Krause e Mahan (1985), as estatísticas mostram que a obesidade diminui a longevidade, onde apenas 60% dos obesos atingem os 60 anos de vida, em comparação com os 90% das pessoas magras; e 30% dos obesos chegam aos 70 anos de idade, enquanto que 50% dos magros o fazem; além de apenas 10% dos obesos alcançarem a idade dos 80 anos, em comparação com 30% das pessoas magras. A obesidade ligeira pode não ser deletéria. Porém, quando acentuada, deve ser considerada um perigo para a saúde e uma predisposição a inúmeros distúrbios clínicos, alguns deles de grande importância. Podemos relacionar a hipertensão e o aumento do risco de congestão cerebral, doença renal, distúrbios da vesicular biliar, esteatose hepática (gordura acumulada no fígado), diebetes mellitus (doença que não tem cura, somente muitos agravantes), doenças pulmonares, esofagite de refluxo, problemas anestésicos durante cirurgias, osteoartrite e gota (doenças articulares), câncer mamário e uterino, concentrações anormais de gordura nos vasos sangüíneos (dislipidemias), diminuição da função cardíaca devido ao aumento do trabalho mecânico do coração, irregularidades menstruais, compressão dos órgãos pelo tecido adiposo e diminuição da tolerância ao calor, como complicações clínicas da obesidade (Katch, 1948; Mahan, 1995). Todas estas patologias relacionadas com a obesidade são descritas de longas datas. Porém, o que se vê nos tempos atuais é o acúmulo crescente desta problemática, onde a alimentação inadequada e não saudável tem uma grande parcela

de colaboração para o aumento da obesidade. Hoje, o grande desafio do tratamento da obesidade não é propriamente emagrecer, mas conscientizar o paciente das necessidades de mudança dos hábitos alimentares (que estão bastante errôneos) em prol do restabelecimento do funcionamento adequado do organismo, para tratar e ou prevenir patologias, além de procurar manter o peso ideal alcançado e que proporcione saúde. A tentativa de regular a alimentação não deve parecer tão difícil, considerando todos os efeitos deletérios já mencionados, que a obesidade acarreta para o organismo. A melhor maneira de reduzir o excesso de peso não está em fazer uma dieta rigorosa e por conta própria, induzindo a carências nutricionais, nem tão pouco fazer uso de “medicação anorexígena” (que reduz a fome e provoca efeitos colaterais) e que depois do período de uso, representa retorno rápido do peso perdido anteriormente, mas buscar fazer uma “Dieta Balanceada e com Alimentos Funcionais” orientada por um Nutricionista, mudar hábitos alimentares e praticar exercícios físicos bem orientados. Vale ressaltar que a mulher apresenta um metabolismo de 5% a 10% menor que o homem, por ser dotada de um pouco mais de tecido adiposo e menos tecido muscular. Além disso, os hormônios masculinos aumentam o metabolismo em torno de 10% a 15%, enquanto que os hormônios femininos elevam menos (Krause e Mahan, 1985). Portanto, desenvolver uma “Consciência Nutricional” nos pacientes para se alimentarem de forma saudável, considerando se alimentar não somente com a emoção e sim com a razão é o grande desafio do “Tratamento da Obesidade Atual”, segundo os congressos de obesidade mais recentes. “Que o teu alimento seja o teu remédio e que o teu remédio seja o teu alimento” (Hipócrates – Pai da Medicina) *Dra. Isnádia Costa Graduada pela UECE. Especialista em Nutrição e Dietoterapia (UNIFOR). Curso em Medicina Bio-Ortomolecular pela AMBO. Curso de Nutrição e Envelhecimento. Curso sobre Alimentos Funcionais. Site de Nutrição: www.isnadiacosta.com.br


por

saúde

MÔNICA STUDART

*

TRANSPLANTES ÓSSEOS EM ODONTOLOGIA A Implantodontia é a especialidade odontológica que visa a substituição dos dentes ausentes ou que necessitam ser extraídos por próteses sustentadas por fixações chamadas implantes, com mais vantagens do que as próteses chamadas de removíveis. Entretanto, para que seja possível a instalação destes implantes, o paciente deve apresentar osso em quantidade suficiente no que se refere a altura e espessura. Nem sempre esta condição clínica está presente, principalmente quando os dentes foram perdidos a muito tempo, pois a ausência prolongada do dente leva a diminuição do osso dos maxilares. Estas deformidades estruturais, além de impedir a realização de próteses suportadas por implantes, podem também levar a problemas estéticos, por diminuir a quantidade de gengiva. Consequentemente o paciente só poderá utilizar próteses removíveis parciais ou totais, as chamadas dentaduras. A Odontologia atual, baseada em princípios que devolvem ao paciente a capacidade de mastigar adequadamente, também tem técnicas que podem reconstruir o tecido ósseo perdido. A Professora das Disciplinas de Periodontia e Implantodontia da Universidade Federal do Ceará, Dra. Mônica Studart, fala um pouco sobre transplantes ósseos: Estes procedimentos surgiram na década de 50 na Medicina decorrentes da necessidade dos médicos de tratar paciente feridos que não podiam ser curados pelos métodos considerados convencionais. Na Odontologia e no Brasil, começaram a ser utilizados desde 1999, sendo cada vez mais utilizados a cada ano. Estimativas divulgadas na comunidade científica odontológica indicam que aproximadamente 15 mil transplantes ósseos foram realizados no ano de 2010. Os transplantes ósseos representam um tipo de enxerto que tem como objetivo estimular a resposta do paciente, que reage reabsorvendo e substituindo o osso enxertado por um novo tecido. Existem várias técnicas e várias fontes doadoras, pois os enxertos podem ser retirados do próprio indivíduo, de áreas ósseas saudáveis. Esses enxertos chamados de autógenos são os ideais, mas as cirurgias são de maior porte e existe uma certa rejeição por alguns pacientes, visto que é necessário realizar duas cirurgias, uma na região doadora e outra na área que receberá o enxerto. Já o transplanteósseo é mais simples, o pacientenãoprecisa remover osso e o procedimentopode-

sertotalmenterealizadoem um consultório, nãohavendo a necessidade de hospitalização e apenascom o uso de anestesia local, havendotambém um pós-operatóriomaisfavorável. O osso a ser transplantado é colhido pelos Bancos de Ossos a partir da doação de tecido ósseo. O cadastro e o credenciamento dos Bancos de Ossos para a Odontologia foram totalmente regulamentados e aprovados em 2005 pelo Ministério da Saúde, através do Sistema Nacional de Transplantes,que também cadastra os profissionais aptos a realizarem tais procedimentos. Existem no Brasil vários Bancos que participam da coleta do osso juntamente com a captação dos outros órgãos. Um questionamento que sempre é feito consiste nos tipos de resultados que podem ser obtidos. O que ocorre durante a cicatrização, que leva aproximadamente seis meses após a cirurgia,é que o transplante é substituído pelo osso do próprio paciente o que gera um aumento de altura ou espessura, dependendo da técnica e do local que recebeu o enxerto. Isso possibilitaPÁTIO MEIRELES rá a instalação de implantes 3224.7301 em uma situação clínica bem mais favorável do ponto de vista estético. O comportamento do transplante ósseo é diferente dos transplantes de outros órgãos como coração e rins. O osso é congelado o que diminui a ocorrência de rejeição e não há a necessidade de tomar medicações que afetam o sistema imunológico do indivíduo, os chamados imunossupressores. As medicações prescritas são apenas anti-inflamatórios e antibióticos usadas durante um período de aproximadamente uma semana. É recomendável que o paciente procure informar-se bem com seu dentista e nos meios de comunicação sobre as vantagens e desvantagens, para que possa autorizar o procedimento de uma forma consciente e segura. Ele deve procurar um profissional habilitado e cadastrado no Sistema Nacional de Transplante que use material de um Banco de Ósseos também confiável e credenciado. * dra. MÔNICA STUDART é Graduada em Odontologia - UFC, Especialista em Odontogeriatria e Implantodontia - HGeF, Mestre e Doutora em Periodontia - UNES e Professora das Disciplinas de Periodontia e Implantodontia – UFC. E-mail: monicastudart@gmail.com


em lincoln

D

fotos cedidas por daniele

o s n o f a e daniele

aniele e Afonso Cordeiro curtiram a neve em várias cidades norte-americanas, a começar por Lincoln, no estado de New Hampshire, onde se localizam as belíssimas White Mountains, há cerca de três horas de Boston. A hospedagem foi na estação de esqui InnSeason Resort South Mountain, no coração das famosas montanhas brancas. “Foram dias fantásticos. Muito frio e neve para todo lado. Estive com o Afonso, dois anos atrás, na estação de esqui, onde descobri que estava grávida do João Victor”, conta Daniele. Desta vez, João Victor acompanhou os pais. “Lá é um ótimo lugar para encontrar aventura e relaxar. Além de toda beleza da natureza, é muito romântico também. Agora resolvemos voltar lá com o nosso filho. Foi uma viagem muito prazerosa, pois dedicamos nosso tempo para o João Victor, diferente de quando estamos na correria do diaa-dia. Ele se comportou muito bem durante toda viagem e curtiu muito a neve”.


por

saúde

WALTER PINHEIRO

*

REJUVENESCIMENTO FACIAL A pele é o maior e mais visível órgão do corpo. Conforme a pele envelhece, ela se torna mais fina e menos elástica. O colágeno e a elastina são os tecidos que mantêm a pele firme. Eles se tornam mais fracos por causa da gravidade, impulsionada por fatores internos e externos que exercem uma constante atração para baixo. Como resultado de uma vida inteira exposta ao sol, manchas superficiais podem se tornar mais evidentes. A meta de um rejuvenescimento facial é restaurar uma aparência mais jovem, ajudando a reverter os danos do sol e uma aparência envelhecida. A sua aparência é a responsável por como você se sente e como os outros se sentem em relação a você. Por isso é perfeitamente natural as pessoas que não se sintam jovens e saudáveis desejarem ter uma aparência jovem e saudável. Todos os anos milhões de homens e mulheres se submetem a alguma forma de rejuvenescimento facial. Ele oferece a oportunidade de redefinir a sua aparência, fazendo com que a sua pele se torne mais saudável e atraente. Ele pode reduzir as rugas, manchas de sol, pele flácida, melhorar a textura e cor, remover manchas ou veias sanguíneas danificadas. De acordo com o tipo específico de tratamento, você pode experimentar alguns efeitos colaterais temporários, como uma vermelhidão leve, inchaço, e algum pequeno desconforto. Em alguns casos, mais de um método de tratamento pode ser utilizado para produzir resultados melhores e mais duradouros. Uma das grandes vantagens da cosmiatria é a sua flexibilidade e a variedade de opções de tratamento. O seu dermatologista deve estar familiarizado com todas estas opções; ele pode personalizar uma lista de cuidados e tratamentos para as suas necessidades individuais. Existem, alguns procedimentos chaves no tratamento do rejuvenescimento facial; PREENCHIMENTO FACIAL: Os implantes brandos de tecido são geralmente usados para preencher sulcos e cavidades na face e reduzir rugas, dando à pele uma aparência mais lisa e jovial. Os preenchimentos faciais

são muito efetivos no contorno de locais específicos na face e na correção de depressões e cicatrizes. BOTOX: Linhas e rugas associadas com expressões faciais também podem ser melhoradas com injeções de toxina botulínica. Este agente seguro é injetado nos músculos específicos para tratar principalmente as rugas verticais entre as sobrancelhas, as rugas e sulcos da testa e os pés-de-galinha dos olhos. LASER FRACIONADO: Os procedimentos a laser para rejuvenescimento facial podem retardar procedimentos invasivos através do tensionamento da pele flácida e da melhora de certas dobras e sulcos. Os alvos deste tipo de tratamento são: as linhas finas da face, especialmente aquelas ao redor da boca, dos olhos, das maçãs da face e da testa, a flacidez da pálpebras e do contorno facial, manchas faciais e cicatrizes, em especial da acne. Atualmente, o laser de CO2 fracionado vem merecendo destaque por seus ótimos resultados alcançados com poucos efeitos colaterais e pela rápida recuperação da pele tratada. Como peritos do envelhecimento da pele, os dermatologistas são excepcionalmente qualificados para usar todas essas técnicas para manter a pele saudável e com aparência jovem. O seu dermatologista pode indicar os benefícios e os riscos de cada procedimento e quais são os mais adequados para o seu tipo de pele.

* DR. WALTER PINHEIRO Formado em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Dermatologista com especialização realizada na Santa Casa de Misericórdia do Recife, com aperfeiçoamento na área de Cosmiatria realizado na Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro. Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. E-mail: dermato@walterpinheiro.com


dani barreira

DANIELLE BARREIRA comemorou seus 40 anos no Regina Diógenes Restaurante, lindamente decorado com muitas velas e faixas adesivadas agradecendo a presença dos 120 convidados. O DJ Itaquê e o cantor Gustavo Serpa arrasaram no comando do repertório musical, que contou, inclusive, com uma bela homenagem à aniversariante. Danielle vestiu produção dela própria e da sócia Marta Leite.

DANI E CLÁUDIA PRACIANO

HELOÍSA TELES E DANI

FOTOS: patrícia paes

monique e ernani barreira, dani e haley barreira

laura, dani, igor e haley

fernanda leite, cláudia bezerra, claudiane juaçaba, dani, cris ary e valéria feitosa

dani e miguelina queiroz mara tavora, dANI E LEUDA CARVALHO ANA PAULA, JERITZA, DANI E GRABIELLE ALMEIDA

ANA DUARTE, DANI E RENATA SERPA

CAROL ROCHA, DANI E GRABIELA

MIRTA ARY, DANI, ROBERTA ARY E JUCILEIDE COELHO

DANI E ANA LUIZA BARREIRA

DANI E ÉRIKA FEIJÓ

MIRELA TOMAZ, DANI E TICIANA BARREIRA

LINA E LIA BARSI COM DANI E LÉA FONTENELLE

DANIE E GUSTAVO SERPA


CEBEPO cldo

A troca de presidência do CEBEPO - Centro de Estudo do CLDO - Centro de Laser e Diagnose Ocular, a qual tomou posse o Dr. Javier Yugar, aconteceu com um evento científico que contou com a presença de renomados oftalmologista da nossa cidade. O Curso, Uma Nova Visão no Tratamento da Miopia, foi ministrado pelo professor da UNIFESP Dr. Paulo Schor, que versou sobre os avanços e as novas técnicas para cirurgia da Miopia.

Dr.Cesar e Sonita Juacaba

FOTOS: valéria

Diego Juca Machado, dr. André Juca Machado, dr. Javier Yugar e Pedro javier Yugar

Dr.Emilson Barros de Oliveira, Dr.Paulo Schor e Dr.André Juca Machado

Dr.Volney Castaldelli e Dr.Rodrigo Vicentini

Dr.Wantan Laércio, Dr Dias jr. e Dra.Denise Bede

Dra.Emanuelle, Sra.Renata Vieira Dr.Gersivan Lima e e Dr.Marcus Castro Dr.Werton Lobo

Dr.Eugênio Gifonni e Dr.Vicente Forte

Dr.Alcy Feitosa e Dr.Silvio Leal

SRa.Gyna Machado, Dr.André Juca Machado e Diego Juca Machado

Dr.Holanda, Dr.Fábio e Dr. Marcos Maia

Dr.Aércio Dias, Dr.Jailton Dantas e Dr.Alvaro Fernandes

Dr.Heverson Paranagua, Sra Luiziane Fernandes e Dr.George Carneiro

Dr.Edmar Guedes (Presidente da SOC) e Dr.Silvio Leal

platéia


LAUREN


SHOPPING IGUATEMI – 3241. 4928 | SHOPPING DEL PASEO – 3456. 3195 | AVENIDA DOM LUÍS , 1085 – 3264. 3824


InÊs Aguiar

Inês aguiar

Inês Aguiar recebeu amigas, no Lounge Salinas, para brindar seu aniversário. Foram atrações musicais, a banda Baby Dolls, o DJ Itaquê e a cantora Joyce. O local recebeu chique decoração em preto e branco pontuada por rosas vermelhas, assinada por Jacaúna Aguiar. O buffet foi de Camila Câmara. Na noite da festa que celebrava também o aniversário da filha Lívia Aguiar, os parabéns foram cantados à meia-noite em clima de muita alegria.

FOTOS: patrícia paes

Mel, Bebeto, InÊs, Alberto Jr. e Livia Aguiar

InÊ Aguiar, SÉrgio e Cristina Holanda

Regina Galvão,InÊs Aguiar e InÊs Porto

MÁrcia Tavares, Juliana Mendes e Érika FeijÓ

Tereza Holanda e Ana Elizabeth Marinho

Francis Prado,Solange Sahdo, Socorro Holanda e CecÍlia Menezes

Riana Aguiar , Ana Karine Holanda e Mariana Furtado

LÍvia e InÊs Aguiar, RosÁlia Holanda e Mel Aguiar

Celina Castro Alves, Camila CÂmara, InÊs e LÍvia Aguiar

MazÉ Cardoso e Silvana Moreira


InÊs e Livia Aguiar

Liliane Holanda, Socorro Curchatuz e InÊs Cals

InÊs, Silvia Campos e Lina Schllater

Bebeto Aguiar e AdrÍsio CÂmara Jr.

Tereza Holanda, Socorro e Roosevelt Curchatuz

MelÍcia Aguiar, ItaquÊ, Carina Leite e LÍvia Aguiar

Virna Lisi e Mirna Aguiar

Helenir e Noemi Parente

InÊs e Anete Marinho

InÊs e AdrÍsio CÂmara

Ana Virgínia Ambros e AdÉlia Fontenele

InÊs e Maria JosÉ Souza

Gina Schllater e InÊ Aguiar

Max e Sellene CÂmara

InÊs Aguiar e Ana Luiza Costa Lima

Vera Aguiar, Eveline TimbÓ e Ângela Batista


InÊs Frota, Maria tereza Serpa e Ruth rosseti

OlÍvia, Francisco Aguiar, LÍvia e InÊs Aguiar

InÊs com Said e CecÍlia Menezes

InÊs TÁvora e Cristina Romcy

InÊs Aguiar E Hilma Braga

InÊs e o neto Betinho

MarÍlia e Magno CÂmara

Zelma CÂmara e Joseane Porto

CÍntia Neves com JÚlia e francisco Neves

VirgÍnia FranÇa

MurÍlo Tavares e Roberto FeijÓ

Bebeto, Francisco e SÉrgio Aguiar

Alexandrina Sancho

FÁtima Gonçalves

InÊS Aguiar e Henrique Bezerra

RosÁlia Holanda

Ines e Roberto Sergio Curchatuz

Clara Castelo Branco e Cassiano Cippola

MÔnica Aguiar

Roberto Holanda e Almir quesado

Suemir, InÊs e Ana Jereissati

Cecy Castro e SÍlvia GonÇAlves

Cristhine SimÕes e InÊs Aguiar

Cristina Esteves

Alberto Jr e Livia Aguiar

InÊs Aguiar com Juliana e MÁrcio Mendes


Shopping Aldeota e Shopping Iguatemi


os médicos

thela Murad Regadas e Sérgio Regadas organizam o 60º Congresso Brasileiro de Coloproctologia, a realizar-se no período de 3 a 6 de setembro, no Marina Park Hotel. “É uma honra que Fortaleza sedie um evento desse porte, que marca a sua sexagéssima edição. Contamos com o apoio inestimável dos nossos colegas coloproctologistas, que muito têm colaborado nesse trabalho”, destacou Sérgio Regadas, presidente do congresso. Sérgio e Sthela são professores de cursos de graduação e pós-graduação, do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC). De acordo com Sthela Murad, fazendo jus à importância do conclave, este terá como palestrantes 18 grandes especialistas dos quatro continentes. “São médicos da Áustria, China, Rússia, Estados Unidos, Venezuela, Portugal e Argentina, entre outros, que abordarão os mais diversos assuntos. Sob o tema do Congresso, Atualizações em Coloproctologia, fizemos questão também de montarmos uma programação com ênfase ao fator histórico, enfocando aspectos desde os primórdios à atualidade, destacando então os avanços, as técnicas e as tecnologias mais recentes aplicadas”, explicou Sthela. O 60º Congresso Brasileiro de Coloproctologia é uma realização da Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP), também presidida por Sérgio Regadas, e a segunda maior entidade da especialidade em todo o mundo, sendo a primeira a dos Estados Unidos. Nos dois dias que antecedem o Congresso, serão ministrados cursos internacionais que abordarão 5 temas, entre eles, Videocolonoscopia, Videolaparoscopia colorretal, e Ultrassonografia Endorretal e distúrbios funcionais do assoalho pélvico. A previsão é que 1.300 profissionais participem do evento.

FOTO: hilma braga castelliano

r o i g r é s e sthela S


s a d a g e r


nicolas franco

Na Capela Menino Jesus de Praga, no bairro Papicu, foi batizado, sob as bênçãos do Pe. Afonso, Nicolas, o primogênito do casal Talyzie Mihaliuc e Fernando Franco. Após receber o sacramento, a família recepcionou os convidados em sua residência, nas Dunas, que estava divinamente decorada para celebrar o acontecimento e receber os amigos mais chegados. Foram padrinhos de Nicolas, Adriana e Marcelo Arrais.

FOTOS: carlos alberto

Talyzie, Fernando, Nicolas e os padrinhos Adriana e Marcelo Arraes.

tathye, talyzie, nicolas, lucas e talynie

As avós Liane Franco e Gorete Arruda nicolas com os Tios Paulo natasha, nicolas e nycole com Nicolas e Padre Afonso. Marcelo Franco e Daniele

Nicolas com os tios Carol e Alexandre Franco e a prima Bruna

Nicolas com avós Liane e João Alfredo Franco

Nicolas com Andrea e Josmário Cordeiro e Aline e Giuliano Loureiro

nicolas com marcelo arrais, adriana, luana e letícia

Tathye e Roberto Rego com Nicolas

Nicolas com talynie e constantino

talyzie, beto gradvolh, claudia, nicolas e fernando


Virginia Palacio e Aurenio moraes

Fernando, talyzie, nicolas, sandra e rocha neto

cid fraga, Talyzie, nicolas e lena

talyzie, nicolas, lucca franco e talynie muhaliuc

Liege Rabelo, Vinicius, Liane Franco, Nicloas e Candida Rabelo

Nicolas com Nataly, Isabele e Marcelo Leal

Monica, Marquinhos, Isabela e Igor Fontenele com Nicolas

Nicolas com Margareth e Juliana Galdino

Nicolas com georgia rabelo e vinicius com germana rabelo

alexandre franco, claudio costa, cesar frota e demontier linhares

Fernando, natasha, talyzie, nicolas e nycole

Nicolas com Roberta Nogueira e Sakie Brookes

Renata Ciriaco e Wayne Moreira com Nicolas

Viviane Linhares, Michele Alves e Carol Frota

Nicolas com Leticia e Sergio Macedo

Nicolas com os tios Annelise, Joao Ricardo e primas Marcela, Rafaela e Gabriela Franco

Dr. Airton, Dra. Tatiana Fontenele e talyzie

Fernando Franco, Carlos Alberto Forte e Fernando Cavalcante

Luiz e Dina Arruda

Claudio Moreira e Etevaldo Nogueira com Nicolas


Sérgio Helle

FOTOS: Nely Rosa

o artista Sérgio Helle

O artista plástico e publicitário Sérgio Helle inaugurou, na galeria Mariana Furlani, a exposição Acqua, com uma série de 22 pinturas e 4 infogravuras, produzidas a partir de fotos e filmagens feitas embaixo d’água. Simultaneamente foi lançado o livro do mesmo nome, com 150 páginas e edição em capa dura, que retrata a história do artista ao longo de seus 22 anos de carreira.

Ricardo Alencar e Fernando Barroso

Roberta Macedo e Rodrigo Maia

Flávio Cesar, Dulce Silveira

sérgio Helle e José Hissa

Eliana Braga, Fernanda Furlani, Campelo, Celina Castro Alves e Mariana Furlani

Ricardo e Beth Bezerra com Sérgio Helle

Luciana Mota e Laís Alba

Marcos Novaes, Sérgio Helle e Maurício Coutinho

Joaquim Campelo e Sérgio Helle

MÁrio Wilson

Jarbas Oliveira, Dora Freitas e Sérgio Helle

Maurício Coutinho E José Porto

Patrícia Veloso e Gentil Barreira

Rosalvo Ponte, Ubirajara Bazani, Sérgio Helle e José Kant


O REI E

INÊS AGUIAR

O

talento e o grande sucesso, mantido por tantos anos, alicerçam a grande admiração que Inês Aguiar tem pelo seu ídolo, Roberto Carlos, a quem ela chama carinhosa e simplesmente de rei. Sempre que tem oportunidade, ela assiste a um show do artista, e, nessas ocasiões, seja por um golpe de sorte ou por se encontrar com pessoas que têm acesso a ele, é levada a cumprimentar o cantor, no camarim, após as apresentações. “Conheci um Roberto Carlos mais maravilhoso ainda. Ele realmente dá uma atenção especial a todos. Conversa com as pessoas olhando nos olhos. Seu aperto de mão, seu abraço, são dados com afeto, com calor no coração. Além disso, ele é muito descontraído, sorri, brinca, faz perguntas interessado. É delicado, educado e atencioso - naturalmente”.

foto: divulgação

É exatamente uma recordação que ela guarda desses encontros que ilustra agora as páginas da Life Estilo. A fotografia foi clicada no show ocorrido no Siará Hall. Outra coisa que a impressionou foi a disposição com que o artista recebe o público no camarim. “Ele atende as pessoas em seu camarim por cerca de uma hora e meia. E as recebe de pé, o tempo todo, sempre com muito carinho, sem se abater com o desgaste físico e emocional, da apresentação”. Inês conta ainda que, na lista dos que ali estão para ver e falar com o rei, não existe privilégios nem privilegiados. “Lá se encontram pessoas com limitações físicas, como deficientes visuais ou cadeirantes, esses, sim, podem chegar a ser atendidos antes dos outros. Mas vi pessoas do mais elevado patamar da pirâmide social, inclusive até alguns patrocinadores do seu show,

esperando igual a todos que lá estavam”. Entre os shows que Inês assistiu, um dos mais marcantes, segundo ela, foi o realizado em Paris, há 10 anos, quando, em visita com o marido Alberto Aguiar à cidade francesa, foi surpreendida pela notícia de que o artista iria se apresentar lá. Recentemente ela foi ao Rio de Janeiro assistir aos desfiles das escolas de samba, para ver a homenagem que a Beija-Flor fez ao cantor e, claro, ele próprio, que estava na avenida. Apesar de, em anos anteriores, já ter ido a outros desfiles na Marquês de Sapucaí, diz que desta vez foi diferente. “Fui exclusivamente para ver o rei”. A despeito do que alguns possam supor, Inês explica que não existe fanatismo. “Fui a poucos shows. Mas, seguramente, para mim, ele é uma pessoa iluminada!”, sintetiza.


a bela casa de

K

istiana Máximo é formada em Economia e tem um passaporte carimbado em países de diversos continentes, além de duas temporadas de intercâmbio cultural. Ela trabalha na empresa da família, e já ocupou por duas vezes a coordenação do núcleo local da Associação dos Jovens Empresários (AJE). É esportista e adora vôlei, praticando-o religiosamente duas vezes por semana. Também malha sempre, no fitness do prédio onde mora, que é super bem aparelhado. Kistiana mora com os pais e os dois irmãos, Kirstenia e Hamilton, no apartamento localizado na avenida mais nobre da cidade, a Beira Mar, que foi decorado e projetado pelo arquiteto Racine Mourão. “Conversamos muito com Racine, explicamos o que desejávamos de nossa nova casa, e deixamos tudo com ele. O resultado foi ótimo, correspondeu totalmente ao que pretendíamos”, contou a empresária. Ela chegou, inclusive, a viajar algumas vezes a São Paulo, junto com o arquiteto, para a escolha dos móveis. O apartamento tem iluminação, TV, som, ar-condicionado e outros equipamentos totalmente automatizados. A decoração, notadamente clean e funcional, surpreende sob vários aspectos, sobretudo pela ampla utilização do vidro, que veio direto da empresa da família Máximo, a Glassmaxi. O material é usado no revestimento de portas, paredes e até no piso, de formas variadas e criativas, além de belas. Na entrada da casa, uma coluna de ônix âmbar, com iluminação interna, cria um clima de aconchego revelando a transparência da pedra. O sofá branco, muito chique, domina a sala, e o grande lustre de cristal, adquirido em São Paulo, confere requinte ao ambiente. A poltrona do designer italiano Gaetano Pesce tem forma inusitada - “cada um a descreve de uma forma diferente”, revelou a jovem empresária. As luminárias também são um show à parte. Duas foram compradas por Kirstenia, em Paris, uma delas, na Fon-

fotos: hilma braga castelliano

o m i x á M KISTIANA


o


tana Arte, tem formato de ovo - “dizem que traz sorte”, explicou Kistiana. Existem ainda a singular e lúdica luminária em figura de cogumelo, que foi comprada aqui, na Paroma, e a que é composta de garrafas transparentes cheias de um líquido vermelho, além da sofisticada assinada pelo designer Achille Castiglioni. O restante delas, todas de estilo inconfundível, foram da La Lamp. O vidro embeleza e empresta um toque mágico a vários espaços do apartamento. O lavabo recebeu vidro acidato, e as colunas do home teather, espelhos argentados bronze. Diversas portas foram recobertas com vidro de tom prata. Para o hall de entrada foram escolhidas peças de vidro extra branco transparente milk. “Falamos para o Racine que ele poderia usar vidro à vontade, e ele fez de nosso apartamento um verdadeiro laboratório”, brincou. Um dos locais onde o material recebeu aplicação das mais interessan-


te foi a cozinha, cujas paredes foram revestidas de vidro preto. Em algumas versões, foi pintado nas cores chocolate, whisky e prata, conferindo um efeito igualmente impactante. Entre os hobbies de Kistiana está a leitura. Um dos títulos que mais a impressionou foi Chatô, O rei do Brasil, do jornalista Fernando Morais. De suas viagens, cita como países que mais gostou o Canadá e alguns da Europa. Na China disse surpreenderse com a desigualdade social e com a grande população das cidades. No Japão encantou-se com a modernidade, com a limpeza e com a organização daquele povo. “Todos têm suas peculiaridades, é exatamente essas diferenças o que os torna especiais. Viajar é importante porque nos possibilita, através do contato com outras culturas, vários olhares sobre o mundo em que vivemos”.


MAISON GIVERNY Renata Alencar realizou em alto estilo coquetel para 200 clientes e amigas da MAISON GIVERNY, com a presença do estilista Vitor Zerbinatto, que trouxe os últimos lançamentos de sua grife Madame X, apresentados ao público em desfile superglamouroso. A produção contou a parceria da Carmen Steffens, H. Stern e American News.

desfile: mariana frota - modelo

FOTOS: DAVI MAGALHÃES

brinde com as modelos

renata e marcelo pinheiro

betinha sampaio e michelinne pinheiro

kethleen e kédma marino

walter e soraya pinheiro

renata pinheiro e vitor zerbinato

beatriz pinheiro, renata pinheiro e maria zilda alencar

edite bringel

patrícia salim e maria izeuda barreira

fátima duarte, vinícius machado e lia alcoforado

margarete barros, georgiana vieira, vera costa e julciana vieira

lúcia pierre e rocele bonorandi


arbélia sancho, guadalupe pessoa e alexandrina sancho

maria clara, renata e carla barreto

inalda, raimundinha e luciano vidal

renata carneiro

nelier pinheiro

betinha e ana cristina montenegro

suzane ary, aline canamary, georgia nogueira e flávia marques

armênia nobre, hilma braga e brenda rolim

renata pinheiro e laucy sales

ana lúcia canamary tarcísia aguiar

renata pinheiro e amanda victor

martinha assunção e paloma fernandes

liliane nogueira e beatriz pinheiro

marta rebouças e maria do sorro leitão

andréa e cintya (equipe giverny) pablo picasso e fernanda kelly

lorena bonfim, letícia studart e martinha assunção

stelinha frota e suely gaspar

lúcia wolf

renata alencar pinheiro

amazônia vasconcelos

suzane farias

final desfile


PARABÉNS

soraya PINHEIRO Soraya Pinheiro reuniu grupo de 40 amigas para comemorar seu aniversário, no Delitalia, em momento de muita leveza e alegria, que utilizou na decoração borboletas coloridas como símbolos de renovação e encantamento. Após os parabéns, a aniversariante fez breve discurso agradecendo às amigas pela presença e a Deus por mais um ano de vida e pelos muitos outros que virão.

ANA LUÍSA BARREIRA E SUZANE FARIAS

ANA STUDART, HELENA E ARLINE NOGUEIRA

soraya e nelier pinheiro

FOTOS: DAVI MAGALHÃES

SORAYA COM AS CUNHADAS RENATA E MICHELINE

juliana parente

MARIANA TOMÁS E lilane melo

andréa reis, soraya e iranete guimarães

CELENE CÂMARA E SORAYA PINHEIRO

BEATRIZ PINHEIRO E HELENA NOGUEIRA

ANA MARIA VALE, SORAYA PINHEIRO E andréa albuquerque

renata campos e ana cláudia parente

HILMA BRAGA E LIA ALCOFORADO

ANA ZÉLIA GADELHA, SORAYA E SHIRLEY MACIEL

PATRÍCIA BOTELHO

SORAYA PINHEIRO E ADRIANA THEÓPHILO MICHELE SOARES

carol e mércia nogueira, soraya pinheiro e samara nogueira


a nova carreira de

a m i l a l l e marc

M

fotos: hilma braga castelliano

arcela Lima deixa de lado a vida de modelo - a qual seguiu mais pelas muitas oportunidades dadas a seu tipo físico e pela insistência dos amigos -, e abraça a carreira com a qual sempre esteve envolvida e é sua grande paixão profissional: a arquitetura. “Minha profissão é como se fosse meu hobby. Digamos que eu não trabalho, me divirto. E cada cliente vira mais um amigo”. O apartamento onde mora com o marido, o defensor federal Dinarte Freitas, foi ambientado por ela e revela, sobretudo, muita criatividade. Um exemplo foi a união que ela conseguiu a partir de um mobiliário contemporâneo, com peças inusitadas e adornos de prata que estão na sua família há gerações. A arquiteta revela que a decoração de sua casa é uma espécie de história sem fim. Vai se modificando e se complementando ao longo do tempo. Principalmente, com as peças que ela garimpa em suas muitas viagens, como os vasos da ilha de Murano ou o rico livro sobre o acervo do Vaticano, exemplar que pesa quase quatro quilos. “Minha casa conta pedaços de minha vida”. Em 2010, por seu projeto na Casa Cor, Marcella recebe o prêmio de melhor ambiente com ênfase nas artes plásticas. Na ocasião, apresentou para o hall de entrada para um apartamento master, uma estante com vários nichos, medidas e profun-


didades diferentes, que hoje está em seu apartamento. O lar de Marcella tem uma decoração limpa, de cores claras, valorizando espaços e com uma atenção especial à iluminação. A decoração traz bases neutras, para carregar no colorido de peças como a tela de Mano Alencar. Na biblioteca, onde estão livros de arquitetura e arte, dela, e de direito, dele, a opção foi por bases neutras e tons amadeirados. O casal adora receber, e o bar nos envolve em uma atmosfera sofisticada e acolhedora. Na área foi instalado o telão, e o clima remete à festa. A adega consta de armário com bandeja de prata que foi de sua avó, Terezinha Rodrigues. A varanda é um de seus locais preferidos. “Decorei de forma bem contemporânea, com revestimentos de madeira que brincam com as cores do vidro pintado da mesa em que tomo meu café da manhã”. O trabalho de Marcella tem por princípio proporcionar um lugar onde as pessoas se sintam bem. “Viso, mais, e além da estética, levar conforto ambiental para as pessoas”. Exemplo disso é a iluminação de sua morada, também toda projetada por ela. Traz luzes indiretas, em tons de âmbar e com recursos interessantes que dividem em sessões os espaços da casa. A próxima viagem da arquiteta será para Lima, no Peru, onde seguirá para comemorar seu aniversário, com o marido. O roteiro inclui Cuzco e Machu Picchu.


Ana Cristina

FOTOS: patrícia paes

larissa, ana cristina, amanda e andré wanderley

a bela empresária comemorou aniversário reunindo amigas em seu apartamento, no Mansão Macedo. Da ala masculina e da família, só estavam presentes o marido Valderzei, o filho André, e o avô Roberto Meira. André homenageou a aniversariante cantando uma música que fala das escolhas corretas na vida e de uma mulher de fé. “Retrata bem a história de minha mãe, uma mulher vitoriosa, que conquistou seu sonho de menina, o de trabalhar com decoração”. A família é dona da Choça e da Galpão D.

Auricélia Queiros, Ana Cristina e Katarina Queiros

Melissa, Brena e Sabrina Machado

Fátima, Eliane, Ana Célia, Andréia, Juliana e Liliane Almeida

Valderzei, Larissa, Ana e Amanda Wanderley

Leiliane e Bel Marques

Aucy Ponce, Gina Paiva e Ana Cristina

Teresa Machado, Rosilandia Queiros e Andréia Deufino

Roberta Fiuza e Larissa Meira

Roberto Meira e Ana Cristina

Sofia linhares, Andrea Novais Celene Gurgel


Liduina Almeida, Mana Saraiva e Sheila

Ana Cristina, Cristiane e Liduina AlmeidA

Ana cristina, Nilza e Sonia

Gina Paiva e Patriciana Queiros

Natasha Nogueira, Fátima nogueira e Silvia

Lisandra e Ana cristina

Ana cristina e Vanessa Almeida

Ana Cristina e Andrea Rios

Aucy ponce e Conceição Almeida

Alana Benevides, Amanda Couto, André e Larissa Wanderley

Viviane Almada ,Vanessa Queiroz, Ana Cristina, Mirian Almada

Kelly, Albertina e Rosiane Almeida

Mirian Bastos, Mariana Deufino e Meire Freitas Lara e Neide Barbosa

Ana Cristina e Inês sobrera

Humberto Lima

Ceres Fiuza, Ana cristina e Celia Diogenes

Ana Cristina e Grace Leitão

Inês Cavalcante e Socorro Lima

Débora Almeida e Luciana Pereira

Manoela , Ana e Renata Rola


MARILENA SANTIAgo

soraya pinheiro

suellen veras

erilan giral

erilan giral

lia gondim

lucielda bezerra

gabriela carvalho

maria helena girão

isabel porto

ESTILO KAIA • Shopping Aldeota Av. Dom Luís, 500 - 2º piso loja 239 - (85) 3458.1513 • Maison R. Tibúrcio Cavalcante, 2425 Aldeota - (85) 3261.8638

sarah rolim


gabriela carvalho

mayara rodrigues

maria helena girĂŁo

livĂ­a chaves leite

juliana catunda

raquel leite

hegelma barros

lia gondim

lili gondim

solange rolim

excelsa costa lima

luzia araĂşjo


TALLIS A TALLIS JOIAS brindou clientes e amigos com elegante e prestigiada recepção, realizada em três dias consecutivos, onde foi servido almoço gourmet, preparado pelo chef Alain Tortoza. Na ocasião, foram apresentadas as coleções rose gold e black and brown diamond, últimos lançamentos e sucesso de vendas no segmento. As proprietárias Talyzie e Talynie Mihaliuc e Gorete Arruda ofereçam ainda um mimo de presente aos que compareceram.

fotos: CARLOS ALBERTO

Talyzie Mihaliuc, Gorete Arruda e Talynie Mihaliuc.

Mariana Frota, Talynie, Cecilia Lins, Tathye Arruda, Carla Machado e Cintia Mendes Eliane Duarte

Iara Corfield, Cândida Rabelo, Talyzie e Liane Rabelo

Norma Soares e Beatriz Albuquerque

Soraya Melo e Sâmia Falcão, Talyzie e Rafaela Câmara Graça Dias Branco e Talyzie Marcela Carmuça, Vanessa Queiroz e Viviane Almada Ozires Ferreira

Roberta Ponte, Ana Lúcia POntes, Rosalina Maia e Zélia Rocha

Lucimarlene Vasconcelos e Márcia Andrade

Lourdes Mont'Alverne e Talyzie

Liliana, Gabriel e Raquel Brigido


Mônica Cisne e Márcia Gadelha

Soraya Melo , Cândida Rabelo e Gorete Arruda

Talyzie e Georgia Braite

Fátima Mesquita, Juliana Roma e Tereza Mendes

Clea Alves, Talynie e Claudia Menezes Dilara Guerreiro

Gorete Arruda e Norma Bastos

Ana Cristina Wolf e Mariana Canamary

Débora Fleury e Talynie

Gorete Arruda e Isabel Parente

Mazé Cidrack e Márcia Dantas

Márcia Ferreira Gomes e stela sales

Wayne Moreira,Renata Ciriaco e Fátima Gadelha, Glicia Ferrer e Gabriela Ferrer Roberta Nogueira

Dulci Vieira e Gorete Arruda

Silvia Holanda e Miriam Cavalcante Daniela Sá e filhas

Vânia Dutra e Gorete Arruda Dulciane Alves e Val

Germana e Anelise Franco

Talyzie e Kelly NObre

Vera Carneiro e Ana Claudia Carneiro

Rochele Bonorandi e Lúcia Pierre

Vânia Dutra

Nágela, Cristina, Gorete Arruda e Márcia Gradwol

Neuza Rocha

Nair Melo e Gorete Arruda

Monaliza Gentil, Luciana Vidal e Denyse Queiroz

Caroena Sampaio, gorete e Cassandra Batista


a união de

d n a n r e f e joana

J

oana Montenegro e Fernando Azevedo casaram-se no Gran Marquise, em cerimônia que reuniu amigos mais próximos do casal, em um total de 150 convidados, que comemoraram juntos até às primeiras horas da manhã. São os pais da noiva João Eudes Montenegro Rolim e Maria Gelma de Araújo Montenegro, e, do noivo João Alberto de Azevedo e Teresinha de Jesus Nascimento. Com compromissos sociais a cumprir, e ansioso por estar na casa nova, o jovem casal não tinha programado viajar após o casamento, entretanto, ganharam dos tios, Ivan Barros e Ieda Pessoa, uma estadia


do

no resort Vila Galé Cumbuco. “Adoramos praia e, se fôssemos viajar, queríamos um lugar bem próximo. Foi um ótimo presente”, contou Joana. A noiva usou um modelo off white, de organza bordada, ajustado ao corpo. O convite, da Duo Design, e a decoração, produzida pelas mãos de Wilfred Mendonça, seguiram o mesmo padrão de delicados poás rosa e marrom. Muitos amigos e familiares do noivo, do estado do Piauí, vieram participar da festa. Três bandas foram contratadas. Os timbaleiros da Batuk Black e os integrantes da Severina Brown contagiaram a todos com a energia do axé.


in chic

A estilista Ana Cristina Pinto inaugurou sua loja In Chic, no Shopping Buganvília. A casa que oferece roupas de festa e cocktail dresses, além de bolsas e demais acessórios, tudo muito fino e elegante. Na ocasião, foram apresentados um desfile com 15 looks da In Chic, que trabalha com marca própria e importadas. Entre elas, estão a Badgley Mischka, a Marchesa e a Thode. O projeto da loja, bem ao estilo novaiorquino, foi assinado pela arquiteta Márcia Andrea.

FOTOS: nicolas gondim

Ana cristina pinto e as modelos que apresentaram os 15 looks in chic

Ana cristina e paulo rouquayrol

Ana cristina e gorete arruda

lorena pouchain e amazônia albuquerque

Ana cristina e talyzie mihaliuc

brícia teixeira, ana cristina e lúcia wolff

helena pinheiro e isabel diniz com amigas

márcia andréa e ana cristina

milena, gregório e ana cristina

júlia leal, taís fujita, camila nogueira e bruna marinho

camelita alves, montiele arruda, mary aguiar e stela salles


luce costa e leuda frança

Ana cristina e eveline fujita

graça romcy, roberta nogueira e weyne moreira

lia alcoforado

regina jeressati, ana cristina e cláudia cartaxo

gilvan magno e ana cristina camelo Sarinha e sarah philomeno

milena lima, ana cristina e kedma marino

nara e larissa meireles

ana cristina e natália

Inês cals e daniele

zélia e paulo rouquayrol, helena faco, paulo e ana cristina

joria araripe, ana cristina e manu romcy

rilka e jéssica bezerra

jaciara carneiro

gorete cunha e geórgia

ana d’aurea chaves

giedra albuquerque e carolina philomeno

fernando e renata torquato

watson, ana cristina e luís

lilian e david lawrie com ana cristina


os 15 anos de

o h n i r a m nicole

N

icole Marinho Porto Lima, filha de Karmilce Marinho e Gustavo Porto, comemorou seus 15 anos em dois momentos. O primeiro foi um almoço mais íntimo, com a família, que aconteceu no dia de seu aniversário, no Fashion Gourmet. O outro reuniu as amigas, no restaurante japonês Soho. Um total de 80 convidadas da aniversariante, da academia de dança Vera Passos, onde faz jazz e sapateado, e do Colégio Christus, dividiram com ela

a alegria pela passagem da data em uma animada tarde de sábado. O encontro com as amigas foi realizado sob o tema da grife Missoni, conhecida mundialmente pela mistura de cores e tramas de suas peças. O convite da Duo Design causou sensação. O lindo e colorido bolo de aniversário, inspirado no tema, foi confeccionado pela Bom Bocado. A tia Lilian Porto encarregou-se do cerimonial. A aniversariante, que é irmã de Natália, 9, e Davi, 7, presentes aos dois

eventos, usou um tomara-que-caia justo e curtinho da Anamac, na cor verde água. O repertório musical foi encomendado a um DJ, que gravou as músicas dos cantores que as meninas mais gostam no momento. A surpresa ficou por conta de um scrapbook, contendo anotações e objetos reunidos ao longo do tempo e em diversas ocasiões e fases da vida de Nicole. O livro, feito e apresentado pelas amigas, emocionou a aniversariante.


a aniversariante com as amigas

FOTOS: carlĂŁo

o

nicole com os irmĂŁos, NatĂĄlia e davi

nicole com os pais


carmen steffens del paseo

O empresário Marcelo Ferreira e sua esposa Laura Pinto recepcionaram convidados com coquetel que abriu o desfile de apresentação da coleção Outono/Inverno 2011, inspirada em Nova York. Clientes teens desfilaram com os produtos CS Teen, versão da marca criada especialmente para este segmento. Som com Dj, no espaço que foi decorado por Erika Martins, complementaram a produção.

FOTOS: patrícia paes

Lucas,Marcelo, Laura e Marluce Pinto

Tatiana Oliva, Socorro Medeiros e Amanda Melo

Clea Petrelli e Stela Frota

Cláudia e Carlota Pinheiro Andréa, Myriam e Renata Markan

ângela Praca e Angélica Pinto

Myrtes Alves, Iara Silva e Liana Zuniga

laura pinto, cris soares, camile rola, montielle arruda e vera rola

Michele Pinheiro

Joselita Teixeira e Gina Goncalves

Nathália Alencar e Sara Lonngren

márcia travessone, lázaro medeiros e marcelo ferreira

marcelo, sandra Karina Nobre e Tania Nobre

Talia Carvalho, Luciara Carvalho e lena costa


na flórida

a s s i l e m e simeão

fotos cedidas por melissa queiroz

A

odonto-pediatra Melissa Queiroz e o marido, o anestesiologista Raimundo Simeão, programaram uma segunda lua-de-mel com viagem à Flórida para visita aos parques da Disney, em Orlando, e compras em Miami, com direito a longos passeios por Miami Beach, onde ficaram hospedados. O casal aproveitou para assistir a jogos de basquete de famosas ligas americanas, e conferir de perto o talento daqueles atletas. No Sea World, Simeão e Melissa se deliciaram com os fantásticos espécimes da fauna marinha. Segundo eles, a ida ao Universal Park foi a mais divertida do circuito. Os simuladores que imitavam o vôo na vassoura do filme Harry Potter e o que fazia uma passagem pelo cotidiano da carismática família Simpsons, foram os melhores. Melissa revelou ter uma predileção especial por montanhas-russas - “Fui a todas” -, e destacou a do Hollywood Studios como a mais radical. “Quase desisti quando a vi. A gente podia escolher a música nos fones de ouvido durante o percurso. Escolhi um rock, para combinar”.


a residĂŞncia de

y d a l i m e wesley


A

convite das lojas Choça e Galpão D, o cantor da banda de forró Garota Safada, Wesley e sua esposa Milady abrem as portas de sua recém-inagurada casa para os leitores da Life Estilo. Com móveis sofisticados, peças de design atual produzidas com matériasprimas nobres, e uma mistura de elementos que conjugam requinte e conforto compõem os elementos da residência do casal. A ampla área externa exibe poltronas Mac, em fibra e madeira, da Galpão D. A decoradora Conceição Almeida optou pelas cores grafite, preto e branco e valorizou os ambientes com adornos da Choça. O piso da sala, em ônix e aço, recebeu iluminação embutida. Como detalhe, a escultura de notas musicais, que remete à profissão do proprietário da morada.


Formada em Grafic design, pela Universidade da Califórnia (UCLA), Adriana Nunes Braga é detentora de um background admirável, que inclui serviços para a DreamWorks, empresa de filmes do consagrado diretor Steven Spielberg. Depois de trabalhar em vários estados brasileiros, a mineira Adriana veio morar em Fortaleza onde, com a sócia Ula Braga, montou a Una Presentes Personalizados, que desenvolve um trabalho de concepção visual com soluções inovadoras, aliando estética e comunicação a partir da personalidade e dos desejos de seus clientes. São presentes, convites, programação visual para produtos e empresas que contam com a parceria dos melhores profissionais.

Paulista que adotou o Ceará há três anos, Nathani Bezerra abriu na cidade a Petit Petá, loja multimarcas infantil e juvenil, com grifes exclusivas e atendimento diferenciado - o cliente faz o pedido e as peças são encaminhados à casa dele para serem experimentadas. A Petit Petá está instalada no Pátio Meireles, e é uma sociedade com a mãe de Nathani, Girleuma Bezerra. A casa tem lindas roupinhas para bebês, e trabalha ainda com tamanhos de 1 a 18. Nas prateleiras se encontram marcas de grandes estilistas brasileiros, como Ronaldo Fraga, as nacionais Maria Bonitinha, Sérgio K e Fábula (infantil da Farm), e as importadas Tommy Hilfiger e Diesel.


Juliana Hermans inaugurou há menos de um ano a sua loja Theodora Praia & Piscina, que oferece propostas inovadoras e peças cheias de charme, ao público de zero a 12 anos, no segmento beach wear. Junto com a sócia Letrice Gomes, desenvolve coleções super criativas, intituladas Irmã & Irmão, Mãe & Filha, e Pai & Filho, onde biquínis, sungas e maiôs combinam uns com os outros no estilo e padronagem. Além da modelagem confortável, os produtos da Theodora trazem um toque fashion e uma mistura de estampas de resultado surpreendente. A grande inspiração, como revelou Juliana, são suas filhas – Gabriela, 5, Isadora, 2, e Maria Luisa, de 8 meses.

Ortodontia contemporânea é a especialidade da dentista Aline Silveira Borges, formada pela UFC. Hoje, ela divide o tempo entre seus dois consultórios, “não esquecendo, é claro, de se dedicar à família e a mim mesma”, revela. Recém chegada de um curso em Brasília ministrado pelo dr. Ertty Silva, declara: “Um bom profissional tem que se atualizar sempre. Desta vez, voltei trazendo técnicas que vão revolucionar o diagnóstico e tratamento ortodôntico”. Aline une a ortodontia a outras áreas, como as de implantes, cirurgia, radiologia e medicina, a fim de garantir um diagnóstico completo e preciso, diminuindo o tempo de tratamento do paciente, e aliando saúde à estética.


Raimundo_Delfino, Andreia E Mano_Alencar

Mano alencar O artista plástico apresentou ao público 30 trabalhos que compõem a mostra individual Preto no Branco, exposta no Centro Cultural Oboé. Nela, o autor se utiliza de uma proposta monocromática para aferir uma conotação lírica e poética à realidade retratada, onde figurativo e abstrato se misturam revelando, em diversos momentos, detalhes do corpo feminino.

FOTOS: DAVI MAGALHÃES

Ciro Gomes e Luiza Serpa

Carmen_Pinto,_Adriano nogueira e Paula Frota

Augusta Alencar, ferrucio Feitosa, Mano Alencar Eduardo Porto e Meire Torquato e Cristina Feitosa

Cesar Fiuza e Nely Carvalho

Mano e Cassia

JOÃO BATISTA E REJANE FUJITA

Nadja Gadelha, Chico Filho e Mano Alencar

ClAudio CESAR E ZILDA PESSOA

Rodrigo Frota,_amiga e Totonho Laprovitera

Pompeu Vasconcelos,_Silvio Frota e Djalma Pinto

Deib Otoch e Nilton_BastoS

LÍVIA ALBUQUERQUE, MANO ALENCAR Junior Neves e Mano Alencar E PATRÍCIA SABÓIA

Rodrigues Jr. e Washington Soares


C

E

A

R

Á

estilo Publisher e Editor: Braga & Castelliano Ltda Editora Chefe: Hilma Braga Castelliano - CE 01288 JP Jornalista: Nina Freitas Departamento Comercial: Hilma Braga Castelliano - Fone: (85) 9106.8537 Direção de Arte-Design e Diagramação: Hilma Braga Castelliano Editoração Eletrônica: Kelly Cristina e Geraldo Júnior Colaboradores: Dr. Walter Pinheiro Dra. Isnádia Costa Dra. Mônica Studart Germana Gruxên Ivan Guimarães Lia Alcoforado Raquel Machado Fotografias desta Edição: Bello Produções Carlão Carlos Alberto Davi Magalhães Hilma Braga Castelliano Luís Carlos Morreira Nely Rosa Nicolas Gondim Patrícia Paes Paulo Figueiredo Valéria Impressão: Halley S/A - Gráfica e Editora Tiragem: 8.000 exemplares A Revista LIFE não se responsabiliza pelo conteúdo e conceitos das matérias assinadas Redação, Administração e Publicidade: Av. Edilson Brasil Soares, 215 - CEP: 60834-220 - Água Fria - Fortaleza-CE Fone/FAX (85) 3273.7106 / 9106.8537 E-mail: revistalife@oi.com.br Life é vida, Deus é vida!

c o n t e m p o r â n e a CRO - CE 4042

. Aparelhos convencionais e invisíveis . Tempo de tratamento reduzido . Atendimento infantil e adulto Av. Dom Luis, 1200 - sala 1916, Shopping Pátio Dom Luis - Torre I Business – Aldeota | Fones: 3283.1048/ 8603.2999 Rua Floriano Peixoto, 2609 - sala 01, Clínica Centro de Saúde Integrada - Bairro de Fátima. | Fones: 3283-1048/ 8661-6661


Socorro Macedo Quando criança, desenhar era a brincadeira preferida da artista plástica cearense Socorro Macedo. Com lápis e papel na mão, assim expressava sua sensibilidade e seu olhar diante do mundo que se abria em seu redor. Até então, não havia se dado conta de que aquilo era a manifestação de um talento nato para o desenho e a pintura. Somente anos mais tarde da produção destas primeiras incursões no mundo do desenho e da pintura, percebeu a importância da arte em sua vida. Foi precisamente no ano de 1993, após uma viagem à Europa, e o contato com artistas europeus, que se encantou definitivamente com este universo. Seu portfólio revela sua trajetória através de telas, esculturas, painéis, porcelanas e tantas outras obras que denotam a abrangência de um trabalho que transita com desenvoltura pelos conceitos tanto da pintura clássica quanto da arte expressionista. A artista participou de diversas mostras coletivas em Fortaleza, entre elas, as promovidas sob a chancela da Caixa Econômica Federal, Dnocs e Receita Federal. No seu currículo, constam as individuais “Espelhos D’Alma”, no lounge CARAS, Fortaleza; “Configurações - Naturezas, Paisagens e Mulheres”, na Galeria Casa D’Arte, em 2008, Fortaleza; e “Espelhos D’Alma II”, na Galeria Casa D’Arte, em 2010 , Fortaleza. Sobre sua última exposição, “Espelhos D’Alma II”, comenta César Autran: “De quantas maneiras a alma pode manifestar os seus sentimentos através do rosto das pessoas? E ainda, essa manifestação será a expressão da verdade ou a dissimulação engenhosa e maquiavélica do que se processa nos recônditos da mente, exteriorizando-se em traços cuidadosamente criados e trabalhados em expressões faciais que podem confundir ou ludibriar os mais perspicazes psicólogos ou psiquiatras? Nessa mais recente exposição Socorro Macedo faz um passeio nesses meandros e labirintos da mente do ser humano, em especial das mulheres, com sua exposição “Espelhos D´Alma II”. E quem melhor do que uma mulher para cruzar essa tênue fronteira do imponderável e permear esse tecido sutil que envolve as mentes femininas, sondando-lhes os mais escondidos e secretos sentimentos?” --------------------------------------------------------------------------Socorro Macedo Rua Vilebaldo Aguiar, 1311 - bloco 2 Papicu - Telefone: (085) 3234.2188 Acrílica sobre tela com textura - 80 x 100 cm


AcrĂ­lica sobre tela com textura - 80 x 100 cm


Life 28  

Revista Life Estilo edição 28

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you