Issuu on Google+

Maio de 2012 - Ano XIV - Edição 89 - Exemplar: R$ 6,90

Divulgação

Com que cabelo eu vou? Confira lindos penteados, para todos os estilos de noiva

Página 14

Hair Brasil 2012:

Minas rouba a cena na maior feira de beleza da América Latina

Página 8

Tradicional ou moderninha? Conheça a história de duas irmãs que se casaram bem diferentes

Página 12

Dia do Noivo:

aceitação é boa, mas falta de informação ainda é o principal empecilho

Página 18


| Revista Le Contour 2

O cuidado que seu cabelo merece!


3

| Revista Le Contour

www.acttus.com.br

31 3374-1365


Divulgação

Divulgação

08

Empresas mineiras roubam a cena na Hair Brasil 2012

11

Queda de cabelo: conheça a tricologia e livre-se desse problema

12

Noivas com gostos opostos revelam motivos que as influenciaram na escolha do vestido

14

Cabelo: Confira os penteados que estão fazendo a cabeça das mulheres

16

Makeup: saiba como acertar na maquiagem e ficar deslumbrante no dia do casamento

18

Sem preconceito: homens aderem, cada vez mais, ao Dia do Noivo

20

Outuno com pé no verão: Minas Trend Preview se antecipa e apresenta coleção ensolarada

22

BH no combate à Hanseníase

23

New Professional Fair 9ª Feira Profissional da Beleza

26

Vitrine: antes de ir às compras, confira os lançamentos do mercado

28

Agenda: grandes eventos prometem mexer com o segmento de estética

29

Termas: uma excelente opção para relaxar e recarregar as baterias

30

Prêmio Le Contour: ajude a reconhecer publicamente quem sempre cuida de você

Divulgação

4

Divulgação

| Revista Le Contour

Divulgação

ÍNDICE


Editorial

Le Contour DIRETOR - PUBLISHER Leopoldo Alves Reg. MT – MG 14510/MG JP leopoldoall@yahoo.com.br

SUB-EDITOR: V.R. Penna Reg. MT – MG 03816 JP

JORNALISTA RESPONSÁVEL Natália Nascimento

Leopoldo Alves Editor

Março ou maio?

COLUNISTAS Wagner Penna

DIAGRAMAÇÃO ACO

COLABORADORES

Que o mês da mulher é mundialmente comemorado em março, mais precisamente no dia 8, ninguém duvida. A data foi criada como forma de lembrar as operárias que morreram incendiadas em uma fábrica de tecidos, situada na cidade de Nova Iorque, em 1857. Elas reivindicavam por melhores condições de trabalho quando foram repreendidas e trancafiadas dentro da fábrica para, em seguida, atearem-lhes fogo. Mas quando paramos para observar as datas comemorativas do mês de maio, também nos deparamos com uma época quase que totalmente destinada às mulheres, com direito à Consagração de Maria, mãe de Deus; Dia das Mães; além do mês inteiro dedicado às noivas.

Édson Dorea, Luciano Baptistelli, Lídia Santos, Mônica Mafra, Adriana Mafra, Lúcio Rocha, Nina Dreger, Toni Y. A. A.

COMERCIAL Leopoldo Alves leopoldoall@yahoo.com.br revistalecontour@yahoo.com.br (31) 8455-1572 / 9244-1987

REDAÇÃO Rua Santa Luzia, 640 - Bl. 3 – 304 Santa Luzia – 33010-500

Por isso, esta edição da Le Contour faz uma verdadeira homenagem às mulheres. Para as mais modernas, trazemos uma reportagem sobre uma excêntrica noiva que fugiu do tradicional branco na hora de dizer “sim”. Para as mais conservadoras, penteados românticos e clássicos para a cerimônia. E para todas as leitoras, dicas de um especialista sobre como acertar na maquiagem. Apesar de dedicado a elas, os leitores também têm vez aqui. Para eles, trouxemos uma matéria imperdível sobre o Dia do Noivo. Você já ouviu falar?

Minas Gerais – Brasil

Ainda nesta edição, você poderá conhecer um pouco mais sobre as famosas estâncias termais, além de conferir a cobertura completa da maior feira do segmento da beleza de toda a América Latina, com destaque para o sucesso de empresas mineiras durante o evento.

A revista Le Contour é especializada no mundo fashion com conteúdo técnico de cabelos, estética e moda. As matérias, as marcas, os produtos, as ilustrações, os anúncios e os preços têm caráter exclusivo de informação e sua publicação não implica compromisso ou responsabilidade deste veículo.

Lepoldo Alves Editor

Os Editores não se responsabilizam pela opinião dos entrevistados ou pelo conteúdo das matérias recebidas por meio de assessoria das empresas citadas. A revista não se responsabiliza por artigos assinados, por não representarem, necessariamente, a opinião da mesma. A reprodução total ou parcial das matérias só será permitida após prévia autorização da editora.

| Revista Le Contour

Então, feliz mês das mulheres e boa leitura!

CAPA Um belo penteado faz toda a diferença, principalmente em se tratando de noivas. Para agradar às donas do mês de maio, o cabeleireiro Lúcio Costa preparou belos penteados, que recheiam as páginas desta edição.

5


APLICAÇÃO PRO STYLE

Conheça o passo a passo e veja como é fácil deixar os cabelos lisos como seus clientes desejam. Lave os cabelos com Shampoo Antirresíduos PRO STYLE, repita o processo deixando de 10 a 20 minutos, dependendo da estrutura do fio e enxágue. Aplique o Reestruturador PRO STYLE por todo o cabelo respeitando um centímetro da raiz.

Seque 100% os fios e divida o cabelo em quatro partes.

Após aplicar o Reestruturador PRO STYLE, seque com o secador 100% na raiz e escove as pontas. Este processo protege as pontas do cabelo antes de pranchá-lo. Divida o cabelo em mechas finas e alinhe com o pente. Segure a mecha firme e pranche mais vezes perto da raiz e menos nas pontas. Finalize pranchando com duas pranchas. Em cabelos longos este processo é mais rápido. Obs. Não use duas pranchas em cabelo relaxados e com mechas se o cabelo estiver sensível.

Após pranchar todo o cabelo, enxágue e aplique o Finalizador Reconstrutor PRO STYLE. Este processo equilibra o PH e devolve a umidade do fio. Transforme os cabelos combinando tecnologia e natureza: Progressiva sem formol. Efeito liso imediato com aspecto natural. Contém sericina e cupuaçu da Amazônia. Com nanopartículas que reconstituem os fios.

ANTES

www.prolifebrasil.com.br I 31 3499-2000

DEPOIS


A linha PRO STYLE alisa os fios de forma natural, pois não possui formol e glutaraldeídos em sua composição. Sua fórmula exclusiva hidrata e deixa os cabelos macios, com brilho e movimento.

SHAMPOO ANTIRRESÍDUOS

REESTRUTURADOR

FINALIZADOR RECONSTRUTOR

NICOLI

PROGRESSIVA NATURAL SEM FORMOL E COM LONGA DURAÇÃO.


MERC ADO

Empresas mineiras roubam a cena na

Hair Brasil 2012 Maxiline e Mutari dão show durante a maior feira de beleza da América Latina Fotos: Divulgação

Em março deste ano, a capital paulista sediou a 11ª edição da Hair Brasil, reconhecida como a maior feira e fórum voltados para o segmento da beleza em toda a América Latina. Dentre as mais de 880 marcas profissionais distribuídas pelos 80 mil m² dos pavilhões do Expo Center Norte (SP), destacaram-se duas grandes representantes do segmento em Minas Gerais: Mutari e Maxiline. Famosa por antecipar lançamentos da indústria da beleza, a Feira serviu como palco para a apresentação da coleção Eternity Vision da Maxiline, como explica a responsável pelo Departamento de Comunicação da Maxibrasil (detentora da marca Maxiline), Sarah Robotham: “o Hair Show da nova coleção Eternity Vision foi, sem dúvida, o grande sucesso de nosso estande. Apresentamos as últimas tendências em coloração, corte e penteados. Além disso, contamos com a presença do maquiador e apresentador Dicesar Ferreira, que trouxe muitas dicas de maquiagem e animou bastante o público”.

| Revista Le Contour

Sobre as inovações trazidas pela marca para o evento, o Diretor Comercial da empresa, Édson Dorea, conta que a novidade ficou por conta de uma loja no stand da Maxiline para atender ao público em busca de lançamentos e preço diferenciado. “Está em nosso DNA inovar e experimentar coisas novas”, concluiu ele.

8

Já para a Mutari, o maior destaque foi o lançamento do Hair Perfumes para os cabelos, disponível em duas versões: After Work e After Party. Segundo o Diretor Comercial da empresa, Luciano Baptistelli, os produtos fizeram su-


Em relação à participação da Mutari no evento, ele lembra: “o mercado nacional de cosméticos está em constante crescimento e participar da Hair Brasil é uma oportunidade de apresentar os produtos da marca para os profissionais e consumidores que buscam por qualidade. É uma feira importante e com bastante visibilidade no setor, e nos proporciona saber quais são os principais lançamentos e tendências do mercado. Os produtos da Mutari fizeram muito sucesso durante a realização, mostrando que a empresa está em constante crescimento e desenvolve produtos inovadores com alto padrão de qualidade”.

| Revista Le Contour

cesso por serem itens exclusivos no Brasil. “Eles pertencem à linha Mutari 15, produzida para lembrar a data em que a empresa iniciou na indústria de perfumes. São ideais para serem usados após festas ou durante o dia, pois neutralizam odores de cigarro, fumaça, gordura, poluição, além de serem indicados para finalizar o tratamento dentro do salão”, acrescenta.

9


Na ponta do lápis: Hair Brasil passada a limpo

| Revista Le Contour

Em 2012, a Hair Brasil – organizada e realizada pelo Grupo Couromoda – realmente se superou e o Expo Center Norte, na capital paulista, ficou pequeno para tanta novidade. 25% maior do que o realizado em 2011, o encontro reuniu salões de todo o país, hairstylists internacionais e empresários das marcas líderes na indústria de produtos para cabelo e estética.

10

fissionais que visitaram o espaço durante quatro dias de feira. Além de ser prestigiado por centenas de brasileiros, o evento consolidou sua fama internacional ao receber inúmeras empresas estrangeiras, vindas dos Estados Unidos, Itália, Paquistão, Coreia do Sul e México, que expuseram seus lançamentos para o setor de beleza, cabelos e estética.

Cabeleireiros, maquiadores, podólogos, esteticistas, manicures, empresários e outros profissionais do setor participaram do evento para conhecer as novidades de quase 900 expositores.

Outro ponto importante do evento foram as Rodadas Internacionais de Negócios, realizadas em parceria com a Abhipec, cujo objetivo foi reunir expositores, compradores e distribuidores e fomentar a formação de parcerias.

Foram aproximadamente 80 mil pro-

Já o Fórum Hair Brasil apresentou

100 eventos simultâneos – 60 workshops, congressos de manicure, maquiagem, podologia e estética; Seminário Sebrae e Hair Brasil Fashion Show. Sobre o sucesso da Feira, o Presidente do Grupo Couromoda, Francisco Santos, disse que “a 11ª edição da Hair Brasil confirmou sua posição como eficiente evento para lançamento de tendências, atualização profissional e fechamento de negócios entre a indústria fornecedora, os salões e clínicas de beleza. E sua expansão também é resultado do bom momento que o mercado da beleza atravessa no país, com crescimento contínuo nos últimos 15 anos, sempre acima de 10%”.


CIRURGIA PLÁSTICA

Rejuvenescimento facial por meio de lifting LÍDIA SANTOS

Mais cedo ou mais tarde, os sinais de envelhecição da toxina deve ser feita com um mês de antece3- Quais os principais avanços no lifting facial mento se manifestam no rosto, seja pela ação da gradência ou dois meses após a cirurgia, porque se esnos últimos anos? vidade, exposição solar, estresse cotidiano ou pelo te procedimento for feito simultaneamente, o produA possibilidade de realizar incisões menores, próprio passar dos anos, quando vai mudando o funto tende a ser eliminado pela reabsorção do inchaço. com diminuição do tamanho das cicatrizes e o avancionamento do organismo e a diminuição na produCom isso a duração do botox pode ser significativaço nos estudos da anatomia da face, com mais apução de colágeno, com a conseqüente perda de elasmente diminuída. ro na definição dos vetores para onde os tecidos deticidade da pele. Além da realização de tratamentos Já a aplicação de substâncias de preenchimento vem ser puxados. reabsorvíveis pode ser feita durante a cirurgia, como estéticos, cada vez mais avançados, e do uso dos 4- Em quais situações ele é indicado e a partir o ácido hialurônico. Trata-se de uma oportunidade cosméticos antiidade, é possível recorrer também ao de qual idade ele é indicado? também queda de se aproveitar a gorduraprincipaldo próprio corpo Lifting Facial, que tem por objetivo sobre os brusca,A o maioria pacientes entre 40 e provoca Quando o couro cabeludo sofre algumaatuar mudança ca- dosEssa faltaencontra-se de informação abundante, músculos do rosto e, se necessário, retirar o excesso 60 anos, embora esta cirurgia possa ser realizada em para o preenchimento das rugas. Esse procedimento belo é afetado e, consequentemente, a aparência também, mente na fase catágena dos fios, ou seja, de crescimento. Quande pele existente, sem modificar o contorno e as ex-físicaidosos, com ótimos resultados. é chamado de lipoenxertia. pressões impacto do paciente,sobre conforme explica o cirurgião 5- Que tipo dedo paciente pode ser submetido ao em uma 9- O boa que deve feito para em manter a pele boo que pode causar a auto-estima e personalidade os fios estão saudáveis, faseseranágena, outras plástico Dr. Alan Landecker, que respondeu as princilifting? nita após a cirurgia? de uma pessoa. Por esse motivo, trabalhar com os cabelosPessoas é umcompalavras, de repouso, eles têm duração de três a seis anos com pais dúvidas sobre o tema: sinais iniciais de flacidez na face e Após o lifting, o bom cuidado com a pele é fundom, que precisa também de profundos conhecimentos. renovação fase telógena, seja, de natural. decerá indicar o 1- Lifting no pescoço, elasticidade da peleda relativamente pre- ou damental, porqueda isso o especialista e ritidoplastia são procedimentos paservada e uma estrutura óssea forte e definida. cosmético ideal para o paciente que foi submetido ao ra o rejuvenescimento da face? lifting. Ambos se referem à cirurgia plástica da face, que 6- Há alguma contraindicação para sua realiPara manter seostornou fios um sempre bonitos, mais é preciso dentro da tricologia 10- Qual a principal recomendação médica andos procedimentos popularessaber em tratar zação?bem A qualificação profissional, especificamente do lifting facial? cirurgia estética, graças país, ao aumento na expectativa A pessoa queBrasil, estar emcomeça boas condições o couro cabeludo. Em nosso pouco se fala da tricologia – temno a terclí-maiortesinteresse na classe cabeleireira e É essencial que o paciente de vida das pessoas. não ter doença ter expectativa realista estético. não fumeao porauum mês área do conhecimento que estuda a queda do cabelo enicas, doenças nas grave, clínicas de tratamento Isso acontece devido com relação aos resultados, não ser obeso e não ter 2- Como é o procedimento de lifting facial? antes a cirurgia e nem um mês após, pois as subsdo couro cabeludo – porque estudos específicos produtos mento da(com queda capilar agravantes, como aloO cirurgião realiza oos reposicionamento dos teci- e pele muito fotoenvelhecida muitas rugas ee outros tânciasfatores contidas no cigarro diminuem a vascularizaprofundos na posição anatômica correta, inicialmanchas). ção na região operada e afeta o fornecimento eficazes estãodosmais ligados à Europa. pecias, pós-quimioterapias, oleosidade excessiva, desidratação de dos mente. Depois, se realiza o reposicionamento da pe7- Os resultados podem ser percebidos a parelementos fundamentais para o processo de cicatricouro tir de quanto tempo apóscabeludo, a realização dentre do lifting?outros. zação. Consequentemente, a qualidade das cicatrizes le por cima, retirando-se os excessos de pele, quanO contorno do da necessário, semprenão com sabe cuidadoque para tipo não sede apli-shampoo, A maior parte população cre- final da face só é perceptível de três costuma ser pior, além de haver maior risco de necrose de pele e infecção. car tensão excessiva para manter o aspecto natural. a seis meses após a cirurgia, quando as estruturas me para hidratação e condicionador devem ser usadosestão emcicatrizadas seus O bom profissional tricologista é aquele que investiga as causas A camada de gordura pode ser delicadamente refinaem sua nova posição e já não exisDr. Alan Landecker formado em Medicina e Cirurgia cabelos. A falta deste conhecimento, às vezes, afeta profundada queda e está focado nos tratamentos e nasé próteses capilares. da (principalmente no pescoço), visando realçar o te tanto inchaço. Geral pela Universidade de São Paulo. Tornou-se Membro Ticontorno ósseo e os ângulos da face. Dois problemas 8O lifting pode ser realizado e acompanhado tular e Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Dr. Alan Landecker mente os fios, fazendo com que as glândulas sebáceas produzam Saber lidar com essa grande complexidade humana e uma das Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e, também membro da que precisam ser evitados são a distorção das orede algum outro procedimento estético, como a mais sebo e lhas gerem seborréicas, secas dee toxina maiores paixões dos brasileiros, que International são os cabelos, é ainda um prestigiada Society of Aesthetic Plastic Surgery e umaplacas aplicação botulínica? aparência esticada após caspas a cirurgia.oleosas Se os ou (ISAPS). Realizou pós-graduação/especialização clínico-ciMuitas pessoas realizam a blefaroplastia assoprofundos são tracionados na direção errada desidrataçãotecidos do couro cabeludo. grande desafio a ser vencido pelos profissionais da beleza. rúrgicas nas Universidades de Miami, Alabama, Pittsburgh, ciada a essa cirurgia plástica. No entanto, a aplicaNew York e Texas Southwestern. o resultado fica artificial.

inovação

| Revista Le Contour

A tricologia como

11


N O I VA S

Do tradicionalismo à

modernidade Fotos: Divulgação

Duas noivas, dois sonhos. Irmãs com gostos totalmente opostos contam um pouco sobre suas experiências na hora de escolher o tão sonhado vestido Quem nunca pensou em se casar de branco, véu e grinalda? Muita gente, sabia? E não é de hoje que as mulheres estão ousando cada vez mais ao subir ao altar. São vestidos de várias cores e modelos, um mais inusitado que o outro, caldas longas, saias curtas e muito, muito decote. Mas será que o tradicional “bolo de noiva” está ficando mesmo para trás? Casada há 19 anos, a Psicóloga Mônica Mafra foi a primeira mulher a se casar de vermelho, em Belo Horizonte. Na época, ela conta que precisou pedir autorização à Igreja de Lourdes, na qual selou os laços do matrimônio. “Fui à igreja antes e conversei com o padre. Ele disse não haver problemas. Então, pude realizar meu desejo”. Ela ainda acrescenta que, apesar de vermelho, o vestido manteve o estilo convencional. “Ele era realmente tradicional, inclusive sem decotes”.

| Revista Le Contour

No início, ela confessou que até procurava por um vestido branco. “Pesquisei em várias revistas, fui a vários estilistas. Mas, um dia, vi um vestido de festa vermelho e me apaixonei. Na hora, minha mãe ficou maluca, mas depois se acostumou com a ideia”. Quando questionada se ficou com algum receio da reação das pessoas, ela afirma: “em nenhum momento senti medo do que iam falar ou pensar. Sempre fui muito decidida. Só queria ser feliz naquele dia. E fui”.

12

Sobre os familiares e amigos, ela diz que ninguém sabia, nem mesmo o noivo. “Contei apenas aos meus pais, irmãs e à vovó. Depois, assistindo ao vídeo do casamento, percebi os convidados me olhando, sem entender nada.” Ela ainda relembra que sua avó Berta (como ca-

rinhosamente a chama) ficou tão emocionada que passou até mal. “Essa parte não foi engraçada”, desabafa. Já o noivo, segundo ela, sentiu dor de barriga, muita tremedeira e ainda achou que ela estava louca. “Mas no altar, me disse: você está linda”, declara a psicóloga, que continua: “na época, vários fotógrafos compareceram ao casamento. Até meu maquiador e a pessoa que confeccionou a tiara. Todos foram à igreja porque, no dia da cerimônia, contei a eles sobre a surpresa. Então, quiseram conferir”. Mãe de dois filhos, um menino e uma menina, Mônica finaliza nossa conversa dizendo, emocionada, que guarda o vestido até hoje. E confessa, entre risos de orgulho e alegria: “minha filha disse que vai se casar com ele. Foi lindo!”. Adepta do clássico branco, a Arquiteta e irmã de Mônica, Adriana Mafra, casada há quase 11 anos, preferiu não inovar e admite que a surpresa foi exatamente essa. “Nunca pensei em me casar de outra cor. Sempre quis o branco. Mesmo porque, como a Mônica optou pelo vermelho, sabia que muita gente estava esperando algo diferente também de mim”, conta ela, que confessa ter escolhido tudo bem

tradicional, tanto o vestido quanto a marcha nupcial e outros detalhes. Sobre a inovação da irmã, ela relembra que, na época, achou a ideia diferente e ousada, mas acrescenta: “todos nós gostamos. A preocupação lá em casa era somente em relação à vovó, que podia levar um susto e acabar passando mal. Por isso contamos para ela antes”. Ela ainda comenta que o único problema era que não conseguia visualizar um vestido de noiva vermelho e, ao mesmo tempo, bonito. “Mas quando vi a primeira prova, o corte, o tecido, achei tudo maravilhoso”. Contudo, ressalta que, mesmo achando tudo lindo, não se casaria de outra cor. “Acho que o branco é o que melhor combina com a cerimônia”. De acordo com a tradição ocidental, o vestido da noiva deve ser branco, aceitando, no máximo, algumas variáveis, tais como bege, marfim ou champagne. O primeiro vestido branco de que se tem notícia foi adotado na Inglaterra, no século XIX (1800), pela Rainha Vitória, ao se casar com seu primo, o príncipe Albert. De lá para cá, o que era novidade passou a ser a regra, uma regra que, hoje, já comporta muitas – e belas – exceções.


n

De acordo com a tradição hindu, chover no dia do casamento é considerado um sinal de sorte.

n

Na Turquia, antes de a noiva sair do cerimonial, pede às suas amigas solteiras para escreverem os seus nomes na sola dos seus sapatos. Ao final da festa, a moça cuja assinatura estiver mais gasta será a próxima a se casar.

n

Colocar um pouco de açúcar dentro das luvas da noiva adoçará a união do casal.

n

Os ingleses acreditam que se a noiva encontrar uma aranha no vestido de casamento, esta trará sorte ao matrimônio.

n

Na Holanda, planta-se um pinheiro fora da casa dos recém-casados, símbolo de fertilidade e de sorte.

n

No Egito, para dar boa sorte, as mulheres beliscam a noiva no dia do seu enlace.

n

A tradição do bolo de casamento remonta à antiga Roma, onde na cerimônia de casamento se partia um pedaço de pão sobre a cabeça da noiva para o bem da fertilidade.

n

As mulheres marroquinas costumam tomar banho com leite para se purificar antes da cerimônia do casamento.

n

A expressão “dar o nó” vem de antigas tradições relativas aos casamentos Egípcios e Hindus, em que as mãos da noiva e do noivo são literalmente atadas, demonstrando o seu laço de união. Fonte: http://www.gujovicfotoevideo.com.br/curiosidades.html

Mês das noivas: maio ou dezembro? Parece que desde que o mundo é mundo, maio é o mês das noivas. Reza a lenda que o período foi atribuído a elas graças à forte influência da Igreja Católica, uma vez que esse é o mês da consagração de Maria, além de ser também comemorado o Dia das Mães. Mas os tempos mudaram e, atualmente, outros fatores vêm influenciando a decisão dos casais, sendo o dinheiro o principal deles. E como dezembro é o mês mais “rechonchudo” do ano, devido a abonos extras, tais como o 13º salário e, em muitos casos, as férias, ele está se tornando cada vez mais o preferido de homens e mulheres para celebrar o enlace, figurando em primeiro lugar na lista dos mais procurados. Mas as mudanças não param por aí. Pesquisas do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística apontam para outro mês que também está chamando a atenção dos nubentes: setembro. Os estudos não confirmam os reais motivos de a época ter alcançado o segundo lugar na lista dos mais procurados, mas algumas pessoas arriscam dizer que o resultado se deve ao mês ser marcado pela entrada na primavera, estação considerada bastante romântica. Já o que parece não mudar mesmo é o receio em relação ao mês de agosto. De cada 100 cerimônias, apenas quatro são realizadas durante o período. Entre as justificativas estaria o fato de que agosto é o mês do cachorro louco ou de que, na Idade Média, era tido como mês do celibato, reservado, portanto, aos solteiros. Mas, talvez, o real motivo seja muito mais simples: em agosto, o convidado especial é o inverno. E, cá pra nós, só as mulheres sabem como é difícil encontrar um vestido de festa ou de noiva que se adéque a esta estação “sombria” do ano.

| Revista Le Contour

Verdade ou mito?

13


N O I VA S

Tiaras dão um toque especial aos cabelos

| Revista Le Contour

Fotos: Divulgação

14


Com que cabelo

Madeixas longas podem ser exploradas de maneira criativa

Acessórios de flores compõem o penteado

eu vou? Românticos ou ousados, não importa. Tem penteados para todos os gostos e estilos Se a modernidade chegou até aos vestidos, o que dizer, então, dos penteados? Algumas noivas ainda optam pelo visual mais clássico. Outras arriscam ousar um pouco mais. Mas há quem afirme que os penteados românticos ainda são os preferidos pelas mulheres. Eles podem ser totalmente presos, semi-presos ou totalmente soltos, ondulados ou lisos. Não importa. O interessante é brincar com as madeixas para deixá-las com um ar mais natural possível. Ah, e os acessórios, principalmente as flores, também estão liberados.Veja aqui alguns modelos e se inspire.

Os coques clássicos nunca saem de moda

Naturalidade é a marca dos penteados românticos


N O I VA S

No tom

certo

| Revista Le Contour

Planejamento e diĂĄlogo aberto com o maquiador sĂŁo os segredos para a makeup perfeita

16


Fotos: Divulgação

O casamento. Uma das datas mais importantes para a mulher deve ser também o dia em que ela brilhará absoluta. Mas excessos na maquiagem podem comprometer esse momento único e deixar você com cara de “olho de sogra”. Afinal, não é apenas o vestido que é notado pelos convidados, mas os detalhes do rosto também, sendo os primeiros a serem flagrados pelas lentes dos fotógrafos. A maquiadora Nina, do Centro de Estética Lúcio Rocha, ensina que, para não errar, é essencial testar a maquiagem alguns dias antes do matrimônio. “Gosto de testar olhos e pele com antecedência. Isso deixa a noiva e o profissional mais tranquilos no dia. Além disso, uma conversa franca com a cliente é fundamental para esclarecer o que ela gostaria ou não na sua maquiagem”.

E para as mais ansiosas, Nina deixa um recado: “Segurança e confiança você conseguirá escolhendo profissionais especializados que irão garantir que seu dia seja inesquecível”. Agora, é só seguir as dicas da especialista e se preparar para receber muitos elogios, que não serão só pelo vestido.

| Revista Le Contour

Sobre as cores, ela revela que o segredo é não “pesar a mão” para dar leveza aos traços, realçando os pontos positivos e disfarçando os pontos negativos da mulher. E explica: “há noivas que gostam de cores na maquiagem, mas isso tem que combinar com o perfil delas. Muitas pedem pele, olhos, cílios e boca bem marcados. Mas pouca cor nos olhos ainda é o ideal”. Ele ainda ressalta que, se no verão as mulheres abusaram dos batons vermelhos com suas variações alaranjadas, no outono quem dá o tom é o vermelho seco e corais.

17


N O I VO S

Fotos: Divulgação

O grande dia ... também para eles Dia do Noivo tem boa aceitação dos homens e apoio das mulheres Alguns, nunca ouviram falar. Outros, já até aderiram. Agora, a grande novidade é o Dia do Noivo. Isso mesmo. Esse não é mais um privilégio apenas das mulheres. Afinal, eles também merecem passar as horas que antecedem o casório relaxando e ficando impecáveis para receber a amada no altar. Sem falar que é preciso muita preparação para ficar horas aguardando a chegada da noiva à igreja, mais algumas horas cumprimentando convidados e mais tantas outras se acabando de dançar na festa. O cabeleireiro Lúcio Rocha conta que “o Dia do Noivo teve início por volta dos anos 1980, sendo tão importante para o homem quanto o Dia da Noiva é para a mulher, já que o casamento é um momento inesquecível para ambos”. Ele acrescenta que “o noivo moderno não se preocupa apenas com o traje que irá usar na cerimônia, mas também com o cabelo, pele, unhas e com o corpo, aderindo, inclusive, a massagens relaxantes”.

| Revista Le Contour

Sobre a adesão dos homens à novidade, Lúcio explica que o público masculino está cada vez mais adepto. Mas ressalta: “ainda existem aqueles que, talvez, por falta de informação, não o fazem”.

18

E quanto à mulherada, ele esclarece: ”o público feminino está adorando a ideia. Afinal, é uma preocupação a menos para elas, que já se entregam inteiramente aos demais preparativos para o casamento.


| Revista Le Contour

CILA

ROGÉRIO LIMA

20

VICTOR DZENK

AGENCIA FOTOSITE \ DIVULGAÇÃO MTP


WAGNER PENNA

Verão na

Minas Trend Preview As tendências que estarão nas ruas no próximo verão foram apresentadas durante a Minas Trend Preview - evento de lançamentos e também feira para vendas em atacado, que abre a temporada brasileira, seguida por Rio (maio) e São Paulo (junho). No resumo do que se viu nos estandes do Expominas, em Belo Horizonte, e nas passarelas dali, o que ficou foi a “Leveza” (tema proposto pelo evento, traduzido como sustentabilidade).

Além das roupas, os segmentos de sapato & bolsa são fortes na Minas Trend Preview e eles fizeram bonito: desde os saltos altíssimos até as sandálias e sapatilhas em várias formas, cores e mil detalhes para valorizá-las estavam lá. As bolsas foram um capítulo à parte, com os tamanhos se reduzindo e ganhando ares mais preciosos - com mil bordados. Tudo em grande estilo e pronto para enfrentar as mudanças da moda quando o sol chegar!

PLURAL

| Revista Le Contour

No quesito moda, o verão 2013 vai misturar tanto os tons mais leves e suaves, do azul bebê ao rosê (antigo rosa bombom), quanto estampas bem floridas. O branco também marca presença, assim como tonalidades um pouco mais fortes de azul – como o piscina. Os tons terrosos (do açafrão ao nude) servem como transição entre o inverno atual e futuro verão 2013. Nas formas, além do vestido continuar forte, as calças ganham força (bem alegres e coloridas), assim como o mullet (aqueles vestidos mais compridos atrás) e outras assimetrias, macacões tipo pijama (bem franzidos na cintura e decote tomara-que-caia) em tecidos bem molengas Resultado: os tecidos ‘estrelas’ da estação são a musseline, o crepe bem leve e o jersey e seus ‘similares’ com caimento fluido. A linha Festa, forte na feira, mostrou que esse segmento continua brilhando (literalmente, com excessos de bordados) na moda feita em Minas.

21


S AÚ D E

BH é destaque no combate à

hanseníase

Com o percentual de 78,9% de cura, o programa de controle da doença aposta no diagnóstico precoce e na investigação de contatos para realizar tratamento eficaz

Manchas nas mãos e dormência. Estes foram os sintomas que fizeram com que a empregada doméstica, Geralda Pinto de Almeida, procurasse o Centro de Saúde Paraíso, região Leste de Belo Horizonte. Depois de uma consulta e um pedido de exame, Geralda foi diagnosticada como portadora de hanseníase. “Tomei o medicamento durante um ano e me curei. A minha maior preocupação era não passar a doença para ninguém”, contou.

| Revista Le Contour

Geralda faz parte de uma estatística de cura que vem aumentando a cada ano em Belo Horizonte. No início de março, o Ministério da Saúde divulgou o Índice de Desenvolvimento do SUS (IDSUS), que faz uma aferição contextualizada do desempenho do Sistema Único de Saúde (SUS) de todos os municípios. A capital mineira apresentou o melhor desempenho entre as cidades com população superior a 2 milhões de habitantes. Um dos fatores responsáveis pela boa classificação foi o indicador de proporção de cura de novos casos de hanseníase, com a pontuação de 8,85.

22

Com o percentual de 78,9% de cura, superando os 75,3% no último ano, o programa de controle da hanseníase aposta no diagnóstico precoce e na investigação de contatos para atingir um tratamento eficaz dos pacientes. A curto prazo, a meta é atingir no mínimo 90% de cura. Segundo o coordenador do Programa de Controle da Hanseníase da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), Silmar Paulo Moreira Rates, o tratamento pode ser feito 100% pelo SUS. “São dois tipos de tratamento. O primeiro, com duração de seis meses, para aqueles pacientes que apresentam menos de cinco lesões. Já o segundo, com duração de 12 meses, é para aqueles que possuem mais de cinco lesões”, explicou. Segundo o coordenador, o preconceito com a doença existe devido à falta de in-

formação. “Depois da 2ª e 3ª dose do medicamento, o paciente não transmite mais a doença, mas as pessoas não acreditam nisso”, disse. E foi justamente por causa do preconceito que Geralda não quis contar para ninguém quando recebeu a notícia sobre a doença. “Muitos olhavam para minha mão e diziam que era câncer, outros falavam que ela ia cair. Eu dizia para eles que minha mão estava daquele jeito por causa de produtos químicos. Só depois que o médico disse que eu estava curada que eu contei”, relembra. Hanseníase A hanseníase é uma doença infecto contagiosa e causada por uma bactéria que afeta a pele e os nervos periféricos. A doença é caracterizada por mancha na pele com perda

de sensibilidade. Todos os 147 centros de saúde de Belo Horizonte estão aptos a receber e tratar os portadores de hanseníase da capital. A cada 28 dias, o paciente deve procurar a unidade de saúde para tomar a dose supervisionada do remédio. Durante a consulta, a pessoa recebe uma cartela de medicamentos para os próximos 28 dias. Quando o paciente está no estágio mais avançado da doença, é encaminhado para as unidades referência, Hospital das Clínicas, Santa Casa e Hospital Eduardo de Menezes. Porém, os pacientes ainda podem fazer o acompanhamento nas unidades básicas de saúde. Atualmente, 177 pacientes estão em tratamento de hanseníase em Belo Horizonte. Desse total, 125 são residentes da capital. Mais informações pelo telefone: 3277-7756.


MERC ADO

New Professional Fair 9ª Feira Profissional da As mais recentes novidades da indústria da beleza poderão ser conferidas na New Professional Fair – 9ª Feira Profissional da Beleza, que será realizada de 16 a 18 de junho, no Expominas, em Belo Horizonte. Durante os três dias, serão realizados eventos específicos, tais como o Congresso de Gestão, o Congresso de Manicure, o Congresso de Estética, o Congresso de Podologia, o Congresso de Maquiagem, o Hair Congress e o Campeonato de Cortes e Penteados. Uma Oportunidade rara para profissionais que pretendem aperfeiçoar e especializar técnicas dentro do setor de beleza. Os visitantes terão acesso, ainda, a novos produtos, tecnologias, workshops e muito mais.

Divulgação

Beleza

Confira programação completa do evento e reserve já um espaço em sua agenda

A New Professional Fair, uma das maiores feiras do setor no país, também se destaca como um grande evento de moda de Belo Horizonte. Com a coordenação geral de Alexandre Araujo, a feira apresentará as novidades dos mais importantes centros de beleza do país e do mundo e técnicas modernas do segmento. De acordo com Alexandre, mais de 220 expositores participarão da feira, demonstrando diversos produtos da indústria de cosméticos, perfumaria e higiene pessoal. “Este é o evento mais esperado pelos cabeleireiros, maquiadores, esteticistas, empresários e demais profissionais da área de beleza. Esperamos que cerca de 70 mil pessoas circulem pela New Professional Fair”, comenta. de apontar as demandas do setor em Minas e garantir a qualidade da oferta de produtos e serviços a todo o trade de beleza. Participam do comitê os profissionais Charbel Chelala, Luciana Nilo e Bia de Jesus. A New Professional Fair será um atrativo também para a imprensa especializada: cabeleireiros consagrados do Brasil e do exterior apresentarão um mix de tendências

e conceitos para a moda e a beleza. Um show de tecnologia, novos produtos, cortes, cores, penteados, unhas e maquiagens, que encantarão o público. Confira ao lado a programação completa do evento. Mais informações: (31) 3273-9083 / 9159 Fonte: www.professionalfair.com.br

| Revista Le Contour

A feira reunirá, em Minas, nomes de reconhecimento nacional na organização de eventos de beleza, tais como Nivaldo Lima, na coordenação comercial; Bernardo Mascarenhas, como coordenador educacional; e Paulo Cordeiro, coordenador institucional e de comunicação. Um comitê científico e profissional foi criado com o objetivo

23


24

| Revista Le Contour


25

| Revista Le Contour


VITRINE Produtos Capilares

GLLENDEX apresenta lançamentos 2012 Além de lançar sua nova logomarca e se posicionar como uma das marcas de Tec Italy Brazilian Group, a Gllendex apresenta suas novidades para 2012:

1

Argan Marrocos Oil - Revitalização Capilar: Óleo de Argan 45 ml. Argan oferece brilho intenso, além de condicionar e proteger a cor dos fios. É leve e não gorduroso. Agora, a linha conta com 2 finalizadores, já que continua com o Argan Cristal de 30 ml.

2

Kit Compact - Sistema de Compactação Capilar com redução de volume. Contém ativos que se fixam às cutículas dos cabelos. Com ação térmica, estes ativos preenchem os fios conferindo a compactação capilar. O kit é o resultado de pesquisas por um procedimento fácil, rápido seguro e sem danos à saúde. Um grande aliado do profissional. Disponível em kit de 200 ml

| Revista Le Contour

Nova linha Balacing da Basis

26

Basis Professional apresenta a linha Balancing, elaborada para equilibrar a oleosidade da raiz, promovendo leveza e suavidade aos fios. A linha é composta pelo Shampoo Balancing, elaborado com extratos de hera e limão e enriquecido com extrato de sálvia e quilaia. E não contém sal. Além disso, possui complexo com ativos altamente adstringentes, antiséptico, antioxidante, cicatrizante, vasoconstrutor, descongestionante, anti-seborréico e antiinflamatório. Também compõe a linha o Condicionador Balancing, fórmula elaborada com creatina e cisteina. Contém ainda pantenol, que age profundamente atuando como hidratante de longa duração. Conta também com cisteína, aminoácido constituinte natural do cabelo e que apresenta capacidade redutora; e pantenol, pró-vitamina B5, naturalmente encontrada nas células do cabelo, cuja carência conduz à perda da capacidade de retenção de água tornando a fibra capilar quebradiça, áspera e endurecida.

Fotos: Divulgação

3

Tetra D - Mask Shampoo e Liquid Conditioner. Sua exclusiva fórmula combina higienização e tratamento intensivo em um único produto. Possui ativos responsáveis pelo equilíbrio do Ph dos fios e micro esferas de colágeno marinho que promovem reparo e nutrição nas áreas de maior porosidade da fibra capilar resultando em brilho, sedosidade e balanço. Disponível em 210g e 1 kg

4

Liquid Conditioner - condicionador líquido bifásico e repositor de umidade. Resolve os problemas diários de frizz e ressecamento causado pelos agentes externos. Disponível em spray de 200 ml.

Mais informações: (21) 3773-6464 / (21) 7735-1223 / 65*97593 http://www.tecitaly.com.br/


VITRINE Corporais

Loção depilatória à base de Melão, Pepino e vitamina E A marca líder no setor de produtos depilatórios, DepiRoll, acrescenta mais um item prático e moderno em seu mix: a Loção Depilatória Corporal Melão e Pepino, que possui Vitamina E em sua fórmula. Com aplicação fácil e resultado eficiente, a nova loção promete resultado eficaz. Com textura cremosa e suave fragrância, remove rapidamente os pelos do corpo (a partir de três minutos) e ainda oferece hidratação e toque suave após o procedimento, além de aliviar possível irritação e desconforto comum após a remoção dos pelos. Mas é importante seguir corretamente as orientações presentes no rótulo do produto, não deixar agindo por mais de dez minutos e esperar 72h para uma nova aplicação. Os resultados da loção cremosa depilatória duram de 7 a 15 dias.

Cuidado Especial

A base de tudo

Unhas que valem “Dotes Preciosos”

A Aspa Cosméticos oferece mais de 100 tipos de produtos, que podem ser encontrados nas melhores perfumarias e grandes redes varejistas. Entre eles, destaca-se a Face Makeup da ASPELLE - maquiagem acetinada para o rosto. Indicado para todos os tipos de pele e em diversos tons, o produto é considerado uma base que promove um visual leve e aveludado, pois possue vitamine E e ativos derivados do óleo de oliva. Vem nas seguintes tonalidades: Sand Tan, Beige Tan, Tan, Deep Tan, Beach Tan e Skin Brightener.

Empresa Betulla Cosméticos lança a linha de esmaltes “Dote Preciosos”. Ela é composta por sete cores: duas com glitters - Diamante e Cristais Dourados; e quatro tonalidades metálicas – Platina, Ametista, Pepita de Ouro, Quarto Fumê e Ônix Craquelado, que proporciona efeito craquelado. Com longa duração e secagem rápida, os esmaltes Dote seguem as tendências de cores para todas as estações. Com tonalidades diferentes possuem pigmentos franceses que garantem um autobrilho. Mais informações: 0800-0197366

MaIs informações: 0800 0261841 ou pelo site www.aspacosmeticos.com.br

Outros

Unindo tecnologia e diversidade, a Mutari desenvolveu o Hair Perfumes para os cabelos, disponível em duas versões: After Work e After Party. Os itens pertencem à linha Mutari 15, lançada este ano em comemoração aos 15 anos de trabalhos da Mutari voltados para esse segmento. Os cosméticos são ideais para serem usados após festas ou durante o dia, pois neutralizam odores de cigarro, fumaça, gordura, poluição e também indicados para finalizar o tratamento dentro do salão. Sua embalagem é moderna e cabe em todas as bolsas e necessaires. Possui jato a seco, não deixa resíduos nos fios proporcionando brilho e maciez. Auxilia na proteção contra os danos causados por exposição às mudanças climáticas. Mais informações: www.mutari.com.br”

| Revista Le Contour

Hair perfumes para os cabelos Mutari 15

27


AG E N DA CIRCUITO TÉCNICO ITALLIAN HAIRTECH

A Itallian HairTech – empresa especializada no desenvolvimento de produtos de alta tecnologia e performance voltada para o público profissional cabeleireiro – promove, no próximo dia 14 de maio, no Othon Palace Hotel (BH), um Circuito Técnico Itallian Hairtech em Relaxamento, no qual serão apresentadas diferentes modalidades de relaxamento e alisamento dos fios utilizando os produtos da linha Innovator. Durante o evento, a empresa também apresentará sua linha de tratamento lançada na última Beauty Fair. Trata-se da KERASOFT, uma linha de produtos profissionais para todos os tipos de cabelos que compreende uma excelente gama de produtos para revenda em salão. Com formulação exclusiva, os ativos tecnológicos – em meio à combinação de fontes vegetais e à textura do algodão, linho e cashmere – promove resultados surpreendentes. Na ocasião, estarão representando a empresa o Supervisor Comercial da Itallian Hairtech, Hélio Pimentel; o Gestor Técnico de Apoio, Neverson Figueiredo; além de todos os distribuidores da região metropolitana de Belo Horizonte e os técnicos da empresa. Mais informações: (11) 2095-8880 ou sites www.itallianhairtech.com.br / www.facebook.com/itallianhairtechmg

comparecerem ao Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro. Mais informações: www.esteticainrio.com.br CURSO DE TRICOLOGIA

Imagem e Estética promove, entre junho e novembro deste ano, em Belo Horizonte, o curso de Tricologia, técnica direcionada ao tratamento e revitalização do couro cabeludo. Com duração de 14 horas, a iniciativa oferece ao participante acesso a aulas práticas e teóricas de dermograma e tricograma, além de certificado e auxílio da assessoria técnica após o curso. Reciclagem de próteses capilares também será tema de cursos ofertados pela empresa, em que o profissional fará treinamento de moldes, manutenções e tonalizações, em um total de 7 horas. Confira o cronograma completo abaixo: Junho dias 25, 26 e 27 Julho dias 23, 24 e 25 Agosto dias 27, 28 e 29 Setembro dias 24, 25 e 26 Outubro dias 29, 30 e 31 Novembro dias 26, 27 e 28 Mais informações e inscrições: (31) 3224-1305 ou contato@imagemestetica.com.br

A Mutari traz para você um evento cheio de novidades e tendências do mundo da beleza. São palestras, desfiles, surpresas e muitas promoções, além do lançamento da Coleção 2011/2012 Mutari. No dia 23 de abril, houve palestra em Sorocaba/SP com o Hair Stylist Sylvio Rezende. Já no dia 20 de agosto, Sylvio marcará presença em Pouso Alegre/MG. O Circuito ainda contará com palestra de Luizane Cerqueira, Gerente Técnica Nacional da Mutari. Adquira já o seu convite. Vagas limitadas. Mais informações: (35) 3425-8024 ou kremabele@hotmail.com

| Revista Le Contour

ESTÉTICA IN RIO 2012

28

A Feira Estética in Rio 2012 é o lugar certo para as melhores empresas do setor. Mais de 50 mil visitantes já tiveram acesso, desde sua primeira edição, aos lançamentos e valores promocionais de produtos para beleza facial e corporal, informações dos melhores equipamentos de estética e conheceram os mais variados serviços relacionados à saúde, beleza e bem-estar. A feira é muito conceituada no assunto conhecimento: centenas de profissionais trocam informações e aumentam suas redes de relacionamento. Nos dias 05, 06 e 07 de maio de 2012, das 10h às 19h, a feira contará com a presença de novos expositores, levando assim, mais opções de compra para os visitantes profissionais que

Mais uma vez o Expominas (Av. Amazonas, 6.030 – bairro Gameleira – Belo Horizonte) receberá de 16 a 18 de junho a Professional Fair 2012 – um dos maiores eventos de beleza do País. Com a presença das grandes marcas e dos melhores profissionais do Brasil e do mundo, a Feira Profissional de Beleza vai expor as mais recentes novidades da indústria em produtos, serviços, atendimento e aperfeiçoamento técnico. Além disso, durante a feira, haverá vários congressos e eventos específicos para quem trabalha no setor. Mais informações: www.professionalfair.com.br EXPO HAIR & ESTHETIC 2012

A Expo Hair & Esthetic – Feira da Beleza do Interior Paulista contará, em 2012, com a presença de várias empresas do ramo da cosmética de todo País que irão expor as principais novidades em produtos de beleza. A feira, que acontecerá de 08 e 09 de julho no Taiwan Centro de Evento de Ribeirão Preto, em São Paulo, contará ainda com hair shows, manicure e podologia, estética e make up. Mais informações: www.expohair.com.br 20O CONGRESSO CIENTÍFICO INTERNACIONAL DE ESTÉTICA

8O ENCONTRO DAS ESTRELAS NA PODOLOGIA

Realizado pelo podologo Orlando Madella Jr, o 8 Encontro das Estrelas na Podologia acontece nos dias 06, 07 e 08 de maio de 2012 no Centro de Convenções Dan Inn Hotel Planalto, no Centro de São Paulo. Várias palestras serão ministradas durante o evento, entre elas, “Marketing de relacionamento, um diferencial competitivo”, que será proferida pelo professor Humberto Marques. Além disso, temas relacionados à podologia serão debatidos durante o encontro. o

CIRCUITO MUTARI TREND FASHION

PROFESSIONAL FAIR 2012

Mais informações: www.podologiabr.com EXPO PHARMA 2012

O Centro de Convenções do Anhembi (Av. Olavo Fontoura, 1.209 - Parque Anhembi – Santana - São Paulo – SP) receberá de 02 a 05 de agosto de 2012, o 20o Congresso Científico Internacional de estética. O evento será patrocinado pela revista Les Nouvelles Esthétiques Brasil, em parceria com a Fagga Eventos. Durante quatro dias, participantes e palestrantes poderão atualizar e aprimorar seus conhecimentos científicos, em debates e apresentações de trabalhos teórico-práticos, conferências e cursos. Terão, ainda, a oportunidade de reforçar o intercâmbio com profissionais do setor provenientes de diversos países: dermatologistas, cirurgiões plásticos, farmacêuticos, fisioterapeutas e esteticistas.

A Expo Pharma reúne, anualmente, indústrias, distribuidores e prestadores de serviço para farmácias e drogarias. O objetivo principal é estabelecer um canal de comunicação com as farmácias, afim de promover o desenvolvimento do varejo farma. O evento atrai um público altamente qualificado, composto por proprietários de lojas, gestores de rede, compradores, farmacêuticos, agentes de saúde e profissionais técnicos que atuam no varejo farma, alimentar e perfumaria, interessados em buscar no evento as principais empresas fornecedoras do setor para a realização de negócios. A Feira Expo Pharma acontecerá com seus 5.000m², nos dias 16, 17 e 18 de maio de 2012, das 14 às 22h, no Centro de Convenções SulAmérica, localizado no Centro do Rio de Janeiro.

Mais informações: www.congressoestetica.com.br

Mais informações: www.expopharma.com.br

Mais informações: www.beautyfair.com.br

8ª BEAUTY FAIR

De 8 a 11 de setembro de 2012, a Expo Center Norte, em São Paulo, será palco da 8a Beauty Fair - Feira Internacional de Cosméticos e Beleza, que é considerada hoje o 3º maior evento de beleza, saúde e bem-estar do mundo. A Beauty Fair é o único evento brasileiro que faz parte da WBSA (World Beauty Show Alliance), uma aliança entre as principais feiras profissionais de beleza do mundo, que tem como objetivo aproximar os mercados e encurtar caminhos nas relações comerciais. Além da área expositiva, a Beauty Fair oferece uma programação criada para o aperfeiçoamento dos profissionais.


TURISMO -

Leopoldo Alves

Saúde, beleza e relax em um só

Divulgação

Saiba onde renovar as energias e lide melhor com a correria da vida urbana

Depois de uma semana exaustiva de trabalho e/ou estudo, a solução é relaxar um pouco. Para isso, nada melhor do que seguir rumo a uma das tantas termas espalhadas pelo Brasil. Também conhecidas como cidade-spa, estância termal ou balneário, as termas são espaços turísticos destinados, originariamente, a terapias, por meio de águas minerais. O trabalho terapêutico, tido por muitos como forte aliado na cura de doenças, é feito por meio de banhos de imersão, jatos d´água, vapor ou, em alguns casos, com a ingestão da própria água. Além das terapias de saúde, algumas estâncias disponibilizam aos seus visitantes terapias de beleza, integradas pela aplicação de argila, salões de beleza, sauna, massagens, entre outros serviços. E o estado mineiro conta hoje com uma rica variedade de termas, dentre os quais podemos destacar o renomado Tauá Grande Hotel e Termas do Araxá. Localizado no Complexo do Barreiro –

centro turístico com águas termais, bosques e lagos –, o estabelecimento oferece spa com águas de fonte natural e piscina coberta, além de restaurantes e atividades como montaria, caiaque, pesca, e arco e flecha. Há também o Thermas Internacional de Minas Gerais. Inaugurado em 1992, o espaço encontra-se situado em uma grande área verde, em Esmeraldas, e possui chalés para aluguel, quadras poliesportivas, área de churrasqueiras, restaurantes, entre outros atrativos. Sob o slogan “o resort tropical da família mineira”, o local se propõe a aliar tranquilidade, diversão e lazer em suas dependências. Os termas são uma excelente opção para finais de semana, férias, feriados e até mesmo para a lua-de-mel, pois atendem tanto casais, como grupos de amigos ou até a família inteira. Agora, é só escolher seu destino, recarregar as baterias e voltar renovado para a realidade da vida urbana.

A expressão “terma” vem do latim thermae, denominação dada pelos antigos romanos aos edifícios onde tomavam seus periódicos banhos públicos. A prática era composta por um verdadeiro ritual, que tinha início ao se untar o corpo com óleo, seguido de exercícios físicos ou lutas. Dentre outras etapas, o processo contava com uma sala aquecida, chamada sudatorium, uma espécie de sauna, cuja finalidade era provocar a transpiração. Havia também uma sala aquecida para se lavarem e uma piscina de água fria, cuja finalidade era revigorar-lhes o corpo para serem, em seguida, massageados e untados com óleos aromáticos. Naquela época, os banhos termais já eram conhecidos por seus efeitos terapêuticos, graças à água com propriedades medicinais. Sem falar que o momento era propício para a prática de esportes e até mesmo negociações, já que reunia, em um mesmo espaço, inúmeros profissionais. Eram os verdadeiros clubes da Antiga Roma.

| Revista Le Contour

lugar

Curiosidade

29


1. OBJETIVO

O PRÊMIO LE CONTOUR OS MELHORES DO ANO tem o objetivo de incentivar, reconhecer e valorizar o trabalho dos profissionais da beleza que, ao longo do ano, conquistaram uma posição de destaque no mercado.

2. CONDIÇÕES PARA CONCORRER

Para se destacar no concorrido universo da beleza é preciso muito trabalho e dedicação. E é por reconhecer o esforço dos profissionais, produtos e serviços que conquistam a cada dia o mercado que a Revista Le Contour vai homenageá-los com a premiação “Os melhores do ano 2012”. Serão premiadas as categorias: cabeleireiro (corte, penteado, colorimetria, tricologia e química de transformação), manicure/pedicure, maquiador, design de sobrancelhas, esteticista, salão de beleza, cosmético (produto, marca), atendimento e serviço. Além dos merecidos troféus, os ganhadores serão agraciados com uma matéria na edição de dezembro da Revista Le Contour, na qual compartilharão com os leitores os seus anseios, as suas conquistas. Enfim, histórias marcantes que vivenciaram ao longo da profissão. Em cada edição, serão avaliadas categorias diferentes. Na publicação de novembro, a revista recebeu as indicações dos melhores cosméticos e marcas. Agora é a vez de você escolher o salão de beleza que será a “bola da vez” em 2012 (seja pela estrutura que oferece, pelo atendimento diferenciado ou pela qualidade dos serviços prestados). Responda ao questionário abaixo e encaminhe para o e-mail: revistalecountou@yahoo.com.br ou por carta para o endereço: Rua Santa Luzia, 640 – Bl. 3 – Ap. 304/ Santa Luzia. CEP: 33010-500. Participe! n Nome completo/ Documento de identidade n Qual salão de beleza você indica para o prêmio “Os melhores do ano 2012”? Justifique a sua indicação.

| Revista Le Contour

n Qual a sua relação com o salão indicado (você é cliente, trabalha ou presta serviços no salão)?

30

n Caso você seja cliente do salão, há quanto tempo você o frequenta? Quais tratamentos você costuma fazer? Já o indicou para outras pessoas? n Caso você trabalhe no salão, há quanto tempo trabalha no espaço? Qual é a sua função?

2.1 2.2 2.3

Estarão habilitados a concorrer profissionais nascidos e residentes em território nacional. Os produtos e serviços podem ser de origem nacional e internacional. Cada profissional, produto ou serviço poderá concorrer a, no máximo, três categorias. Serão considerados, para efeito de inscrição, apenas profissionais, produtos e serviços que tiverem acima de um ano de mercado.

3. CATEGORIAS 3.1 Categoria Cabeleireiro/corte. 3.2 Categoria Cabeleireiro/penteado. 3.3 Categoria Cabeleireiro/colorimetria. 3.4 Categoria Cabeleireiro/tricologia. 3.5 Categoria Cabeleireiro/química de transformação. 3.6 Categoria Manicure/pedicure. 3.7 Categoria Maquiador. 3.8 Categoria Design de Sobrancelhas. 3.9 Caegoria Esteticista. 3.10 Categoria Salão de Beleza. 3.11 Categoria Cosmético/produto. 3.12 Categoria Cosmético/marca. 3.13 Categoria Atendimento e Serviço. 4. INSCRIÇÃO 4.1 A inscrição será feita mediante a remessa do questionário corretamente preenchido e acompanhado do número do documento de identidade. O questionário estará disponível nas edições da Revista Le Contour, mas pode também ser solicitado por e-mail: revistalecontour@yahoo.com.br. 4.2 Cada pessoa terá direito a uma indicação por categoria. Assim, uma única pessoa poderá escolher, no máximo, 13 (treze) categorias do prêmio, conforme o item 3. 4.3 Não serão aceitas auto-indicações de profissionais, produtos e serviços. 5. SELEÇÃO E PREMIAÇÃO 5.1 5.2 5.3 5.4 5.5

Primeira fase: Serão contabilizados os números de indicações de cada categoria. Segunda fase: Serão verificados os profissionais, produtos e serviços que forem indicados em mais de uma categoria. Terceira fase: Uma vez que não haverá comissão julgadora, serão consideradas categorias vencedoras aquelas que tiverem o maior número de indicações. A entrega da premiação será realizada em local a ser definido e em data a ser divulgada previamente, para a qual serão convidados todos os finalistas. A premiação corresponde à entrega de troféus e a divulgação de uma matéria na edição de dezembro de 2012 da Revista Le Contour, unicamente aos vencedores de cada categoria.



Revista Le Contour - maio 2012