a product message image
{' '} {' '}
Limited time offer
SAVE % on your upgrade

Page 1

Ano X - Edição 117 Junho 2019

Luiza Quintanilha Foto: Renato Leal

LF2019X11706

Médica cirurgiã

Revista La Femme | 1


2 | Revista La Femme


ISSO NÃO É COMIGO

Em nossas palestras e cursos sobre Qualidade no Atendimento ao Cliente contamos uma história para empresários e seus funcionários, que dá a verdadeira noção da necessidade do comprometimento que todos precisam ter no desempenho de suas funções na empresa que trabalham: Numa fazenda, em um lugar bem distante deste país, viviam tranquilamente, além do casal de velhos fazendeiros, um rato, uma galinha, um porco e um boi. Certo dia, o rato em pânico, corria e gritava assustado pelo terreiro. Dirigiu-se à galinha e quase sem fôlego, conseguiu contar-lhe a novidade: Colocaram uma ratoeira na casa!!! A galinha, sem perder a calma, disse-lhe: Meu caro, ratoeira é para ratos, o único rato aqui na casa é você. Portanto, cuide-se! O rato ainda estonteado correu para o porco, contou o ocorrido e ouviu a seguinte colocação: Eu nem frequento a casa, o problema não é meu, quem deve se preocupar com a ratoeira é você! Sem conseguir disfarçar o seu desapontamento, ainda assim correu em direção ao boi e contou-lhe sobre a ratoeira e reclamou da indiferença dos outros habitantes da fazenda. O boi, no mesmo tom de voz

calma, peculiar à raça, pausadamente assim colocou: Se colocaram uma ratoeira na casa é para pegar você que é um rato. Portanto, Isso não é comigo! Passados alguns dias, a velha, dona da fazenda, casualmente pisou na ratoeira e sofreu um profundo corte no pé. Após medicar-se com aqueles remédios caseiros, de eficácia duvidosa, aguardou uma semana pela cura do corte que teimava em não cicatrizar. Com isso houve uma infecção, que os vizinhos recomendavam que tomasse um remédio milagroso e infalível: Caldo de galinha. Assim, a galinha da fazenda foi sacrificada em nome da cura da velhinha. Passados alguns dias, como não houve melhora no seu estado de saúde, foram avisados os parentes de outros municípios distantes sobre a gravidade do estado da velha, que correram em solidariedade para ajudar no que fosse possível. O fazendeiro, como não poderia deixar de reconhecer o esforço de todos os familiares neste longo deslocamento, mandou que matassem o porco para alimentar o grupo. Dois dias após, a velha não resistiu, vindo a falecer. Como acontece em todos os velórios do interior, onde aparecem parentes e vizinhos de tudo quanto é lugar, o fazendeiro não hesitou: Mandou sacrificar o boi para durante e depois do velório alimentar aos amigos que se mostraram solidários neste momento difícil. Dos bichos, apenas o rato sobreviveu. Moral da história: Quando alguém disser a você que existe um problema, nunca pense que você está imune a seus resultados. Quando Pelé, há quase 30 anos atrás, comemorava o milésimo gol de sua carreira, gritou aos microfones de rádios de vários países:

“Cuidem das Criancinhas Abandonadas!” Pelé foi ridicularizado, chamaram de discurso demagógico entre outras coisas mais. Outros disseram que a responsabilidade social era apenas do governo, pois já faziam a sua parte, pagando seus impostos. Aquelas criancinhas abandonadas, foram “adotadas” por traficantes e hoje assustam a todos, tirando nossa liberdade de ir e vir e colocando em risco a integridade de nossas famílias. Quando deflagra uma guerra do outro lado do mundo, também o problema é nosso, pois vai interferir diretamente na nossa economia através de racionamento de energia ou elevação no preço do barril de petróleo. A nossa bolsa de valores e o dólar enlouquecem, quando uma “colocação infeliz” em um discurso de nossos ministros e governantes é interpretada de acordo com os interesses dos especuladores de plantão. Pense nisso: Quando comprar algo de um camelô, saiba que indiretamente você poderá estar estimulando o assalto a caminhoneiros, quando alguém compra drogas, está com certeza financiando a violência em nossa cidade. Saiba que você colabora com os resultados através de seus atos bons ou ruins, no contexto de uma sociedade. Dentro da empresa que você trabalha, na sua casa ou na sua Igreja, faz o mesmo sentido. Um problema, é de responsabilidade de todos, pois poderá comprometer diretamente o seu sucesso pessoal e o da sua empresa. Portanto: “ISSO É CONTIGO!”

Hilton Nascimento Diretor Executivo

*Hilton Nascimento é palestrante, autor do livro NÃO FUJA DO MARKETING e acadêmico da AARALETRAS

Para Refletir

“A vida é como andar de bicicleta. Para ter equilíbrio é preciso se manter em movimento.” (Einstein)

EXPEDIENTE Direção e Jornalista Responsável Hilton Nascimento (MTB--34017-RJ) Fotos Divulgação e Reprodução da Internet

Para Anunciar 22 2673-8530 / 22 9 9227-9408 hn@revistalafemme.com Atendimento ao leitor 22 2673-8530 contato@revistalafemme.com facebook.com/revistalafemme www.revistalafemme.com.br Endereço Av. Brasil, 141 - Sala 604 Ed. The Office, Centro Araruama - RJ

Distribuição Direcionada Araruama - Saquarema - Iguaba Grande - Cabo Frio Os artigos, fotos e colunas assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores, inclusive quanto a sua origem, não expressando a linha editorial deste veículo. As pessoas mencionadas nesta revista, inclusive no expediente, com funções específicas, são meros colaboradores, não tendo portanto nenhum vínculo empregatício com a Revista La Femme. É expressamente proibida a divulgação total ou parcial do conteúdo desta publicação, incluindo textos ou fotos, sem prévia autorização. Revista La Femme | 3


Dicas da Ninon

D

eu no “O GLOBO”: A Juíza Solange Salgado da 1ª Vara Federal de Brasília, suspendeu a licitação do Supremo Tribunal Federal (STF) para o fornecimento de “refeições institucionais”, com alimentos e bebidas, no valor de R$ 1,13 milhão. Entre os itens solicitados havia lagosta, camarão, Vinhos premiados internacionalmente, cachaça envelhecida barril de madeira nobre e uísques de 12, 15 e 18 anos. Para a magistrada, a lista configura “potencial afronta ao princípio da moralidade administrativa, pois destoam substancialmente das refeições consumidas pela maioria dos contribuintes brasileiros. APLAUSOS!!!

O

ROTARY de Araruama promoveu o jantar festivo comemorativo ao dia das mães, na ocasião contemplou a uma dezena de futuras jovens mamães, com um enxoval para seus bebês. Na mesma reunião, a Presidente Sra. Elisa Fajardo, contemplou o Jornalista Hilton Nascimento com um Certificado de Moção de Aplausos, em homenagem ao dia do Jornalista recentemente comemorado.

D

ia 05 de junho foi comemorado o aniversário da Cidinha na Casa da Amizade. Apenas convidados especiais para

HUMOR ANTONIO NO BOTECO Ao final do dia, reunido no boteco com amigos, Antônio levanta seu copo de cerveja e brinda: Gosto tanto de sexo que eu quero passar o resto da minha vida entre as pernas da minha esposa! Isto lhe rendeu o prêmio máximo no boteco para o melhor brinde da noite! 4 | Revista La Femme

consumir os quitutes e doces especiais por ela encomendados. Parabéns, Cidinha.

mais essa conquista! O endereço é Av. Brasil, 141, Centro (em frente ao Restaurante Bela Bel).

N

V

unca é demais lembrar o motivo de alegria que contagia a todos nós. A sua REVISTA LA FEMME estará alcançando 10 anos de existência dia 06/09. Saibam todos que não é com pouco sacrifício, a crise financeira que assola o país dificultou o crescimento em todos os setores de atividades inclusive o nosso. Com a nossa equipe coesa, a credibilidade junto ao público leitor nos ajudou a chegar até aqui. A festa anual onde entregamos o TROFÉU “DESTAQUES DA REVISTA LA FEMME” que prestigia a classe de empreendedora da nossa região, supera as expectativas em termos de qualidade e exuberância, que será realizada nesse dia. Participe e reserve já o seu convite.

A

FOR UP! inaugurou no último dia 30 sua nova loja localizada no Ed. The Office, em Araruama. Com estrutura ampla e clara para melhor atender suas clientes, o espaço conta ainda com muitas novidades. Em breve todos os detalhes do evento aqui na Revista La Femme. Aos proprietários Adriana e Leandro, e a toda a equipe envovida, nossos parabéns por Voltou para casa e disse à sua esposa: Maria, eu ganhei o prêmio para o “Melhor Brinde da Noite” - Parabéns! E qual foi o brinde?! Sem coragem de contar a verdade, ele falou: Eu brindei: “Quero passar o resto da minha vida na igreja, sentado ao lado da minha mulher”. - Puxa, isso foi realmente muito bonito! disse ela. No dia seguinte, Maria encontrou um dos amigos de Antônio, que riu furtivamente e disse: Sabe, dona

acilo da Drogaria Pacheco, em Araruama. Faz promoções para atrair clientes e sufocar a concorrência, porém a paciência do cliente termina devido a falta de pessoal para atender no balcão e apenas uma pessoa para atender no caixa seguindo um critério burocrático irritante. A concorrência fica feliz com a incompetência, porém não sabe explorar essa deficiência.

A

os casais apaixonados não faltarão programações para comemorar o próximo dia 12, Dia dos Namorados! Os resturantes, bares, hotéis e pousadas de toda a Região já apresentam inúmeras programações e eventos voltados para a noite romântica. A expectativa é de que o aumento nas vendas de presentes dê uma aquecida na economia local, além do aumento no movimento noturno.

A

novidade para os amantes de doces são os lindos e deliciosos Donuts, rosquinhas coloridas que vem ganhando vários adeptos na Região. Queremos experimentar!

Notícias para esta coluna

Anote aí: (22) 2673-8530 contato@revistalafemme.com Maria, que o Antônio ontem ganhou o prêmio de melhor brinde da noite? E o brinde foi sobre você... - Sim, ele me contou, fiquei surpresa, pois ele não é muito chegado no assunto. Desde que casamos ele só esteve lá uma vez... Ele custa pra entrar, entra meio contrariado, e a última vez caiu no sono antes da bênção final. (acabou-se a reputação do Antônio...)


Revista La Femme | 5


Dra.

Luiza Quintanilha La Femme: Você é natural de Araruama? Luiza: Sim, sou nascida e criada aqui. Meu avô Graciano Quintanilha chegou a ser prefeito do município. Hoje dá nome ao nosso teatro.

LF: Como você concilia sua vida pessoal com a área médica? Luiza: Sempre procurei não ultrapassar os limites do bom senso, colocando a família em primeiro plano, organizando metodicamente os horários e procurando dividir trabalho e LF: Qual é sua formação e área de lazer em proporções justas. atuação profissional? Luiza: Passei no vestibular para a LF: Quais são seus momentos de faculdade de Medicina ainda com 17 lazer? anos e me formei pela UGF aos 23 Luiza: Gosto muito de viajar e pratianos. car mergulho e pesca. Passar o tempo Fiz meu 1º concurso para residên- ao lado da minha família e amigos tocia médica em cirurgia geral pelo cando. Adoro música! MEC/Federal, que cursei por 2 anos. Após a conclusão prestei novo conLF: Existe algum ensinamento, fracurso de residência em coloproctolo- se ou inspiração que você use nos gia, onde permaneci por mais 2 anos momentos de grande dificuldade? no Hospital Federal Cardoso Fontes. Luiza: Até hoje quando saio de casa Frequentei curso de videocirurgia e para operar, agradeço a Deus por fiz pós graduação em docência de ní- esse presente. Sou apaixonada por vel superior pela UVA. tudo que faço! E quem faz o que ama, não trabalha. Se diverte! LF: Quais são suas especialidades? Luiza: Cirurgia geral, videocirurgia, LF: Quais são seus projetos profiscoloproctologia e cirurgia bariátrica. sionais para o futuro? Luiza: Minha formação foi em ser-

viço público, ao qual me dediquei durante muitos anos, ao ponto de em 2013 ter alcançado a marca de 10.000 cirurgias públicas. Na época, fiz um balanço bastante positivo e agradeci a Deus tantas bênçãos. Desde então parei de contar. Passei então a me dedicar às cirurgias por vídeo. Acalentava há algum tempo o sonho de realizar cirurgia bariátrica em Araruama. Há cerca de 6 anos começamos a nos preparar, eu e meus colegas de equipe, fazendo cursos e acompanhando o trabalho de profissionais do Rio e Macaé, planejando passo a passo a logística de implementação do método. LF: E quando esse sonho virou realidade? Luiza: Há 4 anos vem sendo realidade. Faço parte, como cirurgiã, da Equipe de Cirurgia Bariátrica do Hospital da Unimed Araruama (HClagos), junto com Dr. Fabiano Louback e Dr.


Entrevista Mohamed Kamar (cirurgiões), onde bariátrica? alcançamos a marca de 140 cirurgias Luiza: Obesidade severa sem queisem complicações. xa, com IMC de 50, Obesidade severa com tratamento adequado durante LF: Por que não foi divulgado an- 2 anos, que mantém IMC de 40 ou tes? Pouca gente sabe da existência mais. do serviço. E IMC de 35 ou mais associado a Luiza: Nós tínhamos que ser um doenças cardiovasculares, hipertenDIFERENCIAL. Não adiantava sair são, diabetes. operando e não ter um resultado de Para calcular seu IMC (índice de EXCELÊNCIA como temos hoje. Para massa corporal) a pessoa pode baiisso fomos muito cautelosos tanto xar no celular o aplicativo “ cálculo de na seleção, como no estudo de cada IMC”, é bem simples. caso. Sem pressa para não perder o controle. Sempre pautando todas as ações e LF: Quem não pode fazer a cirurgia visando apenas o bem estar dos pa- de jeito algum? cientes. Luiza: Pacientes com transtornos psiquiátricos e limitação intelectual LF: Que tipo de cirurgias são rea- graves, doenças cardiopulmonares e lizadas? hepáticas graves, doenças neoplasiLuiza: Todas são feitas através de ca, imunológicas e inflamatórias gravideocirurgia (minimamente invasi- ves. vas, sem abrir), reduzindo o estomago LF: O que você acha importante São realizadas 2 tipos: a Sleeve ressaltar sobre a cirurgia bariátrica? (gastrectomia ou gastroplastia vertiLuiza: A cirurgia bariátrica é um cal) e a By Pass (redução com deriva- procedimento complexo que deve ção) ser levado bastante à sério. Não tem mágica! Por isso todo cuidado no preLF: Quais são as indicações para a paro dos pacientes, que leva de 3 a

6 meses, dependendo do caso. Existe uma frase que diz “A cabeça do obeso, continua obesa” A reengorda é um fantasma que ronda o pós operatório tardio. Quanto mais bem preparado no pré operatório, menor a chance de ocorrer. LF: Como é o preparo dos pacientes candidatos? Luiza: O pré operatório envolve uma equipe multidisciplinar, da qual fazem parte as especialidades de clínica cirúrgica, cardiologia, psicologia, nutrologia, endocrinologia, pneumatologia e cirurgia plástica. Todos envolvidos com o preparo do paciente e voltados para o sucesso do procedimento. LF: Onde nossa leitora pode encontrá-la? Luiza: O atendimento é feito às segundas, terças e quintas-feiras, por ordem de chegada, das 13h às 15h. Meu consultório fica no Ed. Engracia Araújo. Av. Getúlio Vargas, 221, sala 710.

Fotos: Renato Leal

Revista La Femme | 7


Doenças comuns no Outono/ Inverno

Colo da Mamãe

Maternidade & Primeira Infância O inverno está chegando. Isso significa que a temperatura começa a diminuir, o tempo tende a ficar mais seco e as crianças são as que mais sofrem. É aquela situação que você conhece bem: coriza, tosse, espirro, dificuldade para respirar... Mas tenha certeza de que não é só na sua casa que isso acontece. Um estudo recente da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia, feito com 161 crianças da educação infantil, revelou que 43% dos alunos apresentavam pelo menos um vírus em seu aparelho respiratório nessa época do ano. Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores coletaram e analisaram amostras de muco da garganta de cada um deles. Mas por que certas doenças têm predileção pelo outono e inverno? “A incidência começa a aumentar no outono porque ocorre a diminuição da umidade relativa do ar. As partículas

ficam em suspensão, os lugares permanecem mais fechados e isso favorece a contaminação ambiental”, diz o pediatra José Gabel, do Departamento Científico de Pediatria Ambulatorial da Sociedade Brasileira de Pediatria. As quedas bruscas de temperatura em um mesmo dia e o aumento da poluição do ar contribuem para os quadros. “Tudo isso leva a uma maior incidência das doenças respiratórias, tanto inflamatórias como alérgicas”, afirma a otorrino pediatra Melissa Avelino, presidente da Academia Brasileira de Otorrinolaringologia Pediátrica. Mas será que os pais devem sempre correr para o hospital no primeiro espirro do filho? Não! “O recomendado é que o pediatra da criança faça uma avaliação. Se você leva direto ao pronto-socorro, pode ser que ela pegue alguma doença pior, porque ali circulam muitos vírus e bactérias. O PS é para emergências, mas está virando um grande ambulatório”, diz o infectologista pediátrico Victor Horácio, do Hospital Pequeno Príncipe (PR). Segundo ele, só é necessário visitar o hospital quando há falta de ar, febre que não cede, sangramento, crise convulsiva ou mudança neurológica (como sonolência). Gripe e resfriado são doenças diferentes. Os sintomas, por mais parecidos que sejam, são mais fortes na gripe. O resfriado comum pode ser causado por vários vírus, sendo os mais frequentes o rinovírus e o adenovírus – e não há vacina para eles. Uma das complicações mais frequentes as-

sociadas à gripe é a pneumonia. Isso acontece porque, quando o corpo está infectado pelo vírus influenza, os mecanismos de defesa ficam debilitados, de forma que o organismo se torna mais suscetível a infecções secundárias – daí a importância da vacinação. A pneumonia pode ser viral (quando o próprio vírus da gripe se dissemina nos pulmões) ou bacteriana (quando bactérias, como os pneumococos, se aproveitam da fragilidade do organismo para se multiplicar). Em casos de rinite, a recomendação é hidratação e, em casos alérgicos, é importante evitar o contato com a substância que provoca a reação do organismo. Por isso, os médicos recomendam fazer um controle ambiental rigoroso. Por exemplo, quando o problema é causado por pó e mofo, você deve adequar a casa às necessidades da criança. Tirar cortinas, carpetes, tapetes e bichos de pelúcia, deixar o ambiente arejado e passar pano úmido no chão diariamente são medidas que trazem efeitos benéficos. E ainda tem sinusite, bronquiolite, asma, conjuntivite, faringite ou amidalite... A lista, infelizmente, é grande e temos que nos preparar para a estação mais fria do ano!

Instagram: @ColodaMamae facebook.com/colodamamae blogcolodamamae@gmail.com www.colodamamae.com.br

Av. Brasil, 141, Edifício The Office - sala 508 Centro - Araruama (Prédio novo em frente ao Restaurante Bela Bel) Telefones: (22) 2661-6474 (22) 98804-0155 (Oi) (whatsApp)

8 | Revista La Femme


Foto do MĂŞs Casamento Gabriel e Natiane

Renato Leal Fotografia (22) 98813-4431 | (22) 98172-2094 @renatolealfotografia Revista La Femme | 9


Cantinho do Poeta

Cid José C. Magioli Médico e Poeta Presidente da Academia Araruamense de Letras

Prezados leitores da Revista La Femme, vamos poetizar o amor embarcando em um imaginário trem? Quantas emoções em cada estação. Quem não teve uma experiência numa viagem de trem. Pode ter sido em qualquer composição: partindo de numa cidade do interior, do subúrbio, no trem que vai ao Cristo Redentor ou até mesmo no exterior. O trem será sempre uma poesia em movimento.​ Há um relato de autor desco-

10 | Revista La Femme

nhecido, que retrata todo o lirismo de uma viagem de trem: “Há um trem partindo agora para um lugar chamado Felicidade. Já adquiri um bilhete da Alegria, quer um também? Reservei um assento bem ao lado da Esperança...”​ Como cita a escritora Rosy Dreyer: “O trem da vida passa por nós a todo instante. Vem acelerado, fazendo barulho, nos convidando a embarcar. Pense rápido Em qual vagão quer embarcar?...” No trem da vida que está sempre em movimento, apesar de romântico e bucólico, nem tudo é estático. Somos nós que fazemos a escolha: podemos escutar uma harmoniosa melodia ou simplesmente ouvir o melancólico ranger das rodas do “trem” em contato com os trilhos. Vamos viajar neste trem em rumo ao amor?​ Segue mais uma poesia de minha autoria, redigida desta vez em um estilo neoconcretista, intitulada Poesia em Movimento.​ ​

POESIA EM MOVIMENTO

minha poesia tem movimento​ anda sobre os poéticos trilhos ​ sempre num compasso quaternário:​ chique- taque! chique – taque! Piuí!​ ​ minha poesia tem movimento​ pode ser em adagio ou allegro​ sempre num finale romântico a seguir​ pois romântico é o meu trem, Piuí!​ ​ em sonata, música sem voz​ segue o trem com seus encantos​ nos trilhos rangendo a vida com amor​ na orquestra sonora sem cantor. Piuí!​ ​ minha poesia tem movimento​ o trem é um hino celebrando o amor​ nas matas, nas serras, nos campos​ sonorizando o caminho, seja onde for. Piuí!​ ​ os trilhos são partituras cheias de aventuras​ onde a locomotiva rege este grande espetáculo​ piano de madeira, tecla presas por dormentes​ tocando harmoniosa melodia: o amor. Piuí!​ ​ as viagens assemelham-se às obras de Bach,​ Mozart, Vivaldi, Haendel, Beethoven e Chopin.​ o trem é um imaginário poema de amor​ que percorre os trilhos musicais da felicidade...​ Piuí ! Piuí! Piuí!​

Cid José C. Magioli


Varizes, preciso tratar?

Dr. Bruno Oliveira dos Santos Angiologia e Cirurgia Vascular

As varizes são uma preocupação comum na vida de maioria das pessoas, principalmente mulheres. As veias são dilatadas e com aparência de “raízes”, de cor arroxeada/azulada, geralmente acompanhadas de vasinhos avermelhados e finos, e evoluem em cor e espessura ao longo dos anos. Também costumam ser hereditárias – se parentes próximos como avós, pais e irmãos têm varizes, é mais provável também sofrer com o problema. Dores, inchaço e sensação de peso nas pernas são sintomas comuns em quem sofre com varizes, mas nem sempre são percebidos pelos pacientes. Alguns também podem notar um ressecamento e coceira na região. Além de comprometer a estética das pernas, as varizes, se não tratadas, podem evoluir para outras complicações, como feridas e trombose. Por isso, é importantíssimo iniciar o seu tratamento o quanto antes, como a Escleroterapia com Microespuma: a aplicação de uma substância (polidocanol) em cada variz que, ao se misturar com o ar, forma uma espuma (semelhante à de barbear), provocando a obstrução da veia doente. Não é apenas uma questão estética! Ao perceber os primeiros sintomas, procure o seu Cirurgião Vascular.

Novidade em diagnóstico na ANGIOLAGOS Chegou na Angiolagos uma novidade que vai mudar a forma de diagnosticar doenças vasculares! O VeinViewer Flex é um novo aparelho de Realidade Aumentada, que permite a visualização de veias não visíveis a olho nu – principalmente as “raízes” que sustentam outras veias, facilitando o seu tratamento. Em conjunto com outras técnicas, como a escleroterapia com espuma, o uso do VeinViewer Flex possibilita mais precisão na eliminação de vasinhos e varizes, em alguns casos, sem a necessidade de cirurgia!

Ecodoppler Arterial dos Membros Inferiores Ecodoppler Venoso dos Membros Inferiores

Ecodoppler de Carótidas e Vertebrais

Escreroterapia (Aplicação de vasinhos) Tratamento de feridas

Revista La Femme | 11


Dia dos Namorados dos Idosos Na terceira idade, os sentimentos são mais maduros, o romance é diferente, o namoro tem suas particularidades, mas a chama da paixão faz tão bem nessa etapa da vida, quanto na juventude. Geralmente, as pessoas com idade mais avançadas buscam compartilhar, cuidar e expressar sentimentos. O resultado é uma relação mais madura. O Sr. Osmar e a Sra Ana Maria estão juntos há 63 anos e, como se costuma dizer, os casados são os eternos namorados. Passaram pela vida como a maioria dos casais. Com altos e baixos, mas sempre cuidando dos dois filhos e de todos que precisam. “Meu pai mais rígido e minha mãe muito carinhosa, mas severa quando precisava. Conversava muito com a gente e driblava o papai pra gente fazer alguma coisa diferente, como ir a uma festa e chegar depois das 22h. Imagine!!! Com o tempo, fomos ficando mais velhos e mais próximos.” diz a filha do casal, hóspedes no Lar de Joanas há alguns meses. O casal celebrou Bodas de Sândalo no nosso hotel. “Agora, vendo os dois, ainda juntos, me sinto muito grata por tê-los. Pela vida que me proporcionaram, pela amizade, pela ajuda em todos os momentos que precisei e feliz porque ainda levo umas broncas deles quando digo alguma coisa que desagrada.” ela continua. Osmar e Ana Maria são prova de que dividir a vida com alguém é uma forma deliciosa de se conhecer melhor e se fortalecer como indivíduo. As diferenças fazem o casal completar-se e a relação torna-se duradoura quando existe amor e companheirismo. Os Idosos que namoram tendem a ser mais ativos. Eles saem para dançar nos bailes, visitam restaurantes, passeiam na praça, socializam com a família do namorado(a) e se encontram para praticar atividades físicas e fazer programas culturais juntos. Finalmente, namorar faz bem pra saúde e nós, do Lar de Joanas, desejamos a todos um Feliz Dia dos Namorados! *Fotos autorizadas e cedidas pela direção Lar de Joanas

14 | Revista La Femme


Tendências Maquiagem Outono/Inverno 2019

- Sobrancelhas naturais; - Gloss como coringa na sua maquiagem (Sim, o gloss está de volta, porém de uma forma repaginada. Usar o gloss é uma via de duas mãos, ou você ama Vinhos e Marrons ou você odeia). Maquiagem minimalista: efeito natural e pele limpa A maquiagem minimalista dá um efeito de nasci assim e sigo plena, mas na verdade temos muito trabalho para conseguir esse resultado. As sobrancelhas naturais ou wild Nudes (selvagem) voltaram Madalena Coiffeur Surpreendentemente essa tendênHairstylist, Maquiadora Profissional cia para mim é um pouco controversa. e Designer de sobrancelhas Afinal a sua naturalidade é diferente da minha e por ai vai, não é mesmo? Olá pessoal! Essa tendência para mim não funcioNesta edição trago mais uma dica Metálicos para você ficar em dia com a sua make! na. Batons A dica de hoje é sobre as tendências Quando bate o friozinho a gente já para a temporada Outono/Inverno coloca uma bota, um cachecol e... um 2019. Veja no que apostar: batom escuro. Um dos clássicos e que - Maquiagem minimalista; nunca saem de moda são os batons vi- Cílios longos; nho. Um pouco mais puxado pro roxo - Efeito “glow saudável” ; ou então mais puxado pro marrom, não Fotos: Reprodução da Internet - Olho esfumado (Smokey eyes); importa é elegante e sexy ao mesmo - Linhas gráficas e efeitos tribais; Colaboração: Madalena Coiffeur - Olho preto e batom vermelho escu- tempo. Aposte! Aproveitem as dicas e aproveitem o (22) 2665-5117 ro; - Boca pigmentada nos batons do in- friozinho. Adoooro!!!!! Beijos da Madá! Facebook: Madalena Coiffeur verno 2019; Instagram: @madalenacoiffeur

Serviço de qualidade e excelência há 40 anos CONFIANÇA E CREDIBILIDADE Direção: Katia Monaco TC 045462/0-4 CRC RJ

os!

Há 40 an

o v o n m E ! o ç e r e end Tel. (22) 2665-0219

facebook.com/escritoriokatiamonaco escritoriocontabilkatiamonaco@hotmail.com Av. Brasil, 141, Sala 604 - Centro - Araruama (Ed. The Office)

Legalização de Empresas

Contabilidade em Geral Administração de Condomínios

Empregador Doméstico

Imposto de Renda (Pessoa Física e Pessoa Jurídica)

MEI (Microempreendedor Individual) Revista La Femme | 15


Qualidade de Vida X Fisioterapia Pélvica Como a Fisioterapia Pélvica pode ajudar na Constipação Intestinal?

Dra. Fernanda de Castro Azevedo Fisioterapeuta Pélvica Constipação intestinal “intestino preso” é uma condição onde a evacuação é insatisfatória, difícil, um problema considerado muito frequente e indica que a pessoa tem dificuldade para evacuar ou então que isso não ocorre com uma frequência apropriada. Acredita-se que cerca de 15 a 25% da população em geral, em todas as idades, independente do sexo e com predominância em mulheres, sofra com esse problema. Fatores como mobilidade redu-

zida, síndrome do intestino irritável, doenças endócrinas, diabetes, medicamentos e dissinergia da evacuação acometem os pacientes constipados. Porém é uma doença provocada pela baixa ingestão de fibras e líquido. A Fisioterapia Pélvica tem como objetivo reeducar a musculatura do assoalho pélvico, favorecendo a eliminação das fezes, melhorando assim a prensa abdominal e ensinar o posicionamento correto durante a evacuação. A fisioterapia irá atuar na reeducação evacuatória, através de treinos do MAP associado às orientação quanto à ingestão de líquidos, fibras, posicionamento, massagem intestinal e exercícios, auxiliando assim na redução da pressão intra-abdominal, prevenindo e minimizando distúrbios que podem ser oriundos da constipação, como exemplo a Incontinência Urinária. É importante sinalizar que o esforço para evacuar pode ocasionar,

a longo prazo, danos na inervação o MAP, podendo desencadear, Incontinência Fecal (perda de fezes involuntária), Incontinência Urinária, dentre outros. A Constipação tem solução! Se você tem algum sintoma citado acima, procure um profissional especialista no assunto e faça uma avaliação. O bom funcionamento intestinal interfere diretamente na qualidade de vida e bem estar. AGENDE UMA AVALIAÇÃO!!

Colaboração: Dra. Fernanda de Castro Azevedo - Fisioterapeuta Pélvica Contato/ Dúvidas: (22)9 7403-6440 (22)9 9939-8100 Fisio Club | Stetic Club R. Machado de Assis, 49, Centro - Araruama

QUEM NÃO É VISTO, NÃO É LEMBRADO

CRISE

ANUNCIE E RISQUE DE VEZ ESSA PALAVRA DO SEU VOCABULÁRIO

(22) 2673-8530


Dra. Adelaide Chaves Carneiro Castello Branco Dermatologia Clínica / CRM 52.62479-9

Dr. Jefferson Castello Branco Ortopedia - Traumatologia - Medicina do Trabalho - Tratamento da Osteoporose - Ortopedia Infantil - Fraturas / CRM 52.58561-9 Atendimento também na FISIOLAGOS Rua Dr. João Vasconcellos, 154 - Tel: 2665-0360 e 2665-3449

Dra. Tayná Chaves Carneiro Endocrinologista - Tratamento da Diabetes - Tireoide / CRM 52.74812-9

Atendimento Particular e Convênios:

Av. Brasil, 10 - sala 206 - Centro - Araruama (22) 2665-0700 (22) 2665-4736 Revista La Femme | 17


Homenagem ao Dia das Mães no Rotay Club Araruama Em jantar festivo realizado no mês de Maio, o ROTARY CLUB DE ARARUAMA ,através de sua presidente Sra. Elisa Fajardo, concedeu moção de aplausos ao Jornalista Hilton Nascimento. Na ocasião, em comemoração ao DIA DAS MÃES, ofereceu também enxoval às jovens futuras mamães.

Aniversariantes do Mês no CLEMA O CLEMA, Clube da Experiência de Araruama, realizou sua já tradicional seresta em comemoração aos aniversariantes do Mês. Felicidades!

18 | Revista La Femme


Posse da nova diretoria da AACLIG

Tomou posse no mês de Maio a nova diretoria da AACLIG – Academia de Artes, Ciências e Letras de Iguaba Grande. Tendo como presidente a Professora, Socióloga, Comendadora e poeta Kátia Regina de Souza Lima para o biênio 2019/2021, o evento foi prestigiado com a presença de enorme representatividade da intelectualidade da região, além de convidados especiais. Sucesso! Fotos: Camilo Mota

Rua Dom Pedro II, 97 - 15 de Novembro - Araruama - RJ Cels.: (22) 9 8825-1256 - 9 8825-0575 - ID 104*171085 - kifestas@superig.com.br Revista La Femme | 19


6

Dicas para se preparar pro Inverno O inverno começa oficialmente só no dia 21 de junho, mas os dias frios já começaram a acontecer nesse ano. Muita gente está com saudades das temperaturas mais baixas e de fazer coisas que a gente só faz quando está frio, como tomar chocolate quente, caprichar na arrumação da cama com mantas e cobertores ou chamar os amigos para um fondue. Como a tendência nesses dias é ficarmos mais em casa, preparamos algumas dicas para você curtir esses momentos de uma forma bem aconchegante. Temos poucos dias de frio aqui no hemisfério sul, então aproveite nossas ideias e deixe sua casa preparada para essa época do ano!

Assistir um bom filme ou seriado é uma boa pedida quando o dia amanhece chuvoso ou nublado. Então, para esse momento ficar ainda mais gostoso, invista em mantas para deixá-las no sofá. E, se você for receber convidados em casa, eles também poderão usá-las. Uma boa ideia aqui é valorizar o trabalho artesanal e usar peças feitas de tricô, por exemplo, ou produzidas em teares manuais.

Tapete com textura macia Tapetes de tramas mais baixas realmente são mais práticos e uma boa alternativas para lugares quentes, como o Brasil. Mas, quando a temperatura cai, que tal mudar para um de tramas mais macias? Ainda mais se você curtir sentar no chão da sala. Há vários Cobertores e roupas de cama acon- estilos, cores e estampas no mercado. chegantes É só escolher o que combina mais com Basta esfriar um pouco que bate o estilo da sua decoração. aquela vontade de ficar um tempo a mais na cama. Por isso, aproveite para Reunir os amigos para jantar deixá-la bem aconchegante e pode caÉ inegável que tempo frio pede coprichar à vontade. Sabe cama de ho- midas saborosas. Afinal, há alguns tel? A ideia é essa. Para isso, escolha pratos que a gente só come no invertecidos macios, como linho e algodão, no. Então, é uma boa oportunidade e mantas, cobertores e edredons para para reunir os amigos em casa para compor um verdadeiro ninho. um jantar, que também pode ser almoço ou até um café da tarde. Manta quentinha no sofá 20| Revista La Femme

Capriche na arrumação da mesa, que pode ter velas e plantas para criar um clima intimista. Quanto aos pratos, vão bem sopas e caldos, que você pode servir em uma louça charmosa, por exemplo. Mas, também tem fondue, que é uma ótima opção para comer juntos, e doces com chocolate, de preferência. Vinho Os vinhos combinam com todas as épocas do ano, é verdade, mas quando o tempo esfria, os de sabor mais encorpado são ideais. E, se forem acompanhados de queijos ficam ainda melhores. Aproveite o inverno, então, para preparar um noite de queijos e vinhos em casa e monte uma mesa caprichada. Ler um livro Se a vida anda corrida e ter um tempo para ler tornou-se raridade, aproveite o inverno para se recolher um pouco e colocar a leitura em dia. Nada melhor do que se aninhar na cama ou em uma poltrona aconchegante para mergulhar em uma história instigante. Mas, não se esqueça de apostar em uma boa luminária para criar um clima agradável.


Foto: Cismely

Desospitalização no Senior Club

O Senior Club também é o lugar ideal para ficar após a alta hospitalar! Somos um residencial construído especialmente para atender idosos em reabilitação ou em busca de uma nova forma de moradia. Confira alguns dos nossos diferenciais: • Plano de cuidado dedicado a reabilitação;

• Especialista em atendimento pós-operatório, fraturas e tratamentos ortopédicos; • Medicamento na hora certa; •6 refeições balanceadas por dia; • Equipe assistencial 24h; • Auxílio para atividades básicas quando necessário; • Fisioterapia coletiva, jantares e bailes temáticos, entre outras experiências especiais. Após a alta hospitalar é funda-

mental escolher o melhor lugar para que a reabilitação aconteça de maneira planejada e tranquila. Venha conhecer o Senior Club!

Colaboração :

Jacqueline Braz França Amaral Carneiro

Pedagoga, Pós graduanda em Gerontologia e Saúde Mental, Diretora Geral do Senior Club Hotel e Residência Assistida ao Idoso.

MATRÍCULAS ABERTAS PARA 2019


Receitas para o inverno

Fáceis e deliciosas pra você arrasar! espessura) no creme de leite, queijo parmesão, alho e os demais temperos até ficar al dente e reduzir o creme. 2. Passe para os ramekins individuais e cubra com queijo gruyère. Leve para gratinar por 10 minutos ou até ficar na cor desejada. Sirva ainda quente.

GRATIN DE BATATA Ingredientes: 1kg de batata 200g de parmesão ralado 5 dentes de alho 500ml de creme de leite fresco 200g de queijo gruyère ralado

SOPA DE CEBOLA COM QUEIJO EMENTHAL Ingredientes: 1 kg de cebola 1 lt de água ½ lt de caldo de Carne diluído 100 gr de manteiga 1 colher de amido de milho. 22| Revista La Femme

Noz moscada a gosto Sal a gosto Pimeita do Reino Branca a gosto Louro a gosto

A receita fica pronta em até 40 minutos! Fácil e irresistível para comer na companhia de quem adoramos e ainda repetir!

Modo de Preparo: 1. Corte e Cozinhe as batatas (em rodelas de 0,5 cm de

200ml de vinho branco Sal e pimenta à gosto Queijo Ementhal e Parmesão (20g de cada) - para gratinar Modo de Preparo: Corte a cebola em rodelas e em uma panela doure parte da quantidade com a mantei-

ga. Em seguida coloque o restante e deixe até obter uma cor transparente e acrescente o vinho e deixar reduzir. Coloque a água e o caldo de carne, e deixe a cebola cozinhar até reduzir 15 %. (aprox. 2h de fogo baixo). No final corrija com sal e pimenta a gosto, e acrescente o amido de milho (para engrossar). Coloque a sopa dentro de uma tigela, com os queijos. Recorte a massa folhada no formato da tigela só que um centímetro a mais e pincele com gema de ovo dos dois lados, para que a parte de baixo cole e a parte de cima de uma cor de dourado. Leve ao forno temperatura 180 graus até dourar.


Profile for Revista La Femme

Revista La Femme - ed 117 - Junho 2019  

Revista La Femme - ed 117 - Junho 2019  

Advertisement