Page 91

ArrAse no GooGle AnAlytics

Aproveite As ferrAmentAs mAis interessAntes que estreArAm ou receberAm modificAção no serviço

Vários serviços tentam concorrer, mas o Google Analytics é o melhor para controle de tráfego na web, pois funciona bem tanto em blogs quanto em sites gigantes. O Analytics ganhou mais recursos e melhorias na interface, além de opções de personalização e a possibilidade de acompanhar estatísticas de visitas em tempo real. Veja aqui como usar alguns desses novos recursos.

Centro de controle próprio

Ao entrar no Analytics, é exibido o centro de controle, que funciona como um cockpit do site, mostrando informações sobre o número de visitantes e o tempo médio nas páginas. Mas é possível criar um centro de controle personalizado, com os dados mais relevantes para a visualização rápida. Para isso, clique, no lado esquerdo da página inicial, em +Painel de Controle. É possível começar do zero ou usar o modelo atual do Analytics como padrão. Escolha uma das opções, dê um nome ao painel e pressione Criar Painel. Depois, é só usar o botão +Adicionar Widget para incluir novos gráficos, tabelas e métricas ao painel personalizado. Ele fica acessível na seção Painéis, à esquerda da página inicial.

Relatório personalizado

Um dos pontos fortes do novo Google Analytics está na melhoria dos relatórios personalizados. Eles permitem a visualização rápida dos dados considerados mais importantes para o site. Para criar um novo relatório, passe à guia Relatórios

ilustração

IN316_Dicas.indd 93

AdriAnA girondA

Personalizados e pressione +Novo Relatório Personalizado. Nomeie o Relatório Personalizado e, na seção Denunciar Conteúdo (provavelmente uma tradução errada), dê um nome à primeira guia de conteúdo no campo Guia. Depois, inclua os dados que você quer visualizar, clicando em +Adicionar Métricas e selecionando um dos itens existentes. É possível criar seções no relatório, clicando em +Adicionar Grupo de Métricas. Adicione uma dimensão ao relatório, que pode ser, por exemplo, a cidade de origem dos visitantes. Por fim, pressione Salvar.

Dados em tempo real

Mesmo beta, o recurso de visualizar em tempo real os visitantes do site já funciona bem. Na página inicial, clique em Tempo Real e em Visão Geral. Serão mostrados os visitantes atuais do site e sua origem. É possível visualizar mais detalhes nas subseções de Tempo Real. Ao clicar em Locais, por exemplo, é mostrado um mapa-múndi detalhado, com cores indicativas da quantidade de visitantes de cada país.

Meu site está pesado?

O novo Analytics adicionou um medidor do tempo médio de carga da página. Clique em Relatórios Padrão > Conteúdo > Velocidade do Site. Será mostrado o tempo médio de carga do site, ao longo do tempo (conforme mudanças feitas nas páginas, por exemplo). O peso dos sites voltou a ganhar relevância com a proliferação das conexões móveis.

Maio 2012 INFO

/ 93

4/24/12 5:52:21 PM

MAI-316  

Revista INFO 316, de MAIO de 2012

MAI-316  

Revista INFO 316, de MAIO de 2012

Advertisement