Page 89

sam ser tocadas para a identificação. Depois de encontrar as informações, os programas guardam tudo nas tags dos arquivos, facilitando a localização e a organização das músicas.

Traga as capas

Para editar as tags de vários arquivos e baixar capas, o MP3tag (abr.io/mp3tagwin) é uma opção rápida e fácil. Basta acessar o menu Arquivo e adicionar uma pasta. Depois, selecionar uma ou mais músicas para alterar suas tags. É possível, por exemplo, incluir o nome do álbum a várias canções de uma só vez. O MP3tag baixa automaticamente as informações de um álbum. Selecionando todas as faixas e acessando o menu Fontes. Existem várias opções para a busca do álbum, caso o padrão (o serviço Freedb) não localize os dados.

Para audiófilos

Para coleções gigantes, há um programa que pode tornar mais fáceis as operações de edição de tags e download de informações de álbuns. Trata-se do MediaMonkey (abr.io/ mediamonkey), que também organiza as pastas conforme critérios definidos pelo usuário, como uma para cada intérprete e com subpastas para os álbuns dele. Tudo é feito de forma automática, ao adicionar novas músicas ou ao mudar as tags de arquivos. O MediaMonkey também conta com plugins que podem, por exemplo, baixar letras de músicas ou facilitar a localização de arquivos duplicados.

O iTunes arruma as pastas

Quem tem um iPod, iPhone ou iPad depende do iTunes para guardar e sincronizar músicas com o gadget. Mas há algumas vantagens no uso desse programa. Uma delas é a organização automática da coleção em pastas. Se as tags estiverem corretas na biblioteca do iTunes, acesse, no Windows, Arquivo > Biblioteca > Organizar Biblioteca. Marque o item Consolidar Arquivos e clique em OK. Agora, navegue até a pasta iTunes > iTunes Media > Music, dentro da pasta Músicas do usuário no Windows, para visualizar a coleção arrumada. Isso facilita backups e importação em outros programas. Precisa de mais ajuda para arrumar as tags no iTunes? Teste o ótimo programa TuneUp (abr.io/tuneupitunes).

ilustração

IN316_Dicas.indd 91

samuel casal

Sem contar carneirinhoS aplicativos para smartphone e pc que ajudam a dormir melhor

Para manter uma rotina

Uma das dicas mais simples para melhorar o sono é seguir uma rotina. “Dormir e acordar em horários parecidos, mesmo nos finais de semana, ajuda muito”, diz Sueli Rossini, psicóloga da USP especializada em medicina do sono. No iPhone, o aplicativo HabiTimer (abr.io/habitimer) cria alarmes diários com avisos para cada atividade. No Android, o aplicativo Life Reminders (abr.io/lifereminders) tem a mesma função.

Monitor girassol

Passar horas na frente da tela do tablet ou do monitor é uma receita perfeita para a insônia. “O ideal é desligar os aparelhos ao menos meia hora antes de dormir. E isso inclui a TV”, diz Sueli. O F.lux (abr.io/ flux) ajuda ao ajustar a tela automaticamente e mudar a iluminação para um padrão menos intenso à noite.

De olho no sono

Alguns programas usam o acelerômetro (ou giroscópio) do smartphone para simular um actígrafo, aparelho usado para testar a qualidade do sono. É preciso deixar o programa rodando à noite. No iOS, os melhores são o Sleep Cycle Alarm Clock (abr.io/sleepcycle) e o MotionX Sleep (abr.io/motionxsleep). No Android, baixe o Electric Sleep (abr.io/electricsleep).

Sons para acalmar

Sons da natureza, como o barulho da chuva e de cachoeira, ajudam no começo do sono. Com o app Ambiance (abr.io/ambiance), para iOS e Android, é só escolher o barulhinho e definir o tempo que ele será tocado.

Maio 2012 INFO

/ 91

4/24/12 5:52:18 PM

MAI-316  

Revista INFO 316, de MAIO de 2012

Advertisement