MAI-316

Page 118

AUTOMAÇÃO TAMBÉM DÁ

APOIO AO NEGOCIO Sistemas oferecem informações valiosas para análise do desempenho das vendas ou do perfil e hábitos do consumidor

M

ais do que uma ferramenta capaz de ajudar as empresas a cumprir suas obrigações fiscais e legais, a automação comercial vem ganhando destaque, em todo o mundo, por um papel relevante: o apoio aos negócios. Sistemas avançados de suporte à decisão hoje oferecem recursos que permitem analisar, por exemplo, os dados referentes ao desempenho das vendas do estabelecimento comercial, compará-los com informações como perfil e hábitos dos consumidores e, com a ajuda de modelos preditivos, definir ações e melhorias em processos – como uma promoção de preços ou a mudança de posição dos produtos na loja. Aliados à disseminação do uso de tecnologias como a mobilidade e a banda larga, esses sistemas tendem a se tornar cada vez mais importantes para os negócios. Imagine entrar em uma loja, ou supermercado, e receber no seu celular informações sobre promoções e a chegada de novos produtos – e, o melhor de tudo, adequados ao seu perfil e seus interesses. Pois esse recurso já vem sendo utilizado nos Estados Unidos e em vários países onde a mobilidade foi integrada a sistemas de automação e suporte a negócios.

CADERNO I 0203.indd 120

No Brasil, a tendência é também seguir nessa direção. Para isso, contudo, o país ainda precisa avançar um pouco mais no caminho da implantação da automação comercial. “Nosso desafio, atualmente, é levar equipamentos e software, a preços acessíveis, aos pequenos estabelecimentos que ainda não se informatizaram em todo o país”, afirma Araquen Pagotto, presidente da Associação Brasileira de Automação Comercial (Afrac).

MERCADO EM EXPANSÃO Existem no Brasil aproximadamente 2 milhões de estabelecimentos comerciais, de acordo com os dados da Afrac. Desse total, apenas 35% possui algum tipo de automação, seja na retaguarda ou na boca do caixa. “Há, portanto, um grande mercado a ser explorado”, diz Pagotto. Um mercado que, segundo ele, gera 100 000 empregos diretos e indiretos, mas ainda se caracteriza pelo elevado grau de informalidade. Além disso, cerca da metade dos estabelecimentos comerciais espalhados pelo Brasil fatura menos de 120 000 reais por ano – limite a partir do qual as empresas instaladas em estados como São Paulo, por exemplo, são obrigadas a adotar a impressora fiscal (ou ECF) acompanhada

23/04/2012 17:44:56

d A o n

o d d é a M a e a

N

t c a “ a “


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.