Issuu on Google+

ANO 7 | EDIÇÃO 62 | R$ 10,00


A Ímpar trata cada tema de maneira singular, com respeito e profissionalismo. A cada edição nos surpreende com sua qualidade em conteúdo e produção fotográfica. Adoro os textos leves e o formato das seções sempre pautadas no comércio local. Para nós, enquanto consumidores, é ótimo porque sabemos onde encontrar aquele produto que está na revista. Para o comerciante é melhor ainda, pois pode contar com um veículo de primeira qualidade exibindo seu produto para sua cartela de consumidores. Todos os meses que veiculamos a Empório Kids na Ímpar temos a certeza de que é retorno certo. Parabéns, equipe Ímpar! Esther Mello Menezes – Empresária

Fale com a Ímpar

a br e a s pa s

foto SHAO

Rua Theotônio Rosa Pires, 485, CEP 79004-340, Campo Grande-MS

E-mail: revistaimpar@revistaimpar.com.br Fone: (67) 3382-2110 Twitter: @revistaimpar Por razões de espaço e clareza, a redação se reserva o direito de adaptar as mensagens sem alterar o conteúdo.


PAR

parceria ímpar

www.revistaimpar.com.br EXPEDIENTE_ED62 Publisher Grazielle Machado gramachado@revistaimpar.com.br Departamento Editorial Shao shao@revistaimpar.com.br Jornalista Responsável Rejane Monteiro > DRT 257/MS rejanemonteiro@revistaimpar.com.br Chefe de Redação evelise couto > DRT 948/MS evelise@revistaimpar.com.br

João Marques

raquel tuller

Há 20 anos João embeleza as campo-grandeses. Nessa edição, é ele o responsável pela produção dos cabelos de nossa capa. Seu jeito despojado e cheio de estilo de produzir penteados, garante um trabalho de excelência. Fez vários cursos até mesmo fora do país, na área de cortes, penteados e química para os cabelos. Atualmente trabalha na Depillare.

A professora universitária e publicitária Raquel Tuller é conhecida pelo bom humor e eficiência com que atende seus clientes. Trabalhando há três anos no atendimento da revista, é ela quem ajudar a preencher as páginas da Ímpar com empresas e serviços que fazem toda a diferença.

Estagiária de Redação Hadassa Aguilera h.aguilera@revistaimpar.com.br Diretor Criativo Helder Domingues criacao@revistaimpar.com.br Assistente de Criação gabriel ferraciolli Executiva de Contas Raquel Tuller atendimento@revistaimpar.com.br Atendimento Cliente e Leitor jay N. S. miyasato sac@revistaimpar.com.br Revista Digital WtSite Imagem Jean Vollkopf, Marcos Vollkopf, Alexis Prappas e Shao Impressão Graff Gráfica e Editora

Gabriel Leite dos Santos

Flavia Schaedler

Nascido em Jardim, Gabriel ganha destaque pela dedicação em seus mais de dez anos na Fotografia. Já clicou modelos e trabalhou como fotojornalista registrando grandes nomes da Políitica e da sociedade sul-mato-grossense. Há oito anos atua ao lado de Fernando Soares clicando os maiores eventos que acontecem por aqui.

A proprietária da loja Menina Mulher, marca que vestiu a capa de nossa última edição, está há 10 anos no mercado da moda. Determinada, batalhadora, detalhista e perfeccionista,escolhe a dedos todas as produções diferenciadas disponíveis em sua loja. Casada, encontrou sua maior paixão em seus três lindos filhos.

Revista Ímpar Rua Theotônio Rosa Pires, 485 - Itanhangá Park 79004-340 / Campo Grande – MS

+55 (67) 3382-2110 Os textos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião da revista.


Í nd i ce

22

92

16

54

68

destaqueS 14

22

54

68

Em pauta

comportamento

turismo

BONS DE GARFO

A simplicidade pode mudar a maneira como você vê a vida. A Ímpar ajuda você nessa busca sem deixar a sofisticação de lado.

Os quatro entrevistados dessa edição descomplicam tudo para aproveitarem melhor seus dias. Confira suas dicas.

Conheça as belezas do Santa Clara Hotel e relaxe em um roteiro incrível pelas praias e cidades turísticas da Colômbia.

Nessa edição a equipe Ímpar rendeu-se às maravilhas da culinária japonesa. Em visita ao Temakeria Sushi Bar, três pratos disputaram o titulo de melhor do mês.

seções 10 PAR | 14 DE PERTO | 28 bem-estar | 30 beleza | 32 saúde | 34 fashion-tour | 38 artigo | 46 ARTe 50 esporte | 52 qualidade | 54 turismo | 62 editorial de moda | 72 vitrine | 80 cenário | 82 perfil 84 entrevista | 92 decorando | 100 eventos | 116 ímpares


d e pe rto

por rejane monteiro foto shao


IGNEZ CHARBEL STEPHANINI Uma guerreira de hábitos simples

Q

uem avista aquele mulherão com cabelo impecável, make de arrasar e dona de uma elegância nata, não poderia imaginar que ela é simplesmente Ignez. Filha de família tradicional em Mato Grosso do Sul, Ignez Charbel Stephanini é a tradução da mulher moderna: mãe, dona de casa, profissional competente. Para dar conta de tantos papéis sabe o que ela faz? Simplifica. Para ela, o ser humano é plural, que diante de novos contextos tem a possibilidade de descobrir um potencial até então inexplorado, que faz crescer, criar novos objetivos, ultrapassar limites. Foi exatamente isso que viveu quando ingressou como Psicóloga no Exército Brasileiro. Mesmo sendo dona de um sobrenome de peso, trilhou seu caminho com obstinação, determinação e muito esforço próprio. Pós-graduada em Gestão Avançada de Recursos Humanos, mestre em Psicologia, tem publicações em títulos importantes da área, foi membro do Laboratório de Saúde Mental e Qualidade de Vida no Trabalho (UNICAMP) e em Paris onde morou, aperfeiçoou-se na Universidade Pierre e Marie Curie com o curso Stress e Saúde Pública. Reconhece em seus pais, Carlos Stephanini e Venise Charbel, grandes personalidades que a inspiram para enfrentar os constantes desafios da vida. O intenso brilho no olhar chama a atenção quando fala do filho João. Com ele conheceu a plenitude do que é amar incondicionalmente, sempre muito dedicada ao exercício da maternidade, espera que a educação dada a ele o faça um homem íntegro, capaz e verdadeiramente feliz. Solteira e de bem com a vida diz que a felicidade está presente nas coisas simples: um almoço em família, um passeio com o filho, uma tarde com as amigas.

CAPA - FICHA TÉCNICA Modelo

Look da Capa

Ignez Charbel Stephanini

Vestido branco de pétala Maria Pitanga, Peep Toe de cetim branco para Pisatto, jóias Deborah Joias.

Fotografia Shao

Mobiliário

João Marques

Poltrona FK1 – Florence Knole, aparador linha elemento, Office form, mesa lateral estúdio bola, designer Flavio Borsato e Maurício Lamosa, Mandala Clores Lages, tapete Avanti coleção sensorial, vasos brancos Holaria Cerâmica Contemporânea dos designers Luiz Pellanda Jr., Aleverson Ecker e Henrique Serbena para Casa Design.

Make-up

Agradecimento

Adriana Cordeiro

Casa Design

Produção de Moda Nicole Mandetta

Hair Design


Em pau ta

por evelise couto

VIVE R

s i mp l e sm e nt e É possível ser simples em meio a esse turbilhão em que estamos?


T

rocar o carro pela bicicleta, desligar o celular no fim de semana, brincar com o filho e vestir roupas básicas para o dia a dia, são ações que cada vez mais começam a fazer parte da rotina das pessoas. A busca por hábitos simples nesse mundo conturbado e cheio de informações é mais um dos paradoxos da vida moderna. A simplicidade é tendência exatamente porque a complexidade hoje domina a rotina.

Vida offline Segundo pesquisas, o Brasil é o país que gasta mais tempo na Internet. São nada mais que 45 horas por mês, seguidos de 43 para os ingleses e 40 para os americanos. Com a febre dos smartphones, esses números devem aumentar. Os tempos modernos praticamente obrigam as pessoas a estarem disponíveis e online o tempo todo. Na contramão disso, a estudante Bárbara Ferreira decidiu se “desconectar”. Para aproveitar melhor o dia, excluiu perfis que mantinha em redes sociais e substituiu as horas online por atividades simples. “Perdia muito tempo em frente ao computador. Hoje tenho mais tempo para conversar pessoalmente com meus amigos e aproveito minhas horas com livros e filmes”, explica. Ela conta que outro problema é que qualquer comentário divulgado em uma rede social pode resultar em confusão, pois

a interpretação feita pelos outros nem sempre é a esperada. Desconectar, nesse caso, é uma boa saída para quem quer descomplicar a vida.

Simples e incrível Segundo o designer e professor John Maeda, em seu livro As Leis da Simplicidade, o modo mais fácil de alcançá-la é por meio de um poderosa redução. Com base nesse princípio grandes empresas como a Phillips organizam departamentos de consultores para garantir a simplicidade de seus aparelhos. Geralmente fazem parte dessas equipes especialistas em cuidados com a saúde, estilo de vida e tecnologia. A finalidade desses grupos não é acabar com a complexidade dos produtos mas atuar como um banco de idéias direcionando as cabeças criativas da empresa, oferecendo aos consumidores equipamentos funcionais e de fácil manuseio. Outro exemplo é a Apple. Quando o primeiro iPod foi lançado, a simples ideia de que uma caixinha com um botão, uma rodinha e um display era capaz de armazenar milhares de músicas fez a cabeça de muitas pessoas. Desde então, a empresa veio lançando diversas novas versões e hoje o iPhone, que além de funcionar como celular traz uma série de aplicativos, tornou-se o produto mais vendido da empresa transformando-a na maior fabricante mundial de smartphones.

>


> A nostalgia do simples Quantas sensações cabem em um bolo de fubá cheiroso saindo do forno ou em um purê de batata cremoso? Essas são “comidas da alma”, como diria a cozinheira e escritora Nina Horta: “Comida da alma é aquela que consola, que escorre garganta abaixo, quase sem precisar ser mastigada. Dá segurança, enche o estômago, conforta a alma, lembra a infância e o costume”. A personal chef Vera Chaves, acredita que é por essa razão que restaurantes especializados em comidas caseiras, regionais e mais rústicas fazem tanto sucesso. “Eles remetem ao tempo de criança, à casa da avó. A simplicidade voltou com tudo”. Chefs do mundo todo têm aderido a essa tendência. Muitos encontraram no Brasil um celeiro de ingredientes simples, como o jiló e o quiabo, mas que em suas mãos e com o uso de técnicas modernas e criativas de preparo e apresentação ganham ares requintados. Outro costume que vem sendo cultivado, por vários restaurantes, são as mesas grandes, únicas, com varias cadeiras, possibilitando que as pessoas sentem mesmo com desconhecidos, como grandes famílias, resgatando a hora da refeição como um momento de comunhão tão comum no passado das pessoas. No Firula’s Café você vai encontrar mesas grandes e espaços confortáveis, além das mesinhas normais do café. Nesses espaços interagir, saborear aquele momento, encher o coração de conforto e ainda poder conhecer gente nova são uma boa pedida. A proprietária Milla Resina explica que a busca sempre foi por um ambiente aconchegante e simples e, para chegar a isso, foram utilizados materiais como a madeira e o cimento queimado que tornam o ambiente mais quente. A sensação de

nostalgia continua no cardápio, porções de bolinhos de chuva, cafés de todos os tipos e pratos como risotos e massas, transportam as pessoas a tempos e situações por meio de sabores e aromas.

O simples cai bem Todo mundo sabe: se não quiser errar, aposte na roupacuringa, aquela peça básica que promete deixar você elegante, sofisticada e bem vestido para qualquer situação. A consultora da moda Wity Prado, no entanto, acredita que vestir-se bem vai muito além de fórmulas prontas. “É importante que a roupa se encaixe bem a quem veste e que a proporção corporal da pessoa seja respeitada. Dicas de moda podem ser legais, mas é preciso tomar cuidado para não ficar escrava delas.”, explica. Ela acredita que é necessário saber o que fica bem para cada um, quais são as peças básicas e curingas de cada indivíduo, isso traz facilidade e praticidade na hora de se vestir. Nessas horas, o trabalho de um personal stylist pode ajudar e muito! Esse profissional faz vários tipos de serviço que simplificam a rotina das pessoas. Ele pode trabalhar com consultoria, dando orientações sobre o que veste bem seu cliente a partir de um estudo dos gostos e atividades da pessoa. Ele pode ainda ir as compras junto com ele, ajudando a montar o guarda-roupa com peças bacanas e, por fim, há ainda a possibilidade de fazer combinações completas para diversas situações como trabalho, festas, dia a dia, passeios. Isso traz praticidade, segurança e a certeza de que você vai estar ótimo em qualquer situação.


>

“A simplicidade é o último grau de sofisticação.” Leonardo da Vinci


É possível simplificar “Somos ímpares, mesmo quando estamos “in” pares”, com essa citação de Luís Poeta, a psicóloga Elizangela Oliveira, sintetiza qual é o primeiro passo para simplificar atitudes e rotinas: olhar para si. Saber seus gostos, desejos e o que faz a diferença na vida é fundamental. Ela acredita que as pessoas se perderam na questão das relações, buscando uma interdependência tão grande pelo outro que sufocar-se e esquecer a própria essência é praticamente impossível. “É preciso buscar essa individualidade e de pensar mais em si. A gente vive essa ansiedade de dar conta de tudo, de ter que doar-se ao próximo o tempo todo porque precisamos da aceitação dos outros. E a nossa aceitação, onde fica?”, questiona. Esse olhar para dentro e cuidar de si é o que faz as pessoas darem mais importância às coisas simples, gerando qualidade de vida. A psicóloga conta que ela mesma fez várias opções pelo seu bem estar, como desligar-se do trabalho aos fins de semana, aproveitar as brincadeiras do filho e, mais recentemente, trocar o carro pela bicicleta, o que trouxe muitos benefícios para sua saúde, além de poder utilizar o que gastava com combustível em uma viagem nas férias. Como dica, ela recomenda fazer uma lista com três colunas: “Na primeira, coloque o que deseja fazer. Vale desde tomar um sorvete até sonhos mais ambiciosos. Na segunda, relacione o que é necessário para poder realizar as ações da coluna anterior, ou seja, suas obrigações, e na última estipule prazos para que esses desejos se tornem realidade. Administrar o tempo é fundamental para quem quer curtir as coisas simples da vida.”, conclui.

+ 5 dicas para uma vida mais simples (e muito gostosa!) 1_ Ter uma casa clean e organizada pode ajudar sua paz de espírito e clareza mental. Desapegue-se dos bibelôs e faça uma faxina daquelas. 2_ Deixar um intervalo entre um compromisso e outro na agenda é ótimo. Os imprevistos estão aí e alguns minutinhos para respirar um pouco ajudam muito. 3_ Experimente acordar mais cedo e fazer um mimo para si mesmo. Vale um café da manhã caprichado, ouvir sua música favorita, um banho demorado. Seu dia vai ficar bem mais leve. 4_ Vá pescar, soltar pipa, fazer piquenique, jogar cartas, mas por favor, desligue o celular. Não deixe que nada atrapalhe esses momentos, um dia eles farão toda a diferença. 5_ Decepções acontecem, mas guardar mágoas só fará mal a você mesmo. Procure saídas agradáveis para não ficar remoendo sentimentos. Ao invés de ficar chorando porque tomou um fora, chame os amigos, faça uma festa e vá dançar. Xô, tristeza!


co m po rta m e nto

por hadassa aguilera fotos SHAO

Kak么 Ferraz


SofiSticadoS e

deScomplicadoS Quatro ViSÕeS de uma Vida maiS SimpleS

V

estidos de gala que deixam os passos mais complicados, casas luxuosas e imponentes que tornam as reuniões com amigos mais cheias de dedos, sapatos altos que chegam a cansar os pés e pratos requintados apenas para os paladares mais refinados. Luxos são sempre bem vindos para lembrarmos do quanto os merecemos. Mas e quando acordamos com vontade de descomplicar tudo e apenas curtir a vida de pés descalços? Nossos entrevistados dessa edição sabem viver bem em meio ao glamour e barulho da vida de todo dia. Mas para manter tudo mais simples – para eles e para os outros – conseguem tirar dos menores detalhes as melhores cores, formas, soluções, sabores e palpites para chegar ao máximo da sofisticação sem complicação.

Para reafirmar as palavra de Clarice Lispector “Que ninguém se engane, só se consegue a simplicidade através de muito trabalho”, a Ímpar apresenta a vocês o lado mais simples da estilista Kakô Ferraz, do chef Marcilio Galeano, da arquiteta Sesel Rodrigues e da blogueira Raquel Araújo.

menoS é maiS Um vestido preto, uma saia lápis, um jeans, uma camisa branca e um colar de pérolas. Para a estilista Kakô é só disso que uma mulher prática precisa para descomplicar o momento de escolher o look.

>


>

“Quer se complicar? Pegue uma revista de moda e tente imitar as modelos”, brinca Kakô. Nunca sabemos quando vamos acordar atrasadas em um dia corrido e sem a mínima vontade de inovar no modelito, por isso, é melhor anotar a dica da talentosa fashionista. Kakô está no mundo da moda desde que consegue se lembrar. A avó comandava uma loja de sapatos e levava a neta para as compras em grandes pólos como São Paulo e Rio de Janeiro. Ao mesmo tempo, a jovem tinha contato com a arte admirando as telas que sua mãe produzia. Depois de trabalhar nas diferentes áreas do mundo da moda – varejo, atacado e fábrica – e de se especializar na arte de vestir bem, Kakô voltou a Campo Grande para começar a própria marca. Com muita pesquisa, sofisticação e principalmente cuidado para produzir as peças exclusivas, ela transforma o simples em roupas cheias de charme.”Se alguém me pede um look do dia a dia, eu já penso em como agregar. Uma renda? Uma prega? Como deixá-la especial?” A especialidade da estilista é vestir mulheres comuns que querem se diferenciar.

E se você já pensou em adereços extravagantes, pedras grandes e muitas cores fortes para se destacar da multidão, Kakô adverte: “A simplicidade é primordial para pessoas que têm bom gosto. Na maneira de ser, falar e vestir, em tudo, exagerar é pecado”. Quer uma dica prática da estilista de como arrasar? O segredo está no detalhe. Aposte em um batom que combine muito com você, uma bolsa linda ou um belo par de sapatos. Coisas simples que podem mudar completamente um visual.

Comida caseira É muito sorridente que Marcílio Galeano nos conta sobre sua paixão pela gastronomia. Depois de ser selecionado para participar do quadro Super Chef do programa Mais Você, transmitido pela Rede Globo, o chef volta a Campo Grande ainda mais encantado pelos aromas e sabores que nosso Estado tem a oferecer, e garante que é nos ingredientes mais simples que se encontram as maiores delícias.

Marcílio Galeano


Sesel Rodrigues

Marcílio começou a conhecer a gastronomia trabalhando em um restaurante de fast food na Inglaterra e, encantado pela área, resolveu que era isso que gostava de fazer. Restaurantes italianos, pubs e até navios na Itália foram servidos pelas mãos do chef. Hoje, atuando como Sous Chef no Beco Bistrô, Marcilio garante pratos deliciosos trabalhando na cozinha - nas palavras de seu blog na internet -“como verdadeiro homem, sem deixar de lado o espírito de criança”. O mais simples ingrediente, muitas vezes dispensado por quem quer preparar uma refeição gourmet, pode se tornar uma verdadeira iguaria quando está nas mãos certas, conta. Como exemplo disso podemos citar o resturante Noma, um famoso restaurante dinamarquês que usa apenas os ingredientes mais simples cultivados em sua região para preparar seus pratos. Hoje, é considerado o melhor restaurante do mundo! Para o cozinheiro, é a simplicidade que faz de uma comida, uma refeição gostosa. Trabalhando como instrutor no curso de gastronomia do Senac, Marcílio conta que orienta seus alunos a cozinhar com essa característica. “Sempre digo que simplicidade é o que há de mais sofisticado na cozinha”. E dá para perceber que

o chef realmente acredita nisso. Segundo ele, mesmo conhecendo sabores de todas as partes do mundo, e tendo a culinária asiática como forte, nada o agrada mais do que um bom prato de arroz, feijão, bife e uma saladinha.

Descomplicando com bom gosto A casa que teve suas portas abertas para receber a equipe Ímpar pode sim ser caracterizada como simples. Em tijolos aparentes, pouquíssimas paredes dividindo o espaço, lindas telas, artesanatos que nos remetem a todas as partes do mundo, cores e estampas simples dividindo espaço com móveis requintados de uma apaixonada por design.Tudo cooperando para uma só sensação: a de estar em casa. Esse é o refúgio para a rotina barulhenta e agitada de trabalho, é a “ilha na cidade” da arquiteta Sesel. Seu trabalho na arquitetura se diferencia do que é considerado comum na área. Os projetos de casa feitos por ela podem ser contados nos dedos das mãos. Sesel se dedica ao planejamento da estrutura de grandes eventos e shows que acontecem por aqui,

> 25

ímpar


Raquel Araújo o Festival de Bonito, Festival América do Sul e muitos outros. > como Em suas mãos e desenhos, Sesel procura soluções para proporcionar momentos de lazer, cultura e diversão para o público, que curte as atrações sem qualquer complicação. A entrada do evento, por onde sair, tendas para proteger de sol e chuva, rampas para promover acessibilidade, detalhes que podem passar despercebidos, mas que fazem toda a diferença para quem comparece aos eventos. Para Sesel, assim como detalhes planejados por ela fazem um evento melhor, também são os mais simples que enriquecem a decoração de uma casa. Mais importante que reproduzir o que se vê nos show rooms e revistas de decoração, Sesel acredita que cada casa tem que ter a identidade de seu dono. Encontrar lembranças em viagens, artesanatos, pequenas peças que remetem a boas recordações e que combinem com você e, aos poucos, encher paredes e armários de histórias é a melhor forma de realmente construir um lar.

Um bom palpite facilita tudo Acessando o blog das primas Raquel Araújo e Carmen Juliana, uma surpresa. No topo da página a palavra “luxo” bem grande, em letras douradas, brilhantes, quase como uma joia. Para quem não conhece as blogueiras, era de se esperar dicas do carro mais poderoso, do

ímpar

26

casaco de pele que será tendência do inverno e da bolsa mais cara que se pode encontrar. Mas é só começar a se perder na gostosa leitura e nas fotos publicadas, que o internauta percebe que não é bem por aí. O blog Palpite de Luxo tem nas dicas de presente, ideias de restaurantes gostosos na cidade, conselhos sobre beleza, viagens, como a simplicidade de quem valoriza a vida, o trabalho, a saúde e até um sorriso. “Nem tudo que é luxo é caro. Luxo pode ser estar em casa no fim de semana ou comer bem em um excelente restaurante. É poder escolher o que te faz sentir bem!”, conta Raquel, uma das idealizadoras do blog. A blogueira, que conta que sempre gostou de aprender de tudo, é economista, corretora de imóveis, trabalha como vendedora na H.Stern, é maquiadora profissional e apaixonada pelos assuntos de seu site. Sempre atrás do mais novo, moderno e bonito, ela encontrou nos seus palpites uma maneira de facilitar a vida das mulheres que a cada dia que passa, têm menos tempo para si. E claro que a ideia foi um sucesso, Raquel conta que o feedback das leitoras é constante, e que as mulheres amam as peças escolhidas para o blog. Sem perder tempo, elas vão às compras com destino certo, sabendo onde encontrar o luxo. Simples, não? Para não perder o costume, Raquel deixa seus palpites mais luxosos para quem quer deixar a vida mais simples: fazer as coisas com amor, investir em si mesmo, seguir sua intuição, olhar para as coisas sem interesse, e finalmente, ter de mais elegante, a sua atitude.


be m - e s ta r Ă­mpar

28

por hadassa aguilera foto SHAO


Saúde em duas rodas Aliando prazer e exercício físico, o ciclismo promete grandes benefícios para seus adeptos

Q

uem não quer um momento para deixar de lado as preocupações e complicações da vida e espairecer apreciando uma paisagem agradável? Melhor ainda, quem não quer fazer tudo isso exercitando o corpo e queimando calorias? O ciclismo, esporte que tem ganhado muito espaço e adeptos devido às novas ciclovias em nossa cidade, promete oferecer tudo isso para quem gostou da ideia e está disposto a subir nos pedais. Para quem pratica o cliscimo em competições esportivas – em estradas, mountain bike, pista, BMX e outros – e também para os atletas de fim de semana, o esporte contribui para o desenvolvimento da capacidade aeróbica, melhora condições cardiopulmonares e treinamento de força muscular e até desenvolve a flexibilidade dos músculos. Por ser uma atividade de baixo impacto, tem sido também aliada de fisioterapeutas como Juliano Coelho Arakaki, especialista em Fisioterapia Desportiva, que nos explica os benefícios da vida sobre duas rodas.

Saúde para corpo e mente O ciclismo trabalha todo o aparelho locomotor sincronizadamente. Tronco, membros superiores e inferiores se movimentam ao mesmo tempo para controlar os pedais e manter postura, equilíbrio e coordenação sobre a bicicleta. É um exercício completo para quem quer manter um bom condicionamento da cabeça aos pés. Além do beneficio para a musculatura corporal e para as condições cardiopulmunares, pedalar é uma ótima opção para quem quer perder uns quilinhos. Aliar a prática a uma alimentação balanceada e saudável é uma receita infalível. Uma hora de pedalada leve queima aproximadamente 530 calorias. Mas vale lembrar que o ciclismo exige muita disposição e condicionamento físico, por isso, estar bem alimentado e beber bastante água durante o percurso é essencial para aproveitar ao máximo a atividade. E não é só o corpo que ganha com as pedaladas. A mente também! Como exercício físico, tem poder antidepressivo, devido a liberação de endorfina e oxigenação do cérebro. Juliano revela que entre os segredos de ser um bom ciclista, o principal é pedalar sem medo, com prazer e vontade, o que leva a práticas como o cicloturismo, que consiste em viajar utilizando a bicicleta como meio de transporte. O esporte leva atletas a conhecerem novos lugares, pessoas e culturas, quer coisa melhor para relaxar a mente? É uma forma saudável de se superar e desafiar seus próprios limites.

Já se animou com tantas vantagens que o esporte oferece? Juliano deixa um recado para você: “Para atender as aspirações e expectativas quando aos benefícios do esporte é sempre recomendado que a pessoa procure uma orientação especializada - médicos, fisioterapeutas, educadores físicos, nutricionistas e até psicólogos - para um melhor direcionamento da atividade”.

Testado e aprovado O personal trainer José Antonio Evangelista é um dos que se rendeu aos pedais e decidiu praticar o ciclismo. Hoje, além de um aliado da boa saúde, José Antonio considera o esporte uma atividade que une pessoas, e confessa ser um “viciado saudável” na modalidade. O prazer em pedalar foi tanto que o personal formou a equipe Alto Giro no ano passado, para reunir ciclistas apaixonados de 16 a 58 anos, não apenas para se preparar para corridas, mas principalmente, para apreciar o esporte. A equipe que conta com o apoio da Revista Ímpar foi destaque no ano de sua fundação, conquistando o título de vice-campeã do Estado e ficando, neste ano, entre as dez melhores equipes na modalidade feminina e masculina no Campeonato Brasileiro. Para José Antonio, o ciclismo é um esporte sem contraindicações, recomendado para todos que querem manter o bem-estar em alta.

+

Para aproveitar o esporte com conforto e segurança, fique atento aos cuidados:

> Administrar o fôlego é uma parte importante do ciclismo, subir ladeiras exige respiração mais acelerada do que em outras partes do percurso. > Manter um ritmo que te traga conforto evita lesões nas articulações, principalmente joelhos e tornozelos. > O uso do capacete é indispensável mesmo para pequenos passeios, proteger a cabeça é sempre uma boa opção. > Escolha sempre o tênis para pedalar, outros calçados podem deslizar nos pedais, causando fraturas ou acidentes. > Alongue e aqueça o corpo todo antes de subir na bicicleta, assim, você evita dores musculares e possiveis incômodos, desde o pescoço até os pés.

29

ímpar


Be le za

por REJANE MONTEIRO foto Marcos vollkopf

Maquiagem Definitiva Studio Viviane Silvestre apresenta técnica que acentua traços naturais e promove correção de falhas

Q

ue atire a primeira pedra a mulher que nunca pensou em como seria maravilhoso acordar com a maquiagem pronta, dispensando aquela mão de obra tão conhecida do dia a dia. Ou, então, com um make-up que corrigisse aquelas falhas que tanto sabotam o visual. Impulsionadas por esses desejos, muitas clientes recorrem à maquiagem definitiva ou micropigmentação, técnica que corrige e acentua traços naturais do rosto e de outras partes do corpo. Procurada principalmente por mulheres, a maquiagem definitiva deposita pigmentos (corantes) na camada subepidérmica da pele com o auxílio de um dermógrafo e de agulhas apropriadas. “É um trabalho criterioso que exige muito cuidado do profissional”, alerta a micropigmentadora Viviane Simões Silvestre que passou por mais de 80 horas de curso para a atividade da profissão. Entre os casos de aplicações mais comuns do método, estão a correção de sobrancelhas finas ou desiguais; de lábios desproporcionais, sem cor ou muito finos; desenho dos olhos, camuflagem de certos tipos de cicatrizes, cobertura de manchas brancas ou de vitiligo estacionário de pequenas dimensões e repigmentação do complexo aureolomamilar (mamilo) pós-intervenções cirúrgicas.

ímpar

30

A proposta não é modificar o formato natural dessas áreas, e sim realizar correções que devolvam a beleza. Como o processo é realizado com agulhas, antes de iniciar o procedimento que tem duração de 30 minutos, aplica-se um anestésico no local para evitar incômodos. O resultado da maquiagem definitiva dura, em média, 18 meses. Após esse período, a pigmentação fica mais clara, havendo a necessidade de reavaliação e, se necessário, de retoques para a acentuação da cor e do traço.

+

ALERTA

A micropigmentação não é recomendada em gestantes e diabéticos. Para pessoas com neoplasia, hipertensão, herpes, verrugas e patologias oculares a indicação é procurar um médico para obter o aval antes de iniciar o procedimento, que depois de liberado dispensa qualquer tipo de preparação especial. Studio Viviane Silvestre

Rua Eduardo Santos Pereira, 2536, Santa Fé Campo Grande - MS Fone: 3327-2772


s a ú de ímpar

32

por REJANE MONTEIRO foto MARCOS VOLLKOPF


Nutrição Estética O segredo de um corpo bonito e saudável está na escolha dos alimentos certos

P

ara termos uma saúde equilibrada precisamos cuidar da nossa alimentação. Somos responsáveis por nossas escolhas alimentares. Tudo melhora quando isso acontece: a qualidade do sono, o humor, a saúde e bem estar. Segundo a nutricionista Fernanda Molina Tosi, uma alimentação saudável envolve encontrar o equilíbrio entre o que dá prazer e o que é necessário para manter o bom funcionamento do corpo. “É para comer quando se está com fome e parar de comer quando satisfeito. Alimentar-se bem é ser flexível, aprender a comer coisas novas, diversificar os nutrientes, beber bastante água para manter-se hidratado e se permitir saborear o eventual sem culpa”, define. Para a nutricionista, saúde e beleza são a mesma coisa. “A nutrição estética visa não só a melhora de sua saúde, mas também dá suporte para que o organismo, por meio dos alimentos adequados, possa melhorar todas as desordens corporais que afligem tanto homens quanto mulheres, prevenindo doenças e envelhecimento precoce”, diz. Para um alimento atuar de uma maneira eficaz, deve estar inserido em um contexto, numa dieta equilibrada rica em alimentos integrais, frutas, leguminosas, vegetais crus e cozidos, carnes variadas (de preferências as magras) acompanhada de ingestão adequada de água e atividade física regular. A atuação do nutricionista envolve mais do que prescrição da dieta ou a orientação de alimentos, horários e porções. No campo da nutrição estética, ele ajuda a melhorar, tratar, potencializar procedimentos médicos, cirurgias plásticas nos estágios pré e pós cirúrgicos, problemas com a pele como a acne, gordura localizada, flacidez, celulite; fortalecimento de unhas e cabelos; os desequilíbrios hormonais, a TPM entre outras. “Acredite, todas estas queixas tão comuns e que são relatadas no consultório com tanta frequência podem ser tratadas através da nutrição”, revela Fernanda. Não existem alimentos milagrosos, porém alguns, que são fonte de nutrientes específicos, podem trazer, de fato, importantes benefícios. De forma geral, as proteínas, vitaminas e minerais têm como função a construção e manutenção de tecidos, órgãos e estruturas do corpo. Desta forma, são fundamentais na composição de uma alimentação saudável. Já os carboidratos e as gorduras são responsáveis pelo fornecimento de energia.

Todo paciente deve olhar para si mesmo e encontrar sua motivação. Todos temos uma. A perda de peso nem sempre é fácil, mas é possível para todos.

+

DICAS: > Consuma diariamente alimentos, como cereais integrais, feijões, frutas, legumes e verduras, leite e derivados, e carnes magras, aves ou peixes; > Nas refeições, monte o seu prato com pelo menos dois terços de alimentos de origem vegetal; > Faça ao menos cinco refeições por dia; > Comece as refeições com uma grande quantidade de salada, com folhas verdes e variedade de legumes; > Beba muita água entre as refeições. Sempre tenha água em locais de fácil acesso, principalmente das crianças; > Escolha os cereais destinados à refeição matinal com quantidade reduzida de açúcar e gordura, e dê preferência para os integrais; > Prefira os alimentos frescos. Se for possível, faça compras pelo menos duas vezes por semana de alimentos frescos da estação, que são mais baratos e nutritivos; Para dar uma forcinha, Ímpar selecionou uma receita de um suco antioxidante rico em Betacaroteno: Ingredientes: *2 rodelas de pepino; *1/4 de maçã; *1/2 beterraba; *1/2 cenoura; * 200ml de água. Modo de fazer: bater tudo no liquidificador e tomar ao deitar. Valor calórico = 86 calorias NUTRIBEL - Nutricionista Fernanda Molina Tosi Rua Eduardo Machado Metello, 165 Chácara Cachoeira Fone: 3326-6334

33

ímpar


Beauty tour

por Hadassa Aguilera fotos SHAO

A decoração da loja recebe seus clientes com a sensação de alegria e aconchego, graças aos blocos de cores e painel de madeira. O branco nas paredes deixa em evidência o mais bonito e colorido da My Place: as roupas.


My place A moda com mais cor e alegria

P

ronta para fazer compras de uma forma inesquecível? A Ímpar conta para você aonde ir. A My Place, marca do Rio de Janeiro que chegou de vez na cidade, traz muitas cores, estampas e detalhes muito diferentes para alegrar o guarda-roupa das campo-grandenses. Quem trouxe o projeto para o Norte Sul Plaza foi a publicitária Vanessa Franchim, ao lado de Rafael Ribeiro, e é ela quem promete peças cheias de estilo, vida e personalidade e, ainda por preços acessíveis. Tornar a experiência de ir às compras ainda mais prazerosa é a missão da My Place e para conseguir isso, o cuidado e bom gosto estão em todos os detalhes. Para um ambiente mais agradável, a rádio exclusiva da marca, a Rádio Ibiza está sempre no ar. Para ter certeza de que suas clientes saiam toda vez com um look impecável, as atendentes da loja são

preparadas para montar um visual completo de acordo com o desejo da cliente. E para abrigar tudo isso e ainda as roupas, acessórios e sapatos My Place, uma loja linda e cheia de cor. Nas peças, mais uma vez a irreverência e o bom humor são as principais marcas. Com um toque carioca, os looks são ideais para quem quer sair da mesmice e variar nas cores e padrões. Segundo Vanessa Franchim, a My Place está cheia de opções tanto para meninas quanto para mulheres mais maduras. O melhor da passarela está traduzido de forma simples e prática nas araras da loja. E para quem quer ficar por dentro das tendências que estão rolando no mundo da moda e nas vitrines My Place, o blog da loja está cheio de dicas. A equipe de estilistas e fashionistas compartilha visuais para se inspirar, conselhos de beleza, comportamento e cultura, sempre com o alto astral de quem é My Place.

>


O alto astral do povo carioca chegou para a moda sul-mato-grossense. As peças ficam expostas em araras suspensas e bem diferentes.

Para não ficar indeciso em meio a tantas boas opções, a My Place tem uma equipe preparada para montar com visual completo e cumprir o que diz a placa no provador : “Tornar a sua compra inesquecível”.

Padrões, estampas e listras fazem toda a diferença nos looks. Camisas e até saias sóbrias ganham mais vida nos modelos My Place.


Além das roupas, a My Place oferece sapatos e acessórios, sempre traduzindo as tendências das passarelas.

O portal cheio de cores dá o tom do que o cliente encontra no interior da loja. Além das produções nos manequins, a cortina e o vaso de flores dão feminilidade à vitrine.

+

My Place Localização: Shopping Norte Sul Plaza Loja 105 - Jockey Club Fone: (67) 3028-9877 campogrande@myplace.com.br www.myplace.com.br


a rti go

por Jay Miyasato

P

Primavera de Ideais

Jay Miyasato, é acadêmico de Relações Internacionais e articulista. Seu e-mail é jay_noriyoshi@hotmail.com

ímpar

38

rimavera nos remete à ideia do desabrochar de flores, mas também significa renovação. E por isso, primavera foi o nome dado a algumas revoluções. Revoluções essas que mudaram o rumo da história mundial, tais como a Primavera de Praga, Primavera Árabe e a Primavera Espanhola. Revoluções em que a população se manifesta por uma renovação política e social. Em 1968, Alexandre Dubcek, Chefe de Estado da então Tchecoslováquia liderou o movimento de intelectuais cujo objetivo era modificar as estruturas políticas, sociais, econômicas e culturais daquele país. Levando o nome de Primavera de Praga, o movimento visava abrir o Partido Comunista humanizando o socialismo. Os comunistas deveriam agir pensando mais em si e não nos ditames do regime socialista soviético. A URSS incomodada com as mudanças causadas pela Primavera de Praga, desmontou o movimento e Dubcek foi levado a Moscou, e julgado. A população Tcheca manteve-se posicionada a favor de seu líder. Contudo, a lealdade do povo não foi capaz de impedir que a linha dura soviética restabelecesse o estado stalinista, a qual acabou empossando no lugar de Dubcek, Gustáv Husák um ano depois do início da Primavera de Praga. Mais de 40 anos depois da Primavera de Praga, com início em dezembro de 2010, a Primavera Árabe desabrochou no Egito onde a população decidida a tirar do poder o ditador daquele país, tomou as ruas e praças com manifestações que duraram semanas. Até que o então ditador Hosni Mubarak se viu sem saída e renunciou ao cargo que ocupava há quase 30 anos. As manifestações seguiram para o norte africano e Oriente Médio, polinizando Tunísia, Egito, Líbia, Iêmem e Síria. Egito e Tunísia concluíram com êxito seus objetivos. E agora a população da Líbia se vê sob a incerteza do paradeiro do ditador Muamar Gaddafi, que com sua resistência para sair do posto, conseguiu ceifar a vida de mais de 2.000 pessoas entre ataques de rebeldes e manifestações populares. Já na terra de Miguel de Cervantes, a primavera chegou em maio deste ano, quando jovens de toda a Espanha se uniram nas praças do país manifestando por melhores condições de trabalho melhor remuneração para os qualificados e contra a alta taxa de desemprego. Todas essas manifestações surgiram como uma alternativa contra o Capitalismo selvagem que vem degradando todos os continentes, corrompendo a moral das sociedades. Mesmo sem êxito em algumas manifestações, a população mostra-se unida sem mostrar sinais de que irá desistir tão já daquilo que almeja. Todos unidos por uma melhoria social, uma economia mais humana e uma vida digna. “Os poderosos podem matar uma, duas ou três rosas, mas jamais conseguirão deter a primavera inteira.” Che Guevara


a rti go

por Victor Anache Ferzeli

C

Porque dores de ouvido ou dores de cabeça comum, geralmente nas mulheres, podem estar ligados à ATM?

Victor Anache Ferzeli é especialista em prótese dentária, disfunções da ATM e reabilitação oral, DTM e dores orofaciais e membro da Associação mundial de medicina do sono. Seu site é www.victorferzeli.com.br

ertamente, quem pesquisa dores nessas regiões por ser ou não portador delas, já ouviu falar da ATM (Articulação Têmporo-mandibular). Estrutura primordial no funcionamento do movimento da mandíbula, a ATM é responsável por movimentos de abertura e fechamento da boca, tem participação na deglutição, corte dos alimentos, mastigação, fala etc. É importante lembrar que esta ATM à qual me refiro encontra-se na base do crânio e próximo ao ouvido (coloque seu dedo três centímetros à frente do orifício do ouvido e você estará na ATM – abra e feche a boca e perceberá sua presença); daí começarmos a nos preocupar com estas estruturas, quando o assunto é dor e desconforto nessa ou em regiões próximas. Dores de cabeça: na realidade, existe um universo de pesquisas e muitas especialidades que giram em torno das cefaleias; mas, a que me refiro são as primárias do tipo tensional, normalmente acometendo o músculo temporal (têmporas), responsável pelo fechamento da boca, que pode entrar numa hiperatividade quando muito exigido, como qualquer músculo do corpo e desencadear dor (dores na cabeça). A partir deste músculo pode-se desencadear também dores refletidas (trigger points), que podem se estender a fundo do olho. Causas: por um hábito chamado de apertamento dental ininterrupto diurno e/ou noturno (bruxismo cêntrico), ou mesmo de rangê-los (bruxismo excêntrico), pode-se criar um fator postural transportando sintomas para regiões como nuca, pescoço, costas e ombros (causa descendente). Muitas vezes, situações posturais patológicas (hiperlordose, escoliose, etc.) também desencadeiam esta situação dolorosa (causa ascendente). mas é neste último que encontramos uma causa importante de todo este problema: o fator emocional. Seja pelo estresse, problemas de relacionamento ou até uma simples mudança de rotina, a ansiedade e perfeccionismo muitas vezes são somatizadas na boca. Dores de ouvido: apertamento dental exagerado pode levar uma pressão importante à ATM e, resumidamente, pode levar uma cartilagem que se situa internamente, chamada “disco articular” (como um menisco) que não aguenta grandes pressões, e se desestabilizar no movimento de abertura bucal e se perceber uns estalos (cliques), até o grau máximo de complexidade impedindo a pessoa de abrir a boca. Normalmente, no início deste problema já se pode sentir dores na região da ATM (perto do ouvido) por um trauma que o osso causa numa região que é muito irrigada e inervada dentro da ATM; daí as fortes dores de ouvido não diagnosticadas na Otorrinolaringologia e outras especialidades. Por essas razões, tratamentos multidisciplinares devem ser acionados, para um resultado eficaz de estabilização do problema. Tratamentos com placas estabilizadoras sem devidos critérios de instalação e indicação podem complicar em definitivo um problema na ATM.


a rti go

por Maria Eugênia Amaral

P

Tolerância e aceitação

Maria Eugênia Amaral é bióloga, mestre e doutora em Ecologia pela UNICAMP, articulista de periódicos e escritora. Seu blog é www.mariaeugeniaamaral.com

assamos nossos dias próximos a pessoas dos mais diversos tipos e a vida tem um sabor especial quando essa convivência é leve e agradável. Aproximamo-nos por afinidades, amigos compartilhados e até por paixões e ódios confessos. Por vezes a convivência fica pesada, cansa, exaure. Existem os que mudam, ficando intolerantes e amargos. Há também os que adoçam com o tempo, e alguns ficam tão melados que chegam a fermentar. Estes, e os muito amargos, precisam ser apreciados com parcimônia. Em muitos casos, as pessoas se afastam por motivos tão frívolos e tolos que nunca mais são lembradas. Entre outras os elos persistem, mas são frágeis, não se alicerçam em respeito mútuo e são desprovidos de afeto. Nestas, algumas pequenas diferenças bastam para o afastamento. Mas entre as que de fato se amam, o distanciamento causa sofrimento. E agora? Como aplacar essa dor? Não acredito que haja receita ou tampouco remédio a ser prescrito. Convivência. Tolerância e aceitação. É muito difícil manter o equilíbrio entre tantas variáveis. Gente é... gente! Carne e osso. Humores. E a tolerância para tantas situações é complicada. Há muitos anos assisti uma entrevista de um empresário paulistano, Ricardo Semler, que comentou o pavor que tinha da palavra tolerância. Nunca mais me esqueci. Em seus argumentos, frisava que quando você tolera um indivíduo, uma coisa, uma seita ou seja lá o que for, você está “suportando”, “engolindo”, fazendo um esforço para ser condescendente, indulgente. Em suma, “tolerar” é muito pretensioso, é um nó na garganta disfarçado.Você faz uma espécie de concessão ao diferente. Na época, a entrevista foi uma martelada em minha cabeça. Questões semânticas à parte, fiquei impressionada ao perceber quão grosseiro ser tolerante podia ser − o que até então eu sentia como um ato altruísta e humanitário. A partir daí passei a me questionar sobre a importância da aceitação. Compreender e aceitar o que é diferente de mim, do que gosto, do que professo e daquilo em que acredito – ah, como é complicado! Se fosse fácil eu nunca mais me irritaria com ninguém, nem com parente e menos ainda com amigo. Compreender e aceitar o outro sem restrições requer vocação pra santo. Mas, cá entre nós, acho que até santo impõe limites.


a rti go

por DR. josé roberto

E

Longevidade com saúde

Dr. José Roberto é médico homeopata. Seu e-mail é amclab@terra.com.br

xistem algumas regiões da Terra onde grande parcela da população atinge os 100 anos com pleno vigor, mantendo suas funções íntegras até seus últimos dias. Pesquisadores levantaram 50 hábitos comuns a essas comunidades e passaram a sugeri-los como normas para o bem viver e por questão de limitação de espaço, selecionamos os mais relevantes. 1_ Beber água mesmo sem ter sede; 2_ Ingerir mais nozes diminui risco cardíaco; 3_ Temperar com alho melhora a imunidade; 4_ Comer mais frutas, que têm minerais e vitaminas antioxidantes; 5_ Fracionar a dieta, ao menos cinco pequenas refeições ao dia; 6_ Levantar peso fortalece músculos e ossos; 7_ Ser um voluntário em atividades sociais; 8_ Celebre a vida, comemore suas vitórias; 9_ Trocar o café pelo chá-verde; 10_ Pegar leve com as carnes vermelhas; 11_ Praticar mais atividade aeróbica; 12_ Ser agradável, fortalecer vínculos; 13_ Pratique ioga ou relaxamento; 14_ Apostar nos integrais, aumentar consumo de fibras; 15_ Comer em pratos pequenos diminui a quantidade ingerida; 16_ Ter atitudes positivas, o corpo reage bem ao otimismo; 17_ Emagrecer a despensa, ter só alimentos saudáveis; 18_ Estudar sempre, pois preserva a memória; 19_ Evitar o cigarro; 20_ Ouvir música que lhe agrada e acalma; 21_ Respirar com consciência melhora a oxigenação; 22_ Ser muito mais ativo; 23_ Desacelerar o ritmo; 24_ Use pró-bióticos, como lactobacilos; 25_ Investir no ômega-3; 26_ Evitar o álcool; 27_ Tome sol para formar vitamina D; 28_ Perdoar mais, o ressentimento adoece; 29_ Alongar o corpo todo melhora a flexibilidade; 30_ Cochilar após o almoço; 31_ Evitar sal refinado, use sal marinho moderadamente; 32_ Faça dessas dicas a sua rotina. Há um preço a pagar para se ter saúde e um preço muito maior e mais penoso, quando se escolhe trilhar o caminho que leva à doença. Viver mais e viver com saúde é uma questão ligada às escolhas que fazemos.


ART E

por EVELISE COUTO foto laine alcantara

Baraque S.A. Dança de rua em qualquer lugar

B

araque é um personagem bíblico conhecido por sua fé e persistência em seus valores. Pautado nessas características nasceu o Baraque S.A., um grupo de street dance que preza o valor cultural e emocional da dança com a grande vantagem de fazer tudo isso entre amigos. O grupo, formado por 16 jovens com idades entre 14 e 26 anos, apresenta todas as vertentes da dança de rua. Dentro do grupo, cada participante se destaca e se dedica mais a um desses estilos, resultando em uma identidade própria, baseada na diversidade de técnicas que juntas resultam na essência do grupo. As mensagens do Baraque SA são cheias de alegria e amor e convidam os seus espectadores a terem perspectivas e atitudes diferentes das vividas hoje. Os jovens já participaram de diversos eventos culturais regionais, mas também marcaram presença em apresentações em outros Estados. Sua visão de palco, no entanto, é um pouco diferente, o grupo prioriza ruas, praças, escolas e outros locais públicos para levarem sua arte. “Acreditamos que nossa dança faz diferença para as pessoas que passam

por esses lugares sem nem esperar ver um grupo de hip hop dance se apresentando. Isso traz alegria, e pode mudar o dia de alguem. É só procurar no Youtube, que você vai nos ver dançando em faixas de pedestres, nas filas de lanchonetes ou em qualquer lugar inusitado”, conta uma das diretoras do Baraque, Letícia Ponttes. Além de dançar muito, alguns de seus integrantes tiveram oportunidade de ministrar aulas de dança em diversos lugares dentro e fora do estado como Rondônia e São Paulo. Eles têm ainda aulas programadas para a Bahia, interior de São Paulo e até no Chile. Para o próximo ano, o grupo pretende alçar vôos internacionais. Os jovens foram convidados para participar do Festival Rhema que, em 2012, acontece na Itália.

+

Facebook.com/BaraqueSa Twitter: @baraqueSA www.baraquesa.tumblr.com


ART E

por EVELISE COUTO foto Giovani Neves

Projeto Aioa Mistura de estilos e convidados especiais dão ritmo à banda

G

ente que gosta de música. Essa é a matéria-prima e a força motriz do Projeto Aioa. Formada pelos músicos Alexandre Artioli,Tiago Além, Marcelino Fuentes, Giba Magalhães, Chicão Castro e Marina Dalla, a banda apresenta nos bares da cidade um repertório diferenciado, inspirado por diversos estilos, graças à bagagem musical extremamente distinta e imensa que cada um de seus integrantes carrega. Entre covers e músicas autorais, o que torna o Aioa tão especial é a abertura que a banda dá a outros músicos regionais, possibilitando misturas inusitadas e deliciosas. Em suas apresentações, geralmente um convidado especial aparece para acompanhar o grupo. Gente como Jerry e Geraldo Espíndola, Márcio de Camillo, Gideão Dias e a banda Jennifer Magnética já subiu ao palco com o Projeto. “Abrimos espaço para todas as pessoas que têm um trabalho de qualidade. Quanto mais artistas reunidos melhor: o público adora, o projeto cresce e os músicos evoluem individualmente pois sempre estão tocando em casa cheia”, explica o baixista Alexandre Artioli.

ímpar

48

A banda investe bastante na divulgação de seu trabalho pela Internet. Além de disponibilizar suas músicas pelo site Reverb Nation, é possível também acompanhar os shows realizados ao vivo às quintas-feiras, pelo Via Online. Os acessos já ultrapassaram nove mil por apresentação, sendo que os cliques vinham de várias regiões do Brasil e do mundo, como Inglaterra e Alemanha. Depois de tantos shows em Campo Grande, interior do Estado e convites para tocar fora do Brasil, os integrantes do Projeto Aioa preparam para este mês a gravação de seu primeiro DVD e dão um recado: “Deixem o preconceito musical em casa, escutem a música pela música, porque quanto mais estilos musicais você curtir mais shows você tem pra se divertir.”

+

Facebook.com/projetoaoia Twitter: @projetoaioa www.reverbnation.com/projetoaioa


e s po rte

por hadassa aguilera foto jaime mendes

Federação de Automobilismo de Mato Grosso do Sul Aquecendo os motores dos sul-mato-grossenses

P

ara unir e incentivar apaixonados por carros e velocidade foi que, em junho de 1985, empresários, pilotos e fãs de corridas de automóveis se uniram na Federação de Automobilismo de Mato Grosso do Sul, a FAMS. O primeiro objetivo era regularizar as corridas que já aconteciam por aqui, como as de kart que se davam nos altos da avenida Afonso Pena. Hoje, sob a presidência de Valdemir Terra, a federação é anfitriã de provas de grande importância no mundo do esporte e proporciona aos pilotos do Estado um esporte seguro, e de competições bem organizadas. Além do apoio para os que praticam o automobilismo, a Fams é responsável pelas programações que tem encantado campograndenses que visitam o Autódromo Internacional, que este ano completa uma década de existência, e que muitas vezes não tinham contato com o esporte.Treinamentos de pilotos de todo o Brasil, provas da Fórmula Truck, Stock Car, Copa Montana, Spyder Race, Fórmula 3 Sul-americana e muitas outras já ganharam lugar no nosso espaço da velocidade.

ímpar

50

Não são só os profissionais que ganham a atenção da federação, os pilotos amadores também têm vez. As campanhas para tirar os “rachas” das ruas, levando-os para locais estruturados e seguros fazem parte das ações da FAMS. A prática já se tornou uma competição oficial, resultando nos Festivais de Arrancada que também acontecem no Autódromo. Para quem gostou da ideia de assistir a uma das eletrizantes provas, já fica o convite: em outubro Campo Grande vai receber a prova da GT3 Brasil, uma categoria conhecida por ser disputada pelos “carros dos sonhos”, automóveis que unem o máximo do luxo e muita velocidade. É uma corrida que promete encher os olhos e acelerar o coração.

+

FAMS Rua Ricardo Brandão, 31 – Bairro Itanhangá Park Contato: 3025-1910 Site: www.famsonline.com.br


PET

por Magazine ilustre

Royal Canin Qualidade de vida e bem estar também para seu animal

Q

uem tem bichos de estimação sabe o quanto é importante cuidar da saúde e bem estar desses animais, que acabam se tornando verdadeiros membros da família. A alimentação é uma área que merece muita atenção na hora de cuidar de seu bichinho. Alimentar não é apenas fornecer os nutrientes indispensáveis, mas oferecer um produto que contribua para uma vida longa e feliz de seus animais. As rações Royal Canin, distruibuídas em Mato Grosso do Sul pela Bravo Agribusiness, garantem saúde para animais de todo o mundo há mais de 40 anos, oferecendo um perfeito equilíbrio alimentício para a prevenção de doenças e um bom desenvolvimento animal. Obesidade, doenças no sistema urinário e na pele, distúrbios gastrointestinais e articulares, tártaro e muitas outras enfermidades passam longe dos animais que se alimentam com os produtos Royal Canin. Além de manter a saúde, servir seu animal com a linha de produtos Super Premium da Royal Canin é oferecer uma ração fabricada com alta digestibilidade, platabilidade (aroma, sabor, textura, formato do croquete) e com ingredientes minuciosamente estudados para garantir uma nutrição adequada e dentes saudáveis e limpos.

ímpar

52

A marca francesa trabalha com a filosofia “Conhecimento e respeito”, dessa forma, se empenha a oferecer soluções nutricionais precisas para garantir longevidade e bem estar para cada tipo de cão. Para isso, a Royal Canin desenvolveu produtos diferenciados para raças específicas. Luciana Cancherini, doutora em Nutrição Animal e zootecnista da Bravo conta que os produtos são estudados para cada porte – pequeno, médio ou grande – com tamanhos específiicos de croquete para cada um deles. São produtos especiais para onze raças de cães e para três raças de gatos. Luciana explica ainda que caso a ração para a raça de seu animal não esteja disponível, é só optar pelo produto que corresponda ao porte de seu bichinho. O resultado continua com a qualidade Royal Canin.

+

Bravo agribusiness

Rua General Reveilleau, 430 • Amambaí • Campo Grande/MS Fone: (67) 3320-8000 General Melo n° 2.840 • Praeiro • Cuiabá/MT Fone: (65) 3634-3632


tu r isPET mo

por Magazine ilustre por fernanda monteiro

Santa Cla Royal Canin Qualidade de vida e bem estar também para seu animal

Q

uem tem bichos de estimação sabe o quanto é importante cuidar da saúde e bem estar desses animais, que acabam se tornando verdadeiros membros da família. A alimentação é uma área que merece muita atenção na hora de cuidar de seu bichinho. Alimentar não é apenas fornecer os nutrientes indispensáveis, mas oferecer um produto que contribua para uma vida longa e feliz de seus animais. As rações Royal Canin, distruibuídas em Mato Grosso do Sul pela Bravo Agribusiness, garantem saúde para animais de todo o mundo há mais de 40 anos, oferecendo um perfeito equilíbrio alimentício para a prevenção de doenças e um bom desenvolvimento animal. Obesidade, doenças no sistema urinário e na pele, distúrbios gastrointestinais e articulares, tártaro e muitas outras enfermidades passam longe dos animais que se alimentam com os produtos Royal Canin. Além de manter a saúde, servir seu animal com a linha de produtos Super Premium da Royal Canin é oferecer uma ração fabricada com alta digestibilidade, platabilidade (aroma, sabor, textura, formato do croquete) e com ingredientes minuciosamente estudados para garantir uma nutrição adequada e dentes saudáveis e limpos.

A marca francesa trabalha com a filosofia “Conhecimento e respeito”, dessa forma, se empenha a oferecer soluções nutricionais precisas para garantir longevidade e bem estar para cada tipo de cão. Para isso, a Royal Canin desenvolveu produtos diferenciados para raças específicas. Luciana Cancherini, doutora em Nutrição Animal e zootecnista da Bravo conta que os produtos são estudados para cada porte – pequeno, médio ou grande – com tamanhos específiicos de croquete para cada um deles. São produtos especiais para onze raças de cães e para três raças de gatos. Luciana explica ainda que caso a ração para a raça de seu animal não esteja disponível, é só optar pelo produto que corresponda ao porte de seu bichinho. O resultado continua com a qualidade Royal Canin.

+

Bravo agribusiness

Rua General Reveilleau, 430 • Amambaí • Campo Grande/MS Fone: (67) 3320-8000 General Melo n° 2.840 • Praeiro • Cuiabá/MT Fone: (65) 3634-3632


ra Hotel Destino colombiano de sol e praia

C

om toda a diversidade que nos dá as três cordilheiras dos Andes, várias faixas térmicas e uma variedade enorme de climas, a Colômbia é um país que se ressalta entre os demais por suas mágicas praias que garantem uns espaços de paz, descanso e tranquilidade a todos aqueles cansados do ruído e dá rotina vida diária. A Colômbia conta com 1.600 quilômetros de litoral no Mar do Caribe e 1.300 quilômetros no Oceano Pacífico. Ao todo, são mais de trezentas praias, para todos os gostos. Algumas têm todos os serviços requeridos pelos turistas e outras são verdadeiros paraísos naturais, afastados das multidões. Emoldurada por uma formosa baía, Car tagena de Índias é uma das cidades mais belas e conservadas da América. Per to da Cidade Amuralhada se encontra um moderno setor turístico, Bocagrande, com amplas praias, hotéis, restaurantes e discotecas. As melhores praias na área de

>


tagena se encontram nas ilhas do Rosário, Barú e > San Car Bernardo. Originalmente construído como um mosteiro em 1621, o Sofitel Santa Clara Hotel é um ponto de referência no coração de Car tagena de Índias. Suas paredes, que atuaram como um escudo em tempos antigos, aparecem em meio a varandas coloniais e estruturas republicanas evocando o esplendor dos dia passados. Em reconhecimento da sua grande riqueza cultural e arquitetônica, a Cidade Amuralhada, com seus castelos e for talezas, foi declarada Patrimônio Mundial da UNESCO Center, em 1984. Uma joia arquitetônica do século XVII com serviço de luxo e calor humano. Nosso principal objetivo: gerar a emoção de viver uma experiência inesquecível em um lugar onde o charme da história se mistura magicamente com o luxo. Santa Clara Hotel tem 119 belos quar tos, incluindo 17 suítes, distribuídos em dois ambientes diferentes: Colonial e Republicano, com vista sobre a cidade antiga, o mar do Caribe ou jardins internos do hotel. No Sofitel, o convívio e o confor to transformaram-se em uma forma de ar te. Os restaurantes e bares oferecem o cenário perfeito para relaxar, socializar e oferecer refinada cozinha francesa com o mais moderno em pratos de fusão

>

de todo o mundo. O Restaurante 1621 combina a cozinha tradicional do Mundo Antigo com os ingredientes do novo continente para criar uma experiência multisensorial que vai agradar até os paladares mais exigentes. LeSpa Sofitel Santa Clara oferece um santuário de relaxamento para o corpo e serenidade para a mente na simplicidade total. Designado no nível dos melhores da classe, ele tem mais de 800 mt², incluindo oito cabines para tratamentos, ginásio e um terraço O hotel tem sete salas para reuniões com o melhor da tecnologia. Estes espaços foram conver tidos em salas de reunião únicas e confor táveis para atender executivos que querem fazer a diferença em todos os sentidos.

Cartagena de Índias Car tagena das Índias é o lado light do Caribe. Esqueça o agito de Cancún e das outras ilhas da região, com hotéis imensos e comércio completamente direcionado para o turismo, Car tagena é o oposto disso tudo. Além da beleza natural e do clima prazeroso o ano inteiro, a cidade é motivo de orgulho para os colombianos. Lá está localizada a casa do escritor Gabriel García Márquez, Gabo para a

>


local. Além disso conta com uma boa infraes> população trutura hoteleira, praias tranquilas para passar os feriados, é reconhecida pela qualidade das esmeraldas que vende e, o mais impor tante, é território neutro nas guerrilhas que podem afugentar qualquer estrangeiro. A cidade está dividida entre o lado histórico e o moderno. O bairro histórico está um pouco afastado da praia, seu charme está no fato de ele estar todo cercado por uma muralha de oito kilometros, construída na época da colonização para espantar inimigos interessados no rico comércio local. É possível caminhar pela muralha e, sem dúvida, obter os melhores cenários para fotos. De cima da muralha se vê de um lado todo o mar do Caribe e a par te

moderna da cidade, do outro, está o bairro histórico e suas casinhas coloridas, tipicamente espanholas, com varandas repletas de flores. Outra diversão imperdível na Colômbia são as discotecas de rumba, salsa e outros ritmos caribenhos. Depois dos cubanos, os colombianos são famosos pelo ritmo de suas danças.

+

Santa Clara Hotel

Car tagena de Índias - Colômbia Contato: 57-5-6648040 E-mail: H1871-RE@sofitel.com Site: www.hotelsantaclara.com


moda


Bo nS D e Ga r Fo

por eveliSe couTo fotos MarcoS vollKoPF


Temakeria Sushi Bar Ótima pedida para os apaixonados pela culinária japonesa

C

ampo Grande abriga a terceira maior colônia de japoneses e seus descendentes do Brasil. A influencia desse povo na cultura regional é notável, principalmente na culinária. As casas de comida japonesa tornaram-se uma febre na cidade e cada vez mais pessoas têm se rendido a essa cozinha tão saudável e bonita. Dentre tantas opções, o Temakeria Sushi Bar se destaca pela qualidade dos pratos servidos. Desde 2008, a casa encabeçada por um grupo de quatro jovens empresários, vem conquistando apreciadores.“As pessoas procuram a culinária japonesa como uma opção de comida saudável. O clima da nossa cidade também ajuda muito, pois os pratos são geralmente feitos com alimentos crus e frescos. São um alívio para nossos dias quentes.”, explica Thaís Thomé Kogawa, responsável por administrar o restaurante. No cardápio, além de diversas opções de sushis, sashimis, uramakis e temakis, você também vai encontrar pratos que já fazem parte do cotidiano sul-mato-grossense como sobá, yakisoba e yakimeshi. Além disso, a casa também oferece várias opções de drinques, sobremesas e uma carta especial de saquês. Para quem quiser experimentar as várias delicias do restaurante em um só prato, uma ótima opção é o Omakase, um menu-degustação que traz 12 peças escolhidas para que todos possam conhecer as novidades do Temakeria. Nas noites de segunda e quarta, o rodízio é a melhor

sugestão para quem é apaixonado por comida japonesa. Para esta edição, Thaís apresentou à Equipe Ímpar três pratos. O primeiro foi o Niguiri de Enguia Defumada, feito com o exótico peixe elétrico. Depois, uma boa opção para os que não curtem pratos crus, o W-Sushi, um enrolado de salmão empanado com camarão e cream cheese que representou o restaurante na edição de 2011 do Brasil Sabor. E, por ultimo, o prato com mais saída da casa, o Ebiten Nagare com salmão cru, camarão e cream cheese. “Os clientes adoram porque tem o lance de agregar o quente e o frio na mesma mordida, o que deixa o sabor incrível.”, explica Thaís. O queridinho dos Ímpares, a princípio, trouxe um certo estranhamento, mas na primeira mordida, uma surpresa: a enguia tem um sabor suave e agradável e acabou por ganhar a preferência de todos, dando ao Niguiri de Enguia Defumada o título de vencedor do mês.Vale a pena arriscar! Qualidade Impar!

+

Horário de Funcionamento: de Quarta à Segunda, das 18:30 às 23:00 Localização: Rua Marechal Rondon, 2322 Fone: 3042-2679


v i t r i ne

por evelise couto fotos shao


anete mendes Técnicas modernas e materiais de qualidade garantem um sorriso perfeito

U

m belo sorriso continua sendo o melhor cartão de visitas que se pode apresentar, pensando nisso a dentista Anete Mendes, utiliza novas técnicas de odontologia estética e restauradora. Sempre antenada às novidades dessa área, especializou-se em Dentística Restauradora e Prótese Dentária e já ministrou aulas no curso de Odontologia da UNIDERP. Hoje ela oferece aos seus pacientes procedimentos modernos e eficazes de estética dentária, que vão desde restaurações, com as mais modernas porcelanas dentárias, até clareamentos super rápidos. A Revista Ímpar esteve em seu consultório para ficar por dentro dessas técnicas e descobrir os segredos de um sorriso incrível.

A procura por soluções estéticas para os dentes tem aumentado cada vez mais?

Sim, sem dúvida. A Odontologia Estética juntamente com a Implantodontia representam as maiores tendências do atendimento odontológico na atualidade. A crescente solicitação dos pacientes pela estética se deve ao fato de que o sucesso está cada vez mais relacionado com a aparência. É a famosa busca pela felicidade! Todos temos consciência da importância do sorriso na conquista de um novo emprego, de um novo amor, de novas amizades, enfim, o sorriso abre muitas portas. E todos podemos ter um sorriso bonito e bem alinhado, da maneira como sempre sonhamos. Tudo graças aos avanços científicos em materiais e técnicas. Muitas pessoas receiam os tratamentos odontológicos por acreditarem que são pouco acessíveis e incômodos. Essas técnicas podem desmitificar esse conceito?

Com certeza. O momento atual da Odontologia é extremamente estimulante e ao mesmo tempo desafiador. Na busca pela estética investimos cada vez mais em procedimentos minimamente invasivos, com preservação máxima dos dentes. O ganho biológico que este simples ato de preservar proporciona gera um pensamento voltado mais ao paciente do que para o trabalho que será realizado. Isso se traduz em menos dor e desconforto durante o tratamento. A Dentística e a Prótese Fixa, dentre outras especialidades, hoje se fundamentam nesses princípios e apoiam-se em protocolos clínicos adesivos que objetivam aumentar mais que amputar, preservar mais que destruir, e usar mais o natural que o artificial.

Uma das grandes tendências hoje é o clareamento dos dentes. Todos querem ter um sorriso de novela, sem manchas e bem claro, mas muitos acreditam que esse procedimento seja longo e muitas vezes doloroso. Existem técnicas que eliminam esse desconforto?

Estou trabalhando com um novo sistema de clareamento dental chamado “Zoom!” e obtendo muito sucesso. Trata-se de um sistema de clareamento profissional que, em apenas uma hora, clareia os dentes em até oito tons. E o melhor, reduz o principal inconveniente do clareamento: a sensibilidade. O sistema possui um gel com uma formulação especial que permite uma maior formação de radicais livres (que são os responsáveis pelo efeito clareador) e a luz não emite calor que é um dos principais causadores do desconforto em outros métodos, por isso conseguimos um resultado muito mais eficaz e com muito pouca ou nenhuma sensibilidade. O que causa o escurecimento dos dentes e qual a durabilidade do tratamento clareador?

As causas são diversas, mas a mais comum é a ingestão de muitas substâncias corantes e até medicamentos. Café, chocolate, vinho tinto também ajudam nesse processo. No entanto, algumas pessoas já nascem com os dentes mais amarelados. Para essas, o clareamento também é recomendado. Com relação à durabilidade do clareamento, a média são dois anos. Tudo depende dos cuidados e da freqüência de ingestão de corantes de cada indivíduo. Fazendo controles regulares e cuidando da sua higiene bucal, após o clareamento você poderá ter seus dentes brancos por anos.

> 73

ímpar


tantas pesquisas e a tecnologia cada vez mais avan> Com çada na Odontologia Estética Restauradora, as técnicas e materiais prometem resultados mais eficientes e rápidos?

Uma das técnicas mais interessantes é a das facetas de porcelana. Essa é uma forma muito rápida de corrigir desvios no sorriso, tais como dentes ligeiramente fora de posição, dentes escurecidos (casos em que o clareamento não sur te efeito), espaços entre os dentes (diastemas), dentes encur tados ou com formato insatisfatório, lascas e imperfeições, e também para criar um sorriso com aparência mais atraente e jovial. A faceta caracteriza-se por ser como uma “capa”, colocada somente na par te frontal dos dentes. Também chamadas de lâminas de cerâmica, são confeccionadas a par tir de um pequeno desgaste na par te da frente dos dentes, previamente planejado através de um modelo de estudo. Então é obrigatório desgastar a parte da frente dos dentes?

Nem sempre é necessário. Muitas vezes nenhum desgaste é realizado para a confecção das facetas. São as chamadas Lentes de Contato Dental, que são confeccio-

ímpar

74

nadas com cerâmicas odontológicas de última geração. Essas cerâmicas podem ser executadas com espessuras extremamente finas, e nos permite o reestabelecimento da estética dental com pouco ou nenhum desgaste dentário. Tudo isso de forma previsível e com grande durabilidade clínica. Essas facetas ou lentes de contato exigem cuidados especiais?

Como qualquer restauração, as facetas exigem reavaliação constante do seu dentista; contudo, a manutenção consiste apenas na higienização das superfícies dentais e, em especial, da junção dente-restauração. Qual a sua mensagem para quem está insatisfeito com seu sorriso?

A Odontologia tem evoluído constantemente para tornar possível o sonho do sorriso perfeito. Podem ter cer teza que os resultados finais de um tratamento odontológico estético são realmente revolucionários na auto estima. Dê o primeiro passo para se sentir bem e causar uma ótima impressão toda vez que você sorrir. Você merece!


v i tr i ne Ă­mpar

76

por Rejane monteiro fotos shao


Marcos Gabriel Prieto Mestre em Ortodontia apresenta técnica do aparelho invisível

J

á pensou em corrigir seus dentes em segredo? Criador do braquete lingual brasileiro, o Dr. Marcos Gabriel Prieto é especialista e Mestre em Ortodontia e Ortopedia Facial. Um dos mais renomados especialistas brasileiros na área, Prieto explica em entrevista exclusiva à Ímpar as inúmeras vantagens dos aparelhos linguais, que vão além de proteção contra agressões externas ao tratamento invisível, já que os braquetes são colados na parte interna da boca. Mais além ele detalha que a ortodontia lingual oferece um tratamento discreto, com respostas positivas e fala sobre sua contribuição para o crescimento da Ortodontia Lingual no Brasil.

O que os pacientes têm buscado na ortodontia? Qualquer pessoa pode usar aparelho?

Além da saúde do aparelho estomatognático (que incluem a preocupação com uma série de fatores, como a má oclusão dentária, a dor ar ticular e muscular, apneia do sono e outros), os pacientes tem priorizado a estética na Or todontia, buscando tudo que ela pode oferecer para intensificar a qualidade e beleza do sorriso. Todas as pessoas podem usar aparelhos or todônticos, exceto por tadores de doenças gengivais graves e algumas enfermidades onde há desequilíbrio orgânico sério, principalmente as relacionadas ao metabolismo do cálcio em nosso organismo. Porque poucos profissionais da ortodontia oferecem a técnica dos aparelhos linguais?

Por esta técnica exigir um pouco mais de envolvimento do profissional, saindo da rotina de trabalho da técnica tradicional, como o aparelho é instalado do lado interno dos dentes, poucos profissionais oferecem por não conhecer profundamente a técnica, uma vez que ela ainda não faz par te da grade dos cursos de especialização. Os aparelhos podem ser indicados para qualquer imperfeição?

Não há contra indicação para o aparelho lingual. Ele corrige com eficiência todos os problemas, assim como o convencional. Recentemente prestei em Salvador prova do

BBO (Board Brasileiro de Or todontia e Or topedia Facial), para conquistar o título máximo de excelência em or todontia do Brasil. No exame em que devem ser apresentados dez casos de tratamento or todôntico finalizados, com várias exigências da banca examinadora, incluindo todas as radiografias e modelos em gesso das arcadas dentárias do paciente, antes e depois do caso concluído. Nesta ocasião, apresentei nove casos de Or todontia Lingual e apenas um de Or todontia Tradicional. Sou o primeiro Or todontista do estado com este título e o primeiro na história do Board com tantos casos linguais, pois em exames anteriores apenas um or todontista havia concorrido ao título com Or todontia Lingual, porém levando um único caso. Quais as vantagens dos aparelhos linguais?

Por ser instalado pelo lado interno dos dentes, protege a boca contra agressões externas. É indicado, pela sua segurança, para atletas que par ticipam de vários tipos de ar tes marciais, para jogadores de basquete, futebol, vôlei e demais modalidades espor tivas, como também para quem pratica dança ou qualquer outra atividade espor tiva. É também indicado para profissionais que necessitam preservar a imagem como modelos, empresários, atores, professores, políticos. Preserva o esmalte dos dentes por evitar manchas e não interfere na estética do sorriso, quando estiver em tratamento. Em eventos sociais após almoço e jantar, não há aquela tradicional preocupação em remover os resíduos aparentes que ficam retidos nos braquetes (acessório que é colado aos dentes).

> 77

ímpar


Técnica do aparelho lingual trás também agilidade ao > Atratamento ortodôntico?

Para o sucesso em qualquer modalidade de tratamento ortodôntico, importa observar alguns aspectos: complexidade inicial da má oclusão dentária; condições gerais de saúde do paciente, colaboração do mesmo quanto a higienização, frequência regular às reativações, cuidados com a mastigação, uso de elásticos e outros dispositivos móveis quando recomendado, diagnóstico, planejamento coerente e habilidade técnica do profissional ortodontista. Qual tem sido a sua contribuição para o crescimento da Ortodontia Lingual ?

Tenho ministrado cursos para especialistas em Ortodontia em várias capitais do Brasil e também no exterior. Escrevi uma série de artigos científicos sobre técnica lingual que estão publicados em revistas especializadas de Ortodontia. Idealizei uma série de instrumentais específicos para os ortodontistas trabalharem com a técnica lingual. Vale ressaltar que pratico a Ortodontia Lingual há mais de 20 anos e no decorrer do tempo estive buscando aprimoramento nos braquetes. Há mais de cinco anos desenvolvi o primeiro braquete brasileiro para Ortodontia Lingual. Desde então, estamos sempre investindo em aperfeiçoá-lo para haver um maior conforto e comodidade para nos-

ímpar

78

sos pacientes e agilidade no tratamento. Hoje, estamos na terceira geração do braquete Lingual Prieto. Atualmente sou um dos diretores da ABOL (Associação Brasileira de Ortodontia Lingual) e juntamente com os demais membros, estamos trabalhando na valorização da técnica Lingual, realizando cursos teórico-práticos e congressos. São ações que colocam a Ortodontia Lingual Brasileira em um patamar elevado, sendo uma das mais destacadas do mundo. O que priorizar na escolha de um profissional de Ortodontia? Hoje as pessoas frequentam mais os consultórios dentários? O medo ficou pra trás?

Devemos priorizar a confiabilidade, capacidade, história, currículo, buscando junto ao CRO (Conselho Regional de Odontologia) e ABOR (Associação Brasileira de Ortodontia de MS), se o profissional está habilitado à especialização que pratica. Hoje devido aos meios de informações serem acessíveis a todos, a população em geral já consciente, busca o tratamento Odontológico em geral e a Ortodontia vem ocupando um lugar de destaque nesta procura, pois sabem que podemos prevenir muitas deformidades em fase preventiva de tratamento, iniciando já na fase infantil. Às vezes ainda observamos alguma resistência por parte de alguns adultos, não por medo, mas por achar que já passou da idade. A Ortodontia Lingual veio solucionar este paradigma oferecendo um tratamento discreto e com respostas positivas.


79

Ă­mpar


ce nĂĄ r i o Ă­mpar

80

por rejane monteiro foto shao


Dionéia Bambil Dias Rigo Psicóloga comemora um ano à frente da Kanguruh Baby Home

C

ontratar uma mão de obra doméstica é sempre um problema. Afinal de contas você vai colocar dentro da sua casa, um profissional que vai par ticipar de tudo, da sua vida, da sua família, conhecerá seus hábitos e todo funcionamento da sua residência. Como em qualquer emprego, a funcionária precisa obedecer alguns requisitos. E é aí que entra aquela velha maneira de procurar uma babá, uma diarista, um motorista, uma doméstica ou cozinheira de confiança; a indicação da mãe, sogra, da colega de trabalho. Muita gente não sabe, mas em Campo Grande existe há mais de um ano a Kanguruh Baby Home. Seu principal objetivo? Encontrar a pessoa cer ta para a função que você está precisando. Uma franquia presente em mais de 38 cidades no Brasil e cinco no exterior. Em Campo Grande, a adesão à franquia surgiu da necessidade da psicóloga Dionéia Bambil Dias Rigo de encontrar seu próprio negócio. Preocupada em atuar em uma área que fosse de primeira necessidade encontrou a Kanguruh. “Como todas as mulheres, sempre que precisava de uma profissional para trabalhar em minha casa não sabia a quem recorrer” detalha. Foi assim que após 13 anos na área da dança e 13 anos na área da educação Dionéia, com grande habilidade em lidar com pessoas resolveu dar uma guinada e comprou a Kanguruh Campo Grande. A empresa atua em dois setores: home, para quem procura um profissional doméstico e baby responsável pela contratação de babás. “Fazemos a captação, seleção e intermediação da mão de obra doméstica de forma rigorosa, oferecendo ao cliente a checagem dos antigos patrões, antecedente criminal, avaliação psicológica, exame admissional e treinamento com psicólogas, nutricionista, enfermeiro e personal organizer” detalha.

81

ímpar


perfil

por Hadassa Aguilera foto SHAO

Jacqueline V. Baldasso Dedicação e confiança para alcançar o sucesso

J

aqueline é uma apaixonada pela ar te das semijoias. Mesmo com os10 anos de experiência, trabalhando com vendas desses produtos, ainda descreve, encantada, as pedras, cores e designs de brincos, colares, aneis e pusleiras que disponibiliza em sua loja. Com muita dedicação e simpatia, conquistou a confiança de clientes de todas as idades e hoje tem um espaço especial para venda de lindas peças com atendimento exclusivo. Jacqueline mudou-se de Dourados para Campo Grande há oito anos, a fim de continuar a crescer em sua profissão. Aqui, começou a conhecer novas clientes, vendendo os produtos em suas casas e até ambientes de trabalho. Sempre sorridente, com peças únicas e um atendimento personalizado acabou ficando conhecida. Levando muita simpatia, fez mais do que novas clientes, e sim, amigas que mesmo depois de anos continuam fazendo par te de seu negócio. Com tanto sucesso, sentiu a necessidade de ter seu próprio espaço, criando um lugar mais confor tável para as mulheres vaidosas que procuram suas peças.

ímpar

82

Desejo realizado. Hoje Jacqueline dispõe em sua loja, a JC Semijoias, produtos para todas as ocasiões e idades, escolhidos a dedo pela irmã e sócia, Carla Vargas. As peças vão desde as mais simples, para usar no dia a dia, até as mais requintadas, com pedras imponentes e acabamento em prata para ocasiões especiais. Sempre com o atendimento exclusivo e personalizado da JC Semijoias. Mesmo com tanto trabalho e dedicação pela profissão, Jacqueline revela que nada supera o amor que tem por sua família. Casada há 17 anos com Carlos Alber to Baldasso, usa todo o tempo livre para se dedicar ao papel de mãe de Maria Fernanda, Luis Felipe e Ana Luisa. Ela confessa que conciliar as duas áreas é difícil, mas mesmo com o sucesso de sua empresa, não abre mão de acompanhar de per to as lições escolares, o crescimento dos filhos e de ser uma supermãe. Jacqueline garante que é da família, e principalmente de Deus, que consegue o apoio para trabalhar diariamente, e com competência.


e nt re v is ta ímpar

84

por REJANE MONTEIRO fotos shao


MARIO CESAR Vereador é destaque no Legislativo Municipal

T

enente e piloto da Marinha formado pela Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante, o atual vereador Mario Cesar mudou-se para Campo Grande em 1990. Em 1991 entrou para o universo da política ao ser aprovado em um Concurso para Auditor Fiscal na Prefeitura de Campo Grande. De lá para cá, passou por diversos cargos públicos e especializou-se em Direito Tributário e Gestão de Políticas Públicas. Em 2006, após coordenar campanhas ao Legislativo Municipal e Estadual resolveu sair dos bastidores e partir para linha de frente. Eleito vereador com mais de sete mil votos, hoje comemora o resultado positivo do seu mandato. Em entrevista exclusiva à Ímpar ele dá detalhes de sua trajetória, conta o que já foi possível realizar na Câmara Municipal e diz que pretende continuar no Legislativo, colocando seu nome à disposição dos eleitores em 2012.

A Política sempre foi um objetivo?

R Não, nunca foi meu objetivo, mas quando você entra no serviço público, como entrei para a Prefeitura por meio de concurso, não tem como não se relacionar com a política. Em 92 par ticipei da primeira campanha ajudando candidatos a vereador. Em 96, entrei mais diretamente na campanha do André Puccinelli. Em 2002, comecei a representar candidatos a governo e deputado estadual, foi quando começou a despontar a vocação para sair dos bastidores e ir para a linha de frente. Então lideranças políticas começaram a cogitar a minha candidatura, que ocorreu em 2004 como vereador, na qual fiquei como primeiro suplente. Em 2006 coordenei outra campanha, desta vez para deputados federal e estadual em Campo Grande, capacitando-me ainda mais. Em 2008 disputei a eleição para vereador, na qual obtive mais de 7 mil votos, conquistando uma cadeira na Câmara. Sempre atento às questões de acessibilidade, o Senhor pede o cumprimento das Leis Municipais, justificando que não há necessidade de uma nova legislação e, sim, do cumprimento da legislação existente. Na prática, como cumprir essas regras? Diante dessas preocupações houve a proposta de se criar a Secretaria Municipal do Idoso, da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (Semiped), trazendo para essa secretaria pessoas que realmente vivenciam esses problemas, para assim cumprir as leis existentes, mas infelizmente o projeto foi rejeitado. Além disso, peço um planejamento para não ocorrer o que está acontecendo hoje com a situação do piso tátil, por exemplo, na qual a ideia de se criar um município acessível próprio Poder

Público, que exige imediatamente apenas a par te do munícipe. Precisa haver uma harmonia, e para isso sugeri um plano municipal, no qual a prefeitura tomaria para ela a responsabilidade de colocar os pisos táteis, cobrando isso depois da mesma forma que se cobra as contribuições de melhoria, diminuindo bastante os custos para os campo-grandenses .

Em março, o Senhor lançou na internet um abaixo assinado vir tual com objetivo de recolher assinaturas para determinar em Lei a destinação de 1% do orçamento municipal aos projetos espor tivos. Como está o andamento dessa proposta? De que forma as pessoas podem par ticipar?  A campanha do 1% pelo espor te tenta mostrar para a população, empresários e políticos o valor do despor to, não apenas como lazer, mas como uma impor tante ferramenta de educação, saúde, inclusão social e até mesmo segurança pública. Por meio da Frente Única do Espor te, da qual faço par te junto dos também vereadores Herculano Borges e João Rocha, fizemos mobilizações com federações, atletas, técnicos e interessados. O momento é favorável, por conta da Copa de 2014 e das Olimpíadas de 2016, e pretendemos intensificar o movimento com a aproximação do período em que será definida a Lei Orçamentária de Campo Grande para 2012. Quem quiser ajudar, pode inclusive assinar um abaixo-assinado vir tual (www.umparatodos.com.br), que usaremos para sensibilizar o prefeito Nelson Trad Filho com relação a esta impor tante luta . Como definir o Imposto Ecológico?

É bom destacar que não é mais um imposto, e sim uma redução de ISS (Imposto Sobre Serviços de Qualquer

> 85

ímpar


e IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) > Natureza) para quem construir ou reformar seu imóvel residencial ou comercial, seguindo o padrão de sustentabilidade defendido pela lei, como a colocação de sistema de aquecimento solar, construção com materiais sustentáveis, sistema de captação de água de chuva e reuso da mesma, entre outros. O desconto é acumulativo para cada um dos itens, podendo chegar até a 10%. Em três anos e meio na Câmara Municipal, já é possível apresentar resultados ?

Além de leis, como o próprio Imposto Ecológico, temos a do Gesto pela Vida, com a qual pretendemos fazer campanha para que se atravesse a rua na faixa de pedestre, levantando a mão para que os carros parem, criando uma cultura de harmonia no trânsito da Capital. Outra lei de minha autoria é a que trata das calçadas em frente de bares e restaurantes, visando dar mais espaço e acessibilidade para o pedestre. Quem anda nas ruas da Capital também pode ter percebido que as placas nos postes agora são pintadas. Esta é outra lei de minha autoria. Junto de outros parlamentares, também par ticipei das alterações na Lei Orgânica do Município e do Regimento Interno, o que não era feito há quase 20 anos. Fora essa par te de leis, também procuro fazer indicações para a melhoria dos bairros, como sinalização, áreas de lazer, lâmpadas, patrolamento, cascalhamento e outros. Além

ímpar

86

disso, outra felicidade minha é ter emendas saindo do papel, como as pontes no bairro Taquarussu, o asfalto nas linhas de ônibus do Nova Jerusalém e do Tiradentes/ Estrela Parque, e a construção de uma Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) no bairro Oliveira III. Eleições 2012 em que projeto estará o vereador Mário Cesar? Pretendo continuar contribuindo com Campo Grande como vereador, junto do grupo político que vem administrando a Capital rumo ao desenvolvimento, num partido onde eu possa trabalhar e concretizar os anseios dos campo-grandenses. Qual é a impor tância da sua família em sua jornada? Família é muito impor tante para mim, pois sem ela, que é o nosso esteio, não conseguiria ter força para seguir nesse caminho. Sou casado, tenho três filhos e, sabedor que a vida política nos afasta do convívio familiar, procuro sempre separar um tempo na minha agenda para me dedicar a eles. Com a compreensão da minha esposa Tatiana e dos meus filhos, que me apoiam, consigo exercer meu mandato com qualidade. Sou um cara de sor te em tê-los ao meu lado, e retribuo isso com carinho e para sor te deles, também com pratos deliciosos, já que gosto muito de cozinhar em nossos momentos de lazer.


be m v i v e r

por renato lima foto Levi Mendes

Entre e fique à vontade Casa Cor MS é o lugar onde todos os sonhos são possíveis

M

ais que uma mostra, Casa Cor é hoje um conceito. São 62 profissionais assinando 34 ambientes em um espaço de 10 mil m², retratando a evolução da arquitetura e design, determinando comportamento e criando referência em requinte e bom gosto com padrão de qualidade mundial. Em 2011 a marca comemora 25 anos de tradição e apresenta o tema “dia a dia com tecnologia”, desafiando os profissionais a expressarem em seus projetos a relação cada vez mais íntima com a modernidade. Em cada ambiente é possível observar o cuidado dos profissionais com acessibilidade e sustentabilidade, a escolha de materiais ecologicamente corretos minimizam o impacto ambiental. Passagens largas e piso plano permitem melhor mobilidade e um elevador externo, ao lado da escada, faz a integração à parte rebaixada do terreno, sem complicações. A Casa Cor MS também cumpre um papel social e evidencia seu compromisso com Campo Grande e Mato Grosso do Sul. Em cada edição é escolhida uma entidade benemérita que recebe investimentos a partir da venda dos ingressos do coquetel de abertura e parte das vendas da revista Casa Cor MS. Este ano o apoio será para a Casa Lar Lions que, desde 2000, atende menores portadores de ne-

ímpar

90

cessidades especiais, com patologias e deficiências motoras e mentais irreversíveis, retirados de seus lares pela Justiça devido a maus tratos, agressões ou abandonos. Para o visitante, a Casa Cor MS é uma experiência única, um passeio sinestésico onde é possível aprender mais sobre decoração, combinações, arte, tendência, usando todos os sentidos humanos. A mostra é também uma vitrine para lançamento de produtos, móveis, objetos de decoração e material de construção, mostrando toda a evolução do mercado. Na vanguarda, arquitetos, decoradores e paisagistas que eternizam seus nomes com projetos inéditos marcados pela ousadia, criatividade e exigência da marca.

+

CASA COR

Rua Abdul Kadri, 104, bairro Chácara Cachoeira. Horário de visitação: de terça à domingo das 16 às 22h. De 2 de setembro a 19 de outubro Ingressos: R$ 20


d e c o r a nd o

por rejane MONTEIRO fotos Marcos Volkopf

Edifício

D’Orsay

Prestes a completar 25 anos, o Grupo Casa Cor comemora o sucesso da mostra que é o maior evento de arquitetura e decoração das Américas e o segundo maior do mundo

ímpar

92


O destaque deste decorado, com certeza, é o amplo ambiente de estar. As salas - todas integradas visualmente - são perfeitamente separadas para atender os diferentes usos. Na sala de estar, os tons neutros valorizam o mobiliário de dimensões generosas, com materiais de textura bem rica, como os veludos e sedas. O revestimento em madeira na sala de TV confere a sensação de bem-estar e aconchego.

S

ofisticação, requinte e beleza juntos resumem o apartamento decorado do edifício D’Orsay. O empreendimento será construído pela Plaenge na rua Antônio Maria Coelho, com vista para o Parque das Nações Indígenas, uma das regiões mais valorizadas da capital. O apar tamento com 241m² de área privativa atende diferentes estilos de

vida, oferece ainda quatro vagas na garagem, perfazendo 291m² de área total. Para o edifício D’Orsay são oferecidas cinco opções de plantas. No apar tamento decorado você irá conhecer a opção de quatro suítes e o espaço de estar integrado.

> 93

ímpar


A adega tem espelho no teto que proporciona ao ambiente amplitude e sofisticação. Um espaço para receber os amigos para um bate-papo regado a um bom vinho.

Outro ambiente que se destaca no apartamento é o espaço gourmet integrado à cozinha e às salas, com móveis em tons claros, mesas e acessórios com um toque étnico, como a mesa tailandesa

ímpar

94


A sala de jantar conta com um móvel de apoio - um armário para louças que integra a decoração como se fosse um grande painel e que foi desenhado exclusivamente para este apartamento servindo de moldura para uma tela lindíssima.

A suíte dos rapazes é temática e possui duas camas de solteiro. Aeromodelos pendurados complementam a decoração dos quadros com imagens de aviões.


A varanda, no apartamento decorado, recebeu fechamento em vidro e está integrada com a sala de estar/tv/jantar e espaço gourmet, proporcionando um amplo ambiente.

A suíte master é muito rica em armários, com closet separado e ainda assim ficou bastante ampla. O detalhe fica por conta da luminária: um toque de sofisticação a mais.


A suíte da adolescente ganhou a delicadeza das bonecas chinesinhas. O ambiente recebe os tons alegres das almofadas coloridas que destacam a cama viúvinha, de dimensão generosa.

A quarta suíte é um espaço multiuso. Graças à sua localização - próxima ao hall de entrada – recebeu a decoração de um amplo escritório. A sofisticação e sobriedade da cor preta na persiana e quadros em geometria conferem um toque moderno ao ambiente. O charme está presente no papel de parede xadrez em tons de marrom e bege. O sofá, que pode ser transformado em cama de hóspede, ganha o requinte de várias almofadas em tom neutro.

97

ímpar


E V E NTO

fotos JEAN VOLLKOPF

1

ANIVERSÁRIO MARIANA TRAD Muita diversão na festa de 8 anos da linda Mariana Trad que, esbanjando sorrisos, recebeu seus familiares e amigos. Obuffet foi assinado por Joyce e a decoração ficou por conta de Cléo Festas. Para adoçar os convidados docinhos de Andréa e lembracinhas de LPAL.

3

2

5 6

4

QUEM #1 A fofíssima Mariana #2 Mariana e sua irmã Alice #3 Isabel, Mariana, Fabiana e Lara #4 O pai Marquinhos Trad e a aniversariante #5 Laís, Tatiana com a pequena Maria, a avó Corina, Carol, Alice, Ana Paula e Mariana #6 Os avós Nelson Trad e Therezinha Trad

ímpar

100


7

8

10

9

11

12

QUEM #7

A aniversariante #8 Gabriella, Paolla, Mariana e Isabela Mariana e sua mamĂŁe Tatiana Trad #10 A avĂł Corina e Mariana #11 Norma e Mariana #12 A aniversariante se divertindo na festa #9

101

Ă­mpar


E V E NTO

fotos MARCOS VOLLKOPF

1

NOIVADO TAINÁ GIROTO E THADEU Inspirado na selva africana, o noivado da filha de deputado Federal Edson Giroto, Tainá Giroto com Thadeu emocionou amigos, familiares e convidados. Com cerimonial assinado por Adriana Dupas, a noite contou com a par ticipação de um grupo de dança. O make levou a assinatura do Galeria.

2

4

3

5

6

QUEM #1 Os Noivos #2 Adriana Dupas e Juci #3 Noivos, Deputado Giroto, Vitória e Rachel #4 Thadeu , seu pai Volney e irmã Samira #5 Tainá e Solande Pires #6 Carlos Marun e esposa

ímpar

102


E V E NTO

fotos RODRIGO MARQUES

1

LANÇAMENTO DEBORAH JÓIAS Em uma tarde de muito brilho, a joalheira Deborah Morbin de Barros apresentou peças da coleção primavera-verão de grandes designers nacionais e internacionais. Aliando requinte e luxo, o espaço da loja Casa Tua contou com a presença de grandes damas da sociedade sul-mato-grossense e da designer da Daslu, Izabel Esteves. Confira quem passou por lá.

3

2

6 4

5

QUEM #1

Deborah Morbin, Izabel Esteves e Lívia #2 Monica Simioli, Carol Saddi e Valéria Queiroz #3 Anna Paula Miglioli e Rosana Costa #4 Lilian Ilgenfritz #5 Daniela Basmage e Luciana Vicctoriano #6 Yone Maksoud, Terezinha Mandetta e Romilda Siqueira

ímpar

104


7

9

8

11

12

10

QUEM #7 Erica Morbin, Luciana Orsi, Deborah Morbin e Monica Morbin #8 Isabel Esteves e equipe #9 Patrícia Oliveira e Nicole Mandetta #10 Carla Stephanini,Venise Charbel e Carlinha Stephanini #11 Visão geral do evento #12 Deborah Morbin

105

ímpar


E V E NTO

fotos GABRIEL SANTOS

1

REABERTURA JOCKEY CLUB Para trazer de volta os velhos tempos do Jockey Club, o casal Jamil e Tereza Name não poupou esforços para reinauguração de espaço que foi totalmente reformado. No almoço, churrasco pantaneiro especialmente preparado pela equipe do pecuarista Afonsinho Pinheiro, além da tradicional linguiça belavistense.

2

3

5 4

6

QUEM #1 Tereza e Jamil Name #2 Jerson Domingos e Antônia Vasconcelos #3 Marisa Machado, Tereza Name e Marluce Manvailer #4 Benjamin Siufi e Lyandra Domingos #5 Gandi Jamil Georges e Afonsinho Pinheiro #6 Pedro Chaves e Reni Domingos

ímpar

106


E V E NTO

fotos EV IMAGENS

1

AVANT-PREMIÈRE CASA COR MS A Casa Cor MS abriu as portas para jornalistas de Mato Grosso do Sul antecipando todas as novidades da segunda edição. A Revista Ímpar esteve no brunch e conferiu a casa antes de sua inauguração. O evento também contou com os ilustres jurados que aproveitaram a ocasião para escolher os ambientes que se destacaram na mostra. O evento vai de 2 de setembro até 19 de outubro, de terça a domingo das 16 às 22 horas. Confira os primeiros flashes.

2

3

5

4

6

QUEM #1

Jurados da Casa Cor com as arquitetas Leila Coelho e Renata Zanardo Emili Ayoub Giglio, diretora da Casa Cor MS e com a colunista Gisele Romeiro #3 Letícia , Raquel Tuller e o diretor da Casa Cor MS,Vagner Giglio #4 Participantes da mostra durante o brunch da Avant-Première #5 Vicegovernadora SimoneTebet, jurada da mostra #6 Os jurados Zezé Guerreiro, Fernando Castilho e Milena Adri com a decoradora Janete Padilha #2

ímpar

108


E V E NTO

fotos MARCOS VOLLKOPF

1

CASAMENTO FLÁVIA E GUSTAVO Uma noite mágica para os noivos Flávia e Gustavo. Embalados pelo Dj Fabinho, o casal recebeu seus convidados no Yotedy com cerimonial assinado por Patrícia Faracco e ambientação de Cleiton Decoração e Ar t Luz. A noiva, em um lindo vestido Vis a Vis esbanjou beleza com o make de Galeria.

2

3

6

5

4

QUEM #1 Os Noivos #2 Edem e Lilian Sleiman #3 Thiago e Mari Grilo #4 A Noiva #5 Carlos Gilber to e Vera Recalde #6 João Ilgenfritz e Lilia Pacheco

ímpar

110


7

8

10

9

11

12

QUEM #7 Noivos #8 Raquel, Stella, Flávia e Layla # 9 Sergio, Gustavo e Maria Gloria #10 Renato, Flávia e Maria Auxiliadora #11 Flávia e Cristina #12 Ana Delgado e Cidinha Ribeiro

111

ímpar


E V E NTO

fotos DIEGO VOLLKOPF

1

MEDALHA DO MÉRITO ADVOCATÍCIO THIAGO AMORIM Destaque na lista dos jovens advogados, Thiago Amorim foi homenageado com a Medalha do Mérito Advocatício, concedido todos os anos, na semana do advogado. Para comemorar, recebeu amigos, clientes e parceiros em sua residência. Confira quem passou por lá.

2

4

3

5

6

QUEM #1

Thiago Amorim #2 Franciele Sgarbossa e Thiago Amorim Clemilda, Thiago e Vamildo #4 Thiago Amorim e Thalita Amorim #5 Deputado Marquinhos Trad, Thiago Amorim e Giulliano Mosena #6 Giulliano Mosena, Vereadora Prof. Rose e Thiago Amorim #3

ímpar

112


e V e NTo

fotos iZaias meDeiros

1

homeNaGem CÂmara muNiCipal O aniversário de Campo Grande foi comemorado em grande estilo pelos vereadores da Cidade Morena. Ao todo 66 personalidades receberam a comenda das mãos dos 21 vereadores, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados em prol do desenvolvimento da cidade.

3 2

5 4

6 Quem #1

Sen. Delcídio do Amaral, Dep. Fábio Trad, Dep. Londres Machado e Marlene Balejo #2 Ver. Lídio, Mara e Gov. André Puccinelli #3 Dep. Mara Caseiro e Ver. Dr. Loester #4 Marcos César e Ver. Prof. Rose #5 Ver. Grazielle Machado, Dep. Londres Machado e Ver. Paulo Siufi #6 Ver. Paulo Siufi, Fernando Soares e Ver. Dr. Jamal Salem

ímpar

114


í m pa r e s

foto shao

FÁbio Bolfer Moura



Simplesmente, Ignez