Page 1

Ano IV Edição 38 – Dezembro 2013

Voz

Ativa

Agência de Notícias

5 DICAS PARA CUIDAR DO SEU BICHINHO NO VERÃO

Os cuidados que ajudam a manter a pele hidratada nos dias quentes

É a protagonista de “Amores Roubados”, a próxima minissérie da TV Globo

dezembro 2013 • Hibisco

1


2

Hibisco • dezembro 2013


Editorial FÉRIAS, AÍ VAMOS NÓS!

D

ezembro é um mês curioso. De medidas malucas! Em dias, é do tamanho dos outros, dos que têm 31, é claro. Mas, de resto, fica oscilando entre o muito – salário, despesas, trabalho – e o quasenada – o tempo para fazer tudo isso, praticamente duas semanas! Depois disso, tudo começa a parar e quem ainda não fez o que tinha de fazer corre o risco de fechar o ano com pendências – o que ninguém quer. E, de carona com essa maratona, vêm os recordes em engarrafamentos no trânsito, as filas em qualquer lugar que se vá, gente nervosa por todo lado – uma pequena amostra do inferno... Mas, tudo bem, basta lembrar que faltam poucos dias para as férias, as festas, os desejos de Ano-Bom, a gente chega rapidinho ao céu e até solta um “graças a Deus!”. Porque trabalhar é bom, mas descansar depois de ter o dever cumprido é um prêmio! E é ainda correndo, mas com o pezinho já tocando o paraíso e com as mãos prestes a tocar nesse troféu é que agradecemos a você que nos acompanhou, lendo as nossas páginas ou anunciando nelas, por toda a confiança, carinho e amizade. Que esses dias tão esperados sejam de muita muita alegria, encontros, abraços, sorrisos... E preguiça, muita preguiça! E que os nossos planos e promessas de Ano-Novo não sejam tão grandes ao ponto de não podermos realizá-los. Mas que também não sejam tão pequenos, porque não chegamos até aqui para nos conformar com miudezas. Que em 2014, a gente tenha bastante sabedoria para aproveitá-lo inteiro, todos os dias, porque todos são presentes! Que o trabalho seja duro, porque ninguém cresce na moleza, mas que a colheita seja farta. E que os fins de semana, os feriadinhos, feriados, e feriadões sejam moles, bem molinhos, para a gente voltar para a lida com mais força e com a vontade renovada de tornar os nossos sonhos realidade. Feliz Natal! Boas férias! Até 2014!

Voz

Ativa

Agência de Notícias

Editora Claudia Sá MTB: 49233/SP claudia.sa@revistahibisco.com.br PROJETO GRÁFICO, Diagramação e Arte Pedro Ewbank MTB: 00013/ES arte@revistahibisco.com.br Revisão Izabel Cristina M. Lourenço Foto da capa TV Globo / João Miguel Júnior Colaborou nesta edição Michele Marreira diretor comercial Juliano Picceli MTB: 63853/SP juliano.picceli@revistahibisco.com.br assistente comercial Honny Sá apoio@revistahibisco.com.br Hibisco (ISSN 2236-4692) é uma publicação mensal da Voz Ativa Agência de Notícias, matriculada no 4º Oficial do Registro de Títulos e Documentos, sob o nº 380. As opiniões expressas em artigos assinados e textos dos anúncios são de responsabilidade exclusiva de seus autores/ empresas. É proibida a reprodução total ou parcial das matérias e artes criadas pela editora sem autorização prévia, por escrito.

Endereço

Rua Reims, 500, sala 5, Casa Verde – São Paulo – SP CEP: 02517-010 Telefones

(11) 2389-9010 (11) 4304-4633 IMPRESSÃO Grafilar Gráfica & Editora Tiragem

10.000 exemplares Distribuição

Bairro do Limão, Casa Verde, Freguesia do Ó, Imirim, Mandaqui, Pompeia, Santana e Vila Maria.

dezembro 2013 • Hibisco

3


4

Hibisco • dezembro 2013


dezembro 2013 • Hibisco

5


Sumário

08 Entrevista

Isis Valverde É a estrela de

“Amores Roubados”, a nova minissérie da TV Globo

TV

GL

OB

O

/ estevam avellar

16 14

Vida Saudável

Eh, São Paulo! Hidratação Edifício Martinelli

revistahibisco.com.br (11)

6

22

Lazer e Cultura Roteiro

revistahibisco.com.br/blog

4304-4633 (11) 2389-9010

Hibisco • dezembro 2013

30

bichos

Cuidados no Verão

revistahibisco


dezembro 2013 • Hibisco

7


Entrevista

Após dois sucessos consecutivos na TV – Suelen e Sereia, a estonteante atriz estreou com pé direito em seu primeiro papel no cinema, em Faroeste Caboclo. Agora, a mineirinha se prepara para estrear mais um trabalho, na pele da personagem Antônia. 8

Hibisco • dezembro 2013


Entrevista Por Michele Marreira

fabrício mota / divulgação

A

os 15 anos de idade, ela já sabia qual caminho seguiria profissionalmente. Adolescente, resolveu deixar a casa dos pais, em Aiuruoca (MG), para estudar e se aprimorar nas artes cênicas em Belo Horizonte, onde nasceu. Os trabalhos como modelo foram surgindo no competitivo mercado publicitário, até que, ao atingir a maioridade, Isis Valverde decidiu deixar sua cidade natal e iniciar carreira de atriz, no Rio de Janeiro (RJ). A primeira aparição em novela foi um tanto quanto misterioso. Ela era Ana do Véu, no remake de “Sinhá Moça” (2006), uma jovem que passava boa parte da trama com o rosto coberto, despertando muita curiosidade no telespectador. A partir de então, começou a, praticamente, emendar uma novela na outra. Em 2007, viveu a prostituta Telma em “Paraíso Tropical”. Em 2008, “fez o público cair na gargalhada com sua Rakelli, manicure que sonhava com a fama, em “Beleza Pura” e, no ano seguinte, interpretou Camila, em Caminho das Índias. Sua primeira protagonista veio em 2010: a Marcela, de Ti-Ti-Ti. Disciplinada, a morena ganhava a oportunidade de mostrar facetas distintas na interpretação e, hoje, é uma das personalidades mais requisitadas em comerciais e desfiles. No fenômeno televisivo “Avenida Brasil”, ela fez a alegria de muitos homens, na pele da espevitada e sensual Suelen, uma periguete carismática, que, certamente, será lembrada por muito tempo pelos brasileiros. Recentemente, ela estreou no cinema, em Faroeste Caboclo, interpretando Maria Lúcia, a personagem da canção da banda Legião Urbana, e se prepara para estrear a próxima minissérie da TV Globo, “Amores Roubados”. Encontramos a mineirinha em uma conhecida feira de calçados, que acontece anualmente aqui na zona norte de São Paulo. Confira os principais trechos desse bate-papo a partir de agora!

dezembro 2013 • Hibisco

9


Entrevista Revista Hibisco: Como se sente em contar um pouco da história da Maria Lúcia, famosa canção da banda Legião Urbana, no longa-metragem “Faroeste Caboclo”? Isis Valverde: Foi um trabalho que me fez crescer muito como atriz. Por ser minha estreia no cinema, todos tiveram toda a paciência do mundo comigo. De cara, tive cenas de nudez... Não foi uma personagem fácil, foi intenso. Fiz um preparo técnico de emoção. Revista Hibisco: De onde tirou inspiração para o processo de composição da personagem? Isis Valverde: Tentei criar do meu jeito, sem uma inspiração específica. Ouvi a música e fiquei imaginando a minha Maria Lúcia. Tentei abranger bastante a visão que algumas pessoas fazem dela e da Legião Urbana. Ela é uma menina linda e legal (risos).

Revista Hibisco: E a experiência de cantar na série “O Canto da Sereia”? Isis Valverde: Fiz dois meses de canto. Não sou cantora e sim uma “cantriz” (risos). Se tiver um trabalho que necessite que eu cante, não tem problema algum. Revista Hibisco: Considera a personagem Suelen, de “Avenida Brasil”, um marco em sua carreira? Isis Valverde: Foi uma personagem forte, mas não a maior, ou melhor. Não gosto de colocar nenhum trabalho meu nesse patamar. Cada um veio na hora certa e teve sua importância. Não faria uma Suelen aos 17 anos ou a Ana do Véu com 26! Revista Hibisco: Depois de interpretar uma periguete na TV, aflorou mais sua sensualidade?

10

Hibisco • dezembro 2013

cena de “faroeste cabloco”, onde contracena com o ator fabrício boliveira (2013)

Isis Valverde: Algumas personagens minhas são sensuais. Mas na hora em que conhecem a Isis, as pessoas já notam que não tenho a sensualidade da Sereia ou da Suelen. Tenho meu jeito e muita gente confunde. Revista Hibisco: Televisão ou cinema? Quais as peculiaridades que cada linguagem possui em sua opinião? Isis Valverde: A entrega precisa haver nos dois. Mas, no cinema, você tem um envolvimento maior da equipe em relação ao projeto, possui início, meio e fim. Costumo dizer que em teatro, TV e cinema, o que muda é a forma como a gente trabalha a voz e demais elementos. Porém, a intenção, o tempo que você gasta para produzir um personagem e a alma dele, é a mesma coisa. Coloco toda energia seja qual linguagem for. O ator precisa estar em prontidão para que tudo saia certo. Revista Hibisco: Fale um pouco sobre sua personagem na nova

TV Globo / joão miguel júnior

Revista Hibisco: Você já curtia a banda? Isis Valverde: Sim, é uma paixão desde pequena. Minha mãe é fã número um da Legião Urbana.

Sou básica, gosto de um moletom, jeans e tênis.


Entrevista série da Rede Globo. Isis Valverde:Ainda não posso contar muitos detalhes. A minissérie se chama “Amores Roubados” e viverei a protagonista.

Revista Hibisco: Para finalizar, uma pergunta sobre moda. Segue um estilo na hora de montar um look? Isis Valverde: Nunca fui de usar roupa justa ou brilhosa. Sou básica, gosto de um moletom, jeans e tênis. *

TV Globo / isac luz

Globo filmes / divulgação

Revista Hibisco: É o segundo trabalho seguido em que viverá uma protagonista na emissora. Qual o sentimento, já que, em recente entrevista, você declarou que recebeu muitos ‘nãos’ antes da fama? Isis Valverde: Os nãos que levei não foram somente na carreira como atriz. Levei alguns em várias situações da minha vida. A gente cresce com isso. Não devemos achar que perdemos e tudo acabou.

em “caminho das índias”, como camila (2009)

dezembro 2013 • Hibisco

11


12

Hibisco • dezembro 2013


dezembro 2013 • Hibisco

13


14

Hibisco • dezembro 2013


dezembro 2013 • Hibisco

15


Vida Saudável Alimentação O que vai no nosso prato e cada dia também é importante nesse quesito, de acordo com a nutróloga Liliane Oppermann. Segundo ela, “os grãos, derivados da soja, frutas, legumes e muita vitamina B, além de nutrientes como os ômegas 3, 6 e 9, o selênio, a coenzima Q10, o silício e o magnésio ajudam a manter a hidratação da pele nos níveis ideais”, afirma.

Frutas ricas em água Abacaxi, kiwi, abacate, melancia, melão e pêssego médio, por possuírem grande porcentagem de água em suas composições, ajudam na manutenção de uma pele bem hidratada.

Frutas vermelhas Contra a ação dos radicais livres e moléculas que aceleram o envelhecimento cutâneo, as frutas vermelhas têm destaque. Entre elas estão o morango, romã, mirtilo, framboesa e a amora.

Tomate e couve-manteiga crua Tanto a fruta quanto a folha possuem mais de 90% de água em sua composição. Além de fibras, a couve possui cálcio, magnésio, fósforo, potássio, niacina e vitamina C, e também tem o poder de desintoxicar o organismo. Já o tomate oferece nutrientes como potássio, fósforo, vitamina A e vitamina C, e é rico em licopeno, um poderoso antioxidante.

Da Redação

C

ada estação tem suas “vantagens” e “desvantagens” quando o assunto é hidratação da pele. Nessa época de calor, quando a secura do inverno se vai e os banhos quentes não são mais tão atraentes, o bandido da vez passa a ser o sol forte, que, apesar de muito esperado, é capaz de causar um estrago enorme. O dermatologista Fernando Freitas lembra que os excessos de um verão deixam suas marcas - e essas vão se so-

16

Hibisco • dezembro 2013

mando aos outros ao longo da vida. “E as exposições – quanto mais intensificadas forem, maiores serão os danos – não só cumulativos, mas também imediatos (queimaduras de primeiro e segundo graus)”, afirma. Para se proteger, o especialista explica que é preciso tomar alguns cuidados, que vão além dos cremes hidratantes e do protetor solar e devem fazer parte da rotina de quem quer estar em dia com a saúde e a beleza da epiderme. *

Betacaroteno Para fortalecimento da melanina (pigmentação) e consequente proteção, invista em alimentos ricos em betacaroteno, como a cenoura, o mamão, a couve e, em especial, o brócolis. E o espinafre, que apresenta vitaminas do complexo B, atua no controle da oleosidade e no equilíbrio hormonal.

Grãos e cereais integrais Arroz, aveia e cevada, por exemplo, são antioxidantes, pois são ricos em selênio. – Proteínas: Imprescindíveis na prevenção de perda muscular, pois contém aminoácidos fundamentais para a produção do colágeno, responsável pela sustentação do tecido. Podemos citar o ovo e as carnes como fontes.


Vida Saudável

Conselhos do dermatologista Abobrinha Apresenta uma grande quantidade de água em sua composição, além de ser rica em vitamina B3, que auxilia na manutenção dos níveis de colesterol.

1) Não tome banhos muito quentes e demorados, pois a água quente elimina a lubrificação natural da pele e isso contribui para a pele ressecada e desidratada.

secos, pois a saliva é ácida e acaba machucando ainda mais essa área. Use batons hidratantes e manteiga de cacau.

Chá de cavalinha Diurético, anti-inflamatório, adstringente, além de ser revitalizante. Além disso, tem ácido sílico, elemento benéfico para a hidratação da pele.

3) Use cremes e loções após o banho, pois a pele ainda está permeável e absorve melhor o produto. 4) No frio ou calor, use protetor solar, principalmente no rosto, com um fator 15 ou 20.

Vitamina C Para prevenção de pequenos processos inflamatórios, como a acne, por exemplo, alimentos ricos em vitamina C são bons companheiros..

5)Não use a língua para umedecer a boca quando os lábios estiverem

divulgaçnao

fotos de divulgação

2) Durante o banho, prefira sabonetes neutros e glicerinados ou que tenham óleos vegetais na composição.

6) Beba muita água! Nenhum produto substitui a hidratação que a água nos fornece.

Fonte: Dermatologista Fernando Freitas.

dezembro 2013 • Hibisco

17


Eh, São Paulo!

18

Hibisco • dezembro 2013


dezembro 2013 • Hibisco

19


20

Hibisco • dezembro 2013


dezembro 2013 • Hibisco

21


Lazer & Cultura CINEMA MOSTRA REÚNE FILMES DE YASUJIRO OZU NO MIS 

Alguns dos maiores clássicos de Yasujiro Ozu, considerado um dos mais importantes nomes do cinema japonês, serão exibidos – gratuitamente – na mostra “50 Anos sem Ozu”, que acontece no Museu da Imagem e do Som (MIS), de 18 a 22 de dezembro. A programação é composta por parte de sua vasta filmografia produzida entre as décadas de 30 e 60. Entre os destaques, estão: “Filho Único”, de 1936, seu primeiro trabalho sonoro e o penúltimo produzido por Ozu antes de servir ao exército na Segunda Guerra Mundial e “Era uma vez em Tóquio”, de 1953. Os ingressos devem ser retirados uma hora antes do início das sessões. ----------------------------------------------------------Onde: Avenida Europa, 158. Jardim Europa. Número de lugares na sala: 172. Classificação: Livre

PROGRAMAÇÃO 18/12 (quarta-feira) 16h - Fim de Verão 18h30 - Filho Único 20h30 - Era uma vez em Tóquio 19/12 (quinta-feira) 16h - A Rotina tem seu Encanto 18h30 - Pai e Filha 20h30 - Fim de Verão 20/12 (sexta-feira) 16h - Filho Único 18h30 - Pai e Filha 20h30 - A Rotina tem seu Encanto 21/12 (sábado) 15h - Pai e Filha 17h - A Rotina tem seu Encanto 19h - Era uma vez em Tóquio 21h30 - Filho Único 22/12 (domingo) 15h - Era uma vez em Tóquio 17h30 - Filho Único 19h- Pai e Filha 21h - Fim de Verão.

CCBB EXIBE FILMES DE MAURICE PIALAT Em exibição no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) até 29 de dezembro, a mostra “O Cinema de Maurice Pialat” reúne boa parte da obra do cineasta francês, consideraPROGRAMAÇÃO 11/12 (quarta-feira) 17h - Nós não envelheceremos juntos 19h30 – Sob o sol de satã   12/12 (quinta-feira) 17h30 – Infância nua 19h30 – Polícia 13/12 (sexta-feira) 17h30 – Sessão Curtas-metragens Turcos (1962-1964) 19h30 – Loulou 14/12 (sábado) 14h – Aos nossos amores

22

Hibisco • dezembro 2013

do um dos mais importantes da década de 1970, pós-nouvelle vague. O evento traz todos os longas-metragens do diretor e seis de seus curtas – os chamados “curtas-turcos. 16h – O garoto 18h30 – Van Gogh 18/12 (quarta-feira) 17h30 – A ferida aberta 19h30 - Sessão Curtas-metragens Turcos (1962-1964) 19/12 (quinta-feira) 17h30 - O garoto 19h30 – Antes passe no vestibular 20/12 (sexta-feira) 16h - Van Gogh 19h30 - Aos nossos amores

21/12 (sábado) 14h - Infância nua 16h - Nós não envelheceremos juntos 18h30 - Sob o sol de satã


DIVULGAÇÃO

DIVULGAÇÃO

Lazer & Cultura

22/12 (domingo) 14h - Antes passe no vestibular 16h - Loulou 18h30 - Polícia

À PROCURA DO AMOR Eva (Julia Louis Dreyfus) é divorciada, feliz em seu trabalho como massagista, mas no momento sofrendo com a ida da filha para a faculdade. Ela conhece o doce e engraçado Alber t (James Gandolfini), mas quando a relação dos dois começa a se

for talecer, ela descobre que ele é o ex-marido – e alvo das reclamações constantes – de sua cliente e amiga Marianne (Catherine Keener).

--------------------------------------------------------------Direção: Nicole Holofcener, EUA, 2013. Nome original: Enough Said. Gênero: comédia. Duração: 91 min. Em cartaz.

26/12 (quinta-feira) 17h - A ferida aberta 19h - Van Gogh

DIVULGAÇÃO

28/12 (sábado) 14h - Sessão Curtas-metragens Turcos (1962-1964) 16h - Aos nossos amores 18h30 - Loulou   29/12 (domingo) 14h - Sob o sol de satã 16h - Nós não envelheceremos juntos 18h30 - O garoto.

DIVULGAÇÃO

26/12 (sexta-feira) 17h - Polícia 19h30 - Infância nua

GLORIA

Ganhador do Urso de Prata de melhor atriz em Berlim, o filme é ambientado em Santiago, no Chile. Narra a história de Gloria, uma mulher de 58 anos, de espírito livre, que começa a experimentar a vida

quando fica mais velha. Com Paulina García, Sergio Hernández e Diego Fontecilla.

--------------------------------------------------------------Direção: Sebastián Lelio - Espanha /Chile, 2013. Gênero: comédia dramática. Duração: 1h10 Estreia prevista para 20 de dezembro

dezembro 2013 • Hibisco

23


Lazer & Cultura TEATRO

DIVULGAÇÃo

“A ESPOSA E A NOIVA” FUNDE DOIS TEXTOS DE TCHEKHOV

espetáculo TRAZ ENCONTRO DE DUAS MULHERES E SUAS SOLIDÕES

Em car taz no Teatro Eva Herz, a peça po com ternura e humor. Com Karin “Duas Mulheres que Dançam” traz Rodrigues e Amazyles de Almeida e um diálogo entre uma senhora ido- direção de José Sebastião Maria de sa, ferrenha colecionadora de gibis, Souza. O texto é do catalão Josep e uma sofrida professora de litera- Maria Benet I Jornet é traduzido por tura. Elas passam as suas vidas a lim- Clarisse Abujamra. ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------Onde: Avenida Paulista, 2073. Bela Vista. Quando: até 15/12. Sábados, às 21h30; domingos, às 16h. Duração: 70 min. Ingressos: R$ 60. Classificação: 10 anos. Telefone: 3170-4059.

24

Hibisco • dezembro 2013

Traição, sentimento e inquietação são os temas centrais do monólogo “A esposa e a Noiva”, interpretado por Luciana Fróes, em cartaz no Sesc Pinheiros até 21 de dezembro. A peça é fruto da junção de dois textos do dramaturgo russo Anton Tchekhov: “A esposa” e “A noiva”, que, apesar de terem sido escritos em séculos passados, 1895 e 1903, retratam situações contemporâneas. Em “A Esposa”, Nikolai descobre que está sendo traído por sua mulher, Olga, que não aceita o divórcio, quer apenas que o marido lhe conceda um passaporte para visitar o amante. Em “A Noiva”, Nádia consegue escapar não só de um casamento fútil, mas de uma vida que sente ser falsa e sem perspectiva. A tradução é de Tatiana Belinky e Maria Aparecida Botelho Pereira Soares e a direção de Antonio Gilberto. ------------------------------------------------------------------------Onde: Rua Paes Leme, 195. Pinheiros (auditório, no 3º andar). Quando: até 21 de dezembro. Sextas e sábados, às 20h30. Ingressos: R$ 20. Telefone: 3095-9400.


Lazer & Cultura

Adaptado e dirigido por Miguel Falabella, o espetáculo da Broadway “A Madrinha Embriagada”, em cartaz no Teatro Sesi São Paulo, é ambientada na São Paulo dos anos 1920. É centrado em uma musa do teatro (Sara Sarres) que pretende deixar os palcos para se casar com um empresário (Frederico Reuter), e, como era de costume na época, contrata uma madrinha (Stella Miranda) para pajeá-la às vésperas do enlace. Tudo começa nos dias de hoje, do ponto de vista de um fã de musicais , denominado Homem da Poltrona, interpretado por Ivan Parente. Ele escuta um disco, long play, de um espetáculo que teria estreado em 1928 no Teatro São Pedro.

Em um determinado ponto, a história ganha vida, com os atores revivendo a trama, enquanto o narrador vai revelando os truques da produção. O texto é de Bob Martin e Don Mc Kellar e as músicas e letras de Lisa Lambert e Greg Morrison.

everton amaro / DIVULGAÇÃO

guga melgar / DIVULGAÇÃO

“A MADRINHA EMBRIAGADA” DESVENDA UNIVERSO DOS MUSICAIS

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------Onde: Av. Paulista, 1.313. Bela Vista. Quando: até 29/07/2014. Quartas e sextas, às 21h; sábados, às 16 e 21h; domingos, às 19h. Ingressos: grátis – devem ser reservados pela internet (www.sesisp.org. br). Antes de cada apresentação é distribuída eventual sobra de ingressos. Classificação: 10 anos. Telefone: 3146-7406.

dezembro 2013 • Hibisco

25


26

Hibisco • dezembro 2013


dezembro 2013 • Hibisco

27


28

Hibisco • dezembro 2013


Bichos

dezembro 2013 • Hibisco

29


Bichos HIDRATAÇÃO A água da vasilha deve ser trocada com frequência, para que esteja sempre fresca. Como cães e gatos não possuem glândulas sudoríparas, eles costumam se desidratar mais facilmente que os humanos. “A cena do bichinho deitado, com barriga no piso frio, explica o fato: com apenas 10% de perda de fluidos corporais, eles já podem se desidratar”, afirma. Ela conta que os sintomas são perda de elasticidade da pele, letargia, perda de apetite, olhos fundos, focinho, boca e gengiva secas. “Atenção especial para os gatos, principalmente, que não ingerem tanta água e por causa disso podem desenvolver problemas renais”, alerta. Em passeios ou viagens mais longas, é preciso lembrar-se de oferecer água e comida ao animal. As caixas de transporte costumam esquentar também; se ele for permanecer tempo confinado, a recomendação é fazer paradas para o animal andar, esticar as patinhas e se refrescar. “Os cães e os gatos não devem ficar no carro à espera do tutor”, diz a veterinária.

Da Redação

N

o verão, os bichinhos sofrem com o calor e, assim como os humanos, precisam de alguns cuidados para se manter hidratados, protegidos da radiação, de queimaduras, além das pulgas e carrapatos que são mais frequentes nessa época. Para que os animais aproveitem só o melhor da estação, a veterinária Karina Mussolino diz que antes de tudo é preciso ter em mente que “cães também não viram atletas de um dia para outro: não force uma maratona com eles”, alerta. A seguir, a especialista aponta os principais riscos dessa época e o que fazer para proteger esse amigo do peito. Confira! *

30

Hibisco • dezembro 2013

QUEIMADURAS O excesso de exposição ao sol pode causar sérios danos à pele dos animais. Um dos sintomas iniciais, segundo a especialista, é a vermelhidão (dermatites solares). “As regiões mais afetadas pela radiação solar são o focinho e as extremidades das orelhas. Animais mais claros são as principais vítimas, como as raças Whippet, Staffordshire Terrier Americano, Boxer branco, entre outros”, informa Karina. Para protegê-los, ela recomenda o uso de um filtro solar específico para pets, que deve ser indicado por um veterinário. “Não use os produtos feitos para humanos, pois eles podem gerar graves alergias”, avisa. Além disso, o chão quente pode queimar as “almofadinhas” das patas dos bichos, que é uma área difícil de ser tratada. Os ferimentos, segundo a veterinária, normalmente aparecem em formatos de bolhas, rachaduras, feridas e causam dor e desconforto, e, por ser uma região sensível e de atrito, a cicatrização é complicada e com tendência a infecções. O ideal é levá-los para caminhar em horários alternativos: antes das 10 horas e depois das 16 horas.


sxc.hu

Bichos

Cuidados O excesso de exposição ao sol pode causar sérios danos à pele dos animais.

PRÁTICA DE ESPORTES Antes de levá-los para correr, o tutor deve fazer um check-up completo no animal. Cães, principalmente os mais velhos, podem ter doenças cardíacas; um dos sinais da doença é a tosse seca e a falta de ar após simples esforço. Nesses casos, exercícios mais puxados podem matá-los com um infarto. Os cães obesos, principalmente, não podem correr com seus tutores sem avaliação médica. Isso porque assim eles correm o risco de sobrecarregar ligamentos e colunas, desenvolvendo problemas ortopédicos. Quando o assunto é água, a veterinária informa que nem todos os animais sabem nadar, por isso é importante olhares atentos do dono quando levar seu bichinho a lugares com piscina. No caso dos que gostam do ambiente líquido, como o labrador e o golden retriever, deve-se tomar cuidado com os ouvidos. “Como o canal auditivo fica abafado e molhado, os cães podem desenvolver otites, que, além de dolorosas, se não tratadas devidamente, podem levar à perda de audição”, diz. UM LUGAR À SOMBRA Se o animal fica muito tempo sozinho no quintal ou na varanda, fora da casa ou da

parte interna do apartamento, certifique-se para que ele tenha um lugar fresco, onde não bata sol, para que possa se proteger do calor e das chuvas de verão. A especialista aconselha que o local tenha um piso frio, como os azulejos do banheiro e da cozinha, “para o bicho poder se deitar esparramado – que é uma forma de se livrar do calor e baixar a temperatura corporal”, diz. PARASITAS OPORTUNISTAS No calor, é comum a proliferação de pulgas e carrapatos. A especialista conta que a maioria desses parasitas está nos ambientes, não em outros animais, como em cachorródromos, a casa de um amigo, o hall do apartamento e até o pet shop. “É importante saber que a hipersensibilidade à picada de insetos é a causa mais comum das alergias em cães”, afirma Karina. Ela explica que a pulga, além de provocar os processos alérgicos, transmite verminose para cães e gatos e em grandes infestações causam anemia. Nos bichanos, especialmente, transmite o Mycoplasma. A Erlichiose e a Babesiose, que são popularmente conhecidas como a “doença do carrapato”, causam a destruição de células sanguíneas. Os sintomas são febre, apatia, falta de apetite e levam até a morte.

FONTE: Karina Mussolino, veterinária da Pet Center Marginal.

dezembro 2013 • Hibisco

31


Lazer & Cultura

32

Hibisco • dezembro 2013


Comportamento

dezembro 2013 • Hibisco

33


34

Hibisco • dezembro 2013


dezembro 2013 • Hibisco

35


36

Hibisco • dezembro 2013


Hibisco 38  

Publicação composta por reportagens sobre comportamento, cotidiano, lazer e cultura, distribuída na zona norte de São Paulo e na Pompeia. Fe...

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you