Issuu on Google+

Ano:1 | Edição:1 | Outubro 2013

Muito mais informação em menos tempo!

Revista Eletrônica

OUTUBRO ROSA O mês é delas

CORES NO PRATO

Nutricionista fala de alimentação saudável

ACUPUNTURA

Benefícios para a saúde

CÂNCER DE MAMA Especialistas tiram dúvidas Outubro| 2013- 1


D

C

No ia da riança brinque com saúde Como o dia das crianças se aproxima, a MedPrev preparou algumas dicas para você aproveitar esse dia de forma diferente com a garotada.

Dia das crianças sem computador e televisão! Aproveite para dialogar, interagir e brincar. Passeios por sua cidade. Vale tudo! Passe o dia em passeios nos pontos turísticos ou qualquer local que a criança possa se divertir! Cozinhar junto com as crianças. É só pegar receitas fáceis que as crianças podem fazer e deixá-las fazer sob sua supervisão! É brincadeira garantida para todos! Não descuide delas na cozinha! E lembre-se, as crianças aprendem a comer de forma saudável observando os pais. Por isso, muitas frutas e verduras neste dia de diversão! Teatro Leve-as ao teatro. Se na sua cidade não tem, uma boa opção é fazer um teatrinho de fantoches entre as crianças com algum tema educativo.

2 - HapvidaMais


O Hapvida crescendo com você!

Palavra do presidente

É com grande satisfação que apresentamos a nossa primeira edição da Revista Eletrônica Hapvida Mais, o mais novo meio de comunicação, que substituirá o Jornal Happy News, um novo conceito de revista com conteúdos diversificados, notícias, entrevistas, curiosidades. Iremos abordar temas sobre saúde, bem-estar einformações internas aos colaboradores, priorizando uma vida saudável a todos que fazem parte do mundo Hapvida. A Revista será de veiculação mensal por meios de divulgação interna da empresa com objetivo de interagir, motivar a participação do colaborador no ambiente corporativo. Neste mês, você confere a edição especial Outubro Rosa, uma campanha de conscientização dirigida a sociedade e as mulheres, sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e também ao profissional que é especialista em salvar vidas, Dia do Médico. Até a próxima edição. Tenham todos uma boa leitura! Endomarketing

Outubro| 2013- 3


| Índice 18

06

Entenda o que é o Câncer de Mama

11

Dia Rosa no Hapvida

19

Hapvida e Sustentabilidade

14

Mundo Hapvida

20

Aconteceu nas Filiais

15

Prog. Redução de Custos

24

Dia da Criança

16

Alimentação|] Segredo das cores

25

Abc da Saúde| Acupuntura

Fundação Ana Lima

Expediente ARTE/ CRIAÇÃO Nilian Felix e Vladia Costa Revista Eletrônica Muito mais informação em menos tempo!! Ano:1 | Edição:1 | Outubro 2013

4 - HapvidaMais

COLABORADORES Médicos: Elson Almeida Luciana Bruno Marcelo Filho

REDAÇÃO Nilian Felix REVISÃO Alfredo Barreira


Outubro| 2013- 5


| Saúde da Mulher

Entenda o que é o C

Segundo tipo mais frequente no mundo, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom. No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estádios avançados. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%. Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente. Estatísticas indicam aumento de sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nas décadas de 60 e 70 registrou-se um aumento de 10 vezes nas taxas de incidência ajustadas por idade nos Registros de Câncer de Base Populacional de diversos continentes. Fonte: Inca

Em entrevista o médico Elson Almeida, que atua na Medicina Preventiva na área de pré-natal de alto risco e Hapclínicas Hapvida. Graduado pela Universidade Federal do Estado do Pará, Elson possui especialização em Ginecologia e Obstetrícia pelo Hospital Cesar Cals, tira dúvidas sobre a saúde da Mulher.

1-Revista Hapvida Mais (R.H.M): O que é o Câncer? Médico Elson Almeida: O câncer é um tumor, que cresce, podendo haver um estímulo genético ou externo (Ex: o fumo, droga, raios ultra-violetas) em que aquelas células vão começar a se multiplicar de forma desordenada. Esse crescimento continua, mesmo se parar o estímulo, a célula vai perder o poder de auto-controle e começar a se multiplicar diminuindo a sua função. Ou seja, o câncer é uma célula que por algum estímulo inicial começou a se multiplicar de forma desordenada e daí perde a função. 6 - HapvidaMais

2-R.H.M: Qual a causa do Câncer de mama? Médico Elson Almeida: O Câncer de mama são vários tipos de câncer, são causas hormonais, genéticas e outras causas não descobertas ainda. Algumas famílias tem uma maior tendência por desenvolverem o genes fator BRCA1 e BRCA2 totalmente ligados ao câncer. Outras pessoas não tem nenhum fator e mesmo assim desenvolve a doença.


Câncer de Mama 3-R.H.M: É hereditário e contagioso? Médico Elson Almeida: Existem cânceres que são hereditários. Caso tenha parentes de primeiro grau com histórico de câncer, é necessário que dez anos antes do aparecimento de câncer naquela pessoa você já comece a sua investigação. Ex: Você tem uma tia que teve câncer com a faixa etária de 40 anos, você aos 30 anos já tem que procurar um médico, pois alguns cânceres de mama tem esse padrão genético. Não é contagioso e sim genético, pois você carrega isso no seu cromossomo podendo passar isso ao teus descendentes.

4-R.H.M: Existe algum sintoma? Médico Elson Almeida: Geralmente os primeiros sintomas não tem nenhuma dor, mas sim um aparecimento de um caroço, que pode passar desapercebido por anos. E quando começar a aparecer os sintomas, como: sangramentos, lesões ulceradas aí já é um câncer avançado. A maioria dos tipos de câncer, inclusive o de mama são silenciosos, sem haver nenhum sintoma. Então é necessário fazer a prevenção, pois quando já aparecem os sintomas ele já pode está bem avançado

5-R.H.M: Todo tumor é câncer? Médico Elson Almeida: Tumor é toda lesão que cresce. Existem tumores benignos e malignos. O tumor benigno raramente se torna maligno. Já o tumor malígno já começa malígno.

6-R.H.M: Quem está sob o risco de desenvolver ? Médico Elson Almeida: O homem e as mulheres, mas as mulheres tem uma tendência muito maior, pois possui muito tecido mamário, influencia do estrógeno e tendência genética muito maior. Mesmo os homens

que tenham parentes de primeiro grau com câncer de mama, ele tem que ser avaliado. Mas as mulheres que tiveram casos na família tem que ser avaliada so mais rápido possível.

7-R.H.M: De quanto em quanto tempo a mulher pode fazer o autoexame? Médico Elson Almeida: O autoexame é para ser feito a cada mês. É orientado que seja feito uma semana após o término da menstruação, pois no período menstrual há um aumento de glândulas na mama, devido as alterações hormonais. O ideal é esperar passar esse período de uma semana após a menstruação para fazer o autoexame de mama.

8-R.H.M: Existe alguma faixa etária para fazer o exame e quando ela precisa procurar o médico? Médico Elson Almeida: O exame da mamografia é orientado que as mulheres iniciem a partir de 35 anos, aos 40 anos façam a cada dois anos e aos 50 anos, anualmente, essas são para aquelas que não possui fator de risco. Já as que possuem um fator de risco, histórico familiar, é necessário que faça dez anos antes do aparecimento daquele parente que teve.

9-R.H.M: A alimentação é um fator importante na prevenção? Médico Elson Almeida: Sim. É necessário uma alimentação saudável, evitar gorduras, frituras, condimentos. O ideal é a pratica de exercícios físicos, não fumar, não beber, dessa forma o sistema de defesa e imunológico ajuda a controlar e evitar a doença. Outubro| 2013- 7


10-R.H.M: Como é o tratamento? Médico Elson Almeida: O tratamento é por meio de medicamentos, quimioterapia ou radioterapia, tem como ideia a prevenção. Descobrir o período mais precoce possível e fazer séries, ou seja, tirar o câncer. Algumas teorias acham que o câncer de mama é sistêmica, mesmo que você tira a lesão inicial você tem que manter a paciente no rastreio durante a vida toda.

11-R.H.M: Como pode ser prevenido? Médico Elson Almeida: A prevenção é a realização do autoexame, avaliação medica anual e a realização de todos os exames solicitados, como a ultrasom, mamografia de acordo com a faixa etária e o risco da paciente.

Outubro Rosa É uma campanha de conscientização realizada no mês de outubro dirigida a sociedade e as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento começou a surgir em 1990 na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, e desde então, promovida anualmente na cidade. Entretanto, somente em 1997 é que entidades das cidades de Yuba e Lodi, também nos Estados Unidos, começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença, escolhendo o mês de outubro como epicentro das ações.1 Hoje o Outubro rosa é realizado em vários lugares. 8 - HapvidaMais

Como diz o velho ditado “Melhor prevenir do que remediar”. Aprenda como se faz o autoexame da mama.


| Palavra da Especialista Segundo a médica mastologista do Hapvida, Luciana Bruno, os principais sintomas que aparecem são: nódulo indolor, endurecido , com descarga papilar (secreção sanguinolenta ou água rocha), onde as mulheres com esses sintomas devem fazer uma avaliação médica. O Ministério da Saúde, preconiza que, para as mulheres que possuem 40 anos de idade, devem fazer o exame da mamografia anualmente e depois dos 50 ser realizado cada dois anos. “Ainda hoje, algumas mulheres tem receio do exame da mamografia, por medo, por dor ou descoberta de algo. Mas é necessário que elas façam o exame de prevenção, primeiramente em casa, com o auto exame a cada mês e depois procurar o médico especialista”. Ressaltou.

Luciana Bruno, Médica Mastologista, graduada pela Universidade Federal do Ceará (UFC), especializada pela Sociedade Brasileira de Mastologia, é membro do Colégio Brasileiro de Cirurgiões da Sociedade Brasileira de Mastologia e colaboradora do Hapvida desde 2009.

O

Câncer é um nome genérico, não é o nome de uma doença. São várias doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células, que invadem tecidos e órgãos. De todos os casos, 80% a 90% dos cânceres estão associados a fatores ambientais. Alguns deles são bem conhecidos: o cigarro pode causar câncer de pulmão, a exposição excessiva ao sol pode causar câncer de pele, e alguns vírus podem causar leucemia. Outros estão em estudo, como alguns componentes dos alimentos que ingerimos, e muitos são ainda desconhecidos. Uma das grandes preocupações das mulheres, está relacionado ao câncer de mama, que é uma neoplasia maligna das células mamarias, causada por vários fatores que juntos desencadeiam o crescimento desordenado destas células. Esse tipo de câncer é segundo de câncer mais comum no mundo (isso pode variar dependendo do país) e tipo de câncer mais comum entre as mulheres, correspondendo a quase 22% dos novos casos de câncer.

O câncer de mama como se sabe é uma doença que atinge, principalmente, mulheres, porém contrariando o que muitos pensam, pode acontecer também com os homens. “As glândulas mamárias estão presentes tanto em pessoas do sexo feminino quanto masculino (em menor quantidade), por tanto, os homens também podem apresentar a doença, só que em menor proporção, hoje representando 1%”. Afirma a mastologista. São vários os fatores de risco do câncer de mama, a idade (entre 50 e 69 anos), sexo feminino, menarca precoce (1° menstruação), menopausa tardia (depois dos 50 anos), tabagismo, alcoolismo, obesidade, anticoncepcional (antes da primeira gestação), primeira gravidez depois dos 30 anos, reposição hormonal e histórico familiar (parentes de 1º e 2º grau). Alguns casos, podem ocorrer as calcificações mamárias, onde são acumulados cálcio no tecido mamário, sendo detectados na mamografia, na maioria das vezes benignos. Através do exame clínico, também podem ser detectaOutubro| 2013- 9


dos nódulos císticos (líquidos), sempre benignos ou sólidos (massa), no qual é necessário faça uma punção, onde parte do nódulo é retirado por meio de uma siringa e encaminhado ao um patologista para um exame clínico. Existem tratamentos para a doença, a quimioterapia e a radiologia são alguns deles. Na quimioterapia, são usados métodos com compostos químicos, chamados quimioterápicos, que atingem não somente as células cancerígenas e sim, outras células do corpo, deixando pacientes debilitados, com sintomas de náuseas, vômitos, fraqueza, queda de cabelo e propício a infecções. Na radioterapia, é um método capaz de destruir células tumorais, empregando feixes de radiações ionizantes, também chamado de “banho de luz”, onde pode queimar parte da pele, ter ardência no local. Outro método para pacientes , onde o paciente tem um risco maior de ter a doença, é a quimioprofilaxia, processo com medicação através do tamoxifeno, que também tem seus efeitos colaterais, como náuseas e inclusive pode bloquear os receptores hormonais nas mulheres mais jovens, podendo até antecipar o processo da menoupausa. Cerca de 10% do câncer de mama são hereditários e as chances de cura depende do histórico, estágio, tratamento, organismo, paciente, pois cada caso é diferente. Após o tratamento é necessário um acompanhamento para a vida toda. A maior chance de cura é por meio do diagnóstico precoce. Mesmo cânceres em estágios mais avançados podem responder bem ao tratamento, podendo ser operados e retirados completamente. Por isso é importante conversar com seu médico e sempre buscar novas formas de lidar com o câncer de mama. Com a o advento da mamografia, educação, médicos acessíveis, aumento no numero de especialistas, a mulher está se prevenindo mais e com isso diminuindo as chances da doença. Finaliza a especialista. Caso você já tenha recebido o diagnóstico de câncer de mama, é importante tirar todas as suas dúvidas com o médico e não deixar nada escapar. Fonte de Dados: Inca / Cria Saude

Recomendações * Faça o autoexame das mamas mensalmente, de preferência no 7º ou 8º dias após o início da menstruação, se você é mulher e tem mais de 20 anos, pois cerca de 90% dos tumores são detectados pela própria paciente; * Procure o médico para submeter-se ao exame das mamas a cada 2 ou 3 anos, se está entre 20 e 40 anos; acima dos 40 anos, realize o exame anualmente; * Não se esqueça de que a mamografia deve ser realizada todos os anos; * Atenção: embora menos comum, o câncer de mama também pode atingir os homens. Portanto, especialmente depois dos 50 anos, eles não podem desconsiderar sinais da doença como nódulo não doloroso abaixo da aréola, retração de tecidos, ulceração e presença de líquido nos mamilos. Fonte: Site Dr.Drauzio Varela

10 - HapvidaMais


Dia Rosa no Hapvida Em comemoração ao Outubro Rosa, no dia 25 de outubro, foi decratado o Dia Rosa no Hapvida, onde os colaboradores da Matriz e Filiais se uniram, vestiram o rosa, aderindo a campanha contra o Câncer de Mama. Cada setor mostrou por meio de fotos, como foi o seu dia rosa. A melhor foto, foi escolhida para ser divulgada em destaque na comunicação interna da empresa.

Foto Vencedora!!

Parabéns ao Credenciamento Matriz, pela foto mais criativa! E parabéns a todos os colaboradores que aderiram a nossa campanha. Até ano que vem! Outubro| 2013- 11


Dia 13 de Outubro Dia do Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional Dia 13 de outubro foi comemorado o Dia do Fisiterapeuta e do terapeuta Ocupacional. São profissionais da saúde encarregados de tratar doenças e lesões, além de desenvolver programas para pessoas com dificuldades de adaptação à vida em sociedade. Em comemoração, todos os fisioterapeutas da Hapclínica Heráclito Graça organizaram uma festa com direito a balões, bolos e salgados.

12 - HapvidaMais


Outubro| 2013- 13


Mundo Hapvida O hapvida atende mais de 2.4 milhões de clientes e já é o terceiro maior plano do país, apostando na verticalização de serviços médicos e hospitalares.

Hapvida +Odonto é a quarta no ranking nacional É destaque nacional não apenas na área da saúde, mas também na Odontologia. O Hapvida+Odonto agora ocupa a quarta posição no ranking dos planos odontológicos, conforme os dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). A lista é realizada com base no número de associados dos planos de cada empresa. Hoje, o Hapvida+Odonto possui mais de 1 milhão de usuários, em 12 estados do Norte e Nordeste

É a operadora de saúde Norte e Nordeste, quer saltar dos atuais 1.500 leitos para 2.471 em 2016. O projeto recebe mais de 80% dos investimentos de R$180 milhões em expansão. A operadora conta hoje com 20 hospitais, 75 clínicas, 16 unidades de pronto socorro e 48 laboratórios. Cerca de 96% das internações e 75% de consultas são feitas na nossa própria rede.

O Hapvida Saúde acaba de lançar um moderno sistema de marcação de consultas. Os beneficiários o Hapvida a partir de agora contam com a nova Unidade de Resposta Audível (URA). Com poucos toques, a novidade funciona como “filtro” para tornar o atendimento ainda mais rápido e eficiente. 14 - HapvidaMais


Hapvida lança Programa de Redução de Custos

C

om o intuito de oferecer a oportunidade aos colaboradores, de participar de forma ativa dos processos de redução de custos do grupo Hapvida, a Presidência Executiva criou o Programa de Redução de Custos, onde os colaboradores podem desenvolver um projeto, em que sua implantação gere a redução de custos para a empresa. O Programa se aplica a todo grupo Hapvida. Para serem incluídos no programa, os projetos criados irão ser aprovados pelo Comitê e Presidência, onde vão ser analisados e colocados em prática. Dois projetos já foram aprovados e vão ser divulgados no inicio de novembro. Para os interessados em participar do programa, é necessário criar um projeto e preencher um formulário, “Programa de Redução de Custos- Oportunidades de Melhorias”, fornecendo dados preliminares para a analise do projeto e informações como a forma de operacionalização do projeto (plano de ação), recursos necessários, prazo de execução e forma de apuração dos resultados de redução.

As ideias aprovadas serão premiadas A gratificação será proposta pelo Comitê, onde será analisado as medidas de impacto, com base nas reduções identificadas será aprovado pela presidência. O pagamento ocorrerá mediante a comprovação da redução dos custos esperados. Fazem parte do membro do Programa Tarcísio Machado, João Schneider, Adriana Monteiro, Fernando Quixadá e Eduardo Alves Carvalho. Os projetos devem ser encaminhados a Secretária da Presidência, no 4º andar da Matriz ou através do email: reducustos@hapvida.com.br Maiores Informações: Comunicado Normativo, N° 016.13, repassado por email dia 24 de setembro.

Outubro| 2013- 15


| Alimentação

ALIMENTAÇÃO SAUDÁV O SEGREDO ESTÁ NAS Vivemos em um país tropical, com uma diversidade de frutas, legumes e verduras. Mas, ainda existem aquelas pessoas que fazem cara feia quando percebem um colorido a mais no prato. A alimentação é a base para uma vida saudável, mas, nem sempre, com a correria do cotidiano, conseguimos fazer uma boa refeição e somos obrigados a optar por alimentos de origem animal, industrializados e esquecemos de acrescentar o essencial no nosso cardápio: as frutas, verduras e legumes. De acordo com uma Pesquisa da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), sobre o consumo de frutas e hortaliças, mostrou que apenas 18,2% dos brasileiros ingerem a quantidade de frutas recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é 400 gramas por dia. Outro dado da pesquisa é que os brasileiros gastam, em média, 6,2% de sua renda com a aquisição de frutas, legumes e verduras. Segundo o Médico Nutrológo, Marcelo Maranhão, que atua hoje na Medicina Preventiva, Programa de Gerenciamento de Crônicos e Hapclínicas do Hapvida, o consumo de frutas e verduras in natura (frescos), garante uma boa nutrição, melhor absorção dos nutrientes, atuando no desenvolvimento da imunidade e na ativação do metabolismo. Ele ressalta que, para um adulto, é necessário que seja consumido 3 a 5 porções de frutas e verduras por dia, ou seja, comer uma maçã, uma banana, uma pêra, fatias de melão, melancia já é o necessário para o consumo diário. Para ele, os vegetais, em geral são essenciais para a nutrição de qualquer pessoa, em qualquer idade, sempre direcionada para o perfil de cada um, mas esse consumo irá garantir que a alimentação seja absorvida e metabolizada da maneira adequada. É necessário uma maior atenção das pessoas que possuem diabetes ao consumirem alguns tipos de frutas e verduras, como a : uva, sapoti, ata, batata doce, abóbora, cenoura, pois estas possuem um maior índice glicêmico. O segredo para uma alimentação saudável estão 16 - HapvidaMais

nas cores dos alimentos, que representam substâncias importantes e os benefícios que cada uma delas proporciona ao corpo. Cada cor é responsável por uma função diferente.

Amarelo e laranja: são ricos em betacaroteno, vitaminas A de problemas de pele e visão. Estão presentes no abacaxi, milho, limão, maracujá, cenoura, abóbora, entre outras.

Verdes: são ricos em potássio, vitaminas A, C e K, previn tipos de câncer, estão presentes no pimentão, abacate, kiw

Vermelhos: vão atuar no metabolismo prevenindo doenç estresse físico, mental.

Brancas:, ricos em substancias antiflamatorias, podem ser maçã, pêra, palmito.

Marrons, como nozes, lentilha e soja: por serem ricos em regular o intestino, são vasodilatadores e auxiliam no com

Roxos ou pretos, como ameixa, beterraba e uva: entre out dar o envelhecimento, auxiliam o sistema nervoso e prote A refeição com maior variedade de cores é uma importante aliada na prevenção de doenças. Além de bonito e atrativo, um prato diversificado pode, por exemplo, reduzir a incidência de câncer.


VEL CORES

A e C, importantes na proteção tangerina, pêssego, carambola,

ne doenças cardíacas, diabéticas, wi, evilha, salsa.

ças como a hipertensão, vasculares,

r encontrados na banana, batata,

fibras, esses alimentos ajudam a mbate à ansiedade.

tros benefícios, eles ajudam a retaregem o coração.

AS FRUTAS E VERDURAS PODEM EVITAR DOENÇAS Comer frutas associadas a cereais como linhaça, granola e aveia, faz muito bem. A partir do momento que você escolhe comer frutas dessa forma, vocês esta ingerido fibras e gorduras boas que trazem diversos benefícios, garantindo uma maior saciedade, aumentando o tempo da digestão, regulando o transito intestinal, o colesterol e o açúcar no sangue. Afirma o Nutrólogo. Os componentes presentes em frutas, legumes e verduras protegem as células contra agressões e podem evitar doenças como o câncer. Os componetes antioxidantes de frutas e verduras podem atuar impedindo a mutação e multiplicação de células que originam a doença. Leguminosas e alimentos integrais, como feijão, grão de bico e lentilha são ricos em fibras, que também são anticancerígenas. As fibras ajudam a manter o intestino regulado e por isso evitam o câncer nessa região.

CUIDADO COM A CARAMBOLA “Carambola pode ser perigoso. O que muita gente não sabe, mas o seu consumo pode ser fatal para quem sofre de problemas como insuficiência renal devido a uma neurotoxina presente na fruta. Em pessoas saudáveis, os estudos ainda apresentam-se controversos, mas portadores de doenças renais não conseguem filtrar essa toxina, responsável por graves quadros neurológicos. Não existem níveis seguros de consumo da fruta, devendo ser evitada por pacientes nefropatas.” Ressalta o nutrólogo. Fonte: Dados Agência Brasil Outubro| 2013- 17


| ABC da Saúde

Acupuntura É

um ramo da medicina tradicional chinesa e, de que, quando a pratica está associada a medicaacordo com a nova terminologia da OMS - Orga- mentos, a necessidade da medicação diminui.” nização Mundial da Saúde, um método de tratamento Ressalta a especialista. complementar.

Para que serve?

A acupuntura é um conjunto de práticas terapêuticas inspirado nas tradições médicas orientais. Criada A acupuntura busca a recuperação do organishá mais de dois milênios, é um dos tratamentos médi- mo como um todo pela indução de processos recos mais antigos do mundo. Consiste na estimulação generativos, normalização das funções alteradas, de locais anatômicos sobre ou na pele – os chamados reforço do sistema imunológico e controle da dor. pontos de acupuntura. É especialmente indicada para a redução da De acordo com a tradição chinesa, a técnica é ca- dor em casos de fibromialgia e dores paz de ajustar canais energéticos do corpo, chamados localizadas nas costas, tratamento de náuseas de meridianos, de acordo com equilíbrio de yin e yang. e vômitos em pacientes que se submetem a quiA medicina ocidental e moderna, contudo, sugere que mioterapias ou cirurgias, e diminuição da tensão o método estimule a liberação de substâncias químiemocional. cas que alteram o sistema nervoso e podem ter efeitos A Organização Mundial da Saúde (OMS) conem todo o corpo, promovendo o equilíbrio do organismo. Sendo assim, está muito associada a transtornos sidera a prática um complemento da medicina orgânicos resultantes de tensões emocionais como o moderna. Nos Estados Unidos, foi recomendado apenas no ano passado pelo Instituto Nacional estresse. para a Saúde e Excelência Clínica (NICE) como O diagnóstico é feito após o questionamento de diopção de tratamento para dores nas costas pelo ferentes aspectos da vida do paciente e a observação sistema público de saúde do país. de manifestações físicas como a pulsação, a respiração, No Brasil, a acupuntura é reconhecida como cor e aspecto da pele e da língua. Assim que o problema é identificado, o paciente pode ter alguns de seus especialidade médica conforme deliberação do mais de mil pontos de acupuntura estimulados em di- Conselho Federal de Medicina e consta na Tabela do Sistema de Informações Ambulatoriais (SAI/ versas e frequentes sessões. SUS) do Ministério da Saúde. O Hapvida atende em rede credenciada, contando com hoje com seis médicos especialistas nesta área. De acordo com a especialista, Cilena Mendonça, que atende pela rede credenciada do Hapvida de Salvador, disse que, a prática da acupuntura só faz bem a saúde, o método pode trazer benefícios ao sono, humor, controle da ansiedade entre outros. “Todo orgão do corpo tem um meridiano para determinada doença, onde sao colocadas as agulhas, quando esse um ponto é estimulado, uma espécie de mensagem é enviada pelos nervos periféricos até o sistema nervoso central.Essa ação provoca a liberação de substâncias químicas, entre elas a endorfina, trazendo o bem-estar e melhorando a qualidade de vida do paciente. A terapia é indicada para dor em geral: muscular, cefaleia, dores na coluna, enxaqueca, entre outros. Lembrando 18 - HapvidaMais


| Sustentabilidade

Hapvida lança campanha de Sustentabilidade Com intuito de contribuir com o meio ambiente, reduzindo a produção de resíduos, o Hapvida está promovendo uma campanha entre os colaboradores. Eles são convidados a adotar um copo por dia. A Campanha “Adote um copo e preserve o meio ambiente”, foi lançada no mês de setembro e vem ganhando a adesão de todos os colaboradores. A matriz atingiu uma economia de 75% nas duas semanas iniciais de setembro, porém ainda falta o apoio das Filiais, Hapclínicas, Contac Center, MaisOdonto entre outros. Contamos com vocês! Com essa ação, o Hapvida visa reduzir o consumo de 80%, pois 20% ainda precisam ser comprados ao público de usuários, fornecedores e visitantes que procuram. Você sabia? - Os copos plásticos descartáveis podem fazer mal à saúde quando aquecidos. Em contato com líquidos quentes como o café, por exemplo, podem liberar uma grande quantidade de estireno, que é tóxico e estudos indicam que pode causar até câncer em altas concentrações. - Um copo descartável de plástico pode demorar mais de 100 anos para se decompor. - O copo descartável de plástico é um dos produtos que mais geram lixo. Seu uso reduz a vida útil de aterros sanitários e lixões.

Outubro| 2013- 19


|Aconteceu nas Filiais Salvador Seminário de Enfermagem

Realizado no dia 19 de setembro, o Seminário de Enfermagem, no Hospital Teresa de Lisieux, reuniu toda a equipe de enfermagem, contando com a presença de 111 colaboradores. A Gerência de Enfermagem e Diretoria Administrativa organizou o evento abordando os temas: “Fundamentos da Enfermagem”, ministrado pela Enfermeira Ana Rafaela, “Conceitos básicos de CCIH”, pela Enfa. Jussara Oliveira, “Etiqueta Comportamental”, pela Enfa. Cleonice Ferreira e “Orientações de segurança do trabalho”, pelos Técnicos de Seg. do Trab. _Sesmt, Aurélio e Monique.

Dia do Médico Com a intenção de prestigiar e homenagear os nossos médicos, foi realizado no dia 18 de outubro, com direito a um café-da-manhã, a comemoração do Dia do Médico, organizado pela Diretoria Administrativa - HTL.

Aracaju Dia da Criança Durante uma semana, o setor da Pediatria, do Hospital Gabriel Soares, ficou todo decorado com balões em comemoração ao dia da criança. Foram distribuidos pirulitos, bombons a todas a criançada presente.

Dia do Médico Em comemoração ao Dia do Médico, toda equipe se reuniu em um jantar.

20 - HapvidaMais


Belém Operação Sírio de Nazaré Operação Sírio de Nossa Senhora de Nazaré, realizado durante os dia 11, 12 e 13 de outubro, onde o Hapvida disponibilizou uma ambulância com toda assistencia medica preparada para atender a população durante o evento. Por meio da diretora administrativa, Tarita Dourado, também foram distribuídas garrafas de água os romeiros que participavam do Sírio. Mais de 40 colaboradores estiveram envolvidos no evento.

Feira Super Norte Com um ambulatório intalado, disponível com ambulância e assistência médica a todos que participaram do da Feira Super Norte, durante os dias 14,15 e 16 de outubro, no Centro de Eventos Hangar, o maior evento supermercadista e atacadista, reuniu 32 colaboradores do Hapvida durante a ação, que prestaram assistência médica a todos que participaram .

São Luis A colaboradora (ASG), Rita de Cássia, tornou-se ícone de exemplo para todos os outros colaboradores do Hospital Guarás, em São Luis. Rita encontrou uma sacola contendo vários objetos, inclusive dinheiro, deixado encima das longarinas do hospital, e em seguida, teve iniciativa de entregar na recepção. Minutos depois, a responsável pela sacola voltou e ficou grata pelo gesto de honestidade da colaboradora ao entregar a sacola integralmente. Parabéns pela atitude Rita de Cassia!!

Outubro| 2013- 21


PREVINA ACIDENTES

DE EXPOSIÇÃO A MATERIAIS BIOLÓGICOS Documento Interno

E PERFUROCORTANTES

Devido a exposição de materiais biológicos potencialmente contaminados podendo causar ferimentos com perfurocortantes, foi lançado no mês de setembro, em Salvador, um treinamento ministrado pelo Departamento de Segurança do Trabalho, para os colaboradores das áreas de enfermagem e técnicos, orientando a todos, os procedimentos de prevenção de acidentes de exposição. A ideia é expandir essa ideia, e que seja repassado através dos treinamentos de integração, para que os novos colaboradores já conheçam esses procedimentos ao fazer parte da empresa. De acordo com Setor de Departamento de Segurança do Trabalho, os números de acidentes diminuíram consequentemente depois treinamentos realizados, pois de cada dois casos que aconteciam durante a semana, após o treinamento apenas um ocorreu no período de um mês.

22 - HapvidaMais


Outubro| 2013- 23


Criança Feliz. Vector arrecadou Dia da criança nas Hapclínicas brinquedos em Campanha Durante uma semana do mês de outubro, a equipe de cobrança e pós-vendas resolveram criar o dia da criança diferente de todos os anos anteriores. A equipe criou a Campanha “Faça uma Criança Feliz”, que contou com 60 colaboradores, que juntos arrecadaram 84 brinquedos em prol da Fundação Ana Lima. Todo o Setor foi decorado com balões, fotografias de operadores quando crianças, houve distribuição de “kits” com bombons, pirulitos, pipocas a toda operação do setor. 24 - HapvidaMais

Durante todo o dia .. as Hapclínicas de Fortaleza foram decoradas especialmente para o Dia da criança. A criançada presente foi recepcionada pelo mascote Castor e a Abelhinha, chamando a atenção dos pequenos, que puderam tirar fotos com os mascotes e ainda foram presenteados com kits, contendo bombons, balões, pirulitos e pipocas.


|Fundação Ana Lima

Teatro muda vida de jovens carentes em Fortaleza (CE) Moradores de comunidades carentes e violentas de Fortaleza, encontraram no teatro e na dança o caminho para mudar de vida. É arte promovendo uma mudança de vida real. São meninos e meninas que venceram a depressão, síndrome do pânico e até o alcoolismo na família. Por que tudo isso? Para poder brilhar nos palcos. Quando abre as cortinas do espetáculo, quem sobe ao palco é uma nova geração de artistas. Em cena, crianças e jovens carentes que interpretam a própria história, eles interpretam o Espetáculo Favelas, formado por 168 alunos da Fundação Ana Lima, que conta a história de muitas crianças que vivem na comunidade.A matéria foi exibida no dia 9 de outubro, na Tv Record Nacional, no Programa Hoje em Dia.

Outubro| 2013- 25


O escolhido deste mês, foi o colaborador da Linha de Frente, o Porteiro, Ricardo Galdino, que é um dos que estão com o novo crachá, usando sempre em local visível. Ricardo, já está na empresa a um ano e dez meses, iniciou como auxiliar de serviços gerais, onde trabalhou por nove meses. Devido a desenvoltura com os clientes e empenho, ele foi reconhecido profissionalmente e chamado para ser porteiro, onde já está por seis meses. “ O Hapvida é minha segunda casa, pois, é onde passo a maior parte do tempo. Como sou da Linha de Frente, procuro sempre estar de acordo com as regras e normas da empresa, ando com meu crachá, pois por meio dele, as pessoas vão me identificar, uso uniforme completo e atendo os clientes como se fossem da minha família, pois desta forma sei que estou fazendo meu trabalho correto e sendo reconhecido.” Ressaltou Ricardo. Parabéns ao colaborador Ricardo! Na próxima edição, vamos apresentar mais colaboradores, podendo ser matriz ou filiais, para nos contar um pouquinho sobre seu cargo, tempo na empresa e nos mostrar como a sua identificação, através do crachá é importante e necessária no ambiente corporativo.

26 - HapvidaMais


|Aniversariantes

Todo dia ĂŠ uma nova oportunidade que a vida oferece a quem nela crĂŞ. O Hapvida parabeniza a todos os aniversariantes do mĂŞs de Outubro!

Outubro| 2013- 27


NĂŁo hĂĄ aprendizagem mais difĂ­cil que manter a coragem, renovar-se a cada dia e buscar entusiasmo nos desafio de cada hora.

28 - HapvidaMais

Autor Desconhecido


Revista hapvida cópia 31 de out