Issuu on Google+

Cenário Empresarial

DEZEMBRO 2012, GOIÂNIA, GOIÁS

#03

ANO 2

ASSOCIAÇÃO COMERCIAL, INDUSTRIAL E DE SERVIÇOS DO ESTADO DE GOIÁS www.acieg.com.br @acieg facebook/aciegonline

Operação Natal Legal Substituição Tributária Para proporcionar aos consumidores e empresários segurança e mobilidade na época de compras de Natal, foi lançada a Operação Natal Legal. Com cinco frentes de atuação – ampliação da segurança, combate à informalidade, liberação de calçadas, melhorias no trânsito e prevenção de acidente e incêndios – as atividades da Operação Natal Legal terão como foco, até o dia 25 de dezembro, as regiões de comércio de rua, como Setor Central, Campinas e Rua 44. Para isso, Sedem, Acieg, Sindilojas-GO, Fecomércio, Polícia Militar, AMT, Guarda Municipal, Sefaz e Corpo de Bombeiros atuarão em conjunto.

A negociação do Fórum Empresarial com a Sefaz para minimizar os efeitos da substituição tributária, principalmente para micro e pequenas empresas, chegou a duas conquistas importantes neste ano: desde o dia 1º de dezembro, o regime de Substituição Triburária para “bebidas quentes” foi suspenso e o aumento do Índice de Valor Agregado (IVA) para o setor de “autopeças” foi adiado para março do ano que vem. As novas definições mostram que o governo estadual está disposto a dialogar. Outro avanço importante é o projeto de lei que está na Assembleia e que reduz, de 17% para 12%, o ICMS para micro e pequenas empresas que estão sujeitas ao regime de Substituição Tributária.

ACIEG NA DEFESA DO EMPRESÁRIO TRIBUTOS

Substituição tributária continua em debate

PIONEIRISMO

Vapt Vupt Empresarial Acieg é inaugurado

DESBUROCRATIZAÇÃO

Bombeiros aceleram processo de abertura de empresa

NEGÓCIOS

Empresários podem se cadastrar como fornecedores

EVENTOS

Acieg apoia eventos de moda, automobilismo e estética

MISSÕES

Oportunidades de negócios com diversos países

INTERNACIONAL

Líderes internacionais ministram palestras na Acieg

CURSOS

Capacitação deve ser foco de empresários

75 ANOS ACIEG

Ano de 2012 marcado por comemorações


ACIEG - 42ª DIRETORIA

CAPACITAÇÃO Para sucesso no mercado é preciso qualificação e dedicação. Atenta a essa necessidade e com o objetivo de proporcionar oportunidades de capacitação para empresas goianas, a Acieg promove, durante todo o ano, palestras com líderes renomados e cursos com temas de interesse do setor empresarial. Incentivar a renovação de conhecimentos é uma das missões da Acieg.

PALESTRANTES INTERNACIONAIS - Por meio NOVAS FERRAMENTAS de videoconferência e com apoio de empresas parceiras da Acieg, como o Grupo Algar, os líderes internacionais Philip Kotler e Sir Ken Robinson ministraram palestra para público na Acieg. Kotler abordou o Palestrante Sir Ken Robinson novo papel do marketing em uma economia conectada por redes. Já Sir Ken Robinson falou sobre a importância de incentivar a cultura da inovação no ambiente corporativo.

DEPOIMENTO EMPRESARIAL - Para oportunizar troca de experiência e contato com líderes goianos, a Acieg promove o evento Depoimento Empresarial. Participaram como palestrante o superintendente do Porto Seco Centro-Oeste, Edson Tavares; o diretor de Expansão e Logística do Fujioka, Katsume Fujioka, e o fundador da Farmácia Artesanal, Evandro Tokarski. Ótima oportunidade para jovens e futuros empresários interessados em conhecer a história de grandes líderes e saber mais sobre dificuldades e soluções administrativas.

O uso da internet e mídias sociais alteraram a forma de conduzir negócios e o mundo político. Sobre o assunto, foi realizado na Acieg, no mês de julho, Seminário de Marketing Político e Direito Eleitoral, em que os participantes puderam conhecer mudanças da campanha eleitoral e como empregar as mídias sociais no marketing político. Já no mês de outubro, a palestra “Como utilizar a internet para seus negócios”, com a especialista em e-commerce, Sandra Turchi, orientou sobre o comportamento do novo consumidor e o impacto do mundo virtual nos negócios.

CURSOS - Todos os meses são realizados na Acieg cursos direcionados para empresários e profissionais de diferentes segmentos. Em 2012, os Curso de recepcionista na Acieg temas marketing pessoal, etiqueta, oratória com foco em vendas, auditoria trabalhista e conciliação foram eleitos para cursos ministrados na entidade. Associados da Acieg têm desconto em todos os cursos.

ACIEG 75 ANOS

Homenageados nos 75 anos da Acieg

No mês de maio de 2012, os 75 anos da Acieg foram comemorados com festas, homenagens e confraternizações. Empresários goianos, que contribuíram para o desenvolvimento da economia de nosso Estado, e expresidentes da entidade participaram, em 10 de maio, de noite de homenagens na sede da Acieg. Ocasião em que receberam a Comenda Licardino de Oliveira Ney. Além dos ex-presidentes da Acieg, foram homenageados os empresários : Antônio Maia (Grupo Saga); Luziano Martins Ribeiro (Grupo Novo Mundo); Gilberto 2 | Cenário Empresarial | Dezembro de 2012

S e b b a (Grupo São Jorge); Show do Zeca Pagodinho Heno Jácomo Perillo (Halex Istar), e Henrique Coe (Casa Iracema). As comemorações continuaram no dia 11 de maio durante o show Vida da Minha Vida, do cantor Zeca Pagodinho, realizado no Sol Music Hall. Momento em que empresários de todo o Estado, associados e parceiros da Acieg tiveram oportunidade para encontrar amigos e confraternizar.


ACIEG - 42ª DIRETORIA

ACIEG INAUGURA VAPT VUPT EMPRESARIAL

Inaugurado no dia 3 de agosto, o Vapt Vupt Empresarial Acieg concentra serviços do governo estadual, municipal e iniciativa privada, voltados exclusivamente para o atendimento ao empresário e ao empreendedor que deseja abrir sua empresa. A unidade, que é pioneira no Brasil, destaca-se pela agilidade de processos: reduziu o prazo para abertura de empresas, de quatro meses, para apenas 45 dias. Conforme o secretário de Gestão e Planejamento, Giuseppe Vecci, o Vapt Vupt especializado era um sonho antigo dos empresários e gestores goianos. “Trata-se de uma unidade criada para atender o segmento e também prestar serviços de forma mais simples e eficiente”. O número de atendimentos realizados no Vapt Vupt Empresarial Acieg já supera a marca de 1.000, mensalmente. Entre os serviços disponíveis, destacam-se: registro de empresas (abertura e encerramento), autenticação de livros fiscais, emissão de certidões, Certificação Digital, Corte de Conciliação, entre outros.

DEFESA DO EMPRESÁRIO Em 2012, questões como redução da carga tributária, desburocratização de processos, geração de empregos e quitação de débitos, estiveram no foco das discussões da Acieg.

SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA

Vapt Vupt Empresarial Acieg

Serviços disponíveis: - Registro de empresas - Autenticação de livros fiscais - Pesquisa de nome empresarial

- Cadastro de fornecedores do Estado - Emissão de certidões (DARF e DARE) - Monitoramento de processos da Juceg - Emissão de alvarás de licença - Emissão de documento de numeração predial oficial e do uso do solo - Certificação emitida pelos Bombeiros - Certificação digital - Corte de Conciliação - Linha de crédito para empresa - Cadastro e inscrição estadual de MEI - Certidões Juceg - Serviços multifuncionais disponíveis em sites de esfera federal, estadual e municipal - Consultoria e atendimento Sebrae Goiás - Consultoria e atendimento Acieg e Procon

OPORTUNIDADES DE VENDER PARA O GOVERNO Empresários interessados em oferecer produtos ou serviços ao governo do Estado de Goiás podem procurar balcão de atendimento do Cadastro Unificado de Fornecedores do Estado (Cadfor), localizado no Vapt Vupt Empresarial Acieg. No local, profissionais capacita-

dos passarão todas as orientações necessárias para que os empresários integrem o quadro de fornecedores. Também será distribuída no local a cartilha “Como Ser Fornecedor do Estado de Goiás”, que visa esclarecer sobre o funcionamento do Cadfor. Cenário Empresarial | Dezembro de 2012 | 3

Negociações com a Sefaz, para minimizar o impacto da Substituição Tributária (ST), avançaram com duas conquistas: bebidas quentes, que sai ST a partir de dezembro; e autopeças, em que o aumento do Índice de Valor Agregado para o setor foi adiado para 1º de março.

PLANTÃO -

Iniciativa ofereceu equipe de profissionais para orientar a renegociação de dívidas tributárias, evitando que empresas goianas percam o benefício do Simples Nacional.

DESBUROCRATIzAÇÃO - Parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás possibilitou redução no tempo de liberação do alvará de funcionamento para micro e pequenas empresas. FICHA LIMPA OAB-GO - A Acieg se comprometeu a incentivar o setor empresarial a participar da iniciativa, que exige ficha limpa para representantes de órgõas municipais e estaduais. ESPERANÇA POLO INDUSTRIAL (PEPI) - Programa criou vagas de empregos para detentos, com anúncio da instalação de 20 galpões no Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia. A cartilha Mão de Obra Carcerária traz orientações sobre a contratação de mão de obra carcerária pela iniciativa privada.

SABATINA - Com o objetivo de apresentar as reivindicações do setor empresarial e conhecer propostas, a Acieg realizou debate com candidatos a prefeito de Goiânia.


ACIEG - 42ª DIRETORIA

MISSÕES INTERNACIONAIS Empresários do Estado de Goiás conheceram oportunidades de negócios para se inserirem no mercado global, assim como puderam trocar experiência e adquirir novos conhecimentos. Veja as principais missões:

ALEMANHA - A Acieg participou, em março, da mais importante feira e congresso internacional de negócios digitais do mundo, a CeBIT.

PORTUGUAL - Em abril, empresários portugueses e goianos conversaram sobre oportunidades de parceria e investimentos mútuos em rodada de negócios, na Acieg. HOLANDA- Bioenergia e pro-

Comitiva visita Google na Missão nos Estados Unidos

dutos sustentáveis foram o foco de negociação realizada no mês de maio com empresários holandeses. O encontro permitiu troca de conhecimentos e debate sobre economia verde.

ESTADOS UNIDOS - Em setembro, a Acieg conversou com empresas e lideranças norte-americanas sobre investimentos em Tecnologia da Informação (TI). Representantes da universidade do Estado norte-americano visitaram a Acieg, em outubro, para propor parceria que permite intercâmbio entre estudantes dos dois países.

EVENTOS Apoiar eventos que promovam o empreendedorismo e que contribuam para o desenvolvimento de ambiente de negócios é sempre uma ação de relevância para Acieg. Para isso, a Associação contribui com a realização e divulgação de eventos, e busca formas de valorizar seus parceiros. Confira alguns dos eventos apoiados pela Acieg:

GOFASHION WEEK - Produtores de moda, representantes de marcas goianas, indústrias da confecção e veículos de comunicação de todo o País, compareceram, de 8 a 10 de agosto de 2012, no evento de modas GOFashion Week. Com mais de 200 expositores e realização de desfiles.

Espaço do GoFashion Week

EXPERIMENT MOTORS - Nos dias 18 e 19 de agosto, na área externa do Flamboyant Shopping Center, amantes de carros puderam visitar a 4ª edição da Experiment Motors, feira do setor automotivo, em que a Acieg foi correalizadora. Estande da Acieg atraiu visitantes do evento. HAIR PROFESSIONAL & ESTHETIC - De 27 a 29 de outubro de 2012, o Centro de Convenções de Goiânia foi sede do Hair Professional & Esthetic 2012. Evento inovador, referência no Estado de Goiás em apresentação de técnicas modernas para cabelos, estética e beleza.

opinião Um passo atrás, dois à frente É preciso coragem e visão de longo prazo para voltar atrás em decisões tomadas que deram errado. Principalmente quando se sabe que todos vão dizer: “Bem que eu avisei”. O grande presidente Juscelino Kubitschek dizia: “Costumo voltar atrás, sim. Não tenho compromisso com o erro”. É grande a sabedoria e sensatez do secretário Simão Cirineu (Fazenda), ao reconhecer que todos perderam com a substituição tributária de bebidas quentes. O aumento médio de 30% no preçol para o consumidor reduziu drasticamente as vendas em Goiás e, por pouco, não dizimou o segmento, uma vez que o consumo migrou para o Distrito Federal e para as compras pela internet. E, é claro, reduziu a arrecadação em pelo menos R$ 5 milhões por mês, de acordo com comunicado da Sefaz. Ao abandonar a Substituição Tributária para bebidas quentes, a partir do dia 1º de dezembro, o secretário da Fazenda mostra que pensa no melhor para o Estado e não tem medo de voltar atrás para tomar a decisão mais acertada. As pequenas empresas que comercializam bebidas, os bares e restaurantes que aumentaram os preços em função do aumento dos impostos, agora podem voltar a atrair seus clientes com preços mais competitivos, trazendo de volta para nosso Estado as vendas que migraram para Brasília e São Paulo. Mas eis que temos outra nuvem escura pela frente: nos próximos dias, voltaremos à mesa de negociação para discutir aumento de impostos para o setor de autopeças. Se o aumento desejado pela Sefaz ocorrer, temos o receio de criar mais um incentivo à industria do desmanche de carros e, é claro, ao aumento de carros roubados com impacto muito negativo que extrapola em muito a discussão da questão tributária. O raciocínio dos sonegadores e amigos do alheio parece levar em conta que “quando a diferença entre o preço do comerciante – que paga corretamente seus impostos – fica alta demais frente ao do mercado paralelo”, leva a erroneamente pensar que “o crime compensa”. E é onde todos perdem: comerciante e consumidor e, principalmente, o arrecadador de impostos! O lado positivo e o passo à frente que esperamos é que as partes envolvidas na discussão, líderes empresariais (classes organizadas) e o governo, já aprenderam muito com os erros e acertos, o que ajudará muito a chegar a um ponto de equilíbrio entre o beneficio do remédio e seus efeitos colaterais indesejáveis. Helenir Queiroz é presidente da Acieg


Cenário Empresarial - dezembro de 2012