Revista Gente Centro-Oeste II

Page 35

S

Pioneirismo e conforto que fazem à diferença

egurança, conforto, pontualidade e inovação marcam a trajetória de serviços da Viação Xavante que há 40 anos atua no segmento de transporte de passageiros e cargas. A boa qualidade de prestação de serviços para seus usuários é ação consolidada da empresa que tem suas diretrizes focadas num conceito de gestão moderna e eficiente. A inovação constante em serviços de tecnologia e relacionamento com seus clientes é outra marca registrada da empresa. O sucesso e o reconhecimento de mercado já renderam prêmios de destaque regional e nacional á Xavante, conferindo a excelência dos seus serviços. A Xavante é considerada uma das mais conceituadas empresas de transporte e conta com a mais nova e moderna frota de ônibus do Centro-Oeste. Todos os ônibus seguem um padrão de qualidade, disponibilizando o que há de mais moderno e arrojado em tecnologia de carrocerias no mundo. Os veículos são de fabricação Mercedez Benz dotados de ar-condicionado, bebedouro de água mineral, TV com vídeo ou DVD, oferecendo o que há de melhor no segmento de transporte. A empresa tem como missão “Facilitar as necessidades em transporte de pessoas e cargas, primando por sua segurança, conforto e pontualidade, buscando em harmonia a satisfação dos clientes, colaboradores, investidores e fornecedores”.

Histórico Há 40 anos nascia a Viação Xavante. A história de sua fundação é dividida em três fases. Na primeira fase retrata o nascimento da empresa associada ao pioneirismo do empresário Laurentino Joaquim de Almeida (Loro). Ele foi fundador do primeiro e pequeno negócio de transportes de passageiros rodoviários em Barra do Garças (MT) e região do Araguaia. No inicio os ônibus eram pequenos e realizavam apenas linhas regionais. Já a segunda fase é marcada com a chegada do mineiro de Uberaba – Geraldo Quirino de Souza Júnior que tem como missão dar continuidade ao trabalho da empresa. Os ônibus já eram um dos pilares de sustentação do desenvolvimento econômico e social de Barra do Garças (MT) e região do Araguaia. Seqüencialmente continuaram, por muitos anos, as dificuldades. Na época, estradas eram feitas com os pneus dos próprios ônibus. Rastros da chegada do progresso. Em 1989 a Xavante já tinha um braço dedicado ao turismo, uma empresa com o nome de Barratur – Transporte e Turismo Ltda. Ainda em Maio de 1989, ocorre a cisão da Viação Xavante. Metade do patrimônio da Xavante foi para a Barratur. A partir daí, o Vale do Araguaia teria agora duas empresas de ônibus concorrendo na mesma rota.

A terceira fase e atual tem inicio na década de 90 – os ônibus da Xavante passam a operar a linha ligando Vila Rica e todas as cidades do Baixo e Médio Araguaia, na BR 158 – De Goiânia, Brasília e Centro-Oeste. Novo salto em 1996, a Xavante adquire o controle do Capital da “Expresso Satélite-Norte. Parte do Norte de Mato Grosso passa por Barra do Garças, vai a Goiânia (GO), Gurupi (TO), Imperatriz (MA), Terezina (PI) e tem rota final de Fortaleza (CE). (Com informações do site: www.viacaoxavante.com.br)

GENTE QUE FAZ

AGOSTO/2009

35 35


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.