Page 1

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

MARIANA POLTRONIERI CONFIRA O ENSAIO FOTOGRÁFICO DA LINDA E SIMPÁTICA ESTUDANTE DE DIREITO

96 ANOS TRÊS LAGOAS

CIDADE COMEMORA SEU ANIVERSÁRIO COM CRESCIMENTO E GRANDES PROJETOS

FLORA THOMÉ A POETISA NOS FALOU SOBRE SEU PONTO DE VISTA EM RELAÇÃO AO CRESCIMENTO DA CIDADE

DIA DOS NAMORADOS

ENTREVISTAMOS DOIS CASAIS PARA MOSTRAR QUE O AMOR NÃO TEM CARA, IDADE, NEM SEXUALIDADE


ÍNDICE JUNHO 2011 / EDIÇÃO 9ª

MODA

04

MEU ESTILO

06

BALADA

08

SAÚDE

10

VEÍCULOS

12

38

TRABALHO

14

BAZAR

48

TECNOLOGIA

16

SOCIAL

50

BALADA

18

ESPORTE

52

ESTÉTICA

20

INFANTIL

54

CASA & DECORAÇÃO

22

BALADA

Confira como foi o mês de Abril no Viracopos Botequim a casa de show mais badalada da região.

56

Os arquitetos Isabela, Ligia e Juliano nos deram dicas para que você possa aproveitar melhor a área de lazer de sua casa.

ESPECIAL

24

HORÓCOSPO & AGENDA

56

ENTREVISTA

32

Aprenda a cuidar da pele e do corpo durante a época mais fria do ano.

Estilo é uma coisa que não falta para o nosso personagem apesar dele repetir “não tenho um estilo próprio”. Confira como foi o show com Eduardo Costa no dia 20 de abril no Parque de Exposições Joaquim marques. Aprenda a evitar e tratar doenças causadas por má postura na hora de trabalho e de lazer. Conheça as marcas chinesas de veículos que estão vindo para o mercado brasileiro para ficar. Dicas para dar os primeiros passos, conquistar o respeito de seus superiores e subir de cargo dentro da empresa. As principais diferenças entre os antivírus pagos e gratuitos que estão à disposição no mercado nacional. Veja alguns cliques de como foi a badalada Festa do Branco que aconteceu no dia 23 de Abril no TAJ Hotel. Aprenda dicas de como cuidar da pele, do corpo e da alimentação durante o inverno.

Cidade comemora seu aniversário com muito crescimento e grandes projetos para o futuro. A poetisa nos falou sobre seu ponto de vista em relação ao crescimento da cidade.

BALADA

34

DICAS

36

Confira como foram as noites do mês de abril no Empório da Lagoa. De Tecnologia, Música, Livros, Ecologia e Filmes para você ficar antenado em todas as novidades.

DIA DOS NAMORADOS

Entrevistamos dois casais para mostrar que o amor não tem cara, idade, nem sexualidade.

ENSAIO COM MARIANA POLTRONIERI

Veja algumas dicas para você presentear pessoas queridas no dia dos namorados. Confira como foi a reinauguração do Bar do Vila Romana Parque Hotel e o que mudou depois da reforma. Modalidade de Pesca Esportiva vem ganhando cada vez mais espaço no estado e na cidade. Cuidados que devemos tomar com as crianças na estação do ano que mais ocasiona problemas para os pequenos.

Saiba tudo o que se signo reserva para o mês de junho e fique ligado nos eventos que iram agitar Três Lagoas e região.

EXPEDIENTE Comercial Thiago Palhares Diretor Paulo Jorge Diagramação e Arte Diego Araujo Jornalista Responsável Fernando Gonçalves MTB 50.100/SP Fotografia Momentos Fotografia

Anuncie

(67) 3522.6217 / (67) 9667.8300 / (67) 9676.8029

44

Contato

Envie sua dúvida, crítica ou sugestão para nós: contato@revistafun.com.br

www.revistafun.com.br


FUN MODA

INVERNO: TEMPO DE CUIDAR

DA PELE, DO CORPO E DA ALMA O inverno é a época do ano em que nossa pele é mais agredida pelas ações do tempo.

P

ara muitos o inverno é a estação do ano considerada mais sofisticada, pois nela as pessoas acabam por se vestir de forma mais elegante, nos encontramos com os amigos em ambientes mais aconchegantes para tomarmos um chocolate quente, o que nos remete a longas conversas. Porém, devido ao tempo seco e frio é nesta época que temos que cuidar mais da pele, dos cabelos, mãos, pés e principalmente da aparência. A pele é o maior órgão do corpo humano e também o que mais fica em exposição para tudo e para todos, por isso o cuidado com ela deve ser essencial, em todas as estações do ano, em todos os dias da semana, mas muita gente acaba esquecendo os cuidados e percebem a necessidade de ter uma atitude quando a pele já sofreu bastante com os efeitos da idade, do desgaste e da natureza. Algumas pessoas com mais resistência e de pele mais

DICAS

escura são mais fortes e sofrem menos á estas mudanças climáticas.

INVERNO Pode não parecer mas ao contrário do que muitos pensam esta é a estação que mais agride a nossa pele, porque o sol é forte, o vento gelado e o ar frio ressecam, desidratam nossas partes mais expostas ao ambiente natural e nos deixam com a aparência “craquelada” e rachada aparentando muito mais anos do que a nossa própria idade permite. Pouca gente sabe que mais de 80% da radiação ultravioleta que atinge a nossa pele durante a vida corresponde a essa exposição do dia-a-dia. Por isso, engana-se quem pensa que a ausência do sol está diretamente ligada ao fim dos cuidados com proteção. Mesmo no inverno, o fotoprotetor deve ser usado todos os dias.

Nos dias mais frios é fundamental usar cremes para o corpo. Os hidratantes funcionam como uma barreira contra a evaporação. Alguns são capazes de aumentar a elasticidade da pele e até combater a ação de radicais livres. Contamos com produtos com propriedades calmantes, hidratantes, suavizantes e cicatrizantes para proteger a pele e acalmá-la de possíveis desconfortos causados por procedimentos estéticos. A hidratação tem como função repor substâncias perdidas e auxiliar a pele na retenção de líquidos. Isso faz com que manchas e rugas demorem mais a aparecer, além de combater o envelhecimento precoce. Mas para evitar estes acontecimentos incômodos dermatologistas indicam pequenas dicas que são infalíveis para manter a saúde de nossa pele em dia, coisas simples: Como beber muita água – no mínimo seis copos por dia; Evitar banhos longos com água muito quente, pois a temperatura excessiva pode agredir e agravar o quadro de ressecamento da pele, principalmente do rosto; Utilizar sabonetes com pH neutros, para regular o pH da sua pele, evitar esfoliações intensas como por exemplo: na hora de se enxugar após o banho não esfregar a toalha contra a pele com força para não tirar a camada protetora que possuímos; Usar creme hidratante no corpo todo, dando atenção especial para o rosto e mãos com cremes específicos para cada região e para o seu tipo de

04 | FUN

pele, principalmente após o banho, pois com a pele úmida as chances de absorver os nutrientes do creme são maiores; Passar óleos hidratantes para a pele, dê preferência aos de banho, nunca sair de casa durante o dia sem um protetor solar com fator mínimo de proteção 15; Utilizar manteiga de cacau ou qualquer outro protetor labial com filtro solar, consumir alimentos ricos em vitamina B como mamão, derivados do leite, amêndoas, brócolis. Lógico que não tem apenas coisas negativas no inverno, é claro que tem coisas boas também como por exemplo a ausência de sol forte

beneficia diversos tratamentos dermatológicos, como por exemplo: peelings químicos e procedimentos a laser, para remoção de manchas, rejuvenescimento, correções de cicatrizes de acne. Nestas situações, o uso do protetor solar é fundamental para o sucesso do tratamento. Sempre que houver alguma dúvida quanto ao cuidado coma sua pele, converse com o seu dermatologista, ele saberá o produto mais adequado para o seu caso. E é claro que não podemos esquecer que essa estação do ano é ideal para se passar bem acompanhado. Aproveite estas dicas e curta o lado bom do inverno!


FUN MEU ESTILO

RODRIGO AMORIM “Yes we can!” (Sim, nós podemos!)

Sempre disposto a ajudar os amigos e as pessoas que gosta, Rodrigo cativa amizades por onde passa. Apesar de ter repetido varias vezes que não tem um estilo próprio nós discordamos e afirmamos que Rodrigo tem sim um estilo e tanto. É quase impossível não notar um cara de mais de um metro e oitenta com cabelos geralmente “trabalhados” e gozador na maior parte do tempo. Rodrigo é jovem, empreendedor, irreverente e muito criativo já morou fora do país e hoje procura usar tudo isso para administrar com “excelência” a casa de shows mais badalada da região e sua casa de sucos que funciona na madrugada, assim deve ser o jovem de hoje, trabalhador competente e sempre de bom humorado! Nome: Rodrigo Amorim Marinho Idade: 31 Profissão: Empresário Estado civil: Namorando Signo: Virgem Atividades diárias? Ultimamente muito trabalho e pouca atividade física. Como você define seu estilo? Hum difícil! Bom, gosto muito das novas tendências, defino meu estilo “camisa básica e calça jeans”, contudo sempre com um tipo de acessório como, gorro, lenço, cachecol, relógio. Díficilmente uso camisa ou calça com muita estampa. Então defino como “Básico”, porém, diferente! Você costuma seguir as tendências da moda? Por quê? Não só apenas seguir, mas também acompanhar! Por que não quero ficar pra trás, usar camisa com bolinha se estão usando camisa listrada. Onde trabalho frequenta muita gente bonita e bem vestida, e acho (e me dizem) que a noite do meu serviço tem a minha cara meu estilo, ou vice-versa! Você gosta de música? Qual estilo faz a sua cabeça? Opa! Eu que gosto! Gosto muito de um bom samba de roda, “acho que esta no sangue”. Porém, gosto muito também das músicas Técno, House, Mpb, Sertanejo Universitário e Músicas internacionais dos anos 80 e 90.

06 | FUN

Na hora “H” você é romântico ou mais despojado? Caramba cara, essa é mais difícil ainda! Mas vamos lá. Bom, não existe alguém que nunca foi um pouco despojado, ainda mais com um pouco de álcool na cabeça. Em uma relação os dois sabem a hora de ser romântico ou despojado, e eu não sou diferente! Importante é que quando é feito com a pessoa que a gente gosta pode ser do jeito que for, no carro, na cama, na sala, com barulho, com medo... enfim... Como você definiria as mulheres de hoje? Totalmente independentes, além disso a igualdade entre as mulheres e os homens no mercado de trabalho está super competitiva, hoje uma mulher com um grau de qualificação inferior ao do homem, tem competência pra fazer coisa que um homem com experiência e qualificação não faz. Qual o seu maior “pecado”? Planejar muito tudo que faço Qual o seu maior defeito? Muitas vezes agir com a emoção e não com a razão. Uma frase pra vida toda? Uma não! Algumas! “Amigo para sempre”, “conte comigo meu amigo”, “Yes we can!” (Sim, nós podemos!).


FUN BALADA

EDUARDO COSTA

EM TRÊS LAGOAS

08 | FUN

Intitulada como “De pele, alma e coração” a nova turnê do cantor sertanejo Eduardo Costa está percorrendo todo Brasil e como não podia ser diferente Três Lagoas também fez parte desse tour. Ao som de seus grandes sucessos Eduardo Costa agitou a cidade no último dia 20 de abril e disse que a cidade é muito especial pra ele e sua carreira. Confira um pouquinho da galera que curtiu o show do mineirinho.


FUN SAÚDE

A MÁ POSTURA NO TRABALHO E EM CASA PODE CAUSAR DOENÇAS Uma boa dica é praticar caminhada, fazer natação ou hidroginástica e também ter uma dieta equilibrada.

É

comum, que na maior parte do tempo em que trabalhamos sentarmos de forma inadequada em frente a nosso computador, ou em casa quando ficamos jogados em cima do sofá assistindo ao jogo de futebol ou aquele filminho buscando relaxar durante o final de semana. Você deve estar se perguntando o que uma coisa tem a ver com a outra?

e deitar do jeito certo.

A resposta é a má postura e suas consequências à saúde. A revista FUN entrevistou o Fisioterapeuta José Renato Maiolini Silveira, que atende no Studio Pilates Gabriela Gonzalez, que esclareceu varias dúvidas sobre o tema.

De acordo com Silveira é comum que as pessoas flexionem somente a coluna na hora de levantar uma criança ou algo pesado. O correto é se abaixar, dobrar os joelhos, trazer o peso para perto do tronco e só assim levantar. Agindo assim você transfere o peso do objeto carregado pras pernas e não pra coluna.

MALES Silveira enfatiza que geralmente a qualidade de vida no ambiente de trabalho está diretamente ligada ao nível de produção, pois trabalhadores com alterações físicas e desconfortos corporais, não executam suas funções como poderiam. As pessoas muitas vezes assumem posturas inadequadas, gerando sobrecargas mecânicas em sua estrutura, principalmente, quando assumem posturas ocupacionais ou funcionais inadequadas. De uma forma geral o indivíduo acometido dessas alterações podem apresentar problemas de postura como hiperlordoses, escolioses funcionais, hérnias de disco, tendinites, bursites, cefaléias de origem tensional, stress, distúrbios emocionais, dentre outros problemas ocupacionais denominadas LER (Lesão por Esforço Repetitivo), DORTs (Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho). NO TRABALHO

Varrer o chão, abrir armários, carregar compras, trocar lâmpadas, pendurar roupas no varal, cuidar das crianças. As atividades, bem conhecidas das donas de casa, podem causar sérias lesões como tendinite, bursite e artrite, quando não realizadas de uma forma correta.

Outra dica que o fisioterapeuta dá é que sempre que possível evite ficar deitado em sofás que acabam no decorrer do tempo adquirindo a nossa forma corporal; cuidado com a postura no computador e evite muitas horas em frente dele; realize atividade física ao menos três vezes por semana, evitando o sedentarismo e complicações do mesmo. Na dúvida consulte um fisioterapeuta para auxiliá-lo. EXERCÍCIOS Existem exercícios simples como alongamentos de membros superiores, inferiores e de coluna que podem ser realizados antes durante ou até mesmo depois de um dia de trabalho e até mesmo em casa. Além de um longo espreguiçar, alongar punhos, cervical, lombar, etc. Importante também é adotar o hábito de se exercitar com caminhadas e aulas de pilates. Procure não faltar na hora da ginástica laboral que muitas empresas atualmente estão procurando incorporar em seus ambientes de trabalho. Aprenda 5 tipos de exercícios simples de alongamento para fazer no seu dia a dia: 01 - Com as pernas paralelas e semiflexionadas, pressione o cotovelo em direção ao corpo. 02 - Leve o braço flexionado para trás da cabeça, e com a outra mão puxe levemente para o outro lado. 03 - Puxe a cabeça com um das mãos até sentir uma leve pressão na lateral do pescoço. 04 - Coloque as mãos sobre a cabeça e pressione a para baixo. 05 - Faça um movimento giratório com a cabeça. Primeiro no sentido horário e depois no anti-horário.

É comum cometer erros posturais no ambiente de trabalho muitas vezes por descuido, vício ou costume. Alguns deles podem ser evitados: evite sentar com o tronco não reto e sem apoio no encosto; não mantenha pernas cruzadas, mas sempre com os pés apoiados; evite movimentos torcionais de coluna, o que pode causar atrito entre as vértebras podendo comprimir os nervos e desgastá-los, causando hérnias e dores ciáticas; ajuste a altura do monitor do computador que você vai usar; evite contato direto com ar condicionado; procure trabalhar em ambientes com ventilação e organize seu posto de trabalho deixando fácil o acesso de todo material utilizado; posicione corretamente as articulações como cotovelos e punhos, evite sobrecarga de coluna lombar principalmente na manipulação de cargas; utilize mais a flexão de joelhos e não de coluna, poupando-a. Falar de tecnologia, carreira, etc, é muito bom, mas devemos nos atentar a detalhes com relação a nossa saúde. O corpo não deixa barato, se o maltratar, ele vai reagir, mais cedo ou mais tarde. Pense nisso. EM CASA Muitas pessoas acham que só no trabalho que se comente erros de má postura mas em casa também podem e acontecem muitos erros que causam tanto mal quanto no trabalho. Silveira alerta que quando se trata de nossa casa o problema não é só dor nas costas. Muitas pessoas não sabem mas várias doença de enxaqueca até pedra nos rins, são causadas por má postura. Para ter saúde você precisa aprender a sentar, ficar em pé

10 | FUN

José Renato Maiolini Silveira

Fique 30 segundos em casa posição e alongue dos dois lados.


FUN VEÍCULO

MARCAS CHINESAS ESTÃO INVADINDO O MERCADO DE AUTOS BRASILEIROS PRA FICAR Sem dúvida um dos grandes atrativos dessas marcas é o baixo preço e os opcionais de fábrica que de longe saem na frente de marcas consagradas no país. Que todo brasileiro é apaixonado por carro, isso todo mundo já sabe e está presente em quase todas as propagandas de automóveis veiculada na TV, mas ao que tudo indica não somos só nós que gostamos de andar sob quatro rodas, uma leva de carros estrangeiros começou a invadir o mercado nacional nos últimos anos. Tudo bem que as mais tradicionais também não são brasileiras, marcas italianas, alemãs, estão constantemente presentes em nosso dia-dia, mas o que você diria de comprar um carro de uma marca chinesa? Essa é uma pergunta frequente, será que esses carros possuem qualidade? Quais são os seus diferenciais? É confiável? Bom ao que tudo indica sim e duas marcas já estão sendo vendidas no Brasil, a JAC Motors e a Chery ambas com um diferencial que chama muito a atenção, o valor!

JAC Motors

Lançada oficialmente no país no dia (11) de março deste ano, a marca tem como principal objetivo a qualidade de seus produtos, ao menos é o que diz o presidente do grupo SHC, Sérgio Habib, responsável pela importação da marca para o Brasil. Segundo Habib a meta é vender nesta primeira etapa aproximadamente 35 mil exemplares dos modelos J3 e J3 Turin que vão concorrer diretamente com os já conhecidos Volkswagen Gol e Voyage, Renault Sandero e Logan, Fiat Palio e Siena, entre outros. A marca tem como foco se destacar nos segmentos que se encaixam na faixa de preços entre R$ 30 mil e R$ 40 mil. O empresário Habib ressalta que “esse é o coração do mercado brasileiro de veículos, representa 54% do total das vendas”. Ou cerca de 2 milhões de unidades. Assim, o hatch J3 chega por R$ 37,9 mil e o sedã J3 Turin, por R$ 39,9 mil. A JAC Motors conta com 50 concessionárias em todo o país e um moderno centro de distribuição de peças. Até o final de 2011 segundo a empresa serão comercializados quatro modelos: o J3, o J3 Turin, o J5 e o J6.

12 | FUN

Chery Já a marca Chery lançada no Brasil no dia (28) de abril traz para o mercado nacional o modelo QQ que vem com o objetivo de concorrer diretamente com os modelos mais populares do país como Fiat Uno Mille, Chevrolet Celta e Volkswagen Gol G4. Com o valor de R$ 22,9 mil, o pequeno chinês se tornou o carro mais barato do Brasil atualmente, e o melhor que o QQ vem com uma grande lista de itens de série o que chama muito a atenção como ar condicionado, direção hidráulica, duplo airbag, painel digital, faróis de neblina dianteiros e traseiros, vidros, travas e retrovisores elétricos, faróis com regulagem de altura e rádio AM/FM com CD Player MP3 com entrada USB, freios ABS, alarme antifurto, aviso sonoro do cinto de segurança desatado, luz de aviso de porta aberta e de baixo nível de combustível, limpador e desembaçador traseiro, além de brakelight e spoiler traseiro como importantes acessórios de segurança e estabilidade, respectivamente. Um dos pontos fortes da marca é o pós-venda e a economia na manutenção.

Segundo a Chery pela tabela anunciada no lançamento, se o cliente seguir todas as revisões nas concessionárias autorizadas da rede, pagará somente a bagatela de R$ 596 até os 40.000 km rodados e terá garantia de três anos. A Chery afirma que a primeira revisão é feita com 2.500 km e sai por apenas R$ 99, A de 10.000 km sai por R$ 149, a de 20.000 km por R$199 e a de 40.000 tem preço fixado em R$ 149, o que realmente é um bom chamativo. Luis Curi, presidente da marca no Brasil, assegura: “Temos total confiança no QQ. Apesar de não ter sido submetido ao crash-test do C-NCap (órgão chinês que testa a segurança dos carros), mas o presidente afirma que o carro passou pelos testes de impacto da inglesa VCA (órgão independente que testa a segurança dos veículos na Inglaterra).


FUN TRABALHO

SUBINDO OS DEGRAUS NO EMPREGO O primeiro passo é conquistar o respeito de seus superiores.

P

or que é tão difícil subir na carreira e conquistar cargos melhores em minha empresa? Por anos você tenta e seu trabalho é reconhecido, mas na hora da promoção, nem é convidado a entrar na fila de pretendentes. O que está faltando?

Para quem olha a situação de baixo para cima, os candidatos naturais a uma promoção deveriam ser aqueles que possuem mais tempo de casa ou aqueles que apresentam os melhores resultados práticos. Quando isso não acontece, fica aquela impressão de que o promovido é protegido de alguém.

PRIMEIO DEGRAU A primeira fase de carreira é aquela em que o iniciante precisa ganhar o respeito de seus superiores hierárquicos. E essa fase requer boa dose de paciência. A palavra respeito significa em latim, “olhar para trás” – a palavra “retrospecto” é irmã gêmea de “respeito”. Para ter bom futuro na empresa, você antes precisa ter bom passado. Que começa com a adaptação à cultura interna, à hierarquia e à famigerada burocracia. Nessa fase, você é encarregado de fazer o que qualquer um poderia fazer, mas terá de demonstrar que pode fazer melhor do que qualquer um faria. Em empresas, respeito não é algo que se ganha de graça ao entrar nem é algo que se exige. È algo que se vai construindo.

SOBREVIVÊNCIA A regra de sobrevivência é “O funcionário deve estar na mesma sintonia da empresa”. Sem dúvida, tempo de empresa e resultados são levados em consideração, mas são apenas dois dos itens avaliados. “Comprometa-se” com o sucesso do seu chefe. Pode parecer estranho, se você está sobrecarregado e insatisfeito. Mas se quiser ter sucesso, fixe sua mente no comprometimento com o sucesso de seu chefe. Assim, você se torna parte do trabalho dele e tem a chance de apontar saídas para erros ou problemas com fornecedores. Assim você se destacará pelo potencial que possui. A capacidade de liderança, não a liderança no sentido de “mandar”, mas de “convencer”. O líder entre colegas, ainda não tem o cargo, mas já ganhou o respeito. Ele é o primeiro a ser consultado pelos colegas

14 | FUN

quando surge uma situação nova e na maioria dos casos suas opiniões são ouvidas e suas sugestões, acatadas. Isso significa que quando promovido, terá pouca ou nenhuma oposição. Outro item é entender e defender o ponto de vista da empresa. Pessoas que ou reclamam muito ou se mantêm caladas dificilmente são promovidas. Pessoas que entendem porque uma decisão foi tomada, mesmo não gostando delas, demonstram que poderão tomar decisões semelhantes quando em cargos de chefia. Ter Personalidade: Mostrar que tem opinião própria é bom, discutir com o chefe, é saudável, mas perceber o momento que a opinião do chefe prevalece é essencial. Em outras palavras, esticar a corda da hierarquia, mas nunca permitir que ela arrebente. Por último: prestar atenção às pessoas que foram promovidas recentemente. O que a empresa viu nelas, é o que a empresa verá nos futuros promovidos. Acredite e mantenha a esperança. Aja como se já fosse o profissional pronto que você quer se tornar. Se o seu chefe não é solidário aos seus esforços, tenha fé, acredite que alguém será. Todo bom líder está sempre procurando as pessoas certas. E, quando perto de pessoas que têm as qualidades certas, começará a trabalhar para conseguir que o indivíduo se destaque na equipe. Ter o perfil significa “Parecer com a Empresa”. (Max Gahringer) Porém estas dicas de nada adiantam se você não investir nos estudos. A superqualificação que era exceção, está se tornando regra. Informações: Múltipla Gestão de Pessoas.


FUN TECNOLOGIA

PRA QUÊ SERVE E COMO ESCOLHER UM BOM ANTIVÍRUS? Pago ou gratuito o importante é não deixar seu computador desprotegido.

V

ocê já se deparou com seu computador lento, com erros, dando o chamado “pau” ou até mesmo quando mais precisa do danado ele nem sequer liga? Bom, isso é normal acontece sempre com todos nós, mas muitas vezes alguns desses incômodos pode ser evitados facilmente instalando um antivírus em seu PC. Mas como escolher um bom antivírus? Preciso pagar por isso? Os gratuitos são bons? Essas e outras perguntas frequentes sempre povoam nossa cabeça ainda mais quando nosso computador está totalmente infectado por essas ameaças digitais. Bom, basicamente o melhor sempre é aquele que detecta maior número de vírus conhecidos através de uma lista de assinaturas ou o que tem maior capacidade de identificar vírus desconhecidos pelo comportamento. Atualmente existem testes comparativos entre antivírus e esses indicam sempre um melhor. É muito comum ainda nos dias de hoje que o antivírus seja instalado pelo técnico do computador na hora da formatação do PC ou quando ele demonstra algum problema, e é ainda mais comum que o internauta não saiba nem qual é e muito menos como funciona; atualizar então nem pensar. Em resumo pode se dizer que: o programa simplesmente procura os vírus que estão cadastrado em sua lista, como surgem vírus novos diariamente essa lista deve ser atualizada no mínimo semanalmente pois senão os vírus novos não serão procurados e com certeza vão fazer um belo estrago em sua máquina.

PAGOS Para quem pretende comprar um bom antivírus em uma loja deve saber que sim ele vem desatualizado pois novos vírus estão surgindo todo dia e a fábrica desse antivírus já disponibilizou em seu site a lista nova para atualização desses dados. Por tanto além de comprar e instalar é necessário atualizar o danado e em seguira

16 | FUN

configurar e colocá-lo em execução no seu PC. Isto significa então, que basta ter um antivírus atualizado e pronto? É certo que não. Sem dúvida alguma é importante te-lo atualizado mas, além disso, é bom que esteja também corretamente configurado e principalmente, que o usuário tenha bons hábitos preventivos em relação a segurança na Internet. E o que seriam hábitos preventivos? No caso do Windows é importante ter pelo menos as Atualizações críticas instaladas não executar arquivos que não tenham sido solicitados ou que sejam extremamente importantes e tenham chegado por e-mail e não baixar programinhas de sites suspeitos.

ANTIVIR O AntiVir é um software de antivírus produzido pela empresa Avira, e adota um simpático guarda-chuva vermelho como seu logotipo. O AntiVir tem um bom nível de detecção de vírus e não consome tanto processamento quanto o Avast. Infelizmente a versão gratuita não remove os conhecidos Spywares e AdWares, mas também não faltam opções de software na internet para remover este tipo de malware. A Interface é simples, mas está disponível somente no idioma Inglês. A instalação consome 32mb de espaço em disco.

AVG Qual melhor antivírus grátis? Existe uma boa variedade na internet, e cada um tem as suas próprias características, mas no final das contas todos servem para fazer a mesma coisa: tirar vírus!

GRÁTIS

Veja abaixo a lista de alguns antivírus gratuitos disponíveis para baixar na internet:

AVAST Avast é considerado um dos mais populares softwares de antivírus gratuito para usuários domésticos. Tem capacidade de encontrar vírus em uma grande variedade de arquivos compressados e também arquivos de caixa de email do Outlook e EXE Packers. Tem opção de idioma em Português (do Brasil) e a interface pode ser customizada com diferentes Skins. Veja abaixo algumas características do Avast Anti Virus: Interface Simples, com suporte a Skins; Protecção residente de arquivos e E-mail; Módulo de proteção para P2P e IM (Instant Messaging); O Avast consome aproximadamente 55mb de espaço em disco depois de instalado.

O AVG Antivírus possui uma versão gratuita chamada de AVG Free Edition que se limita a proteção contra Virus, ou seja, também não tira Spywares. A versão gratuita só está disponível no idioma Inglês, porém existe uma versão paga com suporte ao nosso Português, que também inclui a capacidade de remoção de Spywares e Adwares. O AVGpossui uma interface extremamente simples, e somente em inglês na versão grátis. A instalação utiliza cerca de 42mb de espaço em disco. Bom pessoal fica ai algumas opções pra quem quer proteger seu PC dessas ameaças que causam uma tremenda dor de cabeça, pago ou gratuito o importante é manter as atualizações e ter cuidado ao navegar em sites suspeitos e muito cuidado ao abrir ou baixar arquivos de pessoas desconhecidas ou suspeitos, afinal todo cuidado é pouco e como diz o ditado é melhor prevenir do que remediar não é.


FUN BALADA

FESTA DO BRANCO 2011

A

conteceu no último dia 23 de abril em Três Lagoas mais uma edição da Festa do Branco, a novidade deste ano foi que o evento foi realizado pela primeira vez no Taj Hotel. Regado a muita música eletrônica a balada virou a noite e só terminou no outro dia. Muita gente bonita pode se divertir ao som dos DJs Markynho Mayer, Felipe Venâncio e Cássio Yamma, veja as fotos do pessoal que agitou na balada.

18 | FUN


FUN ESTÉTICA

INVERNO, HORA DE CUIDAR DA PELE DO CORPO E DA ALIMENTAÇÃO Nessa estação do ano uma das principais dicas é se hidratar e ter uma alimentação balanceada.

E

sse ano o inverno chega oficialmente no dia 21 de junho e termina só no dia 23 de setembro, isso significa que teremos três meses de friozinho, muitos adoram essa época, pois nela as pessoas se vestem e comem melhor, sem contar que o frio ajuda a unir as pessoas.

de nosso corpo fique ressecado. Nos lábios abuse dos protetores labiais pois eles costumam rachar podendo trazer sangramentos. O rosto deve ser lavado com água fria para que não resseque demais e use sempre hidratantes específicos para o rosto. Loção ou gel de limpeza com ação profunda devem ser usados também, mas nunca esqueça de hidratar seu corpo por dentro. Procure beber pelo menos dois litros de água por dia fazendo frio ou calor.

Mas fora essas coisas que são ótimas, essa estação do ano também tem seus lados negativos, nela muitas pessoas descuidam um pouco dos cuidados com a saúde e isso pode acarretar vários problemas.

Uma coisa que nunca se deve descuidar principalmente no inverno é com o banho, é claro que todos devem tomar banho, mas o problema é a duração do mesmo e a temperatura da água. Todos nós adoramos aquela água quentinha o clima embaçado que o banheiro fica e quanto mais dura menos dá vontade de sair dele.

A revista FUN fez um coletânea de dicas para que você possa manter a saúde em dia e passar o inverno sem nenhum tipo de problema envolvendo sua saúde. ALIMENTAÇÃO Todos já sabem que no inverno da aquela fome, isso se deve porquê nosso corpo precisa de mais energia para manter a nossa temperatura mas nunca se esqueça que tudo que é demais faz mal e não confunda comer bem com comer bastante. A alimentação nesse período em especial deve ser rica em substâncias necessárias para o bom funcionamento do corpo, a nossa imunização cai bastante na época de frio e muitos vírus se proliferam, assim ficamos mais vulneráveis às gripes e resfriados, e inclusive doenças mais graves, por isso é tão importante cuidar da sua alimentação. Nessa época mesmo com muita fome, não alimente-se de doces ou salgados, as frutas continuam sendo ótimas opções apesar do frio, sopas bastante nutritivas, alimentos ricos em vitaminas, proteínas e carboidratos. Não descuide de sua alimentação, ela é essencial para manter o corpo em bom estado nessa época tão fria. Especialistas apontam que os excessos nessa época do ano podem provocar doenças como hipertensão, obesidade e aumentar as chances de problemas cardiovasculares. Por isso é interessante reavaliar a alimentação na estação mais fria do ano.

20 | FUN

SEGUEM ABAIXO ALGUMAS DICAS PARA ENGANAR A FOME OU DEIXAR OS PRATOS MENOS CALÓRICOS • Fondue: use leite desnatado e queijos magros e substitua o pão por legumes;

Ma o problema é que a água quente em tempo demasiado no inverno faz mal a pele, e ninguém quer ficar feio não é mesmo? Por isso o banho deve durar menos que quinze minutos, sabemos que está na hora de sair quando o espelho começa a embaçar e os dedinhos começam a ficar enrugados, ai é o sinal de que é hora de o banho acabar.

• Queijos: prefira os brancos e lights;

A pele merece muito cuidado também, use sempre sabonete que tenha em sua composição glicerina ou óleos vegetais. Sempre que possível espalhe óleo de semente de uva ou de amêndoas pelo corpo, após o banho e termine retirando o excesso com uma última chuveirada.

• Chás: ótimas opções para aumentar a temperatura do corpo;

E para finalizar use sempre hidratante, preferencialmente à base de uréia e vitamina E.

• Sopas: dê preferência àquelas preparadas com legumes batidos, para engrossá-la adicione farelo de trigo;

Siga os cuidados com o seu corpo corretamente para que você possa ter uma pele bonita e muito bem hidratada.

• Chocolate quente: use leite desnatado e achocolatado diet;

• Abuse das frutas típicas da estação, como laranja e maracujá. PELE Apesar de sempre cuidarmos da alimentação não podemos esquecer da pele, dos lábios, pois no inverno é muito comum que o maior órgão

Uma dica importante é que mesmo no inverno e com toda preguiça que a estação propicia é muito importante manter o físico, caminhadas moderadas regadas a muita água e para quem pratica academia cuidado com os exageros, tudo que é de mais faz mal, beba muito líquido e se alimente bem. Fora isso ótimo inverno a todos, e pra quem está sozinho aproveito o friozinho para encontrar seu “cobertor de orelha”.


FUN CASA & DECORAÇÃO

O PRAZER DA ÁREA DE LAZER Cada vez mais a área de lazer torna-se uma das partes mais importantes da casa. É nela que passamos momentos de prazer junto a familiares e amigos. Por Isabela Arantes • Ligia Valença • Juliano Rufato

E

la pode ser grande, pequena, com piscina, balcão de churrasqueira, mesa, sofás, poltronas, plantas exóticas entre outras coisas.

Algumas pessoas estão optando em eliminar salas de jantar, estar e até mesmo cozinha para melhor investir em um espaço único e totalmente utilizado no dia a dia, sendo para fazer suas refeições, assistir filmes, receber pessoas próximas, como também relaxar. O espaço onde localiza a churrasqueira pode ser composto por todos os equipamentos que uma cozinha tem: geladeira, freezer, fogão, forno, balcão baixo ou alto e até mesmo forno e fogão à lenha. Os acabamentos desses setores podem ser de tijolinhos à vista, pastilhas cerâmicas, ripas de madeira, pedras ornamentais entre outros... Também cada vez mais é prioridade um espaço destinado para televisão com DVD para assistir shows, filmes, jogos de futebol... O paisagismo é essencial, atuando como a maquiagem do espaço e pode ser composto por gramados, palmeiras, vasos, arbustos ou até mesmo em paredes formando painéis verdes. Piscinas aparecem em diversas formas, retangulares ou orgânicas, com partes rasas que tanto pode ser usadas para crianças, como também para se tomar sol. O revestimento pode ser vinílico, com pastilhas ou piscina de fibra. É por tudo isso que a área de lazer se torna um local de maior prazer. Para isso um arquiteto pode auxiliar no desenvolvimento desse espaço, seja na construção, decoração, paisagismo e luminotécnica.

VEJA ALGUNS EXEMPLOS

22 | FUN


FUN ESPECIAL

Cristo Redentor de braรงos aberto para a cidade


TRÊS LAGOAS, 96 ANOS Para muitas pessoas 96 anos pode ser o final de uma vida, mas o que dizer a essa jovem que está para fazer aniversário no próximo dia 15 de junho, prestes a completar um século de existência essa promissora quase centenária vem se destacando economicamente, industrialmente e civicamente no estado de Matogrosso do Sul. O que dizer a uma jovem que está prestes há completar 96 anos? Pode parecer estranho, mas essa jovem ainda tem muita lenha pra queimar como diz o ditado. Nem mesmo a crise mundial foi capaz de afetar seu crescimento, e que crescimento, o termo marolinha dito pelo então presidente da época nem chegou por aqui, e se veio, ela deu uma surfadinha nela. Jovem que viu muita coisa acontecer, saiu da infância passou como um foguete pela puberdade, chegou à adolescência e está seguindo rumo à maioridade. Mas você deve estar se perguntando... Prestes há completar 96 anos e só agora está chegando a maioridade que tipo de jovem é essa? Uma jovem que está em pleno processo de crescimento e que não tem medo de desafios, metas e objetivos. Nos últimos anos ela teve duas mães, isso mesmo, a primeira foi quem lhe mostrou o caminho certo, tirou aquelas dúvidas que ficam sempre na cabeça dos jovens, ensinou e lhe falou sobre a vida, mas por obra do destino ela teve que partir para um novo rumo, uma nova meta, ajudar a cuidar da filha de um amigo que estava precisando de uma forcinha feminina, mas ela

não deixou sua jovem filha desamparada e ai surge a outra mãe para lhe mostrar aquilo que a primeira não teve tempo de ensinar. Essa nova mãe, digamos que postiça, mas tão verdadeira quanto a primeira, enfrentou alguns problemas com sua jovem filha. Em setembro de 2010 sua rebenta passou por um problema muito sério, se machucou feio em meio a uma tempestade que devastou e quase acabou com sua esperança, mas mesmo assim mãe e filha não desanimam e em meio aos destroços e muitas feridas ambas ergueram a cabeça rumo ao horizonte e conseguiram superar mais esse desafio. Hoje a jovem está quase madura pronta para a vida, mas sem nunca esquecer de quem a ajudou a ser o que é hoje, grade, forte, visionária e acima de tudo comprometida com as pessoas, ou melhor, sua população, comerciantes que vislumbraram seu potencial, as indústrias que acreditaram nela e hoje não se arrependem de ter lhe dado essa confiança, a todos que direta e indiretamente a ajudaram a ser e ter uma das economias mais fortes e sólidas do estado de Mato Grosso do Sul. Parabéns Três Lagoas pelos seus 96 anos de prosperidade e que esse desenvolvimento seja apenas a ponta do iceberg e que a cada ano essa jovem amadureça mais e mais até se tornar o adulto que imaginamos que ela venha a ser.

Por Fernando Gonçalves

25 | FUN


FUN ESPECIAL Personalidades dos mais variados setores deram seu parecer sobre Três Lagoas. Todos apresentaram seu ponto de vista pessoal e profissional sobre a cidade que está se tornando o polo financeiro e industrial de Mato Grosso do Sul.

POLÍTICA

INDÚSTRIA

Márcia Moura

Carolina Gonçalves

30 anos, Administradora de Empresas

50 anos, Radialista e Jornalista

Está em Três Lagoas há quanto tempo? 51 anos, em 31 de março de 2010 assumi a prefeitura municipal de Três Lagoas em substituição a atual vice-governadora Simone Tebet. Qual a diferença da administração municipal de hoje e de dez anos atrás? Hoje os desafios são bem maiores que em 2001. O crescimento do município, ditado pelos empreendimentos industriais é espetacular, o que nos coloca no alto do ranking de desenvolvimento regional e nacional. São novos desafios, um contingente maior de população, uma requisição maior de investimentos em todas as áreas. O que a população de Três Lagoas pode esperar da administração municipal para ainda esse ano de 2011? Um trabalho cada vez mais efetivo, a busca de novos investimentos, de novos projetos de desenvolvimento, através de novas indústrias, o empenho em dotar o município de toda a infraestrutura necessária para que Três Lagoas seja a melhor cidade para viver em Mato Grosso do Sul, buscando sempre a valorização do cidadão. Projetos da administração municipal para 2012. Uma política agressiva de consolidação da cidade como a mais dinâmica do Estado e do País.

Está em Três Lagoas a quanto tempo? Desde os três anos de idade e atualmente administro a empresa Triaço. Qual a diferença do setor industrial de hoje e de dez anos atrás ? Gestão. Na última década o setor industrial evoluiu não só em tecnologia, qualidade e logística como também na valorização do profissional e a preocupação com a sustentabilidade. O que a população de Três Lagoas pode esperar do setor industrial para ainda esse ano e 2011? Neste ano, nós treslagoenses acompanhamos diariamente o contínuo desenvolvimento econômico que tomou conta da cidade e com a forte política de infra-estrutura municipal podemos esperar por novos investimentos no setor industrial como a instalação de novas empresas, ampliações das fábricas e assim a geração de novos empregos e a melhora na capacitação e qualificação da mão-de-obra, que hoje é um dos maiores desafios encontrados nos diferentes setores. Projetos para 2012 O chamado “efeito Três Lagoas” é um fator decisivo nos nossos projetos de expansão para 2012, que entre eles, está adquirir modernas máquinas de fabricação de blocos, pavers e telhas em concreto, afim de aumentar capacidade produtiva e atender a necessidade do mercado na construção civil.

Está em Três Lagoas a quanto tempo? 50 anos, nasci em Três Lagoas. Qual a diferença da imprensa de hoje e de dez anos atrás ? Bom, eu iniciei minha carreira na imprensa em 1975, antigamente as coisas eram mais difíceis principalmente no que diz respeito a parte de equipamento. Hoje em dia com o avanço da tecnologia a evolução da tecnologia ajudou e muito na hora de se realizar uma entrevista, um flash ao vivo de qualquer lugar, principalmente para o rádio. Outra mudança que vejo muito aparente nos dias atuais é com relação ao amadorismo na imprensa, hoje em dia com as faculdades de jornalismo os profissionais estão muito mais qualificados e só quem realmente está preparado tem espaço no rádio e na imprensa em geral. O que a população de Três Lagoas pode esperar da imprensa ainda para esse ano? Um trabalho sério e ético sempre visando mostrar a realidade da forma como ela é. Uma parceria e uma cumplicidade maior com a comunidade tendo como objetivo sempre atender a seus anseios com comprometimento e seriedade. Projetos para 2012 A imprensa no geral deve ter como um de seus objetivos acompanhar sempre a evolução da cidade, com melhores equipamentos dando assim uma qualidade técnica muito mais apurada bem como uma melhora também no quadro técnico profissional.

51 anos, Professora Universitária

26 | FUN

IMPRENSA

Adonildo Narciso dos Santos


FUN ESPECIAL SAÚDE

Maria Augusta Machado da Costa

29 anos, Enfermeira / Coordenadora e Enfermeira encarregada do Samu de Três Lagoas.

Qual a diferença das ocorrências envolvendo o SAMU de hoje e de alguns anos? O SAMU foi implantado na cidade há três anos e estou nele a dois, durante esse tempo pude observar que um dos maiores problemas é que as pessoas costumam utilizar o SAMU como táxi e esquecem que na verdade possuímos a função de urgência e emergência e não a de locomover pessoas de um lado para o outro. Outro problema é com relação ao trote, ao todo chegam a 200 ligações por mês, dessas ligações ao menos duas são efetivas, ou seja, a viatura chega a ir até o local e não encontra nada, isso traz prejuízo para todos. Outro ponto foi o aumento de acidentes automotivos, principalmente os que envolvem motocicletas, condutores que não usam o capacete de forma adequada ou simplesmente a imprudência e o não cumprimento das leis de trânsito. O que a população de Três Lagoas pode esperar do SAMU para ainda esse ano e 2011? Bem, a cada três a cinco anos todas as viaturas são trocadas por outras novas e mais modernas, atualmente o SAMU conta com três viaturas para atendimento, e até mais ou menos a segunda quinzena de junho esperamos que uma nova ambulância totalmente adaptada

SEGURANÇA

como uma UTI (Unidade de Terapia Intensiva) móvel esteja pronta para ser utilizada na cidade. Ela estará adaptada com um respirador mecânico e um cardioversor (aparelhos que podem previnem ou evitam as mortes súbitas por arritmias). O cardioversor ou desfibrilador serve de suporte ao socorrista em emergências de parada cardiorespiratória, através dele é possível salvar vidas. O equipamento proporciona a retomada dos batimentos cardíacos. Assim podendo reverter os casos de fibrilação cardíaca ao promover a conversão da arritmia para um ritmo cardíaco normal. Projetos do SAMU municipal para 2012 Substituir toda a frota por unidades mais modernas, a efetivação do SAMU estadual com à implantação da unidade aérea que ficará em Campo Grande. Esse projeto está em aprovação pelo Ministério da Saúde e já está sendo implantado aos poucos. “Espero que a população use o SAMU de forma consciente, pois isso ajuda a salvar cada vez mais vidas.”

Wilson Sérgio Monari

41 anos, Major da Polícia Militar e Comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar

Está em Três Lagoas a quanto tempo? Morei aqui entre os anos de 1990 à 1994 depois entre o período de 1997 à 1999 e finamente de 2002 à 2011, desde outubro de 2009 no comando do 2º Batalhão da Polícia Militar de Três Lagoas. Qual a diferença da Polícia Militar de hoje e de dez anos atrás? Basicamente a quantidade de ocorrências principalmente as relacionadas ao tráfico de drogas e os furtos que aumentaram muito, antes quase não se tinha esse tipo de ocorrência. Antes eram duas ou três viaturas em ronda, não havia a ROTAI ( Rondas Ostensivas e Táticas do Interior) nem a tropa de choque, não se tinha toda tecnologia que se tem hoje utilizado no controle e fiscalização. Hoje em dia é possível uma checagem mais rápida de suspeitos, há muito mais viaturas em ronda pela cidade a ROTAI que atua como forma de prevenção e repressão ao crime e possui treinamento para atuar como tropa de choque.

Projetos para 2012 Uma investigação ainda mais moderna e eficiente com um trabalho de atendimento a sociedade com o máximo de qualidade. Em parceria com a Prefeitura Municipal, Petrobras e Fibria, três novos projetos estão em estudo, cursos no SEBRAE de Qualidade no atendimento, trabalho em equipe e liderança, sistema de rastreamento de viaturas e o vídeo monitoramento em tempo real em vários pontos da cidade que vai atuar na prevenção e investigação de crimes na cidade. “A PM vai continuar com seu trabalho de prevenção ao crime procurando dar sempre o melhor de si, visando buscar a todo o momento o melhor para a coletividade agindo com seriedade e comprometimento em busca do bem comum da sociedade” finaliza Monari.

JUNHO 2011 | 29


FUN ENTREVISTA

32 | FUN


TRÊS LAGOAS SOB O OLHAR POÉTICO DE FLORA THOMÉ “Escrever é uma comunhão consigo mesmo”

T

rês Lagoas completa no próximo dia 15 mais um aniversário, serão 96 anos de existência, a revista FUN foi em busca de uma pessoa que pudesse falar um pouco sobre a cidade desde seus primórdios até os dias de hoje. Na reunião de pauta o nome de nossa personagem foi unanime devido a sua importância para a cidade e seu conhecimento sobre a mesma. Professora de língua portuguesa exerceu o magistério por mais de 42 anos, ocupa a cadeira de número 33 na Academia Sul-mato-grossense de Letras, e tem ao todo seis livros publicados, Flora Egídio Thomé. Flora é reconhecida pelo seu amor à educação e a escrita ela já se tornou um dos ícones da cidade, com seu estilo simples de viver a vida. Flora se mostra uma pessoa muito antenada a tudo que acontece, como ela mesmo diz “é preciso saber um pouco de tudo”. Quando perguntado a ela a sua idade ela sorri e responde “quase aos 80 mas com muita vontade de viver”, Flora nasceu em Três Lagoas e mora na mesma casa onde veio a vida até os dias de hoje. Uma eximia turista ela diz que adora viajar e conhece vários países e isso foi importante para sua vida principalmente para seu aprimoramento cultural como ela mesmo ressalta. FUN - Como era Três Lagoas de antigamente? FLORA - A muitos anos atrás era bem diferente, principalmente no quesito educação, pois antigamente as crianças diziam bom-dia, boa-tarde, hoje em dia falta um pouco dessa cordialidade. Três Lagoas era uma cidade como as outras de interior, na época havia um certo preconceito com a mulher, ela não era livre só conseguiu a sua liberdade de 20 anos pra cá, e com isso conseguiu também sua independência profissional, e hoje a mulher possui a sua liberdade social e isso se deve muito a influência da TV e da mídia, isso oque influenciou de certa forma no crescimento e desenvolvimento da cidade. FUN - Como era Três Lagoas a 20 anos atrás com relação a violência e como está hoje no seu ponto de vista? FLORA - Bem, isso é um assunto político. Eu não vejo muita diferença, a violência é gerada por três motivos: A mulher, o dinheiro e a dignidade, se um desses elementos fossem feridos de alguma forma geralmente acontecia alguma coisa, ou envolvendo a violência física ou até mesmo a própria vida.

cumpra essas leis. A violência ainda é grande, eu tiro por mim, quando minha funcionária vai embora eu fico sozinha e ai fecho toda a casa, mesmo com cerca elétrica e monitoramento, eu só abro a porta pra quem eu realmente conheço. FUN - Com relação ao comércio da cidade como era e como está hoje em seu ponto de vista? FLORA - O comércio de Três Lagoas melhorou muito em vista do que era a alguns anos atrás, é um crescimento notório a olhos vistos, existem lojas e comércio muito bons que acompanham a dinâmica do mundo. E da pra perceber que a cada ano que passa “ele” procura crescer mais, ser melhor, o atendimento às pessoas também é muito bom há uma disputa pelo freguês como em grandes cidades. FUN - O que Três Lagoas tem hoje que não tinha antigamente? FLORA - A cultura da cidade por meio de sua secretaria vem realizando um ótimo trabalho, principalmente com o setor de artesanato, dança e a música. Antigamente não tinha tanto incentivo nesse setor, devido a influência dos meios de comunicação, antigamente as pessoas sintonizavam o rádio e estava tudo bom, alguns anos depois com a invenção da Televisão surgiram outros segmentos. Com o surgimento do celular tudo ficou mais rápido, em breve não vai mais ter telefone fixo “o mundo hoje tem pressa” pra tudo. FUN - Qual a frase que mais representa a cidade em sua opinião? FLORA - Tem uma frase do Rosário Congro que eu gosto muito, a lagoa é um lugar lindo, eu saio a tarde para ver o por do sol refletido em suas águas: “A natureza toda se reflete nela”, ela reflete a paz, a calmaria e o bem estar. FUN - Qual a mensagem que a escritora, professora e cidadã Flora Thomé deixa a cidade e sua população? A mensagem que deixo para as pessoas e para a cidade é que a coisa mais importante que podemos ter é que o ser humano encontre paz na cidade onde ele vive, tranqüilidade e segurança é o que precisamos, no mais as coisas acontece naturalmente.

Hoje estamos em uma situação que tudo envolve a política, a corrupção é uma violência terrível contra a sociedade. O Brasil tem muita lei quando na verdade o que precisa mesmo é que se

JUNHO 2011 | 33


FUN BALADA

EMPÓRIO DA

LAGOA EM ABRIL

34 | FUN

Este mês de abril foi cheio de festa e gente bonita nas baladas de Três Lagoas. E é claro que isso não poderia ser diferente na Choperia Empório da Lagoa. Regado a muito chopp e gente bonita o local vem se destacando por levar até seu público sempre um estilo de música diferenciado como o blues e o pop rock, agradando assim a todos os gostos musicais. Confira as fotos do pessoal que foram flagrados pelas nossas lentes.


FUN DICAS MÚSICA

Dead Fish em Três Lagoas A Banda Dead Fish fará show em Três Lagoas no mês de Julho. Com quase 20 anos de carreira e seis discos gravados, O Dead Fish é considerado um dos mais consolidados grupos de hardcore e punk rock. Neste show a banda apresenta um repertório de seus grandes sucessos. A banda é formada por Rodrigo nos vocais, Marcos na bateria, Alyand no baixo e Phillipe na guitarra. A banda deve trazer o show do seu último álbum Contra Todos, gravado em 2009, e que traz músicas como: Não, Shark Attack e Armadilhas Verbais.

Mais informações pelo telefone (67) 3521 8374.

TECNOLOGIA

Mobile Mouse Quando Douglas Engelbart inventou o mouse e o patenteou em 1970 já devia esperar que seu invento ganharia muitas formas e modelos no futuro e foi isso que aconteceu e a ultima novidade é o Mobile Mouse da fabricante HP, que é o primeiro mouse sem fio do mundo que deixa de lado o tradicional conector USB ou qualquer outra forma de conexão em troca de conectividade Wi-Fi, dessa forma ele pode se conectar ao PC ou notebook sem mais problemas.

LIVRO

Segundo a HP, os resultados são mais eficientes, uma vez que você não vai precisar usar nenhum periférico adicional para intervir na performance do produto. A sua autonomia de bateria também merece destaque, pois o Mobile Mouse pode funcionar por até 9 meses em uso contínuo. O mouse conta com cinco botões personalizáveis, uma roda de rolagem de quatro direções, e pode funcionar com o computador a uma distância de quase 10 metros.

FILME Mulher - Um Projeto Sem Data De Validade A cidade de Monte Verde Minas Gerais é conhecida como a “Suíça Brasileira” é uma cidade acolhedora com uma arquitetura charmosa e uma boa gastronomia. É quase uma versão menos pretensiosa de Campos do Jordão e bem menos lotada na alta temporada. O agito da cidade acontece na Avenida Monte Verde, que começa no portal e vai até

ECOLOGIA

Eco Laundry Bal Um produto ecologicamente correto e sua proposta é substituir os produtos químicos e não danificar ou deixar resíduos nos tecidos na hora da lavagem. Cada Eco Laundry Ball pode lavar até 6kg de roupa por ciclo e ser reutilizado em média 365 vezes. Segundo o fabri-

36 | FUN

a Vila da Fonte: são inúmeros bares, restaurantes, lojas de artesanato e roupas para o visitante explorar durante todo o fim de semana. Além disso, há pelo menos mais dez boas razões para conhecer Monte Verde, MG entre eles estão o clima europeu e a natureza exberante da região vale a pena conferir.

cante do produto a explicação para a eficácia é o movimento da máquina de lavar, as pastilhas de cerâmica e o design da bola interagem com as moléculas da água, separando a sujeira das fibras. O resultado? Uma roupa limpa e macia. http://br.greenvana.com/

No olho da rua Foi o único filme brasileiro a ser selecionado, em 2010, pelo Festival Internacional de Montreal para participar da Competição Mundial de Primeiros Filmes e do Festival Internacional Del Nuevo Cine Latinoamericana de Havana. Com direção de Rogério Corrêa, o longa conta uma história a respeito do desemprego no Brasil, a desvalorização do trabalhador e a flexibilização das relações de trabalho. No elenco estão Murilo Rosa, Leandro Firmino da Hora, Pascoal da Conceição e Gabriela Flores.


FUN ENSAIO

MARIANA

POLTRONIERI Nesta NONA edição da revista FUN, o nosso perfil é composto pela linda e simpática Mariana Poltronieri. Intensa em tudo que faz e com um enorme coração Mariana conquista a todos por onde passa. Como diz seu próprio signo a jovem Mariana exalta sensibilidade e refina as emoções e sensações, as pessoas de libra estão diretamente associadas à beleza, ao amor e à harmonia, geralmente são muito românticas, adoram ter uma da vida social ativa ainda mais se for acompanhada de gente interessante. Os librianos são inclinados ao casamento e à vida em família, mas também adoram divertimento, bem como a companhia de amigos e pessoas cultas, com tantas características herdadas de seu signo fica difícil não se deixar levar pela exuberante Mariana, libriana de signo e apaixonada pela vida de coração. Nome: Mariana Poltronieri Data de Nascimento: 27 de setembro de 1989 Profissão: Universitária / estudante de Direito Signo: Libra Apelido: Mah Minha melhor qualidade: Eu tenho um bom coração, alem de ser intensa.

Jorge e Mateus Não pode faltar em minha bolsa jamais: Meu kit de maquiagem Meu pecado preferido: huum, são dois, o consumismo e a gula Meu maior defeito: a ingenuidade Um sonho a ser realizado: minha carreira profissional Eu amo... minha família, meu namorado Odeio... a falsidade Gosto muito: de cantar, de sair, de ver filme em casa comendo pipoca ...de uma boa conversar ou de uma conversa a toa. Estilo musical preferido: Com certeza sertanejo Frase da sua vida: Aprenda a gostar de você, a cuidar de você e, principalmente, a gostar de quem também gosta de você. (Mário Quintana) Adora fazer em Três Lagoas: Sair na companhia das pessoas que eu gosto, independente do lugar. Eu adoro Três Lagoas e adoro os amigos que fiz aqui.

A trilha sonora da minha vida: “MISTÉRIOS” –

FOTOS MOMENTOS FOTOGRAFIA (67) 3522.6217 / (67) 9676.8029 MAQUIAGEM E CABELO NEIVA ESPAÇO BEAUTY BY GABY QUEIROZ (67) 3522.3787 ROUPA, SAPATO E ACESSÓRIOS ESPETÁCULLO (67) 3522.2294 LOCAÇÃO FAZENDA SANTA ÂNGELA Agradecimentos a Família Tibery por seder a fazenda Santa Ãngela para realização do ensaio fotográfico.

38 | FUN


JUNHO 2011 | 39


Nasci em São José do Rio Preto e vim para Três Lagoas em 2008, quando passei em Direito na UFMS (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul).

Já sou treslagoense de coração e pretendo continuar aqui depois que acabar a faculdade.


FUN NAMORADOS

O AMOR NÃO TEM CARA, IDADE, NEM SEXUALIDADE No dia 12 de junho é comemorado o dia dos namorados, e para maioria das pessoas nos dias de hoje o que realmente importa é ser feliz com a pessoa amada.

D

ia 14 fevereiro é comemorado em toda Europa e nos Estados Unidos da América o dia de São Valentin (Valentine’s Day), no Brasil a data é comemorada no dia 12 de junho como o dia dos namorados. Mas afinal você sabe o significado dessa data? Não? Agora vai saber um pouco sobre a história do dia dos namorados e conhecer também dois casais que refletem muito bem o significado da data.

SUELLEN BORGES E KÊNIA NOGUEIRA

INÍCIO Tudo começou com um padre chamado Valentim que lutava contra as ordens do imperador Cláudio II, que havia proibido o casamento de todos seus súditos durante as guerras porque ele acreditava que os solteiros eram melhores combatentes. O padre Valentim não tinha medo da realeza e mesmo contra a vontade do imperador continuou celebrando casamentos, e ainda casou-se secretamente, apesar da proibição. Mas isso teve um preço, ao renunciar o Cristianismo, Valentim foi condenado à morte. Mas um fato inesperado aconteceu enquanto Valentim esperava na prisão o cumprimento da sua sentença, ele se apaixonou pela filha cega de um carcereiro e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão, e antes de morrer ele escreveu uma mensagem de adeus para sua amada, na qual assinava como “Seu Namorado”.

MAURÍCIO JOSÉ ZANATA E RAÍZA MEDEIROS

44 | FUN

A partir de então ele foi considerado mártir pela Igreja Católica. A data de sua morte 14 de fevereiro também

marca a véspera de lupercais, uma festa anual celebrada na Roma antiga em honra de Juno (deusa da mulher e do matrimônio) e de Pã (deus da natureza). Um dos rituais desse festival era a passeata da fertilidade, em que os sacerdotes caminhavam pela cidade batendo em todas as mulheres com correias de couro de cabra para assegurar a fecundidade. CURIOSIDADE Diz uma lenda que na Idade Média, o dia 14 de fevereiro era o primeiro dia de acasalamento dos pássaros. Por isso, os namorados da Idade Média usavam esta ocasião para deixar mensagens de amor na soleira da porta da amada. BRASIL No Brasil, a data é comemorada em 12 de junho desde o ano de 1949, quando o publicitário João Dória trouxe a idéia do exterior e a apresentou aos comerciantes. No comércio o mês de junho era considerado um mês de vendas baixas, ai então eles decidiram comemorar a data nesse mês e ainda escolheram a véspera de Santo Antônio, o santo casamenteiro como o Dia dos Namorados. Mas o que realmente importa independente de data credo ou opção sexual é ser feliz com quem se ama compartilhar bons e maus momentos e ter com quem contar trocar experiências e emoções com a pessoa escolhida, não importando a sua opção sexual.

>


MAURÍCIO JOSÉ ZANATA E RAÍZA MEDEIROS Dois jovens se encontram em uma festa, trocam olhares e conversam um pouco sobre vários assuntos e cada um vai para um lado, encontros como este acontecem a todo o momento no mundo inteiro, mas o que esses dois jovens em especifico não esperavam é pela surpresa que o destino havia preparado para eles. No mesmo dia em um show inesperadamente sem combinar nada os dois se encontraram novamente, aqui começa a surpresa do destino, os dois voltam a trocar olhares conversam mais um pouco e o primeiro beijo acontece, alguns dias depois desse encontro eles começaram a namorar. E foi assim, com um empurrãozinho do destino que se conheceram o casal Maurício José Zanata (28) e Raíza Medeiros (21). Ele trabalha no ramo de telefonia, ela estuda veterinária em Andradina, mesmo se vendo apenas nos finais de semana a distância não é problema para eles. Raíza e Maurício se falam todos os dias pelo telefone e ela ainda confessa que às vezes ele consegue dar uma escapadinha durante a semana para ir vê-la e matar a saudade. O casal destaca que são adeptos de programas familiares gostam de ficar juntos com os amigos e as pessoas que gostam, mas que às vezes também curtem uma baladinha no final de semana. Maurício revela que o casal está planejando uma viagem para breve e que já pintou em meio às conversas do dia-dia o tema casamento, mas eles afirmam que isso é assunto para mais alguns anos por enquanto com nove meses de namoro eles querem curtir e se conhecer a cada dia mais. O casal deixa um recado a todos os namorados, “evitem brigas, aproveitem o máximo cada momento, não se precipitem, tenham sempre muito diálogo e sejam verdadeiros um com outro”.

SUELLEN BORGES E KÊNIA NOGUEIRA Dizem que o amor não tem dia, data, hora nem lugar para acontecer, isso é verdade, e mais uma vez o amor em parceria com o destino pregaram uma peça em mais um casal. Desta vez a jovem Suellen Borges (20) não imaginava que ao ir à casa de uma amiga iria se apaixonar, mas foi justamente isso que aconteceu. Suellen se deparou com uma situação inusitada, ao ver Kênia Nogueira (27) irmã mais velha de sua amiga, sentiu algo diferente, no momento não soube ao certo o que era. Algum tempo depois em uma festa as duas se encontraram novamente por acaso e em meio a conversas entre amigos as duas sentiram algo, um sentimento diferente. Ainda na festa Suellen e Kênia deram seu primeiro beijo e em seguida ficaram juntas o resto da noite. Mas assim como no conto da Cinderela, ao badalar do relógio da história, ambas foram embora e não se viram mais, (Obs: nenhuma delas esqueceu o sapatinho de cristal). Dois anos depois Kênia ao vasculhar a rede social Orkut reencontrou Suellen e assim começaram a conversar novamente. Nesse período Kênia estava voltando de uma temporada em Campo Grande/MS, as duas resolveram se encontrar e o sentimento que até então parecia adormecido voltou, acordando mais forte que nunca para vida. Hoje morando juntas e há um ano e nove meses unidas e casadas elas afirmam, no início não foi fácil, Suellen diz que sua família levou um choque quando soube que ela estava apaixonada por Kênia. E que de início teve muito apoio de sua avó Adair com quem morava, e que hoje sua família já aceita melhor a situação e respeita seu sentimento. Kênia revela que está em seu segundo casamento e que descobriu sua

46 | FUN

opção sexual a oito anos quando conheceu uma moça em Campo Grande/ MS, e que na época namorava um rapaz e assim que voltou para Três Lagoas disse a ele o que sentia e terminou o seu namoro com o jovem. O casal deixa uma mensagem a todos os casais de namorados independente da opção sexual: “Toda forma de amor é válida. E nenhum ser humano deve ser diminuído pela sua maneira de amar”.


FUN BAZAR

DICAS PARA VOCÊ PRESENTEAR NO DIA DOS NAMORADOS

1 Colar Dourado R$99,00

4 Bota Feminina R$376,00

7 Brinco R$25,00 48 | FUN

2

3

Colar Pérola R$86,00

Cinto Feminino R$197,00

5 Bota Militar 3 x R$39,97

8 Legging sem Costura R$57,90

6 Bota Escovada 4 x R$32,98

9 Bolsa R$79,90


MEIAS 10

11

12

Calça Feminina 3 x R$93,90

Calça Feminina R$269,90

Casaco R$589,90

Como usar ou melhor, qual usar? Quase todos os homens têm dúvidas na hora de escolher um par de meias, afinal com o que é que temos que combinar as meias com a blusa, com a calça, paletó ou com os sapatos? Para acabar com essa dúvida ai vai algumas dicas.

13

14 Camisa Polo

Casaco

3 x R$65,90

16 Relógio Condor R$190,00

19

R$243,90

17 Relógio Dumont R$540,00

15 Vestido Xadrez R$79,90

18 Armação Vallentin R$79,90

20 Óculos RayBan Cueca Cavalera

R$690,00

R$34,90

10,13 | Gleice Fashion (67) 3522.5545 1,2,3,4,7 | Espetácullo (67) 3522.2294 9,15 | Mais Você (67) 3521.9604 5,6 | Exclusiva (67) 3522.1535

16,17,18,20 | Ótica Especializa (67) 3522.0844 11,12,14 | Geração 2000 (67) 3521.0320 8,19 | Flor da Pele (67) 3522.7830

As meias além de esquentar e proteger os pés de sujeiras tem a função de dar mais sofisticação a roupa que se está usando. A dica para quando for usar uma roupa social é sempre usar um par de meias que dê continuidade as suas pernas, ou seja, elas devem combinar ou com a cor da calça ou com a dos sapatos, por exemplo, se estiver usando uma calça azul marinho e um sapato marrom escolha meias azul marinho ou se estiver usando calça bege com sapato marrom use meias da cor do sapato. As meias devem dar sempre continuidade a sua pernas e sempre devem ir até pelo menos próximo ao joelho para cobrir as pernas quando estiver com calça social. Nunca use meias brancas esportivas com roupa social muito menos as meias curtas que deixam as pernas à mostra quando você se senta!. Na hora de usar Tênis use sempre com meias! Além de ficar mais bonito e sofisticado o seu look as meias contribuem na hora de manter os pés secos evitando assim os odores que podem aparecer devido à transpiração dos pés. Lembre-se um par de meias não deve ser usado durante vários dias! Isso pode contribuir para o aparecimento de odores e outros incômodos que o uso continuo da mesma meia por de trazer. Por isso use uma por dia, pelo menos e nunca use meias furadas! Você nunca sabe quando terá que deixar seus pés à mostra. Aos finais de semana procure dar um descanso aos seus pés procure usar sandalhas, chinelos ou até mesmo ande descalço isso faz com que seus pés respirem e ajuda a evitar odores e o surgimento de frieiras micoses e outros problemas por causa do uso continuo de sapatos fechados.


FUN SOCIAL

REINAUGURAÇÃO BAR DO VILA ROMANA

Com um ambiente totalmente reestruturado o Vila Romana Park Hotel tem como objetivo levar ainda mais conforto e um atendimento diferenciado a toda população de Três Lagoas e região.

D

epois de três meses de expectativa foi reinaugurado no último dia 19 de maio o bar, restaurante e casa de shows do Vila Romana Park Hotel. Segundo a gerente do local Clarice Fink, foi realizada uma reforma geral. Toda estrutura do bar, cozinha, restaurante e centro de convenções foram totalmente reformulados para atender a seu público com o máximo de conforto e comodidade possível. Uma das modificações mais visíveis foi a reestruturação do bar que atende à hospedes e toda população. O local foi todo fechado com vidro

50 | FUN

e climatizado, o palco de shows foi praticamente dobrado, agora com som e iluminação próprios, além de uma área específica só para fumantes. Clarice destaca que a cozinha do restaurante foi totalmente reformada com equipamentos modernos para atender a seus clientes com muito mais rapidez. Agora o bar e restaurante conta também, todos os dias, com um telão passará shows, e nas quartas-feiras (dia de futebol) é transmitido o jogo do dia regado a uma promoção especial no preço da cerveja.

A gerente ainda ressalta que o restaurante é aberto não apenas aos hospedes do hotel e sim a todos que queiram degustar uma ótima comida em um ambiente especialmente projetado para agradar os mais exigentes apreciadores da boa comida. Clarice diz ainda que além de pratos típicos de nossa região o restaurante ainda possui um amplo cardápio para atender a seus clientes diariamente a partir das 17 horas. Ao som da dupla sertaneja Alex e Yvan o bar e restaurante do Vila Romana Park Hotel foi reinaugurado em alto estilo! Confira as fotos de quem passou por lá, e com certeza não se arrependeu.


FUN ESPORTE

PESCA ESPORTIVA As águas brasileiras abrigam atualmente mais de 100 espécies de peixes utilizados na modalidade, além de um clima favorável para a prática do esporte.

B

om, basicamente essa modalidade de esporte é uma pesca onde o praticante busca o prazer de capturar o peixe e não matá-lo. Atualmente devido a má conservação da natureza, a população de várias espécies de peixe estão prejudicadas e, para muitos, essa é uma maneira de conservar o meio ambiente, e por consequência, o pescador procura não remover do meio os peixes que são os geradores. Nesta modalidade só é permitido a captura de um exemplar por vez e não capturas múltiplas; o pescador busca pescar uma determinada espécie de peixe, fazendo uso de conhecimentos dos seus hábitos devolvendo o exemplar para seu habitat após sua captura e medição. Três Lagoas também está nessa onda mundial, foi realizado nos últimos dia 14 e 15 de maio no Balneário Municipal de da cidade o 2º Torneio de Pesca Esportiva. Este ano o torneio contou com a inscrição de 34 equipes de várias cidades de Matogrosso do Sul e de outros estados. Em 2010 na sua primeira edição foram cadastradas 27 equipes, o que mostra que a cada ano o evento vem se consolidando ainda mais no calendário turístico da cidade e região.

Definição De acordo com artigo.2º, inciso 2º do Decreto de Lei 221/67, a pesca esportiva é a modalidade que se pratica com linha de mão ou aparelho permitido pela autoridade competente, desde que não importe em atividade comercial. Nos dias de hoje há uma enorme preocupação com a preservação dos recursos naturais, isso se deve em grande parte à Agenda 21 (foi um dos principais resultados da conferência Eco-92 ou Rio-92, ocorrida no Rio de Janeiro, Brasil, em 1992. É um documento que estabeleceu a importância de cada país a se comprometer a refletir, global e localmente, sobre a forma pela qual governos, empresas, organizações não-governamentais e todos os setores da sociedade poderiam cooperar no estudo de soluções para os problemas sócio-ambientais) , mas para alcançá-la há necessidade de se reestruturar toda a economia e as atividades

52 | FUN

humanas, entre elas a pesca esportiva, a qual não poderia ficar de fora dessa nova tendência mundial. Pode se considerar que a pescaria esportiva, além de ser um grande prazer ou hobbie, é considerado por muitos como uma forma de “fuga dos problemas da cidade e do estresse”, é muito fácil notar a evolução dessa modalidade, basta observarmos os inúmeros programas turísticos de pesca, os “pesque e pague”, os programas de televisão, as feiras de pesca e as publicações de revistas neste ramo.

Legislação Existe uma regulamentação sobre a pesca na legislação brasileira. No Decreto-lei nº 221, de 28 de fevereiro de 1967 e posteriores sofreu algumas alterações, ele define pesca como todo ato que tendente a capturar ou extrair elementos animais ou vegetais que tenham na água seu normal ou mais freqüente meio de vida (art.1º), podendo ser efetuada com fins comerciais, desportivos ou científicos (art.2º). Pesca desportiva ou esportiva é a que se pratica com linha de mão ou aparelho permitido pela autoridade competente, desde que não importe em atividade comercial (§2º do art.2º, do citado Decreto). Já a Lei 9.605, 13/02/98, discrimina os crimes contra o meio ambiente prevendo delitos referentes a pesca (art.34 ao 36) considera pesca todo ato tendente a retirar, extrair, coletar, apanhar, apreender ou capturar espécimes dos grupos dos peixes, crustáceos, moluscos e vegetais hidróbios, suscetíveis ou não de aproveitamento econômico, ressalvadas as espécies ameaçadas de extinção, constantes nas listas oficiais da fauna e flora (art.36).

A modalidade pegue e solte Normalmente o praticante desta modalidade “curte o seu hobbie”, ou seja, tem o prazer do ato de pescar, ficando para segundo plano o consumo o “catch and release” vem crescendo consideravelmente nos Estados Unidos e no Brasil, levando a vantagem de que é atendida a vontade do pescador ao mesmo tempo em que o prejuízo à ictiofauna (conjunto das espécies de peixes que existem numa determinada região biogeográfica), é mínimo, pois o peixe é logo de-

pois que é pescado é medido e devolvido à água, causando poucos ferimentos ao espécime, dessa forma refletindo de forma positiva e causando pouco custo ecológico.

Pesca esportiva e turismo e economia Em todo mundo a pesca esportiva incentiva o desenvolvimento de locais apropriados denominados “pesqueiros” ou seja, áreas especialmente projetadas para a prática da pesca esportiva, onde milhares de pessoas podem passar horas de lazer trazendo assim novas formas econômicas.

Pesca esportiva e desenvolvimento sustentável Esta modalidade de esporte além de servir como uma forma de terapia para seus praticantes ela ainda pode ser aproveitada como uma das atividades de suporte ao desenvolvimento sustentável, pois a sua prática está diretamente ligada à necessidade de preservação dos rios, lagos, açudes e represas, das espécies de peixes, inclusive para a sua própria continuidade. Além disso é claro que não podemos deixar de lado o fato de que o Brasil possui ótimas condições para o desenvolvimento da pesca esportiva, pois seus recursos hídricos são dos maiores do mundo, com inúmeros rios de grande potencial pesqueiro e seu clima é favorável para a criação de peixes.


(67) Pneus

3521.0503 . (67) 3521.1490

Alinhamento Balanceamento

tlpneus@gmail.com

Suspensão Freios

Av. Capitão Olinto Mancini, 1300 . Três Lagoas/MS


FUN INFANTIL

INVERNO: SINÔNIMO DE CUIDADO REDOBRADO COMO OS PEQUENOS Uma boa dica para manter a saúde das crianças nessa época é colocar um balde com água no quarto à noite, além de fazer a limpeza da casa com pano úmido, ao invés de usar a vassoura.

C

om a chegada do inverno, é preciso ter muito cuidado com a saúde dos bebês e crianças. Devido ao tempo frio e seco se tornam muito mais comuns as infecções respiratórias tornando bem maior a procura por atendimento em clínicas, hospitais e postos de saúde, mas casos de desidratação também são comuns durante esse período.

das, mesmo com o friozinho, mas os especialistas destacam que crianças habituadas a praticar esportes devem manter a rotina de exercícios durante o inverno, pois os exercícios, são uma excelente alternativa para o condicionamento respiratório das crianças e também uma forma

Nessa época do ano é preciso ficar muito atento à alimentação e aos agasalhos. Poucas roupas ou em demasia podem prejudicar a saúde dos pequenos. De acordo com especialistas é mais comum infecções respiratórias em crianças no inverno por quê os pequenos ficam expostos grande parte do tempo em ambientes fechados, quando o correto seria manter as crianças em locais ventilados e com vasta exposição à luz natural, pois assim nesses espaços, os vírus e as bactérias se proliferem com maior dificuldade.

É normal que nesse período do ano o consumo de líquidos seja menor pelos pequenos, por isso os pais devem estar atentos e oferecer com maior freqüência água e sucos às crianças.

ESPORTE As atividades físicas não podem ser esqueci-

54 | FUN

É muito comum que no inverno os bichinhos de estimação fiquem mais dentro de casa, mas isso pode causar alguns males a saúde dos pequenos. Apesar de você achar que seu animalzinho é muito bem cuidado ele pode ocultar pulgas e algumas doenças que são muito perigosas.

Quando a pulga pica o animal pode causar no mesmo a dermatite alérgica, uma reação ocasionada pelo contato da pele com a saliva do parasita. Quando o alvo do parasita é uma criança a reação é a mesma e por vezes inflamação do local que foi picado. Outro problema é a contaminação do ambiente, quando as pulgas depositam seus ovos no animal, ai quando eles se coçam ou abanam os pelos, faz com que os ovos caiam no chão penetrando nas fibras de tapetes, carpetes, frestas do chão e neles se desenvolvam, contaminando assim o ambiente.

Nos dias em que a temperatura esteja mais fria é recomendado agasalhar bem as crianças, o indicado é que as mamães e papais usem e abusem das Blusas de lã, gorros, toucas e mantas que ajudam a manter crianças e bebês bem aquecidos isso devido ao fato de que eles não possuem as mesmas defesas orgânicas que um adulto tem para lidar com as baixas temperaturas.

Muitas crianças apresentam um quadro grave de desidratação no inverno, devido à sudorese excessiva ocasionado pelo uso de agasalhos e pela falta de ingestão de líquidos.

ALERGIAS E ANIMAIS

Na casa onde há cão ou gato, podem até ou não haver pulgas, caso eles sejam bem cuidados, ou você tenha o costume de desparasita-lo.

ROUPAS

Mas como diz o ditado, tudo que é demais faz mal, cuidado com os excessos em ambientes fechados. Dentro de casa não é necessário que as crianças usem várias blusas, pois roupa demais pode gerar problemas.

mantido em todas as épocas do ano.

O gato produz a glucoproteína fel d1, que está presente na saliva e no pêlo. Esta substância desencadeia uma série de relações alérgicas, como espirrar, erupções cutâneas, irritação das vias respiratórias e o pior, a asma. de manter o corpo aquecido, sem a necessidade de várias blusas e agasalhos.

ALIMENTAÇÃO No inverno nosso organismo necessita de mais alimentos para poder manter a nossa temperatura corpórea, e isso também acontece com as crianças. Isso não quer dizer que as crianças devam comer de forma abusiva. A dica é manter a rotina alimentar da criança incluindo apenas uma quantidade de carboidratos maior nas refeições. De acordo com nutricionistas comer mais no inverno não é sinônimo de mais saúde, o consumo de verduras, frutas e sucos deve ser

Há também nos gatos uma doença parasitária que é a toxoplasmose, que é provocada por um protozoário o toxoplasma gondii que infecta os felinos que comem aves, ratos ou carne contaminada. Os gatos são os hospedeiros desta doença sendo a sua transmissão feita pelas fezes, para as pessoas. Por isso é preciso ter muito cuidado com seu filho quando o assunto é animalzinho de estimação e inverno, com os devidos cuidados a estação se torna propicia a ficar de baixo do edredom com seu filhote curtindo o friozinho brincando, assistindo um bom desenho animado e tomando um chocolate quente.


FUN BALADA

VIRACOPOS BOTEQUIM

Já conhecido em toda região o Viracopos Botequim neste mês de abril não deixou a peteca cair mais uma vez. O pessoal pode curtir muito ao som do pop rock do Rato o sertanejo jovem de Amanda e é claro a comemoração de mais um ano de Viracopos ao som da Banda D3. Muita gente bonita, veja algumas pessoas que foram clicadas por lá.

www.viracoposbotequim.com.br 56 | FUN


FUN HORÓSCOPO

Seu signo para junho! ÁRIES

GÊMEOS

Seus modos excêntricos lhe farão conquistar uma nova pessoa. Aproveite os bons momentos.

O horóscopo de Gêmeos em 2011 mostra muita confiança principalmente no que diz respeito aos assuntos do coração. Este ano será um ano com muitas novidades, notícias, revelações ainda mais para quem ainda não encontrou o seu par. Quem é de Gêmeos deverá estar constantemente preparado para as surpresas do dia-a-dia. Mas não é algo complicado para quem gosta tanto de inovar e estar sempre buscando novos horizontes. * Agora pode ser a época ideal para ter uma nova relação afetiva.

TOURO

CÂNCER

LEÃO

VIRGEM

Procure ser mais aberto e claro em seus relacionamentos.

Melhorar sua forma de expressar os sentimentos para a pessoa amada pode melhorar muito sua relação.

Seu companheiro está inseguro quanto a você. Procure dedicar mais tempo à ele para melhorar a relação.

LIBRA

ESCORPIÃO

SAGITÁRIO

Ser carinhoso e estar sempre ao lado da pessoa amada irá ajudar a superar os momentos de crise.

Novas descobertas a respeito dos defeitos da pessoa amada lhe farão ter que se esforçar bastante para superá-los.

Grandes emoções estão a caminho. Viverás bons momentos ao lado de seus amigos e familiares neste mês.

CAPRICÓRNIO

AQUÁRIO

PEIXES

Sua forma impulsiva de lidar com as situações trará problemas para quem está ao seu lado.

Não confiarás na pessoa amada para dividir seus problemas, fazendo-a sofrer ao te ver triste.

Encontrarás novamente uma pessoa que lhe fez sofrer muito no passado, o que levantará muitas dúvidas.

Seu modo extrovertido lhe fará tomar a iniciativa em um novo romance, que lhe trará bons momentos.

FUN AGENDA Confira a agenda de eventos de Três Lagoas e região:

34ª Exposição Agropecuária e Industrial de Três Lagoas

13º Moto Fest de Ilha Solteria SP

10/06 - Crystian & Ralf ( Abertura do Rodeio )

23/06 - Planta & Raíz

11/06 - Tato & Nando ( Rodeio e Prova de Tambor )

24/06 - Humberto Gessinger

12/06 - Matogrosso & Mathias ( Rodeio )

25/06 - Pitty

13/06 - Show Gospel ( Rodeio ) 14/06 - Guilherme & Santiago ( Final do Rodeio )

Dead Fish

15/06 - Michel Teló ( Aniversário de Três Lagoas )

09/07 - Dead Fish . Casa Velha

Viracopos Botequim

Banda Djavu

03/06 - Bato & Fernando

23/07 - Banda Djavu e DJ Juninho Portugal - ADC São Luiz

04/06 - Skoltábeis 18/06 - Festa de 1 ano da Atlética

O Burguês

Veja a agenda completa www.viracoposbotequim.com.br

23/07 - O Burguês . All Included- Papillon Eventos

58 | FUN


Revista Fun 9ª Edição  

Revista FUN 9ª Edição: Especial 96 anos cidade comemora seu aniversário com crescimento e grandes projetos. Ainda Especial Dia dos Namorados...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you