Page 1


ÍNDICE

www.portalfun.com.br Novembro / 2011

18 ENSAIO Veja o ensaio da linda Juliana

16

24

30

Indústria do casamento movimenta 10 bilhões por ano

Setor de Segurança no Trabalho cresce mais a cada ano

Conheça a vida de Cláudio “Totó”, um dos maiores criadores de gado do país

ESPECIAL

TRABALHO

ENTREVISTA

38

GASTRONOMIA A Revista FUN preparou um Guia Gastronômico com sugestões para você

SESSÕES 04 Editorial 06 Estética 08 Saúde 10 Moda 12 Saúde 14 Meu Estilo 16 Especial 18 Ensaio

24 Trabalho 26 Veículo 28 Balada 30 Entrevista 36 Especial 38 Gastronomia 40 Infantil 44 Balada

46 Bazar 48 Tecnologia 50 Balada 52 Casa & Decoração 54 Horóscopo 54 Agenda Cultural

Mande sua dúvida, crítica ou sugestão de conteúdo para contato@portalfun.com.br


EXPEDIENTE

Editorial Especial Revista FUN / Novembro / Edição 11 O sonho, é uma experiência que possui significados distintos, se for criado um debate que envolva religião, ciência e cultura. Para a ciência, é uma experiência de imaginação do inconsciente durante nosso período de sono. Recentemente, descobriu-se que até os bebês quando ainda no útero têm sono e sonham, mas não se sabe com o quê.

Diretor Paulo Jorge Comercial Thiago Palhares Diagramação e Arte Diego Araujo Ary Fattori de Moraes Jornalista Responsável Fernando Gonçalves MTB 50.100/SP Fotografia Momentos Fotografia Impressão Grafica Jóia Tiragem 2000 exemplares DIstribuição Três Lagoas/MS Andradina/SP Araçatuba/SP Anuncie (67) 3522.6217 (67) 9667.8300 (67) 9676.8029 Rua Paranaíba, 1901 - Colinos Três Lagoas/MS

www.portalfun.com.br

Em diversas tradições culturais e religiosas, o sonho aparece revestido de poderes premonitórios ou até mesmo de uma expansão da consciência. Essa é a descrição que a Wikipédia (Maior enciclopédia livre da internet) dá para a palavra sonho, mas sonhar é muito mais que isso. Pois os sonhos são a base que precisamos para ter idéias, vontades e coragem para realizar coisas que até então achávamos que só os outros podiam fazer. A Revista Fun nasceu de um sonho que há muito tempo vinha sendo cultivado, mas que para virar realidade precisava de um empurrãozinho e é aqui que entra outra palavra muito importante na vida de todos que é a amizade. A amizade é o sentimento mais simples e frágil que se tem conhecimento, porque se faz sem explicação, sem um porque, mas para perder uma amizade é tão fácil quanto para conquistar, quando se compartilha algo então, ai que fica mais fácil, mas eu não tenho do que reclamar, pois conheci pessoas que hoje posso chamar de amigos e com quem posso compartilhar sonhos e assim fazer com que eles virem realidade. Essa Revista que você tem na mão agora, é um dos meus maiores sonhos realizados. Aproveite essa revista que fizemos com carinho e dedicação, para que você possa passar o tempo e se distrair um pouco das tantas coisas importantes que faz no dia a dia. Nessa 11ª Edição, você vai encontrar entrevistas com pessoas interessantes, como o Pecuarista Cláudio “TOTÓ”, que nos recebeu e contou um pouco de sua vida pessoal, com o especialista em vigilância patrimonial, Paulo Cervelatti, que nos contou como funcionam os sistemas de monitoramento, com o Psicólogo Clínico, Rui Mateus Joaquim, que nos explicou como podemos fazer para impor limites às crianças, com a Professora em Educação Física, Lara Belmudes Bottcher, que disse como podemos ter mais saúde fazendo

simples caminhadas, com a Coordenadora do Curso de Nutrição da AEMS (Faculdades Integradas de Três Lagoas) Fernanda Fumagalli ,que nos falou sobre os maus que o sal em excesso pode trazer para a nossa saúde, com o Engenheiro Agrônomo e Especialista em Segurança do Trabalho, Osvaldo Cavalcante da Costa Neto, que nos falou sobre o setor de Segurança no Trabalho que cresce mais a cada ano. Veja também o estilo da Especialista em Gestão do Segmento Turístico e Hoteleiro, Girlaine Almeida Bondan, e também o perfil da belíssima engenheira agrônoma, mestranda, Juliana Carla Fernandes. No caderno Veículos, um panorama de quanto se gasta para ter um carro novo. No caderno de Tecnologia, veja a integração da tecnologia dos tablet´s na hora de cozinhar. No caderno Casa & Decoração, dicas dos arquitetos Isabela Arantes, Ligia Valença e Juliano Rufato para ter paredes atraentes dentro de casa. O nosso especial traz um estudo sobre a Indústria do Casamento, que chega a movimentar R$10 bilhões por ano no país. No caderno de Estética, dicas de como prevenir e tratar as Estrias. Na coluna de Moda, Isadora Manteiga dá dicas de como usar couro durante o verão. Veja quem esteve na “baladadissima” Festa A Praia Edição Especial 7 Anos, no Empório da Lagoa e no Viracopos Botequim. Confira também, onde comer bem no nosso Guia de Gastronomia, várias dicas de presentes em nosso Bazar e Previsões Astrais para o mês de Novembro. Escreva e-mails, envie tweets, deixe seu recado no nosso face e não esqueça de conferir tudo que rola no nosso portal: www.portalfun.com.br. A todos os meus amigos meu muito obrigado por me ajudar a realizar sonhos.

Paulo Jorge Diretor


FUN ESTÉTICA

ESTRIAS

O MAL QUE PODE SER TRATADO

Mesmo as estrias mais antigas podem ser tratadas e praticamente eliminadas Desde que o mundo é mundo pode se dizer que as mulheres se preocupam com a sua beleza, procuram estar sempre bonitas, mas existem alguns “fantasmas” que assolam suas noites de sono constantemente, e um deles são as conhecidas e temidas estrias. O bumbum, seios coxas e barriga são seus alvos preferidos, mas ocorrem também nos braços e batatas das pernas com freqüência. As estrias são lesões decorrentes da ruptura das fibras de colágeno e elastina da pele, e aparecem em qualquer região do corpo, principalmente nas áreas de maior tração como coxas, seios, bumbuns, abdômen (gravidez) e tronco (homens – sim eles também são atormentados por elas). Estas áreas estão relacionadas ao crescimento, no caso dos adolescentes; gravidez e hipertrofia muscular no caso de praticantes de halterofilismo. Ainda há que se considerarem outros fatores como o efeito sanfona, crescimento rápido e desequilíbrio hormonal, os quais favorecem o aparecimento destas marcas indesejáveis. O principal é que quando você notar que apareceu alguma estria em seu corpo não se preocupe, quase todas as mulheres também têm, principalmente nas mamas, coxas, barriga e nádegas.

CAUSAS Muitas pessoas não sabem como aparecem as estrias, elas surgem em vários lugares diferentes por motivos variados. Cientificamente pode se dizer que as estrias aparecem quando a camada intermédia da pele é “esticada” até um ponto onde a elasticidade começa a quebrar o que resulta em um sangramento microscópico no local juntamente com uma inflamação do tecido que provoca os altos de cor púrpura e avermelhado das estrias que acabam de se formar. À medida que a pele é esticada, a epiderme

também se estende, tornando-se transparente o suficiente para que seja possível ver a marca da estria na cor violeta que se forma por baixo da pele. Com o tempo essas marcas vão-se curando, ocorrendo a formação de cicatrizes, e você tem as tão indesejadas estrias mais próximas da cor da pele.

ESTRIAS AVERMELHADAS Quando as estrias estão ainda na cor avermelhada, isso indica que houve um estiramento excessivo da pele o que leva à ruptura das fibras, causando um processo cicatricial que inicialmente tem uma aparência avermelhada, pois há ainda presença de circulação local e o tratamento é bem mais fácil de realizar. Havendo a constatação de estrias vermelhas, deve se hidratar o local e fazer esfoliação. Esses procedimentos irão ajudar na contenção do processo até a consulta com um médico de confiança, a qual deve ser agendada o mais breve possível.

ESTRIAS BRANCAS Quando as estrias se encontram neste estágio significa que a estria já está instalada. Nesta fase já ocorreu o comprometimento da circulação local e se consolidou um processo de fibrose. Uma vez instaladas, as estrias não serão mais removidas por se tratarem de cicatrizes.Os cuidados nesta fase serão no sentido de suavizá-las e evitar o aparecimento de outras.

TRATAMENTO Tanto o homem quanto a mulher podem se tratar e ter bons resultados, as estrias podem ser curadas, e cada vez mais notamos isso através dos tratamentos disponíveis no mercado, como no caso da terapia a laser e a cirurgia que mostram incríveis resultados.

No que se diz respeito ao tratamento, básicamente ele consistem em preencher as estrias com a formação natural de novas fibras de colágeno. Existem muitas formas de se tratar o problema, Mesoterapia, Carboxiterapia, Dermoabrasão, Peelings e Laser podem ser combinados de maneira a suavizar as estrias antigas. A Mesoterapia vai acelerar o metabolismo local, enquanto a Carboxiterapia e o Laser melhorarão as condições circulatórias do local da aplicação, estimulando a produção do colágeno da pele. A Dermoabrasão é um procedimento cirúrgico que irá promover uma esfoliação vigorosa, causando efeito tensor e clareador, homogeneizando a textura local. Os Peelings Corporais farão uma hidratação muito profunda, acelerando também a renovação celular. Mas o importante é que qualquer que seja o tratamento, o mesmo deve ser indicado por um médico especialista, o qual saberá dosar cada tratamento para obtenção do melhor resultado.

PREVENÇÃO

6

|

1

Já percebemos que os preços de tratamentos são salgados, por isso o melhor é investir na prevenção;

2

Utilize cremes hidratantes corporais diariamente;

3

Faça uma aplicação de esfoliação corporal por semana;

4

Pratique regularmente atividades físicas;

FUN


FUN ESPORTE

CAMINHANDO Lara Belmudes Bottche

RUMO À SAÚDE

Em entrevista a Revista FUN Lara da dicas de como se manter em forma fazendo caminhada

A caminhada é uma prática esportiva que traz vários tipos de benefícios à pessoa que a realiza de forma correta Há vários anos pode-se notar que a grande mídia bem como revistas especializadas vem divulgando os benefícios de se ter uma vida saudável e uma das formas de se fazer isso é realizando um exercício físico que é muito prático e fácil de ser feito, a caminhada. A necessidade de manter-se ativo já é consenso entre a maioria dos profissionais da área de saúde. O sedentarismo está atrelado ao surgimento de várias doenças crônico-degenerativas, entre elas hipertensão arterial, diabetes mellitos, osteoporose, depressão, doenças do coração, colesterol alto, entre outras. Os programas de TV, quando falam em saúde, sempre trazem uma dica de como se manter mais ativo. O que muita gente não sabe é que para se ter benefício na saúde não é necessário “se matar” dentro de uma academia ou praticando um esporte.

Existe um mito de que somente uma boa caminhada não é suficiente para melhorar seu estado de saúde. É ai que eles se enganam! Lara destaca que a caminhada é uma das melhores modalidades para se alcançar benefícios a saúde. Muitos são os benefícios para os que caminham regularmente. A caminhada previne diversas doenças como hipertensão, diabetes, depressão, osteoporose, além disso, melhora a auto-estiama, o que influencia positivamente a qualidade de vida.

|

FUN

A profissional ainda revela que a caminhada melhora a condição do sistema cardiovascular (coração) e respiratório. Ajuda também o sistema esquelético, deixando os ossos mais resistentes. Isso acontece, pois quando você caminha os seus pés são impactados ao tocar no chão o que aumenta a absorção de cálcio. Diversos estudos também demonstram que a prática da caminhada previne o surgimento de depressão e melhora os quadros dos que já tem a doença. Isso ocorre, pois aumenta os níveis de serotonina e outros neurotransmissores “Quando caminhamos aumentamos nosso gasto energético, substâncias essas que tem níveis reduzidos na doença.

Segundo Lara qualquer pessoa pode caminhar, e pode fazer isso por um custo muito baixo. A caminhada é um exercício de fácil execução e o único instrumento que você precisa é de um bom par de tênis. Além disso, não exige um horário fixo para praticar. Entretanto a profissional alerta: “É muito importante que antes de começar a caminhar a pessoa interessada procure o auxílio de um profissional de educação física, pois ele irá te orientar sobre qual intensidade, duração e cuidados devem ser tomados antes e após as caminhadas” finaliza Lara.

Quando caminhamos aumentamos nosso gasto energético

A professora Mestre e Coordenadora do Curso de Educação Física da AEMS (Faculdades Integradas de Três Lagoas) Lara Belmudes Bottcher (29), revela que de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde) e o Colégio Americano de Medicina Esportiva para se ter reais benefícios da pratica de atividade física na saúde, é necessário que o indivíduo realize atividade de intensidade leve a moderado de no mínimo 150 minutos semanais, divididos em cinco dias, o que significa apenas 30 minutos por dia.

8

tege o coração de doenças. Quem caminha regularmente tem menor chance de ter um infarto ou doenças relacionada ao aparelho cardiovascular”.

Muitos estudos demonstram que a prática da caminhada ajuda a reduzir a pressão arterial de indivíduos hipertensos. Esse efeito pode durar por até 24 horas.

O colesterol também é regulado pela prática regular da caminhada. Sua prática regular aumenta os níveis de HDL (colesterol bom) e diminui os níveis LDL (colesterol ruim). Ela também é uma forte aliada na prevenção e controle do diabetes. Quando caminhamos o fígado e o pâncreas são estimulados, o que facilita o transporte de glicose (açúcar) para todos os órgãos do corpo. E para os gordinhos de plantão uma dica muito útil, Lara garante que o peso corporal também é beneficiado com a prática da caminhada. Caminhar emagrece sim! “Quando caminhamos aumentamos nosso gasto energético, queimando mais calorias e utilizando mais gorduras para manter os músculos em movimento. A caminhada também melhora a qualidade do sono. Lembre-se dormir bem é necessário para se ter uma saúde positiva. E por último, mais não menos importante, a caminhada previne e pro-


FUN MODA

COURO NO

VERÃO

Engana-se quem pensa que as peças de couro são somente usadas no inverno! Por incrível que pareça, elas continuam em alta no verão também Por Isadora Manteiga O couro, e principalmente as jaquetas, já são velhos conhecidos, utilizados há muitos anos por todos nós, foi se o tempo em que o artigo era usado apenas pelos roqueiros. Hoje em dia a peça se tornou um “coringa” no guarda-roupa das fashionistas, e é capaz de fazer grandes transformações em looks básicos. Que o couro é super comum e até natural de ser usado no inverno todo mundo já sabe, mas e quanto ao verão? Bem, este não é o primeiro verão em que ele aparece nos desfiles dos grandes estilistas, mas eu acredito que a aposta desta vez veio para reinar. Para ficar a cara da estação às peças estão vindo para nossas “araras” em vários estilos. Colorido, liso, metalizado, com diferentes recortes, modelagens e texturas, ele aparece como vestidos, shorts, saias, coletes, blusas e jaquetas mais leves que podem ser perfeitamente usadas, ou como simples detalhes incrementando o look. Para começar, engana-se, quem pensa que o couro esquenta. Ele apenas mantém a temperatura corporal, logo, quando exposto ao sol diretamente, ele aquece mais que outro tecido qualquer, porém, ele esfria mais rápido e se mantém fresco por mais tempo. Mas como conseguir usar uma peça tão pesada e grossa no verão? Claro que no verão nosso corpo naturalmente tende a ficar mais quente, então, logicamente que não caberia usar o mesmo tipo de couro que usamos no inverno, com a tecnologia existente, hoje é possível termos uma peça em couro muito mais fina e maleável que os couros invernais.

10 | FUN

No verão o ideal é investir em peças de tonalidades mais claras, neutras e suaves ou cores vibrantes como o laranja, vermelho, Pink e azul (mas vale investir no preto também), nos couros metalizados (que estão super em alta), nas jaquetas coloridas, em vestidos, saias, shorts e tops mais curtinhos ou com recortes, e o interessante é combiná-los com outras peças de tecidos mais finos, leves e até com transparência,as famosas t-shirts com tecido de algodão ou o famoso tecido podrinho ficam ótimos.Vale também, combinar o couro com camisas de seda, se a intenção do visual for mais arrumadinho, ou com camisas jeans que continuam firme e forte. O importante é fazer um mix entre o tecido mais pesado (que é o couro) com um bem mais leve e fluido, sempre prestando atenção as cores (principalmente se usar o couro preto) para não passar a impressão de que você está vestida para a temporada errada. Eu acredito que este material veio para ficar e talvez possa ser uma nova alternativa para quem já está cansado do velho jeans de todo dia, e o legal é que dá para adaptar a peça para o inverno depois. Aproveite para ousar no verão 2012 que promete muito segundo os grandes estilistas.


FUN SAÚDE

SAL EM EXCESSO SIGNIFICA PROBLEMAS DE SAÚDE NO FUTURO

Fernanda Fumagalli Em entrevista a Revista FUN Fernanda explica como o excesso de sal por fazer mal a saúde

Descubra as conseqüências do consumo excessivo de sal para sua saúde e confira alguns dos vilões dessa estória Quem nunca colocou um pouquinho a mais de sal na comida ao ir a um restaurante ou até mesmo em casa ao comer? Esse hábito é mais comum do que se pode imaginar, porém, essa prática pode acarretar muitos problemas de saúde a pequeno, médio e longo prazo. De acordo com a OMS ( Organização Mundial da Saúde) o ideal é que seja consumido a quantidade máxima de sódio por dia de 2400 mg, ou seja, seis gramas por dia (seis colheres café), de sal por indivíduo adulto, levando em consideração que duas gramas já estão presentes nos alimentos naturalmente. No Brasil o consumo é em média de 12 gramas ao dia, o dobro da porção indicada.

morar anos para apresentar sintomas. “Se o sódio estiver em excesso no organismo, os rins não conseguirão eliminá-lo. Assim, ele vai provocar retenção de água e aumentar a pressão arterial, causando problemas cardiovasculares e renais.

ALGUNS EXEMPLOS Batata chips (1 pacote de 100g) - 594 mg de sódio; linguiça (2 unidades de 100g) - 1294 mg de sódio; macarrão instantâneo (1 pacote) - 1760 mg de sódio; sopa instantânea (1 caneca de 200 ml) - 792 mg de sódio; azeitona verde (30g) - 925 mg; presunto magro (cerca de 50g) - 700 mg.

A ingestão em excesso de sódio pode provocar problemas de saúde e o pior, de maneira silenciosa

Segundo a nutricionista Fernanda Fumagalli, Coordenadora do Curso de Nutrição da AEMS (Faculdades Integradas de Três Lagoas) quando se consome sal em excesso todo o organismo sofre um desequilíbrio, as chances de hipertensão arterial e danos sérios nos rins, o que posteriormente pode levar a pessoas a desenvolverem doenças como diabetes, câncer e sérios problemas circulatórios.

De acordo com pesquisas realizadas pela OMS, um dos grandes problemas não está em somente o fato de o indivíduo colocar sal em excesso nos alimentos, mas também no consumo excessivo de sódio presente em grandes quantidades nos alimentos industrializados, principalmente nos populares ketchups, molho inglês, temperos prontos, produtos em conserva, enlatados, embutidos, caldos concentrados, salgadinhos, sopas e macarrões instantâneos. Fernanda ainda revela que a ingestão em excesso de sódio pode provocar problemas de saúde e, o pior, de maneira silenciosa: os efeitos no organismo não são imediatos e as pessoas podem de-

12 | FUN

Ele não causa efeitos imediatos, mas traz problemas a longo prazo. O mais grave é que nosso paladar se adaptou tanto a ele que o consumo se tornou excessivo. Uma pesquisa do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) sobre fast-food encontrou sanduíches cujas unidades oferecem quase 80% do sódio recomendado por dia” destaca a nutricionista.

SAL VS SÓDIO É preciso que fique claro que sódio e sal não é a mesma coisa. O sódio é um mineral que está presente naturalmente na maioria dos alimentos, mas o seu consumo excessivo acontece quando ingerimos sal exageradamente, já que essa é a fonte mais abundante de sódio. Segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), para que um alimento seja considerado rico em sódio, ele deve conter mais do que 480 mg por porção.

A dica é que as pessoas fiquem de olho nos rótulos dos alimentos industrializados e evitem aqueles que apresentem uma quantidade exagerada desse nutriente, dando prioridade aos que tenham menos sódio. Outra dica é que as pessoas sempre fiquem de olho na “bula” dos alimentos antes de comprálos. E quem diria, um dos grandes vilões de excesso de sódio é o popular macarrão instantâneo, dependendo da marca, a pessoa ingere em uma porção 167% do sódio recomendado para o consumo diário. A agência comparou 12 marcas do alimento e chegou à conclusão que algumas têm duas vezes mais sódio que outras. A OMS lançou uma diretriz que obriga as indústrias de produtos alimentí-cios a diminuir a quantidade de sal e de sódio em produtos como bolachas, biscoitos, pães, massas, embutidos, caldos, temperos e refeições prontas. Para a população em geral, a Organização recomenda não acrescentar sal à refeição depois de pronta, substituindo-o por azeite, limão ou outros temperos naturais.


social eventos informação

shows novidades

Entretenimento e Cultura


FUN MEU ESTILO

“SÊ TUDO O QUE TU ÉS NO POUCO QUE TU FAZES”

14 | FUN


GIRLANE BONDAN Loira, simpática, alta (bem alta) e muito simples, esses poderiam ser facilmente alguns adjetivos a ser usados para descrever a bela Girlane, a escolhida da vez para ilustrar a nossa coluna do MEU ESTILO. Girlane chegou ao estúdio para fazer as fotos que iriam ilustrar a matéria toda tímida, (queria até uma bebida pra animar) mas aos poucos foi se soltando e com seu sotaque do sul e seu jeito cativante conquistou toda equipe da revista. Uma de suas características marcantes é sua simplicidade, Girlane (mesmo sendo linda) conversa com todos numa boa (diferente de algumas... melhor não comentar) o que mostra que pra ser uma linda mulher não basta ser bonita tem que ser Girlane! Confira o nosso bate papo com a loira que se divertiu ao posar para nossas lentes. Nome: Girlane Almeida Bondan Idade: 31 Profissão: Administradora especializada na gestão de empreendimentos do segmento turístico e hoteleiro, Docente da Educação Profissional e Tecnológica. Atividades diárias: Trabalho, academia, corrida, estudo da língua francesa, leitura técnica e de lazer, internet. Signo: Peixes com ascendente em áries É solteira, casada ou enrolada? O que significa ser enrolada mesmo? Rs, Solteira! Como você define seu estilo? Meu estilo está de acordo ao que combina com o astral, o clima e principalmente adequado à ocasião. Sempre comparo o estilo ao gosto pelos vinhos, os melhores são aqueles que agradam o nosso “paladar”. Você costuma seguir as tendências da moda? Porquê? A moda não é a minha religião, uso aquilo que combina comigo, com o meu corpo e com o meu astral do momento. Porém gosto de peças coloridas, florais delicadas, femininas e sobretudo alegres. Acredito que isso seja influência do meu signo que possui uma forte tendência à delicadeza e ao romantismo. No trabalho mudo sempre a combinação de vestidos e saias

para as reuniões e momentos formais e destino camisas e calças para o dia a dia. Para sair à noite prefiro peças com brilho, achei fantástico os paetês estarem em alta, sempre gostei muito de usar brilho desde os tempos do lurex rsrs. Um ponto que preciso tomar cuidado é que tenho paixão por rosa, e se não me policiar só compro peças cor de rosa! Porém diante do fato do colorido estar em alta está sendo possível variar de acordo com o meu gosto. O que mais gosta de comer? Acredito que as melhores comidas são aquelas que nos trazem as melhores lembranças... Embora seja adepta de uma alimentação mais equilibrada, sofro com os hábitos alimentares dos meus ascendentes suíços e italianos, gosto muito de risotos, peixes, queijos e pastas. A origem é de uma alimentação pesada mesmo, pois sou de SC, uma das regiões mais frias do Brasil. “Culpa” da minha avó, italiana típica e da minha mãe, que obteve muitas influências dela. Tenho paixão por comida mexicana e pela patisserie francesa. Você gosta de música? Qual estilo faz a sua cabeça? Eu transito tranquilamente por alguns estilos, e a minha sensibilidade pisciana me permite acreditar que há música em tudo. Além do que no meu entendimento, música é uma questão de ocasião e de energia do momento. Gosto muito de ouvir músicas dos anos 70, Surf Music como Jack Johnson, Reggaeton por influência das viagens, House, MPB e Rock. Aqui no MS as pessoas gostam muito de sertanejo universitário, então por osmose (rs) acabo assimilando este estilo.


FUN ESPECIAL

A INDÚSTRIA DO CASAMENTO Empresários investem em tecnologia para atrair noivos e ganhar espaço num mercado que cresce mais a cada ano “Eu os declaro marido e mulher, pode beijar a noiva”! Com toda certeza essa é uma das frases mais conhecidas de todo o mundo, após ela uma nova vida se inicia, o convívio a dois, a cumplicidade, tudo muda e mesmo nos dias de hoje onde a praticidade toma conta da vida de todos, ainda sim é muito comum que os noivos sonhem com o dia perfeito, tudo milimetricamente pensado para que esse dia se torne o mais importante de suas vidas. Muitas vezes sobram idéias e falta tempo hábil para preparar tudo, todo mundo trabalhando e correndo para pagar a grande festa, e é ai que esse novo nicho de mercado começa a ganhar força e espaço. Trazendo até os noivos profissionais especializados para que os “pombinhos” se preocupem apenas em entrar na igreja e pra onde vão após a festa. Hoje há várias empresas que se especializaram em prestar esse tipo de trabalho que movimenta somente no país mais de R$ 10 bilhões por ano, segundo levantamento realizado pela Abrafesta (Associação dos Profissionais, Serviços para Casamento e Eventos Sociais), o que mostra que esse sem dúvida é um campo de atuação muito produtivo e promissor. Foi-se o tempo em que os noivos se preocupavam apenas com os bemcasados, fotografia, e filmagem, com a evolução da tecnologia, hoje não é

mais preciso que os convidados de longe estejam presentes no local da cerimônia, transmissão ao vivo em tempo real, listas de presentes virtuais, e até mesmo os sites de compra coletiva estão sendo usados como opção para se presentear o futuro casal. Pelo menos dois foram lançados no fim de 2010 com ofertas que vão de viagens de lua de mel a apliques para cabelo. De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) há um enorme potencial de expansão no setor: o número de matrimônios gira em torno de 1 milhão por ano. Mas as empresas de prestação de serviços tradicionais também tiveram que se reinventar para atender a esse novo perfil de futuros casais. Estúdios fotográficos que anteriormente eram fixos, agora acompanham o dia-dia dos noivos com fotos em alta definição vídeos em 3D e o já popular fotojornalismo em casamento, onde o olhar crítico do fotógrafo revela emoções e ações que antes passavam despercebidos. De acordo com especialistas da área um dos pontos principais para se realizar um bom trabalho é preciso cumprir prazos, possuir um material diferenciado com qualidade e sempre procurar inovar. Caricaturas em convites mais despojados, lista de presentes falsos para arrecadar dinheiro para os noives sem parecer indelicado, tudo para que o dia “D” seja inesquecível.

Trash the Dress Antigamente a noiva tinha seu vestido de casamento como o bem mais valioso, o noivo jamais podia se atrever a por os olhos nele antes do momento certo, muitas vezes ele passava de mãe para filha por gerações, todo cuidado possível com o traje ainda sim era pouco. Hoje em dia se tornou moda que as noivas realizem ensaios fotográficos antes, durante e depois do casamento, e um dos estilos da vez é o “Trash the Dress”. Bom mas o que seria isso? Se for fazer uma bela tradução literal seria o mesmo que “acabar com o vestido”, “vestido no lixo” ou algo neste sentido. Essa sem dúvida é uma tendência mundial que já virou moda nos “States” e agora está chegando por aqui. Chega de fotografar em lugares comuns, a idéia é buscar locações inusitadas e principalmente, aonde você nunca (jamais) iria vestida de noiva! Pode parecer meio louco, mas a idéia central é tirar o vestido do armário e literalmente “botar para sujar” nos lugares mais loucos. Normalmente tudo isso, é feito depois de passadas as celebrações do casamento, imagina chegar com o vestido assim todo sujo de lama, molhado ou até mesmo rasgado no casório, definitivamente não ficaria bom. A grande sacada é encontrar um lugar que tenha a ver com o casal, e que faça algum sentido para se realizar as fotos. Que fique bem claro que esse mercado de produções quase que cinematográfica está em grande expansão no país, mas o que importa realmente é que a cerimônia e a festa sejam a cara dos noivos, modernos ou tradicionais o importante é que o casal se sinta bem e feliz na saúde e na doença, na alegria e na tristeza até que a morte os separe.

16 | FUN


FUN ENSAIO

JULIANA FERNANDES A bela faz mestrado, pensa em partir para o doutorado mas vive a vida, se diverte e só pensa em se casar aos 30 Para o ensaio desta 11ª edição da revista FUN convidamos para ilustrar nossas páginas a belíssima Engenheira Agrônoma, mestranda, Juliana Carla Fernandes de 24 anos, mais conhecida pelos amigos e familiares como Jú e é assim que iremos trata-la a partir de agora, afinal mais do que um rostinho bonito, Jú agora faz parte da seletíssima família FUN de belas escolhidas para ilustrar nosso editorial. Dona de um sorriso hipnótico Jú começou o ensaio um pouco tímida, mas logo se soltou e deu um show. Nossa bela é regida pelo signo de libra que é considerado um dos mais civilizados do zodíaco, tendo como característica a elegância, bom gosto e amabilidade, mas Jú revela que sua maior qualidade mesmo é ser dedicada e quando começa alguma coisa vai até o fim. Jú é apreciadora do estilo sertanejo, mas enfatiza: “nossa! não tenho uma música preferia você acredita, preciso pensar em uma, (risos)”. Apesar de estar em pleno auge físico nossa modelo revela que não faz regime e seu maior pecado é comer de tudo, e que adora sushi. Apesar de muito simpática Jú diz ser muito teimosa e birrenta (risos), mas que pra compensar tem como maior qualidade o bom humor, nunca fica triste e já acorda de bom humor “fico bem até na TPM acredita, às vezes fico um pouquinho brava, mas só um pouquinho, ai ninguém pode me contrariar, mas só às vezes” (risos). Jú diz que seu maior sonho é ser uma profissional de sucesso e ganhar bem com seu trabalho, e com um belo sorriso no rosto (ela sorri o tempo todo), ela revela que ama sua família e com os olhinhos cheio de lágrimas diz que ama muito também o João. A bela diz que tem namorado (para a infelicidade dos marmanjos de plantão), mas que não pensa em casar tão cedo, “acho que lá pelos 30 está bom” enfatiza. Juliana diz gostar muito de uma frase que ouviu e que leva pra sigo para tudo: “Decepção é apenas uma forma de Deus dizer: Eu tenho algo melhor pra você”. Só para finalizar João que ela ama tanto e que se emocionou ao falar é um pequeno Shih-Tzu, esse não é o nome de seu namorado. CALÇADOS E ROUPAS SIMETRIA (67) 3522.1702 ACESSÓRIOS ESPETÁCULLO (67) 3522.2294 FOTOS MOMENTOS FOTOGRAFIA (67) 3522.6217

MAQUIAGEM Viviane Dias Ardigó (67) 9235.4802 LOCAL ESTÚDIO MOMENTOS FOTOGRAFIA


“Nunca fico de mau humor na TPM”


“Decepção é apenas uma forma de Deus dizer: Eu tenho algo melhor pra você”


FUN TRABALHO

SETOR DE SEGURANÇA NO TRABALHO CRESCE MAIS A CADA ANO Em Três Lagoas essa é uma área que está em amplo crescimento O setor de segurança do trabalho é uma das áreas do mercado profissional que vem crescendo muito nos últimos anos, mas afinal o que faz o profissional dessa área? Qual o mercado de atuação? A Engenharia de Segurança no Trabalho pode ser classificada como um ramo da engenharia responsável por prevenir riscos à saúde e à vida do trabalhador. O engenheiro de segurança do trabalho tem a função de assegurar que o trabalhador não corra riscos de acidentes em sua atividade profissional, sejam eles danos físicos ou psicológicos. O engenheiro de segurança no trabalho administra e fiscaliza a segurança no meio industrial, organiza programas de prevenção de acidentes, elabora planos de prevenção de riscos ambientais, faz inspeções e emite laudos técnicos. O profissional pode realizar a assessoria de empresas em assuntos relativos à segurança e higiene do trabalho, examinando instalações, materiais de processos utilizados pelo trabalhador. Orienta a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) das companhias e dá instruções aos funcionários sobre o uso de equipamentos de proteção individual. Pode, ainda, ministrar palestras, treinamentos e implementar programas de meio ambiente e ecologia. Em Três Lagoas devido ao grande crescimento do setor industrial esse profissional é muito requisitado nas grandes e médias empresas. Osvaldo Cavalcante da Costa Neto, (35), engenheiro agrônomo com especialização em segurança do trabalho e MBA em gestão de pessoas, atualmente é coordenador de medicina e segurança do trabalho da Florestal Brasil, destaca que na cidade essas questões de segurança no trabalho ainda precisam evoluir, e que isso faz parte de um processo cultural. De acordo com Neto os empresários precisam enxergar mais adiante, pois, na cidade eles ainda não têm uma visão como em outros centros. “A necessidade existe, as pessoas precisam trabalhar nisso, até porque todos os profissionais estão envolvidos e as empresas podem sofrer processos por não ter esse profissional. As empresas são alvos de processos civis, de processos penais e devo lembrar elas possuem obrigações nisso. O empresário precisa se conscientizar, até para melhorar a sua produtividade junto com o trabalhador. Essa consciência precisa ser desen-

24 | FUN

volvida, criada, e daqui para frente só tem que aumentar” enfatiza.

MERCADO LOCAL Segundo Neto para iniciar na profissão de engenheiros de segurança, primeiramente o profissional deve ter o curso superior em engenharia (de qualquer especialidade), fazer uma especialização em engenharia de segurança do trabalho, em uma instituição de ensino superior com carga mínima de 600 horas-aula que pode ser completada em 12 ou 18 meses. No caso do Técnico, deve-se fazer o curso em uma escola de formação técnica. Dependendo da instituição obtém o titulo de técnico em segurança do trabalho em 12 meses. “Vale a pena ressaltar que este profissional deve ter um sentido apurado de percepção do meio ambiente onde trabalha, assim poderá antever as reações e os comportamentos dos colaboradores no processo” finaliza.

Os bacharéis em engenharia encontram emprego em empresas de médio e grande porte, que mantêm uma equipe para cuidar dos assuntos relacionados à segurança, atuando ao lado do técnico de segurança, do médico laboral, do enfermeiro e auxiliares. Esse engenheiro deve ficar atento às atividades diárias dos funcionários, prover orientação aos gestores e diretores quanto às normas previstas na legislação trabalhista e fornecer apoio aos funcionários recém-contratados. Outra boa opção para o engenheiro de segurança do trabalho é atuar como autônomo, prestando consultoria para as empresas. Em todas as regiões do país existe demanda, mas o Sudeste, por reunir empresas de grande porte, concentra o maior número de vagas.

SALÁRIO De acordo com o engenheiro o salário compensa, mas segundo ele deve ficar claro que tudo deve ser feito com muita dedicação, compromisso e amor, o reconhecimento vem como conseqüência de um bom trabalho, salário, fama, nada mais é que o fruto de um belo trabalho.

PARA TRABALHAR NA ÁREA Para Neto não dá para formar um engenheiro de segurança nos dias de hoje sem entender de legislação, para ele os engenheiros que não são de segurança, os arquitetos, os eletricistas, os agrônomos, enfim, este pessoal não recebe a informação correta e são eles que descumprem as regras, ele é quem são alvos de todos os processos civis. “Quem vai ser penalizado com os descumprimentos na verdade é o pessoal da área de produção que não estão atentos e o empresário se envolve nisso, a superintendência, porque a empresa não pode ser processada por ser uma pessoa jurídica, mas sempre alguém responde por isso e tem responsabilidade, então a definição de responsabilidade é muito fraca, eles não têm conhecimento exato do tamanho da responsabilidade que eles estão assumindo” destaca Neto.

MERCADO DE TRABALHO Osvaldo Cavalcante da Costa Neto


FUN VEÍCULO

VOCÊ SABE QUANTO CUSTA TER E MANTER UM CARRO? Segundo pesquisas realizadas os gastos mensais feitos com um veículo novo representam em média de 3% a 4% do valor desembolsado na aquisição do carro É muito comum escutar que o impacto de se ter um carro é muito parecido ao peso de um filho no orçamento familiar. Na verdade isso não é uma mentira. Afinal os gastos médios que serão feitos com o automóvel serão regulares e irão muito além do desembolso feito para por o veículo na garagem. De acordo com o educador financeiro Renaldo Domingos, do Instituto DSOP (Instituto de Educação Financeira), nem todo mundo considera o dispêndio com impostos, manutenção e até eventuais multas antes de comprar um veículo. O resultado disso é o que o carro pode se tornar “uma prisão financeira disfarçada de liberdade”.

CÁLCULO

tário, ou a bagatela de R$ 10.500 reais por ano. De acordo com os especialistas financeiros, é muito comum que as pessoas comprem o seu primeiro carro financiado, no geral esses veículos saem por um valor próximo a 25.000 reais. Mas ai que está o maior dos problemas, pois quem dividir a conta em até 60 meses, terminará

deve levar em conta apenas se o valor das parcelas do financiamento cabe no bolso e jamais subestime todo o resto, pois caso isso ocorra você corre um sério risco de perder o controle das finanças. Outra coisa que as pessoas acreditam equivocadamente é que o carro é um bem de investimento, quando, na realidade, ele é um bem de consumo. E fica a dica: carros mais potentes e luxuosos não quer dizer apenas mais conforto, mas sim que além de serem maiores em tamanho também são maiores em consumo de combustível, custo com seguro e peças.

Segundo especialistas de 3% a 4% do valor do carro são gastos todos os meses pelo motorista.

Segundo especialistas de 3% a 4% do valor do carro são gastos todos os meses pelo motorista. A conta já inclui os famigerados IPVA, seguro, DPVAT, e mais a galera: inspeção veicular, gasolina, revisão, estacionamento e também a depreciação natural do veículo, uma coisa sempre é certa, mesmo o carro sendo novo já ao cruzar os portões da concessionária perde cerca de 10% do seu valor. No final das contas, um carro popular de R$ 25.000 reais pode alcançar um impacto mensal médio de 875 reais nas contas de seu proprie-

este período pagando R$ 42.000 pelo automóvel, em prestações mensais de até 700 reais. Sempre que se fala em comprar um carro é comum que amigos, parentes e pessoas próximas falem sobre o assunto, e mais, sempre haverá quem defenda que este é um bom negócio, mas o problema é que, cego de desejo, o jovem comprador não pensa duas vezes e compra, mas só depois, percebe as consequências da decisão tomada. Os especialistas alertam para o fato de que ao se pensar em comprar um automóvel nunca se

Sempre que se resolve optar por um modelo mais sofisticado, é preciso ter sempre a certeza de que será possível arcar com os custos adicionais acarretados pela aquisição, fora isso e fazendo as contas e chegando a conclusão de que esse novo “filho” está dentro do orçamento é só aproveitar e curtir.

“O veículo pode se tornar uma prisão financeira disfarçada de liberdade”


FUN BALADA

A PRAIA 2011

Aconteceu no dia 08 de outubro a badaladíssima festa A PRAIA ALL INCLUDED ESPECIAL 7 ANOS. O evento que já é um dos mais esperados do ano em Três Lagoas e região nesta edição contou com um público de 1.500 pessoas. Os responsáveis por anirmar a galera do começo ao fim foram os DJ´s Alessandro Novoa, Daniel Minczuk, Markynho Mayer , Projeto LovDue, regado a muitos drinks à beira do Rio Sucuriú. Veja a galeria de fotos completa no nosso portal: www.portalfun.com.br

28 | FUN


FUN ENTREVISTA

“SER HONESTO NÃO É VIRTUDE É OBRIGAÇÃO, AINDA MAIS HOJE EM DIA QUE ESTÁ FORA DE MODA SER HONESTO”

Claudio “Totó”

O pecuarista presa à gratidão, amizade e esperança como pilares fundamentais de sua vida Quando se pensou em um nome para o entrevistado desta edição várias personalidades foram cogitadas, Cláudio Fernandez Garcia de Souza mais conhecido como “Cláudio Totó” (72) surgiu em meio às conversas, no mesmo momento iniciou-se a corrida em busca de nosso entrevistado. Por se tratar de um pecuarista de grande renome nacional, e o fato dele passar grande parte de seu dia em sua fazenda, a busca ficou um pouco ainda mais difícil, porém, não impossível. Entrevista marcada, agora era só preparar uma boa pauta e ir ao encontro de nossa personagem. No dia da entrevista fomos até o escritório do pecuarista e de imediato fomos atendido. Chegamos às 9h10 como o combinado e Cláudio “Totó” percebeu isso e elogiou a pontualidade, em seguida foleou a última edição da FUN e disse: “bom material, fiquem a vontade”. Deu para notar que se tratava não só de um criador de gado de renome mas de um ótimo anfitrião e uma pessoa educada, simpática e extremamente letrada. Em entrevista a Revista FUN Cláudio “Totó” nos falou sobre sua vida profissional como criador de gado, escritor e principalmente como homem, pessoa e ser humano. Confira a entrevista. 30 | FUN


“A PARTIR DO MOMENTO EM QUE VOCÊ TEM UM FILHO VOCÊ ENTENDE PORQUE QUE VOCÊ FOI FILHO”

FUN – Você tem alguma mania? Cláudio “Totó” – Mania de honestidade. Ser honesto não é virtude é obrigação, ainda mais hoje em dia que está fora de moda ser honesto, principalmente na política. Gosto de levantar cedo, levanto todos os dias as 5h, inclusive sábados, domingos e feriados para ler escrever. FUN – O que você gosta de ler? Cláudio “Totó” – Gosto de ler jornal, livros didáticos, crônicas, revistas especializadas da área rural. FUN – Você é natural de Três Lagoas? Cláudio “Totó” – Por acaso eu nasci em São Paulo, meus avós são fundadores de Três Lagoas vieram pra cá no século IX, e eu vim pra cá com apenas dez dias e estou aqui até hoje. FUN – O que você acha de Três Lagoas? Cláudio “Totó” – Eu vivi diversos momentos diferenciados da vida da cidade, eu residi até os oito anos na fazenda “Colina” e só depois quando meu pai, mesmo não sendo político, foi eleito prefeito de Três Lagoas, eu tive de vir morar na cidade. Ai estudei fiz o primeiro grau na escola Afonso Pena. A primeira coisa que meu pai fez como prefeito foi pautar à sua administração no tripé: escola rural, estradas, e saneamento básico. FUN – De onde vem o apelido “Totó”? Cláudio “Totó” – Vem do nome do meu pai, era o apelido dele desde criança e eu acabei herdando ele com muito prazer e honra. FUN – Qual o lugar que você mais gosta de passar o tempo, de descansar de ficar tranquilo? Cláudio “Totó” – Não é quando eu estou tranquilo, é quando eu não estou tranquilo. Ai eu vou para a fazenda e lá eu fico bem, principalmente nos finais de tarde quando você passou o dia trabalhando e fez o que podia e no final da tarde, lá você espairece. FUN – Você ainda trabalha na fazenda, ainda coloca a mão na massa? Cláudio “Totó” – O trabalho de fazenda possui

características muito próprias, lá eu costumo dizer que é melhor andar a toa do que ficar a toa, a fazenda é um local amplo e você andando por lá você está administrando, pode ver uma porteira quebrada, uma animal em local errado, e por isso que falo que você andando na propriedade esta administrando ela também e isso é muito importante, e eu sou fazendeiro de semana inteira, eu gosto da minha atividade. FUN – Como surgiu essa paixão pelo mundo rural? Cláudio “Totó” – É uma questão de gerações, eu sou a 3ª geração de uma família que migrou de Goiás para cá puxado pela promessa de progresso da região através da estrada de ferro noroeste do Brasil. A minha origem é rural, meu maior mestre foi meu pai, tudo que aprendi de bom foi com ele, o que aprendi de ruim foi fora dele. FUN – O que gosta de fazer nas horas vagas? Cláudio “Totó” – Normalmente minhas horas vagas são muito poucas, você fica a toa quando quer, sempre tem algo a ser feito, mas eu gosto muito de me reunir com a família e com os amigos. FUN – O que significa a palavra família para você? Cláudio “Totó” – Tudo, quem não tem família não vive. FUN – Quais são as palavras mais importantes que regem a sua vida? Cláudio “Totó” – Gratidão, amizade e esperança, eu sempre espero que o mundo melhore. Estas três palavras definem o meu procedimento e minha expectativa de vida. A gratidão está caindo em desuso, e ela é fundamental. FUN – Você se sente um homem totalmente realizado? Cláudio “Totó” – A resposta para essa pergunta está no meu livro Nelore CS 50 Anos: Biografia e Ensaios, que lancei a pouco tempo, logo na primeira página diz assim: Três filhos, muitas árvores plantadas e um livro escrito, sou um homem realizado, acho que esta respondido.


“NA ÁREA RURAL TEM UM DITADO QUE DIZ ASSIM: MATA A COBRA E MOSTRA O PORRETE, EM MEU LIVRO EU MATO A COBRA E MOSTRO A COBRA MORTA”

FUN – Você tem vontade de conhecer algum lugar que ainda não tenha ido? Cláudio “Totó” – Na minha idade não, eu já visitei 26 países, mas isso quando era jovem, hoje eu não tenho mais a visão de turista, conheci alguns pontos importantes, mas hoje eu não tenho mais essa disposição. FUN – Qual foi o lugar que mais te marcou em suas viagens? Cláudio “Totó” – Na verdade o Brasil, não existe pais no mundo igual ao nosso, pois aqui tem tudo de bom. FUN – O que a vida no campo lhe ensinou que você tem como lição de vida até os dias de hoje? Cláudio “Totó” – Não querer antecipar os acon-

tecimentos. Uma vaca leva nove meses e meio para parir, uma cadela leva 60 dias para criar, ma galinha leva 21 dias para chocar os ovos, não adianta querer antecipar isso. FUN – Qual livro que você leu e recomenda para as pessoas? Cláudio “Totó” – Caçadas de vida e de Morte, há alguns pontos de tangência entre esse e o meu, pois ambos falam sobre o mundo rural. Esse livro fala sobre muitas coisas da sociedade e de coisas didáticas da vida. FUN – Qual a frase que você leva para sua vida? Cláudio “Totó” – Ser honesto não é virtude é obrigação.

FUN – Se você tivesse que dar uma dica para os jovens de hoje o que falaria? Cláudio “Totó” – Saiba esperar o futuro. Lá no mato a gente usa essa expressão: Quem adianta come verde quem atrasa come podre. Saber esperar o futuro é muito importante. FUN – Você acha mais fácil lidar com pessoas ou com os animais? Cláudio “Totó” – Sou apaixonado pela vida rural, lidar com animal é muito mais fácil, pois ele tem um extinto de preservação, ele não mata se não tiver com fome, não te agride se não for agredido, produz sempre quando você dá as devidas condições pra ele, ele da de si até o último dia de vida. Já o criminoso mata pra roubar, por vingança rouba porque não produz. O animal responde muito mais a um carinho do que o ser humano.

NOVEMBRO2011 | 35


FUN SEGURANÇA

VOCÊ SABE O QUE É VIGILÂNCIA MONITORADA? O serviço tem por objetivo realizar a prevenção de roubos, furtos e invasão predial.

Atualmente com a onda de criminalidade crescendo gradativamente com o avanço das cidades é muito comum que as pessoas passem a se preocupar cada vez mais com a segurança de seu patrimônio. Empresários, comerciantes e até mesmo o simples cidadão buscam alternativas para que possa ficar mais tranqüilo com relação à criminalidade. Três Lagoas sofreu um grande avanço industrial nos últimos dez anos e com isso infelizmente a onda de crimes também se elevou. Um dos ramos que cresceu com esse problema é o de segurança monitorada.

O QUE É? Segundo Paulo Cervelatti (51), proprietário da empresa SVM (Sistema de Vigilância Monitorada) em Três Lagoas há 14 anos, o serviço de monitoramento é complexo e elaborado de forma pessoal para atender às necessidades de cada cliente.

36 | FUN

De acordo com Cervelatti primeiramente uma equipe técnica faz uma visita ao local onde se pretende instalar o sistema, nesta visita é feita uma espécie de varredura detalhada de todos os possíveis pontos de arrombamento de prédio como portas e janelas. Depois de feito o levantamento dos pontos fracos é instalado o sistema em si, que é composto por uma central eletrônica de última geração e sensores nos pontos críticos. Esta central funciona com sinal telefônico e é ligada diretamente ao centro de inteligência da empresa que tem acesso total a todas as informações de cada contratante em tempo real.

Ao chegar a equipe analisa se realmente houve algum tipo de arrombamento, ou se apenas alguma janela ou porta ficou aberta acionando o sensor do alarme, ou se há algum bandido dentro do imóvel. Caso seja comprovada a presença de pessoa estranha no interior do prédio a equipe pode imobilizar o bandido ou simplesmente cercar o local para que o mesmo não fuja, em seguida é acionada a Polícia que irá realizar a apreensão do indivíduo e seguir com as posteriores medidas.

FUNCIONAMENTO

Cervelatti afirma que existe uma ação de “parceria” entre as equipes de monitoramento e a Polícia o que ajuda a coibir a pratica de furtos e roubos na cidade.

Quando um dos pontos críticos do imóvel é arrombado o sensor envia um sinal imediatamente para a central de inteligência que aciona os seguranças motorizados que vão até o local verificar a ocorrência.

O empresário ainda revela que além de toda precisão que o sistema tem a central do cliente ainda conta com um botão de pânico que lhe da opção de acesso rápido a identificar a ocorrência como caso de incêndio ou urgência medica


“O ALARME QUANDO É DISPARADO ACABA INIBINDO A

AÇÃO DO DELINQÜENTE, QUE NORMALMENTE ACABA FUGINDO E NÃO CONCLUI A AÇÃO”

o que facilita a ação, pois a central de inteligência além demandar uma de suas viaturas para o local do fato ainda aciona o serviço médico ou Corpo de Bombeiros para agilizar o processo de prevenção ao problema.

em que o sistema é acionado é por casos simples de tentativas de invasão e que apenas 20% são de casos efetivados, ou seja, em que o imóvel foi realmente arrombado, invadido, furtado ou roubado.

Em Três Lagoas, Cervelatti revela que a pouca diferença entre clientes residênciais e empresariais, segundo ele na cidade 55% de seus contratantes são empresas e os outros 45% são pessoas comum que querem proteger suas casas de ameaças. Ele ainda revela que 80% das vezes

“O alarme quando é disparado acaba inibindo a ação do delinqüente, que normalmente acaba fugindo e não conclui a ação” finaliza Cervelatti. Segundo Alexandre Previatti, sócio proprietário da empresa de desenvolvimento de sites Planet Agência Web, o serviço de monitoramento vi-

giado da certa tranqüilidade para quem faz uso deste trabalho. “Além de ficar mais tranqüilo, o mais importante é que no nosso caso que trabalhamos com dados e projetos, o menor dos problemas é quando um computador é roubado, pra nós o mais valioso são os dados que estão nesses equipamentos, ou seja, quando o individuo tenta entrar na empresa e o alarme é disparado e dificilmente ele vai conseguir levar algum equipamento, isso acaba protegendo não só os computadores e equipamentos eletrônicos mas todos os dados da empresa” finaliza.

NOVEMBRO2011 | 37


FUN GASTRONOMIA

GUIA

GASTRONÔMICO

Vinagre Balsâmico:

Saiba mais sobre esse vinagre que é indispensável na cozinha tanto dos grandes cheff quanto dos entusiastas da culinária. Este vinagre é diferenciado dos outros tanto pela sua textura como pelo seu sabor. Essa distinção é conquistada devido ao processo de elaboração e às características aromáticas que adquire através deste processo. Fabricado através de uvas que não podem ser utilizadas na produção vinícola por resultarem em vinhos com baixa graduação alcoólica, ele fica maturando em barris de madeira nobre como cerejeira e carvalho. Durante um período mínimo de 12 anos, podendo chegar até 50 para atingir o ápice da maturação. Os mais tradicionais vem da região de Modena na Itália que inclusive possui um sele de qualidade o DOP (Denominação de Origem Protegida) isso indica que o produto origina de autênticos produtores. Agora, se somente o título “aceto balsâmico di Modena” aparecer na embalagem, o conselho é ficar atento. A expressão indica que se trata do produto genérico usado para vinagres comerciais que tem a produção diferenciada. O vinagre balsâmico é normalmente utilizado em saladas ou para fazer molhos “com azeite ervas, por exemplo,” ou pode ser usado

38 | FUN

reduzido para decoração de pratos “ferve-se o azeite com um pouco de açúcar até que fique como uma calda”. Porém existem outras preparações onde o vinagre balsâmico pode entrar na receita, tanto em sobremesas, por exemplo, morangos com calda de balsâmico e queijo mascarpone ou para temperar carnes em marinados e para decorar peixes na hora para servir. Esse é um ingrediente coringa para se ter na cozinha, para que possa dar um toque especial que fará toda a diferença tanto visualmente quanto no paladar dos seus pratos. Eu recomendo!

Graziela Minini, cheff de cozinha do Taj Hotel em Três Lagoas/ MS


Chieza Burguer Aberto com Fritas Os tradicionais lanches estão ganhando um forte concorrente que são os lanches abertos, essa nova categoria de lanche vem ganhando muitos fãs pois servindo dessa forma você pode degustar ainda mais os ingredientes do lanche. Um bom jeito de conhecer essa novidade é pedir o Chieza Burguer aberto com fritas que vem com amburguer de 130gr artesanal, assado em braseiro, salada, cheddar, bacon, molho chieza e adicional de fritas. O lanche serve uma pessoa e cai muito bem para matar aquela fome no fim de tarde acompanhado por um super chopp.

AONDE ENCONTRAR Chieza Burguer

Avenida Eloy Chaves, 283 - Centro . Três Lagoas/MS Disk Entrega (67) 3521-0203

File de Abadejo

O filé a abadejo tem como origem à cozinha mediterrânea que é muito conhecida por ser saudável devido sua grande variedade de ingredientes, cores, sabores, texturas e respeito pelas tradições. O prato é feito com filé de abadejo grelhado ao molho de camarão e guarnecido comlegumes na manteiga e arroz. A dica para esse prato é acompanhar ele com vinhos brancos ou com tintos leves porque como o bacalhau o abadejo é um peixe de sabor mais marcante. O prato serve uma pessoa e é recomendado tanto para um almoço leve quanto para um jantar a dois por sem um prato sofisticado.

AONDE ENCONTRAR Taj Hotel

Av. Antonio Trajano, 1313 - Lapa . Três Lagoas/MS (67) 3221-1500

File Alpino O prato foi eleito como o melhor no seguimento de carnes pelo Prêmio “Paladar” promovido pelo Jornal o Estadão durante dois anos consecutivos e segundo especialistas do meio os títulos foram extremamente merecidos. O prato remete à gastronomia da década de 80 e leva em seu preparo: Filé mignon duplo à milanesa recheado com presunto e queijo coberto com molho branco, requeijão e batata palha e tem como acompanhamento arroz branco. O prato serve duas pessoas e a dica é consumir o prato acompanhado pelo vinho tinto chileno Concha y Toro.

AONDE ENCONTRAR Vila Romana Park Hotel

Av. Ranulpho Marques Leal, 1605 - Jardim Alvorada Três Lagoas/MS . (67) 3509-2900

Rondelli ao Molho Branco

A culinária italiana conhecida hoje é um resultado da evolução de séculos de mudanças sociais e políticas. Suas raízes se encontram no século IV na Idade Média e mostram a influência dos árabes e normandos que levaram os primeiros cheffs notáveis à região da Itália. Essas influências ajudaram a moldar o que hoje é conhecido como culinária italiana, adicionando itens como: batatas, tomates, pimenta e milho. Um dos pratos mais conhecidos e apreciados da cozinha Italiana são as massas e dentre elas está o Rondelli ao Molho Branco que é um prato único e completo que não precisa de acompanhamento, mas vale a sugestão de apreciá-lo com um bom vinho tinto cabernet. O prato serve três pessoas e leva massa artesanal, molho natural, presunto e mussarela e é mais indicado para o jantar.

AONDE ENCONTRAR Restaurante Brasiliana Carnes e Massas

Av. Cap Olinto Mancini, 153 - Centro - Três Lagoas MS (67) 3521-9410


FUN INFANTIL

COMO IMPOR LIMITES ÀS CRIANÇAS Dizer não muitas vezes significa sim a uma vida adulta mais saudável Muitos pais não sabem a hora exata de dizer não ao filho e muitas vezes nem como fazer isso. Dizer não geralmente é sinônimo de coisa ruim, porém, impor limites às crianças faz parte do processo natural da vida e também da formação de um jovem consciente e um adulto mais preparado. De acordo com o Psicólogo Clínico, Professor Universitário e Mestre em Psicologia pela UNESP/Bauru Rui Mateus Joaquim (28) é muito importante ter paciência e pulso firme para lidar com os pequenos birrentos.

LIMITES Rui compara todo o processo a uma música sertaneja chamada CHEGA DE SUJEIRA, interpretada por Tião Carreiro e Pardinho em especial o seguinte trecho: “Igualzinho cão e gato pai e filho se mordendo, quando o pai vai dar conselho só coice vai recebendo. Do jeito que o diabo gosta tudo vai acontecendo, os velhos fora de casa tem muitos filhos querendo. Chega de tanta sujeira eu vou começar varrendo! A moral está tão baixa lá de cima Deus ta vendo, que a falta de respeito dia a dia vai crescendo. Palavrão que arrepia vejo crianças dizendo. Vou por o mundo no eixo nem que morra combatendo chega de tanta sujeira eu vou começar varrendo!” Agora Rui vai “varrendo”, tomando varrer como sinônimo de limpar esclarece o psicólogo. O trecho da música acima citada descreve a idéia de conflitos entre pais e filhos ilustrando a existência de filhos egoístas e crianças “mal criadas”. Partindo deste ponto procure refletir: Como está a relação entre você e seus filhos? Ele respeita ou teme você? Já se perguntou alguma vez sobre o quanto sua conduta exerce influência sobre a o modo de agir de seus filhos? Impor limites as crianças constitui-se uma questão de fundamental importância para o desenvolvimento saudável do ponto de vista psicológico. Para responder como impor limites nas crianças é preciso atentar-se à outra pergunta: Como impor limites aos pais? Para delinear limites é preciso limitar. É preciso esclarecer que os pais também devem observar limites em seu “amor

40 | FUN

incondicional” e às vezes “disfuncional”. Você já deve ter visto uma criança fazer birra. É chato e irritante. Mas irritante mesmo é ver os pais falarem com seus filhos de forma infantilizada enquanto estes estão querendo tudo o que vêem nas prateleiras do supermercado, esperneando, gritando e levando seus pais a cederem frente a tal comportamento de sedução e manipulação. Comportamentos estes que crianças aprendem desde muito cedo visto que ao fazer birra obtém ganhos rápidos.

DICAS O psicólogo dá algumas dicas de como não criar seus filhos, para que eles se tornem pequenos terroristas, inconseqüentes, propensos a desenvolver futuramente uma variedade de transtornos psicológicos. Aprenda nos tópicos abaixo como desperdiçar muita energia educando de modo brilhantemente ineficaz seus filhos. 1. Fale maneira Infantilizada: Ao pedir que a criança faça algo ou se comporte de certa maneira, faça isso com incerteza, medo e usando diminutivos como amorzinho, bebezinho. 2. Faça as coisas por ele: amarre o cadarço dos tênis até os dezoito anos no mínimo. Coloque a comida no prato e corte o bifinho em pequenas fatias dando na boca até os 25 anos. 3. Explique-se demais: Quando pedir para que a criança faça algo, explique a razão disso prolongadamente, busque em sites especializados de pesquisa cientifica a razão e a relevância social do porquê aquilo precisa ser feito. 4. Demore a tomar uma atitude de firmeza e dê mais de um aviso: Avise muitas vezes a criança, do contrário ela pode acreditar que você acredita no que está dizendo e fazer aquilo que pediu. Isto porque ela pode passar a fantasiar que você é uma mãe (ou pai) sábia, firme, equilibrada e que ela precisa fazer tudo que você pedir. 5. Barganhe: Diga à criança que quando ela fizer a lição ela vai ganhar um brinquedo, uma viagem, ou um Playstation 3.

6. Suborne: Não permita que a criança desenvolva um senso de obrigação. Isso é muito perigoso pode torná-la alguém responsável. Ensine-a a perguntar “O que eu ganho se fizer isso?” sempre que alguém lhe solicite ajuda de algum modo. 7. Ameace: diga, “Fulano se você não arrumar o seu quarto você não vai sair hoje à noite!” Deste modo você propõe um acordo, um contrato do qual ele pode negar respondendo: “tudo bem então não vou”, e você fica perdida sem saber o que dizer!”Isso garante mais ineficácia! Rui destaca que superproteger, barganhar, bajular pode ser prejudicial ao desenvolvimento psicológico da criança. Dizer não é em muitos momentos extremamente importante para o desenvolvimento infantil visto que a criança precisa aprender a desenvolver o autocontrole e a tolerância diante dos eventos nem sempre prazerosos da vida. Educar é uma arte. A arte de ensinar sem doutrinar. O psicólogo lembra que autoridade é algo diferente de autoritarismo. Respeito é algo que se conquista não que se impõe! Seja honesto e franco ao falar com seu filho. Não subestime sua capacidade de compreensão. Peça uma vez. Explique uma vez. Deixe- o sozinho. Mesmo que ele não faça o que você pediu em algum momento ele vai lhe pedir algo. Responda gentilmente que ficará feliz em atendê-lo depois que ele fizer o que você pediu e retire-se. Observe. Não grite, não sofra, não morra. Lembre-se o outro só faz com você aquilo que você permite. Se isso mexeu com você, mobilizou afetos e gerou dúvidas procure um profissional. “Recebi um email outro dia com uma reflexão interessante: Sempre dizemos e ouvimos dizer que precisamos deixar um mundo melhor para nossos filhos, mas não seria melhor deixarmos filhos melhores para o mundo?”. Se necessidade de superproteger as crianças podem melhor se desenvolver. Sim, você está me entendendo! E agora? Vamos começar varrendo?


FUN BALADA

EMPÓRIO DA LAGOA

A balada de Três Lagoas vem mantendo-se forte na região, regado a um bom som ao vivo e muita gente bonita o Empório da Lagoa vem se consolidando na agenda da galera mais jovem da cidade. Veja alguns cliques que nossa equipe de fotógrafos fez no Empório da lagoa. Mais fotos no site: www.portalfun.com.br

44 | FUN


FUN BAZAR

BAZAR DE VERÃO 2012 1

2

Bermuda Ellus Glasgow

3

Perfume Feminino Body

R$ 277.00

R$ 16.90 / cada

4

5

Armação Carmin Feminina

R$ 690.00

7

8

R$ 84.90

R$ 590.00

6

Óculos Ray Ban

R$ 290.00

Perfume Feminino Relic

Carmin Solar Feminino

Sabonete e Loção Água de Cheiro

R$ 21.90 / cada

9

Sandália Feminina Espetácullo

R$ 690.00

Camisa Masculina Ellus

R$ 195.00

1 / 9 / 12 / 15 / 16 | Simetria - (67) 3522-1702

8 / 10 / 11 | Espetácullo - (67) 3522-2542

2 / 6 / 7 | Água de Cheiro - (67) 3522-4780

13 | Belíssima - (67) 3522-9743

3 / 4 / 5 | Ótica Especializa - (67) 3522-0844

14 / 16 / 17 | Gleice Fashion - (67) 3522-5545

46 | FUN


10

FUN DICA

11

EU USO

ÓCULOS! Sandália Feminina Can Can

Rasteirinha Feminina Can Can

12

13

R$ 269.00

R$ 227.00

Até pouco tempo homem que usava óculos de grau era “Nerd” e ponto final. Hoje em dia é mais difícil rotular as pessoas só por causa do acessório, pois os óculos conquistaram um lugar de destaque na lista de acessórios indispensáveis do homem moderno seja para complementar o look dando aquele ar de intelectual, charmoso ou apenas para o simples auxilio na hora de usar o computador no dia a dia do trabalho. Mas o que muitos não sabem é que escolher uma armação ideal não é tarefa fácil, pois hoje em dia existem milhares de opções e para ajudar nessa difícil tarefa separamos algumas dicas a serem seguidas.

Sapato Ankle Boots Ary Carmim

Poltrona Meg Giratória

R$ 423.00

14

10 x R$ 98.00

Se tiver o rosto Redondo aposte nos óculos de linhas retas, que afinam e dão leveza ao rosto. Se tiver o rosto Quadrado à dica é apostar nos modelos com cantos arredondados, pois irão disfarçar os ângulos característicos do rosto.

15

Para homens que tem o rosto Oval a escolha fica mais fácil, pois o formato da liberdade. Apostem nos modelos retangulares eles terão um ótimo caimento.

Vestido Paetê

Sandália México Carmim

3 x R$ 93.90

16

R$ 312.00

17

Saia

R$ 549.00

Para o rosto Triangular a dica é optar por modelos mais estreitos, ovais e arredondados que darão um equilíbrio para as linhas do rosto. Já os barbudos e bigodudos devem pender para o uso de armações mais leves, pois muita decoração facial ao mesmo tempo pesa. O mais importante é sentir-se livre para experimentar quantos modelos quiser leve um amigo, amiga ou namorada isso ajuda a dar mais liberdade na hora da escolha brinque com as armações.

Vestido Clear

Não fique só nas seguras e comuns tipo às pretinhas, fininhas e básicas. Explore cores, experimente uma armação de tartaruga, de cor vermelha, enfim. Varie e amplie as suas opções até encontrar a eleita.

3 x R$ 93.90

NOVEMBRO2011 | 47


FUN TECNOLOGIA

OS TABLETS INVADEM DE VEZ A COZINHA

Fridge Mount Que a tecnologia já chegou a toda parte isso não é mais novidade, com a evolução tecnológica é possível fazer coisas que se faziam antigamente muito mais rápido, isso se aplica ao mundo digital também, os grandes e pesados computadores de mesa foram evoluindo e estão cada vez menores, os notebooks que eram febre no mundo estão cada vez mais potentes e sem falar dos tablets que vieram de vez para facilitar a vida online. E por falar nos poderosos tablets, hoje eles fazem parte de nossa vida e nos acompanham para todo lado, até em atividades comuns do dia-dia eles já estão presentes. Quem não se lembra de quando era pequeno e via sua mãe, avó ou tia preparar aquele delicioso bolo, tudo ficava anotadinho naqueles livros de receitas que eram verdadeiras relíquias de família, neles continham as melhores e mais deliciosas guloseimas. Mas o que isso tudo tem a ver com tecnologia? Tudo, tendo com público alvo as pessoas amantes de tecnologia e culinária a empresa Belkin que desenvolve produtos relacionados a conectividade e acessórios para produtos eletrônicos, traz para o Brasil uma vasta linha de produtos que tem por objetivo facilitar a vida daqueles que gostam de ter seu tablete sempre ao alcance das mãos. A empresa desenvolveu três produtos especialmente produzidos para tornar o ato de cozinhar

48 | FUN

Kitchen Cabiner Mount

Chef Stand + Stylus

muito mais eficiente e divertido. As novidades voltadas para os chefs de cozinha tecnológicos (mas podem ser usados por donas de casa, cozinheiros de final de semana e até mesmo iniciantes) prometem facilitar a vida de quem gosta de cozinhar com estilo.

prático no momento da instalação, já que não requer ferramentas para o processo, pois é só deslizar o tablet no suporte. O acessório está cotado em $39,99 dólares, aproximadamente R$ 70,00 baseado na cotação do dólar no mês de novembro.

Chef Stand + Stylus

Kitchen Cabiner Mount

Especialmente criado para o iPad, é voltado ao cozinheiro que vive com as mãos sujas ou quer evitar a contaminação dos alimentos, durante o contato com outros objetos. Com o auxílio da caneta Stylus, é possível, por exemplo, verificar receitas sem precisar tocar o tablet e, assim, sujar a tela do produto.

Desenvolvido para liberar espaço no balcão da cozinha, o Kitchen Cabiner Mount permite que o iPad fique suspenso no armário ou estante, facilitando a visualização do usuário. O produto pode ser facilmente instalado, removido e guardado, além de ser compatível com tablets com telas de 7 ou 10 polegadas. A previsão é que os produtos estejam nas lojas brasileiras em janeiro de 2012. O acessório está cotado em $49,99 dólares, aproximadamente R$ 87,50 baseado na cotação do dólar no mês de novembro.

O suporte conta com dois ângulos que facilitam a visualização do conteúdo exibido, além de uma base de borracha antiderrapante para bancadas escorregadias. A ponta da caneta magnética é lavável e funciona com a maioria dos tablets. O acessório está cotado em $39,99 dólares, aproximadamente R$ 70,00 baseado na cotação do dólar no mês de novembro.

Fridge Mount Possibilita manter o iPad firme e seguro na porta da geladeira, sem danificar a superfície do eletrodoméstico quando removido. Assim, o usuário pode contar, por exemplo, com sua lista de tarefas e de compras sempre atualizadas e acessíveis. Com design minimalista, o produto também é

Para quem gosta de cozinhar e ter a praticidade e a conectividade em suas mãos é um bom investimento, pois com o uso dos tablets o ato de cozinhar ficou muito mais didático, pois, os equipamentos possuem a vantagem de poder mostrar o passo a passo do preparo do prato escolhido, atualmente existem muitos programas específicos voltados para os futuros cozinheiros, essas novas ferramentas prometem facilitar e muito o ato de cozinhar, sem contar que com esses acessórios pode-se dizer adeus de vez aos antigos caderninhos de receitas.


FUN BALADA

VIRACOPOS BOTEQUIM

A casa de shows mais badalada de Três Lagoas e região não perdeu o pique e mais uma vez encheu o bar com gente bonita e animada. Com um pouco de cada estilo musical a “casa” está cada vez mais no gosto do público. Confira as fotos da galera que badalou na casa de shows mais quente da região. Mais fotos no site: www.portalfun.com.br

50 | FUN


FUN CASA & DECORAÇÃO

QUEM DISSE QUE AS PAREDES TÊM QUE SER SIMPLES? Os revestimento para paredes de hoje em dia oferecem uma infinidade de cores, materiais e também de modelos para a sua escolha.

Por Isabela Arantes • Ligia Valença • Juliano Rufato As novidades são peças cerâmicas, cimentícias e porcelanatos que imitam madeira, couro e pedras. Essa opção muitas vezes é valida pelo custo, quanto pela praticidade e ausência de manutenção. A volta marcante do papel de parede em formatos 3d, auto relevo, imitações de tecidos são usados não somente em quartos e salas como também em lavabos. Grande novidade aplicável a empreendimen-

tos comerciais, lojas, bares, cafés, restaurantes e também residências são murais artísticos executados em mosaicos de pastilhas de vidro e adesivos sugestivos.

para parede, pesquise bastante e escolha a opção que mais caber em seu orçamento. Não esqueça de falar com um profissional do ramo para a instalação.

Para quem é mais tradicionalista ou está pensando em algo com custo mais acessível, algumas marcas de tintas tem laçado efeitos em textura imitando linho, concreto, pátina, aço escovado entre outros que dá um efeito diferenciado.

Quem pensa que as paredes devem receber apenas tinta branca está desatualizado. Elas podem ganhar destaque na decoração. Uma das opções mais atuais é investir em revestimentos com texturas e volumes.

Portanto, na hora de escolher um revestimento

SEGUEM ALGUMAS DICAS 1) Revestimentos com texturas e volumes não devem incrementar a decoração da cozinha e nem da área do boxe no banheiro, porque podem acumular gordura e mofo. No restante dos cômodos, são bem-vindos;

de comprar itens decorativos. Fuja de excessos e deixe que a parede seja o foco de atenção;

2) De preferência, aplique o produto em apenas uma das paredes do ambiente para que o visual não fique sobrecarregado. Escolha a que quiser dar maior enfoque. Pode ser a que fica em frente à porta de entrada da casa, por exemplo;

5) Vale acrescentar que texturas e volumes tendem a acumular pó. Portanto, o cuidado com a limpeza deve ser maior. Para quem quer fugir desse inconveniente, uma dica é aplicar papel de parede que imita textura;

3) Se pretende investir em revestimentos com texturas e volumes, melhor se controlar na hora

6) Com medo de errar? Uma sugestão simples é que o tamanho do volume seja proporcional

52 | FUN

4) Entre os materiais de revestimento em alta estão placas cimentícias e madeira de demolição;

ao do cômodo, de maneira geral. Em um local pequeno, nada melhor que um revestimento com detalhes menores; 7) Caso a ideia seja um ambiente integrado, use nas outras paredes tinta da mesma gama de cor do revestimento. Quem quer dar grande destaque ao produto deve apostar em uma tonalidade diferente no restante; 8) Prefira texturas mais lisas em casas com crianças e idosos. Essa também é uma boa pedida para espaços de grande circulação, como corredores.


FUN HORÓSCOPO

CONFIRA O HORÓSCOPO PARA NOVEMBRO ÁRIES Neste mês, você precisará encarar as situações de forma mais objetiva e valorizar os aspectos positivos das coisas.

TOURO Você não escutará os conselhos de pessoas que querem lhe ajudar. Além disso, terá problemas com a pessoa amada devido a forma com quem você tem se comportado nos últimos tempos.

GÊMEOS Você tentará atingir metas ambiciosas só para sentir o gosto do sucesso. Fará loucuras para conquistar um novo amor.

CÂNCER Você se sentirá muito disposto e cheio de iniciativa. Além disso, surgirão oportunidades que mostraram o lado positivo de sua vida em casal.

LEÃO Neste mês, você tenderá a agir de modo impulsivo e perder o autocontrole. Tente relaxar e pensar mais antes de tomar uma atitude.

SAGITÁRIO Neste mês, você estará de excelente humor graças a uma mudança positiva. Seu carinho será correspondido pela pessoa amada. Estrela Guia: Antares Cor: Azul Amor: Arrojado Virtude: Justiça Vício: Gula Sentido: Supra consciência Compatibilidades: Áries e Leão Incompatibilidades: Gêmeos, Virgem e Peixes Metal: Estanho Pedra: Turqueza Dia da semana: Quinta-feira Plantas: Aspargo e Figueira Inteligência: Filosófica Caráter: Colérico-expansivo Questões financeiras: Conexões pessoais Casamento: Visão maior do contexto Criatividade: Cultura geral Lazer: Gostar de viajar

LIBRA Serás muito tolerante com as pessoas e corre o risco de que elas acabem se aproveitando de você. Você precisará impor respeito.

ESCORPIÃO Em suas relações, você precisará aprender que deve dar mais do que espera receber. Tente não se impor tanto e seja mais compreensivo.

CAPRICÓRNIO Você saberá aproveitar e valorizar as situações que irão aparecer durante este período. Além disso, esse mês é uma boa oportunidade para se dedicar melhor a sua vida amorosa.

AQUÁRIO Você tenderá a encarar tudo como um jogo, o que lhe dará vantagem sobre algumas pessoas com quem convive. Por outro lado, um mal entendido causará problemas em sua vida amorosa.

VIRGEM

PEIXES

Você terá muito entusiasmo para seguir seus objetivos. Porém, isso pode acabar prejudicando sua vida em casal.

O cansaço fará com que você seja menos ativo que o normal. Tire um tempo para pensar no que você realmente quer.

AGENDA CULTURAL Confira a agenda de eventos de Novembro e Dezembro para Três Lagoas e região.

16 a 20/11 Festival da Cultura Afro-Brasileira

Três Lagoas/MS

19/11

18/11

18/11

19/11

Papillon Eventos

Araçatuba

ATC - Andradina/SP

19/11

20/11

23/11

Celeiro Choperia

Almir Sater

João Bosco e Vinícius

João Bosco e Vinícius

Pagode Universitário

Pinga na Seringa

Victor & Matheus Ilha Solteira/SP

Três Lagoas/MS

25/11

11/12

24/12

31/12

Show Bar . Andradina/SP

Nova Andradina

Três Lagoas/MS

Três Lagoas/MS

Viracopos Botequim

Os Hawaianos

Baile do Hawaí

7º Duatlo do Fogo

Volare

Confira a agenda completa:

www.portalfun.com.br 54 | FUN

Mandala


Revista Fun 11ª Edição  

Cláudio "TOTO" Conheça a vida de um dos maiores pecuáristas do Brasil

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you