Page 1

FREDMAGAZINE | Dezembro 2016 www.fredmagazine.com.br

1


MODERNIZAR A ADMINISTRAÇÃO FAZ A ASSEMBLEIA MAIS EFICAZ E TRANSPARENTE.

A Assembleia trabalha para melhorar cada vez mais o uso das verbas públicas e os serviços para o cidadão. Cuidar bem do que é de todos traz mais qualidade de vida para toda a sociedade.

MAIS DE

R$38,5

MILHÕES ECONOMIZADOS

Novo processo de elaboração e aprovação do Orçamento do Estado, para garantir que o dinheiro seja aplicado onde mais precisa: segurança, saúde, educação e infraestrutura.

2

FREDMAGAZINE | Dezembro, 2016 www.fredmagazine.com.br

MENOS

R$1,5

EM DIÁRIAS

POUPADO

25,5%

Redução de mais de um quarto das despesas com diárias de deputados e servidores da Assembleia.

MILHÃO Contratação de serviços e insumos através de pregões públicos, garantindo melhores preços.


Responsabilidade Ambiental

LJF - Assessoria em Mineração & Serviços Topográficos A LJF é uma empresa de assessoria em mineração e serviços topográficos para soluções em agrimensura, geomensura e topografia em geral que oferece os serviços de topografia para mineração, saneamento básico, projetos de georreferenciamento, terraplenagem e outras intervenções estruturais. - Nós possuímos profissionais habilitados e com ampla experiência no ramo da mineração e topografia. Temos parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Frederico Westphalen e Caiçara onde fornecemos desconto e formas de pagamento facilitadas para associados -, comenta Laudenir Luiz Fernandes, técnico em Mineração. Primando pela qualidade de seus trabalhos, a LJF possui responsável técnico formado em Técnico em Mineração pela Escola Educacional Técnica SATC de Criciúma – SC e conta com Estação Total Leica TS09 Flexline Plus R1000, um equipamento topográfico de altíssima precisão único na região.

Confira alguns trabalhos desenvolvidos pela empresa

Levantamento Topográfico Planimétrico Rural para ajustes e demarcação de divisas, no Município de Caiçara – RS

Corpo técnico • Laudenir Luiz Fernandes (Técnico em Mineração); • Danusa Mayara Matos (Analista Administrativo); • Anderson Fernandes (Téc. em Geoprocessamento Júnior).

Serviços oferecidos pela LJF Assessoria em Mineração & Serviços Topográficos • Assessoria em desmonte de rocha em pedreiras, barragens e áreas urbanas com diversos tipos de explosivos; • Topografia em geral, medição de lotes urbanos e rurais, projetos de retificação, desmembramento, unificação e usucapião. • Cálculo de volume para pedreiras e obras de terraplanagem, levantamento topográfico planialtimétrico fornecendo cotas de altura/desnível, demarcação de esquadro de obra.

Levantamento Topográfico Planimétrico Rural para desmembramento, no município de Caiçara – RS

LJF

Assessoria em Mineração & Serviços Topográficos

(55) 3199-4324 | (55) 99642-8937 | (55) 99642-9035 atendimento.ljf@gmail.com FREDMAGAZINE | Dezembro 2016 3 Rua Tenente Portela, n° 620 – Centro, Frederico Westphalen www.fredmagazine.com.br


editorial

Natal é tempo de cre scer

Então (de novo!) é Natal, momento de celebrações ao nascimento do menino Jesus por parte da comunidade cristã, mas independente da conotação religiosa ligada a esta data, é o momento ímpar de reflexão e renovação da esperança.

Nós vivemos um ano diferente. Nossa economia foi abalada, nossa política nacional expôs as piores intenções... Diante de tantas situações extremamente adversas, muitas vezes nossa fé se abala e o nosso coração hesita em acreditar, em ter esperança. Passamos a olhar o mundo com olhos de medo, o outro com olhos de desconfiança e a nós mesmos com de insegurança.

Não acredito que o Natal tenha algum tipo de poder mágico que transforme as pessoas, mas acredito que podemos tirar grande proveito desse período de comoção inflada, principalmente, pelas campanhas publicitárias. Natal é tempo de fazermos uma reflexão racional sobre quem somos, qual o nosso papel no mundo e o que estamos fazendo. Chegamos ao último mês do ano, e aí emerge

a mesma questão: o ano que passou voando. Essa e mais uma dezena de frases prontas sobre a velocidade do tempo percorrem nossa boca e ouvidos durante o período festivo, entretanto, são sempre os mesmos 365 dias, divididos entre a família, o trabalho, a igreja, os amigos e a correria irreflexiva com a qual nos movemos. Pare um pouco. Parar às vezes faz bem! Olhe para as pessoas ao seu redor com olhos de carinho. Avalie suas atitudes, faça um exercício honesto e encontre seus pontos negativos que devem ser melhorados, aproveite todo o entusiasmo do período natalino e faça um pacto consigo para ser e viver melhor. O que você está fazendo para que o mundo seja um lugar melhor? Ficar só no discurso não basta! Quando decidimos fazer de nós mesmos pessoas melhores, uma (pequena, mas significativa) parcela do mundo também se torna muito melhor. Feliz Natal e Excelente Ano Novo!!! P.S.: Meu conselho pessoal para 2017 é: coma bem, durma bem e divirta-se como nunca!

Mário Lima Editor da Fred Magazine

4

FREDMAGAZINE | Dezembro, 2016 www.fredmagazine.com.br

Acesse e fique por dentro! www.fredmagazine.com.br

Fred Magazine LTDA Ano IV, Edição 26 - dezembro de 2016. Endereço: Rua do Comércio, n° 303, sala 302, centro Frederico Westphalen Telefone: (55) 3744-1680 E-mail: contatofredmagazine@gmail.com Diretora: Luara Krasnievicz Dominski Edição e Produção: Mário Lima Planejamento Gráfico: Renata Benites Jornalista Assistente: Thaís Soares

Fotos: Conceito A Studio Departamento Comercial: Marilisa Baggio e Sabrina de Lima Chamorro Periodicidade: Bimestral Circulação: Ametista do Sul, Caiçara, Palmitinho, Planalto, Rodeio Bonito, Seberi, Taquaruçu do Sul, Vista Alegre, Frederico Westphalen, Iraí, Pinhal. Jornalista Responsável: Mário Lima – jornalista – DRT 0001483/MA


Nesse fim de ano, os personagens do Natal da Tchê Turbo querem desejar os mais sinceros votos de paz, felicidade, humanidade e compaixão. A Tchê Turbo quer manter você conectado nesse fim de ano e para isso preparou planos e ofertas especiais. internet

dobro fibra óptica em

*

para os planos acima de 8Mega Contrate telefonia + internet fibra óptica e ganhe velocidade em dobro da internet

www.tcheturbo.com.br

Frederico Westphalen: 55 3199 9150 Palmeira das Missões: 55 3742 4805 *PROMOÇÃO VÁLIDA DE 9 DE NOVEMBRO A 30 DE DEZEMBRO DE 2016. A VELOCIDADE EM DOBRO TERÁ DURAÇÃO DE DOIS MESES A PARTIR DA ATIVAÇÃO, APÓS ISSO A VELOCIDADE SERÁ REDUZIDA AO PLANO CONTRATADO.

FREDMAGAZINE | Dezembro 2016 www.fredmagazine.com.br

5


especial

Leonir Balestreri

O cidadão por trás dos títulos

Homenageado pela Câmara de Vereadores de Frederico Westphalen com o título de Cidadão Frederiquense, Leonir Balestreri relembra sua trajetória e fala sobre família, empreendedorismo e o legado que deixa às próximas gerações. “Tudo é uma questão de persistência. 10% é inspiração e 90% é transpiração.” Essas pequenas (grandes) lições não constam em nenhum manual acadêmico, são ensinadas por empresários que venceram pelo esforço, insistência e pela aposta em seu instinto empreendedor. Leonir Balestreri recebeu em 2014 o título de cidadão seberiense e em 2015 a maior homenagem concedida pelo Parlamento Gaúcho, a Medalha Mérito Farroupilha, mas ser homenageado com o título de cidadão, conferido pela Câmara Municipal de Vereadores de Frederico Westphalen, no dia 25 de novembro, teve sabor de surpresa e realização. - Me deixou pasmo, pois você vê que há tantas pessoas que já fizeram muito pelo desenvolvimento do município. Fiquei muito feliz. Foi algo que me pegou de surpresa e me deixou 6

FREDMAGAZINE | Dezembro, 2016 www.fredmagazine.com.br

muito realizado, mas realmente eu não esperava -, comenta durante entrevista realizada em seu escritório.

Origem

Natural de Palmitos – SC, Leonir Ângelo Balestreri, de 59 anos, possui formação técnica em Contabilidade e adotou a cidade de Frederico Westphalen para trabalhar e viver ainda na década de 1980, desempenhando atividades empreendedoras e sendo um dos responsáveis pela geração de emprego e desenvolvimento do município. - Minha trajetória de vida sempre foi de muito trabalho. Foram desafios e aprendizagens para desenvolver projetos e bons negócios. Eu venho da curiosidade. A minha personalidade é esta mesma: buscar sempre um desafio novo. A gente é movido por desafios -, relembra A consagração de um caminho muitas vezes áspero revela a impor-

Tudo é uma questão de persistência. 10% é inspiração e 90% é transpiração. tância de grandes parcerias, como a estabelecida com o Dr. Antonio Bertani. “Ele foi uma pessoa que me acompanhou desde o início e que passou comigo fases difíceis. Ele foi e é bastante importante!”, relembra, elencando também nomes como os dos amigos Darci Mariotti e Osmar Lamonatto.


especial

Família

Nascido em uma família humilde de descendentes de italianos, Leonir saiu da casa dos pais, Alfieri e Íris, aos 16 anos para seguir seu próprio plano de voo, mas seguindo seus exemplos de prudência, humildade e carinho. - Minha mãe era comerciante e o meu pai cuidava mais do serviço braçal. Eu sou apaixonado pelos meus pais e tenho um respeito imenso por eles. Tudo que aprendi com eles, hoje eu tento passar para meus filhos -, revela Balestreri. A trajetória que o empresário seguiu para alcançar o sucesso nem sempre foi de calmaria, mas repleto de trabalho e só possível de ser percorrida graças ao apoio dos irmãos, pais e da esposa Simonia Gonçalves de Oliveira, a quem carinhosamente homenageia. - A Simonia sempre foi uma grande parceira, nas horas boas e nas horas ruins. E agora, para coroar tudo isso, tenho os nossos filhos trabalhando comigo. É uma satisfação muito grande! -, comenta orgulhoso. Hoje, o empresário conta com a colaboração dos filhos Leonir Balestreri Junior e Luiz Henrique atuando cotidianamente na Arbaza Alimentos, uma das várias empresas geridas pelo Grupo Balestreri.

O cidadão consciente

Consciente de seu papel na sociedade, Leonir não abre mão de desenvolver, ações voltadas à comunidade carente, colaborando na viabilidade de instituições voltadas à atuação social como a Central Única das Favelas

Sonhos

(CUFA) de Frederico Westphalen. - O que me tornou quem eu sou hoje foram as dificuldades que eu vivenciei -, afirma. Balestreri foi presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais e também da Associação do Hospital Divina Providência (HDP). Além de ter sido membro do Conselho do Promenor, desempenhou o cargo de presidente do Conselho Penitenciário para Ressocialização do Apenado do Presídio Estadual, por mais de dez anos. - Você tem de ter consciência de que quando a tua situação é mais cômoda que a de muitas pessoas, você precisa fazer um pouco pelos outros. Isso é o mínimo que a gente pode fazer -, afirma.

Leonir Balestreri, que sempre sonhou em alçar grandes voos – alguns o levaram a lugares exóticos como a Antártida, Nepal, Tunísia a Hungria e mais 40 países ao redor do mundo –, alcançou grandes vitórias do nível pessoal ao coletivo. Indignado com a corrupção que assola o país, ele sonha com uma sociedade justa para todos e tem grandes desejos de desenvolvimento econômico para a região em que vive. - Chego à conclusão de que o nosso país tem potencial para ser celeiro do mundo. O que nós temos é que parar com a corrupção. Precisamos de uma reforma eleitoral e uma reforma tributária -, comenta.

O Legado para novos empresários Com mais de 30 anos de experiência em gestão e a construção de um patrimônio empresarial sólido, o legado construído por Balestreri às novas gerações de empreendedores é o da valorização dos profissionais que somam com a empresa. - O maior patrimônio que uma empresa tem é uma equipe. Sem a equipe a empresa não é nada! -, pondera.

O que me tornou quem eu sou hoje foram as dificuldades que eu vivenciei. FREDMAGAZINE | Dezembro 2016 www.fredmagazine.com.br

7


Made in Home

Faça você mesmo

Ideias criativas para a decoração natalina Tenha um Natal único com ideias originais para dar um toque de alegria e personalidade a sua casa. As decorações natalinas do tipo “faça você mesmo” personalizam a sua casa com originalidade e alegria. Utilizando materiais você pode confeccionar fantásticas ornamentações para a época mais esperada do ano.

Guirlanda personalizada Árvore rústica Se você deseja criar uma árvore de Natal fora do comum, aposte na criatividade. Esta árvore feita de varetas de vários tamanhos, que pode ser utilizada sobre um suporte, vai fazer de Natal mais especial.

Decorações de feltro O feltro é um material ideal para criar decorações natalinas. Escolha os temas natalinos que mais te agradam como capelas, animais ou árvores de natal. Trace o modelo em um pedaço de feltro colorido, corte e adicione um cordãozinho para pendurar.

8

FREDMAGAZINE | Dezembro, 2016 www.fredmagazine.com.br

Você pode criar a base com fio ou ramos flexíveis para amarrá-los com firmeza. Na hora de dar vida a sua guirlanda, você pode usar pinhas, ramos de pinheiro, frutas secas e especiarias se você quiser dar a sua marca natural ao seu trabalho

Centro de mesa vintage Um simples copo de vidro ou pote, onde se pode inserir uma vela e decorar com pinhas e ramos, é capaz de aquecer a atmosfera e dar vida a sua mesa.


e d a i d e d n a O gr � i g é R e e n Lucia

Decora eventos

No dia 05 de novembro, o casal de empresários Régis Busatto e Luciane Vendruscolo celebraram com muita alegria o seu enlace matrimonial. Amigos e familiares compareceram à cerimônia, que foi realizada na Catedral de Santo Antonio. Já a festa de recepção, aconteceu no Clube Ipiranga. O casal aproveitou a Lua de Mel para repor as energias em Porto Seguro – BA

A decoração do dia tão esperado e especial para Luciane e Régis ficou por conta da Decora Eventos, empresa especializada em decoração, na qual a noiva é sócia proprietária. Toda a preparação da festa foi pensada até os mínimos detalhes, com muito amor e carinho, como em cada evento realizado pela empresa.

A Decora Eventos atende toda região e oferece os serviços de: Casamentos 15 anos Bodas Formaturas Arranjos Aniversários Recepções e eventos em geral

FREDMAGAZINE | Dezembro 2016 www.fredmagazine.com.br

9


ARQUITETANDO

Realizada de 11 a 20 de novembro, a 26ª edição, da Casa Cor Rio, maior evento de decoração da América Latina, ocupou a “casa rosa”, como é conhecida a Residência Celso Rocha Miranda, no bairro da Gávea. O evento recebeu milhares de visitantes curiosos pelas novidades no seguimento da decoração e arquitetura. A arquiteta Juliana Panosso, de Frederico Westphalen, participou da mostra realizada na cidade maravilhosa e conferiu os 45 ambientes assinados por 67 dos melhores profissionais cariocas para os olhos e lentes oriundos do mundo inteiro. - Vivenciar a Casa Cor Rio nos traz a oportunidade de crescer enquanto profissionais e acompanhar o que há de mais atual no setor do arquitetura e decoração. É uma chance de aprender e trazer mais conhecimento para nossa cidade -, comenta Juliana.

“Casa Rosa” sediou a 26ª edição da Casa Cor Rio (Divulgação/ André Nazareth)

Confira algumas tendências do maior evento de decoração da América Latina

Arquitetura minimalista

Com linhas retas e traços simples, a aposta para novas tendências é em espaços sensoriais, que inspiram a contemplação e a tranquilidade, bem à moda antiga.

Cabanas - Duda Porto

10

FREDMAGAZINE | Dezembro, 2016 www.fredmagazine.com.br


Decoração

a Sofisticação do moderno Com o charme do clássico Escritório Rosana Monteiro Arquitetura e Urbanismo executou serviço de arquitetura de interiores em um apartamento do Condomínio Residencial Jardins, em Frederico Westphalen.

O projeto integrou o ambiente de jantar, estar e sacada com cores claras na pintura, revestimentos de parede, móveis e estofados, conforme personalidade da cliente.

O forro de gesso e os lustres trouxeram a mesma identidade aos ambientes. Aliados à parede de espelho bronze, que ampliou o local com um toque de sofisticação.

Rua Tenente Lira, 780 – Centro – Frederico Westphalen (55) 3744-3922 | rmarquitetura.fw@gmail.com Rosana Monteiro Arquitetura e Urbanismo

FREDMAGAZINE | Dezembro 2016 11 www.fredmagazine.com.br Rosana Monteiro & Juliana Panosso


ARQUITETANDO

Ambientes que se integram à paisagem

Salas, cozinhas e até banheiros com permeabilidade com seu exterior, sem perder a privacidade. Banheiro Público - Roberta Nicolau/ Living Gourmet - Alexandre Gedeon e Hugo Schwartz.

A sedução do clássico

No quesito estilo, a grande aposta é o contraste equilibrado entre clássico e contemporâneo.

Living - Paola Ribeiro; e Lavabo da praia - Jean de Just.

Encanto brutalista

Outro conceito que permanecerá como tendência é a pegada industrial, com peças rústicas, recicladas, metais, objetos de ferro oxidado ou escovado. Adega - Jacira Pinheiro; e Cozinha - Bianca da Hora.

12

FREDMAGAZINE | Dezembro, 2016 www.fredmagazine.com.br


PLANEJAR AMBIENTES é VIVENCIAR HISTÓRIAS

O pessoal é competente e atencioso, resolveram os problemas que surgiram e não nos deixam sem respostas. Tivemos uma experiência muito boa na questão atendimento e os ambientes atenderam plenamente nossas expectativas.

A Todeschini de Frederico Westphalen dá vida aos desejos e sonhos de seus clientes. O projeto a seguir foi desenvolvido para a família Rodrigues, de Chapecó – SC, e deu um o toque único e exclusivo à residência.

O que nos levou a escolher a Todeschini foi o histórico de qualidade dos seus produtos.

Quarto

Cozinha

Banheiro

Sala

Rua Maurício Cardoso, n° 421 Centro, FW FREDMAGAZINE | Dezembro 2016 13 Fone: (55) 3744-4301 www.fredmagazine.com.br


GASTRONOMIA

e d a i e c A Natal perfeita É com bastante antecedência que as famílias brasileiras têm o hábito de se programar para a Ceia de Natal, um momento de confraternização que é sinônimo de mesa farta, recheada de comidas deliciosas. Separamos dicas para a hora de montar a tão esperada ceia do dia 25 de dezembro e não fazer feio na hora de receber a família. Pratos Principais: Peru - O Peru é um prato típico que faz parte da ceia de Natal e é muito tradicional. Além do Peru, pode-se fazer receitas com Pernil, Tender, Bruster, Chester, Frango ou Bacalhau. Arroz de Natal - O arroz é tradição na mesa do brasileiro e na época mais aguardada do ano, não poderia deixar de se apresentar mais bonito e mais gostoso. As sugestões de receitas vão desde o de forno e à grega, passando pelo carreteiro e de bacalhau. Farofa - A farofa de natal pode ser feita com bacon picado, azeitona preta e até fatias de abacaxi. Use a criatividade aposte em itens como a berinjela,

14

FREDMAGAZINE | Dezembro, 2016 www.fredmagazine.com.br

ovos e pimentão para ter um acompanhamento muito especial. Salpicão - De origem portuguesa, é um prato servido frio. O salpicão é um tipo de salada que pode ser feita com frango, atum ou bacalhau.

Natal é tempo de compartilhar, de estar perto de quem se ama. Nada melhor que celebrar este momento especial para as famílias em volta de uma mesa repleta de delícias.

Sobremesas - Todo mundo quer uma ceia natalina repleta de comidinhas deliciosas e sofisticadas. Vale a pena incluir opções como Cheesecake de limão com frutas vermelhas, Torta de figo com maçã ou Pavê de chocolate com frutas vermelhas.


Empreender

e adoçar

a vida.

No mês de outubro, a empresária Marilize Lima comemorou 3 anos da abertura de sua loja da Cacau Show na cidade de Frederico Westphalen. A unidade oferece produtos que vão desde os chocolates amargos, os diet, sem lactose e linha gourmet. Confira a história de vida e a trajetória da empresária.

FREDMAGAZINE | Dezembro 2016 www.fredmagazine.com.br

15


Da atividade agrícola ao empreendedorismo Marilize Lima, empresária que apostou em FW para receber sua franquia da Cacau Show.

“Lidar com chocolate e muito prazeroso, me sinto feliz”. É com essa frase que Marilize Lima nos recebe para falar sobre um empreendimento deliciosos: a franquia da Cacau Show aberta em Frederico Westphalen no dia 05 de outubro de 2013. Marilize é exemplo de uma revolução que as mulheres estão promovendo no mercado. Segundo dados de uma pesquisa realizada pela Serasa Experian, o Brasil já conta com mais de 5,7 milhões de mulheres empreendedoras, o que significa, aproximadamente,

16

FREDMAGAZINE | Dezembro, 2016 www.fredmagazine.com.br

8% da população feminina brasileira está à frente de um negócio. Natural de Santo Ângelo, a empresária e mãe de duas filhas, Tainara, de 23, e Milena, de 18, começou sua vida profissional na agricultura, trabalhando em todas as funções junto ao ex-marido. Após a separação, a ideia de montar uma franquia da chocolataria ganhou força e se tornou uma realidade. - Resolvi procurar a franquia por ser algo que já deu certo. Foi um processo de 6 meses, entre reuniões, escolha do ponto, análise de perfil e aceitação

LidaR com chocolate É muito prazeroso, me sinto feliz.

da cidade -, relembra Marilize, dando crédito especial ao apoio familiar. - Minha família é base de tudo e tem um papel fundamental na minha vida. São quem me mantêm de pé –, revela a empresária. Apesar da crise econômica que o Brasil enfrenta, o mercado de chocolates movimentou R$ 13,95 bilhões em 2015, com alta de 11% sobre o ano anterior, segundo dados do jornal Valor Econômico. Exemplo enfático da solidez deste doce e prazeroso mercado.


Para deixar a vida mais gostosa Parece o roteiro de um filme francês: abrir uma chocolataria e deixar mais doce a vida das pessoas, mas o que parece coisa de cinema é realidade na vida da empresária. A proposta teve aceitação imediata na cidade, graças à força da marca. O ambiente aconchegante atrai consumidores não só para a compra, mas também para ser o local onde a pessoa se sinta bem e à vontade para saborear algum produto. O espaço em Frederico Westphalen conta com equipe formada por Marilize e duas consultoras, e é hoje um dos maiores do modelo da franquia que possui mais de 2 mil lojas em todo o país e ocupa o terceiro lugar no ranking em número de unidades. Para deixar a vida sempre mais doce, a Cacau Show trabalha com produtos especiais que vão desde a linha a granel até os chocolates amargos, os diet, alguns produtos sem lactose, e, em épocas sazonais, a linha belga, gourmet especial e, claro, a sensação do momento, a linha ‘La Creme’ que é uma experiência inesquecível aos amantes do chocolate. Da atividade agrícola à atuação empresarial, a empresária de Santo Ângelo que adotou a cidade de Frederico para trabalhar e viver percorreu um caminho de muitas

dificuldades, mas também de grandes alegrias. Uma delas é poder trabalhar com um produto que deixa a vida das pessoas mais doce. A prova maior de que a Cacau Show é, sem sobra de dúvidas, um carinho em cada pedaço.

(55) 3744-3319 | Rua do Comércio, n° 446, Centro – Frederico Westphalen FREDMAGAZINE | Dezembro 2016 www.fredmagazine.com.br

17


18

FREDMAGAZINE | Dezembro, 2016 www.fredmagazine.com.br


GRUPO CRELUZ

Grupo Creluz inaugura Usina Solar Boa Vista Primeiro empreendimento do tipo no Estado do Rio Grande do Sul, a usina foi construída em tempo recorde de sete meses.

A primeira Usina Solar do Estado do Rio Grande do Sul foi inaugurada na sexta, 09 de dezembro, durante ato solene oficial no local do empreendimento, localizado às margens da BR 386 na altura do quilometro 74, em Boa Vista das Missões. A cerimônia de inauguração reuniu centenas de pessoas na sede da usina, além de lideranças estaduais, regionais e locais para o desenlace da fita e da placa de inauguração. A Usina Solar Boa Vista foi construída em tempo recorde; apenas sete meses com o aproveitamento de vários materiais produzidos na nova Fábrica de Artefatos de Cimento, inaugurada pela Creluz em abril deste ano no Distrito Industrial de Rodeio Bonito. Na fase A, foram 4 milhões de reais aplicados e a instalação de 1008 painéis para captação da luz solar com 7 inversores, capazes de gerar energia suficiente para suprir todo o consumo interno da Creluz: em 16 agências, outras 6 usinas hidrelétricas, fabrica de postes e a matriz administrativa em Pinhal. Além da sustentabilidade, o projeto se destaca pela viabilidade financeira à medida que usará como abatimento,

todo o ICMS gerado pelo Grupo, se enquadrando na Lei da Microgeração de Energia. - Quando o Governo sancionou a Lei da Microgeração já estávamos com o projeto pronto e imediatamente iniciamos os trabalhos -, lembra o presidente do Grupo, Elemar Battisti. - Optamos por investir na produção da energia mais limpa do mundo, embora, no Brasil, ainda existam muitas barreiras para a geração solar em grande escala, mas o primeiro passo está dado -, complementa. Outro aspecto inovador é que a Usina será operada à distância por meio de computadores, tablet’s ou até mesmo celulares, e para vigilância, possui um circuito de câmeras, não havendo necessidades de operadores no local. O presidente destaca ainda que a Usina Boa Vista atuará interligada com a Hidrelétrica Carlos Bevilacqua, localizada no Rio Fortaleza em Seberi. - No período do verão quando há diminuição das chuvas e uma defasagem hídrica, os dias são mais longos e ensolarados, então acontecerá a compensação através do sistema solar -, resume o presidente. FREDMAGAZINE | Dezembro 2016 www.fredmagazine.com.br

19


GRUPO CRELUZ

Trabalho reconhecido Antes mesmo de sua inauguração, a Usina Solar Boa Vista já despertava a curiosidade de toda a região Sul do Brasil. Durante a fase de testes, várias comitivas visitaram o empreendimento. Dentre elas, de professores da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e empresários de Santa Catarina, além de acadêmicos dos cursos de Administração e Ciências Econômicas, da UFSM, na disciplina de Cooperativismo. A inauguração da primeira Usina Solar do Estado também é um marco histórico para no ano em que a Cooperativa comemora o seu cinquentenário. O empreendimento está em operação desde o dia 29 de setembro.

Descerramento da placa de inauguração.

Centenas de pessoas prestigiaram a cerimônia de inauguração.

20 FREDMAGAZINE | Dezembro, 2016 www.fredmagazine.com.br


GRUPO CRELUZ

Pioneirismo O investimento ousado e inédito em terras gaúchas, vai gerar energia usando como fonte a radiação solar. Todo o processo acontece por meio de painéis solares de silício nos quais a radiação é convertida em energia elétrica. Depois de gerada, essa energia é transmitida para um conjunto de inversores de frequência e segue para um transformador que eleva os níveis de tensão para níveis compatíveis com o sistema de distribuição da Creluz. - O pioneirismo faz parte da assinatura do Grupo Creluz, desde sua fundação quando trouxe energia para o interior, em locais onde a concessionária local da época não chegava. Novamente a Creluz larga na frente sendo pioneira na região e no Estado investindo em uma fonte de produção de energia que será tendência no país e no mundo -, comenta Battisti. Ao longo da sua história, a Creluz tornou-se uma Cooperativa de vanguarda na descoberta e aplicação de novas tecnologias, tanto na geração, como na distribuição de energia. Seu modelo de geração ecologicamente correto com turbinas movidas por pequenos volumes de agua, adaptáveis aos rios da região, por si só já sintetiza essa questão. A Cooperativa foi uma das primeiras empresas do setor elétrico a aderir ao sistema de linha viva, adquirindo caminhões com cestas aéreas, um avanço revolucionário na área da segurança no trabalho, isso ainda na década de 1990. A Creluz também foi a primeira empresa do Brasil a testar uma tecnologia desenvolvida pela Industria de Transformadores Biriguí (ITB), que desenvolveu uma banca automática compensadora de energia reativa. A inovação foi apresentada em uma feira voltada ao segmento elétrico em Santos, São Paulo.

Optamos por investir na produção da energia mais limpa do mundo. Elemar Battisti, presidente do Grupo Creluz.

Solenidade marcou o início do ciclo de produção de energia limpa no Estado.

Informações: Ascom Creluz / Edevaldo Stacke - Jornalista MTB 15744 Fotos: Mariana Della Méa Correa Autoridades prestigiaram a inauguração do empreendimento.

FREDMAGAZINE | Dezembro 2016 www.fredmagazine.com.br

21


Gestão, Negócios e CIA

Por Marcelo Blume*

Preparado para o melhor momento do ano? Vem aí o melhor momento do ano para o comércio e consequentemente para toda a cadeia de negócios, trabalho e renda envolvida neste movimento. As festas de fim de ano, como a preparação para o Natal, os encontros de comemoração de fim de ano das empresas, associações, entidades, as decorações de casas, empresas e entidades, as ceias e as festas para receber as famílias no Natal e Ano Novo, os presentes para familiares e amigos, seguidos das férias de verão, e mais adiante fechando com a aquisição de materiais escolares, fazem dos próximos 3 meses, dezembro, janeiro e fevereiro a melhor oportunidade para faturamento do comércio e renda para os trabalhadores. As primeiras estimativas são de que o décimo terceiro salário injetará R$ 197 bilhões na economia brasileira, o que é equivalente a 3% do Produto Interno Bruto (PIB), conforme dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), divulgados na semana passada. Serão 84 milhões de brasileiros beneficiados com um rendimento adicional, que na média nacional fica em R$ 2.192,00. Das pessoas que receberão o décimo terceiro, aproximadamente 40% do total, são aposentados ou pensionistas da Previdência Social. O estudo mostra ainda que os empregados formais (com carteira assinada) representam 49,5 milhões de pessoas (quase 60% dos que vão receber esse salário extra). Já os 22 FREDMAGAZINE | Dezembro, 2016 www.fredmagazine.com.br

empregados domésticos com carteira de trabalho assinada somam 2 milhões. Comparando com 2015, quando foi pago R$ 182 bilhões, haverá um crescimento de 8,2%, o que significa um ganho real importante, pois o IPCA de 2016 não deverá ser maior do que 7% neste ano. Além do 13º salário, há o incremento dos valores sobre as férias, no período em que a maioria dos trabalhadores recebe este benefício, porém, é mais difícil fazer estimativas sobre os valores do 1/3 a mais de salário que o trabalhador recebe sobre os rendimentos do mês em férias, sendo que pode ser estimados mais R$ 45 bilhões desta renda extra. A antecipação dos valores de férias também aumenta a expectativa por fortes movimentos no comércio neste período. Sem o compromisso sobre a precisão dos valores financeiros circulando a mais na volta de cada um de nós, é fato de que de dezembro a março haverá uma grande ampliação no volume de dinheiro circulando ao nosso redor. Minha provocação neste texto é para estimular que cada um avalie como está se preparando para aproveitar melhor este período. Como está a organização do espaço de trabalho? Como é que as pessoas ao seu redor estão sendo sensibilizadas para saber dos produtos, serviços, atividades oferecidas? Como estão os estoques, o treinamento do pessoal, o número de pessoas para prestarem um atendimento melhor do que os demais, os produtos oferecidos?

Marcelo Blume é Administrador, Especialista em Marketing e Mestre em Engenharia de Produção. Dirigente e professor na FAHOR e docente convidado em diversas IES. Sócio e consultor da Referenda Consultoria. Palestrante, pesquisador e escritor, com artigos e livros publicados na área de gestão e educação.

Quais as novidades para fazer mais gente decidir pelas compras e investimentos contigo? Qual é o plano para qualificar, melhorar a apresentação, aumentar a atratividade, o conforto e a percepção positiva do estabelecimento em que você atua? Lembre-se que as proximidades, a fachada e a vitrine representam muito da comunicação dos negócios. Outra questão importante é se certificar de que todos aqueles que poderiam prestigiar o seu trabalho e seus produtos sabem o que você faz e vende. A maioria de nós se engana quanto a quem e quantos conhecem o que fazemos e como fazemos e acaba negligenciando a promoção do que se faz, até para as pessoas mais conhecidas. Procure estimar quantas pessoas passam por você e quantas estão ao seu redor, lembrando que elas terão em média R$ 2.500,00 extras disponíveis nos próximos dias. Lembre-se também que menos de 30% dos brasileiros tem hábito de planejar suas compras e investimentos e que portanto, um bom trabalho pode atrair faturamento/ renda extra para você e seus negócios. Veja que mesmo se considerar-se somente 1.000 contatos potenciais você tem mais de R$ 2 milhões e quinhentos de renda extra que decidirão onde e no que investir nos próximos 3 meses. O que você está fazendo hoje para atrair estes valores para seus negócios? Um abraço e até a próxima!


COACHING

Joice M. Alessi

Business & Executive Coach

Mais do que se reinventar, é tempo de rever o verdadeiro propósito Navegar no mundo requer novas habilidades e formas de aprender. Mais do que se reinventar, é tempo de rever o verdadeiro propósito. É tempo para os profissionais, independentemente de sua área de atuação, avaliarem sua carreia em relação às necessidades do mercado consumidor e empregador, pois, dessa forma, conseguirá um bônus e até a garantia de continuar sendo desejado pelas organizações. Estamos diante de um ano a mais que se encerra e o filme das projeções para o 2016 está lá no arquivo esquecido ou concretizou-se? As atitudes tomadas passaram a ser ações que brilharam o seu fazer melhor, tornaram-se realizações, desafios superados, circunstâncias flexibilizadas, e aí? É tempo de quê? Nesse tempo, uma cobrança forte começa a martelar quando menos se espera. Quando estamos em silêncio, concentrados, isso surge de novo para lembrar-nos deque o final de mais um ano está querendo fugir para deixar, no tempo, o curso normal pelo ano que virá. O outro que vem é muito anunciado, comercializado, com cara de novo e, por isso, é festejado. Outro que queremos que seja melhor e, para ser bem

melhor, sempre nos comprometemos em encerrar efusivamente pois bate a sensação de que mais um se foi e não podemos passá-lo a limpo. É tempo de um chamamento e percepção para avaliar os próprios resultados, o que significa na prática, identificar atitudes e comportamentos sabotadores que se faz no automático, sem conexão e que, somados, vão conduzir ao fracasso. De forma superficial, vê-se que as pessoas já sabem o que querem da vida e o que precisam fazer para chegar lá. Entretanto, mesmo com essa clareza, não conseguem avançar. Sair do ponto A e se mover até o ponto B. Quem de nós já não sentiu isso também? Está no tempo em que as incertezas rondam mesmo quando você está se desdobrando para seguir no caminho certo e tem objetivos viáveis, sustentáveis e ecologicamente corretos. A celeridade das transformações está exigindo uma contínua qualificação profissional. O que nos resta é que, na maioria das vezes, isso não é o suficiente! Imperioso tornou-se fazer movimentos que virem ações comprometedoras com a mudança e observar de que forma você pode esta preparado e

aberto para as oportunidades. E quando você achar que está em frente a um obstáculo que não consegue transpor, pergunte-se: e se eu pudesse, como faria? Por tudo isso, acredito que estamos num momento ímpar e dúbio, de medo e de coragem. Urge, continuarmos a caminhada para a reinvenção, permanentemente. O Life Coach está aí para, com suas técnicas e ferramentas, facilitar a tomada de decisões, possibilitando a expansão da consciência sobre quem somos e alinhar as atitudes e ações para atingir resultados extraordinários com mais alegria. Para quem quer ser mais luz que sombra, sempre é tempo de se fazer perguntas!

É tempo de responsabilizar-se pelos próprios resultados.

FREDMAGAZINE | Dezembro 2016 www.fredmagazine.com.br

23


24 FREDMAGAZINE | Dezembro, 2016 www.fredmagazine.com.br


EDUCAÇÃO

Escola Cardeal Roncalli referência em aprendizado A escola conta com ação do Conselho Escolar, Círculo de Pais e Mestres, Rede de Apoio à Escola, e Comissão Interna de Prevenção a Acidentes e Violência Escolar. Criada em 1962, a Escola Estadual de Ensino Médio Cardeal Roncalli busca como seu princípio básico formar um cidadão consciente, responsável, ético, solidário, participativo, sujeito de sua própria história e, transformador da realidade existente, na perspectiva da construção de uma sociedade justa, democrática e humana. A escola é um referencial de aprendizagem, que atingiu em razão da qualidade do ensino ofertado, por dois anos consecutivos, o primeiro lugar no ENEM entre as escolas públicas do município de Frederico Westphalen. - Ressalta-se ainda a participação da escola em Olimpíadas Nacionais nas quais os alunos se destacaram, com a conquista de diversas medalhas, como a de ouro e bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática, as três medalhas de ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica -, declara a diretora da instituição, Roze Lara Grassi. Neste ano, também houve participação de representantes da escola na Olimpíada de Química, de Informática e de Língua Portuguesa, sendo que a crônica de uma aluna foi selecionada na etapa regional. - A escola realiza a cada dois anos a Mostra de Ciências na qual trabalhos de cunho científico são apresentados. Levada a efeito neste ano atingiu seus objetivos com excelência e foi visitada por elevado número de escolas do município e região -, complementa Roze. O educandário promove e participa de eventos culturais como os em comemorações de datas importantes, destacando-se a apresentação das Bandas Marciais Juvenil e Mirim. Outra novidade foi a realização da I Mostra de Ginástica Rítmica, na qual 91 ginastas se apresentaram com beleza, sincronia e encantando a todos, sendo esta uma das oficinas oferecidas por meio do Programa Mais Educação.

• Mais de 900 alunos; • 64 professores; • 14 funcionários; • Sala de Atendimento Educacional Especializado; • Bandas Marciais Juvenil e Mirim; • Eventos esportivos: jogos interséries, intercolegiais e nas modalidades dos Jogos Estudantis do Rio Grande do Sul (JERGS). • Estrutura física adequada, composta por espaços de recreação, salas e auditório climatizados, refeitório, ginásio, quadra de esportes e campo de grama; • Biblioteca com acervo constantemente renovado, laboratório de Ciências e Informática adequados às atividades pedagógicas.

Fotos: Fotos Chapa

EEEM Cardeal Roncalli

A formatura das quatro turmas de Ensino Médio do ano de 2016 foi no dia 02 de dezembro, na Liv Space.

Equipe Diretiva: Roze Lara Grassi – diretora; Valdinei Luís Ciocari, Romi Inez Elsenbach Grassi e Marlei Botton Piccin – vice-diretores; Carla Pigatto – orientadora educacional; Vera Freo Stanga, Rosane Maria Loose e Romi Inez Elsenbach Grassi– coordenadoras pedagógicas. FREDMAGAZINE | Dezembro 2016 www.fredmagazine.com.br

25


SAÚDE

O verão chegou!

Previna-se contra a desidratação nas altas temperaturas A causa mais comum da desidratação é a ausência de água em quantidade satisfatória no organismo. No verão, com as altas temperaturas e falta de atenção, ficamos suscetíveis ao baixo nível de água no organismo. A desidratação tem resultados negativos, dentre eles a dificuldade de funcionamento do organismo e, inclusive, atrapalha a perda de peso, conforme

26 FREDMAGAZINE | Dezembro, 2016 www.fredmagazine.com.br

relata a Nutricoach Jéssica Sirtuli. - Muitas pessoas dizem que não tomam água por não sentirem sede. Mas esse é um grande erro. Quando sentimos sede significa que já estamos desidratando e o organismo está mandando um sinal para buscar água -, afirma a nutricionista. Dentre os sintomas notórios da desidratação, podemos citar o resseca-

mento da pele, prisão de ventre, sede excessiva, boca seca, dor de cabeça e até mesmo ressecamento em outras partes do corpo como é o caso do cabelo. Os cuidados com a hidratação não devem se restringir apenas ao momento da atividade física ou de exposição ao sol. É preciso repor o líquido, vitaminas e sais minerais perdidos durante todo o dia. - O ideal é consumir, no mínimo, dois litros de líquidos por dia, podendo variar dependendo do organismo de cada pessoa. Grávidas e mulheres que estão amamentando, por exemplo, precisam aumentar a ingestão. Sucos, chás e frutas naturais também podem entrar na contagem, mas dê preferência à água pura –, orienta Jéssica.


ENTREVISTA

5 dicas para evitar a desidratação A Nutricionista Jéssica Sirtuli aborda cinco dicas importantes para evitar a desidratação na estação mais quente do ano. Fred Magazine – Com a chegada do verão, quais os principais cuidados que devem ser tomados para manter a hidratação? Jéssica Sirtuli – Com a estação mais quente do ano chegando não deixe de se hidratar, e para prevenir a desidratação, evite sentir sede, esse é o sintoma mais comum da desidratação, então beba muita água, no mínimo 2 litros diários, e tenha sempre com você uma garrafa com água fresca. FM – Além da ingestão de líquidos, como a hidratação pode ser mantida? É possível consegui-la por meio da alimentação? JS – Sucos, chás e frutas naturais também podem entrar na contagem, mas dê preferência à água pura. FM – Quais os produtos/alimentos mais indicados para manter a hidratação? JS – A água é o único líquido que além de hidratar o organismo, limpa e não possui energia (caloria). O suco hidra-

ta também, é ótimo em vitaminas e minerais, mas possui o açúcar das frutas. Até mesmo o consumo excessivo de sucos e frutas podem levar ao aumento de peso. Os chás ajudam sim na hidratação e quase não tem calorias se for consumido sem açúcar, mas existe o efeito nas ervas. Em resumo, podemos sim hidratar o organismo com sucos e chás, mas não podemos esquecer da água. Ela tem que vir em maior quantidade ao longo do dia. FM – Muitas pessoas aproveitam o período para ir à praia. Quais os cuidados que devem ser tomados para não ficar desidratado e estragar as férias? JS – Para quem vai na praia nessa época lembre de beber muita água também podemos optar pelo isotônico natural ou a água de coco. Ela é maravilhosa para hidratar e repor sais minerais. Mas cuidado! Quem tem Hipertensão Arterial deve tomar cuidado com a quantidade ingerida. Ela é rica em sais e em excesso, junto com o calor da praia, pode aumentar a pressão arterial. FM – Quando se pratica atividades físicas, quais os cuidados que devemos tomar para nos mantermos hidratados? JS – Durante uma atividade física, perdemos muito líquido, podendo ocorrer desidratação, um dos sintomas da desidratação são as famosas câimbras, que podem ser evitadas, não por bananas mas sim pela hidratação antes, durante e após atividade física.

FREDMAGAZINE | Dezembro 2016 www.fredmagazine.com.br

27


moda | estilo | comportamento Duannee Cerutti por

facebook.comduanneec/ @dcerutti

Bons presentes... Em um só! Todos sabem que 2016 não foi um ano lá muito próspero para nós brasileiros, reles mortais. Como tudo na vida, isso também tem um lado positivo! Falando sobre Consumo e Moda, considero este um ano de renascimento para a indústria por dois motivos: 1) O consumidor se obrigou a lançar um olhar mais consciente sob suas compras, avaliando seus investimentos com maior cautela; 2) A indústria e a mídia também se obrigaram a apresentar novas soluções, ampliando o leque de opções com maior custo-benefício, na tentativa de evitar uma queda ainda mais brusca no consumo. O resultado disso: holofotes voltados para belíssimas iniciativas que fazem valer mais o nosso rico dinheirinho! Muitas delas já existentes e que costumavam passar despercebidas em meio à loucura do quase obsoleto (amém!) fast-fashion. Como estamos em época de presentes, aproveito o espaço aqui para apresentar a vocês marcas que merecem muito essa atenção da qual estamos falando - e que de quebra, vão render boas ideias para presentes multi-função. Isso mesmo! Existem, sim, peças de roupa que não apenas podem ser facilmente combinadas com outras e aproveitadas durante o ano todo, como também roupas transformáveis, atendendo diversos públicos, necessidades e ocasiões.

behance.net/dcerutti

duannee@lvboratorio.com

NUZ DEMI COUTURE Design minimalista, cores neutras, coleção contínua, preferência por matérias-primas orgânicas e recicladas. É assim que a NUZ apresenta suas peças multi-função. O conceito todo da marca é muito bacana: uma só peça vira vestido, saia, bermuda, blusa, casaco, calça… Além de funções adaptadas especialmente para ciclistas! Vale a pena conhecer e ficar de olho, a coleção contínua está sempre sendo complementada no site www.deminuz.com. Divulgação

CÉU HANDMADE As gurias da Céu estão ficando nacionalmente conhecidas por suas customizações pra lá de especiais! As meninas aqui de Porto Alegre têm como principal inspiração as divas e o universo pop, mas buscam também chamar atenção para temas relevantes - como o empoderamento feminino - em suas criações. É possível encomendar sua peça colorida, alegre e customizadíssima online, apenas entrando no site www.loja.ceuhandmade.com.br. Essa saia com frente destacável é criação delas. :D Divulgação

BÁSICO BRASIL A Básico é uma velha conhecida da região, e eu… suspeita pra falar sobre a marca! Com suas criações atemporais que, como a NUZ, se complementam a cada estação, é perfeita para compôr o closet da mulher moderna. Sempre conectada com tendências quentíssimas, apresenta peças que podem ser facilmente aproveitadas em diversas ocasiões. Tecidos finos, estampas exclusivas e qualidade incomparável na modelagem fazem da marca uma excelente opção para os presentes de final de ano. Só com uma olhada rápida no site encontrei coletes, máxi-calças, ombros de fora… Itens must have para o verão, mas que passeiam tranquilamente entre outras estações. Agora IMAGINA passar na loja pra dar uma bisbilhotada?! Em Frederico Westphalen tem, na rua Rua Rui Barbosa, 620 - Centro. Pra quem está longe, vale dar uma conferida no site www.basicobrasil.com.br.

Divulgação

Espero que tenham gostado das dicas! Em 2017 tem mais Release e já posso adiantar que temos muuuuitas novidades por vir! #staytuned Boas festas! Um ano lindo e abençoado para todos nós! Beijos de luz :* 28 FREDMAGAZINE | Dezembro, 2016 www.fredmagazine.com.br


FREDMAGAZINE | Dezembro 2016 www.fredmagazine.com.br

29


Planejamento Estratégico com lideranças O líder possui papel fundamental no alcance dos objetivos traçados pela empresa. Em tempos de crise, as pessoas tendem a ficar pessimistas e muitas vezes focadas nos problemas e não nas soluções e oportunidades, ou ainda, não querem nem pensar em esquematizar o futuro de sua empresa. Isto pode se tornar um poderoso obstáculo de crescimento do seu negócio. “Planejar”. Esta é a palavra da vez. O Planejamento é fundamental para dar base ao processo gerencial das empresas, além de alinhar metas e objetivos com colaboradores, buscando a concretização do plano.

Planejamento Em busca de contornar as constantes oscilações da Economia e proporcionar o desenvolvimento e crescimento da empresa, a equipe de liderança do Laticínio Stefanello passa por treinamento sobre Planejamento de Liderança com profissionais da Resulta Mais – Consultoria de Negócios. - O mercado é uma constante mudança, por isso achamos de fundamental importância estar sempre evoluindo, aprimorando, adquirindo conhecimentos, desenvolvendo nossos colaboradores para que possamos crescer como empresa -, revela Ricardo Stefanello, proprietário do laticínio, com matriz em Rodeio Bonito. O treinamento desenvolvido pela psicóloga e coaching executive e de negócios Andressa Perotti, da Resulta Mais, envolve não apenas a alta liderança, como também os executores do plano. Dentre as funções do líder, está seu papel de mediador, gestor, motiva-

30 FREDMAGAZINE | Dezembro, 2016 www.fredmagazine.com.br

dor da equipe e estrategista para alcançar as metas estipuladas utilizando os recursos disponíveis.

Resultados - É muito “rico” para uma empresa a construção do planejamento estratégico e posteriormente a implantação do plano de ação. Contudo, percebo que quando comunica-se o mesmo para a equipe e a deixa consciente dos objetivos, metas, propósitos da empresa e o papel de cada departamento o nível de comprometimento e a motivação dos membro é

notório a mudança -, revela Andressa. Neste momento é que o Coaching de Negócios ganha importância, pois proporciona ao empresário um momento onde ele possa refletir e analisar sua empresa e organizar suas ideias. Ainda que em fase de desenvolvimento, o treinamento realizando no Laticínio Stefanello já traz novas perspectivas para a empresa. - Quando as pessoas se desenvolvem, elas acabam descobrindo suas habilidades e trabalham com mais energia e entusiasmo, isso reflete em toda a equipe de trabalho e consequentemente aumenta a produtividade -, finaliza Ricardo Stefanello.

Cláudia Vedana Fotografia Treinamento aconteceu na ACI de Rodeio Bonito – RS.

Cláudia Vedana Fotografia Líderes vão guiar a equipe para atingir um engajamento geral com os objetivos e metas da empresa.


Qual é o alvo estratégico de sua empresa para 2017? O Coaching de Negócios proporciona ao empresário a oportunidade de refletir e analisar sua empresa e organizar suas ideias para o futuro.

Onde você quer chegar?

O papel de um Business Coaching é auxiliar o gestor a manter o foco na criação de um negócio de sucesso, guiando, auxiliando, medindo, pesquisando, encorajando e concentrando-o no seu negócio.

Este trabalho se divide nas seguintes etapas:

1

Onde estamos?

Essa é a primeira etapa na elaboração do planejamento estratégico. Trata-se de uma avaliação cuidadosa do ambiente interno e externo da empresa, buscando identificar os fatores que venham a influenciar a consecução de objetivos da empresa.

Como chegar lá? Qual é nosso bjetivo?

Nessa etapa, os gestores avaliam o histórico da empresa e criam alvos estratégicos e metas a serem atingidas. Trabalha-se com datas e prazos para o alcance dessas metas.

2

3

Delimitar quais recursos se tem para trabalhar (financeiros, de pessoal, tempo, conhecimento, experiência, contatos que solucionaram os problemas que você enfrenta para atingir suas metas e etc.) Nesta etapa, também ocorre a definição das estratégias, considera as informações geradas pelas duas etapas anteriores e cria-se meios para alcançar os objetivos que foram estabelecidos.

Quem será responsável pela execução do plano de ação? Por fim, é necessário definir uma equipe focada na implementação e manutenção do Planejamento Estratégico. Este grupo propiciará a implantação de forma sistemática e eficaz. Trabalha-se a sintonia entre o grupo para que todos estejam engajados com os objetivos da empresa e conscientes do papel que cada um tem.

FREDMAGAZINE | Dezembro 2016 www.fredmagazine.com.br

31


O prime iro Natal do Antonio

Participando da Campanha Sua História de Natal, a leitora Paula Adriana Grassi conta como foi o primeiro Natal do filho Antonio.

Antonio significa “inestimável”, segundo dos dicionários de nomes próprios. O pequeno Antonio Grassi Neto, de 1 ano e 4 meses, faz jus ao nome emblemático e é o tesouro mais preciosos da mãe, Paula Adriana Grassi, analista de sistemas de 40 anos. - Ele tinha quase quatro meses em seu primeiro Natal. Nós fizemos uma ceia na casa da minha irmã, Lurdes Grassi Sidloski, também madrinha do Antonio, onde parte da família se reuniu. Ele era a criança mais nova em nossa família. Foi um Natal tranquilo e de muita alegria por sua chegada -, comenta. Entre sorrisos, abraços e confraternização, avós, tios e primos davam as boas vindas ao pequeno Antonio, que se aconchegava no colo do “dindão”, apelido carinhoso dado ao padrinho, Luiz Sidloski (in memoriam).

Aprendendo a navegar nas águas da maternidade

Mãe de primeira viagem, Paula superou as incertezas e dúvidas da maternidade, substituindo tais sentimentos por algo muito maior: o amor e felicidade recíproca na relação entre mãe e filho. - Hoje eu sou uma pessoa muito mais feliz do que eu era antes de ter o Antonio. Por mais que hajam dificuldades e que o dia seja difícil, eu vejo que um simples olhar ou uma brincadeirinha dele e me deixa feliz de ver o quanto ele é uma criança legal e quanto amor ele tem para dar ao mundo -, comenta emocionada. Se o primeiro momento foi de “susto”, a trajetória dos 16 meses de vida da criança revelou uma personalidade meiga e carinhosa, “um anjo da guarda”, para a mãe, que abençoa também os padrinhos Marcos Leal e Cleci Grassi Leal, e Carlos e Mirtis Grassi, assim como toda a família.

Natal 2016

Como o período natalino é época de renascimento, partilha e esperança, para Paula e Antonio o Natal de 2016 será de tranquilidade e em família, dividindo alegria, sonhos, paz, amor e prosperidade. - Vendo o Antonio crescer e sabendo o quanto ele tem se tornado um anjo na vida da família, me sinto de paz na alma. Uma mãe e uma pessoa muito melhor -, finaliza.

Sabendo o quanto ele tem se tornado um anjo na vida da família, me sinto de paz na alma.

32 FREDMAGAZINE | Dezembro, 2016 www.fredmagazine.com.br


FREDMAGAZINE | Dezembro 2016 www.fredmagazine.com.br

33


Dos Equis e a dicotomia entre a tradição e a inovação

Por Wagner Hertzog

Escritor, redator, tradutor e colunista de periódicos de Caxias do Sul.

A cerveja mexicana Dos Equis é uma cerveja de enorme tradição no México. Fundada no final do século 19 por um imigrante alemão chamado Wilhelm Hasse, a Dos Equis hoje, no século 21, é um sucesso em diversos países do mundo, sendo uma das principais cervejas exportadas de produção mexicana. Inicialmente chamada Siglo XX – o que significa, em tradução para o português, Século XX –, ela viria a chamar-se Dos Equis, o que significa justamente “Dois X”, traduzido do espanhol, o que vem a ser uma referência ao seu nome original. No entanto, a estampa da cerveja ainda possui, em seu rótulo, a logomarca com o duplo “XX”. Seus principais produtos são a Dos Equis Ambar e a Dos Equis Lager Especial, e foi esta última que tomei, e, confesso, foi com certeza uma das melhores cervejas que meu pretensioso paladar já teve o privilégio de degustar. Com uma consistência levemente amarga, e, ainda assim, sendo um pouco mais suave do que as cervejas tradicionais, ela é simplesmente perfeita em qualquer ocasião, sozinha ou acompanhada de uma boa compota de amendoins salgados. Além de não pesar no estômago, possui uma consistência muito leve, sem perder o sabor característico, o que a torna perfeita para aquele final34 FREDMAGAZINE | Dezembro, 2016 www.fredmagazine.com.br

de-tarde com os amigos, ou mesmo para aqueles solitários momentos de descanso, ao chegar em casa, depois de um puxado dia de trabalho. Seu sabor único, possivelmente o resultado de uma combinação de lúpulo, malte e cereais não maltados, em uma concentração pouco ortodoxa, produz agradáveis sensações e deliciosos resultados no paladar. Com uma capacidade única de contrabalançar a tradição e a inovação, a companhia que produz a Dos Equis – a cervejaria Cuauhtémoc – recentemente

anunciou em seu site uma novidade intrigante: a Dos Equis Dos-A-Rita, que combina cerveja com Margarita. Ainda é cedo para dizer se essa novidade vai pegar ou não entre os apreciadores de uma boa cerveja, não obstante, introduzir inovações surpreendentes no mercado pode vir a salientar, e muito, a capacidade dos mexicanos de destacarem-se no mercado cervejeiro. O sucesso da Dos Equis, no entanto, pode ser visto pela sua enorme popularidade nas redes sociais: sua página oficial no Facebook tem quase quatro milhões de seguidores, e todos os indicadores apontam para um sucesso cada vez maior no mercado. Ser inovador, e, ao mesmo tempo, manter aquele sensacional sabor tradicional, certamente não são habilidades fáceis de se equilibrar, mas a Dos Equis consegue isso com insuperável êxito, o que explica o fato de estar conquistando um enorme público de consumidores a cada dia. Outro ponto que a cerveja possui a seu favor é o de não pesar no bolso do consumidor. Ao contrário da grande maioria das cervejas importadas, seu preço médio é inferior a 7,00 R$, o que a torna comercialmente viável para um grande público. Saborosa, leve e barata, quem degustar uma Dos Equis corre o risco de dificilmente pensar em alguma outra cerveja. Com certeza, para os cervejeiros de plantão, degustar uma Dos Equis é não apenas uma obrigação, mas um sacramento religioso! Afinal, você não sabe o que é cerveja de fato, até eXXperimentar uma Dos Equis!


Dica de Livro

Vinte anos, duas pessoas e um dia inesquecível Mário Lima, jornalista

A história vivida por Emma Morley e Dexter Mayhew começa em 1988, na noite de sua formatura. Apesar do que a ocasião poderia sugerir, a vida dos dois não segue rumos distintos e uma grande amizade nasce depois que eles passam o dia seguinte inteiro juntos. Ao final deste 15 de julho em que compartilham sobre sonhos, planos e perspectivas, um gosto inevitável de quero mais paira sobre os dois. Emm, uma moça modesta, idealista, do tipo que evitaria ao máximo rapazes superficiais, como Dex, um frívolo burguês. Os dois, entretanto, vivem dilemas similares quanto ao que querem da vida. A despeito do que as convenções

sociais poderiam supor, eles constroem uma intensa relação de amor, no sentido fraternal da palavra. À medida em que Emm e Dex descobrem o mundo e a si próprios, entre experiências, frustrações, sucesso e decepções profissionais e amorosas, percebem também a força do sentimento que os envolve, marcado por um dia inesquecível, mas alimentado e construído ao logo dos anos. 20 para ser mais exato. Ao longo de duas décadas, em que às vezes eles estão juntos e às vezes deixaram de se falar, o leitor testemunha o crescimento emocional dos personagens, seus encontros, desencontros e dramas mais ferozes. A saga de Emm e Dex também foi

adaptada para o cinema com direção da cineasta dinamarquesa Lone Scherfig e conta com a atriz Anne Hathaway no papel de Emma e Jim Sturgess como Dexter. Apesar do que possa parecer, o livro de David Nicholls não fala sobre um romance ou é indicado somente ao público adulto ou juvenil. Fala sobre as escolhas da vida, sobre perdão e mostra como ao longo dos anos somos compelidos a nos transformar em tudo aquilo que um dia renegamos. Com personagens bem construídos e diálogos precisos, profundos e realistas, a expectativa que os dois fiquem juntos só aumenta à medida em que se avança os capítulos, mas, como acontece na vida real, em um dia memorável, tudo pode acontecer.

FREDMAGAZINE | Dezembro 2016 www.fredmagazine.com.br

35


gente

Para ficar na memória Um belo retrato que certamente marcará uma época para Jéssica Schneider, seus 15 anos! Retratada por Marisi Bilini, a linda menina-mulher viveu o encanto de eternizar em imagens o seu melhor. O ensaio foi feito em Tenente Portela.

Marisi Bilini

Mais poesia do que mulher Foi assim que Eduarda Bogacki foi retratada pelas lentes da fotógrafa Marisi Bilini, que retrata a alma feminina há algum tempo. Eduarda completou 15 anos e o ensaio foi feito em Tenente Portela. Marisi Bilini

Pré-wedding Ana e Leo Os empresários Ana Claudia Zanon, filha de Cleusa Maria Zanon, e Leonardo Krzyzaniak Martins, filho de Cecilia Krzyzaniak da Costa e Manoel Martins, posaram para as lentes do estúdio Vignatti em seu ensaio de pré-weding. Felicidades ao casal!

Marisi Bilini

Uma bela história Uma linda mulher, retratada em belas imagens. Assim foi o ensaio da Patrícia Cardoso realizado em Vista Gaúcha sob um lindo sol. Vignatti Fotografias

36 FREDMAGAZINE | Dezembro, 2016 www.fredmagazine.com.br


FREDMAGAZINE | Dezembro 2016 www.fredmagazine.com.br

37


gente

Batizado do Arthur O batizado do pequeno Arthur Averbeck, filho do médico urologista Márcio Averbeck e da jornalista e apresentadora do SBT Edieni Ferigollo aconteceu no dia 12 de novembro. A cerimônia foi realizada na Catedral de Frederico Westphalen, celebrada pelo Monsenhor Leonir Fainello. Dentre os convidados, estavam os avós Breno e Edi Ferigollo (maternos) e Clemente Averbeck (paterno), além dos padrinhos: Breno Ferigollo Filho, Karoline Panosso Ferigollo, Eduardo Averbeck e Evelyne Averbeck.

Deputada Silvana Covatti/ Facebook

Meninas de ouro No início do mês de novembro, o Parlamento Gaúcho homenageou as meninas que conquistaram medalha de ouro na Olimpíada Internacional de Matemática, dentre elas, estão Giovana Pertuzzatti Rossato, Marcéli Melchiors, Mariana Bigolin Groff e Natália Bigolin Groff, todas de Frederico Westphalen. “Essas meninas são fruto de um lindo projeto que incentiva seu empoderamento para que elas sejam empreendedoras através da participação em olimpíadas científicas”, ressaltou a deputada Silvana Covatti em seu perfil no Facebook. Arquivo pessoal

A pequena e carismática Isabela No início do mês de novembro foi realizado o ensaio fotográfico de Isabela Duarte Piovesan, filha do comerciante Vanderlei Piovesan e da funcionária pública Lore Duarte. O ensaio de mensário foi realizado pela Vignatti Fotografias e o resultado surpreendeu a mãe da pequena: “A Luana é muito profissional, tem um carisma especial com crianças o que facilita muito durante a sessão. Mas o principal é que nas fotos ela procura sempre destacar a beleza natural das crianças.” Vignatti Fotografias

38 FREDMAGAZINE | Dezembro, 2016 www.fredmagazine.com.br


Arquivo pessoal

Casal Rock’n’Roll No dia 08 de novembro, durante o show da banda Guns N' Roses no estádio Beira-Rio, aconteceu o pedido inusitado de casamento de Márcio Londero a Aline Casaril da Silva. A data do “sim” vai ficar gravada na memória, e nas alianças dos dois: “O Márcio sempre foi muito romântico um companheiro perfeito. Sempre me surpreendendo. Eu não estava nem um pouco desconfiada, foi surpresa mesmo tanto que na hora que ele pegou as alianças eu fiquei sem reação e comecei a chorar”, revela a moça. O casamento ainda não tem data marcada, mas deve acontecer no ano que vem.

Reprodução/ Facebook

1° Café Cultural ACA Na tarde do dia 19 de novembro, a Associação Cultural Atena realizou o 1º Café Cultural Atena. O evento aconteceu no Salão de Festas da OAB e contou com os pioneiros de etnias que fizeram a história do município de Frederico Westphalen, além da madrinha do evento, a patronesse da 34ª Feira do Livro de FW, Nery Wirti.

Mário Lima

Reallize Cerimonial e Eventos No entardecer de 19 de novembro, a Reallize Cerimonial e Eventos inaugurou em Frederico Westphalen. Uma grande estrutura foi montada na Rua Maurício Cardoso para receber os convidados das empresárias Morgana Beretoncello Pavan e Fátima Gutkoski.

FREDMAGAZINE | Dezembro 2016 www.fredmagazine.com.br

39


gente

Novidade no Idea Studio de Arquitetura

Conceito A Stúdio

Ao finalizar o terceiro ano atuando em Frederico Westphalen e região, o Idea Estúdio de Arquitetura, composto pelas sócias arquitetas Jamile De Bastiani e Vanessa Scopel, traz um novo conceito em seu espaço de atendimento com o objetivo de proporcionar mais comodidade ao cliente. O ambiente possui o alaranjado como tom principal, combinado a cores neutras. “Queríamos um espaço que pudesse ser dinâmico e ao mesmo tempo possibilitar a concentração e a privacidade, tendo o requinte e o conforto necessário para a apresentação dos projetos”. Atuando na área de projetos arquitetônicos residenciais, comerciais, reformas, interiores, acompanhamento de obra, assessoria e maquetes eletrônicas o escritório lançou no ano de 2016 os serviços de organização de espaços, gerenciamento de obras e projeto preventivo contra incêndio.

O grande dia de Sheila e Tiago No dia 19 de novembro, a noiva Sheila Ariane Winter Denti, filha de Sérgio Winter e Sirlei Galon Winter, e o noivo Tiago Denti, filho de Lucia Melania Denti e Edene Domingos Cansian, disseram “sim” na linda cerimônia de casamento realizada na Catedral Santo Antôni. A festa aconteceu no Salão Nobre do Clube Ipiranga e todo o registro fotográfico ficou por conta da Conceito A Studio.

Conceito A Stúdio

Joel e Silvana

Arquivo pessoal

40 FREDMAGAZINE | Dezembro, 2016 www.fredmagazine.com.br

O representante comercial Valci Joel Ferreira e a analista de marketing Silvana de Almeida se preparam para o tão esperado enlace matrimonial que acontece no dia 17/12, na Catedral de Santo Antonio, em FW. As fotos do book dos noivos são um registro da equipe Conceito A Studio. Felicidades ao casal!


ANIVERSÁRIO LOBER

Móveis Lober:

30 anos ajudando a compor os cenários das melhores histórias Por, Marcos Corbari | Jornalista

Há 30 anos uma empresa surgiu na região tendo um sonho como norte para a sua própria história: fazer parte da vida de outras pessoas, auxiliando na composição dos cenários em seus melhores enredos. Essa empresa tem nome: Móveis Lober. - Cada dia ao abrir nossas lojas, o fazemos com alegria e motivação, acreditamos que ao oferecer aos nossos clientes as melhores opções em móveis, eletrodomésticos, decorações e complementos, não estamos oferecendo apenas produtos, mas sim elementos que vão agregar diferenciais a sua qualidade de vida”, relata no começo da conversa a atual gestora da empresa Carina Bernardi. “É uma responsabilidade muito grande saber que nossos produtos e serviços serão elementos agregados a realização dos sonhos de pessoas tão especiais”, acrescenta. Três décadas depois, são dezenas de milhares de cenários compostos por itens que saíram de cada uma das unidades da Móveis Lober. Desde a primeira unidade fundada em Seberi,

em 1986, pelo casal Irineu e Margarete Bernardi, até a estrutura atual, que conta com cinco unidades e uma área de atendimento que ultrapassa 30 municípios, foram dados passos largos rumo a um futuro que se mostrou receptivo e desafiador. - Crescemos, agregamos diferenciais, construímos uma carteira de

clientes especiais e formamos uma equipe de atendimento, vendas e assistência técnica de excelência, mas jamais perdemos aquele brilho nos olhos que nosso pai e nossa mãe sempre tiveram consigo desde o primeiro dia da loja -, explica Carina, filha mais velha do casal, que agora divide o protagonismo com os pais e o irmão, Rafael, que cuida do setor de projetos. A Móveis Lober está presente hoje, também nas cidades de Frederico Westphalen, Taquaruçu do Sul, Tenente Portela e Caiçara. Cada unidade possui identidade jurídica própria, assim apoiando o desenvolvimento local em cada cidade que oferece acolhida ao empreendimento. A gestão, embora familiar, hoje agrega o que há de mais moderno em termos de técnicas de administração. “Não paramos de buscar melhorar, cada dia é parte do processo, uma espécie de aprendizado constante a que cada membro da equipe é desafiado”, conta Rafael. FREDMAGAZINE | Dezembro 2016 www.fredmagazine.com.br

41


ANIVERSÁRIO LOBER - Ao longo de 30 anos passamos por muitos aprendizados, vencemos momentos de mudanças na economia, presenciamos nossa região crescer e se desenvolver, tivemos que nos adaptar, evoluir, encontrar novos caminhos e, principalmente, trilhar nosso próprio caminho – relembra a matriarca dos Bernardi, Margarete, orgulhosa do trabalho desempenhado em família. Foram muitos momentos de dificuldade e incertezas enfrentados, mas estes ficam em segundo plano, nem valem a pena ser citados, conforme explica Irineu Bernardi. “Os bons momentos foram tantos e em tão maior proporção que são esses que temos que destacar, porque não há nada mais gratificante que saber que ao longo deste 30 anos foram milhares de pessoas que abriram as portas de sua casa para nossa equipe entrar e levar os produtos que vendemos”, comenta. - Quando muitos apontavam as tendências do mercado para a desconstituição do modelo de empresa familiar, nós apostamos na contramão e firmamos o pé, acreditando sim que o laço de amor que nos une enquanto pai, mãe e filhos são os laços mais sólidos, e essa solidez precisava ser inserida também na empresa, como uma garantia extra, reforçando o referencial de qualidade que sempre nos esforçamos tanto para oferecer através de cada produto comercializado -, volta a destacar Carina.

Oferecendo soluções para todas as necessidades, a Móveis Lober tem se consolidado como um destaque regional, tanto marcando presença nos grandes eventos do ramo moveleiro pelo país afora, quanto trazendo para as feiras e exposições regionais atrações diferenciadas e produtos muitas vezes inéditos neste lado do estado. Se a demanda é por algo simples e de qualidade, a Lober é o lugar certo. Se a opção é por algo mais arrojado e com diferenciais de exclusividade, a Lober é a resposta certa também. “Trabalhamos com sonhos e expectativas de cada pessoa que vem até nós e isso é algo que precisa ser respeitado e valorizado, porque é o que de mais precioso cada pessoa tem consigo”, ressalta Rafael. “Sonhos, sejam singelos ou grandiosos, são sempre sonhos”.

Sonhos, sejam singelos ou grandiosos, são sempre sonhos. 42 FREDMAGAZINE | Dezembro, 2016 www.fredmagazine.com.br


ANIVERSÁRIO LOBER

30 anos, 30 prêmios - Para comemorar os 30 anos de história, a Móveis Lober está distribuindo para todos os clientes e amigos, cupons dourados desde o início do ano. Aqueles que forem preenchidos e depositados nas urnas localizadas em cada loja estarão concorrendo no dia 30 de dezembro na promoção “30 anos, 30 prêmios”. Não é necessário adquirir produtos, apenas visitar uma das lojas e solicitar o seu “cupom dourado”, preencher e responder a pergunta alusiva à promoção.

Festa de aniversário

Divulgação / Grupo Mandy

O grande evento festivo em comemoração aos 30 anos da Móveis Lober será realizado no dia 30 de dezembro, em frente à matriz, em Seberi, a partir das 20 horas, com show gratuito com a banda Mandy. Durante o show serão prestadas homenagens a colaboradores, fornecedores e apoiadores dessa história de sucesso, bem como sorteados os 30 prêmios da promoção de aniversário. Grandes surpresas estão previstas para esta noite especial, em um ambiente aberto, descontraído e familiar que será especialmente preparado em frente a loja.

RECONHECIMENTO A gestora da empresa Carina Bernardi já foi indicada duas vezes ao troféu Empresário do Ano pela ACI de Frederico Westphalen. O reconhecimento ao trabalho justifica a honraria de em dois momentos ter o nome citado entre os cinco destaques empresariais de maior relevância no município pólo da região. A honraria sempre foi dividida pela gestora com os demais familiares e também com a equipe de colaboradores, diretamente responsáveis pelo sucesso da empresa

Móveis projetados e ambientes planejados A Móveis Lober investiu pesado na formação de seu departamento de móveis projetados e ambientes planejados, formando uma equipe de colaboradores e parceiros de excelência, aptos a desenvolver soluções arrojadas para qualquer desejo ou necessidade da clientela. Projetistas, arquitetos e montadores que assinam e executam nossos projetos estão em constante aperfeiçoamento, sempre buscando o que há de mais novo em técnicas e tendências. A satisfação total de nossos clientes é o mínimo que esperamos alcançar!

FREDMAGAZINE | Dezembro 2016 www.fredmagazine.com.br

43


Innovare Web

O desafio de vender na internet A Innovare Web elabora soluções inovadoras para tornar seu negócio um e-commerce de sucesso. Com o avanço tecnológico e a popularidade de novos modelos de negócio, muitos empreendedores optam por um comércio eletrônico, ou e-commerce, que alie novas possibilidades e drible as fronteiras geográficas. Montar um e-commerce não é tão complicado quanto parece, mas é preciso observar alguns pontos para que esse negócio dê certo, é o que revelam os desenvolvedores web, Rômulo Vanzin e Paulo Henrique Vianna, da Innovare Web, empresa de Inteligência Digital e desenvolvimento de soluções WEB com sede em Frederico Westphalen. - Devido à complexidade existente em operações de venda online, lojas virtuais acabam demandando um investimento maior do cliente, se comparadas a websites que não oferecem a possibilidade de realização de transações. Porém o valor para desenvolvimento deste tipo de sistema não chega a ser muito elevado - comenta Rômulo. O trabalho elaborado pela equipe da Innovare Web, permite oferecer às empresas uma solução para gerenciamento de clientes e produtos, realização de vendas e pagamentos de forma segura e confiável.

Setor em expansão Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, as expectativas para o setor são positivas nos próximos anos. Somente em 2016, o e-bit projeta que o e-commerce no Brasil apresentou um crescimento nominal de 8% em relação a 2015, atingindo um faturamento de, aproximadamente, R$ 44,6 milhões. As vendas via dispositivos móveis apresentaram forte crescimento ao longo do ano, atingindo um aumento de 23% das vendas no mês de junho/2016.

Rua Alfredo Haubert , 787, Sala 03 - Centro (55) 3199-1223 www.innovareweb.com.br Innovare Web

44 FREDMAGAZINE | Dezembro, 2016 www.fredmagazine.com.br

As estratégias empregadas pela Innovare Web buscam oferecer produtos e serviços de qualidade ao cliente e aproveitar os recursos que a internet oferece para uma maior visibilidade e desenvolvimento das empresas. Tudo é planejado junto ao cliente para se obter as melhores opções para criar um comércio eletrônico de sucesso. - Empresas que trabalham com lojas virtuais acabam disponibilizando seus produtos 24 horas por dia aos possíveis clientes, pois as vendas podem ser realizadas a qualquer momento. Outro benefício seria apresentar seus produtos a qualquer pessoa conectada na internet, independentemente da localização geográfica - comenta Paulo. Constituída por uma equipe experiente desenvolvemos uma metodologia dinâmica de trabalho que corresponde às expectativas do mercado, a empresa elabora tecnologias criativas para oferecer mais eficiência e qualidade.

Serviços Oferecidos pela Innovare Web • Desenvolvimento de Websites Personalizados; • Desenvolvimento de Sistemas Web para diferentes modelos de negócio; • Desenvolvimento de Aplicativos para Dispositivos Móveis; • Desenvolvimento de Lojas Virtuais.


hora do chá

Seberienses são homenageadas na Feira do Livro em Porto Alegre

Ana Lúcia Rodrigues Guterra e Daniela Martins do Prado receberam destaque da ALPAS XXI.

No mês de novembro, a cultura seberiense esteve em destaque na Feira do Livro de Porto Alegre. Durante solenidade realizada na noite de sábado, 12, no City Hotel, e também em sessão de autógrafos no final da tarde de domingo, 13, na Praça da Alfândega, a professora Ana Lúcia Rodrigues Guterra e a jornalista Daniela Martins do Prado receberam homenagens prestadas pela Academia Internacional de Artes Letras e Ciências “A Palavra do Século XXI” (ALPAS XXI).

Por Marcos Corbari, jornalista

Ana Lúcia foi agraciada com a comenda “Personalidade Cultural 2016”, tendo também uma crônica (“Ler uma viagem que só faz bem”) selecionada para integrar a mais recente coletânea da Academia, intitulada “Caminhos do Mundo”. Já Daniela, recebeu a certificação como “Destaque Literário” pela crônica "Texto dedicado ao Lins", através do 25° concurso literário internacional da ALPAS XXI, que será publicado no próximo lançamento, previsto para o início de 2017. Também faz parte da coletânea “Caminhos do Mundo” o poema “Nas pegadas da utopia”, de autoria do jornalista Marcos Antonio Corbari, também seberiense e acadêmico da ALPAS XXI. Os exemplares da coletânea, publicada através da editora Gaya, já estão sendo remetidos para bibliotecas, academias e associações literárias de todo o país, bem como até pelo menos duas dezenas de países nos continentes americano, europeu e africano onde a ALPAS XXI possui acadêmicos correspondentes.

Daniela Martins do Prado foi agraciada com o “Destaque Literário”

Ana Lúcia Rodrigues Guterra recebeu a Comenda “Personalidade Cultural 2016”

Imagens do arquivo pessoal das homenageadas

FREDMAGAZINE | Dezembro 2016 www.fredmagazine.com.br

45


senhorfrederico.com senhorfrederico senhorfrrderico

Sรณ quem fez um 2016 delicioso, pode desejar um 2017 de muito sabor.

46 FREDMAGAZINE | Dezembro, 2016 www.fredmagazine.com.br


CLASSIFRED

FREDMAGAZINE | Dezembro 2016 www.fredmagazine.com.br

47


48 FREDMAGAZINE | Dezembro, 2016 www.fredmagazine.com.br


ESPAÇO CONCEITUAL

Larissa Fischer

CAPITALISMO O ponto principal daquilo que me cativa

Três Passos – RS

é a capacidade de expor uma ideologia

Larissa Fischer Fotografias

diferenciada e única. A fotografia me

www.fischerfotografias.com

proporciona isso.

FREDMAGAZINE | Dezembro 2016 www.fredmagazine.com.br

49


50 FREDMAGAZINE | Dezembro, 2016 www.fredmagazine.com.br

Revista Fred Magazine  
Revista Fred Magazine  

Edição de dezembro de 2016

Advertisement