Foco 190

Page 32

Florian Madruga

ARTIGOS

Fortuna A

30

notícia, estampada em letras garrafais, “A CADA DIA, 24 PESSOAS FICAM MILIONÁRIAS NO BRASIL”, publicada no O GLOBO, me deixou atordoado. A primeira reação, lógico, foi correr ao banco e pegar o extrato da conta bancária. Quem sabe não seria eu um dos 24 felizes milionários desta terra de consultores e construtores geniais. A frustração, ao receber o extrato da conta, pelo caixa eletrônico, foi dupla. Além de não estar incluído na lista milionária, a frieza dos números apontava um saldo negativo de 117 reais e 35 centavos. E mais: informava o preposto do banqueiro, com todas as letras, na parte inferior do extrato: – Os juros do cheque especial estão com a taxa anual de 153,2%. Quer dizer, além de não estar milionário, corro o sério risco de entrar no rol dos inadimplentes caso não pague os juros de 153% creditados na minha minguada conta. Voltei ao jornal na tentativa de descobrir quem são esses 24 felizardos diários. Diz a notícia que esses novos ricos dispõem de mais de um milhão de dólares. Veja bem, não é real, é dólar verdinho. Que o Brasil já é o 11º país do mundo em número de milionários em dólares. São, exatamente, 155 mil e 400 patrícios com mais de 1 milhão de dólares no bolso ou na bolsa, dependendo da ótica de cada um. Esses dados são de dois conceituados bancos norte-americanos, que informam existirem no mundo todo 10,9 milhões de felizardos milionários.

Lógico que em primeiro lugar estão os Estados Unidos: mesmo com a crise econômica que vivem, têm 3,1 milhões de afortunados; em seguida vêm China, Grã-Bretanha, França e Canadá. Devagar e sempre o Brasil chega lá. Foi por isso, mesmo sem o jornal noticiar, que procurei saber quem são os novos milionários brasileiros, que se juntam a cada dia, para desfrutar o bem-bom da vida. No balcão da pastelaria da Rodoviária, entre um pastel de guariroba e um caldo de cana estupidamente gelado, fiz a enquete: Quem são os novos milionários brasileiros? O povão chegou junto. Veja as respostas: – Os novos consultores financeiros, entre os quais se inclui madame Anastácia. – Os bombeiros do Rio de Janeiro, que conseguiram aumento salarial após o motim no quartel central da corporação. – Os jogadores da seleção do Brasil. Ganham tanto que não têm tempo de fazer gol. – Os professores. Devem ganhar muito porque sempre têm o aumento de salário negado. – O Leo e o Cortez, da novela Insensato Coração, com seus métodos nada ortodoxos de ganhar dinheiro. O certo é que até o fim do ano teremos mais 3.672 novos milionários no país. Será você, caro leitor, um deles? DE MÁRIO QUINTANA, poeta-filósofo: “A coisa mais natural da vida é a morte; A coisa mais absurda da vida é a própria vida”.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.