Page 1

nº 2 - 2016 Edição 74 | Paraíba www.revistafashionnews.com


B E M -V I N D O AO M U N D O PREMIUM INTELIGENTE. BEM-VINDO À HYUNDAI.

NOVO HYUNDAI ix35 2.0 FLEX E LE I TO PE LOS PRO PRIETÁ RIOS D E SU VS O ME LHOR DO B R ASI L , N A PESQUISA A N UA L D E QUATRO R O DAS “A VOZ DAS RUAS”.

TRANSMISSÃO AUTOMÁTICA DE 6 VELOCIDADES, COM SHIFTRONIC. PILOTO AUTOMÁTICO.

NOVA GRADE E FAROL COM PROJETOR E FITA EM LED.

CENTRAL DE ENTRETENIMENTO COM TELA TOUCH DE 7” COM GPS, DVD, MP3 E BLUETOOTH.

www.caoa.com.br/hyundai O s i t e n s a p r e s e n t a d o s a c i m a s ã o r e f e r e n t e s a o m o d e l o i x 3 5 G B B P. C o n s u l t e o u t r a s v e r s õ e s n a s c o n c e s s i o n á r i a s H y u n d a i .


H Y U N DA I P R E M I U M I N T E L I G E N T E S I G N I F I C A : PRODUZIR AUTOMÓVEIS MELHORES DO QUE OS DE SEUS CONCORRENTES EM QUALIDADE, DESIGN E TECNOLOGIA E VENDÊ-LOS POR PREÇOS SUBSTANCIALMENTE MENORES. H Y U N D A I P R E M I U M I N T E L I G E N T E . O L U X O É P A R A T O D O S.

NO MAIS IM P O R TA NTE E STU DO D E Q UA L I DA D E D O M U N D O, R E A L I Z A D O P ELO MAIS CO NC E I TUADO I NSTI T U TO D E SAT I S FAÇ ÃO D O CO N S U M I D O R D OS E STAD OS U NI DOS , O ix35 F O I E L E I TO O M E L H O R S U V N A S UA C AT E G O R I A, S U PERANDO OS M O DE LOS DAS M A I O R E S M O N TA D O R AS D O M U N D O.

• LANTERNA TRASEIRA EM LED • 8 BOLSAS DE AIRBAGS • ASSISTENTE DE FRENAGEM EM DECLIVE • BOTÃO START STOP • CONTROLE DE ESTABILIDADE (ESP) • CONTROLE DE TRAÇÃO (TCS) • AJUSTE DO BANCO DO MOTORISTA ELÉTRICO COM AJUSTE LOMBAR

HYUNDAI PREMIUM CARS. A COMPRA INTELIGENTE.

HYUNDAI CAOA JOÃO PESSOA AV. PRESIDENTE EPITÁCIO PESSOA, 2.669 - TEL.: (83) 3041-8200 CONSULTE CONDIÇÕES NO SITE


A iluminação foi programada para valorizar o mobiliário e realçar os espaços, formando uma atmosfera sofisticada, acolhedora e intimista. Vanessa Borges Mello - Arquiteta


JOテグ PESSOA | 83 3244. 2628 AV. EPITテ,IO PESSOA, 2876, TAMBAUZINHO RECIFE | LOJA 1: 81 3466. 0222 - LOJA 2: 81 3072 6273 LOJA 1: RUA TENENTE JOテグ CICERO, 285, BOA VIAGEM LOJA 2: AV. DOMINGOS FERREIRA, 2990, BOA VIAGEM NATAL | 84 3025. 0060 AV. PRUDENTE DE MORAIS, 1130 - TIROL

BM_ILUMINACAO

GRUPOBMILUMINACAO


CALÇADOS, ROUPAS E ACESSÓRIOS MANAíRA SHOPPING | JOÃO PESSOA - PB AIX-EN-PROVENCE BUENOS AIRES CANNES JOHANNESBURGO HOLLYWOOD LAS VEGAS NICE ORLANDO PUNTA DEL ESTE RIO DE JANEIRO SÃO PAULO

550 LOJAS - 18 PAÍSES


@carmensteffens CarmenSteffensOnline

Carmen Steffens


Um show de conteúdo J

á começo, nas minhas primeiras linhas, revelando a satisfação que tomou conta do meu coração, e porque não dizer de toda a redação da revista Fashion News, nestes últimos meses. Foram tantos e-mails e mensagens no instagram, elogiando o nosso conteúdo editorial e também a visibilidade da revista, nos lugares por onde os leitores passam, que entramos em êxtase coletivo. Confesso que todo esse carinho explícito é um termômetro incrível para nós, que passamos horas em frente ao computador pesquisando e redigindo cada texto impresso. Esse feedback positivo, que também recebemos do site e do programa É Fashion, só nos incentiva e aumenta, ainda mais, a nossa vontade de trabalhar e oferecer sempre o melhor a cada cliente e leitor. Ouvir que o seu produto é “um show de conteúdo” não tem preço. Só tenho que agradecer por todo carinho recebido, em especial, às críticas positivas, que provam todo o envolvimento e a preocupação que cada leitor tem em nos ver crescer e melhorar. Agradeço também a minha equipe, sempre dedicada e pronta a dar o melhor de si em cada projeto. Sem ela, eu realmente não conseguiria. Todo esse esforço me rendeu, inclusive, uma homenagem na Câmara Municipal de João Pessoa, por meio da vereadora Raissa Lacerda, no Dia Internacional da Mulher, em reconhecimento ao meu trabalho junto aos veículos de comunicação que atuo (revista, site e TV). E por falar em equipe, preparamos a nova edição recheada de matérias diversas sobre saúde, beleza, moda, fitness, gastronomia, arquitetura, decoração, entrevistas, notícias da sociedade e mensagens de reflexão. Dentre os destaques, temos o tratamento ideal para ter o rosto sem manchas e cicatrizes; a dica de como controlar o peso, entendendo a atuação do glúten no corpo, e também uma das soluções para evitar a queda de cabelo. Também destacamos, nesta edição, a festa de 18 anos da it girl Raphaella Brilhante, com uma entrevista exclusiva sobre o outro lado desta menina-mulher, que já conquistou mais de 89 mil seguidores no instagram.

Saúde e sucesso pra você.

Ceres Leão veste:

10

foto: Bernardo Leite | Make: Kátia Freire | Hair: Geise Amarante | Vestido: Lança Perfume da Maison AC | Acessórios (brinco, pulseira e anéis): Belle Bijou


Save the DaTe

Para apresentar ao mercado as tendências de beleza e trajes para o grande dia, Danilo Toscano e o Grupo GLAMOUR prepararam um editorial de noivas, cujo principal objetivo foi mostrar que, independente do estilo ou horário do casamento, cada noiva pode e merece ter todo o requinte e luxo que sonha para o grande momento. Confira!

pág.96 Lifting para sobrancelhas

20

Tratamento dermatológico, dentre os mais recentes e revolucionários procedimentos não invasivos, corrige a queda do supercílio com anestesia local e sem cortes.

Muay Thai

82

Abdominoplastia Cirurgia é indicada para pessoas

22

com a pele e a musculatura abdominais sem elasticidade e pode ser uma grande aliada na restauração do contorno corporal.

Espaço Projetado

86

Fonoterapia

58

Tratamento é o mais indicado na correção do posicionamento inadequado da língua e consiste em sessões direcionadas para a reabilitação comunicativa.

72 12

Artesano Planejados apresenta projeto de home office feito para a Gráfica Santa Marta com elegância e discrição no design de sua ambientação.

Dicas de Presentes

104

Está na dúvida do que dar de presente à sua amiga, namorado, mãe ou chefe? Então, confira as opções da Bella e expresse todo o seu carinho a quem você ama.

Reflexão

Obesidade Mórbida Conheça as classificações da doença, caracterizada pelo excesso de gordura no corpo, e os melhores procedimentos para combatê-la.

Esporte desperta a atenção do público feminino pelo seu elevado gasto calórico, durante os treinos, e os resultados estéticos para atingir o corpo tão sonhado.

132

Pastor Estevam Fernandes fala sobre fé e espiritualidade e em como esses sentimentos refletem na sensibilidade de como olhamos para os outros.


EDITORA | Ceres Leão REDAÇÃO | Ceres Leão, Ellyka Akemy, Amanda Galdino e Camila Albuquerque ASSISTENTE DE MARKETING | Bernardo Leite REPRESENTANTE COMERCIAL Kadu Martins e Katarine Medeiros CONTATO | (83) 3246.6508 E-mail: revistafashionnews@yahoo.com.br IMPRESSÃO | Gráfica Santa Marta DISTRIBUIÇÃO | Mazureik Este impresso foi produzido com papéis provenientes de madeiras de reflorestamento extraídas a partir de um manejo florestal responsável e de outras fontes controladas.

A revista Fashion News é um informativo de publicação periódica, com distribuição em João Pessoa, Campina Grande, Guarabira, Pombal e Patos, entre outras. Não nos responsabilizamos pelos textos assinados por seus autores nem anúncios enviados por agências de publicidade e/ou clientes. Também não nos responsabilizamos pelas respostas e afirmações de entrevistados. Pessoas sem registro em nosso expediente, exceto agências de publicidade, não estão autorizadas a vender a revista nem falar em nome dela. Na dúvida, entre em contato conosco pelo telefone acima.

A CAPA pág.120 O que pouca gente conhece é o lado, por trás das câmeras, de Raphaella Brilhante. Ela comenta que, embora use e goste muito das redes sociais, apenas uma pequena parte do que ela realmente é acaba sendo exposta aos seguidores. “Eu busco a Deus todos os dias, e não somente nos instantes difíceis. Tenho fé nas promessas que Ele tem reservado para minha vida”, declara. Essa é uma pequena parte da história cheia de amor, sensibilidade e responsabilidade desta it girl que abriu o coração e mostra, com exclusividade, a outra face da menina-mulher.

Ewerton Vieira

Anairana Bezerra

André Luiz

Bernardo Leite

Cimar Filho

Deivid Ribeiro Fotógrafo

Contato Comercial

Katarine Medeiros

Kate Joenne

Kátia Freire

Lucas Bronzeado

Lucas Freitas

Marcelo Campêlo

Maquiadora

Contato Comercial

Decorador

Fotógrafa

Fotógrafo

Make-hair

Make-Hair

Fotógrafo

Fotógrafo

Êxito Projeções

CAPA: Raphaella Brilhante FOTO: Lucas Freitas PRODUÇÃO DE MODA: Victor Borges MAKE-HAIR: Kátia Freire

Fernando Bronzeado Fotógrafo

Marcelo César Fotógrafo

Geise Amarante

Igor Melo

Victor Borges

Wanderson Moura

Hair Stylist

Produtor de Moda

Fotógrafo

Fotógrafo


Fotos: Shutterstock

GORDURA LOCALIZADA

Novas técnicas reduzem até 42% da gordura localizada *Por Claudete Arruda

O

tempo passa, e as tecnologias tendem a evoluir. São novos estudos, novas pesquisas e melhores resultados. Assim, surgem novas oportunidades de melhoria da técnica de criolipólise, dentre elas, temos a criolipólise de contraste e o criochoque. A criolipólise de contraste combina protocolos de baixas temperaturas (frio) com aquecimento (calor), para obter uma cristalização maior dos adipócitos e, consequentemente, melhores resultados. Essa técnica já é aplicada em outros países e mostrou resultados clínicos superiores ao método convencional, algo em torno de 42%, contra os 22,2% do método convencional. Os estudos mostraram-se bastante eficazes, com melhores resultados quando comparados com o método tradicional, apresentando uma grande evolução clínica. Acredita-se que uma cristalização maior de adipócitos acarretem maiores alterações para o funcionamento da célula de gordura e, portanto, maior será a apoptose, ou morte celular.

TRATANDO COM PADRÃO OURO Outra evolução, na busca de resultados clínicos satisfatórios, é o padrão ouro, também chamado de criochoque, que seria a associação de criolipólise com as ondas de choque, ativando novas vias de eliminação mais rápidas e eficientes. Os resultados, além de serem duas vezes maior, dão um alto grau de segurança na técnica, prevenindo complicações. Buscando, cada vez mais, novas tecnologias e melhores resultados para os pacientes, inovamos, mais uma vez, e trouxemos, para João Pessoa, essa nova geração da criolipólise, sempre baseados em respaldo científico. Foi mais de um ano de pesquisas e estudos para trazer o que há de melhor em tecnologia mundial na estética para os pacientes. Vale ressaltar que cada paciente tem um programa de tratamento personalizado, com parâmetros, técnicas de aplicação de ponteira e protocolos específicos para cada quadro clínico, isso é fundamental para o sucesso e eficácia dos tratamentos.

*Claudete Arruda CREFITO: 68353-F Fisioterapeuta Dermatofuncional; Formação em Pilates; Instrutora de Neopilates Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: BELEZA - nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA

16


MAKE DE INVERNO

C

om a mudança das estações, as inspirações para as coleções outono-inverno estão a todo vapor, e, além de roupas, sapatos e acessórios, também estamos na busca pelas maquiagens do momento. Para começar, não poderíamos deixar de citar algumas cores que já estão bombando para a estação mais chic do ano e que, como vimos nas grandes semanas de moda, estão bem luxuosas. Dessa vez, além das cores já conhecidas e amadas, como preto, vinho, marrom, verde musgo, azul marinho e roxo, nós também teremos um inverno com brilho e cores metálicas.

modelo: Luana Leão | foto: Laéte Neto

DELINEADOR E ESFUMADOS A grande sacada da estação é o delineador duplo, que pode ser usado de várias formas, como, por exemplo, um traço vindo da pálpebra inferior, e outro da superior, ou em maquiagens, com sombras esfumadas, fazendo o delineador com dois riscos em cima, na área do canto externo da pálpebra superior. Outra Trend é os esfumados mais altos, que se aproximam da raiz das sobrancelhas, ultrapassando o tradicional côncavo. OLHAR LEVE, MARCANTE OU BRILHANTE A maquiagem natural, com uma pele leve, sem contornos evidentes, batons tons de boca, sombras nudes e muito marrom, parecendo que não passamos quase nada, continua como uma opção sempre querida por muita gente. Os brilhos nos olhos podem vir com cores metálicas ou cintilantes e até mesmo com um pouco de glitter tom sobre tom. Uma boa sugestão é fazer os olhos preto ou marrom, por exemplo, e jogar um detalhe com uma sombra metálica ou brilhosa e dar aquele “UP” na make-up. O estilo Rock–Glam está super em alta com as cores metalizadas que enriquecem o olhar.

Brilho e cores metálicas trazem fervor à estação do frio

18

BATONS E BLUSHES Falando em batons... Tons terrosos, beges, caquis, acinzentados, vinho, roxo, marrom puro e jabuticaba estão com tudo, tanto nas versões mattes, como nos cremosos, nas grandes passarelas pelo mundo a fora. Blushes e contornos discretos para proporcionar um corado, como se estivesse no frio ou, então, apenas um tom escuro de pó, que crie um contorno bem translúcido sem deixar bronzeado. Então, vamos deixar o clima invernal ainda mais glamoroso e abusar dos brilhos e das bocas, nesta estação, que sempre foi tão opaca, mas que, a cada ano, está cada vez mais ousada.


SOBRANCELHAS

Procedimento não cirúrgico com fios de Sutura Silhouette

Fotos: Shutterstock

*Por Vivianne Araújo

É

cada vez mais frequente a procura por tratamentos não cirúrgicos, ou minimamente invasivos, para rejuvenescimento e melhora da harmonia facial e corporal. Os consultórios dermatológicos recebem, a cada dia, mais pacientes desejando procedimentos seguros e que não exijam “downtime”, o famoso afastamento das atividades rotineiras. Em consonância com essas expectativas, apresentamos os novos tratamentos dermatológicos. Dentre os mais recentes e revolucionários procedimentos não invasivos, os fios de Sutura Silhouette trouxeram uma proposta segura, biocompatível, absorvível e com resultados que podem durar até dois anos. Já consagrados para lifting do contorno facial, os fios estão sendo utilizados também em diversas outras áreas, dentre elas as sobrancelhas. A queda do supercílio é uma característica natural do processo de envelhecimento. A sua correção exige uma cirurgia - o lifting cirúrgico das sobrancelhas. Como toda cirurgia, um período de afastamento e uma cicatriz, por menor que seja, podem desencorajar os candidatos. O fio Silhouette é uma alternativa, realizada no consultório, com anestesia local e sem cortes. O fio é colocado através de furos, tracionando as sobrancelhas. Apesar de apresentar um resultado imediato, o procedimento estimula a produção de colágeno, e o resultado final estará se estabelecendo em torno de três a quatro meses depois. Não se deve colocar fios em locais que já possuem produtos injetáveis de caráter permanente, pois estes produtos possuem um grande potencial de desenvolvimento de complicações. Nesse caso, apesar da alta segurança dos fios, uma reação indesejável poderia ser desencadeada. No mais, sua aplicação é extremamente tranquila e sem maiores contra indicações. É importante frisar que só o médico dermatologista e o cirurgião plástico poderão selecionar o paciente ideal para se submeter ao procedimento. Muito cuidado com falsos especialistas, sua saúde vale mais! Uma correção posterior nem sempre é 100% possível, e com certeza mais dispendiosa. Fiquem espertos!

*Vivianne Araújo Dermatologista | CRM-PB: 5599 | RQE: 2598 Pós-graduada em Cosmiatria (Dermatologia Estética) pela FMABC – São Paulo; Membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Cirurgia Dermatológica; Residência em Clínica Médica no HSPM - São Paulo; Especialização em Dermatologia no Hosp. Heliópolis - SP; Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica; Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia

20

Informações, dúvidas e sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: BELEZA – nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


Fotos: Shutterstock

FLACIDEZ ABDOMINAL

*Por Francisco Odílio

T

er uma barriga lisa e sequinha é sempre um sonho a ser alcançado. No entanto, existem fatores, como gravidez e grandes variações no peso corporal, que podem trazer alterações na forma abdominal, que, em muitos casos, não podem ser corrigidas apenas com a prática regular de atividades físicas e uma dieta equilibrada. Quando a flacidez abdominal está instalada e com a presença de estrias, a pele e a musculatura abdominais perderam sua elasticidade. A plástica do abdômen ou abdominoplastia é indicada para pessoas que preenchem esses critérios e pode ser uma grande aliada na restauração do contorno corporal. O procedimento é uma das cirurgias plásticas mais realizadas no Brasil. Ele deve ser indicado durante a consulta médica, pois existem diversas classificações e tratamentos adequados para cada tipo de deformidade abdominal. Na maioria dos casos, os pacientes, além de flacidez abdominal, apresentam também gordura localizada, sendo necessária uma lipoaspiração em conjunto com a abdominoplastia para obter resultados ideais. É importante destacar que a plástica no abdômen não é recomendada para pacientes obesos, uma vez que o objetivo dessa cirurgia não é tratar a obesidade, e sim a flacidez abdominal.

Antes da cirurgia, são realizados alguns exames préoperatórios para descartar qualquer alteração. O procedimento é realizado em um ambiente hospitalar, possui duração média de três horas e requer internação por 24 horas. Durante a abdominoplastia, é possível tratar hérnias, já que todo o excesso de pele e gordura, abaixo do umbigo, são retirados, reforçando a musculatura do abdômen. A cicatriz resultante fica localizada na região do púbis, e seu tamanho irá variar de acordo com cada paciente, além de uma pequena marca no umbigo, que será reposicionado. Essas cicatrizes ficam em locais estratégicos, visando uma melhor camuflagem. Durante o pós-operatório, é importante usar malhas compressivas, que evitam o acúmulo de líquidos e melhoram o edema, e evitar esforços físicos, que serão liberados gradualmente. É possível voltar ao trabalho entre duas e quatro semanas, após a realização da cirurgia. A recuperação total pode levar de três a seis meses. Aquela “barriguinha” tão sonhada, e que, muitas vezes, não pode ser tratada somente pela lipoaspiração, pode ser alcançada com a abdominoplastia, pois o procedimento apresenta excelentes resultados que irão harmonizar o seu contorno corporal e devolver a sua autoestima.

*Francisco Odílio Cirurgião Plástico – CRM 5702/ RQE 3944; Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – SBCP; Especialista em Cirurgia Plástica - CFM e AMB; Cirurgião Plástico do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW); Cirurgião Plástico do Hospital Ortotrauma Informações, dúvidas e sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: BELEZA – nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA

22


Fachada da nova confeitaria

Sueli Almeida e Thiago Thiago Brasil Brasil abrem abremaaSanta SantaFarra FarraConfeitaria Confeitaria Empresários celebram novo empreendimento com elegante coquetel

Decoração interna da Santa Farra

A atmosfera intimista encantou os convidados

fotos: Marcelo César

Há mais de 16 anos no mercado de buffet, realizando eventos corporativos, aniversários, casamentos, coquetéis e inaugurações, a empresa Santa Farra, nome escolhido pelos proprietários Thiago Brasil e Sueli Almeida, por transmitir felicidade, ganhou, agora, uma loja de confeitaria no bairro do Brisamar. A ideia surgiu devido à demanda dos clientes do buffet, que os levou a pensar em uma forma de promover os produtos da marca com mais facilidade. Para a nova loja, os proprietários se inspiraram no estilo neoclássico, e nas confeitarias e bistrôs europeus. “Precisávamos projetar um ambiente que agrupasse cozinhas, estoque, banheiros e espaço

para os balcões de atendimento”, comenta Sueli. O projeto de reforma foi feito pela Progetti Arquitetura, de Rafael Leite, enquanto que a ambientação, decoração e móveis foram assinados por Ximenes Dantas, parceiro de longa data dos empresários. Cortinas e Cia, Vidros e Cia, D. Design e Duart Móveis também participaram da execução. Para apresentar a nova loja ao público, Maria Eduarda Leal Gomes, noiva de Thiago, organizou um coquetel de inauguração direcionado à família, amigos e parceiros, que contou com decoração de Waslley Carvalho.


Balcão de doces da confeitaria

Decoração das mesas para o evento

Eu Eu sou sou oo coração coração do da Santa Santa Farra, Farra, mas mas toda toda a a minha minha equipe equipe merece merece meu meu agradecimento agradecimento por por conquistarmos conquistarmos este este sonho. sonho.”” Sueli Sueli Almeida Almeida

Thiago Brasil e Sueli Almeida à frente do empreendimento

Thiago, Os anfitriões Sueli com e Ximenes Ximenes Dantas Dantas

Sueli Sueli com com suasua família família e amigas e amigas

Júnior e Patricci Costa com Annelise Lacerda e Garibaldi Neto

Maisa MaisaCartaxo Cartaxo,- Romeika Cartaxo Cartaxo,-Sueli SuelieAlmeida Ceres Leão - Ceres Leão


Lounge externo de recepção aos convidados

Inspirado no estilo europeu, espaço encanta os convidados Arquitetura moderna, com toque antigo, torna o local aconchegante

Família dos anfitriões

Thiago Brasil e Maria Eduarda

Kadu Martins - Felipe Miranda - Ricardo Castro

Sirak Filho e Sheyla Lucena

Filipe Almeida - Thiago Brasil


É uma experiência maravilhosa receber nossos clientes nesse ambiente que é um sonho para nós.” Thiago Brasil

Iran Aragão - Maria Eduarda - Marcel Bruno

A Party Produções proporcionou o som e a iluminação do evento. A noite contou com a presença de Ricardo Castro como Mestre de Cerimônia. O coquetel foi assinado pelo Buffet Santa Farra, que contou com sucos, espumantes, refrigerantes, canapés, salgados, tortas e doces finos. Os 100 convidados puderam conhecer a loja em primeira mão e se mostraram muito receptivos ao novo empreendimento, elogiando a ambientação por sua elegância e aconchego. “O nosso plano futuro é ampliar a confeitaria e construir um salão de festas que será localizado no Bairro dos Estados”, revelou Thiago.

Luxo e elegância em cada detalhe

Os anfitriões com Chateaubriand Brasil e Silvânia Almeida

Equipe Mold: Dennis Sabino, Marcelo César e Dimitri Rosselini


Fotos: Shutterstock

QUEDA DE CABELO

QUEDA DE CABELO

TEM CURA

Procedimentos ajudam na recuperação da saúde do couro cabeludo e da haste capilar

*Por Edna Lima

N

ão é de agora que dizem que o cabelo é a moldura do rosto. De fato ele é. Um cabelo bem cuidado passa segurança, aumenta a autoestima e reflete higiene e saúde. Qual a mulher que não gosta de ter suas madeixas bem hidratadas, cuidadas e fortalecidas? Por isso, quando você for procurar um profissional, tenha a certeza de que este está capacitado e vai cuidar bem dele. Apesar da evolução tecnológica e do variado mix de produtos no segmento de beleza, nos últimos anos, aumentou também o número de doenças que comprometem o couro cabeludo e o fio capilar. A maioria pensa que somente as agressões externas provocam danos aos cabelos, mas outros problemas frequentemente afetam a saúde capilar, como a oleosidade, a seborreia e a queda.

QUEDA CAPILAR ATINGE AS MULHERES? Ao contrário do que muita gente pensa, a queda capilar afeta não apenas os homens. Ela atinge, com frequência, as mulheres. A alopecia feminina (calvície) gera medo, insegurança e compromete a autoestima, pois os cabelos representam uma simbologia relacionada à sensualidade e à feminilidade. É por isso que ficar calva é uma situação difícil de aceitar entre as mulheres. Elas sofrem mais do que os homens quando percebem que estão perdendo os cabelos.

CAUSAS E TRATAMENTOS DA ALOPECIA FEMININA

Alguns fatores contribuem para a situação: período pósparto, menopausa, ação dos hormônios, uso de anticoncepcionais, emagrecimento excessivo, stress e uso frequente de produtos químicos. A boa notícia é que existem diversos procedimentos que podem ser utilizados para a recuperação da saúde do couro cabeludo e da haste capilar. Dermatologistas, fisioterapeutas dermato funcionais,

tricologistas (responsáveis pelo tratamento das doenças do couro cabeludo e do cabelo), nutricionistas e terapeutas capilares trabalham em equipe desenvolvendo técnicas específicas que possibilitam resultados satisfatórios. Na Elos Estética, dispomos de uma equipe multidisciplinar que trabalha com alimentação funcional, laser e terapias para seborreia, oleosidade, cabelos quimicamente danificados e queda capilar. Os resultados são vistos a partir de um mês, o equivalente a 10 sessões, mas, dependendo do tipo de alopecia, se faz necessário um período de até seis meses de tratamento. Atualmente, muitas mulheres jovens apresentam o efluvio telógeno, por isso é interessante começar o tratamento o mais cedo possível.

*Edna Lima CREFITO 12182-F Fisioterapeuta Dermato Funcional e Tricologista

28

Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: BELEZA - nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


DEPILAÇÃO

Acabe de vez com os pelos do seu corpo *Por Celina Viegas

O

laser tem sido cada vez mais procurado por aquelas pessoas que sofrem com a depilação mensal/diária. Além de ser um tratamento muito seguro, por se tratar de radiação não ionizante, ou seja, que não causa câncer, essa é a única maneira de acabar de forma definitiva com a foliculite (inflamação do folículo), problema que aflige centenas de milhares de pessoas no mundo todo. DESTRUIÇÃO DO FOLÍCULO Ao contrário da fotodepilação, ou luz intensa pulsada, em que os pelos costumam voltar, depois de alguns meses, o laser tem por objetivo a destruição do folículo, e este, por sua vez, que é o responsável pela produção dos pelos, depois de destruído, não voltará a produzir os mesmos. Sendo assim, a depilação a laser é a melhor maneira para acabar - de uma vez por todas - com os pelos que tanto incomodam, especialmente aqueles mais grossos. Na verdade, pelos escuros e calibrosos são os melhores, já que o laser tem afinidade por melanina, e a concentração do pigmento neles costuma ser maior. Eventuais pelos brancos, ruivos, louros ou muito finos podem não ser eliminados. ÁREAS TRATADAS, DOR E SESSÕES O laser pode ser utilizado em qualquer área do corpo (exceto ao redor dos olhos), e a grande preocupação quanto à depilação definitiva é a questão da dor. Ela se torna relativa, já que isso varia de acordo com o limiar de cada paciente, mas, no geral, é um tratamento bem tolerado, especialmente se utilizados cremes anestésicos para minimizar possíveis desconfortos. Para um resultado satisfatório, são necessárias até 10 sessões com intervalos de até 60 dias.

foto: shutterstock

CUIDADOS E CONTRAINDICAÇÕES Antes de realizar a depilação a laser, deve-se ter alguns cuidados importantes, como ter a pele devidamente hidratada, não tomar sol vinte dias antes e sete dias após o procedimento, não realizar depilação que arranque o pêlo pela raiz dias antes da depilação a laser, não ter feridas abertas no local onde será feita a depilação. Poucas são as contraindicações para quem quer dar adeus aos pelos de maneira definitiva. A depilação a laser, sem dúvidas, será sempre a alternativa mais barata quando colocada na ponta do lápis quanto ao custo em longo prazo, ao tempo desperdiçado com outros métodos não definitivos e com o desconforto de eventuais cortes e dor.

*Celina Viegas Esteticista e Cosmetóloga; Gerente Avaliadora da Dr. Laser João Pessoa

30

Informações, dúvidas e sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: BELEZA – nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


PÓS-OPERATÓRIO

*Por Werônyca Félix

D

foto: shutterstock

epois de uma intervenção cirúrgica, o corpo entra em uma fase reparadora. As regiões do corpo, que foram submetidas à cirurgia, necessitam de maior quantidade de nutrientes, oxigênio e células imunológicas para se restabelecerem. Se em um primeiro momento, toda essa ação parece ajudar o corpo, sua permanência prolongada acaba tornando-se um empecilho para a cicatrização e acomodação dos tecidos. A preocupação, com os cuidados no pós-operatório cirúrgico, tem demonstrado ser um fator preventivo de inúmeras intercorrências, que podem acontecer nesse período. Além disso, promove um resultado estético mais rápido, eficiente e funcional das intervenções cirúrgicas. É neste ponto que a Fisioterapia Dermatofuncional exerce uma de suas principais funções: reabilitar o tecido que foi lesado. Diferentemente dos tratamentos estéticos, que são mais dinâmicos e, de certa forma, procuram gerar uma “lesão controlada” para que haja a reparação e melhora do tecido íntegro, o pós-operatório requer um protocolo mais cauteloso de acordo com cada etapa do processo de recuperação, que deve ser respeitado, caso contrário, os resultados serão comprometidos. O Fisioterapeuta Dermatofuncional dispõe de recursos

32

físicos e técnicas terapêuticas que objetivam melhores resultados e menores riscos. Além de cuidados especialmente direcionados a cada paciente. Os recursos podem diminuir o tempo de repouso do paciente, restaurar sua funcionalidade e acelerar a recuperação, possibilitando a reintegração do indivíduo em suas atividades sociais. Alguns dos procedimentos fisioterapêuticos que podem ser utilizados no pós-operatório com seus objetivos específicos incluem: • Eletroterapia para o alívio da dor cirúrgica, assim como de dores musculares provenientes da limitação postural, além de tratamentos para nodulações fibróticas no tecido subcutâneo, deiscências e aderências teciduais; • Crioterapia a fim de reduzir a dor e evitar/reduzir o edema; • Exercícios de alongamentos globais, visando evitar posturas compensatórias e proporcionar alívio da dor e desconfortos provenientes da limitação postural; • Drenagem Linfática Manual, para reduzir o edema intersticial. A técnica exige conhecimento das alterações fisiológicas, além da forma de aplicação, por isso, somente oferece riscos ao paciente se for aplicada por pessoas incapacitadas de conhecer este processo.

*Dra. Werônyca Félix Fisioterapeuta 191795-F; Pós-graduação em Fisioterapia Dermato Funcional e Cosmetologia pela Faculdade Redentor/RJ; Educadora Física 001572-6/PB; Pós-graduação em Fisiologia do Exercício pela Universidade Federal da Paraíba Informações, dúvidas e sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: BELEZA – nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


Fotos: Shutterstock

ACNE

Manchas no rosto É possível voltar a ter uma pele sem cicatrizes e

sem manchas de acne *Por Carla Marsicano

A

s cicatrizes de acne representam um dos maiores desafios terapêuticos para os dermatologistas, em virtude da enorme variedade de lesões existentes, com formas, dimensões e profundidades diferentes. Essas lesões causam muito incômodo estético aos pacientes e são um motivo frequente das consultas dermatológicas. Há alguns anos, não existiam tantos recursos que ajudassem a removê-las, e as pessoas acabavam se acostumando com o problema. Mas, hoje, graças aos avanços da Dermatologia, conseguimos evitar que a acne deixe cicatrizes. A remoção é um processo complexo, que exige, muitas vezes, a realização de procedimentos que se alternam, mas que trazem excelentes resultados. Peelings, micro preenchimentos, micro lixamentos, uso de laser IPCA (Indução Percutânea de Colágeno com Agulhas), TD (Tunelização Dérmica), RFPM, entre outros tratamentos, são armas poderosas usadas pelos dermatologistas para eliminar de vez a lembrança visível da acne no rosto.

*Carla Marsicano Dermatologista - CRM 4043

34

Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: BELEZA - nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


Conceição e Gil Ribeiro brindam 25 anos de casados com Para celebrar as Bodas de Prata, casal renova votos na igreja Nossa

Gil e Conceição Ribeiro celebram, com amor, os 25 anos de casados


romântica festa Senhora do Carmo

Entrada de Irene e Iremar Ferreira, irmão e mãe de Conceição Ribeiro

Entrada de Cybelle Ferreira, José Hilton Filho e Emanuela Ferreira, que foram daminhas e pajem há 25 anos

Entrada de Gil Ribeiro, acompanhado da irmã Marluce Ribeiro

Um beijo carinhoso do marido

Conceição Ribeiro entra na igreja acompanhada do filho Pedro Emmanuel Ferreira Ribeiro

fotos: Deivid Ribeiro

Alegria do casal após o Sim da renovação dos votos

Desde que começamos a namorar, nos chamamos de amorzinho. Espero que Deus nos conceda sempre esse gesto de carinho.” Gil Ribeiro

“Nosso amor foi crescendo aos poucos. Provado na dor, como o ouro provado no fogo, pra poder se tornar com o tempo um belo tesouro, tão raro no mundo. Sacramento selado por Deus”. O refrão da música “Você e Eu”, de Eliane Ribeiro, representa bem os 25 anos de união entre os empresários Eginaldo e Conceição Ribeiro. Um casamento construído com muito amor, respeito e companheirismo. E não é a toa que o casal é referência para os jovens da família. Para celebrar as Bodas de Prata, o casal renovou os votos na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, no Centro da cidade, com cerimonial de Gerlane Sá. Gil, como é mais conhecido, e Conceição ressaltam que Deus tem sido até hoje o principal alicerce da união entre os dois e que a comemoração não seria completa sem a benção do Senhor em suas vidas. A decoração da igreja e do salão de festa foram feitas pela decoradora Dora Ramalho, com iluminação da Inova. A cerimônia foi realizada em conjunto pelos freis Luiz Nunes, Tito Figueiroa e Severino Castro, todos da Ordem Carmelita. A daminha Maria Júlia abriu o rito segurando uma plaquinha com os dizeres “Com a Palavra, Deus”. Em seguida entrou a mãe de Ceiça, Irene Ferreira da Silva, de 93 anos, acompanhada do filho Iremar Pedro Ferreira. Depois entraram os irmãos e as irmãs do casal, acompanhados de seus respectivos cônjuges.


Casal com os freis Tito Figueiroa, Luiz Nunes e Severino Castro, e o filho Pedro Emmanuel

Famíla xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx do marido

Que cada dia seja, para nós, um despertar do amor de Deus em nossas vidas.” Conceição Ribeiro

Valsa do casal ao som da música “Você e Eu”, de Eliana Ribeiro

Casal com as daminhas Maria Júlia e Ana Beatriz e o pajem Arthur Ferreira

O pajem Arthur Ferreira anunciou a entrada do noivo com o toque de um sino. Gil entrou emocionado ao som da música “Jesus Alegria dos Homens”, tocada pelo Quinteto Sonare. Segurando uma plaquinha, que dizia “Didinho, didinha está linda”, a daminha Ana Beatriz Ferreira revelou que Conceição entraria em seguida. A Duo Clarinada anunciou a chegada de Conceição, e ela foi conduzida ao altar pelo filho do casal Pedro Emmanuel ao som da “Ave Maria” de Schubert. Bastante emocionada, Conceição usou um vestido da marca norte-americana Enzoani, da empresa Fillip Miranda, e teve produção de make-hair por Larissa Holanda. José Hilton Filho, o pajem do casamento de 25 anos atrás, foi quem levou as alianças envolvidas na imagem da Sagrada Família. Cybelle e Emanuela Ferreira levaram os castiçais com velas, ao som da música “Um Consagrado para Amar”, de Eliana Ribeiro.

Momento de cortar o bolo e brindar a nova etapa

Um dos momentos mais emocionantes foi quando o filho do casal leu uma mensagem ressaltando o quanto admira o amor e a cumplicidade que há entre os pais. Após a cerimônia religiosa, os convidados foram recepcionados na Marriage Recepção, e, logo na entrada, eram recebidos ao som de violino e champagne francês. O buffet foi preparado pelo chef da casa Joaquim Queiroz. O bolo levou a grife da cake designer Ana Barros, e os bem-casados foram feitos por Jéssica Gambarra. Os convidados receberam sandálias personalizadas com o brasão do casal e caixas de charutos e vinho personalizados. O casal dançou a valsa ao som da música “Você e Eu”, de Eliana Ribeiro. Todos os momentos da festa foram registrados pelo fotógrafo Deivid Ribeiro, e as filmagens, pela equipe da Conexão Studio. A festa foi animada até as 4h pela Orquestra Puro Charme.


Família da esposa

Família da esposa

Familiares e amigos prestigiam momento comemorativo Convidados são recebidos com champagne francês na Marriage

Ao lado do casal, familiares brindam, na pista de dança, os 25 anos de união

Conceição resolve apimentar a festa das amigas com buquê ousado

Sortudas que ganharam a pimenta para dar um Up na relação


CLÍNICA DE CIRURGIA PLÁSTICA

Clínica Jailson Dantas de Cirurgia Plástica Novo conceito em atendimento e serviço abre em Intermares

U

m novo conceito em saúde, beleza e bem estar chega ao bairro de Intermares com a inauguração da Clínica Jailson Dantas de Cirurgia Plástica. Um espaço amplo, bem estruturado e rico em detalhes, que traz conforto e eficiência em cada atendimento. Na área de cirurgia plástica, os pacientes contam com o atendimento do médico Jailson Dantas, altamente qualificado, que oferece todos os procedimentos médicos estéticos com técnicas inovadoras, buscando diminuir o tempo operatório e minimizar cicatrizes.

*Dra. Marcelli Ellias

*Dr. Jailson Dantas

CRN: 14859 Graduada pela UFPB Pós graduada em nutrição clínica Pós graduada em nutrição funcional Especialista em obesidade e emagrecimento

CRM: PB 6206 Cirurgião Plástico pelo Instituto Ivo Pitanguy Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Professor da Ufcg e Famene

*Tecelone R. F. Bernardes

CRM: 5529-PB Membro da Sociedade de Dermatologia Especialista em dermatocosmiatria pela Faculdade de Medicina do ABC - São Paulo Doutoranda - Santa Casa de São Paulo

CRP 13/6079 Psicologia Clínica Psicologia Clínica com Formação em Terapia Cognitivo Comportamental ( T.C.C.) pelo UNIPÊ

40

O novo empreendimento dispõe ainda de quatro ambientes com os serviços de Dermatologia com Ylka Virginia, de Nutrição com Marcelli Elias, de Fisioterapia Dermato-Funcional com Viviane Lins e de Psicologia com Tecelone Bernardes. A Clínica Jailson Dantas de Cirurgia Plástica possui equipamentos ultramodernos que proporcionam aos pacientes segurança e tranquilidade, além de anos de experiência de cada profissional, que transmite credibilidade e um atendimento diferenciado para cada tipo de tratamento.

*Ylka Virgínea Ribeiro

Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) | Onde Encontrar: BELEZA - nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


BICHECTOMIA

Bichectomia

Você tem rosto arredondado ou bochechas salientes?

Técnica garante rosto simétrico e mais conforto ao se alimentar

Q

Fotos: Shutterstock

uando o assunto é estética, nunca estamos satisfeitos. Queremos uma puxadinha aqui, outra ali, até atingir a simetria perfeita da face ou corpo. Para aqueles que têm o rosto arredondado, bochechas salientes e almejam um perfil mais afilado, a nova técnica, que virou a queridinha de muitos artistas, é a Bichectomia – remoção da gordura de Bichat que vai para as bochechas. Especialista na cirurgia de Bichectomia, a cirurgiã-dentista Ana Elisa Pawlenko, que realiza o procedimento há quatro anos e ministra cursos nacionais e internacionais, modificou a técnica e nos esclarece como funciona a remoção. “A cirurgia é simples quando feita por um profissional experiente. A técnica original trazia mais desconforto no pós-cirúrgico e, muitas vezes, não era possível retirar uma quantia adequada de gordura pela localização do corte”, explica.

42

Segundo Ana Elisa, com a modificação da incisão, preconizada por ela, é possível pinçar uma parte mais volumosa da gordura, removendo-a. Com isso, proporciona um efeito “blush” - relatado na maioria das mulheres -, e um rosto mais harmônico nos homens. “O mais apaixonante desta cirurgia é o seu aspecto funcional: o paciente passa a ter mais espaço para mastigar sem morder a bochecha por dentro e sem formar feridas. Alguns deles relatam estar falando melhor, pronunciando as palavras mais claramente. Outros dizem que até o barbear ficou mais fácil, pois não ocorrem mais cortes na pele como antes da cirurgia”, relata. Apesar de simples, ela ressalta que toda cirurgia tem seus riscos, e que uma boa avaliação pré-operatória é fundamental. “Procure sempre um profissional qualificado”, alerta a especialista.

*Ana Elisa Pawlenko Cirurgiã-dentista - CRO: 4808/PB; Clínica geral e estética dentária; Professora pioneira de cursos de Bichectomia no Brasil, com mais de 350 pacientes operados. Informações, dúvidas e sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: BELEZA – nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


PERFIL

A idealizadora de sucesso da BellaDerme Saúde e Beleza

Foto: Kadu Martins

“S

44

empre tive o perfil de executar e delegar tarefas. Nasci para ser cabeça, e não cauda”, ressalta a empresária Maria Josinete, que, aos 45 anos, acumula, no currículo, uma extensa experiência profissional. Ela iniciou sua trajetória como geógrafa, mas, por destino, entrou na área de saúde, e essa mudança a tornou enfermeira, mas com destaque... É a primeira da Paraíba especialista em Laser Terapia e Dermatologia Clínica e Estética, curso realizado pela Universidade Castelo Branco, em São Paulo. A partir daí, não parou mais. É também especialista em Acupuntura Auricular e Sistêmica e proprietária da BellaDerme Saúde e Beleza – centro de estética multidisciplinar. Embora seja graduada em Licenciatura em Geografia, Maria Josinete, que é natural de Guarabira, nunca atuou na área, porque, um ano após concluir o curso, sofreu um acidente de cavalo e precisou passar dois anos se reabilitando da queda. O trauma só fez fortalecer a fé que ela tinha em Deus. Recuperada e sem nenhuma sequela, aos 29 anos, ela decidiu fazer uma nova graduação, em uma área totalmente diferente da que havia se formado. O curso de Enfermagem foi pela Faculdade Nova Esperança. Como ela já era graduada, procurou fazer uma especialização no Programa de Saúde da Família antes mesmo de terminar Enfermagem. “Apesar da grande mudança, percebi, logo quando cruzei os portões da faculdade, que estava na área certa”, afirmou. Para ela, a profissão é uma missão que só consegue administrar quem realmente tem o dom. E ela sente que recebeu essa benção. Antes mesmo de terminar o curso, Josinete precisou antecipar a colação de grau, pois havia conseguido um emprego como enfermeira chefe da emergência do Hospital Ovídio Duarte, na cidade de Serraria, localizada no Brejo paraibano. Depois surgiram outras oportunidades, e ela somou experiência trabalhando no setor de imunização da Secretaria de Saúde do município de João Pessoa, na Clínica Equilíbrio, no Hospital São Luiz (ambos na Capital), na Clínica Fisiomed e na coordenação do Programa de Saúde da Família de Cuitegi, também localizado no Brejo paraibano. Toda essa experiência foi fundamental no momento em que ela decidiu abrir o próprio centro de estética. “Tive muita humildade em esperar o tempo de Deus para realizar este sonho”, destaca. Para melhor administrar a empresa, ela procurou fazer um curso de Coaching, onde aprendeu a lidar com os problemas da área empresarial. Ela garante que o sucesso profissional foi adquiro com fé, esperança, amor e muita perseverança. A BellaDerme Saúde e Beleza conta hoje com quatro massoterapeutas, um fisioterapeuta, um gastroenterologista, dois nutricionistas, duas psicólogas e dois esteticistas. O local oferece ainda serviço de SPA dos pés (com serviço de podologia); manicure, que trabalha com unhas normais, postiças e em gel; acupuntura a laser; e rejuvenescimento facial e corporal a laser. Além de uma esteticista em dermopigmentação de olhos e lábios e micropigmentação nas sobrancelhas fio a fio. “Graças a Deus, a BellaDerme Saúde e Beleza não é uma equipe, e sim uma família, onde os profissionais trabalham com amor, acolhimento, disciplina e rigor”, ressalta.

*Dra. Maria Josinete COREN: 207275 Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: BELEZA - nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


José Carlos acompanhado da mãe da noiva, Sybelle Brito

Alfredo Lamenha e sua mãe Jacqueline Soares

Alfredo e Rebeca sobem ao altar, após 10 anos de namoro Estevam Fernandes e Martinho Júnior celebram a união do casal

A cumplicidade e carinho dos noivos


Entrada de Anete Lemos, avó da noiva

Foi um momento abençoado por Deus. Só quero agradecer a esposa linda que Ele me deu, e aos meus pais por tão grande amor.” Alfredo Baia A noiva Rebeca Brito e seu pai Edson e Silva Júnior

Os noivos Rebeca e Alfredo Baia

A alegria contagiante do casal durante a cerimônia

A saída dos noivos

fotos: Fernando Bronzeado

A história de amor de Alfredo Lamenha Lins Baia Neto e Rebeca Brito e Silva Baia lembra um pouco os filmes de romance de Hollywood. Eles se conheceram na adolescência, durante o acampamento da Primeira Igreja Batista de João Pessoa. Na época, ela tinha 12, e ele, 15 anos. Aqueles dias foram marcados por olhares e sorrisos tímidos, mas que, ao mesmo tempo, despertavam certo entusiasmo nos dois. Apaixonado pelo jeito meigo de Rebeca, Alfredo a convidou para ser seu par no jantar de gala do camping, que foi realizado no último dia do evento. No mesmo ano, eles começaram a namorar e, em 2014, depois de oito anos juntos, decididos que estavam prontos para se tornarem marido e mulher, oficializaram o noivado.

O enlace aconteceu na Primeira Igreja Batista de João Pessoa, da qual o casal é membro, e foi celebrada pelos pastores Estevam Fernandes e Martinho Junior. O local foi decorado com rosas brancas e folhagens, criando um clima romântico e singelo. O trabalho foi realizado pelo florista André Luiz. Com cerimonial de Analidia Andrade, o noivo entrou acompanhado pela mãe, Jacqueline Meira Soares Baia, ao som da música “Who I Am”, da banda cristã Casting Crowns, tocada pela Orquestra Pauta Mágica. A noiva foi conduzida ao altar pelo pai, Edson Junior, ao som da tradicional marcha nupcial e da clarinada, também executadas pela orquestra.


Padrinhos da noiva

Padrinhos da noiva

Primeira Igreja Batista de João Pessoa é palco da cerimônia Amor, cumplicidade e fé marcam o casamento de Alfredo e Rebeca

O casal mostrou-se apaixonado durante toda a festa

Padrinhos do noivo

Padrinhos do noivo


A noiva e suas Mademoiselles Anna Luisa, Brenda Brito, Katherine Maia e Byanka Fonseca

Queria agradecer ao meu Deus, pois sem Ele não teria sido tudo tão perfeito, e aos nossos pais, que não mediram esforços para realizar nosso sonho .” Rebeca Brito

Casal com damas e pajens

Rebeca e Alfredo ao lado de José Carlos e Jacqueline Soares

Alfredo Baia - Rebeca Brito - Tiago Brito - Sybelle Brito - Edson Junior

Rebeca usou um vestido clássico de renda, com decote em V e mangas longas, desenhado pela estilista Alessandra Sobreira, e uma tiara com diamantes híbridos, do personal jewelry, Miguel Alcade. As alianças foram levadas pela avó da noiva, Anete Lemos Neves de Brito. Após a cerimônia, o casal recepcionou os convidados no Paço dos Leões. Carmelita Chang caprichou na decoração e encheu o ambiente com rosas brancas, lustres e folhagens. O buffet, preparado pela própria casa, foi composto por coquetel volante, ilha de frios permanente, salgados finos, além de um delicioso jantar, composto de medalhão de filé com molho funghi e parma, ravioli de frango ao molho de queijo, camarão ao terminador e arroz com brócolis. Foram servidos ainda doces variados e mini cupcakes. O bolo levou a grife da cake designer Maria Helena Bolos.

Os convidados receberam de lembrancinha bomboniéres e bolo no pote feito por Tia Nila by Nicole Chang, e as mulheres foram presenteadas com sandálias da Rasteirinhas Store. Todos puderam registrar o momento com a divertida cabine de fotografia da empresa Cabe na Foto. O casal dançou a valsa ao som da música “Love Is Not a Fight”, da banda cristã americana Warren Barfield. Os momentos da festa foram registrados pelo fotógrafo Fernando Bronzeado, e as filmagens pela equipe da DVD Studio. Três bandas gospel animaram a noite: a Orquestra Awake; o cantor Felipão; e a banda PIB Jovem, do ministério de música da Primeira Igreja Batista de João Pessoa. Alfredo e Rebeca passaram a lua de mel na Europa, visitando as principais cidades da Itália e França.


DEPRESSÃO

Fotos: Shutterstock

Interação entre a mente e o corpo pode resultar em uma melhor qualidade de vida

*Por Larissa de Paula Araújo, Jailson Ferreira e Patrícia dos Anjos

V

ocê sabia que a dor crônica é capaz de levar um indivíduo à depressão? Há muitos casos de pacientes que comprovam essa informação. E isso se dá por meio da redução dos mediadores químicos que modulam a dor, como é o caso da serotonina e noradrenalina. O contrário também pode acontecer: um indivíduo depressivo sofrer com um abalo físico. Fato que é agravado pelas más posturas de flexão de tronco e cabeça e enrolamento de ombros. Embora haja muitos estudos na área, os mecanismos pelos quais ocorrem a interação entre a mente e o corpo ainda não são totalmente compreendidos. Mas, há evidências recentes de grande relevância clínica: é comprovada a piora do quadro clínico de diversas patologias em indivíduos depressivos, ou com

dores inespecíficas de pessoas com forte abalo emocional, como tristeza, stress ou ansiedade, por exemplo. São estes fatores associados que contribuem para uma significativa perda da qualidade de vida da pessoa, comprometendo o bom rendimento em atividades diárias e profissionais, ou de convivência em sociedade. Daí a importância da prática regular de exercícios físicos, o consumo de alimentos saudáveis e a prevenção/tratamento das patologias. Ou seja, manter a mente e o corpo saudáveis é fundamental para a saúde e o bem-estar de cada indivíduo. O ITC Vertebral João Pessoa tem uma equipe completa para atender com precisão cada paciente. Apresentando estes sintomas, ou querendo tirar dúvidas sobre algum problema, é só agendar, que a nossa equipe fará uma avaliação prévia.

*Larissa de Paula Araújo Fisioterapeuta - CREFITO 136280-F

*Jailson Ferreira Fisioterapeuta - CREFITO 50.901-F

*Patrícia dos Anjos Fisioterapeuta - CREFITO 144.634-F

50

Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 32466508 (a redação) Onde Encontrar: SAÚDE - nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


SORRISO GENGIVAL

*Por Bianca Ramos

O

sorriso é a principal expressão de felicidade, prazer e bom humor. Ele é mais que uma forma de comunicação, é um meio de socialização, e a sua estética é influenciada por três componentes, que são os dentes, a gengiva e os lábios, e sua correta proporção e arranjo. Comumente, durante o sorriso, o indivíduo expõe entre um e três milímetros de gengiva. Porém, há situações em que, ao sorrir, ele expõe um espaço maior que a citada anteriormente, deixando evidente uma grande faixa de gengiva que, para muitos, torna a aparência do sorriso menos harmonioso e estético, caracterizando um sorriso gengival. O primeiro passo para estabelecer um diagnóstico correto é classificar adequadamente o nível gengival, respeitando as variáveis: gênero, idade e saúde periodontal. TRATAMENTOS PARA CORREÇÃO

Fotos: Shutterstock

Uma das alternativas de tratamento para correção do sorriso gengival, principalmente de etiologia muscular (hipercontração dos músculos elevadores do lábio superior), é a utilização da toxina botulínica, conhecida popularmente como botox. Essa tem como função paralisar o movimento de determinados músculos para suavizar as expressões faciais. A toxina botulínica apresenta um alto potencial de emprego na área odontológica, devido ao seu mecanismo de ação, podendo ser utilizada também terapeuticamente no bruxismo, hipertrofia do masseter, sialorreia, assimetria do sorriso e disfunções temporomandibulares. É de extrema importância destacar a necessidade de um correto diagnóstico do sorriso gengival e um planejamento adequado para que seja feita a indicação da toxina botulínica como uma alternativa terapêutica para seu tratamento.

*Bianca Ramos CRO: 5238 Graduada pela UNIPÊ/PB; Aperfeiçoamento em Cirurgia Oral Menor CINTEP/PB; Cursando Especialização em Implantodontia UNIPÊ/PB Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: SAÚDE - nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA

52


ASSESSORIA MATERNA

O

54

nascimento de um filho é, sem dúvida, um dos momentos mais especiais da vida de um casal. Mas, para a mulher, a gestação tem um significado mais delicado. E não importa se é a primeira, a segunda ou até mesmo a terceira gravidez. Quem é mãe sabe que, por mais experiência que se tenha, há sempre algo novo para aprender nos nove meses em que o bebê está sendo gerado e/ ou nos demais anos do crescimento e desenvolvimento da criança. Foi pensando nesse intercâmbio de experiência que a maternidade proporciona, que as enfermeiras Marcela Lourenço, Roberta Barros e Thatiany Monteiro desenvolveram, em João Pessoa, o serviço de assessoria materno-infantil, Dicas da Cegonha, que vem atraindo a atenção das mamães e papais de “várias viagens”. A equipe está preparada para auxiliar tanto a gestante quanto o pai, desde a confirmação da gravidez, com orientações sobre a preparação do enxoval, até o nascimento do bebê, com várias dicas importantes, como amamentação, troca de fraldas e banho, por exemplo. Os atendimentos acontecem onde a família desejar: em casa, no hospital ou no consultório do Dicas da Cegonha. São diversos cursos personalizados voltados para a gestante e para o casal, afinal, a participação do pai é fundamental durante a gravidez da mulher. A equipe também está preparada para capacitar babás, onde elas aprendem, entre outras atividades, sobre limpeza do quarto e pertences do bebê, dicas de primeiros socorros e como ajudar na amamentação. As profissionais fazem ainda colocação do primeiro brinco. “Ver uma mamãe que, no início do atendimento, chora de dor com medo de amamentar e, depois, ver o bebê mamando, não tem preço. É muito gratificante receber o depoimento de uma mulher que segue amamentando após os seis meses, dizendo que só conseguiu isso por causa da nossa ajuda”, comenta Marcela.

Serviços oferec

Cursos Personal

izados para ge

• Cuidados com

o bebê;

idos

stantes e casais

:

• Lista de enxova l personalizada; • Aleitamento m aterno; • Primeiros soco rros; • O que esperar do pós-parto; • Desmistificaçã o do ambiente hospitalar; • Vacinas do bebê ; • Parto normal; • Elaboração do plano de parto; • Shantala e ofur ô. DICAS DA CEGONHA Enfermeiras Marcela Lourenço, Roberta Barros e Thatiany Monteiro Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: SAÚDE - nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


OBESIDADE INFANTIL

Obesidade infantil Informação, controle alimentar e atividade física auxiliam no combate à doença *Por Ana Cristina Ramos

E

stima-se que, hoje, uma em cada três crianças estão acima do peso ou obesas. A obesidade infantil é, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), um dos problemas de saúde pública mais graves do século XXI. É uma condição em que o excesso de gordura corporal afeta negativamente a saúde ou o bem-estar delas. O fato é alarmante, pois se trata de uma doença com sequelas graves, como lesões articulares, deformidades ósseas (pois, como são crianças, ainda estão em desenvolvimento), risco cardiovascular, diabetes, hipertensão e outras doenças metabólicas, além de transtornos psicológicos, diminuindo a qualidade e expectativa de vida das crianças. POR QUE AS CRIANÇAS FICAM OBESAS? A obesidade infantil é caracterizada pelo excesso de peso entre bebês e crianças de até 12 anos de idade. É quando o peso corporal ultrapassa, em 15%, o peso médio correspondente a idade. O problema é que a vida moderna trouxe insegurança e pressa, assim nossos filhos não brincam mais livremente nos parques e ruas, trocando essas atividades por outras mais sedentárias, sentados em sofás e comendo distraidamente. Além disso, a alimentação ficou cada dia mais industrializada, multiprocessada, prática, barata, saborosa, atrativa... E extremamente maléfica à saúde, devido ao excesso de sal, açúcar, gorduras e aditivos químicos. Sem esquecer que os fatores biológicos, comportamentais e psicológicos também contribuem para o aumento do peso. COMO REVERTER A SITUAÇÃO? Com consciência. Sabendo que um “não”, para um salgadinho, fará bem a saúde da criança; lendo nos rótulos a composição do que está comendo; fazendo boas trocas alimentares (ao invés de um refrigerante, um suco); dando o exemplo em casa; e fazendo uma feira consciente. Procure atividades dinâmicas com elas, como caminhar, jogar bola, pular corda... Voltar ao passado. É uma tarefa árdua, mas que trará mais saúde, felicidade e prazer para toda a família. E, nos casos extremos, procure um nutrólogo, pediatra, nutricionista ou educador físico com experiência na faixa etária infantil.

Fotos: Shutterstock

*Dra Ana Cristina Ramos

56

Pediatra - CRM: 3820 Pós Graduada em Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia; Presidente do Comitê de Nutrologia da Sociedade Paraibana de Pediatria; Professora de Pediatria da Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: SAÚDE - nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


Empresários marcaram presença no coquetel oferecido pela F3 Import Export

F3 Import Export realiza coquetel e apresenta novo projeto Consultores focam na maior feira de negócios realizada na China Administrado pelos sócios Fabrício Marsicano, Melca Farias e Cesar Jansen, a F3 Import Export ofereceu um coquetel, em parceria com a Athos Offices e a Agencia Trip Comunicação, para vários empresários com o objetivo de reduzir custos e maximizar lucros em seus negócios, apresentando como alternativa principal o mercado Chinês. No evento, que ocorreu na Athos Offices, os seletos 25 convidados (empresários de vários setores) foram apresentados à maior feira multissetorial do mundo: a Canton Fair (ou Feira de Cantão), que ocorrerá em outubro deste ano em Guangzhou, na China, e possui 56 anos de história. A feira reúne importantes empresários e companhias de todo o mundo, proporcionando aprendizado e oportunidades de crescimento. A F3 Import Export conta com Cesar Jansen, que já levou mais de 300 empresários paraibanos, e até de outros estados (Pernambuco, Goiania e Brasilia), à China para missões empresariais, com Melca Farias, que possui o know how de todos os tramites das importações e exportações para qualquer mercado no mundo, facilitando o trabalho dos empresários locais, e com a experiência empresarial de Fabrício Marsicano, que, juntos, perceberam a necessidade de se apresentar, ao mercado, uma versão mais moderna, transparente e capaz de gerar resultados positivos para todos que participam desta cadeia produtiva. Atualmente a empresa possui suporte de escritórios na Ásia, Europa, Oriente Médio e América Central – onde a parceria com estes profissionais de comércio exterior é garantia de sucesso. César Jansen - Melca Vieira - Fabrício Marsicano


Fotos: Shutterstock

FONOTERAPIA

Sessões terapêuticas são a solução para o mau posicionamento

da língua *Por Cecília Cavalcanti

O

posicionamento da língua é um assunto pouco conhecido ou debatido na área da saúde, mas é importante saber que, quando mal posicionada, a língua é responsável pelas alterações da fala e da linguagem. Se há dúvidas sobre a existência desse problema, é necessário a busca por um fonoaudiólogo, profissional responsável por essa avaliação. O tratamento mais indicado, e também procurado, na existência de um posicionamento inadequado da língua, é a fonoterapia, que consiste em sessões direcionadas para a reabilitação comunicativa, visando adequação da posição da língua e suas funções: o paladar, a sucção e o auxílio na mastigação, deglutição e fala. A fonoterapia tem características, finalidades, objetivos e durações variadas de acordo com a condição do paciente e pode ser realizada para prevenção ou reabilitação dos distúrbios da comunicação nas seguintes áreas de atuação: Linguagem Oral e/ou Escrita, Motricidade Oral, Voz e Audição.

LOCAL CORRETO DA LÍNGUA A postura correta da língua deve ser na parte superior da boca, totalmente encostada no palato duro (céu da boca) e com a ponta tocando na papila incisiva (por trás dos dentes incisivos superiores). Em repouso, o indivíduo deve manter a boca fechada, para, assim, se formar um vácuo entre a língua e o palato e mantê-la na posição correta sem que haja nenhum esforço. As causas mais comuns do mau posicionamento da língua são o uso prolongado da chupeta, dedo ou mamadeira na primeira infância, a onicofagia (roer unhas), a respiração oral, o uso de piercings e o crescimento inadequado da língua. As consequências do mau posicionamento da língua são as mais diversas, entre elas, problemas ortodônticos (mordida aberta, cruzada, apinhamento, etc), deglutição inadequada (empurrar os dentes com a língua durante a deglutição) e articulação dos fonemas de forma imprecisa.

Cecília Cavalcanti Fonoaudióloga Especialista CRFa.: 04-8828

58

Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: SAÚDE - nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


Decoração feita por Lub Cavalcanti

Detalhes dos personagens fizeram a diferença

Uma noite congelante para as princesas Sofia e Letícia Pais montam festa divertida e comemoram a nova idade das filhas

Festa marcou os cinco anos de Sofia e o primeiro aninho de Letícia no Pirlimpimpim


Os bonecos dos personagens encantaram os convidados

Personalizados delicados e de muito bom gosto

Agradeço a Deus por me proporcionar momentos como este ao lado das minhas filhas. Elas são meu bem maior.” Micheline Meireles

A cumplicidade da mãe com as filhas

Papai Aécio Farias entrou no clima da festa com as filhas

Até o Olaf apareceu

fotos: Kate Joenne

As pequenas Sofia Meireles Farias de Barros e Letícia Meireles Farias de Barros se transformaram nas princesas encantadas da Disney para sua festa de aniversário. Filhas dos advogados Aécio Farias e Micheline Meireles, Sosô e Lelê, como são carinhosamente chamadas pelos familiares, completaram, respectivamente, cinco anos e um ano de idade e ganharam uma comemoração inspirada no filme Frozen, Uma Aventura Congelante. Para celebrar as datas, a família recebeu cerca de 170 convidados no Pirlimpimpim, local que ganhou toda a decoração, conforme a animação da Disney, assinada por Luciana Cavalcanti.

Apesar de ser uma festa infantil, os adultos se encantaram com o tema e a animação das meninas. E não tem como não se apaixonar. Apesar da personalidade forte de Sofia, o jeito carinhoso e sensível da primogênita derrete o coração de quem a conhece. Já Letícia é calma e esbaja simpatia. Ambas usaram vestidos da Miss Nina, feitos exclusivamente para elas, e escolhidos pela mãe. Mais empolgada com a festa deste ano do que as anteriores, Sofia ficou muito feliz em poder comemorar seu aniversário com a irmã e ao lado dos familiares e amiguinhos. O evento contou com a apresentação dos atores da Imaginart, que interpretaram cenas do filme e realizaram brincadeiras com a criançada.


Letícia Farias - Celeida Farias - Sofia e Aécio Farias

Severino Meireles com a neta Letícia e a filha Micheline Meireles

Pirlimpimpim é palco de festa temática do filme Frozen Decoração, assinada por Luciana Cavalcanti, encanta convidados

Vestidas de princesas da Disney, Letícia a Sofia cantam parabéns ao lado dos pais

Letícia com a mãe Micheline Meireles

Sofia com o pai Aécio Farias


Micheline Meireles com a caçula e a irmã gêmea Michele Meireles

Sou um homem abençoado por ter duas filhas tão lindas e saudáveis. Verdadeiros tesouros enviados por Deus pra mim.” Aécio Farias

Ricardo Castro - Simone Almeida - Aécio Farias

Elsa e Ana encantaram a ala infantil

Raíssa, Helena, Murilo, Sofia, Marina e Felipe Antônio

Turma da Imaginart encantou a aniversariante

A festa foi marcada por muita alegria, e a hora do “Parabéns para você” foi o grande momento da noite. As aniversariantes trocaram de roupa e usaram os vestidos das suas personagens favoritas: Sofia se vestiu de Elsa, e Letícia se transformou em Ana, irmã mais nova da rainha do gelo. Em uma noite animada e cheia de brincadeiras, os convidados ainda receberam bolsas personalizadas da Liv Bags, com doces, balinhas e as mais variadas guloseimas. “Foi uma noite mágica. Sofia e Letícia são a grande alegria das nossas vidas e foi lindo vê-las tão felizes e bem comportadas durante a festa”, comenta Micheline. A criançada se divertiu com as brincadeiras


IMPLANTES DENTÁRIOS

*Por Juliana Lacerda Dias

foto: shutterstock

H

oje, já podemos sorrir sem medo, pois a Odontologia evoluiu muito e proporciona, aos pacientes, tratamentos que não poderíamos imaginar em outras épocas. Temos um grande avanço na área da ortodontia, prótese, estética (como as lentes de contatos ou facetas dentárias) e também na área de implantes e enxertos ósseos que, quando tratados em conjunto, oferecem um resultado reabilitador fantástico. As reabilitações com implantes e enxertos ósseos se devem ao fato dos pacientes terem sofrido extrações dentárias múltiplas ou unitárias, e, com o passar do tempo, as estruturas ósseas passam pelo processo de reabsorções, impedindo a colocação somente dos implantes dentários. As enxertias ósseas visam o aumento da estrutura óssea para fixação dos parafusos de titânio e posterior reabilitação protética. Os enxertos podem ser feitos com material obtido do próprio paciente, ou seja, de áreas doadoras do mesmo, por meio de aquisição de enxertos vindo de banco de ossos, ou ainda material sintético. Para obter um tratamento de alto nível, é importante que o paciente procure uma equipe multidisciplinar, sendo analisados todos os fatores orais e sistêmicos, para que seja feito um plano correto e conquistado um resultado reabilitador satisfatório e previsível.

*Juliana Lacerda Dias Especialista Endodontia e Implantodontia Aperfeiçoamento em Periodontia e Cirurgia Plástica Gengival Capacitação em UTI Capacitação em Toxina Botulínica e Preenchimento Facial Informações, dúvidas e sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: SAÚDE – nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA

66


Fotos: Shutterstock

DOR LOMBAR

Persistência pode ser sintoma de

doenças graves

*Por André Luis Siqueira

A

região lombar é composta de cinco vértebras lombares e protegida por camadas musculares robustas e de alta complexidade. Esta região da coluna é responsável por manter o equilíbrio e a postura corporal, além de proteger estruturas vitais nervosas, como a medula. Por isso, dores nas costas persistentes não devem ser ignoradas. A lombalgia, como é chamada a dor lombar, começa a se tornar comum a partir dos 25 anos e pode revelar de simples contraturas até casos mais graves, como tumores e traumas. Seria como um alarme de uma loja, quando toca é porque algo está errado, então há a necessidade de ser investigado de maneira sistemática. Existem inúmeros problemas relacionados à dor lombar, mas os mais comuns são ocasionados pelo envelhecimento do corpo. Em média, entre 25 e 30 anos, os discos intervertebrais, que protegem e amortecem o atrito entre as vértebras na coluna, podem começar a apresentar complicações, como degeneração proteica e desidratação, e podem, ao longo dos anos, junto com fatores causais, se romperem. HÁBITOS PREJUDICIAIS, METÁSTASE E DIAGNÓSTICO Os hábitos de vida, como fumar, obesidade/sobrepeso e trabalho com postura inadequada, associados ou não a fatores genéticos, levam ao desconforto e dores frequentes na coluna. No caso de tumores, a lombalgia é sinal de que células tumorais podem estar destruindo os ossos da coluna, comprimindo o tecido nervoso ou de órgãos vizinhos a ela. Ainda no capítulo dos tumores ósseos, a idade influencia bastante no diagnóstico, com a predominância de tumores benignos na primeira e segunda décadas de vida, e tumores de características malignas em pacientes acima de 50 anos. O local mais comum das metástases ósseas é a coluna, e é esta área secundária mais investigada em pacientes portadores de neoplasias malignas, como mama, próstata e pulmão. Se o diagnóstico for retardado, poderá comprometer o tratamento adequado. O atendimento médico é o melhor caminho para diagnosticar o problema e determinar a melhor forma de abordagem cirúrgica ou não cirúrgica.

*Andre Luis Siqueira Ortopedista e traumatologista - CRM 6207 Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia; Especialista pelo Hospital do Câncer de Pernambuco em Tumores Fellowship Instituto Rizzolli – Itália; Oncologista musculoesquelético do Hospital Napoleão Laureano

68

Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: SAÚDE - nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


Fotos: Shutterstock

FACETAS DE PORCELANA

Técnica garante dentes perfeitos em poucas horas de sessão *Por Dácio e Fernanda Gonçalves

H

oje em dia, a beleza é quase primordial na vida das pessoas e está diretamente ligada com a autoestima. Vemos e vivemos isso diariamente, quando nos preocupamos com nosso corpo, cabelo, pele, e, claro, como sorrimos. O sorriso é o cartão de visitas, nos conferindo jovialidade e beleza, mas, além da estética, o cuidado com ele é questão de saúde. Para garantir um sorriso perfeito, um novo tratamento tem sido destaque na área da Odontologia: a faceta de porcelana. Lâminas são coladas no esmalte do dente, como uma unha postiça, e podem durar até 20 anos dependendo dos cuidados bucais e hábitos alimentares do paciente. A técnica, que garante resultado em apenas algumas horas, pode aumentar o tamanho dos dentes, esconder trincas, mudar a posição ou formato do dente, ocupar espaços vazios e até mesmo camuflar dentes tortos ou encavalados sem o uso do aparelho ortodôntico. O profissional analisa a boca e o rosto do paciente e estuda as possibilidades para alinhar harmoniosamente os traços da face, por meio de um programa que simula o resultado instantaneamente. Dependendo do caso, três ou quatro sessões são o suficiente para atingir o objetivo almejado, e, em situações que envolvam a inclusão de plástica gengival, o prazo aumenta para 20 dias. Para garantir um resultado satisfatório, é necessária a consulta e acompanhamento de um profissional qualificado.

*Dácio Lima Gonçalves Júnior CRO: 3467 - PB

*Fernanda de C. Miranda Gonçalves CRO:3843 – PB

70

Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: SAÚDE - nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


OBESIDADE

Conheça as classificações da doença e os melhores procedimentos para combatê-la *Por Ricardo Cruz

A

obesidade é uma doença caracterizada pelo excesso de gordura no corpo. O acúmulo ocorre quando a oferta de calorias é maior que o gasto de energia corporal, que resulta, frequentemente, em sérios prejuízos à saúde, como pressão alta, diabetes, problemas nas articulações, dificuldades respiratórias, gota, pedras na vesícula e até algumas formas de câncer. O problema atinge cerca de 600 milhões de pessoas no mundo, e 30 milhões no Brasil.

72

As causas da obesidade podem estar relacionadas a fatores genéticos, a problemas hormonais (tireoide, suprarrenais e hipotálamo); e a aspectos ambientais e emocionais. Além do estilo de vida, como a falta de atividade física. A obesidade é classificada quanto ao tipo em graus, conforme seu Índice de Massa Corporal (IMC):


A obesidade é caracterizada como mórbida quando acentua o risco de doenças relacionadas ao excesso de peso (também conhecidas como co-morbidades), que resulta em deficiência física significativa ou até na morte do paciente.

O tratamento clínico, para retirar o excesso de peso, deve ser feito com dieta, exercício, medicamentos e acompanhamento endocrinológico, psicológico e nutricional. Nos casos em que a obesidade traz prejuízos à saúde, e o tratamento clínico mostra-se ineficaz, o tratamento cirúrgico deve ser levado em consideração, como a cirurgia bariátrica, ou “redução do estômago”. O procedimento é uma ferramenta poderosa no controle da obesidade e leva a uma mudança de hábito alimentar, comportamental

Esses métodos podem ser realizados por cirurgia convencional (corte) ou videolaparoscopia, que é minimamente invasivo, gera menos complicações e dor e garante ao paciente o retorno mais rápido às atividades.

e controles hormonais da fome, do apetite, da saciedade e do diabetes mellitus. Atualmente, existem no Brasil vários métodos regulamentados para a realização da cirurgia bariátrica, como: 1. Procedimentos Restritivos (Balão Gástrico, Banda Gástrica Ajustável, Gastrectomia Vertical-Sleeve); 2. Disabsortivos (Desvio Bilio-Pancreático, Swtch-Duodenal); 3. Mistos (By Pass Gástrico).

Procedimentos atuais mais indicados e realizados com melhores resultados demonstrados na literatura médica e regulamentados no Brasil pelo CFM e SBCMB: Sleeve - procedimento puramente restritivo, onde se reduz o tamanho do estômago, retirando partes dele.

A melhor técnica é escolhida de forma individualizada, ou seja, depende de cada paciente, de suas necessidades e seus problemas de saúde. Para o procedimento, é necessário uma equipe multi-profissional no pré, intra e pós operatório, objetivando os melhores resultados de perda de gordura e a manutenção do peso perdido por mais tempo possível. O Centro GastroBariatrico da Paraíba está pronto, capacitado e preparado para recebê-lo e tratá-lo com profissionalismo.

*Dr. Ricardo Ribeiro M. Cruz CRM-7209PB / Médico FMFUABC 1988; Diretor do Centro GastroBariátrico da Paraíba; Especialista em Cirurgia Geral pela FMFUABC; Especialista em Cirurgia do Aparelho Digestivo - (CBCD); Especialista e Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica - (SBCBM); Médico Cirurgião Geral e Cirurgião do Aparelho Digestivo Cooperado Unimed/João Pessoa Informações, dúvidas e sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: SAÚDE – nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA

By Pass Gástrico procedimento misto, onde é feito a redução do estômago sem retirar nenhuma parte dele e feito um desvio de parte do intestino delgado.


IMPLANTE DENTÁRIO

*Por Talvane Sobreira

A

deficiência de ossos pode dificultar a instalação de implantes osteointegrados para a reabilitação de dentes perdidos. Atualmente, a tecnologia do tratamento da superfície dos implantes permite uma melhor tolerância quanto ao escasso conteúdo ósseo para a ancoragem do titânio, diminuindo o tempo de espera para a osteointegração, e, consequentemente, a reabilitação através de próteses protéticas com a substituição dos dentes perdidos. Muito se fala em enxertos ósseos para uma recuperação da área danificada ou deficiente, mas algumas situações permitem que este passo seja evitado. Estamos falando de uma cirurgia que pode ser, em certos casos, evitada para que o processo de reparação protética seja mais eficiente e rápido. Hoje em dia, a rotina torna-se mais corrida devido a demandas - como o aumento do fluxo de informações, internet, redes sociais, e a facilidade de mídias abertas. Todos sentem necessidade de agilidade em seus tratamentos, para que a vida prossiga sem maiores atrasos principalmente no âmbito do convívio social e empresarial. A proposta atual é avaliar a necessidade de instalação de implantes pela perda precoce, acidental ou necessária de dentes; estudar a necessidade, ou não, de enxertos para a instalação destes implantes; e/ ou realizar uma reabilitação em menos de uma semana de forma que um resultado eficiente e satisfatório (do ponto de vista funcional e estético) possa ser obtido.

Fotos: Shutterstock

*Talvane Sobreira

74

Cirurgião Bucomaxilofacial | CRO: 2262 Especialista em Cirurgia Bucomaxilofacial pela UFRJ; Mestre em Diagnóstico Bucal pela UFBA e UFPB; Membro do Colégio Brasileiro de Cirurgia; Membro da American Association of Oral Maxillo Facil Surgeons; Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 32466508 (a redação) Onde Encontrar: SAÚDE - nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


Momento da execução do Hino Nacional

Membros da mesa

Raissa Lacerda homenageia mulheres de destaque na Capital Câmara Municipal de João Pessoa fica lotada durante sessão solene

Raissa Lacerda com as homenageadas: Andreia Barros, Adriane Holanda, Maria Ilcleia Neves, Ceres Leão, Karina Costa, Cristina Luzia de Lacerda, Maria Cristina Ferreira e Martha Kristine Arcela

Palestra da nutricionista Érika Nóbrega

Palavra da primeira Maísa Cartaxo Várias mamães dama participaram do encontro


Eliza Virgínia e Raissa Lacerda com a nutricionista Neide Costa

Palavra reflexiva do pastor Estevam Fernandes

Homenageando estas mulheres reconheço suas lutas, seus sonhos, suas derrotas, suas conquistas... Reconheço também a família cristã, o respeito ao próximo, a vida...” Raissa Lacerda

Raissa com Maria Ilcleia Neves...

... com Cristina Luzia de Lacerda

... com Maria Cristina Ferreira

... com Martha Kristine Arcela

A atuante vereadora Raissa Lacerda

fotos: Roberto Marcelo

Dez paraibanas, que são destaques na sociedade pessoense, foram homenageadas no Dia Internacional da Mulher pela vereadora Raissa Lacerda. Cada uma recebeu um Diploma de Honra ao Mérito, dado pela Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), em reconhecimento aos trabalhos que desenvolvem na Capital paraibana. Este é o oitavo ano que a parlamentar realiza a homenagem. “Desde 2009, quando assumi o primeiro mandato, senti a necessidade de reconhecer o valor das mulheres. Nós somos multifuncionais, trabalhamos fora, somos mães, esposas, donas de casa. E tudo que fazemos é sempre com muito capricho”, comentou. Este ano, as homenageadas foram a jornalista e empresária Ceres Leão; a médica Cristina Lacerda; a empresária Adriane Holanda; a jornalista Gisa Veiga; a advogada Maria Ilcleia Neves; a jornalista Andreia Barros; a pastora Maria Cristina Ferreira; a empresária Karina

Leite e a professora Martha Kristine Arcela. Um dos momentos mais emocionantes da solenidade foi a exibição de um vídeo com fotos das homenageadas, que teve, como fundo musical, a canção “Maria Maria”, de Milton Nascimento. O evento também contou com a apresentação do Coral Antônio Leite da CMJP, regido pela maestrina Socorro Estrela. Durante a solenidade, Raissa também fez questão de ressaltar o valor da família, da fé cristã e da saúde da mulher, através das palavras de Maísa Cartaxo, Estevam Fernandes, Linalva Souza e Érika Nóbrega. A mesa da solenidade foi composta pelas vereadoras Raissa Lacerda e Eliza Virgínia; pela primeira dama da Capital Maísa Cartaxo; o pastor da Primeira Igreja Batista Estevam Fernandes; pela pastora Liane Nepomuceno; por Linalva Silva de Souza, mãe da vereadora Eliza; e pela palestrante e nutricionista Érika Nóbrega


NUTRIÇÃO FUNCIONAL

* Por Érika Nóbrega

A

relação do cérebro com o sistema gastrointestinal, embora muito conhecida pelas medicinas milenares, vem sendo melhor interpretada pela ciência somente nas últimas décadas. Estudos recentes têm relacionado alguns sintomas mentais e emocionais com o desequilíbrio da permeabilidade e disbiose intestinal (estado de desordem na ecologia microbiana, causador de doenças). A função mais conhecida e associada ao sistema gastrointestinal é a digestiva, ou seja, a ingestão e digestão dos alimentos e a absorção dos nutrientes, selecionando o que deve ou não ser absorvido; e ainda o controle da excreção do que pode ser eliminado. Os oito a dez metros de extensão, ou a superfície de 400 metros quadrados em média do intestino, formam a maior barreira do nosso organismo, ou seja, é a maior área exposta ao meio ambiente e, portanto, mais sensível às substâncias agressivas. O órgão entra em contato com toda a água e alimento que consumimos, absorvendo 99% das substâncias externas ingeridas. É nossa principal barreira de proteção contra vírus e bactérias. Além da imunológica, a primeira função pouco conhecida do intestino diz respeito a sua alta concentração de células nervosas, a ponto dele ser considerado nosso “segundo cérebro”. São quase 100 milhões de neurônios que, em conjunto com o sistema cerebral, constituem o sistema nervoso do nosso organismo. O órgão é responsável por produzir diferentes tipos de hormônios que interferem no metabolismo, no nível de glicose no corpo e até no humor. Noventa por cento da serotonina, substância responsável pela nossa sensação de bem-estar, é produzida pelos intestinos. O mesmo acontece com a leptina, hormônio que controla a saciedade, essa última é produzida nas glândulas da mucosa intestinal e é responsável pelo aumento do metabolismo corporal, relacionando-se diretamente com o emagrecimento. Portanto, o primeiro foco da Nutrição Funcional, independente de qualquer processo patológico do paciente, é a modulação da microbiota intestinal. Por mais que o intestino esteja forte para lutar contra os agentes causadores de doenças, é preciso um equilíbrio maior.

Fotos: Shutterstock

*Erika Nóbrega

78

Nutricionista Funcional pela VP/SP; Mestra em Nutrição e Alimentação pela UFPB; Professora convidada em Pós-Graduação FAISA, FIP, FPB, UNASUS/UFPE, UNIPÊ Informações, dúvidas e sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: FITNESS – nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


Carlos Henrique Furtado - Cibele, Kayla, Ceres, Cacilda e Ciro Leão

A homenageada ao lado do esposo Kadu Martins e da filha Kayla

Ceres Leão é homenageada na Câmara Municipal da Capital Jornalista tem trabalho reconhecido pela vereadora Raissa Lacerda

Presença de Neide Costa e Estevam Fernandes

fotos: Roberto Marcelo

Raissa Lacerda entrega certificado de Honra ao Mérito a Ceres Leão

Ela já recebeu o Troféu Mulher Influente 2008, por seu destaque na imprensa paraibana; o Troféu Maria da Penha 2012, por ser atuante em sua profissão e comprometida com a sociedade; e o Troféu Nuit de Noël 2013, na categoria Casal Empresarial, ao lado do esposo Kadu Martins, por seu desempenho no mercado local. Agora, em 2016, a jornalista Ceres Leão tem o reconhecimento da Câmara Municipal de João Pessoa, pelo seu trabalho, por meio da vereadora Raissa Lacerda, que revelou ter uma grande admiração por ela. “Ceres é decidida, inteligente, elegante e faz tudo com muita competência. Sem dúvida, é um exemplo de mulher”. O evento, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, teve como foco homenagear mulheres com destaque em sua área de atuação. No caso de Ceres Leão, foram ressaltadas a qualidade, a credibilidade e a dedicação que tem à frente da revista Fashion News, com 12 anos de mercado local, do site www.revistafashionnews.com, com notícias diárias, e do programa É Fashion, o maior programa de entretenimento do Estado. Trabalhos que desenvolve unindo jornalismo com conteúdo e entretenimento na medida certa. “Sinto-me muito feliz com esta homenagem. Saber que o nosso trabalho é reconhecido e valorizado só mostra que estamos no caminho certo”, disse a jornalista.


GLÚTEN

*Por Heloísa Helena

A

lgumas pessoas ainda não entendem como a alimentação tem tudo a ver com as doenças e a saúde do nosso corpo. Hoje em dia, a maioria dos pacientes tem, ou irá ter, alterações da glândula da tireoide. O glúten, por exemplo, possui uma proteína chamada gliadina, que leva a um aumento da permeabilidade intestinal, o que, por sua vez, permite que proteínas inteiras sejam absorvidas para a corrente sanguínea, provocando reações de autoimunidade. O nosso corpo confunde a gliadina com uma enzima presente em todo o organismo, mas encontrada em alta concentração na tireoide, a transglutaminase. Quando o sistema imune ataca a gliadina, os anticorpos atacam a tireoide, levando, muita vezes, ao hipotireoidismo, que nem sempre é diagnosticado nos exames laboratoriais. Mesmo com os exames todos normais, os sintomas são visíveis: fadigas crônicas, dificuldade de transpiração, irritabilidade, intolerância ao frio, palma das mãos e sola dos pés gelados, humor alterado, ganho de peso e queda de cabelo.

ALÉRGICO OU CELÍACO? Você não precisa ser celíaco para ter alergia ao glúten, você pode ter sensibilidade. Outros têm esses anticorpos negativos e, não obstante, melhoram com a retirada total do trigo, mesmo fazendo um teste de intolerância que não apresenta nada. Existem alguns sintomas que os pacientes relatam - como dores abdominais e diarreia - com o consumo de glúten, há um grande número de patologias autoimunes associadas ao consumo de trigo, por exemplo, atrite reumatoide, lúpus, dermatite herpetiforme, ataxia cerebelar, esclerose múltipla, colite ulcerativa, cólon irritável, enxaquecas, entre outras. Essas pessoas devem manter uma dieta restrita ao glúten.

O GLÚTEN VICIA? Por fim, o glúten, parcialmente digerido, produz peptídeos denominados de exorfinas - um estimulante, assim como a heroína -, que aumentam a fome e levam a um verdadeiro vício no consumo de produtos derivados do trigo. O simples bloqueio farmacológico das exorfinas já leva a um consumo de 400 calorias diárias a menos. Ou seja, o trigo é um poderoso estimulante do apetite. Nada de trigo, aveia, centeio ou cevada. Procure um nutricionista para fazer as substituições necessárias, pois você sozinho não conseguirá, uma vez que, como dito anteriormente, o glúten atua no cérebro, então deverá ser feita uma suplementação para tal substituição.

Fotos: Shutterstock

*Heloísa Helena

80

Nutricionista Paleo/Low Carb – CRN 7486; Consultora de Unidade de Alimentação e Nutrição Informações, dúvidas e sugestões: (83) 3246-6508 (a redação) Onde encontrar: FITNESS – nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA.


foto: Shutterstock

fotos: Shutterstock

PALAVRA DE ESPECIALISTA

Gasto calórico do MUAY THAI A busca pelo corpo perfeito é uma constante na vida das pessoas, e as mulheres, conscientes da necessidade de se exercitar, são as que mais procuram alternativas diferenciadas para sair da rotina e atingir o corpo tão sonhado. Um dos esportes que mais vem chamando a atenção e atraindo muitas adeptas às academias é o Muay Thai. Entre socos, chutes, joelhadas e cotoveladas, a modalidade trabalha os membros inferiores, como os glúteos, e também o abdômen, que são as regiões de maior interesse pelo público feminino. Os resultados estéticos despertam a atenção porque proporcionam um elevado gasto calórico. O Muay Thai pode ser praticado todos os dias, e, além da perda da gordura corporal, ajuda no ganho de tônus musculares e no condicionamento cardiorrespiratório. Com apenas uma aula, que conta com agachamentos, saltos, flexões e técnicas de ataque e defesa, a aluna pode eliminar cerca de 800 calorias. O esporte também requer concentração mental do praticante, e, ao final do treino, proporciona uma sensação de relaxamento. O hábito de exercitar-se, por si só, já garante uma mente livre dos pensamentos e problemas diários. No momento em que o praticante está fazendo esforço físico, o seu foco é apenas a realização correta da atividade, o que acaba por proporcionar um “desligamento” do mundo exterior.

*Alex Artur

Graduando em Educação Física pelo IESP Kruang azul escuro de Muay Thai Filiado à CBMT (Confederação de Muay Thai do Brasil) Filiado à FPMT (Federação Paraibana de Muay Thai) Informações ou dúvidas: (83) 3246.6508 (a redação) Onde encontrar: FITNESS nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA

82

Pilates clássico e as novas modalidades O método clássico do Pilates baseia-se em seis princípios: centralização, concentração, controle, precisão, fluidez e respiração. Seus exercícios podem ser realizados no solo e com auxílio dos aparelhos, onde os mais utilizados são Reformer, Cadillac, Lader Barrel, Wall Unit e Chair. É sabido que as repetições e cargas estão intimamente inter-relacionadas, tendo em vista que essas são as principais variáveis, quando se trata do ganho de força e resistência muscular, que, neste método, se dá com a utilização de molas. A cada etapa, há uma evolução, pois as molas são substituídas por uma com mais pressão, facilitando cada execução. A outra variação é o princípio das repetições que se dá quando aumenta o número de execuções, mantendo a mesma carga, em um determinado aparelho, e varia de duas a dez repetições, a depender do grau de dificuldade de execução do movimento. Atualmente, apareceram novas modalidades do Pilates, como Pilates suspenso, Pilates na água e Pilates baseado em movimentos circenses. Ao mesmo tempo que desafiam e empolgam, deve-se ter muita cautela ao iniciar essas modalidades, visto que exigem muita força e auto-conhecimento corporal para não ultrapassar os limites das articulações e provocar alguma lesão, o que é menos evidente no método clássico que já atua no Brasil há 24 anos.

*Dayse Costa Urtiga

Fisioterapeuta e Instrutora de Pilates CREFITO: 125368-F Starfisio Pilates e Fisioterapia Estética Informações ou dúvidas: (83) 3246.6508 (a redação) Onde encontrar: FITNESS nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


Simone Almeida reĂşne amigos e parentes em noite intimista


Simone com os pais Edineusa Moura e Simão Almeida, a irmã Clarissa Almeida e Aécio Farias

O beijo carinhoso do noivo Aécio Farias

Simone Almeida festeja nova idade com jantar no Filetto Encontro divertido, entre amigos, parentes e o noivo, marca a data

Presença de Linea Guerra

O abraço de Julyana Veloso

Aécio Farias - Simone Farias - Clóvis Borba

fotos: acervo pessoal

A arquiteta e apresentadora de TV, Simone Almeida, que já conquistou o carinho de muitos em João Pessoa, reuniu um grupo seleto de convidados para um jantar intimista, no restaurante Filetto, um de seus preferidos, onde reservou a área interna climatizada para comemorar a passagem do seu aniversário. O grande encontro foi organizado, com muito amor, pelo noivo da aniversariante, o advogado Aécio Farias, que se empenhou em garantir que a noite fosse animada, e a data, inesquecível. A decoração teve o toque de Simone, que imprimiu sua identidade em cada detalhe, e também da decoradora Lorena Freitas, que montou a “mesa posta” (paixão da arquiteta que se tornou quadro em seu programa) à altura do evento para receber com glamour.

O ‘menu open’ da noite ofereceu entradas italianas, e o buffet principal foi de massas variadas, no qual os convidados personalizaram seus pratos de acordo com suas preferências. A sobremesa foi da Dolcce Cake, que preparou um bolo divertido e muito elogiado. A noite foi regada a vinho e espumante; tudo para brindar a nova idade da loira. Simone confessou que as comemorações do seu aniversário começaram no fim de semana, na praia de Pipa/RN, com os amigos. Em viagem, ela foi acordada com um café da manhã e um lindo buquê de flores vermelhas, surpresa do noivo apaixonado Aécio Farias. “Sinto-me realizada com o carinho dos amigos em celebrar minha data, com o afago certo do abraço dos meus pais, Simão e Edineusa, e com todo o amor do poema, em minha homenagem, feito por Aécio”, revela.


MÓVEIS PLANEJADOS

*Por Márcio Costa e Fernanda Fernandes

Q

uem trabalha com Arquitetura compreende a importância em criar, simultaneamente, um espaço de bom gosto e funcional. Essa responsabilidade é ainda maior quando preparamos um projeto para o ambiente de trabalho. Nesta nova proposta, apresentamos um projeto feito para a Gráfica Santa Marta, que tem, segundo sua própria diretoria, as palavras elegância e discrição no design de sua ambientação. Tendo como referência outros ambientes da empresa, onde predominam o preto e branco, acrescentamos, para compor o local, o cinza escuro, imprimindo sobriedade e conforto. Uma exigência dos clientes foi a presença de uma grande estante para expor vários exemplares  de livros produzidos pela empresa e uma mesa de trabalho, também com generosas proporções. Com nossa equipe, missão dada é missão cumprida. Projetamos uma estante com nichos abertos, sem fundo, para realçar o cinza aplicado nas paredes, e uma mesa com bases sólidas e boa espessura. Para compor a decoração, vasos coloridos  e estatuetas, mini quadros e bandejas para dispor a cafeteira com as xícaras. Nas paredes, colocamos quadros em caixa alta com molduras pretas, e usamos fresno negro e ártico para compor a elegante sala. Para a realização da proposta, nós contamos com os materiais da Artesano Planejados que, como parceiro e facilitador, nos ajudou a transformar o projeto em realidade.

VANTAGENS DE CONTRATAR A ARTESANO PLANEJADOS: Produtos de qualidade; Atendimento personalizado; Cumprimento de prazos; Montagem precisa e pontual; Projetos realizados por profissionais treinados e dispostos a realizar os sonhos de cada cliente.

*Márcio Costa e Fernanda Fernandes Arquitetos Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: ARQUITETURA e DECORAÇÃO nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


PERFIL

H

Foto: Bernardo Leite

á três anos, quando estava procurando um imóvel para morar com seus dois filhos, foi que France Erika da Silva Rocha, de 35 anos, percebeu o papel fundamental que um corretor de imóveis representa na vida das pessoas, afinal, ele é responsável por encontrar a casa ou o apartamento dos sonhos. E isso não é uma tarefa fácil. A profissão despertou a atenção da pedagoga, que, na época, trabalhava como professora de educação infantil. France conta que se identificou com a profissão e, embora fosse uma área totalmente diferente da que atuava, não teve medo de entrar no ramo da corretagem de imóveis. “Comecei o curso de Transações Imobiliárias e me apaixonei pela profissão. Senti que estava no lugar certo”, revela. No início, France conciliava o trabalho de corretora com a sala de aula. “Mas, em pouco tempo, senti que estava pronta para trabalhar exclusivamente como corretora. Larguei meu antigo emprego e fui enfrentar meu novo desafio”, acrescenta. O primeiro emprego, na área nova, foi em um escritório imobiliário de um amigo, onde ela aprendeu, na prática, o dia a dia de um corretor de imóveis. O início foi bastante desafiador por dois motivos: primeiro, porque ela estava entrando em uma área totalmente diferente da que atuava anteriormente e, segundo, porque esse mercado é formado em sua maioria por homens. “Trabalhei e continuo trabalhando duro para garantir meu espaço”, afirma. Para ela, a corretagem de imóveis é uma profissão fantástica, mas que só se mantém quem realmente tem metas e gosta de arriscar. France acumulou experiência em outros dois escritórios imobiliários e então decidiu que estava pronta para enfrentar o mercado como uma profissional independente. Ela garante que todas as pessoas, que conheceu nesses locais, foram muito importantes para seu crescimento profissional. No mercado imobiliário, as parcerias são fundamentais, e France soube aproveitar todas as oportunidades que apareceram. Hoje, ela tem uma cartela própria de clientes e várias construtoras associadas. A corretora acredita que sua percepção em enxergar as necessidades das pessoas contribuiu para que ela conquistasse seu espaço na área. “É muito gratificante sentir e saber que você ajudou a uma família a comprar seu próprio imóvel. Na verdade, costumo dizer que não vendemos casas, concretizamos sonhos”, revela. Ela garante que tem batalhado diariamente para alcançar o sucesso profissional, mas que, desde já, é grata a Deus por tudo que conquistou até agora. Para continuar crescendo na carreira, France pretende cursar ainda este ano uma especialização na área. “Tenho muitos planos para o futuro, mas quero, principalmente, me destacar no mercado e, futuramente, montar minha própria equipe de corretores”, finaliza.

88

*France Erika Rocha Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: CASA, CARROS, EMBARCAÇÕES E MOTOS - nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


PERFIL

Foto: Bernardo Leite

D

esde que viu o primeiro folder de loja de móveis projetados, a designer de interiores, Débora de Oliveira Almeida, de 28 anos, já sabia com o que trabalharia no futuro. Ela tinha apenas 10 anos na época. Indiretamente, seu pai, Joselito Pereira, teve certa influência em sua carreira. Ele cursava Engenharia quando Débora era criança, e era natural ela encontrar plantas de construções espalhadas pela casa. Esse universo despertou sua atenção. Não foi muito difícil definir a profissão que iria seguir quando chegou a hora de prestar vestibular. Débora escolheu o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) para cursar Design de Interiores. Sempre muito instigada com a carreira, ela procurou atuar na área logo no primeiro período. Ao concluir o curso, Débora foi trabalhar como designer projetando para uma loja de modulados. Os cinco anos seguintes foram acumulando experiência em lojas de móveis projetados e de decoração. O período foi fundamental para que ela amadurecesse profissionalmente e se sentisse preparada para inaugurar o próprio escritório. Em 2012, ela realizou o sonho de abrir seu espaço. O talento natural e a dedicação com que desenvolve os projetos renderam a Débora, já no primeiro ano de escritório, dois prêmios da Galpão Club – associação do segmento de decoração e arquitetura que propõe anualmente uma premiação para homenagear os grandes nomes da área. “Não me imagino em outra profissão, mesmo se fosse para ganhar mais”, ressalta a profissional. Ela costuma dizer que sua função é agregar valor aos projetos, conforme a personalidade de cada cliente. No Instagram, usando a #deboraedecora, ela marca alguns de seus trabalhos. Pós-graduada em Design e Arquitetura de Espaços Efêmeros, atualmente Débora conta em seu escritório com o apoio da designer de interiores, Maysa Maria, que começou como estagiária e é hoje seu braço direito, e do arquiteto Modesto Cavalcante, para projetos na área de Arquitetura.

*Débora Almeida

90

Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: ARQUITETURA E DECORAÇÃO - nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


Novo espaço da D’stak Persianas, Vidros e Cortinas

D’STAK Persianas e Vidros abre em Miramar com coquetel Empresários reúnem amigos e clientes em noite de reinauguração fotos: DVD Studio

A D’stak está no mercado de João Pessoa há mais de 12 anos e conta com uma linha de produtos diversificada em persianas, cortinas, papéis de parede, pisos em geral, vidros, boxes e películas. Os empresários Erivânio Carvalho, mais conhecido como Branco, e Poliana Fernandes, proprietários da loja, ressaltam que o respeito e a atenção dados aos clientes foram os elementos que contribuíram para o sucesso da empresa ao longo destes anos. Segundo os empresários, a missão da D’stak é satisfazer os clientes desde sua primeira visita até a instalação dos produtos. A loja faz qualquer orçamento, sem nenhum compromisso, e tem à disposição três funcionários para ajudar ao cliente em suas escolhas. Ou melhor, cinco,

porque Poliana e Branco estão diariamente na loja e fazem questão de atuarem no atendimento ao público; ele, inclusive, acompanha e realiza a instalação dos equipamentos. “O nosso diferencial é o corpo a corpo. A maioria dos clientes vem por indicação de outro que ficou satisfeito com nosso serviço. Por isso optamos em não perder esse contato direto com nossos clientes”, contou Poliana. Os empresários esperam que a D’stak cresça ainda mais no mercado e seja reconhecida como uma das maiores do segmento. Para isso, a loja conta com a parceria dos melhores fornecedores, colaboradores e uma equipe qualificada para sempre pronta para atender com presteza.


Ambiente ganhou toques de requinte e bom gosto Txxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Bem estruturado, o local chamou atenção por sua praticidade

Os anfitriões com Edson Carvalho, Maria Luar e Ana Beatriz

Erivânio e Poliana com Marcela de Sá e Gabriela Cruz

bastante descontraído e apresentam o showroom

Presença de Cleonice Fernandes, Socorro Pereira, Adriana Fernandes e Uberlândia Marques

Erivânio Carvalho e Poliana Fernandes brindam o sucesso do novo estabelecimento

O nosso diferencial é o corpo a corpo. A maioria dos clientes vem por indicação de outro que ficou satisfeito com nosso serviço.” Poliana Fernandes

Os anfitriões com Maria do Socorro e Klesson Fernandes


Presença de José Adamau e Drª Jônia

Anfitriões agradecem a presença dos convidados

Erivânio com Ribamar Mendes, Fatima Mendes, Yara Cirne e Ricardo dos Santos

Temos preço e qualidade, e é isso que nosso cliente gosta. Estamos muitos felizes porque, nos 12 anos de Dstak, só somamos conquistas.” Erivânio Carvalho

Maria José Barbosa - Conceição Presença de Gustavo Texeira Imperiano e Sheila Carvalho

Para começar o ano com o pé direito, os empresários decidiram reformar a D’stak para oferecer ainda mais conforto aos clientes. A reinauguração foi marcada por um coquetel, onde familiares, amigos e clientes puderam conferir o novo showroom da loja. Com o novo espaço, assinado pela arquiteta Gabriela Cruz, o cliente ganhou mais acessibilidade para tirar todas as dúvidas sobre a parte de persianas, cortinas e vidros, como montagem, tecidos, estilo da persiana, forma de abertura... Além de poder visualizar as peças aplicadas diretamente na parede. A festa reuniu cerca de 60 pessoas. Toda a estrutura, decoração e iluminação do evento foram organizadas pela empresa MT Eventos. O coquetel foi assinado pela Nobre Buffet, que serviu canapés e salgados

Os anfitriões com Pastor Edilson Augusto

finos. A noite foi animada pelo DJ Marcos Miranda. Os empresários reservaram um momento, durante a noite de reinauguração, para agradecer a Deus pelas conquistas que eles vêm somando no ramo de decoração. A oração e bênçãos finais foram realizadas pelo pastor Edilson Augusto, da Igreja Anglicana do Cristo Redentor. “Só temos motivos para agradecer a Deus, pois em meio a uma crise, onde muitas lojas estão fechando as portas, nós estamos ampliando a nossa”, comentou Poliana, visivelmente emocionada. Já Branco ressaltou o diferencial dos seus produtos e a imensa alegria deste momento de festa. “Temos preço e qualidade, e é isso que nosso cliente gosta. Estamos muitos felizes porque, nos 12 anos de Dstak, só somamos conquistas”, finalizou.


Airton Fernandes Isabelli Souzaao - Angélica - JanaínaeVilar - Vilma Bezerra - Lindinalva Barbosa Representantes da-Real Persiana lado de Erivânio Poliana

Gratidão, risos e lágrimas marcam o novo espaço da D’STAK Empresa amplia e dispõe ao público cortinas, persianas e vidros

Michele Luísa

Convidados aprovaram nova ambientação

Vinícius Lemos

Poliana com Janaína Silva, Aline Carla e Nilda Rodrigues

Carla Tatiana - Fábio Igor - Ilana Vanina - Fabrício Almeida


NOIVAS

fotos: Igor Melo

Danilo Toscano e Grupo Glamour apresentam todo o requinte e luxo para o grande dia.

O

96

casamento é, sem dúvidas, um dos dias mais importantes para a maioria das mulheres. Literalmente o “Dia D”... D de divinas, deslumbrantes, divas, mas também D do premiado DANILO TOSCANO - beauty artist, expert em produção de noivas. Este paraibano, após passar mais de 20 anos em São Paulo, acumulando experiência no universo da beleza, se prepara para voltar ainda este ano à terrinha e dar continuidade por aqui ao primoroso trabalho que faz. Para apresentar ao mercado as tendências de beleza e trajes para o grande dia, ele e o Grupo GLAMOUR prepararam um editorial de noivas, cujo principal objetivo foi mostrar que, independente do estilo ou horário do casamento, cada noiva pode e merece ter todo o requinte e luxo que sonha para o grande momento. “Não há nada que impeça de uma noiva que se identifica mais com um look vintage ou descolado de ter o mesmo cuidado e atenção de detalhes que a noiva clássica ou contemporânea”, ressalta o Danilo. O Terrasse Jardim foi o local escolhido para o ensaio. Um lugar iluminado, ao mesmo tempo luxuoso, que remetesse todo glamour que se deseja para o grande dia. Os vestidos de noivas, os de madrinha e também o traje do noivo são todos da Glamour e são tendências para 2016. Todos os buquês são um criação do florista André Luiz, que usou a cartela de cores da estação para compor um estilo específico para cada noiva. As peças em alta levam em consideração estilos de noivas diferentes. O boho-chic, por exemplo, é ideal para mulheres com personalidade, que buscam um look fresco e natural e fogem do vestido tradicional. Modelos com pedrarias nos ombros, corpo, decote ou nas costas, podendo ser mais isolados ou atrevidos, dão sempre um toque elegante a qualquer vestido. O decote nas costas continua sendo protagonista este ano. Os estilistas apostam nesse modelo por ele aportar sensualidade e sofisticação às noivas.


Vestido Primura, Pronovias - GLAMOUR Noiva estilo princesa em mikado de seda. Saia cheia com bolsos laterais, decorados com apliques de renda Chantilly, bordados com pedras preciosas. Manga longa com bordado, decote ombro a ombro. Cor: Off White. Vestidos madrinhas - GLAMOUR Em rosa chá com designer sofisticado, o tecido nobre dos vestidos das madrinhas é enaltecido pelo leve brilho, transmitindo suavidade e delicadeza no altar. Todos os acessórios (brincos, tiaras e broches de cabelo) são do Grupo Glamour DANILO TOSCANO fez em Camilla Toscano, olhos suavemente esfumados em bronze e marrom, blush pêssego e boca marcada em vinho. Cabelo preso num rabo alto despretensioso. Já na modelo Yasmin Gomes, o make teve pele iluminada, e olhos esfumados em cinza e preto em toda pálpebra. Batom vermelho vibrante e maçãs marcadas num blush de contorno perolado. Cabelos ondulados num semipreso lateral.


Na produção, Danilo Toscano procura enaltecer o respeito que tem às características e personalidades de cada mulher que vai pentear e maquiar. Para ele, a noiva tem que parecer ela mesma, com suas imperfeições corrigidas e traços valorizados. “Há um mito que uma noiva deve ter uma maquiagem angelical, mas antes de ser noiva, ela é mulher e tem seu estilo único”, destaca. Toscano ressalta que sempre leva em consideração que algumas mulheres amam maquiagem, e outras preferem traços mais suaves. Toda a linha de maquiagem do profissional é em High Definition (HD), porque esses materiais são capazes de refletir a luz de maneira homogênea, fazendo com que a pele pareça perfeita sob qualquer tipo de iluminação. “Porque num dia como esse tudo tem que está perfeito”. Para o make da noivinha Nathany Souza, Danilo deixou a pele iluminada e olhos em bege, bronze e marrom cintilantes, esfumados em todo o contorno, com sombra grafite, finalizando com delineador e cílios. Blush bronzant; na boca, batom nude e uma leve camada de gloss pêssego. Cabelo num coque alto, clássico e atemporal.

98


Vestido Amanhecer, San Patrick GLAMOUR A noiva Camilla Toscano optou por um vestido com estrutura levemente sereia com uma sobrecapa em corte evasê. Decote coração e renda delicada com bordado suave. Cor: Off White DANILO TOSCANO fez pele suave e luminosa para um casamento de dia. Olhos iluminados em um tom perolado, e sombra e pigmento dourados, finalizados com cílios postiços e bastante rímel. Nas maçãs do rosto, blush rosè e batom rosa. Cabelos ondulados e soltos. O traje do noivo Andrew Alekson, que em breve estará casando com a Camilla Toscano, é um terno Slim Fit da nova coleção 2016. Aliado à cor grafite com um leve brilho, consegue passar elegância e sofisticação - GLAMOUR Todos os acessórios (brincos, tiaras e broches de cabelo) são do Grupo Glamour


Vestido Zissi, San Patrick - GLAMOUR Na modelo Natália Oliveira, vestido em tule com aplicações em renda rebrodé, guipir e pedraria. Corpo com decote em V, alças com pedraria na frente e nas costas. Saia em renda com efeito de folho sobre camada em tule liso. Cor: Off White DANILO TOSCANO fez olhos esfumados em ocre e iluminados com sombra bege. Delineador marcante, cílios e bastante rímel. Blush em terracota bronze e boca Nude Matte, finalizando a pele com pó iluminador em pontos estratégicos. Cabelos semi preso contemporâneo e sexy. Vestido Zuera, San Patrick - GLAMOUR Na modelo Yasmin Souza, vestido em mikado de seda, estilo sereia. Corpo com decote em coração decorado com pedraria no busto. Mangas longas toda em renda bordada, com gola alta. Cor: Branco DANILO TOSCANO fez olhos mais marcados e esfumados em tons de cinza e preto, iluminados com sombra nude cintilante, cílios e generosas camadas de rímel. Maçãs com contornos em blush alaranjado e boca em rum rosa cremoso. Cabelo preso com volume e coque baixo com ondas suavemente desconstruídas. Todos os acessórios (brincos, tiaras e broches de cabelo) são do Grupo Glamour

100


looks e acessórios | Grupo Glamour make-hair | Danilo Toscano fotos | Igor Melo modelos | Natália Oliveira Yasmin Gomes (V. Agency) convidados especiais | Nathany Souza, Camilla Toscano e Andrew Alekson buquês | André Luiz locação | Terrasse Jardin ambientação | Millato Arquitetura de Eventos Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: MODA E MAKE-HAIR - nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA

Sobre DANILO TOSCANO Radicado em São Paulo, Toscano se dedica ao universo da maquiagem e cabelo há 29 anos. Já trabalhou com os maiores fotógrafos do Brasil e carrega em seu portfólio um grande número de capas e editorias de beleza das principais revistas de moda do país. Em 2004, foi o vencedor do Prêmio Avon Color, e ano passado foi homenageado pelo conjunto de sua obra. Queridinho de modelos e celebridades, Danilo Toscano dedica os finais de semana às suas noivas, por quem é apaixonado. “Sinto-me antes de tudo honrado quando uma cliente me escolhe para o seu casamento. E saber que, de certa forma, vou ficar eternizado, em algumas fotos e lembranças desse dia, é gratificante”. Com planos de retornar, ainda este ano a João Pessoa, ele avisa que a sua agenda já está aberta para as noivinhas da cidade. É só marcar.


Jornalista Fotógrafo @felipemaior

# BEIJOS E AFFAIR

Rihanna é flagrada com Leonardo DiCaprio em festival de Música Os rumores sobre um possível affair entre Rihanna e Leonardo DiCaprio não são novos. Desde 2015, a dupla supostamente teria uma amizade colorida e, em janeiro deste ano, os dois foram flagrados aos beijos em Paris. A cantora e o ator foram vistos em clima de intimidade no segundo dia do Festival Music and Arts Coachella, que aconteceu no deserto californiano. Mesmo com um segurança presente, foi impossível impedir que registrassem o momento.

102

# FOTOS EDITADAS

Atriz gera polêmica pelo uso de Photoshop em imagens

Quando a atriz Luana Piovani anunciou que posaria nua na primeira edição da volta da revista “Playboy”, ela declarou que não pretendia abusar de Photoshop e que “retocaria o menos possível” as fotos. Porém, as imagens que foram divulgadas do ensaio contradizem as declarações da loira. Na capa da edição, o corpo da atriz aparece mais esguio e sem as dobrinhas vistas nas imagens postadas pelo marido, Pedro Scooby, da viagem do casal à Patagônia.


NOVO VISUAL VELHA OPINIÃO Atriz responde, em rede social, comentários preconceituosos sobre seu novo visual Sophia Abrahão usou o Twitter para desabafar sobre as críticas ao seu novo corte de cabelo, as quais diziam que ela estava “parecendo uma sapatão” por ter adotado o estilo joãozinho. “Recebi comentário do tipo ‘está parecendo um homem’, isso é ofensa onde? Tenho amigas que não se identificam com o próprio gênero e querem se masculinizar. E se eu quisesse? A pessoa tem que ser esculachada por causa disso?”, questionou. “Se o comentário fosse só para falar que está feio, não teria problema algum, cada um tem o seu gosto, mas dizer que está feio porque parece uma sapatão? Que tipo de gente é essa? Não estamos discutindo se o cabelo está feio ou bonito, a discussão aqui não é sobre estética, e sim sobre caráter, me envergonho de uma sociedade tão machista e preconceituosa”.

# SEGREDINHOS REVELADOS

# BEIJO LEILOADO

Beijo em Rick Martins rouba a cena do baile da amfAR Outro assunto também muito comentado, no luxuoso baile de gala da amfAR, foi o beijo cinematográfico de Ricky Martin, leiloado pelo valor de 180 mil dólares - cerca de 352 mil reais. A sortuda que arrematou o item foi a empresária Ana Paola Diniz, irmã do anfitrião, que desembolsou a bolada só pra ter esse momento com o gato.

BEEEEM JUNTINHOS

Os produtos de beleza da atriz

Casal troca carícias e não se importa com os fotográfos

Giovanna Antonelli, que acabou de completar 40 anos, dividiu com a gente os produtos de beleza que ela leva na bolsa pra cima e pra baixo. “Eu adoro usar cílios postiços, então você sempre vai encontrar uma cola de cílios. E não falta rímel, blush, esmalte, pinça, batom e perfume, porque eu adoro me sentir cheirosa. E agora que descobri o antitranspirante comprimido, sempre ando com ele. É ótimo, porque não faz tanto volume na bolsa e ajuda a mulherada”, contou.

Sabrina Sato e Duda Nagle mostraram que seu namoro está indo mesmo de vento em popa e trocaram um beijão, sem se importar com os fotógrafos, no aniversário do estilista Walério Araújo. Duda preferiu manter a discrição e disse que os dois não viram que estavam sendo clicados: “A gente está muito feliz. Não gosto muito de falar do nosso namoro. Saiu foto, é? Não tem como evitar o flagra”, disse o rapaz.

NOVO AMOR PARA CAUÃ Ator posa ao lado de nova namorada Um assunto muito comentado, nestes últimos dias, foi o beijo em público que Cauã Reymond deu em sua nova namorada, Mariana Goldfarb; modelo e apresentadora do canal Off. Esse debut do novo casal aconteceu no baile da amfAR. Mariana não poupou elogios a amado: “Não tem peso ser namorada do Cauã. Foi um encontro de vida. Ele é coração bom, carinhoso, gentil... Estamos namorando há dois meses”. Grazi Massafera, ex-mulher de Cauã, também esteve no evento e chegou pouco antes do ex. Ao que tudo indica, a separação do atores já é um assunto resolvido entre eles.


DICAS DE PRESENTE Copo conserva Uatt com canudo

R$ 49,90

Dicas pra você expressar

todo o seu amor

Uma das reações que mais nos faz bem é a expressão de alegria de quem recebe um presente. Tem algo melhor do que ver a satisfação de quem a gente ama ou admira? Já notou que uma pessoa, quando ganha um presente, fica mais bela ao demonstrar um sorriso? Pois é. E foi pensando nessa alegria contagiante que a Bella Cosméticos e Presentes separou alguns itens para você acertar na escolha e receber muitos abraços.

Sabonete Kanitz

R$ 50,90

Aromatizador de ambientes Amend 230 mll

R$ 62,15

Caneca Art & Bel existem várias mulheres em você

R$ 31,90

Shake it Easy Coqueteleira Mixer 450 ml

R$ 99,90

Chopeira

R$299,90

Cofre Coração Rabisco

R$ 74,90

Matizador Lé Charme’s Intensy Color Platinum 500ml

R$ 79,90

É

impossível falar de moda sem pensar na França. Famosa por sua elegância e glamour, graças aos seus criadores de talento e às suas marcas de renome internacional, a moda francesa serve de referência ao redor Spray Pré-piscina 240 ml Máscara de Hidratação do mundo quando buscamos luxo e requinte em nossas peças. Lola Cosmeticos Súbita 450g Pensando nisso, a Sarras France, nome inspirado na comunidade francesaMorte de Ardèche, traz a João R$ 34,70 R$ 52,77 Pessoa a mistura da nobreza avassaladora da história francesa e da tradição da moda parisiense. O editorial da capa da nova Fashion News apresenta a você um mundo novo, com a discrição de uma cidade tranquila, aconchegante, rústica, mas cheia de charme. Com o estilo e bom gosto, a Sarras France – Bolsas e Calçados, chega trazendo para a sua vitrine as novidades das passarelas. Sem perder a essência da mulher parisiense, que prefere peças atemporais a ser vítima da moda passageira, a loja apresenta suas tendências clássicas com o domínio do minimalismo da moda atual, onde o menos é mais e os acessórios são o topo da pirâmide do fashionismo. O toque especial fica por conta da customização que a loja faz nas peças buscando atingir todos os gostos e fazendo com que o cliente se identifique com os produtos de acordo com a sua personalidade, afinal, já disse a célebre Coco Chanel “La mode se démode, le style jamais.”.

104

BELLA COSMÉTICOS E PRESENTES

Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: MODA - nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


OUTONO INVERNO

Villa Charme, Sarras e Ziul Acessórios dão dicas de como levar o leve contraste do inverno para o seu guarda-roupa

V

106

iver em uma cidade tropical pode ser um desafio para os amantes da Moda. O inverno é a estação mais glamourosa do ano, mas morar no Nordeste requer que encontremos o equilíbrio perfeito na escolha de peças que irão compor os nossos looks invernais. Foi pensando nisso que a Villa Charme, a Sarras e a Ziul Acessórios se uniram, em um editorial rico em detalhes, para te ajudar a levar o leve contraste do inverno para o seu guarda-roupa. A vibe dos anos 70 está de volta como uma das mais fortes vertentes desse inverno. De forma charmosa, as produções chegam com estilo de boemia fashion e detalhes que enriquecem o visual. As tendências desse inverno pedem um leve contraste de cores. Não tão fortes ou intensos, os tons da vez são mais sóbrios, terrosos e frios. A tendência hippie deixa como referência seus vestidos e saias

longas, gola alta e calça boca de sino, estilo popularizado pelas famosas Kardashian. Os jeans, sempre presentes e versáteis nas produções, vêm com poucos detalhes, deixando de lado a despretensiosidade que a peça assumiu nas últimas estações. Para os acessórios, opte por franjas, maxi joias e não deixe de lado gorros e até mesmo as bandanas. É aqui que você pode ousar e mostrar toda a sua personalidade. A dica do momento é trocar as clássicas botas pelos saltos grossos, como plataformas, que chegam para completar o visual da mulher moderna e independente. Lembre-se que atitude e bom gosto são essenciais na hora de compor o look, e o ritmo frenético do dia a dia pede harmonia entre praticidade e elegância na escolha das peças.


Conjunto de top e saia midi, R$ 59,90 - VILLA CHARME Chocker, R$ 29,99; Colar metal, R$ 34,99 ZIUL ACESSÓRIOS Sandália de salto quadrado com pedrarias, R$ 189,90 - SARRAS

Conjunto de top e Calça Flare, R$ 89,90 - VILLA CHARME Maxi colares, R$ 39,99 cada; Brinco, R$ 9,99 - ZIUL ACESSÓRIOS Sandália-bota salto alto, R$ 149,90 SARRAS


Body gola alta, R$39,90; Saia Midi, R$39,90 VILLA CHARME Brinco étnico dourado envelhecido e azul royal, R$10; Colar longuinho, R$19,99 - ZIUL ACESSÓRIOS Plataforma azul, R$199,90 - SARRAS

108


Vestido listrado ombro a ombro, R$ 54,90; Vestido Chamise Jeans, R$ 69,90 - VILLA CHARME Argola acrílico, R$ 29,99; Pulseira de metal, R$ 10- ZIUL ACESSÓRIOS Plataforma preta, R$ 179,90 SARRAS

Vestido Midi gola alta, R$ 54,90; Camisão Jeans, R$ 54,90 - VILLA CHARME Bandana, R$ 10; Maxi colar, R$ 49,99 ZIUL ACESSÓRIOS Plataforma preta, R$ 179,90 - SARRAS


Vestido curto em tricô, R$ 79,90 VILLA CHARME Brinco geométrico, R$ 19,99; Anéis acrílico, R$ 10 cada - ZIUL ACESSÓRIOS Plataforma de salto grosso, R$ 179,90 - SARRAS

Vestido longo, R$ 59,90 VILLA CHARME Brinco geométrico acrílico, R$ 29,99; Colar longuinho com strass, R$ 19,99 - ZIUL ACESSÓRIOS Plataforma de salto grosso, R$ 179,90 - SARRAS

110


looks | VILLA CHARME acessórios | ZIUL ACESSÓRIOS

Vestido tubinho gola alta, R$ 49,90 VILLA CHARME

calçados | SARRAS

Arco de franja, R$ 29,99 ; Anéis metal, R$ 19,99 cada - ZIUL ACESSÓRIOS

make-hair | Anairana Bezerra

Sandália preta, R$ 249,90 - SARRAS

produção | Cimar Filho fotos | Bernardo Leite convidadas especiais | Wiviani Caroline Marcela Bezerra estofado | Duart Decor Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: MODA - nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


Raphaella Brilhante festeja 18 anos com balada na boate Com look de PatrĂ­cia Bonaldi, aniversariante brinda a nova fase com

Raphaella Brilhante celebra a maioridade atĂŠ o dia amanhecer


“Pink Elephant” amigos e familiares

Lounge com painel de Raphaella foi montado na entrada do evento

A aniversariante recebeu os convidados com sua alegria contagiante

Decoração, assinada por Lily Gouveia, encantou os convidados

Raphinha deu seu toque especial em todos os detalhes

Adriano, Raphaella e Kellyane Brilhante

fotos: Lucas Bronzeado

A comemoração dos 18 anos da it girl Raphaella Brilhante marcou uma nova fase de sua vida, que, como ela mesmo comenta, trouxe mais responsabilidade. E esse rito de passagem foi muito mais que especial, foi mágico. A festa foi em grande estilo, para fazer jus à personalidade marcante da aniversariante. A boate mais badalada de João Pessoa, a Pink Elephant, foi o local escolhido para a realização da big party. Raphinha, como é carinhosamente chamada por familiares e amigos, selecionou 250 convidados, todos muito especiais, para celebrarem a maioridade ao lado dela. “Escolhi a dedo cada um que foi à festa, porque queria que fosse um momento ao lado de pessoas que amo”, conta. A it girl estava deslumbrante com um vestido em pedrarias, assinado pela estilista queridinha das famosas, Patrícia Bonaldi, e mostrou, mais uma vez, porque seu estilo próprio faz sucesso nas redes sociais, mesmo antes do lançamento de seu blog. Na decoração, Raphinha, que é filha única dos empresários Adriano Ramalho Brilhante e Kellyane Farias Brilhante, fez questão de dar seu toque para que o ambiente tivesse um pouco de sua identidade. A decoradora Lilly Gouveia conseguiu atender às expectativas da aniversariante usando os tons de rosa, pink e dourado na decoração, que contrastavam com a cor predominante da boate – o preto. O bolo cor de rosa levou a grife de Maria Helena


A alegria da aniversariante contagiou os convidados

Simpatia e carisma são marcas registradas da personalidade de Raphinha

Cerca de 250 convidados prestigiaram a festa da Raphaella Alegria, descontração e momentos de emoção marcaram o evento

Raphaella esbanjou alegria durante a noite xxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Lilly utilizou espelhos, vidros, luzes e peças em acrílicos, além de arranjos de flores com Rosas, Lírios, Boca de Leão, Jasmim, Gérberas e Lisianthus, para dar mais leveza e suavidade à festa. “Todos os elementos foram aplicados para ressaltar a beleza e delicadeza de um aniversário de 18 anos”, revela a decoradora. A entrada da boate foi transformada em um lounge externo. No roll, foi montado o welcome gifts – onde ficaram expostas as lembrancinhas dos convidados. O buffet foi assinado pelo chef Onildo Rocha, da Casa Roccia, que serviu salgados finos, canapés e mini empratado com ravioli e risoto de camarão. Havia ainda uma linda mesa de café com petit four e uma ilha de doces e chocolates. Foram servidos uísque, espumante, refrigerante, suco e água aos convidados, que tinham ainda um bar de drinks à disposição. O bolo cor de rosa em seis andares levou a grife da

cake designer, Maria Helena Moura. Um dos momentos mais emocionantes da festa foi quando Erick Von Sohsten cantou a música “Princesa Brilhante”, que compôs especialmente para a aniversariante. Em seguida, Kellyane Brilhante leu uma mensagem muito especial, ressaltando o quanto se sente abençoada por ter Raphinha como filha. A avó materna Judite Farias e o avô paterno Abmael Brilhante fizeram questão de demonstrar o amor que sentem pela neta e também prestaram uma homenagem para Raphaella. Muito querida entre os amigos, a jovem foi surpreendida com mensagens de carinho de suas best friends Vitória Bravo, Deborah Campos, Nadia Castro, Jéssica Freire, Rebeca Fernandes e Hannah Ribeiro. O “Parabéns pra você” foi logo em seguida às homenagens.


Raphaella com sua avó materna, Judite Farias

“Quando olho para os seus 18 anos vejo o quanto Deus foi generoso comigo. Conviver com ela me traz uma alegria indescritível.” Kellyane Brilhante

Raphinha com o avô paterno, Abmael Brilhante

Cibele Leão - Humberto Arruda - Amanda Galdino - Kadu Martins - Bernardo Leite Petrúcio Medeiros - Ceres Leão A anfitriã brinda nova idade

Presença de Renata Farias e Luiz Melo

A aniversariante ao lado de Kauê Seabra e Gabriel Maia

Raphaella com o namorado Tarcísio Amaral


Thalita Barros - Rebeca Fernandes - Raphaella Brilhante - Jéssica Freire - Luana Honório - Camila Tavares

A aniversariante com Thaise Nobre, Hannah Ribeiro e Nádia Castro

Você é o melhor e maior presente que Deus nos deu. Todos os dias eu oro para que o Senhor concretize os seus lindos sonhos.” Adriano Brilhante

Raphinha com Annelise Lacerda

Presença de Michella Farias

Presença de Lucas Freitas

Raphaella e Layla Oli

Os convidados receberam de lembrancinha bemvividos feitos por Jéssica Gambarra, copos de long drinks e um CD com a música composta por Erick Von Sohsten especialmente para Raphinha. Todos puderam se divertir e registrar o momento com a divertida cabine de fotografia de Fernando Bronzeado, que também foi o responsável pelas clicks da festa. As filmagens ficaram por conta da VIEW Filmes. Três bandas animaram a noite: Kaio e Marcos, Forró pra Curtir e Rock da Hip. A festa só acabou às 5h horas da manhã. O evento teve cerimonial assinado pela competente equipe da Pingo Mágico, sob o comando de Michelly Morais que atendeu a todos com atenção, inclusive as profissionais envolvidos na realização deste grande momento. Presença de Vandilson Costa


Cecília Medeiros - Thiago Maia - Raphaella Brilhante - Tarcísio Amaral Douglas Cavalcanti - Mayrla Carvalho

Raphaella ladeada por Amanda Gomes e Andressa Lisboa

Convidados são recepcionados com champagne e tequila Decoração, com balões metalizados e no tom pink, encantou a todos

Raphaella esbanjou beleza e personalidade durante a festa

A aniversariante com Christinne, Luciano e Fernando Brilhante

Presença de Nathália, Paulo e Rosângela Urquiza, Rebecca Farias e Ramises Barbosa


Raphaella com Luanna Kamylla, Anderson Arruda, Rayssa Robéria e Ítalo Honório

Presença de Carol Benevides

Raphinha é uma menina muito esforçada e dedicada que batalha muito pelo sonho que tem. Por isso, ela merece toda felicidade do mundo.” Jéssica Freire

Kaio e Marcos abriram a noite de festa com muito sertanejo

Pais homenageiam a filha com um texto de amor e gratidão, flores e um brinco de ouro com brilhantes

Erick Von Sohsten canta a música “Princesa Brilhante”, feita especialmente para Raphaella

O show musical foi seguido pela banda Forró pra Curtir

Rock da Hip encerrou o Bday da Rapha


Raphinha com Marconi Ferreira, Vitória Bravo, Maria Eduarda Queiroga e Natascha Lisboa

Presença de Osvaldo e Rejany Cabral

Raphaella ganha música composta especialmente para ela Noite é marcada por homenagens e tem shows até o dia amanhecer

Raphaella e as amigas dançam e cantam no palco, animando os convidados e dando o clima da festa


120


A It Girl, que conquistou uma legião de fãs, abre o coração e mostra a outra face da menina-mulher fotos: Lucas Freitas

”S

empre fui vaidosa. Quando tinha 10 anos, eu ia maquiada para a escola, o que é pouco comum entre as meninas dessa idade. Mas, mesmo muito jovem, eu sabia misturar bem os tons, e isso chamava a atenção das pessoas”, conta a it girl Raphaella Brilhante. No início da adolescência, o bom gosto e o estilo descolado da jovem eram motivos de destaque entre as amigas, que foram as principais incentivadoras para a criação de seu primeiro blog. Rapha começou despretensiosamente com a ideia em 2014, mas a resposta do público foi maior do que ela esperava. “Tem gente que julga as blogueiras como fúteis, o que é injusto. Porque é um trabalho que exige muita dedicação e pesquisa”, ressalta. Embora ela ame esse universo, a jovem dedicou pouco tempo às postagens sobre moda e beleza, pois, no mesmo ano, resolveu se dedicar integralmente aos estudos; focar nos cursinhos e ler bastante. É que o maior sonho da vida dela é ser médica. “Acredito que esses profissionais são instrumentos de Deus, que estão na terra para amenizar dores e, por vezes, salvar vidas. E eu quero fazer parte disso, quero ajudar as pessoas”, revela. E esta sensibilidade humana, feito um sonar, a permite identificar as necessidades dos outros com uma precisão incrível, fazendo com ela se motive a sempre ajudar, principalmente os necessitados. O que pouca gente conhece é o lado por trás das câmeras de Rapha. Ela comenta que, embora use e goste muito das redes sociais, apenas uma pequena parte do que ela realmente é acaba sendo exposta aos seguidores. Um exemplo é o lado espiritual dela. “Eu busco

a Deus todos os dias, em todos os momentos, e não somente nos instantes difíceis. Tenho muita fé nas promessas que Ele tem reservado para minha vida”, declara. Além disso, ela revela que preza bastante pela família e segue os ensinamentos que recebe dos pais e ainda ressaltou que valoriza, com carinho e respeito, seus amigos, inclusive é muito leal, prestativa e adora dar conselhos. “Posso até dar a impressão de que estou andando sem rumo, ou de que não me importo com o que acontece a minha volta. Mas, se enganam. Eu apenas vivo uma realidade que a maioria das pessoas não vivem, não querem ver, ou não querem se comprometer. Quero viver a minha vida, e não a dos outros, e ser eu mesma, sem rótulos nem capas. Falta amor, atenção, compreensão e cuidado entre as pessoas. Prefiro uma sincera inquietude do que uma meiga hipocrisia”, esclarece. Seu maior exemplo de vida é o pai, o empresário Adriano Brilhante. “Meu pai tem princípios que eu admiro desde pequena. A humildade, a honestidade e o caráter dele é algo que me encanta. Por isso, quero levar seus ensinamentos para toda minha vida”, declara. Rapha pode até ter deixado de lado as dicas de moda, mas seu estilo próprio continua chamando atenção - agora nas redes sociais. Sem ajuda de stylists, ela vai da simplicidade ao glamour com looks incríveis. “A moda é algo que faz parte de mim. Sinto que, independente da área em que eu for atuar, ela sempre estará comigo. Saber que, de alguma forma, meu estilo inspira outras meninas, é muito gratificante”, comenta. Não é à toa que o Instagram da it girl bomba com mais de 89 mil seguidores. As fotos chegam a ter, em média, duas mil curtidas.


122


Ela também faz sucesso no aplicativo Snapchat, onde compartilha com os seguidores um pouco de seu dia a dia. Os vídeos sobre o making off de seu book de 18 anos foi um dos mais acessados. Os clicks foram feitos pelo fotógrafo Lucas Freitas, que também foi o responsável pelo conceito do editorial. A ideia das fotos era mostrar a passagem de uma fase menina para outra mais mulher. “Clicar o book foi um momento especial, porque eu sempre quis fazer 18 anos. Na verdade, acho que todo mundo espera com muita expectativa essa data. Então, eu fiquei muito à vontade durante o ensaio”, conta.


“A moda é algo que faz parte de mim. Sinto que, independente da área em que eu for atuar, ela sempre estará comigo.”

124


fotos | Lucas Freitas make-hair | Kátia Freire produção | Victor Borges


Cely Furtado - Jane Oliveira - Lúcia Bezerra - Evelyn César

Carlos e Laura Mota - Ewerton Vieira - Bruno Martins

Ewerton Vieira lança coluna social na revista Fashion News Almoço reúne damas da sociedade e marca nova fase do jornalista

Emiliany Nunes, Sonaly Pontes, Ceres Leão, Cyntia Correa e Fernanda Moraes com os presentes da Provanza


Ewerton entrevista Marilane Pedrosa

Agradeço à jornalista Ceres Leão pela oportunidade e a todos que acompanham e incentivam minha carreira.” Ewerton Vieira

Vanderlita Neves e Ednilza Firmino

Ewerton Vieira e Ceres Leão

Gláucia Silveira e Ildenir Palitot

Ewerton com Céu Palmeira, Lúcia Padilha, Hélia Botelho, Roziane Coelho e Roberta Aquino

fotos: Dalva Rocha

Após cinco anos, como um dos contatos comerciais da Fashion News, o jornalista Ewerton Vieira agora assume uma coluna social de destaque na publicação. O convite partiu da editora da revista, a jornalista Ceres Leão, que, conhecendo e confiando no trabalho dele, reservou um espaço para que divulgue as novidades da sociedade, o que vem fazendo, com profissionalismo, desde a edição passada, quando passou a a assinar uma coluna com seu nome. Composta por notas exclusivas, o diferencial é que nela sempre haverá um mini perfil sobre determinada pessoa admirada pelo colunista. O lançamento oficial foi com um almoço no Acqua Restolounge, onde apresentou aos convidados a nova página. Na oportunidade, Ewerton homenageou algumas “Mulheres que Inspiram Mulheres” da edição passada, com brindes da Provanza. O bolo foi de Lu Nunes, o cerimonial da Eventus e som do DJ Bruno Martins.

Socorro Brito - Hélia Botelho - Ceres Leão - Cleyde Costa - Cely Furtado - Stella Barros


1

Divany Brasil ladeada pelos filhos Patrícia, Germano e Leonardo Brasil

2

Luis Augusto Mendes e Patrícia Monteiro

1 | SIMPATIA AOS 80

Chegar bonita e alegre aos 80 anos é um grande privilégio. Prova maior de tal afirmação é a querida Divany Brasil, que festejou recentemente a data com um super almoço na Gracejos Recepções, onde reuniu amigos e familiares para uma comemoração bastante descontraída e cheia de amor.

Foto: Jean Carlos

3

Wendell Rodrigues

4

2 | UMA DOUTORA E TANTO

Aplausos para a jornalista Patrícia Monteiro, aprovada com louvor no Doutorado em Comunicação Social pela UFPE. O trabalho teve como tema “Saúde imaginária: a reprogramação do corpo no reality show”, numa análise midiática sobre a influência dos programas “Medida Certa” (Globo) e “Além do Peso” (Record). Outra notícia boa é que Patrícia voltou a lecionar no curso de Jornalismo, na Faculdade Maurício de Nassau. Os alunos, claro, agradecem.

3 | PESSOENSE COM ORGULHO

Natural do Recife (PE) e reconhecido por ser o jornalista mais premiado nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, Wendell Rodrigues teve uma emoção, com gostinho especial, ao receber o Título de Cidadão Pessoense, na Câmara Municipal de João Pessoa. Numa sessão proposta pelo vereador Marmuthe Cavalcanti, Wendell recebeu a honraria cheio de gratidão e afeto diante de todos que marcaram presença para prestigiar o aclamado e talentoso profissional.

4 | O QUE EU PENSO DE...

Quer beleza? Tome! Como é possível uma mulher de 52 anos ter um corpo e rosto tão perfeitos? E ainda por cima é avó? Ivanda Vieira, hair stylist de mão cheia, é uma mulher poderosa, audaciosa e sabe se reinventar constantemente. Com ela, nada pode estar bom. Tem que ser ótimo! Ivanda fala tanto, mas tanto, que ainda desconfio: Josefa, sua mãe e maior motoqueira em Patos (PB), deve ter dado “água de chocalho” para a filha enquanto criança... Não é possível. Agradeço a Deus por ter colocado, na minha vida, uma profissional que busca a excelência constante na sua atividade. Sempre quando chego no espaço que ocupa no Studio Hair, vou logo observar qual o look do dia, pois bom gosto e elegância não lhe faltam. Portanto, pela Ivanda profissional e pela Ivanda sempre amiga e compreensiva, meu voto é sim!

130

Ivanda Vieira - destaque da edição


ESPIRITUALIDADE

Psicólogo, filósofo, sociólogo, teólogo, escritor, Pastor da Primeira Igreja Batista de João Pessoa e autor do livro “Quando Vem a Brisa”.

FÉ E SENSIBILIDADE! A espiritualidade é atestado da presença do Senhor em nós, refletida na sensibilidade de como olhamos para os outros.

A

palavra crise já faz parte da nossa rotina, incorporou-se ao nosso cotidiano. São muitas que nos assolam: a crise moral, a econômica, a espiritual, a psicológica, a conjugal e a familiar. Entre tantas, uma me causa profunda preocupação: a crise da solidariedade, pois é o retrato vivo de uma sociedade permeada pela insensibilidade, pelo individualismo e pela hipocrisia social. Na verdade, estamos desaprendendo a estender as mãos e auxiliar o próximo. Vivemos com o coração e os olhos fechados, imobilizados pelo gesso frio da insensibilidade e da indiferença. E viver sem ser solidário é negar nossa humanidade. Andar com as mãos atadas é expor nosso descompromisso com a vida e com o próprio Deus. Nas sagradas escrituras é dito que a fé, se não tiver obras, é morta em si mesma (Tiago 2.17). Logo, religiosidade e espiritualidade não são a mesma coisa. Uma pessoa pode ser religiosa (por força de uma tradição, por conveniência, por fuga, por culpa, por medo do transcendente), e não ser espiritual. Já espiritualidade é o atestado da presença do Senhor em nós, refletida na maneira como vivemos, na intensidade do amor que demonstramos, na sensibilidade de como olhamos para os outros e tornamo-nos solidários em suas necessidades. Por isso, Jesus Cristo afirmou que o amor a Deus e ao próximo são

132

a essência e a síntese da verdadeira religião. Religiosidade, sem amor, gera fanatismo e produz um misticismo solitário. É a adoração a um Deus do tamanho de nós mesmos. É a expressão de uma fé mesquinha, segundo nossas próprias conveniências. Mas, a verdadeira espiritualidade nos conecta com o que está além de nós mesmos e das nossas necessidades. Nos conectada com a dor, a fome, a solidão, a tristeza do outro, que, muitas vezes, está tão próximo que não queremos enxergar. A modernidade ocidental nos transformou em seres autônomos, personalistas e, por isso mesmo, pouco interessados na prática do viver solidário. Cada um luta por si, sem importar-se com a dimensão social e fraternal da vida. Resultado: a crise da solidariedade tem destruído famílias, amizades e instituições. Ela é a projeção da nossa própria crise existencial. O mundo melhor que sonhamos depende muito mais de nós do que podemos imaginar. Na verdade, somos as sementes de Deus nesse mundo; somos cultivadores da solidariedade. Levantemos os nossos olhos e passemos a enxergar a vida pela ótica do amor. Quando assim fizermos, seremos instrumentos do Senhor, cujos olhos estão sempre abertos e cujas mãos estão sempre estendidas para todos, inclusive para mim e para você.


foto: Divulgação

- A SOLIDARIEDADE -

“TODOS OS POVOS TE LOUVEM” ACONTECERÁ EM MAIO

foto: Divulgação

Jovens cristãos da Paraíba e estados vizinhos são os convidados do ‘Todos os Povos Te Louvem’, evento que busca mostrar à juventude que o chamado das missões é para toda a Igreja. Serão três dias de workshops e orientações sobre o que é necessário para se tornar um missionário. O evento ocorre de 27 a 29 de maio, no Espaço Gospel da Primeira Igreja Batista, localizado na Avenida Ruy Carneiro, em frente a Energisa Brisamar. Os valores são R$ 30 e R$ 40 reais (primeiro e segundo lote, respectivamente). Informações: http://todosospovostelouvem.com/joaopessoa

A solidariedade cristã é descrita em muitas passagens da Bíblia. Você sabia que há dons espirituais especificamente ligados à prática de atos sociais generosos? Além disso, a Bíblia utiliza várias palavras relacionadas à solidariedade: misericórdia, afeto, compaixão, amor, etc. Mas o que significa solidariedade? Vez ou outra, através da televisão, rádio, jornais e até mesmo em nossa igreja, ouvimos sobre campanhas para arrecadar alimentos, vestuário e brinquedos para crianças carentes. Solidariedade é isso: interessarmo-nos pelas necessidades de nossos semelhantes e fazermos alguma coisa para diminuir sua dor. Talvez você ache que nada pode fazer a respeito disso, ou que ainda é cedo para pensar nesse assunto. Pode ser também que esteja ocupado demais para prestar atenção no número de adolescentes que não tem sequer com que se alimentar. Passe a ser sensível às necessidades das pessoas menos favorecidas, pois a Bíblia diz: “Quem recusar ouvir o grito do pobre também gritará e não será ouvido” (Provérbios 21:13). O mundo em que vivemos é muito egoísta. Somos ensinados a ignorar as pessoas e se preocupar somente com a nossa vida. Isso dificulta o exercício do amor cristão, pois a Palavra nos diz para amar os outros como amamos a nós mesmos (Mateus 22:39). A solidariedade é exatamente deixar de olhar para nós mesmos e contemplar o outro. Sua igreja já distribuiu roupas e alimentos aos irmãos carentes ou aos necessitados nas redondezas de seu bairro? Com certeza isso acontece uma vez ao mês ou até mesmo semanalmente. Entretanto, você ainda não participou por não ter se interessado. Aja diferente, procure se envolver, pois a Bíblia ensina: “Não deixem de fazer o bem e de ajudar uns aos outros, pois são esses os sacrifícios que agradam a Deus” (Hebreus 13:16). Fonte: http://lideradosporcristo.blogspot.com.br/2013/07/a-solidariedade-crista.html

PRIMEIRA IGREJA BATISTA COMEMORA O “DIA DAS MÃES”

foto: Shutterstock

A Primeira Igreja Batista de João Pessoa realizará, no dia 7 de maio, a Festa das Mães. O encontro é voltado para toda a família, com o propósito de celebrar o Dia das Mães (comemorado no dia 8), com muito louvor e oração. A festa acontece no Templo Central da Igreja, a partir das 19h30. Informações: (83) 3222.7100.

“Assim conhecemos o amor que Deus tem por nós e confiamos nesse amor. Deus é amor. Todo aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus nele.” (João 4:16)

Conversa Franca “Solidariedade” não pode ser unicamente uma nova palavra em nosso vocabulário, pois é um ato de amor. Neste tempo em que os homens buscam apenas aquilo que os interessam, preocupar-se com a necessidade de alguém é uma das mais extraordinárias demonstrações do espírito que move o cristianismo. Fé e caridade são duas grandes virtudes cristãs que não podem ser separadas. A Bíblia fala da solidariedade, em primeiro lugar, como um ato divino. O Senhor Jesus, nosso Deus, foi solidário com as necessidades da humanidade a ponto de tomar a forma humana. Deus tornou-se como um de nós, para nos dar a salvação. Sua identificação com os homens foi tão profunda que, sendo rico, tornou-se pobre e, mesmo santo, foi crucificado como um maldito. Tudo isso a fim de nos livrar da condenação por causa de nossos pecados. Lembre-se de que o ato solidário de Jesus foi motivado pelo amor e pela sua compaixão e misericórdia (Matheus 14:14; 15:32; 20:34), muito diferente dos que fazem alguma coisa esperando receber outra maior em troca. Fonte: http://lideradosporcristo.blogspot.com.br/2013/07/a-solidariedade-crista.html


AGÊNCIA DE MODELOS

Agência Team: (83) 3066.1463 Amazing Models Management: (81) 3466.2397 Ep models Brasil: (81) 3455.5810 V Agency: (83) 98880.0534

ARQUITETURA E DECORAÇÃO

Ambiente Decorações: (83) 3246.7088 Artesano Planejados Av. Maria Rosa, 376, Manaíra (83) 3023.4398 | 98824.9302 Artness: (83) 3244.9058 | 3244.6376 Bauhaus: (83) 3185.6901 | 3185.7373 B&M Iluminação: (83) 3244.2628 | (81) 3466.0222 | (84) 3025.0060 Conceito Interiores: (83) 3021.1533 Cortinas & Cia: (83) 3247.4709 | 98641.2724 | 98896.7181 cortinasecia2@hotmail.com DDesign: (83) 98767.6462 | 99852.5962 Débora Almeida: (83) 98837.0978 D’stak Cortinas e Persinanas: (83) 3244.0310 Duart Decor: (83) 99863.2723 France Erika Rua Arnaldo Costa, 1434, Cristo Redentor (83) 98744.3300 Gabinetto Móveis: (83) 3247-4235 Julye Pinheiro: (83) 3512.9899 Marel Móveis Projetados: (83) 3246.7994 Millato Arquitetura de Eventos (83) 9873.3355 | 99342.6437 @millatoeventos Paraíba Property (83) 3226.6606 | 98856.7676 Simone Almeida: (83) 99992.2002 Stok Design: (83) 3241.4692 | 3023.1421 Top Design: (83) 3578.8012 | 3578.8014 | 3214.9210 Vip Vidros: (83) 3243.4213 | 3243.4214

BELEZA

Ana Elisa Pawlenko Av. Senador Ruy Carneiro, 300, Ed. Trade Office Center, sl. 603 (83) 3237.3985 | 98727-5413 Bella Cosméticos e Presentes Av. Almirante Tamandaré, 100 - Tambaú | (83) 3034.5317 Bertha Garcez: (83) 98709.0501 | 98787.4277 Carla Marsicano - Espaco Clínico Bem-estar Rua Antônio Rabelo Júnior, 170, Eco Medical, sala 1608, Miramar (83) 3244.7425 | 99177.4107 Cia do Pelo Depilação: (83) 3512.7010 | 98721.7308 | 99377.1133 Claudete Arruda - Clínica Glam Beleza e Bem-estar R. Tabelião José Ramalho Leite, 1358, Cabo Branco (83) 3226.7145 Corpo a corpo: (83) 3244.6022 | 98824.7341 Day Spa da Beleza: (83) 3221.8328 | 98667.6934 Depyl Action Bancários: (83) 3255.2211 | Bessa: (83) 3566.8882 Manaíra: (83) 3247.1974 | Campina Grande: (83) 3337.3556 | 3341.4464 Celina Viegas - Dr. Laser Av. Guarabira, 1200 - Manaíra | (83) 3031.7275 Edna Lima - Elos Estética & Saúde Av. Maria Elizabeth, 99 - Cabo Branco (83) 3247.6402

Francisco Odílio Eco Medical Center, Rua Antônio Rabelo Júnior, 170. Sala 1604 Miramar (83) 4009.4567 Jailson Dantas Av. Oceano Atlântico, nº 211 - Intermares (83) 3191.8084 | www.jailsondantas.com.br Juliana Pinho - Dermocare: (83) 99382.6560 Marcos Nunes: (83) 98733.7817 | (84) 99435.1125 Instagram: @sr.reduzamedidas Maria Josinete Av. Epitácio Pessoa, 1776 - Expedicionários (83) 3244.7608 | 98650.7144 | 99936.7570 Segreto (83) 3034. 2666 | falecom@usesegreto.com | www.usesegreto.com Valéria Medeiros: (83) 98800.5214 Vivianne Araújo: (83) 3225.6706 | 99115.8530 www.viviannearaujo.com | facebook: Vivianne Araújo Dermatologia Werônyca Félix Clinica Premiere, Avenida Monteiro da Franca, 1562, Manaíra (83) 99156.8993/ 3268.0922 Faceboock: Werônyca Félix Dermato Funcional Instagram: @weronycafelix_fisiodermato WM Cosmetics: (83) 3231.5209

CASA, CARROS, EMBARCAÇÕES E MOTOS Acqua Fiber: (83) 3233.0705 Cinata Imóveis: (83) 3508.1675 F3 Import Export (83) 3244.4946 | 99991 - 6921 Gold Viagens e Turismo: (83) 3023.2665 Hyundai: (83) 3041.8200 Montel: (83) 3246.2655 | 3194.1655 | 3227.0080 Othon’s Car: (83) 3224.7853 Outdoor Cabo Branco: (83) 98856.7075 Universal Transportes João Pessoa: (83) 3022.4040 | 99971.0768 Recife: (81) 3105.0007 | 99797.0382

EDUCAÇÃO, WORKSHOPS E PALESTRAS Kids Place: (83) 3576.2306 Prime’s Cool: (83) 3021.8752 Poggi: (83) 3031.7077

EVENTOS, DOCES E PRODUÇÃO

Ambar Geradores: (83) 98804.1137 | 3506.6333 André Luiz: (83) 3221.1687 Atelier MM: (83) 3241.4244 Cake Show: (83) 99958.1000 Casa Provençal: (83) 98607.7030 | 99604.9641 Charm Cake: (83) 3245.8567 Check List Cerimonial: (83) 3021.9875 / 98836.9875 Cristiane Lima: (83) 98822.8390 / 99696.3531 DJ Claudinho Santa Cruz: (83) 98739.3598 Êxito Projeções e Eventos: (83) 3247.2552 Fillip Miranda - Cerimonial e Eventos: (83) 3042.0889 Floricultura Edelweiss: (83) 3247.4100 | 99103.9639 H2: (83) 98649.0621 | 98649.0622 Interativas Eventos: (83) 98610.9522 | 98700.2623 Lembranças e Scraps: (83) 99977.4692 Licca Kids: (83) 99154.1114 Lu Nunes: (83) 98840.0499 Maria Helena Moura: (83) 3224.0051 Marriage Recepções: (83) 3244.0278 Maison Royale: (83) 98822.8394 Mix Coquetéis: (83) 98808.3640 | 99672.5555 Norbertson Oliveira: (83) 3243.3024 | 98857.1766 Uniflor: (83) 3222.0925 | 8835.1917 Orquestra Toque de Classe (83) 98804 9399 (Célia Souza) Palace Recepções: (83) 3225.3118 PB Baile: (83) 3217.8880 | 98893.3505 Pula Pirula: (83) 3506.8115 | 98731.4080 Ronnie Astral Drinks: (83) 3221.5563 | 98800.0483 Sandro Vídeo: (83) 98823.2800


Sonata: (83) 8815.4984 | 99926.4984 | 98738.1466 Sílvia Egito: (83) 99925.1952 Sheyla Lucena (83) 98155.7139 Sueli Almeida: (83) 98833.7703 Terrasse Jardin: (83) 3246.0027 Tony Rammerson: (83) 98895.6474 | 99917.4855

FOTOGRAFIA

Art & Vídeo: (83) 322.6506 Bernardo Leite: (83) 99865.5155 Dalva Rocha: (83) 3221.1031 Deivid Ribeiro: (83) 3031.1683 | 98734.6683 DVD Stduio: (83) 3243.3024 Edir Fotografia: 3225.2603 | 98833.0316 Estúdio 3 Cliques: (83) 3031.1132 Fábio Soares: (83) 3042.0626 | 98899.1982 Fátima Dantas: (83) 98809.2957 Fernanda Camargo: (83) 98812.1161 Fernando Bronzeado: (83) 3226.8934 Getúlio Lucena: (83) 98690.0819 | 4141.3996 Igor Melo: (83) 98759.2002 Ismael Pessoa: (83) 98894.4959 Jamylle Rodrigues: (83) 3021.2803 | 98847.7880 Johnny Araújo: (83) 98710.4271 | 99827.8581 Júlio Marinho: (83) 98830.3543 Kadu Martins: (83) 98887.2957 Kate Joanne: (83) 98876.6761 Lucas Freitas: (83) 99900.6088 Marcelo César: (83) 99869.5462 Márcio Alves: (83) 98822.0014 Márcio Lacerda: (83) 98897.3914 | 99605.0958 Márcio Monteiro: (83) 98842.2140 Michael Souza: (83) 98861.6840 Photo A2: (83) 98809.2424 Roberto Marcelo: (83) 98812.6544 Roseane Fialho: (83) 3246.9165 Saulo Di Tarso: (83) 98839.5637 | 3566.5202 Wal Cavalcante: (83) 3224.5011 WD Studio: (83) 3578.8789 Wellington Jan: (83) 98731.8361

FITNESS

Alex Artur: (83) 98716.6099 Dayse Costa Starfisio Pilates e Fisioterapia Estética Rua Juiz Amaro Bezerra, 352, Cabo Branco (83) 3566.4600 | 3226.2704 Erika Nóbrega Av. Mato Grosso, 183 – Bairro dos Estados Clínica Oncovida Especialidades (83) 98894.2835 Heloísa Helena Av. Edson Ramalho, 100, sala 114, Manaíra (83) 99933.7264 Instagram: @Nutryeng_heloisa Winners Suplementos: (83) 3034.4751 | 99687.5605

GASTRONOMIA

A Lasanha: (83) 3508.1001 | 3508.1000 China Taiwan: (83) 3268.1582 Go Temakeria: (83) 3031.9609 Marítimos: (83) 3226.6050 Ofisu: (83) 98880.5123 | 99900.5442 Panificadora Divina Misericórdia (83) 3031.1020 | 3247.1993 Pinto no Balde: (83) 3506.4721 | 98880.9864 Santa Farra: (83) 3224.8980 Sabor da Terra: (83) 3226.2549 | 98880-4747 Instagram: @sabordaterralaticinios Sake Temakeria Manaíra: (83) 3566.1004 Bancários: (83) 3185.6504 Videira: (83) 3508.6081

MAKE-HAIR

Anairana Make Up Club: (83) 3565.8265 Bella Beauty: Mangabeira Shopping: (83) 3565.8233 Cabo Branco: (83) 3506.5302 Carolina Rocha (Estúdio Carolina Rocha Make Hair) (83) 99956.8234 | 98754.4456 Danilo Toscano (11) 99166.6878 | @danilotoscanooficial danilotoscano@uol.com.br Equipe A: (83) 3031.9992 G Amarante: (83) 3576.8821 | 98872.9273 Gera Hair Stylist: (83) 3227.0017 Janeide Cabeleireiras: João Pessoa: (83) 3246.4750 Campina Grande: (83) 3341.4790 Kátia Freire: (83) 98893.5530 | 99989.7636 Rosângela Queiroga: (83) 3245.8695 Victor Santos: (83) 98815.9533 | 98816.6540 (whatsapp)

MODA

Belle Bijou: (83) 3048.1188 Body Fit: (83) 3228.3313 | 99932.4335 Carmen Steffens: (83) 2106.6242 Chica Fulô: (83) 3243.1281 Cia de Sono: (83) 3023.0129 Corbeluxe Mag Shopping: (83) 3048.1006 Shopping Tambiá: (83) 3214.4114 Fazel: (83) 3247.9220 Glamour Aluguel de Roupas: (83) 3247.3447 Glamour Noivas: (83) 3247.2669 Maison AC Av. Epitácio Pessoa, 1133, Bairro dos Estados (83) 99691.7049 | Instagram: @maisonac_ Maison Kaline: (83) 3023.7869 Maison Jet Set: (83) 3245.9383 Maison Karmélia by Neyla Venâncio: (83) 3034.9585 Maison Raphaela Uchôa: (83) 3031.1558 | 99954.0452 (Whatsapp) Melo Kids: (83) 3023.0751 Óticas Carol Av. Edson Ramalho, 1037, loja 05 (83) 3578.1337 Mag Shopping, loja 26 (83) 3185.5199 Ótica Moriá: (83) 3031.7474 Sarras: (83) 3565.1479 Sol Alianças: (83) 3241.7015 | 98734.0614 Sonho dos Pés João Pessoa: (83) 2106.6157 Campina Grande: (83) 3337.2265 Spot Shoes: (83) 3576.7646 Trappo Shopping Sebrae: (83) 3224.3498 Shopping Sul: (83) 3235.4181 Shopping Tambiá: (83) 3214.4201 Villa Charme: (83) 3034.3015 Ziul Acessórios: (83) 3576.2805

SAÚDE

Ana Cristina Ramos Av. São Paulo, 854, Instituto do Cérebro Bairro dos Estados (83) 3209.8000 | 99106.7474 Instagram: @nutrologa.anacristina André Luiz Siqueira Av. Epitácio Pessoa, 2491, Bairro dos Estados (83) 3244.1452 Associação Brasileira de Odontologia: (83) 3224.7100

Bianca Ramos Av. Epitácio Pessoa, 3014, sala 303, Tambauzinho (83) 98807.8801 | 3225.3588 Instagram: @odonto_jp Cecília Cavalcanti Rua João Domingos, 117 - Miramar (83) 98773.8302 Dácio e Fernanda Gonçalves Avenida Senador Ruy Carneiro, 33, Sala 312 Miramar - (83) 3225.8834 | 98853.4365 Facebook: Drs.Dacio e Fernanda Gonçalves Dicas da Cegonha Atendimento domiciliar ou Av. Maxímiano Figueiredo, 191 - Centro Enfª Marcela: (83)99156.3085 Enfª Roberta: (83)98891.2589 Enfª Thatiany: (83)98890.8791 Instagram @dicasdacegonha E-mail: marcela_mls@yahoo.com.br Juliana Dias - Interdental Av. Piauí, 57 - Bairro dos Estados (83) 3244-3550 Jailson Ferreira - ITC Vertebral Cabo Branco: (83) 3043.3352 Bairro dos Estados: (83) 3031.5866 www.itcvertebral.com.br facebook.com/itcvertebraljoaopessoa Luiz Veras: (83) 98877.5643 Odontogrupo (83) 3246.9026 | 99922.0546 odontogrupo@gmail.com Ricardo Ribeiro Cruz Centro GastroBariatrico da Paraíba Rua Antônio Rabelo Junior, n170 , Edifício Eco Medical, sala 1901/1902,19 andar, Miramar (83) 3185.7001 | 3185.7002 | 99390.2473 www.centrogastrobariatrico.com.br Talvane Sobreira Rua: José Florentino Júnior, 157, Tambauzinho - (83) 3221.1926 | talvane@talvanesobreira.com | talvanesobreira. blogspot.com Talvane Sobreira Cirurgia Bucomaxilofacial (Facebook)

STYLIST/PRODUÇÃO DE MODA Cimar Filho: (83) 99857.2310 Ton Pereira: 98897.3904 Victor Borges: (83) 99860.1384 Vinícius Nepomuceno: (83) 99106.0310


Há 50 anos, um mundo de possibilidades estava surgindo. Um mundo que se dedica para ver você sorrindo, satisfeito. Para fazer sua imaginação voar. Um mundo que cresce desde então, física e tecnologicamente. Que valoriza suas pessoas e competências. E que todos os dias tem algo novo. Para você explorar, conhecer. E se apaixonar. Agora é hora de dar um giro no nosso mundo. Ele é todo seu.

Leia o QRCode com seu smartphone e embarque nessa viagem.

graficasantamarta.com.br

graficasantamartane

@santa_marta

graficasantamarta


SO HAPPY, SO PRIME FORMAÇÃO COMPLEMENTAR EM INGLÊS PRIME’SCOOL É BABY’SCOOL

833021.8752

|

educacaodeprimeira.com.br

Grade fashion 74