Page 1

nº 5 - 2016 | Edição 77 | Paraíba www.revistafashionnews.com


NOVO HYUNDAI

7 LUGARES

C O N F O R T O,

1o lugar no ranking A Hyundai foi eleita pelos consumidores como a melhor Assistência Técnica de 2016.

7 LUGARES COM O MÁXIMO CONFORTO PARA O MOTORISTA E PASSAGEIROS.

TETO SOLAR PANORÂMICO. PORTA-MALAS COM 994 LITROS.

• CONTROLE DE ESTABILIDADE • AIRBAG PARA CONDUTOR, DE CORTINA E LATERAIS • CÂMERA DE RÉ • AUTO HOLD: UM SISTEMA QUE ACIONA OS FREIOS AUTOMATICAMENTE EM LUGARES ÍNGREMES E EVITA QUE O VEÍCULO RECUE • PAINEL DE INSTRUMENTOS SUPERVISION • CÂMBIO AUTOMÁTICO DE 6 VELOCIDADES SHIFTRONIC • BOTÃO DE PARTIDA SMART KEY • KEYLESS (TRAVAMENTO DAS PORTAS A DISTÂNCIA) • COMPUTADOR DE BORDO • BANCO DO CONDUTOR E DO PASSAGEIRO COM AJUSTES ELÉTRICOS DE POSIÇÕES • FITA DE LED NOS FARÓIS PARA USO DIURNO


SANTA FE CONSULTE CONDIÇÕES NO SITE

TECNOLOGIA

E

S O F I S T I C A Ç Ã O.

D E: 199.000 PO R:

4X4 3.3 270 CV

7LUGARES

R$

179.400

À VISTA

OFERTA POR TEMPO LIMITADO

www.hyundai-motor.com.br DISTRIBUIDORES EM TODO O PAÍS: 0800-7703355

HYUNDAI CAOA JOÃO PESSOA

AV. PRESIDENTE EPITÁCIO PESSOA, 2.669 - BAIRRO DOS ESTADOS - TEL.: (83) 3041-8200 Valor à vista: R$ 179.400,00 válido para o veículo Santa Fe 7 lugares, ano 2015/2016, catálogo GA38, nas cores sólidas (branco e preto). Não cumulativo com outras promoções. Promoção válida até 30/10/2016. Válido somente para a rede de concessionárias CAOA. Imagens ilustrativas.


BUENOS AIRES CANNES JOHANNESBURG

CALÇADOS ROUPAS E ACESSÓRIOS MANAÍRA SHOPPING | JOÃO PESSOA - PB LAS VEGAS MIAMI NICE ORLANDO PUNTA DEL ESTE RIO DE JANEIRO SÃO PAULO

550 LOJAS - 18 PAÍSES


@carmensteffens CarmenSteffensOnline


“C

omo é triste a tristeza mendigando um sorriso”. Hoje, deparei-me escutando a música “Sinônimos”, de Zé Ramalho, e aquela frase me chamou atenção. Como ela é reflexiva! Tem algo mais triste do que mendigar algo a alguém? Seja amor, atenção, amizade ou mesmo um emprego. Fico imaginando quantas mulheres devem conviver com a indiferença. De verem, todas as manhãs, seus maridos baterem a porta, sem ao menos dar um bom dia, ou dizer um até logo; e, quando retornam, a cena se repete, como se elas ali não existissem. Já é sofredor ouvir gritos e humilhações, imagina viver com o barulho ensurdecedor do silêncio. Deve ser muito dolorosa a solidão a dois. Quantas pessoas estão em um mundo que não lhe pertencem apenas para serem amadas por aqueles que elas consideram seus “amigos”. Eu sei que é terrível não ser incluído onde desejamos... Mas, a insistência é mais penosa ainda. Você não precisa disso! Não precisa se rastejar para fazer parte da vida de alguém que não te faz especial. Já parou para pensar que, talvez, Deus não queira isso na tua vida, e você continua insistindo em permanecer ali, suplicando. Não esqueça que você já pediu em orações: “livra-me de todo mal”, e Ele pode estar te livrando de amizades, empregos e relacionamentos destrutivos. Eu sei que muitas pessoas estão neste conflito, mas será que precisamos mesmo suplicar por qualquer motivo que seja? Será que é necessário nos tornar outra pessoa para sermos aceitos como amigo? Será que precisamos implorar para termos só um pouquinho do que desejamos? Lembrei-me agora de uma passagem bíblica, que pode dar um direcionamento a esses questionamentos. Ela diz que, como filhos do Senhor, tementes e obedientes, somos dignos de sentar à mesa e comermos do banquete que Deus tem preparado para nós, e não de ficarmos pegando as migalhas que caem no chão. Uma pessoa que faz você se sentir invisível e insignificante, não te merece. O merecimento só deve ser atribuído àquela pessoa que, com atenção e afeto, faz você se sentir amada e valorizada. Merece sua companhia, seu amor ou sua amizade quem promete menos e age mais. Quem, sem esperar nada em troca, quer você do lado. Portanto, se olhe no espelho e veja quantos sonhos ainda têm para realizar. Eu sei que encarar a realidade dói, mas renascer é fundamental. Não mendigue nada de ninguém. Apenas se ame e valorize-se, que tudo em sua volta será atraído até você. Pense nisso! E agora, o que restou para eu escrever sobre a nova edição da revista Fashion News? Ando me empolgando tanto com os textos, que, quando vejo, o espaço já acabou. Mas, pode confiar. A revista está linda e tem muitas novidades para se atualizar. Saúde e sucesso pra você.

Ceres Leão veste:

12

foto: Bernardo Leite | Make: Kátia Freire | Hair: Studio R | Look: Camarim | Acessórios (brinco, pulseira e aneis): Belle Bijou | Informações: nas páginas AMARELAS


BOA FORMA Com a aproximação do verão, aumenta a procura, nas clínicas de estética, por tratamentos com resultados rápidos, satisfatórios e que ajudem a melhorar a aparência do corpo. Veja as oito dicas da fisioterapeuta Werônyca Félix para eliminar a gordura localizada e combater a flacidez, celulite e estrias.

pág.42 Cuide da sua alimentação

Ginecomastia

32

Existem diversas causas associadas ao aumento das mamas nos homens, o que ocasiona grande constrangimento. Veja quais são e como resolver o problema.

62

Obesidade

Summer Peel

48

O método cuida da pele com esfoliação química ao longo do ano e chegou para desconstruir o mito sobre peelings, como o de não poder ser feito no verão.

70

Overdenture

56

Há várias possibilidades de reabilitação dos dentes, uma delas a prótese total, ou a conhecida dentura, que reabilita o paciente em todos os sentidos.

58 14

Existem, no Brasil, vários métodos regulamentados para a realização da cirurgia bariátrica. Consulte um especialista e saiba qual a melhor técnica para cada paciente.

Arquitetura e Interiores

86

Conheça as arquitetas Joilma Nunes e Lídia Nunes, com projetos nas áreas residenciais, comerciais, corporativas, paisagísticas e urbanistas.

Reflexão

Método Busquet Um procedimento inovador, que trata a dor através de exames completos, que colocam em evidência os pontos de tensão em diferentes partes do corpo.

Naturais, industrializados ou orgânicos? Ter conhecimento sobre os alimentos é fundamental para tomarmos a decisão mais adequada na hora da compra.

134

Pastor Estevam Fernandes aconselha a não guardamos sentimentos negativos e lembranças pertubadoras nas gavetas da alma.


EDITORA | Ceres Leão REDAÇÃO | Ceres Leão, Ellyka Akemy, Mayara Nascimento e Marcella Souza ASSISTENTE DE MARKETING | Bernardo Leite REPRESENTANTE COMERCIAL Kadu Martins e Katarine Medeiros CONTATO | (83) 3246.6508 E-mail: revistafashionnews@yahoo.com.br IMPRESSÃO | Gráfica Santa Marta DISTRIBUIÇÃO | Mazureik Este impresso foi produzido com papéis provenientes de madeiras de reflorestamento extraídas a partir de um manejo florestal responsável e de outras fontes controladas.

A revista Fashion News é um informativo de publicação periódica, com distribuição em João Pessoa, Campina Grande, Guarabira, Pombal e Patos, entre outras. Não nos responsabilizamos pelos textos assinados por seus autores nem anúncios enviados por agências de publicidade e/ou clientes. Também não nos responsabilizamos pelas respostas e afirmações de entrevistados. Pessoas sem registro em nosso expediente, exceto agências de publicidade, não estão autorizadas a vender a revista nem falar em nome dela. Na dúvida, entre em contato conosco pelo telefone acima.

A CAPA pág.100 Sempre buscando oferecer as melhores técnicas que auxiliam na perda de peso, de forma saudável, a fisioterapeuta Juliana Pinho, sócia proprietária da clínica DermoCare, trouxe à Paraíba o revolucionário método de emagrecimento 5S®. Presente em apenas cinco países, o procedimento faz com que o paciente perca até 15 kg em 30 dias, com total saúde e segurança. Como isso é possível? É só conferir a nossa matéria de capa, que traz, além do método 5S®, outros procedimentos para gordura localizada, celulite, flacidez, estrias etc.

André Luiz

Bernardo Leite

Dalva Rocha Fotógrafa

Camarim Moda Atual

Dayana Camêlo

Diego Carneiro

Diego Regal Fotógrafo

Contato Comercial

Katarine Medeiros

Kátia Freire

Marcelo Campêlo

Márcio Monteiro

Mariza Aranha

Osmar Santos

Raquel Rocha

Decorador

Contato Comercial

Fotógrafo

Make-hair

Êxito Projeções

Fotógrafo

Fotógrafo

MAC Formatura

Fotógrafo

Ewerton Vieira

Salão Studio R

Capa: Juliana Pinho (Fisioterapeuta Dermatofuncional) Foto capa: Bernardo Leite Foto ambientes: Márcio Monteiro Foto equipe e procedimentos: Kadu Martins Make: Kátia Freire Hair: Maison João Paulo Look: Boneca de Luxo Acessórios: Belle Bijou

Fernando Bronzeado

Gil Monteiro

Renata Lima

Romeyka Bezerra

Fotógrafo

Studio 3Cliques

Fotógrafo

Colunista Esportes


Fotos: Shutterstock

DICAS PRO VERÃO

* por Zuleika Andrade

T

odo mundo fica ansioso para que o verão chegue logo. Alguns se preocupam com qual biquíni vai usar, outros com as novas tendências, as praias mais badaladas, o melhor lugar para viajar... Mas, será que isso é o mais importante? Segundo a dermatologista Zuleika Andrade, saber os roteiros de viagem e as novidades da estação são essenciais para curtir o verão, mas cuidar da pele é indispensável. Conversando com a nossa redação, ela nos esclareceu alguns cuidados que devemos ter para aproveitar o sol sem prejudicar a pele. Confira! Quais os principais cuidados com a pele durante o verão? Os principais cuidados são a hidratação e a fotoproteção. Deve-se evitar a exposição solar, durante os períodos de maior radiação, ou seja, ente 10 e 15 horas, para prevenir envelhecimento cutâneo e câncer de pele. Se for tomar sol, os cuidados de proteção devem ser redobrados, além de protetor solar, roupas e chapéus anti-UV também ajudam. Após o sol, a pele deve ser hidratada com hidratantes específicos, e a ingestão de líquidos intensificada. Quais os principais problemas da pele no verão? As manchas de pele chamadas Melasma, geralmente se intensificam durante esta época, por isso, é importante consultar o seu dermatologista, para adequar a sua medicação, tanto as de tratamento, como as preventivas. As micoses superficiais também surgem com facilidade, devido ao calor e umidade. Na areia da praia, pode-se contrair larva migrans (verme de cachorro) e tunga penetrans (bicho de pé). Também ocorrem queimaduras, devido à exposição solar inadequada e desprotegida.

Quais procedimentos dermatológicos e estéticos devem ser evitados? Os pacientes que usam ácidos devem suspender, principalmente se forem expor-se ao sol, devido à possibilidade de surgir ou intensificar manchas na pele. Há substâncias anti-oxidantes que preparam a sua pele para as agressões do verão, não sendo necessária a suspensão total de tratamentos dermatológicos, apenas adequação e substituição de alguns. Qualquer procedimento que cause esfoliação da pele, como peelings e alguns tipos de laser não devem ser feitos no verão, por deixarem a pele mais fina e, portanto, mais susceptível às agressões solares. Quais tratamentos podem ser feitos no verão? As aplicações de Toxina Botulínica (Botox) e preenchimentos de sulcos e rugas da face podem ser realizados durante esta época, apenas orientamos nossas pacientes, para evitarem exposição ao calor, principalmente na primeira semana, para não exacerbar algum edema ou pequeno hematoma que ocasionalmente possa surgir. É importante realizar estes tratamentos com, pelo menos, uma semana de antecedência de algum evento ou festa de final de ano, para que o resultado final possa ser evidente e sem qualquer tipo de edema. Realizamos alguns procedimentos no nosso consultório que preparam a pele para o verão, deixando com viço e hidratadas, sem provocar qualquer tipo de descamação e, portanto, sem contra indicação ao sol, para aqueles pacientes que querem aproveitar intensamente esta época do ano, tão agradável na nossa região.

*Zuleika Andrade Dermatologista CRM: 4605/PB | RQE: 2212; Mestrado em Saúde Coletiva pela UNISANTOS/SP; Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Cirurgia Dermatológica; Pós-graduada em Dermatocosmiatria pela Faculdade de Medicina do ABC/SP Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 32466508 (a redação) Onde Encontrar: BELEZA - nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA

16


BOCHECHAS E PAPADAS

Q

uando se fala em dentista, o primeiro pensamento, que vem à mente, é aquele profissional que cuida unicamente dos dentes. Mas, para quem ainda não sabe, a atuação de um odontólogo é bastante ampla, dependendo da especialização que deseja atuar. O cirurgião dentista, por exemplo, vai da inserção do cabelo ao osso hioideo (ossinho do pescoço). Ou seja, o dentista que se especializa nesta área está apto para cuidar dos seus dentes e da harmonização do sorriso também. A Dra. Ana Elisa Pawlenko, que é professora em cursos de harmonização facial no Brasil e no exterior, explica os procedimentos mais usados e eficazes. Para quem tem a bochecha volumosa, mesmo com o peso ideal, a Bichectomia, que é a retirada da Bola de Bichat (estrutura gordurosa presente na face, na região da bochecha), é muito procurada por aqueles que se incomodam ao sorrir pelo volume que a bochecha proporciona. Porém, algumas vezes, o paciente

quer corrigir apenas a “papada” evidente. Neste caso, ela pode ser eliminada com aplicação de enzimas, que são cópias de um tipo de enzima natural secretada pelo fígado, para dissolver gorduras. Através de pesquisas, verificou-se que ela é muito eficiente para eliminar esse volume gorduroso que fica abaixo da mandíbula. No entanto, não pode ser aplicada em outras partes do corpo. O número de aplicações varia conforme a necessidade de cada paciente, mas, geralmente, necessita-se de três ou quatro sessões. “Utilizamos uma agulha muito fina, e o desconforto é mínimo. Na primeira sessão, verificamos um inchaço maior - após a aplicação pela dissolução da gordura, mas, nas sessões seguintes, geralmente o inchaço é pouco evidente”, explica Ana Elisa Pawlenko. Um tratamento conservador, sem a necessidade de uma cirurgia invasiva, ideal para complementar o resultado da bichectomia para quem tem bochechas e volume de papada.

*Ana Elisa Pawlenko CRO 4808 PB Cirurgiã-dentista Clínica geral e estética dentária; Professora pioneira de cursos de Bichectomia no Brasil, com mais de 1000 casos operados. Informações, dúvida e sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: BELEZA - nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA

18


O lindo e romântico casamento de Natália e Silvano, na Primeira Igreja Batista de João Pessoa, com decoração de André Luiz


Miguel entra, com um sininho, anunciando a entrada da noiva

Natália entrou acompanhada do pai Alfredo Luiz Resende

Natália e Silvano sobem ao altar e selam união perante Deus Pastor Estevam Fernandes celebra cerimônia na PIB de João Pessoa

Pastor Estevam Fernandes abençoa o casal

Gesto carinhoso do noivo, após a troca das alianças

Beijo romântico sela a união do casal

fotos: Fernando Bronzeado

Casar sob as bênçãos do Senhor. Um sonho que se concretizou na vida da médica Natália Gontijo Ribeiro, filha de Alfredo Luiz Resende e Rosângela Gontijo Ribeiro, e do empresário Silvano Alberto de Vasconcellos Filho, filho de Silvano Alberto e Divina Maria Ferreira de Vasconcellos, no dia 15 de outubro, na Primeira Igreja Batista de João Pessoa. O local foi decorado por André Luiz, que utilizou arranjos com flores compactadas dentro e fora da igreja. A noiva entrou ao som da marcha nupcial de Mendelssohn e usou um vestido em cetim bucol italiano off white, bordado a mão com cristais swarovski, pérolas e vidrilhos, feito por Nubz Ateliê. As joias foram de Miguell Alcade. André Nascimento foi o responsável pelo make-hair da noiva. Já o noivo entrou acompanhado da mãe ao som de “All of Me”, de John Legend.

A cerimônia foi ministrada pelo Pastor Estevam Fernandes e contou com 20 casais de padrinhos. Dalva Ferreira, avó do noivo, cativou os convidados ao carregar as alianças, depois de Miguel ter entrado com sininho anunciando a entrada da noiva. Ele era o único pajem entre as daminhas e emocionou os convidados com sua história. Natália o conheceu quando ainda tinha três meses de vida e, junto com sua família, cuida dele até hoje. Durante a celebração, o pai da noiva fez uma homenagem a filha que emocionou a todos. “Um ou dois minutos? Não sei quanto tempo demoramos para chegar até esse altar, Natália, mas muitas coisas passaram pela minha cabeça. Vê os filhos crescendo, a gente se pergunta: quando será que esse dia vai chegar? Onde vai haver uma nova família sendo construída... E o dia chegou”, refletiu.


Pajem Miguel e as daminhas Júlia, Bruna, Antônia, Maria Alice e Marcela

O casal com Dalva Ferreira, a avó do noivo

Foi a noite mais incrível da minha vida. Não consigo descrever em palavras o tamanho da minha felicidade. Casar foi um sonho.” Natália Gontijo

Os noivos brindam a felicidade ao lado dos pais

Natália estava deslumbrante em seu vestido de casamento

Um dos momentos mais marcantes da cerimônia foi na hora dos votos do casal, onde Silvano lembra do momento em que eles se falaram pela primeira vez. “Desde que a gente trocou as primeiras palavras, algo me surpreendeu em você, eu nunca tinha conhecido alguém com um sorriso tão doce, tão cativante quanto o seu, até hoje. Eu te amei, desde o primeiro momento, Natália Gontijo”, declarou. Depois do “sim” dos noivos, os convidados foram recepcionados com um elegante jantar no Paço dos Leões, que teve decoração assinada por Carmelita Chang, que caprichou nos detalhes na cor preta com branca, usando espelhos, cadeiras transparentes, lustres e arranjos de flores nobres na cor branca. Ela também usou flores de efeito na escadaria do Paço, pela primeira vez, deixando a decoração ainda mais encantadora. O cerimonial foi de Fillip Miranda, e o bolo da caker designer

Natália com o irmão Felipe Gontijo

Noivo com a irmã Silvana Vasconcellos

Maria Helena Moura. A primeira dança de Natália e Silvano, como casados, foi embalada pela música “Somewhere Over The Rainbow”, de Israel Kamakawiwo’ole. Após o brinde, os noivos abriram o jantar, que contou com medalhão de filé com molho de mostarda e gengibre com damasco, camarão ao termidor, raviolone quatro queijos com molho funghi e arroz com amêndoas. A noite foi animada pela banda Black Tie, Tuca Fernandes e Pegada Sertaneja até às 6h da manhã. Para agradecer a presença de todos, os noivos presentearam os convidados com rasteiras personalizadas, em verniz, da Su, e uma caixa espelhada em bronze com doces finos de Nicole Chang. Já os padrinhos receberam uma gravata e um porta joia de prata, com bem-casados. No final da festa, foi servido aos convidados um café da manhã. A filmagem do casamento ficou por conta de Nobertson Oliveira, da DVD Studio.


Casal com os padrinhos do casamento

Casal com os padrinhos do casamento

Casal celebra sua história de amor entre amigos e familiares Noivos eternizam o grande dia com animada festa no Paço dos Leões

Decoração do ambiente encanta os convidados

A cumplidade entre Natália e Silvano

Os noivos dançam a valsa ao som de Somewhere Over The Rainbow


Foto cedida pela autora

LIFTING

*Por Claudete Arruda

T

écnicas não invasivas, como radiofrequência, luz intensa pulsada, lasers ablativos e não ablativos, têm sido bastante utilizadas como tratamento para flacidez de pele, através do aquecimento controlado, atingindo especialmente a derme. Recentemente, surgiu no mercado o Vithara, a mais nova tecnologia para o procedimento de lifting facial, não cirúrgico e não invasivo, por Ultrassom Microfocado, que tem como diferencial atingir áreas mais profundas sem causar danos à epiderme. O tratamento estimula a formação do colágeno e elastina, retarda a flacidez e melhora a elasticidade da pele. É o único tratamento que atinge todas as camadas da pele e o Sistema Músculo Aponeurótico Superficial (SMAS), membrana que cobre e incorpora os músculos da face e que, ao longo do tempo, perde o colágeno, alterando o contorno da face. Os equipamentos do Ultrassom Microfocado atingem essas estruturas em profundidades diferentes, promovendo um aquecimento mais preciso em cada nível da pele em temperaturas maiores que 60 graus, produzindo, assim, pontos de coagulação que promovem uma contratura imediata do colágeno, com uma posterior formação de novos vasos e remodelamento do tecido. Essa retração leva ao desejado lifting, tanto da pele como do músculo.

O lifting ocorre por uma série de pontos de coagulação térmica, em uma série de linhas em dois níveis: derme profunda, a 3mm de profundidade, e na camada muscula SMAS, a 4,5 mm de profundidade. A energia do ultrassom é focada nesses pontos abaixo, provocando a contração imediata e dando início a uma produção nova e intensa de colágeno. Após o tratamento, a pele não fica marcada, por isso não há restrições quanto à exposição solar e à rotina de trabalho. Pode ser realizado nas pálpebras superior e inferior, face, pescoço, colo, região do joelho, coxa interna, braço e abdômen. É realizado uma ou duas vezes ao ano, com resultados progressivos e mantidos até 12 meses. Cada sessão dura de 45 a 60 minutos.

Vantagens:

Promove o verdadeiro lifting; Pode ser utilizado em fototipos de I-IV durante todo ano; Tratamento completo em única sessão; Além de ter efeito de retração ocorre a produção intensa de colágeno; Excelente alternativa para pacientes com flacidez de leve a moderada e que não desejam submeter-se a um lifting cirúrgico.

*Claudete Arruda CREFITO: 68353-F Fisioterapeuta Dermato-funcional; Formação em Pilates; Formação em Neopilates.

Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: BELEZA - nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA

24


foto: shutterstock

RADIOFREQUÊNCIA

*Por Ylka Virgínea

F

RAXX, ou Radiofrequência Fracionada, é uma tecnologia utilizada para o rejuvenescimento da pele. O aparelho atua com emissão de ondas eletromagnéticas, de forma controlada. Ao promover o reparo/cicatrização, nosso organismo produz um novo colágeno, melhorando a firmeza da pele. Ele é equiparável ao laser de CO2. A energia produzida na pele estimula uma grande produção de colágeno, com isso, todas as alterações de pele, que dependem da formação de colágeno podem ser tratadas com essa tecnologia. Por isso, o FRAXX auxilia diminuindo as rugas, aumentando a firmeza da pele e melhorando estrias e cicatrizes. Como esse estímulo é aplicado nas camadas mais profundas da pele, a produção de colágeno permanece aumentada por longos períodos. O FRAXX pode ser usado no tratamento de diversas patologias, com diversos objetivos: Flacidez da pele, Rugas, Olheiras, Cicatrizes de Acne, Cicatrizes Hipertróficas, Rejuvenescimento Facial, Rejuvenescimento Corporal e Estrias.

Geralmente, o procedimento é realizado com anestesia tópica, porém, dependendo da sensibilidade do paciente e a parte do corpo a ser tratada, é possível realizar infiltrações de anestésico para alívio da dor. A duração do procedimento é cerca de uma hora. Mas, no decorrer, podemos fazer repasses e novos disparos para que a pele seja completamente tratada, sem “falhas”. O médico controla a potência do aparelho e o tempo dos disparos. Imediatamente, após o procedimento, notamos um leve eritema e um pequeno edema no local tratado. A recuperação da pele costuma ser rápida, podendo o paciente voltar às suas atividades dentro de cinco dias. As vantagens dessa técnica são variadas, tais como tratamento personalizado, de acordo com cada tipo de tecido cutâneo, baixos riscos, rápida recuperação e mínimos efeitos colaterais. No entanto, é imprescindível evitar o sol nos dias seguintes ao procedimento, especialmente enquanto a pele estiver avermelhada e sensível, sob pena de haver manchas castanhas nos locais tratados.

*Ylka Virgínea Ribeiro CRM: 5529-PB Membro da Sociedade de Dermatologia ; Especialista em dermatocosmiatria pela Faculdade de Medicina do ABC - São Paulo; Doutoranda - Santa Casa de São Paulo

26

Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) | Onde Encontrar: BELEZA - nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


Decoração feita por Fawsia Santos

Detalhes nos personalizados

Bruno Lins e Fawsia Santos brindam um aninho de Enzo Aviões, pilotos e manobras aéreas deram vida à tematica da festa

Bruno Lins e Fawsia Santos com o aniversariante Enzo


Lancheirinhas foram bolsas de viagem

Mesa dos personalizados, com elementos de aeroporto e viagem

Somos gratos ao Senhor pela vida de Enzo e pelo que temos vivido desde o seu nascimento. Hoje, só temos motivos para celebrar e nos alegrar.” Bruno Lins

Os tios Fayruss Maria e Adênio Leite

Os tios Jânio Braga Filho e Ana Camila Almeida

Toda a fofura de Enzo

fotos: Estúdio 3cliques

O pequeno Enzo Santos de Sá Braga, filho do administrador Bruno Lins e da produtora e decoradora de eventos Fawsia Santos, ganhou uma linda festa, no Pirlimpimpim Kids, no bairro do Bessa, em comemoração ao seu primeiro aninho de vida. Ao entrar no salão, a sensação dos convidados era de que estavam prestes a fazer uma viagem... É que o tema da festa foi “Avião”, e tudo foi minimamente decorado com elementos que lembram o céu e os aeroportos. A temática foi escolhida por Fawsia como uma forma de homenagear o pai dela, João Alberto Pereira. “Meu pai era piloto e tinha seu próprio avião. O sonho dele era ter um neto homem para dividir com ele essa paixão”, revela emocionada. Embora não tenha conhecido

o avô, Enzo já demonstra que gosta de aviões tanto quanto de bolas, carrinhos de brinquedo e até bateria. Além disso, o pai do aniversariante também sempre teve fascínio por avião. “Ele tem um sonho de pilotar um dia. Então, não tivemos dúvida quanto ao tema”, esclarece Fawsia. “Enzo acorda sempre sorrindo, é muito brincalhão e adora ser o centro das atenções”, conta Bruno, que é proprietário da rede de ensino Colégio Meta, ao lado dos pais Jânio e Cileide Braga. A festa também marcou a volta de Fawsia à produção de eventos. Quando Enzo nasceu, ela, que é proprietária da “Sonho Meu Eventos”, decidiu estender a licença maternidade, para curtir o crescimento do primogênito e dar total atenção às suas necessidades.


Os anfitriões com Julianne, Jânio Filho, Ana Camila, Mariana, Ana Luíza, Cileide e Jânio Braga

Fawsia com as amigas Giovanna Dias, com Letícia Maria, e Lina Coutinho, com Catharina

Decoração da festa é assinada pela mãe do aniversariante Fawsia escolheu esse momento para coroar seu retorno ao mercado

Momento de descontração com o pequeno Enzo e o aviãozinho de MDF

Todo o projeto da festa foi preparado por Fawsia, desde o layout até a contratação dos profissionais, além dos detalhes que envolvem a decoração, os cenários e os personalizados. Segundo ela, a ideia era que os convidados pudessem desfrutar de uma linda viagem lúdica infantil. Além das cores azul, branco e vermelho, a decoração contou com hortênsias azuis, que remetiam às nuvens no céu, que foram fornecidas pela Uniflor. As lancheirinhas foram colocadas em esteiras em movimento, que lembravam a forma como as bagagens são disponibilizadas nos aeroportos. O bolo foi feito pelo Ateliê MM. O buffet da festa foi preparado pela própria casa de recepção e contou com couvert de boas vindas, composto por canapés variados, salgadinhos, lanchonete infantil (mini pizza, hambúrguer, batata frita

e pipoca), ilha saudável (saladas, sanduíches naturais, sucos e frutas) e finger foods. Foi oferecido ainda um jantar aos convidados, com frango ao thermidor em cama de arroz e massa curta com ragu de filé. Os docinhos foram feitos por Cacau Steves e Isabella Leite, e os bem-vividos por Sula. A estrutura e a iluminação foram de Júnior Santa Luzia. As filmagens foram feitas por Jonas DVD. A animação da criançada ficou por conta da Imaginart e da Bandinha de Circo. Com cerimonial de Tia Pri, o pequeno Enzo se vestiu a caráter para receber os 170 convidados. A roupa: um macacão de piloto, réplica do modelo que o avô usava. Essa foi mais uma forma que a família encontrou de homenagear o senhor João Alberto. “Preparamos essa festa com todo amor e carinho, para ressaltarmos o quanto nos sentimos felizes e abençoados com a chegada de Enzo em nossas vidas”, ressalta Fawsia.


Adênio Leite - Giulia Maria - Fayruss Maria - Felicidade Santos

Sonhar, projetar, executar e viver esta linda viagem ficará para sempre marcado em mim, como mãe e como profissional. Foi muito especial.” Fawsia Santos

Os tios Mariana Braga e Renan Farias e a prima Ana Luiza

Cibele Leão - Humberto Arruda - Amanda Galdino - Kadu Martins - Bernardo Leite Petrúcio Medeiros - Ceres Leão Hora de apagar a velinha

Pastora Andrea Fabiana

Com Fernanda Teixeira e Arnaldinho Von Shosten

O sorriso contagiante do pequeno Enzo, que veste uma réplica do macacão do avô


Ginecomastia Como resolver o excesso de mamas nos homens?

foto: shutterstock

GINECOMASTIA

*Por Francisco Odílio

O

desenvolvimento excessivo das mamas nos homens é conhecido como ginecomastia e é causa de constrangimento e vergonha devido ao aspecto afeminado que ele dá. O homem possui glândulas mamárias, porém, em situações normais, elas não se desenvolvem. A ginecomastia pode ser decorrente do aumento da glândula mamária, da gordura ou da associação de ambas. Existem diversas causas associadas a esse problema como genética, alterações hormonais ou alguns tipos de medicamentos ou drogas. No entanto, a maioria dos casos não tem causa definida. CORREÇÃO DAS MAMAS Através de uma consulta médica detalhada, é feito o diagnóstico e são solicitados exames laboratoriais e de imagem e indicado o melhor tratamento para cada caso. A princípio, o exame préoperatório consiste saber qual a causa real da doença, se foi causada por medicamentos ou alguma patologia. A cirurgia para correção é realizada no hospital e tem duração de aproximadamente duas horas, sendo o internamento de 24 horas. As opções de anestesia incluem sedação intravenosa com local, peridural ou anestesia geral. Nos casos em que a ginecomastia é, principalmente, o resultado de excesso de

gordura, somente lipoaspiração pode ser utilizada. Técnicas de retirada da glândula são recomendadas quando o tecido glandular mamário ou excesso de pele devem ser removidos para corrigir o problema. CICATRIZAÇÃO As cicatrizes na maior parte dos casos localizam-se na própria aréola e apresentam excelente aspecto. Nos casos de predomínio misto, ou seja, gorduroso e glandular e que corresponde à grande maioria das ginecomastias, o padrão ouro de tratamento é a associação de lipoaspiração e retirada da glândula. A colocação de dreno pode ser necessária, auxiliando na remoção de líquidos acumulados e geralmente esses drenos são retirados em 48 horas. RECUPERAÇÃO E RETORNO ÀS ATIVIDADES No pós-operatório, é recomendado o uso de malha compressiva para acelerar o processo de recuperação. O retorno às atividades normais e ao trabalho se dá em alguns dias. Nos primeiros dias, a região estará bastante inchada, e o resultado definitivo pode ser visto em poucos meses. A cirurgia devolve a autoestima do homem, eliminando constrangimentos em vestiários, praias e atividades sociais.

*Francisco Odílio Cirurgião Plástico – CRM 5702/ RQE 3944; Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – SBCP; Especialista em Cirurgia Plástica - CFM e AMB; Cirurgião Plástico do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW); Cirurgião Plástico do Hospital Ortotrauma. Informações, dúvidas e sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: BELEZA – nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA

32


Foto: Shutterstock

REJUVENESCIMENTO

DERMATOLOGIA NO ESTADO DA ARTE Novas abordagens estratégicas e anatômicas da face revolucionam o rejuvenescimento *Por Vivianne Araújo

Q

uem nunca pensou em fazer um tratamento dermatológico para rejuvenescer ou aperfeiçoar as formas do rosto, mas, devido aos casos de insucesso registrados na mídia e até mesmo deformantes de alguns conhecidos, acabou por desistir ou postergar este sonho antigo. Antes de tudo, é preciso esclarecer que os procedimentos injetáveis (toxina botulínica, ácido hialurônico, sculptra, radiesse) não foram criados para deformar ou transformar a aparência de um indivíduo em outro. A premissa de um tratamento bem feito é alcançar a proporção das formas equilibradas para cada paciente. É personalizar, ao máximo, buscando sempre a naturalidade. Até algum tempo atrás, era comum o uso de um produto chamado Metacril (metacrilatos), uma substância não compatível com a pele, não absorvida e com altos índices de complicações e deformidades. Vários usuários - até hoje - sofrem as consequências deste produto. E, geralmente, em quase 100% dos casos, os indivíduos, que apresentam reações e aparência artificial, utilizaram os acrilatos. Sua única vantagem

é o valor, infinitamente mais barato que os citados no parágrafo acima. No último mês de setembro, tivemos a oportunidade de participar de um seleto encontro no Panamá, onde se reuniram os maiores experts em rejuvenescimento da América Latina. Lá, recebemos aperfeiçoamento com as mais recentes técnicas para o famoso “Lifting Líquido“. Este procedimento contempla a associação de vários produtos injetáveis em única sessão, que buscam não só rejuvenescer a face, mas, sobretudo, alcançar as proporções matemáticas da simetria e da beleza facial. São pontos estratégicos, que com sutileza, destreza e profundo estudo das bases anatômicas, conseguem revelar a beleza escondida em cada rosto. É a dermatologia chegando definitivamente no estado da arte... E viva o Leonardo da Vinci! Muito cuidado com falsos especialistas que se intitulam “dermato”. Dermatologista só é aquele médico registrado no CRM como tal. Consulte também www.sbd.org.br.

*Vivianne Araújo Dermatologista | CRM-PB: 5599 | RQE: 2598 Pós-graduada em Cosmiatria (Dermatologia Estética) pela FMABC – São Paulo; Membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Cirurgia Dermatológica; Residência em Clínica Médica no HSPM - São Paulo; Especialização em Dermatologia no Hosp. Heliópolis - SP; Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica; Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.

34

Informações, dúvidas e sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: BELEZA – nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


Ednaldo Troccoli - Diana Miranda - Janine Tillmann - Glaucia Miranda

Janine e sua mãe Glaucia Miranda recebem os convidados

Janine, apesar de jovem e dona de uma personalidade marcante, tem um bom gosto imbatível. Desejo bênçãos em sua vida.” Cecília Miranda

Momento de descontração antes da festa

Produção de Janine assinada por André Nascimento

Mãe e tias se divertem e brincam com a aniversariante

fotos: Gil Monteiro

Toda garota sonha com sua festa de 15 anos, com o momento em que ela será transformada em princesa em uma noite mágica, cheia de alegria e encantamento ao lado de amigos e familiares. E isso não foi diferente para Janine Miranda Tillmann, filha de Cloude Tillmann (in memoriam) e Glaucia Miranda Tillmann. Usando um vestido rosê, em Shantung Dior, com bordado dourado, e ao som do violino de Paulo Barreto, ela recepcionou os convidados na companhia do padrinho Ednaldo Trocolli Filho, da tia Diana Miranda e da mãe Glaucia Miranda. A Palazzo Cristal foi decorada por Cecília Miranda com lustres exuberantes, espelhos venezianos gigantes, móveis clássicos, rosas

lisianto e flores nobres, transformando-se em um verdadeiro palácio imperial. Detalhes, com dourados e cristais, também deram um toque especial ao cenário do bolo e doces, enriquecendo o momento do brinde. A noite teve música lounge ao som do Dj Vilarim, que tocou para os convidados até o momento do parabéns. Com o cerimonial de Fillip Miranda, a equipe Palazzo Cristal deu um show de bom gosto e qualidade ao montar uma rica mesa de frios e quentes, desde lagosta até massas sofisticadas, além de uma variedade de frutos do mar. Os convidados também puderam degustar de drinks tropicais com o Bar de Coquetéis da Palazzo Cristal, dirigido pelos competentes empresários Neto Miranda e Felipe Miranda.


Cecília Miranda e Jorge Reis celebram a data com Janine

Presença de Nicolau Cravo e Sânia Miranda

Janine Tillmann comemora 15 anos com festa dos sonhos Palazzo Cristal Recepções foi o local escolhido para brindar a data

Bolo assinado por Maria Helena Moura encantou os convidados


Palazzo Cristal arrasa na decoração

Decoração em tons pastéis deu um ar romântico e sofisticado ao ambiente

Gratidão, risos e lágrimas marcam a noite de comemoração Debutante recebe homenagens e dança a valsa com Ednaldo Filho

Janine é recebida pela mãe Glaucia Miranda

Janine Tillmann dança a valsa com o padrinho Ednaldo Troccoli Filho

Debuntante também dança com o primo Tiago Gali


Drinks tropicais feitos por Felipe Miranda e Neto Miranda

Dedico esta noite mágica a você pai... Sinto uma imensa saudade sua, onde estiver não se esqueça de mim.”

Janine Miranda Doces feitos por Silvana Nóbrega

Glaucia Miranda homenageia a filha

Mãe e a tia Diana cantam para Janine

Janine, como autêntica Suíça Francesa, mas que ama os Beatles e Rolling Stones, desceu as escadas ao som da música “Here Comes The Sun”, dos Beatles, e foi recebida pela mãe, que a conduziu até o dancing. Sua primeira valsa não poderia deixar de ser Edith Piaf, com a música “La Foule”, e foi com o padrinho Ednaldo Troccoli Filho, representando o pai, já falecido. A segunda valsa foi com o primo Tiago Gali, que representou a segunda geração dos Mirandas. Na terceira valsa, participaram a mãe da aniversariante, com o sobrinho Fillip Miranda, e a madrinha Diana Miranda, com o sobrinho Henrique Holanda. Em seguida Glaucia e Diana cantaram uma música Francesa para a debutante, com a participação do tio músico Paulinho Di Tarso.

Debutante vibra e se alegra com as homenagens

O vestido da valsa foi uma produção da Maison Cecilia Miranda tendo como objetivo realizar o sonho de Janine que, apesar de jovem, é dona de um bom gosto e inteligência. O vestido era em renda francesa fitado com detalhes em alto relevo, saia em tule francês, bordado com cristais Swarovski. A produção de cabelo e maquiagem foi da L’Equipe Júnior Mendes, que a deixou linda, digna de uma verdadeira princesa. A debutante ficou muito feliz e emocionada na hora das homenagens, em especial, quando a tia Elizabeth Miranda expressou o sentimento de um pai bom e dedicado que partiu, quando Janine tinha apenas 10 anos, mas que tinha como sonho realizar uma linda festa de 15 anos para ela.


Airton Fernandes Isabelli Souza -com Angélica - Janaína Vilar Vilma Bezerra Lindinalva Barbosa Janine encanta- os convidados um lindo vestido da- Maison Cecília-Miranda

Após o brinde, noite é animada pela Banda Forró do Chefe Amigos e familiares caem na pista de dança até o dia amanhecer

Um brinde à debutante com a família Miranda


Glaucia e Ednalda festejam com Janine

Um brinde a nova fase da debutante

Familiares comemoram juntos com a aniversariante

Minha filha, minha vida, meu tudo. Minha maior realização, te amo. Que Deus te faça sempre feliz.” Glaucia Miranda

Amigos e parentes caem na pista de dança

Maria Barbosa - Conceição Forró doJosé Chefe agita os convidadosImperiano

Com todo o carinho dos convidados, Janine pode ver o sonho do pai ser concretizado na linda festa que a família planejou para ela, com direito até a música francesa. Isso mesmo! Ela cantou com a tia Diana Miranda, que é cantora na Suíça, e o tio Paulo di Tarso uma música de Francis Cabrel, chamada “Je’T’aimais, Je T’aime, Je T’aimerai”. Na ocasião, amigas e parentes também homenagearam a aniversariante. Após os parabéns e o corte tradicional do bolo, feito por Maria Helena Moura, a noite se estendeu até as primeiras horas do domingo ao som do Forró do Chefe, que levou a turma jovem a cair na pista de dança com muito forró. Com iluminação e som do Signus (Júnior) e filmagem de

Tiago conexão, a festa de Janine ficou do jeito que ela sempre sonhou. Os doces e lembranças ficaram a cargo de Silvana Nóbrega . O grande destaque foi uma mesa com chocolates suíços. Os convidados ainda receberam sandálias personalizadas para aproveitar a festa e se divertir na pista de dança. A tia Cecília Miranda e o primo Filip Miranda se dedicaram exclusivamente para a noite da debutante, cuidando da decoração e organização da festa, durante um ano de preparativos. As fotos foram de Gil Monteiro. Uma noite em tons pastéis com dourado, sorrisos, comemorações e homenagens ficarão marcado pra sempre na memória de Janine e dos seus familíares.


BOA FORMA

8

dicas que vão ajudar seu corpo a ficar em forma *Por Werônyca Félix

C

om a aproximação do verão, a procura nas clínicas de estética, por tratamentos com resultados rápidos e que ajudam a melhorar a aparência do corpo, só aumenta. Tenho observado que a procura maior é para eliminar a gordura localizada, celulite e flacidez. Então, para conseguir os resultados desejados para brilhar no verão, listei oito tratamentos mais indicados:

1. Criolipólise – Promove a redução da gordura localizada em até 25%, através do seu

congelamento. Tudo isso sem cirurgia, cortes ou anestesia. É indicada para qualquer pessoa com gordura localizada em abdômen, flancos, culotes, braços, costas e interno de coxas. O procedimento dura cerca de uma hora por área, e o paciente volta as suas atividades logo após a realização.

2. Lipocavitação - Também conhecido por “lipo sem cirurgia”, é um tratamento não

invasivo e indolor, que promove a eliminação da gordura localiza em diferentes partes do corpo, além de melhorar o aspecto das indesejáveis celulites.

3. Heccus Turbo® - Trata-se de um equipamento computadorizado, que possibilita o tratamento da gordura localizada e da celulite através de procedimento que combinam ultrassom de alta potência e correntes elétricas. Além disso, não produz edemas ou hematomas e não altera a rotina diária do paciente. Hoje, ele é sinônimo de ótimos resultados.

4. Carboxterapia - É uma terapia baseada na aplicação de gás carbônico no tecido adiposo (tecido das gorduras), com o objetivo de promover uma acidez que agita as moléculas de gordura e oxigena o tecido, além de auxiliar no retorno linfático e venoso do tecido. Ela é indicada para tratar celulite, estrias, gordura localizada e flacidez da pele.

5. Endermologia - É uma técnica não invasiva utilizada para o tratamento da celulite e

gordura localizada. Com o exclusivo sistema de massagem mecânica, atua através de ventosas, sem causar dor ou traumas. Suas quatro ponteiras possibilitam várias técnicas de massagem, que atuam nos tecidos mais profundos e promovem um intenso aumento da circulação.

6. Hertix Octopolar - É uma radiofrequência e tem como objetivo amenizar e, em certos

casos, até eliminar celulites, gorduras localizadas e marcas de expressão, já que estimula a formação de colágeno, por meio da indução de calor nos tecidos. O procedimento é indolor e não invasivo. É recomendado para todos os tipos de pele.

7. Drenagem Linfática - Como o próprio nome diz, é uma forma eficiente de eliminar o

excesso de líquido e toxinas do organismo e, consequentemente, diminuir as medidas e amenizar as celulites. É muito indicada para o verão, já que a retenção de líquido se agrava com o aumento da temperatura.

8. Massagem Modeladora - É feita a partir de movimentos rápidos e intensos de compressão e deslizamento, que possibilitam modelar o contorno corporal do cliente, reduzindo medidas.

O consultório Werônyca Félix Fisoterapia DermatoFuncional utiliza protocolo específico para cada cliente, mediante associações de técnicas, onde é respeitada a individualidade biológica de cada pessoa. É importante frisar que o número de sessões indicadas, para cada tratamento, assim como as associações, varia de acordo com a necessidade de cada cliente.

foto: shutterstock

*Dra. Werônyca Félix

42

Fisioterapeuta 191795-F Pós-graduação em Fisioterapia Dermato Funcional e Cosmetologia pela Faculdade Redentor - RJ; Educadora Física 001572-6/PB; Pós-graduação em Fisiologia do Exercício pela Universidade Federal da Paraíba - PB Informações, dúvidas e sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: BELEZA – nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


BABADO BEAUTY

foto: Bruno Barreto | modelo: Talita Hartmann | make-up: Kátia Freire

O

44

verão já está batendo à nossa porta, e os penteados mais descolados estão chegando com muita leveza, praticidade e novos estilos. E sabe qual é a trend da estação mais quente do ano? Os coques. Isso mesmo! Eles são penteados versáteis e super práticos de fazer. A mais nova onda entre as celebridades é o estilo “podrinho”, que é preso de forma casual, com alguns grampos, e que apresenta fios soltos como se estivesse um pouco assanhado ou saído de algum lugar com muito vento. Nada de bom acabamento, pois assim tira o ar despretensioso desse estilo. O “coque podrinho” é ideal para eventos casuais, ou até mesmo festas de luxo, basta apenas mudar a concentração dos fios soltos e assanhados, mas deixando aquele ar natural de quem já é linda e precisa de muito pouco para dar um UP no visual. Seja com um jeans, ou mesmo com saia midi, calças, shortinhos, vestidos e roupas de festa glam, os coques estão em primeiro lugar no verão, basta acrescentar acessórios incríveis para incrementar o look, como flores, laços, lenços, tiaras, arranjos e strass. Tudo que valorize o pescoço ou o penteado. Então, se quer ser ousada e antenada nesse verão, nada de penteados super acabados e perfeitinhos, caia na onda dos coques e use seus cabelos com liberdade, naturalidade e leveza. Afinal, o verão pede um pouco mais de ousadia e muitas cores. Por que não apimentar seu visual?! Na makeup, abuse das cores de batons, como laranja, vermelho, rosa, roxo e metálico. Nos olhos, explore cílios com muitas camadas de rímel, ou aproveite para usar os postiços. Nas sombras, tons de nudes e metálicos nudes são uma boa pedida para combinar com os lábios coloridos. A dica foi dada, agora é curtir o verão e arrasar nos encontrinhos com a naturalidade e o estilo que o nosso verão pede. Beijooooo.


TRATAMENTO COMPLETO PRA VOCÊ! VENHA FICAR BONITA

NA DR. LASER. COM A PELE

LINDA E FIRME. Clareamento de manchas Limpeza de pele Peeling facial e corporal Rejuvenescimento facial Tratamento de cicatrizes e estrias Tratamento para celulite e gordura localizada facial e corporal Tratamento de varizes com laser Remoção de tatuagens Depilação a laser

, O MAIS ACNE LUX TAMBÉM O ENTO PARA AM CONHEÇA AT TR DEROSO NOVO E PO CNEI CA E OLEOSA. PELE A

CAMPINA GRANDE

(83) 3077-5754

JOÃO PESSOA (83)

/drlasercampina /drlasercampina dr.laser.com.br

3031.7275

/drlaserjoaopessoa /drlaserjp

O MELHOR TRAT PARA ESTRIAS AMENTO , MANC HAS E LINHAS DE EXPRESSÃO.


Empresário Fillip Miranda comemora mais uma edição do Espaço Noivas e Festas

Espaço Noivas & Festas atrai público recorde à Palazzo Cristal Exposição, palestra, sorteios e desfile marcam a 9ª edição do evento

Tendências masculinas em cortes e trajes

Fillip Miranda e Karina Marques à frente do projeto

fotos: Diego Carneiro e Gil Monteiro

A nona edição do Espaço Noivas & Festas foi realizada, com sucesso, no mês de outubro, na Palazzo Cristal, sob o comando do empresário Fillip Miranda. Devido a repercussão extremamente positiva, a Feira já se tornou parte do calendário de eventos do setor, trazendo o melhor em produtos e serviços para casamentos, formaturas, 15 anos e grandes eventos. Com cerca de 60 empresas reunidas em um só lugar, o Espaço Noivas & Festas contou com desfiles de tendências de vestidos, maquiagem e penteados para noivas e trajes para os noivos, sorteios e palestras, com temas atuais, que foram ministradas por profissionais renomados do mercado local.

Os visitantes, que, na entrada, doaram um quilo de alimento não perecível, para a Casa da Criança com Câncer, ainda conferiram apresentações de banda baile e os estandes de serviços e produtos de empresas de convites, recepção, decoração, buffet, fotografia, aluguel de materiais e estrutura para todos os tipos de eventos. Fillip Miranda mostrou-se bastante satisfeito com o resultado da feira e ainda agradeceu a participação dos expositores e a presença dos visitantes. “Graças a Deus pudemos mostrar o que há de melhor no mercado de casamentos e festas e, assim, ajudar todos os noivos a realizarem seu sonho. Obrigado a todos pela confiança e participação”, agradece.


Área ampla e diversificada dos expositores

Espaço montado por André Luiz e a empresa Donaire

Poder oferecer serviços e produtos, em um só lugar, a todos os noivos e vê-los sairem da feira cheio de ideias é muito gratificante.” Fillip Miranda

Valentine - Cecília Miranda - Jorge Reis

Momento do sorteio de brindes

Desfile de trajes, maquiagem e penteados para noivos e noivas

Evento mostra a tendência em vestidos de noivas e buquês

Palestra com profissionais da área sobre o mercado


Fotos: Shutterstock

PEELING QUÍMICO

*Por Angelória Dias Fotos ilustrativas cedidas pelo autor

P

ara quem ainda não conhece, o SUMMER PEEL vem sendo considerado o mais novo queridinho dos famosos por ser a metodologia mais completa no cuidado com a pele, pois age de forma multidimensional, tratando, simultaneamente, epiderme e derme, com foco no rejuvenescimento, estrias, flacidez, cicatriz de acne, alopecia e clareamento. O método SUMMER PEEL cuida da pele com esfoliação química ao longo do ano e veio justamente desconstruir os mitos sobre peeling, mostrando uma nova visão sobre este recurso, já que muitas pessoas pensam que não podem tratar a pele no verão, mas isso não é verdade. Assim como você pratica exercícios físicos o ano inteiro, para manter a saúde em dia, o mesmo raciocínio deve ser adotado para os cuidados com a pele: a rotina deve ser o ano todo e não somente nos dias frios e amenos. Nossa região apresenta um clima quente onde o calor é continuo, o que sugere que sejamos sempre banhados por uma alta carga de radiação ultravioleta (RAV). A RUV atinge a pele aumentando a taxa de produção de produtos inflamatórios. Este estresse constante do tecido pode favorecer o aparecimento de manchas, rugas, flacidez, foto envelhecimento, além de patologias dérmicas e alterações cancerígenas. Por isso que se faz necessário um tratamento contínuo. O importante é não esperar a pele manchar ou se sentir desconfortável para só depois buscar tratamento. O tratamento com o SUMMER PEEL precisa de um número médio de seis atendimentos (podendo variar segundo o problema tratado), somente assim asseguramos que o clima tropical brasileiro não vai interferir no tratamento. Durante o procedimento, o médico utiliza um creme anestésico para amenizar o ardor e o formigamento, nos casos dos peelings médio e profundo. No final da sessão, a pele fica vermelha ou esbranquiçada, de acordo com a concentração e tipo de ácido, aplicado sobre a região. Após a primeira sessão, já é possível ver os resultados. O SUMMER PEEL não é indicado para grávidas, pessoas sensíveis a ácidos, com doenças ativas (exceção da acne) no local a ser realizado o procedimento, assim como em portadores de doenças imunológicas e com tendência a formação de queloides, nos casos de peelings profundos.

ANTES

DEPOIS

ANTES

DEPOIS

* As fotos, acima, são ilustrações de tratamentos já realizados com pacientes, no entanto, ressaltamos que os resultados variam de acordo com a pele e a resposta corporal de cada um.

*Angelória Dias Empresária e Esteticista Clínica SPA Urbano Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 32466508 (a redação) Onde Encontrar: BELEZA - nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA

48


foto: Fernando Bronzeado


LASER FACIAL E CORPORAL

* Por Maria Josinete

É

fato que a procura por cuidados corporais e faciais vem crescendo bastante entre homens e mulheres que se preocupam com a aparência, por isso os equipamentos estéticos vêm tomando conta do mercado brasileiro, tornando-se, assim, um grande aliado na busca por resultados satisfatórios. Dentre os lançamentos, a grande novidade é o Laser Elite, que já disponível na clínica Belladerme. Ele possui baixa potência, que age estimulando o metabolismo celular sem causar lesões ou efeitos de queimadura na pele, e a aplicação é agradável. Atua em vários tratamentos faciais (acne, manchas, olheiras, marcas de expressão, hidratação, estímulo de colágeno...) e tratamentos corporais, como melhora de estrias, biomodelação e drenagem linfática.

Cada tipo de luz do Laser Elite traz um benefício específico:

Foto: Bernardo Leite

Luz laser vermelho: indicado no tratamento da acne por ser altamente cicatrizante, melhora o aporte sanguíneo para o local da lesão, controlando o processo inflamatório e as fases da cicatrização, atua no metabolismo do colágeno, tratando as linhas e marcas de expressão da pele, evita queloides nos tratamentos pós cirurgia plástica.

50

Luz laser infra-vermelha: serve para a revitalização da pele. Luz led azul: elimina algumas bactérias que causam acne, promove intensa hidratação da pele e também auxilia no clareamento de manchas mais superficiais e olheiras. Luz led âmbar: utilizada no tratamento da flacidez, estimulando o metabolismo do fibroblasto, célula que produz o colágeno e também atenua o espessamento do colágeno mais velho presente na pele. O lazer Elite não é indicado no caso de tumores malignos, no local da aplicação da luz, sobre a glândula tireoide, glaucoma, dermatoses (por fotossensibilidade) e pacientes submetidos a tratamentos com ácido retinoico, como, por exemplo, o roacutan, retin A, retinol A, vitanol A, tretinoína, isotretinoína e antibióticos a base de tetraciclina. O número de sessões varia de acordo com a complexidade da patologia da pele e por isso, como qualquer tratamento, deve ser realizada uma avaliação prévia com um profissional.

*Dra. Maria Josinete COREN: 207275 Clínica Belladerme Saúde e Beleza Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: BELEZA - nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


Gilberto Júnior - Gilberto Moura - Fillip Miranda - Cinthya Miranda

Marcondes Júnior - Patrícia Marques - Fillip Miranda - Karina Marques - Gorette Marques

O trofeú Heitor Falcão é um reconhecimento da sociedade aos meus 14 anos de trabalho. Só tenho a agradecer a Deus por todas as bênçãos derramadas em minha vida.” Fillip Miranda

O empresário Fillip Miranda com o troféu Heitor Falcão 2016

Fillip Miranda com a esposa Karina Marques

fotos: José Sampaio, Osmar Santos e Ismael Pessoa

O empresário, cerimonialista e palestrante Fillip Miranda foi agraciado com o trofeú Heitor Falcão 2016 pelo colunista social Abelardo Jurema, que fez questão de ressaltar o excelente desempenho do homenageado em sua área de atuação. Fillip herdou o talento da avó materna, Alaide Miranda, e da mãe, Sandra Miranda, e iniciou sua carreira ainda jovem. Com 17 anos, ele assumiu a loja de aluguel de roupas da família, o Miranda´s Noivas, que, hoje, destaca-se no mercado pela inovação e ousadia das peças. Apesar da pouca idade, o sucesso também chegou cedo. E não poderia ser diferente. Com muita dedicação, conhecimento técnico e tempo hábil, para conduzir o planejamento de forma segura

e responsável, Fillip, ao longo destes 14 anos, sempre fez questão de implantar seu conceito operacional de trabalho e, com isso, conquistou a credibilidade do mercado. Afinal, um evento bem planejado e organizado é fruto de um trabalho sério e comprometido com o cliente. Ele, que trabalha com formaturas, 15 anos, casamentos, congressos, eventos institucionais e seminários, possui no seu currículo vários cursos no segmento, incluindo uma especialização no Curso de Empreendedor em Eventos pelo Sebrae. Possui experiência nas áreas de Cerimonial Social, Público e Universitário. Ele também já trabalhou no cerimonial do Ministério Público da Paraíba e foi staff de Roberto Cohen, o Cerimonialista das Estrelas, em eventos no Rio de Janeiro.


Os homenageados com a tia Cecília Miranda

Fillip ladeado por Gilberto Júnior e Lilian Chaves

Fillip Miranda é contemplado com o troféu Heitor Falcão Ao lado de Karina Marques, empresário e equipe festejam premiação

Os homenageados com a equipe de cerimonial da Fillip Miranda

Empresário recebe o troféu das mãos de Glícia Rangel, comercial do Correio da Paraíba

Fillip Miranda com o pai Gilberto Moura


MEDICINA INTEGRATIVA

*Por Márcia Fonseca

A

medicina tradicional fundamenta-se em diagnosticar e tratar o paciente portador de doenças já instaladas, controlando os efeitos e pouco se atenta às causas destas disfunções. Analisando esta realidade e identificando a necessidade de uma proposta mais voltada à promoção da saúde - que busca a origem das disfunções orgânicas, corrigindo suas causas, baseada na fisiologia humana - surgiu, no fim dos anos oitenta, nos Estados Unidos, o modelo de Medicina Integrativa, que integra tratamentos da medicina convencional com terapias consideradas complementares ou alternativas. MEDICINA INTEGRATIVA Segundo Dr. Andrew T. Weil, Medicina integrativa é uma abordagem médica orientada para a cura (healing), tendo como um foco o cuidado do paciente como um todo. Medicina integrativa não é sinônimo de medicina alternativa ou complementar, pois não rejeita a medicina convencional e tampouco aceita tratamentos complementares ou alternativos sem um olhar crítico.

Foto : shutterstock

IDENTIFICAÇÃO DE DOENÇAS A ideia é propor uma mudança de paradigma no tratamento médico, pois estimula o indivíduo a ser participante ativo neste processo de cura, através da mudança do estilo de vida, buscando equilíbrio do corpo e mente, sob orientação de um profissional médico que é responsável por identificar, através de um histórico clínico minucioso e exames laboratoriais e de imagem, a presença de inflamação subclínica e suas consequências, como diabetes, hipertensão arterial, AVC, câncer, etc. TRATAMENTOS E MELHORA DA SAÚDE Através de medidas como modulação hormonal, reposição de vitaminas e minerais primordiais ao bom funcionamento de todos os órgãos, reeducação alimentar e atividade física regular (e prazerosa), e ainda controle do sono e estresse, teremos, ao longo deste acompanhamento, melhora significativa dos índices de saúde, disposição, emagrecimento, capacidade cognitiva, resultando em um bem estar geral, vitalidade e longevidade. Como esses tratamentos são customizados para cada paciente, pesquisá-los se constitui um desafio.

*Márcia Fonseca CRM: 4216/PB Graduação em Medicina/UFPB; Diplomas & Experiências Graduação em Farmácia/FURNE; Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia/UFRN; Título de Ginecologia e Obstetrícia pela Febrasgo; Título de Colposcopia pela Associação Brasileira de PTGI e Colposcopia; Diploma Brasileiro de Histeroscopia, pela Federação de Endoscopia Ginecológica e Obstétrica Brasileira; Graduação Lato Sensu Master em Ciências da Fisiologia Humana, pela Faculdade Talles de Mileto; Médica T-40h Ginecologista do Hospital Universitário Lauro Wanderley/UFPB; Obstetrícia, Colposcopia e Histeroscopia Médica T-20h da Secretaria de Saúde de João Pessoa; Instituto Cândida Vargas, atuando em Obstetrícia, Colposcopia e Histeroscopia

54

Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: SAÚDE - nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


DENTADURA

* Por Dácio Lima e Fernanda Gonçalves

U

ma coisa que não temos dúvida nos dias atuais, é que, um belo sorriso faz muita diferença na vida de qualquer pessoa, pois melhora a autoestima, fala, mastigação e muito mais. Tudo isso depende de dentes saudáveis e bem posicionados, favorecendo um sorriso agradável. Mas, e o paciente que não tem dentes, o desdentado total ou quem tem poucos dentes? Está condenado a uma vida acompanhado de insegurança e desconfortos com relação a saúde bucal? Jamais. Atualmente, temos várias possibilidades de reabilitação, sendo a mais complexa a prótese total, devido ao paciente não ter nenhuma referência, para que o profissional se guie na hora de fazer o tratamento, como também pela instabilidade de uma prótese total. Sabemos que, por melhor que seja uma dentadura, temos apenas 20% da função na mastigação, comparada a uma pessoa que tem todos os dentes. Com essas dificuldades, a odontologia procurou desenvolver

próteses mais confortáveis para o paciente. Uma muito utilizada, hoje em dia, é a Overdenture, que é uma dentadura usada com apoio de implantes, ou dentes, para melhorar a sua fixação. É muito indicada para pacientes com pouco osso, por questões financeiras ou doenças sistêmicas. A principal vantagem da Overdenture é que ela reabilita o paciente em todos os sentidos, mastigação, fonética e estética, de uma forma relativamente rápida. É muito aplicado em pacientes com dificuldades de coordenação motora devido à facilidade para higienizar. Como a prótese é retida por implantes, ou dentes, ela se torna mais segura, para sua remoção. É necessário puxá-la, não apenas empurrá-la com a língua, isso faz com que o paciente se sinta mais confiante e com a autoestima elevada.

*Dácio Lima Gonçalves Júnior Fotos: Shutterstock

CRO: 3467 - PB

56

*Fernanda de C. Miranda Gonçalves CRO: 3843 – PB Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: SAÚDE - nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


foto: shutterstock

MÉTODO BUSQUET

*Por Liana Leal

O

Método Busquet é um procedimento inovador, desenvolvido pelo fisioterapeuta francês Leopold Busquet, que permite adequar ao paciente um tratamento personalizado, abrangente e coerente. O método das cadeias fisiológicas de Busquet é baseado em um exame completo e integrado, da cabeça aos pés, que coloca em evidência os pontos de tensão em diferentes partes do corpo, em cada uma das cadeias fisiológicas. Essas cadeias são circuitos anatômicos através dos quais se propagam as forças organizadoras do corpo. Se uma dessas cadeias apresenta um ponto de tensão, ela irá provocar disfunções, deformações e dores. É justamente nesses sintomas que o método se mostra eficaz, eliminando ao máximo as tensões estruturais, devolvendo uma postura harmônica ao indivíduo. Um método pra todos O Método Busquet permite o tratamento de pacientes desde o nascimento até uma idade bem avançada e pode ser usada por: - RECÉM-NASCIDO: após as tensões geradas pelo nascimento, deformações, torcicolos congênitos, regurgitações, choros, perdas de sono, etc.; - CRIANÇAS COM DEFORMAÇÕES: nos pés, joelhos, hipercifoses e hiperlordoses, escolioses, torácicas, “dores do crescimento”, problemas otorrinolaringológicos, respiradores orais (bucais), má oclusão, problemas de acomodação visual, problemas de concentração, etc.; - DESPORTISTAS: para melhorar a confiabilidade e o desempenho; - PESSOAS ATIVAS, IDOSAS e SEDENTÁRIAS: prevenir ou atenuar as disfunções físicas ou orgânicas.

- DE FORMA GERAL, tudo aquilo que estiver alterado no corpo e se enquadrar no que chamamos de disfunção será elegível para tratamento. Dores articulares, musculares, cefaleias, etc. Importante reforçar que o tratamento será baseado nas disfunções encontradas nestas patologias e não nas próprias diretamente. Tratamento Simples, concreto e global, o Método Busquet tem como propósito retirar ao máximo as tensões parasitas que são a base das disfunções, deformações e dores. O sucesso do tratamento é devido à realização de uma intervenção qualitativa do terapeuta, que faz com que o corpo realize uma parte importante da recuperação graças a reprogramação de suas diferentes funções. As sessões são essencialmente baseadas em relaxamentos e posturas na busca da liberação das tensões, a fim de reprogramar o bom funcionamento das cadeias fisiológicas. Possuem uma duração de 45 a 60 minutos, de acordo com o problema do paciente. Frequência As sessões devem ser realizadas uma vez por semana. Este trabalho de qualidade atinge o corpo em sua profundidade e demanda ao mesmo um tempo assimilação e regulação própria. Quando o tratamento é terminado, é aconselhado a realização de sessões de manutenção, que deverão ter um espaço de um a três meses. O corpo possui uma memória tecidual e este trabalho periódico é o melhor tratamento preventivo.

*Liana Leal Fisioterapeuta - CREFITO 55335-F Pós-graduação em Terapia Manual e Postural; Reeducação Postural Global (RPG); Formação no Método Busquet; Diretora e responsável técnica da FISIOCLINIC. Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: SAÚDE nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA

58


Receber o prêmio é um marco em minha vida, pois é a certeza de que o meu esforço foi reconhecido pela sociedade paraibana.” Mariah Nogueira

Ricardo Caires - Zilka Caires - Onivaldo Canadá - Jean Canadá - Irani Canadá - David Jean

Momento da entrega do troféu a Mariah Nogueira

Rosângela Potiguara - Márcia Maria - Socorro Motta - Márcia Queiroga Mariah Nogueira - Daniela Lima - Izabel Cavalcanti

O abraço carinhoso do esposo Jean Canadá

Mércia Honorato - Tailhane Santos - Jean Canadá - Mariah Nogueira Gerlane Lima - Daniela Lee - Rayner Anderson

fotos: José Sampaio, Osmar Santos e Ismael Pessoa

Mariah Nogueira é professora do Estado INPC e do Nepuga (pósgraduação em estética). É graduada em biomedicina, biologia e teologia e está cursando pós-graduação em engenharia genética. Tem especialização em patologia clínica, hematologia, nutrição esportiva e PSF na saúde da família e é mestre em saúde coletiva. Com esse currículo admirável, a pesquisadora se destaca no mundo da ciência e foi, merecidamente, reconhecida pelo seu trabalho através do Troféu Heitor Falcão 2016, que tem no comando o membro da Academia Paraibana de Letras, advogado, apresentador da TV Correio, empresário, colunista social e escritor Abelardo Jurema. Ela é a primeira biomédica pesquisadora do Brasil, que estuda a mais de 10 anos plasma rico em plaquetas PRP, conhecido no mundo como tratamento de rejuvenescimento e regeneração celular. Estes métodos e técnicas científicas, hoje, são muito utilizados nas lesões, traumas, estética, esporte e odontologia. Ela também ministra palestras sobre o PRP em todo Brasil como também em outros países. Marcos Antônio Nogueira - Mariah Nogueira - Jean Canadá - David Jean


Mariah Nogueira é homenageada com o Troféu Heitor Falcão Estudiosa e focada, pesquisadora se destaca no mundo das ciências

Maria Lúcia Jurema entrega o troféu Heitor Falcão e o Diploma de Mérito à pesquisadora


Foto: Shutterstock

ALIMENTAÇÃO

*Por Ana Cristina Ramos

C

ada vez mais somos impulsionados a refletir sobre a qualidade dos alimentos que levamos para nossas mesas. Alimentos naturais, industrializados ou orgânicos? A resposta é aparentemente simples, mas, na prática, há várias questões envolvidas. O preço, a aparência, a praticidade e, até mesmo, o apelo das crianças interfere no momento da escolha. Por isso, ter conhecimento sobre os alimentos é fundamental para tomarmos a decisão mais adequada na hora da compra. O alimento natural é aquele minimamente processado, ele está o mais próximo possível de sua origem, sem aditivos químicos, como corantes artificiais, conservantes, aromatizantes, entre outros. Ou seja, mantém praticamente intactas suas principais camadas que, por sua vez, têm funções específicas, tanto para o alimento, quanto para uma dieta equilibrada. Mas como identificar um alimento natural? Se for optar por frutas, legumes e verduras naturais, a dica é: procure pela estação de cada um. Eles são saudáveis por não necessitarem de artifícios químicos para serem produzidos fora da sazonalidade e, geralmente, são mais baratos pois são ofertados em maior quantidade, baixando assim o preço. Se você decidir por alimento orgânico, o mais importante, nesse momento, é saber a origem desse produto. O adubo utilizado, por

exemplo, é um dos itens que vai atestar a qualidade da mercadoria. A produção de alimentos orgânicos não utiliza agrotóxicos e, dessa forma, evita crises alérgicas e respiratórias, distúrbios hormonais, sobrepeso e problemas neurológicos. E mais, os alimentos livres de produtos químicos não têm nem o aroma nem o sabor alterados pelos venenos, ou seja, são mais confiáveis e nutritivos. Já se você optar por produtos industrializados, muita atenção ao rótulo. Mais do que verificar a data de validade e as vantagens do alimento, leia com atenção a embalagem e observe: *Informações nutricionais, onde o VD% indica qual a porcentagem, com base em uma dieta de 2.000 calorias, que aquele nutriente supre; * Ingredientes, lembrando que o primeiro citado é o que o produto contém em maior quantidade e o último em menor quantidade; * Alergênicos, os produtos que contêm ingredientes que podem ser alergênicos, agora, devem descrevê-los obrigatória e claramente no rótulo. Com base em todas essas informações, a resposta para a pergunta feita anteriormente ainda é clara: quanto mais natural, melhor!

*Dra Ana Cristina Ramos Pediatra - CRM: 3820 Pós Graduada em Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia; Presidente do Comitê de Nutrologia da Sociedade Paraibana de Pediatria; Professora de Pediatria da Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba.

Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: SAÚDE - nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA

62


Fotos ilustrativas cedidas pelo autor

GENGIVOPLASTIA

*Por Talvane Sobreira

N

ão é difícil encontrar uma pessoa que, como se diz popularmente, “mostra mais gengiva do que dente”. Essa exposição excessiva da gengiva ao sorrir ou falar é chamada de sorriso gengival, um dos vários problemas que podem afligir o sorriso das pessoas. Apesar de não apresentar nenhum risco à saúde ou causar situações em que o problema pode se agravar, este tipo de anormalidade provoca certo comprometimento estético ao sorriso. E, ao contrário do que muitos pensam, existe sim a possibilidade de correção, e é mais simples do que se imagina. Esta exposição acontece porque a maxila (porção onde estão situados os dentes superiores) está de certa forma mais baixa, maior ou mais projetada para frente do que o normal. Isto se dá pelo fato de que, quando crescemos, esta porção da face cresce mais do que o normal e, muitas vezes, acompanhado do não crescimento da mandíbula (osso

* As fotos, acima, são ilustrações de tratamentos já realizados com pacientes, para que o leitor tenha entendimento do assunto abordado. Ressaltamos que os resultados variam de acordo com a estrutura óssea de cada um. Por isso é fundamental consultar um especialista da área para maiores esclarecimentos e avaliação.

64

móvel onde se situam os dentes inferiores), fazendo com que o queixo fique com pouca projeção. Como todo problema que envolve a boca e os dentes, este também deve ser avaliado por dentistas e por especialistas, que é o caso do ortodontista e cirurgião bucomaxilofacial. Em conjunto, eles farão estudos de radiografias e modelos de gesso para que o problema seja identificado, passando assim por procedimentos clínicos e cirúrgicos. Na maioria dos casos de sorrisos gengivais, há necessidade de intervenção cirúrgica. Geralmente feita em ambiente hospitalar e sob anestesia geral, o procedimento dura em torno de duas horas, e o paciente já é liberado para ir para casa no dia seguinte. Após o procedimento, é feito um acompanhamento no consultório durante dois meses. Com a conclusão do procedimento ortodôntico finaliza-se o processo e já é possível exibir um sorriso perfeito.

*Talvane Sobreira Cirurgião Bucomaxilofacial | CRO: 2262 Especialista em Cirurgia Bucomaxilofacial pela UFRJ; Mestre em Diagnóstico Bucal pela UFBA e UFPB; Membro do Colégio Brasileiro de Cirurgia; Membro da American Association of Oral Maxillo Facil Surgeons. Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 32466508 (a redação) Onde Encontrar: SAÚDE - nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


TUMORES ÓSSEOS

Fatores que podem aumentar o risco da doença

*Por Andre Luis Siqueira

U

m fator de risco é algo que afeta sua chance de adquirir uma doença, como o câncer. E cada tipo de carcinoma apresenta diferentes fatores de risco. Alguns, como fumar, podem ser controlados, já outros, como idade e histórico familiar, não. Embora os fatores de risco possam influenciar o desenvolvimento do câncer, a maioria não causa diretamente a doença. Algumas pessoas com vários fatores de risco nunca desenvolverão um tumor maligno, já outros, que não possuem nenhum dos relatados acima, poderão apresentá-lo. Ter um fator de risco ou mesmo vários não significa que você vai ter a doença. Muitas pessoas, que desenvolvem o câncer, podem não estar sujeitas a nenhum fator de risco conhecido. Muitas vezes, é difícil saber o quanto o fator de risco contribuiu para o desenvolvimento de um tumor ósseo.

Fatores que podem aumentar o risco de uma pessoa desenvolver um tumor ósseo: • Doenças Genéticas - Uma pequena porcentagem dos tumores ósseos, especialmente os osteossarcomas, parece ser hereditária e é causada por mutações em determinados genes; • Osteossarcoma - Crianças com certas síndromes raras hereditárias, síndrome de Li-Fraumeni, síndrome de Rothmund-Thomson e retinoblastoma, têm um risco aumentado de desenvolver osteossarcoma; • Condrossarcoma - A síndrome de exostoses múltiplas ou osteocondromas múltiplos é uma condição hereditária que causa protuberâncias sobre os ossos de uma pessoa. Estas protuberâncias ocorrem principalmente na cartilagem, podem ser dolorosas e causarem deformação ou fratura nos ossos. Esta doença é causada por uma mutação em qualquer um dos genes: EXT1, EXT2 ou EXT3. Os pacientes com esta doença têm um risco aumentado de condrossarcoma; • Cordoma - O cordoma parece ser hereditário. Os genes responsáveis ainda não foram identificados, mas o cordoma tem sido associado às alterações no cromossoma 7; • Radiações Ionizantes - A exposição do osso às radiações ionizantes pode também aumentar o risco de tumor ósseo. Por exemplo, a radioterapia para tratar um câncer pode causar um tumor num osso da região irradiada. A exposição a materiais radioativos, como o rádio e o estrôncio, pode levar a um tumor ósseo, porque estes minerais se depositam nos ossos. As radiações não ionizantes, como micro-ondas, campos eletromagnéticos e telefones celulares, não aumentam o risco de tumor ósseo; • Ferimentos - Muitas pessoas se perguntam se um ferimento num osso pode causar um tumor, mas isso nunca foi provado. Pacientes com tumores ósseos muitas vezes se lembram de ferimentos em alguma parte de um osso. A maioria dos médicos não acredita que isso possa causar a doença, mas sim de que o câncer faz o paciente lembrar-se do incidente.

Foto: Shutterstock

*Andre Luis Siqueira

66

Ortopedista e traumatologista - CRM 6207 Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia; Especialista pelo Hospital do Câncer de Pernambuco em Tumores Fellowship Instituto Rizzolli – Itália; Oncologista musculoesquelético do Hospital Napoleão Laureano Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: SAÚDE - nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


Bruno Spinasse - Rosângela Caetano - Roberto Miranda - Renata Miranda - Fillipe William

Judy Miranda - Roberto Miranda - Rosângela Caetano - Rosa Miranda

É com muita alegria que participo deste evento, mas, dessa vez, como homenageado. Agradeço a Deus por tudo.” Roberto Miranda

Roberto Miranda recebendo o diploma de Glícia Rangel, Diretora Comercial do Sistema Correio de Comunicação

Roberto Miranda com o colunista social Abelardo Jurema

Vanildo e Ângela Caetano com o homenageado e Rosângela Caetano


Homenageados com Ceres Leão e Kadu Martins

Presença de Luiz Cravo

Com festa, Roberto Miranda recebe o Troféu Heitor Falcão Empresário é homenageado por sua atuação na Outdoor Cabo Branco

Rosângela Caetano e Roberto Miranda com Maria Lúcia e Abelardo Jurema

fotos: José Sampaio, Osmar Santos e Ismael Pessoa

Foi com muita honra que o empresário Roberto Miranda recebeu a premiação do Troféu Heitor Falcão, na Categoria Personalidade. Sua indicação foi feita pelo jornalista Abelardo Jurema, após uma avaliação realizada pela coluna Aberlado Jurema, do Jornal Correio da Paraíba, e pelo portal Abelardo.com Com o DNA empreendedor herdado do seu avô Paulo Miranda D´Oliveira, Roberto Miranda, que é graduado em Direito, pela UFPB, e tem mais de 30 anos na área empresarial, foi Presidente da Copiadora Cabo Branco e da Farmácia Cabo Branco. Foi também fundador da Redemed Paraíba, junto com outros empresários de renome, compondo a diretoria da Rede de Farmácias. Atualmente, trabalha na

área de comunicação, como Diretor Presidente da Empresa Outdoor Cabo Branco, com atuação nos municípios de João Pessoa, Cabedelo, Santa Rita, Bayeux, Sobrado, Sapé, Guarabira, Solânea, Bananeiras e, em breve, Campina Grande. Hoje, sua empresa é considerada como a terceira do ranking das empresas de outdoor no mercado local. Segundo o empresário, o troféu Heitor Falcão repercutiu positivamente nos meios sociais, uma vez que houve bastante movimentação e comentários por formadores de opinião e pela sociedade. “Dedico este troféu a todos que votaram no Portal Correio, mas, sobretudo, a todos que - de uma forma ou de outra - participaram da nossa caminhada até aqui, em especial ao meu avô Paulo Miranda.”


OBESIDADE e Cirurgia Bariátrica

Consulte um especialista e saiba qual a melhor técnica para cada paciente

foto: shutterstock

OBESIDADE

***Por Ricardo Cruz

A

obesidade é uma doença caracterizada pelo excesso de gordura no corpo. O acúmulo ocorre quando a oferta de calorias é maior que o gasto de energia corporal, que resulta, frequentemente, em sérios prejuízos à saúde, como pressão alta, diabetes, problemas nas articulações, dificuldades respiratórias, gota, pedras na vesícula e até algumas formas de câncer. O problema atinge cerca de 600 milhões de pessoas no mundo, e 30 milhões no Brasil.

As causas da obesidade podem estar relacionadas a fatores genéticos, a problemas hormonais (tireoide, suprarrenais e hipotálamo); e a aspectos ambientais e emocionais. Além do estilo de vida, como a falta de atividade física. A obesidade é classificada quanto ao tipo em graus, conforme seu Índice de Massa Corporal (IMC):

A obesidade é caracterizada como mórbida quando acentua o risco de doenças relacionadas ao excesso de peso (também conhecidas como co-morbidades), que resulta em deficiência física significativa ou até na morte do paciente. O tratamento clínico, para retirar o excesso de peso, deve ser feito com dieta, exercício, medicamentos e acompanhamento endocrinológico, psicológico e nutricional. Nos casos em que a obesidade traz prejuízos à saúde, e o tratamento clínico mostra-se ineficaz, o tratamento cirúrgico deve ser levado em consideração, como a cirurgia bariátrica, ou “redução do estômago”. O procedimento é uma ferramenta poderosa no controle da obesidade e leva a uma mudança de hábito alimentar, comportamental e controles hormonais da fome, do apetite, da saciedade e do diabetes mellitus.

Atualmente, existem no Brasil vários métodos regulamentados para a realização da cirurgia bariátrica, como: 1. Procedimentos Restritivos (Balão Gástrico, Banda Gástrica Ajustável, Gastrectomia Vertical-Sleeve); 2. Disabsortivos (Desvio Bilio-Pancreático, Swtch-Duodenal); 3. Mistos (By Pass Gástrico). A melhor técnica é escolhida de forma individualizada, ou seja, depende de cada paciente, de suas necessidades e seus problemas de saúde. Para o procedimento, é necessário uma equipe multi-profissional no pré, intra e pós operatório, objetivando os melhores resultados de perda de gordura e a manutenção do peso perdido por mais tempo possível. O Centro GastroBariatrico da Paraíba está pronto, capacitado e preparado para recebê-lo e tratá-lo com profissionalismo.

*Ricardo Cruz CRM-7209PB / Médico FMFUABC 1988; Diretor do Centro GastroBariátrico da Paraíba; Especialista em Cirurgia Geral pela FMFUABC; Especialista em Cirurgia do Aparelho Digestivo - (CBCD); Especialista e Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica - (SBCBM); Médico Cirurgião Geral e Cirurgião do Aparelho Digestivo Cooperado Unimed/João Pessoa

70

Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: SAÚDE nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


Foto: Shutterstock

DOR LOMBAR E CERVICAL

*Por Larissa de Paula Araújo, Jailson Ferreira e Patrícia dos Anjos

V

ocê já parou para pensar quanto tempo e dinheiro já gastou com consultas, exames e tratamentos para dor lombar e cervical? E se ainda não desembolsou, mas sente essas dores há muitos anos, saiba que não é o único. Aliás, a maior parte da população mundial sofre com esse incômodo. Em 2015, uma pesquisa realizada em 188 países identificou os 10 problemas mais prevalentes, isto é, que duram mais tempo na vida das pessoas. O primeiro lugar foi dor lombar, seguido por depressão, anemia e dor cervical. Essas são as principais causas que fazem as pessoas faltarem trabalho e deixarem de fazer atividades do dia a dia, inclusive, no Brasil. Se você já teve dor na coluna e procurou um clínico geral, provavelmente, ele deve ter solicitado alguns exames básicos, prescrito medicamentos e, talvez, fisioterapia convencional, aquela coberta pelo plano de saúde. Às vezes, um atestado para faltar ao trabalho por alguns dias também é necessário, já que o repouso é fundamental nesses casos. Se a dor persiste, é provável que você tenha procurado um especialista (ortopedista, neurologista ou reumatologista). Eles devem ter solicitado novos exames, provavelmente mais detalhados e caros, e prescrito outros medicamentos mais fortes e talvez algum tratamento alternativo, como a acupuntura, por exemplo. Além de mais dias de afastamento do trabalho, se possível. Aí já se vão dois a três meses desde o começo da jornada. Se as dores não passarem, e você voltar ao médico especialista, ele vai falar nas cirurgias. A primeira tentativa é com as minimamente invasivas, que, quando funcionam, lhe deixam por alguns meses ou anos sem dor. E se a dor voltar, ou nem tiver passado, aí será necessária uma cirurgia para colocação de placas e parafusos. Bem, essa é a jornada da maioria das pessoas que tem dor de coluna no Brasil.

O que tem começado a mudar no Brasil e no mundo é que a Fisioterapia tem avançado muito nesse assunto. Várias pesquisas internacionais mostraram que os pacientes, que vão primeiro ao fisioterapeuta especialista em Coluna Vertebral, têm obtido uma série de vantagens: - A mesma eficácia diagnóstica, sem a necessidade de exames de imagem; - A não necessidade ou redução do uso de medicamentos; - Redução no tempo de espera para consultas e resultados mais rápidos; - Menor índice de recidiva (volta da dor), devido à educação para o auto cuidado; - Maior satisfação dos pacientes e dos médicos, nos locais onde as pesquisas foram realizadas. Com isso, o custo do tratamento, para o paciente e para o sistema de saúde público ou privado, é muito menor. Algumas pesquisas fizeram esses cálculos. Em 2012, um estudo feito nos Estados Unidos contabilizou uma redução média de US$ 2.736 por paciente que teve acesso à fisioterapia especializada imediata já no começo da crise de dor lombar. Outra pesquisa feita nos Estados Unidos, em 2013, mostrou que pacientes, inicialmente avaliados e tratados por fisioterapeutas especialistas, ao invés de clínicos gerais, têm taxa de retorno ao trabalho 50% superior, necessidade de medicamentos 3,5 vezes menor e requisição de exames sete vezes menor. Há quem ache que é caro cuidar da saúde e se livrar das dores de coluna com um tratamento sério de Fisioterapia Especializada. Mas as pesquisas mostram que muito mais caro é não tratar ou apenas cuidar com medicamentos e procedimentos invasivos/cirúrgicos.

*Larissa de Paula Araújo Fisioterapeuta - CREFITO 136280-F

*Jailson Ferreira Fisioterapeuta - CREFITO 50.901-F ITC Vertebral

*Patrícia dos Anjos Fisioterapeuta - CREFITO 144.634-F

72

Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 32466508 (a redação) Onde Encontrar: SAÚDE - nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


CUIDANDO DA SAÚDE COM O MUAY THAI

Buscando uma boa forma física, as pessoas vêm aproveitando a alta estação para cuidar mais do corpo. Além da musculação, os esportes de luta vêm sendo cada vez mais procurados quando a questão é sair do sedentarismo. E o Muay Thai é uma delas. A arte marcial, que inclui golpes de combate em pé, é também conhecida como “a arte das oito armas”. Ela caracterizase pelo uso combinado de punhos, cotovelos, joelhos, canelas e pés, estando associada a uma boa preparação física, que a torna uma luta de contato total bastante eficiente. A arte já foi considerada até bastante agressiva, mas hoje é comprovado que traz muitos benefícios para o corpo, fato que fez com que o esporte caísse no gosto do público feminino, virando febre nas academias. O professor Alex Artur, da Equipe Kamikaze, disse que os treinos são dinâmicos. “Procuro nunca cair na mesmice. Começo com um aquecimento de corrida, polichinelos, pular corda, alongamentos, flexões de braços e agachamentos”, contou. Com a prática, temos uma mente saudável e um corpo mais delineado e enxuto, com redução de peso, maior resistência e emagrecimento. Uma boa dica é cuidar da alimentação, porque exercícios intensos em tempos reduzidos aumentam a queima calórica.

*Alex Artur

Graduando em Educação Física pelo IESP Kruang azul escuro de Muay Thai Filiado à CBMT (Confederação de Muay Thai do Brasil) Filiado à FPMT (Federação Paraibana de Muay Thai) Informações ou dúvidas: (83) 3246.6508 (a redação) Onde encontrar: FITNESS nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA

74

fotos: Shutterstock

foto: Shutterstock

ESPECIALISTAS

PILATES CLÁSSICO E AS NOVAS MODALIDADES

O método clássico do Pilates baseia-se em seis princípios: centralização, concentração, controle, precisão, fluidez e respiração. Seus exercícios podem ser realizados no solo e com auxílio dos aparelhos, onde os mais utilizados são Reformer, Cadillac, Lader Barrel, Wall Unit e Chair. É sabido que as repetições e cargas estão intimamente inter-relacionadas, tendo em vista que essas são as principais variáveis, quando se trata do ganho de força e resistência muscular, que, neste método, se dá com a utilização de molas. A cada etapa, há uma evolução, pois as molas são substituídas por uma com mais pressão, facilitando cada execução. A outra variação é o princípio das repetições que se dá quando aumenta o número de execuções, mantendo a mesma carga, em um determinado aparelho, e varia de duas a dez repetições, a depender do grau de dificuldade de execução do movimento. Atualmente, apareceram novas modalidades do Pilates, como Pilates suspenso, Pilates na água e Pilates baseado em movimentos circenses. Ao mesmo tempo que desafiam e empolgam, deve-se ter muita cautela ao iniciar essas modalidades, visto que exigem muita força e auto-conhecimento corporal para não ultrapassar os limites das articulações e provocar alguma lesão, o que é menos evidente no método clássico que já atua no Brasil há 24 anos.

*Dayse Costa Urtiga

Fisioterapeuta e Instrutora de Pilates CREFITO: 125368-F Starfisio Pilates e Fisioterapia Estética Informações ou dúvidas: (83) 3246.6508 (a redação) Onde encontrar: FITNESS nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


@meyka_adrenalina meyka_pb@hotmail.com (83) 98862.5229

TRILHA NA COSTA DO CONDE Aventura radical e belas paisagens sobre quatro rodas A aventura preferida dessa turma é mesmo admirar a natureza, mas de forma radical, claro! Foi no dia 17 de setembro, na cidade do Conde/PB, que aconteceu a primeira Trilha do Circuito de Escotilhas, promovida pela Arca do Bilu. A organização, ficou por conta do Paraíba Adventure, que também contou com uma super galera de Maceió/AL. Um imprevisto aqui ou ali... Mas nada que os faça perder o prazer de radicalizar sob quatro rodas. Valeu a foto e a notinha enviada a nossa coluna.

foto: Luís Claudio

# EXPEDIÇÃO AO RIO NEGRO

amor e emoção HERÓIS DE PARAQUEDAS Doação, marcam o III Skyheróis

Em busca do Tucunaré Açú, 11 pescadores esportivos – sendo sete deles paraibanos - embarcaram com destino a Manaus/AM. Eram médicos, empresários, advogados e profissionais liberais. De lá, o destino foi Barcelos/ AM. Os corajosos, que resolveram aventurar nos primeiros 10 dias de outubro, contam que, durante o dia, embarcavam em “voadeiras” - barco apropriado pra seguirem rio à dentro - e à noite, o retorno era em um “barco hotel”, que proporcionava tranquilidade e conforto aos participantes. #desafioradical!

Aconteceu e foi mais um show de sucesso, numa mistura de doação e diversão com muita emoção. No Aeroclube da Paraíba, empresários, paraquedistas, pais, crianças, escoteiros e muitos voluntários estiveram realizando o III Skyheróis para comemorar o Dia das Crianças. Foi incrível! Muitos heróis das histórias em quadrinho saltaram de paraquedas, levando centenas de crianças a acreditarem que ainda é possível sonhar e fazer um futuro melhor. O objetivo era superar 2015 na arrecadação de brinquedos, alimentos e roupas. E superou! A meta foi alcançada, e a gratidão e alegria dos que receberam esse carinho, não têm preço para os organizadores. Claro que nós, da Fashion News, não poderíamos deixar de marcar presença. Isso é mais que “adrenalinático”. É solidariedade.

Pescadores esportivos partem em busca do Tucunaré Açú em “voadeiras”

76


foto: Thiago Campos

AMYR KLINK EM CABEDELO Velejador curte a Praia do Jacaré Alto mar, ondas bravias e mares revoltas te assustam? Pois nada disso é motivo de medo para o velejador e desbravador Amyr Klink. Empreendedor de expedições marítimas e escritor brasileiro. Dono de uma coragem e inteligência invejável, esteve nos dando a honra da sua presença na Praia do Jacaré – em Cabedelo – no último dia 05 de outubro – com o Parati II – um veleiro de 100 pés – idealizado e construído por esse mestre em paciência. Amyr já viajou o mundo e, em algumas das suas aventuras, sua expedição foi “solitária” – onde aproveitava para escrever mais da sua história e publicar um pouco das suas aventuras. A dica é olhar seu site, onde conta seus desafios e o segredo para tanta coragem. Nossa coluna não podia deixar de registrar a emoção de estar ao lado desse radical velejador. Registro aqui: #fãdecarteirinha

# PILOTOS X MOTORES

Dias 15 e 16 de Outubro, em Campina Grande/PB, rolou muita adrenalina. Tallys Nathan é o nome da 3º etapa do Arena Nordeste de Motocross. Uauuu... Eles enfrentaram tudo e levaram o público a sentir aquele cheiro de poeira e emoção com o ronco de motores acelerados. Isso é o que chamamos de “adrenalinático”... Parabéns pilotos! Você pode acompanhar todos os detalhes e os resultados dos feras na #s2sports. Vale a pena conferir, galera!!

foto: Dani Ribeiro

foto: S2Sports

BALEIAS À VISTA

Megulho em mar aberto

CAVEIRA RADICAL

Nosso destino foi o naufrágio Queimado e o Alice, mas elas chegaram e nem precisou pedir licença, pois a satisfação em vê-las foi toda nossa. Opss... você não está entendendo? Acredite. Há um pouco mais de 8km mar a dentro, duas BALEIAS da espécie Jubarte – nos acompanharam até o naufrágio. O mergulhador e empresário Ismar afirma que, em 40 anos de mergulho, nunca havia vivenciado essa emoção em nosso Estado. Então, que desculpe a equipe, mas esse espetáculo foi para prestigiar a presença do Adrenalina, tá? Kkkk E que venha o próximo show! Quero estar na plateia.

Desafios com rapel e trilha Calma... Não se assombre. Foi rapel e trilha - dupla emoção e desafios em um só dia. Foi em 11 de setembro que acompanhamos corajosos aventureiros para uma aventura radical e assustadora. Nosso destino foi a Pedra da Caveira. Vento, chuva, espinhos e uma equipe do tipo: “topa tudo”. Com uma ajudinha aqui, um empurrãozinho ali, um arranhãozinho de leve, mas nada que nos faça desistir. E sabe o que temos a dizer dessa emoção? Apenas um #queromais, ou #mechamaparaaproxima

foto: Diego Luna

CACHOEIRA DO URUBU Coragem e muito frio na barriga Mais uma aventura radical da ERAL – Equipe Radical Aventura Livre. Para os amantes de grandes desafios, a Cachoeira do Urubu, em Pernambuco, é o lugar certo. O friozinho na barriga pode ser justificado pela temperatura da água... Dá para disfarçar bem! Kkkkkkk... Na próxima edição, nossa coluna contará detalhes de tudo que aconteceu no último dia 23 de outubro, Coragem é meu sobrenome, tá?! Se você tem algum desafio “adrenalinático” que irá acontecer, manda um recadinho para gente. Esses desafios radicais são nossa cara! foto: Dani Ribeiro


Noiva é conduzida ao altar pelo pai Antero Aranha

Walter e Marília fazem votos de união

A encantadora e linda história de amor de Marília e Walter Cerimônia é realizada pelo padre George no Mosteiro de São Bento

A harmonia do casal encanta os amigos e parentes na hora da cerimônia


Os noivos com suas respectivas mães Thereza Madruga e Walquiria Forte

Você me faz uma mulher realizada pela pessoa boa que é. Agradeço a Deus por colocá-lo em minha vida. Tenho certeza que construíremos uma linda família.” Marília Aranha

O casal com padrinhos e madrinhas

Marília e Walter com padrinhos e madrinhas

fotos: Mac Formaturas

Assim que se conheceram, o Mercador Financeiro Walter Forte Neto, filho de Walter e Walquíria Forte, e a Médica Marília íAranha, filha de Thereza Madruga e Antero Aranha, tiveram a certeza de que um seria do outro. Foi na cidade de Pipa/RN que eles se viram pela primeira vez, uma amiga em comum do casal os apresentou. A família dos noivos já se conheciam, mas Walter e Marília nunca tinham se falado. No entanto, “o encontro foi amor à primeira vista.” Foi no Mosteiro de São Bento que a noiva entrou acompanhada do pai Antero Aranha, que, apesar de estar com o ombro fraturado, devido uma queda que sofreu no dia do casamento precisando, inclusive, de uma cirurgia de urgência -, fez questão de levar a filha até o altar. A celebração foi feita pelo Padre George. Marília entrou, na igreja, ao som da marcha nupcial, usando um vestido assinado pela estilista pernambucana Melk Z-DA, o qual foi

produzido com uma renda da avó materna, Thereza Helena Madruga, que faleceu, esse ano, e havia comprado o tecido para usá-lo no casamento. A noiva, como forma de carinho e homenagem, aplicou no seu vestido. Sete primos dos noivos foram escolhidos para serem pajens e daminhas da cerimônia, e a Raisa Aranha, irmã de Marília, carregou as alianças. Foram 20 casais de padrinhos, dentre eles, amigos e parentes do casal. A noiva recebeu todos os cuidados da L’Equipe Junior Mendes, e André Nascimento ficou responsável pelo cabelo e maquiagem. O noivo usou o terno Ricardo Almeida. A decoração da igreja foi feita pela empresa da irmã da noiva, a Mac Decor - pertencente ao grupo Mac Formaturas - em parceria com Maria Odete Souto e Kato Produções, que usaram flores brancas e elegantes lustres para dar um clima romântico e sofisticado.


Família brinda a felicidade do casal

Thereza Madruga - Mariza Aranha - Marília Aranha - Raísa Aranha

MAC Decor assina decoração da Casa Roccia e surpreende Árvores, lustres, cristais e tons dourados encantam os convidados

Nunca pensei encontrar alguém tão parecido comigo, como Marília, em valores, caráter e princípios. Sou muito feliz por isso.” Walter Forte Neto Buffet todo feito pela Casa Roccia

A contemporânea decoração da Mac Decor atraiu a atenção dos convidados

Um toque de sofisticação inovou a Casa Roccia

Mac Decor caprichou nos mínimos detalhes

Uma decoração inovadora e contemporânea com lírios, rosas, árvores e cristais deixou a Casa Roccia com um toque especial feito pela Mac Decor em parceria também com Maria Odete Souto e Kato Produções, de Recife. A festa começou às 22h, e a banda Puro Charme e Sax on the Beat levaram os convidados à pista de dança. O cerimonial foi todo feito pela Mariana Tenório. Foi num clima de romance que Walter e Marília dançaram a valsa ao som da música “La Vie en Rose”, de Daniela Andrade. Depois o casal agradeceu a presença de todos e homenageou a irmã da noiva Marisa Aranha, da Mac Decor, pela organização da festa, feita por ela com muito carinho e dedicação. “Fico imensamente feliz por ter contribuído para realização desta noite inesquecível para minha irmã e o meu cunhado Walter, desejo a eles toda felicidade do mundo”, dedica Mariza Aranha. Durante todo o evento, os convidados ficaram encantados com os detalhes da decoração e o romantismo do casal. A festa foi até às quatro horas da manhã. A sensação da festa foi uma caneca de vidro de chopp, jateada, que foram distribuídas, como lembrancinhas, aos convidados. As famosas sandálias personalizadas também não podiam faltar. Os padrinhos receberam uma caixinha nude, com tampa de vidro personalizada, entregues na hora do convite. O pré-wedding foi na praia de Pipa/RN, local onde começou a história do casal e levou a assinatura da MAC Wedding. A grande Nova York, nos Estados Unidos, foi o lugar escolhido pelos recém-casados para a lua de mel.


Os noivos com Mariza Aranha e Augusto Fernandes

A noivinha mostrou autenticidade na hora dos cliques

Sintonia entre os noivos

Noivos dançam ao som da música La Vie en Rose

Descontração do casal no final da festa


MOTEL

O

Optimus Motel foi criado para ser o melhor em todos os sentidos... Inclusive nos cinco que envolvem o corpo humano e que tornam a relação entre duas pessoas mais prazerosa. Do projeto arquitetônico aos pequenos detalhes de logística, cada uma das suítes oferecidas, no empreendimento, é um cantinho especial, planejado para oferecer o máximo de conforto, bem-estar e privacidade a todos os hóspedes. Localizado na praia de Jacumã, no Conde, o Optimus é cercado por belas paisagens do litoral sul. É a perfeita sintonia entre sua concepção arquitetônica, ambientação, iluminação e paisagismo. Segundo os empresários Gutemberg Vieira e Sandra Medeiros, o local foi cuidadosamente desenvolvido para se tornar uma marca na história de motéis desse litoral. “Oferecemos tudo para que o cliente comece bem o dia, aproveite o dia bem, ou, simplesmente, termine da melhor maneira possível. Aqui, não temos hora, mas sim o melhor lugar para seu prazer”, revelam. SUÍTES EXCLUSIVAS Com design exclusivo, sofisticado e cheio de personalidade, todas as suítes foram idealizadas com a finalidade de garantir a intimidade, a discrição e o conforto que todo casal merece. O espaço dispõe de três tipos de suítes, batizadas com os nomes das três praias mais visitadas do litoral sul: * Suíte Carapibus, que dispõe de garagem privativa, portão automatizado, ar-condicionado split, TV de LCD 32”, frigobar, secador de cabelo, wi-fi, canais abertos e eróticos e som ambiente. * Suíte Tabatinga, com área externa com chuveirão, moto sexy, área

84

interna, TV de LCD 40”, frigobar, garagem privativa, portão automatizado, ar-condicionado split, secador de cabelo, canais abertos e eróticos, wi-fi, som ambiente. * Suíte Tambaba, feita em dois pavimentos, com garagem privativa, portão automatizado, área gourmet, piscina, chuveirão, frigobar, arcondicionado split, cama sexy, secador de cabelo, banheiro panorâmico e TV LCD 50”. “Entendemos que, como tudo na vida, cada escolha também é reflexo de personalidade, atitude e sofisticação, por isso, lançamos um produto diferenciado, para que cada pessoa expresse quem realmente é, e não apenas para ter algumas horas de prazer”, explica o empresário Gutemberg, que ainda reforça que o espaço tem pernoite todos os dias, das 23h às 9h, com café da manhã grátis, e também almoço grátis, com dois pratos, das 11h às 14h. EQUIPE TREINADA Além da estrutura moderna, que alia bom gosto, elegância e funcionalidade, a equipe de profissionais também é diferenciada e foi treinada para estar sempre à disposição dos hóspedes com total atenção e discrição, para que cada experiência seja inesquecível. Afinal, segundo os empresários, sair da rotina é uma experiência empolgante para qualquer casal. “É fascinante os casais viverem intensamente os seus momentos mais especiais e explorarem, ao máximo, o corpo em cada toque. A nossa missão é essa: aguçar todos os sentidos”, revelam os empresários Sandra Medeiros e Gutemberg Vieira.


fotos: Márcio Monteiro

*Optimus Motel Informações, dúvidas e sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: CASA, CARROS, MOTOS – nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


JOILMA E LÍDIA NUNES

O

escritório JL Arquitetura e Interiores, que tem à frente as arquitetas Joilma Nunes e Lídia Nunes, chegou ao mercado pessoense em janeiro deste ano, oferecendo soluções integradas em projetos para áreas residenciais, comerciais, corporativas, paisagísticas e urbanísticas. As sócias garantem que buscam sempre apresentar aos clientes projetos de qualidade, mantendo o equilíbrio entre a expectativa e o resultado final, bem como respeitando os prazos determinados. Para elas, é importante ainda propor projetos inovadores, respeitando a individualidade, visando a economia, o conforto, a sofisticação e a satisfação do cliente. Embora usem o mesmo sobrenome, Joilma e Lídia não são parentes. Elas se formaram juntas no curso de Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário de João Pessoa (Unipê). A ideia da sociedade partiu de Lídia e, como as duas já tinham afinidade e conheciam bem as qualidades e os defeitos uma da outra, concretizar o projeto foi um processo espontâneo. “Nossa amizade começou na faculdade. Hoje somos amigas e parceiras. Isso facilita o convívio... Uma respeita o tempo e o jeito de ser da outra, e assim JL Arquitetura e Interiores vem crescendo e se destacando no mercado”, conta Joilma. Lídia acrescenta que “quando convidei Joilma para abrirmos o escritório, amadurecemos a ideia em um dia, e, no outro, já estávamos nos preparativos para abrirmos o JL Arquitetura e Interiores”. Elas procuram se manter em constante aperfeiçoamento e já realizaram diversos cursos na área que facilitam a realização de projetos. Além disso, Lídia está cursando Engenharia Civil e faz MBA em Gestão de Projetos, e Joilma faz pós-graduação em Design e Arquitetura de Interiores. Sempre que possível, as sócias também procuram participar de feiras, amostras, palestras relacionadas à área, para se manterem atualizadas com as novidades que surgem rotineiramente. O universo da Arquitetura surgiu de forma diferente na vida delas. Joilma, que tem 29 anos e é natural de Patos, conheceu esse mundo a partir da prima Rivânia Formiga, que também é arquiteta. Antes de se formar, Joilma trabalhava como auxiliar administrativo, uma área totalmente diferente da que ela atua hoje, mas que, segundo ela, foi fundamental para seu crescimento profissional. Antes de montar o JL Arquitetura e Interiores ao lado de Lídia, Joilma trabalhou em outros três escritórios de arquitetura. Lídia, que é natural de João Pessoa e também tem 29 anos, tem como referência profissional o pai, Gerson Nunes Pereira, que é engenheiro civil. “Comecei a trabalhar ao lado do meu pai aos 16 anos. Aprendi com ele toda experiência necessária para o embasamento da carreira profissional durante a graduação”, revela. As duas garantem que estão realizadas com o caminho profissional que estão trilhando. “Agradeço sempre a Deus por ter escolhido a profissão certa”, afirma Lídia. E Joilma acrescenta “amo o que eu faço”. Os planos para o futuro? As duas têm os mesmos desejos: alcançar o sucesso e serem reconhecidas profissionalmente no mercado de trabalho.

Joilma Nunes e Lídia Nunes Arquitetas

86

Foto: Bernardo Leite

Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: ARQUITETURAnas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


Adriana Souza - Ana Emília Guimarães - Mayni Melo - Cheyse Luciano

Ny Fonseca - Mayni Melo - Leniana Malheiros

“Escritório Café” um novo conceito em cafeteria e escritório Ambiente rústico e clima descontraído são as apostas do espaço

Espaço com três ambientes para melhor atender o cliente


Mayni com a mãe Felismima Melo

Ressalto a minha mãe Felismina, que é e sempre será a musa inspiradora da minha vida e dos meus empreendimentos.” Mayni Melo Escritório reservado para reuniões

Ambiente Escritório Café

O famoso pastel de carne com acúcar

Ambiente Escritório Café

Café gelado Irlandês

Café Expresso

fotos: Márcio Monteiro

João Pessoa agora conta com uma nova cafeteria que dispõe de culinária refinada, ambiente agradável, ideal para reunião de negócios ou, se preferir, apenas para degustar um cafezinho. O Escritório Café foi inaugurado no mês de setembro e fica localizado na Avenida Rui Barbosa, nº 667, no bairro da Torre, em João Pessoa. A empresária Mayni Melo, responsável pelo empreendimento, conta que fez uma pesquisa de mercado para acertar na escolha do local. “Nossa preocupação era oferecer um ambiente bem estruturado e todo equipado, onde os profissionais pudessem realizar reuniões e, depois, degustar de uma boa gastronomia, acompanhado de um bom café. A escolha do local foi fundamental para atender essa

necessidade”, explica a empresária. Com isso, além do espaço tradicional composto por mesas e cadeiras, o Escritório Café dispõe de sala de reunião completa, ideal para empresários, executivos e profissionais liberais, que podem ser do próprio bairro, ou de outras localidades A paixão que a empresária tem por este universo gastronômico, aliado ao café, foi determinante na elaboração do menu do empreendimento. O cardápio é completo, com opções para todos os gostos. Além de acompanhamentos regionais e tradicionais, o café, especialidade da casa, é oferecido em sabores e aromas variados, inclusive com diferentes modos de preparo, a fim de agradar quem gosta de um pingado até quem curte um capuccino.


Karine e Tércio Pereira - Ana Emília Guimarães - Mayni Melo

Teone e Gisélia Pereira - Felipe e Ana Emilia Guimarães - Mayni Melo

Empreendimento dispõe de cafés com sabores diversificados Cafeteria ainda oferece mesas para reuniões e almoços executivos

A empresária Mayni Melo à frente do empreendimento

Com o empresário Roberto Correa

Presença de Priscila Monteiro e Cristiano Limeira


As parceiras com Natália Késsia e Nadja Agra

Hoje, começamos mais uma página de sucesso em nossa história. Uma parceira da vida que entrou para os negócios.” Ana Emília Guimarães A anfitriã com as empresárias Eliane Leal e Luciana Batista

Presença do militar Marcos Melo e do advogado Pedro Victor de Melo

Com Janaína Cavalcanti

O casal Marcos Vitor e Gabriella Fonseca

O local oferece ainda almoço executivo, de segunda à sexta, com cardápio variado, onde cada dia da semana é servido um prato diferente. Para acompanhar o cardápio, basta seguir o Escritório Café no Facebook e Instagram. O horário de funcionamento do estabelecimento é de segunda à quarta, das 11h às 18h. Nas quintas e sextas, o local fica aberto das 11h às 20h, com happy hour das 16h às 20h, onde o cliente também poderá degustar de fondues e vinhos finos. Já nos sábados, o Escritório Café funciona das 16h às 20h. Para compor a decoração do novo espaço, a empresária se inspirou na Casa Rústica, loja em João Pessoa especializada em revestimentos. A ideia era deixar o ambiente simples, mas ao mesmo tempo contemporâneo e aconchegante. Para isso, ela contou com o apoio dos empresários Roberto Correia e Kátia Cunha, responsáveis pela

Mayni Melo com Adriano Limeira e os pequenos José Neto e João Bernardo

Casa Rústica, e da empresa Cristal Iluminação. Mayni ressalta que a ajuda dos parceiros foi fundamental para que o empreendimento pudesse funcionar da forma como ela idealizou. “Agradeço primeiramente a Deus, que nos possibilita sonhar e realizar nossos sonhos, e também a minha mãe Felismina Melo, a quem devo tudo que sou”, comenta. Em especial, Mayni destaca a parceria de Ana Emília Guimarães, que foi de absoluta importância na concretização deste sonho. Além disso, Mayni agradece a Leonel Júnior, da São Braz; Djalma Mendes e Dnaja Mendes, da Add Assessoria Contábil; Gilka Almeida, da Água Doceria; Tiépolo Aquino, da Escrimóveis; Patrick Braga, da Projetos Premium; André Vasconcelos, da Faultless Chocolates; Elizângela Ramos, da Minha Saladinha, e a make-hair Inix Morais, que caprichou na produção de Mayni Melo e Ana Emília Guimarães.


foto: shutterstock

CYBERBULLYING

*Por Ana Luiza Souto

C

yberbulling é um tipo de violência eletrônica do bullying, onde as agressões se dão através da internet ou de outras tecnologias relacionadas. Praticar cyberbullying significa usar o espaço virtual para intimidar e hostilizar uma pessoa (colega de escola, professores, ou mesmo desconhecidos), difamando, insultando ou atacando covardemente. As práticas do Cyberbulling estão associadas aos crimes de Ameaça (art. 147 do Código Penal); Calúnia (art. 138 do Código Penal); Difamação (art. 139 do Código Penal); Injúria (art. 140 do Código Penal) ou Falsa Identidade (art. 307 do Código Penal). Quando isso ocorre, nascem os crimes cibernéticos propriamente ditos. E que podem ser definidos como qualquer atividade ilegal que se usa a internet, uma rede pública ou privada ou um sistema de computador doméstico. As vítimas podem ajudar e muito na descoberta do agressor, tomando medidas simples como imprimir imediatamente as páginas onde constam as agressões. OS SETE TIPOS MAIS COMUNS DE CYBERBULLYING SÃO: 1) Calúnia: afirmar que a vítima praticou algum fato criminoso. 2) Difamação: é imputar um fato a alguém, que ofenda sua reputação, pouco importando se o fato é verdadeiro ou não, o que importa é que atinja a sua honra objetiva. 3) Injúria: é ofender a dignidade ou o decoro de outras pessoas, atingindo a sua honra subjetiva. 4) Ameaça: ameaçar a vítima de mal injusto e grave. 5) Constrangimento ilegal: em relação ao cyberbullying, esse crime se consuma no momento em que a vítima faz algo que não deseja fazer e que a lei não determine.

6) Falsa identidade: ação de atribuir-se ou atribuir a outra pessoa falsa identidade para obter vantagem em proveito próprio ou de outro indivíduo ou para proporcionar algum dano. 7) Molestar ou perturbar a tranquilidade: Neste caso, não estamos diante de um crime, mas sim, de uma contravenção penal, que permitirá que seja punido aquele que molestar a tranquilidade de determinada pessoa por acinte ou motivo reprovável. COMO DENUNCIAR O CYBERBULLYING? - Preserve as provas Imprima e salve todas as ameaças recebidas, é necessário também uma autenticação desses registros em cartório, para fazer uma declaração de fé pública de que o crime realmente existiu. - Procure uma Delegacia Com as provas do crime, procure uma Delegacia da Policia Civil para registrar a ocorrência. É importante que a vítima não se sinta constrangida para fazer a denúncia. O bullying virtual atenta contra a dignidade da Pessoa Humana e é crime previsto no Código Penal. - Denuncie no próprio Site Todos os sites, sejam contas, e-mails, redes sociais, salas de bate-papo, possuem um espaço para a comunicação entre o usuário e o prestador do serviço. Envie um email, ou clique no espaço indicado pelo próprio site para pedir a solicitação da remoção do conteúdo ofensivo. É um direito do usuário garantido nos Termos de Uso e de Conduta indicados ao criar uma nova conta.

*Ana Luiza Souto Advogada OAB 20878/PB Informações, dúvidas e sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: DIREITO – nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA

92


ATIVIDADE FÍSICA

Escola aposta nos esportes como forma de contribuir para a formação social e desenvolvimento dos alunos

A

s crianças possuem inúmeras maneiras de pensar, de se comunicar, de falar e se movimentar. Por meio destas diferentes linguagens é que se expressam no cotidiano e no convívio familiar e social, construindo sua cultura e identidade. A criança se expressa, inclusive, com o próprio corpo através do movimento. É por isso que a prática de atividade física, na infância, é tão importante, pois proporciona diversos benefícios à saúde dos pequenos, dentre eles a melhoria da capacidade cardiorrespiratória, ativação do

94

sistema imunológico, equilíbrio no desenvolvimento osseomioarticular, contribuindo, assim, para a coordenação, equilíbrio, flexibilidade e outras capacidades físicas. Os esportes se tornam essenciais na vida das crianças, pois, além de terem papéis fundamentais na aquisição da coordenação motora e promoção da saúde, são importantes para a interação social, pois favorecem as relações de amizades, o respeito, o saber conviver em grupo e a disciplina.


Aulas de Judô com o professor Assis Filho

Aulas de Futsal com o professor Dennyson Almeida

Aulas de Ballet com a professora Anne Mendes

Aulas de circo e teatro com o professor Hércules Pereira

O ESPORTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

PROFISSIONAIS ESPECIALIZADOS

O Prime´s Cool reconhece a importância dos esportes na educação e, cada vez mais, amplia as modalidades oferecidas pela instituição. Atualmente, oferecem diferentes experiências através da recreação, aulas de psicomotricidade, teatro e circo na grade curricular comum, judô, futsal e ballet nas escolinhas de esportes, proporcionando, assim, momentos divertidos, através dos quais podem criar, vivenciar, descobrir novas possibilidades, elaborar conceitos e ideias. A escola é um espaço que, através das intervenções pedagógicas voltadas ao desenvolvimento das capacidades intelectuais e afetivas, contribui para a formação de crianças conscientes e críticas. Assim, o Prime´s Cool aposta e investe neste setor, tendo espaço físico adequado, materiais didáticos de última geração, profissionais super qualificados dentro das suas especificidades, sendo docentes especialistas, mestres e doutores de formação acadêmica.

Sob a coordenação do professor Theodan Stephenson, profissional de educação física, que já foi técnico das seleções paraibanas de basquetebol e atletismo, além de professor substituto da Universidade Federal da Paraíba, doutor em Educação, a equipe ainda conta com um dos técnicos da seleção paraibana de judô, o Professor Assis. No futsal, o professor Dennyson Castro que já foi treinador do Botafogo, Auto Esporte e seleção paraibana, e, no Ballet, a professora Anne Mendes que desenvolve um trabalho fantástico em João Pessoa. O Prime´s Cool através da sua coordenação de Educação Física e esportes, promove e participa de vários eventos durante o ano letivo, dentre eles podemos destacar o dia do Pai Torcedor, onde os pais tem acesso e podem participar com seus filhos das atividades e aulas desportivas desenvolvidas na escola, assim como, festivais e competições oficiais chanceladas pelas federações desportivas do nosso estado nas suas diversas modalidades, possibilitando momentos inesquecíveis de crescimento integral através do esporte.

*Prime’s Cool Informações, dúvidas e sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: EDUCAÇÃO – nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


PONTO AUTO VEÍCULOS

E

le poderia ter desistido diante dos obstáculos, poderia até ter mudado o rumo da sua história profissional, quando viu seu primeiro passo não sair como tinha planejado. Mas, não foi isso que o jovem empresário Júnior Macieira, fez, quando resolveu por em prática seu sonho e abrir o próprio negócio, mesmo diante das dificuldades. Desde os 17 anos, ele decidiu lidar com o público. Isso o fazia bem, sentia-se realizado em atender e oferecer algo que trouxesse a satisfação do cliente. Sua paixão por veículos surgiu através do pai, que, na época, atuava no ramo de seminovos. Foi com ele que Júnior Macieira teve a oportunidade de aprender mais sobre o mercado. Durante dois anos, ele estudou e trabalhou diariamente ao lado do pai, e isso lhe deu uma visão de empreendimento. Quando a loja fechou, ele decidiu que era o momento certo de abrir o próprio negócio. Em 2004, em sociedade, surgiu a GS Veículos. No entanto, o sonho durou apenas um ano. “Quando somos jovens, pensamos que um pouco de conhecimento já nos torna experts no assunto, e vi que o mercado vai além de comprar e vender carro”, explicou. Apesar da decepção, ele não se desesperou. Correu atrás de novas oportunidades e novos aprendizados, porque, segundo ele, “não havia razão para desistir, apenas uma lacuna vazia que precisava de novas informações”. Foi quando conseguiu um emprego em outra loja de automóveis, onde passou sete meses gerenciando e atendendo o cliente. “Ali foi um dos meus maiores aprendizados. Vi detalhes que antes não dava importância”, explica. Com isso, Júnior Macieira deu um novo salto e, juntamente com um sócio, montou, em 2006, a Ponto Auto Veículos, em local estratégico, na Av. Beira Rio, acima do nível da rua, o que deu origem

ao nome da empresa. A sociedade só durou cinco anos, mas ele não desistiu. “Acredito que um trabalho bem feito, traz resultados sólidos”, e foi com essa certeza que ele manteve a empresa ativa. Com a ascensão do setor, ele abriu mais três lojas no Shopping do Automóvel. No entanto, em 2012, as financeiras pararam de financiar seminovos em João Pessoa, atrapalhando - de forma grave - todo o mercado de veículos. “Foi um momento crítico, no qual tive que me afastar do mercado por três meses”, explica. Mas, foi tempo suficiente para ele organizar as ideias, lidar com a situação, descobrir novos caminhos para o seu negócio e reabrir a loja no Borborema Auto Shopping, mas, desta vez, com uma quantidade menor de veículos. “Foi um trabalho de recomeço, mas, para minha surpresa, minha clientela não havia esquecido o nosso diferencial, sempre voltavam e ainda traziam novos clientes”, explica o empresário. Apesar da dificuldade financeira que passou, Macieira garante que hoje tem uma visão diferente do mercado. “A força, a determinação e a humildade me fizeram chegar até aqui, tenho muito orgulho do que conquistei e mais ainda do que me tornei, como ser humano e profissional”, revela. Hoje, aos 33 anos, ele possui uma loja bem estrutura localizada na BR 230, com lava-jato, amplo escritório, área reservada aos clientes, pós venda direta e uma equipe treinada, que, segundo ele, faz toda a diferença. “São 10 anos de sucesso e sem essa equipe nada seria possível”, reconhece o empresário, que ainda possui mais uma loja Ponto Auto Veículos, no Trevo Auto Shopping. E se você pensa que o sonho dele parou por aqui, enganase. “Tenho muitas metas a conquistar e sei que, com muito esforço e dedicação, vou chegar lá”, declara confiante.

Ponto Auto Veículos foto: Kadu Martins

96

Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: CASA, CARRO, MOTO nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


Ambiente com peças únicas de grandes estilistas

Espaço amplo para um melhor atendimento às clientes

Com coquetel, Maison Raisa Ramalho abre ao público Espaço chega com peças únicas para valorizar a beleza nordestina

A empresária Raisa Ramalho, à frente da Maison, e o noivo Anderson Bomfim

A empresária Raisa Ramalho ladeada por Maysa Gomes e Kawnny Souza

Os anfitriões com Elisa Emanuele e Handrey


Maison também oferece drinks e mesa de frios às suas clientes

Abrir a Maison foi um sonho. Tenho certeza de que minhas clientes vão amar nossas peças.” Raisa Ramalho

Dj Marcos Miranda anima a noite de festa

Janaina Costa e Marília Lima com looks da Maison Raisa Ramalho

Presença de Marília Lima, Paula Lins e Helena Carvalho

Convidados brindam o novo empreendimento de Raisa Ramalho

fotos: Rodolfho Santos

João Pessoa recebe o mais novo empreendimento de roupas e acessórios da cidade, a Maison Raisa Ramalho, localizada na rua Dr. Manoel Lopes de Carvalho, no Geisel. O novo closet da mulher paraibana tem à frente a empresária Raisa Ramalho, e a inauguração contou com a presença de familiares, clientes, estudantes pernambucanos de moda e da apresentadora de TV Marília lima. O Buffet foi organizado por Jennifer Gomes, da empresa Nath Costa Doces, ao som do Dj Marcos Miranda, da empresa MT Eventos. A loja foi idealizada pelas mãos da própria empresária, que tem facilidade com design e planejou todo o espaço para o segmento da moda. O empreendimento dispõe de um ambiente aconchegante e moderno,

com toque de sofisticação e peças únicas de grandes estilistas. A ideia da loja é fazer com que as mulheres se sintam cada vez mais poderosas, realçando a beleza nordestina, com características tão peculiares. “Agradeço ao meu noivo Anderson Bomfim, à minha família, às minhas amigas/clientes, que já amam e usam a minha marca, e a organizadora Jennifer Gomes, que ajudou a pôr as minhas ideias em prática”, declara Raisa, que ainda destacou sua determinação em busca dos seus sonhos. “Hoje, sinto-se realizada e orgulhosa do meu esforço em colocar em prática esse projeto. Deus sempre esteve ao meu lado, me dando coragem, ousadia e garra para correr atrás do que amo. Sem Ele, nada seria possível”, finaliza.


DERMOCARE

Cuidar de si mesmo não se trata apenas de um olhar narcisista. Estar bem consigo, por dentro e por fora, reflete decisivamente nas relações pessoais e profissionais. Precisamos nos valorizar. Cuidar de si mesmo é amar-se.” Juliana Pinho

100


S

empre buscando oferecer as melhores técnicas que auxiliam na perda de peso, a fisioterapeuta Juliana Pinho, sócia proprietária da clínica DermoCare, trouxe à Paraíba o revolucionário método de emagrecimento 5S®. Presente em cinco países, o procedimento faz com que o paciente perca até 15 kg em 30 dias, com saúde e segurança. Como isso é possível? Por meio da reprogramação do hipotálamo - estrutura ligada ao sistema endócrino, responsável pela fome, saciedade e liberação de hormônios, além de ser o centro das expressões emocionais. Juliana Pinho, especialista habilitada e certificada para aplicar o método 5S® no Estado, explica que, quando o hipotálamo está em desequilíbrio ou inflamado, devido a dietas ricas em gorduras saturadas, carboidratos e açúcares, o paciente tende a apresentar quadros de fome excessiva. Isso faz com que ele desenvolva distúrbios no metabolismo, contribua para o acúmulo de gordura em várias partes do corpo, podendo levá-lo ao sobrepeso e à obesidade crônica. “O 5S® propõe justamente a desinflamar o hipotálamo”, explica

a fisioterapeuta. “A reprogramação hipotalâmica acontece de duas maneiras: por meio da ação antiinflamatória utilizando nutracêuticos [suplementos ortomoleculares] e pela reeducação dos hábitos de vida diários, como o controle do peso e o cuidado das emoções”, acrescenta. Durante todo o método, o paciente é acompanhado por uma equipe multidisciplinar, composta por nutricionista, tecnóloga em estética, fisioterapeuta, esteticista e psicóloga. Juliana Pinho utiliza técnicas e dermocosméticos específicos, além de suplementação natural balanceada, que ajudam no processo de emagrecimento. O método consiste na associação de cinco técnicas consagradas, aplicadas em três ciclos (perda, manutenção e reeducação), onde o paciente é acompanhado diariamante por nutricionista. A ideia dessa assistência é gerar estímulos diferenciados, evitando que o paciente caia na monotonia e acabe perdendo o foco ou abandone o processo. Na fase da reeducação de novos hábitos, o objetivo é disciplinar o paciente a manter o resultado, evitando o ganho de peso e a recorrente inflamação no hipotálamo.

- O método 5S® foi desenvolvido pela fisioterapeuta e pesquisadora brasileira Edivana Poltronieri. Ela criou o método após 14 anos de estudos e experiências clínicas.


Juliana Pinho é sócia proprietária da DermoCare em João Pessoa, em parceria com o esposo Rodolfo Almeida, que é analista de sistemas e empresário responsável pela Agência Tokem. Ele, inclusive, está desenvolvendo o aplicativo 5S®, onde o paciente terá acompanhamento 24hrs, em tempo real, pela Nutrigroup (rede de nutricionistas especializadas no método 5S®), além de dicas de saúde e bem-estar, plantão de dúvidas, entre outros. O app estará disponível, nas versões Android e IOS, em todo o Brasil e nos cinco países onde o método atua. Outra novidade, será realizar um trabalho focado nas crianças, devido ao aumento da obesidade infantil. A ideia é lançar, em breve, o Método 5S® Kids. A DermoCare é uma clínica especializada em saúde, emagrecimento e bem-estar, atuando na Nutrição, Fisioterapia Dermatofuncional, Psicologia e Estética. Conta com uma equipe de sete profissionais e fica localizada no Eco Medical Center Cartaxo Rua Antônio Rabelo Junior, nº 170, Miramar - Salas 406 e 407. Além de auxiliar no emagrecimento, o local oferece tratamento para gordura localizada, estrias, retenção de líquidos, celulites, flacidez de pele e muscular, sequelas de acnes, manchas de pele, linhas de expressão e

rejuvenescimento facial, entre outros. E além do 5S®, a DermoCare trabalha com os métodos D-Actor; Lipocavitação; Criolipólise de 3ª Geração; Heccus®, Striort®; Carboxiterapia; Eletrolipólise; Eletrolifting; Drenagem Linfática; Radiofrequência, entre outros. No que diz respeito a tratamentos faciais, a clínica realiza limpeza de pele profunda; Peeling de Diamante; microagulhamento; revitalização facial; máscara de ácido hialurônico, entre outros procedimentos. Juliana Pinho começou na área de Fisioterapia, especializandose em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal e Pediátrica. Posteriormente, ela se apaixonou pela área dermatofuncional. Para Juliana, trabalhar nessa aréa de estética está sendo um caminho surpreendente a ser seguido. “Me sinto realizada e motivada em poder trabalhar com a auto estima das pessoas, acompanhando a evolução fisica e emocional de cada uma delas, deixando-as ainda mais satisfeitos com o próprio corpo”, explica. A fisioterapeuta é pós-graduanda em Nutrição Estética pela wPOS e tem mais de 10 formações e especializações nacionais, além de título internacional na área dermatofuncional.

- De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o sobrepeso e a obesidade são doenças crônicas que acarretam um risco aumentado de inúmeras outras, como diabetes, derrames, hipertensão arterial, problemas cardiovasculares e hepáticos, neoplasias, entre outros. Em 2025, a estimativa é de que haja no mundo mais de 2,5 bilhões de pessoas com sobrepeso e 700 milhões de obesos. E, caso nada seja feito, o número de crianças obesas pode chegar a 75 milhões no mundo. No Brasil, mais de 50% da população já está com sobrepeso.

102


- Em apenas um ano, o Método 5S® já está presente em cinco países e é utilizados por mais de seis mil pacientes.


Criolipólise Terceira Geração Cutec

Carboxterapia Facial e Corporal

Ultrassom de alta potência Heccus®

104


A empresária Jéssica Fonseca, que perdeu 11 kg em 50 dias com o 5S®, conta que o melhor da técnica é porque ela cuida do paciente por dentro e por fora. “É um tratamento maravilhoso, onde não é somente observada a parte externa, mas também a parte interna. Com o procedimento, mudei meus hábitos de vida e assim pretendo continuar, pois hoje tenho muito mais disposição e minha autoestima se renovou”, revela. A auxiliar administrativa Julianne Barbosa, que também utilizou o método 5S® e perdeu 8 kg em 45 dias, afirma que o tratamento a ajudou a superar limites. “Consegui vencer meus impulsos alimentares e a controlar minha ansiedade. Hoje me sinto mais feliz com meu corpo, determinada e, principalmente, com saúde”, ressalta. A gerente comercial Soraya Guimarães revela que perdeu 10 kg em 30 dias. “Iniciar o método 5S® foi começar uma nova vida, mais saudável e equilibrada. É um tratamento que vou levar para a vida toda... Uma nova forma de viver”, garante.

- A missão do 5S® é avaliar, orientar e acompanhar o processo de emagrecimento saudável e a manutenção do peso ideal, gerando resultados rápidos, eficazes e satisfazendo o paciente.

O paciente Dermocare eliminou 27 kgs em 90 dias (ainda em tratamento).

FICHA TÉCNICA Capa: Juliana Pinho (Fisioterapeuta Dermatofuncional) Foto capa: Bernardo Leite Foto ambientes: Márcio Monteiro Foto equipe e procedimentos: Kadu Martins Make: Kátia Freire Hair: Maison João Paulo Look: Boneca de Luxo Acessórios: Belle Bijou Participação: Amanda Choairy (cliente DermoCare) Agradecimento: ArtCasa DERMOCARE Informações, dúvidas e sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: BELEZA – nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA

Thayse Bandeira (nutricionista) - Rodolfo Almeida (sócio proprietário) Karine Rafael (tecnóloga em estética) - Juliana Pinho (fisioterapeuta) - Amanda Pessoa (esteticista) - Mariah Ramiro (psicóloga) - Liliane Souza (auxiliar administrativa)


Após nove anos, Leonardo e Jessyka dizem “Sim” ao amor Cerimônia é celebrada pelo pastor Inaldo Camelo no Terrase Jardin

Com trajes da Glamour, casal encanta os convidados


Que o nosso amor continue assim, doce, sincero e eterno, e que nossa família seja abençoada.” Jessyka Ohana

Leonardo entra ao lado da mãe Neiliane Oliveira

Término da cerimônia religiosa

Jessyka entra acompanhada da avó Maria das Neves

Momento dos votos e troca das alianças

Os noivos com Bianca, Caio César, Mariah, Antônio Marcelo, Sofia, Júlia Horrana e Bernardo

fotos: Diego Regal

A irmã do noivo Marianne Oliveira leva as alianças

O casamento é um projeto de Deus. E esse projeto, na vida dos empresários Leonardo Oliveira de Lima Pinto e Jessyka Ohana Silva, foi realizado no dia 15 de outubro. A vida deles foi entrelaçada, há nove anos, através de uma amiga em comum do casal. Depois de um mês se conhecendo, Leonardo pediu Jessyka em namoro, e o pedido de noivado surgiu após seis anos juntos. A cerimônia religiosa foi celebrada pelo Pastor Inaldo Camelo, na área externa do Terrasse Jardin. A ambientação foi feita por Telma Ferreira nos tons branco e prata, com lírios do campo e vários tipos de flores brancas. A passarela era de vidro, com imponentes lustres que fizeram a diferença, deixando o espaço mais glamoroso. Leonardo e Jessyka, respectivamente filhos de Luiz Carlos e Neiliane Oliveira de Lima e de Margarete Silva e Oscar Wilde Lira (in memória), tiveram 12 casais de padrinhos. As alianças foram conduzidas pela irmã do noivo Marianne Oliveira, e os pajens escolhidos foram Bernardo, Antônio Marcelo e Caio Cesar. Já as daminhas foram Letícia, Sofia, Mariah, Júlia e Bianca. A noiva entrou acompanhada da avó Maria das Neves, algo que foi marcante para ela. “Ter a minha avó ao meu lado foi emocionante. Ela me criou com todo o seu amor, e esse momento foi muito especial para mim”, declara Jessyka que deu seu primeiro passo rumo ao altar ao som da Marcha Nupcial.


Casal com os padrinhos Osvaldo e Ana Paula Rodrigues, e Marcel e Mariana Issi

Com xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx os padrinhos Evaldo e Nicole Teixeira, Francisco das Chagas e Fernanda Araújo

Jessyka, quero você pro resto da minha vida, e, ao seu lado, ter uma família linda e abençoada. Eu te amo, meu amor.” Leonardo Oliveira

Com os padrinhos Natália Oliveira e Alisson Porto, e Sayonara e Paulo Oliveira

Todo romantismo e cumplicidade do casal

A noiva usou um vestido totalmente branco, rendado e bordado delicadamente com pérolas, acompanhado de uma coroa de cristais swarovski, do Grupo Glamour. A maquiagem ficou sob os cuidados de Thaíse Leitão, da Cabine Beauty, e o Dia da Noiva foi no Hotel Nord Luxxor Cabo Branco. O noivo, que usou palitó slim, na cor cinza, também da Glamour, foi conduzido ao altar pela mãe e entrou com a música “O Nosso Santo Bateu”, da dupla Matheus e Kauan, executada pela Banda Baile de Neto Ribeiro. Com o cerimonial a cargo da Ana Karenina Bronzeado, a recepção, que foi realizada na área interna do Terrasse Jardin, iniciou às 22h e teve decoração com orquídeas, rosas brancas e lustres. A tradicional valsa foi embalada pela música “Meu Eu em Você”, de Victor e Leo, emocionando os convidados. Um dos momentos

Com os padrinhos Bárbara Maia e Flávio Guimarães e Adelina e Sérgio Oliveira

especiais da noite foi a surpresa que a irmã do noivo Marianne Oliveira preparou para ele. Ela levou um bolo para cantar parabéns e comemorar a passagem do aniversário dele, que, naquele dia, estava completando 26 anos. Foi um momento de alegria e confraternização entre familiares e amigos. A animação musical da festa foi a Banda Baile de Neto Ribeiro e a banda Forró Bakana, que agitaram até as 4h da manhã. Os bem-casados foram da Marriage Doces Finos, já o bolo, da cake designer Maria Helena Moura. Como lembrancinhas, os noivos deram bem-casados, nécessaire personalizada, com as iniciais dos noivos, e rasteira personalizada. Os convidados ainda receberam um bauzinho com amêndoas, um caixa com suspiros e outra com biscoitos, que foram feitas por Nicole Atelier, empresa da mãe do noivo. Os convites tiveram assinatura da Papel Raro. As fotos e filmagens do casamento foram da Agência Regal.


Casal com os padrinhos Victor e Nadja Oliveira e Rodrigo Senador e Heva Horrana

Casal com os padrinhos Layza Cherollin e Mateus Silva e Niedja e Gustavo Oliveira

Familiares e amigos brindam a nova etapa da vida do casal Jessyka e Leonardo recepcionam convidados com elegante jantar

Momento dos cliques com a equipe da Regal

O brinde dos familiares à nova etapa do casal

A valsa ao som da música “Meu Eu em Você”, de Victor e Leo


JOVENS DE TALENTO

O que é ter talento pra você? Para nós, é reunir criatividade, ousadia, humildade, coragem, inteligência e determinação. Características fundamentais para ser um jovem talentoso, que sonha alto, mas que cumpre suas metas através do próprio esforço, sem esperar que alguém venha e faça por ele. Muitos jovens já têm o pensamento formado do que realmente desejam para a vida, por isso vão em busca dos seus objetivos logo cedo. Não esperam alguém abrir a porta para o sucesso; eles vão lá e abrem. Alguns não se dão bem no primeiro momento e se frustram, deixando o sonho de lado, mas outros são determinados, indo além dos limites para atingir suas metas. Para aqueles que abrem mão da dependência dos pais, para entrarem no mercado de trabalho, sempre haverá um bom retorno, não só financeiro, mas também moral de que algo foi realizado com êxito, através do próprio mérito. A vontade de vencer é tão grande que, se estes jovens guerreiros falharem, eles vão lá e tentam de novo, e de novo, até acertarem, pois os obstáculos existem, mas eles sabem que não podem ser maiores do que a vontade de vencer. Lembre-se sempre da frase do ex-jogador de basquetebol Michael Jordan, que diz: “Eu posso aceitar falhas, mas não posso aceitar não tentar.” Tente! Nesta batalha pelo sucesso, surgem grandes profissionais. Odontólogos, maquiadores, fotógrafos, empresários, advogados, nutricionistas, cerimonialistas... E essas são algumas das profissões que estão presentes nessa edição. Jovens que correram atrás dos seus sonhos, conquistaram seu espaço e já estão prospectando novos planos. Dentre eles, estão Dennis Pessoa, Kate Joenne, Bernardo Belasi, Bruna Gregório, Luciana Marsicano, Marcelli Elias, Matheus Jardelino, Mayara Almeida, Melissa Grangero, Raphaella Brilhante, Raphaela Uchôa, Raquelly Nícia, Simone Almeida, Thaís Mendonça e Vanessa Porto. São 15 jovens de talento da nova geração.

112


Q

uando estamos diante de um passo importante em nossas vidas, sempre surge um sentimento de insegurança, uma pequena dúvida que nos faz questionar se estamos no caminho certo, não é verdade? E a resposta sobre se fizemos a escolha certa só vem com o tempo... Hoje, Marcelli Elias é nutricionista clínica, esportiva e funcional e atende em dois consultórios próprios. Embora já esteja com a carreira profissional encaminhada, ela revela que teve dúvidas sobre qual curso ingressar na época em que prestou vestibular. Medicina ou Nutrição? Marcelli escolheu Nutrição, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e Medicina por uma faculdade particular. Passou nos dois! A decisão sobre qual curso iria ingressar veio do coração.“Sempre me interessei por um estilo de vida saudável e pela observação da capacidade de como uma alimentação correta pode influenciar a saúde das pessoas”, conta sobre o porquê de ter escolhido Nutrição. Os primeiros desafios vieram ainda na graduação. É que as universidades públicas tendem a amadurecer forçadamente o estudante. Quem tiver o interesse que corra atrás. E ela teve. Procurou fazer monitoria, participou de projetos de extensão e conseguiu um estágio por conta própria. Marcelli afirma que isso a amadureceu mais rápido e que todo esse processo foi fundamental para seu crescimento profissional. E antes mesmo de concluir o curso, já estava fazendo especialização em Nutrição Clínica (depois fez Esportiva e Funcional). Ao se formar, a jovem empreendedora enfrentou mais um desafio: abrir o próprio consultório.

Para reflexão, Marcelli deixa a frase:

“Antes de ser um excelente profissional, seja um bom ser humano.”

Era o início de uma nova etapa na vida dela, que veio junto com um turbilhão de sentimentos. “Todo início gera desafios que se tornam objetivos a serem trabalhados e vencidos com seriedade, dedicação, profissionalismo e amor. Foram esses parâmetros que sempre elegi como prioridade na minha profissão”, garante. Mas, não pense que ela fez tudo isso 100% segura. O medo é normal em decisões importantes. Marcelli conta que no início tinha receio de não se realizar profissionalmente. Mas, não tinha como dar errado, trabalhando com seriedade, dedicação, profissionalismo e amor. E realmente não deu! “Nunca pensei em desistir, pois estava certa sobre meu sonho e tinha certeza de que, por mais difícil que fosse, com paciência conseguiria atingir o que queria”, revela. Para a jovem nutricionista, alcançar essa meta não teria sido possível sem a fé em Deus, o apoio da família e a credibilidade que os pacientes depositaram nela. “Acredito que sozinhos, não somos donos de vitória alguma”, ressalta. Caso você esteja com dúvidas sobre sua carreira, Marcelli orienta que o primeiro grande passo é escutar o coração. “Muitas vezes, o amor pelo que faz é mais importante do que inúmeros títulos. Toda teoria é aperfeiçoada na prática, e só fazemos com maestria aquilo que nos transmite prazer”, comenta. Ela acrescenta que para que o caminho profissional seja de talento, é preciso descobrir o dom e ter em mente que o sucesso virá com determinação e trabalho.


S

imone Santos Barbosa de Almeida se formou, aos 23 anos, em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (Facisa), em Campina Grande, sua cidade natal. Mas hoje, aos 28 anos, além de atuar como especialista em design de interiores, ela também é apresentadora do programa Mulher Master, da TV Master. Como ela conseguiu alçar voos tão altos? Sonhando, se dedicando e acreditando! “Eu sou do tamanho do que vejo”, ressalta. E Simone enxerga grande... Ela teve coragem de sair do conforto da casa dos pais, para vir morar em João Pessoa e fazer pós-graduação em Design de Interiores pelo Instituto de Pós Graduação (Ipog). Ela revela que foi desafiador deixar a cidade onde nasceu, com raízes profundas de amigos que conquistou ao longo dos anos, e também se distanciar do aconchego confortável da família para conquistar, autonomamente, seu espaço na Capital paraibana. “Mas nada foi empecilho, sou muito determinada e dificilmente algo me desvia do meu foco”, garante. Já em João Pessoa, Simone foi convidada pela jornalista Ceres Leão, editora da revista Fashion News, a participar do programa É Fashion, pela TV Master, e, juntas, criaram o quadro “Art Decor”, com matérias de arquitetura e decoração. “Quando iniciei no quadro, descobri uma paixão extremamente prazerosa. Ao contrário de muitas pessoas, fico bastante a vontade na frente

Para reflexão, Simone deixa a frase:

“Mares tranquilos não produzem bons marinheiros.”

114

das câmeras, e a interação com o público é um hobby pra mim”, garante. Para falar com segurança sobre qualquer assunto diante das câmaras, é preciso ter conhecimento na área, e Simone vem conquistando essa experiência desde a época em que cursava Arquitetura e Urbanismo, período no qual teve a oportunidade de estagiar em grandes escritórios do segmento em Campina Grande. Hoje, ela tem um escritório próprio “Simone Almeida Arquitetura, Interiores, Design”. A participação dela no quadro “Art Decor” deu tão certo que ela foi convidada, pela diretoria da TV Master, a ter o seu próprio programa, o Mulher Master, que estreia em novembro. Simone revela que dedica seu sucesso profissional aos pais. “Eles viveram todos os meus sentimentos, sonham comigo e se realizam com as minhas realizações. O amor gentil deles me nutriu até aqui. A eles dedico não só o sucesso que alcanço nas minhas conquistas, mas meu mais genuíno amor”, declara. Por enquanto, a jovem está colhendo e plantando suas conquistas no “terreno do agora” e não tem pretensão a longo prazo. Mas ela garante que tem grandes sonhos e vai realizálos com prudência. “Tenho fé para esperar o tempo do Senhor”, ressalta, acrescentando que “para ser feliz profissionalmente é preciso trabalhar com amor e dedicação”.


O

pernambucano Bernardo Belasi Júnior, de 32 anos, revela o segredo para alcançar o tão sonhado sucesso profissional: treine enquanto os demais dormem, estude enquanto todos se divertem, persista enquanto eles descansam e, então, viva o que eles sonham. E foi seguindo esse roteiro que Bernardo deixou de ser empregado e se tornou o empresário responsável pela Prottege, empresa do segmento de segurança eletrônica, localizada em João Pessoa. O empreendimento nasceu em 2010, em parceria com outros dois sócios. Nesse mesmo ano, Bernardo fixou residência na Capital paraibana. Antes de vir morar por aqui e abrir o próprio negócio, ele batalhou muito. O jovem trabalhava na área comercial de uma empresa durante o dia; à noite, ele seguia para as aulas do curso técnico em Rede de Computadores, pela Escola Técnica Federal de Pernambuco; e, quando chegava em casa, entrava madrugada adentro, estudando para assimilar o conteúdo visto em sala de aula. “Comecei a trabalhar aos 19 anos em uma empresa também do segmento de segurança eletrônica, que fica localizada no Recife. Sempre tive afinidade com rede de computadores e tecnologia, então essa área me atrai bastante”, conta. Bernardo revela que os desafios pelo meio do caminho foram muitos. Mas, sem dúvida, um dos principais foi conseguir viabilizar a empresa com poucos recursos financeiros. Ele revela que, vez por outra,

Para reflexão, Bernardo deixa a frase:

“Se você quiser nadar entre tubarões, tem que se tornar um deles.”

batia um desânimo quando os planos não andavam como o previsto. “Você se sente só num mundo de frustrações”, declara. Mas o jovem empresário afirma que não sabe conjugar o verbo desistir. “Às vezes, ao perder uma batalha, descobrimos uma nova maneira de ganhar a guerra”, ressalta. O mundo dos negócios não é sempre uma maravilha. Vencer a concorrência, por exemplo, é outro desafio constante. No entanto, Bernardo ressalta que o empresário, mesmo que seja um “peixe pequeno”, nunca deve se posicionar como tal, caso contrário, poderá ser engolido pelos “tubarões”. Para ele, o sucesso profissional é mérito da vontade de vencer diante de qualquer adversidade. “É preciso trabalhar sempre. Às vezes, é natural desanimar, mas desistir nunca”, enfatiza. Bernardo revela que pretende expandir a sua empresa para outros estados do Brasil. Para isto, ele tem trabalhado com bastante foco, competência esta que, em sua opinião, é fundamental para qualquer pessoa alcançar o sucesso profissional. “Agarre sua ideia e faça dela seu objetivo, pois mais importante do que ter uma boa ideia, é saber vendê-la”, destaca, acrescentando que “por melhor que seja a oportunidade, se você não gosta do que faz, não faça, não existe trabalho bem feito sem paixão”.


“M

anter a esperança é muito importante... É ela quem nos faz perseverar, mesmo quando tudo parece estar dando errado. Se não conseguimos conquistar na primeira tentativa, ainda surgirão outras oportunidades para a realização dos nossos sonhos. O fundamental é superar os obstáculos”. É o que afirma a cirurgiãdentista Luciana Marsicano Cavalcante, de 26 anos. Ela conta que decidiu a profissão que iria seguir, aos 16 anos, espelhando-se nos ensinamentos do avô materno José Walter Marinho Marsicano, já falecido. Mas a aprovação em Odontologia não veio “de primeira” como ela idealizou. Luciana passou para Fisioterapia pela Faculdade de Ciências Médicas. Ela começou os estudos, mas ainda focada em tentar novamente vestibular para Odontologia. A aprovação veio um ano e meio depois pelo Centro Universitário de João Pessoa (Unipê). É por esse motivo que ela ressalta que não devemos perder a fé e nem o foco em nossos objetivos, pois, muitas vezes, a caminhada para o sucesso profissional é um pouco mais longa do que a gente imagina. “Costumo dizer que sou cirurgiã-dentista por vocação, e tenho essa inspiração em meu avô. Apesar dele ter trabalhado em uma área totalmente diferente da minha, ele ensinou aos filhos e netos que o estudo é fundamental, pois ninguém pode arrancar de nós o conhecimento. E foi assim que eu segui buscando meu

objetivo, que era ser uma profissional da Odontologia”, conta. Logo que começou o curso de seus sonhos, Luciana descobriu que estava grávida. Ela conta que o apoio dos pais Carla Marsicano e Luciano Cavalcante foi fundamental para que ela pudesse enfrentar o mais doce desafio que estava por vir: ser mãe. “Eles me ajudaram a superar a insegurança que a maternidade gera em qualquer mulher e também a conciliar o curso. Dessa forma, consegui cuidar da minha filha Ana Carla sem precisar trancar a faculdade”, revela. Formada há dois anos, Luciana é membro da Associação Brasileira de Pernambuco. Atualmente, ela é diretora de um Centro de Especialidade Odontológica e atua na área de Cirurgia Oral Menor e Estética e Reabilitação Orofacial, que consiste em corrigir os problemas bucais associados, eventualmente, à má formação ou restaurações bucais, bem como corrigir a parte estética da face, com procedimentos que incluem Toxina Botulínica, Preenchimento Facial, Bichectomia entre outros. Ela afirma que tem trabalhado para ser uma profissional reconhecida no mercado em alguns anos. “Mas tudo o que eu conquistei até agora, dedico a Deus, a minha família, em especial ao meu avô”, declara. Para ela, vencer é ter um sentimento profundo de fé, força e perseverança, mesmo em momentos difíceis.

Para reflexão, Luciana deixa a frase:

116

“Vencer é ter a esperança sempre renovada, lembrando que o sol nasce todos os dias e para todos”.


A

fotografia entrou na vida de Kate Joenne por necessidade, mas continuou por puro amor. É que ela começou a fotografar, aos 18 anos, logo depois que terminou o Ensino Médio, para ajudar o pai João Ferreira, que já trabalhava como fotógrafo há mais de 40 anos. Foi ele, inclusive, quem a ensinou a manusear a câmera. Kate lembra que ficou bem nervosa no primeiro evento que foi fotografar sozinha. “Foi uma apresentação de Natal em uma escola. A experiência foi maravilhosa, mas muito arriscada, porque, caso algo desse errado, eu não teria o suporte do meu pai”, conta. Mas deu tudo certo! E, aos poucos, a jovem foi ganhando mais confiança e passou também a realizar festas infantis, área que cobre até hoje, sete anos após o primeiro clique profissional. No início, o mais difícil foi criar a cartela de clientes. Kate revela que, como ainda era inexperiente, só realizava entre dois e três eventos por mês. “Com os anos, fui ganhando conhecimento, desenvolvendo habilidades, fazendo parcerias e conquistando mães e crianças”, destaca, acrescentando que, hoje, realiza no mínimo 20 eventos mensais. Kate lembra ainda que, no início, tinha vergonha de chamar atenção dos pequenos, e essa confiança é fundamental para conseguir um clique natural dos pimpolhos. Mas, ela também conseguiu superar esse desafio e, hoje, é conhecida como encantadora de crianças.

Para reflexão, Kate deixa a frase:

Mude o modo como você olha o mundo, e o mundo que você olha mudará!”

“Não tem como copiar uma imagem... Cada uma tem sua beleza, seu encanto. Tudo tem que ser eternizado, porque temos que mostrar o lado da vida como ela realmente é”, ressalta. Kate garante que registra cada momento com amor, dedicação, e isso a faz feliz. “Quando estou com minha câmera nas mãos, quero tornar aquele momento eterno, no qual as palavras não conseguem descrever”, declara. Kate fez cursos para aprimorar os conhecimentos na área da fotografia, mas garante que foram seus familiares, que também atuam na profissão, quem a ajudaram e ajudam até hoje a desenvolver novas técnicas. Ela diz que não imagina como será seu futuro profissional... Mas, ela tem alguns planos. Um deles é continuar atuando como fotógrafa. Outro objetivo é investir em alguma área diferente, embora ainda não tenha parado para definir o segmento. “Mas quero atuar em algo que me traga uma boa qualidade de vida e que me permita conciliar com a fotografia”, ressalta. Quando o assunto é conquistas profissionais, Kate agradece, primeiramente, a Deus e depois ao pai, que, segundo ela, é sua base em tudo. A jovem também é grata à amiga Luciana Enéas, que também a ajudou a crescer profissionalmente. “A vida não é fácil e nunca vai ser. Ninguém está livre de passar dificuldades, mas se amar mesmo o que faz, se dedicar e nunca desistir, são os primeiros passos para o sucesso”, declara.


A

psicóloga e escritora Mayara Pereira Bezerra de Almeida, de 29 anos, faz questão de ressaltar que é sertaneja, natural de Cajazeiras, cidade localizada no interior da Paraíba, e bisneta de cangaceiro. Mayara atende crianças e adultos em seu consultório particular, trabalha em um berçário-escola, ambos na Capital, e também em uma Organização Não-Governamental (ONG), em Cruz do Espírito Santo, na Região Metropolitana de João Pessoa. Ela é autora de seis livros, dos quais três são de assuntos relacionados à Psicologia. A trajetória da jovem começou aos 18 anos, quando ela decidiu deixar Cajazeiras para estudar Psicologia no Centro Universitário de João Pessoa (Unipê). “Psicologia foi minha primeira e única escolha profissional... É algo que faço com atenção e cuidado diariamente”, revela. O dom para escrever ela já tinha, só ainda não tinha desenvolvido. Com o curso superior, a habilidade para a escrita começou a aflorar. E ela destaca que não poderia ser diferente, já que “a ciência acompanha a palavra”. Mayara ressalta que a psicologia e a escrita estão entrelaçadas em sua vida, e que as duas se complementam. “Palavras nas veias para cuidar e, tantas vezes, para salvar”, declara. Ela conta

Para reflexão, Mayara deixa a frase:

“O certo é [sempre] para onde o coração aponta”.

118

que o maior desafio foi sair de casa, deixando para trás familiares e amigos, para se adequar a uma nova rotina, em uma cidade grande. Mas, em nenhum momento, ela pensou em refazer os planos. “Sei onde quero estar. Às vezes, brinco, dizendo ‘é daqui para mais longe’”, enfatiza. E é a família a quem ela dedica sua trajetória profissional. Ela conta que eles são sua base na hora de fazer escolhas. Cada um, com seu modo individual, a ensinou a enxergar benefícios no ato de buscar sempre o bem e a acreditar nela mesma. Para quem pensa em cursar Psicologia, Mayara lembra que a profissão requer muita sensibilidade, paciência para alinhar emoções às teorias e curiosidade saudável, para proporcionar palavras que acendam lâmpadas internas no próximo. “Os meus olhos brilham até hoje, quando me disponho às atividades da minha carreira. Então, imagino que esta luz do suposto saber me encantou. Se houvesse um ‘cupido de profissões, diria que fui flechada pela Psicologia”, conta. Para os próximos anos, Mayara pretende seguir se aperfeiçoando na área. “Quero aprender as novas formas de ser, do humano, ação que me renova e me atualiza como eterna aprendiz”.


D

ennis de Paiva Pessoa, 30 anos, é o jovem administrador por trás da franquia da Óticas Carol em João Pessoa. Com pouco tempo de atuação no mercado, Dennis já enfrenta um dos momentos mais difíceis de sua carreira: superar a crise econômica brasileira, que tem levado as famílias a reduzirem o consumo e, consequentemente, diminuído as vendas em todos os segmentos do varejo. Para não ver seus sonhos e projetos desabarem, ele precisou encerrar as atividades de duas, das três unidades que tinha, e, agora, segue firme para vencer esse desafio. “Confesso que cheguei a pensar em vender tudo e voltar para Natal [ele é natural da capital potiguar]”, revela. “Mas coloquei a cabeça no lugar, revi meus custos, minhas despesas e tomei a decisão de fechar duas lojas. A partir disso, concentrei meus esforços em um só lugar, com menos gastos e funcionários, e, assim, consegui alavancar as vendas para enfrentar os desafios e sair erguido após a crise”, conta. Dennis trouxe para João Pessoa a experiência que adquiriu administrando a empresa dos pais, Pedro Paulo e Neta Paiva, uma distribuidora de medicamentos e materiais hospitalares, localizada em Natal, no Rio Grande do Norte. Ele começou a trabalhar lá aos 17 anos, logo depois que ingressou no curso de Administração pela Universidade Potiguar (UnP). Dennis passou pelos setores de estoque, conferência e expedição, vendas

Para reflexão, Dennis deixa a frase:

Lutar sempre, vencer às vezes, desistir jamais!”

e compras até assumir, em 2010, a administração da empresa ao lado do pai. No final de 2014, Dennis decidiu que era hora de trilhar o próprio caminho, abrindo um negócio que tivesse sua identidade. Após a sugestão de um amigo, ele decidiu abrir uma franquia da Óticas Carol na Capital paraibana. Ele conta que o primeiro desafio que enfrentou foi a mudança para uma nova cidade. “Eu não conhecia quase ninguém. Foi muito complicado encontrar parceiros, fornecedores, clientes... Confesso que até hoje ainda sinto dificuldade de andar por João Pessoa. Às vezes, preciso recorrer ao Google Maps para encontrar alguns locais”, conta. Dennis ressalta que o mundo dos negócios, assim como em qualquer outro ramo, requer trabalho duro. Graças ao curso superior em Administração e à experiência na empresa dos pais, o jovem empresário vem conseguindo enfrentar esse turbulento momento da econômica brasileira. “O mais importante é sermos honestos, valorizando todas as oportunidades que surgem pelo caminho e respeitando a necessidade do cliente”, ressalta. Dennis tem certeza de que essa fase difícil vai passar, não é à toa que ele guarda boas ambições para o futuro profissional. “Quero ter saúde para continuar trabalhando e, assim, expandir meu negócio, abrindo novas lojas e me tornando o maior franquiado das Óticas Carol na Paraíba”, revela.


B

runa Sousa Queiroz Gregório, 26 anos, é advogada por formação e maquiadora por vocação. É dessa forma como ela se reconhece profissionalmente. Mas, a sua atuação no mercado de trabalho abrange muito mais do que possamos imaginar. Empreendedora, a jovem atua em pequenos processos jurídicos de amigos, trabalha na Imobiliária Atenas Imóveis, com a mãe Maria Aparecida Gregório, e ainda é proprietária do Bruna Gregório Studio de Beleza, que oferece serviço de maquiagem profissional, penteados, design e micropigmentação fio a fio de sobrancelhas. Ela ressalta que ninguém deve ignorar os dons e talentos que têm, pois neles pode estar o sucesso profissional que tantos almejam. Maquiar era apenas um hobby na vida de Bruna. “Comecei maquiando amigas e familiares, daí outras pessoas começaram a me procurar graças à propaganda boca a boca, que é, até hoje, a maior aliada no meu negócio”, conta. Quando Bruna percebeu que poderia ganhar um dinheiro extra maquiando, ela decidiu fazer um curso profissionalizante para aperfeiçoar as técnicas. Em 2013, ela concluiu tanto o curso de Direito, pelo Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), como o de Maquiagem, Penteado e Design de Sobrancelhas pelo Instituto Embelleze. Nessa época, ela passou a realizar atendimento em

domicílio e também recebia clientes na própria casa. A falta de estrutura física foi um dos principais desafios. “O maquiador precisa de um local apropriado para atender, com uma cadeira, ou maca, com angulação ideal, para manter a boa postura física do profissional, e, no início, eu não tinha isso”, lembra. Desde que começou a investir na profissão de maquiadora, Bruna atende por hora marcada. Para ela, esse modelo oferece mais comodidade às clientes, que não precisam ficar esperando horas para serem atendidas. Quando abriu, em 2014, o Bruna Gregório Studio de Beleza, ela optou por continuar trabalhando neste formato e, até hoje, vem agradando a clientela. A jovem empresária conta que montar o próprio negócio foi a realização de um sonho. Ela garante que, embora o Direito seja um ramo totalmente diferente do que ela decidiu seguir profissionalmente, o curso a fez crescer como pessoa e deu a ela mais maturidade. Bruna conta que, em alguns momentos, chegou a refletir se queria mesmo ser maquiadora profissional. A resposta veio do coração. “Quando eu percebi que estava não só fazendo maquiagem para ter um extra, mas amando, estudando e me entregando de corpo e alma, percebi que queria fazer daquilo a minha profissão”, revela.

Para reflexão, Bruna deixa a frase:

120

A vitória me pertence, eu possuo energia, e Deus me abre um mundo de oportunidades e realizações todos os dias.”


R

aphaela Ramalho Norat Uchôa tem 27 anos e sempre admirou a profissão do avô José Hardman Norat, que é desembargador do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), e da mãe Roberta Ramalho Norat Uchôa, que é advogada. Foi esse fascínio jurídico que a estimulou a estudar Direito pelo Centro Universitário de João Pessoa (Unipê). No entanto, como toda garota que ama trocar as roupinhas de suas bonecas, Raphaela sempre demonstrou sua paixão pelo universo da moda e suas tendências. Ao se formar, ela sentiu que a carreira jurídica não despertava nela a mesma paixão que ela via nos olhos de seus familiares. Então, a jovem começou a alimentar o desejo de se tornar empresária e montar sua própria loja de roupas femininas. Essa ideia sim brilhava seus olhos de entusiasmo. Depois de muita pesquisa, no ano passado, ela conseguiu realizar seu sonho e abriu a Maison Raphaela Uchôa, que oferece uma variedade de roupas e acessórios femininos. “Foi uma decisão muito importante em minha vida, por isso fiz tudo com o apoio dos meus pais. Também conversei bastante com amigos empresários da área, para entender um pouco mais sobre o segmento”, revela. Mas, o aprendizado vem mesmo com a experiência. E, ao longo desses 12 meses, Raphaela garante que aprendeu muito. Ela conta que o desafio é diário, afinal de contas, a concorrência no segmento é muito grande. Se destacar no mercado requer muita dedicação e comprometimento.

“Fiz muitas amizades e conheci vários profissionais neste período. Acredito que isso ajudou bastante. Gosto do que faço, esse é o segredo para ser feliz profissionalmente”, comenta. Embora tenha recebido o apoio dos pais nesse processo, Raphaela agradece em especial à mãe, que é a pessoa que está sempre ao seu lado, torcendo, aconselhando e apoiando suas escolhas. “Ela é meu braço direito, minha amiga e confidente”, declara. Além da mãe, Raphaela também conta com o apoio da prima Renata Uchôa, que trabalha no segmento de moda, como blogueira, e dá muitas dicas. “Para mim, ela é a melhor blogger do Nordeste”, confessa. A jovem, que também trabalha na Secretaria de Turismo do Município, não deixa de lembrar e ser grata a Deus por suas conquistas. Para ela, o segredo da realização pessoal e profissional é colocar Deus sempre à frente de tudo, baseando-se em verdadeiros valores e princípios, com dedicação, responsabilidade e bastante trabalho. “Provérbios 16:3 diz: ‘Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos.”, ressalta. Para quem ainda está tentando se encontrar profissionalmente, Raphaela tem um recado: “todos os jovens que queiram investir em algo, aconselho que pesquise, veja qual área você se identifica melhor, se empenhe e trabalhe bastante para que seu negócio cresça. Tudo o que você fizer com amor, pode acreditar que dará certo”.

Para reflexão, Raphaela deixa a frase:

“Sucesso é conseguir o que você quer. Felicidade é gostar do que você conquistou.”


E

la tem 26 anos e já administra quatro lojas. Sim! Quatro empreendimentos de áreas diferentes. Melissa Rejane Grangeiro de Sousa é a jovem empresária por trás das franquias: Belle Bijou, Casa do Pão de Queijo e Chiquinho Sorvetes, todos localizados no Mag Shopping; e do Rei do Mate, no Manaíra Shopping. Para conseguir administrar tudo com responsabilidade, ela revela que se dedica muito aos negócios e conta com o apoio dos pais, que são comerciantes há mais de 15 anos. Melissa é mestre em Relações Internacionais (RI), pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Ela garante que, embora não tenha optado por seguir a carreira como uma profissional de RI, toda experiência adquirida durante o curso foi extremamente válida para ampliar sua visão empresarial. O mundo dos negócios entrou na vida da jovem empresária em 2010, quando ela assumiu o desafio de trazer a franquia pernambucana Belle Bijou para João Pessoa. “Minha relação com o comércio está ligada aos negócios da família. Como meus pais sempre atuaram na área, eu, naturalmente, fui me envolvendo com esse ‘universo’, mas nunca imaginei ter uma loja um dia”, confessa. Melissa ainda revelou que, para iniciar essa nova etapa em sua vida, dedicou-se de corpo e alma aos novos investimentos. No início, ela era responsável apenas pelo setor de compra, depois passou a dominar a gestão comercial, financeira e pessoal de toda a empresa. Três anos depois, surgiu a oportunidade de abrir uma franquia da Casa do Pão de Queijo, no Mag Shopping. Então, ela juntamente com os pais decidiram encarar mais este desafio. “Costumo dizer que somos um Grupo Familiar. Todo mundo trabalha

Para reflexão, Melissa deixa a frase:

“O que não te desafia, não te transforma.”

122

e é envolvido na operação... Meu pai, minha mãe, eu e até o meu noivo. E em todos os nossos negócios é assim, há o engajamento conjunto”, conta. Para se manter atualizada com a gestão empresarial, Melissa fez um Bussiness Workshop, em Londres. Durante o curso, ela teve a certeza de que estava no caminho certo. Quando retornou, surgiu a oportunidade de assumir a franquia do Rei do Mate e abrir o quiosque do Chiquinho Sorvetes. Ela conta que tudo aconteceu muito rápido, até porque o mundo dos negócios é muito dinâmico. E, em outubro deste ano, ela e o noivo inauguraram mais um quiosque do Chiquinho Sorvetes, só que desta vez no Manaíra Shopping. Questionada sobre a crise financeira que atinge o país, a jovem empresária disse que as dificuldades sempre existirão, mas que o importante é aproveitar as oportunidades que surgem e saber administrá-las. “A crise existe, mas acredito muito mais no trabalho, prefiro correr atrás e desafiar, do que ficar parada e esperar a situação melhorar”, revela. Melissa ressalta que não teria conseguido chegar até aqui se não fosse o apoio dos pais. “Se hoje consigo ser independente em muitas das responsabilidades que assumi, foi em virtude da confiança, do exemplo e da orientação constante deles em minha vida”, declara. Para quem ainda está tentando se encontrar profissionalmente, ela recomenda trabalhar em algo que a pessoa tenha afinidade. “Seja qual for a profissão que você for seguir, tenha gosto pelo que faz e não se preocupe em decidir isso aos 15, aos 20 ou aos 30 anos. O importante é se descobrir, e cada um tem seu próprio tempo e ritmo”.


”A

os jovens que ainda estão em busca de uma escolha profissional, não se preocupem caso sintam-se atraídos por um curso sem motivos aparentes. Às vezes, há dons dentro de nós que só descobrimos quando damos o primeiro passo”. É o que garante o dentista Matheus Jardelino, de 34 anos. Com a carreira consolidada, Matheus atua, parte do dia, como especialista em prótese no Exército Brasileiro e, na outra, em seu próprio consultório particular, localizado no Eco Medical Center Cartaxo, no bairro de Miramar. Embora seja natural de Areia, no brejo paraibano, Matheus viveu muitos anos em Petrolina, que fica localizada no sertão pernambucano. Ele veio morar em João Pessoa, em 2000, para cursar Odontologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A citação que ele fez na abertura desse texto está justamente relacionada à decisão dele em ser dentista. “Costumo dizer que a Odontologia me escolheu, pois não tenho nenhum parente direto que atue na área”, revela. A única certeza da qual ele tinha era que gostaria de trabalhar em uma área onde pudesse ser autônomo, fazer os próprios horários, trabalhar com arte manual e impactar a vida das pessoas. Embora não tivesse em que se espelhar na família, Matheus sente que está seguindo o caminho certo, e sempre manteve essa certeza, mesmo nos momentos difíceis. Ele lembra, por exemplo, da época em que os pais mandavam - com muito esforço - o dinheiro para ele se manter durante o curso de graduação. Quando se formou, o jovem dentista decidiu permanecer na Capital paraibana para fazer a primeira especialização.

O destino acabou levando Matheus de volta à cidade natal. Seu primeiro emprego foi em Areia, no Sistema Único de Saúde (SUS). “A experiência foi uma escola para mim. Além da técnica, pude ver que minha vocação iria além do cuidar dos dentes... Vi que eu estava ali para proporcionar saúde e sorrisos que mudariam perspectivas de vida de pessoas mais simples”, comenta. Em 2008, ele retornou para João Pessoa, mas, dessa vez, para fixar residência. Trabalhou por dois anos em alguns consultórios particulares, até montar, em 2010, o seu próprio espaço, que, na época, ficava localizado no bairro de Manaíra. Ele conta que precisou tomar uma difícil decisão no início da carreira: não trabalhar com convênios odontológicos. “Foi uma escolha acertada que trouxe, com sacrifício, bons frutos”, destaca. Ele revela que, mesmo diante das adversidades, nunca pensou em desistir por dois motivos: primeiro porque ama a profissão e, segundo, porque Deus vem mostrando que ele está seguindo pelo caminho certo. “O pouco que conquistei até aqui devo a Deus, sempre O coloco à frente de minhas decisões, aos meus pais, que incentivaram e custearam meus estudos, e também à minha esposa Maria Fernanda, que me dá todo o suporte para que eu consiga enfrentar a rotina de acordar cedo com disposição e chegar em casa, ao fim do dia, para desfrutar do afeto do lar com nossa pequena Maria Alice”, declara. O jovem dentista pretende continuar se especializando, pois, embora tenha pós-graduações nas áreas de Estética, Implantes e Ortodontia, “nunca é muito para quem precisa dar o melhor”.

Para reflexão, Matheus deixa a frase:

“A mente que se abre a uma nova ideia não volta a seu estado original.” (Albert Einstein)


T

hais Mendonça do Nascimento Mamede, de 27 anos, é formada em Administração pela Faculdade Asper, mas nunca imaginou, ao longo do curso, que um dia trabalharia na organização de eventos infantis. Esse mundo de cores e fantasias que cerca os aniversários de crianças só começou a fazer parte da vida de Thais após o nascimento da filha dela, Thalita, que hoje está com 5 anos. A festa de um aninho de Thalita foi especial para Thais não só pela importância que esse ritmo de passagem representa, como também porque, foi a partir desse momento, ela decidiu que iria se profissionalizar na área de eventos. Thais ressaltar que contratar um cerimonialista para ajudar na organização de uma festa faz toda diferença. “Por ter experiência na área, o profissional está pronto para encontrar os melhores fornecedores, dentro do orçamento estipulado pelo cliente. Além disso, ‘o dono da festa’ consegue aproveitar mais o momento e os convidados com mais liberdade e sem preocupação”, explica. Por exemplo, quem vai a um aniversário de criança e encontra toda aquela magia, com tudo minimamente organizado, não tem ideia do quanto a preparação requer trabalho e muita dedicação. Os cerimoniais podem ajudar desde a concepção da festa até o acompanhamento no dia da comemoração. Por isso, contratar profissionais da área é um dos passos mais importantes para que o desejo seja concretizado conforme as expectativas. “Nós

Para reflexão, Thais deixa a frase:

“Escolhida por Deus para contribuir com a realização de sonhos”.

124

nos tornamos os olhos do cliente durante o evento... Cuidamos da acomodação dos convidados, recebemos os presentes, checamos o serviço dos garçons, se o volume da música está adequado, orientamos para o momento do ‘Parabéns pra Você’. Enfim, de todos os detalhes”, revela Thais. Embora realize todas essas tarefas com destreza, Thais revela que, no início, seu principal desafio era conseguir manter tudo organizado, sem esquecer de nenhum detalhe. Hoje esse trabalho ficou mais fácil, graças a ajuda dos três profissionais que trabalham em sua empresa: Thais Mendonça Cerimonial e Eventos, que realiza casamentos, aniversários e festas infantis. Ela afirma que curso de Administração a ajudou muito durante o processo para a abertura do empreendimento. O que Thais não imaginava era que as teorias que ela aprendeu em sala de aula um dia contribuiriam para a execução das atividades de cerimonial. Esse ramo de eventos requer muita dedicação, porque a maioria deles ocorre durante os finais de semana. Thais conta que muitas vezes precisou abdicar de momentos com pessoas que mais ama, inclusive, a filha, para estar promovendo o sonho de outras pessoas. Por esse motivo, ela ressalta que “tudo que você se propor a fazer, faça com amor, compromisso e empenho, só assim conseguirá se realizar profissionalmente”.


R

aphaella Farias Brilhante é uma jovem sonhadora de 18 anos. Mas, com os pés no chão. Como ela mesma diz, sonho sem ação é apenas um sonho... Querer algo, e não fazer nada para conquistá-lo, não nos leva a lugar nenhum. Pois bem, o grande sonho da vida de Raphaella é ser médica. E ela alimenta esse desejo desde criança. “Sempre tive vontade de ajudar as pessoas e de ser um instrumento de Deus na vida delas”, revela. Para conseguir a tão esperada aprovação no vestibular de Medicina, Raphaella teve que dedicar muitas e muitas horas de estudo. O esforço e a dedicação compensaram. Atualmente, a jovem estuda na Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba, em Cabedelo. Mas, não pense que a caminhada foi fácil. Raphaella revela que foram muitas madrugadas estudando. O medo apareceu em vários momentos, e, com ele, o cansaço. Vez por outra também batia uma insegurança. “Será que eu vou conseguir?”, ela se perguntava muitas vezes. Sem falar nas pessoas que, sem a conhecer verdadeiramente, duvidavam que ela chegasse lá e ainda criticavam seu jeito de ser. Mas, quando tudo isso acontecia, ela orava. “Deixei o Senhor me pegar no colo. Sempre que eu estava triste, quando não encontrava forças, Ele usava pessoas próximas para tranquilizar minha alma sonhadora. Quando eu estava cansada, Ele me falava, por meio da Bíblia: ‘Vinde a mim todos os que estão cansados e sobrecarregados, e Eu vos aliviarei”, conta. Ser aprovada no vestibular foi apenas o primeiro passo

para realizar o grande sonho de ser médica. O curso de Medicina exige muito do aluno. As aulas são em tempo integral, e a carga horária de estudo é bastante pesada. Raphaella conta que, às vezes, é bem cansativo, mas ela acredita que, com dedicação e amor, tudo se torna mais fácil e prazeroso. Ela revela que viver a Medicina é algo encantador, e todos os dias aprende um pouco mais. “Estou apaixonada pelo curso... Quando vemos nosso sonho sendo realizado, tudo vale a pena”, garante. Raphaella conta que ainda não sabe a área que vai atuar, mas afirma que pretende se dedicar ao máximo à profissão. Daqui a 10 anos, ela espera estar plenamente feliz na vida pessoal, espiritual e profissional e vivendo todos os sonhos que Deus reservou para ela. E é a Ele a quem a jovem dedica o sucesso que ela vem conquistando até agora. “Enquanto muitos queriam o meu mal, o Senhor me fez entender que era através do bem que eu iria vencer”, revela. Raphaella aconselha que se você tem um sonho, dê o seu melhor para alcançá-lo, pois “Deus não coloca em nosso coração algo que seja impossível de se realizar”. A jovem recomenda ainda que, nunca escolha uma profissão por status ou por influência de alguém, pois a verdadeira dedicação vem do amor que nos propomos a fazer algo. “Uma pessoa que ama seu trabalho [seja qual for a área] é feliz e irradia felicidade por onde passa, e certamente será bem sucedido”, comenta.

Para reflexão, Raphaella deixa a frase:

“A medicina não é escolhida, ela nos escolhe. Palavras não são capazes de descrevê-la. Não é, então, passível de descrição, mas sim de sentimento e sensação.”


R

aquelly Nicia Santos Ferreira, de 28 anos, é publicitária e proprietária da UP Personalizados – empresa que atua no segmento de Comunicação Visual na Capital paraibana. Natural de Campina Grande, ela veio morar em João Pessoa para estudar Publicidade pelo Instituto de Educação Superior da Paraíba (Iesp) e encontrou, no mercado pessoense, a oportunidade de montar o próprio negócio. Em apenas cinco anos, a UP Personalizados já tem grandes empresas como clientes, entre elas Sky, Claro, Sebrae, Iesp e a Faculdade Maurício de Nassau. Quem vê o sucesso da jovem empresária, não tem ideia do quanto ela teve que se esforçar para alcançar seus objetivos. Desde muito jovem, Raquelly já demonstrava ter veia empreendedora. Na adolescência, ela conta que vendeu trufa, bolo, bijuterias... E mais tarde, ela montou uma Lan House. Sem nunca ter feito um curso de CorelDraw, Raquelly já criava cartões de visitas e outros tipos de serviços mais simples para alguns clientes em Campina Grande. Quando veio morar em João Pessoa, ela precisou ter muita perseverança para seguir com os estudos. Como os recursos financeiros eram limitados, ela dividia com a amiga Elisiane Gonçalves, que na época estudava Contabilidade, um apartamento no bairro Colinas do Sul. Ela conta que, nessa época, chegava a utilizar entre quatro e seis ônibus coletivos para ir ao estágio, no Centro da cidade, e depois à faculdade, que fica na BR-230, em Cabedelo.

Para reflexão, Raquelly deixa a frase:

Fazer o que gosta é o diferencial. Hoje, eu vivo profissionalmente realizada!”

126

“Eu ganhava uma bolsa de R$ 350, e todo dia chegava atrasada na aula, porque o ônibus sempre demorava muito. Foram anos bastante difíceis... Às vezes, batia um cansaço, mas segui firme”, revela. Como Raquelly sempre teve afinidade com a área de Comunicação Visual, ela observou que o mercado pessoense ainda tinha espaço para uma empresa desse segmento, principalmente, de profissionais que, além de ter experiência, tivessem conhecimento de todo processo de produção. Então, ela convidou Elisiane para ser sócia na UP Personalizados. Nessa época, Raquelly ainda estava cursando Produção Publicitária. Ela revela que recebeu muito apoio dos professores e dos colegas de classe no início, pois, como todos conheciam o comprometimento e a dedicação dela, eles acabavam indicando a UP Personalizados para outras pessoas. “Sempre respeitei prazos. Se eu dizia que entregaria uma peça publicitária em determinado dia, eu cumpria fielmente”, ressalta. Dois anos depois, Raquelly comprou a parte da amiga e hoje administra sozinha a UP Personalizados, que atualmente conta com uma equipe de 15 pessoas. “Nada vem de graça, é tudo muito suado. Eu amo o que eu faço e não me vejo em outra profissão”, revela, acrescentando que o segredo para o sucesso é “trabalhar com algo que motive você a acordar de manhã, sempre correndo atrás dos seus sonhos, porque nada cai do céu”.


P

raticar o Direito de forma ética, proporcionando às pessoas um acesso à Justiça de forma mais ampla e com a prevenção de conflitos. É assim que Vanessa Porto, de 26 anos, advogada associada ao Mouzalas Borba e Azevedo Advogados Associados (MBAZ), almeja desempenhar a profissão. Ela mostra que pouca idade não significa nada quando nos empenhamos em ser um profissional competente e dedicado. Com menos de dois anos atuando no grupo, Vanessa foi convidada, em junho deste ano, a coordenar as atividades da nova unidade do escritório MBAZ em Campina Grande, cidade natal da jovem advogada. “Em novembro deste ano, terei a oportunidade de voltar para perto da minha família e trazer junto todos os competentes profissionais do MBAZ, que desempenha uma advocacia comprometida e me faz ser apaixonada cada dia mais pela profissão”, ressalta. Vanessa se mudou para João Pessoa, em setembro de 2009, para cursar Direito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Advogar sempre foi sua primeira opção. Ela revela que se preparou para ter um início de carreira difícil, pois não tinha nenhum familiar próximo que atuasse no ramo. Por isso, ela entrou no curso disposta a adquirir experiência. Participou de projetos de extensão e pesquisas, entre eles, o Núcleo de Extensão e Pesquisa em Mediação de Conflitos. Estagiou por um ano na Companhia Paraibana de Gás (PBGás), atuando na Gerência de Recursos Humanos e na Assessoria de Licitação e Contratos. Ainda em busca de novos conhecimentos, a jovem tentou seleção

para o quadro de estagiários do MBAZ e foi aprovada. “Tive a alegria de ingressar em um escritório que, desde o primeiro momento, percebi que desenvolvia uma advocacia apaixonada e, sobretudo, com cuidados e perspectivas de uma empresa que queria crescer cada dia mais”, conta. No nono período do curso, Vanessa se submeteu ao exame Ordem Nacional dos Advogados do Brasil (OAB) e foi aprovada. Alguns meses antes de se formar, ela foi convidada pelos sócios do MBAZ para integrar o quadro do escritório como advogada associada. Vanessa responde pelos processos trabalhistas do grupo e, posteriormente, após ter iniciado uma especialização em Direito Previdenciário, passou também a acompanhar as ações dessa área. A jovem advogada teve ainda a oportunidade de coordenar por alguns meses o Departamento Jurídico do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Santa Rita (IPREV/SR). Ela dedica o sucesso que vem conquistando até agora a Deus e aos pais Carlos e Rosa Porto, que, segundo ela, nunca mediram esforços para realizar os seus sonhos e os do irmão Vinícius. Ela demonstra também muita gratidão ao irmão, que a fez enxergar que um bom profissional é aquele que sai da sua zona de conforto. Vanessa afirma que pretende continuar trabalhando para consolidar a unidade MBAZ em Campina Grande e deseja ainda, futuramente, atuar como professora, desenvolvendo projetos que levem o Direito como forma real de acesso à Justiça e a uma vida digna para as pessoas.

Para reflexão, Vanessa deixa a frase:

“Teremos coisas bonitas para contar, e, até lá, vamos viver. Temos muito ainda por fazer; não olhe para trás”! (Renato Russo)


Ewerton Vieira recebe a cantora e apresentadora de TV Mara Maravilha na sua festa de aniversรกrio


Karina Costa - Mara Maravilha - Thereza Madalena - Ewerton Vieira - Ceres Leão

Ewerton e Mara com Socorro Porto, Laís Rocha e Diego Porto

Ewerton com a irmã Ewelyne e a mãe Zilda Vieira

Ewerton Vieira brinda nova idade ao lado de Mara Maravilha Colunista social recebe amigos e clientes com festa na Versailles Recepções fotos: Dalva Rocha

Selânia Leite - Hélia Botelho - Acrísio Toscano

Mara Maravilha, cantora e atualmente apresentadora do programa “Fofocando”, no SBT, onde divide a atração com Leão Lobo, Mamma Bruschetta e Homem do Saco, veio a João Pessoa exclusivamente para o aniversário do colunista social Ewerton Vieira. Ele realizou a festa no Versailles Recepções e contou com a presença de aproximadamente 150 convidados. Logo na entrada do Versailles, todos contemplaram os belos automóveis da Hyundai CAOA, e o jardim da casa de festas trouxe as letras luminosas da Luz & Letra. Pelo quinto ano consecutivo, a Eventus Assessoria e Cerimonial deu todo o suporte para Ewerton, além da participação da arquiteta de eventos Lily Gouveia e decoradora Ivanise Targino, responsáveis pela ambientação e flores da festa. A Start fez a parte de som e iluminação, além dos destaques para o bolo da cake designer Maria Helena Moura e os bem-casados de Maria Ângela.


Banda Velho Johnson animou a festa de Ewerton Vieira

Saulo Maciel, Dita e Zélia Vieira com Mara e Ewerton

Atenciosa, Mara Maravilha canta parabéns para o colunista Cantora ganha carinho do público e faz selfie com os convidados

Ewerton Vieira e Mara Maravilha com o casal Analice Dantas e Marivaldo Pereira

Ewerton Vieira - Sônia Vitoriano - Mara Maravilha - Roziane Coelho

Lúcia Padilha - Evelyn César - Cleyde Costa

Com produção de cabelo e maquiagem de Jamylle Raquel, Mara Maravilha surgiu impecável na comemoração do jornalista e usou um look super elegante da Todabella B. O som da festa ficou sob o comando do DJ Blue Eyes e da banda Velho Johnson, que encantou a todos com muito country, soul e rock. Empolgadíssima, a apresentadora fez fotos e diversas “selfies” com os convidados na badalada noite. Sobre a escolha de Mara Maravilha para abrilhantar a tão comentada festa, que já faz parte do calendário social de João Pessoa, Ewerton foi categórico. “Contar com uma artista igual a Mara foi um presente divino. Ela é uma mulher de personalidade, inteligente, sabe o que quer e tenho certeza: ganhei uma super amiga”, afirma. Diferente de todas as vezes, o momento do “Parabéns pra Você” foi bastante especial, pois a artista cantou a música em homenagem a Ewerton e assim finalizou brilhantemente a comemoração do jornalista.

fotos: Dalva Rocha


Graça e Lourdes Bitencort

“Fiquei feliz em participar da festa de Ewerton e muito mais porque ganhei um novo amigo. Foi tudo perfeito, agradável e inesquecível.” Mara Maravilha

Presença de Terezinha Cavalcanti

Mara Maravilha ao lado do carro da Hyundai CAOA

O carinho de Alessandra Julião

Roberto e Sofia Bezerra com Mara Maravilha e Ewerton Vieira

Momento do tradicional “Parabéns pra Você”. Mara canta em homenagem a Ewerton

Mariana Dore - Mara Maravilha - Ewerton Vieira


1

Marilane Pedrosa e Gustavo festejam o pequeno príncipe

2

Evando Lauritzen Lucena - Sarah Bitencort

1 | O PRINCIPADO DE GUSTAVO FILHO

Inspirado no famoso livro “O Pequeno Príncipe”, do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry, a festa de aniversário de um ano de Gustavo Filho, herdeiro do casal Gustavo e Marilane Pedrosa, foi inesquecível. Com a magnificência que merecia o momento, o Pirlimpimpim Kids esteve entregue aos cuidados da produtora de eventos Isadora Sá, que idealizou todo o projeto cenográfico da comemoração.

3

Oliveira Filho e Zui Souto

4

2 | UM GRANDE PROFISSIONAL

Com 30 anos de carreira, o cirurgião plástico Evando Lauritzen Lucena, responsável pela Clínica Lauritzen, em São Paulo, começou a atender em João Pessoa. Uma de suas pacientes é a estudante de Direito Sarah Bitencort, que realizou intervenções nos seios e nariz. Evando tem um currículo invejável e uma vitoriosa carreira internacional.

3 | COLUNISTA DIFERENCIADO

Tradicionalmente no mês de setembro, o colunista Oliveira Filho reúne a sociedade de Campina Grande para sua festa de aniversário e, como sempre, faço questão de marcar presença e prestigiar este amigo tão especial. Desta vez, a comemoração aconteceu na Casa Bella Recepções, com show da DJ Edhi. O bolo teve assinatura da cake designer Lindalva Farias. Oliveira comanda o jornal O Vip e realiza promoções sociais sempre impecáveis.

4 | O QUE EU PENSO DE... Luciana Carneiro é uma Jornalista dedicada e ética, que respira responsabilidade 24h por dia. Braço direito do colunista Abelardo Jurema, ela é uma profissional conhecida por se doar inteiramente em suas atividades e, por isso, conquista todos com sua educação e carisma. Além de fotografar e escrever, também atua como consultora comercial, organiza festas e tudo mais. Luciana é plural, como todo comunicador deve ser. Sua versatilidade também se amplia à família, como esposa dedicada de Alexsandro Lima e a mãe amorosa de Bruno Jordão. Tenho orgulho de ter uma amiga tão talentosa e sempre disposta a me atender da melhor maneira possível. Ah, Luciana, se alguns profissionais da Comunicação fossem iguais a você, com tal dinamismo e sem nenhuma hipocrisia, apenas dispostos a trabalharem em prol de um ideal, certamente eles seriam bem melhores...

132

Luciana Carneiro- destaque da edição


MENSAGEM DE FÉ

Psicólogo, filósofo, sociólogo, teólogo, escritor, Pastor da Primeira Igreja Batista de João Pessoa e autor do livro “Quando Vem a Brisa”.

AS GAVETAS DA ALMA Jogue fora o lixo emocional

Guardar na alma, sentimentos negativos e lembranças pertubadoras se constitui numa ameaça à vida saudável.

Muitos sentimentos, e muitas lembranças vão sendo armazenados dentro de nós ao longo da vida. É como se tivéssemos gavetas em nossa alma. Alguns destes sentimentos são benéficos; outros, porém são nocivos. Guardar na alma sentimentos negativos e lembranças perturbadoras se constitui numa ameaça à vida saudável. De vez em quando, é bom fazer uma faxina interior e purificar a vida, retirando o nosso lixo emocional. Uma das causas dos nossos problemas emocionais está no fato de que, em geral, não manifestamos nossos sentimentos negativos no instante em que surgem. Vamos adiando a sua expressão e fabricando dentro de nós, sem darmos conta, uma bomba de efeito retardado que algum dia explodirá! Em geral, todos temos dificuldades de expressar nossos sentimentos em situações que nos ferem e causam sofrimento imediato. Essas dificuldades podem revelar nossa insegurança, nosso medo à rejeição ou nossa inabilidade em lidar com as nossas próprias fragilidades. E todas as vezes que deixamos de expressar nossos sentimentos em relação a algo que acabou de acontece-nos, criamos uma dívida emocional. Fingimos por exemplo, esquecer as pessoas que nos feriram; todavia, esse “esquecimento” um dia vem à tona, e podemos experimentar uma

134

reação explosiva ou uma experiência depressiva. Cresce, em nós uma dívida emocional. Quanto mais antigos forem os sentimentos bloqueados, tanto mais confusos eles se tornam e mais imprevisíveis serão seus defeitos negativos. Um sentimento recente se une a outro mais antigo, vai ganhando força pra ser extravasado, e as consequências serão danosas para a nossa vida e nossa paz. O espaço de tempo entre a dor e a nossa reação é o que constituí a dívida emocional. Os sentimentos, em vez de serem expressos de maneira adequada, são retidos e esquecidos, recalcados, dentro de nós. Ao impedirmos que eles se manifestem adequadamente, afetamos nossa energia vital. Quanto mais nos bloqueamos por dentro, menos energia sobrará para sermos nós mesmos. Desarmar o coração, desativando as minas explosivas, é fundamental para resolver a dívida emocional. Para tanto, é preciso esvaziar as gavetas da alma que estão cheias de lembranças ruis e sentimentos mal resolvidos. Para isso, contamos com a graça de Deus. A Bíblia ensina: A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor (Romanos 13.8).


foto: Shutterstock foto: PIB

MUDE QUE A VIDA MUDA por Márcio Rodrigues PASTOR ESTEVAM FERNANDES CELEBRA ANIVERSÁRIO

foto: Delania Tavares

O reverendo Estevam Fernandes, que comanda, com sabedoria, a Primeira Igreja Batista de João Pessoa, comemorou mais um aniversário no dia 25 de setembro. Para celebrar a data, realizou um culto em ação de graças, no Espaço Gospel, onde reuniu membros da igreja, familiares e amigos. Durante o culto, que contou com louvor, adoração e pregação, ministrada por ele mesmo, Estevam recebeu inúmeras homenagens e agradeceu a presença de todos.

Mude tudo em você. Troque esse cabelo. Cozinhe algo diferente. Mude. Mude para mudar, faça ser para melhor. Mude o caminho do trabalho. Mude o lugar do almoço. Mude o jeito de responder “Tudo e você?”. Muda que a vida muda. E se não souber por onde começar, experimente jogando fora as lembranças ruins. Deixa os dias que não são bons de lembrar lá no passado. Você nunca vai esquecer, mas não precisa se lembrar sempre. Muda isso também. Mude o jeito que lida com os amigos. Encontre espaço na sua agenda para evitar o “vamos marcar sim”. Marque mesmo! Tente ser disponível, ouça mais – eles precisam tanto que os ouça. Muda que a vida muda. Faça um curso. Economize mais. Não coloque culpa na rotina pela sua vida não ser tão boa quanto gostaria. Faça entrevistas. Diga o que sonha viver. Inspire sendo quem você é. Fale mais sobre os seus planos. Mude a forma de ver as pessoas. Olhe para quem te olha. Responda quem te pergunta. Tem tanto beijo bom esperando por você. Abraços demorados e algum calor para compartilhar entre as mãos. Mude a música que costuma ouvir. Prove aquele café que você sempre quis mas nunca conseguiu. Experimente os pratos que te chamam a atenção. Almoce fora no fim de semana. Vá ao cinema no meio da semana. Todo dia pode ser uma sexta-feira. Muda que a vida muda. Fonte: http://eoh.com.br/muda-que-a-vida-muda/

foto: Shutterstock

“NEW LIFE ZONA SUL” REALIZA FESTA PARA AS CRIANÇAS Pipoca, peça infantil, pintura e brincadeiras animaram a criançada da Comunidade Eucalipto, no dia 12 de outubro. A festa em comemoração ao Dia das Crianças foi organizada pela igreja New Life Zona Sul, por trás do Extra, Bancários, e começou às 14h. Durante o evento, os pequenos que participaram, além da diversão, também receberam presentes doados pelos membros da New Life.

“Busquem, pois, em primeiro lugar ,o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas serão acrescentadas a vocês. “ (Mateus 6:33)

O mundo precisa do nosso testemunho de vida! por Padre Róger Araújo Não tenha vergonha, não tenha medo, não se intimide em testemunhar quem é Deus na sua vida. E, sobretudo, aquilo que Ele tem feito em nosso meio. Sabe meus irmãos, às vezes temos vergonha, timidez e nos escondemos para não dizermos aos outros qual é a nossa fé, no que acreditamos, e quais são as nossas convicções. Entretanto, não precisamos colocar uma placa na testa ou carregar uma cruz maior do mundo. Não é questão de usar sinais externos ou fazer coisas para demonstrar aos outros o que somos. Você crê em Deus? Crê no Evangelho? Você crê na Boa Nova que Cristo nos trouxe? Então por que vamos negar Jesus com nossas atitudes? Se as pessoas estão acostumadas a mentir, estão inseridas e mergulhadas na mentira, ela não nos convém. Ela é uma negação daquilo que cremos, porque se Jesus é verdade nós não vamos ter comunhão com a mentira. O mundo precisa do testemunho de vida, de coração, de amor e de paixão por causa do Evangelho! O mundo não está sedento de pessoas falando de Deus o tempo inteiro. Está sedento de pessoas que mostrem, com a própria vida, que Deus faz diferença na vida delas. O mundo está sedento de pessoas que tenham coerência de vida, que tenham comportamentos que edifiquem. Que a nossa vida seja a maior expressão daquilo que acreditamos. Se testemunharmos Deus diante de todos, Ele testemunhará diante dos anjos aquilo que é a nossa fé! Fonte: http://homilia.cancaonova.com/


AGÊNCIA DE MODELOS

Agência Team: (83) 3066.1463 Amazing Models Management: (81) 3466.2397 Ep models Brasil: (81) 3455.5810 V Agency: (83) 98880.0534

ARQUITETURA E DECORAÇÃO

Ambiente Decorações: (83) 3246.7088 Artesano Planejados Av. Maria Rosa, 376, Manaíra | (83) 3023.4398 | 98824.9302 Artness: (83) 3244.9058 | 3244.6376 Bauhaus: (83) 3185.6901 | 3185.7373 B&M Iluminação: (83) 3244.2628 C&N Tecidos: (83) 3239.1326 | 98814.3069 Conceito Interiores: (83) 3021.1533 Cortinas & Cia: (83) 3247.4709 | 98641.2724 Débora Almeida: (83) 98837.0978 Dstak Cortinas e Persianas: (83) 3244.0310 Duart Decor: (83) 98859.1511 Gabinetto Móveis: (83) 3247-4235 Joilma Nunes e Lídia Nunes Av. Oceano Atlântico, 422, sala 5 - Porto Mar Flat - Intermares (83) 99925.8808 | 98727.6150 Julye Pinheiro: (83) 3512.9899 Marel Móveis Projetados: (83) 3246.7994 Roberto Bezerra: (83) 98871.1150 Stok Design: (83) 3241.4692 | 3023.1421 Top Design: (83) 3578.8012 | 3578.8014 | 3214.9210 Vip Vidros: (83) 3243.4213 | 3243.4214

BELEZA

Ana Elisa Pawlenko Av. Senador Ruy Carneiro, 300, Ed. Trade Office Center, sl. 603 (83) 3237.3985 | 98727.413 Bella Cosméticos e Presentes: (83) 3034.5317 Bertha Garcez: (83) 98709.0501 | 98787.4277 Bestlaser: (83) 3023.3020 | 99976.1216 Carla Marsicano: (83) 99124.4552 Claudete Arruda - Clínica Glam Beleza e Bem-estar R. Tabelião José Ramalho Leite, 1358, Cabo Branco - (83) 3226.7145 Corpo a Corpo: (83) 3244.6022 | 98824.7341 Cristiano Silva e Vinícius Porto (Coachers e Biomédicos) (83) 3024.5999 | 98704.8806 Depyl Action Bancários: (83) 3255.2211 | Bessa: (83) 3566.8882 Manaíra: (83) 3247.1974 Campina Grande: (83) 3337.3556 | 3341.4464 Dr. Laser: (83) 3031.7275 Elos Estética & Saúde: (83) 3247.6402 Francisco Odílio Eco Medical Center, sala 1604 Rua Antônio Rabelo Júnior, 170 - Miramar | (83) 4009.4567 Jailson Dantas Av. Oceano Atlântico, nº 211 - Intermares | (83) 3191.8084 www.jailsondantas.com.br Juliana Pinho - Dermocare Eco Medical, 4º andar, salas 406 e 407 rua: Antônio Rabelo Júnior, 170 - Miramar | (83) 3506.1816 Maria Josinete | Belladerme Saúde e Beleza Av. Maria Rosa, 890 - Manaíra | (83) 3244.7608 | (83) 98650.7144 KL Clínica: (83)99913.2172 Léia Nascimento: (83) 98798.9441 Marcos Nunes: (83) 98733.7817 | (84) 99435.1125

Mariah Nogueira Av. Ingá, 496 - 1º andar - Espaço Pilates | (83) 3034.9115 | @mariahpesquisadora | email: mariah.nogueira.odonto@gmail.com Preciosa Cosméticos: (83) 3238.1750 | 98887.4398 Priscila Palmeira: (83) 99910.2054 | 99360.6324 (Whatsapp) Segreto: (83) 3034. 2666 Sonho dos Pés: (83) 99 108.9335 SPA das Sobrancelhas: (83) 3578.4392 Spa Urbano: (83) 98852.9935 Vivianne Araújo: (83) 3225.6706 | 99115.8530 www.viviannearaujo.com | facebook: Vivianne Araújo Dermatologia Werônyca Félix Clínica Premiere, Av. Monteiro da Franca, 1562 - Manaíra (83) 99156.8993 | 3268.0922 Faceboock: Werônyca Félix Dermato Funcional Instagram: @weronycafelix_fisiodermato WM Cosmetics: (83) 3231.5209 Zuleika Andrade Rua Antônio Rabelo Junior, 170, Edifício Eco Medical Center, salas 1807/1808/1809 - Miramar | (83) 3244.6662

CASA, CARROS, MOTOS EMBARCAÇÕES E VIAGENS

Acqua Fiber: (83) 3233.0705 Cinata Imóveis: (83) 3508.1675 Diego Bessa: (83) 99147.3180 F3 Import Export: (83) 3244.4946 Gold Viagens e Turismo: (83) 3023.2665 Holanda’s Prime: (83) 3035.4000 Hyundai: (83) 3041.8200 Kawasaki: (83) 3244.4445 Seletta Realty: (83) 99177-4286 Optimus Motel: (83) 3290.1374 Outdoor Cabo Branco: (83) 98856.7075 Ponto Auto Veículos: (83) 3222.1111

DIREITO

Ana Luiza Souto Advocacia e Consultoria Jurídica: R. José Laureano, Centro, Remígio/PB | (83) 99992.9996 Moisés Neto: (83) 99992.3800

EDUCAÇÃO, WORKSHOPS E PALESTRAS CEM: (83) 3331.3066 Exato Colégio e Cursos: (83) 3246.0701 Kids Place: (83) 3576.2306 Prime’s Cool: (83) 3021.8752

EVENTOS, DOCES E PRODUÇÃO

Ambar Geradores: (83) 98804.1137 | 3506.6333 André Luiz Florista: (83) 3221.1687 APCEF: (83) 3226.3105 | 98862.2775 Ateliê Sandra Rocha: (83) 98861.7596 Atelier MM: (83) 3241.4244 Casa Provençal: (83) 98607.7030 | 99604.9641 Check List Cerimonial: (83) 3021.9875 | 98836.9875 Cristiane Lima: (83) 98822.8390 | 99696.3531 Cris festas: (83) 3042.7103 | 99917.7475 DJ Claudinho Santa Cruz: (83) 98739.3598 Du Bolo: (83) 98885.0507 Êxito Projeções e Eventos: (83) 3247.2552 Fábio Festas: (83) 3241.5003 Fillip Miranda - Cerimonial e Eventos: (83) 3042.0889 Floricultura Edelweiss: (83) 3247.4100 | 99103.9639 Glamour Noivas: (83) 3247.2669 Quintal Mágico: (83) 3247.5652 H2: (83) 98649.0621 | 98649.0622 Interativas Eventos: (83) 98610.9522 | 98700.2623 Jéssica Gambarra (Bem Casados): (83) 99144.8632 Kiara Eventos: (83) 98831.7578 Licca Kids: (83) 99154.1114 MAC Formaturas: (083) 98615.5540 Maria Ângela (Bem Casados): (83) 3250.3812 | 98722.2012 Maria Helena Moura: (83) 3224.0051 Marriage Recepções: (83) 3244.0278 Maison Royale: (83) 98822.8394 Mix Coquetéis: (83) 98808.3640 | 99672.5555


Norbertson Oliveira: (83) 3243.3024 Produz Eventos: (83) 98731.6182 Pula Pirula: (83) 3506.8115 | 98731.4080 Ramon Schanyder: (83) 99956.8010 Ronnie Astral Drinks: (83) 98800.0483 Sandro Vídeo: (83) 98823.2800 Sonata: (83) 8815.4984 | 99926.4984 Sonho Meu: (83) 99362.8820 Sheyla Lucena (83) 98155.7139 Sueli Almeida: (83) 98833.7703 Tudo Para Casamento: (83) 98884.9993 Velho Johnson: (83) 98660.2745

FITNESS

Alex Artur: (83) 98716.6099 Elielma Costa de Andrade Starfisio Pilates e Fisioterapia Estética Rua Juiz Amaro Bezerra, 352, Cabo Branco (83) 3566.4600 | 3226.2704 Elite Force: (83) 3031.9267 Elton Lopes e Márcio Quirino: (83) 3506.3775 Fit 4: (83) 3508.5400

FOTOGRAFIA

Ângela Queiroz: (83) 98640.5131 | 99663.8453 Art & Vídeo: (83) 322.6506 Bernardo Leite: (83) 99865.5155 Dalva Rocha: (83) 3221.1031 Deivid Ribeiro: (83) 98734.6683 DVD Studio: (83) 3243.3024 Edir Fotografia: (83) 3225.2603 | 98833.0316 Estúdio 3 Cliques: (83) 3031.1132 Fábio Soares: (83) 3042.0626 | 98899.1982 Fernando Bronzeado: (83) 3226.8934 Getúlio Lucena: (83) 98690.0819 | 4141.3996 Gil Monteiro: (83) 3034.4393 | 98770.6404 Igor Melo: (83) 98759.2002 Ismael Pessoa: (83) 98894.4959 Jamylle Rodrigues: (83) 98847.7880 Johnny Araújo: (83) 98710.4271 Júlio Marinho: (83) 98830.3543 Kadu Martins: (83) 98887.2957 Kate Joanne: (83) 98876.6761 Lucas Freitas: (83) 99900.6088 MAC Formaturas: (83) 98615.5540 Marcelo César: (83) 99869.5462 Márcio Alves: (83) 98822.0014 Márcio Lacerda: (83) 98897.3914 Márcio Monteiro: (83) 98842.2140 Michael Souza: (83) 98861.6840 Osmar Santos: (83) 98743.4159 Photo A2: (83) 98809.2424 Roberto Marcelo: (83) 98812.6544 Roseane Fialho: (83) 3246.9165 Saulo Di Tarso: (83) 98839.5637 Wal Cavalcante: (83) 3224.5011 WD Studio: (83) 3578.8789 Wellington Jan: (83) 98731.8361

GASTRONOMIA

A Lasanha: (83) 3508.1001 | 3508.1000 B&A Bebidas: (83) 3208-6150 Casa do Peixe: (83) 3245.4027 ( casadopeixejp.com.br ) China Taiwan: (83) 3268.1582 Escritório Café: (83) 99351.1000 Filetto: (83) 3185.6555 Marítimos: (83) 3226.6050 Panificadora Divina Misericórdia (83) 3031.1020 | 3247.1993 Pinto no Balde: (83) 3506.4721 | 98880.9864 Terraço Aspargos: (83) 3566.3622 Videira: (83) 3508.6081

JOVENS DE TALENTO

Bernardo Belasio: (83) 99685.0034 Bruna Gregório: (83) 98853.0653

Dennis Pessoa: (83) 3578.1337 Kate Joenne: (83) 8876.6761 Luciana Marsicano: (83) 99144.1360 Marcelli Elias: (83) 32472033 (Clínica Esperança) (83) 3567.8084 (Clínica Jailson Dantas) Matheus Jardelino: (83) 3042.1654 Mayara Almeida: (83) 9874.2797 Melissa Grangero: (83) 98808.2806 Raphaela Uchoa: (83) 9954.0452 Raphaella Brilhante: (83) 99665.0009 Raquelly Nícia: (83)3244.8288 Simone Almeida: (83) 9992.2002 Thaís Mendonça: (83) 98805.0584 Vanessa Porto: (83) 99933.3236

MAKE-HAIR

Anairana Make Up Club: (83) 3565.8265 Bella Beauty Mangabeira Shopping: (83) 3565.8233 Bem Star: (83) 3247-6641 | 99102-5005 Instagram: @salaobemstar Carolina Rocha Make Hair (83) 99956.8234 | 98754.4456 Equipe A: (83) 3031.9992 Danilo Toscano: (11) 99166.6878 El Señor: (83) 3508.5800 | 99827-1286 G Amarante: (83) 3576.8821 | 98872.9273 Giulianna Oliter: (83) 99623.4094 Janeide Cabeleireiras: João Pessoa: (83) 3246.4750 Campina Grande: (83) 3341.4790 Kátia Freire: (83) 3246.2816 | 98845.5100 Parada Obrigatória: (83) 3024.1355 Priscylla Mendes: (83) 98729.7110 Rosângela Queiroga: (83) 3245.8695 Seu Bigode: (83) 98828.3009 (Whatsapp) Silvana Badiru: (83) 3224.1423 Studio R: (83) 3226.2989

MODA

Belle Bijou: (83) 3048.1188 Body Fit: (83) 3228.3313 | 99932.4335 Camarim Av. Flávio Ribeiro Coutinho, 18, Manaíra (83) 3246.9177 Carmen Steffens: (83) 2106.6242 Cia de Sono: (83) 3023.0129 Fazel: (83) 3247.9220 Jumel: (83) 3576.1333 Maison Kaline: (83) 3023.7869 Maison Neyla Venâncio: (83) 3034.9585 Maison Raisa Ramalho: (83) 3566.0200 Maison Raphaela Uchôa: (83) 3031.1558 | 99954.0452 (Whatsapp) Óticas Laís: (83) 99679.6000 | 3565.8401 Outlet Jeans: (83) 3021.4299 Ronaldo Joias: (83) 3246.7410 Sarras: (83) 3565.1479 Trappo Shopping Sebrae: (83) 3224.3498 Shopping Sul: (83) 3235.4181 Shopping Tambiá: (83) 3214.4201 Villa Charme: (83) 3034.3015 Ziul Acessórios: (83) 3576.2805 Zoe: (83) 3226.3360 | 99948.0747

SAÚDE

Associação Brasileira de Odontologia (ABO) (83) 3224.7100 Ana Cristina Ramos Av. São Paulo, 854, Instituto do Cérebro Bairro dos Estados (83) 3209.8000 | 99106.7474 Instagram: @nutrologa.anacristina André Luiz Siqueira Av. Epitácio Pessoa, 2491, Bairro dos Estados (83) 3244.1452

Cristiano Silva e Vinícius Porto (Coachers e Biomédicos) (83) 3024-5999 | 987048806 Dácio e Fernanda Gonçalves Avenida Senador Ruy Carneiro, 33, Sala 312 Miramar - (83) 3225.8834 | 98853.4365 Facebook: Drs.Dacio e Fernanda Gonçalves Dicas da Cegonha Av. Maximiano Figueiredo, 191 - Centro ou Atendimento domiciliar Enfª Marcela: (83)99156.3085 Enfª Roberta: (83)98891.2589 Enfª Thatiany: (83)98890.8791 Interdental Av. Piauí, 57 - Bairro dos Estados (83) 3244.3550 Jailson Ferreira - ITC Vertebral Cabo Branco: (83) 3043.3352 Bairro dos Estados: (83) 3031.5866 www.itcvertebral.com.br facebook.com/itcvertebraljoaopessoa Liana Leal - Fisioclinic Av. João Câncio, 1179 - Manaíra (83) 32476355 | 32476355 Márcia Fonseca Eco Medical, 8º andar, sala 803 rua: Antônio Rabelo Júnior, 170 - Miramar (83) 3566.8668 | www.dramarciafonseca.com.br Map One: (83) 3244.1777 Odontogrupo: (83) 3246.9026 | 99922.0546 odontogrupo@gmail.com Ricardo Ribeiro Cruz Centro GastroBariatrico da Paraíba Eco Medical (83) 3185.7001 | 3185.7002 | 99390.2473 www.centrogastrobariatrico.com.br SOS otorriono (83) 3247.6465 | www.sosotorrino.com.br Talvane Sobreira Rua: José Florentino Júnior, 157, Tambauzinho - (83) 3221.1926 talvane@talvanesobreira.com talvanesobreira.blogspot.com Talvane Sobreira Cirurgia Bucomaxilofacial (Facebook) Thiago Lins Oncovida: (83) 2107.2223 Victor Perrusi - Clínica Viva Rua Hildebrando Tourinho, 141 - Miramar, (83) 3021.4965 | 3021.4967 www.victorperrusi.com

STYLIST/PRODUÇÃO DE MODA Cimar Filho: (83) 99857.2310 Ton Pereira: 98897.3904 Victor Borges: (83) 99860.1384


Fashion77  

Edição 77