Revista Fácil - Edição 315 (JUNHO 2022)

Page 1

ANO XXV JUNHO - 2022 - EDIÇÃO 315 - R$ 15.00 - revistafacil.com.br

MACEIÓ É MASSA


ACESSE:

maceioemassa.com.br



4 FÁCI L | Lazer & Negócios


5 FÁC IL | Lazer & Negócios


CARROS & CIA

14

ARTES & CULTURA

42

Expediente

Diretor Executivo

Mario Pinho (11) 96031 2011 E-mail: mariopinho@revistafacil.net

Editor

Jefferson Victor (81) 98422 3792 E-mail: jeffersonvictor@revistafacil.net Colunistas Edgony Bezerra - CE Jefferson Victor - PE Roberta Monteiro - RJ Silvio Romero - PE Mozart Luna - AL/SE Colaboradores Letícia Jacques Patrícia França Yluska Regina Quesado de Almeida José Artur Paes Vieira de Melo Maria Nadir Severo Gilson B. Feitosa Leandro Ricardo Horácio Abiahy Ana Paula Silva Jaymar Chedid Colaboradores de Fotos Diogo Xavier Vinícius Lubambo Ivaldo Régis

CINEMA & TV

51

58

GASTRONOMIA

Sumário Editorial 07

Carreiras 38

Capa 08

Imóveis & Cia 40

Carros & Cia 14

Arte & Cultura 42

Segurança 19

Moda & Beleza 46

Nós na Travel 20

Cinema & TV 51

Casas & Cia 22

Destinos 54

Elite Resorts 27

Gastronomia 58

Bares & Restaurantes 34

Nordeste News 62

Negócios 36

Comercial & Novos Negócios Tel. +55 11 96031 2011 comercial@revistafacil.net São Paulo Maria Marquezini Tel.: (11) 98288 1999 | (11) 97284 1919 mmarquezini@linkey.com.br Brasília Linkey Representações e Publicidades Tel.: (61) 3202-4710/ (61) 9 8289-1188 linda@linkey.com.br Ceará Sucursal Fortaleza Mario Pinho Tel.: (11) 96031 2011 OI/SP mariopinho@revistafacil.net Pernambuco / Paraíba Shirley Florêncio Tel.: (81) 9.9667 4067 shirleyflorencio@revistafacil.net Rio Grande do Norte Eduardo Tocchi Tel.: (84) 99625 3248 eduardotocchi@revistafacil.net Alagoas / Sergipe Mozart Luna Tel.: (82) 99983 0749 mozartluna@revistafacil.net A Revista Fácil Nordeste Lazer e Negócios é publicada pela Origami Soluções em Mídia.

Edição 315 | Ano XXV - JUNHO | 2022

Nossos Colunistas e Colaboradores trabalham de forma voluntária, não tendo nenhum vínculo empregatício. Suas opiniões pessoais não refletem necessariamente o editorial da revista.

www.revistafacil.net | www.revistafacil.com.br

Proibida a reprodução total ou parcial de matérias ou fotos sem a autorização da Revista.

REVISTAFACIL

6 FÁCI L | Lazer & Negócios

@REVISTAFACILBR


EDITORIAL

Abraço deveria ser receitado por médicos...

Há um poder de cura no abraço que ainda desconhecemos. Abraço cura ódio. Abraço cura ressentimentos. Cura cansaço. Cura tristeza. Quando abraçamos soltamos amarras. Perdemos por instantes as coisas que nos tem feito perder a calma, a paz, a alma... Quando abraçamos baixamos defesas e permitimos que o outro se aproxime do nosso coração. Os abraços se abrem e os corações se aconchegam de uma forma única. E nada como o abraço... Abraço de “Eu Amo Voce”. Abraço de “Que Bom Que Voce Está Aqui”. Abraço de “Ajude-me” Abraço de “Até Breve”. Abraço de “Que Saudades!” Abraços... Quando abraçamos somos mais do que dois; somos família, somos planos, somos sonhos possíveis. “E abraço deveria, sim, ser receitado por médicos, pois rejuvenesce a alma e o corpo”. Um enorme abraço a todos e um mês maravilhoso!!!! Um abraço amigo Fernando Lagreca (in memorian)

7 FÁC IL | Lazer & Negócios


CAPA Por - Camille Panzera / Fotos: Divulgação

Maceió é Massa

M

aceió, capital do Estado de Alagoas, tem aceió, capital do Estado de Alagoas, tem um jeitinho de cidade do interior e ritmo menos acelerado do que outras capitais brasileiras, e esse é um de seus grandes charmes. Ainda que seja relativamente pequena, os turistas que a visitam contam com restaurantes de qualidade, bons hotéis, além de ótimas praias e diversidade de passeios. Com um mar verde que não fica devendo em nada ao do Caribe, piscinas naturais de águas cristalinas e barreiras de corais que fazem com que as praias se tornem verdadeiras piscinas, Maceió e suas adjacências conquistam visitantes à primeira vista. As praias e os passeiossão os principais atrativos turísticos da cidade. Fazer um passeio de jangada até as piscinas naturais de Pajuçara é imperdível, bem como curtir o visual da Ponta Verde, com coqueiros para nenhum amante da natureza botar defeito. Não se prenda apenas ao miolo da capital e dê chance aos passeios que exploram outras praias de Alagoas. Ir à Praia do Francês e à Paripueira, com piscinas naturais de águas claríssimas, são programas lindos. Na maré baixa, que sempre dita o ritmo dos passeios, Maragogi e a Praia do Gunga (considerada uma das mais bonitas do Brasil) são imbatíveis e surpreendem pela beleza. Se quiser fugir do roteiro básico vá também até Piaçabuçu, onde fica a Foz do São Francisco, na divisa com o estado de Sergipe — o lugar tem dunas douradas e paisagens espetaculares!

8 FÁCI L | Lazer & Negócios


Praias de Maceió Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca — guarde esses nomes. A capital alagoana tem uma das orlas urbanas mais bonitas do Brasil e essas três praias são responsáveis por grande parte do sucesso da cidade. Arborizada e animada dia e noite, a orla de Maceió chama a atenção pelo movimento constante de pessoas. Com venda de artesanato e barracas ótimas para curtir a praia ou a vida noturna, o calçadão da orla é o coração da cidade. Ponta Verde é conhecida por sua animação e também pelo letreiro com o nome da cidade, tradicional para fotos entre os turistas. Já a Jatiúca, com ondas mais fortes, é ideal para quem prefere mar mais agitado, enquanto em Pajuçara, você poderá aproveitar um mar calminho com piscinas naturais, ver corais e peixinhos. Apesar da beleza incontestável, é preciso ficar atento aos relatórios de balneabilidade das praias de Maceió, pois alguns trechos da orla podem ser considerados impróprios para banho. A melhor ideia para curtir praias limpinhas é não se prender apenas à capital e visitar também praias de municípios vizinhos, como a Praia do Gunga, Praia do Francês e várias outras. O que não falta no litoral de Alagoas são praias bonitas! Famosa pelas águas esverdeadas como as do Caribe, a capital alagoana tem uma das orlas mais bonitas do Brasil. Conhecer as praias da capital e fazer passeios para visitar praias do litoral sul e norte são os programas favoritos dos turistas, indispensáveis em qualquer viagem. Antes de sair de casa, confira a Tábua de Maré e confirme os dados da maré baixa, momento em que as praias ficam ainda melhores de serem aproveitadas. Na área urbana, três praias fazem sucesso: Pajuçara, dona de piscinas naturais ótimas para relaxar e ver peixes, e de 9 FÁC IL | Lazer & Negócios águas com poucas ondas; Ponta Verde,


No litoral sul - não muito distante de Maceió -, três praias chamam atenção: a Praia do Francês, com um trecho de ondas fortes e outro de ondas fracas quando a maré está baixa; a Praia de Barra de São Miguel, que fica como uma piscininha na maré baixa; e a Praia do Gunga, considerada uma das mais belas do Brasil. Se tiver que optar entre uma das três, vá ao Gunga, faça o passeio de buggy para ver as falésias e aproveite o encontro do rio com o mar para tomar banho de água doce e água salgada - a praia é absolutamente linda! No litoral norte, muitas praias são visitadas pelos turistas. Paripueira tem piscinas naturais lindas e que não ficam lotadas, enquanto a praia de Tatuba é indicada para crianças. Carro Quebrado é linda pelas falésias coloridas, mas fica melhor ainda se for conhecida em um buggy - o nome da praia já explica o motivo. Maragogi, cidade de muitas praias belas, pede pelo menos um ou dois dias para ser conhecida como merece. Praias bonitas não faltam em Alagoas; é preciso escolher apenas quais delas se adequam melhor ao seu gosto pessoal e ao seu roteiro. Confira algumas opções a seguir!

Praia de Ponta Verde Foto: Émile Valões 10 FÁCI L | Lazer & Negócios


Praia de Ponta Verde Foto: Émile Valões

Praia de Pajuçara Pajuçara, com suas águas calmas, é uma das praias mais conhecidas de Maceió. O lugar tem movimento nas areias durante o dia e no calçadão durante a noite. Com muitos coqueiros e estrutura para quem deseja curtir o mar com tranquilidade, essa praia é uma boa opção para quem está hospedado em Maceió e não quer ir longe para mergulhar na praia. É de Pajuçara que partem as jangadas rumo às piscinas naturais, onde se pode relaxar e ver vários peixes.

11 FÁC IL | Lazer & Negócios


Praia de Ponta Verde Foto: Émile Valões

Praia de Ponta Verde A Praia da Ponta Verde destaca-se pelos inúmeros coqueiros charmosos ao longo de sua orla. Superarborizada, essa parte do litoral de Maceió tem águas calmas e boas barracas de praia, como Lopana e Kanoa, opções para curtir o mar durante o dia e também à noite. A região é ótima para fazer um passeio ao ar livre e de bicicleta! É também ali que fica uma placa com os dizeres “Eu Amo Maceió”, vale a pena fazer uma parada no lugar para tirar fotos! A diferença da maré alta e da maré baixa é perceptível na Ponta Verde porque o mar varia bastante, sendo que, algumas vezes, no período de maré alta, a força das ondas chega a molhar até quem está passando pelo calçadão. Algumas pessoas aproveitam a maré alta para pular do calçadão no mar, como se fosse um trampolim. O fim de tarde na Ponta Verde é maravilhoso. Se puder, reserve um dia para admirar o pôr do sol nessa região, de preferência com uma bebida gelada para amenizar o calor. 12 FÁCI L | Lazer & Negócios


Praia da Jatiúca Das três principais praias da área urbana de Maceió que os turistas mais visitam, a Jatiúca é a que tem ondas mais fortes. Com barracas de praia ao longo da orla, quiosques que proporcionam a estrutura de que o turista precisa e tapiocarias ótimas para um lanche de final de tarde, essa praia é indicada para quem quer sossego, pois fica mais vazia do que suas vizinhas. Surfistas gostam de pegar ondas no local, mas turistas devem ficar atentos ao fato de que a manhã é o melhor período do dia para pegar sol, pois durante a tarde pode haver muita sombra na areia.

13 FÁC IL | Lazer & Negócios


Carros & Cia Por: Mário Pinho / Fotos: Divulgação / E-mail: mariopinho@revistafacil.net

O Aventador Ultimae Coupé e o Roadster viajam juntos

pela primeira vez

O

Aventador Ultimae Coupé e o Roadster viajam juntos pela primeira vez, fazendo uma viagem do mar às montanhas

Lamborghini Aventador LP 780-4 Ultimae, em edição limitada de 350 coupés e 250 roadsters, homenageia o icônico motor V12 naturalmente aspirado; uma concentração da mais pura essência de todas as versões do Aventador em um final perfeito. Viajando do mar para as montanhas, a versão coupé e o roadster percorreram as estradas da Emilia Romagna e das Marchas para criar imagens únicas. Inspirado no desempenho do SVJ e na elegância superesportiva atemporal do modelo S, o Ultimae combina os melhores elementos de ambas as versões para criar um equilíbrio perfeito entre desempenho, dinamismo e sofisticação. O Aventador Ultimae, com todas as unidades vendidas e cuja produção chegará ao fim nos próximos meses, é o grand finale do tradicional motor de combustão interna V12 e é o Aventador definitivo, em todos os sentidos. O último Lamborghini Aventador Ultimae coupé, foi leiloado em 19 de abril por US$ 1,6 milhão junto com um NFT 1:1 do mesmo, criado pelos icônicos artistascontemporâneos Krista Kim e Steve Aoki em colaboração com a agência global de storytelling [INVNT GRUPO]™.

14 FÁCI L | Lazer & Negócios


15 FÁC IL | Lazer & Negócios


A Dupla Dinâmica

16 FÁCI L | Lazer & Negócios


O Ultimae combina os melhores elementos de ambas as versões

17 FÁC IL | Lazer & Negócios


OS VOOS PANORÂMICOS ESTÃO DE VOLTA EM CURITIBA! A Cidade Ecológica é ainda mais apaixonante vista do alto e nós podemos provar. Venha viver esta experiência conosco e conhecer os parques, avenidas e atrações turísticas de um novo ângulo.

GARANTA SEU INGRESSO!

Vamos decolar? Nosso heliponto fica localizado no Parque Barigui. Esperamos você!

41 98421 2752 18 FÁCI L | Lazer & Negócios

passeiodehelicoptero.com.br

@helisulexperience


SEGURANÇA

Por: Adriano Kirche Moneta / Foto: Divulgação

Especialistas em cibersegurança dão dicas para

não cair em golpes do Pix Golpes via Pix fazem novas vítimas diariamente e desafiam especialistas em cibersegurança

C

ada vez mais elaborados, os golpes via Pix fazem vítimas todos os dias no Brasil e vêm desafiando especialistas em cibersegurança, instituições financeiras e poder público a blindarem o serviço. O crescimento dos golpes e dos casos de sequestro-relâmpago levaram o Banco Central do Brasil a limitar o valor das transações para R$ 1 mil no horário entre 20h e 6h e nos fins de semana, mas outras medidas simples podem ser adotadas para evitar que você se torne mais uma vítima. A advogada e especialista em proteção de dados Maria José Ciotto Luccas diz que a primeira ação é estabelecer no app ou site do banco um limite diário para transações via Pix. “Isso já evita que criminosos consigam retirar todo o seu dinheiro em apenas uma única transferência. Estabeleça um limite que seja seguro para o seu dia-a-dia”, aconselha. Com as novas regras do Banco Central, os bancos e instituições financeiras devem disponibilizar a inclusão desse limite e só podem autorizar um aumento dele após, no mínimo, 24 horas da solicitação. A especialista em LGPD e DPO (Data Protection Officer) Consuelo Rodrigues diz que o usuário nunca deve realizar transações fora dos canais oficiais do seu banco ou instituição. “Tenha certeza que está no site ou aplicativo oficial. Os golpistas criam links e páginas muito similares às verdadeiras, mas analisando com calma é possível notar a diferença nos detalhes do endereço ou em algum erro ortográfico. Clicando no cadeado que fica na barra de endereço do navegador também é

possível verificar se está navegando em um site seguro”, diz. No caso de e-mails, Consuelo afirma que os erros também podem ser encontrados. “Quando recebemos um e-mail, o domínio (que é aquilo que está escrito após o @) revela se o conteúdo é real ou um golpe. Se o e-mail diz, por exemplo que é do Banco do José, mas foi enviado pelo bancodojose@kakdaka.com.br então já sabemos que é falso”, explica. “Na dúvida não se deve clicar em nenhum link, nem baixar arquivos. Vá até o canal oficial de comunicação da instituição e relate o ocorrido para confirmar se é um conteúdo confiável ou não”, completa. Outra dica que a advogada Maria José dá é não realizar transações quando estiver conectado a redes de Wi-Fi públicas. “Esses locais de acesso coletivo, como parques, bares ou shoppings, podem conter vírus e malwares que podem roubar dados para vender no mercado ilegal”, explica. As chaves Pix cadastradas são outro ponto que precisam de cuidado ao serem divulgadas. “Prefira passar chaves aleatórias. O seu CPF somente para pessoas próximas e de confiança ou empresas com as quais você já se relaciona. Se um golpista tiver seu CPF e conseguir seu nome completo e seu endereço em listas vazadas, já consegue realizar ações em seu nome”, alerta Maria José. Dicas para evitar cair em golpes do Pix - Estabeleça um limite diário para transferência via Pix no app ou site oficial do seu banco - Realize transações somente no app ou site oficial do seu banco - Certifique-se que o site do banco ou da loja que você está navegando é o correto - Confira se o site em que está navegando é seguro clicando no cadeado que fica ao lado da barra de endereço do navegador - Não clique em links ou baixe arquivos de e-mails suspeitos. 19 FÁC IL | Lazer & Negócios


Coluna Nós na Travel

Por - Zeca & Mary / Fotos: Divulgação / Instagram: @nosnatravelbus

MADALOSSO EM CURITIBA

APOIA QUEM VIAJA DE MOTORHOME

N

o bairro de Santa Felicidade em Curitiba- assados foi fantástica , são momentos como Pr, fica o polo gastronômico de Curitiba, este que compartilhamos e que fazem deste bairro colonizado por Italianos que estilo de vida tão incrível e especial. trouxeram sua arquitetura, cultura e gastronomia, ficamos sabendo pelo aplicativo Ioverlander que o Restaurante Madalosso tem um espaço free para nós que viajamos e moramos em um motorhome e fomos para lá conferir. Já na entrada do Portal percebemos o capricho do entorno com um jardim impecável, alguns restaurantes típicos da comida Italiana surgem pelo caminho, cada um mais lindo que o outro. Enfim chegamos no famoso Restaurante Madalosso fomos direcionados para o estacionamento atrás do restaurante, ficamos surpresos e muito felizes ao chegar pois tem um lindo espaço somente para motorhome, todo decorado com barris de vinhos, vasos com flores e com pontos de água, luz, churrasqueira e área de fogueira, estacionamos e já encontramos alguns amigos viajantes e rolou aquela conversa sobre como iniciamos esta vida nômade e a ideia de fazer a fogueira e fazer uns marshmallow 20 FÁCI L | Lazer & Negócios


21 FÁC IL | Lazer & Negócios


Casas & Cia

Por - Jefferson Victor / E-mail: jeffersonvictor@revistafacil.net / Fotos: Divulgação

5 casas luxuosas nos lugares mais

procurados do mundo

para viajar

M

esmo diante do cenário econômico atual, os brasileiros estão considerando viajar. No estudo “Turismo pós-pandemia: o que esperar para o setor?”, de 2022, conduzido pela Globo, 43% das pessoas afirmaram estar poupando dinheiro para viajar nos próximos 6 meses do ano. A pesquisa também identificou que viagens a lazer, para escapar da rotina, esquecer os problemas e trazer bem-estar são os principais motivos para as pessoas quererem viajar. A nível mundial, a Europa sempre foi um dos principais destinos turísticos. Dos 15 principais países no mundo que mais recebem turistas internacionais por ano, 8 são da Europa, de acordo com dados do Anuário Estatístico de Turismo 2020, do Ministério do Turismo Brasileiro. Na lista, França e Espanha lideram em primeiro e segundo lugares, respectivamente. Itália (5º), Alemanha (9º), Reino Unido (10º), Áustria (11º), Grécia (13º) e Portugal (15º) também aparecem para completar o ranking europeu. A pluralidade dos destinos europeus é um dos grandes atrativos. Lá é possível viver experiências totalmente singulares, desde gastronômi-

22 FÁCI L | Lazer & Negócios

cas até culturais, históricas e na natureza. A exemplo disso, você pode passear na Grécia em um dia, aproveitar o cenário paradisíaco, e no outro dia estar na Itália para curtir a gastronomia típica que é referência no mundo todo.


Vendo a potencialidade turística evidente do continente, Arnaud Bughon, CEO da Latin Exclusive, empresa de aluguel por temporada e venda de imóveis de luxo, não pôde deixar de fora os destinos europeus do portfólio da agência. “A Europa, além de ser meu lugar de origem, também é um grande núcleo de experiências variadas e completamente diferentes umas das outras. É inimaginável ter um portfólio de propriedades de luxo para aluguel e não considerar a Europa como uma região essencial para os negócios”, explica Bughon.

o Festival de Avignon, um evento anual de artes realizado na cidade de Avignon; e claro, o Festival de Cannes. Além disso, a região de Provence tem como sua marca registrada os campos de lavanda e girassóis, lugar que todo turista precisa conhecer. Já em Nímes, conhecida como a “Roma Francesa” por causa da arquitetura presente no local, você pode visitar o Museu de Arte Contemporânea - Carré d’Art - e admirar à sua frente Maison Carrée, o templo romano mais bem preservado do mundo.

Saiba mais sobre o que fazer em alguns destinos europeus e conheça algumas propriedades da Latin Exclusive nesses lugares:

França No verão, a França conta com vários festivais de artes e música, como o Festival des Vieilles Charrues, considerado o maior do país; 23 FÁC IL | Lazer & Negócios


A Latin Exclusive disponibiliza em seu portfólio essa casa do século XVIII, mais especificamente na comuna francesa Goudargues. A propriedade está localizada em uma área isolada de 15 hectares, perto do rio e com uma bela vista das aldeias medievais ao redor. Ela foi completamente reformada e conta com 7 quartos, piscina, terraço, vinha, área de ioga e meditação e até uma floresta privada.

Espanha Para aqueles que buscam por lazer ao ar livre e viagens descontraídas, a Espanha é o destino perfeito no verão, principalmente na costa espanhola, onde se encontram praias paradisíacas e de água cristalina. Em Mallorca, uma ilha espanhola, você pode visitar o Palácio Real de La Almudaina - a residência oficial dos reis da Espanha na ilha - e seu museu para admirar as tapeçarias, quadros e detalhes do estilo islâmico e gótico na arquitetura. Em Mallorca, a Latin Exclusive dispõe dessa luxuosa villa de 850 m² tem uma vista para o mar de tirar o fôlego. Além de possuir uma estrutura moderna com 5 quartos, sala de jogos, lareira, área gourmet com churrasqueira e forno de pizza, a propriedade também conta com uma praia privada e uma gruta com bar de praia.

Grécia A melhor época para conhecer a Grécia é no verão, quando as temperaturas estão altas e as ilhas gregas cheias de vida. Destino ideal para quem ama festas e baladas, a Grécia não decepciona nesse quesito, principalmente em Mykonos, onde se concentram a maioria das festas. No local ainda você pode visitar o Museu Arqueológico de Mykonos, um dos museus mais antigos da Grécia, construído em 1905.

24 FÁCI L | Lazer & Negócios

Nessa famosa ilha, especificamente, a villa com hammam ganha destaque no portfólio da Latin Exclusive. Com uma vista paradisíaca para o Mar Egeu e detalhes arquitetônicos típicos da região, a propriedade conta com 8 quartos, casa de hóspedes, academia, capela, piscina com borda infinita e o hammam, uma espécie de sauna a vapor turca.


Portugal De praias a florestas e montanhas, Portugal conta uma grande variedade de experiências turísticas no verão, mesmo sendo um país consideravelmente pequeno. Além da facilidade dos turistas brasileiros com o idioma, Portugal também oferece praias magníficas e gastronomia de primeira, com restaurantes com 6 estrelas Michelin. Além disso, é possível visitar o Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira, que apresenta a história local desde a PréHistória até a Idade Moderna. Em Algarve, a Latin Exclusive disponibiliza essa propriedade litorânea, que fica a poucos passos das areias douradas da Praia de Galé e perto de uma reserva natural. A casa acomoda confortavelmente 10 pessoas, em 600 m² de área total, e ainda possui uma grande piscina e um belo jardim cuidadosamente projetado.

Itália Ainda mais quente que o verão brasileiro, a Itália nessa época do ano tem dias mais longos e os melhores gelatos para refrescar qualquer paladar. Lugares pitorescos, perto da natureza, de praias ou em cidades históricas, a Itália apresenta destinos diversos e, principalmente, para quem deseja aproveitar uma culinária de referência mundial. A Lombardia, por exemplo, apresenta um dos maiores acervos de arte pré-histórica do mundo, em 8 parques que se situam ao longo de 90 km de estrada, ao norte do Lago d’Iseo. Em um cenário digno de filmes, essa villa luxuosa na Lombardia, se sobressai na bela paisagem italiana e no portfólio da Latin Exclusive. Localizada na margem oeste do Lago de Como, essa moderna propriedade de 1900 m² acomoda confortavelmente 16 pessoas e oferece spa, academia, biblioteca, adega e até uma área de lazer com piscina aquecida à beira do lago.

25 FÁC IL | Lazer & Negócios


Maragogi-AL O

Caribe é aqui

Seu melhor destino

As águas mornas, ora azul-turquesa, ora verde-esmeralda, esperam por você! Conheça as mais lindas praias do litoral norte de Alagoas.

Viver aqui é

26 FÁCI L | Lazer & Negócios

Mara


27 FÁC IL | Lazer & Negócios


28 FÁCI L | Lazer & Negócios


GRAND OCA MARAGOGI RESORT O Grand Oca Maragogi Resort está situado na praia de Ponta de Mangue, litoral norte de Alagoas, região conhecida por ter um mar de águas transparentes e tranquilas. O Resort também está situado próximo aos Galés de Maragogi, piscinas naturais que se formam na costa em época de maré baixa expondo os recifes de corais e seu maravilhoso ecossistema. Uma experiência única para quem deseja ver de perto estas maravilhas da natureza, aliado com o conforto de um Resort all inclusive.

Capitais e Regiões Metropolitanas: 4003 1498 Outras Localidades: 0800 887 1666 contato@eliteresorts.com.br www.eliteresorts.com.br Av. Santa Rosa, 231 - Pampulha Belo Horizonte - MG, Cep. 31275-260

29 FÁC IL | Lazer & Negócios


Acomodações O Grand Oca Maragogi Resort dispõe de 270 acomodações rodeadas pela natureza e coqueirais. Com uma decoração aconchegante, todos os apartamentos possuem grandes janelas e varandas com vista para a natureza da região. • • • • • •

Televisão; Frigobar; Ar-condicionado; Telefone; Cofre eletrônico; Amenities de banho.

Os apartamentos estão divididos nas seguintes categorias: • Standard: Apartamentos com capacidade para acomodar até 4 pessoas. Estão equipados com uma cama de casal ou duas camas de solteiro, sofá-cama, banheiro com chuveiro e outros itens necessários para a comodidade dos hóspedes. L | Lazeros & Negócios 30 FÁCI Além disso, apartamentos possuem uma

varanda com vista para as piscinas do Resort. • Bangalô Jardim: Situados ao lado das piscinas principais, estes bangalôs possuem capacidade para acomodar até duas pessoas. Ideal para casais, estes quartos estão equipados com cama de casal ou duas camas de solteiro, televisão, frigobar e outros itens essenciais. Quem se hospedar nesta acomodação poderá desfrutar de uma bela vista para os jardins. • Bangalô Piscina:Também estão localizados na área da piscina, podendo acomodar até duas pessoas. São equipados com uma cama de casal ou duas camas de solteiro, televisão, frigobar, ar-condicionado e outros itens necessários para o conforto dos hóspedes. Este quarto possui vista para área das piscinas. • Suítes: Com capacidade para acomodar até quatro pessoas, estas suítes possuem serviços exclusivos e personalizados para os hóspedes.


Estrutura e Lazer Com uma infraestrutura de 100 mil metros quadrados, o Grand Oca Maragogi dispõe de variadas opções para relaxar e se divertir. A sua estrutura é composta por piscinas para adultos e crianças,salão de beleza, SPA e Fitness Center Completo. Para as crianças o Resort disponibiliza um Kid’s Club com brinquedos e atividades supervisionadas por monitores, e baby copa com estrutura para preparo de alimentos e mamadeiras. O Resort possui uma programação variada com atividades para todas as faixas etárias. Assim as crianças se divertem, enquanto os pais podem aproveitar para participar de aulas de danças, praticar esportes náuticos e outras atividades disponíveis na programação do Resort. A noite a programação inclui shows no teatro da Esplanada Tropical e música na Boate Taba.

31 FÁC IL | Lazer & Negócios


Gastronomia O Grand Oca Maragogi oferece aos seus hóspedes uma experiência gastronômica de alta qualidade, com o melhor da culinária nordestina e internacional em seus restaurantes. Operando com sistema all inclusive o Resort disponibiliza três opções de restaurantes: Restaurante dos Corais: Neste restaurante são servidas as principais refeições do dia: café da manhã, almoço e jantar. Localizado de frente para o mar, os hóspedes realizam as suas refeições enquanto observam uma magnífica paisagem. Os pratos são servidos em um buffet com opções variadas da culinária regional, capazes de atender aos mais diversos paladares. Restaurante I’XU: Este restaurante não está incluso no sistema all inclusive, mas proporciona aos hóspedes uma experiência inesquecível. O seu cardápio à la carte possui variadas 32 FÁCI L | Lazer & Negócios

opções de pratos que mesclam diferentes culturas, temperos e técnicas gastronômicas. Além disso, o restaurante dispõe de uma seleta carta de vinhos. Restaurante II Giardino: Especializado na gastronomia italiana, os pratos deste restaurante completam a experiência dos hóspedes trazendo para o litoral brasileiro um pedaço da Itália. É necessário fazer reserva e o consumo não faz parte do sistema all inclusive.


Localização O Resort Grand Oca Maragogi está instalado em frente à Praia de Ponta do Mangue, uma das principais praias do destino. Sua localização é privilegiada, pois a praia em frente ao Resort é uma das mais bonitas de Maragogi. Está ao norte da cidade e chama atenção com o mar de águas cristalinas semelhantes ao mar das praias do Caribe. As instalações do Resort estão a beira da praia, permitindo aos hóspedes fácil acesso às belezas naturais de Maragogi, que podem alternar os dias entre as piscinas do Resort e o mar de águas cristalinas da Praia de Ponta do Mangue. Rodovia AL-101 Norte, km 136,100, Praia de Ponta de Mangue, Maragogi - AL, 57955-000 (82) 3296-3200 Rodovia AL-101 Norte, km 136,100, Praia de Ponta de Mangue, Maragogi - AL, (82) 3296-3200 Phone: +689 40 86 63 00 https://thebrando.com/

33 FÁC IL | Lazer & Negócios


Bares & Restaurantes

Por - Marcos Paulo Mendonça / Fotos: Divulgação

Hibiscus Beach Club

L

ocalizado na praia de Ipioca e a 20km das praias urbanas de Maceió, o Hibiscus Beach Club é um verdadeiro paraíso para quem busca sombra e água (de coco) fresca e onde redes, bangalôs e espreguiçadeiras reforçam o cenário perfeito, ideal para relaxar em frente a um belo mar. Com uma ótima estrutura, o beach club também conta com música ao vivo e um cardápio de babar: os carros-chefe são os peixes e frutos do mar, de comer rezando e em qualquer um de seus dois espaços, o beach ou o lounge. ESPAÇO BEACH: Adornado por um belo coqueiral e flores que dão nome ao club, seu day-use custa R$ 65,00 e oferece uma estrutura com confortáveis gazebos espreguiçadeiras, quadra poliesportiva de areia, espaço para massagens, piscina infantil e área kids. A música ao vivo embala os visitantes enquanto apreciam os deliciosos comes e bebes. ESPAÇO LOUNGE: Construído sobre um deck de madeira de reflorestamento e composto por 17 lounges que acomodam até 10 pessoas cada. O Dj anima os visitantes enquanto o sommelière oferece dicas de harmonização de vinhos e espumantes com nossas delícias da gastronomia regional.

34 FÁCI L | Lazer & Negócios


Atividades

Massagem com o valor de acordo com o tempo. Aula de Stand Up Paddle Caiaque ( Duplo ou individual ) Stand Up Paddle Passeio de lancha *Passeios com duração de 30 min, valor adicional cobrado por tempo excedido. Passeios melhor aproveitados com maré baixa. Formas de pagamento: Em dinheiro ou nos cartões de débito ou crédito: Visa, Master, Dinners club e American express.

Horário de funcionamento

Segunda a domingo, de 8h30 às 16h30 Contatos Rua Em Projeto M, condomínio Angra de Ipioca s/n – Sitio São Gonçalo – Ipioca, Maceió/AL, CEP: 57039-732

35 FÁC IL | Lazer & Negócios


Negócios

Por: Letícia Jaques / Fotos: Divulgação

Os desafios

do empreendedorismo feminino A empresária pernambucana Veruska Costa conta como conseguiu empreender, enfrentando preconceitos e buscando inovações para os seus negócios

P

or trás das histórias de sucesso de muitas empresas, existem, em sua boa parte, mulheres empreendedoras que contribuíram de forma ativa para que isso acontecesse. No Brasil, o números de mulheres que lideram o seu próprio negócio cresce a cada ano. Mesmo com a chegada da pandemia do novo coronavírus, que, segundo o IBGE, fez com que 8,5 milhões de pessoas do sexo feminino perdessem seus empregos, o número de empreendedoras aumentou, pois metade dos lares brasileiros são sustentados por elas. De acordo com o Sebrae, em 2021, 10,1 milhões lideravam os seus negócios no nosso país. Em Pernambuco esse número também cresceu. Segundo um levantamento realizado pela Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco (Seteq-PE), as mulheres empreendedoras também estão em alta. No Portal do Empreendedor do Estado 44% das pessoas cadastradas se identificaram como microempreendedoras individuais (MEIs).

Veruska Costa Foto: L | Lazer & Negócios 36 FÁCIDivulgação

Empreender significa muito mais do que abrir um negócio ou fazer um bom planejamento estratégico. É ter coragem, e estar sempre atento a tudo que acontecesse a sua volta para buscar inovações para o negócio , explorando novas oportunidades de lucro. Foi isso que fez a empresária pernambucana Veruska Costa, que, muito nova, saiu da cidade de Petrolândia, no interior do estado, para a capital pernambucana em busca de crescer profissionalmente e hoje está a frente, sozinha, de uma empresa de vendas online de produtos naturais e de um dos maiores bares da Zona Norte do Recife, o Boteco Odara.


“Comecei a empreender muito cedo, pois precisei levantar recursos para custear minhas despesas quando saí do interior e vim morar no Recife. Vendia roupas, depois surgiu a oportunidade de começar a vender produtos naturais para emagrecimento. Percebi que esse era um negócio que podia dar certo e aí criei a Leveza Brasil. Estudei muito. Fiz cursos voltados para o empreendedorismo em instituições pernambucanos e também em São Paulo”, explica a empresária. Veruska conta que a Leveza Brasil teve início dentro de um quarto de um apartamento onde ela morava, que na época era alugado. “O negócio começou a crescer rápido, quando eu percebi, eu já tinha cinco funcionários: três pessoas atuando no administrativo e dois motoboys, todos eles com carteira assinada”. O marketing da empresa era feito pela própria Veruska, ela criava artes de divulgação, alimentava as redes sociais e entrava em contato com influenciadores para a divulgação dos seus produtos. Depois, ela decidiu profissionalizar esse serviço, contratando uma agência especializada, o que fez suas vendas subirem ainda mais, chegando a atingir, no mês, um faturamento de 500 mil reais. O estudo do Sebrae, inclusive, mostra que as empreendedoras são mais ágeis na hora de implementar inovações em seus negócios. Cerca de 71% usam redes sociais, apps e internet para vender produtos, contra 63% dos homens. Na pandemia, a empresária decidiu apostar ainda mais alto. Mesmo com as restrições impostas por causa do novo coronavírus, ela criou coragem e tirou do papel um dos seus planos de empreendimento: o Boteco Odara. Inicialmente, um amigo lhe ajudou a ter algumas ideias. Depois de tudo organizado no papel, Veruska foi atrás de um bom local para abrir o seu bar, reformou o local, criou as estratégias de divulgação e inaugurou o Odara. A casa fica localizada no bairro da Madalena, traz em seu cardápio comidas da culinária regional e brasileira, além de música ao vivo de quarta a domingo. “Inauguramos em 2021 e hoje temos um público muito fiel, que frequenta a casa todos os

dias de funcionamento, com lotação, principalmente, nas sextas, sábados e domingos. Nossos petiscos foram pensados com muito carinho e os drinks fazem sucesso. O Odara é um dos principais bares, hoje, da Zona Norte do Recife”, disse. AINDA EXISTE PRECONCEITO COM AS EMPREENDEDORAS Apesar de estarem em maior número, o público feminino ainda passa por grande dificuldades para se estabelecer em seus negócios, mesmo tendo competência. Elas geralmente ganham menos, têm menos acesso a créditos, entre outros empecilhos. De acordo com o Female Founders Report 2021, estudo promovido pela B2Mamy, Distrito e Endeavor, somente 4,7% das empresas brasileiras são lideradas por mulheres. “Nós, mulheres, sofremos muito preconceito. Parece clichê, mas é verdade. A sociedade, no geral, não nos respeita como empresárias, idealizadoras e donas de negócios de sucesso. Até hoje eu passo por situações difíceis quanto ao reconhecimento. Muitas pessoas não acreditam que eu consiga gerir um bar, acreditam que eu tenho sócios que tocam o negócio por mim. E não é nada disso. Eu trato com os meus funcionários, com fornecedores, recepciono os clientes. Eu estou 100% presente nos meus negócios”, contou Veruska. Segundo o Fórum Econômico Mundial (FMI), serão necessários 136 anos para que a igualdade entre homens e mulheres seja alcançada no mundo. Mesmo com tantos avanços a paridade de gênero ainda é um sonho distante. Porém, a empresária aconselha que as mulheres não devem desanimar e continuem se preparando e seguindo os seus sonhos. “A dica que eu dou para outras mulheres empreendedoras é que confiem nelas mesmas e sigam adiante. Não desistam nos primeiros obstáculos. Estudem bastante o mercado do seu negócio e vão em frente, pois dará certo! Além disso, apostem no marketing digital, pois, hoje, faz toda a diferença”, concluiu. 37 FÁC IL | Lazer & Negócios


Empregos & Carreiras Por - Bruno Cunha - Headhunter & Consultor de Carreira. Especialista em consultoria de carreira para profissionais

Quais as consequências da falta de direcionamento na carreira?

C

onhecer as etapas necessárias para alcançar metas profissionais é essencial em qualquer carreira, afinal, é por meio do planejamento que o indivíduo consegue vislumbrar seus planos, bem como tornar os mesmos de fato viáveis. Porém, as consequências da falta de direcionamento na carreira, pode incorrer em diversos problemas.

tante reconhecer os benefícios do planejamento e de como o mesmo pode auxiliar na construção de uma vida mais plena. Do contrário, a falta de direcionamento, como já vimos, pode acarretar alguns desafios importantes para a vida profissional de qualquer pessoa, tais como:

Ainda, é válido destacar que normalmente os jovens são pouco influenciados a pensar sobre o direcionamento de suas carreiras. Dessa forma, a escolha acaba se tornando comprometida, havendo até mesmo uma real possibilidade de que uma qualificação escolhida, por exemplo, não tenha relação sequer com a carreira do indivíduo.

Costumamos nos referir ao tédio com certa frequência ao falar sobre alguma festa que está chata, ou um filme que não parece ter prendido a atenção de forma eficiente. No entanto, esta pequena palavra também pode ser utilizada para se referir a um dos maiores problemas relativos à carreira profissional.

Pensando nisso, a seguir apresentarei algumas das consequências da falta de direcionamento na carreira. Acompanhe!

O tédio geralmente está acompanhado da estagnação, ou seja, trata-se daquele momento em que o profissional se vê incapacitado de perseguir algo desejado, ou mesmo um sonho antigo que foi esquecido no decorrer dos anos. O tédio e a estagnação, portanto, são consequências da falta de planejamento da carreira e costumam ser duas das maiores causas de descontentamento de profissionais.

Afinal, o que a falta de direcionamento na carreira pode acarretar? A vida profissional não precisa ser apenas algo que se faz para assegurar a sobrevivência financeira. Quando o profissional tem satisfação no que faz, no serviço que desempenha, a carreira se torna mais um aspecto de sua vida, ou seja, é uma faceta de sua existência que também lhe dá prazer. Para assegurar essa satisfação, no entanto, é impor-

38 FÁCI L | Lazer & Negócios

Tédio e estagnação

Frustração e estresse Com o tédio e a estagnação em alta, o profissional fica mais vulnerável a outros sentimentos: a frustração e o estresse. Geralmente, esses dois senti-


mentos chegam quando o profissional percebe que vários colegas e conhecidos começam a ser promovidos e alcançam estágios de prestígio nas hierarquias de suas carreiras. A falta de planejamento das etapas e dos caminhos que devem ser seguidos é a grande culpada pela frustração e o estresse. Desta forma, traçar um plano com metas bem estipuladas e também com o passo-a-passo para alcançá-las é uma forma de driblar esses problemas. Conformismo Quando o profissional atinge a estagnação na carreira, o processo psicológico que pode lhe trazer algum conforto é se convencer de que existe uma escassez de vagas, que a maioria dos colegas ou amigos também vive trabalhando em empregos dos quais não gostam, que as muitas empresas não são boas para trabalhar. Esse pensamento é muito comum e recorrente porque tira o poder de ação do indivíduo e o coloca no exterior, ou seja, coloca a culpa da falta de possibilidades no entorno. É óbvio que existem problemas de ordem econômica e social que podem impossibilitar o profissional de alcançar seus desejos. Apesar disso, é sabido que tanto a economia quanto a sociedade passam constantemente por modificações e, estar preparado para aproveitar as oportunidades quando elas surgirem passa diretamente pela estruturação de um planejamento de carreira adequado. Sensação de inferioridade O sentimento de inferioridade vem da desconfiança de que os próprios talentos estão sendo mal utilizados, ou seja, de que a capacidade intelectual é muito maior do que o serviço que está sendo desempenhado. Com esse recon-

hecimento, é comum que o profissional se sinta compelido a colocar a culpa nos outros, na falta de possibilidades apresentadas, além de fazer com que cresça o sentimento de inferioridade. Desta forma, a sensação de inferioridade pode fazer com que o profissional acabe ficando em uma posição de carreira que não é apropriada, que não atende aos seus desejos. Sendo assim, para que esses problemas sejam evitados, fazer um planejamento, assim como conhecer o direcionamento da carreira pode promover uma vida profissional muito mais satisfatória.

39 FÁC IL | Lazer & Negócios


IMOVÉIS & CIA

Por - Patrícia França / Fotos: Divulgação / Reprodução

SAIBA OS CUIDADOS

NECESSÁRIOS ANTES DE ADQUIRIR

UM IMÓVEL USADO

O

momento em que uma família decide adquirir um imóvel usado, seja para comprar ou alugar, é um momento especial e cheio de expectativas. Como tudo que envolve um lar pesa no orçamento da família, é imprescindível tomar alguns cuidados antes de dar o primeiro passo na decisão. De acordo com a empresária e corretora de imóveis, Ananda Costa, tem crescido a procura por compra de imóveis usados desde a pandemia. “Isso se deve, principalmente, pelos imóveis mais antigos serem mais espaçosos, tanto no tamanho quanto nos cômodos. Essa 40 FÁCI L | Lazer & Negócios

é uma tendência da maioria das famílias brasileiras, onde lazer e o trabalho home office passaram a ser rotina”, explica. Mas, para minimizar os riscos na hora de trocar a moradia, a busca por um profissional capacitado e uma imobiliária especialista na região onde se quer adquirir o imóvel, é o primeiro passo para evitar dores de cabeça no futuro. É o corretor que vai informar se o imóvel está ou não dentro do valor do mercado e com as documentações necessárias para a compra. Outro fator importante, é saber se o proprietário tem a planta da casa, pois será mais fácil para


o arquiteto realizar o projeto e decoração, ter a informação das paredes que poderão ser modificadas e com o custo menor. É indicado também observar o entorno do imóvel, se existe comércio nas proximidades, supermercados, escolas, e se é possível estacionar o carro na rua ou próximo ao imóvel. “Após a escolha, será necessário emitir diversas certidões do imóvel e do vendedor, para comprovar se de fato ele é o proprietário e se existe algum motivo que impeça a venda do bem ou aluguel. Só depois de verificar que os proprietários e o imóvel estão livres e desimpedidos é que você irá assinar o contrato de compra e venda e efetuar o pagamento da entrada do imóvel”, finaliza. SERVIÇO: Ananda Costa Imóveis Instagram: @anandacostaimoveis

Ananda Costa Foto: Divulgação

41 FÁC IL | Lazer & Negócios


Arte & Cultura

Por: Roberta Monteiro / Fotos: Divulgação E-mail: robertamonteiro@revistafacil.net

Ivete Sangalo celebra 50 anos com show em Juazeiro, sua cidade natal

A

artista Ivete Sangalo tem muitos talentos, cantora, compositora, instrumentista, produtora, atriz e apresentadora. Com uma carreira de mais de 20 anos, a artista completou 50 anos de idade, no dia 27 de maio de 2022. Ivete totaliza mais de 300 canções, sem contar as participações especiais. Já vendeu mais de 18 milhões de cópias, e ganhou mais de 150 prêmios nacionais e internacionais, como o Grammy Latino e Shorty Awards e realiza uma média de 10 shows por mês (eleitos em 2015, 2016 e 2017 como “Melhor Show”, no Prêmio Jovem Brasileiro). Uma pesquisa da GFK, empresa que atua com pesquisa de mercado, em parceria com a AirStripe e Controle da Concorrência, apontou que 75% dos entrevistados veem Ivete como “no auge da carreira” ou em “total ascensão”. Uma pesquisa da revista “Seleções” em parceria com Datafolha coloca Ivete como cantora mais confiável do país por dois anos seguidos (2017 e 2018) segundo os leitores, e em votação no site da BillBoard Brasil, ela foi eleita pelo público como a artista mais completa do Brasil. Ivete esteve no comando de programas de televisão como Estação Globo e Superbonita, além de ter sido jurada do programa SuperStar, técnica do The Voice Kids e The Voice Brasil. Como atriz, tem no currículo a participação em filmes, novela Gabriela e participações em seriados Brasileiras e Brava Gente. Além disso, realizou 42 FÁCI L | Lazer & Negócios


a dublagem de uma das personagens do filme Aviões, da Disney e é a dubladora da SmurfMagnólia, no filme Os Smurfs e A Vila Perdida. A baiana foi escolhida também para dar a voz à trilha de abertura da animação “Ducktales – Os caçadores de aventuras”, do Disney Channel. Além da versão em português, Ivete gravou também uma versão em espanhol para a América Latina. A cantora já se apresentou com os cantores Luis Fonsi, Sebastián Yatra, Shakira, Laura Pausini, Brian McKnight, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Alejandro Sanz, Juan Luis Guerra, Juanes e Stevie Wonder. As turnês e shows internacionais também fazem parte da carreira. Ivete é a única artista estrangeira a se apresentar em todas as edições do Rock in Rio Lisboa Portugal. Ivete esteve presente também na estreia do Rock in Rio em solo norte-americano, no Rock in Rio Las Vegas. A baiana fez shows na Alemanha, Holanda, Espanha, Itália, Inglaterra, Uruguai, Paraguai, Canadá, Angola, Estados Unidos e Argentina. No dia 04 de setembro de 2011 gravou o seu primeiro DVD internacional, que teve como palco um dos templos mundiais de eventos, o Madison Square Garden, em Nova York, Estados Unidos. As suas redes sociais somam mais de 55 milhões de seguidores. Sempre presente e atuante, a cantora utiliza a ferramenta para se manter cada vez mais próxima dos seus fãs.

O show em comemoração ao aniversário da cantora faz parte da turnê “Tudo Colorido”, com grandes solos de percussão, sincronismo entre todos os elementos do palco – Luz, Led e Som – Ivete mostrou animações visuais e experiências sensoriais para o público, que vai além da música. No show, a artista mostrou um setlist repleto de surpresas e músicas que marcaram sua carreira. O show realizado em Juazeiro, na Bahia, na Orla 2, às margens do Rio São Francisco, a transmissão foi da TV Globo. No final do primeiro bloco do show, o público cantou ‘Parabéns para você’, emocionada, a artista lembrou de sua infância no calçadão da orla de Juazeiro. “A coisa mais habitual que eu fazia era deitar na calçada quente, no vento frio, e pensava: ‘Ivetinha, aonde você vai estar daqui a 20 anos? Ontem eu pensei: ‘Iventinha, olha onde você chegou”, disse feliz para o público.

43 FÁC IL | Lazer & Negócios


O evento movimentou a cidade de Juazeiro, e outras próximas, como a pernambucana Petrolina. As vagas nos hotéis esgotaram e fãs de todo o Brasil foram prestigiar a cantora. Marcelo Sangalo, filho da artista integrou a banda principal da mãe e teve destaque no espetáculo musical ao fazer um solo de percussão no centro do palco. “Que coisa linda esse meu filho. Meu filho lindo que me dá tanto orgulho. Te amo, filhão!”, falou Ivete. A cantora Preta Gil subiu no palco e cantou parabéns para Ivete durante show de 50 anos da cantora. Preta, filha de Gilberto Gil, participou da festa que Ivete comandou no palco em Juazeiro. Para finalizar o show, a cantora escolheu um vestido curto azul brilhante da grife Alexandre Vauthier, avaliado em cerca de R$ 27 mil. A musa também apostou em maxi-argolas e saltos pretos com plumas. O show de Ivete Sangalo chega com uma nova

44 FÁCI L | Lazer & Negócios


e especial apresentação! Com grandes solos de percussão, sincronismo entre todos os elementos do palco. Os conteúdos visuais teve a participação do artista plástico Antonio Peticov, algumas obras de seu trabalho, inspirado na temática da Bahia, colocadas em forma de animação no palco. Ivete emocionou o público com as canções autorais que compõem o álbum “Onda Boa”, fruto da série documental estrelada pela cantora na HBO Max, como “Mexe a Cabeça”, “Salve Baby”, “Onda Poderosa”, “Embaraça no Beijo”, “Tudo Bateu”, entre outras. Outros grandes sucessos, também de autoria da artista, fizeram parte do show: “Tá Solteira, Mas Não Tá

SERVIÇO: Show turnê “Tudo Colorido” Agenda de Show 11/06 – Praia do Forte /BA 16/06 São Paulo – SP 19/06 Lisboa – Portugal 17/06 Orlando – Florida – Estados Unidos 27/07 Fortaleza- CE 24/07 Fortaleza – CE 26/08 Vitória da Conquista – BA 11/09 Rio de Janeiro – RJ

Sozinha”, “Não Pode Parar”, “Dura Na Queda”, e muito mais. Inspirada por todas as suas vivências e com a bagagem ainda mais completa de referências, Ivete Sangalo segue compondo novas canções, que em breve serão lançadas e também inseridas no setlist desse espetáculo. Os clássicos que marcaram esses 28 anos de carreira de Ivete também não ficarão de fora. Com direção geral, artística e musical Radamés Venâncio e a própria Ivete Sangalo. Os figurinos são da grife Italiana Dolce & Gabbana, com o styling de Pedro Sales. O Studio Curva assina a direção dos conteúdos e o Stage Desing, também em parceria com a cantora. A banda que acompanha Ivete é formada pelos músicos Leo Brasileiro (guitarra), Marcelus Leone (sax), Elbermario e Marcio Brasil (percussão), Rudney (trompete), Diego Freitas (bateria), Gigi (contrabaixo), Kainã do Gege (percussão), Paulo Ricardo – Cara de Cobra (percussão), Gilmar Chaves (trombone), Isabela Barbosa (backing), Camila Braunna (backing), Pablo Braunna (backing) e Radamés Venâncio (teclados). A artista vai apresentar a nova turnê “Tudo Colorido” no Brasil e nos Estados Unidos. O show foi idealizado para ser um grande presente especialmente para seus fãs.

45 FÁC IL | Lazer & Negócios


Coluna Moda & Beleza Por: Silvio Romero / E-mail: silvioromero@revistafacil.net / Fotos: Google

É bomba,

é Dudu Glamour

E

le é conhecido por onde passa por seu jeito de levar a vida e por seu topete de quase vinte centímetros, sempre sorridente, alegre, com muita energia, e com a língua sempre afiada.

Dudu Glamour se tornou um grande influencer digital, já passou por varias emissoras de TVs, já trabalhou com a querida Ana Maria, e hoje é comentarista do mundo dos famosos na Band Rio: no programa Vem Com A gente com a Gardênia Cavalcanti. De Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense para a fama. Dudu Glamour tem mais de 600 mil seguidores, ele leva muita informação dos mundo dos famosos para um publico que gosta de saber o que os nosso queridos artistas andam fazendo por ai... De origem humilde e apaixonado por moda desde criança, foi camelô até que viu seu sonho se realizar, após ter a oportunidade de fazer um curso em na Inglaterra. “Quando voltei para cá, fui trabalhar nas grandes marcas e num programa. Sempre soube que uma hora iria acertar a oportunidade perfeita” Dudu comenta que o céu é o limite, de tudo que passou usando a metáfora do limão se faz a limonada. Foi isso que ele fez, agarrou as oportunidades e nunca desistiu. Tendo como base a família que sempre esta em primeiro lugar.

46 FÁCI L | Lazer & Negócios


47 FÁC IL | Lazer & Negócios


Com muita maestria transformou o simples camelo em um empresário de visão a frente do seu tempo. O que o tornou também mais conhecido foi quando o apresentador simplesmente para ter um furo de reportagem sobrevoou com helicóptero em cima da casa do BBB, e os confinados ficaram em êxtase, e sem saber o que estava acontecendo daí pra frente suas redes ganharam mais forças.

48 FÁCI L | Lazer & Negócios


Sua elegância é um ponto forte, como estudou moda e sempre trabalhou com a moda masculina, ele trás para a televisão muito estilo e conteúdo, seus seguidores não deixam passar toda vez que ele aparece seja com uma camisa ou sapato colorido, ou com uma gravatinha básica.... Dudu é assim, contagiante e glamoroso e seu topete e irreconhecível.

49 FÁC IL | Lazer & Negócios


50 FÁCI L | Lazer & Negócios


Cinema & TV

Por: Jefferson Victor / Fotos: Divulgação e Google E-mail: jeffersonvictor@revistafacil.net

Crítica

Ozark

Série da Netflix tem final justo, mas com surpresas intrigantes

O

zark, uma das melhores séries originais da Netflix, chegou ao fim depois de muita expectativa. A trama, que foi ao ar pela primeira vez em 2017, contou a história da família Byrde e seu envolvimento com a lavagem de dinheiro. Logo que estreou, Ozark já se mostrou uma série promissora, trazendo dramas perfeitos para quem gosta de uma trama criminosa. A cada nova temporada, o seriado escalanou em qualidade e no envolvimento do espectador com a história, mostrando ter mais potencial. E agora a série chegou ao fim com o lançamento da última parte da temporada 4 na Netflix, que trouxe um desfecho para

os negócios criminosos da família Byrde. Ao longo dos anos, Ozark deixou de ser uma produção sobre Marty Byrde (Jason Bateman), quem começou toda essa história, para focar em Wendy Byrde (Laura Linney) e Ruth (Julia Garner). De um lado, Wendy tomou o controle dos negócios criados pelo marido, tomando as melhores e piores decisões ao mesmo tempo. A personagem não aceitou ser apenas a coadjuvante de algo que não pediu para fazer parte, mostrando-se uma grande líder, ainda que irritante. Do outro, Ruth sempre foi o grande destaque da série. Garner comprovou ser uma atriz excelente 51 FÁC IL | Lazer & Negócios


do começo ao fim, e a personagem foi tão bem construída que se tornou a mais adorada, aquela que ganharia a torcida do público se estivesse em uma competição. Ruth, inclusive, se mostrou a personagem mais decidida e corajosa de Ozark, escondendo por trás da carcaça de “durona” uma pessoa que defende a família e o que acredita até o fim, nem que para isso precisasse sacrificar a própria vida. E foi o que aconteceu. Expectativas furadas e família O que se espera do final de uma série é que ela entregue todas as respostas do futuro dos personagens, e algumas até que foram respondidas. Porém, é impossível levar a decisão dos roteiristas como uma certeza, e Ozark escolheu deixar os desfechos em aberto, mas do seu próprio jeito. A grande pergunta da temporada era se a família Byrde conseguiria voltar a ter uma vida normal, se livrando do mundo dos crimes. O que recebemos, no entanto, foi uma resposta parcial. Ainda que diferente do esperado, eles conseguiram ser bem-sucedidos, mas já estão corrompidos. A ligação com o mundo do crime não só transformou a mente de Wendy, como também a dos filhos, principalmente de Jonah (Skylar Gaertner). Assistimos, literalmente, ao jovem se tornando um adolescente ao longo das temporadas, e sua personalidade foi moldada durante essa transição tão importante da vida. O que se pode concluir de Ozark, portanto, é que a série não é simplesmente sobre o mundo do crime, mas sobre relações familiares. Muitas decisões erradas neste tipo de produção são justificadas como proteção da família, e na série da Netflix não foi diferente. Os momentos finais não foram cheios de chacinas que acabariam em muitas mortes e sangue, mas sim de proteção. Além de Ruth com o desejo incontrolável de vingar a morte do primo, Wendy fez tudo o que esteve ao

seu alcance para que a vida dos filhos não fosse pior do que a que ela e o marido estavam proporcionando. O final de Ozark pode não ter sido da forma que esperávamos e não ter entregado um fechamento, mas a série se consagra como uma das mais intensas, delicadas e bem feitas da Netflix. Apesar dos planos mirabolantes, a série se aprofundou em questões simples da vida e soube tirar proveito de tudo isso. Seria impossível trazer um fechamento para algo que está longe de acabar, uma vez que os envolvidos ainda buscarão por respostas. Além disso, a família já está corrompida e gosta disso. Gosta do poder e de estar no controle. Ozark, então, soube a hora de acabar em vez de se manter por mais temporadas e acabar em um final trágico e desagradável. A temporada final de Ozark já está disponível completa na Netflix.

NOTA 9.8 52 FÁCI L | Lazer & Negócios


Rapidinhas

JACK BLACK SERÁ HOMENAGEADO NO MTV MOVIE & TV AWARDS 2022 NOVO REALITY SHOW DE SOBREVIVÊNCIA ‘A PONTE: THE BRIDGE BRASIL’ ESTREIA EM 9 DE JUNHO NA HBO MAX A PONTE: THE BRIDGE BRASIL, reality show de sobrevivência original de oito episódios, estreia com exclusividade na HBO Max em 9 de junho. Com apresentação de Murilo Rosa, o programa reunirá um grupo de participantes, entre eles famosos do mundos das artes, esportes e redes sociais, para disputar o grande prêmio de R$500 mil. Em 20 dias isolados na natureza, eles têm um objetivo em comum: construir uma ponte de 300 metros até uma ilha, onde encontrarão o prêmio. Para isso, só podem utilizar o que estiver à sua volta como materiais de construção para completar a missão.

A MTV acaba de anunciar que o ator, humorista e músico Jack Black será homenageado com o prêmio Gênio da Comédia no MTV Movie & TV Awards 2022. A premiação, apresentada pela atriz e cantora Vanessa Hudgens vai ao ar no domingo, dia 5 de junho, às 21h, na MTV e também no canal MTV Pluto TV (canal 157). Black é o quinto ganhador do cobiçado prêmio, que homenageia um ator ou atriz com contribuições incomparáveis ao mundo da comédia, proporcionando uma grande influência por meio de seu trabalho e transformando o gênero em geral.

PARAMOUNT+ ANUNCIA DATA DE

ESTREIA DE PLAYERS, NOVA SÉRIE ORIGINAL

O Paramount+ anunciou a data de estreia da nova série original Players. A série de dez episódios é uma co-criação dos vencedores do Peabody Award, Tony Yacenda e Dan Perrault, e uma produção do CBS Studios em parceria com Funny Or Die. Os três primeiros episódios estarão disponíveis a partir do dia 17 de junho, com exclusividade no Paramount+. Players é uma série de comédia em estilo de documentário que segue uma equipe fictícia de e-sports profissionais de League of Legends em busca de vencer seu primeiro campeonato, depois de anos passando por situações difíceis. 53 FÁC IL | Lazer & Negócios


Destinos Nacionais & Internacionais Por - Mozart Luna / Fotos: Divulgação

LAGUARDIA

O berço do fabulista Samaniego

L

aguardia é a localidade mais importante da Rioja Alavesa e uma das mais belas. É famosa em todo o mundo por seus vinhos, e por ser o berço do fabulista Samaniego.

portal gótico, um dos poucos dessa época que conserva a policromia original. Em um dos extremos do recinto amuralhado – no passeio “El Collado” -, encontra-se o monumento ao fabulista Samaniego, oriundo da localidade.

A Rioja Alavesa apresenta um clima muito adequado para o cultivo de vinhos, que lhe deram merecida fama. Também é uma região abundante em restos arqueológicos, com testemunhos paleolíticos, romanos e medievais.Todo o centro urbano de Laguardia está rodeado de muralhas, construídas a começos do séc. XIII.

Mas vale a pena passear por Laguardia, já que todo o seu núcleo oferece um indubitável interesse artístico e histórico, assim como visitar alguma de suas múltiplas adegas para degustar e adquirir algum de seus magníficos vinhos. Muito perto do centro urbano de Laguardia encontram-se o dólmen de San Martín e o Povoado da Hoya, cujos restos parecem datar do primeiro milênio antes de Cristo. Também podemos visitar a paragem natural de “Las Lagunas”, declarada biótopo protegido.

Nos extremos de sua calle Mayor encontram-se as igrejas de San Juan, românica em origem, embora atualmente misture vários estilos, e de Santa María de los Reyes. Nesta destaca-se o impressionante 54 FÁCI L | Lazer & Negócios


VINHOS Inegavelmente, o Vinho é o produto mais conhecido da elaborada gastronomia riojana. Produzido desde a época romana, e inclusive antes, era consumido na dieta habitual de seus habitantes. O foro obtido pela cidade de Logroño em 1095 concedia à população o direito à proteção das terras dedicadas ao seu cultivo. O desenvolvimento da cidade incrementou a multiplicação das vinícolas. Em 1635, a petição dos produtores, a prefeitura de Logroño proibiu a passagem de carruagens pelas ruas próximas às bodegas, para evitar a possível deterioração dos caldos, devido avibração que produziam. No último quarto do séc. XVII, a capital da Rioja dispunha de uma capacidade de armazenamento de 5.6 Milhões de litros de vinho, uma quantidade exorbitante para a época e população, contabilizando, então, mais de 50 vinícolas. Muitas delas situavam-se na parte inferior das construções. Em Laguardia, um maravilhoso pueblo localizado na comarca da Rioja Alavesa, por ex., se poderia realizar por quase toda sua extensão, um trajeto por galerias subterrâneas, que eram utilizadas como depósito de vinho. Cada casa possuía em seu subsolo uma bodega correspondente, no caso desta vila, construídas no séc. XVI. É possível visitar uma destas bodegas na hospedaría Los Parajes, situada em pleno centro histórico do pueblo. Em 1787, foi criada a Real Sociedade Econômica de Coletores da Rioja, cujo objetivo era incentivar o cultivo da uva, a elaboração do vinho, o desenvolvimento do seu comércio, uma organização para a obtenção de maior rentabilidade e favorecer a exportação, através do rio Ebro aos portos de Cantabria. No séc. XIX, um fato transformou a história do vinho da Rioja. Uns botânicos ingleses “importaram” do continente americano às Ilhas Britânicas, um inseto desconhecido na Europa, denominado Filoxera, que ataca a raiz da uva, causando sua destruição. Mais tarde, o parasita arrasava os cultivos de todo o continente. Em Bordeaux, França, os cultivos agonizavam. Foi então que os franceses buscaram desesperadamente uma terra próxima, com cultura vinícola, além de solo e climas similares. A Rioja foi aregião 55 FÁC IL | Lazer & Negócios


escolhida e, gradativamente, os franceses começaram a produzir vinho, com uma técnica baseada no envelhecimento do produto em barris de roble, aumentando sua qualidade e conservação. Em 1852, foi fundada a primeira bodega da história moderna do Vinho Rioja, a Marquês de Murrieta. A “estrela” do citado vínculo riojano-bordolês nasce em Logroño com a fundação, em 1890, das bodegas FrancoEspanholas. Esta histórica vinícola recebeu, ao longo de sua dilatada história, inúmeros personagens famosos, entre os quais o escritor Ernest Hemingway. Em 1902, foi promulgada uma ordem real que definia a “origem” do nome Rioja, relacionada à qualidade de seus produtos, e em 1991 foi concedido o caráter de Denominação de Origem Qualificada (D.O.C., em espanhol) Rioja, a primeira obtida em toda a Espanha. Atualmente, a produção média é de 250 milhões de litros (85% de vinho tinto), cultivada em 3 zonas de produção: a Rioja Alta, a Rioja Baixa e a Rioja Alavesa.

A variedade principal das uvas produzidas é a denominada Tempranillo. A elaboração do vinho realiza-se em barris de roble de 225 litros, geralmente americano ou francês, durante um tempo que varia entre 1 e 3 anos e, posteriormente, na própria garrafa, durante um período de 6 meses a 6 anos. Dependendo do tempo de envelhecimento, os vinhos sao classificados como: – Jovem: é o chamado Vinho do Ano, que permanece pouco tempo nos barris. – Crianza: permanece, no mínimo, 6 meses nos barris de madeira de roble e, aprox.,18 meses na garrafa, totalizando 2 anos de envelhecimento. – Reserva: mínimo de 36 meses, dos quais 12 meses envelhecidos nos barris. – Gran Reserva: Ao menos 5 anos de envelhecimento, dos quais, no mínimo, 18 meses nos barris e o restante na garrafa. 56 FÁCI L | Lazer & Negócios


Estes dados referem-se aos vinhos tintos. para os vinhos Branco e Rosé, sao necessários um tempo menor de envelhecimento. Existem atualmente 62 Denominações de Origem espalhadas pelo país, cuja missão é controlar a qualidade do vinho nas distintas zonas de produção. Deste total, apenas duas receberam a distinção de qualificada, a D.O.C. Rioja e a D.O.C. Priorat (Catalunha). Calcula-se que existam, aproximadamente, entre 6800 e 7200 bodegas em todo o país. Em inúmeras, se podem realizar visitas guiadas, e algumas delas se destacam também por uma inusitada arquitetura vanguardista. A Universidade da Rioja possui, desde 1996, o grau e licenciatura de Enologia, curso ministrado na Faculdade de Ciências, Estudos Agroalimentícios e Informática. Pelo cuidado de sua histórica elaboração, clima e solos apropriados e seu aroma inconfundível, o Vinho Rioja tornou-se realmente um clássico da Gastronomia Espanhola.

57 FÁC IL | Lazer & Negócios


Gastronomia & Enologia Por - Mario Pinho / Fotos: Reprodução/Google

Comidas típicas de festa junina de cada região

C

omidas de festa junina abrem um apetite na gente só de falar, não é?

E coisa boa a gente fala mesmo! Por isso, separamos os pratos típicos de festa junina de cada região do Brasil para inspirar você durante o ano todo. Quando o assunto é comida de festa junina, qual o primeiro prato que vem na sua mente? Pamonha, pipoca e quentão são clássicos. Mas 58 FÁCI L | Lazer & Negócios

sabia que essas delícias variam de uma região para outra? Vivemos mesmo em um país continental. Para abrir o apetite e viajar um pouquinho por cada região do Brasil, acompanhe a gente neste artigo junino, porque “olha que isso aqui tá muito bom, isso aqui tá bom demais”, como diria Dominguinhos. De quebra, ainda confira uma receita imperdível e infalível para fazer assim que a leitura acabar.


Comidas de festa junina da região Nordeste O ingrediente principal, quando se fala de comida de festa junina nordestina, com certeza é o milho. Como a colheita do milho acontece em junho por lá, o alimento é bem aproveitado para preparar os quitutes da festividade: Bolo de milho Canjica, também conhecida como mungunzá Curau O próprio milho cozido Pamonha Um esclarecimento importante sobre os termos: no Nordeste, a canjica ou mungunzá é feita com grão de milho branco, geralmente cozido em leite e açúcar ou leite de coco, enquanto o curau é a canjica nordestina, feita com milho verde fresco.

Comida típica de festa junina da região Norte Os arraiais do Norte são marcados por receitas saborosas, que privilegiam os alimentos locais. O milho e a mandioca (também chamada de maniba), abundantes em todo o país, protagonizam diversos pratos. Entre as iguarias principais dessa região do país estão o cuscuz, o bolo de mandioca, o mingau de milho, o vatapá, a maniçoba e o tacacá. Este último uma delícia super regional, feita com tucupi (caldo extraído da mandioca brava), goma de tapioca, jambu e camarão. Nos arraiais do Norte você encontra: Caruru Cuscuz Mingau de milho Maniçoba Tacacá com tucupi Vatapá 59 FÁC IL | Lazer & Negócios


Comida típica de festa junina da região Centro-Oeste Indo para o centro do Brasil, a gente já tem a chegada do amendoim e toques mais adocicados no arrasta-pé. São comuns bebidas como quentão e vinho quente e até mesmo o prato típico de um país vizinho: • • • • • • •

Arroz-doce Bolo de amendoim Broa de fubá Cocada Pé de moleque Quentão Sopa paraguaia, que é o bolo de milho salgado

Comida típica de festa junina da região Sudeste Além das comidas clássicas, a galera do Sudeste gosta de incrementar os pratos juninos com cachorro-quente, pizzas de sabores variados e churrasquinho. Também tem o toque mineiro do pão de queijo e do feijão tropeiro. Indo mais para o Vale do Paraíba, no estado de São Paulo, também é comum encontrar uma delícia chamada bolinho caipira, que é uma espécie de pastel de milho. Por lá, então, vamos encontrar: • • • • • •

60 FÁCI L | Lazer & Negócios

Bolinho caipira Cachorro-quente Churrasquinho Feijão tropeiro Pão de queijo Pé de moleque


Comidas de festa junina da região Sul Por fim, na região mais fria do Brasil, o quentão é uma bebida que assume o papel principal, justamente porque todo mundo está querendo ficar aquecido no auge do inverno. Os pratos giram em torno do churrasco gaúcho, do pinhão, semente típica nos três estados, cuja colheita acontece apenas entre abril e junho, arroz carreteiro e paçoca, iguaria que conta com amendoim: Arroz carreteiro Churrasco gaúcho Paçoca Paçoca de pinhão e pinhão frito Quentão Pipoca A pipoca é uma comida de festa junina presente em todas as regiões.

61 FÁC IL | Lazer & Negócios


Nordeste News Foto: Divulgação

Foto: Reprodução

Suape garante recursos para pesquisa e produção de hidrogênio verde No mesmo mês em que lançou o Projeto Carbono Neutro e deu um passo importante para garantir a sustentabilidade em seu território e em oito municípios sob sua influência, o Complexo Industrial Portuário de Suape obteve mais uma conquista fundamental na área ambiental. O atracadouro teve projeto selecionado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e a CTG Brasil com foco em hidrogênio verde (H²V), para impulsionar soluções inovadoras e gerar negócios na região. O processo de desenvolvimento será capitaneado pelo Instituto Senai de Inovação para Tecnologias da Informação e Comunicação (ISI-TICs), em parceria com três empresas que já atuam com o mercado de energia elétrica – Sinapsis, Eidee e Way2 – e com o ISI Energias Renováveis. Denominado “Distrito Industrial Verde”, o programa de Suape foi classificado em primeiro lugar entre os 31 apresentados à chamada e contará com financiamento que pode chegar a R$ 6,4 milhões para implementação dos processos, num prazo de três anos. Também foram selecionados os projetos Produção e Armazenamento de Energia Solar em H2 e Aplicações em Mobilidade, da Equatorial Energia S.A.; e Conversor CC-CC Multiportas e Sistema IoT Inteligente de Gestão de Energias, da Fundação Parque Tecnológico Itaipu – Brasil.

62 FÁCI L | Lazer & Negócios

20º Festival de Música Educadora divulga edital de 2022 A Rádio Educadora FM divulgou na quinta-feira (26) o edital do 20° Festival de Música Educadora FM. O maior festival de composições inéditas da Bahia completa duas décadas, e, para marcar este momento, a premiação foi ampliada de R$ 60 mil para R$ 100 mil, contemplando agora todos os 50 finalistas. As inscrições serão realizadas de 13 de junho a 12 de julho, através do site festivaleducadora.ba.gov. br. Podem participar da premiação músicos, musicistas, intérpretes, autores(as), compositores(as), instrumentistas, arranjadores(as) e integrantes de grupos/ bandas nascidos na Bahia ou domiciliados no estado há pelo menos 2 anos. Cada participante terá direito à inscrição de 1 (um) fonograma.


Rafael Maynart / Agência Alagoas

Governadora Izolda Cela recebe investidores

da primeira refinaria do Ceará Foto: Carlos Gibaja

Paulo Dantas recebe índios Kariri-Xocó que viajam para representar Alagoas na Itália O governador Paulo Dantas, ao lado da secretária da Cultura, Mellina Freitas, recebeu, no último dia 26 de Maio, o grupo Warakdzã da etnia Kariri-Xocó, de Porto Real do Colégio, que viaja para representar Alagoas e o Brasil no Festival Lo Spirito Del Pianeta (O Espírito do Planeta), que acontece em Bergamo, na Itália, entre 8 e 27 de junho de 2022. O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), está custeando as passagens aéreas dos indígenas para a Europa, que também irão se apresentar na Áustria, Espanha e Portugal. Paulo Dantas agradeceu ao grupo por levar o nome de Alagoas para o mundo e ressaltou o apoio do Estado para o fortalecimento da cultura alagoana. “Vocês muito nos orgulham, pois levam o nosso Estado e nossas tradições para o mundo. O Governo tem projetos a serem implantados para o fortalecimento da nossa cultura, para o fortalecimento dos povos indígenas de Alagoas, somos um Governo 100% gente. Contem sempre comigo, e mostrem para os europeus a nossa força”, disse. O encontro aconteceu no Museu Palácio Floriano Peixoto. O grupo dançou um Toré, com dança e cânticos típicos da comunidade que tem uma aldeia em Porto Real do Colégio.

Depois de dois dias de intensos compromissos no Ceará, os investidores da primeira refinaria de petróleo, que deverá ser instalada no Complexo do Pecém, foram recebidos, na tarde do último dia 25 de Maio, pela governadora Izolda Cela. Acompanhada do secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), Maia Júnior, e da executiva da Indústria da Sedet, Roseane Medeiros, a governadora conversou com Gabriel Debellian, co-investidor e diretor da Refinaria de Petróleo do Pecém (RPP), Márcio Dutra, investidor principal e CEO da RPP, e com Richard Robert, advogado e co-investidor israelense.

O cacique Wiryçá agradeceu o apoio do Estado para participar do festival e disse que esta é a oportunidade de desmistificar alguns preconceitos contra os povos indígenas brasileiros. “Essa viagem é muito importante para nós, para desmistificar alguns preconceitos que têm com os indígenas brasileiros. Somos acolhedores e vamos representar muito bem nosso e Estado e nosso país”, concluiu.

A Refinaria de Petróleo do Pecém (RPP) está na fase de desenvolvimento de projeto e aguarda as licenças ambientais para iniciar a construção. “Estamos aqui à disposição para facilitar a instalação de indústrias e investimentos que gerem emprego e renda aos cearenses”, pontuou a governadora.

A RPP produzirá 100 mil barris/ dia de combustíveis marítimos. Na fase de construção, deverá gerar 3 mil empregos. Em funcionamento, serão 150 empregos diretos altamente qualificados. A operação deve iniciar em 2027. O secretário Maia Júnior lembrou que abrigar uma refinaria de petróleo é uma intenção antiga do Ceará. “Há décadas os governantes tentam atrair uma refinaria e desta vez acredito que o avanço no processo é a boa governança que o Estado vem demonstrando”, ressaltou Maia. “Estamos muito entusiasmados com tudo que encontramos no Ceará. Um Estado que oferece todas as condições necessárias para os negócios, desde o time de profissionais à infraestrutura adequada do Porto do Pecém e da Zona de Processamento de Exportação”, disse o CEO Márcio Dutra.

63 FÁC IL | Lazer & Negócios


64 FÁCI L | Lazer & Negócios


10 ANOS PROTEGENDO O ÚNICO BIOMA

Fotos: Éden Barbosa

Foto: Ciro Albano

EXCLUSIVAMENTE BRASILEIRO:

O NO CLIMA DA CAATINGA LEVA TRANSFORMAÇÕES REAIS PARA O SERTÃO NORDESTINO. POR ISSO, O OBJETIVO DO PROJETO É DIMINUIR OS EFEITOS POTENCIALIZADORES DO AQUECIMENTO GLOBAL A PARTIR DE DIVERSAS LINHAS DE AÇÃO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE, RESTAURAÇÃO FLORESTAL, TECNOLOGIAS SOCIAIS E ETC. TODAS CONTRIBUEM PARA A PROTEÇÃO DA CAATINGA, SEGURANÇA HÍDRICA E POSSIBILITA GERAÇÃO DE RENDA PARA COMUNIDADES RURAIS. PROJETO:

WWW.NOCLIMADACAATINGA.ORG.BR

REALIZAÇÃO:

PATROCÍNIO:

NOCLIMADACAATINGA

@NOCLIMADACAATINGA

65 FÁC IL | Lazer & Negócios


66 FÁCI L | Lazer & Negócios