Page 1

ANO XXIV - 2021 - EDIÇÃO 216 - R$ 15.00 - revistafacil.net

SAÚDE BRASIL LIDERA NÚMERO DE CIRURGIAS PLÁSTICAS NO MUNDO

+

ARTE & CULTURA

SEBASTIÃO SALGADO FAZ EXPOSIÇÃO SOBRE A AMAZÔNIA

CADERNO ESPECIAL FÁCIL NORDESTE - ALAGOAS

90 anos do Cristo Redentor Gardênia Cavalcanti, madrinha das obras sociais, e o reitor do Santuário Cristo Redentor, Padre Omar, de braços abertos para comemorar os 90 anos da sétima maravilha do mundo.




11

CARROS & CIA

48

Expediente

ECONOMIA

Diretor Executivo Mario Pinho (11) 96031 2011 Editor Jefferson Victor (81) 98422 3792 Colunistas Edgony Bezerra - CE Jefferson Victor - PE Roberta Monteiro - RJ Silvio Romero - PE Rogério Almeida - PB Mozart Luna - AL/SE Colaboradores Letícia Jacques Yluska Regina Quesado de Almeida José Artur Paes Vieira de Melo Maria Nadir Severo Gilson B. Feitosa Leandro Ricardo Horácio Abiahy Ana Paula Silva Jaymar Chedid Carla Aymar Colaboradores de Fotos Diogo Xavier Vinícius Lubambo Evaldo Parreira Ivaldo Régis

CINEMA & TV

51

54

GASTRONOMIA

Sumário Editorial 05

Fácil Nordeste 21

Capa 06

Hóteis & Resorts 41

Economia 11

Carros & Cia 48

Business & Lifestyle 13

Cinema & TV 51

Saúde & Beleza 16

Gastronomia 54

Arte & Cultura 19

Nordeste News 56

Comercial & Novos Negócios Tel. +55 11 96031 2011 comercial@revistafacil.net São Paulo Maria Marquizini Tel.: (11) 98288 1999 | (11) 97284 1919 mmarquezini@linkey.com.br Brasília Linkey Representações e Publicidades Ltda. Tel.: (61) 3202-4710/ (61) 9 8289-1188 linda@linkey.com.br Ceará Sucursal Fortaleza Mario Pinho Tel.: (11) 96031 2011 OI/SP mariopinho@revistafacil.net Pernambuco / Paraíba Shirley Florêncio Tel.: (81) 9.9667 4067 shirleyflorencio@revistafacil.net Jaqueline Melo Tel.: (81) 9.9654 8903 jaquelinemelo@revistafacil.net Rio Grande do Norte Eduardo Tocchi Tel.: (84) 99625 3248 eduardotocchi@revistafacil.net Alagoas / Sergipe Mozart Luna Tel.: (82) 99983 0749 mozartluna@revistafacil.net

Edição 216 | Ano XXIV | 2021 www.revistafacil.net | www.revistafacil.com.br

REVISTAFACIL

4 FÁCI L | Lazer & Negócios

@REVISTAFACILBR

A Revista Fácil Nordeste Lazer e Negócios é publicada pela Origami Soluções em Mídia. Nossos Colunistas e Colaboradores trabalham de forma voluntária, não tendo nenhum vínculo empregatício. Suas opiniões pessoais não refletem necessariamente o editorial da revista. Proibida a reprodução total ou parcial de matérias ou fotos sem a autorização da Revista.


EDITORIAL

Outubro Rosa Outubro é o mês Mundial de conscientizar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Nós da Revista Fácil Lazer&Negócios, estamos conscientes das reais necessidades das mulheres com câncer de mama, sabemos que é preciso mais do que algumas palavras comoventes de proteção e prevenção, é necessário um programa real de combate e prevenção, pois sabemos que as histórias de câncer de mama nem sempre tem final feliz.

É necessário mais que apenas uma política da cor rosa e do marketing, onde muitos famosos e pessoas importantes da sociedade pertencem, e quem realmente precisa e necessita é excluído. São as experiências que não se encaixam dentro da ideologia de esperança que foi aperfeiçoada desde que o movimento cor de rosa começou, e dessas pessoas não são as histórias emocionantes que a mídia gosta de dizer. É preciso mais que campanhas para mulheres com câncer de mama em estágio inicial, precisamos de políticas públicas e mais equipamentos para prevenção deste mal.

Mulheres estão vivendo e morrendo com câncer de mama, precisamos encontrar uma forma mais abrangente de tratamento e prevenção, menos discurso e mais ação efetiva. O Outubro Rosa também busca fortalecer e valorizar as mulheres que neste momento estão lutando contra o câncer de mama e que têm, muitas vezes, encontrado todo o tipo de barreira e até preconceito na busca pela recuperação da saúde.

Essas guerreiras são exemplo de perseverança e união, que cada vez mais precisam ser apoiadas e lembradas, para que outras não desistam e possam seguir lutando até a recuperação total.

Temos que reconhecer que o rosa pode ter muitos tons, alguns mais leves, outros mais carregados, mas todos com a mesma essência.

Manifestamos nosso respeito e desejo de cuidado às mulheres que tem o dom da maternidade, sendo ou não mães, que realmente transformam o mundo a cada dia com sua atuação efetiva e constante na sociedade em que vivemos. Mario Pinho

CEO&FOUNDER

5 FÁC IL | Lazer & Negócios


CAPA

Por - Silvio Romero / E-mail: silvioromero@revistafacil.net Fotos Capa: Diogo Xavier / @diogoxavierfotografo Beleza: @beauty_aramisfreitas / Look Capa: Carmen Steffens Assessoria: Márcia Dornelles Comunicação Pesquisa: Google fotos / Equipe Brasil Escola

90 anos do

Cristo Redentor

A

sétima maravilha do mundo está completando ano neste dia 12 de outubro, mês que comemoramos o dia das crianças, dia da Padroeira do Brasil Nossa Senhora Aparecida, onde também enaltecemos a mulher com cuidados especiais ligados a saúde, na luta contra o câncer de mama. A estátua do Cristo redentor foi inaugurada em 12 de outubro de 1931. Em 1973, foi declarado monumento histórico e em 2007, uma das sete maravilhas do mundo moderno. Está situado no Parque Nacional da Tijuca, Localizada 710 metros acima do nível do mar, no alto do morro do Corcovado, a estátua de concreto recebe quase dois milhões de visitantes por ano e neste mês outubro comemora 90 anos de vida. O nascimento do Cristo Redentor remonta a 1921, quando a Igreja Católica organizou um concurso para construir um monumento religioso para o centenário da independência do Brasil. O vencedor foi o engenheiro brasileiro Heitor da Silva Costa, que dedicou dez anos ao projeto. O artista plástico brasileiro Carlos Oswald fez o desenho final da estátua, executada pelo francês Paul Landowski. Para comemorar uma data tão importante e marcante, foi programado uma linda festa, com intuito de ajudar o próximo, pela equipe do querido reitor do Santuário Cristo Redentor, Padre Omar (@padreomaroficial), e pela madrinha das obras sociais e mestre de cerimônia dos eventos do Cristo, Gardênia Cavalcanti (@gardeniacavalcanti). 6 FÁCI L | Lazer & Negócios


Hoje, Gardênia está à frente de um dos programas de maior audiência na Band Rio, o Vem Com A Gente, assina uma coluna feminina pelo D mulher do jornal O dia, é empresária do ramo de cavalos e também no segmento de eventos. Mãe, esposa, engajada socialmente. Mais de 110 mil seguidores em suas redes sociais, incentiva diariamente o amor próprio e qualidade de vida através dos cuidados com o corpo e alma. A apresentadora sempre esteve engajada com ações sociais, e como madrinha , não poderia de ser diferente, sempre com muito carinho e responsabilidade, ela leva um pouco de conforto para os assistidos das obras sociais que precisam tanto, são mais de 200 ações diretas e indiretas.. ¨Me sinto honrada, é uma grande responsabilidade, e um presente maravilhoso! O Cristo é nosso cartão postal, uma das sete maravilhas do mundo e muita gente não imagina a quantidade de ações sociais que são realizadas para ajudar aqueles que precisam. São mais de 15 ações, para mulheres em situação de vulnerabilidade, crianças e durante a pandemia o projeto em parceria com a tarde de Maria chegou à marca de 2,5 milhões de pães distribuídos. Então, participar ativamente e ter o título de madrinha é muito especial. Sou apaixonada por Jesus e tudo que for para honra dele ajudando com amor, tempo, propagando, buscando multiplicadores do bem, será um bálsamo para o meu coração ¨.

A apresentadora Gardênia Cavalcanti e sua família

7 FÁC IL | Lazer & Negócios


Apresentador, colunista, cantor e Reitor do Santuário Cristo Redentor e pároco da Paróquia São José da Lagoa, Padre Omar está em constante contato com a música. Membro honorário da Academia Internacional de Música, estudou piano no Conservatório Brasileiro de Música e se atualizou no Pontifício Instituto de Música Sacra, em Roma, na Itália. Mas foi no samba e no pop que, nos últimos anos, encontrou o caminho para a evangelização. Sempre carregando a carioquice na alma, evidenciada pelo sorriso largo, papo descontraído, amor e acolhimento, o sacerdote tem um trabalho 100% institucional na Arquidiocese do Rio de Janeiro, executado com qualidade e fé, em vista da evangelização e do diálogo.

Sobre o Santuário O Santuário do Cristo Redentor é o primeiro santuário a céu aberto do mundo! Símbolo nacional dos sentimentos cristãos do país, é um espaço originalmente sagrado, que contou com grande participação dos fiéis e empenho da população do Rio de Janeiro para a sua ereção. Ao Corcovado — monte em que está situado, de onde se contempla a beleza natural do Parque Nacional da Tijuca e de onde se tem uma visão privilegiada da Cidade Maravilhosa — afluem pessoas de todos os povos, com necessidades espirituais. A elas, o Cristo de pedra-sabão acolhe, de braços abertos, para que sua presença real, em corpo e sangue, alma e divindade, viva na Capela Nossa Senhora Aparecida, toque seus corações.

Padre Omar Lugar de celebrações cultuais, de evangelização, de caridade, de cultura, de diálogo ecumênico e interreligioso, de peregrinação e de ecologia, oferece, em suas atividades religiosas, de forma mais abundante, os meios de salvação aos homens. A doutrina católica nos ensina que o modelo de todo santuário é o Cristo ressuscitado. Por isso, a Igreja se reúne no Santuário do Corcovado, como uma vez se reuniu ao redor do próprio Jesus. Mais do que representar sua imagem, o monumento traz em si a presença real do Redentor, fruto da sua permanência na hóstia consagrada no sacrário do monumento, e da celebração cultual dos sete sacramentos — Batismo, Eucaristia, Crisma, Penitência, Unção dos Enfermos, Ordem e Matrimônio. Assim, o Santuário oferece, com mais abundância, os meios de salvação aos homens, por meio dos sacramentos da Igreja nele celebrados, com maior ou menor frequência, conforme as possibilidades e as necessidades dos fiéis.

8 FÁCI L | Lazer & Negócios


Cristo Redentor A ideia Tudo começou em 1859, quando o padre lazarista francês Pierre-Marie Boss, da Igreja do Colégio Imaculada Conceição, teve o sonho de construir um monumento religioso no alto do Monte Corcovado, que tem 710 metros de altura. O padre registrou essa ideia no livro “Imitação de Cristo”, de 1903. A proposta do padre começou a materializar-se nos preparativos para o centenário da Independência do Brasil, celebrado em 1922. Um ano antes foi aberta uma disputa entre os projetos para o monumento. O vencedor foi Heitor da Silva Costa. Nessa mesma época, mais de 22 mil mulheres fizeram um abaixo-assinado para pedir ao presidente do Brasil da época, Epitácio Pessoa, autorização para a construção do monumento. A ideia era a de que o Cristo fosse construído apenas com doações dos brasileiros. Com essa finalidade, em 1923, a Arquidiocese do Rio de Janeiro lançou a semana do Monumento, na qual foram arrecadados mil contos de réis. Anos depois, foram feitas novas arrecadações. No total, a construção custou 2.500 contos de reis, o que equivale a R$ 9,5 milhões1.

O monumento Os criadores do Cristo Redentor são o desenhista Heitor da Silva Costa, o pintor Carlos Oswald e o escultor Maximiliam Paul Landowsky, que esculpiu a cabeça e as mãos do monumento.

metros são do monumento e oito do pedestal. Cada braço tem área de 88 metros quadrados e o pé mede 1,35 metro. Somente a cabeça pesa 30 toneladas. O monumento foi construído no Brasil, exceto a cabeça e as mãos, que foram moldadas em Paris, na França. O corpo de Cristo foi feito de pedrasabão, que foi cortada em milhares de triângulos. Eles foram colados à mão sobre um tecido e, depois, aplicados na estátua por pastilheiros. A única parte projetada para o interior da construção é o coração do Cristo Redentor, que mede 1,30 metro. O interior é composto por 12 platôs, ligados por escadarias, formando andares que se abrem nos braços e na cabeça. O monumento está preparado para resistir a ventos de até 250 km/h.

Outubro Rosa O Cristo Redentor encontra-se de braços abertos, formando uma cruz, e tem 38 metros de altura, o que equivale a um edifício de 13 andares. Desse total, 30

Neste mês de outubro, uma grande ação marca a todos, o outubro Rosa, o Cristo Redentor, já prestou homenagem e solidarizou em anos anteriores 9 FÁC IL | Lazer & Negócios


ficando iluminado simbolicamente abraçando a causa. Este é um Movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, o Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. O INCA — que participa do movimento desde 2010 — promove eventos técnicos, debates e apresentações sobre o tema, assim como produz materiais e outros recursos educativos para disseminar informações sobre fatores protetores e detecção precoce do câncer de mama. Para quem quiser doar, e conhecer os projetos do Santuário Cristo Redentor, como também se casar aos pés do Cristo, há quem pense que é uma coisa impossível, mas não é! As doações podem ser efetuadas durante todo o tempo, a sua ajuda é de extrema importância, disponibilizaremos aqui as redes sociais.

www.santuariocristoredentor.com.br www.cristoredentoreuqueeodoar.com.br Agradecimentos: @fatimarendas

10 FÁCI L | Lazer & Negócios


ECONOMIA

Por: Marcela Machado / Fotos: Divulgação e Wilton Marcelino

Pandemia reforça confiança no mercado imobiliário A compra, venda e aluguel de imóveis continua em fase de expansão e vem gerando expectativas positivas para o setor.

C

om a taxa de juros abaixo dos dois dígitos, o crédito atrativo para financiamento de imóveis e um aumento na captação da poupança, entre outros fatores, aliados aos recentes dados de recuperação da economia brasileira, o mercado imobiliário continua em fase de expansão e vem gerando expectativas positivas para o setor. Apesar da crise,em virtude da pandemia, a área cresceu 26% de acordo com informações da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e anova projeção da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) estima um crescimento de 35% até o final do ano, indicadores que têm animado as empresas da construção civil, imobiliárias e investidores. Sendo hoje um dos mercados que mais recebe investimento no país, para a diretora da imobiliária Paulo Miranda, Renata Miranda, é importante ficar atento as oportunidades, pois existem muitas possibilidades de rendimento em médio e longo prazo ao adquirir um imóvel em momentos como o atual. “Entender como funciona o mercado de forma especializada por nicho, possibilita aos profissionais da área uma boa assessoria ao consumidor, para além de atender a sua necessidade/expectativa, também proporcionar uma boa e segura oportunidade”, explica. 11 FÁC IL | Lazer & Negócios


Impulsionados pelo ressignificado de moradia, construtoras e incorporadoras, também somaram para investimentos no setor, lançando novos empreendimentos que atendem as mudanças da “nova realidade” provocada pela pandemia, inclusive produtos e serviços longe dos centros urbanos. No nicho de segunda residência, Pernambuco é considerado um dos estados que mais atraem investidores do Brasil e do exterior. “Muitas pessoas têm procurado por qualidade de vida, maiores espaços, além da tranquilidade das regiões de praia e de campo e, com isso, movimentam o mercado imobiliário no litoral e nas regiões de Chã Grande, Serra Negra e Bonito, onde iremos lançar novos empreendimentos para atender essa demanda”, revela a diretora da Paulo Miranda. A mudança na rotina diária trouxe diversos questionamentos a respeito do imóvel, reflexões sobre o estilo de vida e se, de fato, as necessidades estavam sendo atendidas, o que acabou moldando tendências. Com lançamentos de novos empreendimentos que prometem continuar aquecendo a economia, as perspectivas são ainda mais animadoras.

12 FÁCI L | Lazer & Negócios

Renata Miranda - Diretora da Imobiliária Paulo Miranda

TÊNDENCIAS 1. Procura por imóveis maiores, com espaço para home office; 2. Crescimento das buscas por imóveis fora dos centros urbanos; 3. Prioridade de infraestrutura para o lazer; 4. Tecnologia a favor da desburocratização de processos de compra, venda e aluguel de imóveis; 5. Aumento da sustentabilidade nos empreendimentos.


Business & Lifestyle Por - Antonio Carlos Pádula e Eduardo Tochhio / Fotos: Divulgação

OS PAIS DO GOLFE MODERNO PARTE 3: OLD TOM MORRIS, O CONSTRUTOR DE CAMPOS DE GOLFE.

M

eu querido amigo brasileiro e construtor de campos de golfe, Sebastião Neres, vai gostar de ler e todos os leitores também. Morris desempenhou um papel importante na concepção de campos de golfe nas Ilhas Britânicas. Ele começou ajudando Robertson a preparar dez buracos em Carnoustie em 1842. Seu trabalho subsequente incluiu Kingussie Golf Club em 1895, Kinghorn Golf Club em 1887, Kirkcaldy Golf Club em Novembro de 1904 e mais 9 buracos em maio 1906, completando os 18 buracos, em Prestwick. Também esteve presente nas construções e manutenções em Muirfield, Machrihanish, o Jubilee Course em St Andrews, Balcomie em Crail, Moray, Bridge of Allan Golf Club, Askernish em South Uist, Lahinch e Rosapenna na Irlanda, Warkworth, Wallasey e Royal North Devon Golf Club (Westward Ho!) na Inglaterra, King Edward Bay Golf Club na Ilha de Man e o Castletown Golf Club na Ilha de Man e o campo de Killermont do Glasgow Golf Club foi seu último projeto de 18 buracos, inaugurado em 1904, apenas quatro anos antes de sua morte. OLD TOM MORRIS e suas primeiras técnicas de manutenção e melhorias em campos de golfe. Morris é considerado o pai da manutenção ecológica moderna de campos de golfe e porque não de outros esportes que tem como palco gramados. Ele introduziu o conceito de cobertura com areia nos campos e greens após por acaso perceber que

13 FÁC IL | Lazer & Negócios


a grama se desenvolveu com mais vigor e velocidade ao espalhar um bocado dela no green do buraco 10 em Prestwick que havia caído acidentalmente naquela parte do green (mais adiante contarei como isso aconteceu), o que ajudou significativamente no crescimento da grama. Ele inventou copos de metal para os buracos, usou algas marinhas como fertilizante e estabeleceu, junto com Robertson, os 18 buracos como o padrão da indústria para campos de golfe. Ele introduziu muitas ideias novas sobre gerenciamento de gramados e campos, incluindo gerenciamento ativo dos pontos de obstáculos (fairways, bunkers e lagos eram em grande parte deixados por sua própria conta, tornandose verdadeiramente “perigosos”) e marcadores de jardas. Ele foi o primeiro a usar um cortador de grama para cortar os fairways, greens e roughs. Ele melhorou o jogo em St. Andrews alargando os fairways para lidar com a crescente popularidade do golfe, melhorando os greens e estabelecendo áreas

de saídas de tees separadas em cada buraco. Todas essas medidas espalharam o jogo por áreas maiores e levaram a melhores condições dos campos. Ele criou um novo primeiro green no Old Course e foi responsável direto pelo projeto inicial do New Course em 1895 e do Jubilee Course em 1897. Ele também introduziu a ideia moderna de colocar obstáculos de forma que a bola de golfe pudesse passar ao redor deles: este foi o início do design estratégico, que domina o design de campos de golfe desde então. Antes de sua época, os obstáculos eram vistos como perigos que estavam lá para punir uma bola rebelde ou uma tacada ruim. De fato suas idéias atravessaram oceanos e 30 dos seus discípulos foram “exportados” para trabalharem nos EUA e Canadá, dando origem a expansão do golfe nas Américas. Esses 30 ainda um dia irei escrever sobre a trajetória deles. OLD TOM MORRIS sua volta a St. Andrews. Em 1863, Tom Morris voltou para St Andrews. Ele recebia um salário de £ 50 por ano, mas isso também constituía todo o orçamento para a manutenção dos

14 FÁCI L | Lazer & Negócios

links. No livro The Soul of St Andrews: The Life of Old Tom Morris, William Tulloch relata: “Seus deveres foram explicados a ele: manter os campos de golfe em boa ordem, reparar quando necessário e fazer os furos semanais nos greens. Para trabalho pesado, transporte de carga, etc., ele tinha permissão para ajudar na taxa de trabalho de um homem por dois dias da semana e foi entendido que ele deveria trabalhar sob a supervisão do “Green Committee”. Em seguida, os emblemas do cargo foram entregues a ele, a saber: um carrinho de mão, uma pá e uma enchada. O retorno de Tom a St Andrews marcou o início do Old Course como o conhecemos hoje. Um dos primeiros projetos que concluiu foi a construção de uma estrada


de acesso ao mar para o bote salva-vidas, hoje conhecido como Wynd da Vovó Clark, enquanto em 1865 a Ponte Swilcan Burn foi inclinada e reformada, embora a famosa ponte já existisse desde pelo menos o ano de 1700. Morris também supervisionou melhorias radicais na manutenção do campo. Originalmente, os jogadores faziam a tacada e, em seguida, eram obrigados a jogar sua próxima tacada de saída de dentro do comprimento de um taco (o que a gente chama hoje de “lay-up” ou “lie melhorado” no Brasil. Tom construiu áreas separadas para os tees de saídas, permitindo a melhoria das superfícies dos fairways. Originalmente, o campo era aparado por vacas, mas Tom incentivou o uso de ovelhas, pois eram mais leves sobre a grama. Os greens eram ceifados com foices manuais, “como um barbeiro raspando o queixo”, explicou David, mas tendo visto o uso de cortadores de grama puxados por cavalos no críquete e no tênis, Morris os apresentou ao seu campo de golfe. Isso pegou e, de repente, práticas de corte mais rápidas e eficientes tornaram possível o golfe em locais de solo com fertilidades variadas. Pronto St. Andrews e seus campos se tornaram então locais de peregrinação de golfistas de todo o Reino Unido e mais tarde do mundo todo. Rapaz, quisera eu ter 10% da capacidade de Morris. Voltamos mês que vem com mais um pedacinho da história do Old Tom Morris.

15 FÁC IL | Lazer & Negócios


SAÚDE & BELEZA

Por: Patrícia França / Fotos: Divulgação

Brasil lidera número de cirurgias plásticas no mundo

E

specialistas relatam a volta pela procura de cirurgias plásticas. O Brasil ultrapassou os Estados Unidos e se tornou o país que mais realiza esses procedimentos estéticos no mundo. Entre as intervenções mais procuradas, o aumento mamário com prótese de silicone, indicado para tratar mamas pequenas, flácidas e pouco projetadas, aparece em primeiro lugar. De acordo com a cirurgiã plástica, Priscila Lopes, a cirurgia nas mamas está em primeiro lugar no ranking das cirurgias plásticas procuradas no mundo. “A escolha é sempre individualizada, baseada no desejo e na estrutura corporal da paciente. Todo planejamento da cirurgia é feito durante consulta de avaliação”, explica. Os implantes variam em formato e em tamanho: existem aqueles chamados “redondos”, que projetam mais o colo, e aqueles ditos “anatômicos”, com aspecto mais natural. Essas próteses mamárias foram sendo atualizadas com o passar das décadas. Elas são feitas com um gel altamente coesivo, o que garante que não haja dissipação do silicone mesmo que aconteça um rompimento da prótese. Outra mudança importante é que eles, atualmente, são “vitalícios”, não havendo a necessidade da troca sistemática com 10 anos, como acontecia anteriormente. A prótese só precisará ser trocada caso tenha insatisfação estética ou alguma complicação. As candidatas a esse procedimento são, normalmente, mulheres que desejam o aumento do volume mamário ou a melhora do formato dos seios. Não existe idade limite para a realização dessa cirurgia, desde que a saúde clínica esteja adequada. Já se tratando de idade mínima, espera-se que a paciente tenha “concluído” a formação e o crescimento mamário, que acontece por volta dos 16 anos, porém esses casos também precisam ser individualizados, pois existem algumas alterações genéticas que podem ser corrigidas antes mesmo dessa idade. 16 FÁCI L | Lazer & Negócios


SAÚDE & BELEZA

Por: Marcela Machado / Fotos: Divulgação

Cirurgia cardíaca

à cirurgia tradicional.

“Através destespequenos orifícios, os órgãos podem ser visualizados com auxílio de câmeras que transmitem as imagens aos monitores de alta definição, estrategicamente colocados na Especialista tira dúvidas sobre a mais nova opção frente do cirurgião e de seus que facilita o trabalho cirurgico auxiliares. Desta forma, obtemos uma visão ampliada do coração para realizar procediom todos os avanços da Medicina, a cirurgia mentos complexos nas válvulas cardíaca, vista com temor por parte da popu- cardíacas e também nas artérias lação, evoluiu muito e, hoje, também pode coronárias”, explica. ser feita por vídeo. O princípio fundamental do procedimento vai além de salvar o paciente, mas Ainda, de acordo com o Dr. recuperá-lo e melhorar sua qualidade de vida. Alexandre Magno, a redução no tempo de internamento com A cirurgia cardíaca videoassistida é realizada por consequente queda do risco de meio de incisões (com cerca de 1 a 4cm de diâmetro) infecção ou trauma pós-operna região lateral do tórax, entre as costelas, e sem a atório são, entre outras, algunecessidade da abertura do osso esterno. mas das vantagens da cirurgia cardíaca feita por vídeo, quando Para o cirurgião cardiovascular, Alexandre Magno, comparada à convencional. “Por uma das principais vantagens da técnica em relação se tratar de um procedimento

por vídeo traz mais benefícios ao paciente

C

17 FÁC IL | Lazer & Negócios


minimamente invasivo, o paciente tem menos queixa de dor, voltando mais rápido às suas atividades normais. O impacto psicológico também é menor e, do ponto de vista estético, alcançamos um melhor resultado, pois acicatriz ficaimperceptível”, destaca o cirurgião cardiovascular. Embora a cirurgia videoassistida apresente mais benefícios, nem sempre é indicada para todos os pacientes. O médico irá avaliar qual a melhor técnica para ser empregada, dependendo da doença cardíaca queprecisa de tratamento, somada as características anatômicas de cada indivíduo. “O ser humano tem as suas particularidades,não podemos esquecer dos diversos aspectos genéticos que devem ser considerados. Seja convencional ou por vídeo, é preciso analisar os riscos e benefícios dessesprocedimentos, antes de qualquer coisa, para se fazer uma opção segura”, esclarece. Fique sabendo Dependendo do caso, o método convencional (cirurgia aberta) é a única opção. Indicado para pacientes que não têm condições de se submeter à cirurgia vídeoassitida em virtude de problemas coronarianos associados e outras doenças valvares, cujo acesso ao órgão é mais difícil; Com a cirurgia cardíaca minimamente invasivapor vídeo é possível tratar doenças da valvopatia mitral, aórtica e tricúspide;doenças coronarianas; cardiopatias congênitas do coração e tumores. 18 FÁCI L | Lazer & Negócios

Dr. Alexandre Magno - Cirurgião Cardiovascular


Arte & Cultura

Por: Roberta Monteiro / Fotos: Divulgação E-mail: robertamonteiro@revistafacil.net

SEBASTIÃO SALGADO FAZ EXPOSIÇÃO SOBRE AMAZÔNIA

A

exposição do fotógrafo Sebastião Salgado foi inaugurada em maio na Filarmônica de Paris e será exibida em Londres, Roma, São Paulo e Rio de Janeiro. As fotos foram realizadas entre 2013 e 2019 durante viagens do fotógrafo à Amazônia em um registro estético que representa uma continuidade do trabalho “Gênesis”, sobre áreas do planeta ainda preservadas da ação humana. O fotógrafo brasileiro mostra ao mundo a importância da conservação da Amazônia. A mostra é composta por 200 grandes painéis fotográficos sobre a região amazônica, e foi exibida durante a quinta reunião por videoconferência do Observatório do Meio Ambiente do Poder Judiciário, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). 19 FÁC IL | Lazer & Negócios


Com imagens pouco conhecidas do Brasil, de matas, rios e montanhas da Amazônia, como por exemplo, o Monte Roraima, localizado na tríplice fronteira do Brasil com a Venezuela e a Guiana. A mostra apresenta tribos indígenas que habitam a Amazônia, em um modo de vida ancestral associado à natureza. “Integrado por representantes do poder público e da sociedade civil, o Observatório tem o objetivo de se tornar um núcleo de referência no acompanhamento e disseminação de dados, informações, instrumentalização de pesquisas, estudos, análises e debates”, declara CNJ. De acordo com o conselho, o Observatório do Meio Ambiente surgiu em novembro de 2020 para possibilitar diagnósticos, visibilidade de boas ações, formular políticas e implementar projetos que auxiliem a atividade jurisdicional de combate à degradação do ecossistema. A natureza extraordinária da exposição de Salgado Amazônia apresenta a fragilidade do ecossistema. Mostrando áreas protegidas onde vivem as comunidades indígenas, que são seus ancestrais guardiães, a floresta quase não sofreu danos. A mostra tem curadora e cenógrafa da exposição: Lélia Wanick-Salgado. Criação musical da exposição: Jean-Michel Jarre. A Exposição em colaboração com o Museu de Etnografia de Genebra. Serviço Espaço de exposição - Philharmonie De 20 de maio a 31 de outubro de 2021 Terça a quinta: 12h às 18h Sexta-feira: 12h às 20h Sábado e Domingo: 10h00 às 20h00 Férias escolares Terça a Domingo: 10h00 às 20h00 12 € (entrada no museu incluída) Informações: https://philharmoniedeparis. fr/fr/activite/exposition/22404-salgadoamazonia

20 FÁCI L | Lazer & Negócios


NORDESTE - ALAGOAS

SUAS FÉRIAS PERFEITAS ESTÃO AQUI 21 FÁC IL | Lazer & Negócios


22 FÁCI L | Lazer & Negócios


23 FÁC IL | Lazer & Negócios


PARAÍSO DE ÁGUAS CLARAS Maceió, a capital de Alagoas é abençoada com um mar verdeclarinho e salpicado de piscinas naturais, o que rende ótimas praias. A infraestrutura de primeira aliada à natureza preservada é um diferencial, tanto na cidade como nos arredores. O leque hoteleiro tem desde hospedagens simples para quem busca bom custo-benefício até resorts All Inclusive que fazem a alegria das famílias. De quebra, as cenas culturais e gastronômicas ajudam a dar um sabor a mais às suas férias em Maceió.

24 FÁCI L | Lazer & Negócios


25 FÁC IL | Lazer & Negócios


26 FÁCI L | Lazer & Negócios


27 FÁC IL | Lazer & Negócios


28 FÁCI L | Lazer & Negócios


ARTE & CULTURA

29 FÁC IL | Lazer & Negócios


30 FÁCI L | Lazer & Negócios


31 FÁC IL | Lazer & Negócios


32 FÁCI L | Lazer & Negócios


SLIM PAJUÇARA BY TROPICALIS: Você pode alugar cadeira e guarda-sol no hotel, para curtir a Praia de Pajuçara, a 200 m. Os apartamentos para cinco pessoas são ideais para famílias; R. Jangadeiros Alagoanos, 1.292, Pajuçara.

HOTEL RITZ LAGOA DA ANTA HOTEL ACQUA SUÍTES São 200 m até a Praia de Ponta Verde, que você curte com a cadeira de praia e o guarda-sol do hotel. R. Eng. Mario de Gusmão, 1.259, Ponta Verde. MACEIÓ MAR HOTEL: Em frente à Praia de Ponta Verde, tem ótima área de lazer. São irresistíveis as tapiocas e as noites temáticas do restaurante. Av. Álvaro Otacílio, 2.991, Ponta Verde SAN MARINO SUÍTE HOTEL: São 200 m até a Praia de Ponta Verde, que você curte com a cadeira de praia e o guarda-sol do hotel. R. Eng. Mario de Gusmão, 1.259, Ponta Verde.

HOTEL BRISA PRAIA: Em frente à Praia de Pajuçara e a 1,5 km da feira de artesanato, o hotel tem duas piscinas para relaxar: uma no térreo e outra na cobertura. Av. Dr. Antônio Gouveia, 133, Pajuçara. MERIDIANO MACEIÓ HOTEL: É sensacional a piscina da cobertura deste hotel, que também tem amplos apartamentos e está situado bem em frente à Praia de Pajuçara, a apenas 600 m da famosa feira de artesanato. Av. Dr. Antônio Gouveia, 677, Pajuçara.

PRATAGY BEACH ALL INCLUSIVE RESORT O resort pé na areia, na praia de Pratagy, funciona no sistema All Inclusive e tem um incrível parque aquático, que é gratuito para quem adquire pelo menos três noites de hospedagem. Você também se diverte com caiaque, vôlei de praia, tênis, futebol, playground e sala de jogos. Alguns apartamentos acomodam até quatro pessoas. Rod. AL-101 Norte, km 10, Pescaria. HOTEL PONTA VERDE MACEIÓ Em frente ao mar da Praia de Ponta Verde, tem excelente área de lazer e elevador panorâmico com linda vista para a praia. Av. Álvaro Otacílio, 2.933, Ponta Verde.

VILLAGE BARRA HOTEL Você já sai do quarto e põe o pé na areia em poucos passos, pois o hotel fica à beira-mar da Praia de Niquim, na Barra de São Miguel, bem em frente às piscinas naturais que se formam na maré baixa. Contando com serviço de praia, a família toda se diverte nos passeios de catamarã, no clube infantil, no salão de jogos e nas quadras esportivas. R. Sen. Arnon de Mello, 65, Praia do Niquim, Barra de São Miguel.

HOTEL PONTA VERDE PRAIA DO FRANCÊS Você tem uma incrível vista panorâmica da Praia do Francês a partir da piscina, localizada em um charmoso terraço com bar. Também pode explorar o vilarejo de bicicleta, disponível para aluguel no próprio hotel. R. das Algas, 300, Praia do Francês, Marechal Deodoro.

33 FÁC IL | Lazer & Negócios


MACEIÓ ATLANTIC SUITES Todos os quartos têm varanda com vista para o mar de Jatiúca, em frente ao hotel. E você ainda curte a quadra de tênis, o spa, a sauna e a galeria, com 16 lojas. Av. Álvaro Otacílio, 4.065, Jatiúca.

HOTEL ACQUA SUÍTES: Localizado bem em frente às piscinas naturais de Pajuçara, tem uma galeria com loja de artesanato, cervejaria e conveniência. Alguns quartos acomodam até três crianças. Av. Dr. Antônio Gouveia, 845, Pajuçara.

HOTEL ACQUA SUÍTES: Localizado bem em frente às piscinas naturais de Pajuçara, tem uma galeria com loja de artesanato, cervejaria e conveniência. Alguns quartos acomodam até três crianças. Av. Dr. Antônio Gouveia, 845, Pajuçara.

HOTEL BRISA TOWER MACEIÓ: O check-in sentado é um diferencial do hotel, em frente à Praia de Jatiúca e próximo aos melhores restaurantes da cidade. Av. Álvaro Otacílio, 4.201, Jatiúca.

34 FÁCI L | Lazer & Negócios


SABORES ALAGOANOS

1

4

2 3 35 FÁC IL | Lazer & Negócios


RESTAURANTES Os restaurantes de Maceió capricham na mistura de comida sertaneja com frutos do mar fresquinhos.

PICUÍ Carne de sol, feijão-verde, macaxeira e pirão de queijo coalho são algumas delícias típicas da casa sertaneja. Av. da Paz, 1.140, Jaraguá.

IMPERADOR DOS CAMARÕES Você vai amar o chiclete de camarão (flambado e gratinado com vários tipos de queijo), entre outras receitas especializadas em frutos do mar. Av. Dr. Antônio Gouveia, 607, Pajuçara.

WANCHAKO Aqui você degusta delícias peruanas, incluindo ceviches com peixe, polvo ou camarão. R. São Francisco de Assis, 93, Jatiúca.

36 FÁCI L | Lazer & Negócios


BODEGA DO SERTÃO São mais de 60 pratos nordestinos servidos em bufê. Av. Dr. Júlio Marques Luz, 62, Jatiúca.

MAIKAI O forró agita as segundas- -feiras na choperia, com banda ao vivo e dançarinos ensinando os turistas, e as quintas-feiras na casa de espetáculos, com apresentação folclórica. R. Empresário Carlos da Silva Nogueira, qd. 14, lote 18.

LOPANA À beira-mar, serve pratos regionais, com destaque para os frutos do mar. De lá é possível fazer passeios de barco. Av. Sílvio Carlos Viana, 27, Ponta Verde.

AKUABA Representa as culinárias afro- baiana e franco-brasileira em ambiente colorido e descontraído. Fazem sucesso o polvo laqueado e as moquecas. R. Ferroviário Manoel Gonçalves Filho, 6, Jatiúca.

37 FÁC IL | Lazer & Negócios


PASSEIOS SÃO MIGUEL DOS MILAGRES Seu tempo é livre na Praia do Riacho, uma das mais belas deste vilarejo a 92 km de Maceió. Ali você pode curtir as piscinas naturais e fazer um passeio opcional de buggy, que para na Praia do Marceneiro, na Fonte Milagrosa, no Mirante Alto do Cruzeiro e na casa de pau a pique de um simpático pescador, que tem muitas histórias para contar. Inclui: transporte de ida e volta ao hotel e guia. Duração: dia inteiro.

38 FÁCI L | Lazer & Negócios


39 FÁC IL | Lazer & Negócios


40 FÁCI L | Lazer & Negócios


41 FÁC IL | Lazer & Negócios


42 FÁCI L | Lazer & Negócios


KENOA EXCLUSIVE BEACH SPA & RESORT O Kenoa Exclusive Beach Spa & Resort é um dos principais resorts de luxo do Brasil! Ele está instalado no belo município da Barra de São Miguel, a aproximadamente 30 km de Maceió. Destino indispensável para quem está planejando viajar para o litoral de Alagoas, pois nesta região encontram-se algumas das praias mais bonitas do nordeste. A bela Praia da Barra de São Miguel, onde estão as instalações do Kenoa, e a Praia do Gunga estão entre as mais procuradas pelos turistas. Ambas com características semelhantes — areia branquinha, trechos com piscinas naturais e mar com temperatura agradável o ano todo. Ademais de uma localização privilegiada em uma das praias mais belas do nordeste brasileiro! Capitais e Regiões Metropolitanas: 4003 1498 Outras Localidades: 0800 887 1666 contato@eliteresorts.com.br www.eliteresorts.com.br Av. Santa Rosa, 231 - Pampulha 43 Belo Horizonte - MG, Cep. 31275-260

FÁC IL | Lazer & Negócios


Acomodações O Kenoa Resort possui apenas 23 acomodações, Estas são características principais que todos os todas seguindo a proposta luxuosa deste eco- quartos compartilham entre si. Porém, eles estão resort. distribuídos em cinco categorias de conforto, cada qual com uma particularidade: Elas estão distribuídas entre bangalôs e suítes cuja decoração segue os mesmos moldes em out- Apoena Suítes ros ambientes do resort, com elementos rústicos Araxá Suíte e aconchegantes. Além disso, os quartos estão Jaobi Villas equipados com itens essenciais para o conforto Marajó Villas dos hóspedes, tais como: Kenoa Villa Frigobar; Cofre eletrônico; Internet sem fio; Ar-condicionado; Televisão com aparelho de DVD e conexão USB; Banheiro privativo com amenities de banho; Lençóis de algodão egípcio e travesseiros de pena de ganso.

44 FÁCI L | Lazer & Negócios


Estrutura e Lazer O Kenoa Exclusive Beach Spa & Resort está instalado em um ponto privilegiado da Barra de São Miguel. Ele encontra-se ao lado de uma área de proteção ambiental, bem ao final da praia que é a principal deste trecho do litoral alagoano. Por consequência, o fluxo de pessoas se resume apenas aos hóspedes do resort e alguns poucos visitantes que passam por ali.

Atendimento personalizado para todos os hóspedes; Restaurantes com o melhor da culinária internacional; Fitness Center com vista para o mar; Spa Kenoa em parceria com a marca francesa Caudalie (sob custo extra).

Outra vantagem da localização do Kenoa Resort é que a sua infraestrutura foi construída em um nível acima do mar. Característica que garante uma vista privilegiada de qualquer ponto das instalações do hotel! Seja das suítes com vista panorâmica para o mar, seja das piscinas de borda infinita distribuídas pelos jardins do resort.

Todos compartilhando do projeto arquitetônico sustentável planejado pelo arquiteto Osvaldo Tenório. Onde os elementos naturais são mesclados com toques de modernidade, sem deixar de lado a preocupação com o meio ambiente.

Elas são por sinal os destaques da estrutura do Kenoa, pois garantem um cenário difícil de se esquecer. São duas unidades instaladas nos jardins e voltadas para o mar, no seu entorno estão espreguiçadeiras e gazebos para relaxar. Assim como outros ambientes que atendem às principais necessidades dos hóspedes do resort de luxo da Barra de São Miguel.

Aquecimento solar, água do mar das piscinas privativas e a não utilização de plástico e/ ou papel, são medidas tomadas pelo resort a fim de minimizar os impactos ambientais na região. Também podemos citar como exemplo as madeiras utilizadas na decoração ou na estrutura, todas certificadas ou de demolição.

45 FÁC IL | Lazer & Negócios


Gastronomia O Kenoa Exclusive Beach Spa & Resort oferece aos seus hóspedes experiências gastronômicas de alto padrão. O resort de luxo da Barra de São Miguel disponibiliza na sua infraestrutura restaurantes com cardápios sofisticados. Todos sob a responsabilidade do chef César Santos que hoje ocupa um lugar de destaque no cenário gastronômico nacional e internacional. São ao todo três restaurantes à disposição dos hóspedes: Kaamo: localizado na área principal do resort, neste restaurante são servidas as principais refeições do dia em serviço à la carte. No cardápio os hóspedes encontram pratos tradicionais da culinária regional, além de outras opções com toques internacionais. Kaamo Winebar: neste espaço os hóspedes encontram uma adega com diversas marcas de vinhos nacionais e importados. 46 FÁCI L | Lazer & Negócios

Kaamo Lounge: localizado em um terraço com vista panorâmica para o mar, este bar serve bebidas e refeições variadas para os hóspedes. O funcionamento destes espaços pode ser alterado conforme ocupação e programação do resort. Qual o regime de alimentação do Kenoa Resort? O Kenoa opera com regime de café da manhã, ou seja, apenas esta refeição está inclusa no valor da hospedagem. Os demais itens que foram consumidos pelos hóspedes serão cobrados posteriormente durante os procedimentos do check-out.


Localização É na bela Barra de São Miguel que está instalado o Kenoa Resort, um dos principais destinos turísticos do litoral de Alagoas. Localizada a cerca de 30 km do centro de Maceió, a Barra de São Miguel reúne na sua orla praias que estão entre as mais bonitas do nordeste. Por este motivo, este destino tem estado entre os favoritos de turistas brasileiros e estrangeiros. O Kenoa Exclusive Beach Spa & Resort encontrase em frente a Praia da Barra de São Miguel e próximo aos principais pontos turísticos da região. Existem algumas experiências que são “obrigatórias” para quem está viajando para este trecho do litoral de Alagoas. Passeio de lancha na Barra de São Miguel: a região está repleta de piscinas naturais, lagoas de água doce e outros paraísos a serem explorados. Por isso, o Kenoa oferece aos seu hóspedes um passeio exclusivo (com custo extra) pelas principais atrações da região.

Passeio até a Foz do Rio São Francisco: localizada a aproximadamente 135 km da Barra de São Miguel, a Foz do Rio São Francisco é um dos lugares mais bonitos de Alagoas. Por lá os visitantes têm a oportunidade de banhar nas águas doces do rio e também apreciar o seu encontro com o mar. Degustação de ostras no mangue: nesta experiência exclusiva (com custo extra) oferecida pelo Kenoa Resort, os hóspedes têm a oportunidade de conhecer criações de ostras nos mangues da Barra de São Miguel. Ao longo do passeio eles também degustam pratos preparados na hora pelos criadores. Visitar a Praia do Francês e a Praia do Gunga: duas praias que devem ser visitadas pelos turistas que viajam para este trecho do litoral de Alagoas. Kenoa Resort R. Escritor Jorge de Lima, 58 – Barra Mar, Barra de São Miguel – AL, 57180-000

47 FÁC IL | Lazer & Negócios


Carros & Cia Por: Mário Pinho / Fotos: Divulgação / E-mail: mariopinho@revistafacil.net

DESTAQUES DE LAMBORGHINI NA SEMANA DE CARROS DE MONTEREY 2021

A

Automobili Lamborghini voltou à Monterey Car Week em grande estilo: a próxima geração do Countach LPI 800-4 estreou globalmente no The Quail, A Motorsports Gathering, celebrando assim o 50º aniversário do lendário Countach e a herança V12. O Countach LPI 800-4, um emblema do passado e do futuro da marca, foi apresentado a uma multidão de 5.000 convidados por Stephan Winkelmann, presidente e CEO da Automobili Lamborghini. Ele aproveita um motor V12 de aspiração natural e um motor elétrico fornecendo uma potência máxima combinada de 814 cv e velocidade máxima de 221 milhas por hora. Uma obra-prima visionária do futuro da marca, o Countach LPI-800-4 continua a apresentar o renomado design do Countach da década de 1970. Apenas 112 unidades serão feitas, significando a nomenclatura ‘LP 112’ usada durante o desenvolvi48 FÁCI L | Lazer & Negócios

mento do Lamborghini Countach original. The Quail, A reunião da Motorsports O Countach LPI 800-4 estreou ao lado das estreias norte-americanas do Aventador LP 780-4 Ultimae e Essenza SCV12. O novo Huracán STO inspirado em corridas também esteve em exibição na celebração anual do automobilismo. Além disso, mais de 200 dos melhores carros de colecionador estavam em exibição no The Quail, incluindo um Lamborghini LP400 Countach Periscopio 1978. Esse modelo é apenas um dos 150 carros Periscopio produzidos pela Lamborghini e recentemente passou por uma restauração completa. The Lamborghini Lounge Monterey Para aumentar ainda mais a atmosfera mágica do mundo da Lamborghini em meio à exclusividade do auge dos eventos automo


tivos, o Lamborghini Lounge Monterey deu as boas-vindas aos proprietários da Lamborghini, VIPs, mídia e amigos em uma experiência de marca envolvente e ofereceu um olhar exclusivo para o mundo da A Lamborghini celebra o 50º aniversário do icônico Countach. O luxuoso posto avançado da villa hospedava uma sala de customização Ad Personam dedicada e esboços ao vivo pelos designers do Centro Stile. O Lounge exibe as mais recentes inovações de produtos, destacando o que há de melhor e mais recente da marca. Entre a gama de novos modelos de edição especial V12 também estão Huracán STO e Huracán EVO RWD Spyder, bem como a coleção Super SUV Urus Capsule. Concours d’Elegance de Pebble Beach O Lamborghini Countach recebeu a honra de ter uma aula dedicada no 70º Concours d’Elegance de Pebble Beach, na Califórnia. Oito Countaches estavam em exibição. A classe foi vencida pelo Countach LP 400 S de 1981, chassi nº 1121316, de propriedade de Robert Bishop da Flórida, EUA, uma das únicas 82 unidades construídas da terceira série. O segundo lugar ficou com o Countach LP 400 “Periscopio” de 1976, chassi nº 1120192, hoje propriedade da Mouse Motor de Illinois, EUA, uma das únicas 152 unidades “Periscopio” produzidas e hoje ainda em seu estado totalmente original e com sua inicial pintura amarela. O título do terceiro lugar foi para o Countach 5000 Quattrovalvole de 1985, chassi # ZA95005AOFLA12820, hoje propriedade do colecionador americano Jeffrey Ajiuni de Maryland, apresentando um exterior Rosso Siviglia (vermelho), interior Champagne e painel Marrone Testa di Moro (marrom). No painel do Concours d’Elegance como Juízes Honorários estavam Stephan Winkelmann, Presidente e CEO da Lamborghini, e Mitja Borkert, Chefe de

Design: “O Countach redefiniu o segmento de carros de alto desempenho e se tornou um ícone em termos de linguagem estilística que ainda hoje norteia a fabricação dos Lamborghinis contemporâneos. O Pebble Beach Concours é o cenário perfeito para comemorar o 50º aniversário deste carro lendário ”, disse Stephan Winkelmann. “A aula dedicada aos 50 anos de história do Countach em Pebble Beach foi uma grande honra e me permitiu apreciar o quanto os fãs estão cheios de vontade de viver e começar de novo para voltar, o mais rápido possível, à normalidade, e notar que uma quantidade enorme de entusiasmo envolve nossa marca, tanto para os carros novos quanto para os carros antigos. ” 49 FÁC IL | Lazer & Negócios


50 FÁCI L | Lazer & Negócios


Cinema & TV

Por: Jefferson Victor / Fotos: Divulgação e Google / Colaboração: Espaço Z E-mail: jeffersonvictor@revistafacil.net

“Cinderella”

Adaptação da Amazon traz atuações belíssimas, mas não empolga

D

esde que se ouve falar, a história de “Cinderela” já passou por diversas adaptações, surgindo nas mãos dos semi-macabros irmãos Grimm, e alcançando o ápice de sua forma na adaptação feita pela Disney em 1950. Agora, mais uma roupagem é dada à sofrida personagem, com um olhar moderno sobre os costumes de sua época, subvertendo valores a fim de apresentá-los sem as amarras preconceituosas de sua época de criação. Por isso, lançado diretamente no catálogo do Amazon Prime Video, o filme é uma promessa bem

interessante, mas que não se cumpre à risca. Pois, a partir do olhar de que o público já está cansado de saber sobre as origens e as dores de Cinderela (Camila Cabello), agora ela vive no porão de sua casa, enquanto sua madrasta, Vivian (Idina Menzel), precisa lidar com o sofrimento de uma mulher que tentou a todo custo dar conforto às filhas, mas que sofre em silêncio sobre os valores aplicados a elas, enquanto apenas mantém sua cabeça em pé, sob orgulho. Assim, ao invés de constantemente assediar a mocinha, esta madrasta está a meio caminho de compreendê-la, enquanto a outra metade tenta 51 FÁC IL | Lazer & Negócios


convencer Cinderela de que ela precisa encontrar um homem rico. Por sua vez, a protagonista não quer um príncipe encantado, ou nenhum outro tipo de homem estereotipado, e isso faz dela uma pessoa que quer apenas ganhar seu próprio espaço na sociedade. Em seu porão, Cinderela trabalha com o desenho de vestidos e outras peças de roupas, enquanto se imagina com um espaço no centro da vila de seu reinado, reconhecida como uma grande estilista. Ali, então, com a amizade de seus três amigos ratos, ela canta e espanta seus males através das montagens pop trazidas a este filme.

Porter) em seu vestido dourado complementado por calças e um salto alto suntuoso. Ali, na hora de criar o feitiço que levaria a sofredora mocinha ao baile no qual encontrará seu grande amor, há uma subversão que, infelizmente, não permanece, e é esse lado morno que toma conta de grande parte da obra. Por isso, mesmo que os atores pareçam se divertir em cena, em especial Pierce Brosnan, propositalmente canastrão, o filme não dá espaço para se aprofundar nas discussões que tornariam esta nova roupagem de fato diferente. Com isso, a direção e o roteiro de Kay Cannon não compactuam um com o outro. Enquanto a narrativa é interessante e prende pelas boas escolhas musicais e como essas músicas são apresentadas, por outro lado a história não vai além de uma provocação, e não é isso o que ela sugere desde o início, quando apresenta sua Cinderela sob outro olhar. Desta forma, é evidente que o trabalho merece ser apreciado, mas que soa levemente decepcionante porque parece um liquidificador que soa como uma mistura cujo resultado será excelente, mas que, ao sentir o sabor, fica a sensação de vazio, da fruta aguada que é mais bonita do que saborosa. Uma pena.

Aliás, é justamente este um dos grandes diferenciais: a Cinderela de Camila Cabello tem uma bela voz, é claro, assim como a sua madrasta. Cada qual canta suas dores através de canções facilmente reconhecidas, o que também se aplica ao príncipe, Robert (Nicholas Galitzine), dono de uma voz romântica e idealista, criado para ser um espelho de seu pai e não ter suas próprias escolhas. Então, diferente de sua irmã, Gwen (Tallulah Greive), que quer a todo custo ser a líder daquele reinado, o jovem precisa lidar com a submissão inaceitável de sua mãe, a rainha Beatrice (Minnie Driver) e do tipicamente orgulhoso rei Rowan (Pierce Brosnan). Nesse emaranhado de ir e vir, e de quebra de orgulho e exaltação de valores, o filme mantém um ritmo interessante através das canções escolhidas. Porém, justamente por trazer em sua premissa a promessa de que se trata de um olhar diferente, a quebra de valores antigos é feita, literalmente, para inglês ver. Isso porque a única brincadeira verdadeiramente autêntica é a composição da Fabulosa Fada Madrinha (Billy

NOTA 7.0 52 FÁCI L | Lazer & Negócios


53 FÁC IL | Lazer & Negócios


Gastronomia & Enologia Por - Patrícia França / Fotos: Divulgação / Reprodução

Harô Sushi:

chef ensina receita e fala sobre benefícios de cozinhar

Arroz Xadrez

P

ensar em uma receita para uma determinada ocasião, separar os ingredientes, montar o prato ainda é um ritual muito comum para quem não abre mão de receber bem. Cozinhar é um ato de amor muito maior do que se possa imaginar. E quando feito para pessoas queridas, esse ato afável se torna ainda mais recíproco. Por isso, decidir o que fazer de forma prática é a grande sacada para otimizar o tempo e o bolso.

um toque a mais de amor. Afinal, nem todo convidado é programado com antecipação. “Estamos incluindo entre nossas opções de comida chinesa, o Arroz Xadrez, um prato rápido e econômico que pode ser reproduzido em casa”, comenta, acrescentando que o ato de cozinhar traz muitos outros benefícios.

Além de receber bem, cozinhar ajuda a Segundo o chef da Harô Sushi, Rafael Cardoso, a rede aliviar o estresse já que durante a prática, - voltada 100% para o delivery-, decidiu incluir pra- as pessoas se desligam um pouco dos tos no cardápio que possam ser feitos em casa com problemas do dia a dia, diminuindo o 54 FÁCI L | Lazer & Negócios


estresse gerado por esses pensamentos constantes. Além disso, ajuda a desenvolver a criatividade, aprimora novas práticas, proporciona satisfação e melhora a capacidade de organização. ITENS

Q. LÍQUIDA

Arroz Parbolizado

130 GR

Presunto

15 GR

Cebolinha

05 GR

Sal

01 GR

Ovo

01 UNID

Cenoura

15 GR

Óleo Composto

02 ML

Rafael Cardoso - Chefe da Harô Sushi

MODO DE PREPARO 1. Cozinhar o Arroz e porcionar com sacos de 130g. 2. Corte presunto e cenoura em hache (cortes em cubos bem pequenos) 3. Em uma tigela misture o presunto, cenoura, cebolinha e ovos. 4. Em uma panela coloque o óleo e a mistura com ovos e refogue quando começar a ficar frito, acrescente o arroz e fique misturando até terminar de fritar o ovo, ao finalizar coloque sal. 5. Empratamento: Utilizar embalagem de Yakisoba.

OBSERVAÇÕES QUALIDADE: Muito cuidado para preservar o aspecto do risoto.

55 FÁC IL | Lazer & Negócios


Nordeste News Foto: Divulgação

Foto: Elisa Elsie

Governadora do Rio Grande do Norte entrega oficialmente a Escola Alfredo Simonetti, em Upanema Desde 2010 a Escola Estadual Alfredo Simonetti, em Upanema, não passava por qualquer tipo de reforma. Em Setembro, depois de R$ 2,5 milhões de investimento, a governadora Fátima Bezerra entregou oficialmente a escola ampliada, reformada e equipada à população do município. Os mais de 350 alunos agora podem usufruir de um ambiente seguro e confortável. “Estou muito feliz de estar aqui hoje entregando oficialmente esta escola. É o que eu sempre digo: recurso aplicado em educação não é gasto, é investimento no presente, futuro e na cidadania dos potiguares. Declarar concluída a reforma da Alfredo Simonetti no momento que celebramos o centenário de Paulo Freire é motivo de muita alegria”, destacou a governadora Fátima Bezerra. A unidade agora conta com seis salas de aula, uma sala multimídia e um laboratório de ciências – todos com ar condicionado e acessibilidade, além de quadra poliesportiva coberta, reforma em todos os ambientes administrativos da escola e um novo pórtico de entrada. Somente na aquisição de equipamentos como condicionadores de ar, utensílios de cozinha, do laboratório e mobiliário foram investidos R$ 475 mil. Os recursos foram executados pelo Projeto Governo Cidadão, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação e Cultura (Seec), e são oriundos do empréstimo junto ao Banco Mundial. A última obra realizada na escola ocorreu em 2010, custou R$ 14,5 mil e serviu apenas para manutenção da estrutura. 56 FÁCI L | Lazer & Negócios

Profissionais do Turismo de João Pessoa podem fazer cursos de línguas inglês e espanhol da graça A Prefeitura de João Pessoa, por meio das Secretarias de Turismo e Educação, deu um passo importante para qualificar ainda mais os profissionais que atuam diretamente com os turistas que visitam a capital paraibana. Está oferecendo 60 vagas para aprendizado em línguas inglesa e espanhola ministrado pelo Celest - Centro de Línguas Estrangeiras Municipais. As inscrições são gratuitas e começaram nesta quintafeira (16) e destinadas para profissionais de recepção e mensageiros de hotéis, garçons, bugueiros e guias de turismo. Serão disponibilizadas 30 vagas para o curso de Inglês e 30 vagas para Espanhol. Para se inscrever, basta ligar para o número 31247044 ou enviar email para o enredereço celest@educa. joaopessoa.pb.gov.br. Os documentos necessários para inscrição são os comprovantes de vínculo empregatício ou carteira de trabalho; de escolaridade (a partir do 6° ano do Ensino Fundamental 2; e de residência, além de uma foto 3x4.


Foto: Divulgação

Salvador ganha museu sobre a música baiana e sua influência no país Foto: Betto Jr/Direitos reservados

BTM 2021

já tem operadoras confirmadas para Área Luxury O Brazil Travel Market 2021, que acontece nos dias 22 e 23 de outubro no Centro de Conveções do Ceará, em Fortaleza, reservou uma grande novidade para esta 10ª edição do evento: a Área Luxury. Diversas marcas que trabalham com o segmento de luxo movimentarão o setor que ganha cada dia mais novos consumidores. É o caso das operadoras já confirmadas Interep, Teresa Perez e a Visual Boutique. Grandes marcas que trabalham com o segmento de luxo já estão confirmadas Os agentes de viagem deste segmento receberão hospedagem, transfers in/out e shuttle oferecidos pela organização. Os interessados devem realizar sua inscrição no site e aguardar a avaliação e validação dos organizadores do BTM. Além disso, o evento já tem caravanas garantidas de várias partes do Brasil. Os organizadores esperam cerca de 1.000 agentes de viagens. As inscrições são gratuitas e continuam abertas no site https://braziltm.com. br/inscricoes.

Após mais de três anos em obras de recuperação, o Casarão dos Azulejos Azuis, na região do Comércio, em Salvador, abriga agora o mais novo museu da capital soteropolitana: a Cidade da Música da Bahia. Próximo a cartões postais da cidade, como o elevador Lacerda e o Mercado Modelo, a construção da década de 1850 estava repleta de escombros oriundos do desabamento da cobertura do prédio. No total, foram investidos mais de R$ 19 milhões em obras que incluíram a estabilização do imóvel e recuperação dos tradicionais azulejos portugueses azuis da fachada. Para a coordenadora de comunicação do museu, Maria João Amado, a importância do novo espaço reformado passa, inclusive, pela autoestima dos moradores da capital baiana: “É um edifício belíssimo que estava muito degradado. As pessoas passavam e pensavam ‘puxa, que pena que está assim’”.

Agora, a cidade que é berço de grandes artistas da MPB, sambareggae, rock, pagode e axé, oferece uma experiência musical completa ao visitante, distribuída em quatro pavimentos totalmente recuperados do edifício. Recém-aberto ao público, a Cidade da Música da Bahia já tem projetos ambiciosos para o futuro, na área de educação. “A ideia é oferecer cursos variados como de percussão, história da música, dentre outros relacionados à expressão musical”, conta Maria José. Serviço O museu funciona de terça a domingo. O ingresso custa R$ 20. Têm direito à meia entrada (R$ 10) estudantes, idosos (acima de 60 anos) e residentes em Salvador, que devem apresentar comprovante de residência. A Cidade da Música da Bahia fica na Praça Visconde de Cayru, número 19, no bairro Comércio.

57 FÁC IL | Lazer & Negócios


58 FÁCI L | Lazer & Negócios


59 FÁC IL | Lazer & Negócios


60 FÁCI L | Lazer & Negócios


Millions discover their favorite reads on issuu every month.

Give your content the digital home it deserves. Get it to any device in seconds.