Page 1

ANO XXII - 2018 - Edição 188- R$ 15,00 - www. revistafacil.net

Fake News:

As festas de mouros e cristãos de Almansa na Espanha

famílias são os principais alvos de notícias falsas no WhatsApp

Filme

vai contar a vida do Frei

Damião de Bozzano FÁCIL | Lazer e Negócios NE

1


invictoalize.com

Invicto cuida bem das suas roupas para você cuidar do que realmente importa. Para uma rotina cheia, nada melhor do que buscar praticidade na hora de lavar roupas. Com Invicto, você tem. É praticidade e qualidade para cuidar das suas roupas, mas com o mesmo carinho com que você cuida de você e da sua família.

/ASAindustria

/industriaasa www.asanet.com.br 2

FÁCI L | Lazer e Negócios NE


Expediente Presidente Fernando La Greca Diretor Comercial Manoel Marques Diretora de Negócios Nilza Guerra Diretora de Produção Ana La Greca Editor de Turismo Luiz Felipe Moura Colaboradores de Fotos Evaldo Parreira Ivaldo Régis Colaboradores Ana Paula Silva Carla Aymar Dr. Carlos Bayma Gilson B. Feitosa Horácio Abiahy Yluska Regina Quesado de Almeida Jaymar chedid Jefferson Victor José Artur Paes Vieira de Melo Leandro Ricardo Roberta Monteiro Silvio Romero Rogério Almeida Colaborador São Paulo Renato Cury Fone: 11 2864.1636 Administração Rua D. Maria Vieira, 88-E - Ilha do Retiro Recife-PE - CEP 50830-020 Tel. 55 81 3039.0594 | 3039.0595 Redação Tel. 55 81 3039.0595 redacao@revistafacil.net Comercial Tel. 55 81 3039.0594 comercial@revistafacil.net Assinaturas Tel. 55 81 3039.0594 Auditada por Baker Tilly Brasil Ceará Sucursal Fortaleza Diretor Mario Pinho Rua Coronel Manuel Albano, 900, torre V, Sl. 405 Maraponga - Fortaleza - CE Tel. 85 32 98 1506 | 85 98856 5149 OI 85 99764 4290 TIM | 11 96031 2011 OI/SP Brasília Linkey Representações e Publicidades Ltda. (61) 3202-4710/ 61 9 8289-1188 linda@linkey.com.br São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul WW Rede Maurilio Macedo 11.99271.1673 mauriliomacedo@wwrede.com.br Fácil Lazer e Negócios Nordeste é uma publicação da EBI - Editora Brasileira de Imprensa Ltda Opinião dos colunistas não reflete necessariamente a opinião da Revista. Proibida a reprodução total ou parcial de matérias ou fotos sem a autorização da Revista.

10

Gastronomia

24

Sumário

Comportamento

Internacional

22

Matéria Especial Comportamento Coluna Cinema Abrajet/PE Saúde Cerimonialista Festa Gastronomia Internacional Coluna PB

04 10 12 14 16 18 20 22 24 26

Edição 188 | Ano XXII | Maio 2018 www.revistafacil.net | FÁCILTV - www.faciltv.tv

/FacilRevista App

/RevistaFacil

/RevistaFacilNE

applink.com.br/revista_facil

FÁCIL | Lazer e Negócios NE 3


Texto – Jefferson Victor / Fotos: Divulgação e Google

Fake News: Grupos de família são os principais alvos de notícias falsas no WhatsApp Diversas mensagens são compartilhadas de forma especulativa no aplicativo de mensagens

V

ocê tem um tio que fica mandando notícias falsas no grupo de família? Você não está só. Metade dos boatos que circularam no WhatsApp sobre a vereadora carioca assassinada no mês de março, Marielle Franco (PSOL), foi em grupos de família.

O dado é resultado de uma pesquisa inédita feita pelo Monitor do Debate Político no Meio Digital, da USP (Universidade de São Paulo), com respostas de 2.520 pessoas a um questionário online elaborado pelo grupo. A metodologia se baseia em um estudo israelense que procurou a origem de boatos espalhados pelo WhatsApp após o sequestro de três jovens israelenses na Cisjordânia em 2014. Após filtrar os dados e restringi-los aos boatos mais disseminados, segundo os resultados, os pesquisadores reuniram 1.145 respostas de pessoas que disseram ter recebido variações de textos dizendo que Marielle era ex-mulher do traficante Marcinho VP e que havia engravidado dele aos 16 anos, ou, em menor quantidade, uma foto que supostamente mostrava Marielle sentada no colo de Marcinho VP (não eram ela nem ele na imagem). Os boatos sobre Marielle começaram a ser espalhados pelo WhatsApp na mesma noite em que ela foi assassinada. Nos dias seguintes, foram parar no Twitter e no Facebook. A pesquisa conseguiu identificar padrões de distribuição, mas não a origem do conteúdo falso. O WhatsApp, aplicativo de mensagens por celular extremamente disseminado no Brasil, é visto como uma das redes mais propícias para a difusão de notícias falsas. Como é um aplicativo de mensagens privadas e não tem caráter público, é difícil rastrear as “fake news” espalhadas ali e avaliar seu alcance, o que preocupa pesquisadores, especialmente considerando como isso poderá ocorrer nas eleições brasileiras em 2018. Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua de 2016, do IBGE, mostram que a atividade mais popular entre os brasileiros, ao usar a internet, é trocar mensagens por meio de aplicativos 94,5% dos brasileiros responderam que usam a internet para fazer isso.

4

FÁCI L | Lazer e Negócios NE


Segundo a pesquisa da USP, o boato dominante no caso de Marielle foram variações de um texto ligando a vereadora a Marcinho VP. Foi recebido por 916 pessoas que responderam ao questionário. Dessas pessoas, 51% responderam ter recebido o texto em grupos de família no WhatsApp; 32%, em grupos de amigos; 9% em grupos de colegas de trabalho e 9% em grupos ou mensagens diretas. A imagem que mostraria Marielle no colo de Marcinho VP foi recebida por 229 pessoas que responderam ao questionário - 41% delas disseram ter recebido a foto em grupos de família. Pablo Ortellado, professor do curso de Gestão de Políticas Públicas da Universidade de São Paulo (USP) e autor do estudo ao lado do pesquisador Márcio Ribeiro, ressalta que, apesar dos dados, não se sabe a distribuição dos tipos de grupos no WhatsApp pela população. “Pode ser apenas que existam mais grupos de família do que grupos de amigos ou de colegas de trabalho e os boatos tenham circulado igualmente em todos eles, mas, como há mais grupos de famílias, nosso estudo tenha apenas captado essa distribuição dos grupos”, explica. “Agora, caso, de fato, os boatos tenham circulado mais nos grupos de família do que nos outros grupos, temos um dado interessante. Pode ser que grupos de família sejam ambientes mais ‘íntimos’ que permitam compartilhar seguramente conteúdos mais especulativos sem que quem compartilhe seja alvo de julgamento.” Às 10h do dia seguinte ao assassinato de Marielle, a estudante Rayene Sampaio, de 22 anos, de Barra do Garças (MT), recebeu a notícia falsa, em texto, de um primo de 15 anos no grupo da família. Naquela noite, às 22:44, o estudante Gabriel dos Santos, de 20 anos, de Goiânia, recebia o boato de uma prima -»que deve ter uns 40 anos»- em um grupo de família que tem 17 pessoas.»Teve gente no grupo que acreditou», diz ele. A analista financeira Simone Oliveira, de 41 anos, define seu grupo de família como um que é “dividido ideologicamente”. Ela conta ter recebido a suposta foto de Marielle às 19:46 do dia 16 - um dia após o assassinato da vereadora. Quem enviou a notícia falsa, diz ela, foi seu sogro, que tem 65 anos e que depois foi “corrigido” por ela. Mas notícias falsas são comuns no grupo, diz. A pesquisa online feita pela USP perguntava qual boato foi recebido, dia e horário exatos, onde o boato foi recebido e dados do usuário, como gênero, idade, cidade e nível de estudo. O formulário foi divulgada nas páginas de Marielle Franco no Facebook e na página Quebrando o Tabu - a página, uma das maiores brasileiras no Facebook, tem 8,6 milhões de curtidas e publicações mais alinhadas com a esquerda. Os dados demográficos da pesquisa, portanto, podem acabar refletindo os da página, explicam os pesquisadores. A maioria das respostas vieram de mulheres com pouco mais de 20 anos.

FÁCIL | Lazer e Negócios NE 5


Boato mais disseminado em texto Outros boatos disseminados, mas que não chegaram a ter representatividade como os citados acima, foram um vídeo que mostrava supostos assaltantes de bermuda e chinelo, ligando-os ao tráfico, e uma sequência de arquivos de áudio relatando que o crime havia sido obra do Comando Vermelho. Essa foi outra descoberta do estudo: a forma mais disseminada dos boatos foi também a mais simples, ou

importante do que dar evidências que amparam o boato é fazer com que ele esteja de acordo com as nossas crenças: no caso, o preconceito de que pessoas da favela tem vínculos com o tráfico.” As respostas da pesquisa mostram que os boatos tiveram início no dia 15, de forma mais tímida, e explodiram no dia 18, crescendo em quantidade até o dia 25. Entre os dias 15 e 17, o crescimento foi pequeno. “A difusão dos boatos no WhatsApp parece um tanto mais lento do que nas mídias sociais, já que ele precisa passar por grupos de tamanho muito limitado”, sugere Ortellado. “Foram necessários três ou quatro dias para o boato estar amplamente difundido e, no primeiro dia, o alcance foi bem pequeno. É bem diferente da dinâmica que vemos no Facebook onde a difusão se dá por uma espécie de explosão inicial e está plenamente difundido em pouco mais de 48 horas.” Com seu experimento, Simon conseguiu encontrar três fontes diferentes dos boatos que circularam na rede: duas das fontes eram jornalistas e um era amigo da família de um dos garotos sequestrados. Nem todos os boatos eram falsos. Mas o WhatsApp, diz ele, é a rede “perfeita” para começar a disseminação de notícias falsas porque é considerado muito mais confiável. “Você recebe informações no WhatsApp de pessoas em que costuma confiar mais”, afirma.

seja, em texto, e não vídeo, fotos ou áudios. “Embora as formas que traziam supostas evidências, como vídeos ou fotos, pudessem parecer mais ‘persuasivas’, foi a forma menos amparada em evidências a que teve maior alcance”, diz Ortellado. “Isso está de acordo com os estudos sobre viés de confirmação, isto é, nossa pouca capacidade de receber criticamente informações que referendam ou confirmam nossas crenças. Menos

6

FÁCI L | Lazer e Negócios NE

Ele também cita a chamada “Basking in reflected glory” (algo como regojizar por meio da glória alheia), um conceito da psicologia social segundo o qual as pessoas tendem a se associar com pessoas bem-sucedidas para se sentirem bem-sucedidas também. Assim, ao transmitir uma mensagem com informações exclusivas, o transmissor se sentiria vitorioso e bem-conectado, sugere Simon.


FรCIL | Lazer e Negรณcios NE 7


Identificando a fake news no WhatsApp Uma maneira eficaz de desmascarar boatos recebidos, é uma simples busca no Google. Existem diversos sites dedicados a desvendar esse tipo de conteúdo, como o Aos Fatos e a Agência Lupa, que, inclusive, fecharam uma parceria com o famoso buscador para dar mais destaque a resultados verdadeiros. Se ao buscar determinada informação você só encontrá-la em páginas desconhecidas, suspeitas, ou ligadas a grupos políticos específicos, é melhor evitar o compartilhamento.

8

FÁCI L | Lazer e Negócios NE

Sempre que estamos diante de uma notícia é importante nos questionarmos sobre alguns aspectos. Esse acontecimento é científica ou politicamente possível? Será que essa pessoa ou empresa, por mais que eu não goste dela, seria capaz de fazer uma declaração como esta? E será que esta outra, por mais que eu simpatize com ela, não seria? Esse tipo de questionamento ajuda a evitar boatos improváveis, como supostas doações feitas pelo Facebook a cada compartilhamento de uma foto específica ou possíveis declarações feitas pelo Papa e outras figuras políticas.


FรCIL | Lazer e Negรณcios NE 9


Comportamento

Texto – Jefferson Victor / Colaboração: Dr. Ricardo Andrade – Pós-Graduado em Psicologia pela UFPE - Fotos: Divulgação e Google

Como as brigas dos pais em casa podem afetar a vida das crianças

Conflitos interparentais podem provocar sérios danos na mente dos pequenos

O

ambiente doméstico tem um grande impacto sobre a saúde mental e o desenvolvimento de longo prazo das crianças - e não apenas por causa da relação entre pais e filhos.

A dinâmica de relacionamento entre os próprios pais também desempenha um papel crucial no bem-estar das crianças, em sua performance acadêmica e até em seus relacionamentos futuros. Antes de mais nada, é preciso destacar que, na maioria das vezes, pequenas discussões cotidianas são parte da vida e têm um impacto nulo ou muito pequeno nos pequenos. O que realmente afeta as crianças são comportamentos como gritos e demonstrações mútuas de raiva diante dos filhos, ou quando um cônjuge ignora o outro constantemente. Uma recente revisão de pesquisas internacionais, conduzidas ao longo de décadas e analisando comportamentos domésticos e o desempenho de crianças ao longo da vida, sugere que, a partir dos seis meses de vida, crianças expostas a conflitos tendem a ter batimentos cardíacos mais acelerados e níveis mais altos de estresse - o que, por sua vez, prejudica a formação de conexões neurais nos cérebros infantis. Conflitos interparentais severos ou crônicos podem, portanto, provocar consequências como interrupções no desenvolvimento cerebral, distúrbios do sono, ansiedade, depressão, indisciplina e outros problemas graves em bebês, crianças e adolescentes. Efeitos similares são observados em crianças expostas a bri-

10 FÁCI L | Lazer e Negócios NE

gas menos intensas, porém contínuas, em comparação com crianças cujos pais resolvem seus conflitos e negociam entre si de modo construtivo.

Do divórcio a trocas afetivas O que realmente afeta as crianças pode causar surpresa. Muitos adultos acreditam que o divórcio - ou a decisão dos pais de deixarem de morar juntos - tenha efeito duradouro e danoso nos filhos. No entanto, um estudo publicado em 2012 pela Universidade de Cardiff, no País de Gales, constatou que são provavelmente as discussões ocorridas antes, durante e depois do divórcio que causam danos às crianças, e não a separação em si. Ao mesmo tempo, muitas vezes se atribui à genética a forma como as crianças respondem a conflitos. Mas o ambiente doméstico e a qualidade das trocas afetivas dentro de casa têm um papel central nessa equação. Além disso, é possível que riscos genéticos para problemas mentais sejam potencializados - para bem ou para mal pelo cotidiano familiar. A qualidade do relacionamento entre os pais é um elemento central, independentemente se os pais moram juntos ou não, se os filhos são biológicos ou adotivos.

Brigas sobre crianças Que lições os pais podem tirar disso tudo? Primeiro, é


estão brigando “escondidos”. O que importa é o modo como a criança interpreta e entende as causas e potenciais consequências desses conflitos domésticos. Vai ser com base nessas experiências que as crianças vão avaliar se o conflito pode aumentar, envolvê-las ou colocar em risco a estabilidade familiar - algo que deixa os filhos pequenos especialmente preocupados. Crianças criadas em ambientes emocionalmente frágeis tendem a perpetuar esse comportamento, o que faz com que ele passe de geração em geração

preciso reiterar que é perfeitamente normal que pais e cuidadores discutam ou discordem entre si. O problema é quando eles mantêm conflitos constantes, intensos e mal resolvidos. E isso se agrava quando as brigas ocorrem por causa das crianças. Nesses, casos, elas costumam se sentir culpadas e achar que elas são responsáveis pela discussão interparental. Como resultado, elas desenvolvem dificuldades para dormir, têm o desenvolvimento cerebral impactado, maior risco de sofrer de ansiedade e depressão, de desenvolver mal comportamento, de ir mal nos estudos e de se deparar com riscos bastante sérios - como o de se automutilar. Já se sabe há décadas que a violência no ambiente doméstico é bastante danosa para as crianças envolvidas. O que se descobriu mais recentemente é que, mesmo na ausência de comportamento violento, quando os pais passam a se ignorar ou a deixar de demonstrar respeito mútuo, também colocam em risco o desenvolvimento emocional, comportamental e social dos filhos. E os problemas não param por aí: as crianças criadas em ambientes emocionalmente frágeis tendem a perpetuar esse comportamento, o que faz com que ele passe de geração em geração. É um ciclo que precisa ser quebrado se queremos que a atual geração de crianças (e a futura geração de adultos) tenha vidas felizes e relacionamentos positivos.

problemas disciplinares.

Elas também podem ficar com medo de seu próprio relacionamento com o pai e a mãe piorarem por ausa das brigas. Pesquisas indicam que meninos e meninas podem reagir de modo distinto - sendo que as meninas têm risco maior de desenvolver problemas emocionais, enquanto os meninos tendem a desenvolver

Com frequência, projetos sociais voltados à saúde mental juvenil focam em amparar as crianças. Mas é possível que amparar os pais na resolução de seus conflitos tenha um grande impacto nessas crianças no curto prazo, além de dar a elas mais ferramentas emocionais para formar relacionamentos saudáveis com outras pessoas no futuro. Pais que estejam preocupados quanto ao impacto de suas discussões nas crianças precisam saber que as crianças, na verdade, respondem bem quando os pais explicam e resolvem suas discussões de modo apropriado. Ao verem os pais solucionarem seus desentendimentos de maneira saudável, os filhos aprendem lições importantes que os ajudarão a entender suas próprias emoções e a se relacionar para além do círculo familiar. Ajudar os pais a entender como seu comportamento mútuo afeta o desenvolvimento dos filhos cria as bases para formarmos crianças saudáveis hoje - e famílias mais saudáveis no futuro.

Desempenho acadêmico e disciplinar dos filhos pode ser afetado por brigas constantes entre os pais

Como agir - e como discutir? Pesquisas mostram que, com dois anos de idade e até antes disso, as crianças são astutas observadoras do comportamento dos pais. Eles frequentemente percebem as discussões, mesmo quando os pais acham que

FÁCIL | Lazer e Negócios NE 11


Coluna Cinema

Por Jefferson Victor / Fotos: Divulgação E-mail: jeffersonvictor@revistafacil.net zzano, o religioso, filho dos camponeses italianos Felix e Maria Giannotti, nasceu em cinco de novembro de 1898, em Bozzano na Itália. Foi um frade radicado no Brasil que se destacou como sinônimo de generosidade e humildade. Durante 66 anos peregrinou por diversas cidades do Nordeste Brasileiro levando a evangelização. O frei morreu no Recife, em 31 de maio de 1997 e seu pedido de canonização foi aberto em 2013.

Filme vai contar a vida e trajetória do Frei Damião de Bozzano “Frei Damião: O Santo do Nordeste” irá trazer ficção e documentário, com gravações em Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Itália

12 FÁCI L | Lazer e Negócios NE

U

ma história de desafios, superação e muita fé, essa foi a vida do Frei Damião, que terá toda a sua trajetória contada nas telonas. O filme biográfico em forma de documentário, intitulado “Frei Damião: O Santo do Nordeste” está sendo gravado há um mês em algumas cidades de Pernambuco, e que agora, está sendo rodado na Itália. Conhecido como Frei Damião de Bo-

Para entender melhor toda a idéia inicial do filme, a gente conversou com o co-produtor geral e executivo do projeto, Gerardo Lopes. “Tudo começou através de uma série que produzimos, onde falava sobre milagres. Nisso, conhecemos a força das peregrinações e das romarias do Frei Damião. O poder que ele tinha de atrair as pessoas. Esse caso chegou até a gente com a ajuda do pesquisador Jairo Chaves. Ficamos impressionados com tudo, e a partir disso, a gente viu que dava para elaborar um filme sobre a história dele, já que ele é conhecido como o “Santo do Nordeste”. Tivemos o conhecimento de alguns Capuchinhos aqui em Pernambuco, e fomos até eles para propor que a gente desenvolveria um filme sobre o Frei Damião, e assim, conseguir uma liberação deles para o projeto. Depois do “Ok”, começamos a desenvolver o argumento sobre o filme, onde chegamos ao primeiro roteiro escrito pela Nadezhda Bezerra”, diz Gerardo. Com um projeto cinematográfico tão importante desses, que vai contar a vida de uma das figuras religiosas mais influentes do Brasil, como foi escolher o profissional que ficaria a frente de toda a direção do filme? “Pensamos em escolher uma pessoa que teria o perfil certo para dirigir um longa desse nível e temática, e a nossa escolha foi a diretora Deby Brennand, que já trabalhou em alguns filmes, como o documentário premiado “Danado de bom” de 2016. Um dos meus sócios entrou em contato com ela, que na mesma hora, topou entrar no projeto. Daí em diante, ela veio participando de tudo, desde à captação do filme até agora, com as gravações”, diz com entusiasmo o co-produtor geral. E sem poupar elogios ao projeto, para a diretora Deby Brennand, fazer parte deste trabalho foi um presente que


Equipe de produção finalizando uma das cenas do filme

O ator Jefferson Victor, a diretora Deby Brennand e o ator mirim Nicolas Baldini

Gerardo Lopes, co-produtor geral do filme Frei Damião, o Santo do Nordeste

Frei Jociel Gomes gravando uma das cenas do documentário

O ator Andrade Junior chegando ao set de gravação sob o personagem Frei Damião

Cena da benção do Frei Damião, uma das mais importantes do filme

Bastidores de gravação na Basílica Nossa Senhora da Penha, no Recife

A diretora Deby Brennand (no centro) em set dirigindo o ator Carlos Eduardo (à direita)

ela recebeu. “Está sendo uma honra contar a história, não só do santo, mas, do homem. O que levou o homem Damião a dedicar sua vida toda aos pobres, as pessoas de outro país, indo pra cidades do interior até chegar aos sertões. Espero que a gente conte além das histórias que o povo já conhece, que a gente mostre um pouco mais da história de Frei Damião“, conta Deby. Com toda uma estrutura de produção montada pelo Fábrica Estúdios, o docu-drama biográfico está sendo composto por uma equipe de mais de 60 profissionais técnicos. “Após todas as etapas, como o desenvolvimento, roteiro e direção, a gente partiu para a nossa equipe de produção. As primeiras a embarcar, foram as produtoras Mariana Jacob e Fernanda Cordel, da Inquieta, que formaram o núcleo de produção, que logo após veio a equipe de figurino, arte, elenco e assistentes”, completa Gerardo.

No elenco, os atores Nicolas Baldini, Jefferson Victor, Andrade Júnior e Carlos Eduardo interpretam o sacerdote em diferentes fases da sua vida. “A escolha do elenco foram todas baseadas no perfil, das características mais próximas que eles tinham com o Frei Damião de Bozzano. Isso, para retratar de forma mais fiel possível”, revela Gerardo. Toda a parte de ficção do projeto foi gravado em Pernambuco. A equipe do longa-metragem também gravou na Itália, especificamente na cidade natal do Frei Damião, em Bozzano, na província de Luca. De volta ao Brasil, eles concluem as gravações da parte documental na Paraíba e Rio Grande do Norte. “Estamos com uma previsão de terminar as filmagens até o fim de maio. Em seguida, vem a parte da pós-produção”, diz Gerardo. O filme vai contar com imagens inéditas de arquivo, algumas serão restauradas de forma minuciosa pela equipe

de arte. Entrevistas e depoimentos também farão parte do projeto, e entre eles, estará o Frei capuchinho Jociel Gomes, o vice postulador da causa de beatificação e canonização do Frei Damião, que gravou cenas em bairros do Recife. “Estamos trabalhando com a previsão de estréia entre o fim do ano e início de 2019 em todos os cinemas brasileiros. Vamos preparar diversas estratégias para levar essa história linda ao pessoal do interior, que não tem estrutura e condições de ir assistir ao filme nas grandes cidades. Espero que todos gostem o resultado”, conclui Gerardo Lopes. “Frei Damião: O Santo do Nordeste” está sendo produzido pelo Fábrica Estúdios, com a direção de Deby Brennand sob o roteiro de Nadezhda Bezerra, produção de set Manu Dias, e a co-produção geral e executiva de Gerardo Lopes juntamente com o sócio Pablo Lopes.

FÁCIL | Lazer e Negócios NE 13


Abrajet/PE

Por Luiz Felipe Moura Vice-Presidente da Abrajet/PE E-mail: abrajet.pe@bol.com.br

Confraria Nacional de Jornalistas de Turismo

G

ramado sediou o 1º Fórum Gramado de Estudos Turísticos, o que propiciou a realização do 3º Encontro da Confraria dos Jornalistas de Turismo do Brasil, de 12 a 14 de abril.

O Fórum alcançou completo êxito, com a participação de cerca de 550 profissionais de 20 estados brasileiros, e palestrantes nacionais e internacionais de grande relevância. A Confraria Nacional de Jornalistas de Turismo também obteve os objetivos a que se propôs, reunindo jornalistas-confrades de vários os estados.

O encontro da Conjortur Começou com a chegada dos confrades ao Aeroporto Salgado Filho, no dia 11, em Porto Alegre, os quais foram transportados até Gramado com o apoio da Brocker Turismo, parceira também com o Bus Tour, e que ofereceu city tour entre Gramado e Canela, com mais de 35 atrações por passeio. A hospedagem em Gramado foi no ótimo Lagheto Vivace Prêmio, da cadeia hoteleira que honra o Rio Grande do Sul. A noite a Confraria pode desfrutar das delícias do Café Colonial Coelho, situado na Avenida das Hostensias, 5433, em Gramado e que é um estabelecimento ímpar em receber e oferecer no seu cardápio rico e variados vinhos, sucos, cafés e chocolates diversos. A excelência acadêmica do Fórum foi devidamente chancelada através do suporte acadêmico da Universidade de Caxias do Sul (UCS), por meio do Programa de Mestrado e Doutorado em Turismo e Hospitalidade, ratificando a importância da UCS na investigação científica em turismo no Brasil.

Palestras Ao fim da solenidade de abertura, o consagrado executivo Luiz da Gama Mór, que por 17 anos foi Vice Presidente Executivo da TAP e é membro da ATL-Turismo de Lisboa e da Confederação Edgone Bezerra, Antonio José, Jurema Josefa e Neneca Campos na cervejaria Hasen

14 FÁCI L | Lazer e Negócios NE

de Turismo de Portugal, pronunciou destacada e avançada palestra, a respeito da importância do turismo para o desenvolvimento de um país. Nos dois dias seguintes, revesaram os palestrantes do evento, destaque para as presenças de Nuno Sousa Pinto, vice presidente de operações do Rock In Rio USA; do publicitário Luiz Grottera, especializado em elaborar o branding de destinos turísticos; de Márcio Fávilla, diretor da Organização Mundial do Turismo; do peruano Palmiro Ocampo, integrante do Grupo de Chefs “Geração com Causa”; de Augusto Nardes, ministro do Tribunal de Contas da União (TCU).. A programação ofereceu ainda o Colóquio “ Turismo: Cenários, Ciência e Desenvolvimento Turístico” que conferiu premiação em dinheiro aos três melhores trabalhos apresentados. O Fórum Gramado de Estudos Turísticos foi uma realização do SindTur Serra Gaúcha e contou com o apoio da Prefeitura de Gramado e da Câmara de Vereadores de Gramado, além da coordenação de importantes lideranças empresariais e políticas de Gramado. Registre-se que o vitorioso evento contou com organização de Rossi & Zorzanello Feiras e Empreendimentos, responsável pelo Festival de Turismo de Gramado, que acontece com sucesso há quase três décadas.

Programação Iniciou com visita ao “Reino Chocolate”, onde o grupo foi conduzido em um passeio temático e lúdico pela história do chocolate, atração da Chocolates Caracol. De volta ao Bus Tour foram conhecer o “Snowland”, o primeiro Parque de Neve Indoor das Américas, com 16mil m² de diversão para toda a família e muita neve de verdade o ano todo. À noite, todos participaram da abertura solene do Fórum, na Câmara dos Na Camara Municipal de Gramado a vereadora Manu Caliari, presidente da casa, recebeu o diploma de “amiga da imprensa brasileira”. Saudada pela jornalista Neneca Campos do RS. Ainda, Marta Rossi recebeu idêntica homenagem. Carlos Casaes falou em nome dos confrades de turismo


Almoço festivo na Churrascaria Garfo e Bombacha com os fundadores da Confraria Nacional dos Jornalistas de Turismo

Marta Rossi, da organização do evento da Rossi & Zorzanello Feiras e Empreendimentos, recebe souvenirs dos jornalistas da Confraria no Café Colonial Coelho

Vereadores de Gramado, com a palestra magna de Luiz da Gama Mor. A noitada encerrou na Cervejaria Rasen, com uma típica festa alemã. Na sexta-feira 13, o dia começou com uma coletiva do prefeito de Curitiba, Rafael Greca, e a tarde foi dedicada à Assembleia da Confraria, no Espaço 273, em Canela, onde, antes de se iniciarem os trabalhos, houve apresentação do Visitors & Convention & Bureau Região das Hortênsias. O dia encerrou no Restaurante Colosseo, com uma sequência de Fondue Premium na Pedra. O Prefeito de Curitiba, Rafael Greca, participou de um encontro com a imprensa, no Café Du Centre, em Gramado/RS. A atividade foi organizada pela Rossi & Zorzanello Feiras e Empreendimento que contou com a participação de 30 profissionais de imprensa de todo o Brasil, inclusive membros da Confraria Nacional de Jornalistas de Turismo, e teve como tema: “Turismo, Inovação e Segurança Pública”. Durante o encontro, Greca falou sobre iniciativas de inovação de Curitiba e alternativas para utilizar o turismo como fomento na economia do destino. “Se as estradas forem boas, se a cidade for limpa, se for aconchegante, o destino turístico se tornará cada vez mais atrativo, afirmou Greca.

Na Churrascaria Garfo e Bombacha , na Estrada de Carocol, em Canela os jornalistas Antonio José, Carlos Casaes, Luiz Felipe Moura,José Carlos Araujo, Flavio Barros e Sergio Moreira.

O encerramento do encontro da Confraria foi sábado (14), com almoço na Churrascaria Garfo e Bombacha, na Estrada do Caracol, em Canela. À tarde, os jornalistas voltaram a Porto Alegre, com hospedagem no Ritter Hotel para o regresso às suas origens. No domingo, os confrades que permaneceram na capital gaúcha, tiveram oportunidade de passear na Linha Turismo Porto Alegre. A próxima reunião da confraria ficou agendada para setembro vindouro, em Ilhéus, na Bahia. Entrevista com o prefeito Rafael Greca de Curitiba, Paraná, no Café Du Centre em Gramado.

A jornalista Josefa jurema e o fotografo Gilberto Muller, recepcionaram os companheiros de vários estados do Brasil

Confrades no Café Colonial em Gramado Antonio José, Sergio Moreira, Luiz Felipe Moura, Carlos Alberto Araujo, Ivaldo Pinto, Jose Carlos Araujo, Antonio Moreira e Neneca Campos e Carlos Casaes.

FÁCIL | Lazer e Negócios NE 15


Saúde

A

Recife: a capital nordestina da boa forma e da estética

população brasileira está cada vez mais em busca de um corpo perfeito, aliado à boa saúde. Tem sido assim nos últimos anos e o Recife segue a tendência nacional. No Nordeste, a capital pernambucana é referência no número de alunos matriculados em academias, clientes em clínicas de estética, cardiológicas e dentistas. Nutricionista Fabiana Freire

Para iniciar o processo visando alcançar os objetivos estéticos e de bem-estar, a primeira atitude é fazer uma reeducação alimentar orientado por um profissional capacitado. É necessário fazer uma avaliação criteriosa sobre as necessidades do paciente. Atualmente, já há equipamentos avançados que possibilitam análises personalizadas para obter os melhores resultados. Em Recife, a Clínica Cardios atende com a nutricionista Fabiana Freire, com tecnologia avançada para realizar as avaliações. No Recife, apenas três nutricionistas trabalham com o Bodymetrics, um equipamento que gera um relatório completo com informações como percentual de gordura do corpo, distribuição do peso, peso magro, Índice de Massa Corporal (IMC) e risco relativo de doenças. Essa tecnologia é importante na avaliação e possibilita o paciente atingir os melhores resultados, comenta Fabiana. Após a procura por um profissional para a reeducação alimentar, a segunda dica é buscar os exercícios físicos. E a primeira opção de muitas pessoas é a academia. O Brasil é o segundo país com o maior número de academias no mundo, com 31 mil espaços e 7,9 milhões de clientes no país. Na capital pernambucana, a personal trainner Gessika Couto, que atende cerca de 300 alunos por dia, dá conselhos para aliar os exercícios com a saúde e a estética. Desde que entrei na área, em 2015, pude perceber que a procura pelos serviços só cresce. Muito influenciado pela mídia e a evolução do fitness. É a busca pelo padrão da beleza e, algumas vezes, a saúde vem em segundo plano. Claro que não podemos generalizar. Mas tentamos deixar as pessoas mais conscientes e esclarecidas dos melhores hábitos e da qualidade de vida. É impossível desassociar a estética da saúde. Portanto, a dica que damos é que busquem

16 FÁCI L | Lazer e Negócios NE

as atividades físicas para melhorar a qualidade de vida. E os resultados estéticos serão consequência, trazendo uma realização pessoal e que perduram por mais tempo, ressalta. Na parte estética, mas não menos importante, há uma tendência mais recente que virou febre entre os famosos. É uso da lente de contato dental, que Dra. Eleonora Burgos se trata de uma camada de porcelana aderida à superfície do dentre através de uma tecnologia adesiva, promovendo uma boa resistência à mastigação. A lente tem a função de fazer pequenas correções de espaços entre os dentes, volume e correção de cores para que o paciente obtenha o sorriso perfeito. Eliminando imperfeições e proporcionando maior qualidade de vida também, como ressalta a dentista Eleonora Burgos.

Personal Gessika

Atendo, em média, dez pessoas por dia, cada vez mais cresce a procura pelas lentes de contato dental, principalmente pela parte estética. E o custo-benefício vale a pena porque é a reprodução do dente, fica lindo e não mancha como as resinas compostas. Porém, quem quiser adotar este procedimento, precisa ter em mente que é um processo definitivo. Uma vez colada, a lente no esmalte, não descola mais. Mas, esteticamente, é o que existe de mais novo e mais bonito. E que ajuda a corrigir as imperfeições, explicou a Dra. Eleonora Burgos.

Nutricionista Fabiana Freire Clínica Cardios - Empresarial Rio Mar Trade Center Av. República do Líbano, N-251 CEP: 51110-160- Pina – Recife-PE Sala 705 – Torre 3 Telefone: (81) 3072.9669 Personal Gessika Hi Tamarineira Estrada do Arraial, 2262. CEP: 52051-380 -Tamarineira – Recife-PE Telefone: (81) 3269-2206 Drª Maria Eleonora de Araújo Rua Frei Matias Teves, 280 – Sala 611 Ilha do Leite – 50070-450. Recife-PE Telefone: (81) 3427.6315


FรCIL | Lazer e Negรณcios NE 17


Ana Cristina cerimonialista arte e dedicação no que faz

O

rganizar um evento não é fácil, um casamento então - é mais delicado ainda! Para isso existem empresas e profissionais que auxiliam os noivos nesta complexa tarefa, conhecidos como cerimonialistas. Ana Cristina é uma profissional que chama atenção e conquista clientes com a arte de receber. Iniciou suas atividades de cerimonialista há 14 anos ¨E foi meio por acaso, quando uma grande amiga que eu trabalhava, Ana Góes, me convidou para gerenciar um evento. Foi paixão de imediato pelo trabalho, e venho me dedicando de corpo e alma nessa belíssima tarefa, nesse sacerdócio, que ajuda a construir sonhos... ¨ O cerimonial tem papel fundamental na organização do casamento, pois planeja, organiza e coordena todos os detalhes para que os noivos, fiquem tranquilos neste dia inesquecível. A cerimonialista é quem rege, como um maestro, todos os envolvidos, desde sua pré-produção à execução do evento, para que tudo aconteça de forma harmoniosa e perfeita. A principal responsabilidade de uma profissional da área é a atenção. Uma das atividades e cuidar dos bastidores e com isso, certificar-se que o evento irá transcorrer na mas absoluta perfeição, deixando para a estrela(noiva) toda a condição de apreciar seu momento, estar disponível para atender e auxiliar os noivos; promover reuniões periódicas para acertar detalhes e preparar cronogramas; na igreja dar assessoria e orientações aos participantes do cortejo, noivos, convidados e coordenar profissionais (como por exemplo, músicos e fotógrafos); na recepção cumprir

18 FÁCI L | Lazer e Negócios NE

e cuidar de tudo que foi combinado previamente em reuniões, recepcionar os convidados, trabalhar de forma colaborativa com fotógrafos e cinegrafistas, administrar o serviço do buffet, trabalhar em conjunto com o DJ, bandas, músicos e estar à disposição dos noivos, familiares e convidados para auxiliá-los no que for preciso. `Ver o brilho nos olhos dos noivos é o “feed-back” deles! Constatando sua satisfação que atingimos nosso objetivo.” - Um orgulho na profissão, ressalta a cerimonialista. É a construção de um relacionamento onde se sobressaia a confiança em seu trabalho. Em eventos particulares ou corporativo, já prestou serviços para: camarote da globo, camarote do Zezzo, camarote do Marco Zero, e eventos particulares a ex: Eduardo Campos, Marcelo D2, Elba e Zé Ramalho, Almir Rouche, maestro Forró , maestro Spock, Manoel Nóbrega, Nena Queiroga, André Rios, Cristina Eláli, Falcão (O Rappa), Fafá de Belém, chiquititas, entre outros... Um diferencial da profissional é a sua simpatia e desenvoltura com as redes sociais, Ana é super antenada, para ela todo mergulho é um flash, a comunicação faz parte de sua meta profissional, portanto ela usa essa ferramenta para tirar duvidas e conquistar mais clientes.

Serviço

ana.negromonte@hotmail.com (81) 8712.2491 cerimonialanacristina www.facebook.com/CerimonialAnaCristina


FรCIL | Lazer e Negรณcios NE 19


Festa

Por Silvio Romero - Fotos: Divulgação

SONHO

DE AÇÚCAR Delicadeza e sofisticação

20 FÁCI L | Lazer e Negócios NE


designers diferenciados, temáticos, eróticos, e sofisticados. Seu estilo é único e singular, a delicadeza se faz presente na criação artesão dos bolos e efeitos, que podem ser diversos, principalmente os detalhes de flores feitos de açúcar chega até da água na boca. Comenta a Karla ¨ A personalização alcança o seu grau máximo, afinal, imagine você ter um bolo exclusivo, nunca antes realizado e pintado ou esculpido (literalmente) de acordo com seus sonhos¨. Por quem entende do assunto e cuida pessoalmente de cada obra de arte, pois os seus bolos de acordo com tendências hoje vem cada dia maiores, com os famosos andares. O processo, a criatividade e os estilos são infinitos! Toda a parte artística é feita com material comestível e fresco a pintura deve ser feita sempre na véspera do evento ou festa! A Karla nos contou que leva de oito a dez horas ininterruptas para cada bolo. Por isso os pedidos devem ser feitos com muita antecedência para que o resultado final seja maravilhoso. Uma dica da artista Karla da Sonho de Açúcar é para ter um bolo com a mesma renda do seu vestido de noiva é necessário levar ao ateliê um pedaço do tecido: daí obra pronta!

Serviço:

E

Contato: Karla Alves Telefones: 81 – 987417536 – 995216144 Email: meusonhodeacucar@gmail.com Face: sonhodeacucaroficial Instagram: @karlaalves_sonhodeacucar

le é o dono da festa, o mais esperado, chega com toda pompa, agrada com certeza a todos, seus atributos são muitos difíceis de lista e a fofoca rola solta na festa! O que falar, ficamos sem palavras na verdade, quando ele é escolhido queremos todos aproveitar esse momento único, meche com nossos sentidos e aguça nosso paladar. Ele é o bolo! O tão famoso bolo da festa... Mais elaborar uma iguaria tão deliciosa e saborosa tem que ter mãos de fada e uma sensibilidade enorme para com culinária. Atualmente, existe um mercado voltado a essa área, está cada vez mais em expansão pois deixou de ser uma especialidade apenas de nossas avós que faziam bolo toda tarde para acompanhar com o chá. Cake Designer é o nome do profissional que atua diretamente com a decoração de bolos para diversas ocasiões, desde festas infantis, até bolos de casamentos. O trabalho deste profissional começou com os Romanos, responsáveis pela criação das primeiras receitas de massas, a partir do séculos XVII, os bolos decorados foram virando símbolo de riqueza sendo adquirido apenas pelos mais nobres. A Cake Designer Karla Alves atua no mercado nordestino, é proprietária da empresa Sonho de Açúcar, vem construído a três anos o seu nome, com muita dedicação e talento, seus bolos variam de cliente para cliente, o tamanho o sabor, a cor e até mesmo um designer inovador. Uma de suas inspirações é a mestra Silvaneide Alves cake designer, imensuravelmente agradece a Deus por seu dom. Mas o que chama atenção desta artesã da confeitaria contemporânea é o seu talento para com os bolos de noivas, ela se preparou durante muito tempo, estudou se dedicou a arte de esculpir com maestria os importantes, imponentes famosos bolos, cuida com muito carinho dos mínimos detalhes, os quase invisíveis em um trabalho encomendado, isso sem falar no mix de sabores que pode ser do tradicional aos mais arrojados que existem no mercado. Podemos citar também os

FÁCIL | Lazer e Negócios NE 21


Gastronomia Por Chef Leandro Ricardo

Fotos Cleo Santana - @cleosantana chefleandroricardo@hotmail.com @chefleandroricardo

Easy Market PE

é supermercado na palma da mão

S

olução em app ou site resolve a vida de quem não quer ou não tem tempo de ir a supermercado fazer compras da casa, do escritório ou mesmo os insumos de uma festa

Quem faz supermercado sabe o quanto pode ser cansativa a tarefa de organizar a lista de compras, ir ao estabelecimento comercial, escolher os produtos nas gôndolas - e para isso andar metros e metros entre várias delas -, ficar na fila do caixa, transportar o peso até em casa (muitas vezes isso significa colocá-las no carro e depois tirá-las) e finalmente chegar em casa com as sacolas. Ufa! Foi pensando em quanto esta rotina é pouco prática e para muitos enfadonha, que Leonardo Cardoso Ayres criou o Easy Market PE, verdadeiro supermercado acessível por um aplicativo simples e intuitivo, disponível pelo site ou em aplicativo para Android e iOS. “Fazer supermercado por meio de aplicativos

Receitas: Risotto de Linguiça com vinho tinto Ingredientes: 50 ml de Azeite Extra Virgem Colavita

2 Xícaras de Arroz Arboréo superfino Colavita 1 colher de Sopa de Alho Picado Sobrinho 200 ml de Vinho Tinto Seco 50gr de Manteiga Itacolomy (lata) 3 Cubos de caldo de Legumes Maggi dissolvidos em 1,5l de água Pimenta do Reino Moída Sobrinho à Gosto

e receber os produtos em casa é algo já bastante comum no Sudeste e fora do País e acredito que o público recifense vai se adaptar à ideia. Por isso resolvi trazer o conceito para cá.” explica Ayres, que deixou a vida de executivo de uma grande empresa de telefonia para dirigir o próprio negócio. Compras Em 5 minutos - Para fazer compras no Easy Market PE o cliente precisa apenas baixar o aplicativo gratuito no celular ou acessar o site, fazer o cadastro e começar a escolher os produtos entre as seções Mercearia; Bebidas; Higiene, Saúde e Beleza; Baby e Kids; Limpeza e Lavanderia e Linha Pet. Depois é só Finalizar, conferir a Lista de Compras e escolher o Endereço de Entrega e Horário de Recebimento. Feito isso, é só pagar online com cartão de crédito (pedido mínimo de apenas R$ 50) e aguardar as compras que serão entregues no dia seguinte, acondicionadas em caixas identificadas e lacradas.

Sal do Himalaia à gosto 200gr de queijo parmesão Grana Padano ralado grosseiramente 1 cebola média picada em cubos pequenos 200gr de Linguiça Portuguesa cortada em cubos Folhas Verdes para Decorar

Modo de Preparo:

- Refogue a Linguiça em uma frigideira, entre 5 e 10 minutos;

- Em uma panela aqueça o Azeite em fogo médio, junte a cebola picada e o alho e cozinhe mexendo sempre até amolecer (aprox. 2 minutos); - Adicione o Arroz e refogue por mais 2 minutos, sempre mexendo; - Adicione o Sal e a Pimenta à gosto; - Adicione o Vinho Tinto e misture até absorver e evaporar o alcool. Acrescente o caldo de Legumes em conchas, aos poucos, sempre mexendo; - Deixe cozinhando por aproximadamente 20 minutos, até ficar macio e cremoso. - Adicione a Linguiça já refogada; - Desligue o fogo e adicione o queijo parmesão ralado; - Adicione uma colher de manteiga para dar o brilho e mexa; - Sirva no prato, decorando com uns pedaços de linguiça e folhas verdes.

Dicas:

- Utilize um bom vinho, de preferência o que for Beber na refeição. Sugestão: Vinho Português Cabriz Tinto; - Fazer o prato na hora de servir, sair da panela diretamente para a mesa;

22 FÁCI L | Lazer e Negócios NE


Quem for comprar, vai perceber uma área de ofertas: “Negociamos com os mesmos distribuidores dos grandes supermercados, por isso, trabalhamos com valores competitivos e podemos fazer promoções com regularidade. Procuramos oferecer produtos de diversas faixas de preço, mas fazemos questão de apresentar opções mais exclusivas principalmente na seção de bebidas, com vinhos e cervejas especiais e insumos gastronômicos premium mais difíceis de achar em outros lugares.” - explica Leonardo. Com estoque próprio, o esquema de logística atende todo o Recife e Jaboatão dos Guararapes, com entrega grátis, e ainda a Reserva do Paiva, com o acréscimo do pedágio, em até 24h. Para possibilitar este atendimento, foi feito um investimento inicial de R$ 600 mil, empregados no desenvolvimento do site, aplicativo, sistema de gerenciamento de estoque, maquinário, transporte e aquisição dos produtos. A projeção inicial é de retorno em 2 anos. Público - Lançado no apagar das luzes de 2017 e ainda sem grandes esforços de publicidade, o Easy Market PE já possui cerca de 500 clientes cadastrados, com fôlego para muito mais. “Nossa meta é chegar a mil cadastros até junho deste ano. O nosso público-alvo é quem não quer - ou não pode ir ao supermercado para garantir seus suprimentos, seja para residência, casa de praia, escritório, ou mesmo para uma festa. A julgar pelo nosso cadastro, observamos que estas pessoas estão em endereços considerados de classes A e B e na faixa etária de 30 a pouco mais de 40 anos. Porém, acredito que em breve teremos mais penetração entre o público com mais idade, já que os idosos, cada vez mais, estão familiarizados com as facilidades da web e também com os mais jovens que praticamente já nasceram de celular na mão e estão começando a sair da casa dos pais e precisando suprir suas próprias despensas” - visualiza Leonardo.

Serviço: Easy Market PE www.easymarketpe.com.br Disponível para Android e iOS

Filet Leonardo Ingredientes: 700 g de Filet Mignon (pode ser a cabeça, extremidade e aparas do filet) 150g Manteiga Itacolomy 4 caixas de creme de leite Nestlé 100ml de Conhaque Domecq ou algum Whisky 2 tabletes de Caldo de Carne Sal, noz moscada e pimenta a gosto

Modo de Preparo:

1. Corte as cabeças, as extremidades do filé e aparas em Emincé, (lâminas bem pequenas); 2. Divida em duas partes, tempere-os com sal e pimenta; 3. Aqueça uma frigideira grande, em fogo alto, coloque a manteiga. Deixa-a queimar e coloque a primeira parte da carne, tomando cuidado pra não soltar a água; 4. Acrescente um tablete de caldo de carne e mexa; 5. Flambe com um pouco de conhaque deixe reduzir, reserve. 6. Nesta mesma frigideira jogue a segunda parte das carnes e repita o processo, formará uma crosta no fundo da frigideira; 7. Junte a primeira parte da carne com a segunda na frigideira, coloque o creme de leite, a noz moscada, mexa e desligue o fogo. Está pronto para servir. Sugestão: Servir sobre um Penne de Grano Duro ou outra massa de sua preferência. Rendimento: 6 porções

FÁCIL | Lazer e Negócios NE 23


Internacional

Texto: Rogério Almeida e Enrique Sancho Fotos: José Manuel Garcia e Luís Bonete

As festas de mouros e cristãos de Almansa na Espanha

A

lmanza é um município da Espanha, localizado na província de León, comunidade autônoma de Castela.

Um imenso castelo domina a cidade, mas o que mais atrai milhares de visitantes são as tradicionais festas de mouros e cristãos. Em toda a Espanha, mais de 300 localidades recriam pacíficamente esta que é uma das festas mais populares de Espanha. Tudo começou na Idade Média entre os cavaleiros seguidores da cruz (cristãos) e da meia luna (árabes). A festa une beleza, cor, música, pólvora e a participação de toda a população. Cada um procurando se destacar como a que realiza a melhor de todas. Geralmente as festas são em honra de um santo padroeiro da cidade ou de uma Virgem que termina sendo a baliza que faz com que as tropas cristãs mesmo

24 FÁCI L | Lazer e Negócios NE

em número menor que as árabes sejam sempre vencedoras. Na verdade a festa de Mouros e Cristãos é uma representação de teatro popular que expressa o combate entre os heróiscristãos e os inimigos, os mouros. A pequena Almansa, no período de 30 de abril a 6 de maio realiza sua festa declarada de Interesse Turístico Internacional e que almeja ser de Interesse Turístico Internacional, reunindo mais de 4 mil participantes. Um vasto programa presta homenagem anualmente a patrona desta pequena cidade. As ruas são todas decoradas e o desfile de Mouros e Cristãos se torna uma das maiores atrações turísticas do lugar. Grande parte das festividades ocorre em torno do Castelo de Almansa, um dos mais belos da Espanha e que possui a Colina da Água e que testemunhou a luta real entre mouros e cristãos no século XIII. Já na segunda noite se celebra

a Embaixada Moura Noturna. E o programa conclui com a Procissão Maior de Nossa Senhora de Belém e precedida pela Batalha das Flores. A Festa de Almansa atrai visitantes não somente pelos desfiles, mas também pelas Festas dos Mayores (Idosos), com a realização de rifa de ovelhas, serenatas, batalha de flores, procissão da Virgem, desfiles de bandas de músicas, fogos artificiais, desfiles de carroças e muito mais. Segundo o prefeito de Almanza “a solenidade, sua harmonia, e capacidade de mobilizar todas a cidade, como o encontro de “gachamiqueros”, entradas das bandas mouras e cristãs, as embaixadas, e o grande destile festeiro, a oferenda floral ou a serenata da Virgem fazem com que as festas almansenhas sejam as mais importantes da Espanha e por isso merecem ser reconhecidas como de Interesse Turístico Inernacional” Em todos os desfiles se pode contemplar um grandioso espetáculo de luz, cor e música que encanta à todos. Cada


• •

grupo ou comparsa se esmera para apresentar o que há de mais bonito e colorido, unindo a imaginação com a tradição numa competição sem igual e em que todos são vencedores.

Igrejas e Convento das Agustinas e dos Franciscanos Palacio dos Condes de Cirat

Em todas elas, as crianças, adultos e grupos masculinos e femininos se esmeram. As enfeitadas carroças de bois se destacam e a rainha sultana desfila em carro luxuoso com vestidos de sedas ricamente bordados.

Almansa possui desde casas rurais a pequenos hostals e hotéis de até quatro estrelas. Um dos mais bonitos é o Hotel Rural Villaromana, que fica 28 km do centro.

Depois das festas, Almansa volta à tranquilidade de um povoado feliz e com uma riqueza histórica sem igual. Tudo contemplado pelo belo Castelo que testemunhou tantos acontecimentos. O QUE VER

Castelo de Almansa, de origem árabe foi declarado Monumento Histórico Artístico e Nacional em 1921.

• Igreja da Assunção • Ponte de Carlos IV

ONDE FICAR

ONDE COMER É grande a variedade gastronômica desta pequena cidade de Albacete. Os lugares mais disputados para um bom almoço são as Casas del Campillo, Sant Benito, Casas de Madrona e El Carrascal. Maiores informações: www.escapadarural.com Maiores informações: http://www.almansa.es/ http://losrealejos.es/

FÁCIL | Lazer e Negócios NE 25


Coluna/PB

Por Rogério Almeida (De João Pessoa-PB) rogerioalmeidaturismo@yahoo.com.br

Miss PB 2018 (Foto: divulgação)

Miss PB 2018 A paraibana de Campina Grande e modelo internacional Ana Carla Medeiros, 21 anos, foi eleita, em concurso realizado em João Pessoa, Miss Paraíba 2018. Ela vai representar a Paraíba no Concurso Miss Brasil Be Emotion 2018, que será realizado, dia 26 de maio, no Rio de Janeiro.

Ana Carla Medeiros, como modelo internacional (Foto: divulgação)

Homenagem a Eduarda Brasil A paraibana campeã do The Voice Kids 2018, a cantora mirim Eduarda Brasil, 15 anos, de uma quinta geração de músi- Eduarda Brasil e vereadora Raíssa cos, recebeu a Medalha Lacerda (Foto: divulgação) Cidade de João Pessoa, em sessão solene ocorrida na Câmara Municipal da Capital paraibana. A propositura foi de autoria da vereadora Raíssa Lacerda (PSD), sendo aprovada na Casa por unanimidade. Eduarda que nasceu em Cajazeiras e hoje vive com os pais no Sítio Barra, na cidade de São José de Piranhas, no Alto Sertão paraibano obteve o primeiro lugar ao interpretar ‘Forró do Xenhenhém’ (dos paraibanos Antônio Barros e Cecéu) e foi esta música que ela cantou na Câmara Municipal de João Pessoa, diante dos vereadores e várias crianças convidadas agradecendo a homenagem.

Oriental Praia Hotel Localizado a poucos metros da Praia do Cabo Branco, o Oriental Praia Hotel, é o mais novo empreendimento hoteleiro da capital paraibana. Um café da manhã foi organizado para apresentação à imprensa e convidados. A gerente comercial Rita Medeiros deu as boas-vindas aos convidados e apresentou o novo equipamento hoteleiro de João Pessoa, que chega para agregar no mercado de turismo no estado, com 59 apartamento e moderna arquitetura e design. Na gerência geral está Márcia Ribeiro, Rita de Medeiros (comercial) e na de reservas Sonale Campos. Mais informações: comercialgrupooriental@gmail.com

Diretoria da ABAV PB: Paola Arruda, Extremo Turismo e diretora de receptivo da ABAV-PB, Luciano Lapa (vice pres.), Pedro Meira e Bruno Mesquita (presidente) (Foto: Rogério Almeida).

Agentes de viagem sorteados com os diretores da ABAV e os representantes de Hotéis (Foto: Rogério Almeida)

Feijoada do Agente

Rita Andrade, e equipe do Oriental Praia Hotel, Marcia Ribeiro (gerente geral), Sonale Campos, (reservas), duo Bia e Bruno, e Rita Medeiros, gerente comercial do Oriental Praia Hotel (Foto: Rogério Almeida)

26 FÁCI L | Lazer e Negócios NE

A diretoria da ABAV-PB (Associação Brasileira das Agências de Viagens, seccional Paraíba), sob a presidência de Bruno Mesquita e vice de Luciano Lapa reuniu os agentes de viagem para a Feijoada do Agente no Hotel do SESC Cabo Branco, em João Pessoa, em comemoração ao Dia do Agente de Viagens (22 de abril). Na ocasião foram realizados sorteios de finais de semana em hotéis. A feijoada foi preparada pela Escola de Hotelaria do SESC João Pessoa.


FรCIL | Lazer e Negรณcios NE 27


28 FรCI L | Lazer e Negรณcios NE

Revista Fácil - Edição 188  

Filme vai contar a vida do Frei Damião de Bozzano

Revista Fácil - Edição 188  

Filme vai contar a vida do Frei Damião de Bozzano

Advertisement